17/02/2024

"SPAWN - O Soldado do Inferno" (Especial): Origens e Nova Fase pela Panini...

O "Spawn" está de volta... E agora pela Panini, depois de passar por várias editoras no Brasil: Abril, Pixel, HQM, Pandora, e New Order). O Soldado do Inferno retorna em 2 publicações distintas: Uma de "Origens" (republicando a fase inicial /clássica do personagem nos anos 90) e outra com a cronologia ATUAL (que já se encontra por volta do nº 300 da série americana)! 

Nesta matéria especial... veremos o conteúdo completo dessas 2 edições da Panini e uma breve retrospectiva da trajetória (bastante conturbada, diga-se de passagem) de "Spawn" no Brasil!

Confira abaixo:

O "Spawn" foi criado por Todd McFarlane (Homem-Aranha) em 1992... De início, ele seria parte de um universo compartilhado da Editora Image (pra rivalizar com as gigantes Marvel e DC), mas logo uma briga interna entre os sócios-fundadores causou um racha na Image (o que fez a origem de "Spawn" ser adulterada com um "retcon" às pressas, já que o anti-herói seria originalmente morto por um personagem de outro artista). Al Simmons era um agente da CIA, traído e assassinado em uma emboscada armada por seu chefe. Indo diretamente pro inferno, Simmons negocia com o demônio "Malebólgia" e ganha super-poderes pra retornar ao mundo dos vivos em busca de vingança. Em seu encalço, vem também o palhaço "Violador" (um servo demoníaco que vigia os passos de "Spawn" no submundo de Nova York). Enfrentando demônios, mafiosos, psicopatas, e assassinos de aluguel, "Spawn" mistura ação e terror com roteiros rasos mas um visual bem estiloso (à la anos 90)! A revista do "Spawn" fez grande sucesso pela Editora Abril, rendendo 150 edições e vários especiais e mini-séries ("Ângela", "Feudo de Sangue", A "Bíblia do Spawn", A "Caçada ao Poderoso Chefão", "Batman/Spawn"), além de uma revista spin-off chamada: "A Maldição de Spawn" (que teve 12 números com HQs do universo do personagem)! Pela Pixel, "Spawn" teve mais 28 edições e uma série de 3 encadernados: "Armagedom"! Pela Pandora, a mini-série: "Medieval Spawn/Witchblade" (de Garth Ennis)! Pela HQM: "Herança Maldita" (encadernado)! E pela New Order, 3 encadernados: "Ressurreição", "Guerra Contra Satã", e "Hellspawn"!
 
"Spawn - Origens" (Vol. 1): Sobre as edições da Panini... Esta coleção republica toda a fase clássica desde o começo. O 1 Vol (capa-cartão, 176 pág, R$ 19,90) encaderna as 7 primeiras HQs de "Spawn" (CAPAS acima - tiradas das edições da Editora Abril). É o início a saga que fez um estrondoso sucesso desde que começou a ser publicada nos EUA em 1992, causando uma verdadeira revolução na indústria dos quadrinhos (ao menos pra fins comerciais e de valores de mercado, é claro). A capa do encadernado é exclusiva de Greg Capullo (artista que substituiu McFarlane depois de um tempo na série regular do "Spawn"), e a edição traz ainda: todas as capas originais da série e comentários do criador, escritor e desenhista McFarlane. A coleção "Origens" está programada pra ter mais de 10 Vol. e a dúvida que fica apenas é em relação ao Vol. 2, se ele trará as polêmicas edições de nº 9 e 10? Lembrando que o nº 9 foi proibido de ser republicado por um tempo devido à briga jurídica entre Todd X Neil Gaiman (criador da personagem "Ângela", que hoje pertence à Marvel) e o nº 10 é o crossover com "Cerebus" (que chegou a ter um projeto no Catarse pela Editora Futura no ano passado e não atingiu a meta - sendo cancelado em seguida). A informação que a Panini me passou é de que ambas as edições estarão no Vol. 2 (MAS prefiro esperar o anúncio oficial no site da editora pra ter certeza, rs)!
 
