11/08/2022

O "Justiceiro" Vol. 1 (de Garth Ennis): Bem-Vindo de Volta, Frank...

Uma das fases mais elogiadas e consagradas do "Justiceiro" em todos os tempos é a passagem de Garth Ennis pelo selo "Marvel MAX" (já publicado pela Panini em 4 Vol)... PORÉM, antes da linha MAX, o escritor irlandês ("Preacher", "Hitman", "The Boys") já havia reformulado o "Justiceiro" pro selo "Marvel Knights", que ´o material republicado agora pela Panini e que ANTECEDE da fase MAX!

Assim, o "Justiceiro" de Garth Ennis ganha uma NOVA coleção trazendo na íntegra o INÍCIO da saga de Frank Castle no selo Marvel Knights (um material já publicado pela editora Abril em "Grandes Heróis Marvel Premium", pela Pandora (Justiceiro Massacra a Marvel), e pela Panini em "Paladinos Marvel" (revista mensal dos primórdios da Panini no Brasil)!   

Confira abaixo o conteúdo completo do Vol 1:

Garth Ennis & Steve Dillon reformularam e revigoraram o "Matador de Criminosos" da Marvel, tornando-o um verdadeiro "Exército de 1 Homem Só": pronto para exterminar qualquer bandido em seu caminho. E Frank Castle começa logo com Mama Gnucci e toda a sua família mafiosa (com requintes de crueldade e humor negro): Em seu caminho, surge o "Demolidor" e o "Russo" (um vilão com muito músculo e pouco cérebro, rs). A guerra de Frank contra o crime continua quando ele define como alvo o general Kreigkopf, e tem uma parceria pra lá de inusitada com o Homem-Aranha (juntos contra o "Russo", que agora retorna com "tetas" enormes, kkk). Além disso, na 1º história de Ennis com o "Justiceiro", veja como o anti-herói libera toda a sua fúria contra o Universo Marvel inteiro (numa polêmica história "alternativa", na qual a família de Castle é morta por acidente num confronto entre os "X-Men" e a "Ninhada", fazendo com que o "Justiceiro" se torne um matador de super-heróis e super-vilões na HQ: "Justiceiro Massacra a Marvel")!
 
Nesta 1º edição da Panini (A coleção terá 3 Vol. no total), temos um mega-encadernado (capa-dura, 456 pág, R$ 184,90) contendo as histórias publicadas originalmente em: "Punisher" (2000) 1-12; "Punisher" (2001) 1-5; e "Punisher Kills The Marvel Universe" (1995)! Vamos por partes agora (como diria o estripador) pra contextualizar este material e fazer uma retrospectiva de sua publicação no Brasil: Antes de mais nada, é preciso relembrar que o "Justiceiro" vinha de uma fase deplorável de uma Marvel praticamente falida no final dos anos 90. O personagem havia morrido (cometido suicídio) numa história do "Ka-Zar" (que foi pulada pela Abril) e ressuscitado na malfadada fase do "Justiceiro-ANJO" (essa saiu num "GHM" em formatinho): Uma abominação tão ruim, que quando Garth Ennis assumiu o título nos anos 2000, preferiu ignorar essas histórias (se não me engano, elas são brevemente mencionadas, mas como se fossem apenas um sonho - ou algo assim: nada a ser considerado pra fins de cronologia)!

O 1º arco de Ennis é uma maxi-série em 12 edições: "Bem-Vindo de Volta, Frank" (publicada pela Abril no mix de "GHM Premium", e republicada em capa-cartão pela Panini e pela Salvat na coleção capa-preta), na qual a tônica é a violência com humor-negro (que funcionou muito bem pro "Justiceiro"). Em seguida, temos o 1º arco (em 5 partes) da NOVA revista mensal publicada aqui APENAS pela Panini na revista "Paladinos Marvel" (capas acima) em 2002. A série mensal continuava com Ennis e Dillon (alguns leitores criticam essa fase pela ridicularização de heróis que aparecem em participação especial, tipo: "Aranha", "Demolidor", e "Wolverine" - Humilhados das mais diversas formas, rs: Mas é preciso entrar no espírito da zoeira)! Por FIM, o especial: "Justiceiro Massacra a Marvel" (publicado aqui pela Pandora), foi a 1º HQ de Ennis com o "Justiceiro": É polêmica por mostrar o anti-herói matando alguns medalhões do nível do "HULK" (bastou um rastreador no monstro e esperar ele se tornar Bruce Banner pra levar um tiro na cabeça). Embora divida opiniões (eu gosto e muitos odeiam, rs), é uma HQ alternativa e vem mais como "extra" do encadernado!   
 
Até+

67 comentários:

  1. Olá, Leo!
    Excelente edição! Já estou com a minha. Consegui comprar na Shopee por 65 reais. Um achado. :)
    Nunca havia lido a "Justiceiro mata o universo Marvel" e achei bem mais ou menos. Esperava mais. Mas, de qualquer forma foi um acerto a Panini ter colocado ela no encadernado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      Ótimo preço mesmo vc conseguiu, hein? Parabéns pela aquisição!

      Eu ainda não comprei essa edição (tô esperando meu cartão de crédito rebootar depois do dia 20, rs)... Mas devo botar em dia alguns capa-dura atrasados q me faltam: "Justiceiro", "Titãs - Jogos", "As Tiras do Aranha 3", "Hitman 2", e "As Tiras do Conan" (quero fazer um pacotão com desconto)!

