23/12/2015

As Relíquias do "Colecionador Fantasma" (Parte 5): De Volta para o Passado....

As "Relíquias do Colecionador Fantasma".... Estão de volta aqui no "Submundo", como um presente de NATAL pros leitores mais nostálgicos e saudosistas (eu incluso, é claro)!

Nesta "Parte 5" das "relíquias".... Vamos relembrar alguns gibis - literalmente - do arco da velha (a começar pela CAPA acima do "Globo Juvenil" de 1945: Em plena 2º Guerra Mundial) entre vários gibis da EBAL com o "Superman" e outros personagens!

Confira abaixo:

O "Colecionador Fantasma" é um leitor e colaborador do "Submundo".... Ele me enviou mais de 300 CAPAS e imagens escaneadas de sua coleção pessoal, que eu venho compartilhando aqui no blog em uma série de postagens: Além desta coluna de "Relíquias" (prevista pra 10 partes), já tivemos várias matérias com curiosidades e raridades extraídas desses gibis antigos dele (e ainda teremos muito mais, acreditem: material pra isso é o que não faltará tão cedo, rs)!

Pra começar, a "Cereja do Bolo".... O "Globo Juvenil Mensal" de Maio de 1945: Uma edição realmente histórica por ter sido lançada no Brasil num momento em que o mundo rumava pro final da 2º grande guerra. A capa da edição já nos remete ao conflito: com um piloto abatido saudando o "Superman"!

Essa edição, aliás... Já foi apresentada aqui no blog recentemente (só a capa que não), pois é nela que saiu aquela bizarra aventura do "Superman" enfrentando uma turma de "Botelhos" (Duendes) e tendo a participação especial do próprio Adolf Hitler (com um final inesperado e surpreendente). Se você perdeu, confira essa preciosidade neste: "LINK"

O "Superman" (ou "Superboy").... Também se destaca nas capas acima, com "O Titânico Superboy" e a revista: "Superman BI" (em tempos mais ingênuos um título desses não tinha maldade nenhuma, rs) com o "Gato Mais Poderoso do Mundo" (os "Super-Animais" são ícones da Era de Prata: Anos 50-60). E os "Justiceiros" eram nada menos do que a "Liga da Justiça" (em uma raríssima edição da EBAL datada de 1967)!  

O "Colecionador" apresenta entre as capas acima, uma revista muito cobiçada por leitores "marvetinhos" (que nem eu): "Dois Super-Heróis Shell - Hulk & Namor".... Datada de 1967, essa revista (da EBAL) foi uma das primeiras da Marvel publicadas no Brasil (ainda patrocinada e distribuída pelos postos Shell). A revista seguia os moldes da "Tales to Astonish" americana (que dividia suas 20 pág. com histórias dos 2 personagens!

Por fim.... 3 personagens que há muitas décadas (ou gerações) não aparecem mais nas bancas brasileiras: O "Cavaleiro Fantasma" (criado em 1949, chegou a ter uma centena de edições lançadas pela RGE e uma série de rádio na Austrália), "Pafúncio" (& "Marócas"), e o "Brucutú" (abaixo uma pág. de uma das histórias dele publicada em 1953):

Até+

PS: O "Submundo" deseja à TODOS os LEITORES um FELIZ NATAL (E BOAS FESTAS).... Lembrando que este blog NÃO FARÁ RECESSO de fim de ano, e as atualizações continuarão direto por aqui. Não percam a seguir: NOVOS "REVIEWS" (e MAIS lançamentos nas bancas)!!!

65 comentários:

  1. Sempre muito interessantes os exemplares do Colecionador Fantasma!

    Gosto especialmente das capas da série Cavaleiro Fantasma publicadas na década de 1960 (como a da edição mostrada neste post), ilustradas por Walmir Amaral.

    E aproveito também para deixar meu Feliz Natal a todos do Submundo!

    ResponderExcluir
  2. "Gosto especialmente das capas da série Cavaleiro Fantasma"


    Oi, Martin... Tdo bem?

    Valeu mesmo, eu tbm sou um grande apreciador desse material de bang-bang mais antigo (voltei a ficar fissurado pelo gênero graças ao "TEX" - minha leitura favorita do momento) e pro ano q vem, tem mais revistas de faroeste do "colecionador": "Zorro", "Cavaleiro Fantasma", "Durango Kid", "Flecha ligeira", e mais!

    Feliz Natal pra vc tbm (talvez minha próxima atualização agora seja pós-ressaca natalina, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Leo!

    Nada melhor que estas edições relíquias do Colecionador Fantasma para fazermos uma viagem no túnel do tempo e relembrarmos ou conhecermos épocas há muito esquecidas que foram acompanhadas dos heróis que tanto gostamos e admiramos!