"Spawn" (Vol. 1): Quanto à outra edição da Panini (CAPA acima do nº 1 da Abril, com fundo branco)... Ela marca o retorno do emblemático personagem aos quadrinhos no Brasil (depois de sua trajetória tortuosa por outras editoras - a última foi a New Order). Além de ser o ponto de partida perfeito para quem quiser se inteirar de tudo o que aconteceu na vida do atormentado Al Simmons até os dias de hoje, o vol. inicial desta coleção (capa-cartão, 160 pág, R$ 44,90) ainda traz o fantástico nº 300 da série "Spawn", que se tornou a HQ independente mais bem-sucedida e longeva de toda a história. As tramas, os vilões, os mistérios e todos os grandes eventos na vida do anti-herói estão aqui neste livro com histórias escritas pelo criador Todd McFarlane e ilustradas por Jason Shawn Alexander. E ainda a participação dos artistas convidados que ilustram a edição 300: Greg Capullo, J.Scott Campbell, Jerome Opeña e o próprio McFarlane! A edição reúne: "Spawn" 296-300 (INÉDITO no Brasil)!
 
Até+

19 comentários:

  1. Eu acompanhei a popularidade do personagem não através das HQ mas sim pela revista Heroi que quase sempre falava alguma coisa sobre o personagem. A primeira HQ que eu comprei com ele foi aquela que ele se encontrou com o Batman e mais nada. Conheci mais a origem do personagem através da péssima adaptação para o cinema e pela ótima animação que merece ser lembrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Na época eu cheguei a pegar as 12 primeiras revistas do "Spawn"... mas parei pq não tava conseguindo acompanhar tanta coisa (sendo q além de uma grande quantidade de títulos q saíam nas bancas em meados dos anos 90, eu tbm vivia enfurnado nos sebos do centro comprando gibis antigos, rs)!

      O FILME do "Spawn" eu reassisti faz pouco tempo... Envelheceu mto mal (eu tinha visto no cinema em 97 tbm), mas não é de todo ruim: O palhaço (Violador) ROUBA o filme todo na ótima interpretação do John Leguizamo (irreconhecível na maquiagem). Tem bastante ação e tal, mas os efeitos em CGI no final são sofríveis, hehe. Meu filho (de 5 anos) adorou o filme! O desenho eu vi na época, mas não me lembro direito (só lembro q era bem sombrio e fiel ao gibi)!

      Abs!

      Excluir
  2. Nunca li Spawn e tô a fim de embarcar nessa republicação da série clássica! Se eu gostar, quem sabe não pego a nova também? Só conheço o personagem pelo filme (legalzinho para a época) e pela ótima série da HBO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Gustavo... blz?

      Eu gostei na época das 12 primeiras edições, e acho q vou gostar de novo relendo elas HJ... Não li mto além disso, mas vou pegar tbm essa edição nº 300 pq sei q ela faz uma retrospectiva de toda a carreira do "Spawn"!

      O FILME envelheceu mal, revi ele há poucas semanas mas meu filho adorou, rs...

      Abs!

      Excluir
  3. Fala, Leo, blz?

    Infelizmente, ou felizmente hehe..., quando o material Image chegou por aqui eu já estava meio de saco cheio de ler gibis de heróis, então não tive o (des)prazer de comprar nada, apenas li alguns emprestados de amigos.

    Mas o preço do primeiro volume de "clássicos" até que está convidativo, diferente da fase "atual", que achei muito caro. Talvez até pegue para dar uma lida.

    Acho que a única coisa mesmo que me empolgou com o Spawn foram os bonequinhos, que estavam anos luz do que era produzido na época. Cheguei até a comprar o Medieval, que era bem maneiro. Tinha um amigo meu que fez a coleção completa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente os bonequinhos do Spawn eram sonho de consumo quando criança ... mas nunca vi pra vender em lojas físicas, nem piratinha acho que não tinha (os piratinhas não tinham descoberto o Spawn na época, eu acho)

      Felizmente hoje os Marvel Legends estão bem melhores. Então mesmo com um pouco mais de $ prefiro usar o dinheiro de outras maneiras. Mas um dia pego um Spawn pra mim hehe

      Excluir
    2. Guilherme e Vinícius... blz?

      Concordo com vcs, amigos... e as figuras de ação da linha "Spawn" são visualmente mto bacanas. Eu tenho uma miniatura custom do "Spawn" q postei uma vez aqui no blog e é impressionante mesmo, confiram neste LINK:

      https://4.bp.blogspot.com/-gZcskh9DlT0/Vxn5feuRihI/AAAAAAAAalw/DA0UW44X5ugK6zgyU0d9CpY4qmE5OfRyACLcB/s1600/DSC01321.JPG

      Os bonecos oficiais do "Spawn" pela empresa do McFarlane até hj são referência no colecionismo pela riqueza de detalhes... mas dos originais não tenho nenhum, infelizmente!

      Abs!

