24/07/2013

"Justiceiro" (Prévia): A Estréia da Nova Fase de Greg Rucka....

A nova fase do "Justiceiro" (de Greg Rucka).... chega às bancas em breve numa edição encadernada com 148 pág. (R$ 18,90) contendo as 5 primeiras histórias dessa fase, além da republicação de um clássico de 1974: A 1º aparição do Justiceiro nos quadrinhos (em "Amazing Spider-Man" nº 129)!!!

Nesta postagem.... vcs verão uma prévia das novas aventuras do matador de criminosos, e tbm algumas imagens dessa HQ clássica do Aranha q apresentou o Justiceiro como um vilão à serviço do "Chacal" (outro inimigo do Aranha)!!!

Confira abaixo....

O "Justiceiro" não tem super-poderes.... ele é um vigilante urbano q extermina criminosos utilizando táticas de guerrilha (e até requintes de crueldade). Seria um personagem simples e realista, não fosse o fato de estar inserido em um universo de super-heróis. E é esse detalhe q a nova fase do Justiceiro (de Greg Rucka) tenta explorar: o impacto q a presença de um matador de criminosos teria num mundo de super-seres!!!

Assim, o personagem sofre uma (ligeira) reformulação... tendo por base a versão cinematográfica do filme estrelado por Thomas Jane (em 2004). Por ser um veterano do Vietnã, Frank Castle deveria ter pelo menos uns 60 anos de idade nos dias de hoje (da forma como era retratado na fase MAX de Garth Ennis). Só q agora, ele aparece bem rejuvenescido e enfrentando heróis e vilões fantasiados do Universo Marvel!!! 

A idéia de desenvolver o Justiceiro dentro de um contexto de super-heróis à sua volta é manjada (e nunca funcionou bem).... Mas vindo de uma péssima sequência de histórias anteriores onde tinha virado uma espécie de "Frankenstein", pelo menos esses exageros e absurdos foram deixados de lado agora (o q já é lucro pro leitor)!!!

Pra mim, a melhor coisa desta edição.... é a republicação da 1º aparição do "Justiceiro" (numa clássica HQ do Aranha - imagens acima). Qdo surgiu em 1974, o Justiceiro fora enganado pelo vilão "Chacal" - q o fez pensar q o Aranha era um criminoso e q merecia ser exterminado. Após um quebra-pau básico entre os 2, o mal-entendido é desfeito e o Justiceiro passaria a ser um coadjuvante regular no gibi do Aranha (agora como aliado no combate ao crime)!!!

O sucesso do "Justiceiro" tornou-se uma febre a partir dos anos 80.... qdo o cinema de ação tava em alta com filmes tipo: "Rambo", "Cobra", e "Comando pra Matar". A partir daí, ele passou a ganhar revistas próprias (chegando a ter até 3 mensais simultâneas). Sua fase mais consagrada nos últimos anos foi na linha MAX (pra maiores de 18): na qual a tônica era o realismo gráfico em tramas exageradamente violentas e com fortes críticas sociais e políticas!!!

Este encadernado traz tbm uma história curta ("Marvel Double-Shot" 4), já publicada no Brasil.... onde o Justiceiro enfrenta o "Demolidor" (devido aos conflitos ideológicos dos 2 personagens: cada qual defendendo um lado específico da LEI e da justiça)!!!

Até+

34 comentários:

  1. Eu não sei, posso estar errado ou falando besteiras, até pq conheco muito pouco do Justiceiro. Penso que é um personagem muito mal aproveitado, poderia ter um enorme potencial e jamais deveriam misturar o Justiceiro com esses super-herois com cuecas por cima das calças ou com uniformes carnavalescos, me desculpem mas é a minha opiniao.
    Deveriam recriar o Justiceiro e ambientar as estorias do cara em cenarios do cotidiano enfim da vida dura que a maioria do povo leva. O justiceiro deveria ser um personagem heroi e ao mesmo tempo anti-heroi e suas estorias deveriam ser realmente violentas e com palavreado mais pesado. Nada de bobeiras com super-herois ou coisas muito fantasiosas.
    Queria muito ver um Justiceiro mais sério, com estorias mias adultas, elaboradas.
    Por favor se existirem estorias publicadas aqui no Brasil do Justiceiro desse naipe, me avisem/indiquem.
    É uma pena que quadrinho americano ainda seja tão quadradão, amorfo e politicamente correto. As pessoas crescem, os tempos são outros, mundo mudou que tal mudar um pouquinho?

