24/10/2016

Steve Dillon (R.I.P.): Descanse em Paz (1962-2016)...

Uma triste e inesperada notícia marcou o último final de semana no mundo dos quadrinhos... A morte de Steve Dillon (1962-2016)!

Nesta matéria especial em tributo ao artista, veremos algumas imagens de HQs desenhadas por ele: "Preacher", "Hellblazer", "Justiceiro", "Juíz Dredd", "Skreemer", etc... Além de um pouco da trajetória de Dillon nos quadrinhos!

Confira abaixo ("Submundo" de LUTO):

Steve Dillon, artista mais famoso por seus trabalhos em "Preacher", "Hellblazer", e "Justiceiro" (ao lado de Garth Ennis)... Morreu aos 54 anos! A notícia foi divulgada neste sábado por seu irmão mais novo, que escreveu no Twitter: "Triste por confirmar a morte de Steve, meu irmão mais velho e meu herói. Ele se foi na cidade que amava (Nova York). Vai fazer muita falta"! E vai mesmo, pois seu traço era diferenciado e único no mercado atual. No começo, eu não me adaptava muito ao estilo de Steve Dillon: Mas à medida em que fui avançando nas séries: "Preacher" e "Hellblazer" (ainda nos anos 90) passei a me acostumar mais com a arte dele (e hoje não consigo imaginar outro artista desenhando "Preacher": A minha HQ favorita entre todas - E nº 1 no meu ranking de "TOP 100")!

Dillon (que era britânico) já tinha quase 40 anos de carreira, tendo começado na Marvel UK (a subsidiária da Marvel no Reino Unido) e seguido na "2000 AD", "Dr. Who", e "Warrior" (publicações inglesas). No final da década de 80, estreou nos EUA com a HQ: "Skreemer" (que será republicada em breve pela Panini), mas foi na linha Vertigo que ganhou o merecido destaque ao lado de Garth Ennis em "Preacher" e "Hellblazer" (Infernal)! Na Marvel, repetiu a parceria com Ennis em "Justiceiro" (Bem-Vindo de Volta, Frank) e mais recentemente voltou a desenhar o "Matador de Criminosos" na fase MAX de Jason Aaron (série em andamento pela Panini e que já teve 3 Vol. lançados: "Rei do Crime", "Mercenário", e "Frank" - o 4º será o último)!

Nas imagens acima, vemos: Uma cena de massacre em "Preacher", "Justiceiro X Demolidor", "Juíz Dredd", "Mercenário" (com um dedo decepado do Justiceiro), Uma capa INÉDITA da nova revista do "Six Pack" (de Garth Ennis), "Hellblazer" (encontrando JFK), "Herr Starr" em frente ao espelho (tentando se aceitar com uma cicatriz na cabeça), e uma capa de: "FURY - O Pacificador" (da linha MAX)! Outras HQs desenhadas por Dillon foram: "Renegado" (2000 AD), "Homem-Animal", "Poder Supremo - Falcão Noturno" (MAX), e "Vingadores Ultimate" (com participação do "Blade - Caçador de Vampiros")! A causa da morte não foi informada! Que descanse em paz...!

Até+  

101 comentários:

  1. Ótimo desenhista! Por coincidência estava relendo o volume 1 de Preacher. Descanse em paz. Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
  2. blz leo?

    confesso que so gosto da arte de dillon no preacher e na primeira fase do justiceiro.
    que descanse em paz.

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi Leo!

    Foi um baque quando soube da morte do artista no sábado à noite!

    Embora, eu não fosse fã da sua arte, confesso que o trabalho dele é marcante e sem sombra de dúvidas ele foi um dos artistas mais influentes dos quadrinhos nos últimos 20 anos, pois, todos os títulos em que trabalhou da Marvel e DC foram sucesso absoluto!

    É uma pena que tenha partido tão jovem, seu jeito único de retratar a violência num arte simplória, permanecerá como o seu legado eterno à nona arte!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Noticia triste e inesperada mesmo. Com relação a sua arte, sempre ouvia tanto elogios, como também pessoas reclamando que ele fazia um traço tão simples, que as vezes os personagens ficavam parecidos demais um com o outro. Sinceramente não consigo imaginar Preacher sem aquele traço, está em seu DNA.

    Que descanse em paz grande artista.

    ResponderExcluir
  5. Lamento muito a morte do Dillon, falecer aos 54 anos é muito brevidade.

    Mas meu sentimento em relação ao estilo dele, foi bem explicado por você, Leo. Acabei me acostumando, mas gostar mesmo, nunca gostei.

    Mas ele compensava essa falta beleza, com uma grande capacidade narrativa. Que aliás deveria ser o principal requisito para ingressar no segmento das Artes sequenciais.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  6. Também fiquei estarrecido com a notícia da morte do Dillon essa manhã... Mais um artista que se vai muito jovem.

    Um dos meus desenhistas favoritos, com uma carreira produtiva e de alto nível. Com certeza permanecerá vivo na histórias das HQs.

    ResponderExcluir
  7. Grande perda! Preacher também é uma das minhas hqs favoritas. Essa imagem do Demolidor acorrentado com uma arma na mão é do Justiceiro Max?

    ResponderExcluir
  8. Fala, Léo!
    Realmente lamentável, que mais um grande artista faça a partida. Mas seus trabalhos permanecem como registros na história das HQs!
    Dillon foi um artista incomum, no primeiro momento não gostei de seus traços, mas imediatamente reconheci um "estilo" próprio! E isso é muito positivo, pois sugere a transposição da personalidade do desenhista para seus traços.

    Sua passagem pelo Justiceiro é marcante.

    Por falar em traço, me surpreendi com o Barry Windsor Smith (XM Salvat black, clássica nº XV)), pois em seus trabalhos iniciais, me pareceu muito "preso" ao estilo Kirby. (Quem não sofreu influência dele?)
    E a passagem do tempo fez muito bem ao traço do BWS, que se libertou desta pesada influência (ou exigência editorial), e imprimiu um estilo inconfundível em seus trabalhos (vide Arma X!).

    abs.

