24/07/2022

"Plantão de FÉRIAS": A "Saga do Demolidor" 3-4 e Outros Lançamentos...

"Plantão Especial" aqui no "Submundo", na última semana de FÉRIAS escolares... E aproveitamos a folga pra botar em dia alguns lançamentos atrasados que já haviam chegado às bancas e ainda não tinham sido comentados por estas paragens, rs:

A "Saga do Demolidor" 3-4, "Coleção Clássica Marvel" 31-32 ("4F" e "THOR"), "A Espada Selvagem de Conan" 67-68, "A Saga do Superman" 15 (Nova Fase), "Kamandi 3", e "Tex Coleção" nº 509 (ÚLTIMO NÚMERO)!   

Confira abaixo:

A "Saga do Demolidor" 3-4: Dobradinha do "demo" (de Ann Nocenti & John Romita Jr.)... No Vol. 3: Matt defende ativistas ecológicos que denunciaram crimes ambientais das Indústrias Kelco, mas um mercenário tenta tirá-los da jogada. Com tudo às escuras após um ataque dos "Cavaleiros do Apocalipse", o Homem Sem Medo tenta impedir que um líder de gangue roube um arsenal. E a 1º aparição de uma vilã que deixa a vida do herói de cabeça para baixo: "Mary Tifoide". Material publicado em: "Daredevil" nº 250-255 (interligação com: "A Queda de Mutantes")! E no Vol. 4: Um crossover com o "Justiceiro" - Quando o Demolidor e o Justiceiro vão atrás do mesmo assassino, seus métodos e visões diferentes levam os 2 vigilantes a entrar em conflito. As coisas esquentam entre Mary e Matt (Karen Page levando "tôco", hehe). As relações desse triângulo se complicam e a vilã reúne um grupo de criminosos para dar cabo do herói (numa das sequências de espancamento mais violentas já sofrida pelo "demo", rs). Reúne: "Daredevil" 256-257, 259-261, e "Punisher" 10 (selecionei abaixo, a CAPA de "SAM" nº 92: que trazia esse crossover entre os 2 vigilantes)!

"Coleção Clássica Marvel" 31-32 ("4F" e "THOR") + "A Espada Selvagem de Conan" 67-68: A "CCM" 31 traz um épico confronto entre "Hulk X Coisa" (A Batalha do Século), que precisou da intervenção dos "Vingadores" pra acalmar os ânimos, rs. Não bastasse isso, "Namor - O Príncipe Submarino" sequestra a "Mulher-Invisível" pra torná-la sua esposa à força. E o "4F" ainda acaba se estranhando (também) com os "X-Men" (em sua formação original). Um material raríssimo (de Lee/Kirby) publicado em: "Fantastic Four" 24-28 (aqui no Brasil, saiu pela EBAL há mais de 50 ANOS atrás)! Já a "CCM" 32 vem com "THOR" X "O Homem-Absorvente" (na 1º aparição do vilão). Uma sequência de ação com o Deus do Trovão de tirar o fôlego (mais uma cortesia da dupla: Lee/Kirby) mesclando a pancadaria das histórias principais com a beleza mitológica dos "Contos de Asgard". Material publicado em: "Journey Into Mystery" 111-115 (aqui no Brasil, saiu pela EBAL e em "Coleção Histórica Marvel: THOR", da Panini)! A "Espada Selvagem" 67 traz a saga completa do "Deus-Aranha", adaptada do romance de L. Sprague de Camp (por Roy Thomas & John Buscema)! E a "ESC 68" vem com a saga do "Deus dos Ladrões" e "Os Deuses da Montanha", marcando a volta de Roy Thomas em uma sequência da "Cidadela dos Condenados" (com participação de "Valéria")!
 
"A Saga do Superman" 15 (Nova Fase) + "Kamandi 3" + "Tex Coleção" nº 509: Após o término da trajetória de BYRNE, as aventuras do Homem de Aço continuam em nova fase. "Superman" deverá enfrentar as consequências por seus atos contra o "General Zod" e os criminosos da Zona Fantasma. Nesta edição, retornam: "Brainiac", "Lex Luthor", a "Fúria", e a "Banshee Prateada" (CAPA de Mike Mignola)! O "Kamandi" (de Jack Kirby) chega ao Vol. 3 (serão 6 Vol. no total, cobrindo toda a fase do REI - após a passagem de Kirby, outros autores e artistas seguiram adiante com a série, mas esta coleção de "Lendas" contemplará somente o material Kirbyano). Histórias INÉDITAS no Brasil (publicadas nos EUA em 1974)! Por FIM... "Tex Coleção" 509 é o ÚLTIMO número da revista: Um dos títulos mais tradicionais de "Tex" é CANCELADO pela Mythos. A revista tinha como diferencial ter publicado as histórias de "Tex" na ordem cronológica correta (conforme sua numeração na Itália). Lembrando que o principal título do ranger: A revista "Tex", iniciou aqui com uma numeração bagunçada e pulando quase 100 edições italianas (as quais foram publicadas fielmente em "Tex Coleção"). Um triste fim para uma importante revista do mundo de "Tex"!
 