    Esta do primeira aparição "Supergato"( Stricky- ou Listrado) eu fiquei curioso para ler!Ele aparece na fase do Morrisson no Homem Animal e na série da Supergirl de Peter David, bem como no Desenho do Krypto - O Supercão.



    "Brucutu' chegou a ter um desenho que passava no início da década de 80 na Globo, que caiu totalmente no esquecimento junto com o personagem.

    Putz! "Justiceiros' é foda!

    Mas acho que naquele tempo a palavra tinha um significado mais ameno do que hoje, e na certa tinha um certo 'ar glorioso" na mente das pessoas!

    Essa capa do "Hulk e Namor' deve ter sido desenhada por aqui por que além de muito tosca, o Namor está anatomicamnete desproporcional e rindo (ao que parece para o leitor), coisa que ele não faz (nunca vi nem em histórias do início da Marvel), e o Hulk dando uma "voadora"?!

    No mais, um FELIZ NATAL, para você e sua família!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. "Putz! "Justiceiros' é foda!"


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    Essa tradução ficou mto ruim e inadequada mesmo: "Justiceiros" não remete ao nome original e nem combina com a temática das histórias da "Liga" (a expressão já era bastante usada em filmes e gibis de bang-bang e trazia uma conotação sempre relacionada à "vingança" e ao "acerto de contas")!

    Sobre o "Listrado"... Eu já li essa história num pack de scans q eu baixei há mtos anos atrás só com gibis da Era de Prata (é divertidinha sim - eu gostei). Porém, entre essas histórias envolvendo "super-animais", uma das mais bizarras é o "super-cavalo" da "Supergirl"... O bicho era apaixonado de forma doentia por ela (a ponto de ter balões de pensamentos onde dava a entender q seria capaz até de cometer um crime passional por ela): Quem escrevia essas histórias devia ser um tarado maluco, rs!

    Eu comprei o Vol. 1 do "Homem-Animal" q saiu agora (e lerei às pressas nos próximos dias pra já incluí-lo no "Review" q vem a seguir)... E obrigado por avisar q o "Listrado" aparece nessa fase do Morrison (eu não sabia dessa, pois nunca li esse material)!

    O "Brucutú" era legal: Eu tinha alguns gibis dele, mas minha última lembrança era do tal desenho animado mesmo (lá pelo final dos anos 70). Ele desapareceu injustamente da mídia!

    E essa capa de "Hulk & Namor" tá bem tosca mesmo... não sei quem desenhou, mas parece q tentaram "emular" o Kirby nas poses. Pesquisei nas capas originais da "Tales to Astonish" e não achei essas imagens (lá fora, o "Hulk" divida a revista inicialmente com o "Homem-Formiga", e depois: o "Namor" entrou no lugar do formiga)!

    FELIZ NATAL e BOAS FESTAS pra vc e sua família tbm, Elcio!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa fase do Morrison acho hilaria a participação do Ajax quando o Homem Animal entra para a Liga. Deve ser nas primeiras edições já.

      Excluir
  5. Estou com saudades do Agente x9 e suas novidades !

    ResponderExcluir
  6. Fala, Léo!
    Muito interessante mais esta "POSTAGEM RESGATE", que nos dá um panorama da curva evolutiva das HQs no país.
    Claro que havia desenhos sofríveis, com temática infantilóide, mas tudo isso faz parte de um contexto maior!

    Obs: não deixe de conferir Star Wars, no cinema! Grande trabalho, que trouxe muita expectativa para a sequência da Trilogia! E também, trouxe alívio, pois estava receoso de um resultado ruim que indicasse um caminho desfavorável para a franquia!

    E por último, tive sorte numa jornada com a seção de HQs da Amazon, pois comprei as BHM nº1 do THOR, CAPITÂO e HULK, juntas por menos de R$100,00 (preço de capa)!
    Quando as vi, havia uma descrição de capa cartão, o que causou estranheza, pois não conhecia esta formato nas BHM!
    Arrisquei a compra, e quando recebi em casa... PQP!, edições originais, lacradas, provavelmente herdadas de algum estoque!
    Não esperava mais conseguir estas edições, ainda mais por preço de capa.

    Bem Léo, te desejo boas festas, extensivo aos familiares e as pessoas que tu gosta!

    abs

    ResponderExcluir
  7. Chegou em SP a coleção de "crássicos" da Marvel dos anos 60. Já fiz o favor de catalogar as histórias http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/colecao-oficial-de-graphic-novels-marvel-classicos-a-n-1/co105410/121249

    ResponderExcluir
  8. A merda maior é que tudo é repeteco, mas mesmo assim vale a pena.

