04/05/2016

Só "Lombadas" de Coleções: Salvat, Eaglemoss, Star Wars, Juíz Dredd, Batman, Conan,e Mais...

"Submundo" também é cultura (inútil), rs... E nesta matéria especial feita com a colaboração e ajuda do SEMI (Bruno), selecionei e listei várias LOMBADAS de coleções ao redor do Brasil e do mundo!

A FOTO acima é da coleção do SEMI (que tá formando trocentas lombadas na estante)... Mas eu mostrarei abaixo mais algumas fotos de lombadas bem variadas que andam rolando por aí (ou relembrando algumas que já foram publicadas no Brasil)!

Confira abaixo:

Esta matéria foi postada aqui em questão de minutos (uns 15 no máximo)... Mas acreditem: Levou mais de 1 ANO pra ser produzida, rs! O Bruno SEMI (conhecido leitor aqui do blog) tem me mandado há meses FOTOS atualizadas de sua coleção pra me ajudar a elaborar uma matéria SÓ sobre "Lombadas"! E o SEMI tem uma coleção respeitável nesse sentido: A 1º imagem desta postagem é dele e mostra como ficam na estante (em adiantado estágio) as coleções da Salvat (capa preta e vermelha), "Star Wars" (Deagostini), DC (Eaglemoss), "Bibliotecas Marvel", e até "Clássicos da Literatura" (Del Prado)! O resultado final é muito bonito e esteticamente bastante atrativo pra muitos colecionadores (que vão gostar de formar esses painéis em suas estantes - que precisam ter as medidas certas pra isso, é claro, rs)!   

A ideia de coleções formando lombadas com ilustrações não é nova... E já vinha sendo utilizada há gerações atrás: A mais antiga de que me recordo no Brasil foi a "Biblioteca do Escoteiro-Mirim" (da editora Nova Cultural - em 1985). Ela formava uma arte na lombada quando reunidas as edições da coleção (composta por 20 Vol)! A Editora Abril lançou em 2010 a coleção de "Clássicos da Literatura Disney" (FOTO acima), que trazia uma lombada similar à da antiga coleção dos "Escoteiros"! Antes disso, também, a Panini havia lançado o "Lobo Solitário" (em 28 edições), mas reparem na FOTO (logo acima) que a Panini cometeu um erro ao repetir a MESMA imagem nas ed. 5 e 6 (estragando o objetivo da lombada - que era reproduzir em miniatura as capas de cada uma das 28 das edições - Mais um erro grotesco de revisão até nas lombadas, rs)! 

E por falar em erros... As lombadas no Brasil tem gerado transtornos pros colecionadores ao relaxarem na "sincronia" da arte entre uma edição e outra. A Salvat se atrapalhou demais no começo (chegando a fazer um recall de ed. com lombadas defeituosas e até oferecer "adesivos" pros leitores colarem nas lombadas). Na FOTO abaixo (também do SEMI) podemos notar algumas falhas de enquadramento na imagem (Salvat vermelha)! Selecionei acima também algumas lombadas de coleções ao redor do mundo: "Batman" (essa foi confirmada pra sair aqui em breve), "A Espada Selvagem de Conan" (uma das mais esperadas pelos leitores brasileiros), "Star Wars" (lombada belíssima dessa coleção francesa), O universo de "Lanfeust de Troy" (que tem saído aqui pela Jupati), e "Juíz Dredd" (com vários personagens da linha "2000 AD")!      

Até+

PS: O "Submundo" agradece mais uma vez a ajuda e colaboração do SEMI nesta postagem (que foi estendida por mais de 1 ANO, hehe)... E em breve teremos a volta de outros colaboradores regulares aqui do blog: "César Leal", "Colecionador Fantasma", "VAM", e "Camus" (em matérias bombásticas)!

121 comentários:

  1. Oi Leo!

    Não vou esconder que fiz a coleção preta da Salvat por causa da lombada. Como colecionador antigo achei que merecia este "mimo" para a minha coleção!

    Já havia vistos algumas antes da Salvat dar início a esta coleção, mas a sua maioria era importada e pertencia aos maiores colecionadores do Brasil.

    É claro que fica bonito na estante, e dá um up no visual geral da coleção, sendo assim resolvi encarar esta empreitada árdua e fazer a coleção completa que deve se encerrar por aqui amanhã (a primeira etapa!)com a edição final de "O Cerco".

    A primeira parte da coleção de capa preta da Salvat foi polêmica em relação aos títulos nela contidos, oq que gerou muitas dúvidas nos colecionadores se era bom ou não fazer a coleção completa, já que tinha muitos títulos "batidos" que já foram republicados algumas vezes.

    O interessante é que agora na segunda parte o colecionador pode ou não optar por fazê-la inteira, já que se comprar só a fase clássica ela emenda só até o início da outra e não prejudica em nada o desenho da outra. De certa forma dá até para pular a fase mais atual que não altera mais o desenho original, ela "só completa" o que já existe, mas pode ser descartada!

    Quanto a Coleção de Capa Vermelha e da DC, eu não estou fazendo pela lombada e sim, porque não tenho muitos dos materiais ali publicados, salvo alguns.

    Acredito que entre a Vermelha e a da DC eu deva ter somente uns três materiais repetidos.

    Estas coleções vieram para ficar, e assim formarem uma espécie de biblioteca do colecionador. O duro é só o preço que aumentou relativamente a desfavor do colecionador.

    Confesso que fiquei babando nestas "lombadas' que você postou da coleção do Batman, Dredd, Conan, e Star Wars (as mais desejadas!).

    As outras também são bonitas, mas provavelmente eu não as compraria.

    FUTURAMENTE pretendo mandar fazer uma estante própria para estas coleções, pois, meu livreiro não coube todas as 60 edições emparelhadas, e ficaram cinco de fora.

    Antes que eu me esqueça, a edição da Elektra da extensão da capa Vermelha que sairá breve lá fora trará basicamente toda a fase do Miller na personagem até a sua morte.

    Isto me decepcionou um pouco, pois, esperava que trouxesse pelo menos a Fase do Bendis na personagem.

    http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/paladinos-marvel-n-6/pa011100/26968

    A edição trará Daredevil #168 e #174 a 181, bem "arroz com feijão" da personagem, e nada mais atual.

    Quem não pôde comprar a republicação do Demolidor do Miller pela Panini pode ter esta edição como uma espécie de "consolo", pelo menos no que corresponde às origens da Elektra pelo seu criador!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade essa foi a primeira lombada proposta para a coleção do Dredd, a que foi usada está aqui:
    http://www.judgedreddcollection.com/

    ResponderExcluir
  3. Matéria surpresa, Leo? Nem deu tempo de mandar o update (rs).

    Sem muito a acrescentar, além de dizer que as lombadas são bonitas de longe (rs). De perto, os desalinhamentos se tornam bem perceptíveis. Principalmente na coleção vermelha.

    Mas posso dizer que estou satisfeito com o resultado final.

    ResponderExcluir
  4. Ah sim! A imagem de divulgação da lombada de Star Wars está incompleta. Está surgindo um Chewbacca a direita do C3PO.

    ResponderExcluir
  5. Olá Leo, blz?

    Parabéns a você SEMI por sua bela estante. E Leo a lombada da Bat-Coleção que já era feia, colocada junta com outras ficar deprimente.

    Escolha no mínimo preguiçosa da Editora.

    Quanto a coleção do Lobo Solitário, a Panini terá a chance de reparar a sua falha com a nova impressão confirmada, melhor pra quem não compre essa da matéria.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  6. Oi Leo
    Excelente matéria.Essa do Star Wars é a melhor de todas.
    O problema é que no Brasil as editoras se atrapalham demais com lombadas.Essa da Disney é a mais desfigurada.
    E essas capas do Conan?Sensacionais.
    Abs!

    Assinado: Leo

    ResponderExcluir
  7. Olá, Leo!
    Bacana essas imagens. Não fiz nenhuma dessas coleções que formam lombadas devido aos fatores valor, espaço para guardar e seleção dos títulos não me agradar 100%, mas, essa do Conan eu não resistiria e mesmo sem espaço e dinheiro daria um jeito de completá-la, pois, o conteúdo é magnífico e 100% aproveitável como nenhuma outra até o momento. Dormiria no chão para guardar a coleção em cima da cama sem problemas.rsrs

    ResponderExcluir
  8. Meu sonho ver A Espada Selvagem de Conan saindo aqui no Brasil! Tomara que não seja um sonho tão distante assim.

    ResponderExcluir
  9. O foda é ter que comprar títulos ruins só pra completar a lombada (a coleção capa preta não sofre tanto disso, mas a de capa vermelha tem muita porcaria).

    ResponderExcluir
  10. Blz Leo e SEMI,
    SEMI parabéns pela coleção, demais cara!
    Essas lombadas são foda, muito bonitas.
    Essa coleção da ESC é sonho de consumo de uma galera mesmo Leo, inclusive meu. Ia ser demais ter essa coleção lançada por aqui. Por enquanto temos que nos contentar com as Crônicas da Mythos, que já tá valendo também.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Fala, Léo!
    Muito bacana as imagens das lombadas, onde o andamento dos painéis, agrega ainda mais valor às coleções.
    Percebe-se a formação de uma "barriga" na prateleira, devido ao peso! Imagina com mais de 120 volumes, o que certamente vai exigir um suporte para tanto peso, ou móveis de madeira de demolição!

