12/10/2016

A Arte de Joe Jusko: Mundos de Fantasia & Ficção...

Joe Jusko... É um artista e ilustrador americano mais famoso por suas pinturas de grande realismo que retratam super-heróis e mundos fantásticos do cinema e da literatura sci-fi!

Nesta matéria, veremos algumas de suas mais belas ilustrações... e um pouco de sua trajetória nas HQs!

Confira abaixo:

Joe Jusko nasceu em Nova York, 1959... E embora não seja um dos nomes mais populares entre os artistas das novas gerações de leitores, seu trabalho é de uma riqueza de detalhes impressionante e que torna seus painéis (pinturas realistas) belíssimas obras a serem apreciadas. Ele produziu poucas histórias completas nos quadrinhos, mas em compensação, possui uma infinidade de capas de revistas, posters, e pin-ups diversos! Segundo a Wikipédia, Jusko já ganhou o Comic Buyer's Guide Fan Award como Pintor Favorito em 1992 e 1993 e o Wizard Fan Award  (também como Pintor Favorito em 1993 e 1994)! 

O artista já teve diversas capas de gibis publicadas no Brasil, especialmente da "Espada Selvagem de Conan" (várias edições), "Hulk" (nº 17 da Abril), "Aventura & Ficção" (incluindo a capa do nº 1 da revista), "100 Balas" (algumas capas da série), "Justiceiro" (em formato magazine da Abril), "Surfista Prateado" (Graphic Novel da Abril), "Justiceiro & Painkiller Jane" (Almanaque Marvel nº 1 da Pandora), e uma mini-série completa em 2 partes desenhada por ele: "Vampirella - Sede de Sangue" (que saiu aqui pela Metal Pesado)!

Nas imagens que selecionei acima: Uma capa espetacular de "Hulk e Thor" (da série: Marvel Double-Shot), o TP americano de "Vingadores" (em que os "Mestres do Terror" invadem a mansão da equipe), Poster do FILME (tosquíssimo) do "Cap. América" (anos 90), "John Carter & A Princesa de Marte", "4 Fantástico", Capa da "Espada Selvagem de Conan" (com o bárbaro rodeado de mulheres - pra variar), "Fantasma", "Justiceiro", "Tomb Raider", e (abaixo): "Sheena - A Rainha das Selvas"! Taí um artista que merecia um maior reconhecimento do público e da indústria nos dias de hoje!

Até+

PS: E a seguir no "Submundo"... O "Mickey" (de Paul Murry) chega às bancas, Um Relatório completo da minha viagem à Sampa, A volta da coluna: "Papo de Gibi" (com MUITOS lançamentos e novidades), NOVOS "Reviews", "TOP 10 do Superman", e FOTOS das "Miniaturas Marvel e DC" (agora em COMBOS TRIPLOS)!

48 comentários:

  1. Fala, Léo!
    Este Hulk, está como deveria ser sempre, insano e selvagem!
    Nos painéis da Marvel, percebe-se uma influência do Buscema.

    Recebi a miniatura do Homem Máquina, é muito fiel ao personagem original (parece que saiu do gibi, e a revista é ótima), e destaco também a Grande Barda (uma das melhores da DC)!

    No aguardo de alguma postagem sobre a finalização da Trinca de encadernados do DD (Miller e Janson), cujo término (como a trinca dos XM do Claremont e Byrne) foi como a materialização de um desejo de leitor (há mais de 30 anos!), ver estes materiais - essenciais e espetaculares - numa apresentação à altura!
    Como gostaria de ver o Aranha (Lee e Romita), numa trinca de encadernados assim...


    abs.

    ResponderExcluir
  2. olá Leo!
    Fantástico post de apresentação deste mestre.
    Sou desenhista e tenho esse cara como referência, a arte dele é um deleite, e nos quadrinhos então, ficam sensacionais.
    Mas como lembrou, não tem o devido reconhecimento,nem do grande público, nem mesmo do mercado americano ( de quadrinhos )
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Ai,vieram o Alex Ross e o Greg Land e acabaram com a graça do sujeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostava do Land, até descobrir que ele é um tremendo picareta.

      Excluir
    2. Ele era melhor antes, no tempo da CrossGen, por exemplo.

      Excluir
  4. "No aguardo de alguma postagem sobre a finalização da Trinca de encadernados do DD (Miller e Janson)"


    E aí, Victor... blz?