    ResponderExcluir
  9. Tudo bem Leo
    Desejo um Feliz Natal para você e todos que acompanham o Submundo.
    São também os votos do Fantasma, Mandrake, Pafúncio, Brucutu, Recruta Zero, Donald, Mickey, Sobrinhos do Capitão, Pateta, Professor Pardal, Tio Patinhas, Zezé, Belinda, Ferdinando, Reizinho, Pinduca, Bolinha, Luluzinha, Popeye, Mortadelo E Salaminho, Tintim, Asterix, Strapontam, Charlie Brown (Minduim), Lucky Luke, Dick Tracy, Nick Holmes, X-9, Capitão Cesar, Spirit, Big Ben Bolt, Águia Negra, O Sombra, Príncipe Valente, Corto Maltese, Jim das Selvas, Conan, Tarzan, Brick Bradford, Flash Gordon, Magnus, Tex, Flecha Ligeira, Cavaleiro Fantasma, Cavaleiro Negro, Búfalo Bill, Zorro, Durango Kid, Homem do Rifle, Bat Masterson, Rei da Polícia Montada, Capitão América, Tocha Humana, Namor, Batman (Bruno Miller), Super-Homem (Eduardo), Joe Cometa, Toda Legião dos Super-Heróis, Legião dos Heróis Substitutos e a Legião dos Superbichinhos de Estimação, Bizarro, Solar, Joel Ciclone, Capitão Marvel, Nova...

    ResponderExcluir
  10. Martin Fernando
    As capas de faroeste, eram muito bonitas mesmo, quando não eram fotos eram desenhos belíssimos em sua maioria e normalmente de artistas brasileiros. Mais tarde Leo mostra outras do Cavaleiro Fantasma.

    ResponderExcluir
  11. Elcio Abreu
    Você já viu a Patrulha Canina do Espaço original? Muuuuito doido.A capa do Namor/Hulk foi mesmo feita no Brasil e como disse o Leo puxando para o estilo Kirby por causa dos desenhos desanimados que faziam sucesso na época. E quanto aos Justiceiros, aquele na capa é o terrível Despero, com sua "origem". Mais tarde a barbatana mudou de posição.

    ResponderExcluir
  12. Tudo bem Leo
    O Brucutu era fascinante, porque já na época usavam muitas ideias ainda hoje em voga, como o interessante encontro do Brucutu com o autor, no estilo Morrison-Homem Animal. Acho que te mandei essa história...ou não?

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante essas edições mesmo hein Leo. Mas realmente passei por aqui só pra desejar Boas festas a vc ea galera aqui do submundo é difícil eu comentar mas tenha certeza q esse blog já é o melhor para mim me informar a cada atualização eu já corro e vejo as novidades Boas festas Leo e parabéns pelo excelente trabalho aqui no blog.

    ResponderExcluir
  14. Olá Leo!

    Essa capa de Namor & Hulk é uma prova do quanto o trabalho do "Rei" é impactante e a frente de seu tempo, além do seu dominínio da anatomia ser soberbo.

    Pois a tentativa de emular o seu estilo tem um resultado frustante, com os personagens em poses desconjuntadas ao invés de se projetarem para fora da capa de maneira a romper a segunda dimensão na qual estavam inicialmente contidos!

    Rei morto, não foi deposto. Vida a longa a Jack Kirby The King of Comics!

    Feliz Natal para você a toda a audiência do Submundo HQ!

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  15. Legal, amigos Colecionador_Fantasma, Leo, e todos os amigos do Submundo. Eu vou contar mais uma aqui, vão me julgar e tals, mas não tô nem aí, rs... Quando eu ganhei meu primeiro gibi do Superboy da Ebal, eu não sabia ler direito e não entendia nada de inglês, aliás, eu nem sabia que os gibis eram originalmente de outro país, rss. Eu falava "Super Bôi" e ficava pensando, "oras, como é que um herói tão legal assim tem um nome tão idiota, ele se chama de boi, hahah! Pior que é verdade essa minha história, ela depõe contra mim mesmo, mas tudo bem, resolvi compartilhar com vocês, para rirem um pouco, kkk.... Abraços!!!

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho algumas do Superman e Batman Bi. Mas esse nome sempre me lembra algo de duplo sentido, não tem jeito

    ResponderExcluir
  17. "Estou com saudades do Agente x9 e suas novidades !"


    E aí, Andrecio... blz?

    O "X-9" será o astro principal da próxima enxurrada de lançamentos pra 2016 (ele tá terminando a listagem e vai me mandar algumas dezenas de novidades pro decorrer do ano logo nas primeiras semanas de janeiro - Fique ligado)!

    Mas verdade seja dita: O "X-9" teve participação ativa aqui no blog neste ano q passou, trazendo pra cá novidades em PRIMEIRÍSSIMA mão (antes de qq outro blog ou site), entre elas: "Flash Gordon" (Pixel), todas as "Coleções Históricas da Marvel" (q sempre tiveram seu conteúdo divulgado 1º aqui), o "Batman de Marshall Rogers" (q eu anunciei aqui antes mesmo da Panini confirmar o do Neal Adams), entre várias outras notícias quentinhas direto dos bastidores da Panini, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "Muito interessante mais esta "POSTAGEM RESGATE", que nos dá um panorama da curva evolutiva das HQs no país."