    Mas, o que despertou a cobiça, foi esta imagem do Conan!
    Quando seremos brindados com esta coleção? Imagino bons resultados de mercado...

    Apesar de apreciar muito as imagens, te confesso que ainda prefiro a lombada "descritiva" de cada volume. Gosto mais para identificação, além de tornar única cada edição de acordo com as características da mesma.

    Mas, se fosse colecionar rigorosamente, tendo como resultado final o painel completo, faria questão da perfeição para as lombadas! Nesta frase uma utopia; pois utilizei as palavras "lombadas" e "perfeição" relacionadas! Sabemos bem que não é por aí...

    Muito boa as imagens!
    Parabéns ao Semi.

    abs.

    ResponderExcluir
  12. Diga ai Leo!

    Embora não compre nenhuma das coleções atuais pela lombada, realmente fica sensacional na estante, de encher os olhos. Essas imagens da coleção do Batman e do Conan só me deixou mais ansioso pelo seu lançamento aqui no Brasil - pena que não se tem perspectiva da coleção do Conan.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. "Não vou esconder que fiz a coleção preta da Salvat por causa da lombada. Como colecionador antigo achei que merecia este "mimo" para a minha coleção!"


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    Eu já ia te perguntar se fazendo a coleção da Salvat completa (e considerando as extensões da mesma) se vc teria conseguido organizá-la na estante... Mas vc explicou essa situação no decorrer do comentário, e posso te dizer q esse problema tem sido geral com todo mundo q eu conheço (na vida real e virtual) e q tem feito a coleção preta da Salvat: Ninguém tá conseguido enfileirar ela nas medidas tradicionais de estantes! Se levarmos em conta q além da extensão pra 120 edições, teremos mais uma ampliação "extra" de MAIS 20 edições (da Nova Marvel) totalizando: 140 encadernados ao todo... Acho q só mesmo um móvel sob medida pra cobrir tudo isso em linha reta, rs!

    Mas pior q fica legal mesmo ter essas lombadas na estante, hein? Se o conteúdo da capa-preta desde o início fosse mais voltado pros clássicos (bem ao estilo das "Bibliotecas" q nem tem sido a fase publicada agora pela Salvat), é bastante provável q eu tivesse feito ela inteira tbm (mas teriam q ser 60 ed. de classicões da pesada, rs)!

    O q me matou mais na Salvat preta foi a quantidade de repetécos de material q eu já tinha pela Panini em outros encadernados (ou q não me interessavam mesmo). Já a coleção vermelha eu tenho achado mais atrativa por trazer raridades q eu não tinha e/ou q eu jamais imaginaria q fossem publicar por aqui um dia (a mais recente ed. do "Coisa" é um bom exemplo disso: Só material bom da série: "Two-In-One")!

    E falando na vermelha... Valeu mesmo por ter me avisado dessa ed. da "Elektra" (q eu não sabia o conteúdo). Vou pular essa, pois já tô comprando a coleção do Miller no "demo"! Mas realmente, serve de "alento" pra quem perdeu as ed. do Miller (pelo menos terá o melhor da ninja numa única edição)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. E ai Léo,

    Eu não faço essas coleções (apenas pego alguns volumes no caso da salvat e eaglemoss) mas confesso que, às vezes, bate uma tentação de completar a coleção pelas lombadas, rs! Aliás, fantástica a lombada da coleção francesa de Star Wars. A que está saindo no Brasil eu também acho bonita, e essa do Juiz Dredd também me chamou atenção.

    Ah, e parabéns ao SEMI pelas belas coleções e perseverança em completá-las!

    ResponderExcluir
  15. "Na verdade essa foi a primeira lombada proposta para a coleção do Dredd"


    Oi, Hunter... Puxa, eu não sabia q tinham mudado essa lombada do "Dredd". Bem q eu me deparei com essa nova q vc linkou enquanto buscava imagens de lombadas, mas achei q fosse alguma versão de outro país (ou algo assim)!

    Sinceramente? Gostei bem mais da 1º lombada mesmo (pena q tenha sido rejeitada)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é questão de ser rejeitada, mas ela usa personagens de quase todas as séries da 2000 AD, que não estão na coleção. Ela é a imagem de uma famosa capa/poster do Chris Weston que eu passei toda a duração da JDM tentando encontrar uma forma de publicar. Não consegui.

      Mas aqui tem a imagem inteira para seu deleite:
      https://farm8.staticflickr.com/7737/18039291598_853607de58_b.jpg

      Reconhece todos os personagens? ;-)

      Excluir
    2. Olá Hunter, uma pena realmente a Mythos não ter bancado sua ideia. Em termos de layout uma "capa dupla" seria ao mesmo tempo de fácil diagramação e impactante visualmente.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  16. "Matéria surpresa, Leo? Nem deu tempo de mandar o update (rs)."


    E aí, SEMI... blz?

    Na verdade, esta matéria já tava BEM atrasada e devia ter sido postada logo depois do carnaval, rs! Mas é q foram surgindo novas coleções e lombadas (a confirmação do "Batman" na Eaglemoss e a bela "Star Wars" na França) e fui deixando acumular imagens e informações sobre o assunto!

    Porém, se vc tiver um update... Pode mandar aí q te agradeço: Pois acho q esta matéria poderá ter uma "sequência" em breve, hehe! O assunto ainda rende, e faltou eu postar fotos de várias outras lombadas: Inclusive a "Universo Marvel" (uma tentativa da Panini em seguir a modinha das lombadas, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A X-Men Extra também tem lombada com desenho. Se conseguir uma foto posta por favor, rs. Abs.

      Excluir
  17. "Está surgindo um Chewbacca a direita do C3PO."


    Imagino q à esta altura a sua coleção de SW deva estar quase completa, hein? Não deixe de me mandar uma foto dela qdo estiver finalizada, blz? Te agradeço desde já!

    Sei q a Deagostini anda mandando umas ed. fora d eordem pros assinantes... Mas a coleção tá mto próxima do fim e pelos meus cálculos já se encerra no mês q vem!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "E Leo a lombada da Bat-Coleção que já era feia, colocada junta com outras ficar deprimente."


    E aí, VAM... blz?

    A lombada dessa coleção do "Batman" é de chorar mesmo (como se já não bastasse o fato das capas parecerem aqueles cadernos escolares da Tilibra, rs)!

    Eu preferia até q fosse apenas o símbolo do morcego na lombada (ficaria fóda na estante)... Mas a comparação dessa da Eaglemoss com a de "Star Wars" da França, por exemplo, chega a ser covardia!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "O problema é que no Brasil as editoras se atrapalham demais com lombadas.Essa da Disney é a mais desfigurada."


    Oi, Leo... blz?

    Valeu mesmo por ter curtido a postagem... E realmente, tem sido uma dificuldade pras editoras daqui se acertarem com essas lombadas: A sincronia da imagem não parece ser um problema constante nos outros países (as fotos de colecionadores q eu vi da Europa, são todas bem alinhadas)!

    Essa da Disney ficou zoada mesmo, rs... Um amigo meu tem todas as ed. e tá bem assim (q nem na FOTO acima)! Outra q ficou bem ruim é a lombada de "Universo Marvel" (a Panini tbm não conseguiu se acertar mto com a sincronia, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "Não fiz nenhuma dessas coleções que formam lombadas devido aos fatores valor, espaço para guardar e seleção dos títulos não me agradar 100%"


    E aí, Roberto... blz?

    Esses motivos q vc citou tbm foram exatamente os mesmos fatores q me levaram a nem cogitar fazer qq dessas coleções completas! Comprei apenas ed. avulsas e esporádicas de cada uma delas (só as ed. com sagas fechadas q trouxessem material do meu total agrado)!

    Já a do "Conan" é OUTRO papo... Aí o assunto muda de figura. Pois TODA ela é 100% aproveitável e essencial em qq coleção q se preze! Não tenho espaço físico em casa, MAS por essa coleção da "Espada Selvagem" eu me livraria de outras coisas q tenho pra liberar espaço nas prateleiras, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "Meu sonho ver A Espada Selvagem de Conan saindo aqui no Brasil! Tomara que não seja um sonho tão distante assim."


    E aí, Paulo... blz?

    Essa coleção do "Conan" tbm passou a ser o meu principal sonho de consumo entre as coleções do tipo!

    E cá pra nós... Não acho q seja um sonho tão distante e nem tão impossível assim. Teremos de esperar mais um tempo pra ver como as coisas se desenrolam, mas estou confiante de ainda ver essa coleção da ESC brilhando na minha estante, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "O foda é ter que comprar títulos ruins só pra completar a lombada"


    Infelizmente, isso faz parte da "brincadeira", Diego... hehe!