    Bem lembrado, pois comprei o Vol. 3 do "Demolidor do Miller" nessa minha ida à Sampa... Só q devido à correria de trabalho e negócios, ainda nem tive tempo de tirar o encadernado do plástico, rs! Assim q eu puder, minha ideia é ler e comentar aqui no blog sim o final dessa fase consagrada do demo!

    Coincidentemente... Tbm comprei em SP a "Fênix Negra" (REVISADA e sem erros)! Mas ainda me faltaria a ed. do "Magneto" pra fechar a trinca de encadernados do BYRNE (essa eu não sei se chegou a ser reimpressa e corrigida - já q tbm apresentava erros grotescos de revisão)!

    Sobre a arte do Jusko... Tbm reparei na forte influência do Buscema (pelo menos o cara teve a manha de escolher uma das melhores referências, rs)! O "HULK" do Jusko é a retratação perfeita do monstro. A capa do "Hulk" nº 17 da Abril é um bom exemplo disso:

    http://3.bp.blogspot.com/-qfWnFLKMGPM/UDUSSDAmtLI/AAAAAAAAEpQ/NzaJo6pALlk/s1600/digitalizar0001+(1).jpg

    Qto às miniaturas do "Homem-Máquina" e "Barda"... Tbm adquiri as 2 recentemente e são realmente magníficas: KIRBY na VEIA, hehe (minha ideia é comprar todas essas miniaturas de personagens "Kirbyanos")! Assim q possível, vou retomar as postagens de FOTOS dessas coleções de miniaturas (sei q tô atrasado com elas, mas vou buscar esse atraso com combos triplos e regulares de fotos)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. "Sou desenhista e tenho esse cara como referência, a arte dele é um deleite, e nos quadrinhos então, ficam sensacionais."


    E aí, Marcelo... blz?

    Brigadão por ter curtido a postagem... Eu tava revirando minhas pastas de arquivos (tenho milhares de imagens de vários artistas) e me deparei com algumas artes e posters do Jusko!

    Por acaso, eu tbm tava lendo faz pouco tempo a mini-série: "Vampirella - Sede se Sangue" (q comprei em perfeito estado de um camarada meu) e me deu vontade de compartilhar aqui no blog alguns desenhos desse grande artista (q infelizmente, tem estado fora da grande mídia nos últimos anos)!

    A gente sabe q nesse ramo nem sempre o talento de um artista é o bastante pra torná-lo famoso e reconhecido... É preciso ter bons contatos ("Q.I.": Quem Indica) e investir pesado no marketing pessoal!

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. "Ai,vieram o Alex Ross e o Greg Land e acabaram com a graça do sujeito."


    Isso acontece em todos os setores artísticos mesmo, rs...

    Mas deveria haver espaço pra TODOS os bons artistas no mercado: É preferível 1 Jusko do q dezenas de "Liefelds" e "Ramos" da vida!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Léo, aliás é incrível como desenhistas como o Liefeld ainda tem tanto espaço no mercado, enquanto desenhistas de talento ficam à margem.

      Excluir
  7. Carlos Nederland10/10/2016, 08:49

    Jusko é um artista fenomenal. Eu prefiro ele até mais do que Alex Ross.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Leo. Existe alguma hq do Jonh Carter?

    ResponderExcluir
  9. A arte dele me lembrou um pouco o Frazetta (claro que o Frazetta é o Frazetta). Esse tipo de arte é excelente para capas, posters e afins. Mas desenhista de quadrinhos deve ser bom na "narrativa", saber passar o que a história está contando através da dinâmica. Até mesmo o Alex Ross costuma falhar nesse quesito (quem lê, por exemplo, Reino do Amanhã, vê que sua arte é meio 'estática')

    ResponderExcluir
  10. dracula vao para no #4 ou tera um comtinuaçao ja o total sao76 numeros

    ResponderExcluir
  11. blz leo?

    jusco tb produziu vários cards(eles foram "populares" em porto alegre tb na década de 90?) pra marvel, eu acho que ele é casado com a julie bell (existe uma coleção de cards da marvel somente com as artes de ambos)

    abraço

    ResponderExcluir
  12. Fala, Leo. Cara, a versão do Hulk nas mãos desse ilustrador é acachapante. Fúria, loucura, brutalidade e radiação gama elevados ao máximo em um único ser. Visual Fantástico!

    Me lembra as versões do Hulk para aquela revista mais "adulta" dele em formato magazine. Poxa, queria muito que esse material saísse por aqui.