    E aí, Victor... blz?

    Isso é o q eu mais gosto tbm nessas colunas do "Colecionador"... Pois elas nos remetem à um panorama do mercado de quadrinhos completamente diferente do q conhecemos hj em dia. Até os personagens mais populares da época não tem nada a ver com os de hj (e boa parte dos famosões de antigamente, já estão completamente esquecidos nos dias atuais: É o caso do "Brucutú", por exemplo)!

    Postagens q nem estas (com raridades do passado) são, pelo menos pra mim, algo mto próximo de viagem numa máquina do tempo (os gibis postados acima foram lançados nas bancas antes mesmo de eu nascer - aliás, nem a minha mãe era nascida qdo saiu esse "Globo Juvenil" de 1945, rs)!

    Fiquei feliz por vc ter conseguido essas "Bibliotecas"... Considero isso um belo golpe de sorte, pois é mto difícil conseguir esse material hj em dia (tá esgotado e quem tem não quer vender). Eu adorei essas 3 edições q vc comprou (inclusive, a do "Cap. América" estará num alto posto no meu ranking de "TOP 100"). Depois q vc ler, diz aí o q achou desses materiais, blz? (essa do "Hulk" chega a ter até um protótipo do "Magneto")!

    E pode deixar... Verei "SW" no cinema o qto antes (só não fui ainda, pq o tumulto tá demais nos cinemas e quero ver com mais tranquilidade, rs)! No mais, tbm desejo à vc e seus familiares um FELIZ NATAL e BOAS FESTAS!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "Chegou em SP a coleção de "crássicos" da Marvel dos anos 60. Já fiz o favor de catalogar as histórias"


    E aí... blz?

    Puxa, Muito obrigado mesmo pelo aviso... Não sabia q essa ed. de "Marvel - Origens" (Anos 60) já tinha saído!

    Vou pular ela, pq já tenho todas essas 1º aparições clássicas da Marvel (nas "Bibliotecas"), mas um amigo meu q perdeu na época tava ansioso por essa edição da Salvat!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "A merda maior é que tudo é repeteco, mas mesmo assim vale a pena."


    Pior, né?

    Putz, vão repetir até aquelas histórias do "Homem-Formiga" q já saíram 2 VEZES pela Panini (na "CHM" e no especial: "Mundo Pequeno"). Hahaha, esta será a 3º vez q veremos no Brasil (em menos de 1 ano) a ameaça da "Criatura de KOSMOS", rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leo!

      Olha, vou dizer que pra mim veio muito a calhar.

      Pois minhas BHMs foram todas vendidas e de CHM tenho somente
      a 1ª do Capitão, que tem a origem "original" dele pelo Kirby e Simon, mas ficou faltando essa com o descongelamento.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  21. "Desejo um Feliz Natal para você e todos que acompanham o Submundo."


    E aí, Colecionador... blz?

    Brigadão mesmo, e tbm desejo à VC e sua família um FELIZ NATAL e BOAS FESTAS... Ainda mais se for tbm na companhia dessa galera toda q vc citou, hehe!

    E por falar neles... Esse "Strapontam" eu não conheço (não deve ser do meu tempo, rs)! Mas os demais já são velhos conhecidos da sua coluna aqui no blog (e outros ainda vão brilhar nas próximas postagens de "Relíquias")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "Mais tarde Leo mostra outras do Cavaleiro Fantasma."


    Sem dúvida q sim, rs...

    Guardei algumas do "cavaleiro" pras próximas colunas... q tbm trarão outros heróis do velho oeste: "Zorro" (o do "Tonto"), "Flecha Ligeira", "Durango Kid", e a coleção "Epopéia"!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "A capa do Namor/Hulk foi mesmo feita no Brasil"


    Valeu pela confirmação... Essa capa tava com cara de ter sido feita aqui mesmo, rs!

    Mas pelo menos seguiram tbm o padrão de capa da "Tales to Astonish": q dividia a capa ao meio pros 2 heróis! Ah, e eu tinha esquecido q a barbatana do "Despero" mudou de lugar com o tempo (q bizarrice, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "o interessante encontro do Brucutu com o autor, no estilo Morrison-Homem Animal. Acho que te mandei essa história...ou não?"


    Nops... Nunca li essa história do "Brucutú", mas se algum dia vc resolver escanear, pode mandar q será mais q bem-vinda, hehe!