      O "Justiceiro Massacra a Marvel" eu tenho no importado mesmo... Pretendo passar adiante assim q cofrar o encadernado!

      Abs!

      Excluir
  2. Justiceiro do Ennis, principalmente a fase marvel knights e marvelMAX é algo pra se guardar e ler pro resto da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, L... blz?

      Verdade, amigo... Pois acho q nunca mais veremos uma combinação tão perfeita de escritor tom de humor negro pro "Justiceiro"!

      O Jason Aaron até tentou EMULAR o estilo do Ennis, mas não passou nem perto!

      Abs!

      Excluir
    2. "O Jason Aaron até tentou EMULAR o estilo do Ennis, mas não passou nem perto!"

      Dá vergonha só de ver a comparação. O Ennis escreve muita bagaceira, mas coloca muita crítica ácida nos trabalhos dele. Já o Aaron fez só molecagem escrota com o título.

      Excluir
    3. Vergonhoso mesmo, L...

      O Jason Aaron parece um moleque de 12 anos escrevendo fan-fic pros colegas de aula se divertirem... É pior do q o Morrison qdo tenta emular o Alan Moore, kkk!

      Abs!

      Excluir
    4. "O Jason Aaron parece um moleque de 12 anos escrevendo fan-fic pros colegas de aula se divertirem... É pior do q o Morrison qdo tenta emular o Alan Moore, kkk!"

      É por aí mesmo. Se o cara for olhar, ele tem ate um Preacher pra chamar de seu que é o tal de Escalpo.

      Excluir
    5. Verdade, L... Nem tinha pensado nisso, mas realmente:

      O "Escalpo" é o "Preacher" do Aaron... e o "Justiceiro" dele é equivalente ao da fase Marvel Knights do Ennis, kkk!

      Abs!

      Excluir
  3. Oi Leo!
    Eu tenho as duas edições da Salvat que trazem este material (que se comparadas a este encadernado está incompleta), e infelizmente permanecerei só com elas, pois este material entrou em fase de corte pra mim!
    Me lembro ainda em idos dos Anos 90, quando o Justiceiro começou a cair em declínio, e veio aquela fase do "rabo de égua" trabalhando para a máfia no estilo de seriados da época. Aí veio aquele negócio dele "se matar' e virar um "anjo vingador" com armas sobrenaturais, algo totalmente ridículo!
    Quando esta fase do Garth Ennis veio pra o Brasil, na fase Premium da Abril, foi algo "revolucionário" num nível de violência até então inédito até para o Justiceiro, e com humor negro!
    Uma das coisas mais bacanas foi o Garth Ennis ter reformulado o visual do personagem substituindo seu tradicional uniforme por uma simples camiseta com o símbolo da caveira, que ficou mais marcante que o uniforme tradicional colante com luvas e botas brancas!
    Aliás, eu ia comprar uma pra mim, mas um amigo do Jiu-Jitsu que é policial me fez desistir da idéia porque disse que comprar uma dessas e andar na rua é pedir pra levar bala de graça porque virou símbolo de policial e você pode ser "confundido" por algum meliante e morrer de graça!!
    Pior que isso é verdade, a Marvel andou fazendo uma "caça às bruxas" condenando e obrigando policiais a pararem de usar o símbolo, tanto que mudaram o símbolo do personagem nas HQs, dentre outras reformulações polêmicas no personagem!
    Me lembrei também da saudosa "Paladinos Marvel" da Panini com Elektra do Bendis, Justiceiro, Nick Fury (ambos do Ennis)! Cara, lá se vão exatos 20 anos!
    Eu curto mais a fase MAX do personagem que considero definitiva, mas recomendo este encadernado da Panini para quem se interessar em comprar!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa fase de publicação de "Paladinos Marvel", "Demolidor e Hulk", "Justiceiro e Elektra" eu estava afastado das HQs. Mas, fico imaginando a satisfação de quem pegava essas mensais na época, só coisa boa.
      Pelo visto, dessa fase só falta a editora Panini publicar Nick Fury e Elektra.
      Bom domingo e uma excelente semana para todos.

      Excluir
    2. Oi Roberto Xavier!
      Numa época em que a Panini estava republicando e publicando vários materiais do Bendis encadernados eu imaginei que Elektra entraria na lista, mas me enganei!
      O pior é que existe encadernado desta fase lá fora, ou seja, a Panini não republicou esta fase porque não quis!
      Hoje, eu não sei se sairia porque o Bendis entrou em uma fase de decadência e descrédito entre os leitores, principalmente depois do Superman que ele escreveu!
      O Batman de Tom King que saiu junto, basicamente já está perto do fim em encadernados e o Superman do Bendis nem começou, e a editora não parece se movimentar para que isso mude!
      Já o Fury do Garth Ennis, esse eu acho que uma hora sai, até porque já foi até anunciado uns anos atrás, mas por algum motivo não saiu. Garth Ennis tem prestígio entre os leitores e vende bem!
      Paladinos Marvel era uma publicação muito boa na época, apesar de seu mix ser meio controverso, já que o Demolidor ao meu ver tinha de estar nela, e o Hulk em Universo Marvel e não o contrário como aconteceu!
      O formato diferenciado (um pouco maior que as edições em formato americano) e capa cartão plastificada dava um destaque muito bacana para as publicações da Panini na época!
      Uma época muito saudosa!
      Abraços!

