23/03/2017

Berni Wrightson (R.I.P.): Que Descanse em Paz...

Uma triste e inesperada notícia marcou o último final de semana no mundo dos quadrinhos... A morte de Bernie Wrightson (1948-2017)!

Nesta matéria especial em tributo ao artista, veremos algumas imagens de HQs e ilustrações assinadas por ele: "Frankenstein", "Monstro do Pântano - Raízes", "Hulk & Coisa" (Graphic Novel), "Homem-Aranha - Marandi" (Graphic Novel), "Batman Vs. Aliens", etc... Além de um pouco de sua trajetória nos quadrinhos!

Confira abaixo ("Submundo" de LUTO):

Bernie Wrightson... Era um dos monstros sagrados das HQs, e de "monstros" ele entendia melhor que ninguém. Afinal, ele criou o "Monstro do Pântano" junto com o escritor Len Wein: Em um material clássico de 1972, republicado pela Panini recentemente em: "Monstro do Pântano - Raízes" (coleção em 2 Vol - famosa pelo atraso de 3 anos entre uma edição e outra)! Mas o elemental da DC não foi o único monstro na carreira de Bernie Wrightson, o artista se especializou pra valer no gênero de terror e criaturas horrendas, fazendo delas uma verdadeira "marca" em seu trabalho!

Sua maior obra-prima (artisticamente falando)... Foram as ilustrações em P&B pra adaptação em HQ (na verdade um LIVRO ilustrado) do "Frankenstein - de Mary Shelley": Encadernado numa ed. primorosa pela Mythos (em formato gigante e capa em tecido). Um trabalho espetacular e riquíssimo em detalhes (como comprovam as imagem acima - as 2 em P&B que postei)! O artista também assinou 2 famosas Graphic Novels da Marvel: "Hulk & Coisa" (uma das minhas HQs favoritas de todos os tempos) e "Homem-Aranha - Marandi" (envolvido com monstros de outra dimensão)!

"Batman - O Messias" e o crossover: "Batman X Aliens" (publicado aqui pela Mythos) foram outros destaques (com o morcego) na carreira de Wrightson, da mesma forma que várias histórias de terror pra "Cripta" (Eerie) e revistas tipo: "Casa do Mistério" e "Casa dos Segredos" (da DC). Ele também criou pra "Heavy Metal" o "Cap. Sternn" (um escroto arrogante que aparece no desenho animado: "Universo em Fantasia"). Entre seus trabalhos menos populares está a fase do "Justiceiro-Anjo"! Infelizmente, o artista não atuava com muita frequência no ramo das HQs e deixou uma obra significativa, porém: não muito extensa! Ele se foi no domingo, dia 19: Aos 68 anos, após uma luta contra um câncer no cérebro! Que descanse em paz!  

Até+

48 comentários:

  1. Uma perda gigante para a Nona Arte.

    O estado dele era bastante complicado, tanto que foi forçado a se aposentar em definitivo meses atrás.

    Isso deve ter causado uma angústia terrível... ser privado daquilo que o definiu por toda a vida.

    Meus pêsames a família.
    VAM!

    ResponderExcluir
  2. Fala, Léo!
    A partida de mais uma Lenda das Hqs, para definitivamente enlutar os fãs e a indústria dos quadrinhos! Ao menos, a preservação de sua obra como legado para os leitores.

    As edições do MP com fama de lendas urbanas, subiram de patamar, não pelo atraso de conclusão, mas sim pelos nomes envolvidos.
    Uma pena! Ao menos, material deste mestre para desfrutar, e uma boa pedida para republicar Hulk X Coisa (alô Panini!).

    Tenho esta graphic do Aranha, e na época fiquei embasbacado com a arte impressionante.

    Parabéns pela ótima postagem e pelas amostras de imagens que a ilustraram!

    abs.

    ResponderExcluir
  3. Olá Leo, boa noite.

