21/02/2019

OSCAR: Os Filmes de Super-Heróis Mais Premiados de Todos os Tempos...

O "Submundo" apresenta... Mais uma colaboração especial do LUIZ GARCIA (que já nos brindou aqui no blog com: "A Novena do Titã-Louco" - Um "Guia de Leitura" do "THANOS")!

Agora, veremos uma retrospectiva dos filmes de super-heróis ou baseados em HQs que já receberam indicações ao OSCAR (o prêmio mais popular do cinema)...

Confira abaixo:

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou recentemente a lista de indicados à premiação deste ano, que acontecerá na noite de 24/02. Destacamos aqui, as indicações dos filmes relacionados a quadrinhos e super-heróis: "Homem-Aranha no Aranhaverso", "Vingadores: Guerra Infinita", "Os incríveis 2" e "Pantera Negra"! O Pantera é o que mais se destaca, tendo sido indicado à 7 categorias - Melhor Filme (!!!), Direção de Arte, Figurino, Trilha Sonora, Canção Original, Mixagem de Som e Edição de Som - uma a menos que o recorde do Gênero: "Batman - O Cavaleiro das Trevas" foi Indicado à 8 em 2009, tendo vencido 2 estatuetas!

O "Pantera Negra" já em seu 1º filme se igualou à "Dick Tracy" como o 2º personagem da Nona Arte com mais indicações (7) atrás apenas do Batman, que até hoje recebeu 16 indicações. Se vencer pelo menos 3 das indicações, se igualará à Dick Tracy como sendo o personagem com mais estatuetas conseguidas - em 1991 o filme do detetive de queixo quadrado ganhou nas categorias: Direção de Arte, Maquiagem e Canção Original.

"Homem-Aranha no Aranhaverso" foi indicado à Longa de Animação, e a julgar pelos prêmios e indicações que tem conseguido até agora - Globo de Ouro, Sindicato de Produtores, Annie Awards, BAFTA etc - desponta como favorito nessa categoria. Seria a 2º vez que uma animação da Marvel leva o prêmio, a primeira foi "Operação Big Hero". Os "Incríveis 2" - sequência do grande sucesso de crítica e público de 2004 - foi indicado à Longa de Animação também! E por fim, "Vingadores: Guerra Infinita", superprodução que é atualmente a 4º maior bilheteria da História do Cinema, foi indicado somente à Efeitos Visuais. Não é certa a vitória tendo em vista a disputa com "Jogador Nº1" (será páreo duro)!

Somando as indicações de "Pantera" e "Vingadores", o Universo Cinematográfico da Marvel já chega à 18 indicações entre: "Homem de Ferro", "Vingadores", "Guardiões da Galáxia", "Cap. América", "Dr. Estranho", "Pantera Negra", e "Vingadores: Guerra Infinita" -  10 delas só em efeitos Visuais. Até hoje, esse Universo compartilhado não levou nenhuma estatueta, enquanto que o “Nolanverse” tem 2 e até mesmo o discutível "Esquadrão Suicida" levou 1, de maquiagem, para o Universo DC! Entre os profissionais indicados destaco: Daniel Sudick e Brad Bird. O primeiro recebeu sua nona indicação ao prêmio de efeitos Visuais - sendo 7 por filmes da Marvel - sem ter vencido nenhuma vez. Já Brad Bird recebeu sua 5º indicação com os "Incríveis 2", tendo vencido 2 de Animação pelos "Incríveis" e "Ratatouille"!

Considerando as editoras envolvidas, A DC vê a Marvel se aproximando do retrovisor. Com as 9 indicações somadas de Pantera, Aranha e Vingadores, a Casa das Ideias já chega à 27 indicações ao Oscar contra 31 da Distinta Concorrência. No caso, a DC ainda leva vantagem também nos prêmios conseguidos: 6x2. Dois por "Cavaleiro das Trevas", 1 por "Superman - O Filme", 1 por "Batman" (1989), 1 de "Estrada P/ Perdição" (da Paradox Press: um selo da DC) e 1 de "Esquadrão Suicida". A Marvel levou o Oscar de Efeitos Visuais em 2005 por "Homem-Aranha 2" e o de animação por "Operação Big Hero" em 2015. A tendência é com o tempo a Marvel ultrapassar a DC tanto em indicações quanto prêmios!