      Excluir
    3. Elcio, as publicações de 2010 mais ou menos pra baixo ainda há coisas boas feitas pela Marvel. E bastante pelo visto. Desde que voltei a colecionar dou preferência por encadernados por não ter muita paciência com os mix.

      Excluir
    4. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Esse 1º arco do Ennis q vc tem e q saiu pela Salvat... eu tenho repetido 2 vezes na coleção: Tenho em "GHM Premium" E no encadernado capa-cartão q saiu pela Panini (com as 12 edições numa tacada só)!

      O resto eu tenho na "Paladinos" (Panini) e o "Justiceiro massacra a Marvel" eu tenho o importado (q comprei numa queima de estoque por apenas 1 real qdo uma loja aqui em POA - "Planeta Proibido" - fechou suas portas em 2002)!

      A fase do "rabo de égua" foi uma BOSTA mesmo, hehe... Saiu nos formatinhos da Abril ("Marvel 98" e "Justiceiro Extra" 1-2) e foi nela q o Castle finalmente MATOU o "Retalho" (com um tiro na cara): Algo q o infame Bendis desconsiderou anos depois (qdo trouxe o "Retalho" sem mais nem menos num arco do "Demolidor")!

      O "Justiceiro Mafioso" tbm matou outro famoso vilão (só q do "Aranha"): O "Lápide"... Só q este tbm voltou dos mortos sem explicação nos gibis do aranha (pra vc ver q fase de merda e bagunçada q a Marvel tava vivendo no final dos anos 90: E ainda assim era BEM melhor do q aquilo estamos vivenciando HOJE, kkk)!

      E putz... Não sabia q a camiseta do justiceiro (com a caveira) tinha virado símbolo de policial: Tenho uma no roupeiro ainda (mas não me serve mais desde q engordei durante a pandemia, hahaha). Seja como for, ela tava meio desbotada mesmo e não pretendo voltar a usá-la (até pra não tomar um pipoco nos córno, rs)!

      Abs!

      Excluir
    5. "Hoje, eu não sei se sairia porque o Bendis entrou em uma fase de decadência e descrédito entre os leitores"


      Elcio e Roberto...

      Isso é verdade, o Bendis já era pros leitores e já não é mais um escritor "q se vende sozinho" q nem antes... Ele decaiu tanto, q se tornou IMPOPULAR (o bastante pra se tornar um "risco" comercial). O run dele no "Demolidor" só vendeu bem pq o personagem tem uma fanbase forte e (bem ou mal) a fase Bendis pro demo foi mto boa (é uma das minhas favoritas depois do Miller)!

      Mas a "Alias" do Bendis já não foi tão bem assim... Até onde sei, os 3 encadernados deluxe dela q a panini lançou foram mal das pernas (e olha q ela tava com série de TV da Netflix bombando qdo a panini lançou os 3 Vol)!

      "FURY" do Ennis é EXCELENTE... Uma das séries MAX mais violentas de todas (e publicada no mix da "Paladinos", mesmo sendo +18 com sexo, tripas, e palavrões, hehe). Ela teve uma sequência "prequel" (Fury - O Pacificador) tbm escrita pela Ennis e q mostrava o Fury perdendo o olho na 2º Guerra (foi arrancado com uma dentada por um inimigo, kkk)! Tem uma 3º série do "Fury" q tá INÉDITA no Brasil até hj!

      Abs!

      Excluir
    6. Oi Roberto Xavier!
      Sim, concordo que de 2010 para baixo a Marvel tem muitas histórias boas!
      Contextualizando melhor, de 2002 até 2010, depois é ladeira abaixo mesmo!
      Demolidor do Bendis, ALIAS, Vingadores, os títulos do Selo MAX, Capitão América do Brubaker e depois Demolidor, Os Supremos, Justiceiro do Garth Ennis, Thor do Straza, etc.
      "Reinado Sombrio" pra mim foi a última saga "redefinidora" da Marvel que prestou, pois a partir de "A Era Heróica", foi ladeira abaixo, lixo mesmo!!
      Abraços!

      Excluir
    7. " O run dele no "Demolidor" só vendeu bem pq o personagem tem uma fanbase forte e (bem ou mal) a fase Bendis pro demo foi mto boa (é uma das minhas favoritas depois do Miller)!"

      O cara tá esgotado. Chega uma hora que não dá mais, ou se insistir acaba manchando mais ainda o nome. O Geoff Johns tá do mesmo jeito. Fora que o Benis tinha boas ideias, mas enrolava muito. Hoje a única hq dele que eu releio. É a fase do Homem-Aranha Ultimate.

      Excluir
    8. "Reinado Sombrio" pra mim foi a última saga "redefinidora" da Marvel que prestou, pois a partir de "A Era Heróica", foi ladeira abaixo, lixo mesmo!!"

      Acho q vc tem razão, Elcio...

      Pois eu nem cheguei a ler o "reinado" inteiro (tenho só aquela edição deluxe q saiu com os "Vingadores Sombrios" do Mike Deodato... Parei com essas mega-sagas oficialmente na "Guerra Civil" (q eu já achei ruim, mas comprei no hype). Depois, li o resto em scans e parei na "Invasão Secreta" (essa foi a gota d'água pra mim)!

      Abs!

      Excluir
    9. O lance do Bendis era investir nos "bate-papos" entre os personagens... com isso, ele "enchia linguiça" e esticava uma boa ideia por várias edições seguidas!

      A "Fórmula Bendis" era essa... Hj tá bem evidente isso ao relermos "Demolidor" e "Alias", rs!

