31/03/2019

De "Ms. Marvel" à "Capitã Marvel": A Trajetória de Carol Danvers nas HQs...

Mais uma postagem atrasada aqui no "Submundo" (era pra ter estreado antes do FILME, rs)... E antes que me perguntem: NÃO, eu não vi o filme e nem verei tão cedo (só quando passar no Telecine), então: Cuidado com os SPOILERS, amigos!

Esta é uma matéria sobre os GIBIS da "Ms. Marvel" (ou "Capitã Marvel")... Uma rápida retrospectiva sobre sua trajetória nas HQs desde os anos 70...  

Confira abaixo:

Carol Danvers... Foi criada inicialmente em 1968 por Roy Thomas & Gene Colan, como interesse amoroso do "Capitão Marvel" (Mar-Vell - O herói Kree que ficou famoso enfrentando "Thanos" na fase de Jim Starlin e posteriormente tendo uma morte dramática vítima de câncer na épica Graphic Novel: "A Morte do Cap. Marvel" - republicada pela Panini no ano passado). Quando Carol Danvers surgiu, o "Cap. Marvel" ainda usava seu clássico uniforme verde-branco, mas ela já aparecia como sendo uma oficial da Força-Aérea dos EUA. Foi somente na década seguinte, em 1977, que ela estrearia sua própria revista: "Ms. Marvel" (capa que abre esta postagem)!

Em sua origem de super-heroína... Seu DNA foi mesclado com o de Mar-Vell durante uma explosão, o que lhe conferiu super-poderes (nada muito original, rs). Sua revista durou poucas edições (sendo cancelada na edição 23 lá fora) e aqui no Brasil foi espalhada pelos mixes da Editora Abril ("Heróis da TV" e "Cap. América"), tendo várias histórias puladas (pra variar). Mas tratava-se de uma boa série, escrita e desenhada por grandes nomes das HQs tipo: Gerry Conway, John Buscema, Chris Claremont, Archie Goodwin, Jim Mooney, e Keith Pollard (Surfista Prateado - Os Escravistas)!

"Ms. Marvel" tinha uma galeria de vilões (e vilãs) de pouca expressão, onde a "Rapina" (do Império Shiar) acabava se destacando... Fora isso, também pegava "emprestado" alguns vilões de outros heróis, como por exemplo: O "Escorpião" (do Aranha), "Grotesko", "MODOK", "Tubarão-Tigre", e "Ronan - O Acusador"! No nº 20 da revista (capa abaixo), Carol Danvers troca de uniforme, passando a usar o tradicional maiô preto com botas pretas de cano alto (que ela manteve até sua entrada nos "Vingadores")!

Após o cancelamento de sua revista (em 1979), a "Ms. Marvel" se juntaria à equipe dos "Vingadores", com grande participação na fase de Kurt Busiek & George Pérez (reunida em 3 TIJOLÕES pela Salvat), na qual seus problemas com alcoolismo lhe renderiam uma certa aproximação com Tony Stark (outro que já teve de lidar com os efeitos da bebida). Mas nada se comprara à quando teve seus poderes roubados pela "Vampira" dos "X-Men" (ficando uns tempos em coma) e quando foi sequestrada e violentada por Marcus (filho de "Immortus"), engravidando de seu algoz e dando à luz uma criança que envelhece rapidamente e se torna uma outra versão de Marcus (trama meio confusa, que gerou muitas polêmicas na época - anos 80)!      

"Binária" e "Warbird" foram outros de seus codinomes ao longo dos anos nas HQs... E em 2006, ela finalmente ganha sua 2º revista própria (capa acima, com a bandeira dos EUA ao fundo) em uma imagem estampada pela arte de Frank Cho (Shanna - A Mulher-Demônio). Essa série teve mais sorte e durou mais que o dobro de sua predecessora: 50 edições, que atravessaram sagas famosas dos anos 2000: "Guerra Civil", "A Iniciativa", "Invasão Secreta", e "Reinado Sombrio". Mais um tempo se passou, e agora (a partir de 2012) Carol Danvers voltaria com novo uniforme e com o nome de "Capitã Marvel" (capas acima, de 2 edições recentemente lançadas pela Panini em meio ao hype do FILME)!