    Gosto não se discute mesmo. Acabei de ler a Graphic Marvel do Hulk x Coisa e achei bem ruim. Não tanto pela arte do Bernie; não gostei da história do Jim Starlin.
    Dei uma folheada na Graphic Novel do Thanos (Panini) com arte do Jim Starlin e é legal ver que ele não perdeu a mão.
    Novidades Eaglemoss no ISBN: Eles cadastraram mais 10 edições de Guerra dos Tronos (20 no total) e mais 4 edições de Arquivos Marvel: Drax, Visão, Demolidor e Homem de Ferro (16 no total). Arquivos Marvel veio para ficar; já estão anunciando o Thanos, mas por enquanto não me interessa. Quem sabe se pintar uma boa promoção no futuro.

    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Leo!

    Faltou menção ao "Batman- O Messias", uma das melhores histórias do Batman!

    Infelizmente, nos despedimos de mais um "monstro" dos quadrinhos, pois, o cara desenhava muito, seus trabalhos são obras primas!

    Dos aqui listados tenho "Marandi" do Aranha que é fabulosa visualmente graças à arte do Artista, e merece ser redescoberta (alô Panini!), "Batman X Aliens" que é um material muito bom, e claro os dois volumes de "Raízes".

    O artista pode ter nos deixado para sempre, mas seu legado será eterno!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. blz leo?

    Bernie Wrightson é um dos meus artistas preferidos.
    lembrei de mais duas HQs com parceria do starlin que não estão na sua lista: batman o messias e uma serie publicada nas edições em formatinho da abril super homem 59 e 60 e liga da justiça 5 e 6(1989), lembro bem desta HQ pois desmanchei elas pra poder fazer um encadernado "especial".a versão americana se chamava weird (mini serie em quatro partes) este material merece republicação.
    ainda não comprei a edição do frankenstein por falta de verba, batman e aliens é bem fraca(texto) mais a arte é foda, as graphics novels são ótimas, as duas estão naquele listão(a minha) de 100 HQs preferidas e o monstro do pântano é clássico(100+ tb).

    que o mestre descanse em paz


    abraço

    ResponderExcluir
  6. Um dos maiores de todos os tempos, arte detalhadíssima e sombria. Influenciou dezenas de outros, como Kelley Jones, Kyle Hotz e Jae Lee.

    Que descanse em paz essa lenda.

    ResponderExcluir
  7. O consolo que fica é que uma cara com uma obra desse nível não morre nunca!

    ResponderExcluir
  8. Estou de luto hoje, mas com todo respeito a família e fãs do Bernie Wrightson, meu motivo é outro.

    Meu "arquivo técnico" foi pro caralho, numa deprimente pilha repleta de cupins, traças, baratas e umidade.

    ResponderExcluir
  9. Fiquei muito triste pela a morte de Bernie ! qumem sabe a Pani em homenagem póstuma lança as Graphic Novels acima citadas? Ah, e uma correção se ele nasceu em 1948, morreu aos 78 anos!!!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde,Leo!
    Realmente que perda lastimável essa de Berni wrightson!Mais um grande mestre que se vai e deixa mais triste o mundo dos quadrinhos! Ele também era um de meus artistas favoritos e que para mim um dos que melhor trabalhava o contraste entre luz e sombras! O pior é que não vejo entre essa nova geração de artistas alguém capaz de se igualar à velha guarda que está nos deixando! Enfim,que ele descanse em paz!
    Abs,leo!
    PCRM.

    ResponderExcluir
  11. será que vão lançar uma revista da cripta só com histórias do autor? ou alguma coisa mais underground dele ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma Creepy lançada em 2011 só dele:

      https://www.amazon.com/Creepy-Presents-Bernie-Wrightson/dp/1595828095/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1490310664&sr=8-1&keywords=Berni+Wrightson

      Se as vendas do Frankenstein da Mythos compensarem, quem sabe?

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  12. lamentável, mas é a vida.

    gostava muito da arte dele.

    abç.

    ResponderExcluir
  13. Wrightson, Dillon... lá se vão nossos ídolos.