      Abs!

      Excluir
    10. "Parei com essas mega-sagas oficialmente na "Guerra Civil" (q eu já achei ruim, mas comprei no hype)."

      Eu também achava Guerra Civil ruim, mas apesar de seus defeitos, eu leio e releio de boa, ha dialogos bons e alguns bons momentos, fora os desenhos do Mcniven. O fato do Millar não ficar de enrolação ajuda bastante também.

      "A "Fórmula Bendis" era essa... Hj tá bem evidente isso ao relermos "Demolidor" e "Alias", rs!"

      É por isso que dele só mantenho na coleção as revistas da Marvel Millennium. Não li Alias, mas conhecemdo o Bendis, imagino que deva haver mais desses bate-papos furados do que reviravoltas , ação e espionagem na trama.

      Excluir
    11. Com certeza, L...

      Tem uma edição de "ALIAS" q é TODA apenas um longo bate-papo entre ela e a Carol Danvers... fofocando sobre sexo e super-heróis (falaram q o "Homem-Formiga" era broxante e q o "Luke Cage" tinha tara em pegar mulher de colante, rs)!

      Abs!

      Excluir
  4. "Garth Ennis assumiu o título nos anos 2000, preferiu ignorar essas histórias (se não me engano, elas são brevemente mencionadas, mas como se fossem apenas um sonho - ou algo assim"
    Na real não, ele menciona mas não fala de sonho, é canônico (pelo menos na fase Marvel Knights, aonde lhes mostraram a paz e ele mandou todo mundo se ferrar.)

    http://static.hq-now.com/hqs/hqs/uploads/picture/image/293734/Justiceiro_-_Bem-Vindo_de_Volta_Frank_-_Parte_1__024.jpg
    http://static.hq-now.com/hqs/hqs/uploads/picture/image/293735/Justiceiro_-_Bem-Vindo_de_Volta_Frank_-_Parte_1__025.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, valeu mesmo pela correção, Chapz...

      Não lembrava direito desse diálogo, rs!

      Abs!

      Excluir
  5. Tudo bem, Leo? Esta série do Justiceiro é ótima, talvez superada pela Justiceiro Marvel Max (mas esta não está cronologia oficial do Universo 616). Considero a serie da MK que definiu Castle definitivo, como aquelas séries definitiva do heroi como Surfista de Lee e Buscema, Quarteto de Lee e Kirby/Buscema, Demolidor de Frank Miller, Capitao de Sal Buscema e por ai vai... Também tenho esta "What If" ou "O que aconteceria" ou "E se" (para quem gosta do original ou versão Abril ou RGE) do Justiceiro é muito divertido, não é um clássico e esculacho só, bem típico do Ennis. O Justiceiro teve series anteriores boas como aquela dos 80/90 mas não como essa. Apesar de ter o encadernado lançado da Panini com parte deste livro, pretendo compra-lo (mas com desconto mais para frente).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Celso... Tdo bem?

      Eu tbm considero a fase Ennis com o "Justiceiro" (tanto a Marvel Knights qto a MAX) como sendo a DEFINITIVA pro personagem... Pois todo esse run do Ennis redefiniu o "Justiceiro" pros novos tempos (com mais realismo e violência gráfica)!

      Embora eu tbm goste mto das fases mais clássicas (Mike Zeck, Jim Lee, Baron, etc)... Elas eram mais limitadas e tinham q narrar as histórias dentro do "padrão marvel" dos anos 80 e 90 (sem mtos excessos)! Qdo o Ennis assumiu o título, parece q deram carta branca pra ele chutar o pau da barraca (e foi o q ele fez)!

      Uma curiosidade a respeito de "Justiceiro Massacra a Marvel"... A HQ (alternativa) é quase uma releitura de um "What If" anterior escrito pelo Kurt Busiek: "O Q Aconteceria Se o Justiceiro Tivesse Matado o Demolidor"? Na trama, o Justiceiro mata o demolidor E (de quebra) ainda mata o "Aranha" e o "Rei do Crime", numa espiral de vingança mto parecida com a história q o Ennis faria depois (não é um plágio, mas são 2 HQs mto parecidas)!

      Abs!

      Excluir
  6. Lembro quando o Justiceiro, aparecia ocasionalmente nas histórias do Aranha e do Demolidor, principalmente no Demolidor, era um personagem que já chamava a atenção, quando saiu a " Círculo de sangue " em SAM, pronto, aí virei fã, no início dos anos noventa, o Justiceiro era uma das galinhas dos ovos de ouro, mas o personagem ficou tão saturado, que deu na ridícula fase do anjo, eu não acompanhei esse início do Ennis, essa época estava afastado dos quadrinhos, mas vou aguardar uma boa promoção e esse tá na lista, já que praticamente não li nada desse início. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      A 1º vez q eu conheci o "Justiceiro" foi justamente em sua HQ de estreia, num "Aranha" da RGE... Imediatamente me identifiquei com o personagem e curti mto o visual dele (com a caveira no peito e armado até os dentes). Logo, ele enfrentaria o aranha outras vezes em outras histórias dos gibis da RGE, até ganhar série própria em "SAM" da Abril!

      O reinício dele na fase Ennis foi mto bom... Humor negro de 1º em histórias cheias de reviravoltas e situações bizarras/inusitadas (em alguns momentos lembra até o estilo de filmes q o Tarantino fazia): Recomendo!

      Abs!