Até+

42 comentários:

  1. Oi Leo!
    Estava no aguardo dessa matéria sobre a Saga do Demolidor!
    Meu ranço em relação a esta fase está passando, e estou vendo esta fase com outros olhos agora, embora não a considere "A SAGA", tenho de admitir que ela é boa, dentro do contexto do herói desconstruído e fora de seu status quo!
    Creio que minha opinião tenha mudado pelo fato de estar lendo esta fase na sequência, e em formato e cores corretos, ao contrário do formatinho e cores muito escuras usadas pela Abril na época!
    Até hoje eu nunca tinha mudado de opinião em relação a nada do que eu já tinha lido e não gostado antes, como é o caso de Asilo Arkham, e A Piada Mortal, portanto este material se tornou exceção à regra!
    A nostalgia dos Anos 80 com roupas e costumes também ajudaram muito!
    A Saga do Superman eu estou cogitando em ir até O Exílio e parar!
    Estes materiais de capa cartão quando comprados em certa quantidade se tornam "minas" para o bolso e pesam no orçamento, e inviabilizam você a adquirir outros materiais como os omnibus se for o caso!
    Eu estou cogitando a começar a Coleção Definitiva do Homem Aranha, a partir deste próximo volume que trará a morte da "Güiveni"!
    Eu tinha um amigo que falava "Güiveni" em vez de "Guen" que é pronúncia correta do nome da personagem, por isso não resisti à piada!!KKK!
    A partir desta edição uma nova fase começará na vida do personagem desde o relacionamento amoroso com Mary Jane, o surgimento do Justiceiro e suas outras aparições, isso fora as edições de Marvel Team Up!Claro que terá os clones da vida, mas será bem rápido!
    O Aranha a partir de 1978 entrará numa fase de histórias muito boas, com uma pegada mais urbana que vai até 1984. Depois de Guerras Secretas elas continuam boas, mas levemente inferiores, e vai até 1988 com o casamento, e depois ladeira abaixo!
    Pretendo ter em formato e papel decente toda esta fase que pega do final da RGE, passando pelo início da fase abril, até o equivalente a Homem Aranha nº100.
    Embora pareça muito material (e é mesmo), com a quantidade de páginas da coleção (488 em média) e com quatro edições em média por ano, em poucos anos dá para atingir de boa esta numeração!
    No "Visões de 1993" teremos bastante desta fase de 1978\79, e não pouparei elogios às histórias!
    A coleção da ESC está chegando ao fim, e será um sonho realizado e um alívio pro bolso!
    Esta história do sequestro da Sue pelo Namor, é onde o ponto da ruptura da realidade acontece no "O Que Aconteceria se ... O Homem Aranha entrasse para o Quarteto Fantástico?", já que a Sue aceita se casar com o Atlante por se sentir desnecessária ao grupo com a entrada do Aranha!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      A "Saga do demo" teve um problema de distribuição aqui pro sul e acabei não conseguindo o Vol. 3 ainda (tô esperando a loja daqui receber uma nova remessa, pois até agora sequer cobriu as reservas q tinham - foi uma cagada da distribuidora)... Mas peguei direto esse Vol. 4 e folheando me pareceu mto bom (eu reli a "SAM 92" e gostei mto do crossover com o justiceiro)!

      O Vol. 3 do "demo" é justamente o q contempla mais histórias q eu nunca li (nem na SAM)... e tô esperando conseguir o meu exemplar pra ler ele e o 4 juntos!

      Minha opinião ainda não tá bem formada em relação à essa fase da Nocenti... Embora eu ache ela uma escritora medíocre e q faz uma militância mto "rasteira" e "manjada" contra as grandes empresas, a poluição do meio-ambiente, e pautas do tipo (não sou contra essas abordagens - diga-se de passagem - só acho q a Nocenti levanta essas questões de forma mto pueril (parecendo redação de colegial seguindo cartilhas de ONGs anti-capitalistas, rs). Por exemplo, escritores de mais calibre (Alan Moore, Ennis, Miller) tbm entram nessas abordagens só q de forma infinitamente mais competente!

      Mesmo assim, é aquilo q eu falei lá começo da coleção da "saga do demo"... Eu resolvi fazer a coleção MAIS pela arte do Romitinha (q tá bem no seu AUGE) do q pelas histórias em si: e tá valendo mto a pena pra mim (dentro desse objetivo, é claro)!

      "A nostalgia dos Anos 80 com roupas e costumes também ajudaram muito!"