    Uma perda lamentável para os quadrinhos, Bernie realmente era um monstro na arte. Perdi minha mãe ano passado também por esse maldito câncer, então entendo o que sua família deve estar sentindo. Que descanse em Paz!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá Léo, parabéns pelo seu trabalho.
    Poxa o Bernie era um dos maiores mesmo grande perda, já tive algumas dessas edições tipo Hulk vs Coisa e o Aranha.
    pô Léo bem que essa edição do aranha pelo Bernie poderia estar nessa nova coleção do aranha da Salvat né, seria uma supresa muito legal, e ai oque vc acha? e a lista de títulos dela nada ainda? um abração.
    Caiovisky

    ResponderExcluir
  15. Eu sou fãzaço dessa Graphic Novel do Hulk e Coisa, tanto que sei até hoje alguns diálogos de cor... rsss
    Placa: Mocó do Senth...
    - Chegamos, Hulk.
    - Como você sabe, Coisa?
    - Ora, você está vendo a placa?
    - E daí, Hulk não fuma!
    hahahaha, me racho de rir só de imaginar...

    Outra obra genial dele é a história "Aberração", ele fez a arte, que é emocionante e fez até meu olho suar...

    ResponderExcluir
  16. "Uma perda gigante para a Nona Arte."


    Verdade, VAM...

    Uma perda lastimável mesmo... Mais um gigante das HQs q se vai!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "Parabéns pela ótima postagem e pelas amostras de imagens que a ilustraram!"


    E aí, Victor... blz?

    Brigadão mesmo por ter curtido esta postagem, pois é o tipo de matéria q eu NÃO gostaria de ter feito (diante das circunstâncias, é claro)... Falo isso, pq qdo é um artista q a gente cresceu apreciando as histórias desenhadas por ele, fica uma sensação mto estranha de q era (ou poderia ter sido) um parente próximo!

    Mas já q aconteceu esse fato, passei horas pesquisando e selecionando imagens pra esta postagem... Eu estava triste mesmo pela partida de um artista q eu admirava, mas ao mesmo tempo: Foi gratificante poder vasculhar e relembrar tantas imagens e pág. internas de suas HQs (e selecionar minhas favoritas pra este post)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "Novidades Eaglemoss no ISBN: Eles cadastraram mais 10 edições de Guerra dos Tronos (20 no total) e mais 4 edições de Arquivos Marvel: Drax, Visão, Demolidor e Homem de Ferro (16 no total)."


    Boa noite, Carlos... Tdo bem?

    Valeu mesmo por mais essas informações valiosas, hehe: Tô pra começar a assistir a "Guerra dos Tronos" (tenho as 2 primeiras temporadas baixadas e legendadas e pretendo começar a ver no mês q vem)... Desconfio q eu não consiga resistir e acabarei comprando uma peça ou outra dessa coleção (como fiz recentemente com "Walking Dead")!

    Esses "Arquivos Marvel" eu vou deixar passar... Pois meu orçamento não comporta mais uma coleção desse porte (e nem me interessa mto partir pra figuras em escala maior do q as regulares da Eaglemoss: nem terei espaço pra isso na cristaleira, rs)!

    Ah, hj recebi minhas 2 últimas encomendas: "Gigante" e "Abominável"... Vieram perfeitas: Ainda bem, pois vi umas fotos e relatos de gente q recebeu o "gigante" faltando uma antena da máscara!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "Faltou menção ao "Batman- O Messias", uma das melhores histórias do Batman!"


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    Brigadão pelo aviso... É q eu não tenho "O Messias" e acabei buscando de memória as HQs do BW q eu me lembrei na hora (sempre quis ter essa história do Batman, mas fiz a besteira de perder a ed. da Panini qdo ela relançou em capa-cartão)!

    Essa Graphic Novel do "Aranha" (Marandi)... é outra q eu não tenho: Aliás, é uma das poucas novels da Abril q eu nunca consegui achar em bom estado e por um preço q não fosse abusivo! Mas tenho esperança de q seja republicada em seguida (junto com outras novels do aranha)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "ainda não comprei a edição do frankenstein por falta de verba,"


    E aí, gustavo... blz?

    Valeu mesmo por mais algumas lembranças de HQs desenhadas pelo BW... Ele fez bastante coisa pra DC sim (e tem mto material dele q eu não tenho na coleção)!

    O "Frankenstein" eu tbm não consegui comprar... Ainda pretendo (um dia), mas seria só pela arte mesmo: Pois o LIVRO em si eu já tenho em pocket!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "Influenciou dezenas de outros, como Kelley Jones, Kyle Hotz e Jae Lee."


