09/06/2023

O FIM da "Coleção Clássica Marvel" (CCM): Série é Cancelada pela Panini no Vol. 64...

A PIOR notícia do ano no mercado nacional de HQs... É como podemos definir o anúncio OFICIAL da Panini sobre o CANCELAMENTO da "Coleção Clássica Marvel" (CCM) no Vol. 64 (em outubro)!

"Coincidentemente" o anúncio foi feito 1 dia após a divulgação da saída de Leonardo Raveggi do quadro editorial da Panini, o que pode significar uma mudança interna de planejamento e foco comercial: Jogando a credibilidade da editora na lata do lixo, já que a "CCM" se soma, agora, às demais coleções de clássicos que a Panini abandona pela metade e deixa incompletas no Brasil ("Bibliotecas", "Maiores Clássicos", "Crônicas DC", "Lendas DC", "Coleção Histórica Marvel" - a das "caixinhas", etc)!    

Confira abaixo:

O FIM da linha "CCM"... Foi anunciado de forma "estratégica": Em meio às notícias de alguns lançamentos pra agosto e em meio à uma série de cupons de desconto no site da editora (pra tentarem "amaciar" as reações do público: O que não adiantou muito, diga-se de passagem, já que as redes sociais da Panini refletiram o descontentamento dos leitores que vinham acompanhando a coleção). Um dia antes do fatídico anúncio, Raveggi se despedia publicamente dos leitores (ele alegou apenas que irá voltar pra sua terra). Particularmente falando, acho que a gestão do italiano foi a melhor que a Panini já teve em seus mais de 20 anos de atuação no Brasil, pois com ele tivemos todo um leque de encadernados e coleções de clássicos (que agradaram em cheio os leitores mais veteranos - que pediam há tempos que a Panini focasse em materiais mais antigos e consagrados da Marvel e DC). E foi o que tivemos: "Coleção Clássica Marvel", A proliferação das "SAGAS" ("Batman", "Superman", "LJA", "Flash", "X-Men", "Aranha", e "Demolidor" - além dos "Titãs" que estreia em breve), A ascensão dos "OMNIBUS", A chegada do selo "EPIC Collection" no Brasil, As coleções de "Tiras" ("Aranha" e "Conan"), e os selos "Vintage" (da Marvel e DC). Mas a "CCM" era a coqueluche dos leitores Marvel que apreciavam um bom clássico, e ela chega agora à um amargo final!

Nesta matéria especial (em clima de obituário), selecionei algumas CAPAS italianas da coleção: Que lá fora já passa do Vol. 320 (imagem que abre esta postagem, com o "HULK" cheio de raiva e ódio: Que nem EU estou agora, rs)... Sim, a "CCM" no exterior já ultrapassa a marca de 300 encadernados, e entre eles podemos observar acima: O Vol. 100 (com o "Cap. América" de Steranko); Um "Hulk" com a 1º aparição de "Wolverine"; Os "Vingadores" (que ainda teriam muito material clássico INÉDITO pela frente); A "Morte de Gwen Stacy"; A 2º Gênese dos "X-Men"; "Hulk X Surfista", A estreia do "Dr. Estranho" na coleção (Vol. 201); e o "Cap. América" de Jack Kirby (no Espaço). Abaixo, uma assombrosa capa com o "Dr. Destino" no "4F" de Lee/Kirby (que continuará incompleto no Brasil). Outra série que lamentavelmente ficará incompleta por aqui é o "THOR" (de Lee/Kirby), que estava entrando em seu AUGE de melhores histórias. A "CCM" lá fora também contemplaria a série dos "Defensores" e o "Surfista Prateado" (entre os Vol. 100 e 200)!
 
Os motivos "REAIS" para o cancelamento ficarão pra imaginação do leitor... Já que a Panini deverá justificar sua decisão de forma que ao mesmo tempo se defenda de possíveis pedradas dos leitores (ou seja: Não dá pra confiar totalmente no que dirão, já que a prioridade será "amenizar" o impacto negativo). Fico chateado e revoltado com esse cancelamento, a ponto de chegar a pensar (novamente) em desistir de continuar com os gibis nacionais e partir definitivamente pros TPs importados (mandando as editoras brasileiras pra PQP de uma vez por todas - Algo que eu já devia ter feito há mais de 20 anos atrás). Enfim, não vou tecer críticas à Panini sem antes considerar que ao menos ela tentou oferecer material clássico em formatos variados durante a gestão do Raveggi e que a CRISE econômica atual do país não deve ser desconsiderada num cenário onde grandes empresas tem fechado suas portas e demitido funcionários em massa pelo Brasil afora (não vou entrar em questões políticas aqui, mas todo o planejamento de uma empresa e suas projeções financeiras MUDAM e se adequam conforme a situação econômica vigente - Falo isso, porque acredito que a "CCM" teria continuado pra além do Vol. 100 se o cenário atual estivesse favorável pra empresa E para o consumidor). A "CCM" era prevista inicialmente pra 60 Vol. mas ainda terá 4 adicionais: Vol. 61 (THOR), 62 (Vingadores), 63 (Cap. América), e 64 (Aranha)!
 
Até+

80 comentários:

  1. Oi Leo, por décadas os leitores de gibis no Brasil sofrem com o descaso e falta de cuidado das Editoras. Cancelamentos, erros de impressão, distribuição errática, papel jornal muitas vezes insuportável, tradução porca, cores erradas, alteração de capas, lombadas que não se alinham, preços as vezes injustificáveis e repetecos de histórias a exaustão, num curto periodo de tempo. Mesmo assim, a gente se ilude e acredita que pode ser diferente e realmente acontecer e se realizar algo que se possa ter orgulho de colecionar e desfrutar por completo... eu tinha essa sensação com a CCM, saboreando cada volume com as moedinhas contadas esperando as próximas edições... decepção.... nem mesmo os melhores Super-Heróis do nosso mundo imaginário das hqs podem vencer a insensibilidade de quem toma a decißão de cancelar o sonho de tantas pessoas. Queria ser o Conan agora, pra tomar um caneco enorme de cerveja em alguma espelunca portuária, e cair de porre até superar esse cancelamento. Abraço...Paulo Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo... Tdo bem?

      É pra LEÃO ser colecionador de gibis no Brasil, hein? hehe... Qtas vezes vimos o mesmo filme se repetindo? Com todos os elementos q vc citou acima (e seja pela Editora Abril, Panini, Mythos, Salvat, Eaglemoss, etc). Praticamente todas as editoras nacionais (de pequeno, médio, e grande porte) já tiveram a chance de scanear o leitor de alguma forma (e aproveitaram a chance). O pior é q na maioria dos casos, os cancelamentos poderiam ser evitados com NOVAS medidas de venda, por exemplo: Se a "CCM" não se sustentava com a distribuição em bancas, a Panini poderia ao menos tentar manter apenas as assinaturas com tiragem menor e reajuste de preço OU até mesmo propor um financiamento coletivo (como fez a Mythos com o "Tex em Cores": q teve uma sobrevida via Catarse). Enfim, o q falta mtas vezes é boa-vontade das editoras em atender as necessidades de parte dos clientes (mesmo sendo possível fazer isso de alguma forma)!

      E eu me junto à vc nessa cantina de baixa índole da Era Hiboriana... para dividirmos juntos esse caneco pra afogar a desilusão, rs. Sério, fiquei bastante chateado e decepcionado com esse cancelamento, sendo q eu ainda estava me recuperando dos cancelamentos de "Tex Ouro" e "Tex Ed. Histórica" no ano passado. Nem curei a dor de corno e tomei outro chifre agora, kkk!

      Abs!

      Excluir
  2. Saudações comandante Leo!

    Cara corroboro com toda indignação, revolta e decepção que vc trouxe na matéria. Ao saber da notícia me senti e estou sentindo ainda como quando vc muda de escola, ou tem de sair daquela turma de amigos que gosta, ou quando um grande colega de trabalho sai da empresa. Alguns podem achar e dizer que é exagero, afinal de contas é só um produto comercial que foi descontinuado.

    Mas pra nós leitores e colecionadores das antigas, essa coleção foi aquele resgate do prazer inocente da infância/adolescência de chegar nas bancas sua revista favorita, a gostosa ansiedade de aguardar o próximo número. Não vi justificativas por parte da editora pra essa tão drástica medida. Será não vendia bem, ou não havia engajamento suficiente do leitor colecionador? Acho difícil que seja esse o motivo, dado os comentários na mídia, canais de gibitubers, grupos de leitores no whatsap e telegram, sempre positivos e elogiosos a coleção.

    Bem seja qual for a maléfica razão causadora dessa catástrofe editorial, do meu lado estou por assim dizer numa contagem regressiva para o término do hábito de frequentar e consumir revistas em quadrinhos nas bancas. O lixo, tranqueira e porcaria que se tornaram as grandes editoras de super-heróis Marvel e DC não me motiva e acho que também a grande maioria dos leitores que há décadas acompanham esses universos ficcionais.

    Acontecimentos como esse, me fazem ver que estava correto quando decidi produzir meus próprios encadernados e coletêneas com os scans disponíveis na internet, tenho já impresso alguns materiais bacanas e alguns clássicos adquiridos e aguardando a impressão e encadernação. E fodam-se as editoras com aquela lenga-lenga de "o leitor tem de adquirir os lançamentos", "falam pra publicar e depois não compra!" e coisas do tipo porque quando o leitor comparece é tolhido da sua coleção preferida de uma hora pra outra.

    É isso comandante vamos seguindo até onde der. Ainda restam algumas "Sagas" sendo publicadas, está em curso a "EPIC Collection", os "ônibnus" de material consagrado. É o que temos pra nos consolar dessa perda lamentável da CCM. Obrigado por externar o sentimento acho que todos os leitores aqui do SubmundoHQ, me senti representado no seu desabafo.