      Ah, tem isso tbm... Bem ou mal, a fase Nocenti/Romitinha é OITENTISTA e pra mim, isso já bastaria pra me fazer degustar o material, kkk. Cada vez mais tenho me tornado fissurado por TUDO dos anos 80: Não é à toa q me tornei um dos maiores colecionadores do boneco "FALCON" (era o meu brinquedo favorito da infância e ele EXALA a década de 80 em todos os aspectos - Eu coleciono réplicas exatas de roupas e armamentos do "Falcon" dos anos 70 e 80, pois o boneco em si foi relançado e é fácil de achar: O resto eu mando fazer customizado)!

      A "Saga do Super" eu já parei mesmo (no Vol. 12)... Não deu pra continuar com ela e acabei trocando pelo "KAMANDI" (essa sim: passou a ser ESSENCIAL pra mim por ser KIRBY)!

      O "Aranha" eu reconheço q essa coleção "definitiva" é perfeita mesmo... mas não consegui fazer, e vou ter q me contentar com a "CCM" (q vai levar quase 1 década pra chegar até a morte da gwen, kkk)!

      "No "Visões de 1993" teremos bastante desta fase de 1978\79, e não pouparei elogios às histórias!"

      Acho q nesse "visões" vc vai pegar em cheio bem uma fase boa da "Teia do Aranha", né? Lá pelo nº 40 a 50, q cobriu umas histórias bem raras q tinham saído na reta final da RGE e primórdios da revista mensal do aranha pela Abril!

      Qto ao sequestro da Sue pelo "Namor"... Acho q deve ser essa mesmo, já q a sue fica realmente "balançada" pelo atlante (mesmo sendo vítima de sequestro por ele: baita safadona, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  2. Ótima matéria, Leo!
    Parabéns!
    Estou em dia com as "Sagas" do Destemido e do Azulão. A ESC parei no 66. Na próxima boa promoção da Panini devo deixar em dia as edições do Cimério. Faltam apenas 9 volumes pra acabar. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      Valeu mesmo, amigo... Tá me faltando a "Saga do Demo 3" (q teve um problema de distribuição aqui pro sul e vieram poucos exemplares): Mas já peguei o Vol. 4 pra garantir e a 3 eu vou esperar uma reposição na loja daqui!

      A "ESC" tá em ritmo acelerado mesmo... Enquanto eu escrevia sobre esses 2 exemplares aqui no blog, a loja daqui recebia recebia mais 2 novas edições, rs!

      Abs!

      Excluir
  3. Gente do Céu...ontem fui na banca e está impossível dar uma ajuda pro pessoal que trabalha neste tipo de estabelecimento. Simplesmente não dá pra pagar o preço cheio dos quadrinhos. O céu é o limite ...por exemplo...o preço do Sandman preludio 1 em capa cartão está passando os R$ 60,00 !!! Se eu quisesse pegar esse e mais uma saga qualquer da marvel ou DC iria mais de 100 bozos em dois quadrinhos que não são formato deluxe. Uma pena, pois sempre gostei de pegar uma coisa ou outra em banca, justamente para ajudar o setor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ultimamente, não tenho entrada em bancas nem pra olhar os lançamentos.

      Excluir
    2. Fábio e Roberto...

      Tá cada vez mais difícil pagar o preço cheio de qq gibi mesmo (luxuoso ou econômico)... Eu sigo tentando ajudar pelo menos a LOJA daqui, por uma questão de colaborar com o meu "POINT" pessoal, sendo q a loja de quadrinhos daqui - Tutatis - acaba sendo o meu refúgio pra aliviar a mente dos problemas do dia-a-dia (é como o bebum q tenta ajudar a manter o seu BAR favorito na ativa, kkk)!

      Mas mesmo assim tem limites pra mim... Eu pego na loja os gibis capa-cartão q eu acompanho (especialmente as "CCM" e "sagas", além dos meus "Tex"), MAS tem certas edições capa-dura acima de 100 reais q eu acabo tendo q pegar pela internet mesmo (e só se o desconto for maior q 30% e tiver frete grátis). Ou seja, eu ajudo o setor qdo posso e qdo o bolso permite, mas tbm quero um "agradinho" de vez em qdo, hehe!

      As bancas tá difícil mesmo... Até pouco tempo eu tentava manter uma ajuda aqui e ali, mas parei de colaborar com as bancas qdo elas passaram a deixar os GIBIS em último plano e passaram a priorizar outras tranqueiras (brinquedos, água, etc). Se eu deixo de ser o público-alvo de uma banca, ela tbm deixa de contar com o meu dinheiro. Até entendo as dificuldades das bancas, mas elas tbm tem q entender as MINHAS como cliente e vou guardar minha munição $$$ pra ajudar quem investe nos meus interesses (no caso, a LOJA de gibis)!

      Da mesma forma... Tbm tenho BOICOTADO empresas q não me respeitam como cliente e acabam não me representando ao seguirem uma linha de valores e opiniões q considero ofensivas (à mim e à minha família). Comigo é assim agora: "quer rir, tem q me fazer rir primeiro", kkk!