Com o advento da "Nova Marvel" (e "Novíssima" logo em seguida)... A editora resolveu partir pra uma outra linha e reapresentou a personagem em uma versão "dessexualizada": Nada de coxas grossas à mostra, nem peitos siliconados, ou closes no bumbum, rs. Tudo isso estaria proibido agora, já que a reformulação é mais direcionada pra agradar aos "justiceiros sociais" de plantão (com discursos apropriados pra esses interesses). Assim sendo, acho que nunca mais veremos as capas de Frank Cho com a personagem, kkk. Enfim, cada leitor (e leitora) com seus gostos e preferências, é claro: Mas o fato é que a heroína sofreu muitas mudanças radicais nessas reformulações recentes, distanciando-se cada vez de suas características e personalidade originais!

Até+

44 comentários:

  1. Oi Leo!

    Quando criança me sentia sempre atraído pelas histórias da Miss Marvel, até porque sempre gostei de personagens menores da Editora, e a Miss Marvel tinha o visual muito legal!

    Durante o período de crescimento entre a infância e adolescência, não li nada dela, nem sabia que ela tinha trocado de uniforme, já que lia quase nada dos X-Men na época!

    Em 1993 vi aquela história do espetacular desenho animado dos X-Men onde ela estava em coma devido ao ataque da Vampira, e aí eu soube que ela tinha outro uniforme e o que tinha acontecido com ela!

    Na verdade, entre o final dos Anos 80 e meados dos 90 a Marvel tinha feito um certo "enxuga", e jogado no limbo muitos personagens que fizeram sucesso na década de 70, como Punho de Ferro, Luke Cage, Motoqueiro Fantasma,Mulher Aranha, a própria Miss Marvel, e o Nova (ok, que ele está em Novos Guerreiros, mas bem descaracterizado do personagem legal que ele era nos Anos 70), dentre outros!

    No início dos Anos 2000, o Bendis que revolucionou a Marvel, pegou a "restolhada" jogada no limbo e trouxe de volta ("restolhada" no bom sentido da palavra), e os colocou em "papel chave" em "sagas revolucionárias" da Editora, e nesse interím a miss Marvel ganhou um papel de destaque noS Vingadores na época de Guerra Civil!

    Isso alavancou a personagem que ganhou novamente um título próprio (sofrível por sinal), com capas magníficas de Greg Horn, e uma origem atualizada da personagem!

    Depois que fizeram a modificação da personagem transformando-a em andrógina e alterando seu nome para Capitã Marvel, perdi o interesse pela personagem, embora tenha a edição da Salvat vermelha dela, que comprei pela sua primeira aparição, as demais histórias li em leitura dinâmica!

    A Marvel forçou muito a barra com personagem tornando-a a mais poderosa de todo o seu universo, e pelo que parece está forçando a personagem a se tornar ícone de comunidades LGBT, com a atriz do filme criando e torcendo para um romance com a Valquíria,

    Quanto ao filme..., bem eu já comentei dele, e aquilo é minha definição dele! Mas filmes de super heróis estão entrando num terreno que eu já estou cada vez mais desgostando e enjoando,e agora com políticas destinadas à "lacração", alterando as características dos personagens.

    Surgiu um rumor quase confirmado que Hércules pode ser o primeiro protagonista e herói da Marvel a ser abertamente gay no cinema.Logo o Hércules que pegou várias nas HQs, até a Viúva Negra (antes do Demolidor).

    Se é pra ser assim trabalhem os personagens que são de fato, e não alterem os que não são! Tem o Estrela Polar, Wiccano, dentre outros!

    A Miss Marvel que eu cresci admirando não existe mais, e sim uma versão de super heroína à la 1984 de George Orwell, onde mulheres usam macacões de trabalho iguais aos homens e sequer podem parecer bonitas ou sensuais (se bem que não é disto que o livro se trata, mas é apenas uma metáfora) onde o Grande Irmão é a sociedade politicamente correta que quer ditar regras por interesses políticos pessoais e não coletivo!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Na época, eu tbm curtia esses personagens de 2º escalão da Marvel qdo saíam nos mixes da Abril... A "Ms. Marvel" então, eu achava bastante sexy com aquele shortinho e pernas de fora (eu era moleque e naquela idade - num mundo SEM internet - qq coisinha já acendia o pavio, kkk)!

