08/03/2017

"Cultura Inútil": O Verde e o Roxo São as Cores Mais Quentes da Marvel...

"Cultura Inútil"... Este é o melhor nome pra batizar esta coluna (que poderá ser a 1º e última aqui no "Submundo", rs): Uma postagem que não mudará a vida de ninguém, mas que traz um fato ligeiramente curioso envolvendo uma estranha relação da Marvel com as cores: VERDE e ROXO!

Sim,a editora tem uma verdadeira galeria de personagens (heróis e vilões) que utilizam essa inusitada mistura de cores: "Hulk", "Duende Verde", "Homem-Molecular", "Kang - O Conquistador", "Mandarim", "Homem-Impossível", "Mystério", "Destruidor" (da Gangue da Demolição), "Cobra", "Besouro", "Blink", "Mesmero", "Aniquilador", "Skrulls", "Gatuno", "Drax - O Destruidor", e até o dragão: "Fin Fang Foom"!

Paranoia, teoria da conspiração, técnicas avançadas de psicologia das cores, ou simplesmente falta de criatividade pra novas combinações de cores? Confira abaixo:

Esta é mais uma daquelas típicas bobagens intrigantes que de vez em quando surgem em debates de butéco entre colecionadores de gibis... De repente (entre umas e outras) a falta de assunto se torna latente e coisas do tipo são jogadas na mesa: Eu e um camarada meu começamos a listar os inúmeros personagens da Marvel que se utilizam da combinação das cores: VERDE e ROXO. E o resultado foi surpreendente, pois a lista era maior do que imaginávamos (eu ainda esqueci de citar aqui algumas outras boas dezenas de personagens que foram listados na ocasião - e que a minha memória não conseguiu resgatar de novo, rs)!

O "Hulk" pode ser o mais famoso personagem de pele verde e que usa calças roxas, mas a tal combinação de cores é compartilhada também por dezenas de outros heróis e vilões da Marvel: "Duende Verde", "Homem-Molecular" (acima, nas "Guerras Secretas" clássicas), "Kang - O Conquistador" (abaixo), "Mandarim" (em sua 1º versão nos gibis do ferroso), "Homem-Impossível", "Mystério", "Destruidor" (da Gangue da Demolição), "Cobra" (parceiro do "Mr. Hyde" e inimigo do "Thor"), "Besouro" (de Steve Ditko), "Blink" (dos "Exilados"), "Mesmero", "Aniquilador" (inimigo do "4F" da Zona Negativa), "Skrulls", "Gatuno", "Drax - O Destruidor", e o dragão: "Fin Fang Foom" (não sei de quem foi a ridícula ideia de um dragão gigante usando calção roxo)!

Pode parecer uma tremenda inutilidade (e provavelmente seja)... Mas porque diabos uma postagem num blog de GIBIS precisaria trazer sempre notícias de interesse geral? Matérias ruins e que pareçam (ou sejam) idiotas também podem fazer parte do "pacote" (desculpa pra justificar uma postagem motivada pela falta do que fazer, rs)! De qualquer forma, existem de fato estudos sérios sobre a psicologia e o uso das cores e a forma como elas são trabalhadas de modo a influenciar os nossos sentidos e percepções. Deixo aqui um "LINK" sobre o estudo e significado das cores (pra quem tiver interesse em se aprofundar mais no tema)!  E se algum dia surgir outro assunto tão reflexivo quanto este, pode ser que esta coluna retorne (ou termine no fundo de um copo vazio, rs)!

Até+

PS: Cliquem nos nomes ao lado e confiram o visual Verde/Roxo dos demais personagens citados e mencionados nesta matéria: "Drax - O Destruidor""Besouro""Gatuno""Cobra", e "Skrulls"! Existem muitos outros além desses com o mesmo gosto pra tons de cores em seus uniformes!