      Abs!

      Excluir
  4. Coleções Clássicas do Thor e Aranha, Sagas do Batman e Liga são as coleções que estou fazendo. A do Aranha pretendo pegar só a fase Ditko que se encerra na edição 9. Espero que essas coleções dêem certo, quero ter um bom acervo de material do Kirby, John Buscema e Neal Adams no Thor. Se no futuro o bolso tiver menos apertado, pretendo pegar também algumas edições dos Vingadores desenhadas pelo Buscema e arte-finalizadas pelo Tom Palmer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, L... blz?

      Ótimas pedidas essas... Tbm sigo em frente com a linha "CCM" (minha coleção favorita do momento) e até o final do ano deveremos ter a confirmação OFICIAL da EXTENSÃO da coleção (q lá fora já se encaminha pro Vol. 300 - eita)!

      Abs!

      Excluir
  5. Olá Léo!

    Os extras, inseridos nos exemplares da Coleção Clássica Marvel, são capítulos a parte dessa espetacular coleção. A propósito; para aqueles que, como eu, não se conformam com a morte de Gwen Stacy (grande clássico do Aranha), eu recomendo o livro "A Noite em que a Marvel fez o Mundo Chorar", de Eduardo da Silva Pereira. Confesso que novas lágrimas encharcaram os olhos deste leitor de quadrinhos de 63 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tadeu... blz?

      Verdade, amigo... Cada edição da "CCM" é um deleite em matéria de EXTRAS: daqui um tempo, pretendo reler SÓ os extras dessa coleção na sequência (qdo chegar lá pelo Vol. 100, se deus quiser)!

      E q LIVRAÇO esse da "Gwen" mesmo, hein? Adorei, e recomendo (até já comentei ele aqui no blog num "Plantão" de notícias na época do lançamento). Mto interessante saber os detalhes dos bastidores q levaram à morte da gwen, e dá uma tristeza sim saber q foi tudo por conta de decisões editoriais apressadas e sem carinho/compaixão nenhum pela personagem e pelos leitores!

      Abs!

      Excluir
  6. Oi Léo, tudo bem? Só material bom! Infelizmente estou tendo que priorizar algumas coleções que estou fazendo... Não pára de brotar coleção de coisa boa agora que a grana tá curta (a Mythos me fisgou novamente com esse omnibus do Tex, e os novos encadernados do Juiz Dredd e do Fantasma)... Infelizmente não conseguirei seguir com O Espetacular Homem-Aranha até o final. Estou no volume 6 atualmente, mas gostaria de parar num volume que fechasse alguma fase. Tem ideia até qual seria melhor eu comprar? O omnibus do Conan pretendo parar no volume 4 mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sardine: em relação ao "Espetacular Homem-Aranha - Edição Definitiva" tente ir até o volume 8 que apresenta a história "A Noite em que Gwen Stacy Morreu". É um fechamento de ciclo na vida do herói aracnídeo.

      Excluir
    2. Muito obrigado Tadeu!! Uma ótima notícia saber que só preciso de mais dois volumes para chegar nesse fim de ciclo. Grande abraço!

      Excluir
    3. E aí, Sardine... blz?

      Te entendo perfeitamente... E tbm me limito mtas vezes a apenas comentar e noticiar por aqui lançamentos q não estou podendo comprar e acompanhar. É o caso das "Sagas" de "Super" e "Batman", q tive q encerrar nos Vol. 12 (cada uma) e substituí-las por outras 2 coleções: "A Saga do Demolidor" e "Kamandi" (q passaram a ser mais essenciais pro meu gosto)!

      Eu queria ter seguido adiante com "Super" e "Batman", mas não deu mais pé... De qq forma, não deixarei de comentar essas 2 coleções aqui no blog (acabo dando uma olhada nos scans delas pra me situar melhor, rs)!

      O "TEX OMNIBUS" era outro q eu queria tbm, mas decidi abrir mão... Vou ter q me contentar com os formatinhos q tenho com esse material ORIGINAL do ranger (eu tenho essas histórias na revista: "Os Grandes Clássicos de Tex", q durou apenas 30 números e foi cancelada justamente pra dar lugar ao "Tex em Cores")!

      E a dica do Tadeu foi perfeita pra vc encerrar a coleção definitiva do "Aranha"... A Morte da Gwen fecha um ciclo na vida do herói mesmo e já ocorrerá no Vol. 8. Aliás, a coleção a princípio, iria só até aí mesmo: Mas seguir adiante pq tem vendido bem!

      Abs!

      Excluir
    4. "tente ir até o volume 8 que apresenta a história "A Noite em que Gwen Stacy Morreu". É um fechamento de ciclo na vida do herói aracnídeo"

      Perfeito, Tadeu... É o melhor fechamento mesmo pra quem quiser encerrar essa coleção às pressas!

