21/05/2012

ZDM 4: "Fogo Amigo".... A Melhor Série de Guerra da Vertigo (Agora com o Dobro de Pág)!!!

"ZDM" (Zona Desmilitarizada)..... é a melhor série atual de guerra da linha Vertigo/DC (e uma das melhores de todos os tempos nas HQs em geral)!!!

Num futuro próximo, os EUA vivem uma nova Guerra Civil q divide o país ao meio.... e Nova York se torna uma "Terra de Ninguém" pra onde é mandado um jovem fotógrafo (q irá vivenciar todos os  piores horrores da guerra)!!! Uma série crua, violenta, brutal e acima de tudo: realista (e incrivelmente atual).....   

Confira abaixo maiores detalhes sobre + essa espetacular série Vertigo:

"ZDM 4: Fogo Amigo"..... é o 4º encadernado da série pela Panini, q agora resolveu DOBRAR o nº de pág. da coleção pra terminar logo a série em menos edições e num espaço + curto de tempo. Particularmente achei uma ótima iniciativa por parte da editora, pois no ritmo em q ela estava publicando "ZDM" (1 encadernado por ano) levaríamos mais de 10 anos pra completar a coleção, sendo q agora vai mais rápido, já q esse Vol. 4 na verdade traz 2 encadernados americanos numa única edição aqui (com 2 arcos completos)!!!

A série, escrita pelo excelente roteirista Brian Wood.... na verdade já foi concluída nos EUA, tendo ao todo 72 edições divididas em 12 encadernados!!! Aqui, a Panini já havia publicado os 3 primeiros: "Terra de Ninguém", "Prisioneiro de Guerra" e "Obras Públicas" em formato de luxo (capa-dura) pras livrarias. E agora lança o 4º encadernado ("Fogo Amigo") q reúne tbm o equivalente ao 5º publicado nos EUA ("The Hidden War"). 

É claro q por ter o dobro de pág. dos 3 primeiros, esse novo encadernado custa + caro (R$ 68): porém, o custo-benefício é maior pro leitor.... q gastará menos do q se fosse comprar os 2 encadernados avulso!!! Sem falar tbm q se a coleção acabou lá fora em 12 encadernados, aqui deverá acabar no 8º (se continuarem mantendo esse esquema de 2 em 1)!!!

O protagonista da série é um estagiário de uma rede de comunicações.... q inicialmente faria apenas uma rápida cobertura sobre a ZDM, mas q acaba envolvido no cotidiano dos moradores de uma grande cidade (Nova York) q vive agora diariamente todos os horrores de uma guerra: tiroteiros, bombardeios, mortes de civis, feridos, mutilados, soldados q ficam malucos, e é claro: emissoras de TV q noticiam uma falsa realidade (conforme seus próprios interesses mesquinhos)!!!

A série já havia sido parcialmente publicada no Brasil pela Pixel numa revista mix.... mas a Panini preferiu recomeçar da estaca zero em encadernados de luxo, rebatizando tbm o nome da série: q anteriormente utilizava o nome original: "DMZ" (sigla do nome em inglês - nas capas utilizadas nesta matéria)!!!

Pra quem curte histórias de guerra.... "ZDM" é um prato cheio, e apesar do investimento alto pra quem resolver encarar os encadernados: é uma série q valerá mto a pena pros apreciadores do gênero. Atualmente é uma das minhas favoritas, e essa encadernação da Panini tá realmente mto caprichada (com todas as capas originais no miolo e uma impressão de ótima qualidade)!!! Abaixo vc confere a capa do último nº da série (concluída recentemente nos EUA):

Até+

6 comentários:

  1. "q inicialmente faria apenas uma rápida cobertura sobre a ZDM, mas q acaba envolvido no cotidiano dos moradores de uma grande cidade (Nova York)"

    Gosto do tema "Guerra" principalmente de guerrilha em cidades devastadas, ou entregues ao caos. Também gosto de gibis com Guerra do Vietnã, ou combates em capo aberto. Um dia ainda vou ter gibis de guerra, dos anos 70 de preferência. Esses que vc mostrou parecem ser mesmo legais, densos na medida certa e bem roteirizados. Diminuir para 8 os encadernados ajuda a colecionar... Ótima matéria.. Abs.

    ResponderExcluir
  2. "Diminuir para 8 os encadernados ajuda a colecionar... Ótima matéria.. Abs. "


    Brigadão mesmo, Paulo!!!

    sem dúvida q aumentar as pág. pra reduzir a quantidade de encadernados na soma total da coleção foi uma ótima sacada da panini:

    além de sair + barato pro leitor, tbm acabamos + rápido a coleção!!!

    dessa "ZDM" tenho certeza q vc irá gostar.... o grau de realismo é impressionante (chega a dar um nó no estômago pois tem horas q a gente se sente no meio da cena e vivenciando na pele algumnas situações)!!!

