04/02/2018

"Arqueiro Verde - Caçadores": A Fase Mike Grell...

Em mais uma matéria especial do "Submundo" produzida e elaborada pelo Camus (colaborador do blog), vamos revisitar aqui uma das fases mais consagradas do "Arqueiro Verde" em todos os tempos: A fase Mike Grell!

Recentemente, a Eaglemoss publicou a mini-série: "Caçadores" em sua coleção de Graphic Novels DC... Mas ainda é pouco diante da extensa fase de Mike Grell à frente do arqueiro, que prosseguiu em revista própria nos anos 80 e é um material de alta qualidade que merecia ser republicado na íntegra no Brasil!

Confira abaixo:

Após a mega-saga: "Crise Nas Infinitas Terras", que gerou um reboot total no universo DC, a editora precisava reiniciar seus heróis e convocou grandes artistas pra tarefa. Mike Grell, que havia chamado atenção pelo seu trabalho em "Lanterna Verde/Arqueiro Verde" (de Denny O'Neil) e em "Jon Sable" pela First Comics, foi chamado pro "Arqueiro Verde". Ele escreveu e desenhou, então, a mini-série: "Caçadores" (The Longbow Hunters), lançada em 3 partes pela DC em 1987 e que foi um sucesso de vendas e crítica. Na história, Oliver Queen e sua parceira Dinah Lance - a "Canário Negro", são trazidos pra Seatlle, conhecida na época pelo domínio das drogas nos bairros e pela violência urbana. Instalando-se na nova casa, eles se envolvem em uma trama sinistra de assassinatos de mulheres, ao mesmo tempo em que misteriosas mortes com flechas começam.

A trama se desenrola e personagens tipo a ninja Shado e o pistoleiro Eddie Fyers nos são apresentados, até chegarmos a uma das cenas mais impactantes e brutais envolvendo a Canário Negro (que criou polêmica na época pela violência sofrida pela heroína e a reação sanguinária de Oliver em seguida)! Outro ponto alto da série, trazido por Mike Grell, são os quadros: lindamente desenhados por ele como pinturas e que não possuem diálogo algum. Você apenas vivencia o que a cena está mostrando e o que o personagem está sentindo ao olhar os quadros visualmente arrebatadores. Uma obra de arte. Essa inspiração de Grell veio dos mangás japoneses, que ele transferiu com maestria pra HQ do Arqueiro.

Sobre Oliver Queen, sua personalidade estava diferente da que todos conheciam. Ele estava mais sério, complexo, e violento: agindo como um caçador urbano pela cidade. Um tanto diferente do Arqueiro reformulado por Denny O'Neil & Neal Adams, que também era sério mas tinha uma vibe de bom humor puxado pro sarcasmo e uma forte veia crítica e política (parte dessas características ainda foram mantidas por Grell)! As flechas foram modificadas e agora ele só usava as normais (nada de flecha-soco, flecha-explosiva, flecha-rede, etc). História densa, adulta, e extremamente visceral, "Caçadores" trazia uma narrativa dramática e diferenciada para a época, legitimando no que viria a ser chamado de "quadrinho adulto" e plantando uma das sementes que fariam surgir (anos depois) o selo "Vertigo" da DC!

A série regular do "Arqueiro Verde" foi lançada em 1988 com roteiros de Mike Grell e desenhos de Ed Hannigan. Mantendo a mesma veia adulta e urbana da mini-série dos "Caçadores", logo percebeu-se que Grell não colocaria o Arqueiro para enfrentar supervilões, e sim: problemas do mundo real. Durante toda a série, o Arqueiro enfrentou criminosos comuns, máfias, drogas, violência, espiões, racismo, poluição, etc. Algumas das coisas que assolavam o mundo na época (e ainda assolam). Entre seus melhores e mais importantes arcos estão: "Hunters Moon" (1-2) que aborda violência contra as mulheres e a impunidade, "The Champions" (3-4): Oliver numa caçada mortal contra Eddie Fyers, "Gauntlet" (5-6) sobre o preconceito, "Blood of the Dragon" (21-24): Oliver enfrenta a Yakuza com a ninja Shado, "Black Arrow" (34-38): Oliver precisa escapar da lei, e "Killing Camp" (76-78): Onde Oliver se alia a Fyers!

Além de manter a personalidade de Queen do mesmo jeito que mostrou em "Caçadores", Grell criou características notáveis para o personagem, transformando-o em um galanteador canalha (que trai a Canário Negro por diversas vezes) e em um homem que sabota a si próprio. Algumas curiosidades: 1- Grell distanciou o Arqueiro dos outros personagens da DC e de super poderes (quando Hal Jordan aparece na série, ele nem usa seus poderes). 2- O nome "Arqueiro Verde" pouco aparece na série, ele é mais chamado de "arqueiro" ou "vigilante" (igual ao seriado de TV). 3- Oliver passou a matar criminosos com certa frequência, embora isso o perturbasse. 4- Dinah deixou de ser a Canário, agindo mais no âmbito familiar, e só reassumiria seu traje lá pela metade da série. 5- Roy Harper (me recuso a falar "Ricardito", kkk) quase nem aparece! 

O titulo durou 80 números (de 1988-1993) todos escritos por Grell, teve 6 edições anuais (3 por O'Neil e 3 por Grell), uma mini-série que recontava a origem do Arqueiro (The Wonder Year - por Grell), e ainda um spin-off da Shado (por Grell)! Toda essa fase do "Arqueiro Verde" contou com desenhistas como Ed Hannigan, Dan Jurgens, Dick Giordano, Rick Hoberg, entre outros. Parte desse material foi lançado pela Editora Abril no saudoso mix: "Os Caçadores" (capas acima) e em outros títulos, mas saíram uns 20 números ao todo (entre formatos americanos e formatinhos). Mesmo com o sucesso da série de TV do "Arqueiro", a Panini não sinalizou (até o momento) a possibilidade de uma republicação dessa fase (embora já tenham arquivos digitais nos EUA). Vida longa ao Arqueiro Verde! Peguem seus arcos e flechas!