      Mas as histórias tbm eram boas... e eu gostava dos vilões restolhos q apareciam (tipo o "Escorpião" e a "Rapina" - q tinha um visual bacana: Até comprei a MINIATURA dela q saiu pela Eaglemoss)!

      E olha q coincidência... Depois daquela hiato em q eu fiquei SEM ler gibis (entre 85-95), eu TBM assisti o desenho dos "X-Men" q vc falou: Só q não liguei na hora q a personagem era a mesma Carol Danvers q eu conhecia (no desenho ela usava o uniforme preto e eu só me lembrava do clássico)!

      Nos gibis, a "Ms. Marvel" só voltou a me chamar a atenção nos "Vingadores" do Pérez, q eu comecei a acompanhar em "GHM" da Abril (2º série, ainda em formatinho - logo após a volta dos heróis depois daquele DESASTRE q foi a saga "Heróis Renascem"). Só q a Abril era fóda, e PULOU várias HQs q tratavam do problema de alcoolismo da Carol (pularam HQs dos "Vingadores" e "Homem de Ferro", onde ela aparecia)!

      Depois disso... Tbm perdi o interesse na personagem, pois não curto gibis q levantem BANDEIRAS (de nenhum tipo). Não sou anti-feminista (q nem uns putinhos me acusaram em outras redes - só pq eu critiquei as declarações dessa atriz antipática), mto pelo contrário: Respeito e admiro mto as mulheres q são fortes, honestas, e trabalhadoras (especialmente minha mãe e minha esposa): Mulheres de verdade q nunca se "vitimizaram" q nem essas feminazis radicais costumam fazer. Lutar pelos direitos é uma coisa, mas "discurso de ódio" (q nem a Brie Larson prega) é só pra gerar ainda mais ódio (haja visto os boicotes q fizeram ao filme da "Capitã Marvel", depois das declarações gratuitas da atriz contra o público masculino)!

      Já faz tempo q temos personagens FEMININAS nos gibis e elas vinham ganhando espaço e respeito do público ao longo dos anos sem propagarem o ÓDIO e fomentarem rixas entre "machos X fêmeas". A "Fênix" (Jean Grey), "Sonja", "Vampirella", "Jessica Jones", "Elektra", etc... NUNCA precisaram de discurso feminista de ódio pra se imporem como personagens femininas fortes!

      Enfim... Não acho q segregar filmes e gibis pra um determinado tipo de público seja o caminho mais correto pra se almejar a aceitação coletiva entre todos. A "lacração" em geral é puro destilar de ódio e fomentação de "torcidas organizadas", na minha opinião! As personagens femininas só precisam de boas histórias q as valorizem e as direcionem pra todo tipo de público (e não apenas pra militantes raivosas)!

      Abs!

      Excluir
    2. Parabéns pela crítica 🖒

      Excluir
  2. Olha, vou te dizer, a última capa só prova que a Marvel anda vivendo de glórias passadas. As do Cockrum e do Frsnk Cho foram as melhores.

    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, "L"... blz?

      Realmente, a última capa faz referência à Graphic Novel: "A Morte do Cap. Marvel", rs... E as minhas favoritas são as do Frank Cho tbm (um dos meus artistas favoritos da nova geração)!

      Abs!

      Excluir
  3. E aí, leo?

    A Miss Marvel é uma personagem já clássica, com origens clássicas.
    No entanto nesse special, A Vida da Capitã Marvel, a origem dela foi retconeada (novos detalhes foram adicionados). Não vou dar spoiler mas reutilizaram outras origens.

    Querem aproximar cada vez mais os gibis dos filmes e pra isso sacrificam cronologia. Carol Danvers sempre foi e sempre será uma personagem fodona, por causa do passado trágico dela.


    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Lierson... blz?

      Não li (e nem lerei) as novas histórias (retconeadas) da Carol Danvers, rs... Pra mim, a personagem acabou junto com os "Vingadores" do Pérez (ao menos na MINHA cronologia pessoal, é claro)!

      Aliás, a Marvel num todo (nos gibis) já acabou pra mim... Só continuo com "Deadpool" e "Surfista" da Nova Marvel (nos encadernados q saem)!