    ResponderExcluir
  9. Uma lástima mesmo. Embora considerava o desenho um pouco repetitivo, Dillon era um meste contador de histórias, com expressividade digna de um Kevin Maguire, traço limpo e conciso.

    Segundo Garth Ennis no NYT, a causa da morte foi ruptura no apêndice decorrente de intoxicação alimentar.

    Descanse em paz.

    ResponderExcluir
  10. Sou dos que gostam da arte do Steve,espero que sua arte continue a cativar novos e velhos leitores,com certeza foi o responsável por muita arte escrota nas HQS,que descanse em paz!

    ResponderExcluir
  11. Pena, novo ainda.
    Mas nao curtia a arte dele...achava bem feio as caras de cavalo e os labios/dentes q todo mundo tinha.
    Só ficava melhor quando muuuito bem arte-finalizado.

    ResponderExcluir
  12. Fala Leo.. Muito triste mesmo... Os bons estao indo embora... Qto a causa so pode ser cancer...BAsta ver uma foto dele no ano passado ( onde se via ser do tipo cheinho ) e as fotos recentes onde praticamente a pele cobria o osso... Sei porque pessoa querida do circulo de amizades esta com o mesmo problema e a gente tenta se enganar...

    FAzer o que... sao os designios do Deus e que bom seria se fosse que na historia do Morrisson, que a gente pudesse convencer Deus a arrumar as coisas...

    MAs se e verdade o que diz São Paulo, que não morremos, mas sim somos transformados, que Steve Dillon se transforme em inspiração para todos que batalham, que sonham, que desejam esta transformação para uma vida e um mundo melhor..

    Felicidades a todos..

    Luiz Henrique Trompczynski
    Terra RicaPR

    ResponderExcluir
  13. Justa homenagem Leo. Não era um traço que eu admirava mas sem dúvida se trata de um grande artista. Descanse em paz!
    Off topic Leo, não sei se tu sabe mas a primeira mini do Tin Tin já está nas bancas. Comprei e achei muito bonita. Não sei dizer ao certo o material que ela é feita, me pareceu gesso ou até acrílico (ainda não li a revista, deve ter essa informação lá). O preço dessa primeira é promocional, 19,90, as próximas devem ser mais caras, na casa dos quarenta reais eu acho.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Grande perda.

    Gosto muito do traço dele (principalmente em Preacher) Um cara que com certeza fez muita gente rir com seus quadros bizarros, agora sem dúvida deixara muita gente triste!

    ResponderExcluir
  15. Será q não rolaria nada do dr Who ou juiz dreed desenhado por ele pela mythos ? Aliás nada de dr Who no Brasil , tem coisas ótimas dele
    ..

    ResponderExcluir
  16. Olá Leo, tudo bem?

    Nunca gostei da arte do Steve Dillon, mas confesso que o resultado ficou bom em Preacher (estou lendo o segundo encadernado).
    Já está à venda o especial Estrela Polar e Aurora. E a miniatura do Sauron é de resina como o Sasquatch. Não deixa de ser uma decepção, porém pela maneira como foi esculpida, acho que seria difícil a peça suportar o peso do chumbo. Pelo menos é muito bem feita e rica em detalhes.

    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
  17. "Ótimo desenhista! Por coincidência estava relendo o volume 1 de Preacher."


    E aí, Roberto... blz?

    Aproveitando a menção: "Preacher Vol. 1 - A Caminho do Texas" tá sendo reimpressa e em breve estará de volta às livrarias (pra quem ainda não tem)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "confesso que so gosto da arte de dillon no preacher e na primeira fase do justiceiro."


    E aí, gustavo... blz?

    Ele tava perfeito tbm no "Hellblazer - Infernal" (do Ennis)! Não cheguei a acompanhar seus trabalhos mais recentes na Marvel (tirando o "Justiceiro MAX") mas acho q o estilo de arte dele combina mais pra HQs adultas (violentas e bizarras)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "Foi um baque quando soube da morte do artista no sábado à noite!"


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    Eu soube da morte dele no sábado de manhã (um camarada meu me avisou pelo zap): Mas eu passei o dia na rua e somente à noite pude me inteirar melhor dos fatos e no domingo eu já estava redigindo a matéria e pesquisando as imagens pra ilustrar este post!

    O Dillon participou mesmo de várias das séries mais conceituadas dos últimos anos nas HQs... 3 delas, aliás, estão entre as minhas favoritas de todos os tempos: "Preacher/Hellblazer/Justiceiro" (a trinca de sucesso feita em parceria com o Garth Ennis)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "Sinceramente não consigo imaginar Preacher sem aquele traço, está em seu DNA"


    Verdade, Marcelo...

    Eu achava estranho o traço do Dillon no começo, mas fui me acostumando de tal forma, q hj tbm não imagino outro artista desenhando "Preacher" (a série parece ter sido sob medida pra arte dele)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "Mas ele compensava essa falta beleza, com uma grande capacidade narrativa."


    Bem nessas, VAM...

    O Dillon tinha o timing pra dosar violência e humor negro na medida certa... Algumas de suas cenas mais brutais e violentas eram retratadas de forma bizarramente bem-humorada!

    É uma manha q poucos artistas tem... de dosar o humor negro de forma natural: Sem parecer forçado!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "Também fiquei estarrecido com a notícia da morte do Dillon essa manhã... Mais um artista que se vai muito jovem."


    E aí, Martin... blz?

    O Dillon se foi cedo mesmo, hein? Ele tinha exatamente 10 anos a mais do q eu, e foi impossível eu não pensar no qto ele ainda poderia ter feito e produzido em vida!

    Essa notícia, pra mim, foi como um soco no estômago... Pois qdo a gente é fã de um determinado artista fica uma impressão triste de q foi alguém próximo q morreu!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "Essa imagem do Demolidor acorrentado com uma arma na mão é do Justiceiro Max?"


    E aí, Paulo... blz?