    A única forma de evitar q isso acontecesse, seria a coleção manter um conteúdo mais padronizado, tipo: Só clássicos dos anos 60, ou só material mais atual q tenha sido bom e importante pra cronologia, etc! Mas misturar estilos e épocas sempre gera o risco de desagradar à algumas parcelas de leitores!

    Tinha mta coisa realmente RUIM q eles podiam ter evitado de publicar tbm, né? A coleção vermelha traz HQs raras e interessantes de vez em qdo, mas até o leitor chegar ao q realmente presta: tem q passar por uma porrada de tranqueiras e repetécos inúteis!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alias, as edições vermelhas do doutor Estranho e do Coisa me surprenderam positivamente.

      Excluir
  23. "Essa coleção da ESC é sonho de consumo de uma galera mesmo Leo, inclusive meu."


    E aí, Fabiano... blz?

    Por coincidência, eu tava falando exatamente isso num dos comentários logo acima... De fato, não resta a menor dúvida de q essa coleção da "ESC" é uma das mais esperadas entre os fãs e colecionadores brasileiros!

    Torço mto pra q essa coleção do "Conan" um dia ainda aporte por aqui... Se isso acontecer mesmo, as "crônicas" q vão sair pela Mythos serão um belo aperitivo pra essa coleção mais encorpada do Cimério!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "Percebe-se a formação de uma "barriga" na prateleira, devido ao peso! Imagina com mais de 120 volumes"


    E aí, Victor... blz?

    Agora q eu vi q essa prateleira tá "barrigudinha" mesmo, rs... Pior q as minhas tbm tão assim (embora o peso nas minhas seja distribuído e espalhado entre gibis de diversas coleções e formatos)!

    Qto à coleção da "ESC"... Essa parece ser a mais cobiçada e esperada pelos leitores fãs do Cimério. Eu mesmo, gostaria mto de um dia poder ter essa coleção completa e na ordem correta (lembrando q a Abril fazia na "Espada Selvagem" uma espécie de "cronologia" própria e totalmente fora de ordem)!

    No mais... Tbm prefiro lombadas individuais com o nome das HQs (mas reconheço q essa proposta de uma lombada com ilustração tenha sido um belo atrativo pra mtos colecionadores)! Pena q na prática é bem como vc disse: misturar "lombadas" e "perfeição" na mesma frase parece ser um desafio fora do normal no Brasil!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. "pena que não se tem perspectiva da coleção do Conan."


    E aí, francisco... blz?

    Mesmo q não se tenha (por enquanto) nada de concreto com relação á essa coleção do "Conan"... Acredito q o cenário atual esteja bastante propício pra uma coleção desse porte. Digo, sei q seria pesado pro leitor ter de encarar "mais uma" entre tantas coleções similares em andamento, mas já não é mais algo tão "improvável" assim imaginarmos uma coleção dessas pro "Conan" no Brasil!

    Essa do "Batman", por exemplo... era uma q eu achava até mais difícil de sair aqui (devido apenas ao fato da "Coleção DC" da Eaglemoss recém ter começado - eu esperaria uma só do "batman" DEPOIS de concluída a coleção atual)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. "Aliás, fantástica a lombada da coleção francesa de Star Wars."


    E aí, Emerson... blz?

    Essa coleção francesa de "Star Wars" tem uma lombada q é um verdadeiro espetáculo visual mesmo, hein?

    De todas, é disparada a lombada mais bonita e chamativa (na minha opinião)...

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela também é uma coleção maior e mais completa do que a da Planeta!

      Infelizmente, os franceses, que não são burros nem nada, conseguiram isso publicando mais volumes com menos páginas. Então ela também é mais cara do que a coleção da Planeta...

      Agora, os franceses são os REIS indisputados desse tipo de coleção! Veja outros exemplos (usei fotos onde achei, algumas dessas coleções ainda estão em publicação!):

      Uma recente coleção de HQs eróticas (sim, isso material de banca!):
      http://www.hachette-collections.com/_autres/livres-et-bd/bderotique-collection/theme/images/desktop/decouvrir-collection/visuel_2.png

      A gigantesca coleção dos Smurfs:
      https://www.hachette-collections.com/_autres/livres-et-bd/collection-bd-schtroumpfs/theme/images/visuels/visuel_2.png

      A série do aviador Buck Danny:
      http://www.salimbeti.com/aviation/images/buck%20danny/buckdanny-hachette.jpg

      Aqui várias coleções DIFERENTES de material do André Franquin:
      http://nsa38.casimages.com/img/2015/12/28/151228063642260147.jpg

      Ainda do Franquin, uma coleção mais completa de álbuns do Marsupilami:
      http://www.famillebriancon.fr/perso/images/collection_hachette_marsu_bd.jpg

      A enorme (e meio desalinhada) coleção d'Os Túnicas Azuis:
      http://www.paris-bd.com/images/large/tuniques_bleues_integralehahett_.jpg

      Uma sensacional coleção de Blueberry (eu tenho uma um pouco diferente e menos completa):
      http://img3.leboncoin.fr/images/fb0/fb05a1d77d747c9cb0f4a12ed43e0ef01e52f5dd.jpg

      E a coleção de luxo do Asterix (essa vende em livrarias, então eu estou comprando!):
      http://img.xooimage.com/files110/0/0/a/100_2521-4ac0658.jpg

      Excluir
    2. Quase torço para essa coleção não sair por aqui (rs). Pode vir com as páginas em branco que só a lombada já vale o investimento.

      Excluir
  27. Parabéns Semi, o visual ficou muito bom, vale uma atualização mais tarde.

    ResponderExcluir
  28. Faltou as lombadas do Principe Valente (pena que se saísse aqui seria um desastre em vendas, eu gostaria muito dessa coleção):

    http://manuelberlanga.es/wp-content/uploads/2011/09/Colecci%C3%B3n-Planeta.png

    Cesar Leal

    ResponderExcluir
  29. Qualque coisa e perfeição são palavaras que não se encaixam no Brasil...
    E essa coleção do Conan eu pararia com tudo que compro se fosse preciso pra colecioná-la.

    ResponderExcluir
  30. Respondendo a todos de forma geral:

    Eu admito... Coleciono lombadas (rs). A primeira coleção da Salvat Preta eu até resisti de início, pois tinha muita coisa repetida. Mas como era só ela eu fui indo, fui indo, fui indo e comecei a gostar da coisa.

    É como eu sempre falo, já que eu não consigo ler tudo que tenho, pelo menos posso olhar para coleção todos os dias e ficar satisfeito (rs).

    Mas tá ficando cada vez mais complicado... O preço não é mais tão convidativo, são quatro coleções simultâneas e o desconto da Saraiva que antes era de 10% e depois minguou para 5% agora sumiu. Só restou o parcelamento em 15x. Torcendo para acabar logo Star Wars e não, não vou encarar a coleção Bat-Tilibra.

    Não mandei o update porque Star Wars saiu a 66 (tá acabando), mas a De Agostini pulou 5 edições (58 a 62) e desfigurou o C3PO.

    Sobre a estante, posso dizer que a coleção da Salvat deu certinho. Só couberam 58 das 60 mas as duas últimas não acrescentam muito no desenho da lombada. Star Wars é mais fina então deve sobrar um ou dois volumes também. A barriga é inevitável, considerando o custo benefício da estante, mas acho que é devido ao layout antigo. Tinha edições mais pesadas na prateleira que hoje está a Salvat Preta.

    Na coleção vermelha, tem um óbvio desalinhamento na numeração e nos símbolos dos personagens. Ele também existe na preta, mas não é tão acintoso e fica disfarçado pelo conjunto da obra mais escuro. Duas edições comprometem um pouco mais. O "Gavião Arqueiro" (9) que a arte da lombada ficou alguns milimetros acima (notem a perna da Viúva e o pé do Aranha) e a famigerada edição do "Captão" (7) onde a impressão saiu menor. Notem que a canela do Namor está perfeitamente alinhada, mas a coxa não. E a teia do Aranha parece gráfico do Atari.

    Pra finalizar, mesmo gostando das lombadas eu tenho que dizer que a forma mais adequada que vejo é a da Del Prado (que fica em outra estante, está aí só pra sair na foto). A arte em si nem achei grande coisa, mas eu gostei porque cada edição manteve uma característica individual (nome na lombada e cor diferente) e também contribui com o todo (numeração e arte).

    PS: Não coleciono Universo Marvel, mas tenho X-Men Extra que também forma lombada. Paninisse totalmente dispensável.

    ResponderExcluir
  31. Uau! Só digo uma coisa:impressionante! E sim, isso é perfeição, hehe, que lindo, fico besta!

    Eu sou mais um dos que encarou a proposta de fazer a coleção completa da Salvat (capa preta). Só que eu "marquei toca", e acabei deixando passar uma única edição, que eu perdi, foi a edição 24 X-Men Imperial, poxa, nem sei como fui perder essa. Agora vou ter que dar um jeito de conseguir, não sei se vão lançar de novo, ou se terei que fazer uma compra pelo Mercado Livre mesmo. Mas, vou tomar essa decisão daqui uns meses ainda.