    Valeu, obrigado e até a próximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Pois é, amigo... Mesmo q mtos digam q é uma chateação "fútil" (ou coisas do tipo), pra nós (q colecionamos e investimos nosso tempo e dinheiro pra mantermos nossas coleções - e cada um de nós sabe bem o sacrifício individual e particular q passamos pra continuarmos adiante) fica aquele gosto amargo de derrota, de final de copa do mundo tomando de 7x1, e de sentirmos q nos dedicamos com MAIS paixão às nossas coleções do q a própria editora q as publica!

      Eu tenho certeza ABSOLUTA de q a "CCM" poderia ter sido salva com uma mudança de estratégia de vendas... A situação econômica apertou pra editora? Ficou inviável continuar mantendo uma tiragem alta contando com a distribuição em banca? Ora, bastava manterem SÓ as assinaturas então, ou só a venda on-line (com a pré-venda garantindo a tiragem adequada) mesmo com um eventual reajuste de preço (já q reduzindo a tiragem o preço aumentaria). MAS ao menos o colecionador q chegou até aqui (mais de 50 encadernados) teria a OPÇÃO de continuar ou não a manter uma coleção mais restrita e segmentada. Eu, por exemplo, não me importaria de pagar um pouco mais se fosse a única forma de garantir a longevidade da coleção (nem q eu abrisse mão de outras HQs)!

      Mas é aquela coisa... FALTA boa-vontade dos editores, falta respeito pelo consumidor, e falta sagacidade comercial pra manter o NOME da empresa com credibilidade pra venderem NOVAS coleções daqui pra frente: Pois são poucos os q continuariam investindo em futuras coleções sabendo do risco ALTO de cancelamento e q a editora mantém a FAMA de abandonar coleções pela metade!

      E vc bem observou no penúltimo parágrafo acima, q os editores sempre vem com essa "conversinha mansa" de jogar a culpa no leitor q não compra o produto em nº suficiente pra dar lucro... sendo q todas as editoras CAGAM na cabeça daqueles q tentam manter suas coleções e se engajam nas redes sociais recomendando as mesmas. Q isso sirva de LIÇÃO pra todos nós: FODAM-SE as editoras daqui pra frente: O leitor tem mais é q baixar SCANS mesmo e produzir seus próprios encadernados (já q não podemos confiar e nem contar com aqueles q detém os direitos de publicação dos gibis q queremos ler e NÃO os publicam)!

      No mais... Obrigado por ter curtido a postagem (se é q podemos usar o termo "curtir" em um texto tão desolador e redigido sem nenhuma alegria ou satisfação, rs). Tbm sigo em frente até onde for possível, embora eu te confesse q minha vontade em abandonar as HQs nacionais tem aumentado cada vez mais. Tenho pensado mto em vender parte da minha coleção e deixar o resto pro meu filho: E recomeçar da estaca ZERO só com TPs importados e fac-símiles artesanais. É uma ideia q tenho fomentado na minha mente, sempre q fico remoendo o fato de eu ter tido a chance de recomeçar minha coleção só com as GRINGAS há 20 anos atrás e não o fiz: Acabei fazendo a CAGADA de confiar nas editoras nacionais do nosso querido "Bostil", kkk!

      Enfim... Sigo com o blog TBM (já aviso pq um amigo no zap me mandou msg achando q eu ia fechar o blog e largar tudo pro alto): Ainda não é pra tanto, rs. Só q esse GOLPE nos deixa mais calejados e descrentes nas editoras brasileiras (mesmo as maiores do porte da Panini). Vou continuar o trampo aqui no blog (q eu sempre fiz SEM me preocupar com monetizações e afins: Pois amo os QUADRINHOS em si, sejam eles em SCAN, Fac-Símiles, ou impressos oficialmente - A FORMA de consumir gibis vai de cada um, eu apenas noticio os lançamentos, cancelamentos, e faço avaliações pessoais daquilo q leio, rs)!

      Abs!

      Excluir
  3. Olha, é tudo muito precoce, mas me parece que a aposta é no gourmetização total. O Omnibus do Demolidor (em suas edições iniciais) parece-me o sinal disso. Entre ganhar ao longo do tempo com publicações "baratas" como CCM e arrecadar rápido com "buzões", a opção está dada. Então, pouco tem a ver com questões econômicas e políticas do país, e sim com o velho e permanente colonialismo. Afinal, se na Itália as edições mais baratas são um sucesso, por qual razão no Brasil, bem mais pobre em termos globais, são os produtos mais caros que se mostram viáveis? Respondo: porque o mercado é menor, mais elitizado e vale mais a pena (para a editora) lucrar já do que apostar no médio ou longo prazo. A ideia é aproveitar tudo antes que acabe (e vai acabar).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alvaro... blz?

      Verdade, amigo... Esse cancelamento da "CCM" é uma medida equivocada (falando como publicitário E empresário) e q trará repercussões negativas pra editora já a CURTO prazo mesmo. Explico: Um cancelamento desse porte, digo: de uma grande coleção (q lá fora já ultrapassa a marca de 320 encadernados e aqui não consegue nem chegar no 100) tira toda a CREDIBILIDADE da editora perante o leitor (tanto o novo qto o veterano), pois imagine a Panini tentando lançar uma NOVA coleção qq na praça? (seja Marvel, DC, Disney, etc)? O leitor q lembrar o q a editora fez com a "CCM" vai pensar mto antes de voltar a investir dinheiro em uma coleção q poderá ser abandonada à qq momento (a maioria vai desistir, com certeza)!

      E se a Panini continuar com o foco APENAS nos BUSÕES e deluxes custando maios de 150 ou 500 reais... Vai perder o pouco público q ainda resta de classe média e q não consegue manter gibis tão caros diante de outras necessidades mais urgentes do dia-a-dia (pagar as contas, se alimentar, pagar Uber, etc). O formato econômico (gibis na faixa de 20 a 50 pila) tem como principal função manter o leitor interessado nesse hobby (mesmo q tenha q vender tiragens maiores pra isso). Continuo afirmando q somos a ÚLTIMA geração de colecionadores de gibis: E temos vida útil (eu já passei dos 50: e meu filho NÃO demonstra q irá continuar minhas coleções)!

      Abs!

      Excluir
  4. Fala, Leo. Blz? Notícia péssima, que só mostra que a Panini não tem nenhum planejamento para o Brasil.

    Acredito que a linha "Epic" deve ir para o mesmo caminho do cancelamento, ainda mais que estão apostando inicialmente em materiais com pouco apelo. Não sei se vai vender bem... Podiam ter começado como foi nos Estados Unidos, que teve no lançamento o Thor do Ron Frenz e os Vingadores do George Pérez.

    Aparentemente, o material clássico deve ficar restrito às edições capa duras caríssimas (Vintage, Omnibus etc) até o momento em que a editora vai acabar com isso também e pensar em outro formato "genial", tipo voltar aos formatinhos (?!?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Fala, Leo. Blz? Notícia péssima, que só mostra que a Panini não tem nenhum planejamento para o Brasil."

      Das dias uma: ou a Panini lançou a CCM como teste, ou são burros mesmo. Eu explico: eu tava pegando só as ediçoes do Thor, achava um saco ter de esperar quase 2 meses pra pegar uma niva ediçao, fora os aumentos que provavelmente viriam e com eles o risco do cancelamento. O formato epic me supriria de forma bem melhor, além de ser menos pesada (no bolso tambem) do que os omnibus.

      "Acredito que a linha "Epic" deve ir para o mesmo caminho do cancelamento, ainda mais que estão apostando inicialmente em materiais com pouco apelo. Não sei se vai vender bem... Podiam ter começado como foi nos Estados Unidos, que teve no lançamento o Thor do Ron Frenz e os Vingadores do George Pérez."

      Desculpem os fãs do quarteto, mas já encheu o saco a Panini estar focada nesse grupo, enquanto fases boas do Homem de Ferro, Motoqueiro Fantasma, Justiceiro e outras não dão nem sinal de que vão ser republicadas.

      "Aparentemente, o material clássico deve ficar restrito às edições capa duras caríssimas (Vintage, Omnibus etc) até o momento em que a editora vai acabar com isso também e pensar em outro formato "genial", tipo voltar aos formatinhos (?!?)"

      Esses repetecos do formato Vintage é outra coisa que tem me deixado irritado, muitos materiais deles saíram pela Salvat e são relativamemte fáceis de serem encontrados, não me entendam mal, sei que republicações são importantes, mas a Panini é 8 ou 80, ou republicam demais algum material até encher o saco, ou nunca republicam. As epics eram pra ter chegado aqui há pelo menos uns 2 anos, já devem ter lançado quase tudo do Aranha do Ditko e Thor do Kirby só pra citar alguns exemplos, enquanto aqui, o povo é tratado como palhaço tendo que aturar essa coleção sendo cancelada, tendo que pagar uma nota preta por ediçao histórica em capa dura do Aranha ou tendo que aturar esses repetecos da porra do selo Vintage

      Excluir
    2. E aí, Guilherme... blz?

      De fato, amigo... A gente vê qdo falta planejamento no momento em q a editora cancela uma coleção de grande porte SEM pensar e sem oferecer um "plano B" pro leitor: Tipo, continuar publicando SOB DEMANDA (só pra assinantes ou com financiamento coletivo, etc). Fica ruim pra empresa tbm, q perde a confiança e credibilidade com o consumidor (a repercussão negativa tem sido grande nas redes sociais)!

      A linha "EPIC" poderá naufragar mais pra frente sim... Caso a Panini resolva "intercalar" séries clássicas entre os selos "Epic", "Omnibus", e "Definitiva" (pois o leitor dificilmente investirá alto nas 3 linhas juntas). Espero q a editora tenha mais responsabilidade na condução do selo "EPIC" (q foi tão pedido pelos leitores nos últimos 10 anos)!