    Essa imagem é do 1º arco do Ennis: "Justiceiro - Bem-Vindo de Volta, Frank" (q é da linha Marvel Knights - A série só passaria pra linha MAX após 37 edições dessa fase mais "light" - por assim dizer - recomeçando uma nova numeração da estaca zero)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "Por falar em traço, me surpreendi com o Barry Windsor Smith (XM Salvat black, clássica nº XV)), pois em seus trabalhos iniciais, me pareceu muito "preso" ao estilo Kirby. (Quem não sofreu influência dele?)"


    E aí, Victor... blz?

    Puxa, valeu mesmo pela dica... Eu não lembrava q o BWS tinha desenhado material clássico dos X-Men? Isso já torna essa ed. mais interessante pra mim (eu ia pular essa pq já tenho a fase do Neal Adams completa e tava imaginando q essa ed. trouxesse histórias do Werner Roth - q eu não curto mto)!

    Mas o BWS tava bem no estilo KIRBY tbm nas primeiras HQs do "Conan" (q saíram recentemente pela Mythos): Por mais fã q eu seja do REI Kirby, eu prefiro q um artista desenvolva personalidade própria no traço, e o BWS conseguiu isso em pouco tempo no "Conan"!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. "Segundo Garth Ennis no NYT, a causa da morte foi ruptura no apêndice decorrente de intoxicação alimentar."


    E aí, Lierson... blz?

    Valeu mesmo por ter compartilhado aqui a causa da morte (q até ontem - enquanto eu redigia o texto - ainda não havia sido divulgada)!

    Seja como for, é lamentável mesmo q o Dillon tenha partido tão cedo...

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. "Sou dos que gostam da arte do Steve,espero que sua arte continue a cativar novos e velhos leitores"


    Mesma coisa aqui, Bruno...

    Tbm me incluo entre os fãs da arte diferenciada do Dillon... e tenho certeza q as republicações de suas melhores histórias irão sempre colaborar pra renovação de novos e velhos leitores!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "achava bem feio as caras de cavalo e os labios/dentes q todo mundo tinha."


    Oi, Adriano... blz?

    No começo, eu estranhava bastante tbm o traço do Dillon... A 1º coisa q li dele foi o arco de "Hellblazer": "Medo e Repugnância" (qdo saiu pela Metal Pesado), mas logo em seguida eu me acostumei e passei a gostar (antes de chegar no "Preacher" ainda)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. "Fala Leo.. Muito triste mesmo... Os bons estao indo embora... Qto a causa so pode ser cancer..."


    E aí, Luiz Henrique... blz?

    Segundo o Lierson explicou num comentário mais acima (através das palavras do Garth Ennis), a causa da morte teria sido uma ruptura no apêndice decorrente de intoxicação alimentar!

    Mas pelas fotos em q ele aparecia, tbm cheguei a pensar numa doença tipo o câncer (q tbm já levou um tio meu nos anos 80)! De qq forma, tbm acredito q haja um propósito pra tudo, e q o artista sobrevive pra sempre através de sua obra e da influência q ela tem sobre os leitores!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. "Off topic Leo, não sei se tu sabe mas a primeira mini do Tin Tin já está nas bancas."


    E aí, Fabiano... blz?

    Valeu pelo aviso: Eu lembro qdo essa coleção saiu em fase de testes no ano passado: Vou comprar a 1º miniatura com certeza (até pelo preço promocional de 20 pila)!

    Não descarto pegar a 2º tbm (do "capitão"), q ainda estará num preço mais acessível (acho q uns 30)... Já da 3º em diante eu passo (pois aí o valor dispara pra uns 50 - e minha prioridade nas minis continua sendo Marvel/DC)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tintim e Capitão são compras certas. Talvez eu faça um esforço e pegue o Milu.

      Excluir
  30. "perda lamentável..."


    Este ano teve umas pesadas mesmo pro mundo dos quadrinhos, Scant...

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. "Gosto muito do traço dele (principalmente em Preacher) Um cara que com certeza fez muita gente rir com seus quadros bizarros"


    E aí, John Bueno... blz?

    Em "Preacher", o Dillon pode destilar toda a bizarrice e escrotice q seu traço lhe permitia... Difícil até dizer quais os momentos mais absurdos (talvez eu elegesse aquela história em q o "Cara-de-Cú" encontra a "Fada do Cú": q o leva pra um mundo mágico e imaginário onde todos vivem felizes mas possuem uma bunda no lugar do rosto - coisa mais bisonha, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. "Será q não rolaria nada do dr Who ou juiz dreed desenhado por ele pela mythos ?"


    Boa pergunta, Tadeu...

    O "Dredd" talvez tenha mais chances (já q tem tido vários encadernados programados)... Mas o "Dr. Who" eu já acho mais difícil: A série tem feito relativo sucesso na TV por assinatura e passou a ser mais conhecida pelo espectador brasileiro, mas mesmo assim não parece despertar o menor interesse das editoras!

    E por falar nisso... Comprei a miniatura do "Dr. Who" q saiu pela Eaglemoss: Mas comprei pra customizar e transformar no "Homem-Púrpura" da Marvel, rs! Aliás, as miniaturas do "Dr. Who" são mto bacanas no geral!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Publicar Dredd clássico é sempre uma batalha, mas quem sabe uma compilação das histórias do Dredd dele com o Ennis? Vou sugerir...

      Excluir
  33. "Já está à venda o especial Estrela Polar e Aurora. E a miniatura do Sauron é de resina como o Sasquatch."


    E aí, Carlos... blz?

    O "Sasquatch & Pigmeu" eu já recebi e achei mto bonitas as peças (futuramente vou fotografá-las aqui pro blog)... Mas vou pular a dos irmãos (Estrela e Aurora) por não gostar mto dos personagens: Assim, a minha "Tropa Alfa" vai ficar desfalcada apenas com 3 integrantes (Guardião, Sasquatch, e Pigmeu)!

    O "Sauron" eu comprei semana passada (só q ainda não recebi): A peça me interessa por ser um vilão clássico dos "X-Men" (da fase Neal Adams)! Peguei junto com ele no mesmo pacote: "Órion", "Cavaleiro Negro", "Satúrnia" (q vai virar a "Emma Frost") e o "Dr. Who" (q vai ser o "Homem-Púrpura"): E dê-lhe custom de bonequinhos, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  34. Olá Leo, tudo bem?