    Outra ilustração que é de cair o queixo é a da mulher abraçando o tigre branco e olhando para um céu lindamente estrelado. Cara, queria muito ser esse tigre para poder aquecê-la...

    Até a próxima, Leo.

    Michel

    ResponderExcluir
  13. Olá Leo, tudo bem?

    Oferta na FNAC 40% OFF. Peguei Demolidor Frank Miller Vol.3 e o último encadernado do Esquadrão Suicida. Os últimos encadernados do Hulk e dos Guardiões da Galáxia NÃO estão disponíveis.

    O Jusko não era o meu capista predileto, mas as ilustrações que você postou são fodásticas.

    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
  14. errata
    blz leo?

    eu estava errado, o marido da julie bell é o boris vallejo.
    o resto é tudo verdade.

    valeu

    ResponderExcluir
  15. Gustavo Maycá11/10/2016, 14:52

    Leo, viu que a Panini anunciou a reimpressão de Monstro do pântano raízes vol. 1? Já era esperado isso?

    Esse encadernado star Wars legends lado sombrio vale a pena? Abs

    ResponderExcluir
  16. Fala ai Leo blz?
    Desculpe fugir completamente do tópico da matéria mais tenho uma duvida que talvez você ou algum dos nossos amigos do blog possam saber, existe a possibilidade de alguma reimpressão dos materiais do hellboy? Tenho procurado algumas edições (historica 4, 5 e o clamor das trevas só pra citar algumas) e nada. Uma reimpressão agora pra gente poder aproveitar nos descontos da black friday seria fantástico.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Leo!
    Excelente post! A capa do ESC 44 é uma das minhas preferidas, mas o Norem, para mim, foi o melhor capista do Cimério.
    Essa capa do Hulk 17 também é animal! Mas engraçado: quando eu era moleque e vi essa capa pela primeira vez, tinha quase certeza de que era do Richard Corben, rs!
    Abraço

    ResponderExcluir
  18. "Gostava do Land, até descobrir que ele é um tremendo picareta."


    Oi, Diego... blz?

    Eu já nunca gostei do Greg Land... Acho o traço dele mto artificial (repetitivo, mulheres sempre com o mesmo rosto/feições e sem curvas)! As cores tbm mto carregadas no photoshop! Não o considero entre os melhores!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "é incrível como desenhistas como o Liefeld ainda tem tanto espaço no mercado, enquanto desenhistas de talento ficam à margem."


    Pois é, Emerson... Taí uma coisa q só se explica pelo "Q.I." (e panelinhas) do mercado: Caras (ruins e impopulares) transitam entre as 2 maiores editoras (Marvel/DC), enquanto artistas realmente talentosos acabam à margem da profissão!

    Não é justo... Mas (infelizmente) é assim q as coisas funcionam em qq ramo q eu conheça (inclusive em todos q eu já atuei: Publicidade, magistério, comércio, etc)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele cumpre prazos e sabe contar uma história com imagens. É tudo que é preciso.

      Excluir
  20. "Jusko é um artista fenomenal. Eu prefiro ele até mais do que Alex Ross."


    Oi, Carlos... Ambos estão entre os meus artistas contemporâneos favoritos (apesar de possuírem poucas obras de histórias completas - e se destacarem mais pela quantidade de capas e pin-ups q produzem)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "Bom dia, Leo. Existe alguma hq do Jonh Carter?"


    E aí, jose... blz?

    Sim, o "John Carter" já teve várias séries de HQs publicadas ao longo dos anos (desde tiras de jornal, até gibis da Marvel e - atualmente - pela Dynamite)! Infelizmente, quase tudo isso tá inédito no Brasil até hj (tirando uma ou outra história q saía no mix da revista do "Tarzan" na EBAL)! Selecionei abaixo algumas capas e imagens de HQs do Carter (q eu tenho em scans e q acho um ótimo material):

    http://4.bp.blogspot.com/-LkgsRjxPi9E/VJd29s_6QhI/AAAAAAAAHIA/tvNOCSTAoNg/s1600/JC-Marvel11.jpg

    http://cdn.bleedingcool.net/wp-content/uploads//2010/07/Warlord01-cov-Jusko.jpg

    http://static3.comicvine.com/uploads/scale_small/6/67663/2926730-02.jpg

    http://vignette4.wikia.nocookie.net/barsoom/images/0/0a/Marvel-warlordofmars.jpg/revision/latest?cb=20110614225738

    http://www.catspawdynamics.com/images/johncarterofmars_suncomicstrip-0.jpg

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leo!