      Excluir
  7. Fala Leo, Blz? Essa fase do Castle eu li quase toda na época e é bem divertida mesmo, tem que ler entrando na galhofa. Morri de rir quando ele estorou os bagos do Wolverine... hehe Eu lembro que muita gente não gostou, principalmente os marvetes mais xiitas, porque queriam algo sério (mal sabiam eles o quê iria acontecer com a Marvel...).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Hahaha... Essa cena do "Wolverine" tendo os bagos e rosto estourados (e depois ser esmagado por um rolo-compressor) rendeu mta polêmica na época (nos fóruns de gibis q eu participava). Os fãs do "Wolverine" ficavam putíssimos, mas o clima das histórias era pra zueira mesmo (não dá pra levar a sério)!

      O "Justiceiro" ainda faria pior do q isso em um arco futuro do Ennis (A Confederação dos Tolos)... No qual 3 heróis (Demolidor, Wolverine, e Aranha) se unem contra o Castle, e são humilhados novamente qdo o Justiceiro solta o "HULK" contra os 3, kkk!

      Abs!

      Excluir
  8. Em tempos politicamente corretos, dos quais em parte não sou contra, fica muito difícil hoje em dia fazer uma boa história com o personagem. Enfim, cada vez mais ele pertencerá há uma época que não volta mais. Com relação essa fase sempre tive interesse em comprar pois sou fã do realizador de Preacher.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      O "Justiceiro" tá ficando mesmo cada vez mais deslocado no mundo atual (ou no mundo q a indústria do entretenimento quer empurrar goela abaixo pro público)... De qq forma, não acho q ele volte a ser como era antes: Pois não é mais o tipo de personagem q parece interessar pra Marvel atual (tbm duvido q acertem com ele em futuras séries e filmes pra cinema e TV, apesar de terem um excelente ator no papel e q fez render 2 temporadas na Netflix q eu gostei mto)!

      Abs!

      Excluir
  9. Fala aí Comandante Leo!

    Post com o Justiceiro é sucesso garantido, ainda mais com o material do Garth Ennis no auge da inspiração. Cheguei a ter essas edições de Paladinos Marvel quando a Panini estreou no Brasil a exatos 20 anos, mas passei pra frente pra liberar espaço. Tenhos os encadernados "Bem Vindo de Volta Frank" em capa cartão lançados temps atrás. Bem como a seguência da fase Marvel Knights publicadas nas revistas "Justiceiro & Elektra" e depois em "Hulk & Demolidor".

    Tenho tambem o especial "Justiceiro Massacra a Marvel". Mas não vou conseguir deixar passar esses encadernados por é muito cômodo e acessível pra leitura e releitura uma fase extensa como essa compilada e em formato mais luxuoso. Só vai ter que esperar um pouco porque tá na frente da fila os encadernados do Hitman e Starman.

    Valeu pela matéria comandante!

    Um abraço e até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Fase boa essa do Garth Ennis como escritor no início dos anos 2000, hein? Foi bem o período do AUGE dele (escrevendo HQs num ritmo alucinante e mantendo sempre uma qualidade acima da média em cada título q assinava). Eu virei fã instantâneo dele com o COMBO: "Preacher/Hitman/Hellblazer"... e logo veio o "Justiceiro" pra ser a cereja do bolo, rs!

      Só achei mto bagunçada a forma como as editoras brasileiras lançaram esse material na época... Foi um rodízio de formatos diferentes: "GHM Premium" (formato americano, capa-cartão, lombada quadra, revista mix de 160 pág); "Paladinos" (formato magazine, lombada com grampo, revista mix de 100 pág); "Justiceiro & Elektra" (formato paraguayo, grampo, 50 pág); "Demolidor" (formato americano, grampo, 80 pág)! Uma SALADA de formatos e mixes!

      Dito isso... Vou encarar os encadernados tbm por uma questão de organização na coleção: Afinal, esse material merece, hehe!

      O "Justiceiro Massacra a Marvel" eu tenho importado mesmo (paguei apenas 1 real qdo uma loja daqui fechou as portas em 2002 e torrou vários gibis num balaio de 1 pila: foi ali q eu me entupi de "Wizards" importadas tbm, rs)!

      Abs!

      Excluir
    2. "Só achei mto bagunçada a forma como as editoras brasileiras lançaram esse material na época... Foi um rodízio de formatos diferentes: "GHM Premium" (formato americano, capa-cartão, lombada quadra, revista mix de 160 pág); "Paladinos" (formato magazine, lombada com grampo, revista mix de 100 pág); "Justiceiro & Elektra" (formato paraguayo, grampo, 50 pág); "Demolidor" (formato americano, grampo, 80 pág)! Uma SALADA de formatos e mixes!"

      Foi zoado mesmo. Quase endoido pra montar a coleçao. Tudo pq a Panini demorou pra lançar esse omnibus

      Excluir
    3. A Panini devia ter lançado essa fase Marvel Knigths ANTES dos encadernados deluxe da MAX... Só pra seguir um mínimo de ordem e evitar confusão pro colecionador!

      Abs!

      Excluir
  10. Excelente Leo, mas por enquanto vou ter que esperar. Muita coisa boa sendo lançada e preciso encerrar algumas coleções iniciadas. Algumas eu tenho tentado abortar nas melhores fases, mesmo assim, tá difícil! Tentarei pegar mais para o final do ano. Outra coisa, apesar de ser off topic: sabe se o pessoal já recebeu Krazy Kat da campanha no Catarse? Valeu, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Sardine... blz?