    "ZDM" tem merecido todos os prêmios e elogios rasgados de público e crítica q tem recebido ao redor do mundo.....

    e o pior é q a série choca e emociona mostrando uma realidade q vários países estão vivendo neste momento!!!

    sem dúvida q existe uma crítica social pesada aí, ao situar a série em plena Nova York.... é como se o escritor quisesse levar pro centro dos EUA todos os horrores q os americanos em geral (tirando as famílias dos soldados q estão servindo no Afeganistão) só vêem nos noticiários da TV!!!

    é uma obra-prima mesmo!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Grande Leo,
    Navegando pelo teu blog (que eu curto demais, parabéns) encontrei esse post sobre ZDM. ZDM foi um dos motivos que me levou a colecionar quadrinhos novamente cara, o texto e a arte casaram direitinho (é que eu fico puto quando o texto é bom e a arte não é legal, ou vice-versa rsrsrs). Quando eu li uma prévia, não lembro aonde agora, já fiquei louco pra comprar. Concordo com tudo o que tu falasse no post, que por sinal ficou excelente. Virei fã do Brian Wood na hora. Assim que eu li o primeiro volume já fiquei naquela espera louca pelo próximo. E a ótima notícia é que o volume #5 tá previsto pra sair este mês ou em março. Tá valendo muito a pena colecionar alguns encadernados da Vertigo: Sweet Tooth, que termina agora, Vikings, que eu espero que eles não abandonem, Frequência Global foi demais também, Escalpo que já tá previsto... e por aí vai.
    Valeu Leo, abraços!

    ResponderExcluir
  4. "E a ótima notícia é que o volume #5 tá previsto pra sair este mês ou em março. "


    Valeu mesmo por ter curtido esta matéria, fabiano.... tbm sou fanzaço de ZDM!!!

    E agora q eu notei (revendo este post) q lá se foram 2 ANOS desde q lançaram o Vol. 4, hein? Mas o 5º encadernado tá vindo aí mesmo e já vi até a capa da edição (será a mesma imagem q eu postei acima do arco: "Sangue no Jogo - Blood In The Game")!!!

    Ah, e uma curiosidade boba sobre a série ZDM.... mas q teve influência na criação deste blog: Eu (q sou publicitário) fiquei tão fascinado com as CORES e composições do Vol. 1 de ZDM, q as utilizei pra criar este blog: repare q as cores do "Submundo" são as mesmas presentes nas capas internas do Vol. 1 de ZDM: com tons de preto, branco e vermelho escuro (adorei essa combinação e apliquei aqui no blog, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito maneiro essa ligação visual do blog com a ZDM Leo, vou confessar que eu não tinha percebido até tu falar. E legal por revelar qual será a capa do #5, eu tava curioso pra saber mesmo. A periodicidade dessa série é longa, mas fazer o que né, tá valendo a pena esperar, enquanto isso eu releio os primeiros volumes rsrsrsrs. Ainda bem que outras boas séries estão sendo lançadas nesse meio tempo. Minhas próximas compras serão: Sweet Tooth #6 (conclusão!!!), ZDM #5, Cuba #1 (tô na expectativa por essa hq, acho que vai ser boa) e Hellblazer Origens #7, que é a última da fase do Delano né, excelente por sinal.

      Excluir
  5. "E legal por revelar qual será a capa do #5, eu tava curioso pra saber mesmo."


    Oi, fabiano.... tdo bem?

    em breve eu estarei postando a capa oficial do Vol. 5 aqui no blog (já me mandaram ela, mas em baixa resolução - vou esperar me mandarem uma versão melhor, pois gosto de postar as capas aqui com a melhor qualidade possível). Tbm vou aproveitar pra ver se descubro o conteúdo dessa ed, embora eu acredite q façam a mesma coisa q fizeram no Vol. 4: juntando 2 encadernados americanos numa ed. só (se for assim, a série deve acabar no Vol. 8 aqui no Brasil)!!!

    da Vertigo, a próxima q irei comprar é "Fábulas 16" (q entra agora em reta final, com o cancelamento da série anunciado lá fora - provavelmente irá até o Vol. 22).... e sigo no aguardo do "MP - Raízes 2" (cuja novela em torno do lançamento continua por tempo indeterminado, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...