      Abs!

      Excluir
  4. E aí Leo!? Quando se fala em Miss Marvel, só lembro das figurinhas Ping Pong e do album Super Herois da ed Dimensão.
    Lembro tambem da passagem dela como Binária, mas era uma época que não estava muito ligado em quadrinhos.
    Não acompanho a vida recente dela, mas a conversa dela com o Cap America achei legal, do tipo que "só vc pode e deve usar o nome Capitão Marvel". Vi lógica nisso.
    O filme não assisti e não vou, nem telecine eu tenho, rsrs. A não ser que meu irmão me convide pra assisteir na casa dele, rsrs.
    Achei que a atriz saiu do personagem e ficou mais preocupada com "bandeiras" do que representar a personagem. Não vi a Gal Gadot fazer isso com a Mulher Maravilha e achei o filme muito bom e estou aguardando o segundo da DC.
    Meu filho assistiu no cinema, disse que a esposa dele dormiu e ele ficou acordado so pra confirmar a merda que ele fez em gastar o dinheiro com ingresso, rsrsr.
    Pra mim, a Marvel errou, roteiro foi escrito so pra colocar a Miss Marvel, ops, Capitã Marvel nos Vingadores Ultimato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Wesley... blz?

      Eu não tenho nenhuma revista dela como "Binária"... Só sei dessa identidade q ela assumiu, por flashbacks em histórias posteriores!

      Qto ao filme... não precisa ter Telecine pra ver, pra BAIXAR o filme é de graça, kkk (eu só vou esperar passar na TV pq não tenho a mínima pressa em ver e ando com preguiça de baixar e legendar filmes de uns tempos pra cá, rs)!

      Abs!

      Excluir
    2. Baixei screener - assisti sem expectativas - gostei muito 🖒

      Excluir
  5. MARCELO PEDRO01/04/2019, 17:52

    e ai pessoal,é a primeira vez que faço um comentário aqui no blog,mas o acompanho há bastante tempo.Me apaixonei pela Miss Marvel quando li heróis da TV 6,na epóca tinha 9 anos e eu já gostava mais dos personagens secundários - Nova e Mulher Aranha eram os meus preferidos no Almanaque Marvel.Uma das pérolas da minha coleção são as edições americanas completas que consegui tanto do Nova como da Miss Marvel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vindo ao "Submundo", MARCELO... E participe mais vezes, rs!

      Eu tbm acompanhava a Marvel nessa época: Bons tempos de "HTV" e "Almanaque Marvel" da RGE, hein? Eu era fanzaço do "NOVA" (entre os secundários em questão)!

      Abs!

      Excluir
  6. A promoção a Capitão já foi de prepósito mas enquanto era Miss Marvel teve varias historias mas do Brian Reed em Novos Vingadores.Algumas dessas historias saíram em True Belivers a 1 dolar/euro.

    https://piercingmetal.com/marvel-comics-true-believers-deliver-captain-marvel-classics-in-february-2019/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Optimus...

      Esses heróis e vilões adoram a patente de "capitão" (ou "capitã"), né? Da mesma forma q o título de "Dr." hehe...

      Abs!

      Excluir
  7. Olá amigos do Submundo HQ. Que excelente artigo. Eu confesso que não li muito das histórias originais. Só que eu achava linda as imagens dela. Do Capitão Marvel também, as cores dos uniformes deles são lindas demais, vermelho, azul e amarelo. Eu comprei um gibi a uns anos, não sei exatamente o ano, mas acho que era lá por perto de 2008. O gibi era o Universo Marvel, com ela na capa, história recente, mas não gostei muito.

    Ei, sei que pode causar uma certa polêmica mas lá vai. Vejam esse artigo no blog do Calango, que eu mandei pra ele. Tem a Miss Marvel.

    Um abraço, amigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Celso... Tdo bem?

      Brigadão mesmo por ter curtido a postagem... Vejo q mtas pessoas (em outras redes) só começaram a ouvir falar na personagem por causa do FILME, ou já a conheciam pela participação em grandes sagas da Marvel. Mas mtos nem imaginavam q ela tinha uma história tão mais ampla nos gibis!

      Abs!

