01/01/2012

Retrospectiva 2011: As Melhores e + Polêmicas HQ's do Ano.....

2011 já passou.... mas deixou ótimas lembranças (pelo menos no mundo das HQ's). Tivemos de tudo um tanto pra todos os gostos, gêneros e bolsos dos leitores: Gibis de 1,99 até 150 Reais. Encadernados de luxo pras livrarias e encadernados econômicos pras bancas. Material clássico sendo republicado e lançamentos inéditos no Brasil. Novas coleções.... e a conclusão de séries há mto esperadas (razão pela qual escolhi: "Preacher - o Álamo" pra iniciar esta matéria, rs)!!!

Vertigo, Marvel, DC, Disney, Tex, Conan, Cripta, Dreadstar, Mortos-Vivos, e mto mais....

Confira abaixo as melhores edições.... e as séries q brilharam e se destacaram nas bancas e livrarias durante o ano q passou:

Nenhuma retrospectiva de 2011 conseguirá listar TODOS os melhores gibis lançados no ano passado, pois foram milhares deles pra todos os tipos de públicos e pelas mais variadas editoras. Assim, selecionei aqui aqueles q tiveram maior destaque entre os leitores: especialmente devido à qualidade narrativa e gráfica (todos eles já foram comentados e analisados em matérias anteriores aqui no blog). Começarei com o encadernadão de luxo: "Conan - o Libertador".... q traz numa única ed. a saga q narra a trajetória de Conan ao trono da Aquilônia (onde ele mata um rei tirano e assume o reinado q irá lhe trazer ainda mais ameaças e perigos: pois um povo dito "civilizado" jamais aceitaria pacificamente q um "bárbaro" usurpasse o trono). O caminho q leva Conan à se tornar um REI é tortuoso e repleto de traidores, conspirações e batalhas sangrentas. Uma obra-prima dos quadrinhos e uma das maiores e melhores sagas de aventura já escritas (baseada nos livros originais de Robert Howard - criador de Conan)!!!

Outro lançamento importante da Editora Mythos.... foram as 2 ed. de "Cripta", q publica na ordem as histórias clássicas de terror da revista "Eerie" (q serviram de base pra "Kripta" da RGE - grande sucesso no Brasil nos anos 70). São várias histórias curtas de terror (produzidas em 1965) envolvendo assassinos psicopatas, monstros das profundezas, lobisomens, múmias, fantasmas, alienígenas, satanismo, magia negra.... e todas as outras formas de terror q vc puder imaginar. Pra quem curte um terrorzão da pesada não existe nada melhor do q essa coleção!!!

"Dreadstar - A Odisséia da Metamorfose".... é a grande obra-prima de Jim Starlin (q já escreveu as melhores sagas cósmicas dos quadrinhos: incluindo a "Saga de Thanos" pra Marvel). Nesse encadernado da Devir (q eu já postei uma prévia aqui no blog) o leitor verá pela 1º vez como começou a saga de Dreadstar (o último sobrevivente da nossa galáxia) em uma série q permanecia ainda inédita no Brasil. Produzida no começo dos anos 80, Dreadstar é uma referência no gênero da ficção científica e um gibi obrigatório pra quem curte sagas cósmicas com roteiros inteligentes!!!

A linha Disney tbm teve um excelente ano..... com mta variedade de especiais e almanaques com material clássico. "Disney BIG" (um almanacão de 300 pág. com republicações) se manteve firme no posto de melhor gibi Disney nas bancas. Trazendo uma ótima seleção de histórias q inclui desde clássicos dos anos 30 e 40 (como por exemplo: a 1º aparição do Pato Donald de 1934 q saiu em BIG 11), passando por obras consagradas de grandes mestres Disney (Carl Barks, Don Rosa, Paul Murry, Renato Canini) até histórias mais contemporâneas (dos anos 90 pra cá).... a revista BIG se destaca tbm pela quantidade de personagens no mix, q vão desde os + famosos (Donald, Mickey, Tio Patinhas, Zé Carioca) até personagens menos conhecidos do grande público e das novas gerações (Morcego Vermelho, Agente 00-Zéro, Prof. Ludovico).