      A "Ed. Definitiva" do Aranha vai seguir adiante... pois dizem q tem vendido acima da média pra uma coleção de luxo desse porte (acima de 100 reais). Mas não se sabe até onde vai (material digital tem suficiente pra várias edições ainda, hehe)!

      Abs!

      Excluir
    5. Valeu Leo e Tadeu!! Vou tentar fechar no 8! abraços

      Excluir
    6. "A "Ed. Definitiva" do Aranha vai seguir adiante... pois dizem q tem vendido acima da média pra uma coleção de luxo desse porte (acima de 100 reais). Mas não se sabe até onde vai (material digital tem suficiente pra várias edições ainda, hehe)!"

      Ótima notícia!
      Pelo que vi na Amazon teve apenas 5 Omnibus, logo a8mda há fôlego para chegar até a Edição Definitiva 10. Mas, há Omnibus do título "Peter Parker Spider-Man" e da fase do Roger Stern que também é excelente. Acredito eu que a Panini pode optar pelos omnibus sem dividir em duas Edições Definitivas.

      Excluir
  7. Bela capa está do Tex digna de pôster ou até uma camiseta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago... blz?

      Adoro essa capa tbm... E tenho essa história num "Tex Ouro" (com essa mesma capa, rs):

      https://images.universohq.com/2014/07/Tex_Ouro_69_destaque.jpg

      Abs!

      Excluir
  8. Fala, LEO! Cara, eu peguei essa Superman 15 e putz, que capa feia! A qualidade das histórias também achei que deixou a desejar. Nem tudo que é antigo é bom. A Saga do Demolidor 3 já peguei, mas ainda não li.

    Uma pena o que aconteceu com TEX, apesar de eu nunca ter lido nada do personagem. Sabe o que aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Rodrigo... blz?

      Capinha feia mesmo a do "Super 15", né? E olha q é do Mignola... Mas no grupo do "Submundo" no face, um leitor postou as outras opções de capa q a panini poderia ter usado nessa edição e todas as demais eram melhores do q essa, rs!

      Qto ao "Tex"... No editorial da revista (em clima de obituário), o editor comenta q foi a crise no preço do papel (taxado em dólar) q prejudicou o desempenho de várias revistas da Mythos: A editora teve q aumentar os preços pra cobrir os custos gráficos e de papel e isso afastou mais leitores. Pra piorar, ainda tem o fato da Mythos ter perdido inúmeros pontos de venda com a queda das bancas de revistas durante a pandemia (e mtos leitores de Tex q compravam em bancas acabaram não migrando pra internet em compras virtuais)!

      Fora todos esses fatores... Eu ainda acrescento o fator: "REPETÉCO", já q essa fase de "Tex Coleção" tá repetindo um material relativamente recente q saiu em "Tex Ouro" (de 2013 pra cá)!

      Abs!

      Excluir
  9. Olá,Léo e amigos.
    A saga do Demolidor eu até queria acompanhar, porque considero um dos últimos bons trabalhos do Romitinha antes dele "Liefeldizar" seu estilo. Penso que ai ele estava próximo de cruzar esse limite de estilização. Entretanto, juntamente com a saga do Super e do Batman eu tive que corta-la, pois o orçamento e o espaço andam pequenos. Minha prioridade é fechar os Titãs, a Liguinha e Kamandi. A CCM decidi dar preferência a do Thor e 4F, correndo por fora Hulk e Vingadores. A ESC só tenho o primeiro número de 10zao. E Tex tambem só tenho o primeiro da coleção da Salvat. Não é minha praia.
    Vlw,Léo.
    Abçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, PCRM... blz?

      O Romitinha ainda foi "relativamente" bem até o "THOR" do Jurgens e o iniciozinho do "Aranha" do Straza... Mas a partir daí veio a derrocada total (no próprio aranha e no cap. américa q veio após a fase do Brubaker)!

      Dos "Titãs" ainda me falta o especial "Jogos" (o último trabalho do Pérez), a "liguinha" eu encerrei na 20 (vou pular o 21), e "Kamandi" eu tô em dia (esperando o Vol. 4 chegar aqui)!

      Abs!

      Excluir
  10. Tudo bem, Léo? Faz um tempão que não posto comentários, hein? Devagar eu retorno... Antes de mais nada agradeço por ter permitido o meu acesso ao grupo de classificados. Muito Obrigado!

    As aquisições de quadrinhos, pelo menos para mim, estão bem devagar, quase parando. Mas, jamais cessando. A chama jamais se apagará, mesmo após a minha morte física...

    Cara, quero muito começar esse "KAMANDI". Tenho muito interesse no material. Ainda mais que é de autoria de Mestre Kirby. Tô pensando em dar um tempo com a "Saga do Superman" e focar nesse "Lendas do Universo DC".

    Outra coleção "Saga" que penso em fazer é a do "Demolidor". Só lamento que a Panini não tenha retrocedido para abranger também a fantástica fase de Miller. Gostaria muito que houvesse a opção "luxuosa" e "econômica" dessa fase icônica.