      Este material do John Carter seria muito bem vindo se publicado por aqui, mas acho que a Mythos não se entusiasma a trazer este material para cá devido ao fracasso retumbante do filme de 2012 (injustamente!), com medo que isto se repita por aqui, mas eu acho que isto não aconteceria!

      Eu tenho o livro "Uma Princesa de Marte', um dos mais bacanas de ficção que tenho, mas gostaria de ler os quadrinhos do universo criado por Edgar Rice Burroughs!

      Agradeço ao Carlos pelo aviso de ofertas na FNAC, acabei comprando "O Legado de Júpiter" por R$ 27,00 e com frete grátis!!

      A FNAC está sempre fazendo ótimas ofertas que não é preciso nem esperar o Black Friday para pegar bons descontos. O Black Friday será bom mesmo é para pegar publicações da Mythos!!

      Joe Jusko é um dos melhores artistas de quadrinhos, porém, injustamente esquecido!

      Este tipo de arte na minha infância e adolescência servia como visualização para imaginar como seria se os heróis fossem vivos e de carne e osso!

      Naqueles tempos, não existia esta enxurrada de filmes de heróis que tem hoje, e então tínhamos que imaginar como eles seriam na vida real!

      Eu ainda prefiro a arte destes artistas como ele, Vallejo, Ross, entre outros que seguem esta mesma linha, até porque por mais ridículo que possa ser o uniforme do herói ele é retratado da forma em que foi criado; ao contrário do cinema que com raras exceções possui um herói vestido igual nas telas e nos quadrinhos!!

      Este do Thor e Hulk virou um card que vinha de brinde na revista Wizard americana há mais de 20 anos atrás!!

      Ah, está em pré-venda mais um encadernado da Mulher Maravilha dos Novos 52, e a reimpressão de "Raízes" Volume Um (já comentado aqui) e pré-venda do Volume Dois!

      O pior é que acho que vou esperar a expansão da Eaglemoss com papel melhor e capa dura dos dois volumes, e vender o primeiro que eu tenho lançado em 2013 pela Panini!

      Abraços!!

      Excluir
    2. Cara gostaria muito de ler as Hq's do Jonh Carter; quem sabe um dia alguma editora tupiniquim não se arrisca?

      Excluir
  22. "Mas desenhista de quadrinhos deve ser bom na "narrativa", saber passar o que a história está contando através da dinâmica."


    Verdade, Diego...

    Nem todo artista consegue passar a sensação de "agilidade" nas cenas de ação q retrata... O dinamismo é uma técnica q faz toda a diferença na narrativa!

    Eu acho até q esse estilo mais "estático" do Ross combinou mto bem pra "Marvels" (q é pra ser a visão deslumbrada de um fotógrafo - sempre mostrando personagens em poses épicas e gloriosas). Mas naquelas Graphic Novels gigantes (Maiores SH do Mundo) ficaram mesmo mto "paradas" em algumas cenas (principalmente no especial da "Liga da Justiça")!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Narrativa é tudo que um desenhista de quadrinhos precisa saber. Veja o Cuttlas do Calpúrnio, é um boneco de pauzinhos!

      Excluir
  23. "dracula vao para no #4 ou tera um comtinuaçao ja o total sao76 numeros"


    Não se sabe com certeza ainda... Mas "acho" q continua, pois sei q vendeu bem e é o carro-chefe da linha TERROR! Seja como for, parece q sairá em separado um especial só com confrontos dele e outros heróis da Marvel!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "jusco tb produziu vários cards(eles foram "populares" em porto alegre tb na década de 90?"


    E aí, gustavo... blz?

    Bem lembrado, hein? Sim, esses cards foram bem populares aqui em POA nos anos 90... Na época, a loja especializada daqui era a "Planeta Proibido" e cheguei a comprar lá uns cards da Marvel com artes do Jusko pra: "Vampira" e "Psylocke" (tinha mais, mas minha memória só puxou essas 2 agora, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. "Me lembra as versões do Hulk para aquela revista mais "adulta" dele em formato magazine. Poxa, queria muito que esse material saísse por aqui."


    E aí, Michel... blz?

    Essa revista magazine do "Hulk" eu sempre quis ler tbm (e pior q não tenho ela nem em scans)... Não sei pq a Abril nunca pensou em publicar esse material aqui (nem mesmo no auge do seriado de TV). Foram 2 séries (q eu saiba) uma com 9 edições e outra com 27 (ambas entre 1977-1981):

    http://www.mycomicshop.com/search?TID=447871

    http://www.mycomicshop.com/search?TID=182011

    Pior q a Abril chegou a aproveitar na revista em formatinho do "Hulk" algumas das capas dos LINKs acima!

