28/06/2014

Cinema em Casa: "O Hobbit", "Kick-Ass 2", "O Azul é a Cor Mais Quente", e mais...

Responda rápido: Qual a melhor adaptação de quadrinhos para o cinema? "Vingadores"? "Batman"? "X-Men"? Calma, antes de responder, assista o polêmico: "O Azul é a Cor Mais Quente" (a 1º adaptação de HQs a levar a cobiçada: "Palma de Ouro em Cannes"). Nesta volta da coluna: "Cinema em Casa", selecionei este e mais alguns filmes que merecem uma conferida no conforto do lar (em DVD, Blu-Ray", ou Torrents, rs):

"O Hobbit" 1 e 2, "O Azul é a Cor Mais Quente", "Kick-Ass 2", "Círculo de Fogo", "Bonitinha Mas Ordinária" (NOVA versão), "O Último Desafio" (Schwarzenegger), "O Protetor 2" (Tony Jaa), e "Seita Mortal" (de Kevin Smith)!!!

Confira abaixo:

"O Hobbit" 1 e 2: Sou leitor do universo de Tolkien (já li todos os livros de "Sr. dos Anéis" e assisti a trilogia - várias vezes - em suas versões normais e estendidas). Porém, havia prometido pra mim mesmo que iria assistir os 3 novos filmes do "Hobbit" apenas quando estivessem todos disponíveis (em DVD), pois achei um exagero dividirem o menor dos livros da série em 3 filmes (com quase 3 horas cada). Mas acabei não resistindo a espera e resolvi conferir esses 2 primeiros: "Uma Jornada Inesperada" e "A Desolação de Smaug". Ambos magníficos e ricamente detalhistas com a obra de Tolkien. Aventura e fantasia em estado primordial (a adaptação da obra que redefiniu todos os conceitos do gênero). Difícil agora será aguardar pela 3º e última parte (que estreia no fim do ano)!!!

"O Azul é a Cor Mais Quente": Eu já havia comentado a HQ aqui no blog (avaliei com alta cotação), mas só assisti o filme agora e fiquei estupefato com o que vi: O filme é infinitamente superior à HQ e merecedor da "Palma de Ouro em Cannes" (sendo a 1º adaptação de HQs a levar a premiação). Enquanto o gibi mostrava uma relação mais "romântica" entre as 2 protagonistas, o filme aposta no mais puro sexo selvagem (com algumas cenas explícitas). E isso faz toda a diferença na caracterização do relacionamento das 2 (uma delas menor de idade): Pois a agressividade sexual dessa relação trará desdobramentos diferentes do que foi visto na HQ (e muito mais impactantes pra trama: com um final pra lá de depressivo). O filme tem 3 horas de duração, cenas tórridas de sexo, um roteiro tenso, e uma interpretação magistral das 2 atrizes principais (raras vezes vi atuações desse calibre). Um filme pra ser aplaudido mesmo. Saiu em DVD (com distribuição exclusiva da Livraria Cultura)!!!

"Bonitinha Mas Ordinária": Demorou (5 anos), mas finalmente foi lançada a nova versão da obra de Nelson Rodrigues (já adaptada pro cinema 2 vezes antes: nos anos 60 e 80 - sendo a versão mais famosa estrelada por Lucélia Santos). Esta 3º adaptação segue o texto, apenas transpondo a trama pros dias atuais. Na história, uma menina é vítima de um (suposto) estupro coletivo e sua rica família tenta lhe comprar um noivo: um suburbano que fica dividido entre a fortuna de um  casamento arranjado e sua dignidade (ao entrar no mundo de decadência moral da burguesia). A obra (também em livro de bolso) tem uma força que resiste ao tempo e torna-se cada vez mais atual com a degradação dos conceitos e valores da sociedade. Foi o "Filme do Mês" no Canal Brasil. Abaixo (no final na matéria) uma FOTO da atriz Letícia Colin ("Bonitinha e Ordinária")!!!

"Kick-Ass 2" + "Seita Mortal": A sequência de "Kick-Ass" mantém o ritmo do 1º: Humor negro e muita porradaria baseada na HQ. Agora o "herói" é treinado (ou espancado) pela menininha "Hit-Girl" (que cresceu bastante). A vida de super-herói pode ser dura quando se encontra pela frente um vilão como: O "Filho da Puta" (O "Red Mist" - que mudou de nome após matar a própria mãe). Jim Carrey faz uma rápida participação. Vale a pena pra quem curtiu o 1º. E a "Seita Mortal" (Red State) é um filme estranho.... começa como um besteirol adolescente (tipo "American Pie") com 3 carinhas indo transar com uma prostituta. De repente, vira um filme de terror quando eles caem nas mãos de uma seita de fanáticos religiosos que exterminam pessoas degeneradas (pra "limpar o mundo"). E por fim, se transforma em filme de ação quando o FBI abre fogo num intenso tiroteio. É maluco e ao mesmo tempo genial (um dos melhores filmes de Kevin Smith - roteirista de: "Demolidor - Diabo da Guarda")!!!