    Bem, para a minha coleção, eu também tive que providenciar uma "estante" exclusiva, e mandei um marceneiro fazer para mim, num tamanho que eu estimei que a coleção teria. Fiz com uma porta de vidro basculante (para proteger do pó), abaixo tem uma foto para vocês apreciarem, se bem que a minha foto não ficou muito boa.

    E sim, assim como o Victor, eu reparei depois, que o peso era demais para a minha pobre estante, e tive que providenciar um apoio extra, um suporte de prateleira a mais que coloquei, e que pode ser visto na foto. Aliás, além da ed 24, na foto está faltando um outro luvro, que está emprestado, a edição 2 (Fênix), mas que volta, isso é certeza, rsss.

    No mais, parabéns a todos que ousaram se lançar nessa empreitada difícil ($$), rsss. Depois disso, da extensão da coleção preta, só comprei duas, sendo a do Thor Contos Asgard, e a do Dr Estranho Ditko, mas pretendo comprar mais duas (pelo menos) que são o Hulk Jarella e a Defensores versus Vingadores.

    Da coleção capa preta, só comprei a edição 1 Vingadores (meu grupo favorito, mesmo quando o grupo favorito de todo mundo eram os X-Men, na década de 80 e 90, rsss... Sou fã dos Vingadores até quando o Doutor Druida, a Marrina, o Gilgamesh e a Sirce faziam parte da equipe, rss... Mas enfim, infelizmente, devido a questões de grana, dificilmente farei uma outra coleção completa como essa.

    Aqui está a foto da minha estante... https://goo.gl/xCtXyt

    Um abraço para todos os amigos do Submundo-HQ!

    ResponderExcluir
  32. Uma coisa que eu nao consigo engolir Leo,é os erros ortograficos nessas coleçoes.Do que adianta essa lindas lombadas com os erros que tem dentro do livro?Eu olharia e me lembraria dos erros.rsrsrsrs
    Abs!

    Assinado:Leo

    ResponderExcluir
  33. Olá Leo, tudo bem?

    Estou colecionando a capa preta da Salvat (quase todas) e a DC da Eaglemoss (assinatura). O primeiro painel com lombadas que eu vi foi o do Dragon Ball (edição japonesa) e ficou bem legal pois a coleção é bem extensa. Hoje acessei pela primeira vez o site da ISBN para checar os próximos lançamentos da Eaglemoss. Especiais Marvel #20 Odin (já começou a divulgação); #21 Ômega Vermelho; #22 Fin Fang Foom; #23 Blob. Packs #15 Aniquilador (199) e Besouro (200). É uma pena porque eu queria pegar o Aniquilador em banca. E a sequência das miniaturas “normais” após o #100 está bem bagunçada, o que reforça a teoria de que vem mais packs por aí. #100 Banshee; #101 Ikaris; #102 Doc. Sanson; #103 Felina; #104 Víbora; #105 Homem Máquina; #106 Barão Zemo.
    Especiais DC #15 Cara de Barro; #16 Monstro do Pântano; #17 Giganta; #18 Batman e sua Batmoto
    Coleção Graphic Novels #17 Mulher Maravilha – O Círculo; #18 Superman – Brainiac; #19 LJA – O Prego; #20 Novos Titãs - O Contrato de Judas; #21 MM, BTN & SM – Trindade; #22 Mulher Gato – Um Crime Perfeito; #23 A Trilha da Mulher Gato; 24 A Morte de Superman.
    Estou esperando essa edição da Morte do SM para ler Funeral e Retorno que tenho em formatinho.
    E será que vai sair mesmo a coleção do Batman? Aparecem as duas primeiras edições com 468 pgs cada!!! #01 Batman - Cataclismo; #02 Batman - Terra de Ninguém parte 1.

    Abs., Carlos – São Paulo.

    ResponderExcluir
  34. "Não é questão de ser rejeitada, mas ela usa personagens de quase todas as séries da 2000 AD, que não estão na coleção."


    Oi, Hunter... Brigadão mesmo pelo LINK desse magnífico poster (fica bem melhor de visualizar a imagem agora do q na lombada em widescreen)!

    Reconheci uma boa parte dos personagens sim (graças à revista do "Dredd" - q me deu uma dimensão maior do universo 2000 AD - até então, eu só conhecia o q tinha saído pela Pandora e em alguns scans q eu pegava eventuralmente). Por curiosidade, tem um ali no painel q parece ser uma sátira do Alan Moore (com um tapa-olho)! Mas olha, mesmo q a coleção não traga esses personagens, ainda acho essa lombada BEM mais bonita q a escolhida no final!

    Uma pena q vc não tenha conseguido uma forma de publicar esse poster na revista... Mas quem sabe como brinde em algum futuro encadernado? Seria um poster mais q bem-vindo!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazia sentido no contexto da revista, na qual todos esses personagens poderiam ser publicados. Em encadernados não rola.

      O "Alan Moore" é o protagonista da série Low Life, um magnífico spin-off de Dredd sobre juízes infiltrados no submundo. Esse aí, Dirty Frank, está infiltrado há mais de vinte anos e ficou, bem, completamente maluco. Mas fora isso é um juiz de primeira...

      Essa série é sensacional e eu era louco para publicar, nem que fosse em encadernados. Tenho até um título em português, Vida Bandida!

      Excluir
  35. "Agora, os franceses são os REIS indisputados desse tipo de coleção! Veja outros exemplos (usei fotos onde achei, algumas dessas coleções ainda estão em publicação!):"


    Sensacionais essas coleções mesmo, Hunter... Especialmente a do "Blueberry" (q já passou pra lista dos meus sonhos de consumo, rs)!

    Essa coleção de HQs eróticas tem uma lombada bem discreta (por motivos evidentes, hehe) mas é outra q promete: Já q traz material dos grandes mestres do gênero (Manara, Crepax, e - espero - q tenha tbm o Serpieri)! Tbm achei GENIAL a lombada totalmente AZUL dos "Smurfs" (ironicamente uma das ideias mais simples acabou sendo a mais bonita e criativa pra uma coleção dos Smurfs, rs)!

    A coleção do "Marsupilami" (q me interessaria bastante tbm) chegou a ter uma pequena campanha no face logo q a Salvat começou a coleção de capa-preta da Marvel. Alguns leitores pediram essa coleção pra editora tbm. Mas eu já achava mais provável q eles fossem ignorar (e ficar só na Marvel mesmo)! Porém, ainda torço pra q esse material acabe saindo por alguma outra editora (bem q a Record podia ampliar seu catálogo pra além de "Asterix" e arriscar outros materiais europeus)!

    Mas esse "Star Wars" da França é de encher os olhos mesmo... Assisti um vídeo promocional da coleção e ela é caprichadíssima em todos os sentidos! Eu só não sabia q ela tinha sido tão" esticada" em mais ed. com menos pág, hehe: mas diante do resultado final é algo aceitável (pra quem tiver disposto a pagar mais caro por tudo, é claro)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marsupilami nem é conhecido no Brasil, não faria sentido em termos comerciais.

      E a Record não publica coleções de banca dessas. Teria de ser a Salvat, Eaglemoss ou Planeta.

      Excluir
  36. "Quase torço para essa coleção não sair por aqui (rs). Pode vir com as páginas em branco que só a lombada já vale o investimento."


    Oi, SEMI... Nesse caso de "Star Wars", nem precisaria sair a coleção toda aqui:

    Se eu conseguisse um POSTER dessa imagem em tamanho equivalente à lombada: Já me daria por satisfeito em emoldurar e pendurar na parede, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leo, blz?

      Na verdade são dois diferentes, que fizeram uma fusão.

      Um deles encontrei em um bom tamanho:
      http://ecx.images-amazon.com/images/I/81X4uAJgmSL._SL1500_.jpg

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  37. "Parabéns Semi, o visual ficou muito bom, vale uma atualização mais tarde."


    Oi, Colecionador... Pode deixar, q vou cobrar do SEMI uma foto atualizada depois (pra uma eventual "Parte 2" desta postagem, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  38. "Faltou as lombadas do Principe Valente (pena que se saísse aqui seria um desastre em vendas, eu gostaria muito dessa coleção):"


    Oi, Cesar... Uma pena mesmo, mas eu tbm acho q naufragaria por aqui uma coleção do "Príncipe Valente" (embora da minha parte, eu fizesse ela COMPLETA e sem pular nenhuma edição)!

    Pelo menos em bancas, é claro... Mas se alguma editora (pequena mas confiável) lançasse uma coleção assim só pras livrarias, de repente ela se mantinha (quem sabe)! Até hj, eu só não comprei o "valente" devido ao alto custo das últimas ed. lançadas aqui (e pela descrença na continuidade da série pelas mãos das editoras envolvidas)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para livraria poderia ser viável a longo prazo, mas teria de ser lançada aos poucos para não forçar as finanças da editora. A coleção de Príncipe Valente da Fantagraphics está rolando há anos e só tem uns 12 voluems publicados (saem no máximo dois por ano).

      Excluir
  39. "Qualque coisa e perfeição são palavaras que não se encaixam no Brasil..."