Até+

86 comentários:

  1. Grande matéria, parabéns ao Camus.
    Agora veja a ironia da vida, não peguei esse encadernado da eaglemoss pq achei caro demais e decidi esperar um possivel lançamento pela panini. Isso msm, preço mais justo pela panini... Provavelmente se lançar agora vai custar 350 reias no preço de capa por causa da amazon (a vilã segundo a editora com suas boas promoções)



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu!

      Eu comprei a edição do Arqueiro Verde da Eaglemoss porque é um top 10 meu e porque se a Panini lançar um dia eu não a perderei, pois provavelmente essa série vai sair isolada.

      Excluir
  2. Só aqui no Submundo HQ para ter matérias assim excelentes e diversificadas. Colecionei a revista Caçadores por causa das histórias do Questão e do Arqueiro Verdes as duas eram excelentes pena não terem indo até o fim. Peguei aquele encadernado da Panini do Questão com o início dessa fase publicada na revista da Abril e a edição da Eaglemoss do Arqueiro Verde achei o valor muito alto e como tenho a minissérie da Abril fiquei apenas com essa. Bem que uma coleção de Lendas DC poderia ser dedicada ao Arqueiro com essa fase. Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu!

      A revista Os Caçadores da Ed.Abril era adulta demais pra época, e creio que pouca gente a entendeu. Foi um dos melhores mixes que já saiu por aqui. Acabou sendo cancelado porque ninguem entendeu mesmo a proposta e a grandiosidade dela na época! É o que acho.

      Excluir
    2. Oi Camus!

      Também teve o fator Collor na época, em que os país entrou num colapso financeiro e econômico gigantesco, onde as hqs atrasaram por meses e muitas foram canceladas de forma abrupta!

      Ademais, a revista era muito cara para os padrões e público da época, devemos nos lembrar que HQs não eram cult como hoje, e sim marginalizadas e destinadas segundo a opinião pública somente a crianças e adolescentes. Embora a revista fosse excelente ela era avançada demais para os costumes da época, onde se procurava mais diversão passageira do que reflexão sobre temas sociais e políticos!

      A revista do Monstro do Pântano também desta época foi cancelada abruptamente, e A Teia do Aranha teve seu formato reduzido ao formatinho para poder sobreviver!

      Abraços!

      Excluir
    3. "A revista do Monstro do Pântano também desta época foi cancelada abruptamente..."

      Sem contar a 3ª mensal do Batman em Formato Americano.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    4. Sim, o Plano Collor acabou com todas elas (e muitas outras!).

      Excluir
    5. O plano Collor fez mais estragos que CRISE nas Infinitas Terras!

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    6. Verdade, Elcio! Eu nem lembrava que foi exatamente nessa época! Esse formato na época era considerado de luxo mesmo e era caro pra época! Engraçado que hoje vemos esse formato como normal.

      Como disse o Vam foi pior que a Crise nas infinitas! E pensar que temes o Collor de volta hoje por aqui! Meu deus...

      Abraço!

      Excluir
  3. Do Mike Grell só tive contato com algumas edições de O Guerreiro e as poucas histórias do Batman desenhadas por ele, todas pela Ebal.

    Dessa fase a frente do Arqueiro eu não conheço nada, mas pela sua matéria achei bem interessante, mesmo nunca ter me identificado com o personagem, Camus.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena ler Os Caçadores! Vai que você gosta e engata buscando a série normal?

      Abraço!

      Excluir
    2. Sem chance de pagar os R$ 55,00 pedidos pela Eaglemoss, não comprei nem as edições do Batman que me interessavam...

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  4. Valeu, Leo, pelas grandes escolhas das imagens! Enriqueceu mais a matéria!

    Pra quem não sabe a fase do Arqueiro Verde Renascimento escrita pelo Benjamim Percy trouxe de volta elementos da fase Mike Grell. E trouxe de volta importantes personagens na mitologia dele também, como a ninja Shado e o pistoleiro Eddie Fyers, da fase Grell!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. blz?

    a mini série os caçadores é muito boa mesmo e a comprei por acaso: estava numa viagem de ferias com a família em caraguatatuba e o formato americano era relativamente novo no brasil, como saia poucas HQs neste formato ainda era possível comprar tudo e o melhor é que o material era sempre diferenciado valendo cada centavo gasto.

    abraço

    ResponderExcluir
  6. Já li toda essa fase do Arqueiro por Mike Grell e posso dizer que se trata de uma das melhores coisas feitas nos quadrinhos! Histórias memoráveis. O autor consegue trazer-nos o melhor do personagem. Histórias com muita ação, coadjuvantes bem desenvolvidos, apenas artistas ótimos. Enfim...Vale muito a pena ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também li tudo amigo! Por isso tive a idéia da matéria e sugeri ao Leo! Arqueiro Verde do Mike Grell é realmente uma das maiores fases das hqs!

      Excluir
  7. Oi Leo e Camus!

    Parabéns pela matéria! Ela está irrepreensível!

    É a fase definitiva do herói, não há meio termo ou discussão sobre isso, é uma pena somente ela estar ficando esquecida e infelizmente sem previsão de ser republicada por aqui, mesmo já tendo saído nove volumes lá fora!

    Achei que a Panini ia furar o olho da Eaglemoss publicando "Os Caçadores", mas praticamente ela ignorou esta publicação e fase até agora, e resolveu furar os olhos dos colecionadores lançando um encadernado do herói a R$ 51,00 por 176 páginas!

    Brincadeiras à parte, para lançar esta fase novamente tem de começar com "Os Caçadores", para aí dar início aos outros arcos de histórias feitos por Mike Grell!

    Na extensão da Eaglemoss tem o primeiro arco "Hunters Moon", que pode ou não servir como um alento para quem deseja conhecer esta fase ou tê-la na coleção encadernada!

    Já fiz pedido desta fase no Facebook da Panini, e outros colecionadores também, mas eles ignoram por completo, sem dar nenhuma resposta!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Elcio, penso que se a Panini, multiplicar a oferta de títulos da Coleção Lendas, ela acaba criando um problema pra sí mesma, pois a probabilidade das revistas Renascimento serem deixadas de lado em detrimento do material clássico pelos colecionadores deve ser bem grande, companheiro.