    Já em relação ao "Esquadrão Suicida", o qual comprei o volume 01, por mim teria sido o contrário. Poderia ter saído como "Lendas do Universo DC - Esquadrão Suicida". Ou seja, de maneira mais econômica.

    Por enquanto, é isso. Estamos juntos.

    Michel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Michel... blz?

      Seja bem-vindo de volta, amigo... E bem-vindo TBM ao grupo de ZAP do "Submundo" (q tá bombando e gerando compras e vendas todos os dias)!

      Sobre "morte física" (bate na madeira 3 vezes, hehe)... Dia desses eu tava falando com a patroa sobre isso: Fiz 50 anos em maio e imagino q eu deva ter mais uns 25 pela frente (pelo menos de forma "aproveitável", já q depois dos 75 "se" eu tiver a graça de estar vivo, nem sei se estarei na ativa pra qq coisa, rs). Assim, devo treinar meu filho pra seguir adiante com o colecionismo de HQs (mas por enquanto ele não manifestou interesse nenhum nisso, kkk)!

      "Kamandi" tá sendo uma grata surpresa... E além de ser uma série mto legal, ela é curtinha e em 6 Vol. fecha a coleção (recomendo)!

      O "Demolidor" tá apenas mediano... mas tô comprando mais pela arte do romitinha (no AUGE). Tá valendo tbm pelo saudosismo de ser uma série bem oitentista (e com todo o visual e elementos culturais e sociais da época)!

      Já o "Esquadrão Suicida" eu queria mto ter essa fase clássica, mas desisti justamente pelo formato luxuoso e caro... Teria sido mais negócio se tivessem lançado num "lendas" mesmo!

      Abs!

      Excluir
  11. Grande Leo, blz? Infelizmente, Tex deve estar sofrendo muito aqui no Brasil com o fim das bancas, afinal, poucos tiozões compram gibis online, preferindo ao vivo mesmo. Natural então a Mythos reduzir o catálogo.

    Na verdade, estamos vendo o início do fim dos quadrinhos, na minha opinião. Acho que a galera que hoje tem mais de 30 anos é a última que realmente compra, para ela e para os filhos, sobrinhos etc, e desses , poucos vão dar seguimento, a maioria detesta ler e prefere ver vídeo de dancinhas.

    Como estou me desfazendo do meu material, vendendo bastante no grupo do zap (e até mesmo fazendo doações, só cobrando frete... hehe), resolvi dar neste fim de semana alguns para uns sobrinhos, que nem ligaram, tirando um que curtiu os mangás por causa de ser fã de animes, os outros, deixaram de lado e foram jogar vídeo-games.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos no fim da era comprar gibis em bancas porque além dos preços não temos renovação de público relevante. Tirando o público de mangás, as comics e títulos da Bonelli parecem ser na sua maioria mantidas por colecionadores mais velhos e com melhor condição financeira. Mas a tendência é esse público diminuir cada vez mais e os preços para cobrir as tiragens cada vez menores ficarem impraticável.
      Acredito que no máximo em 5 anos as bancas não terão quadrinhos lançamentos expostos para vendas.

      Excluir
    2. Pessoal, realmente triste ver que a situação está ruim até para o Tex. Mas acredito na competência da Mythos em lidar com dificuldades. Muitos criticam e tal por causa de algumas falhas, mas lidar com gráficas no Brasil não é brincadeira, ainda mais em tempos de desvalorização cambial forte. O Omnibus do Tex achei muito bom, mas ainda não tive tempo de analisar criticamente. Livrões são terríveis de ler para mim, mas como não tenho a fase clássica do Tex e com minha idade não tenho mais tanto tempo para alcançar algumas décadas de publicações no formatinho, então vou encarar. Talvez seja esse o motivo do mercado estar repleto de omnibus... hehehe

      Excluir
    3. O negócio é ser amigo de viúvas q resolvem passar as coleções adiante por um preço insignificante ou de graça mesmo...

      Excluir
    4. é Roberto, as bancas praticamente estão em extinção... Acho que a própria internet matou a imprensa em papel, poucas pessoas compram jornais, muitos periódicos foram encerrados, aquele monte de revistas da Abril, Manchete, Globo, Istoé se reduziram a meia dúzia. Os quadrinhos se elitizaram, os poucos populares que restaram estão disponíveis na internet. Tenho saudade daquelas bancas forradas de jornais revistas, fascículos de enciclopédias e quadrinhos com um tiozão que sabia tudo que saia de cabeça. Nos últimos anos aqui em SP as bancas passaram a ter funcionários que não tinham conhecimento sobre as publicações e a menor vontade de atender o cliente. Agora, as poucas bancas que restam vendem tudo menos jornais, revistas e quadrinhos, só têm um monte de revistas desbotadas expostas. A banca era democrática, tinha jornais e revistas pra todos os gostos e classes sociais, até revistas eróticas hehehe. Era legal comprar quadrinhos e meter na mochila, chegar em casa de forma oculta. Comprar quadrinhos pela internet só serve para a patroa receber o pacote e comentar "comprou mais? quando você vai parar de comprar?".. é o fim dos tempos. Abs

      Excluir
    5. "Comprar quadrinhos pela internet só serve para a patroa receber o pacote e comentar "comprou mais? quando você vai parar de comprar?""