    Pior, né, BOND?

    Estamos defasados e com má-fama (somada à perda total de competência, confiança, e credibilidade) em vários setores (não só nos gibis e miniaturas, rs)!

    E é a mesma coisa comigo... Eu pararia qq coleção em andamento agora SE fosse pra priorizar a do "Conan"!

    Abs!

    ResponderExcluir
  40. "Não mandei o update porque Star Wars saiu a 66 (tá acabando), mas a De Agostini pulou 5 edições (58 a 62) e desfigurou o C3PO."


    E aí, SEMI... blz?

    Pode ficar tranquilo, pois falei com um amigo meu sobre o pulo de 5 ed. da Deagostini, e ele me explicou q esse atraso foi devido aos trâmites burocráticos (a coleção é impressa em gráficas do exterior) e pra não deixar a coleção toda na geladeira, a editora parece ter optado por mandar as ed. q já estavam prontas (mas as 5 q faltaram devem vir em seguida - fora de ordem mas vem, rs)!

    Concordo com vc qto às vantagens perdidas nessas coleções... No começo, pareciam ser um excelente negócio em matéria de custo-benefício: Acabamento luxuoso (capa-dura) e preço acessível na faixa dos 30 reais no máximo! Mas aí começaram os problemas e transtornos: O preço disparou e hj beira os 40 reais (enquanto as ed. da Panini em formato econômico se mantiveram na faixa dos 20 pila - metade do preço), e o q é PIOR: mesmo com o aumento de preço, a Salvat e Eaglemoss (principalmente) ainda não tiveram a vergonha na cara em contratar um REVISOR competente pra acabar de vez com a quantidade de erros frequentes em cada edição! Assim, as vantagens iniciais começaram a diminuir pro colecionador em geral!

    Sobre o desalinhamento... Adorei essa da teia do Aranha parecer gráfico do Atari, hahaha! Realmente, essa teia me fez lembrar agora do clássico: "Missile Command" (lembra)? Olha só o LINK pra matar a saudade, rs:

    http://cdn-static.denofgeek.com/sites/denofgeek/files/styles/insert_main_wide_image/public/missile-command.jpg?itok=fnD_YDhM

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi exatamente no "Missile Command" que pensei, embora tenha outro jogo mais adequado:

      http://1.bp.blogspot.com/-xtmmuod6WdY/T-uAWNJltNI/AAAAAAAAANQ/JdYkRH9k0GM/s1600/s_SpiderMan_23.png

      Eu estou relativamente tranquilo com a DeAgostini, porque eles já pularam uma sequência antes e retomaram. O problema mesmo é o TOC de olhar a lombada esburacada (rs).

      Em breve mando o update.

      Excluir
  41. "Eu sou mais um dos que encarou a proposta de fazer a coleção completa da Salvat (capa preta). Só que eu "marquei toca", e acabei deixando passar uma única edição, que eu perdi, foi a edição 24 X-Men Imperial"


    Oi, Celso... Tdo bem?

    Brigadão mesmo por ter curtido esta postagem... E retribuo te ajudando a conseguir essa ed. q te falta da Salvat: "X-Men - Imperial" (ainda tem disponível na Livraria Cultura no LINK abaixo - segundo eles, são as últimas unidades):

    http://www.livrariacultura.com.br/p/colecao-marvel-graphic-novels-n47-42894272

    E te agradeço tbm pela dica da estante de parede q vc mandou fazer... Gostei da ideia e ando pensando em algo assim pra me ajudar a resolver os problemas de espaço q tenho aqui em casa (pelo menos algumas q nem essas pra aliviar a carga nas minhas demais estantes - já superlotadas, rs)!

    Qto aos clássicos da coleção preta... Te aconselho tbm q ao menos repense edições tipo: "Nick Fury" (Steranko), "Warlock" (Starlin), "A Saga de Korvac", e "O Dia dos Defensores" (com as 1º HQs da equipe)! Só uma sugestão, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  42. "Do que adianta essa lindas lombadas com os erros que tem dentro do livro?Eu olharia e me lembraria dos erros.rsrsrsrs"


    Oi, Leo... Esse é um problema q quem tá fazendo a coleção vermelha da Salvat vai ter sempre q olhar pra prateleira e lembrar do "CAPTÃO" América, rs (e seus mais de 20 erros de digitação/revisão)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  43. "Especiais Marvel #20 Odin (já começou a divulgação); #21 Ômega Vermelho; #22 Fin Fang Foom; #23 Blob. Packs #15 Aniquilador (199) e Besouro (200)"


    Oi, Carlos... Tdo bem?

    Muito obrigado mesmo por essa lista com os próximos lançamentos da Eaglemoss (a última vez q vi o ISBN ainda não tinham atualizado com esses novos especiais)! Dos especiais Marvel me interessam: "Fin Fang Foom" (uma das peças q eu mais aguardava) e o PACK com o "Aniquilador + Besouro" (q eu pegaria mais pelo "aniquilador" mesmo e posso acabar vendendo o besouro em separado depois)!

    Já a sequência das "normais" tá uma zona mesmo... Hj eu recebi a "BLINK" (nº 97) e a próxima da minha reserva na Cultura tbm será a última das q eu tinha deixado registrada lá: "Banshee"! A partir daí, terei q refazer a lista de reserva e vou utilizar essa numeração q vc postou (tendo o "Íkaris" como nº 101 - ao invés do "Máquina de Combate": q deve ter sido remanejado pra um futuro PACK)!

    Bem, pelo menos a boa notícia (pra mim) é q ENCERREI minha coleção de "Especiais DC"... Recebi há 2 dias o "Monstro do Pântano" (show de bola) e fechei a lista dos especiais q me interessavam na DC. Seguirei agora só com as regulares q me faltam (a próxima na minha reserva é a "Poderosa")!

    Já as Graphic Novels da DC... Devo ficar com: "LJA – O Prego" e "Novos Titãs - O Contrato de Judas" (essas são mto boas - especialmente a dos "Titãs": Forte candidata à melhor ed. de toda a coleção até o momento)!

    E a "Coleção do Batman"... Vai sair sim (a princípio no 2º semestre), mas não acredito q tenha essas ed. com quase 500 pág. Acho (palpite) q essas informações estão erradas e é por essa razão q ainda não postei uma matéria sobre a coleção do morcego aqui no blog (prefiro esperar informações mais concretas e menos duvidosas a respeito)! Ressalto q não estou desmentindo o q outros sites noticiaram: Só acho difícil de acreditar numa ed. de quase 500 pág custando 40 reais - ou até MENOS se o Vol. 1 tiver preço promocional de 9 reais - a editora iria à falência já na 1º edição, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  44. "Alias, as edições vermelhas do doutor Estranho e do Coisa me surprenderam positivamente."


    Oi, gustavo... blz?

    Nenhuma dessas chegou aqui pro sul ainda... Mas pretendo comprar AMBAS assim q vierem pra cá!

    Por falar nisso, vou ler às pressas a última ed. q recebi da capa-vermelha (4F) pra incluir ela no "Review" q tô preparando pro começo da semana aqui no blog!

    Abs!

    ResponderExcluir
  45. Essas coleções eu somente compro quando for um clássico e que eu não tenho ainda. O investimento vale cada centavo mas é sempre muito triste quando a gente encontra erros até mesmo grosseiros textos.

    ResponderExcluir
  46. "O "Alan Moore" é o protagonista da série Low Life, um magnífico spin-off de Dredd sobre juízes infiltrados no submundo."


    Oi, Hunter... Achei essa ideia mto boa mesmo pra uma série do universo do "Dredd". Juízes infiltrados (ainda mais um com a cara do Alan Moore) é uma proposta q pode render ótimas histórias mesmo (essa teria sido perfeita pra entrar no mix da revista)!

    Tbm adorei o título: "Vida Bandida" (tinha tudo pra agradar em cheio)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está nas minhas sugestões para futuros encadernados, até porque tem uma história que junta esse pessoal com o Dredd!

      Aliás, já tenho ordens para traduzir quatro (!) encadernados da 2000 AD este ano!

      Excluir
  47. "Marsupilami nem é conhecido no Brasil, não faria sentido em termos comerciais."


    O material sendo bom de repente pode acabar valendo o risco por parte da editora (se bem q numa coleção desse porte - com várias ed. em sequência - o risco acabaria sendo maior em termos comerciais mesmo)!

    De qq forma, a campanha no face até q teve uma relativa repercussão e mta gente se interessou... Claro, isso não significa q essas pessoas iriam (na prática) comprar o material se saísse, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pessoal deveria pressionar para uma coleção que tivesse uma hipótese de sucesso, tipo Mortadelo e Salaminho.

      Alternativamente, deveriam lançar a campanha depois do material de Spirou do SESI chegar na fase do Marsu.

      Excluir
  48. "Na verdade são dois diferentes, que fizeram uma fusão."


    Opa, valeu mesmo, VAM...