      Pois atualmente temos material clássico suficiente para manter duas mensais, tranquilamente.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Sei que a Panini Itália não deixa se multiplicar lançamentos de material antigo exatamente para não diminuir o lançamento e vendas do material novo. Várias vezes houve projetos que receberam o sinal de espera em prol de divulgação e lançamento das novidades...
      Cesar leal

      Excluir
    3. Valeu, Elcio!

      Eu também já pedi várias vezes a Panini pra lançar esse grande material, mas fui ignorado ou recebi a mesma resposta que eles dão a todos "irei encaminhar" kk

      Essa extensão da Eaglemoss que fala eu dei uma olhada. Vai vir os 6 primeiros números da série (pelo menos 3 arcos de destaque citados por mim nessa matéria, é boa coisa!). Esperemos! Pois acho muito dificil a Panini trazer essa fase. Eles não fizeram isso mesmo com a série pop Arrow!

      Abraço!

      Excluir
  8. Com certeza. Lendas põe no chinelo essas histórias atuais.

    ResponderExcluir
  9. Beleza, Leo,

    essa é uma das melhores e mais emblemáticas histórias de um personagem DC ao lado de Mundo Gavião de Tim Truman. Muita pena não ter saído completa, mas não li o que saiu em Caçadores, só a Superpowers 27 e DC 2000 43.
    Creio que, quem não pegou o Caçadores da Eaglemoss pelo preço, não pense que vai sair mais barato pela Panini, especialmente por conta dos reajustes atuais.

    Enfim, se algum dia a Panini lançar, estarei lá.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Hummm...pelo jeito vou apelar para Scans em inglês...já que alem de ser incompleto os preços praticados por esta fase estão muito salgados em nosso pais

    ResponderExcluir
  11. Pelos valores cobrados pela Panini você consegue comprar todos os encadernados americanos (a Amazon tem, por exemplo). A DC republicou a saga completa. Tenho e posso dizer que valem cada centavo. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  12. Cheguei a colecionar caçadores e gostava mesmo do "questão".

    Infelizmente a Abril "picotava" muitos estórias, mas nessa época do formatinho gostava de edições em formato americano.

    excelente post!

    ResponderExcluir
  13. Está aí um material que até então eu desconhecia. Bem que a Panini poderia republicar, principalmente que a série do personagem ainda está em alta.

    ResponderExcluir
  14. Off topic!!!!!
    Domingo de manhã, eu tava assistindo o programa Mundo Disney no SBT, e eis que sou surpreendido pelo novo desenho dos Duck Tales. Cara, está sensacional, acho que passou os 2 primeiros episódios. O Tio Patinhas agora está de paletó vermelho, que nem era nos gibis, e aparece também o Pato Donald. Achei meio estranho o novo visual para os três sobrinhos, Huguinho, Zezinho e Luisinho, mas as histórias foram muito boas. Tem uns lances sobrenaturais, tidos como comuns nesse "universo", mas o climão de aventura está lá. Eu recomendo muito a quem gosta, domingo que vem não perderei por nada, parece que os patinhos vão procurar saber quem é a mãe deles, kkkkkk, abraços a todos os amigos do Submundo HQ.

    ResponderExcluir
  15. Mais uma grande contribuição do Camus.

    Não conhecia bem essa fase, sabia apenas da minissérie Os Caçadores. Fui pesquisar na Amazon, os dois primeiros volumes importados estão na casa dos 33 reais. Vou arriscar. Abraço a todos,

    Rafael Machado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Rafael!

      Pode comprar amigo, vai adorar! Abraço!

      Excluir
  16. "Agora veja a ironia da vida, não peguei esse encadernado da eaglemoss pq achei caro demais e decidi esperar um possivel lançamento pela panini. Isso msm, preço mais justo pela panini..."


    E aí, Guilherme... blz?

    Hahaha, do jeito q a coisa vai... "qdo" ou "se" esse material sair pela panini um dia, corre o risco de sair até mais caro q na Eaglemoss (MESMO no formato econômico de "lendas", rs)!

    Em tempo... peguei a ed. da eaglemoss não só pela série principal dos "caçadores", mas tbm pela HQ "brinde" do KIRBY (achei q valeu 100% de aproveitamento, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "Eu comprei a edição do Arqueiro Verde da Eaglemoss porque é um top 10 meu e porque se a Panini lançar um dia eu não a perderei, pois provavelmente essa série vai sair isolada."


    E aí, Camus... blz?

    Pensei a mesma coisa qdo cofrei a ed. da Eaglemoss tbm... prefiro garantir um gibi (q eu considere essencial) qdo já tá na mão, do q contar com a "sorte" e depender da panini republicar um dia. E "se" isso acontecer, é bem como vc disse: pode sair a mini-série isolada e o resto da fase grell em separado (aí eu continuo a partir da ed. da eaglemoss se for o caso)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Leo! Com certeza se sair pela Panini um dia vai sair Os Caçadores isolado (são mais de 140 paginas de historia e essa historia é mesmo isolada) e não perderemos essa.

      Por aqui no RJ já tá dificil conseguir essa edição. Ainda bem que garanti a minha logo. Um material desse nivel não pode ficar de fora! Tá no meu Top 10! E essa edição da Eaglemoss ainda ganha de brinde uma historia do Arqueiro desenhada pelo mestre Kirby!

      Abraço!

      Excluir
  18. "Só aqui no Submundo HQ para ter matérias assim excelentes e diversificadas. Colecionei a revista Caçadores por causa das histórias do Questão e do Arqueiro Verdes as duas eram excelentes pena não terem indo até o fim."


    E aí, Roberto... blz?