    Já que foi mencionado o trabalho de BWS nos X-Men Clássicos, vale a pena dar uma lida nesta pequena Biografia:
    http://marvel.wikia.com/wiki/Barry_Windsor-Smith
    BWS que é inglês vai para os EUA, bate na porta da Marvel à procura de trabalho e recebe X-Men #53 para desenhar. Mas sem estúdio e tendo sido despejado do hotel, teve de fazer os desenhos em um banco de praça. E como não tinha visto de trabalho logo teve de retornar para a Inglaterra. Ou seja, esta edição dos X-Men publicada na coleção capa preta é a estreia do BWS na Marvel e aos 19 anos de idade.

    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
  35. Meu primeiro contato com a arte do Dillon foi em Skreemer, depois disso, décadas depois, foi rever sua arte em Preacher e me surpreendeu sua evolução no lápis. O selo Vertigo é concentrado no conteúdo e a arte é muitas vezes acessório, mas, o Dillon foi fenomenal para enriquecer as narrativas escrachadas. R

    ResponderExcluir
  36. Pessoal...sei que é meio fora do tópico...mas que fornada da SALVAT hein....Acho que para que não tem ainda as do Surfista e do Xmen valem muito a pena....e uma pergunta: A Salvat vermelha está lançando um material do Warlock escrito pelo Jim Starlin...eu consegui folhear na FNAC e achei a arte muito boa...alguém sabe se as histórias são legais ?? Por sem do Starlin a chance de ser bom é grande. Abc

    ResponderExcluir
  37. Seria até uma sugestão pro Hunter sugerir pra mythos , um "all star juiz dreed" com fases dele escritas ou desenhadas por escritores ou desenhistas mais famosos nos EUA , deve ter alguns do dilon , do boland , não sei se teria algo do ennis , do Moore ou do morisson... Abraco

    ResponderExcluir
  38. Essas coisas fazem parte da vida, aqui na minha vila tem morrido muita gente desde amigos a conhecidos quase toda semana pois quanto mais vivemos mais veremos pessoas morrerem infelizmente é assim que é, abraço a todos e "que vivam até os 100 anos e eu um dia a menos para não ver ninguém morrer"

    ResponderExcluir
  39. Caras... meu sasquatch veio de chumbo! Terei somente eu recebido assim!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo Cesar27/10/2016, 07:08

      Poderia enviar uma foto para o Leo com ele sendo pesado numa balança, Marcos. Poderíamos com isso tentar cobrar a Eaglemoss pelas entregas diferentes. Desde já agradeço.

      Excluir
  40. Uma grande perda para o mundo dos quadrinhos. Lembro que no início, eu só lia HQs de universos interligados e os da Disney, sempre fui de recusar ler matérias autorais. Li os primeiros capítulos de Preacher e adorei, mas não continuei a ler porque era muito longa. Depois da boa experiência com Preacher eu li Watchmen e V de Vingança por serem curtos e hoje tenho os dois em minha prateleira.

    Foi com essa sua matéria que eu lembrei que vou ter de ler o Preacher e gostando, vou acabar completando, hehe.

    Leo, sei que você não é amante dos quadrinhos japoneses, como eu mesmo não sou, porém foi anunciado uma coletânea de Edição Definitiva dos Cavaleiros do Zodíaco em capa dura e papel de luxo. Esse eu via em tv aberta quando menor e se não me engano passa na tv brasileira desde a década de 80. É claro que como eu sou acostumado a pagar mais barato, vou esperar ver se sai na Amazon por um preço mais barato, fica a dica.

    ResponderExcluir
  41. Apesar de adorar o apelido Steve "sameface" Dillon, sempre gostei da sua arte mais limpa. Não funciona em qualquer história, mas é melhor do que muita gente que está por aí.

    É dele o antológico dedo médio do Constantine?

    ResponderExcluir
  42. Não gosto de Preacher, nem da maioria das HQs com participação do Dillon. Porém é inegável a importância dele para o mercado de HQs e ele foi um grande artista. Conheço muita gente que sente verdadeiro ódio por editoras como Valiant, Image e selos como Vertigo ou Icon a qual culpam as mesmas de prejudicarem a DC e a Marvel, já eu não penso o contrário; só ajudou o ramo e principalmente deu mais opções para os insatisfeitos. Ele se foi muito cedo, mas deixou uma bela marca no mundo. R.I.P. grande artista.

    ResponderExcluir
  43. Leo como funciona esse lance das customizações das miniaturas pois quero fazer umas também, abraço valeu!!!

    ResponderExcluir
  44. "Tintim e Capitão são compras certas. Talvez eu faça um esforço e pegue o Milu."


    Tbm pensei em fazer isso, SEMI...

    Afinal, o ideal seria ter ao menos essas 3 peças na coleção... Fóda é ter q pagar depois mais de 50 reais só pelo cachorro, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  45. "Publicar Dredd clássico é sempre uma batalha, mas quem sabe uma compilação das histórias do Dredd dele com o Ennis? Vou sugerir..."


    Oi, Hunter... Saiba desde já q terás meu total apoio nessa empreitada de publicar uma ed. temática do "Dredd" do Garth Ennis!

    E posso te garantir q essa vc já começa com 2 exemplares vendidos logo de cara, rs (tem um camarada meu aqui q compra TUDO q for assinado pelo Ennis - da mesma forma q eu, ele tbm é fã-hard do escritor)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que ele tenha comprado as HQs que saíram na revista...

      Excluir
    2. Sim, com certeza... Eu e ele colecionávamos a revista!

      Ele até fez MAIS do q eu qto à isso... pois além da mensal, ele comprou tbm os "Mega-Almanaques" de encalhe (só pra ter o material em lombada quadrada)!

      Abs!