E não bastasse esse gibizão de 300 pág. bem variadas.... Ainda tem o reforço dos "Almanaques" de 84 pág. (q custam menos de 5 reais) e q tbm trazem material raro de diversas épocas. São 10 almanaques um pra cada personagem (Donald, Mickey, Tio Patinhas, Zé Carioca, Pateta, Margarida, Prof. Pardal, Pluto, Peninha, e Super-Heróis Disney) com periodicidade variável.... uns são bimestrais e outros semestrais (totalizando 36 por ano)!!!

"Pateta Faz História" publicou na íntegra todas as ed. da série (mtas delas ainda permaneciam inéditas no Brasil) em 20 Vol. semanais. O Pateta tbm se deu bem em 2011 ganhando uma nova revista mensal só pra ele. Pode-se dizer q foi literalmente o "Ano do Pateta", rs. Já os especiais: "Escoteiros-Mirins" e "Natal de Ouro 2" tbm eram mto esperados pelos leitores Disney, e ambos trazem uma ótima seleção de histórias.... porém, os 2 especiais causaram mta polêmica devido à problemas gráficos q incluíam: péssima impressão (borrada e fora de foco em certas pág.), pág. viradas de cabeça pra baixo, pág. faltando (teve um lote faltando cerca de 30 pág) e o leitor interessado nesses 2 gibis, teve q suar a camisa pra encontrar exemplares sem defeitos desse tipo (q era um caso evidente pra "recall" do produto)!!!    

Na linha adulta "Vertigo".... o lançamento + esperado foi a última ed. da polêmica série "Preacher" (sobre a qual já escrevi uma série de 3 matérias aqui no blog). Após 15 anos de uma angustiante espera pelo final da série (famosa por uma suposta "maldição" na qual pelo menos 7 editoras q haviam publicado o título foram à falência sem concluir a trama) o leitor brasileiro finalmente viu seu tormento chegar ao fim com o Vol. 9 ("O Álamo") q encerra a longa jornada do revendo Jesse Custar em busca de vingança contra Deus. Pra 2012 a Panini anunciou o relançamento das primeiras ed. da série (q na minha humilde opinião é disparada a melhor e + audaciosa de toda a linha Vertigo)!!!

"100 Balas".... tbm mereceu destaque com 4 encadernados nas bancas: além da republicação dos Vol. 1 e 2 da série (anteriormente lançados pela Pixel) tivemos tbm o Vol. 6 ("O Detetive Enquadrado") e o Vol. 7 ("À 7 Palmos), mostrando q a conspiração por trás do enigmático e diabólico Agente Gravis é uma das mais bem articuladas tramas policiais dos últimos tempos.

Outras séries Vertigo (e Wildstorm) q tbm tiveram vários encadernados lançados ao longo do ano foram: "Y - o Último Homem" (Vol. 5, 6, e 7), "Ex-Machina" (Vol. 6 e a republicação dos 2 primeiros), "Sandman" Vol. 2 (outra ed. "graúda" de 150 reais), "Loveless - Terra Sem Lei" Vol. 3 e 4 (q concluíram essa série), e "Daytripper" (dos brasileiros Moon & Bá, q foi considerado um dos melhores encadernados do ano por público e crítica: não só do Brasil, mas do mundo todo)!!!

"Hellblazer" ganhou uma nova coleção em formato econômico (capa-cartão com orelhas) custando apenas 20 reais e republicando pela 1º vez no Brasil a série em ordem cronológica (já q anteriormente era uma salada: com editoras publicando tudo fora de ordem e pulando diversas histórias). Agora finalmente o leitor poderá ler a série na sequência correta e conhecer as origens do mago canalha e picareta "Constantine" (e ver como ele passou a perna no diabo e pagou caro por isso)!!! Já saíram os 2 primeiros Vol. "Pecados Originais" e "Triângulos Infernais" (sobre os quais tbm já comentei aqui no blog em matérias individuais)!!! 
 
Já a série "Fábulas"..... veio com 4 encadernados em 2011: Vol. 7 ("Noites da Arábia"), 8 ("Lobos"), 9 ("Filhos do Império") e 10 ("O Bom Príncipe"). Além de ter gerado a mini-série: "João das Fábulas" (ainda em andamento). A trama narra a vida dos personagens das fábulas infantis: Branca de Neve, Lobo Mau, Pinóquio, João (aquele do Pé-de-Feijão), e vários outros.... q fugiram do mundo das fábulas pra nossa realidade, e agora precisam se adaptar à vida (e à violência) urbana do mundo atual!!!