Apesar das 10 indicações deste ano, 2009 continua sendo o ano com maior nº ao Gênero de HQ/Super-Heróis, com 13 indicações: 8 de "Batman", 2 de "Homem de Ferro", 1 de "Hellboy 2" e 2 de "O Procurado". Ao todo, filmes baseados em quadrinhos ou super-heróis levaram 15 estatuetas de um total de 95 indicações. O primeiro deles, "Skippy" (1931), recebeu indicações à melhor filme, ator, roteiro adaptado e diretor. Tendo, inclusive, vencido este último: Fazendo dele o único filme de quadrinhos até hoje a ganhar o Oscar numa das 5 principais categorias!

Até+

PS: O "Submundo" agradece à mais esta colaboração especial do LUIZ GARCIA... E promete MAIS uma sobre "Erros de Revisão" nas HQs nacionais (a nova "modinha do momento") e um relatório do CESAR LEAL (do canal "Quadriláteros") sobre a exposição do MIS. Aguardemos então, rs!

23 comentários:

  1. Os prêmios que antecedem o Oscar sempre servem como uma espécie de termômetro com relação aos indicados. Embora tenha ganhado o prêmio de Melhor Elenco pelo Sindicado dos Atores, não creio muito que Pantera Negra venha vencer o prêmio máximo da academia. Porém, nada é impossível, pois até agora não se tem um grande favorito e, portanto, tudo pode acontecer no dia 24.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Bem, não conheço os demais filmes candidatos ao Oscar... Mas o "pantera" em si eu achei um filme apenas "BOM" (abaixo até do padrão de outros filmes da própria Marvel). Mas é claro q por ser um filme de gibi, acaba tendo a minha torcida (não por méritos da película, mas pelo q o prêmio representaria pro gênero)!

      Particularmente, contudo, meus filmes favoritos do ano passado (baseados em HQs) foram: "Vingadores" e "Deadpool 2" (q me arrancou mtas risadas, rs)!

      Abs!

      Excluir
  2. Difícil dizer qual filme foi melhor em efeitos visuais entre Pantera Negra e Guerra Infinita!! O filme do Pantera realmente superou todas as espectativas e acabou sendo um baita sucesso, teve suas indicações mais que merecidas!! Pena que nos quadrinhos, o personagem teve apenas um clássico na expansão da Salvat!! Nem a Panini ousou publicar uma CHM do Pantera em meio ao sucesso do filme! Uma pena porque com certeza, tem muita coisa dele que ainda não foi republicada!

    O Cavaleiro das Trevas é disparado o meu filme favorito de todos os tempos!! Aliás, adoro toda a Trilogia do Nolan; foi perfeita porque teve inspiração de clássicas HQs como Batman Ano Um de Miller e A Piada Mortal do Moore, sempre trazendo nos filmes, ideologias e sacadas muito boas!! Sempre que assisto aos filmes, percebo algo a mais que não percebia antes!

    Cara,falando em Homem Aranha 2, foi o único filme de Sam Raimi que achei bacana, teve aquela cena clássica de Homem Aranha Nunca Mais que o Peter deixa o uniforme do Aranha na lata de lixo! A batalha com o Dr.Octopus no trem também foi a que mais gostei.
    No Aranhaverso não esperava que fosse se destacar tanto!!

    Bem, resta aguardarmos o que o futuro reservará aos filmes na premiação do dia 24!!

    Abração!
    Leonardo Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Leo... blz?

      Sim, a Salvat teve SORTE pelo fato da edição do "pantera" ter caído justamente no ano do FILME (sendo q já estava programada há mais de 2 anos na coleção inglesa - ou seja, aqui no Brasil foi sorte pura, hehe)!

      A Panini, no entanto, publicou apenas os encadernados da série NOVA (q tiveram pouca repercussão entre os leitores até) E botou o pantera numa das CAPAS de "Deadpool Clássico", rs!

      Faltou uma iniciativa mais adequada da panini em lançar uma "CHM" com a fase do KIRBY (mesmo q repetisse TBM o arco q saiu pela Salvat - pra fechar as 4 edições) e podiam publicar tbm a fase q começou em 1998 (q teve umas 60 edições) e q permanece praticamente INÉDITA no Brasil (tendo sido bem elogiada por público e crítica)!