48 comentários:

  1. Fala, Léo!
    Já te digo:Vida longa a coluna Cultura Inútil!
    Creio que a combinação Verde/Roxo, perca apenas para a Azul/Vermelho.
    Muitos (bons) personagens nesta inusitada combinação.Sempre bom rever os personagens "naqueles" traços, com as características que foram apresentado aos leitores.

    abs

    ResponderExcluir
  2. Não entendo nada de cores mas pode ter a ver com o fato de serem duas cores secundárias juntas? Sei lá se isso tem a ver AHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAH

    O fato é que quando a gente acostuma com algo desde pequeno, por mais ridículo que seja, a gente leva na boa. Tipo, é muito feia essa combinação!!!!!!!!!! Mas aí você lembra que via uma cacetada de personagens assim desde que nem sabia ler direito e entende melhor e fato de nunca ter levado isso como um questionamento sério.

    ResponderExcluir
  3. Tadeu Olivetti11/03/2017, 09:57

    Bom dia, Léo.
    Gostei da matéria!!!
    Verde e roxo são cores que, definitivamente, não combinam, porém, como a maior parte dos heróis e vilões foram criados nos anos 60, atribuo ao movimento psicodélico a tendência na escolha das cores. É só uma suposição.

    ResponderExcluir
  4. Post da série: "é pra isso que eu pago internet"
    kkkkk
    Que doido isso. Uma curiosidade mais perceptível é as iniciais duplas que o Stan Lee dava aos personagens.

    Aproveitando o gancho. A Marvel poderia fazer um acordo com a Fox e usar o Kang como vilão depois do Thanos. Que ameaça seria maior que um vilão com os poderes de um Deus? Só mesmo um mestre do tempo.
    Quando li a dinastia Kang na saudosa Poderosos Vingadores vi que ele era um vilão de primeira grandeza (a edição 49 é marcante, quando a terra se rende a ele: http://static.comicvine.com/uploads/original/12/123544/2857625-a4919.jpg)

    ResponderExcluir
  5. Oi Leo...

    Olha... Sinceramente não concordo que esta matéria é sem utilidade, pelo contrário. Você acaba de fazer uma das matérias mais interessantes que já li. Parabéns... E a importância de matérias como esta é que vão no cerne do que está por traz de uma determinada mídia. Você fugiu do óbvio e do que milhares de blogs geralmente fazem, se concentrando apenas na superficialidade da mídia. Parabéns mesmo! Foi excelente... Eu particularmente gostaria sim que esta coluna durasse muito e muito tempo. Pois os segredos de um sucesso estão sempre encobertos do olhar mais superficial.

    Vou aguardar outras!

    Abração!!

    Marcelo

    ResponderExcluir
  6. Pelo menos não impera o azul e laran... oh wait!

    ResponderExcluir
  7. Na verdade, grande Leo, a explicação é bem simples. No círculo cromático (https://www.todamateria.com.br/cores-complementares/) o verde e o roxo estão de lados opostos e por isso se complementam, se harmonizam.

    Quando o colorista vai escolher as cores, ele usa o círculo cromático e procura usar cores que se complementam ou que estão próximas pois isso cria harmonia e é agradável aos olhos.

    Fotógrafos também fazem isso. É muito comum, por exemplo, a o azul e o laranja (http://more-sky.com/WDF-131445.html)

    Espero ter sido útil.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Gostei da matéria! Acho que o título poderia ser algo como "Curiosidades absurdas" porque são absurdamentes interessantes essas coisas. A Marvel nos anos 60 criou muitos personagens cópias uns dos outros ao meu ver e a utilização de cores repetidas acredito que seguiam a "fórmula da vez" da ocasião, sendo redundante. Gosto do Mistério, Duende Verde e a maioria dos personagens deste post, mas admito que sempre achei a combinação das cores verde e roxo ridículas e muitas vezes incômodas. Mas, tem coisas ridículas que com o passar do tempo acabam soando "natural" igual nome de banda de rock ( Paralamas do Sucesso, KId Abelha, Biquini Cavadão, Camisa de Vênus, the Beatles, Rolling Stones, the Aninals, The Doors, Pink Floyd, Supertramp etc) com o tempo a gente nem nota mais. Kkkkkk. Roberto XAvier.

    ResponderExcluir
  9. "Já te digo:Vida longa a coluna Cultura Inútil!"


    E aí, Victor... blz?