      Excluir
  8. Eu gostei do filme. Acabei me divertindo. Tem um espirito bem de sessão da tarde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Fábio...

      Eu ainda verei o filme um dia, mas sem pressa... Recém este mês passará na TV (Telecine) o 2º do "Formiga" (q tbm ainda não vi): Ou seja, vou botar esses filmes em dia, mas bem na manha, rs!

      Abs!

      Excluir
  9. Depois que deixou o uniforme vermelho e short azul, pra mim acabou a personagem, nem essa versão maio preto me agradou, na verdade, descaracterizaram tanto ela, que nem considero a mesma personagem. Endosso as palavras do Elcio, concordo m tudo ali escrito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Helder... blz?

      Tbm concordo com o Elcio e ressaltei bem o meu ponto de vista em resposta à ele!

      Abs!

      Excluir
  10. Olá Leo!
    Essas Hqs clássicas me despertam interesse já o filme o interesse é zero. Gostaria de saber o que aconteceu com aquela Capitã Marvel negra da fase Vingadores Roger Stern e John Buscema publicada nos formatinhos da editora Abril. Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      Aquela "Capitã Marvel" q vc fala, tbm era chamada de "Fóton"... Seu nome era Mônica Rambeau, e a última vez q a vi foi como líder da equipe "Nova Onda" (q saiu aqui na revista: "Marvel MAX")!

      Abs!

      Excluir
  11. Matéria muito boa,Léo!!

    Também admito que não assisti ao filme no cinema e só vou ver quando for disponibilizado na internet, já que não tenho Telecine,nem Netflix,rs.

    Olha, confesso que não conheço muito a Capitã Marvel, pois nunca li nada da personagem; apenas a vi em sagas como Guerra Civil e Reinado Sombrio(sempre com o traje preto). Mas confesso que não gosto desse maiô preto, acho muito melhor o traje clássico que lembra o Mar-Vell (personagem que curto muito, tenho A Vida e A Morte pela Salvat, sensacional!).

    Seria bem interessante se, no hype do filme, a Panini lançasse essa fase boa da Capitã que você citou aí: Conway,Buscema,Claremont,Goodwin... Mas, do jeito que andam as revisões da Panini, nem me animo!kkkk

    Quanto ao filme, sinceramente, eu queria que tivesse saído logo um do Capitão Marvel mesmo! Seria o momento ideal para o personagem (já pensou 2 filmes contando a vida e a morte de Mar-Vell?). Eu esperava que pelo menos ele ou o Adam Warlock aparecesse em Guerra Infinita! Mas,fazer o quê né?

    No mais, meu irmão me disse que já viu o filme da Capitã Marvel e achou bom! Vamos ver!rs

    Abração!
    Leonardo Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Léo... blz?

      Pois é, a Panini podia ter lançado uma "CHM" da Ms. Marvel no embalo do filme, né?

      Mas a editora tá sendo empurrada com a barriga (é o parece)... E acho difícil vermos esse material por aqui um dia!

      Abs!

      Excluir
  12. Olá Leo, tudo bem?
    Dica de compras de HQs. Os encadernados da Eaglemoss estão com desconto de até 50% na Amazon. Fonte: Central HQ.
    Adquiri as duas edições da Liga da Justiça Internacional.
    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... Valeu mesmo pela dica, Carlos:

      50% é um ótimo desconto (vai sair uns 30 pila cada): Boa oportunidade pra quem quiser botar a coleção em dia!

      Abs!

      Excluir
  13. E aí, Leo, tudo bem?
    Ótimo artigo resumindo a história da Carol. Vou admitir que meu único contato com ela até outro dia foi no jogo Marvel Ultimate Alliance e a série animada Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra, mas resolvi dar uma conferida nas histórias dela com a chegada do filme.
    E olha, do que eu li já me tornou um pequeno fã dela. Gostei das primeiros da revista dela pelo Brian Reed e ainda vou conferir o resto. Já a primeira série dela como Capitã Marvel eu achei mais desequilibrada, mas o último arco foi muito emocionante e me deixou com vontade de ler a série seguinte. Achei ela uma personagem muito "gente como a gente", o mundo dela pode ser fora da realidade mas ela continua uma pessoa comum.
    Sobre a mudança de nome, eu ainda estou me acostumando a chamar ela de Capitã Marvel, mas acho que ela mereceu aumentar de posto depois de tanta coisa ruim acontecendo com ela, e o novo estilo de desenho até que não me incomoda tanto, na verdade, acho que ela fica até melhor com o cabelo curto.
    Engraçado é que eu preferia o estilo da roupa antes do filme, onde ela parecia ser feita de pano e tinha detalhes mais "da Terra", como a faixa na cintura e as luvas, pelo visto no filme eles mudaram esses detalhes pra ficar mais "alienígena".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Gerson... blz?