      Às vezes é bom esperar mais um pouco mesmo antes de sair comprando HQs... Acho q o momento não tá mto bom pra descontos e vou esperar mais um pouco tbm pra fazer uns COMBOS com os melhores descontos. Só na Mythos, por exemplo, ainda tô na dúvida se vou encarar os OMNIBUS do "Tex" e "Fantasma" (a princípio, sim: mas quero 50% nos 2)!

      Qto ao "Krazy Kat"... Eu acabei não conseguindo apoiar a campanha pq perdi o fac-símile q viria apenas pros 500 primeiros apoiadores e tbm não consegui a verba necessária na ocasião (mas interesse eu tinha bastante, até na camiseta azul q vinha junto)! Não vi ninguém falando q recebeu a edição ainda, mas vejo q é "normal" esses atrasos em projetos do Catarse: Tem 2 editoras me enrolando bastante pra entregar 2 HQs q apoiei no Catarse ("O Prisioneiro" do Kirby e o "Efeito Placebo" - esta última, já quebrou a barreira de 1 ANO de atraso pela editora picareta: "Universo Fantástico")!

      Abs!

      Excluir
    2. "Tem 2 editoras me enrolando bastante pra entregar 2 HQs q apoiei no Catarse ("O Prisioneiro" do Kirby e o "Efeito Placebo" - esta última, já quebrou a barreira de 1 ANO de atraso pela editora picareta: "Universo Fantástico")!"

      Estranho. No site da comix, essa ediçao do prisioneiro já está á venda

      Excluir
    3. "Às vezes é bom esperar mais um pouco mesmo antes de sair comprando HQs... Acho q o momento não tá mto bom pra descontos e vou esperar mais um pouco tbm pra fazer uns COMBOS com os melhores descontos. Só na Mythos, por exemplo, ainda tô na dúvida se vou encarar os OMNIBUS do "Tex" e "Fantasma" (a princípio, sim: mas quero 50% nos 2)!"

      Falando em desconto. O site da rika tá com todo catálogo com 30% de desconto.

      Excluir
    4. Saudações quadrinísticas.

      Sábado passado (06/08/22) eu comprei na Comix aqui de São Paulo a "Krazy Kat", que ficou de 169,00 por 135,00. Na prateleira restou apenas um exemplar, já com seu lacre meio destruído.

      Também achei e levei "O Prisioneiro", com o mesmo preço da edição da "Krazy Kat". Restaram na loja 4 exemplares.

      Ambos os materiais são sensacionais, assim como o trabalho gráfico das editoras, condizente com a importância do conteúdo.

      Recomendo a todos.

      Abraços.

      Excluir
    5. Então Leo, "O Prisioneiro" do Kirby é da mesma editora do Krazy Kat. Inclusive ambos já estão sendo vendidos na Comix. https://www.comix.com.br/quadrinhos/o-prisioneiro-art-edition.html Ou seja, não vou mais financiar mais projeto coletivo enquanto continuar essa palhaçada.

      Excluir
    6. Outra coisa: há um mês mandando emails para essa editora do Krazy Kat e O Prisioneiro, mas não respondem.

      Excluir
    7. "Estranho. No site da comix, essa ediçao do prisioneiro já está á venda"

      Q pilantras, Hein?

      Não sabia q a Skript já tava distribuindo a edição nas lojas... e os apoiadores q se fodam, pelo visto. Só enrolação e mentiras de q tá na gráfica e tal (e a Comix vendendo o material enquanto o apoiador do projeto fica ouvindo desculpinhas esfarrapadas)!

      Tbm não apoio mais projeto nenhum no Catarse... perdi total a confiança nessas editoras q não mantém a palavra!

      Abs!

      Excluir
    8. "Não sabia q a Skript já tava distribuindo a edição nas lojas... e os apoiadores q se fodam, pelo visto. Só enrolação e mentiras de q tá na gráfica e tal (e a Comix vendendo o material enquanto o apoiador do projeto fica ouvindo desculpinhas esfarrapadas)!"

      Torço pra que tu e as demais pessoas recebam. O pior é que isso mela a credibilidade de pessoas q fazem.um trabalho bom por finaciamento. Os poucos projetos que financiei, como um gibi do Caio Oliveira e um artbook do Frazetta pela editora Figura, foram bons exemplos de profissionalismo.

      Excluir
    9. "Falando em desconto. O site da rika tá com todo catálogo com 30% de desconto."

      A Rika me bloqueou após a devolução de HQs todas detonadas que fiz. Eles são bem fdps no pós venda se você tiver problemas. E olha que comprei bastante com eles.
      E ultimamente, os preços por lá estão um puxadinho dos Mercenários Livres. Recomendo a Shopee, e principalmente, o grupo de vendas do Submundo-hq.

      No More Rika

      Definitivamente pra mim. he he

      Excluir
    10. "Torço pra que tu e as demais pessoas recebam. O pior é que isso mela a credibilidade de pessoas q fazem.um trabalho bom por finaciamento."

      Valeu mesmo, L...

      É lamentável, mas esse tipo de atitude tem tirado cada vez mais a credibilidade das plataformas de financiamento (tipo o Catarse - q não toma nenhuma medida contra as editoras picaretas e continua deixando os pilantras financiarem novos projetos antes de entregarem os atrasados). O financiamento coletivo tinha tudo pra ser uma das soluções mais bem boladas pra tornar realidade algumas publicações q normalmente não teriam a menor chance de chegarem às lojas, mas editoras mal-intencionadas e incompetentes tão afundando o esquema todo!