    Na próxima vez então q surgir outro assunto desses entre um chopp e outro, vou pensar numa forma de trazer pra cá e converter em mais uma postagem desta coluna, rs! Particularmente, eu adoro discutir essas bobagens qdo me reúno com os amigos (e nem preciso beber mto pra começar a viajar na maionese, hehe)!

    No mais... te confesso q tbm usei essa coluna como desculpa pra sair catando imagens e pág de gibis clássicos de onde saíram todos esses personagens: e o resultado é sempre um deleite visual (nas imagens acima tem Kirby, Ditko, Gil Kane, e outros mestres das antigas)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. "O fato é que quando a gente acostuma com algo desde pequeno, por mais ridículo que seja, a gente leva na boa."


    E aí, Leo... blz?

    Qdo eu era molequinho (tipo uns 10 anos de idade) eu ficava pensando e questionando essas coisas à sério mesmo... Eu me perguntava: Pq o "HULK" no gibi sempre usava calças roxas? No seriado de TV ele variava as cores (branca, azul, marrom, etc), Mas no gibi era sempre roxo e a calça não ficava apertada na cintura qdo ele aumentava de diâmetro na transformação!

    Aí eu pensava tbm no "Fin Fang Foom"... Porra, o bicho é um DRAGÃO gigante e usa calção ROXO? Quem diabos confeccionou esse calção na medida certa pra um dragão? E como ele consegue vestir aquilo sendo q o rabo tbm passa por dentro do calção junto com as 2 pernas? É anatomicamente intrigante, rs!

    Mas vamos considerar q tudo isso seja apenas "justiça poética"... Embora seja impossível não pensar de vez em qdo nesses questionamentos, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. "atribuo ao movimento psicodélico a tendência na escolha das cores. É só uma suposição."


    Bom dia, Tadeu... Tdo bem?

    Vc pode ter razão sim, amigo... TODOS esses personagens acima listados foram criados na Era de Prata da Marvel: A década de 60 (os chamados "loucos anos 60", rs)! As tendências da moda naquela época (junto ao movimento hippie) permitiam essas extravagâncias nas cores: Tudo bem "Submarino Amarelo", hehe!

    A Marvel tava num ritmo alucinante demais... Novos personagens eram criados todos os meses e por praticamente a mesma equipe (um grupo bem pequeno) de criadores (basicamente: Kirby, Ditko, Heck, Starlin, e Romita - pra ficar só nos personagens mencionados na matéria acima)! Assim, essa combinação de cores pode ter sido efeito da produção em massa de tantos personagens em tão pouco tempo (deve ter chegado uma hora em q os caras encheram o saco de ficar procurando mtas combinações diferentes, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. Blz Leo,
    cara essa coluna não tem nada de inútil. Achei muito maneiro abordar esse tema e o post ficou show. Por isso que o Submundo é o que é. Abraços

    ResponderExcluir
  13. "Post da série: "é pra isso que eu pago internet"
    kkkkk Que doido isso. Uma curiosidade mais perceptível é as iniciais duplas que o Stan Lee dava aos personagens."


    E aí, LUIZ... blz?

    Eu sempre tiro o máximo de proveito da internet qdo for pra me divertir com bobagens e zueiras, rs... E te agradeço pela sua ideia dos nomes criados pelo Stan Lee (a maioria repetindo iniciais no nome e sobrenome):

    Peter Parker, Bruce Banner, Reed Richards, Susan Storm, Otto Octavius, JJJ (esse ganhou até 3 iniciais iguais, rs)... Sem falar no caso da "Mary Jane" (cujo nome faz analogia à maconha: Marijuana - O Stan Lee disse numa entrevista q não sabia e não tinha se dado conta na época, rs)!

    E tbm acho q tá demorando pra utilizarem o "KANG" no cinema: Ele é um dos mais perigosos inimigos dos "Vingadores" e o mais engraçado disso é q ele não tem poder nenhum: Apenas um traje equipado com armamentos futuristas e uma máquina do tempo!