      Excluir
  4. Fala comandante! Poxa, acho que esse anúncio de Spawn pegou muita gente de surpresa, inclusive eu. Mas bem que alguém, em algum grupo (não lembro qual) tinha cantado essa pedra quando saiu o rumor que a New Order não tinha renovado os direitos.

    Spawn é ruim mas é bom: ruim comparando o ápice da Marvel/DC dos anos 70/80 (o ápice dessas editoras na minha humilde opinião) mas bom comparando com o que tem saído agora.

    Li até a edição 80 e conto nos dedos (acho que de uma mão só inclusive kk) as histórias que são realmente marcantes. E boa parte delas não foi escrita pelo Macfarlane hehe
    Curto a arte dele, especialmente no Aranha e no Hulk mas como roteirista ele deixa a desejar.
    Dito isso até mesmo pelo preço de R$19,90 devo pegar o volume 1, e também o volume 2 SE vierem as edições 9 E 10 americanas. Esse é o melhor do Spawn, dali é só ladeira abaixo kk
    Se tivesse grana sobrando até continuava a coleção, inclusive os números atuais, mas em tempos de vacas magras é preciso priorizar e aí com tanta republicação melhor Spawn fica pra depois.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Vinícius... blz?

      Te confesso q essa foi surpresa pra mim tbm, amigo... Afinal, não desconfiei q a Panini fosse publicar "Spawn": Mesmo ela tendo publicado os 2 crossovers com o "Batman", pois achei q era só por causa do morcego e q ficaria só naquilo!

      O fracasso do projeto de "Spawn" 10 (crossover com o "Cerebus") no Catarse pela Editora Futura... tbm me fez desacreditar q voltassem a investir no personagem qdo mesmo uma simples campanha pra uma edição raríssima dele acabou naufragando por falta de apoiadores!

      Mas considero uma grata surpresa a investida da Panini... e já peguei a edição com o "Batman" pra começar, rs. Vou pegar essas 2 novas tbm: A coleção "Origens" (q vou fazer toda) e a edição com o nº 300!

      "Spawn é ruim mas é bom: ruim comparando o ápice da Marvel/DC dos anos 70/80 (o ápice dessas editoras na minha humilde opinião) mas bom comparando com o que tem saído agora."

      Perfeita definição do q penso a respeito do personagem tbm, hehe... Eu não teria dito melhor!

      Abs!

      Excluir
  5. Oi Leo!
    Até que demorou muito para a Panini começar a publicar Spawn, que ficou no limbo por muitos anos, mesmo sendo forte comercialmente!
    Na época da Abril eu comprei Spawn até a edição de número 10, e nesta última que comprei edição, caiu a ficha e eu vi que o universo Image não era tudo isso que diziam (as revistas americanas da época), não era coeso, e um monte de idéias recicladas da Marvel e DC, fora a arte do Todd McFarlane que acabei enjoando! Fiquei somente com os pavorosos crossovers dele com o Batman!!
    Sempre achei que faltava desenvolvimento ao personagem, já estava cansando a história dele ficar se lamentando de tudo que aconteceu a ele, só ficava no lance Malebolgia, Violador, Mônica, etc, andando em círculos!
    Bati o martelo, e decidi não encarar nem a republicação clássica do personagem. Não tem jeito Spawn não é pra mim!!
    Eu assisti ao filme em VHS em 1999, pois não passou nos cinemas por aqui!
    Na época já achei os efeitos bem fracos, e imagino que hoje estejam no patamar de "toscos"!
    Nunca mais assisti, estando ele na minha lista de obras de HQs "pra se ver uma vez só na vida!", que é o caso de "Nick Fury", "Liga da Justiça" de 1997, "Kull", "Capitão América" de 1990, "Superman-O Retorno", "Superman III, e IV", dentre outros!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      O "Spawn" é um daqueles personagens q milagrosamente fazem MAIS sucesso no Brasil do q em outros países... A fanbase do "Spawn" por aqui tornou ele um fenômeno de vendas nos anos 90 pela Abril (embora não tivesse repetido o mesmo sucesso pelas editoras seguintes, mas aí pode ter sido por outros motivos envolvendo formato de publicação, preço pouco convidativo, e falta de um melhor direcionamento de marketing pra buscar o público: já q as editoras de menor porte não tinham o mesmo alcance da Abril)!

      Na época, eu tava no hype do "Aranha" pelo McFarlane... e embarquei no "Spawn" até o nº 12 da Abril e até o nº 8 da "Maldição de Spawn" (essa eu gostei mais pq era focada na "SUTURA": Uma vilã q buscava vingança contra paramédicos q a estupraram - pesada e violenta essa história)!