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não curtir esse tipo de quadrinhos, pois nunca me interessei pelos super heróis (mesmo o Justiceiro não sendo um), também nunca curti desenhos retratando pessoas com perfeição, digamos assim... sempre preferi outros tipos de "traços" e histórias contendo humor de uma forma geral, sei lá... Mas gostei de ler teu post, bem explicativo e com uma ótima análise. Assim também saio um pouco do meu "Disney world", hehehe!

    ResponderExcluir
  3. A fase dele na Marvel Max tinha tudo haver mais com ele, pois sempre achei o Justiceiro meio que deslocado nessa realidade de super heróis. Muito embora os tempos mudaram, os heróis estão cada vez mais cheios de problemas existenciais e que não escapam de problemas mais humanos.

    ResponderExcluir
  4. "Queria muito ver um Justiceiro mais sério, com estorias mias adultas, elaboradas.
    Por favor se existirem estorias publicadas aqui no Brasil do Justiceiro desse naipe, me avisem/indiquem."


    Oi, amigo... essas histórias adultas existem sim: vc descreveu perfeitamente o q é o "Justiceiro" em sua versão do selo MAX (pra maiores de 18 anos). Ali, víamos o personagem enfrentando os criminosos da vida real: tráfico de escravas (no arco: "Os Escravistas"), conspirações governamentais ("Mãe Rússia"), e uma história bem barra-pesada mostrando o Justiceiro na prisão!!!

    Todo esse material adulto tinha violência explícita (cabeças explodindo, gente sendo enforcada com os intestinos, e coisas do tipo), além de uma linguagem bem chula... essa fase foi publicada aqui na (já cancelada) revista mensal do "Demolidor" e tbm em "Marvel MAX" (já cancelada tbm). Mas ambas as revistas ainda se encontram em sebos e lojas!!!

    na fase MAX não tinha nada de gente fantasiada não... e o Justiceiro tava mais velhão (aparentando uns 60 e poucos anos de idade, já q era veterano do Vietnã)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. "Assim também saio um pouco do meu "Disney world", hehehe!"


    Oi, Nanda... eu sei como é isso, pois passei mtos anos preso ao mesmo gênero (super-heróis Marvel), e é coisa de 5 anos pra cá essa minha experimentação por outros gêneros (comecei a colecionar Disney só em 2009)!!!

    Hj em dia é essa variedade de gêneros q me faz permanecer ligado no universo das HQs. E eu costumo ler um de cada tipo: termino um gibi da Marvel, e já passo pra linha adulta Vertigo, Disney, TEX, MAD, Recruta Zero, e material europeu (Moebius, etc)!!!

    só não me aventuro mto pelos mangás... pq aí o custo seria alto demais e tbm pq se eu fizesse isso, teria q passar o dia inteiro trancado em casa lendo gibis, rs!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. "sempre achei o Justiceiro meio que deslocado nessa realidade de super heróis"


    Não combina nem um pouco mesmo.... e cedo ou tarde, acabam fazendo alguma merda com o personagem: ele já virou ANJO, Frankenstein, e coisas do tipo. Tudo isso, pq os roteiristas de super-heróis não sabem o q fazer com um matador de criminosos num universo de super-heróis!!!

    e mais pra frente nessa fase do Rucka... vai haver esse conflito: qdo o Aranha convoca até os Vingadores pra caçar e deter o Justiceiro (esse vai ser o tema do arco final da fase Rucka: q bela bosta, rs)!!!

    Mas vale lembrar q ainda faltam umas 20 histórias da fase MAX (de Jason Aaron) pra serem publicadas no Brasil... (um dia essa fase volta a sair aqui - espero)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. LEO, você sabe se a Marvel publica a linha Max do Justiceiro, mesmo com essa nova HQ do personagem?

    E tu sabe se a Panini vai publicar mais encadernados da fase MAX?

    Seria maneiro se publicassem desde o comecinho.

    ResponderExcluir
  8. "A capa e o miolo desse encadernado são legais?"


    Oi, Fabiano.... a capa é cartonada e o miolo é em LWC (melhor q o papel das mensais)!!! sobre as críticas... o Justiceiro é um daqueles personagens q sempre esteve envolvido em polêmicas até mesmo pela sua própria natureza de ser um serial-killer q mata criminosos. Nos gibis, a polícia e outros heróis o tratam como um psicopata perigoso (um serial-killer mesmo)!!!

    eu sou um grande fã do personagem (é um dos meus 3 favoritos na Marvel: junto com o Aranha e Surfista Prateado)... mas sou bem exigente qto à qualidade dos roteiros!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. "você sabe se a Marvel publica a linha Max do Justiceiro, mesmo com essa nova HQ do personagem?"


