24/08/2012

"Protótipos" (Parte 2): Veja as Primeiras Versões de: "Superman", "Homem-Aranha", "Homem de Ferro", "Coisa"... e mais!!!

Nesta 2º parte da matéria sobre "PROTÓTIPOS" de famosos personagens das HQs.... veremos como surgiram as idéias e os primeiros esboços de heróis e vilões q um dia se tornariam conhecidos mundialmente:

"Superman" (em sua versão preliminar de 1934), "Homem-Aranha" (em seu 1º esboço na versão de Jack Kirby), "Homem de Ferro", "Visão", "Fanático", "Coisa", e "Hulk"!!!

Confira essas curiosas (e raríssimas) imagens logo abaixo....


Na ordem.....

-"Superman": A 1º aparição oficial do personagem aconteceu em "Action Comics" nº 1 (de 1938)... mas a imagem q abre esta matéria é um "Protótipo" feito em 1934 (mas q foi recusado na época)!!!
-"O Reino do Superman": Em 1933, os futuros criadores do Superman produziram um conto onde o personagem se torna um vilão após ser criado por um cientista louco (curiosamente ele se parece com Lex Luthor nessa imagem em P&B). A história fracassou, mas alguns anos depois eles acertariam a mão, rs!!!
-"Homem-Aranha": Esse esboço mostra a evolução do personagem, q inicialmente seria mto parecido visualmente ao "Cap. América" (inclusive com as mesmas botas de bucaneiro)!!!
-"Homem de Ferro": Em seu protótipo numa daquelas revistas de monstros da Marvel....
-"Fanático": Nessa ed. de "Amazing Adventures", vemos o q seria a 1º versão do "Fanático" (um dos + fortes vilões dos X-Men, q aqui é chamado de "X" - e usa o mesmo capacete e bordão q usaria no futuro: "Nada pode deter o Fanático")!!! 
-"Hulk": Apesar do mesmo nome, esse personagem voltaria a ser utilizado pela editora com outro nome em futuras histórias dos "Defensores" (onde enfrentaria tbm o "Hulk" q todos conhecemos)!!!
-"Coisa": mesmo q não se pareça mto, esse tal "Pildoor" (do espaço sideral) é considerado o protótipo do "Coisa" (do 4F)... e essa revista tem um elevado valor de mercado por conta disso!!!
-"Visão": E pra encerrar... vc confere abaixo o "Visão" em sua versão dos anos 40 (mesmo nome e aparência, só muda os poderes e origem):

Até+

PS 1: Leia a 1º parte desta matéria (com outros protótipos) neste LINK: "PROTÓTIPOS" (PARTE 1)!!! 
PS 2: Tbm recomendo uma conferida pra quem quiser saber + sobre os primórdios do "Superman" neste blog (q eu usei como fonte referente ao Superman): "Fortaleza do Kal"!!!

20 comentários:

  1. Isso fez me lembrar um dos primeiros rascunhos de V de Vingança, sendo que a principio, ele teria um V no peito mas logo em seguida isso foi descartado.

    ResponderExcluir
  2. Esse Hulk ta impagável!!!

    Imaginem a cena do "Hulk Smash" do filme dos Vingadores com esse visual, hein!

    ResponderExcluir
  3. "Isso fez me lembrar um dos primeiros rascunhos de V de Vingança, sendo que a principio, ele teria um V no peito mas logo em seguida isso foi descartado. "


    Eu não sabia dessa, Marcelo....

    valeu pela dica, vou procurar pra ver se acho esse rascunho do "V" pra uma 3º parte desta matéria (q será + focada nos protótipos de "Batman" e "Justiceiro")!!!

    o "V" vai combinar bem com esses outros vigilantes urbanos....

    Brigadão mesmo pela dica!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  4. "Imaginem a cena do "Hulk Smash" do filme dos Vingadores com esse visual, hein!"


    Toscão mesmo, hein?? hehe...

    eu tenho um gibi do Hulk da RGE ("Almanaque Hulk 2") onde esse monstro aparece: mudaram o nome dele pra "Xamus" (ou algo assim, não lembro agora)!!!

    ele tbm tem poderes mentais e telepáticos, rs....

    foi usado como vilão em histórias dos "Defensores"!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Viajei no tempo com o seu blog. Já tô na meia idade, mais ainda sou fascinado por quadrinhos, principalmente os infantis. Brotoeja, Brasinha, Disney, Gasparzinho... que saudade do tempo em que mundo era mais inocente!

    ResponderExcluir
  6. E aí Leo!? Parabéns !!!

    Vc sabe que eu curto muito esse tipo de matéria. Já te disse isso!! Tudo que valoriza a história eu acho legal, pois coloca o presente em perspectiva e nos permite ver o futuro de forma diferente!

    Nossa cara... que coisa hein!? As ideias estavam todas lá antes do Lee/Kirby entrarem em ação. A gente vê que a genialidade não é necessariamente criar algo totalmente novo, mas é pegar idéias até já existente e vesti-las com uma roupa interessante e que traduzam o pensamento da época!

    Valeu Leo!!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  7. Excelente ver tudo isso e constatar como a concepção inicial vai mudando com o passar do tempo. Acho que a grande maioria dos personagens acaba passando por algo do tipo. Alguns exibem mudanças pequenas e outros já mostram uma diferença enorme.

    Interessante.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eles estão bem melhores agora!!rrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  9. "Viajei no tempo com o seu blog. Já tô na meia idade, mais ainda sou fascinado por quadrinhos, principalmente os infantis. Brotoeja, Brasinha, Disney, Gasparzinho... que saudade do tempo em que mundo era mais inocente! "


    Oi, Carlos... tdo bem???

    seja bem-vindo ao blog e sinta-se à vontade pra comentar e criticar sempre q puder, blz?? Aqui as atualizações são constantes e eu respondo todos os comentários!!!