      É amigo, disse tudo. Aqui em casa a patroa já pediu pra parar de comprar por causa da falta de espaço. E justamente agora que os anúncios do submundo-hq começou e tenho encontrado algumas coisas que me desfiz...rs

      Excluir
    6. "Na verdade, estamos vendo o início do fim dos quadrinhos, na minha opinião. Acho que a galera que hoje tem mais de 30 anos é a última que realmente compra, para ela e para os filhos, sobrinhos etc, e desses , poucos vão dar seguimento, a maioria detesta ler e prefere ver vídeo de dancinhas."


      E aí, Guilherme... blz?

      É bem nessas, amigo... A queda das bancas (agravada ainda mais pela pandemia de 2 anos) foi um tiro no joelho da Mythos: q dependia mais do q qq outra editora desse ponto de venda (justamente pelos "tiozões" q compravam "TEX" somente pelas bancas e não migraram pra internet)!

      Essa perda de público se refletiu diretamente nos cancelamentos recentes de 3 títulos importantes do ranger: "Tex Coleção", "Tex Ouro", e "Tex Ed. Histórica" (q rodaram pq dependiam demais das bancas físicas e tinham desempenho fraco nas lojas virtuais)!

      Meu filho tem 4 anos... mas por enquanto não pegou gosto pelos GIBIS: diferente de mim, q desde os 3 já curtia HQs!

      Abs!

      Excluir
    7. "Estamos no fim da era comprar gibis em bancas porque além dos preços não temos renovação de público relevante."


      Oi, Roberto... Tdo bem?

      Concordo plenamente com vc qto à falta de renovação de leitores... e gostaria de acrescentas à sua observação mais 3 fatores importantes q tem afastado cada vez mais o pouco público q ainda restou pros gibis:

      1) Os altos custos dos gibis: Mesmo o leitor mais velho e de melhor renda, ainda tem dificuldade em manter um hobby q já conta com encadernados de 500 reais ("SJA OMNIBUS") e ainda tem família pra sustentar (desde q eu comecei efetivamente a pagar o colégio do meu filho, senti no bolso a necessidade de priorizar os estudos do moleque em prol do meu hobby)!

      2) O excesso de lacração e desconstrução de personagens clássicos: A Marvel e DC definitivamente não "falam" mais a mesma linguagem do leitor tradicional (q não quer ver seus heróis favoritos sendo "adulterados" visual e sexualmente em prol de uma agenda q não é dirigida pro principal público-consumidor q sustenta o mercado. Não sou contra a diversidade e inclusão nas HQs, mas essa agenda não tá sendo bem aceita pelo público tradicional e o mesmo acaba se afastando do mercado e abandonando as coleções!

      3) A falta de interesse no colecionismo... As histórias e sagas atuais já não empolgam mais ninguém a seguir comprando gibis. Escritores e artistas ruins, q não chegam aos pés dos grandes mestres das HQs dos anos 60 a 80: Nunca mais teremos uma fase memorável nos quadrinhos e a maioria dos leitores já entendeu isso!

      Abs!

      Excluir
    8. "O Omnibus do Tex achei muito bom, mas ainda não tive tempo de analisar criticamente."

      E aí, Sardine... blz?

      O problema maior da Mythos no caso do "Tex" é a queda e redução das bancas normais (q durante os 2 anos de pandemia definharam e desapareceram na maioria das cidades)... e a Mythos dependia mto desses pontos de venda, já q o público tradicional de "TEX" era o leitor frequentador de bancas (q NÃO migrou pras lojas virtuais)!

      Fora isso, as gráficas tbm são outro problema... ainda mais com o preço do papel taxado em dólar e a crise dos insumos (falta de matéria-prima) q afetou diretamente a indústria do papel e gráfica em geral. E isso eu posso atestar, pois até pouco tempo fui sócio de uma gráfica (vendi minha parte durante a pandemia) e o negócio era impraticável (perdi mto dinheiro nessa jogada, rs)!

      Abs!

      Excluir
    9. é o velho problema da inflação voltando como nos tempos antes do cruzeiro, cruzado e seus derivados... vi a página da Mythos e os descontos das pré-vendas deixaram de ser 50% e passaram para 35%. Cheiro de novos aumentos para o segundo semestre nos quadrinhos!