      E os "formatinhos" sempre serão o último bote salva-vidas, hehe... Lembra da Abril qdo cancelou as "Merdiuns" e voltou pro formatinho? kkk!

      Abs!

      Excluir
    3. "O formato epic me supriria de forma bem melhor, além de ser menos pesada (no bolso tambem) do que os omnibus."


      Concordo plenamente, L...

      A linha "EPIC" é atualmente o melhor custo-benefício entre as coleções da Panini: Diante do preço X nº de pág... E pra vc ter uma ideia, em apenas 5 edições no formato "EPIC": Teríamos fechado TODA a fase Lee/Kirby no "4F". E em 5 TBM fechava a fase Lee/Kirby no "THOR" (sendo q ainda sobrava um espacinho pra incluir as histórias do Neal Adams junto)!

      Abs!

      Excluir
  5. Fala,Léo!
    Suas postagens sempre foram, são e serão muito bem vindas, e aguardadas, mas essa em especial, não gostei nada...

    Confesso que estava algo receoso em relação à possível extensão desta maravilhosa coleção, devido a falta de um anúncio em relação à isso, já tão próximo do número 60!
    Achei a proposta espetacular, mas por ter quase todas as BHM lançadas anteriormente, não mergulhei de cabeça no início da CCM, pelo simples fato de não querer material repetido e principalmente, não me desfazer dos volumes da BHM, que gosto demais.

    Creio em 02 hipóteses; vendas abaixo do esperado, ou uma nova estratégia de lançamentos em outro selo, tipo os EPIC, com foram nos EUA.
    Mas, pelo exíguo mercado de leitores, acredito em vendas abaixo, num projeto gráfico e editorial que deve exigir maiores tiragens para se manter viável!
    Como a proposta inicial era de 60 volumes, pelo menos isso foi cumprido, com um "humilhante chorinho" de mais 04 volumes (todos ótimos), o que leva a crer, que havia previsão para mais edições.
    Provavelmente houve uma parada para "reposicionar" este tipo de material e sua demanda.
    Mas muita "coincidência", esta interrupção, UM dia após o comunicado de saída do Raveggi. Parece até quando o cartola de um clube de futebol diz que o técnico tem todo o apoio da diretoria, e o demite pelo telefone, após a entrevista!

    Em relação ao trabalho editorial do Raveggi, concordo com tudo!
    Achei excelente, com um grande resgate de muito material esperado há anos!
    Ele praticamente republicou a maioria dos quadrinhos que saíram "naquelas condições" pela RGE e Abril, na "fase de ouro", entre 1979 e 1986!
    Outro fator importante, ele me pareceu ter 02 características fundamentais para um editor de quadrinhos; GOSTAR de gibis e entender do assunto, como um leitor veterano, que frequentava bancas e acompanhava a evolução das publicações!
    Uma pena realmente a sua saída.

    Imagino que a aposta mais certeira seja em publicações mais auto contidas e coleções bem mais curtas. O formato EPIC, me parece perfeito para esta proposta, assim como as Definitivas, com 02 ou 03 volumes temáticos por ano.
    Valeu pelo timing da postagem
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Imagino que a aposta mais certeira seja em publicações mais auto contidas e coleções bem mais curtas. O formato EPIC, me parece perfeito para esta proposta, assim como as Definitivas, com 02 ou 03 volumes temáticos por ano."

      Exatamente

      Excluir
    2. E aí, Victor... blz?

      Eu tbm não gostei nem um pouco de ter q escrever este OBITUÁRIO pra linha "CCM": Q sempre falei aqui ser a minha coleção favorita entre todas no momento... Até então, as informações q se tinha (e q eu já havia comentado tbm) era de q a Panini havia ultrapassado o Vol. 60 em edição e tradução: O q me levava a crer q a continuidade seria CERTA pra uma extensão. Porém, mal sabia eu q seriam apenas 4 edições além da 60 q estavam sendo traduzidas!

      Se bem q eu ainda acho q essa decisão foi apressada... A saída do Raveggi 1 dia antes do anúncio do FIM da "CCM" parece a típica manobra de pular fora de um barco q tá afundando. Meu palpite: A "CCM" tava planejada pra continuar até mais além, MAS aconteceu alguma "guinada" repentina nos bastidores da editora e o quadro editorial foi alterado. E qdo se mudam os editores, é natural q todo o planejamento da gestão anterior seja revisto (e reformulado). Tudo parece ter acontecido às pressas, pois o anúncio pegou de surpresa até mesmo os profissionais terceirizados da editora E alguns gibitubers mais chegados aos editores tbm. Claro, ressalto q ainda é um "palpite" (talvez a VERDADE nunca venha à tona)!

      A hipótese de se continuar sob o selo "EPIC"... é uma possibilidade sim, apesar de q a escolha de se começar pelo "4F" do Walt Simonson, já denota tbm uma intenção de se intercalar fases distintas entre uma coleção e outra. Afinal, a fase anos 60 e 70 da Marvel poderia continuar na "CCM", enquanto os anos 80 seriam cobertos pelas "EPICS" e "Vintage". E os "Omnibus" seguiriam com a proposta de focar mais nos anos 90 e 2000 (como tem acontecido na maioria dos casos)!

      "Outro fator importante, ele me pareceu ter 02 características fundamentais para um editor de quadrinhos; GOSTAR de gibis e entender do assunto, como um leitor veterano, que frequentava bancas e acompanhava a evolução das publicações!"

      Perfeito... é exatamente o q eu penso tbm e o q eu espero de qq editor q venha a assumir esse cargo daqui pra frente. Deus nos livre de ver assumir a linha editorial da Panini um novo "Levi" ou algum estagiário militante de cabelinho roxo q nunca leu um gibi na vida!

      Abs!

      Excluir
  6. Em tempo, que capas!
    Sem dúvida, uma característica marcante desta coleção, essas capas no estilo "pop art", o que valoriza demais os desenhistas e personagens!
    Dessa vez, não é Alemanha 7x1 e sim Itália 7x1, por manter uma coleção tão foda , por tantos volumes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem nessas, Victor... rs!

      No começo eu até achava estranho o design das capas (parecia justamente q os gibis não tinha capa e começavam direto na história, rs). Mas depois q eu me acostumei, passei a adorar essa proposta gráfica e lamento mto a perda q teremos ao sermos privados de centenas de capas legais q nem essas italianas!

      Abs!

      Excluir
  7. Olá Léo!

    Mistura de tristeza e indignação é o meu sentimento em relação ao cancelamento da CCM. Para leitores de minha faixa etária era a última chance de ter contato com o Universo Marvel, contado desde os seus primórdios (anos 60) e de maneira cronológica.
    Passei minha infância e adolescência lendo os melhores conteúdos em quadrinhos, desde os clássicos Disney (Carl Barks, Floyd Gottfredson, Paul Murry, Dick Moores e tantos outros), e tb acompanhando a Era de Prata dos Quadrinhos de Super-Heróis (Marvel e DC). Quando a Panini lançou a CCM eu vi um sonho tornar-se realidade; porém, tudo que é bom dura pouco. Resta-nos, mais uma vez, sorver o amargo do descaso da editora em relação aos colecionadores brasileiros. Uma pena!
    Vou refletir se continuarei comprando quadrinhos.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tempo; domingo 04/06/23, vou à banca comprar o número 53 da CCM. Informo ao Jornaleiro que a coleção se encerrará no número 64e ele fica surpreso. Disse-me que é a coleção que mais vende; que tem fiéis compradores.
      Continuo sem entender o cancelamento.

      Excluir
    2. Passei pela mesma experiência, no meu caso ontem sábado (03/06/23). Comentei do cancelamento da coleção e os três jornaleiros das três bancas que frequento se mostraram surpresos, já que eles sempre tinham pedido de reserva da coleção de todos os números que recebem. Bom o porquê do cancelamento só a dona Panini é capaz de esclarecer.
      Valeu! Um abraço!

      Excluir
    3. E aí, Tadeu... blz?

      Nem me fale, amigo... A minha desilusão com esse cancelamento se reflete agora no meu descontentamento GERAL com o mercado nacional de HQs: Já q perdi completamente a confiança no trabalho e continuidade de qq editora daqui pra frente. A Panini é uma editora de grande porte e fez uma cachorrada dessas, sem se importar com a própria credibilidade e com o nome da empresa. Imagina q compromisso terá uma editora de pequeno ou médio porte então? Difícil estabelecer um vínculo de confiança entre editora e leitor daqui pra frente, né?

      "Vou refletir se continuarei comprando quadrinhos"

      Tenho pensado mto nisso tbm nos últimos dias... é mto tempo e dinheiro q investimos nas nossas coleções. É mta paixão q depositamos nesse hobby: o tempo q passamos lendo e curtindo as histórias, o tempo q eu já perdi escrevendo resenhas e comentários sobre essas coleções aqui no blog. Não vou te mentir: A vontade q me deu na hora foi de abandonar tudo mesmo e ir arrumar outro hobby (como já sugeriu um editor da Abril certa vez)!

      Abs!

      Excluir
    4. "Em tempo; domingo 04/06/23, vou à banca comprar o número 53 da CCM. Informo ao Jornaleiro que a coleção se encerrará no número 64e ele fica surpreso."


      Oi, Tadeu... Ironicamente, estive na loja de gibis daqui hj à tarde (comprei a "CCM 52" do ferroso e "A Saga dos XM 12"), e o dono da loja TBM estava com a mesma sensação de "surpresa" (embora ele já soubesse da notícia há alguns dias). Segundo ele, a "CCM" era uma coleção com um público fiel e uma das mais reservadas na loja!

      Abs!

      Excluir
    5. "Passei pela mesma experiência, no meu caso ontem sábado (03/06/23). Comentei do cancelamento da coleção e os três jornaleiros das três bancas que frequento se mostraram surpresos"


      Mesma coisa por aqui tbm, LEPM... rs!