    Aliás, acredito q o "Brucutú" pudesse ter um apelo interessante se republicado nos dias de hj (já q a pré-história continua bastante revisitada por outras mídias e geralmente com sucesso - "Jurassic World" q o diga)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. "Feliz natal!"


    FELIZ NATAL e BOAS FESTAS pra vc tbm, Scant...

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. "a cada atualização eu já corro e vejo as novidades Boas festas Leo e parabéns pelo excelente trabalho aqui no blog."


    Oi, César... Tdo bem?

    Muito obrigado mesmo pelas felicitações e por estar acompanhando e curtindo o blog, e tbm desejo à vc um FELIZ NATAL e BOAS FESTAS!

    E pode continuar ligado no "Submundo", pq aqui não tem "recessos" de fim de ano e o blog continuará na ativa (direto) pelos próximos dias. No máximo, vou aproveitar o feriado de hoje pra acelerar as minhas leituras atrasadas pra poder comentá-las e avaliá-las na coluna de "REVIEWS" (q vai ao ar logo a seguir)... E fique atento, pois nas primeiras semanas de janeiro, tem as "NOVIDADES pra 2016" (imperdível)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "Rei morto, não foi deposto. Vida a longa a Jack Kirby The King of Comics!"


    E aí, VAMP... blz?

    É bem nessas, amigo... O REI é imbatível e nunca vi nenhuma "emulação" à altura do original (esse "Hulk" tá com erros de proporção grotescos: é como se tivesse pernas curtas). Mas o q vale é a força do ícone: A inspiração q Kirby exala em vários outros artistas!

    Um FELIZ NATAL pra vc tbm, VAMP... E em breve estaremos lado a lado aqui no blog com as MATÉRIAS ESPECIAIS sobre: "ROM - O CAVALEIRO DO ESPAÇO" E "MESTRE DO KUNG FU" (começando 2016 em grande estilo, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. "Eu falava "Super Bôi" e ficava pensando, "oras, como é que um herói tão legal assim tem um nome tão idiota, ele se chama de boi, hahah!"


    E aí, Celso... blz?

    Hahaha, pior q o "Super-Bôi" não era o único personagem q a gente falava errado na época... Eu sou do tempo dos "Xis-Mêin", "Conân", "FlÁxi Gordon", "Sonja" (essa, mtos ainda falam assim, qdo o correto seria: "Sônia" - pois o "J" tem som de "i" nesse caso)! Essas pronúncias são sempre engraçadas de relembrar, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. "Eu tenho algumas do Superman e Batman Bi. Mas esse nome sempre me lembra algo de duplo sentido, não tem jeito"


    Pois é, gustavo... Impossível mesmo não levar esses nomes na zoeira hj em dia, rs!

    Ainda mais naquelas capas "engraçadinhas" cujas imagens já traziam elementos de duplo sentido tbm, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  30. vamp
    Com certeza é difícil igualar Kirby (autodidata), Kubert, Foster. O ritmo de produção de Kirby ainda surpreende. Tenho alguns trabalhos aqui creditados para Jack e Roz Kirby (sua esposa).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Colecionador!

      E não podemos esquecer que no caso de Joe Kubert, uma de suas maiores (ou talvez maior) contribuição para a indústria dos comics, foi a criação da The Kubert School, fundada por ele em 1976. Graças a ela a indústria tem sido abastecida constantemente por novos talentos.

      E devo dizer, que se Kirby soube imaginar do zero todo um universo fictício de super-seres, Kubert soube como ninguém retratar os percalços e conquistas da história humana com as
      aventuras de Tor, Ás Inimigo, Sgt. Rock, Soldado Desconhecido e até a História da Bíblia.

      E é claro que Foster e Raymond (também), cujos talentos inspiraram toda uma legião de artistas, na alvorada dos comics, não podem nunca ser esquecidos.

      Uma infelicidade é constatar que em relação a esses mestres
      a escassez de lançamentos é muito grande.

      Caso fosse o contrário, as novas gerações poderiam ter uma percepção dessa importância e com certeza as antigas muitas alegrias.

      Grande Abraço Natalino,
      VAM!

      Excluir
  31. Celso Nunes
    Pois é Celso, todo mundo tem um “xismen” no currículo.

    ResponderExcluir
  32. feliz natal pra toda galera do submundo e muitos quadrinhos de presente!!!!!
    leo, o submundo é demais!!!!!

    abraços

    ResponderExcluir
  33. Feliz natal para todos e que tenhamos muitos gibis na nossa colecao e muito mais.Com emprego e muita grana e saude.
    abracos.
    Fernando

    ResponderExcluir
  34. Pessoal um Feliz Natal a todos e um muiro Obrigado ao Léo por nos proporcionar um blog tão maravilhoso !!! Que o Léo siga com toda a força em 2016 !!!!