      Por coincidência, comprei ontem o "Batman/Spawn" da Panini (uma repescagem q fiz)... mas só a edição de "clássicos" (a nova edição - com o crossover atual deles - já tinha esgotado)!

      O FILME do "Spawn" eu reassisti há poucas semanas com meu filho... Achei q envelheceu mal (qdo vi no cinema me parecia melhor, rs), os efeitos são mto ruins (CGI nas coxas, mesmo pra época - e olha q essa possa foi feita 5 anos depois do 1º "Jurassic Park", hahaha)! Mas meu filho curtiu bastante, principalmente as cenas de ação (q são boas mesmo) e o visual em geral (além das tiradas do "Violador" - q rouba o filme e meu filho comparou com o "Coringa": lembrando q o moleque é fã do Jóker tbm, rs)!

      "Nick Fury", "Liga da Justiça" de 1997, "Kull", "Capitão América" de 1990, "Superman-O Retorno", "Superman III, e IV"

      Ruinzinha mesmo essa lista, hein? Desses aí, o melhorzinho pra mim é o "Super 3" (gosto mto da atriz q faz a lana e torcia pelo romance deles mais do q com a lois - q eu achava um purgante), seguido do "Fury" (q tem uma atriz gata no papel da condessa - Lisa Rinna, se não me falha a memória)! O resto é inassistível, kkk!

      Abs!

      Excluir
  6. Saudações "McFarleanas" comandante Leo!

    Sobre esta postagem o que tenho a dizer é que se trata de um lançamento que não me desperta interesse. Tenho sempre dito lá no grupo de bate papo do SubmundoHQ no "zap" do meu desprezo e indiferença em relação a criação do escritor/desenhista Tod McFarlane. Trata-se de um personagem que tentei gostar, acompanhei várias edições quando lançado pela Abril, que inclusive foi um sucesso de vendas. Era dito que na época chegava a vender mais que qualquer publicação da Marvel e DC.

    Contudo o personagem não me cativou. E explico porque, sempre achei que se tratava de uma colcha de retalhos sua origem, motivações e poderes. O "Mc Tod" juntou elementos de heróis consagrados, o Batman, Motoqueiro Fantasma e Justiceiro pra dar vida ao seu "Soldado do Inferno". Contudo ficou um amalgama mal acabado e insosso onde não vingou o carisma e apelo dos personagens originais. E note não há nada demais em se "inspirar" em ícones consolidados para dar vida a uma criação, apenas é preciso ter em mente que a chance de nunca sair da sombra dos originais é maior do que o contrário.

    Pra mim o maior "case" de sucesso de um personagem baseado em outros de sucesso, trata-se de "Zagor - O Espirito da Machadinha". Seu criador Guido Nolitta, pseudônimo do editor da Bonelli Sergio Bonelli em várias ocasiões declarou que sua ideia foi homenagear seus grandes heróis da ficção. Sua criação tem elementos de Tarzan, Fantasma, Robin Hood e Zorro. E desta vez a mistura deu liga, e com o tempo Zagor consolidou uma mitologia própria e até características individuais a sua personalidade. Em suma meu bolso agradece esse lançamento da Panini vou economizar uns bons lulos pra outras prioridades.

    É isso comandante um abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Concordo com vc, amigo... Na época do lançamento do "Spawn" pela Abril, eu recém tava recomeçando minha coleção de gibis (após aquele "hiato" forçado de 10 anos em q me mantive afastado dos quadrinhos), e acabei me deixando influenciar pelo HYPE em torno do "Aranha" do McFarlane (q eu acompanhava nas mensais). Assim, embarquei no bonde do "Spawn", kkk!

      Fui até o nº 12... e parei. Foram 2 os motivos q me fizeram parar na ocasião: 1º o financeiro, já q eu tava na pilha de "reconstruir" minha antiga coleção perdida e vivia enfurnado nos sebos do centro da cidade catando e gastando rios de dinheiro (na época eu trabalhava numa locadora de vídeo e ganhava uma grana paralela implementando um sistema de vídeo-games e aluguel de cartuchos pra galera jogar no local, rs). Mesmo assim, comprar gibis raros da EBAL, Bloch, RGE, e primórdios da Abril em sebos dos anos 90 custava CARO e chegou um ponto em q passei a priorizar os gibis antigos de sebo do q os novos nas bancas!