      A "CCM" estava entre as coleções mais populares na loja daqui (talvez perdendo só pra algumas "SAGAS" e coleções de mangás: q tem público forte tbm)!

      Abs!

      Excluir
  8. Como o assunto é pertinente, foi mal por me alongar, mas em relação a uma canibalização entre as coleções, o tema merece uma abordagem mais fria.
    De um modo geral a maioria dos leitores sempre desejou uma variedade de formatos no mercado, para exercer o direito de escolha, do que comprar.
    Considero que opções diferentes de um mesmo produto, como nos EUA ,demonstram uma "maturidade" do mercado de HQs.
    Pois foi exatamente isso que a editora fez; CCM e Definitivas simultâneas!

    Então, o problema não é o leitor que prefere e compra uma Definitiva em detrimento da edição "econômica" da CCM, ou vice versa. Muitas vezes, com os descontos, vale mais a pena comprar uma Definitiva ou até um Omnibus, do que várias edições econômicas.
    O maior problema mesmo, é o tamanho do público leitor/consumidor e a "extinção daquele negócio chamado banca"
    que certamente exige uma logística e custo maiores para distribuição e margens de lucro bem apertadas!
    Portanto para manter as margens, as editoras vão manter os projetos editoriais que as alimentam e dão lucro significativo, como a padaria da esquina que ainda existem!).
    Mas como faz falta um editor que gosta e entende de quadrinhos e se identifica com uma grande parcela dos "dinossauros leitores"!

    Particularmente, prefiro muito mais ler volumes menores em capa cartão!
    Mas acho ótimo que publicações diferentes, como os Omnibus do 4F, sejam lançadas, afinal são materiais que eu há muito queria ter completos (me recordo da frustação do lançamento de apenas 04 volumes dos Grandes Clássicos do Quarteto, encerrada bem antes da metade!).
    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Victor...

      A questão merece mesmo uma análise mais profunda e feita sem "cabeça-quente" (como estou me sentindo agora, diga-se de passagem: já q não digeri essa notícia desde o momento em q foi confirmada)... Mas sim, podemos tecer alguns pontos numa avaliação geral sobre os formatos diversos e a "canibalização" das coleções!

      O exemplo mais gritante foi a da "CCM" do "Aranha" e "X-Men" se darem praticamente ao mesmo tempo q as suas respectivas "Ed. Definitivas"... Na reta final das "CCM", ainda anunciaram a "Definitiva" do "Demolidor" q cobriria exatamente as 20 primeiras HQs da fase clássica (o mesmo material q havia acabado de sair ao longo das "CCM" do demo)!

      Só acho (opinião pessoal minha) q o leitor tem a falsa ideia de ter "opções" de escolha nos vários formatos disponíveis... Pois não acho q haja uma "opção" real no momento em q a editora lança 2 coleções simultâneas em formatos diferentes e CANCELA a q ela quiser depois de 60 edições. Se eu soubesse disso antecipadamente, eu teria optado por fazer a "Definitiva" do Aranha, por exemplo: Mas escolhi a versão da "CCM" e me ferrei, pois a editora decidiu por mim qual coleção descontinuar. É complicado, né? rs!

      No mais... Tbm prefiro edições de menor porte: As "CCM" e "Sagas" eram perfeitas pro meu gosto!

      Abs!

      Excluir
  9. Oi Leo!
    Eu vou evitar me repetir com o comentário que fiz anteriormente, e farei apenas algumas considerações que deixei de lado nele!
    Eu confesso que esperava que a coleção fosse estendida, mas de certa forma já imaginava que dificilmente ela chegaria aonde ela está atualmente lá fora!
    Não sou vidente, mas minha experiência como colecionador já mostrou que coleções no Brasil não podem\devem ser muito extensas, porque "enjoam"!
    Eu fiz as coleções da Salvat e Eaglemoss, e vi que depois que elas sofreram sua primeira extensão, as vendas diminuíram, e quando a preta sofreu a sua segunda expansão (e última) as críticas aumentaram e as vendas diminuíram ainda mais, aí aconteceu tudo aquilo e elas foram canceladas (as da Salvat, já que as da Eaglemoss foram até o fim, mas só por venda virtual)!
    O público brasileiro é muito "frívolo", só busca novidade, e assim que ela "envelhece" é rechaçada de lado!
    Recentemente ouvi um podcast sobre HQs européias, e nele comentando sobre o mercado brasileiro, soube que "Incal" do P&N, em sua primeira edição vendeu muito bem, e já na terceira e última edição, as vendas foram bem fracas, onde foi ressaltado que o público brasileiro "não gosta" de publicações\coleções de muitos volumes!
    Agora vou contar uma experiência de vida que se encaixa bem neste caso:
    Uns 15 anos atrás eu trabalhava para a Defensoria Pública e fiz a dissolução de União Estável de um cliente que era vendedor de DVDs piratas. Como advogado você tem de conhecer seu cliente, saber de ganhos, vida pessoal, etc., e numa das perguntas perguntei a ele o que ele vendia, como era o lucro, etc.
    Ele me disse que o tipo de clientela geral queria sempre "o novo" o que estava no cinema, ou recém saído oficialmente em mídia física, e que filmes antigos não vendiam!
    Era o mesmo caso das locadoras de filmes onde o público sempre preferia "novidade" e filmes antigos raramente eram alugados!
    É costume do brasileiro isso, não ter tradição, não valorizar o antigo, e cultuar o novo sempre, não importando por vezes a qualidade duvidosa deste!
    Eu aprendi que como colecionador:
    1-Nunca teremos TUDO que foi publicado antes republicado novamente, isso vale até para títulos lançados poucos anos atrás!
    Será que "Sonja-Crânios Flamejantes" que saiu pela Panini tem chances de ser relançado encadernado? Provavelmente ficará somente nas edições da Panini em mini-série pelos próximos 50 anos e olhe lá!
    Veja quantos títulos lançados nos Anos 90 no Brasil que permanecem perdidos no limbo editorial, muitos até com apelo comercial forte, mas com poucas chances de serem republicados como "HawkWorld", "Nick Fury vs. SHIELD", etc;
    E séries que nem lá fora possuem versão digitalizada para serem republicadas como o Demolidor de Denny O'Neil que permanece incompleto até lá fora, não podendo ser republicado na íntegra!
    Não vendeu bem, não tem como continuar, a empresa é capitalista e não idealista, portanto temos de aceitar as coisas por piores que sejam!
    Como eu disse ainda tem os os "Omnibus", a linha "Epic Marvel" e "Edições Definitivas", e todas elas possuem materiais clássicos publicados ou que seriam publicados nesta linha da CCM!
    É claro que vai mudar o formato e o preço, mas não podemos fazer nada em relação a isso, cancelamentos acontecem tanto aqui como lá fora, a única coisa que podemos fazer é continuar lutando para manter nosso hobby!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Pois é, eu tbm até já tinha comentado contigo uma vez... q eu "chutava" (palpite) q a "CCM" fosse chegar até o Vol. 100 ou 120, e q a partir daí fosse continuada em outros formatos e selos (quem sabe até com a linha "EPIC" pra cobrir o material após o Vol. 100. Pq eu cheguei nesse "palpite"? Simples, eu achei (ingenuamente) q a Panini não iria se queimar publicamente q nem a Salvat fez, ao cancelar uma coleção de tamanho porte sem ao menos "tentar" levá-la o mais adiante possível. E achei razoável chutar umas 100 edições, pelo fato de q a Salvat conseguiu emplacar 135 Vol. em CAPA-DURA da coleção preta e mais 100 da capa-vermelha. Assim, achei q a panini não iria querer ficar mto atrás dessa margem!

      No mais... achei mto interessante seu relato pessoal sobre o lance dos DVDs. Vc sabe q eu tbm já fui sócio de uma locadora, né? Isso foi no começo dos anos 90 (eu tinha 20 anos) e entrei como sócio numa locadora de VHS (na época não tinha DVD) oferecendo como capital social centenas de cartuchos de vídeo-game q eu tinha (na época eu revendia jogos trazidos do "exterior", quase aqui do lado do nosso país, rs). Em troca, tbm passei a trabalhar como atendente na locadora (ganhando mais um salário de funcionário além das minhas cotas sociais no lucro dos games)!

      Dito isso... presenciei exatamente o q vc relatou: O público partia todo fim de semana pra uma luta em conseguir apenas os lançamentos do mês (e fazer um pacotão de filmes com eles). Os filmes antigos (de "acervo") até saíam tbm, mas em escala BEM menor e mais como "complemento" pra fechar um pacote de lançamentos (eu propus pra locadora uma técnica de "quantidade" pro consumidor fazer um "pacote" de vários dias: qto mais filmes alugasse, mais tempo ficava até com os lançamentos - isso fazia o cara levar um monte de "acervos" junto e girava mais os filmes na prateleira)!

      Mas era bem esse tipo de pensamento "rasteiro" q o público tinha: O importante era o filme ser LANÇAMENTO - mesmo q tivesse mta coisa melhor e mais rara disponível em acervo. Por exemplo: O cara nunca tinha visto os TERRORZÃO mais fóda q eu recomendava ("Hellraiser 2", "Fome Animal", "The Hidden - O Escondido") e preferia alugar umas porras de "Leprechaum" e afins (só por serem "lançamento", kkk)!

      E meu muitíssimo obrigado à vc, amigo... Por ter despertado uma ideia de futura postagem aqui pro blog: "Títulos q Não São Republicados HÁ décadas" (q tal o nome? hehe). Na postagem, eu listaria diversos títulos q o leitor brasileiro só viu por aqui em sebos, rs. Acho q poderia ser uma ótima pauta quem sabe até pra uma coluna regular por aqui, hein?

      Abs!

      Excluir
  10. "Como eu disse ainda tem os os "Omnibus", a linha "Epic Marvel" e "Edições Definitivas", e todas elas possuem materiais clássicos publicados ou que seriam publicados nesta linha da CCM!"