"O Último Desafio" + "O Protetor 2": Schwarzenegger está de volta num filme de ação como nos bons tempos (sem frescuras e matando bandidos sem piedade). Assim é o "Último Desafio" (filmaço de ação - rápido e rasteiro - que também conta com a participação de Rodrigo Santoro e o líder dos idiotas do "Jackass" - impagável, rs). O "Protetor 2" é estrelado por Tony Jaa (de "Ong-Bak"): Pra quem não conhece, ele é o mais próximo que temos atualmente de um sucessor de Bruce Lee. As sequências de luta e pancadaria são impressionantes (pra quem for baixar, procure por: "Tom Yum Goong 2")!!!

"Círculo de Fogo": Quando eu vi esse cartaz na época do lançamento, achei que fosse um plágio dos "Transformers". Mas não tem nada a ver: É uma homenagem aos filmes de monstros japoneses (do mesmo diretor de "Hellboy" e "Labirinto do Fauno": Guillermo Del Toro). Foi uma grata surpresa, o filme é muito bom e envolve a criação de imensas armaduras controladas por pilotos... pra enfrentarem a ameaça de gigantescos monstros vindos do fundo do mar. Destaque pra Ron Perlman (o "Hellboy") que protagoniza as cenas mais engraçadas (inclusive uma durante os créditos finais, rs)! Só tem um ponto negativo: o final foi copiado (na cara-dura) de "Independence Day"!!!

Até+

PS: E a seguir aqui no "Submundo"..... NOVOS "Reviews" (Salvat, Tex, Disney, X-Men, Hulk, e mais). Não percam também: A 1º parte de uma série de matérias sobre "Editoras Nacionais", e vamos relembrar aqui algumas séries canceladas que ficaram em aberto no Brasil ("A Queda do Morcego", A Face Oculta", "Starman", etc)!!!

22 comentários:

  1. Azul é a cor mais quente eu gostei pra caramba, kick ass 2 achei muito ruim. Circulo de fogo assisti pois é do Guilhermo Del Toro mas não gosto de mangas e animes, portanto não gostei (ou melhor, não cheguei a não gostar, mas foi um filme nulo pra mim).

    O Hobbit eu gostei. Tem excessos mas o saldo final foi positivo. Se bem que o Peter Jackson faz um tipo de Cinema de imersão, que quer te colocar no mundo que ele gosta, talvez por isso a falta de criterio em fazer cortes nos seus filmes

    ResponderExcluir
  2. "Um filme pra ser aplaudido mesmo"
    Como vc aplaudio com uma mão só? Lol

    ResponderExcluir
  3. "O Hobbit eu gostei. Tem excessos mas o saldo final foi positivo. Se bem que o Peter Jackson faz um tipo de Cinema de imersão"


    Pior q é bem nessas, né?

    O "Hobbit" tem longas sequências de caminhadas e bate-papo nos acampamentos (durante uma aventura e outra dos personagens).... tudo sem a menor pressa de ser narrado e repassado ao espectador. Eu gosto disso, pois me lembra o ritmo dos gibis do "Tex" (onde tbm não se tem a menor pressa pra se encerrar uma história). Só achei mto forçado mesmo a divisão em 3 filmes.... poderia ter ficado em 2 no máximo (o livro é menor q os anteriores de SDA)!

    O "Kick-Ass 2" eu gostei mais pq assisti antes de ter lido a HQ.... se eu tivesse visto depois, provavelmente eu teria me irritado durante a sessão (pois o gibi é bem mais ousado q o filme - amenizaram bastante algumas cenas do gibi: o filme ainda ficou violento mas o gibi é mais barra-pesada ainda)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. "Como vc aplaudio com uma mão só? Lol"


    Depois de 3 horas de filme.... o bolo já vai ter desandado faz tempo, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. "O Hobbit" 1 e 2 gostei bastante mas acho que no segundo Jackson exagerou um pouco em inventar sub tramas que não existem no livro. Vamos ver como ficara no encerramento.
    Azul e a cor mais quente com certeza sera o filme que ira ser lembrado como melhor representante dessa época atual do cinema.