      Excluir
  46. "BWS que é inglês vai para os EUA, bate na porta da Marvel à procura de trabalho e recebe X-Men #53 para desenhar. Mas sem estúdio e tendo sido despejado do hotel, teve de fazer os desenhos em um banco de praça"


    Oi, Carlos... Tdo bem?

    Puxa, eu não sabia dessa história... Mas é incrível q tenha acontecido dessa forma: O cara teve sorte (de já chegar e pegar uma ed. de XM pra desenhar) e azar (pelos infortúnios q se seguiram) ao mesmo tempo!

    Ainda bem q passada essa confusão toda... ele ainda conseguiu produzir novos materiais da Marvel (especialmente: "Conan" e "Arma X" - q pra mim, são essenciais)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  47. "Meu primeiro contato com a arte do Dillon foi em Skreemer"


    E aí... blz?

    Sabe, eu nunca li "Skreemer"... Perdi a chance de comprar qdo saiu pela Brainstore (há mtos anos atrás) pq o preço era alto demais pros padrões da época (e pras minhas condições $$$ na ocasião)!

    Mas agora vou aproveitar o relançamento pela Panini (q deve ocorrer ainda este ano)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Skreemer foi minha primeira leitura no estilo "Vertigo" junto com Badger e Lex Luthor: Biografia não autorizada. No início dos anos 90 a editora abril costumava desovar suas publicações nas bancas em packs com preços bem camaradas. Era nessas oportunidades que eu conseguia comprar alguns quadrinhos quando moleque. Espero que a republicação da Panini seja uma edição com preço justo e recomendo para quem não leu dê uma chance para essa grande história. É uma história que sempre imaginei que cairia muito bem em uma adaptação cinematográfica. Quem sabe algum dia né?! Roberto Xavier.

      Excluir
  48. "A Salvat vermelha está lançando um material do Warlock escrito pelo Jim Starlin...eu consegui folhear na FNAC e achei a arte muito boa...alguém sabe se as histórias são legais ??"


    E aí, Fábio... blz?

    Esse "Warlock" q tá saindo pela Salvat vermelha é o 1º arco da série da "Guarda do Infinito" (q eu não tenho certeza, mas acredito q seja inédito no Brasil)!

    Ainda não li esse material (procurei e não achei em scans), mas devo arriscar por ser do Starlin!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inédito no Brasil. Eu gosto bastante, mas sou fanboy do Camarada Starlin!

      Foi a primeira série que eu comprei inteira em inglês...

      Excluir
    2. Valeu mesmo, Hunter... Imaginei q fosse inédita, pois na época eu acompanhava os formatinhos da Abril e não me lembrava disso ter saído em parte nenhuma!

      Abs!

      Excluir
  49. "deve ter alguns do dilon , do boland , não sei se teria algo do ennis , do Moore ou do morisson..."


    E aí, Tadeu... blz?

    Do Moore acho q não tem nada do "Dredd" (o q ele fez foram outras séries da linha 2000 AD)... Mas do Ennis teve bastante coisa (saíram uns 8 álbuns ou mais compilando histórias dessa fase, e tenho 3 deles importados: "Death Aid", "Ilha Esmeralda", e "Justice One")!

    Sua ideia é excelente... E eu gostaria mto de ver ed. temáticas do Dredd por artistas e escritores (saiu lá fora uma ed. com HQs desenhadas pelo Ezquerra tbm)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moore nunca fez nada do Dredd. Ennis foi o principal escritor da série durante três anos, na primeira "aposentadoria" do John Wagner (que está na segunda neste momento...).

      Excluir
  50. "e "que vivam até os 100 anos e eu um dia a menos para não ver ninguém morrer"


    E aí, Fábio... blz?

    Não sei se chegarei até os 100 (e nem sei se gostaria - a vida deve ser um saco depois dos 80, hein)? Mas tbm torço pra q meus amigos e entes queridos vivam mais (não me agrada nada receber notícias tristes da morte de alguém q eu conheça)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  51. "Caras... meu sasquatch veio de chumbo! Terei somente eu recebido assim!?"


    Oi, marcos... blz?

    Não sei como saiu essa peça lá fora (se originalmente era de chumbo, resina, ou misto)... Mas é bem possível sim q se ela tenha saído de chumbo lá fora, algumas dessas possam ter vindo pra cá tbm (tipo a sua)!

    Lembro q na época da polêmica inicial da resina... Algumas peças ainda vinham de chumbo: "Superman Gold" e "Anti-Monitor", por exemplo... Eram raros os colecionadores sortudos q conseguiam essas em metal, mas teve vários casos isolados assim! Pode ter acontecido o mesmo com o seu "Sasquatch" (o meu é resina)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  52. "Foi com essa sua matéria que eu lembrei que vou ter de ler o Preacher e gostando, vou acabar completando, hehe."


    E aí... blz?

    Sou suspeito pra falar pq "Preacher" é minha HQ favorita de todos os tempos, rs... Mas fique ligado, pois o Vol. 1 vai ser republicado este mês (e acho q já entrou em pré-venda): A Panini deve reeditar os Vol. já esgotados da coleção tbm (não vai ser mto difícil completar as 9 ed da série)!

    E obrigado pela dica dos "Cav. do Zodíaco"... Eu assistia o anime deles nos anos 90 e gostava bastante sim (embora meu favorito fosse o "Street Fighter V" - q passava no SBT)! Não sou mto de mangás, mas de vez em qdo arrisco uns q eu acho legais: "Akira" e "Ghost in the Shell" eu só tô esperando sair pra comprar!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho que assista a série Cowboy Beboop então, poucos episódios e um Longa metragem sobre caçadores de recompensa. Muito divertido.

      Cesar Leal

      Excluir
    2. Somos dois nessa Leo. O Cavaleiros do Zodíaco já tem sido lançado há anos em quadrinhos, mas eu só planejo pegar por causa das edições de luxo, mesmo que eu adorasse o desenho. Para eu comprar um quadrinho japonês, ou as folhas e a capa tenham bom tratamento, ou caso eu goste muito da obra.

      Excluir
  53. "É dele o antológico dedo médio do Constantine?"