      Excluir
    10. Pois é, amigo... Tbm notei q os descontos diminuíram bastante nos sites da Panini e Mythos:

      A Panini tava com bons descontos e cupons até pouco tempo... agora entrou no esquema do pague 3 leve 4 (q eu não gosto, pq obriga o cara a tentar levar 4 edições com o mesmo nº de pág pra valer a pena). Agora vou esperar mais um pouco pra ver se voltam os cupons de 30% ou mais!

      Já na Mythos... Os 50% viraram 35% mesmo, rs. Vou segurar mais um pouco tbm pra ver se voltam os 50 (no dia dos pais, black friday, ou algo assim)!

      O 2º semestre vai ser caótico pros gibis no mercado brasileiro... pois tem eleição em outubro e copa do mundo em novembro: E esses 2 eventos juntos mobilizam as gráficas e distribuidoras pra outro foco!

      Abs!

      Excluir
    11. Faz sentido essa questão da copa e eleições... é uma época para segurar as compras e deixar para as grandes promoções. Mas como as editoras estão trabalhando com tiragens bem pequenas, tá complicado segurar.. Valeu pela informação! abs

      Excluir
  12. Fala aí comandante Leo!

    Dessa leva de materiais quase tudo é cofre. As Sagas estou pegando todas, inclusive já cofrei esse # 15 do Super. E a mais esperada era essa do Demo da Ann Nocentti e do Romitinha que pra mim atingiu seu auge como artista nessa época. Seu traço amadureceu e definiu seu estilo que é inconfundível. Também tô pegando o Kamandi, outra obra prima do "rei" Kirby, que considero parte do seu top 3 junto com Eternos e o Quarto Mundo.

    Ficou de fora essa ESC de capa dura que a Panini deu um drible na galera e não teve tiragem suficiente pra deixar um encalhe pra turma adquirir mais em conta, mas fazer o quê! A respeito da CCM da Marvel da Panini estou com as publicações em dia a última que peguei foi a 32.

    A nota triste é o cancelamento da Tex Coleção, revista que me acostumei a ver nas bancas ao longo das décadas. Apesar de não colecioná-la pois só comecei a consumir Bonelli regularmente a partir da segunda metade dos anos 2000, a e sua numeração estava muito adiantada pra colecionar. Como disse inicialmente e pesaroso o fim de uma publicação tão longeva.

    Então é isso mestre Leo. Valeu pelas informações, um abraço e até a próxima!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Mto FILÉ aí na mesma mesmo, hein? hehe... Tô adorando essas coleções econômicas de clássicos (capa-cartão)!

      A "Saga do Demo" teve um problema de distribuição aqui pro sul e perdi o Vol. 3... Mas já peguei a 4 e 5 (o 3 eu vou esperar reposição na loja daqui OU comprar pela internet se demorar demais)!

      O "Kamandi" eu tô adorando tbm... q saga boa de acompanhar: bem estilo "Kirbyana" mesmo e na pegada dos anos 70, rs!

      A "ESC" eu meio q me arrependi de ter deixado passar (peguei só as 20 primeiras)... não sei se fiz um bom negócio priorizando o "Valente" da deagostini em prol da "ESC"?

      A "CCM" eu tô em dia tbm... MAS sei q os Vol. 33 e 34 chegaram JUNTOS em SP (ainda não vieram pra cá, mas fique ligado: na sua cidade tbm podem vir juntos)!

      Qto ao "Tex Coleção"... Verdade seja dita: Até q durou bastante: A revista quase foi cancelada várias vezes ao longo dos anos (mais pelo fato de seu momento cronológico alcançar outras publicações mais populares, como é o caso do "Tex Ouro" e "Tex Ed. Histórica", q reprisam materiais do "coleção"). Era uma revista controversa q dividia opiniões entre os colecionadores!

      Abs!

      Excluir
  13. Oi Léo, quando comecei a colecionar Tex Coleção, estava na n.241. Foi uma luta pra completar. Agora na n.509 é o fim. Gosto da leitura no formatinho leve do Tex Coleção, vc lê rapidinho. Apesar que algumas fases da revista os desenhos eram apagados ou pareciam carimbos nas páginas. Essa é uma coleção querida. Outra boa, é Tex Willer com ele jovem, tomara que essa continue firme. Abraço. Paulo Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo... Tdo bem?

      O "Tex Coleção" é uma revista q atravessou uma geração de leitores mesmo... Por isso, um fim tão melancólico pra essa publicação (q faz parte da memória afetiva de mtos fãs do ranger)!

      Talvez (arrisco a dizer) seja a coleção mais perfeita de "Tex" já lançada no Brasil... Digo, no sentido de ter começado e seguido em ordem cronológica correta desde o nº 1 e ter sido uma revista econômica (q cabe no bolso do leitor)!

      "Tex Willer" parece q tá indo mto bem... Foi uma surpresa nas bancas, pois agradou em cheio os fãs de Tex e nem a editora esperava tamanha aceitação (a revista já ruma pro nº 50)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...