      O 2º motivo... foi qdo percebi q a Image mal começou e já tinha se perdido completamente. Os sócios-fundadores da editora (entre eles o McFarlane) quebraram o pau entre si e tiveram q meter logo de cara um RETCON na origem do "Spawn" (q inicialmente seria assassinado por outro personagem de outro criador - algum membro do Youngblood, se não me engano - me corrijam se eu estiver errado, por favor). Isso me fez torcer o nariz pro planejamento editorial da Image, além dos roteiros pífios em geral (os gibis apostavam mais no visual do q em bons roteiros)!

      O q mudou na minha visão sobre o "Spawn" hj em dia? Bem, eu diria q a péssima qualidade dos gibis atuais da Marvel e DC tem me empurrado pra uma "revisional" dos anos 90... Digo: Os gibis ruins de hj, estão me fazendo rever gibis q eu perdi ou não acompanhei direito nos anos 90. O "Spawn" entra nesse bolo, e arrisco dizer q já não acho mais tão ruim qto eu achava na época (claro, tá longe de ser uma HQ relevante em termos de roteiro e criatividade, mas até q pra ação e terror "gore" - cada vez mais raro hj em dia - tá valendo). Não é um gibi q eu recomende pra quem busca ou está mais acostumado com roteiros bem elaborados e tal, mas vou acabar fazendo a coleção de "Origens" pelo menos!

      Entre as "inspirações" de Spawn... Eu citaria tbm: "Venom" (o uniforme dele é um simbionte, rs); "Gatuno" (são mtas as semelhanças tbm com o vilão do "aranha"), e "Fantasma da Ópera" (o herói trágico e apaixonado pela mulher q seguiu a vida com outra pessoa)!

      Qto ao "Zagor"... aquele amigo atrapalhado dele (O "Chico") pra mim é o "Sargento Garcia" (do "Zorro") escrito, kkk!

      Abs!

      Excluir
  7. Estou feliz que os fãs enfim terão seu gibi finalmente republicado, apesar de todos os problemas que a gente reclama, se não fosse a Panini nunca teríamos publicações de longa duração, ela terminou the walking dead coisa que eu temia que dificilmente rolaria, logo será Invisible, vai vendo.

    Vou deixar passar a Origens pois já vi que essa fase inicial é bem fora do meu gosto, mas estou curioso com o material recente, vou ver se é divertido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, André... blz?

      Bem lembrado, amigo... Tudo leva a crer q a Panini irá abraçar o "Invencível" de novo no Brasil (o HYPE do desenho animado na TV tá popularizando o personagem). Ele teve 4 Vol. lançados pela HQM e depois nunca mais, rs!

      "Walking Dead" me surpreendeu até a velocidade com q a Panini publicou a série inteira (q eu completei)... e diga-se de passagem, tão republicando toda a coleção desde o início novamente!

      Abs!

      Excluir
  8. Fala Léo, embora não goste muito do personagem, reconheço sua importância, lembro da primeira vez que ouvi falar dele foi na revista " HEROI " e quando saiu pela Abril, fizeram um estardalhaço, como um personagem diferente de tudo, comprei as 11 primeiras edições, que pra época era um padrão de luxo, me empolguei no início, mas depois fui perdendo o entusiasmo, até fui assistir o filme, às animações eram excelentes, mas enfim, marcou uma era, isso é inegável, depois de ler essa matéria, até me deu vontade de revisitar, vou dar uma olhada por scan. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Bah, q coincidência... a 1º vez q ouvi falar no "Spawn" TBM foi pela saudosa "Herói" (a nossa revistinha quebra-galho pra informações antes da internet discada, hahaha)!

      Eu vou pegar essas 2 edições da Panini pra ver se me entusiasmo em seguir adiante (pelo menos com a fase "clássica")... pois na época comprei só as 12 primeiras e sempre quis ter ido mais além (tipo até o nº 100)!

      Ontem eu fiz uma repescagem na loja daqui e peguei o "Batman/Spawn"... ainda não li, mas já valeu a compra por ser baratinho e escrito pelo Frank Miller (uma HQ dele q eu não tinha na coleção)!

      Abs!

      Excluir
  9. Outro dia li em Scan "Batman Vs Spawn"Vol.1 achei boa. E li uns 5 anos atrás a HQ do Spawn: "Herança Maldita". Não lembro se gostei. Não sabia que o Spawn era o " Information Society" dos quadrinhos. Pra quem não sabe o Brasil é o único país que dá mais lucro por pessoal da banda. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Renato... blz?

      Eu já embarquei nesse revival do "Spawn"... Justamente comprando a edição clássica de "Batman Vs. Spawn" (falta agora o NOVO encontro dos 2 e mais as 2 novas coleções da Panini: "Origens" e nº "300" em diante)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...