    Só não entendi pq os direitos dele estariam com a FOX? Será pelo fato de q ele surgiu no gibi do "4F"? Se for, isso poderia ser questionado pelos advogados da Marvel, já q no gibi do "4F" ele surgiu como o "Faraó Ramma-Tut" (um viajante do tempo q foi pro Egito pra tomar o poder)! Em seguida, ele voltou a aparecer no gibi dos "Vingadores" (já como: "Kang - O Conquistador")!

    Sendo assim... será q os direitos tão com a FOX mesmo? pode ser q estejam sim, mas tbm acho q a Marvel teria bons argumentos pra tirar deles o Kang!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os direitos do Kang estão com a Fox simplesmente porque ele é o Nathaniel Richards, pai do Reed. Eu sei, é bobagem mas é a justificativa "oficial".

      Excluir
  14. "Eu particularmente gostaria sim que esta coluna durasse muito e muito tempo. Pois os segredos de um sucesso estão sempre encobertos do olhar mais superficial."


    Oi, Marcelo... Tdo bem?

    Brigadão mesmo por ter curtido esta matéria... Te confesso q de início (qdo o assunto veio à tona num almoço com amigos) eu levei na brincadeira e a gente começou a listar e puxar pela memória os personagens q utilizavam essa combinação de cores!

    Porém, comecei a refletir mais a sério na medida em q a lista aumentava e já passávamos de 25 a 30 personagens "verde/roxo" (infelizmente, não consegui lembrar de mais do q a metade disso na hora de redigir esta matéria - pois foi no ano passado em q o assunto veio à tona e eu devia ter anotado na hora os nomes q vinham à mesa, hehe): Mas posso garantir q a lista é mto maior ainda e vai mais além do q foi exposto nesta coluna (acabei abordando os personagens mais famosos)!

    Mesmo q algumas coisas pareçam bobagem, mtas vezes há sim um estudo mais profundo por trás daquilo q nossos olhos veem. Falo isso na condição de publicitário agora: O estudo das cores e sua junção pode ter um efeito determinante na captação do consumidor. Por exemplo, a nova logomarca da minha empresa (um curso pré-vestibuilar) foi minuciosamente elaborada por uma equipe de designers e as cores utilizadas tem um significado para tal!

    Sendo assim... Pq a mistura de cores num GIBI (no uniforme de vários personagens) tbm não poderia ter algum estudo mais aprofundado visando objetivos além daquilo q vemos superficialmente? Eu não sei o motivo exato de escolherem essa mistura de "verde/roxo", mas pode ser q tenha alguma justificativa sim (pq não)? Se fossem poucos personagens ainda vá lá... Mas estamos falando de dezenas (mais de 30 na mesma editora e surgidos praticamente na mesma época)!

    Enfim, valeu mesmo por ter prestigiado esta coluna... Pode ser q ela volte sim (assuntos intrigantes e teorias conspiratórias é o q não faltam nesse meio de quadrinhos, rs): Eu tava esperando a oportunidade certa pra sair um pouco daquela espiral de notícias e lançamentos incessantes em q eu vinha mergulhado aqui no blog nos últimos meses (precisava de um tempo pra cabeça e descontrair um pouco, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "Pelo menos não impera o azul e laran... oh wait!"


    Oi, SEMI... blz?

    O 1º personagem "azul e laranja" q me veio à mente é da DC: O "Exterminador", rs! Mas depois pensei no "Coisa" (pele laranja e calção azul) e parou por aí (tem mais)?

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Azul e laranja é combinação "modinha", principalmente em cartazes de filmes.

      Os designers vão ter um orgasmo quando puderem usar o Thanos em um poster. rs

      Excluir
  16. "Na verdade, grande Leo, a explicação é bem simples. No círculo cromático (https://www.todamateria.com.br/cores-complementares/) o verde e o roxo estão de lados opostos e por isso se complementam, se harmonizam."


    Oi, Alessandro... Tdo bem?

    Puxa, muito obrigado mesmo pelos LINKS acima (especialmente o 1º, q remete à uma matéria interessantíssima sobre a junção das cores e o significado de algumas misturas)... Eu tinha algumas dessas explicações num livro sobre cores na faculdade (publicidade) e deve estar perdido no meio da bagunça aqui me casa, hehe!