    Brigadão mesmo por ter curtido esta postagem... Eu tbm gosto de diversificar as postagens aqui no blog não só por assunto/temática como tbm contando com a colaboração especial da galera, rs: Aliás, faz tempo q vc escreveu aquela matéria do "Lobo Solitário", hein? (antes da gente imaginar q a panini relançaria o material) já se foram 3 anos dessa bela postagem! Aí vai o LINK pra quem quiser conferir:

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2015/10/o-lobo-solitario-saga-de-itto-ogami.html

    No mais, perdi o "Questão" qdo saiu na época (o encadernado não coube no meu orçamento)... Mas garanti os "Caçadores" da Eaglemoss (q foi caro mesmo, mas não pesou tanto no bolso pq dessa coleção DC/Eaglemoss eu só peguei umas 3 edições até hj, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "Também teve o fator Collor na época, em que os país entrou num colapso financeiro e econômico gigantesco, onde as hqs atrasaram por meses e muitas foram canceladas de forma abrupta!"


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    Hahaha, eu lembro (com tristeza) desse período "CoLLorido" do nosso país... Me vi obrigado a limpar minha caderneta de poupança na época antes q esse vigarista confiscasse tudo. E esse PNC ainda quer se candidatar de novo à presidência este ano (essas próximas eleições vão ser um circo dos horrores: Até o "Dr. Rey" vai tentar a sorte com sua "honestidade gringa" - segundo o próprio, rs)!

    Enfim... desculpem o desabafo político, mas é fóda qdo a gente lembra q perdeu dinheiro por causa desses pilantras (sobe o SANGUE, hehe)!

    Voltando aos GIBIS, mas sem largar a POLÍTICA ainda... vc tem toda razão qto aos "Caçadores": A revista abordava mesmo aspectos políticos e sociais (violência urbana, tráfico de drogas, racismo, desigualdade, justiça com as próprias mãos, etc) e esses temas eram mto "pesados" pra um público q ainda via os GIBIS como mero entretenimento (SEM precisar botar a mente pra refletir sobre assuntos da nossa realidade)!

    Sim... O público médio de HQs ainda iria pegar aos poucos o embalo em linhas mais adultas como a Vertigo e afins (mas nesse processo inicial, a revista "caçadores" não durou mto - infelizmente)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "Sim, o Plano Collor acabou com todas elas (e muitas outras!)"


    Verdade, Hunter...

    Eu lembro q durante o Plano CoLLor a gente meio q já contava com a "morte iminente" de cada gibi novo q era lançado... Na época, eu tava recomeçando a me interessar por gibis e já almejando a retomada das minhas antigas coleções em sebos. Foi um início de anos 90 BEM tumultuado no panorama geral, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "Do Mike Grell só tive contato com algumas edições de O Guerreiro e as poucas histórias do Batman desenhadas por ele, todas pela Ebal."


    E aí, VAM... blz?

    Eu cheguei a ter um gibi do "Guerreiro" pela EBAL na época... Era em formato magazine e colorido (achei um gibi MTO BOM, mas nunca li a continuidade da série depois disso)!

    Sou outro tbm q nunca leu a fase Mike Grell no "arqueiro", tirando a excelente mini dos "caçadores", é claro!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "Valeu, Leo, pelas grandes escolhas das imagens! Enriqueceu mais a matéria!"


    E aí, Camus... blz?

    Sabe, depois de responder os comentários no blog... a parte q eu mais gosto do trampo de blogueiro é sair à cata de IMAGENS pra ilustrar as postagens, rs!

    Assim, pra mim foi um prazer ter passado uma madrugada inteira catando essas do "arqueiro"... procurei fazer um MIX de imagens tbm: Misturando capas nacionais dos "caçadores" com ed. importadas da série regular e dos recentes TPs gringos!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma boa escolha de imagens mesmo! Mostrou boas artes tanto do Grell quanto do Hannigan e do Hoberg. E de quebra parte dos importantes dessa fase (alem do Arqueiro, aparece ai a Canário Negro, a Shado, e até o Roy Harper/Arsenal)!

      Abraço!

      Excluir
    2. Ps: Pra concertar meu erro, nenhuma dessas capas são do Hoberg. Tem uma ai que me enganou, mas não é dele.

      Excluir
  23. "a mini série os caçadores é muito boa mesmo e a comprei por acaso: estava numa viagem de ferias com a família em caraguatatuba"


    E aí, gustavo... blz?

    Vc teve sorte então... Eu nunca tive impressa a mini dos "caçadores": Pois qdo achava em bom estado nos sebos daqui, o preço cobrado não ajudava: Custava o equivalente à ed. da Eaglemoss (q passa de 50 pila)!

    Assim, acabei comprando o encadernado agora (mesmo achando caro)... já q a mini com grampo custava quase a mesma coisa tbm (os caras já inflacionavam ela pq sabiam q a procura era grande e o material era de 1º, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "Já li toda essa fase do Arqueiro por Mike Grell e posso dizer que se trata de uma das melhores coisas feitas nos quadrinhos!"


    E aí, Helder... blz?

    Há alguns anos atrás (antes de eu ser expulso e ter minha conta deletada no "DC++")... Cheguei a baixar essa fase completa do Mike Grell em scans. Mas quis o destino q meu HD pifasse eu perdesse alguns MILHARES de filmes, gibis, e fotos baixadas ao longo de anos, hehe!

    Isso tudo foi pra me ensinar uma lição de vida bastante valiosa: "Tenha sempre tudo salvo num HD externo"... vivendo e aprendendo, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. "Na extensão da Eaglemoss tem o primeiro arco "Hunters Moon", que pode ou não servir como um alento para quem deseja conhecer esta fase ou tê-la na coleção encadernada!"


    E aí, Elcio... blz?

    Puxa, valeu mesmo pelo aviso... Essa vai ser mais uma ed. da EXTENSÃO DC q me interessa (não tinha me ligado q esse arco era da fase Mike Grell - tenho q fuçar melhor no listão da eaglemoss, rs)!

    Mesmo eu não tendo lido essa fase inteira (li apenas a mini dos "caçadores"), acredito q ela seja mesmo a DEFINITIVA do arqueiro, e quem sabe um dia ainda venha a merecer uma coleção de "lendas" do Grell, já pensou?