      Tive boas experiências com o financiamento coletivo e entre elas cito as melhores: "Torpedo 1-3" e "Frazetta" (ambas da Figura); "Zorro" (JBraga); "Storm" (Tundra); e os LIVROS do Roberto Guedes (Noir)!

      Mas tbm tô tendo 2 péssimas experiências com: "Efeito Placebo" (Universo Fantástico) e "O Prisioneiro" (Skript)... Tbm conheço (de ouvir falar) a má-fama da Graphite com os atrasos (um amigo meu chegou a morrer - literalmente - SEM receber um projeto q ele apoiou da editora)!

      Abs!

      Excluir
    11. "A Rika me bloqueou após a devolução de HQs todas detonadas que fiz. Eles são bem fdps no pós venda se você tiver problemas. E olha que comprei bastante com eles."

      E aí, Roberto... blz?

      Pô, não sabia q a Rika tava assim (só na má-vontade)... Nunca comprei deles on-line, mas cato algumas capas antigas por lá de vez em qdo (pros meus arquivos pessoais, rs)!

      E obrigado pela recomendação do grupo de ZAP do "Submundo"... É impressionante como mesmo tendo poucos participantes, o fluxo de negociações diárias é bastante intenso (tem gente q vende todo dia alguma coisa por lá, kkk). Em breve eu devo fazer uma "nova chamada" pro grupo (pra aumentar o nº de participantes)!

      Abs!

      Excluir
    12. Sim, Leo conhecemos a empresa no pós-venda. Hoje não recomendo a Rika pra ninguém.
      E no grupo de vendas do Submundo-hq o Alexandre está disparado. Fiz já duas compras com ele e aguardo você ter um tempo pra fecharmos as BHM QF e DD. rs

      Excluir
    13. Oi, Roberto... blz?

      De fato, tenho notado q (lamentavelmente) a grande maioria das editoras (não todas, mas uma maioria sim) tem decepcionado bastante os leitores com toda sorte de picaretagens, atrasos de projetos financiados, péssima qualidade gráfica e de revisão, preços abusivos, e falta de respeito com o consumidor. O mesmo vale pra algumas lojas e até sites/canais informativos (q já perderam a vergonha em espalhar fake news e "notícias" com direcionamento ideológico)!

      Não percebem q num ambiente já bastante segmentado e de nicho, toda atitude ruim ou questionável com o cliente se espalha rapidamente e vira uma bola de neve contra a própria empresa/editora/site/canal.

      Qto ao grupo do "subs"... realmente, o Alexandre tá com o troféu de vendedor do mês por enquanto, hehe. Já eu, me atrapalhei feio e perdi várias vendas por não conseguir tempo e agilidade nas vendas: numa semana meu celular pifou e levei mais outra semana pra conseguir recuperar as msg de zap de um aparelho pra outro. na 3º semana a patroa teve problemas de saúde e como não temos babá, tive q parar até de trabalhar pra ajudar a cuidar do pequeno Von Doom, rs. Mas aos poucos tô me recuperando dessa correria de quase 1 mês virado do avesso, kkk!

      Abs!

      Excluir
    14. Parece que não são só os apoiadores que estão putos com a Skript, assistam a partir dos 3min e 30seg:

      https://youtu.be/QfeTRSh7n0M

      Excluir
  11. Fora do tópico...."Grandes Aventuras do Fantasma" pela Mythos chegou com várias páginas sem tratamento, chapadas na cor. Uma página boa outra desbotada. Quem tiver interesse melhor procurar ver na net antes de comprar. Que pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      Obrigado pelo aviso, amigo... Lamentável mesmo essa fase em q a Mythos se encontra: Com serviço gráfico porco (como nesse caso q anda circulando do "Fantasma") e cancelamentos em massa de títulos (limaram minhas revistas favoritas do "Tex"). Já vimos esse filme antes, e não parece ser um bom sinal pro futuro da editora (cheirinho de falência no ar)!

      Abs!

      Excluir
    2. Putz!! Comprei esse "Grandes Aventuras do Fantasma" e tinham que zoar justo nessa?? Queda nos descontos, problemas de qualidade, daqui a pouco mais aumento de preço... Tá difícil!!! Tantos clássicos sendo lançados a preço de ouro que deixam a gente falido, e pra piorar abrir a hq e ver serviço porco, isso é ser feito de trouxa duas vezes. PQP!!

      Excluir
    3. Oi, Sardine... blz?

      Infelizmente, parece q essa edição do "Fantasma" saiu zuada mesmo... Não tenho em mãos, mas este vídeo abaixo faz um review e mostra os tais problemas de impressão q andam gerando burburinho:

      https://youtu.be/lUeuWE3dCP4

      Abs!

      Excluir
    4. A edição do Fantasma pela Mythos chegou toda caçada. É um caso de recall. Mas, dificilmente a Mythos fará isso. E duvido que a gráfica aceite após a entrega e distribuição do material.
      A Mythos junto com a Panini merecem toda desconfiança nas pré vendas. Melhor aguardar a confirmação de que está tudo bem e só na próxima boa promoção adquirir.