    Essas explicações foram bastante úteis sim... Tenho certeza q o REI Kirby (e outros criadores de todos esses personagens) deve ter estudado as melhores aplicações de cores nos uniformes q criavam! Valeu mesmo pela colaboração, brother!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kirby não cuidava das cores. Além, famosamente ele nem prestava atenção na arte-final das suas HQs!

      Excluir
  17. "igual nome de banda de rock ( Paralamas do Sucesso, KId Abelha, Biquini Cavadão, Camisa de Vênus, the Beatles, Rolling Stones, the Aninals, The Doors, Pink Floyd, Supertramp etc)"


    E aí, Roberto... blz?

    Eu gosto de todas essas bandas q vc citou aí (apesar da maioria dos nomes serem ridículos mesmo: "Paralamas do Sucesso"? "Biquini Cavadão"? Hahahaha)... Do "Supertramp" eu ainda tenho umas 2 músicas deles q escuto no carro até hj - elas me acalmam no trânsito, rs)! O "Kid Abelha" ainda tinha um complemento ainda mais terrível: Os "Abóboras Selvagens" (de onde tiraram isso)? Outros nomes de banda q eu acho ridiculamente bizarros e engraçados:

    -Red Hot Chilli Peppers (Pimentas Malaguetas Quentes e Vermelhas)
    -Afrodite Se Quiser
    -Que fim levou o Robin?
    -Secos e Molhados
    -Garota 100 calcinha
    -Mastruz com Leite
    -Dr. Silvana (vilão do "Shazam" virando nome de banda)!
    -Canto dos Malditos na Terra do Nunca
    -Tremendo
    -Paracoccidioidomicosisproctitissarcomucosis (sim, isso é o nome de uma banda)!

    Eita... se o blog fosse de música, esses nomes toscos renderiam uma bela postagem tbm, hein? hahaha!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Penca e Seus Miquinhos Adestrados é totalmente anos 80. rs

      Excluir
    2. Então Leo! Não esqueçamos que a maioria dessas bandas anos 80 levavam influência de quadrinhos não só no nome mas nas temáticas e até vídeos clips não da pra deixar de fora o ótimo vídeo do A-ha "tale on me". Roberto Xavier.

      Excluir
  18. Simples! A paleta de cores dos primeiros comics americanos era muito limitadas, então os heróis tendiam a ser coloridos com cores primárias.

    Quando começaram a aparecer os vilões, o que tinha sobrado para eles eram as secundárias. Todas os uniformes clássicos do Lex Luthor são verdes e roxos:
    http://comicsalliance.com/files/2016/02/lexluthor-feat.jpg
    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/a/a5/Luthor544.PNG/220px-Luthor544.PNG

    Coringa idem:
    http://comicsalliance.com/files/2015/08/evo-joker-feat-630x420.jpg

    Isso já era um padrão nos supers antes do Lee iniciar a Era Marvel nos anos 60!

    ResponderExcluir
  19. "cara essa coluna não tem nada de inútil. Achei muito maneiro abordar esse tema e o post ficou show."


    E aí, Fabiano... blz?

    Valeu mesmo por ter curtido esta postagem... Eu até tava na dúvida de botar no ar pq achei q ninguém iria gostar ou se interessar por essa curiosidade surgida num papo de almoço, rs!

    Mais pra frente então... devo retomar esta coluna com outros temas similares (q possam ser ou parecer bobagem mas q despertem algum tipo de reflexão): Vamos ver q outros assuntos surgirão numa eventual "Parte 2" desta coluna, hehe! Brigadão mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "Kirby não cuidava das cores. Além, famosamente ele nem prestava atenção na arte-final das suas HQs!"


    Oi, Hunter... blz?

    Mas o Kirby é reconhecido como sendo um dos maiores criadores de uniformes de super-heróis... Digo, sendo assim, ele não era responsável pelas cores dos uniformes q criava? Se bem q aquele esboço q ele fez pra um uniforme do Aranha tava sem cores nas primeiras imagens q vazaram há anos atrás:

    http://thumbsnap.com/i/ZwrvamyE.jpg

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele estava cagando, não era o trabalho dele!