Tbm tivemos algumas polêmicas mudanças editoriais na linha Vertigo..... a começar pelo aumento de pág. de alguns dos encadernados em capa-dura (q passarão a ter o dobro de pág. q o habitual pra acelerar logo o final das séries). Os primeiros q sofrerão essa mudança serão os próximos Vol. de "Transmetropolitan" (q teve apenas o Vol. 2: "Tesão Pela Vida" lançado durante o ano) e da melhor série de guerra da atualidade: "ZDM" (q tbm teve apenas o Vol. 3: "Obras Públicas" em 2011).

Outros destaques de 2011....

-"Cap. América" (com filme de sucesso em cartaz, teve 2 encadernados de luxo: "Soldado Invernal" e "Ameaça Vermelha", além de uma nova revista mensal: "Cap. América & Vingadores Secretos")!!!
-"A Liga Extraordinária: 1969" (de Alan Moore - com essa capa psicodélica acima)!!!
-"Os Mortos-Vivos" (o sucesso do seriado de TV "Walking Dead" alavancou 3 encadernados nas bancas: o Vol. 5 ("A Melhor Defesa"), 6 e 7!!!
-"Mundo Fantasma" (disparado o melhor gibi "alternativo" do ano - q na verdade chegou aqui com quase 15 anos de atraso... e já teve um filme baseado nele: "Ghost World")!!!
-"Deadpool" (o "Mercenário Tagarela"... e sua cabeça-zumbi de outra dimensão... ganharam uma revista própria, q é a mais divertida, engraçada e insana nas bancas)!!!
-"Tex 500" (o Ranger do velho oeste atingiu o marco invejável de 500 ed. publicadas no Brasil)!!!
-"Superman Vs. Muhammad Ali" (A Luta do Século)!!!
-"Robinson Crusoé" (o 1º Vol da belíssima coleção da L&PM de "Clássicos da Literatura em Quadrinhos)....

Bem.... acho q já tá de bom tamanho essa retrospectiva, né, pessoal???

Desculpem se faltou um q outro título nessa lista.... como como eu disse no começo, seria impossível cobrir TODOS os melhores gibis de 2011, pois teve tanta coisa boa (e ruim tbm) q essa foi apenas a "peneirada" q eu fiz com os momentos q achei + marcantes do ano (claro q cada leitor tem seus preferidos e mtos podem até ter detestado a maioria dos títulos q listei aqui, mas pelo menos serviu pra todos nós vermos o quão amplo e diversificado é este universo de HQ's q tanto apreciamos, não é)???

Até+

e Feliz 2012 pra todos os leitores do "Submundo HQ" (e obrigado a quem conseguiu ler tudo isso q eu escrevi até o final, rs)!!!

8 comentários:

  1. Foi uma boa retrospectiva, sim.
    Só que eu não comprei Natal de Ouro Disney 2. Simplesmente perdi a empolgação. Pra ser bem sincero, comprei só a do Pateta. Ontem foi que comprei aquelas revistas de Herói para começar o ano lendo elas.

    Feliz 2012!

    ResponderExcluir
  2. ÓTIMA RETROSPECTIVA. LEO, FAÇA TAMBÉM UM RANKING COM OS MELHORES LANÇAMENTOS DO ANO NA SUA OPINIÃO.

    ResponderExcluir
  3. "ÓTIMA RETROSPECTIVA. LEO, FAÇA TAMBÉM UM RANKING COM OS MELHORES LANÇAMENTOS DO ANO NA SUA OPINIÃO."


    Brigadão mesmo, Danilo!!!

    meu TOP 10 de melhores do ano (q são os 10 gibis de 2011 q eu escolheria se tivesse q salvar de um incêndio e só pudesse carregar esses 10 comigo seriam):

    1) Preacher - o Álamo
    2) Mundo Fantasma
    3) Dreadstar
    4) Cripta 2
    5) Conan - o Libertador
    5) Disney BIG 11 (q tem a 1º aparição do donald de 1934)
    6) Pateta Faz História 20
    7) 100 Balas 6
    8) Mortos-Vivos 5
    9) Mortos-Vivos 6
    10) Disney BIG 12 (só pela história dos "7 Fantasmas" dos anos 40)!!!