    Tbm sou de meia-idade e ainda sou fascinado pelo universo dos quadrinhos (de todos os gêneros, mas de preferência os clássicos, hehe)!!!

    Não deixe de conferir tbm nos "Marcadores" (canto direito do blog)... matérias anteriores q já fiz sobre a Disney: q incluem prévias de antigos álbuns de luxo q sairam aqui nos anos 70, tipo: "Grandes Duelos: Morcego Vermelho X Mancha Negra", "Cinqüentenário Disney", e matérias sobre as revistas: "Disney Especial" e "Almanaque Disney" (com várias capas clássicas)!!!

    e ainda esta semana postarei aqui no blog uma matéria especial sobre os 70 ANOS do Zé Carioca... (tô trabalhando nela e selecionando as melhores capas pra postagem)!!!

    Tbm acho q vc vai curtir esta matéria no LINK abaixo:

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2012/08/popeye-em-nova-revista-mensal-trazendo.html

    é sobre a nova (e excelente) revista do POPEYE!!!

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  10. "Vc sabe que eu curto muito esse tipo de matéria. Já te disse isso!! Tudo que valoriza a história eu acho legal, pois coloca o presente em perspectiva e nos permite ver o futuro de forma diferente!"


    Valeu, Marcelo!!!

    eu tbm gosto mto de pesquisar e buscar esse material raro pra escrever matérias desse tipo....

    acabo descobrindo cada coisa q eu sequer imaginava q existisse num passado tão longínquo (antes do surgimento oficial da Marvel)!!!

    mas curiosamente... boa parte desses protótipos tbm foram produzidos pela dupla Lee/Kirby (q basicamente só reaproveitaram e reformularam boa parte do q faziam antes de elaborarem o Universo Marvel a partir de 1961)!!!

    os caras eram geniais... mesmo "reciclando" algumas de suas maiores criações!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. "Excelente ver tudo isso e constatar como a concepção inicial vai mudando com o passar do tempo. "


    Verdade, Fabiano...

    todo artista acaba passando por isso tbm: e com o tempo acabam mudando o traço e até características dos seus personagens!!!

    dia desses eu tava lendo uma história do Carl Barks dos anos 40... e q diferença na arte diante do q ele faria depois, hein??

    tbm ando revendo alguns dos primeiros episódios dos "Simpsons", e as mudanças foram gritantes com o passar dos anos!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  12. "Nossa, eles estão bem melhores agora!!rrsrsrsrsrs"


    Já pensou se o Aranha tivesse mantido aquele uniforme onde ficava parecido com o "Cap. América"?

    aquele coldre no cinto seria pra uma pistola (de teias), hehe...

    o Stan Lee fez bem em vetar esse protótipo e mandar o Aranha de volta pra prancheta até chegarem ao visual definitivo, rs!!!

    e o q dizer do "Superman careca e magalomaníaco" (de 1933)??? Pelo menos 1 ano depois desse conto (em 1934) já chegaram à uma versão aproximada do q seria o futuro uniforme do super!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  13. "dia desses eu tava lendo uma história do Carl Barks dos anos 40... e q diferença na arte diante do q ele faria depois, hein??"


    Vixe! Demais!!! O pato era mais pescoçudo, desengonçado e muito mais irritado. Só que mais engraçado também. O Pato Donald é sempre demais... sou suspeito pra falar dele!!!

    ResponderExcluir
  14. "tbm ando revendo alguns dos primeiros episódios dos "Simpsons", e as mudanças foram gritantes com o passar dos anos!!!

    Abs!!!"


    Vixe! Nem me lembro mais dos primeiros episódios dos Simpsons... já se passou muito tempo!

    Mudou tanto assim???

    ResponderExcluir
  15. "Mudou tanto assim???"


    demais mesmo....

    o traço era mais tosco e a movimentação mais lenta (em matéria de traçoe animação houve uma evolução considerável)!!!

    porém, as histórias eram + realistas (sem exageros típicos de desnhos animados - os "Simpsons" era algo + próximo da vida real: hj tem mto exagero)!!!

    pra mim, as melhores temporadas são as 10 primeiras... sendo q as 5 últimas eu ainda não assisti!!!

    ResponderExcluir
  16. Eu vejo esporadicamente na FOX.

    Mas eu já cheguei a ver frequentemente na época da Globo, acho que foram as duas primeiras temporadas.... mas a Globo "chupa" tanto nas exibições de suas séries que larguei mão, na época.

    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  17. oi leo so sugerindo um post de animaçoes da DC e da MARVEL

    ResponderExcluir
  18. "oi leo so sugerindo um post de animaçoes da DC e da MARVEL"


    E aí, blz??

    brigadão pela sugestão, bróder...

    anotei e vou ver se descolo umas imagens ou melhor ainda: uns LINKS de onde baixar ou assistir os desenhos clássicos da marvel!!!

    eu tenho gravado em DVD vários dos anos 60 (aqueles "desanimados" do Homem de Ferro e Aranha).... e os dos anos 90 (Aranha, X-Men, 4F, e Surfista)!!!

    pra mim são os melhores...

    Valeu mesmo!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  19. "Teve mesmo uma parte 3 ? Aqui eu não achei"


    Oi, Matheus... Ainda não rolou a 3º parte:

    Eu resolvi reformular esta coluna e pretendo relançar ela no 2º semestre (entre as novidades q farão parte do novo visual do blog). Mas a ideia é manter esta coluna com pelo menos umas 5 postagens ao todo (incluindo estas 2 primeiras)!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...