      Só a partir dos anos 70, quando passou a ser editor dos próprios trabalhos, ele começou a se preocupar com esses detalhes.

      Excluir
  21. "Simples! A paleta de cores dos primeiros comics americanos era muito limitadas, então os heróis tendiam a ser coloridos com cores primárias."


    Mas mesmo com a limitação das cores primárias... as combinações entre elas podiam ser mais variadas, não é?

    Pelo menos não podemos reclamar disso... Já q vimos o estrago q o mau uso das cores primárias tbm pode fazer: temos aí o exemplo da BLOCH q não me deixa mentir (um "Darth Vader" cor-de-rosa com amarelo foi dose pra leão, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. Olá Leo,

    Além do fato de ser uma combinação bonita, pode ser também uma mensagem subconsciente.

    Com exceção do Hulk, todos os outros personagens são vilões.

    E como na maioria das vezes seus atos estão associados a destruição em diferentes escalas, reforça o dilema vivido por Bruce Banner, de não conseguir ser responsável pelos grande poder de seu alter-ego.

    Uma história que adoro e trabalha muito bem essa questão é "BANNER" de Brian Azzarello e Richard Corben.

    Mas e o Drax, alguns perguntariam?

    Sua alcunha já diz tudo. É outro personagem associado a um conceito dúbio, ele é um mercenário, um anti-herói, alguém que pode fazer o bem por consequência, mas que segue o lema "o fim justificam os meios".

    E Leo, sinceramente só não entendi, a necessidade de se explicar pela escolha do tema.

    Afinal cultura tem mesmo de ser útil? Penso que cultura e utilidade não guardam muita relação entre si. Mas ela torna o indivíduo mais feliz, oxigena a sua existência.

    Grande abraço,
    VAM!

    ResponderExcluir
  23. leo, qual editora do brasil teria os direitos de republicar druuna? e vc acha que o brasil podia ser um mercado bom para hqs européias mais "diferentes"?

    ResponderExcluir
  24. Olá! Meus meninos ganharam um monte de caixinhas de miniaturas da DC. O pessoal compra ainda? Tenho interesse de vender!

    ResponderExcluir
  25. Léo, há muito essa tremenda dúvida me persegue também, mas, não sei especificar a fonte, mas certa vez me deparei com um artigo explicando a tal da constante verde e roxo nos gibis da Marvel anos 60 e tem algo a ver com as limitações de impressão da época, é por aí, um fator gráfico determinou esse padrão. Abração!

    ResponderExcluir
  26. Fala,Leo!
    Cara,simplesmente adorei essa postagem e espero que seja a primeira de muitas!Eu até que gosto dessas duas cores juntas!Só que sempre achei estranho esse gosto para calças do Dr.Banner!(kkkkkk).Ah,acho que pode incluir aí também o Lagarto,né?
    Valeu,Leo!
    Abs!
    PCRM.

    ResponderExcluir
  27. Léo,blz?
    Assim que bati os olhos na matéria
    Lembrei da edição 13 de FF do fraction e do Allred!Lá o filho do homem impossível(adolf) faz um passeio pelo universo marvel através dessas cores!ele mostra aos outros garotos da FF que verde e roxo geralmente é problema!Duende verde roxo e verde:mau!Skrulls mau!kang mau!aniquilador mau!Mysterio mau!Hulk mau!geralmente....por acaso vc não se inspirou nessa página dessa edição???

    ResponderExcluir
  28. "Os direitos do Kang estão com a Fox simplesmente porque ele é o Nathaniel Richards, pai do Reed."


    E aí, Lierson... blz?

    Esse lance com o "Kang" é meio confuso... pois tbm já vi especulações de q ele seria parente do "Dr. Destino". Seja como for, continua no núcleo do "4F" mesmo (e sendo assim, entendo pq esteja com os direitos na FOX)!