    Infelizmente a fase MAX já foi cancelada lá fora... mas saía junto com revistas do universo tradicional sim (a Marvel considera o selo MAX um universo à parte)!!! porém, ainda falta sair aqui toda a fase MAX escrita pelo Jason Aaron (são mais de 20 edições)... esse material tava previsto pra ser publicado ainda este ano (só q em outro formato - talvez em capa-dura)!!!

    sobre sair desde o começo... bem q podiam retomar os encadernados da fase do Garth Ennis (só saiu o 1º arco até agora: "Bem-Vindo de Volta, Frank"). Deviam continuar a partir daí até chegar na fase MAX do Ennis (apesar de q seriam uns 10 encadernados pra mais)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. o justiceiro é um dos meus heróis favoritos com um tempo atrás ele já foi chamado de anti-herói , mas com o tempo isso foi deixado de lado agora com essa fase do Greg Rucka agora pelo que eu vi nas imagems agora o justiceiro pode ter um ton mais sombrio mesmo com o cancelamento da Marvel max a algums tempos a Marvel ainda publica essas hqs com tons de suspensse e drama ou me comfirme se eu estiver errado
    abraços

    ResponderExcluir
  11. "um tempo atrás ele já foi chamado de anti-herói"


    Bem, "anti-herói" ele sempre foi e continua sendo... afinal, matar pessoas (mesmo q sejam criminosas) é contra a lei, rs. Inclusive, o Justiceiro é caçado pela polícia por ser um foragido (ele fugiu da prisão um tempo atrás, onde estava condenado à pena de morte pelos inúmeros assassinatos q cometeu)!!!

    a fase do Rucka já foi cancelada lá fora tbm (teria material pra uns 4 encadernados ao todo)... mas ela se manteve num estilo sombrio (mesmo com a participação de heróis e vilões fantasiados)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. Acompanhei um pouco a fase MAX, pois na época fui assinante da Marvel. Confesso que tenho bastante HQ ainda ensacada que não cheguei a ler. Mas sempre lia Justiceiro,Foolkiller e Terror Inc.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. "sempre lia Justiceiro,Foolkiller e Terror Inc."


    A revista MAX foi uma das mensais q eu + curti colecionar em toda minha vida... me lembrava os bons tempos de "Superaventuras Marvel" por trazer um mix variado e com um teor mais adulto e violento q a média geral da marvel!!!

    em breve estarei postando aqui no blog uma matéria especial sobre a MAX... é uma matéria q eu já vinha preparando desde q fiz aquele post sobre a "Paladinos", mas agora q o assunto veio à tona neste tópico, vou agilizar essa postagem pro qto antes (só falta eu descolar umas capas em qualidade boa)!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "em breve estarei postando aqui no blog uma matéria especial sobre a MAX"

    Show de bola, LEO! Se precisar, eu posso digitalizar algumas capas das edições que tenho, ok?

    ResponderExcluir
  15. "Se precisar, eu posso digitalizar algumas capas das edições que tenho, ok?"


    Brigadão mesmo, Marcio...

    Eu até já consegui algumas, só q ainda vou procurar melhor pra ver se acho com + qualidade do q as q eu tenho... mas se precisar eu te aviso então, blz?

    valeu pela ajuda!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigado por responder Leo (eu sou o carinha que deixou o primeiro comentário aqui rs).

    Ah, então existe um Justiceiro mais adulto, sério e porra louca rs. Bom saber disso.

    Esse material do justiceiro vai sair por aki ainda? Vi vc falando q saia na mensal do Demolidor ou algo assim, mas nao compraria esse material pq nao sou tão fã assim do Demolidor.

    Cara lendo as coisas que vc escreveu me empolgou ler Justiceiro MAX. Pq a Panini não publica esse material hein?

    Aqui no seu blog vc ja escreveu alguma materia a respeito do Justiceiro Max, caso sim por favor me passe o link.

    Muito obrigado
    abs

    ResponderExcluir
  17. O que mais gostei do Justiceiro e considero até hoje a melhor estória(minissérie) do personagem foi "Circulo de Sangue", recomendo.
    E na minha humilde opinião até que ele se saía bem quando havia a presença do Homem Aranha, Demolidor e Capitão América, eu gostava muito...rsrs...agora nunca gostei do selo MAX justamente por se tratar de um universo à parte assim como o Ultimate, dá a impressão que pode acontecer de tudo e não ter nenhuma sequência para o personagem por isso essas linhas paralelas acabam sendo canceladas....

    ResponderExcluir
  18. lançamento de X-O Manowar #2:26/07.

    nesta edição acontece a estreia de um dos super-heróis mais perigosos de todos os tempos: BLOODSHOT!