    De repente é bom os leitores aproveitarem AGORA pra pedir coisas legais pra panini... já q a editora tá sendo apedrejada nas redes sociais devido aos preços abusivos: Pois assim, ela pode querer "limpar a barra" com a galera e atender alguns pedidos inusitados, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles chamaram o encadernado de Arqueiro Verde Hunters Moon por ser o primeiro arco da série, mas na verdade vai trazer até o número 6 da série. Ou seja, veremos 3 arcos sitados como destaque por mim na matéria! Hunters Moon (1 a 2), The champions (3 a 4) e Gauntlet (5 a 6). Os arcos iniciais da fase são pequenos (comparando com os de hoje), no maximo duas edições cada.

      Excluir
    2. E aí, Camus... blz?

      Hj em dia, qdo se fala em "arco" a gente já pensa logo numas 6 ed. no mínimo, rs... Esses q vc falou são bem curtinhos mesmo, mas pegam bem o começo da fase na revista-solo (vai ser mais uma ed. da Eaglemoss q valerá a pena)!

      E por falar nisso... A última da Eaglemoss q veio pra cá foi: "Na Estrada" (enésima rerererererepublicação de "LV & AV" - q faz pouco saiu nas "Lendas" da Panini)!

      Abs!

      Excluir
    3. São curtos mesmo. Mas apesar disso são bem contados e amarrados. A fase inicial do Arqueiro Verde do Grell traz arcos no maximo com duas edições mesmo. Só um pouco mais pra frente é que aparecem arcos com 3, 4 ou 5 edições cada.

      E esse meio repeteco ai do Lanterna/Arqueiro do ONeil, já vi. E podiam ter mudado pra outro material! Espero que eles diminuam os preços na proxima leva, porque tá ruim comprar. Comprei quase nada dessa. Só comprei duas do inicio que era mais em conta (Batman Nascimento do demonio e Mulher Gato vol 1), e uma de quando ficou mega caro (Arqueiro Verde Os caçadores).

      Abraço!

      Abraço!

      Excluir
    4. E aí, Camus... blz?

      Sabe, das 60 primeiras ed. da Eaglemoss (tô escrevendo uma matéria sobre a EXTENSÃO pro mês q vem) eu só peguei 3: "Super" do BYRNE, "Titãs - Contrato de Judas", e os "Caçadores"... E SÓ!

      Pra extensão, eu sei q deve ter até os "Novos Deuses" e esse "Arqueiro" do Grell... entre outras coisas legais (acho q vai ser melhor q a 1º fase da coleção sim)!

      Abs!

      Excluir
  26. "essa é uma das melhores e mais emblemáticas histórias de um personagem DC ao lado de Mundo Gavião de Tim Truman. Muita pena não ter saído completa,"


    E aí, Lierson... blz?

    Imagino q a fase Mike Grell seja equivalente pro "Arqueiro" (dentro do universo do personagem)... ao q foi a fase Miller pro "Demolidor", hein? Sem querer comparar os 2 escritores, é claro, mas para os respectivos personagens essas foram aquelas fases q dividiram sua cronologia em: ANTES e DEPOIS!

    E vc tá certo: "SE" a panini lançar os "caçadores" um dia... pode ser q custe ainda mais caro q a eaglemoss (preferi não arriscar e já garanti o da eaglemoss mesmo, até pq: me interessava tbm a HQ do REI Kirby q vem junto)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "Hummm...pelo jeito vou apelar para Scans em inglês..."


    E aí, Fábio... blz?

    No fim das contas, os scans são sempre a solução final pra todos os problemas de preços abusivos e negligência/incompetência editorial dos GIBIS, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. "Pelos valores cobrados pela Panini você consegue comprar todos os encadernados americanos"


    E aí, Mateus... blz?

    De fato: Finalmente, chegamos no ponto em q os gibis importados passaram a valer um melhor custo-benefício pro leitor do q as superfaturadas ed. nacionais!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. "Cheguei a colecionar caçadores e gostava mesmo do "questão"


    E aí, Scant... blz?

    Aquele encadernado do "Questão" q a panini publicou há anos atrás, eu me arrependo até hj de ter perdido... Pior, q com as baixas vendas q teve (o preço em capa-dura era alto pros padrões na ocasião) as chances de ser republicado E continuado são praticamente nulas (acho q seriam 6 Vol. ao todo se não me falha a memória)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria um matinal perfeito pro formato “Lendas” não é? Quem sabe um dia... também perdi o capa dura e queria muito ler essa fase

      Excluir
    2. E aí, Aarom... blz?

      Com certeza, o formato "lendas" seria perfeito pro "Questão" (e tbm pro "Arqueiro")... Porém, o q se tem notado é q a coleção de "lendas" tem seguido um hype interligado com os personagens q fazem maior sucesso nos cinemas: "batman", "super", "mulher-maravilha", e em breve: "Esquadrão Suicida"!

      Ou seja: Se o "Questão" ganhasse um filme, suas chances aumentariam mais um pouco, rs...

      Abs!

      Excluir
    3. Esquadrão sai mesmo esse ano, Leo?

      Excluir
    4. Difícil confirmar qq coisa em se tratando da panini, rs...

      Pra vc ter uma ideia, as "Lendas do Esquadrão" era pra ter saído pouco depois do FILME... Foi reconfirmada entre os próximos lançamentos de "lendas": mas se fica pra ESTE ano mesmo, só esperando o cadastro no ISBN pra ter certeza, rs!

      Abs!

      Excluir
  30. "Está aí um material que até então eu desconhecia. Bem que a Panini poderia republicar, principalmente que a série do personagem ainda está em alta."


    E aí, Marcelo... blz?

    Pois é, acho incompreensível q a panini tenha perdido o hype da mídia em torno do seriado de TV do "arqueiro"... não acredito q não tenha tido uma boa audiência (se fosse assim, não teria durado tantas temporadas até hj) e queria q a panini tivesse arriscado mais encadernados de fases clássicas (principalmente essa do Grell)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. "Domingo de manhã, eu tava assistindo o programa Mundo Disney no SBT, e eis que sou surpreendido pelo novo desenho dos Duck Tales."


    E aí, Celso... blz?

    Eu te confesso q não gostei do traço dos patos nessa nova versão de "Ducktales"... Mas achei legal o fato do "Donald" aparecer na série agora (não sei pq ele ficou de fora do desenho clássico)?