    E a mulher q tá com o tigre na última imagem é a "Sheena - A Rainha da Selva"... Vc assistiu o FILME dela nos anos 80 com a Tanya Roberts? Saca só:

    http://eovideolevou.com.br/imgProduto/70102_f1.jpg

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Abril publicou uma porrada histórias na revista do Hulk!

      Excluir
  26. "Oferta na FNAC 40% OFF. Peguei Demolidor Frank Miller Vol.3 e o último encadernado do Esquadrão Suicida."


    Oi, Carlos... Tdo bem?

    Valeu pelas dicas (pra quem puder: aproveitem)... O "Demolidor 3" (Miller) eu não aguentei esperar e peguei em SP (na livraria: Martins Fontes)!

    Já o 2º do "Esquadrão Suicida" eu vou pular... Pois já tenho as histórias na versão econômica da Panini (a partir daí, eles já tavam lançando a série em encadernados baratinhos de capa-mole)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "eu estava errado, o marido da julie bell é o boris vallejo."


    Tranquilo, gustavo...

    Rolou um "ménage" aí entre os artistas, mas tá tudo bem, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. "Leo, viu que a Panini anunciou a reimpressão de Monstro do pântano raízes vol. 1? Já era esperado isso?"


    E aí, Gustavo... blz?

    Brigadão mesmo pela informação... Eu não sabia mesmo dessa reimpressão do MP Vol. 1! Só espero q isso signifique q o Vol. 2 talvez (quem sabe) finalmente esteja pra sair (o q só acreditarei depois de ter a ed. em mãos, rs)!

    Já esse "star Wars legends - lado sombrio"... Eu não li, mas vou pular: Pois não gosto mto de histórias estreladas pelos personagens da 2º trilogia (especialmente o Qui-Gon: q me remete ao "Episódio I")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. "existe a possibilidade de alguma reimpressão dos materiais do hellboy? Tenho procurado algumas edições (historica 4, 5 e o clamor das trevas só pra citar algumas) e nada."


    E aí, Guilherme... blz?

    Sim, a Mythos tem feito reimpressões constantes de materiais clássicos do "Hellboy"... Vale lembrar q no ano passado relançaram o Vol. 1 da "Ed. Histórica" (q tava esgotado) e anunciaram pra este ano ainda um "tijolão" contendo 3 sagas (uma delas será o "Clamor das Trevas")!

    O Vol. 4 da "Ed. Histórica" (A Mão Direita da Perdição) deve ter reimpressão em breve tbm (aguardo ansiosamente por essa, já q tenho só até o Vol. 3)... E um editor da Mythos confirmou (já faz um tempinho) q o Vol. 7 será: "Paragens Exóticas" (outro q eu não tenho)! E não se preocupe, pois sempre q estiver pra sair qq material do "Hellboy" eu irei divulgar aqui (pois gosto mto do personagem e tbm acompanho essas coleções históricas dele)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  30. "Excelente post! A capa do ESC 44 é uma das minhas preferidas, mas o Norem, para mim, foi o melhor capista do Cimério."


    E aí, Max... blz?

    Valeu mesmo por ter curtido a postagem (pretendo fazer outras nesse estilo pra demais artistas)... E concordo com vc: As capas mais icônicas da "Espada" eram as do Norem (imbatível nas capas do "Conan")!

    Eu acho essa capa do "Hulk 17" uma das melhores q ele já teve pela Abril... Mas o Richard Corben (q assinou a mini-série: "Banner") não é um dos meus artistas favoritos a ter retratado o personagem (embora eu goste mto dele em outras HQs, especialmente no "DEN" da Heavy Metal)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. "Este material do John Carter seria muito bem vindo se publicado por aqui, mas acho que a Mythos não se entusiasma a trazer este material para cá devido ao fracasso retumbante do filme de 2012 (injustamente!)"


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    O filme de 2012 errou feio em diversos aspectos, a começar por ter amenizado a obra original em termos de violência e sensualidade (optaram pelo "politicamente correto" e vestiram a princesa até o pescoço, rs)... Era pra ter sido um épico da ficção científica se tivessem adotado um estilo mais "Conan" pro filme. Pra piorar, o subtítulo brasileiro tbm foi uma lástima (Entre 2 Mundos)!