    Não sabia q eram 2 posters juntos... Mais um ponto pra essa coleção francesa (q teve a manha de escolher essas imagens realmente fóda pra formar um único painel)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leo,

      Fiz uma busca diferenciada e encontrei o outro também, em tamanho bom e até um pouco maior:

      http://images4.wikia.nocookie.net/starwars/images/7/7e/SWPTP2_title_page.jpg

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  49. "Para livraria poderia ser viável a longo prazo, mas teria de ser lançada aos poucos para não forçar as finanças da editora."


    Pois é, Hunter... O "Príncipe Valente" não é um produto com público amplo e venda em larga escala: qq editora precisaria de um tempo até conseguir emplacar uma coleção assim!

    Ainda mais q a probabilidade maior é q uma série assim venha a ser publicada por uma editora de pequeno porte mesmo (como tem sido até então)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso era oque a Opera Graphica estava fazendo, resgatou a coleção da EBAL, seguindo de onde tinha parado e começava a relançar os primeiros quando fechou as portas.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Sim, mas a OG quebrou não por culpa do Príncipe Valente.

      Excluir
  50. "Foi exatamente no "Missile Command" que pensei, embora tenha outro jogo mais adequado:"


    Hahaha... Esse jogo do "Homem-Aranha" era ruim demais (mesmo pros padrões da época). Eu era moleque e fã do Aranha, mas sempre detestei esse jogo!

    Pra piorar, a caixinha original do Atari ainda chamava o "Duende Verde" de: "DIABO Verde", rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  51. "O investimento vale cada centavo mas é sempre muito triste quando a gente encontra erros até mesmo grosseiros textos."


    Pois é, Marcelo... E a situação tá feia até o momento: Já passaram centenas (sem exagero) de erros somando essas coleções da Salvat e Eaglemoss: O desleixo e falta de cuidados com revisão por parte dessas editoras é assustador (e só tende a piorar pelo visto, já q não parecem se importar com isso e ainda são acobertados pelo resto da mídia q se omite de suas responsabilidades de denunciar e divulgar esses erros)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  52. "excelente matéria!"


    Valeu mesmo, Scant... Já tô trabalhando e selecionando material pra uma sequência desta matéria em breve!

    Abs!

    ResponderExcluir
  53. "Isso era oque a Opera Graphica estava fazendo, resgatou a coleção da EBAL, seguindo de onde tinha parado e começava a relançar os primeiros quando fechou as portas."


    Pois é, VAM... Eu lembro qdo relançaram o Vol. 1 do "Valente", mas o preço era mto pesado pra mim e acabei nunca encontrando numa promoção q eu pudesse encarar!

    Por um lado foi até bom eu ter perdido, já q a coleção não teve continuidade mesmo e eu acabaria só com o nº 1 na estante!

    Abs!

    ResponderExcluir
  54. Estas coleções perderam totalmente o custo beneficio. A ideia antes da crise era oferecer um produto de "luxo" por um preço acessível (próximo dos 30 R$). Agora com inflação alta dos produtos básicos...as coleções perderam este sentido, na minha opinião viraram infelizmente um produto de luxo...vejam só...mesmo para quem pega algumas edições a coisa fica pesadíssima... esta fornada excelente com Homem de Ferro, Doutor Estranho, Coisa e dois volumes do Batman ficaria em 200 reais...com este dinheiro dá para aproveitar as promoções da Amazon e pegar coisa até mais interessante. A falta de descontos nestes encadernados os grosseiros erros de revis~]ao e o descaso por parte das editoras fazem a gente desanimar até quando compramos esporadicamente.

    ResponderExcluir
  55. "Estas coleções perderam totalmente o custo beneficio."


    E aí, Fábio... blz?

    Vc tem toda razão... Essas coleções acabaram perdendo a vantagem q tinham sobre a Panini (q era oferecer um produto de luxo com preço de encadernado econômico). Mas agora estão custando o mesmo q uma ed. de estrutura similar na Panini - e com o agravante (ainda por cima) de apresentarem um desleixo e falta de cuidados muito maior na revisão de textos e de informações importantes (datas das histórias, créditos, etc)!

    As ed. da Salvat e Eaglemoss ainda custam mais barato q os encadernados de outras editoras... Mas com certeza já perderam a vantagem custo-benefício q tinham sobre a Panini (qdo bateram na casa dos 40 reais)! Isso acaba se agravando MAIS ainda se levarmos em conta as ed. "fininhas" (com apenas 5 histórias) q terminam custando os mesmos 40 reais q uma mais encorpada! Sem falar no excesso de repetécos nas próprias coleções da Salvat (as 2 HQs com "A Origem do Pantera Negra" foram reprisadas com diferença de apenas 1 MÊS nas coleções de capa-preta e vermelha da Salvat)!

    E a Eaglemoss seguirá pelo mesmo caminho... Erros de revisão ela já tem bastante (menos q a Salvat em quantidade, mas igualmente GRAVES)! E promete vários repetécos qdo começar a coleção do "Batman" no 2º semestre (e q reprisa edições q ela mesma acabou de lançar na "Coleção DC")!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo, quanto aos repetecos, temos outro.

      A edição FF# 51 com a história emblemática "This man, this monster", que foi publicada em Clássicos IV e acabou de sair novamente na Capa Vermelha do Coisa...

      A Salvat ignora totalmente a função de editor de quadrinhos, ela simplesmente entrega o produto como recebe, sem se importar em cuidar para que adaptações sejam feitas, já que decidiu lançar aqui duas coleções (lá fora, espaçadas) ao mesmo tempo.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Obrigado por me lembrar de mais essa, VAM...

      Eu já tinha esquecido q essa HQ do "4F" (Esse Homem, Esse Monstro) repetia tbm em 2 ed. da Salvat: "4F - O Dia Do Juízo Final" (capa-preta) e "O Coisa" (capa-vermelha). Só falta a Panini TBM repetir essa numa próxima "CHM do 4F", rs!

      Palhaçada mesmo isso, hein? Já perderam completamente a vergonha na cara com esses repetécos (sabendo q estão lidando com o MESMO público - e vão empurrar material repetido pros leitores q colecionarem as 2 coleções da Salvat)! Não duvido mais q a Salvat republique a ed. do "Mercúrio - O Herdeiro" (q saiu na preta) tbm na vermelha: Eles tinham dito q iriam trocar essa por outra coisa, mas acho q era mentira (vão acabar repetindo isso)!

      Abs!

      Excluir
  56. Excelente! Parabéns!
    Só prq contribuir. No Brasil, na primeira metade da década passada, a jbc lançou um mangá Hyper Future Vision Gunnm que forma uma linda lombada tb.
    A Panini lançou parcialmente o mangá Eden que também forma uma imagem lateral.
    Ambos estão aqui na estante rsrs
    Abraços

    ResponderExcluir
  57. Se todo mundo quer ESC (inclusive eu), então o mercado está perdendo uma ótima oportunidade de faturar, não é mesmo?
    Adorei as lombadas das francesas Lanfeust de Troy, cujo conteúdo não conheço (justifica uma coleção própria?), e Asterix. Esta última eu compraria certamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lanfeust está saindo no Brasil pela Jupati. Compre!

      A coleção inclui uma quantidade imensa de spin-off que saíram na França, daí conseguirem uma coleção tão grande.

      Excluir
  58. "A X-Men Extra também tem lombada com desenho. Se conseguir uma foto posta por favor, rs."


    Valeu mesmo, The What...

    Eu tava pensando só na lombada de "Universo Marvel" pra uma 2º parte desta matéria... Mas realmente, tem a lombada de "X-Men Extra" tbm (q eu já tava esquecendo): Vou tentar conseguir uma foto dessa então! Brigadão pela dica!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. X-Men Extra já está indo pra terceira lombada. Se quiser, eu incluo no próximo update.

      E tem também a "lombadinha" das CHM. rs

      Excluir
  59. "No Brasil, na primeira metade da década passada, a jbc lançou um mangá Hyper Future Vision Gunnm que forma uma linda lombada tb."


    Opa... Muito obrigado tbm por essa dica! Não conhecia esse mangá, mas fui pesquisar e achei a lombada q vc falou (show de bola mesmo):

    http://mlb-s1-p.mlstatic.com/manga-gunnm-jbc-completo-18-eds-16381-MLB20119313312_062014-F.jpg

    E o "Éden" da Panini eu cheguei a colecionar na época, mas passei adiante a coleção qdo ficou incompleta (agora tô seguindo aos poucos pela JBC)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  60. "Adorei as lombadas das francesas Lanfeust de Troy, cujo conteúdo não conheço (justifica uma coleção própria?)"


    Oi, Alex... Tdo bem?

    "Lanfeust de Troy" é uma excelente série francesa q tá sendo publicada aqui no Brasil pela Jupati (eu tenho Vol. 1 q saiu ano passado e já anunciaram o Vol. 2 pro mês q vem)! No LINK abaixo eu postei uma PRÉVIA dessa série (olha só o alto nível da arte):

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2015/08/lanfeust-de-troy-previa-bem-sucedida-hq.html

    Qto à "ESC"... Eu tbm acho q estão perdendo um grande potencial de vendas com uma das coleções q os leitores mais sonham ver em encadernados. Se o "Conan" foi perdendo público com o passar do tempo, é (em parte) pq ainda não teve a fase clássica da ESC republicada numa coleção de preço acessível (aquela ed. gigante de 120 reais - "O Libertador" - não é bem o formato mais adequado pra uma série tão extensa qto a ESC: deviam ter pensado num formato mais em conta, tipo o da "Cripta" pra tornar viável pra maioria dos leitores)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Lanfeust não sai no mês que vem porque ainda nem está traduzido! O que deve sair no mês que vem é o (magnífico) spin-off Trolls de Troy.