    Maior burrice que fizeram, foi terem lançado essa joça de CCM ao invés da linha Epic. Se era pra cancelar só com sessenta e poucos volumes, era melhor nem ter começado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, L... blz?

      Sou obrigado a concordar com vc nessa... Qdo a panini lançou as "CCM", já haviam inúmeros pedidos anteriores pra q ela trouxesse a linha "EPIC" pro Brasil. Mas ela sempre ignorou os pedidos dos leitores nesse caso e se passaram 10 ANOS de atraso até resolverem arriscar as "EPICs" por aqui. Tivessem tentado elas antes das "CCM", talvez o leitor já estivesse com a fase clássica da Marvel (anos 60) completa por aqui!

      Abs!

      Excluir
  11. "É costume do brasileiro isso, não ter tradição, não valorizar o antigo, e cultuar o novo sempre, não importando por vezes a qualidade duvidosa deste!"

    Tartarugas Ninja, Máskara, Voltar, Tarzan... todos materiaia antigos, publicados por editoras pequenaa. Se esses materiais de nicho vendem, imagine materiais classicos dos medalhoes da Marvel e DC. Até os leitores mais mente aberta tao torcendo o nariz pras panfletagens atuais da Marvel e DC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi L!
      Minha metáfora em relação ao " novo" é no sentido de coleção que conforme segue envelhece em conceito, e o público brasileiro em geral quer é novidade, publicação nova, encadernado novo, etc., não dando valor naquelas coleções em andamento!
      Abraços!

      Excluir
    2. Sim. Concordo, e o fato da coleção ser enorme, definitivamente é um empecilho que mataria a coleção

      Excluir
    3. Verdade, L...

      Se o leitor "moderninho" quisesse saber das merdas atuais da Marvel e DC, as revistas regulares não teriam sido praticamente "enxugadas" em menos edições mensais. Enquanto a panini faz c* doce, as editoras menores vão crescendo pelas beiradas (P&N, Figura, Tundra, Alta Geek, JBraga, Saicã, etc)!

      Abs!

      Excluir
    4. Olá, Leo, Elcio e L.
      "Minha metáfora em relação ao " novo" é no sentido de coleção que conforme segue envelhece em conceito, e o público brasileiro em geral quer é novidade, publicação nova, encadernado novo, etc., não dando valor naquelas coleções em andamento!"
      Em relação à Salvat de capa preta, anunciaram inicialmente 60 edições, que comprei mesmo havendo repetições em materiais que haviam saído pela Panini (como o início do Justiceiro do Garth Ennis e do Joss Whedon em X-Men), pois os preços eram bastante acessíveis.
      Quando anunciaram a expansão, decidi adquirir somente as de numeral romano com as HQs dos anos 60 e 70, com material inédito ou que havia saído somente em formatinho. Ignorei as demais pois priorizava muito material recente como Deadpool, Hulk Vermelho e outras bobagens com roteiros e desenhos horrorosos (claro que tinha algum material bom, como o Demolidor de Mark Waid, mas que tinha saído recentemente pela Panini). Assim, decidi encerrar não por "enjoar", mas pela queda de qualidade das histórias daquele ponto adiante, acrescido do aumento de preço, sendo que as últimas edições da Salvat de capa preta estavam quase o triplo das edições iniciais.

      Excluir
    5. Oi, André... blz?

      De fato, a Salvat começou com um preço bastante competitivo (abaixo do mercado e oferecendo gibis em capa-dura por 30 pila)... Mas no decorrer da coleção, os reajustes foram se tornando frequentes e depois do Vol. 100 o preço de uma edição já tornava inviável a manutenção da mesma pela leitor! Eu comprava as edições da Salvat bem salteadas (somente se o arco me interessasse ou se não fosse repetéco)!

      Seja como for... A Salvat meteu 135 Vol. em capa-dura numa coleção (e a Panini não consegue mais do q 64 num formato econômico: complicado, né)?

      Abs!

      Excluir
  12. Desde o princípio, achei uma bosta essa CCM.

    1-Odiava ver as capas originais e logotipos das ediçoes republicadas serem traduzidos

    2-odiava ter de esperar quase 2 meses pra pegar cada ediçãs do Thor, a única que eu tava comorando religiosamente

    3-odiava ter de ficar ao Deus dará dessa bosta, sabendo que era quase certo de que essa porra não ia se sustentar, pois a Panini em sua imbecilidade (ou cafajestice) publicava concomitantemente em ediçoes definitivas os mesmos materiais de personagens como Aranha e X-men e pra "melhorar" as vendas da CCM decidiu anunciar ediçao definitiva do Demo, o que vocês acham que os leitores iriam escolher: esperar uma eternidade pra fechar a coleçao ou , conhecendo as Panini, evitar riscos e pegar tudo de uma vez nas ed. definitivas?

    4-saber que nos EUA, fases classicas como o Aranha do Ditko, Thor do Kirby, Homem de Ferro do Layton foram publicadas pelo selo Epic em sua totalidade ou quase, me fez odiar ainda mais essa bosta de coleçao, que além de economizar tempo pro leitor, seria mais econômica pro bolso também no lugar dos famosos omnibus.

    Essa coleção foi mais uma das palhaçadas da Panini Brasil, também conhecidas como paninadas. Nada mais justo pra uma editora de merda que brindou os leitores com CHM do Aranha com histórias aleatórias e fora de ordem, Artbook do Conan com porra de boneco de Conan índio e mensal de 40 pgs com capa cartão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, L... blz?

      1) No começo, eu tbm não curtia o padrão das capas: MAS, depois q me acostumei ao "desconforto" visual inicial, acabei até gostando da ideia e passei a achar um diferencial pra coleção esse estilo de capa (tirada de quadros internos das histórias)!

      2) Nesse ponto eu tbm me irritava com a demora de continuidade pra algumas séries, principalmente a do "Cap. América" (q foi a q menos edições teve entre as 64 da coleção brasileira)!

      3) O "canibalismo" q a própria panini promovia contra suas edições... eu sempre critiquei qdo feito em uma janela de espaço mto curta (como era o caso com as "CCM" e "Definitivas" do Aranha, XM, e Demolidor - o MESMO material competindo em 2 formatos distintos: Era claro q isso iria "dividir" o público e reduzir o potencial de vendas de cada uma das 2 coleções)!

      4) As "EPIC" demoraram tempo demais pra saírem por aqui mesmo... Cara, 10 ANOS é tempo pra caralho: E podíamos já ter toda essa fase clássica completa se as "EPIC" tivessem, saído antes das "CCM" (e não foi por falta de pedidos dos leitores)!

      "Paninada" nível "MESTRE dos MAGOS" mesmo, rs!

      Abs!

      Excluir
  13. Virou rotina para colecionadores brasileiros que veem as suas coleções serem canceladas antes da hora. Eu cheguei a comprar alguns volumes dessa coleção, muito embora com relação a Marvel eu prefira os arcos dos anos 70 e 80 onde se obteve um conteúdo mais adulto a partir da morte de Gwen Stacy e que para mim foi o encerramento da era de prata dos quadrinhos.

    Atualmente eu compro a Saga dos X-Men e Batman, sendo que a primeira eu torço que vá longe, mas estamos falando da Panini né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      De fato, amigo... A "Morte da Gwen" foi um marco q decretou o FIM da Era de Prata e o início da "Era de Bronze" nas HQs!

      Claro, outras HQs (da Marvel e DC) se juntaram à "Morte da Gwen" tbm... pra formarem essa "mudança de paradigma" nos quadrinhos (q perderam parte daquela aura mais "pueril" da Era de Prata e deram início ao realismo sombrio e violento da Era de Bronze). Essa passagem de "Eras" foi relatada no LIVRO: "A Era de Bronze" (do Roberto Guedes)!

      Abs!

      Excluir
  14. DECEPCIONADO!!! ...Alguém aqui sabe como comprar as edições italianas da Coleção Clássica??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei esse site https://store.corriere.it/fumetti/super-eroi-classic/e6SsEWcW5VEAAAFa4pIO3Os9/ct

      Excluir
    2. Mas só entrega na Itália. Chequei também na Amazon.it e tem pouquíssimos números. Uma pena.

      Excluir
    3. E aí, marco antonio... blz?

      Bem, em outros tempos eu te recomendaria o EBAY mesmo, q é por onde eu comprava até meus "Falcons" importados (da Inglaterra, Espanha, e EUA). Porém, uma edição da "CCM" italiana por lá custa em média R$ 26 (mais barato q as da panini) MAS o frete vai pra uns 130 pila (aí inviabiliza, né)? Saca só:

      https://www.ebay.com/itm/314606279156?hash=item493ffed9f4:g:UMEAAOSwE7BkYess&amdata=enc%3AAQAIAAAA8IcbQoZJthOUAnWSGlXSJdZPg%2Bbp1wDQg5csDPO9V1aBhFY%2BBm%2B7LANbTLp55g2mQ52mPWQKJw6Qmrw7LzFm%2B%2BoQzsYwAdTjKOFA5WpjXkbdS4w86hGzGtFRRwOovIv9ly%2BXyzLUxFU7DdPZYZ2yDyV9gNSLyp2ZnYsnh6Y2ay3rEM4ujfQNOVSmyPRgAfmzNtWi1UMx9QVivxEYKWzBFzNl8K5pM472EGVPSsT1ExD%2BYJpVZ4MqlNFkWRZmjQtxXzAZNn6yziEVO2pCbkU%2FUV6awA5QTzcevJ44so6PbLgVkrJ9ZzJE4ENv%2FzyZl8DO4g%3D%3D%7Ctkp%3ABk9SR6Dp1PqRYg

      Abs!