      Abs!

      Excluir
  3. Fala, Leo !

    O Cavaleiro das Trevas, com Ledger, é uma obra-prima do início ao fim. Aliás, quando chega ao fim, dá aquela sensação de querer ver mais daquilo que o Ledger poderia ter feito. Desgraçadamente, isso não será mais possível.

    Superman - O Filme, seguido do Superman I e II, também foi um primor. Me amarro até hoje.
    Dick Tracy eu, infelizmente, nunca assisti.
    Já o Homem Aranha, pra mim, só valeram mesmo os dois primeiros.
    Capitão América foi muito sofrível. Aliás, uma grande bosta, isso sim.

    E depois da cagada que fizeram com o Mandarim no filme do Homem de Ferro, deformando completamente um personagem que tinha o potencial para fazer daquele lixo um filmaço, além de desperdiçarem vergonhosamente o talento do ator escalado para representá-lo, eu nunca mais quis saber de assistir a nenhum filme de Super-Herói.
    O velho Stan Lee que me perdoe, mas ele sempre foi conivente com essas putarias de se descaracterizar personagens. Nesse aspecto, sua conduta é imperdoável.

    De resto, não faço questão de assistir a nenhum dos demais filmes citados e com indicação ao Mr. Oscar, mesmo que ganhem trocentas estatuetas.

    Abs !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antônio Jorge,
      Descaracterizar personagens virou regra para atingir outras mídias ou mercados. Lembra do Spiderman japonês na série tokusatsu? Rs Roberto Xavier.

      Excluir
    2. "Superman - O Filme, seguido do Superman I e II, também foi um primor. Me amarro até hoje."

      Digo, seguido do SUPERMAN II e III !
      Superman II traz aquele trio de Krypton que queriam dominar a Terra. E Superman III tem seu auge no duelo entre o Superman envenenado por uma Kryptonita nicotinada e um Clark Kent sendo acusado pelo mesmo de só ter-lhe causado problemas com o seu sentimentalismo barato e seu desprezível apreço pela abominável raça de seres rastejantes que ele tanto protege.

      Hehe !

      Excluir
    3. "Lembra do Spiderman japonês na série tokusatsu? Rs Roberto Xavier."

      Aquele da nave chamada "Marveller"...
      Há certas coisas nessa vida sofrida que vale muito a pena esquecer. Esse treco aí, perigoso para a mente, e Superman IV são duas delas...

      Abs!

      Excluir
    4. E aí, Antonio Jorge... blz?

      Eu tbm adoro o "Cavaleiro das Trevas", com Ledger... É meu filme favorito do "Batman" (e olha q até então eu era fanzaço de carteirinha do 1º do Tim Burton). Lamentável mesmo a morte precoce do ator, mas mais q merecido seu Oscar póstumo pelo papel (insuperável sendo o "Coringa")!

      Os "Superman" I e II (com o C. Reeve)... São justamente os meus 2 filmes preferidos de super-heróis de todos os tempos (imbatíveis até hj)!

      "Dick Tracy" vc não perdeu NADA (ô filme RUIM, meu deus)... investiram só no visual pra deixar estilizado (parecendo um vídeo-clipe) e esqueceram do roteiro, das cenas de ação, etc. Só vi 1 vez e nunca mais!

      O "Homem de Ferro 3" foi mesmo o PIOR filme da Marvel, embora o ator continuasse perfeito no papel, o "Mandarim" foi completamente destruído como personagem (nunca fizeram uma merda tão grande com um vilão q nos gibis clássicos era tão fóda)!

      Mas qto ao Stan Lee... Vou ser advogado do diabo e inocentar ele nesse caso, hehe: Já q o marketeiro não apitava mais NADA na Marvel (fazia mto tempo até q ele era apenas uma "celebridade" pra editora e seus fãs, tendo perdido qq poder de decisão pra filmes e gibis)!

      Abs!

      Excluir
    5. Olha, Leo, se você falou, tá falado !
      Já que Dick Tracy, na sua opinião, é tão ruim assim, nem irei perder meu tempo tentando assistir.