    Só acho um desperdício manterem um vilão q nem o "Kang" na geladeira por conta disso!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é o mesmo Nathaniel Richards! Kang (que admitidamente já teve um trilhão de versões) é um cara nascido no século 30 que acha a tecnologia temporal do "antigo" Nathaniel Richards (ou talvez do Dr. Destino). Na adolescência ele é o Iron Lad dos Young Avengers, depois vira Rama-Tut, Kang, Rama-Tut de novo e Immortus (bem, isso em uma das linhas temporais dele, Kang é um cara complicado!). Nenhum deles é o pai do Reed!

      Nunca foi bem esclarecido quem era o Kang antes de virar viajante do tempo. Ele pode ser um descendente do Nathaniel Richards original (que teve outros filhos), do Reed, do Dr. Destino ou, dependendo dos ramos familiares, de TODOS eles! Ei, ele vem de mil anos no futuro! Também pode ser um Zé Ruela qualquer que encontrou uma máquina do tempo, o que condiz com a sua incompetência crônica...

      Excluir
  29. "Afinal cultura tem mesmo de ser útil? Penso que cultura e utilidade não guardam muita relação entre si. Mas ela torna o indivíduo mais feliz, oxigena a sua existência."


    E aí, VAM... blz?

    "Cultura Inútil" é apenas um termo comum q se usa pra designar bobagens da mídia ou da cultura pop q são curiosas/interessantes mas q não mudariam a vida de ninguém, rs! Resolvi usar essa expressão pra nomear esta coluna pq acho q o título "soa bem". Mas não quer dizer q eu esteja desdenhando os temas abordados e nem buscando sentidos e explicações na cultura ou na arte!

    Por exemplo... Às vezes a minha mulher me pergunta pq eu assisto tanto LIXO na TV? "A Fazenda", "Encrenca", "João Kléber", e vídeos de cassetadas/pegadinhas? E eu respondo: "É pra desligar o cérebro"! Sim, essas merdas todas me fazem relaxar a mente e deixar o espaço livre pra pensar em coisas mais importantes (trabalho, negócios, e as atualizações do blog, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  30. "leo, qual editora do brasil teria os direitos de republicar druuna?"


    E aí... blz?

    Q eu saiba: NENHUMA (pois é autoral)... E prefiro q continue assim, pois EU mesmo quero publicar esse material um dia - se tudo der certo, hehe (tô pra fechar uma negociação mto proveitosa com uma editora q publica o material didático do meu curso: eles andam interessados em quadrinhos e me ofereci pra financiar parte das operações desde q eu assuma o controle sob a escolha do material a ser publicado)!

    Vamos ver... tempo ao tempo (e sim, acredito q HQs de qualidade tem seu espaço no Brasil tbm: E a Europa é uma fonte fértil de material bom - só precisa encontrar o segmento de público q saiba valorizar esse tipo de produto)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma, mas a Mythos está estudando a possibilidade. Escrevam para ela!

      Excluir
  31. "Olá! Meus meninos ganharam um monte de caixinhas de miniaturas da DC."


    Oi, Mariana... Tdo bem?

    Só as caixinhas não conheço ninguém q compre... Mas vc pode tentar anunciar no ML ou grupos do face específicos de miniaturas (embora o movimento tenha diminuído bastante de uns tempos pra cá e estejam bem "paradões" agora)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. "certa vez me deparei com um artigo explicando a tal da constante verde e roxo nos gibis da Marvel anos 60 e tem algo a ver com as limitações de impressão da época"


    E aí, Cal... blz?

    Qdo eu fui pesquisar imagens pra esta postagem... Tbm me deparei com as palavras-chave em inglês pra esse padrão "verde-roxo": Ou seja, outras pessoas já perceberam esse padrão tbm e foram procurar informações a respeito!

    Em alguns comentários acima, tbm falaram nas tais limitações gráficas e de cores primárias na época... Seja como for, é uma combinação q se espalhou demais por diversos personagens no mesmo período!

    Abs!

    ResponderExcluir
  33. "Ah,acho que pode incluir aí também o Lagarto,né?"


    E aí, PCRM... blz?

    Brigadão mesmo por ter curtido esta postagem... E qdo surgir de novo outro assunto do tipo, pode deixar q eu reativo esta coluna sim, rs!