    E pelo visto vão mexer de novo na origem/destino da mãe dos sobrinhos, hehe... A explicação q deram num gibi recente foi broxante (ela teria ido pro espaço - ugh - durante todo esse tempo): Espero q agora arrumem uma explicação mais decente (quem sabe), rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. "Fui pesquisar na Amazon, os dois primeiros volumes importados estão na casa dos 33 reais."


    E aí, Rafael... blz?

    Pra material importado, esse preço tá ótimo mesmo... quem puder, aproveite: pois não se sabe se essa fase poderá ou não sair aqui um dia!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Leo! Um prazer interagir com você. Acompanho o blog há alguns anos, mas só recentemente comecei a fazer meus primeiros comentários. Essa parte é tão interessante quanto às postagens em si: Camus, Hunter, Vam, Elcio e tantos outros que frequentam esse espaço contribuem de maneira muito legal, com informações e opiniões embasadas. Já aprendi muito com o pessoal aqui!

      Sobre a fase Mike Grell e tantas outras pedidas pelos leitores: faz algum tempo que vi uma entrevista do Levi Trindade explicando a política de republicação da Panini da material clássico. Basicamente, a editora não tem total independência pra publicar o que achar melhor. Por contrato, ela deve seguir orientação da DC sobre qual material editar. E, via de regra, a matriz americana privilegia material recente. Não é interessante viver do passado. Então a edição de Lendas é bem dosada com publicações contemporâneas do Renascimento.

      Excluir
    2. E aí, Rafael... blz?

      Brigadão mesmo por estar acompanhando e curtindo o blog e este setor de comentários (meu favorito tbm pelas presenças ilustres de todos os participantes - q com certeza fazem deste espaço um dos locais virtuais mais agradáveis pra se conviver e trocar boas ideias sobre HQs): Seja sempre bem-vindo tbm e participe mais vezes, rs!

      Qto à essa política de republicações da panini... acho q já assisti essa entrevista com o Levi e faz sentido mesmo q a DC (ou mesmo a matriz italiana da editora) exerçam um poder maior de controle e organização daquilo q é publicado por aqui. Do meu ponto de vista (pessoal) acho q tá bem equilibrada a divisão entre material novo/atual e os clássicos (lendas): Só lamento a falta de mais material da Era de Ouro (anos 30/40), rs!

      Abs!

      Excluir
  33. Olá,Léo!!!
    Parabens ao camus pela excelente matéria!Que pena que essa extensa e seminal fase do Grell seja mais uma das coisas essenciais que são solenemente desprezada pela Panini!já até pensei em comprar os tps na Amazom mas gostaria mesmo era de que saísse por aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Sergio!

      Eu tive que ler tudo em portugues e espanhol, num pack que um amigo meu me passou! Li a fase toda, é otima! Fora isso só tps gringo. A Panini ignora mesmo, uma pena!

      Excluir
    2. E aí, sergio... blz?

      Valeu por ter curtido a postagem: Aprendi mto mais sobre essa fase do arqueiro tbm (graças à colaboração do Camus)... E vou correr atrás desse material (inicialmente em scans, mas tbm botei na lista pra futuras importações dos TPs gringos)!

      Abs!

      Excluir
  34. leo , já pensou em fazer um post com hqs antigas nacionais? tinha bastante coisa da editora press e grafipar que bem poderiam ser publicadas hoje em dia(ou quem sabe na sua futura editora #ficadica hehe)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Brigadão mesmo pela sugestão... Eu já sou um grande fã de material clássico nacional e te recomendo uma olhada em 2 postagens q fiz há um tempo atrás aqui no blog: Uma sobre o Rodolfo Zalla (falecido em 2016) e outra sobre o "Anãozinho do Bordel" (da Grafipar), rs:

      http://submundo-hq.blogspot.com.br/2016/06/rodolfo-zalla-rip-tributo-um-mestre-do.html

      http://submundo-hq.blogspot.com.br/2011/11/terror-brasileira-o-anaozinho-do-bordel.html

      Te confesso q eu teria o maior prazer em publicar (quem sabe um dia) esses materiais nacionais mais antigos e consagrados... Mas eu ainda preciso juntar mais uma BOA grana pra investir na editora (atualmente eu comprei cotas de sociedade numa editora já existente q publica material didático pro meu curso pré-vestibular: Só preciso de mais grana pra criar nela um setor específico de HQs - com essa crise econômica tá fóda investir em qq negócio, mas tô "ciscando" na área, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  35. Tudo blz Leo? Novamente o Camus mandou muito bem.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roni... blz?

      Valeu mesmo, tbm gostei mto dessas últimas 2 colaborações do Camus aqui no blog... Foi uma dobradinha seguida de matérias com 2 dos personagens favoritos dele (Batman e Arqueiro), rs!

      Abs!

      Excluir
  36. E aí Leo/Camus beleza????
    A cerca de alguns meses atrás, eu fiz uma parceria com os catadores de recicláveis/Burrinho sem rabo (no Rio), aqui do meu bairro.Eu forneço garrafas pet e latinhas de cerveja e eles me arrumariam quadrinhos quando possível em suas buscas.Confesso que não levei muita fé, até porque já havia bastante tempo e nada!!!
    Mas tudo tem seu tempo,e não é que esta semana,justamente na matéria do Arqueiro Verde/Mike Grell eu tive uma grata surpresa.Um dos meus "parceiros Comerciais", me aparece com o seguinte lote:

    - Batman - As Dez Noites da Besta,do Jim Aparo (Ed. Abril)
    - Hellraiser (Ed. Abril)
    - Heróis da Tv em formatinho,(Ed. Abril) mas muito malhados
    - Slash Guerreiros do Apocalipse,2 edições (Ed. Abril)
    - Batman, Adptação Oficial do Filme - Michel Keaton - (Ed. Abril)
    - OS 3 VOLUMES DO ARQUEIRO VERDE - OS CAÇADORES - (Ed. Abril).Em perfeito estado!!!

    Agora eu te pergunto:Foi ou não foi um "CASE DE SUCESSO"?
    Obs: E olha que eu nem falei dos LPs.....KKKKKKKKK

    Abraços,
    Celso - S.Gonçalo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Celso... blz?