    ResponderExcluir
  6. blz leo?

    achei kick ass muito pretensioso, ja o 2 é um esculacho so, ate curti.
    não gosto de senhor dos aneis, nem vou ver o hobbit.
    nelson rodrigues é foda, bizarrice na medida certa, ja vi a segunda versão, tb vou ver esta, acho que o joão miguel trabalha bem.
    não li azul, provavelmente vou ver o filme.
    so isso.

    abraço

    ResponderExcluir
  7. Não curti Seita Mortal, achei muita salada. kkk

    O Hobbit é muito bom, pena que o 2 não tem final, no cinema o ninguém acreditou que tinha acabado.

    ResponderExcluir
  8. "O Hobbit" 1 e 2 gostei bastante mas acho que no segundo Jackson exagerou um pouco em inventar sub tramas que não existem no livro."


    Pois é, Marcelo.... tbm percebi no filme algumas coisas q eu não me lembrava de ter lido no livro, e acho q foi mta pretensão quererem "somar" novos elementos à obra. Mas pelo menos o resultado ficou ótimo assim mesmo (embora eu preferisse uma adaptação menos arrastada e dividida em no máximo 2 filmes)!!!

    Qto ao "Azul".... Vou te dizer: pra mim esse foi disparado o MELHOR filme do ano (entre os q vi até o momento). Pois superou de longe a HQ: Nesse caso (diferente do "Hobbit") achei uma sacada genial terem feito uma adaptação totalmente diferente do original: O filme apenas usa as 2 personagens do gibi, e utiliza a mesma trama básica.... Porém, o desenrolar das situações e o final são completamente diferentes da HQ: e ficou bem melhor assim: menos "amor/delicadeza" e mais "sexo/selvageria" na relação (o q leva as protagonistas à um rumo bem diferente do q foi visto no gibi)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. "nelson rodrigues é foda, bizarrice na medida certa, ja vi a segunda versão, tb vou ver esta, acho que o joão miguel trabalha bem."


    E aí, gustavo..... blz?

    O melhor filme da "Bonitinha" ainda é a versão dos anos 80 (Lucélia Santos, Vera Fischer, José Wilker).... mas esse novo remake tbm é mto bom, e esse ator João Miguel tem se destacado como um dos melhores do cenário nacional (assisti um ótimo filme com ele dia desses tbm: "Estômago" - mto bom). A nova "Botinha" (Letícia Colin) tbm é uma excelente atriz (mais conhecida por novelas da Record: tipo "Chamas da Vida"). Já a Leandra Leal ficou devendo nesse filme e fez uma atuação "comportada" demais pro papel (a Vera Fischer mandou mto melhor na versão dos anos 80). Mesmo assim, vale uma conferida!

    e se vc puder.... assista o filme do "Azul": Nem precisa ler o gibi (o filme ficou mto melhor e guarda poucas semelhanças com a HQ)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. "Não curti Seita Mortal, achei muita salada. kkk"


    E aí, Renan.... blz?

    Pois o q eu mais gostei na "Seita Mortal" é justamente a salada q é esse filme, rs.... Gosto dessas coisas malucas e imprevisíveis: e eu jurava pelos 20 minutos iniciais q seria uma comediazinha adolescente na linha "Porky's" e "American Pie" (os 3 moleques só falavam e pensavam baixarias, rs). Aí qdo o tom do filme mudou e virou uma coisa tipo: "Albergue".... eu saquei q estava diante de algo "diferente" do convencional e q não poderia prever como o filme terminaria. Hj em dia, fugir do padrão-comum já é lucro, rs!

    e sobre o final do "Hobbit".... eu ainda lembro qdo vi o 1º "SDA" no cinema: o povão ficou boquiaberto qdo o filme acabou: Acho q mta gente nem sabia q era uma trilogia e achavam q tudo seria concluído ali: pelo menos foi essa a impressão q as caras chocadas da platéia me passaram qdo acenderam as luzes, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu baixei o filme na sessão de terror, então tava esperando algo nessa linha mesmo, talvez isso me decepcionou um pouco. Tem a parte de terror, mas pouca.

      Excluir
  11. Gustavo (TheDoctor)29/06/2014, 11:06

    Leo, qual desses tu tens? Queria Círculo de Fogo e Kick-Ass 2!

    ResponderExcluir
  12. Leo, vc acha que Batman cronicas terá mais volumes ? E será que Superman cronicas poderá ter nova impressão,tendo em vista que a única loja que possui é Comix, e que já se assumiu como uma loja vagabunda que agora especula também ?