    Abração, e valeu!!!

    PS: se quiser, pode postar seu ranking aqui tbm... fique à vontade!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  4. LEO, PELA SUA LISTA FIQUEI COM VONTADE DE COMPRAR OS MORTOS VIVOS. VC PODERIA ME INFORMAR SE OS VOLUMES SÃO DE HISTÓRIAS FECHADAS OU INDEPENDENTES. PROVAVELMENTE COMPRAREI O VOLUME 1 E DEPENDENDO DO GOSTO E DA GRANA MENSAL, COMPRAREI O RESTANTE. É PAPEL COUCHÉ E CAPA DURA, ESTOU CERTO?

    ResponderExcluir
  5. Ae, Danilo... blz??

    cuidado... os "Mortos-Vivos" é uma série contínua (cada encadernado continua no próximo). É uma novela só q com mortos-vivos como pano de fundo, rs!!!

    a série vai mostrando o dia-a-dia de um pequeno grupo de sobreviventes num mundo onde (quase) todo mundo virou zumbi. Porisso vai longe, pois são sempre os mesmos personagens centrais (e uns novos a cada arco)!!!

    cada encadernado custa uns 30 pila.... mas é em formato livro (pouco menor q o americano) e capa-cartão.

    minha sugestão: assista a 1º temporada do seriado de TV "Walking Dead".... se vc gostar, certamente irá curtir o gibi, pois é uma adaptação fiel, só mudando o rumo de alguns personagens!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  6. VALEU PELA INFORMAÇÃO LEO. VOU ASSISTIR.

    ResponderExcluir
  7. Ola Leo, sou novo no meio de quadrnhos e queria perguntar: essa serie preacher é tao boa assim?? e a panini vai lançar todas as edições que nao estao a venda mais?? procurei e só vi da 7,8,9 a venda! Vc pode me passar link de onde vc viu essa informação?? Obrigado! Ate...

    ResponderExcluir
  8. "Ola Leo, sou novo no meio de quadrnhos e queria perguntar: essa serie preacher é tao boa assim?? e a panini vai lançar todas as edições que nao estao a venda mais?? "


    oi, Val... tudo bem???

    eu recomendo q vc dê uma lida antes nestas 3 matérias q fiz sobre a série PREACHER:

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2011/09/preacher-o-alamo-o-final-da-serie.html

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2011/10/preacher-parte-2-deus-e-o-diabo-na.html

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2011/10/preacher-parte-3-todos-os-pecadores.html

    com certeza todas as tuas dúvidas sobre o conteúdo da série serão sanadas nessas matérias (pois falei sobre cada arco e o q esperar deles)!!!

    é uma série q vai agradar a muitos e desagradas a outros tantos (devido aos temas polêmicos q aborda)... eu até sou suspeito pra falar pq essa é minah série favorita entre todas da Vertigo, rs!!

    a Panini vai lançar sim a série desde o início.... e o Vol. 1 foi prometido pra este ano!!!

    na verdade os primeiros encadernados saíram por outras editoras (Devir e Pixel).... a panini vai republicar as 6 primeiras da devir e Pixel (q ela - a Panini - nunca tinha publicado antes)!!!

    a fonte dessas informações na verdade são os comentários dos próprios editores no blog oficial da vertigo.... tudo q eu noticio aqui no Submundo eu uso como fontes os editores e tbm funcionários de gráficas e lojistas (amigos meus) q sempre recebem informações quentinhas e privilegiadas, rs!!!

    qdo eu não consigo de uma fonte... eu tento em outra, hehe!!

    mas essas do relançamento de Preacher foi o próprio OGGH (editor da Vertigo) q falou nos comentários!!!

    Abs!!!

    e qq dúvida sobre PREACHER, pode perguntar... q é meu assunto preferido da linha Vertigo (e tbm pretendo comprar tudo de novo desde o início - pois a tradução e impressão da Devir e Pixel não eram das melhores)!!!

    Até+

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...