    ResponderExcluir
  35. E aí Léo beleza ?
    Parece que a Panini vai relançar "Os maiores super heróis do mundo". Agora, vc consegue adquirir de novo aquela edição quite vc vendeu.
    Tem mais novidades aqui pro ano q vem:

    https://youtu.be/OtQLClnLD8Y

    ResponderExcluir
  36. "Pois minhas BHMs foram todas vendidas e de CHM tenho somente a 1ª do Capitão, que tem a origem "original" dele pelo Kirby e Simon, mas ficou faltando essa com o descongelamento."


    E aí, VAMP... blz?

    Essa do descongelamento saiu em "Vingadores nº 4" (e tá na "Biblioteca" da equipe)... Foi uma boa sacada terem incluído essa história entre as "origens" (pois é uma das mais importantes pra cronologia da Marvel)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Leo,

      Aliás a BHM dos Vingadores foi uma das mais homogêneas em qualidade publicada pela Panini, na época.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  37. "Não é Xis-Mein ?"


    Agora eu já me acostumei com o certo: "Ékis-Mên"!

    Abs!

    ResponderExcluir
  38. "O ritmo de produção de Kirby ainda surpreende."


    Acho q em quantidade de material produzido, ele dificilmente será igualado por outros artistas da Marvel/DC... O cara já vinha desenhando q nem louco desde a 2º Guerra Mundial e só parou qdo morreu (nos anos 90)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  39. "feliz natal pra toda galera do submundo e muitos quadrinhos de presente!!!!! leo, o submundo é demais!!!!!"


    E aí, gustavo... blz?

    Brigadão mesmo pelas felicitações... E um Feliz Natal pra vc tbm!

    E ontem eu já me auto-presenteei com uma porrada de gibis: "Hellboy 3 - O Caixão Acorrentado" (q eu não tinha), "A Última Caçada de Kraven" (sou um VERME e peguei a ed. da Panini mesmo já tendo a da Salvat), "Astro City" 3 e 9 (sim, o Vol. 9 saiu de repente sem a capa ter sido postada nas redes), "Hellblazer - Infernal 6", "Invisíveis 6", "Batman de Marshall Rogers", e "Boba Fett - Inimigo do Império"!

    Ufa... Gibi pra caralho: De tédio eu não morro nesses feriadões, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  40. "Feliz natal para todos e que tenhamos muitos gibis na nossa colecao"


    Deus te ouça, Fernando...

    Um Feliz Natal pra vc tbm, brother... Mtas felicidades e mais gibis ainda pro ano q vem!

    Abs!

    ResponderExcluir
  41. "Que o Léo siga com toda a força em 2016 !!!!"


    Muito obrigado mesmo, Ricardo...

    Tbm desejo à vc um Feliz natal e Boas festas nestes últimos dias do ano. Q 2016 seja um ótimo e próspero ano pra vc tbm!

    E não se preocupe, pois no q depender de mim, o blog continuará bombando no ano q vem (a audiência aqui tá sempre em alta e isso me motiva bastante a seguir adiante, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  42. "Parece que a Panini vai relançar "Os maiores super heróis do mundo"


    E aí... blz?

    Valeu mesmo: O "X-9" já tinha me avisado dessa tbm... E inclusive, esse relançamento será um dos destaques das matérias com novidades pra 2016 (q vai ao ar aqui no começo de janeiro)!

    Finalmente: Meu arrependimento por ter vendido essa ed. chegará ao fim (vai acabar o meu martírio por causa disso, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leo!

      Como o rapaz do vídeo fala, é somente a ponta do Iceberg em se tratando de lançamentos Paninescos!

      Lembro do comentário do Levi, no encontro Amigos e Gibis, que os lançamentos em 2016 de encadernados girariam em torno dos sessenta (60!) companheiro.

      Essa parece ser a tática da editora sufocar o leitor com opções tamanhas, que inviabilizem a compra as coleções da Salvat e Eagleamoss.

      E apesar de não passar pela minha melhor fase financeira, acho isso ótimo. Uma grande prova do quanto a concorrência é benéfica e o monopólio acomodante, pois mesmo realizando um trabalho com muitos mais pontos positivos do que negativos a Panini estava muito confortável em sua posição de liderança do mercado de quadrinhos super-heroicos no Brasil!

      Mas confesso, que o que mais espero é que dentre esses 60 e tantos encadernados alguns sejam baseados em viagens da Batdeira, como Demolidor do Romitinha. Afinal a Panini já deu sinais de boas sugestões são bem vindas como a confirmação do Superman do García-López, não é mesmo?

      Grande Abraço Natalino,
      VAM!

      Excluir
  43. "E é claro que Foster e Raymond (também), cujos talentos inspiraram toda uma legião de artistas, na alvorada dos comics, não podem nunca ser esquecidos."


    Assino embaixo, VAMP....