      Excluir
  15. Fala Léo! Que decepção gigantesca! Ñ dá pra acreditar. Parece que a intenção da Panini é investir em edições definitivas. A única explicação plausível para essa catástrofe que eles fizeram. Tava muito bom para ser verdade, já que a CCM era praticamente a melhor oportunidade pra ter material clássico em ordem cronológica e num preço mais bacana. A última esperança para nós aqui do Brasil é a Epic Collection. Não é barata, mas tb ñ é tão absurda de cara. E tem a opção de pegar longas fases de determinado personagem. Fim de semana termina melancólico com essa notícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Diego... blz?

      Nem me fale... Hj eu peguei a "CCM" 52 (Homem de Ferro) e foi inevitável a sensação de "amargura" em saber q a coleção (minha favorita entre as vigentes) já foi "desenganada pelos médicos", rs!

      No entanto, não é querer me iludir... mas ainda posso manter a esperança de uma retomada das histórias clássicas através das "EPICs" mesmo, já q o selo passará a ser a melhor alternativa custo-benefício pro leitor (e q lá fora publicou praticamente todas as séries q vinham saindo na "CCM"). Enfim, antes de mais nada, é preciso ver o NAIPE do próximo editor q for assumir o lugar do italiano (se for um bostão tipo as gestões anteriores q não investiam em clássicos: Aí já era, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  16. Oi Leo!
    Esqueci de te prabenizar pela escolha das capas desta matéria!
    Confesso que gostei muito dessa do Capitão América na Lua (uma clara homenagem à conquista da Lua pelo homem em 1969), nunca tinha visto esta imagem, e me surpreendeu que ela é bem lá na frente na coleção sendo o nº 261, e caso a coleção tivesse continuado levaria ainda muitos anos para ser publicada no Brasil, e creio que esta história é inédita por aqui!
    Legal é que esta versão de capacete para respirar no espaço (sem precisar de traje de astronauta completo) era usado nos Superamigos. Lembra disso?
    Embora meu comentário tenha parecido duro, só fui realista nele, mas eu fico sentido pelo fim da coleção, só acho que a Panini poderia poderia continuar ela de outra forma como por exemplo só vendendo em lojas virtuais, mas acredito que o fato de estar disponível basicamente todas as edições em sua loja virtual, a empresa tenha desanimado neste sentido!
    Bom, não sabemos o que se passa no interior da empresa e sua política!
    Um outro ponto que quero ressaltar é que esta coleção tenha sido uma espécie de "teste de mercado", se não a editora não teria se canibalizado por dentro lançando materiais publicados nela em edições Deluxe!
    A editora sabe que bancas de revistas estarão basicamente extintas em poucos anos, e que edições Deluxe vendem bem trazendo um bom retorno para a editora sem precisar serem distruibuídas em bancas, e ter de pagar funcionários de distribuidoras e uma percentagem de venda para os jornaleiros, tendo ela um lucro bem maior sem precisar dividir com ninguém!
    É a vida não tem jeito a não ser aceitar e se adaptar!
    Grandes empresas procuram sempre lucros e mais lucros sem falhas de funcionários, ou seja ou fazem a empresa crescer ou rua!
    Assista "Air" no Amazon Prime com Ben Affleck e Matt Damon, e veja o que o personagem dele (Sonny Vaccaro) fez pela Nike em 1984, e o que aconteceu a ele 10 anos depois!
    Fez a empresa crescer e se tornar o que é hoje,e depois foi descartado como lixo na vida real!
    O Ravaggi deve ter sido descartado por erros que a empresa considerou "imperdoáveis", isso acontece em grandes empresas onde funcionário só serve enquanto traz lucro para a empresa, e se ele cometer um mínimo erro considerado grave pela diretoria, é descartado igual bagaço de laranja!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão mesmo, Elcio...

      Por ter curtido as capas desta postagem: Q eu tbm (confesso) adorei selecionar durante uma madrugada inteira essas minhas favoritas entre as mais de 300 já lançadas, rs!

      A história do "Capitão" na LUA (belíssima capa do REI Kirby)... Saiu por aqui pela Panini mesmo, no OMNIBUS do caps: "A Bomba da Loucura". E sim, tava INÉDITA no Brasil até sair nesse BUSÃO (acho q faz uns 2 anos isso: saiu quase junto com o OMNIBUS dos "Eternos"). Detalhe: Essa HQ é dos anos 70, marcando a VOLTA do Kirby pra Marvel após sua turbulenta passagem pela DC e os "Novos Deuses" (porisso a longevidade dessa numeração na "CCM")!

      Qto à sua análise de mercado... Eu concordo e endosso suas considerações, e estando no ramo empresarial (sou sócio de uma rede de academias) entendo perfeitamente as motivações de uma empresa pra equilibrar suas contas e sobreviver numa economia tão instável e duvidosa qto a atual. Porém, me divido (emocionalmente falando) entre a visão empresarial do negócio (q entende q a editora talvez precise fazer suas "manobras" pra lidar com o balancete de cada mês) E a visão de leitor/colecionador (q só quer ser respeitado na condição de consumidor e ver suas coleções seguirem adiante sem cancelamentos abruptos)! São 2 visões distintas e 2 corações na mesma pessoa, rs!

      Valeu pela dica do "AIR" tbm... eu acabei cancelando o prime (por enquanto), mas esse filme tá na lista pra eu assistir futuramente sim (qdo eu voltar a assinar plataformas OU meter aquele "aparelinho" mágico q tem todos os filmes e séries, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  17. Maximização do lucro. Certamente a coleção não rendeu como esperado e sendo direcionada a nós, velhos saudosistas, um público que em 20 anos só conseguirá ler com o uso de lupa, estará morto ou sustentando os filhos e netos com a magra aposentadoria (pois a catástrofe econômica e social certamente virá).
    A Panini já sabe o que vai acontecer, vide a crise que começou em 2014 e que debilitou o mercado editorial. A Carreta Furacão vem agora para detonar de vez a economia que só começava a dar sinais de recuperação. E para esta crise não terá remédio, gibi é item supérfluo e será sempre o primeiro a rodar no orçamento doméstico. Novos leitores? Se hoje nem professor universitário sabe interpretar texto... Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Pateta... blz?

      É como dizem por aí: "Aproveitem o dia de hj, pq ele será melhor do q amanhã", hehe... Tbm acho q a "CCM" precisava vender uma quantidade mto grande de edições pra começar a dar lucro (afinal, entra naquela equação: "Tiragem alta = preço baixo = Vendas em grande quantidade pra se pagar" - VERSUS - "Tiragem baixa = preço alto = Risco menor pra editora/vendas em baixa quantidade pra se pagar")!

      Sobre a nossa "vida útil"... Eu já entrei em "CONTAGEM REGRESSIVA", kkk: Fiz 51 anos semana retrasada e se eu chegar aos 75 já estarei no lucro (com o tanto de problemas de saúde q eu tenho). Ou seja: Tenho mais uns 25 ou 30 anos (com sorte) pra aproveitar a vida, pois nem sei se qdo eu tiver 75 ou 80 ainda vão existir gibis impressos? (e nem sei tbm se meus interesses e hobbys serão esses: Talvez eu esteja mais preocupado em saber quem vai trocar minhas fraldas geriátricas? rs)!

      No mais... A "Carreta Furacão" chegou com o boleto na mão, e fica a dúvida no ar: Será q nos próximos meses ou anos os GIBIS farão parte do nosso orçamento mensal? Ou será q um OMNIBUS ou EPIC se tornarão ostentação pura pra leitores de classe média? É de se pensar!

      Abs!

      Excluir
  18. "Fico chateado e revoltado com esse cancelamento, a ponto de chegar a pensar (novamente) em desistir de continuar com os gibis nacionais e partir definitivamente pros TPs importados (mandando as editoras brasileiras pra PQP de uma vez por todas "
    Estou na mesma situação. Cansado de ficar com coleções incompletas. Não consigo mais confiar na Panini.
    Fico com a sensação de ter jogado dinheiro fora. Comprava Thor, Hulk e Quarteto. Ficará furado de novo, se juntando ao Mestre do Kung Fu, Drácula e tantos outros....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bond e Leo.
      Também comprava o Thor e o Quarteto Fantástico - claro que gostaria de pegar todos, mas é o que estava dentro do meu orçamento por colecionar outros títulos.
      A Panini poderia ao menos tornar a CCM mensal, ao invés de quinzenal, para o colecionador ter um "respiro financeiro", pois estudos devem mostrar que os leitores da CCM também compram as "Sagas" e outros materiais clássicos da Marvel e da DC. Sendo mensal, certamente teria como pegar as HQs de todos os heróis da CCM, pois teria muito material bom num futuro próximo, como o Hulk desenhado pelo Herb Trimpe e o Homem de Ferro no traço do George Tuska.
      Quanto as Coleções Históricas Marvel do Mestre do Kung Fu e do Drácula, não sei por qual razão interromperam, pois faltavam poucas edições para concluírem. O mesmo com o "Paladinos Marvel" do Punho de Ferro desenhadas pelo John Byrne, que ficou sem as últimas histórias. É simplesmente revoltante a desconsideração da Panini pelos leitores.

      Excluir
    2. E aí, Bond... blz?

      De fato: "CONFIANÇA" é uma palavra q definitivamente NÃO cabe mais na mesma frase q a "PANINI"... A editora carcamana agora se junta às rivais de menor porte e menos confiáveis do mercado atual no quesito respeito pelo consumidor e manutenção/continuidade de suas coleções, a exemplo de: Mythos, Graphite, Skript, Universo Fantástico, e Futura (ex-HQM) - Só pra citar as mais problemáticas e impopulares do momento entre os leitores!

      Abs!

      Excluir
    3. "A Panini poderia ao menos tornar a CCM mensal, ao invés de quinzenal, para o colecionador ter um "respiro financeiro", pois estudos devem mostrar que os leitores da CCM também compram as "Sagas" e outros materiais clássicos da Marvel e da DC."


      Boa sugestão, André...