      Excluir
  61. "deviam ter pensado num formato mais em conta, tipo o da "Cripta" pra tornar viável pra maioria dos leitores)!"

    Até o formato Cripta eu acho que não seria bom para a tornar a coleção mais acessível a todos e um sucesso de vendas, Leo.

    Eu optaria pela encadernação e papel das CHM, no formato magazine.

    E falando em novas coleções e formatos, o Planeta Gibi noticiou a nova do TEX, somente de Graphic Novels em formato magazine e coloridas.

    Ainda não foi definido a encadernação, mas aposto em miolo couché com capa cartão plastificada.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  62. "Aliás, já tenho ordens para traduzir quatro (!) encadernados da 2000 AD este ano!"


    Oi, Hunter... Mas q ótima notícia essa, hein?

    Eu já estava ficando com abstinência de 2000 AD, rs... Minhas últimas aquisições e leituras da linha foram no ano passado ("Juíz Morte" e "Halo Jones"). E fico na expectativa então por esses 4 futuros lançamentos (torço tbm pra q tenha algum clássico do "Dredd" em P&B nessa fornada: Ainda ambiciono ter as principais e mais importantes sagas da cronologia do juíz)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Têm de pressionar a Mythos para isso.

      Mais, MUITO mais gente escreveu para reclamar do material P&B no tempo da revista...

      Excluir
  63. "O pessoal deveria pressionar para uma coleção que tivesse uma hipótese de sucesso, tipo Mortadelo e Salaminho."


    Concordo... O "Mortadelo" além de ser mais conhecido no Brasil (devido ao seu histórico de publicações do passado) e de ainda se manter vivo na memória de leitores saudosistas (q nem eu), parece ter mais apelo comercial até pelo próprio tema q satiriza (a espionagem: sempre tão atual)!

    Qto ao "Spirou"... Me preocupa apenas a distribuição pouco abrangente da série (q ainda nem deu as caras aqui no sul do país - nem mesmo na Fnac e Cultura: q costumam trabalhar e lançar materiais da SESI-SP: Tipo aquela antologia de "Humor Paulistano" q chegou em fartas quantidades pra cá)! Sei q tem a internet e tal, mas sempre é bom q as editoras lancem tbm o produto em lojas físicas (pro material ser visto e melhor conhecido pelo público)! De repente, pode ser só questão de tempo (com sorte o "Spirou" ainda acaba aparecendo nessas lojas - é comum atrasar um tempo nas lojas físicas hj em dia)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mortadelo é um dos reis dos sebos. As edições antigas ainda são muito disputadas! Por isso eu acho que haveria um "núcleo" de compradores que viabilizaria a série mesmo que não atraísse muitos leitores novos.

      Sobre Spirou, material de livraria não tem ampla distribuição. Mas, e isso é válido para QUALQUER livraria em QUALQUER lugar, você pode ir lá e PEDIR para encomendarem o livro.

      Sim, pedir ao funcionário de uma loja que providencie o produto que você quer. Eu sei que é um conceito revolucionário, mas é assim que o comércio funciona no mundo!

      Excluir
  64. "Sim, mas a OG quebrou não por culpa do Príncipe Valente."


    A Ópera até andou voltando no ano passado... Com algumas HQs nacionais das antigas (anos 70 e 80) em formatos exagerados (gigantes), capa-dura, pouquíssimas pág, e preço nas alturas! Não parece ter sido a melhor forma de voltar à ativa: Vamos ver então como a OG seguirá o baile daqui pra frente (o catálogo dela pelo menos já foi interessante no passado: Apesar dos pesares, acabei comprando várias ed. e livros editados por ela)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se foi o principal motivo, mas quando a Pixel pegou 100 Balas e a Panini forçou a interrupção de Lendas do Cavaleiro das Trevas c/ histórias inéditas, a Opera ficou sem dois de seus quadrinhos que mais vendiam.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  65. "X-Men Extra já está indo pra terceira lombada. Se quiser, eu incluo no próximo update."


    Opa, valeu mesmo, SEMI... Vou querer sim, pois é difícil achar fotos dessas lombadas da Panini (acho q o pessoal não se empolga tanto em formar imagem e tirar fotos delas, rs - Mas claro q pra postar aqui seria uma curiosidade mto interessante, já q eu mesmo nunca vi a imagem)!

    Não sabia tbm q já estava numa 3º lombada (virou modinha mesmo, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  66. "Opa, Lanfeust não sai no mês que vem porque ainda nem está traduzido! O que deve sair no mês que vem é o (magnífico) spin-off Trolls de Troy."


    Obrigado pelo aviso, Hunter... Eu vi a divulgação da capa de "Lanfeust" Vol. 2 e já achei q fosse pra agora (separei a imagem pra ilustrar minha próxima postagem de notícias da semana q vem, mas ainda não pesquisei as informações básicas pra isso: data de lançamento, preço, sinopse, etc)!

    Fico feliz, porém, por saber q a série dos "Trolls" (q pretendo fazer tbm) já vem pra agora - Pelo q vc me falou certa vez, esse spin-off parece ser tão bom e divertido qto a série principal!

    Abs!

    ResponderExcluir
  67. "Até o formato Cripta eu acho que não seria bom para a tornar a coleção mais acessível a todos e um sucesso de vendas, Leo."


    Pois é, VAM... Eu tinha pensado na "Cripta", pq mesmo em papel couché (o mais caro do mercado) ela mantém cerca de 250 pág (o q já garantiria pelo menos umas 5 ou 6 HQs da "ESC" por um preço bem em conta (a última "Cripta" custava menos de 60 reais - e ainda podia ser encontrada com descontos maiores)!

    Mas concordo tbm q o papel off-set (o mesmo das "CHM") seria bastante adequado tbm pro "Conan" (por ser arte em P&B) e aliviaria ainda mais os custos pro leitor! Eu, particularmente, gosto mto do off-set pra material clássico (principalmente em P&B)!

    Qto ao "Tex" (Graphic Novel)... Pelo valor baixo (menos de 30 reais) tbm aposto mais numa capa cartonada - o q seria uma ótima ideia (esse eu compro certo em qq formato e preço por ser fã do Serpieri, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  68. "a Opera ficou sem dois de seus quadrinhos que mais vendiam."


    Oi, VAM... O caso da Ópera era bastante complicado e envolvia uma série de problemas de logística e ações impopulares entre os leitores!

    O uso do formatéco em P&B (e até bizarros "tons de verde" em ed. do tipo: "Brigada Rifle"); o alto preço de capa de ed. superfaturadas; a péssima distribuição (o "Ronin" em capa-dura mal chegou a aparecer nas lojas aqui), e diversos defeitos gráficos q se proliferam por várias edições (pág. faltando ou em branco em um grande lote de "Novos Deuses", etc)!Tudo isso deve ter contribuído bastante tbm pra afundar a reputação da editora!

    Abs!

    ResponderExcluir
  69. "Mais, MUITO mais gente escreveu para reclamar do material P&B no tempo da revista..."


    Q lamentável isso, Hunter... Pelo visto são leitores q não sabem apreciar uma boa história (independente dela ter colorida ou não)!

    Talvez (quem sabe) isso tenha a ver com a diferença de público q comprava a revista nas bancas: e uma vez vc falou q esse público não era necessariamente o mesmo q comprava os encadernados nas livrarias! Não sei como foi o desempenho comercial do "Juíz Morte" e da "Halo Jones", mas ambos são P&B (espero q os leitores em geral tenham gostado dessas 2 edições, q estão entre as minhas favoritas da linha 2000 AD até o momento)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer. A Halo Jones não influenciaria, porque ela vende por causa do Moore. E QUALQUER COISA com o nome do Moore na capa vende...

      Mas se o do Morte vender bem, já pode influenciar a Mythos.

      Excluir
  70. "Mortadelo é um dos reis dos sebos. As edições antigas ainda são muito disputadas! Por isso eu acho que haveria um "núcleo" de compradores que viabilizaria a série mesmo que não atraísse muitos leitores novos."


    Eu tbm acho q o "Mortadelo" poderia ser um atrativo nas livrarias por essas mesmas razões q vc citou... Afinal, a minha geração (tiozões quarentões) ainda nutre boas e divertidas lembranças dessa série: Acho q seria uma parcela de público suficiente pra manter uma coleção direcionada pras livrarias ao menos (q nem o "Asterix" ou o "Tintim")!