    Por isso q eu considero o "Flash Gordon" (de Alex Raymond) o maior RE-lançamento nesta reta final do ano... A ed. da Pixel foi mais q bem-vinda e é uma chance de ouro pros leitores das novas e antigas gerações poderem conhecer ou relembrar esse material!

    Só falta relançarem agora o "Príncipe Valente" tbm!

    Abs!

    ResponderExcluir
  44. "Aliás a BHM dos Vingadores foi uma das mais homogêneas em qualidade publicada pela Panini, na época."


    Verdade...

    Pra quem não sabe, a "Biblioteca dos Vingadores" trazia em seu Vol. 1 as 10 primeiras histórias da equipe... Q foram marcantes por mostrar a origem e formação do grupo, O descongelamento do "capitão", a 1º aparição de "Kang", a formação dos "Mestres do Terror", A origem E morte de "Magnum" (na mesma história)!

    Uma ed. ÉPICA mesmo...

    Abs!

    ResponderExcluir
  45. "os lançamentos em 2016 de encadernados girariam em torno dos sessenta (60!) companheiro."


    Essa informação procede sim, VAMP....

    Além do próprio Levi ter afirmado isso, o "X-9" aqui do blog (q até hj nunca errou) tbm confirmou ainda q essa conta de uns 60 encadernados é "por baixo" (a estimativa pode ser maior)!

    Já é sabido q essas "CHM" e "Lendas" (coleções de clássicos) estariam "apenas começando" e q devem ir longe... Mto material atual tbm deve bombar em encadernações de luxo ("Nova Marvel" e "Novos 52" devem proliferar em novas edições em capa-dura), e as rerererererepublicações vão continuar com a corda toda tbm!

    O "Superman" do Garcia-lópez surgiu de uma sugestão sua mesmo (até a CAPA tem a mesma imagem)... e acredito q outras das suas ideias (da coluna: "O Mundo de VAMP") devam ter agradado em cheio a ponto de pintarem por aí cedo ou tarde, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  46. Olá Leo,
    Pra você ver, é realmente uma quantidade impressionante.

    De minha parte vou tentar pegar a maior quantidade de
    material clássico possível, isso sem contar os da Marvel/SALVAT.

    Em relação as Lendas que venham todas as do Morcego.

    Agora que as Lendas do Marshall Rogers já estão impressas,
    minha maior expectativa é pelas Lendas de Gene Colan (somos
    totalmente carentes da sua fase no Brasil) e também as Lendas
    do Carmine Infantino (vou adorar reler as aventuras
    da dupla-dinâmica coloridas no formato americano).

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, VAMP... blz?

      Por coincidência (já q vc falou nas "lendas"), eu tava lendo hj justamente o Vol. 2 do "Neal Adams"... E q fase boa essa: Leitura agradável e cativante (perfeita pra um domingo à tarde - ainda mais q eu tava curtindo uma ressaca e essa ed. foi um ótimo passatempo)!

      A fase do Gene Colan deve ser a próxima (seguida de mais uma fornada de edições do "Jim Aparo" - q recém tá na metade)... Mas tbm torço pra q a do Infantino venha na sequência tbm, da mesma forma q a fase do Len Wein (sim, lá fora ele tbm teve uma ed. de "Lendas", mesmo sendo o escritor)!

      Abs!

      Excluir
    2. Estou na dúvida se pego as fases Neal Adams e Marshal Rogers como sofro de falta de espaço estou me esforçando ao máximo para pegar apenas a nova fornada do Jim Aparo.rs.

      Excluir
  47. Olá Leo!

    Vou te confessar que mesmo sendo fã do Aparo, na atual fase de multiplicidades de títulos, AINDA não comprei as Lendas dele.

    Pois considero as histórias publicadas em The Brave and the Bold muito fracas, desde a época em que corria atrás das edições da EBAL e portanto acabei colocando outras prioridades na frente.

    Quanto ao Lew Wein é claro que será muito bem vinda, inclusive eu acrescentei tanto ele, quanto o Archie Goodwin (outro roteirista) em um dos meus posts da BATdeira, onde reformulo e amplio as Lendas da Panini.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  48. "Estou na dúvida se pego as fases Neal Adams e Marshal Rogers"


    E aí, Roberto... blz?

    Olha, do q eu li até agora, tenho achado as fases do Adams e Rogers mais interessantes q a do Aparo... Mas admito q isso varia de leitor pra leitor (tenho amigos q preferem a do Aparo e outros se dividem entre Adams e Rogers)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Estou na dúvida se pego as fases Neal Adams e Marshal Rogers"

      Olá Roberto,

      A fase do Rogers é a que se mantém mais atual, além do fato
      de que nos volumes 2 e 3 teremos material inédito e contemporâneo.

      Mas se teu problema é espaço, uma boa opção pode ser esperar o encadernado da Eagleamoss.