      Brigadão por ter curtido a postagem... E esse jogo eu não conhecia: Meu último console foi um PS2 (há anos atrás) q depois estragou!

      E entre as mtas versões da "Ms. Marvel"... Ainda sou mil vezes a de maiô preto, rs (essa nova fase já com o nome de "capitã" eu não li nada)!

      Abs!

      Excluir
  14. Sobre o filme em si, eu ainda não assisti ele então não posso falar nada. E se por um lado eu acho que alguns apoiadores exageram (como quem chama ela de a mais poderosa da Marvel), por outro também acho que a atriz e a propria personagem tem recebido uma perseguição bem desnecessária (sério, o que foi aquela enxurrada de críticas ao trailer porque a Brie Larson não sorria nele?). Acho importante o que a Marvel tem feito em promover a visibilidade das minorias, e mexer com personagens relativamente menores não tem problema, pelo menos na minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a atriz... Bem, até onde eu vi, foi a própria Brie Larson q tem provocado os fãs com declarações gratuitamente agressivas e antipáticas:

      Ela atacou os espectadores brancos e héteros (dizendo algo do tipo: q eles não deveriam ver e criticar o filme - qdo na verdade, quem PAGA o ingresso e mesmo quem vê na TV tem total direito a emitir uma opinião seja ela qual for)... E ela tbm foi bastante irônica e desrespeitosa com o Stan Lee qdo ele faleceu (o q irritou os verdadeiros fãs da Marvel)!

      Ou seja: Radicalismos agressivos são nocivos pra boa convivência entre todas as pessoas... Pois criam uma barreira de ódio e divisão q fica difícil transpor depois. Em tempo: Sou contra qq tipo de declaração de ódio e acredito no respeito mútuo como forma de se viver melhor (só a minha opinião pessoal, é claro)!

      Abs!

      Excluir
  15. E aí Leo,beleza!!
    O pulso ainda pulsa!!! Enfim,teremos uma feira de quadrinhos em Niterói, RJ,a NITCOMICS ( 25 e 26/05),coisa que nunca havíamos tido e o melhor de tudo:Entrada Livre!!! Aos amigos do Submundo que moram nas redondezas do Rio fica a dica.
    Melhores informações no Facebook do evento:
    https://www.facebook.com/Nitcomics-808379202835725/

    Abraços,
    Celso Pinheiro,SG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Celso... Boa sorte aí no evento então!

      FIca aí o convite pros leitores do blog...

      Abs!

      Excluir
  16. Leo você vai fazer alguma matéria sobre as novas revistas Disney?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Provavelmente não... A Culturama vai seguir uma linha mais voltada pro público infantil (diferente da Abril, q fazia uma campanha "pra TODAS as idades") e essa não é a pegada aqui do blog. Qdo alguma outra editora (pelo q me disseram) retomar as coleções de capa-dura (pra leitores mais velhos) aí sim: vai ser outro papo e farei marcação em cima!

      Por enquanto... passarei longe dessas mensais de banca. Tem outros canais por aí (tipo o "Planeta Gibi") q farão uma cobertura até mais completa do q eu faria por aqui!

      Abs!

      Excluir
    2. Ola leo. Não vir diferença na questão "infantilidade" entre culturama e abril, a não ser claro, nos encadernados de lixo.

      Excluir
    3. E aí... blz?

      Desculpe, acho q eu me expressei mal mesmo... O q eu quis dizer é q a Culturama vai direcionar sua linha de gibis mais voltada pros "novos leitores", segundo o próprio Maffia falou em entrevista recente pra "Comic Boom". Ou seja: O público mais velho (e de maior poder aquisitivo) é aquele q comprava os encadernados de luxo, enquanto a nova linha é visada pro público mais jovem!