    ResponderExcluir
  13. "Eu baixei o filme na sessão de terror, então tava esperando algo nessa linha mesmo, talvez isso me decepcionou um pouco."


    É difícil classificar esse filme mesmo.....

    Eu já fui dono de locadora, mas te confesso q eu tbm não saberia em q prateleira colocar esse filme: Tá mais pra comédia e ação... do q pra terror (mas tbm poderia passar como drama). Sei lá: esse filme é bizarro mesmo, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "Leo, qual desses tu tens? Queria Círculo de Fogo e Kick-Ass 2! "


    E aí, Doctor..... blz?

    Bem, como meu HD já anda superlotado.... atualmente eu tenho assistido e deletado todos os filmes q eu vejo: Pois os melhores eu pretendo comprar em DVD original depois!

    Desses aí, ainda tenho os 2 "Hobbits", "Azul", "Bonitinha", "Kick-Ass 2", "Seita", e "Protetor 2"....

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "vc acha que Batman cronicas terá mais volumes?"


    Oi, BOND.... blz?

    Sim, pelo q me disseram, teremos um "Batman Crônicas 3" pra este ano.... Mas infelizmente não falaram nada sobre uma reimpressão do "Superman 1" (essa eu perdi tbm, e queria mto q fosse republicada)!

    Qto à "Comix".... realmente, a loja não faz mais a menor questão de esconder q partiu pra especulação de gibis. Os preços da loja andam cada vez mais superfaturados: e isso vale mesmo pra HQs q podem ser facilmente encontradas por preços menores em grandes livrarias (Cultura, Saraiva, Fnac). Mas é aquela coisa: enquanto existirem leitores q PAGAM esses preços abusivos: o mercado da especulação estará sempre em alta.... nesse caso, são os próprios leitores q CRIAM esses "monstros" (e e os alimentam). Eu sempre aconselho os leitores a procurarem os menores preços e jamais pagarem mais do q um gibi vale (justamente pra não sustentarem mais esses "mercados paralelos")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. Nunca vi nem li kick-ass, estou devendo isso pra mim mesmo...
    O Protetor é muito bom, não lembro se eu vi o 1 ou 2, era o que ele ia atrás do elefante dele. Já O Último Desafio eu ainda quero assistir.
    E Pacific Rim eu estou esperando quando sai o próximo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago.... tdo bem?

      Com o "Kick-Ass" eu comecei vendo o filme (e só depois li o gibi). Na sequência foi a mesma coisa: assisti o 2º filme (só q neste caso ainda não li o gibi, rs)!

      O "Protetor".... bem, nos 2 filmes tem elefantes, hehe. Mas o 1º filme eu achei ligeiramente melhor: é onde ele espanca uns 50 caras no final (esse 2º tbm é ótimo). "O Último Desafio" eu classifico entre os melhores filmes de ação estrelados pelo Schwarza (tá bem como nos bons tempos). E "Pacific" eu não sabia q ia ter continuação (ficarei de olho)!

      Abs!

      Excluir
  17. Não sei se é muito o seu gênero mas, acabei de ver "Under the skin" com a Scarlett Johanson.

    Filmaço. Um filme cheio de sutilezas e metáforas. E que permite várias leituras. Fazia tempo que não via uma ficção científica nesse nível.

    Só tenho medo do nome que o filme receberá por essas bandas, mas sob a pele é bem explicativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, gustavo..... blz?

      O meu gênero pra filmes é qq coisa q fuja do padrão convencional, rs.... e pelo visto esse q vc me recomendou é bem nesse estilo: já anotei e vou procurar pra ver!

      A Scarlett é uma atriz mais sofisticada.... a molecada em geral só conhece ela dos "Vingadores" e de ensaios sensuais na internet. Mas já assisti vários filmes mais "alternativos" com ela e é uma excelente atriz pra qq estilo. Sem falar q ela tbm estrela um dos meus filmes favoritos de todos os tempos: A adaptação da HQ "Mundo Fantasma"!

      Abs!

      Excluir
    2. "Mundo fantasma" comprei uma vez num supermercado da minha cidade. E nisso ja se foi mais de 10 anos. O tempo passa.

      Under the skin tem no site topdezfilmes com boa qualidade.

      Excluir
    3. Eu comprei o "Mundo Fantasma" como DVD de banca (por 14 pila na época - faz uns 10 anos mesmo)!

      mas a merda é q o filme é em "tela cheia" (uma escrotice comum nos DVDs dessa época)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...