    Oi, Lierson... blz?

    Interessante isso... Eu não tinha me ligado dessas influências, mas vc tem razão: A arte do Hotz, por exemplo, é bem a linha do BW (tenho dele o "Capuz" e "Simon Garth - O Zumbi" na Marvel MAX)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "O consolo que fica é que uma cara com uma obra desse nível não morre nunca!"


    Verdade, ZÉ Márcio...

    Pra um artista desse calibre, a morte leva apenas o corpo físico... mas a obra fica eternizada!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "Meu "arquivo técnico" foi pro caralho, numa deprimente pilha repleta de cupins, traças, baratas e umidade."


    E aí, SEMI... blz?

    Nem me fale: sei bem como é essa sensação ruim tbm... Há anos atrás, perdi parte da minha coleção pro mofo e umidade: A maioria q foi pro saco eram formatinhos, mas eu gostava deles e tinha nº baixo de várias séries (inclusive RGE e primórdios da Abril)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "Ah, e uma correção se ele nasceu em 1948, morreu aos 78 anos!!!"


    E aí, Andrécio... blz?

    As minhas contas estão certas nesse caso... Ele nasceu em 1948 e em 2017 morreu com 68 anos mesmo! Mais precisamente (direto da pág oficial do artista):

    Born: October 27, 1948 (Dundalk, Maryland, United States)
    Died: March 18, 2017 (aged 68) Austin, Texas, United States

    Mas seria ótimo sim se a Panini aproveitasse o momento pra prestar as últimas homenagens ao BW: Republicando o "Messias" e as Graphic Novels da Marvel, hein?

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. "Ele também era um de meus artistas favoritos e que para mim um dos que melhor trabalhava o contraste entre luz e sombras!"


    E aí, PCRM... blz?

    Vc tem toda razão, o BW era tão bom nesse tipo de contraste... q ele chegou a assinar parte do material da série: "Marvel Luz e Sombras" (HQs curtas em P&B lançadas pela Mythos há anos atrás)!

    Tbm concordo com vc sobre os artistas da nova geração q andam trabalhando nas grandes editoras... Não temos mais nenhum Kirby, Steranko, Buscema, ou Bernie Wrightson: Já passou o tempo desses grandes artistas de gibis (pra Marvel e DC parece estar bom um Liefeld ou Humberto Ramos da vida)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. "Tem uma Creepy lançada em 2011 só dele:"


    Ótima pedida essa, VAM...

    Tenho um pressentimento de q essas ed. temáticas por artista... Serão o futuro das coleções de terror da "Cripta"!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "lamentável, mas é a vida."


    Bem nessas, Scant...

    Tbm tive uma perda mto sentida na minha vida pessoal no finalzinho do ano passado: Mas acabei aceitando bem o fato, pois a morte é a única certeza q temos da vida!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. "Wrightson, Dillon... lá se vão nossos ídolos."


    E aí, John Bueno... blz?

    Parece q foi ontem q eu estava aqui no blog escrevendo o obituário do Steve Dillon (outra perda mto sentida por mim, q sou fanzaço de "Preacher")... E agora cá estou eu me despedindo do Berine tbm!

    Sinto pela sua mãe e compartilho da mesma dor: A perda q tive ano passado (tbm pelo maldito câncer) e q me referi no post logo acima... Foi da minha tia, q me criou como um filho e me ensinou a ler e escrever. Era minha 2º mãe e deixou mtas saudades na minha família!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Leo, sinto por sua perda também.
      Mas é assim a vide né, nós que ficamos temos que seguir em frente.

      Abs!

      Excluir
  29. "pô Léo bem que essa edição do aranha pelo Bernie poderia estar nessa nova coleção do aranha da Salvat né, seria uma supresa muito legal, e ai oque vc acha?"


    E aí, Caiovisky... blz?

    Brigadão mesmo por ter curtido a postagem de despedida q fiz pro Bernie Wrightson!

    E eu tbm queria mto essa Graphic Novel do "Aranha" (Marandi), pois não tenho essa! Só q ela não poderia sair pela Salvat, já q o formato dela (magazine) é maior q o formato americano e não caberia na coleção sem deformar a arte (q teria de ser reduzida pra caber no formato)! Acho q nesse caso, ela teria de sair numa ed. individual (capa-dura) pela Panini: q nem as últimas novels (Dr. Estranho - Shamballa)!