    Agora, acho q tão cedo (pelas próximas gerações) ninguém tanta uma outra versão do "John Carter" nas telas...

    Mesmo assim, bem q a Mythos podia arriscar lançar ao menos as HQs novas da Dynamite (ou as clássicas)... Pois filmes fracassados tbm podem render uma repercussão boa nos gibis (vide o caso do "Jonah Hex" e "4F": q emplacaram HQs bem vendidas - apesar dos filmes terem sido verdadeiras bombas)!

    Qto às artes pintadas desses artistas (Ross, Jusko, etc)... Eu tbm tentava vislumbrar na época (anos 90) como seriam os heróis se fizessem filmes com eles. As referências q tínhamos do cinema até então eram mto escassas, praticamente só: "Superman" e "Batman" (o 1º com colante e o 2º já com armaduras q limitavam seus movimentos na tela)!

    Qdo surgiu o 1º "X-Men" em 2000... Minha decepção foi grande ao ver q os uniformes em nada lembravam os dos gibis. Minha percepção qto à isso só foi melhorar qdo lançaram o 1º filme do "Aranha" (q se aproximou mais do estilo da HQ: Apesar daquele "Duende Verde" à la "Power Rangers")!

    Qto à reimpressão de "Raízes 1"... Como eu já tenho a 1º, vou continuar esperando o Vol. 2 (uma das maiores lendas urbanas modernas do mercado nacional, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. "Narrativa é tudo que um desenhista de quadrinhos precisa saber. Veja o Cuttlas do Calpúrnio, é um boneco de pauzinhos!"


    Oi, Hunter... esse eu não conhecia, mas qdo vc falou cheguei a pensar q fosse "modo de dizer":

    Mas realmente: É (de fato) um "boneco de pauzinhos", rs...

    Abs!

    ResponderExcluir
  33. (O Black Friday será bom mesmo é para pegar publicações da Mythos!!)

    Tô na mesma expectativa sua, Élcio, e os livros que estou louco pra pegar são só dois, o "Defensores da Terra" e o "Último Fantasma 2".
    Quanto ao sr Jusko, gostei desse desenho do Fantasma, eu já tinha visto pela internet, mas não sabia que era a arte dele, está muito bom mesmo, chega até a dar medo do Capeto...
    Abraços a todos os amigos do Submundo HQ.

    ResponderExcluir
  34. "Cara gostaria muito de ler as Hq's do Jonh Carter; quem sabe um dia alguma editora tupiniquim não se arrisca?"


    E aí, jose... blz?

    Eu torço mto pra q alguma editora se arrisque uma hora dessas em publicar qq material q seja do John Carter (ou da Dejah Thoris)... Apesar de o momento certo pra isso já ter passado (q seria na época do filme)!

    Se eu fosse chutar uma editora pra publicar isso... seria a Devir (q já publica o "Tarzan" - do mesmo criador - e já lançou aqui outras séries da Dynamite). O problema só é q a Devir anda meio q "patinando" no mercado!

    Abs!

    ResponderExcluir
  35. "A Abril publicou uma porrada histórias na revista do Hulk!"


    Essa série do "Rampaging Hulk" (de 77) não consta como tendo sido publicada no Brasil... Se alguma ed. ou outra acabou saindo, não fiquei sabendo (pode ter sido em alguma ed. q eu não tenha)! Mas as capas a Abril aproveitou boa parte!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Rampaging era P&B e não saiu, mas depois ela ficou a cores e virou Hulk Magazine. Esse material saiu!

      Excluir
    2. Ah, bom... A perda não foi tão desastrosa qto eu imaginava então! Seja como for, não tenho nada dessa magazine na coleção (saiu durante uma fase da revista q eu pulei)!

      Abs!

      Excluir
  36. "Quanto ao sr Jusko, gostei desse desenho do Fantasma,"


    E aí, Celso... blz?

    Essa imagem do "Fantasma" era uma q eu gostaria de imprimir num POSTER e emoldurar na parede (ficou show demais da conta)!

    Ah, e por falar no espírito... Consegui em Sampa o "Fantasma 4 - Suzie" (da Pixel): essa coleção tá ficando mto bonita e torço mto pra q siga adiante com toda essa fase clássica!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande coleção. E essa Suzie/Lana Turner é um espetáculo...

      Excluir
    2. O "Fantasma" na Era de Ouro (antes de casar) parecia ter uma tara/fetiche por mulheres piratas, rs (essa não foi a única)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...