      Olha, te confesso q nunca pensei nisso: Mas com toda certeza essa parceria q vc fez valeu mto a pena diante desse resultado... Parabéns pela iniciativa e pelas aquisições (dessas citadas, só o "Slash" eu não conheço e nunca li)!

      As "10 Noites da Besta" é uma das HQs mais pedidas e procuradas pelos leitores (já fazem anos q vejo a galera sugerindo essa republicação e nada da panini considerar a possibilidade, rs)! O "Hellraiser" da Abril eu consegui num sebo em perfeito estado tbm (peguei o embalo daquele lançamento da editora "Alto Astral", q lançou 3 Vol. de uma fase mais recente da série e fui atrás das ed. antigas da Abril)!

      E é claro, valeu tbm pra vc ter conseguido no lote os "caçadores", hehe... Fico imaginando tbm quais "LPs" vc deve conseguir nesse esquema (já cheguei a ter uma boa centena de LPs nos anos 80: bons tempos em q ainda ouvíamos MÚSICA de verdade, rs)!

      Abs!

      Excluir
    2. Belas trocas, Celso!

      Dez noites da besta a Panini também tá devendo um encadernado. Mas eles tão ignorando clássicos do Batman (alguns vários) e só ficam nas mesmices (TDK, Ano Um, etc).

      Damos graças a Batman Lendas!

      Curioso é que o KGBesta foi apresentado como um vilão de primeira, top do Batman, nessa historia. Mas como tempo os outros roteiristas tornaram ele em um fracote. E ele acabou virando um vilão de terceira. Quem quer ver ele ainda dando trabalho antes de cair na decadencia procura a mini série Robin (Tim Drake) vol 3 Ed Abril. Vai curtir!

      E que achado também com Os Caçadores em!

      Abraço!

      Excluir
  37. E sobre aquele boato do fim do ano passado que a Devir iria lançar o Tarzan do Russ Manning, será que vai rolar? E sobre o trabalho do Jaime Brocal Remohí, você conhece? Depois que tive contato com o traço do espanhol numa edição do Tarzan da EBAL fiquei fã do cara (espada e magia) - mas trabalhos dele, fora edições raras da Meribérica são difíceis de encontrar no BR. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Por enquanto, não ouvi falar mais nada sobre a Devir lançar esse material do Russ Manning, q pra quem não conhece deixo no LINK abaixo a capa de um dos encadernados q saíram lá fora (é um material sensacional):

      http://donglutsdinosaurs.com/wp-content/uploads/2011/08/Tarzan-700x521.jpg

      A Devir tbm tinha prometido (ano passado) republicar as ed. esgotadas do "Tarzan" q ela mesma já havia lançado (começando pela "Origem" na fase Kubert)... Mas não podemos descartar ainda essas investidas da Devir, pois a editora tem um ritmo lento mesmo e ainda não divulgou seus lançamentos previstos pro resto do ano (só sei - até o momento - q vai ter mais "The Boys", "Saga", e "Nemo" do Alan Moore)! Vamos torcer pro "Tarzan" estar nesse bolo tbm!

      Abs!

      Excluir
  38. Olá,Leo e Camus!
    Parabéns por mais uma matéria sensacional com essa fase do Arqueiro que é realmente acima da média! Lembro-me de que na época do lançamento desse material pela Abril que eu não tive condições de comprar e agora que a Eaglemoss relançou também não comprei por achar muito caro! Ah,as ironias da vida,heim?Li alguns números esporádicos de Os Caçadores que adquiri em sebos e gostaria muito de ler essa fase completa!Gosto muito de Mike Grell tanto como roteirista como também como desenhista! Gostava muito também do Guerreiro e Jon Sable que não vingou por aqui!Será que ele ainda está na ativa? Acho que essa fase caberia muito bem em uma LUDC,mas pelo jeito está difícil!
    Vlw,amigos!
    Abcs.
    PCRM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, PCRM... blz?

      Valeu mesmo por ter curtido a postagem... E q ironia mesmo, hein? Essa saga dos "caçadores" tá sempre escapando de vc, mas isso faz parte da rotina de cada colecionador: Aconteceu a mesma comigo em relação ao "Sandman" - Eu nunca consegui colecionar essa série, rs. Perdi as 10 edições da Conrad pq eram mto caras na época; Aí comprei as 2 ed. da Pixel em formatéco paraguayo pq eram baratinhas mas a Pixel cancelou toda a linha Vertigo e fiquei com a coleção desfalcada; Qdo a Panini entrou na jogada com o "Sandman", ficou acima do meu orçamento mais uma vez e acabei desistindo novamente, hehe!

      Qto ao Mike Grell... Ele infelizmente tá fora da ativa mesmo. Os últimos trabalhos registrados dele q eu tenha visto foram em 2010 (em novos arcos do "Guerreiro" pra DC e "X-Men Eternamente" pra Marvel)! O período mais fértil de atuação dele foi mesmo nos anos 70, 80, e início dos 90!

      Abs!

      Excluir
    2. Ps: Vai saber porque o Grell parou. Mas como disse o Leo o auge do Grell foi mesmo os anos 70, 80, e inicio dos 90. Vai ver ele decidiu aposentar. Acho que ele tá igual ao Neal Adams agora, que em boa parte das vezes desenha apenas contracapas. Uma pena que não sai nenhuma aqui do Grell. Do Adams sai algumas!

      Excluir
  39. Valeu, PCRM!

    Em sebos você deve achar a mini série Arqueiro Os Caçadores pelo menos. Na época que lançou Arqueiro Verde Os Caçadores eu comprei ela, e o mix Os Caçadores eu comprei algumas apenas (se não me engano da 1 ao 5, depois cacei as outras em sebos).

    Quanto ao Mike Grell parece que ele parou mesmo de escrever e desenhar hqs em grandes produções. Mas ele vem desenhando as contra capas da hq Arqueiro Verde Renascimento! Ou seja temos algum trabalho dele atual! Mas infelizmente a Panini não tá trazendo as contracapas nos encadernados do Arqueiro. Um grande vacilo isso!