      A morte do Ledger foi realmente uma perda irrecuperável para todos aqueles que ficaram estupefatos com o seu desempenho magistral no papel do Coringa. Este fato, somado com o fiasco que tinham sido os filmes do Hulk e com a imundície do que fizeram com o Mandarim no execrável "Hômi di Ferru-3", acabaram me deixando completamente frustrado com relação a filmes de Super-Heróis, e me decidi a nunca mais assistir a nenhum desse tipo de filme que forem lançados.

      Quanto ao Superman, do eterno Cristopher Reeve, concordo com você. Mas, além do I e do II, eu incluiria também o III, por causa da sinistra transformação que o Homem de Aço sofreu em sua psique após ficar exposto a uma Kryptonita falsificada pelo infame Luthor.

      A título de curiosidade, Reeve contracenou com Michael Caine (que fez o papel do mordomo Alfred no Cavaleiro das Trevas) em um filmaço intitulado "Armadilha Mortal" (Deathtrap). Recomendo assistir a esse filme, extremamente inteligente e repleto de imprevisibilidades - além do notável desempenho desses dois grandes atores.

      Abs !

      Excluir
    6. "...por causa da sinistra transformação que o Homem de Aço sofreu em sua psique após ficar exposto a uma Kryptonita falsificada pelo infame Luthor."

      Lex Luthor não participa desse filme. Quem falsificou a kriptonyta foi aquele neguinho que só fazia merda no filme.

      Eu já tava grogue de sono quando escrevi isto.

      Excluir
  4. Ótima matéria! Parabéns!
    Tem alguns filmes dessa lista que preciso ver, Dick Tracy é um deles. Tem vários que não conhecia e irei correr atrás.
    Leo, você viu que Sr Milagre irá/foi para as bancas? Achei um tapa na cara dos consumidores que se sujeitaram a comprar no site da editora que dizia ser exclusividade. O que tava na cara que era para alavancar as vendas do site e abocanhar todo o lucro já que não teria necessidade de dividir o lucro e mesmo assim não diminuíram o valor ou ofereceram frete grátis.
    Infelizmente, a editora está fazendo seus consumidores de trouxas, alguns por aí estão se chamando de "putinhas" dessa editora. Lamentável ver leitores engolindo essas mancadas da Panini e declarando que irão suportar. Acho que chegamos na início da queda. Comprar quadrinhos está não só difícil pelos preços mas também pela falta de respeito e valorização de alguns que consomem. Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei o Sr. Milagre juntamente com o 3° vol. do Justiceiro lá no site da Panini justamente porque aqueles jumentos regados à cagadas informaram que a venda só se realizaria por lá.
      Devem ter liberado a venda para as bancas após avaliarem que o retorno não correspondeu muito com as expectativas desse "teste de mercado".
      Apenas mais um golpe baixo advindo dessas multinacionais que dominam (também) o segmento das HQs e são toleradas passivamente por uma legião de deslumbrados.

      Excluir
    2. E aí, Roberto... blz?

      "Dick Tracy" é bem fraquinho como filme... Mas de repente pode até valer uma conferida se vc não tiver absolutamente mais nada pra assistir numa tarde chuvosa de domingo, kkk!

      Qto ao "Milagre"... Bem, finalmente ontem eu comprei o meu na loja daqui. Preferi esperar, pq a loja já tinha recebido uma remessa (q esgotou rapidamente e eu perdi) e tava pra receber outra (o q demorou semanas, mas veio)!

      Nas bancas daqui eu ainda não vi... Mas se fosse pra comprar "exclusivamente" pelo site da panini, acho q eu teria preferido ficar SEM (pela calhordice da editora nesse caso específico e tbm pra não incentivar esse tipo de atitude das editoras)!

      Abs!

      Excluir
  5. Mas são personagens com décadas de idade...normal que existam várias interpretações e reinterpretações ...algumas agradam e outras não.O negócio é ficar com a que melhor te "representa". Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fábio... blz?

      Não posso falar pelos demais leitores (afinal, cada um é cada um e tem sua opinião própria)... Mas no meu caso, o q melhor me representa vai ser sempre a adaptação mais fiel possível aos conceitos básicos da HQ na qual foi inspirada!

      Até aceito modernizações de uniforme e ambientação (trazendo personagens clássicos das Eras de Ouro e Prata pro mundo moderno e nossa tecnologia)... Mas desde q não se percam as características mais básicas da HQ (no caso, o "pantera" ficou uma boa adaptação a meu ver)!

      Abs!