    E aí, SEMI... blz?

    Não, essa do Constantine levantando o dedo médio pro diabo... é do Will Simpson (mas o Dillon veio logo depois em arcos seguintes):

    http://1.bp.blogspot.com/-iInQ3pJL4rQ/UJJXFQM9nTI/AAAAAAAAG4g/gEu3yU3f5TM/s1600/Hellblazer+045_25.jpg

    Cena ÉPICA essa acima, hein? rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  54. "Conheço muita gente que sente verdadeiro ódio por editoras como Valiant, Image e selos como Vertigo ou Icon"


    E aí... blz?

    Eu tenho amigos q tbm não gostam desses selos e materiais autorais... Não chegam a odiar, mas ignoram e preferem a linha mais tradicional de super-heróis Marvel/DC mesmo!

    Eu já gosto dessas HQs q fujam do arroz-com-feijão e me ofereçam ideias NOVAS em histórias mais criativas e inovadoras!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou mentir, para mim essas HQs autorais que valiam a pena, só foram até a década de 80, depois disso para mim viraram mais histórias de fetichismo, tanto é que até as histórias do Moore começaram a decair depois daquela década. Mas acho importante porque isso deu mais chances dos roteiristas mostrarem como suas idéias ficariam se tivesse mais liberdade e inclusive mostrou o talento de alguns artistas que são famosos hoje e que ganharam mais liberdade, apesar disso não significar boas histórias.

      Excluir
  55. "Leo como funciona esse lance das customizações das miniaturas pois quero fazer umas também"


    E aí, Fábio... blz?

    Tem várias formas de se customizar miniaturas... Vc pode pegar uma peça já pronta e transformar em outra (repintando, alterando feições e acrescentando detalhes) ou mesmo recomeçar e criar uma da estaca zero!

    As técnicas pra isso é q são meio complicadas, mas existem tutoriais em grupos de customizadores q eu participo no face... se vc quiser eu te add lá e vc tira todas as suas dúvidas com os especialistas no assunto, q tal? Sei q os materiais utilizados são: Durepox, resina, e tinta acrílica (fosca ou brilhosa - dependendo do q a peça precisar)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  56. "Poderia enviar uma foto para o Leo com ele sendo pesado numa balança, Marcos. Poderíamos com isso tentar cobrar a Eaglemoss pelas entregas diferentes. Desde já agradeço."


    Boa ideia, Eduardo...

    Quem tiver uma balança e achar q recebeu um "Sasquatch" de metal... Seria interessante q tirasse uma FOTO e enviasse pra cá (eu ajudaria na divulgação e na cobrança pra q a Eaglemoss ofereça o mesmo pra todos)! Fico no aguardo então!

    Abs!

    ResponderExcluir
  57. "Skreemer foi minha primeira leitura no estilo "Vertigo" junto com Badger e Lex Luthor: Biografia não autorizada."


    E aí, Roberto... blz?

    Essa foi a época em q eu ainda tava afastado dos gibis (devido à crise econômica) e acabei perdendo de comprar essas edições na ocasião! Qdo voltei a colecionar (nos anos 90) já não se achava com tanta facilidade essas HQs menos famosas (do grande público) em sebos!

    O "Skreemer" foi republicado anos depois pela Brainstore, mas o preço era pesado e deixei passar de novo... Agora, deve sair com preço mais acessível pela Panini (inclusive, essa HQ era pra ter saído numa ed. da "Vertigo Especial" - em papel pisa-brite - mas parece q foi remanejada pra sair num encadernado de luxo agora)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  58. "Aconselho que assista a série Cowboy Beboop então, poucos episódios e um Longa metragem sobre caçadores de recompensa. Muito divertido."


    Esse eu já vi, Cesar... Mas valeu pela dica: É bem legal sim (gostei)!

    Porém, continuo achando q nenhum anime supera o "Street Fighter" (tanto, q esse foi o único q eu tive vontade de rever umas 10 vezes, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Street Fighter eu vi alguns episódios perdidos no SBT. Até peguei um dvd com a série completa mas ainda não assisti.

      Lembro só do longa metragem, que causou na época com a nudez parcial da Chun-Li. rs

      Excluir
    2. Só eu que até hoje não gosto desse desenho ? Acho a história do Street Fighter ruim, só curto os jogos mesmo. Em si, foram poucos os desenhos japoneses que realmente gostei, alguns lembro só pela música tema chiclete mesmo, e tem casos que são mais bizarros ainda da história ser interessante no desenho e nos quadrinhos é ruim. Cavaleiros do Zodíaco é um dos raros casos aonde o quadrinho não me decepciona. Enfim, nossa memória afetiva nos engana muito.

      Excluir
    3. Memória afetiva é um problema. Consegui em dvd o "Pirata do Espaço" e estou receoso em rever justamente para preservar minhas lembranças.

      "Patrulha Estrelar" é outro que cogito correr atrás algum dia.

      Excluir
    4. Do "pirata" eu não me lembro, SEMI...

      Mas "Patrulha Estelar" eu queria rever de novo tbm (a memória afetiva me traz boas lembranças desse)!

      Abs!

      Excluir
    5. Patrulha teve um remake recente SENSACIONAL no Japão. Procure por Space Battleship Yamato 2199.

      Excluir
  59. "Lembro só do longa metragem, que causou na época com a nudez parcial da Chun-Li. rs"


    Oi, SEMI... Esse longa-metragem era algo independente e sem relação nenhuma com a série q passava na TV: O traço e estilo eram bem parecidos, mas os personagens não se conheciam e nem mantinham os mesmos vínculos (era como se fosse o Bendis escrevendo o "Demolidor" e passando por cima do q outros autores tinham feito antes, rs)!

    Mas esse banho da "Chun-Li" rendeu mta polêmica na época sim... Era assunto na internet e até em revistas impressas (tipo a "Herói"): Algumas cópias tinham vindo censuradas pro Brasil, e lembro q eu fui atrás da versão original japonesa (sem cortes) pra baixar, rs (mas é nudez soft de qq forma: q nem os filmes da Sexta Sexy q passavam na Band)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme eu vi num cinema, numa terça-feira de carnaval. E mesmo assim os magumbos da Chun-Li se tornaram destaque. rs

      Saudades dos tempos pré-internet onde até a nudez de uma mulher de acetato causava furor...