    Qto ao "Spirou"... O q eu quis dizer é q apesar das facilidades de se reservar e encomendar o material pela livraria (sem custos de frete se for feita a encomenda em loja física) o leitor médio não é tão bem informado assim e mta gente nem ao menos sabe q esse material existe e tá sendo publicado no Brasil. Por isso, acho importante como divulgação e publicidade q as editoras lancem ao menos alguns exemplares em cada livraria pro público conhecer e saber q o mesmo existe e pode ter acesso ao material!

    Eu só resolvi esperar mais um pouco pelo "Spirou", pq um camarada meu q trabalha na Fnac garantiu q a loja vai receber a coleção numa das próximas remessas q vier. A Fnac (loja física) daqui é bem demorada pra receber algumas coisas mesmo, e pra vc ter uma ideia nem mesmo a "Crise nas Infinitas Terras" (Panini) ela recebeu ainda (apesar da Cultura já ter vendido um lote inteiro)! "Spirou" virá, e já tenho anotadas aquelas MELHORES edições da série q vc recomendou (sempre carrego uma lista de gibis pendentes na minha pasta, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, entendo que nos mercados que contam (Rio e São Paulo, sorry pessoal de outras áreas mas as vendas de livraria física estão muito concentradas nessas cidades) já tem...

      Excluir
    2. Em Salvador apareceu na Saraiva...
      Cesar Leal

      Excluir
  71. "Eu acho melhor, sério mesmo!"


    Opa... Bom saber!

    Mais um ótimo motivo pra eu seguir esse spin-off então (o q eu já ia fazer de qq jeito mesmo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  72. "Mas se o do Morte vender bem, já pode influenciar a Mythos."


    Bem... Não serve tanto de parâmetro, pq não sei como é o desempenho de vendas das edições nos demais estados: Mas aqui na região sul pelo menos, o "Juíz Morte" vendeu pra caramba em todas as livrarias e na loja especializada (a ponto de não se encontrar mais em locais físicos - salvo uma ou outra eventual reposição de estoque q apareça nas Fnacs e Culturas da vida)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  73. Eu fui enfeitiçado pelo efeito lombada, logo no início da salvat capa preta. Algo inútil, mas por outro lado me fez ter interesse em HQs que tive antes...nesse sentido acho que valeu a pena, até pq as 60 primeiras estavam com preços bons, e ainda conseguia alguns descontos por comprar na mesma banca sempre. Bom, terminei as 60 da capa preta e o feitiço acabou, parei de comprar só por causa das lombadas, hj pego uma ou outra de cada coleção da capa vermelha só peguei "o homem sem medo" e da DC umas 5 e os preços tbm não estão ajudando, chegamos na casa dos 40,00...sem chance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Cristiano... blz?

      Qdo o preço dessas ed. ficavam na faixa dos 30 reais, a galera parecia se esforçar mais pra conseguir e tentar manter a coleção pelo ótimo custo-benefício em si (encadernados de luxo em capa-dura por um valor justo diante do acabamento e tal)!

      Mas aí começaram os reajustes... E hj essas coleções (todas) ficam na média dos 40 reais. Considerando q são coleções quinzenais, começa a ficar pesado pro bolso de uma grande parcela de leitores (ainda mais em meio às dificuldades gerais da nossa economia - sendo q temos outros gastos no nosso dia-a-dia tbm)! Diante desse quadro, conheço mta gente q tem abandonado essas coleções (e já nem entro no mérito das inúmeros problemas q vieram junto, a começar pelos incessantes e frequentes "Erros de Revisão" q assolam essas coleções)!

      Abs!

      Excluir
    2. Tá rolando um boato de que a DC-Eaglemoss vai passar para 45 dinheiros na edição do Super Brainiac.

      45 pratas numa história que paguei 15 na edição da Panini? Até os erros de revisão eu tava relevando, mas se esse aumento for pra valer a lombada para agora.

      Excluir
  74. Leo, também tem uma do star trek:

    http://www.visionarytrek.com/eaglemoss-star-trek-the-graphic-novel-collection/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LUIZ... blz?

      Essa de "Star Trek" é uma q eu tô de olho tbm... Parece ser um verdadeiro tesouro por trazer HQs clássicas tbm (ainda lembro q qdo eu era moleque saíam uns gibis de "Star Trek" por aqui - e as histórias e arte eram mto legais: cheguei a ter alguns na época)! Essa coleção eu faria certo se saísse aqui!

      Abs!

      Excluir
  75. "45 pratas numa história que paguei 15 na edição da Panini?"


    Hahaha... Putz, eu nem lembrava q o "Brainiac" da Panini custava tão barato, rs! Agora vai custar o TRIPLO do preço: q beleza, hein?

    Ainda tenho q verificar a fonte dessa informação (q até o momento tá sendo baseada numa FOTO q postaram no face - parece ser verdadeira sim, mas pra eu noticiar aqui no blog em forma de matéria preciso de uma confirmação mais concreta sobre desse preço - q significaria um 2º reajuste na coleção em menos de 20 edições lançadas até o momento)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aumento assim é foda... Ainda bem que eu resolvi assinar e paguei 29 por edição. Menos mal.

      Excluir
    2. Opa... quer dizer então q na assinatura não rolam esses aumentos?

      Abs!

      Excluir
    3. A assinatura é preço fixo, não tem como mudar o preço. Economicamente sempre foi a melhor opção, mas tira o meu prazer de ir na banca (ou loja no meu caso) pegar minha edição. Sem contar a falta de confiança nessas empresas (estou mais avançado em Star Wars que os assinantes).

      Enfim, ainda é um boato, mas tudo indica que real. Isso caracteriza um aumento de praticamente 30% em 6 meses de coleção. E a única maneira de saber quando isso vai parar é parando agora.

      Excluir
    4. Valeu mesmo, SEMI... Como eu nunca pensei em assinar, acabei por fora da política de preços das assinaturas e não sabia como funcionava!

      Bem, sendo assim... Eu acho q no fim das contas a Eaglemoss pode estar cagando pra quem reclamar do reajuste de preço nas bancas, já q contará com as ofertas da assinatura (possivelmente até se utilizando do aumento em bancas pra alavancar as assinaturas). Aliás, essa foi mais ou menos a tática com as miniaturas: Eles nunca se preocuparam em resolver os problemas de logística da coleção nas bancas (má distribuição, peças danificadas, reajustes constantes, etc) e duvido q tenham as mesmas preocupações tbm com os encadernados da DC!

      Abs!

      Excluir
    5. Eu falei que o objetivo dessas coleções é vender para assinantes...

      Excluir
    6. Pois é... Bem q vc já vinha falando isso há tempos mesmo, e agora o quadro está se desenhando bem dessa forma no mercado brasileiro: Esses reajustes constantes nas bancas parecem até uma forma de "incentivar' os interessados nessas coleções em fazerem logo uma assinatura!

      Abs!

      Excluir
  76. Não é bem por aí...

    É claro que a assinatura é extremamente vantajosa para a empresa, por ser uma tremenda antecipação de receitas. Eles recebem em 12 meses o que receberiam em 30 pois a única opção de pagamento é em 12 vezes. Ou assinando apenas a primeira metade da coleção.

    Mas não oferecem nenhuma alternativa para quem já adquiriu 1/4 da coleção e cogita a assinatura, pois ela só ocorre a partir dos volumes 1 ou 2.

    Sem contar que, ao contrário da DeAgostini com Star Wars, as bancas estão recebendo boas quantidades da Coleção DC. E me arrisco a dizer que estão vendendo bem.

    A postura da Eaglemoss é a mesma com as miniaturas. Fazem o que querem, porque os vermes vão comprar de qualquer maneira (rs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Acho q o pensamento logístico da Eaglemoss é meio q ligar o modo "foda-se" e esperar q o nível de vermisse dos leitores faça o resto do trabalho, rs!

      Abs!

      Excluir
  77. Essa lombada de Lanfeust de Troy é da edição publicada no Brasil? Pq se for vou começar a comprar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme... blz?

      Não, essa lombada é da Europa... A coleção aqui não forma nenhum painel, mas é uma série mto boa assim mesmo!

      Abs!

      Excluir
  78. Antes tarde do que nunca, segue o update:

    https://ap.imagensbrasil.org/images/DSC06684.jpg

    Aproveitei para encaixar as últimas edições no final da lombada da Salvat Preta e ver como fica. Em breve mais uma adição, pois "Terra das Sombras" está nas bancas.

    E atendendo a pedidos, segue as lombadas de X-Men Extra:

    https://ap.imagensbrasil.org/images/DSC06694.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... Brigadão mesmo, SEMI:

      Já salvei essas 2 pra uma futura 2º parte desta postagem: Mto legal esse update (agora aparece a cara do "Chewbacca" na lombada, rs)!

      E q confusa essa lombada da Panini, hehe...

      Abs!

      Excluir
    2. Não se preocupe, as lombadas são como gremlins e continuarão crescendo (rs).

      Quando a próxima postagem estiver no forno você me avisa que eu mando outro update.

      Excluir
    3. Blz... Pode deixar, SEMI: Te aviso sim!

      De repente, com sorte, até lá já teremos tbm uma prévia de como ficará a lombada na EXTENSÃO da DC!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...