      Aliás, a própria Panini fez algo parecido alterando a periodicidade de algumas "SAGAS" (q passaram a ser bimestrais, tipo o "Superman" - antes do cancelamento - e "Demolidor"). Não sei se é verdade tbm (não parei pra pesquisar a respeito), mas me disseram q as sagas de "Flash" e "Titãs" iriam se revezar (bimestrais - 1 mês pra cada uma) pra evitar q se canibalizem, rs (realmente não sei se isso procede, já q apareceu um "Flash" 2 no mesmo checklist q "Titãs" 1)!

      Abs!

      Excluir
    4. Olá, Leo.
      Realmente havia a possibilidade de caso fosse mensal, que a CCM continuasse, mas agora a esperança reside nas escolhas do material da EPIC Marvel - adquiri a do Quarteto Fantástico do Walt Simonson, mas acho difícil publicarem material dos anos 60 e início dos anos 70.
      Quanto "A Saga do Flash", ela é bimestral (e torço para que "A Saga dos Novos Titãs" também seja, pois pretendo fazê-la junto com "A Saga dos Vingadores").

      Excluir
    5. Oi, André... Pelo q eu vi, as "EPIC" costumam sair fora de ordem mesmo e intercalam edições com material anos 80, 60, 90, e 2000!

      Assim, existe uma chance de a fase clássica q vínhamos acompanhando na "CCM" possa ser retomada futuramente na própria linha "EPIC"!

      Abs!

      Excluir
  19. Realmente de luto!!! Não sei o que dizer, sou veterano da época da RGEe havia parado de comprar quadrinhos da Panini em 2011, voltei em 2021 por causa da CCM, nem podia acreitar que teríamos uma coleção republicando em ordem cronlóológica a nata da Marvel, a CCM estava para entrar em sua fase mais representativa, A Era de Prata, inconcebível essa not´ciia. Na sexta externei minha indignação com o fato, argumnetei que a coleção devria ter tido boas vendas visto os comentários dos muitos leitores que acompanhei nesses 2 anos de publicação, mas o próprio Leonardo respondeu ao final da sexta-feira que as vendas não foram tão boas assim!!!! Fiquei surpreso, mas sinceramente já estava preocupado, compro as edições em Campinas/SP, e sempre quando retornava após 2 semanas da última compra, as revistas ainda estavam lá, diversos números, o que corrobora a resposta do Leonardo. Infelizmente, a pior notícia do ano mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Cal... blz?

      Somos 2 então, pois TBM sou veterano dos tempos da RGE... E lembro ainda como se fosse ontem, qdo a RGE abandonou a linha Marvel abruptamente: Eu adorava as mensais do "Aranha", "Hulk", "Almanaque Marvel", "Premiere", "Os 4 Fantásticos", "Super-Heróis Marvel", e todos os demais especiais da RGE (q me empolgava mais q o material Marvel q vinha saindo pela Abril ao mesmo tempo). A RGE encerrou sua linha deixando anúncios com capas de gibis q jamais foram publicados e vários arcos e histórias incompletos!

      Tive exatamente a MESMA sensação amarga agora, com o fim da "CCM"... Pois novamente ficamos com coleções e histórias sem continuidade (e todas de uma fase consagrada da Marvel: q permanecerá desconhecida por mtos leitores graças à esse infeliz cancelamento)!

      Enfim... Um dos fatos q podem ter afetado as vendas da "CCM", é a seleção q alguns leitores faziam ao comprar apenas as séries com seus personagens favoritos. Não q isso seja uma "culpa" do leitor (até pq, cada um de nós sabe onde aperta mais no bolso), mas creio q isso pode ter causado uma "instabilidade" nos números de venda gerais da coleção!

      De qq forma, é realmente A PIOR notícia do ano (ao menos pra mim e no ramo do colecionismo, rs)!

      Abs!

      Excluir
  20. Outro desânimo que tive foi com a Saga dos Vingadores. Começaram numa fase muita adiantada, deixando umas 100 edições fodas com Byrne, Perez e outros de fora. Não farei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Bond...

      A "Saga dos Vingadores" ainda vai render assunto em futuras postagens aqui do blog! Mas tbm acho q poderiam ter começado essa coleção bem antes do ponto escolhido pro Vol. 1... Contudo, essa coleção eu devo fazer por não ter praticamente nada dessa fase (vai ser quase tudo inédito pra mim, tirando um arco do "Kang" q saiu num "Maiores Clássicos")!

      Abs!

      Excluir
  21. E aí Léo beleza? Sou leitor antigo desde os tempos da Ebal, e fiquei muito P da vida ao saber do cancelamento da CCM pela Panini.Eles pelo menos podiam publicar uma por mês. Fases inéditas ficaram de fora. Essa publicação era a esperança que eu tinha de ver histórias inéditas serem publicadas. Agora ficou difícil. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Wander... blz?

      Minha decepção e frustração com o cancelamento da "CCM"... é, na verdade, um REVIVAL de uma sensação AMARGA q mtas outras editoras já me deixaram no passado. É um sentimento de TRAIÇÃO: pois a gente sempre espera q a editora tenha um mínimo de consideração com as coleções q ela mesma publica e a gente compra/acompanha (na maioria das vezes à mto custo, dedicação, e investimento)!

      A última vez q tive uma sensação RUIM dessas em relação à GIBIS... Foi no ano passado, qdo a Mythos cancelou 3 das minhas revistas favoritas do "TEX": "Ouro", "Ed. Histórica", e "Platinum"!

      Abs!

      Excluir
  22. O assunto repercutiu até na Itália, olhem esse depoimento :
    "O MILAGRE ITALIANO"
    "O amigo Sergio Martins Alves infelizmente nos informou que a SEC brasileira está fechando sem não. 64 (deveria ter chegado aos 60, mas eles fazem 4 números de bónus para fechar algumas parcelas pendentes) É óbvio que propor material vintage a preços baixos nas bancas de jornais é agora um empreendimento muito arriscado em todo o mundo, mas nós, na Itália, fizemos história e estamos a chegar a 350 questões da SEC! E nem é impossível chegar aos 400, mas é melhor ficar de castigo
    Covid, a crise econômica e energética, a guerra, a inflação para os anos 80 e nem mesmo as decisões de encerramento que já foram tomadas e nós mudamos! Acho que, por uma vez, é mais do que justo elogiarmos e felicitarmo-nos a nós mesmos. Nós, os corajosos anos 1900, que contra todas as probabilidades conseguimos manter o sonho vivo todas as semanas nas bancas de jornais de Belpaese. Somos o verdadeiro novo "milagre italiano" depois do económico que aconteceu a cavalo entre os anos 50 e 60!"
    Postado no grupo SUPER EROI CLASSIC FANS do Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cal... Obrigado por compartilhar aqui esse depoimento:

      Nossas 64 edições parecem um grão de areia diante do "Milagre Italiano" de quase 350 edições completadas, rs!

      E, realmente, a Itália tbm sofreu bastante "ações externas" q afetaram diretamente mercado de quadrinhos por lá... crises, pandemia, e guerras: O cenário não tava nada favorável pra eles mesmo, hein? (lembrando q a Itália foi um dos países q mais baixas sofreram no auge da pandemia)!

      Abs!

      Excluir
  23. Vou ser sincero, tirando o HA,QF e Demolidor que estavam a frente do seu tempo, os demais quadrinhos publicados na CCM eram de fracos a medianos. Eu entendo que estes quadrinhos nos anos 60 eram feitos para crianças então, um sujeito com 48 anos, talvez, já saturado da vida, não iria se adaptar a este tipo de leitura, mas, para fins históricos e de curiosidade valia a pena ler estas histórias e esperar o suprassumo que iria sair mais a frente, principalmente as histórias da década de 70. O que eu não entendo mesmo é o fato desta CCM não vender e as tranqueiras que saem nas mensais hoje em dia continuarem vendendo. Sério, eu não entendo este argumento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André Cunha.
      Realmente as primeiras histórias da Marvel são bastante ingênuas, destacando-se entre elas o Homem-Aranha e o Quarteto Fantástico, como você citou. No entanto, a numeração da Panini já havia atingido o início do ápice criativo de títulos como o do Thor e do Capitão América.
      Fico pensando se as tranqueiras que saem nas mensais hoje em dia continuam vendendo, ou se é contratual a continuidade dessas mensais pela Panini com a Marvel e com a DC, pois pouco desse material atual se salva.

      Excluir
    2. E aí, André... blz?

      Bem, eu não acredito q as tranqueiras modernas vendam mais (ou tenham o mesmo apelo comercial) q o material clássico/vintage... Pois é sabido q boa parte das revistas de linha atuais são publicadas apenas pra "cumprir tabela" de contrato. Até "enxugaram" as revistas de linha da Marvel e DC pq ambas perderam público e não conseguem renovar o quadro de leitores (e mto menos gerar engajamento entre os fãs - ninguém liga mais pras "lacrações" e "mega-sagas" do momento, hehe)!

      Mas a linha "CCM" pode ter sofrido outro tipo de revés pra fins comerciais... Um deles seria a "instabilidade" nas vendas (comentada pelo Raveggi certa vez), já q mtos leitores não faziam a coleção inteira, mas sim: selecionavam personagens específicos entre os q saíam na coleção (isso fazia algumas edições venderem mais do q outras, embora a tiragem fosse a mesma pra todas)! Esse parece ter sido um dos principais (senão "O" principal) motivo do cancelamento (segundo pudemos apurar - passado o baque inicial do anúncio fatídico)!

      Abs!

      Excluir
    3. "Fico pensando se as tranqueiras que saem nas mensais hoje em dia continuam vendendo, ou se é contratual a continuidade dessas mensais pela Panini com a Marvel e com a DC, pois pouco desse material atual se salva."


      Opa... Essa eu posso garantir q é por "obrigação contratual" mesmo!