      Eu tinha o VHS que acabei ripando pra DVD. Acho que não era censurado, mas já nem lembro. De qualquer maneira, tá no youtube.

      Excluir
    2. Bons tempos, mesmo, SEMI... rs!

      Hoje em dia tudo ficou banalizado demais (até a sacanagem, hehe): Tudo culpa da facilidade em se conseguir as coisas... Parte da graça era a gente ter q correr atrás de cópias censuradas, burlar esquemas pra poder assistir filmes proibidos e ler revistinhas escondido da família! Meu filhos não vão saber a graça q isso tinha!

      Abs!

      Excluir
  60. "Só eu que até hoje não gosto desse desenho ? Acho a história do Street Fighter ruim, só curto os jogos mesmo."


    Não, vc não está sozinho nessa, hehe... Tem mta gente q eu conheço q tbm detesta esse desenho do "street" (q mesmo na época era alvo de críticas)!

    Entre as principais reclamações (q eu me lembre) está o fato de vários episódios parecerem "parados" (tem um episódio em q todos os 20 minutos são gastos com o Ryu tentando formar uma bolinha de energia (haduken), rs! Já outros reclamavam da falta de personagens famosos (tipo o "Blanka") e do excesso de flashbacks de episódios anteriores!

    Mas eu já gostava do desenho por uma série de fatores: A começar pela trilha sonora ZEN (q me acalmava e ficou na minha cabeça até hj) e do carisma dos personagens centrais (Ryu, Ken, e Chun-Li)! Sem falar q eu era daqueles ratos de fliperama viciados no jogo e o desenho atendia minha necessidade de mergulhar mais a fundo nesse universo da série!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho esse desenho insuportável, mas enfim...

      Excluir
  61. Caro Léo: apesar de não estar relacionado com o tema debatido aqui, gostaria de colocar uma dúvida sobre essa coleção de Batman desenhado por Jim Aparo que está sendo lançada pela Panini atualmente. Você sabe qual será o último número dessa série? Será o número 8 ? Ou será o número 7 ?

    Como já nos acostumos a ver essas coleções saírem de 4 em 4, fica estranho pensar que alguma delas acabe no número 7. Mas é nesse número 7 que se encerra a série de aventuras com as superduplas com Batman e outro super-herói. É por isso que estou pensando que esse 7 pode ser o último número. Que é que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lenimar... Tdo bem?

      Essa é uma questão interessante, pois a informação q me foi repassada (através de um editor da linha) foi a de q essa fase do Jim Aparo teria 8 Vol. nessa 2º formada (de 4 em 4)... e q poderia até ir além se a DC retomasse a coleção nos EUA! Só q aí temos um problema, já q nos EUA lançaram apenas 2 Vol. de "Legends of the Dark Knight Jim Aparo" (cada um com cerca de 500 pág e q foi o material q a Panini dividiu nessas várias ed. de "Lendas" por aqui)! No caso, esse Vol. 2 do Aparo saiu lá fora em 2013 e nem sinal de um Vol. 3 por enquanto!

      O conteúdo desse 2º tijolão nos EUA traz: Brave and the Bold (1955 1st Series DC) #123-136, 138-145, 147-151 and Detective Comics (1937-) #437-438... Q é parte justamente do Vol. 7 de "Lendas" da Panini! Mas a fase do Aparo foi realmente mto além disso e teria material pra render várias outras ed. de "Lendas" (só q a Panini precisaria ter os arquivos digitais prontos - o q eu não sei é se em algum outro país ou mesmo outra coleção nos EUA teria o resto das histórias do Aparo digitalizadas pra q pudessem ser publicadas aqui)!

      Curiosamente... A fase do Gene Colan tbm foi "dividida" aqui a partir de um encadernado americano e q TBM não teve continuidade lá fora (a ed. do Colan saiu lá em 2012 e ficou só na 1º edição)!

      De qq forma... Sobre numeração ímpar nas "Lendas", a fase do Neal Adams fechou em 5 Vol. (acredito q se tiverem q fechar a do Aparo em 7: eles farão tbm, rs)!

      Abs!

      Excluir
  62. Olá Sr. Lenimar e Leo, existe um volume 3 do Aparo previsto p/ 2017 a ser lançado pela DC.

    Acredito que o mesmo possa ser dividido pela Panini futuramente em 3 ou 4 novas Lendas.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Brigadão mesmo pela informação, VAM...

      Eu não sabia q esse Vol. 3 do Aparo já tava confirmado lá fora... Sendo assim, então é certo q as "Lendas" serão retomadas aqui (e divididas em uns 3 ou 4 encadernados fininhos a partir do tijolão gringo, rs)!

      Espero q continuem tbm a fase do Gene Colan (outra q foi interrompida em 2012)...

      Abs!

      Excluir
  63. Do Colan, nada por enquanto.

    De confirmados somente o 3° do Aparo, o 2° do Breyfogle ( esse foi rapiido, deve ter vendido muito o 1°) e mais um de um roteirista que não lembro agora. Mas é o mesmo de Terror Sagrado, aquele especial da série Túnel do Tempo.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leo,
      revendo o site do Amazon, percebi que me confundi:

      Na verdade as Lendas do Aparo, por enquanto ficam no volume 2 mesmo.

      Os contos do escritor Alan Brennert, (aquele que não lembrei o nome) e tem também capa do Aparo, é que está sendo vendido, por isso ato falho.

      https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/61PCz6thmdL.jpg

      E pra 2017 somente o volume 2 do Breyfogle, por enquanto.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  64. "Patrulha teve um remake recente SENSACIONAL no Japão. Procure por Space Battleship Yamato 2199"


    Opa... valeu mesmo pela dica, Hunter!