    Em breve, irão divulgar detalhes sobre a edição #3.

    ResponderExcluir
  19. "Aqui no seu blog vc ja escreveu alguma materia a respeito do Justiceiro Max"


    Ainda não... mas nas próximas semanas vou postar aqui uma matéria sobre a revista "Marvel MAX" (onde saía essa fase adulta do Justiceiro)!!! A panini já publicou a fase MAX do Garth Ennis inteira aqui no Brasil... mas é bem possível q um dia essa fase saia encadernada tbm (pedidos de leitores pra q isso aconteça não faltam, rs)!!!

    Porém... como eu falei num comentário acima, da fase MAX ainda falta sair aqui os 4 arcos escritos pelo Jason Aaron (esses sim, devem ser lançados qdo menos se espera, já q são uma cronologia à parte dessa fase do Rucka)!!!

    Da fase MAX... eu te garanto q não tem do q reclamar: é disparada a HQ + violenta e extrema já produzida pela Marvel (se equipara à "Preacher" e "The Boys" em excessos de violência, linguagem chula e abordagens adultas)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "O que mais gostei do Justiceiro e considero até hoje a melhor estória(minissérie) do personagem foi "Circulo de Sangue"


    Bem lembrado... esse arco foi justamente o 1º dos anos 80 q redimensionou o Justiceiro pro papel de protagonista (ao invés de continuar sendo mero coadjuvante do Aranha)!!! Tenho esse arco num almanaque em formatinho da Abril... mas tbm saiu em partes em "Superaventuras Marvel"!!!

    sobre a linha MAX... um dos motivos dela não ter ido pra frente foram as críticas dos leitores ao compararem a MAX com a linha Vertigo. Por mais q eu gostasse da MAX, tirando os excelentes roteiros do "Justiceiro" (Garth Ennis), o resto beirava o medíocre. Ao contrário da Vertigo, a Marvel não tinha entendido pra pra um gibi ser considerado "ADULTO", não bastava entupir os diálogos com palavrão e mostrar sangue e tripas o tempo todo: e a julgar pelas últimas séries da MAX, a linha meio q se resumiu apenas à isso (não q EU achasse ruim, mas entendo q faltava mesmo algo a mais q a Vertigo tinha e a MAX não)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "lançamento de X-O Manowar #2:26/07."


    Valeu, Rian... essa eu tô bem na pilha pra ver qualé a desse "Bloodshot" (q promete mesmo)!!!

    espero q semana q vem já venha pras bancas daqui... e se vier com as 2 opções de capa, vou escolher aquela mais colorida (a outra ficou mto escura)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. È leo ,bem que eu queria esta capa também mas e poderá sair como capa variante mas espero que seja esta capa mesmo a outra saiu bem escura demais mas iria sair bem legal
    abraços

    ResponderExcluir
  23. e também tem lançamento de THE WALKING DEAD #10 e Os Mortos-Vivos - Volume 12 para este final mês .

    ResponderExcluir
  24. E ai Leo!
    Achei um link das hqs do Justiceiro MAX. Gostaria de saber se sairam apenas essas edições mesmo lá nos EUA ou tem mais alguma? Eu to lendo, to no volume 7.
    http://www.artehqs.com.br/2011/01/justiceiro-max.html

    Leo, no Brasil saiu algum encadernado do Justiceiro MAX? Caso sim, qual? E o Fury Max vc curtiu?

    ResponderExcluir
  25. Oi Leo, tenho algumas histórias do Justiceiro na coleção, e gosto do perfil do personagem.

    Também acho que ele é mais próximo da realidade do que o fantástico mundo dos Super-Heróis, e por isso fica melhor nos roteiros mais densos.

    Alguns personagens conseguem reunir elementos diversos, na formação do caráter, e para mim, o Justiceiro é assim. Ele mata, e tem seu próprio critério de justiça, o que admiro num personagem de quadrinhos. Abç.

    ResponderExcluir
  26. "THE WALKING DEAD #10 e Os Mortos-Vivos - Volume 12 para este final mês ."


    Essas 2 já saíram, Rian... mas devido a um atraso na loja onde eu compro minhas HQs, ainda não comprei a dos "Mortos-Vivos 12" (acompanho essa série pelos encadernados mesmo)!!!

    por falar nisso... durante a semana q vem, pretendo fazer uma maratona aqui em casa e assistir toda a Temporada 3 do seriado dos mortos em 2 madrugadas no máximo!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "no Brasil saiu algum encadernado do Justiceiro MAX? Caso sim, qual? E o Fury Max vc curtiu?"