    E nem sinal por enquanto de novos títulos dessa coleção do aracnídeo, rs...

    Abs!

    ResponderExcluir
  30. "Eu sou fãzaço dessa Graphic Novel do Hulk e Coisa, tanto que sei até hoje alguns diálogos de cor... rsss"


    E aí, Celso... blz?

    Hahaha: É por essas e outras frases ("Hulk não fuma")... Q essa Graphic Novel entrou pro meu "TOP 100" de HQs favoritas, rs!

    Tava merecendo uma republicação, hein? E não lembro dessa "aberração" q vc falou (vou pesquisar pra ver do q se trata)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa "aberração" saiu nos formatinhos do Super Homem e da Liga. Acho que são 4 partes. E é uma história inesquecível. Merecia sair em encadernado.

      Excluir
    2. Valeu mesmo, gustavo...

      Realmente, não conheço e nunca li essa história... mas vou ver se consigo baixar!

      Abs!

      Excluir
    3. Aberração Cósmica (The Weird no original). Boa história juntando o Super com a Liga do Giffen. Starlin e Wrightson!

      Os dois eram muito amigos, vale dizer. Moravam até perto um do outro nos anos 80 e penso que trabalharam no mesmo estúdio nos 70.

      Excluir
    4. "Aberração Cósmica" é excelente, uma das histórias mais tocantes da DC. Você não vai se arrepender!

      Excluir
    5. Valeu mesmo pela dica, pessoal...

      Vou procurar por "Weird" mesmo (acho mais fácil encontrar essa história em inglês - em scans)!

      Abs!

      Excluir
  31. Bom dia,Leo!
    Recomendo muito a saga da "aberraçao cósmica"! História muito boa que saiu em quatro partes aqui no Brasil (duas na saudosa Liga da Justiça e duas na revista do Superman) da Abril!O fim da saga me fez verter água pelas cavidades oculares...
    Abs
    PCRM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, PCRM...

      É dessas histórias com um pouco mais de emoção q a média geral então, hein?

      Faz tempo q não me emociono lendo um gibi... acho q a última vez foi na saga: "Mãe Rússia" (do Justiceiro MAX), mas foi mais pq meu lado paterno vem ganhando mais força desde q eu passei dos 40 e na trama o justiceiro faz de tudo pra proteger a menininha (mto antes do filme: "Logan", rs)!

      Abs!

      Excluir
  32. Esse arco Mãe Rússia é espetacular, só perde pro Valley Forge, Valley Forge.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, VAM... Ambos estão entre meus arcos favoritos do "Justiceiro MAX"!

      Mas se eu tivesse q escolher apenas 1, acho q seria o arco do "Barracuda", rs!

      Abs!

      Excluir
  33. Tem dois arcos do Barracuda, Leo. Sem contar a mini-série dele, que pra mim é o melhor. Qual você prefere?

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não lembrava q eram 2 arcos, VAM... só lembrei na hora de um dos arcos e mais a mini-série solo do vilão!

      Mas gosto de todas na mesma proporção: Nota máxima pro "Barracuda" (na minha opinião, o melhor vilão Marvel surgido nos últimos 20 anos)!

      Abs!

      Excluir
  34. O 2º arco trata-se justamente do confronto final entre os dois personagens, Leo.

    Vou te dizer que ele perde em comparação ao primeiro por um detalhe:

    Sabe-se lá porque a Marvel colocou o Howard Chaykin (cujo estilo não combina nem um pouco) pra ilustrar o 1º capítulo e não o Goran Parlov, que é quem desenhou todo o resto, incluindo o 1º arco e a mini-série também.

    Abs,
    VAM!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro vagamente da arte do Chaykin nessa ed. (minhas "MAX" tão no plástico e fora de mão pra eu conferir agora, rs)!

      Mas às vezes essas trocas acontecem qdo a revista é mensal e o artista não consegue cumprir os prazos: Acho q chamaram o Chaykin pra "tapar-buraco" nesse caso!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...