      Bem, eu ainda não descarto fazer uma postagem aqui no blog sobre as novas revistas... Mas eu teria q esperar pelo menos sair as capas dos nº 1 e do tal "Almanaque" (pra fazer "render" mais a matéria: só os nº "zero" é mto pouco e eles não trazem nada de mto especial)!

      Abs!

      Excluir
  17. Leo, vc está sabendo da possibilidade de alguém continuar cm as coleções Disney capa dura ( os classicos, claro) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Bond... blz?

      Sim, tô acompanhando uns BOATOS (nada de concreto ainda) por aí... de q uma outra editora poderia ter fechado com a Fantagraphics pra continuar as coleções de luxo. Nesse caso, teríamos 2 editoras publicando Disney em segmentos diferentes:

      Já q o Maffia mesmo falou q a Culturama NÃO pretende entrar em livrarias (ponto essencial pra venda dos encadernados de luxo). Meu palpite: "Panini", rs (mas vamos ver, qq coisa mais certeira a respeito eu postarei aqui)!

      Abs!

      Excluir
  18. Fala, Leo.

    Ótimo resumo da carreira da senhorita Danvers. Acompanhei sua história com atenção até a fase dos Vingadores do Busiek, então foi bom para me atualizar com relação ao que anda fazendo a (agora) Capitã (na verdade, cheguei a ler o início da fase do Brian Reed, mas não me empolgou muito). Lembro da GHM nº 17, onde ela engravida do tal Marcus. Mesmo nos meus inocentes 13 anos eu sabia que havia algo de errado naquela história, especialmente a conclusão. Não é a toa que ela caiu na bebida...

    Sobre essa polêmica com a atriz do filme, sugiro ler o artigo do Brian Cronin no CBR. É bem esclarecedor:

    https://www.cbr.com/captain-marvel-brie-larson-not-made-for-white-men/

    E quanto à "homenagem" dela ao Stan Lee, realmente aquela postagem foi, no mínimo, mal escolhida. Mas acho que isso é um efeito nefasto das redes sociais nas "celebridades", que acham que qualquer notícia tem que passar necessariamente por uma foto (ou vídeo) delas reagindo à notícia. Se tivesse colocado só uma mensagem, estaria ok, mas aquela foto com cara de tédio foi de lascar o cano.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Nuno... blz?

      Valeu pelo LINK acima, realmente: esclareceu algumas coisas qto à repercussão das recentes declarações polêmicas (ou mal-interpretadas) da atriz!

      Se bem q eu acho q o estrago já tá feito agora... Ela não recupera mais as graças do público, depois de ficar com fama de antipática (e "cara de tédio" em centenas de fotos, rs). A Marvel devia (a meu ver) ter investido mais na "Viúva Negra" pra ser sua principal representante feminina no cinema (essa sim: Já era bastante popular entre o público masculino E feminino)!

      E valeu por ter lembrado da "GHM 17"... Não sabia q era nessa revista q tinha saído essa história (eu li apenas em scan - não tenho impressa)!

      Abs!

      Excluir
  19. cara vcs são fodão cada comentário inteligente direto sincero valeuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, wander... blz?

      Valeu mesmo brother... A galera aqui no blog (graças a deus) sabe participar de um bom debate sem partir pra rixas pessoais e "torcidas organizadas", kkk!

      Abs!

      Excluir
  20. Sou muito fã da Miss Marve (a original Carol Danvers)l e adorava as historias publicadas na revista "Heróis da TV". Não gostei desta reformulação e principalmente nao gostei da morte do Capitão Marvel,heroi que poderia ser melhor aproveitado. Aliás,a Marvel tem herois espacias interessantes e pouco utilizados:Surfista Prateado,Nova,Capitão Marvel,só pra citar alguns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tavares... blz?

      Tbm não gostei dessa reformulação da "Ms. Marvel"... Eu curtia as histórias dela desde a fase clássica q saía em "HTV" e depois a participação dela nos "Vingadores" (até a fase Pérez, onde ela virou alcóolatra). Depois disso, mudaram tanto a personagem q eu perdi o interesse total em seguir adiante!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...