      Temos o depoimento de um ex-editor da Panini (de gestões anteriores) q afirmou numa entrevista ou bate-papo q a editora publicava a mensal do "Superman" e a revista "MAD" (na época) só pra cumprir tabela mesmo, pois não revertiam em receita (mas eram necessárias pra q a editora pudesse publicar outras coisas mais rentáveis)! O mesmo princípio vale para algumas publicações atuais tbm (tipo a fase do "filho do super" - um gibi pra um público mto específico e q não é comprado e nem comentado pela fanbase tradicional da DC (os "X-men" tbm perderam apoio e público na fase-lacro atual)!

      Abs!

      Excluir
  24. Se os leitores quer busões e definitivas, que seja, estou fora fora dessa. Com os acervos de Scans, comprar quadrinhos é um favor que a pessoa faz ao gastar o suado dinheiro sustentando lacradores das editoras.
    Vou reduzir minhas compras ao mínimo e p... n... c... da Panini, DC e Marvel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ricardo... Tdo bem?

      Eu tbm não gosto de formatos caros e luxuosos demais, e não pretendo embarcar na onda dos "BUSÕES" de 300 reais pra cima (salvo raríssimas exceções q possam surgir eventualmente)... Minha tendência tá sendo reduzir gastos e cortar gibis na medida do possível mesmo!

      A exemplo disso... O cancelamento da "CCM" me desmotivou a seguir colecionando as "SAGAS" de "X-Men" e "Demolidor" tbm (e encerrei AMBAS as "sagas" no Vol. 12 de cada uma). Vou continuar apenas com a do "Aranha" (q recém começou) e com a dos "Vingadores" q estreará em breve!

      No mais... Já q a Panini não valoriza seu público principal (os tiozões cheirando à naftalina, kkk): Vou redirecionar minhas prioridades em gibis com outras editoras e minhas próximas aquisições incluirão: "Tenente Blueberry" e "A História do Oeste"!

      Abs!

      Excluir
  25. Respostas
    1. Eu lembro, rs...

      No fim das contas, as expectativas mais pessimistas foram as q se tornaram reais!

      Abs!

      Excluir
  26. Várias mensais não vendem (homem de ferro e Thor não tem mensais próprias). Superman já foi dito que não vende bem. A panini só mantém as mensais por contrato para poder ter acesso a todo o catálogo Marvel/DC e assim tirar dinheiro pelo volume de coisas antigas. Alexandro (canal do colecionador)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alexandro... blz?

      É verdade, amigo... De fato, a panini acaba publicando mta coisa q não vende o suficiente apenas pra cumprir contrato. Além do "Superman", outro caso notório era a finada revista "MAD" (q em seus últimos suspiros no Brasil dava até prejuízo, mas q era publicada por fazer parte do "Pacote DC")!

      Abs!

      Excluir
  27. Uma pena, infelizmente eu não estive em condições de pegar as sequências das que mais queria, mas ainda assim, estava seguindo com o capitão e pensando em continuar o quarteto.

    De todas as coleções essa ser a mais em conta era a que eu mais botava fé de que continuaria sem fim, como vc disse tem muito material inédito pela frente, e coisa que dificilmente virá num formato econômico, e digo isso por que é muito possível que irão continuar material clássico MAS em Omnibus, Definitivas, Vintage e Grandes Tesouros.

    O foco atual da Panini é trazer material de luxo, para um públicado ainda mais nichado e cheio de grana, em um recente vídeo do Pipoca e Nanquim, na Loja Monstra, o dono explica que por mais caros que sejam, os Omnibus continuam saindo a torto e a direita, com pessoas pagando do bolso ou no cartão de 1000 conto pra cima de gibi em formato luxuoso.

    O que é triste pois eu conto os trocados pra continuar seguindo as poucas coleções que tenho, e tem coisa que seria muito legal eu comprar pra minha irmãzinha ler no futuro (ela ainda é bebê), mas com esses preços ficando mais e mais altos, vai perdendo aquela ideia primordial de ser diversão barata... Triste simplesmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, André... Tdo bem?

      Triste mesmo qdo vemos uma coleção econômica ser cancelada em meio a um mercado cada vez mais elitizado de encadernados caríssimos em capa-dura (mtos deles já ultrapassando as marcas de 200 e 300 reais: Sendo q o recorde até o momento é o OMNIBUS com "A Morte do Super", q bateu os 600 CONTO, rs)!

      Mas fora desses formatos mais luxuosos em capa-dura (OMNIBUS, Definitivas, Vintage)... ainda temos o recente selo "EPIC", q oferece um meio-termo no custo-benefício (ficando na faixa dos 150 reais por cerca de 500 pág). E tenho uma "leve" esperança de q a linha "EPIC" acabe caindo no gosto popular e seja o formato escolhido pra trazer mais clássicos futuramente!

      Ah, e obrigado pela dica sobre o tal vídeo da "Loja Monstra"... Vou procurar ele no canal da P&N (até assisti ontem um vídeo deles sobre o "Tenente Blueberry"). Mas acredito no relato do dono dessa loja, pois observo em bancas e na loja de gibis q frequento uma tendência semelhante. Recentemente, aliás, participei de uma pesquisa pra escolher o formato de uma HQ q eu pretendia apoiar no Catarse. Foi feita uma enquete e 76% dos leitores optaram em pagar mais caro pela capa-dura. Sim, eu fui um dos poucos q votou pela capa-cartão (q iria baratear o projeto). Com a vitória do LUXO num placar de 76% de votantes, acabei foi desistindo de apoiar o projeto!

      Abs!

      Excluir
    2. Uma coisa que me vêm à cabeça tambem é que temos uma única empresa no Brasil monopolizando as duas maiores marcas de gibi de heróis estadunidenses, imagine como seria um mundo onde tivéssemos as rivais em editoras diferentes, nesse cenário eu APOSTARIA que cada uma viria com as mais variadas soluções e tacariam no mercado os mais variados formatos possíveis.

      Eu venho pegando esporadicamente Marvel e DC Teens, por conta do baixo valor de capa e por terem muitas páginas, de 200 à 300, a do Aranha Miles Morales veio nas 3 primeiras ao valor de 20 à 30 reais, mas estranhamente a quarta edição subiu pra 80, como assim?!

      Essas altas de preço a Panini dá quando quer no que qer, e isso se deve provavelmente por conta do filme com o personagem como protagonista. E se vc for ver no mercado por outras empresas, os preços não estão subindo tanto assim nesses formatos menores e/ou mais econômicos.

      Excluir
    3. Bem observado, André...

      Certa vez, um ex-editor da Abril (acho q foi o Figa - não tenho certeza) falou (logo q a Abril perdeu os direitos da Marvel) q: "A Panini adora um monopólio"... Nunca mais esqueci essa frase, e com o tempo ela se provou verdadeira!

      Já tivemos uma época em q havia uma concorrência "levemente" mais acirrada entre editoras q publicavam Marvel no Brasil ao mesmo tempo: Abril, Mythos, e Pandora (apesar de q as 2 últimas só publicavam aquilo q a Abril rejeitava: Mas mesmo assim, não deixava de ser uma gama maior de ofertas de títulos Marvel nas bancas durante os anos 90 e início dos 2000)!

      Desde q a panini se instalou no Brasil... meio q foi só ela publicando Marvel, com exceção da Salvat (q era uma espécie até de "parceira" da Panini na produção daquelas coleções de lombada) e da Eaglemoss (com a DC)!

      Q falta faz uma concorrência, mesmo q seja mínima, né?

      Abs!

      Excluir
  28. É raro encontrar a CCM nas bancas . Fica difícil colecionar. Mas, era a melhor publicação do ano passado para cá. Agora foco no Homem-aranha Saga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Calvin... blz?

      Nas bancas aqui do sul a "CCM" aparecia mais nas bancas de shopping mesmo (não tanto nas do centro e nem nas de bairro - q já estão quase extintas, diga-se de passagem)!

      Abs!

      Excluir
  29. A Panini é apenas mais uma editorazinha que dá uma banana para o colecionador. São tantas as coleções começadas e NUNCA TERMINADAS, que não dá nem para enumerar. Agora é a vez da "Coleção Clássica Marvel", palhaçada, descaso total, falta de respeito. A Coleção Clássica Marvel, passou dos 200 números na Itália, pensei que por aqui fosse publicado pelo menos a metade, nunca tive a ilusão que fosse mais. Mas parar no 64 é o fim da picada. Por outro lado foi bom para vermos o que a Panini pensa de nós, é só o dinheiro. Do meu lado vou pensar umas 100 vezes antes de comprar qualquer coisa da Panini. Vou terminar os Omnibus de Conan O Bárbaro, as tiras e também as tiras do Aranha. Depois Panini NUNCA MAIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Mazzo... blz?

      Verdade... Eu mesmo, já listei aqui no blog há alguns anos atrás uma porrada de coleções q foram abandonadas pela Panini. Agora de cabeça me lembro de algumas: "Crise nas Múltiplas Terras" (q teve apenas 1 Vol. em capa-dura de uma coletânea q lá fora teve uns 6 - todos de HQs pré-Crise da DC); As "Bibliotecas Marvel" e a "Biblioteca DC"; A coleção de "Crônicas DC" (com a Era de Ouro do "Super" e "Batman"); Os "Maiores Clássicos Marvel" (q deixou várias séries inacabadas, a começar pelo "4F" e a "Tropa Alfa" do BYRNE); A "CHM" e "Lendas DC" (q tbm deixaram mtas séries sem final, tipo a "Tumba de Drácula" e o "Batman de Gene Colan"); e o "Tom Strong" (q deixou de fora o spin-off: "Terrific Tales" de Alan Moore e outros)!

      Na Itália, a "CCM" já passou de 320 Vol... E confesso q eu esperava no mínimo uns 100 (pra fechar bonito com 100 edições e retomar a partir daí o q faltar em "EPICS")!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...