    E vc tem razão... O "Lagarto" podia entrar nessa lista tbm (outro "Doutor" q se transforma num monstro verde e tem o mesmo mau-gosto pra calças roxas, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  34. Boa noite Léo
    Essa postagem me lembrou de uma edição ( cap américa 122 da Abril) onde numa das historias o uniforme do Aranha aparece verde e roxo! Sério! Até pensei q vc tinha se inspirado nessa edição pra fazer a matéria! Foi na primeira aparição da Mary Jane...

    ResponderExcluir
  35. "Lembrei da edição 13 de FF do fraction e do Allred!Lá o filho do homem impossível(adolf) faz um passeio pelo universo marvel através dessas cores!"


    E aí, sergio... blz?

    Eu nem sabia q o "Homem-Impossível" tinha um filho, rs... E nunca li esse gibi (do Allred na Marvel eu só li o "Surfista")! Mas gostei dessa sugestão, e vou ver se baixo essa HQ: Valeu mesmo!

    O assunto das tais cores surgiu pra mim por causa das miniaturas... Eu e um camarada meu colecionamos as miniaturas da Eaglemoss e estamos fazendo listas de peças pra serem customizadas: Isso nos levou a fazer uma estimativa das cores de tinta acrílica pras peças e aí o padrão verde-roxo veio à tona (e engrenamos na conversa uma listagem de personagens do tipo, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  36. "Essa postagem me lembrou de uma edição ( cap américa 122 da Abril) onde numa das historias o uniforme do Aranha aparece verde e roxo!"


    Boa noite, Joao... Tdo bem?

    Caramba, graças à vc acabei de descobrir q a 1º aparição do "RINO" e da "Mary Jane" (Lee/Romita) foi republicada no mix do "Cap. América" da Abril:

    http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/ShowImage.aspx?id=5273&path=abril/c/ca003010122.jpg

    Até então, eu pensava q essa história só tivesse saído na EBAL e Bloch (e depois nos "Maiores Clássicos" da Panini)! Valeu mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  37. Olá Leo, bom dia.

    A FNAC está dando 40% de desconto em quadrinhos. Peguei Ms. Marvel, Flash, Vampiro Americano e Maus.

    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
  38. "Não é o mesmo Nathaniel Richards! Kang (que admitidamente já teve um trilhão de versões) é um cara nascido no século 30 que acha a tecnologia temporal do "antigo" Nathaniel Richards (ou talvez do Dr. Destino)."


    Valeu mesmo, Hunter... Eu já li tantas histórias e retcons sobre o "Kang" q a minha memória nem tenta mais registrar tantas informações, rs!

    A 1º aparição do "Rama-Tut" eu tenho numa ed. do "4F" (EBAL), em seguida: A 1º aparição e origem clássica do "Kang" na "Biblioteca dos Vingadores 1"! E por fim: Os "Maiores Clássicos dos Vingadores 3" (uma ed. temática só com confrontos da equipe e o "Kang" - material anos 70 e 80)!

    A partir daí... Mexeram demais na origem e inseriram elementos e reviravoltas narrativas de forma excessiva (principalmente qdo entrou o "Immortus" no meio)! O Busiek ainda meio q fez um pequeno milagre em "Vingadores Eternamente" ao explicar e desenrolar melhor essa teia de intrigas com o "Kang"!

    Abs!

    ResponderExcluir
  39. "A FNAC está dando 40% de desconto em quadrinhos. Peguei Ms. Marvel, Flash, Vampiro Americano e Maus."


    Oi, Carlos... Tdo bem?

    Descontão considerável mesmo, hein? quase metade do preço é tentador, hehe!

    Mas tenho q pisar um pouco no freio, pois ontem eu encomendei o "Abominável" e "Gigante" pra Eaglemoss... Fora isso, tô às voltas com várias miniaturas custom com diversos artistas (em breve retomarei as postagens delas aqui no blog pra galera ver o trabalho excelente dessa nova geração de artistas de miniaturas)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  40. Ela também seria um estilo de linguagem e elemento dos quadrinhos???

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...