      Excluir
  6. Fala, Léo!
    Como tudo na vida, as indicações ao Oscar escondem muitos interesses(corporativos/econômicos) e uma politização bem acima que deveria.
    Sob o ponto de vista do entretenimento, cada um escolhe ou elege seus favoritos, ficando a premiação e as indicações como informações para enriquecer uma boa conversa entre amigos.

    Sobre as indicações ao Pantera Negra, ficando as categorias técnicas de lado, um comentário sobre o filme, que dá para assistir tranquilamente, mas nem de longe é essa maravilha toda. E o pior, apresenta uma luta final muito fraca e bem confusa, visualmente falando(achei este, o ponto fraco do filme, um anticlímax).

    Sobre a trilogia do Batman do Nolan, sinceramente, se retirar o Ledger (com sua espetacular interpretação do Coringa) , acho que cai muito. As cenas de ação do Batman, um perito em lutas, são muito fracas.

    Mas como dito anteriormente, cada um tem suas preferências e as sensações que cada exibição no cinema causou são momentos que não serão reproduzidos.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Concordo com vc... O Oscar sempre foi "politizado" (até onde me lembro) e girando sobre seus próprios interesses. Obviamente q a indicação do "pantera" tem um motivo q nada tem a ver com o filme em si (q é apenas um "BOM" filme de super-herói q atingiu uma imensa repercussão na mídia) mas com outros méritos e representações q obteve!

      Só acho injusto q o público e a mídia parecem ter esquecido q ANTES do "pantera" já tivemos filmes do "BLADE" (q eu achei melhores q o pantera) e "Spawn", rs!

      E realmente, a luta final do pantera foi pouco impactante... A meu ver, deviam ter reproduzido a luta baseada na HQ clássica (q saiu pela Salvat) onde o "Terror Negro" acaba caindo num poço de espinhos (uma morte violenta e chocante q teria tido um puta impacto nas telas)!

      Qto ao "Batman" do Nolan... Eu não gostei do 1º (Begins) e nem comprei em DVD. Mas do 2º e 3º eu gostei (considero uma dobradinha de filmes do Nolan e não uma trilogia, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  7. Parabéns pelo excelente artigo do colaborador Luiz Garcia. E agora, eu aqui lendo a revista Mundo dos Super Heróis, me deparo com um artigo praticante igual , me lembrei de já ter lido antes , aqui no submundo . Abraços a todos os amigos do Submundo HQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Celso... blz?

      Valeu mesmo por ter curtido a postagem (toda de autoria do Luiz)... E verdade seja dita tbm: ele tinha me mandado esse texto há semanas atrás (antes ainda do "pantera" ser indicado): Eu q segurei mais um pouco pra botar no ar mais perto da data da premiação, rs!

      Abs!

      Excluir
  8. Aquaman fora da disputa só mostra que o oscar tá cheio de puxa-saquismo, uma vergonha.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Léo e pessoal do Submundo HQ.

    "Batman" será reexibido nos cinemas, em 26 de março e 30 de março.

    A programação estará em 32 complexos da Rede Cinemark distribuídos por:

    Aracaju (Shopping Jardins), Belo Horizonte (Pátio Savassi), Brasília (Pier21), Campinas (Iguatemi Campinas), Campo Grande (Shopping Campo Grande), Curitiba (Shopping Mueller), Florianópolis (Floripa Shopping), Foz do Iguaçu (Shopping Catuí Palladium), Goiânia (Flamboyant), Londrina (Boulevard Londrina Shopping), Mogi das Cruzes (Mogi Shopping), Natal (Midway Mall Natal), Niterói (Plaza Niterói Niterói), Porto Alegre (Barra Shopping Sul), Recife (RioMar), Rio de Janeiro (Botafogo Praia Shopping, Downtown), São Paulo (Cidade São Paulo, Eldorado, Market Place, Metrô Santa Cruz, Mooca Plaza, Pátio Higienópolis, West Plaza), Salvador (Salvador Shopping), Santos (Praiamar Shopping), São Caetano do Sul (ParkShopping São Caetano), São José dos Campos (Colinas Shopping), Uberlândia (Shopping Uberlândia), Varginha (Via Café Garden Shopping), Vila Velha (Shopping Vila Velha) e Vitória (Shopping Vitória).

    Abraços

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...