    Não conhecia esse remake, mas já achei e mandei baixar um pack com 26 episódios (só espero q as legendas não sejam um problema pra encontrar depois, já q não me garanto nesse idioma, rs)!

    E pra vc ver... o qto a TV brasileira se perdeu com o passar do tempo: Um desenho desses já era pra estar bombando na mídia daqui se fosse na época da Manchete e SBT. Meus filhos não saberão a emoção q era matar aula pra ficar em casa e zapear os canais abertos em busca de desenhos legais)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho lamentável. Estou vendo essa série e ela não apenas é um remake superior ao original (um feito por si só!) como é um dos MELHORES animes que eu já vi na minha vida! Nível Cowboy Bebop!

      O diretor é o Yutaka Izubuchi, criador do também excelente e subestimado Rahxephon (que é o que Evangelion seria se fosse tão boa quanto o pessoal apregoa...). É a primeira série que ele dirige desde Rahxephon.

      Excluir
    2. Nossos filhos também não saberão o desespero que é perder um episódio de um desenho e ter que esperar meses por uma reprise. rs

      Excluir
  65. "De confirmados somente o 3° do Aparo, o 2° do Breyfogle ( esse foi rapiido, deve ter vendido muito o 1°) e mais um de um roteirista que não lembro agora. Mas é o mesmo de Terror Sagrado"


    E aí, VAM... blz?

    Nossa, é impressionante como mesmo entre os personagens medalhões... SEMPRE tem um monte de coisas novas pra gente aprender e descobrir em relação à HQs. O q eu quero dizer é q eu nunca tinha ouvido falar nesse Breyfogle, rs: Nem sabia da relevância dele pro "Batman" a ponto dele ter tido uma compilação de HQs!

    Deve ter sido aquelas casualidades dele ter produzido material de fases ou edições q eu pulei e q acabaram não tendo mta repercussão na mídia (a ponto de eu conhecer o nome pelo menos através de notícias)! De qq forma, fico feliz com a continuidade dessa linha de TPs q serão desmembradas aqui em futuras ed. de "Lendas"!

    Abs!

    ResponderExcluir
  66. Norm Breyfogle foi o melhor desenhista do Batman no final dos anos 80, início dos 90.

    https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/91c1flxxELL.jpg

    Ele inovou o layout das páginas com ilustrações super dinâmicas e estilizadas além de revigorar o Batmobile (tornando-o um foguete sobre rodas).

    http://media.comicbook.com/uploads1/2014/09/beyfogle-batmobile-106712.jpg

    A Abril publicou em Formato Americano na 3ª série do personagem, boa parte do seu trabalho. Mas o comecinho ainda permanece inédito por aqui.

    Não tenho a menor dúvida, de que teremos uma série de Lendas dedicadas a ele. Talvez até furando a fila de outros desenhistas.

    Abs,
    VAM!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, VAM... Putz, q capa FÓDA essa do TP do "Batman", hein?

      Não conheço essa fase, mas vou arriscar certo essas "Lendas do Breyfogle" qdo sair aqui! Valeu mesmo pela dica!

      Abs!

      Excluir
    2. Caraio! O batmóvel dos Super Powers!!! Sensacional!

      Excluir
    3. Olá Semi, não é não companheiro.

      O Do Super Powers é menos potente e tem um visual menos arrojado, ele surgiu no início da década de 80:

      http://www.comicsrecommended.com/images/dc/detectivecomics_584_batmobile2.jpg

      http://4.bp.blogspot.com/-TNj7Vvf7Yms/UTqUyFrsarI/AAAAAAAACW8/86TLHEM_47g/s1600/super_powers_batman_batmobile_box.jpg

      Veja as diferenças com do Breyfogle, num angulo parecido:

      http://67.media.tumblr.com/20aa422ab3915545114bad0cba29c7d1/tumblr_niwdixyPrx1qled5ro1_500.jpg

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    4. Oi, VAM... blz?

      Achei feinho esse batmóvel dos 2 primeiros links acima... é mto compacto/estreito (não impõe respeito, rs)!

      Não adianta... Só tem 2 modelos q me agradam mesmo: O do seriado de TV '66 e o do Tim Burton!

      Abs!

      Excluir
    5. Essa caixa do batmóvel fez cair um cisco no meu olho. Infelizmente vendi o meu na época para inteirar na compra de um Phantom System.

      Excluir
  67. "O diretor é o Yutaka Izubuchi, criador do também excelente e subestimado Rahxephon"


    Oi, Hunter... Anotei esse aí na lista pra procurar tbm (só pra garantir):

    Me veio uma nostalgia agora só de estar baixando essa nova "Patrulha"... Me faz pensar o qto tínhamos na época de boas opções de desenhos pra se assistir na TV (e o legal é q a gente sabia valorizar ao menos)!

    Em tempo... "Evangelion" eu achei bacaninha, mas nada de tão espetacular como eu imaginava (não sei se fui com mta expectativa pra cima)?

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evangelion não é grande coisa, mas é muito famosa por ter criado uma série de paradigmas.

      Excluir
  68. "Nossos filhos também não saberão o desespero que é perder um episódio de um desenho e ter que esperar meses por uma reprise. rs"


    Pior, né SEMI? rs...

    Nascer na geração atual tem lá suas vantagens tbm, nem tudo são só agruras, hehe... Mas nossos filhos tbm terão acesso mais fácil à pornografia na internet: Não saberão a graça q era comprar uma Playboy escondida e mocoziar ela em casa pra mãe não ver (essas dificuldades todas eram parte da diversão, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  69. "Essa caixa do batmóvel fez cair um cisco no meu olho. Infelizmente vendi o meu na época para inteirar na compra de um Phantom System"


    Pô, eu cheguei a ter um "phantom" tbm... Lembro q eu tinha raiva do cartucho q vinha de brinde nele: "Os Caça-Fantasmas" (talvez o pior jogo q eu já tive, mesmo q tendo ele à força - sem ter escolhido)!

    Fiquei pouco tempo com esse console (alguns meses)... em seguida vendi pra comprar um computador (q eu só usava pra jogos, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...