    Ps: Também curto Jon Sable do Grell, pena que não emplacou por aqui!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica,Camus!
      Infelizmente não tenho o hábito de comprar em sebos virtuais e os que tem aqui em Juiz de Fora são bem fraquinhos,embora de vez em quando me surpreendem! Cerca de uma semana atrás por exemplo, eu encontrei as edições de "Apenas um peregrino" e "Choques Alienígenas" por R$ 35,00 cada e ,claro,cofrei na hora! Mas isso é fato raro mesmo! E que pena o Grell ter meio que encerrado a carreira! Nesses tempos de artistas tão ruins no mercado, o talento dele faz falta!
      Vlw.
      Abcs.
      PCRM

      Excluir
    2. Ps:Lembro-me de quando a editora Cedibra ( se não me engano)lançou alguns números de Jon Sable junto com Badjer, o texugo, American Flagg e Grinjak! Cara,eu achava esses materiais muito fodas!Mas talvez tenha ficado muito datado para os dias de hoje!
      Abcs.
      PCRM.

      Excluir
    3. Eu comprava muita hq pela net, mas parei hoje em dia. Os sebos aqui do RJ já foram bons, e depois decairam. Agora tá começando a dar uma melhorada. Esses achados que voce comprou são bons mesmo!

      O Grell realmente faz falta. Mas acho que os roteiristas antigos e boa parte dos desenhistas também tem tipo um tempo util de auge. Creio que o auge do Grell tenha passado mesmo. Mas os desenhos dele nas contra capas de Arqueiro Verde Renascimento ainda são bons (apesar de não serem mais ótimos como eram)! Acho que dava pra ele voltar a desenhar. Agora, escrever hqs eu não sei se ele ainda manda bem.

      Eu li Jon Sable, American Flagg e outras diferentes quando saiu aqui. Mas infelizmente não emplacou mesmo. O Flagg parece ter ido bem no encadernado atual da Mythos!

      Abraço!

      Excluir
  40. Fala, Leo.
    O pior é que "Sandman" também desfalca a minha coleção! Só tenho a miniserie da Morte em três edições da Abril que consegui em sebo e a magnífica edição de "Cacadores de sonhos" que quase não aportou por aqui! Dei sorte e consegui um dos poucos exemplares da banca!
    Abcs.
    PCRM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Qdo eu cheguei a comprar as 2 ed. de "Sandman" da Pixel (com o arco: "Prelúdios e Noturnos") e a editora cancelou toda a linha Vertigo (deixando essa e mtas outras coleções inacabadas) eu me emputeci tanto, q acabei passando adiante essas edições de presente num amigo secreto!

      Agora, por mais descontos q se consiga... fica pesado comprar as 5 ed. definitivas (a 5º sai este ano) numa tacada só. Sei lá, como não tenho pressa, vou esperar uma futura versão em formato mais econômico (de repente pode rolar: nunca se sabe, hehe)!

      Abs!

      Excluir
    2. Fala, LEO!

      "cheguei a comprar as 2 ed. de "Sandman" da Pixel (com o arco: "Prelúdios e Noturnos") e a editora cancelou toda a linha Vertigo (deixando essa e mtas outras coleções inacabadas)"

      "Authority: Choque de Realidades Parte 2" que nunca veio, mais a continuidade de 100 Balas, Ex Machina, Y, Astro City, Monstro do Pântano... Morremos na praia das séries incompletas e das verbas gastas indo pelo ralo, amigo.

      O pior foi adquirir tudo de novo depois, via Panini. Ao menos deu um senso de conclusão (menos pra Astro, rs).

      A Pixel mostrou que a luz no fim do túnel era uma locomotiva. Mas foi um capítulo importante da história do mercado nacional de quadrinhos, tanto pelo lado tragicômico (o paraquedismo editorial da veterana Ediouro no ramo das HQs e um imbróglio complicadíssimo com a Conrad e um ex-sócio) quanto pelo melancólico - essa última parte pontuada por aquele estranho episódio da queima de revistas pela editora.

      Abraço solidário!

      Excluir
    3. E aí, doggma... blz?

      Eu tbm tava fazendo boa parte das séries Vertigo pela Pixel na época e entrei pelo cano com elas no final, rs...

      Pior q eu gostava das ed. da Pixel: Eram baratinhas (cada "sandman" me custou 16 pila e "promethea" tava com uma belíssima capa: pena q durou só 1 edição)! E o "Monstro" do Alan Moore então? Capa-dura, papel couché, impressão super-nítida: dava uma surra de pau-mole na panini, hehe!

      Porém, o lado mais tragicômico da Pixel foi com o "Preacher: q MAIS UMA VEZ era cancelado no Brasil (A Pixel já era nessas alturas a 6º ou 7º editora nacional a cancelar "preacher" sem conclusão - evidenciando a tal "maldição" q permeava a série)!

      Mas vou encerrar este comentário com uma notícia boa (e esperançosa) doggma: "Astro City" volta este ano do ponto onde a panini parou no ano retrasado e ainda devem republicar as primeiras edições!

      Abs!

      Excluir
  41. Que legal essa postagem leo, os caçadores isso me faz lembrar
    De personagens como o sombra. Questão e é claro o arqueiro verde e também um herói piloto de avião não lembro se era avião de guerra chamado Falcão negro faz tanto tempo, muito legal essa postagem mesmo. eu vi outras mas vou deixar pra comentar na próxima abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alex... blz?

      Pô, valeu mesmo por ter curtido esta postagem (de autoria do Camus)... Ficou ótima mesmo e tbm despertou em mim a vontade de reler esse material na ordem e na íntegra, rs!

      O "Falcão Negro" chegou a ter histórias próprias tbm... E me faz lembrar de outro herói dos ares: O "Às Inimigo" (tbm da DC)!

      Abs!

      Excluir
  42. Comecei a ler o online o recomeço dessa "nova fase" do arqueiro e no meu entender ele acabou se tornando um justiceiro ou seja um anti herói. Ele matá e depois fica se sustificando o que fez. Se fosse eu o roteirista o aposentada e coloca outro em seu lugar.Essa estória de ressurreição só vale pra pessoa de Jesus Cristo. Os valores estão sendo invertidos.

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...