      Excluir
    5. Olá,

      Tive a oportunidade de folhear um exemplar deste "Fantasma" lançado pela "Mynthos", e realmente está estranho. Páginas coloridas são intercaladas com páginas avermelhadas. O formato é paraguaio, nem americano, nem formatinho. Já o preço, como de costume da editora, é o equivalente ao peso em ouro. Aliás, a política de preços desta editora é bem peculiar: tudo que eles lançam custa o dobro do que seria razoável, para depois de um tempo passarem a vender com um "desconto" e custar apenas uma vez e meia do que deveria. E viva nós que compramos e mantemos essa farra.

      Abraços.

      Excluir
    6. Sobre a polêmica envolvendo "As grandes aventuras do Fantasma" disseram que foi lançado lá fora desse jeito: a cada duas páginas com as cores tratadas e duas vintage (sim, é o termo que estão usando agora para o que não teve tratamento). É isso ... ecomomizaram tratando as cores de metade do material e lançam assim.
      Novo "fetiche" do mercado editorial de quadrinhos gourmetizar o nome como "material vintage" para jusficar a qualidade porca. Eu passo esse material, apesar de ter ficado interessado, e acho que a Mythos nem deveria ter lançado já que os arquivos seriam assim. Me lembrou a edição "Lendas do Homem de Aço: Curt Swan" que também saiu "vintage". rs

      Excluir
    7. Roberto e Mauro...

      Agradeço a vcs, amigos... pelo feedback sobre essa edição do "Fantasma" (q será comentada aqui no blog numa das próximas postagens de notícias - vou esperar pra conferir um exemplar em mãos antes de fazer a resenha aqui, mas acredito em vcs e até já postei logo acima um link de um vídeo onde o cara filma as pág zoadas e tbm reclama do tratamento gráfico)!

      Aliás, isso me lembra TBM a reta final da Abril com a linha Disney... onde o gibi mensal do "Zé Carioca" passou a trazer histórias antigas sem NENHUM tratamento gráfico (era scan puro sendo impresso até com a diagramação dos anos 60 e 70), Pelo menos a Abril admitia publicamente q a baixa qualidade dos arquivos digitais era pq não tinha mais verba pra pagar um tratamento decente num estúdio terceirizado e q era isso OU ficar sem publicar as raridades oferecidas, hehe!

      Abs!

      Excluir
  12. opa...esse justiceiro do ennis é uma maravilha...lembro de uma historia que saiu em justiceiro e elektra 1 onde ele vai resgatar um mafioso na selva.. aquilo ali é hilariante, cara...o wolverine com os anoes foi muito trash...nao tem como nao curtir...nao sei como a marvel permitiu todas as atrocidades que o ennis aprontava...mas ainda bem que aprovaram...pra quem nao tem ainda, vale muito a compra...abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, ajota... blz?

      Essa história q vc fala deve ser o nº 1 da revista: "Justiceiro & Elektra" (da Panini) e deve estar no Vol. 2 dessa coleção do Ennis (é uma história bizarramente engraçada mesmo, kkk)!

      Já o crossover com o "Wolverine" (q tbm deve estar no Vol. 2) é uma saga bastante DOENTIA mesmo... e tbm me surpreende a liberdade q a Marvel deu pro Ennis na época, hehe. O lance dos anões q cortavam as pernas das pessoas pra tornar todo mundo anão é de um mau-gosto extremo, kkk!

      Um outro momento antológico é qdo o "Justiceiro" se torna um GENOCIDA pela 1º vez: Exterminando mais de 2.000 criminosos numa tacada só ao explodir uma ilha inteira com uma bomba atômica (é o Ennis RAÍZ, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  13. Walter Hill, dos clássicos 48 Horas e Ruas de Fogo iria dirigir um filme do justiceiro baseado no arco círculo de sangue,mais os produtores da época recusaram...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... Dessa eu não sabia, Thiago:

      Q pena q o filme não foi adiante: Teria sido ÉPICO, hein? Eu adorava os filmes desse diretor nos anos 80!

      Abs!

      Excluir
  14. Já tenho todo esse material em edições da Abril, Pandora e Panini, mas a mão tá coçando... pego ou não pego?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Gustavo... blz?

      Olha, eu tbm tenho todo esse material em edições anteriores, mas decidi pegar esse encadernado mais por uma questão de organização da coleção... pois tenho tudo isso mto salteado e em formatos diversos demais. E sendo uma fase q eu gosto mto, sempre é bom poder ler e guardar na estante de maneira mais simples e fácil acesso, rs!

      Abs!

      Excluir
  15. olá

    alguém por gentileza poderia me dizer em qual estória há uma referencia ao Justiceiro usar um saco (acho que era de areia) para se exercitar, mantendo a forma física?

    obrigado

    saudações quadrinísticas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://br.pinterest.com/pin/407998047497223228#imgViewer

      Seria esta cena, por acaso?

      Até +

      Excluir
    2. não tenho certeza, lembro-me vagamente da estória...
      acho que no roteiro, a polícia descobre algum esconderijo do justiceiro e algum detetive vai fazendo o inventário das coisas do Justiceiro.
      O detetive até consegue entender o porque de achar armas e munições, mas não consegue entender porque o Justiceiro mantinha sacos de areia em tal lugar.
      claro,era para fazer exercício, mas o legal da estória era esse ponto de vista da polícia

      de toda sorte obrigado pela ajuda, mas nem eu tenho certeza de que estória era essa.

      li pela editora abril décadas atrás

      abs!

      Excluir
    3. Oi, Scant... Vc explicando melhor até q a situação não me é estranha tbm:

      Mas puxando pela memória, só me remete aos tempos da saudosa SAM da Abril mesmo, rs!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...