    Da linha MAX do justiceiro saíram aqui 3 encadernados em capa-dura com histórias inéditas... mas os 3 são escritos por autores q vieram após o Garth Ennis (e antes do Jason Aaron). Nesse link q vc postou com os scans tem toda a fase do Aaron, mas tá faltando a do Ennis (q foram 60 edições: todas publicadas aqui nas mensais do "Demolidor" e "Marvel MAX"). Aqui tem as capas de todas as ed. MAX do Justiceiro (pelo menos pra vc visualizar as ed. q precisa buscar):

    http://www.mycomicshop.com/search?TID=494601

    Resumindo: do nº 1 ao 60 (é do Ennis)... do 61 ao 75 (são 3 arcos de autores variados)... e a fase do Jason Aaron começou uma nova coleção a partir do nº 1 (e são todas essas q tem no link q vc postou)!!!

    Abs!

    PS: Ah, o "FURY" MAX é sensacional tbm... recomendo (foram 3 mini-séries, sendo q a 3º ainda tá inédita no Brasil)!!!

    ResponderExcluir
  28. "Também acho que ele é mais próximo da realidade do que o fantástico mundo dos Super-Heróis, e por isso fica melhor nos roteiros mais densos."


    Verdade, Paulo... pra mim, quem melhor trabalhou a personalidade do Justiceiro foi o Garth Ennis mesmo na fase MAX. Segundo o autor, o Justiceiro começou a se formar antes do assassinato de sua família:

    A história: "Nascido para Matar"... mostra o Justiceiro ainda no Vietnã exterminando seus próprios colegas após alguns deles terem cometidos crimes de estupro e assassinatos numa aldeia. A guerra teria forjado o perfil do Justiceiro... e a morte de sua família tempos depois teria apenas trazido de volta a guerra na mente de Frank Castle. Ele considera q estamos em guerra contra o crime e age como um soldado nas ruas!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. Será que o criador do Justiceiro se baseou naquele filme do Charles Broson?.

    ResponderExcluir
  30. "Será que o criador do Justiceiro se baseou naquele filme do Charles Broson?"


    Em parte sim... pois foi o sucesso do filme "Desejo de Matar" (com Bronson) q levou o escritor Garry Conway (o mesmo q matou a Gwen Stacy) a criar o Justiceiro: só q ele fez uma cópia/plágio do personagem da literatura pulp: "O Executor" (de 1969)!!!

    Não bastasse isso, há quem afirme tbm q até mesmo o "Esquadrão da Morte" brasileiro (q chegou à imprensa mundial com notícias de extermínio de criminosos)... teria servido pra adotarem o visual da caveira no uniforme (q era um dos símbolos do esquadrão)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. "Garry Conway (o mesmo q matou a Gwen Stacy)"

    Oi Leo, desculpe atravessar uma observação. Mas, este é um dos momentos mais marcantes das hqs em todos os tempos. A morte de Gwen Stacy parecia quase "real", na época. Abç.

    ResponderExcluir
  32. "A morte de Gwen Stacy parecia quase "real", na época"


    Nem me fale, Paulo... pois eu ainda era uma criança (8 anos de idade) qdo senti o impacto direto da morte da Gwen numa edição do Aranha da RGE!!! Foi chocante demais na época, ainda mais considerando q mortes em gibis de super-heróis não eram tão comuns. Tanto, q a morte de Gwen é inesquecível até hj (passados 40 anos desde q a HQ foi publicada pela 1º vez)!!!

    Sem dúvida... uma história impactante como poucas já escritas até hj!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  33. Léo, chegou hj no meu fornecedor de banca! Gostei, apesar de achar um pouco inferior ao Justiceiro do Garth. E ah, no final da história clássica do Amazing 129#, tem um recordatório avisando que ainda nesse mês (parece que planejaram a porra do atraso pra sair em agosto) terá as cobiçada coleção histórica do aranha! segura a imagem da prova! http://img163.imageshack.us/img163/9065/itfw.jpg

    ass - rafael xD

    ResponderExcluir
  34. "terá as cobiçada coleção histórica do aranha!"


    Opa... mas q excelente notícia, Rafa!!!

    bem q eu tava achando um silêncio estranho em torno dessa coleção do Aranha, rs. Mas ainda bem q agora temos a 1º confirmação OFICIAL desse lançamento (valeu pela foto)!!!

    e pode deixar q qq novidade quanto ao conteúdo dessa série... eu vou ficar de olho, blz? (essa vai merecer uma matéria especial pra cada edição lançada)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...