      Grande Abraço,
      VAM!

      Excluir
  49. "Pois considero as histórias publicadas em The Brave and the Bold muito fracas,"


    E aí, VAMP... blz?

    Olha, te confesso q a fase do Aparo eu li em scans (baixei um PACK com trocentos gibis do "Bravo e o Boldo", rs)... Tbm achei fraco e decidi não comprar as ed. impressas (só tô colecionando as fases do Adams e Rogers - e futuramente: Colan, Wein, e Infantino)!

    É q eu não gosto de histórias do "Batman" interagindo com outros heróis... Da mesma forma q tbm não gosto do "Justiceiro" enfrentando super-vilões. Heróis urbanos eu prefiro ver em histórias mais realistas (digo: sem mtos fantasiados por perto)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "É q eu não gosto de histórias do "Batman" interagindo
      com outros heróis..."

      Olá Leo,
      no meu caso só abro exceção para as aventuras que
      o Batman "duplou" com o Pantera/Ted Grant.

      Tem uma publicada em Batman Formatinho#01 da EBAL,
      que o Coringa obriga ambos a lutarem no ringue
      até a morte, pra salvarem um garotinho.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Oi, VAMP... Não conheço essa q vc falou do "Batman X Pantera":

      Mas a ideia da história parece boa... Embora eu já tenha visto algo parecido entre "Cap. América X Demolidor" (q se enfrentaram num ringue - mas não sei qual história veio antes)!

      Abs!

      Excluir
    3. Olá Leo!

      Foi Cap. X DD (Agosto de 1968) com capa de Kirbyana.

      http://4.bp.blogspot.com/_6DTj9VwvSB0/TQZPyyz3vII/AAAAAAAAArQ/pzJjSG86yMg/s1600/daredevil+%252343+captain+america.jpg

      Batman vs. Pantera, veio bem depois (Abril de 1975).

      http://photos1.blogger.com/x/blogger/3841/751/1600/793863/BraveAndTheBold118.jpg

      E olha que achado!
      A capa de Gene Colan foi rejeitada, pelos editores na época.

      Será que ninguém acreditava que Homem sem Medo
      poderia levar a melhor sobre o Supersoldado?

      http://4.bp.blogspot.com/-Auytp4A3A50/U012IbZ9tII/AAAAAAAAFgA/kWRljHJXOfU/s1600/daredevil+%2343+captain+america+sharp.jpg

      Excluir
  50. As contribuições do Colecionador são fascinantes. Literalmente trechos importantes da História dos quadrinhos no Brasil.

    O codinome original desse cowboy australiano deu uma embolada no meio de campo dos tradutores brasileiros. De "Phantom Ranger" virou "Cavaleiro Fantasma", mesma tradução que deram para as primeiras encarnações do herói "Ghost Rider" no Brasil - chamado também de "Pistoleiro Fantasma" em alguns títulos da editora Edições Outubro e "Cavaleiro da Noite", pela Abril, quando co-fundou os "famosos" Guardiões do Deserto:

    http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/imagens/2012/06/5949person_2276.jpg
    https://lh3.googleusercontent.com/-Qx5jhuSmIbk/VoJmw-2Y_II/AAAAAAAAMsc/NqDTAU32cKM/s800-Ic42/DesertGuardians_001.jpg

    Isso fora o Cavaleiro "antepassado" do Motoqueiro Fantasma, claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, doggma... blz?

      Eu tbm adoro essas capas antigas q servem como "registro histórico" do mercado nacional de HQs em colunas como estas do "colecionador"!

      E vc tem razão... Virou uma salada a tradução e uso do nome do "Cavaleiro Fantasma" no Brasil. E alguns tradutores (q fazem legendas pra filmes) ainda conseguem fazer uma cagada homérica ao chamarem o "Cavaleiro" de "Motoqueiro" (como se existissem MOTOS no velho oeste, rs): Saiu assim numa das versões q assisti do 1º filme!

      E esses "Guardiões do Deserto".... Francamente, não sei se levaram adiante essa ideia, rs!

      Abs!

      Excluir
  51. "E olha que achado! A capa de Gene Colan foi rejeitada, pelos editores na época."


    E aí, VAMP... blz?

    Puxa, q achado mesmo, hein? Capa fantástica essa q foi rejeitada... Achei MTO mais legal q a oficial (com todo respeito ao REI), mas é q ficou fóda o DD enchendo o "capitão" de porrada, rs!

    E obrigado tbm pela pesquisa das datas nessas edições... tá resolvida a dúvida então de quem veio 1º. No mais, acho q rejeitaram a capa do Colan pra não afastar tanto os fãs do "caps" (já q na época esses "equilíbrios" eram uma preocupação pra editora, o q fica visível na quantidade de "empates" nas brigas)!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...