28/12/2022

"Retrospectiva 2022": Os Fatos e Lançamentos Que Marcaram o Ano...

2022: Um ano que entrará pra História do Brasil e do Mundo... Seja pelo cenário político (cada vez mais caótico), econômico (cheio de incertezas), e sócio-cultural (com uma mudança de paradigma na guerra entre o conservadorismo e o movimento "woke" na indústria do entretenimento). Seja como for, 2022 nos trouxe MUITAS HQs maravilhosas (que é o assunto que nos interessa aqui, rs)!

Foram diversos lançamentos ao longo destes últimos 12 meses... E nesta "Retrospectiva", listei os 50 fatos e HQs mais importantes E/OU polêmicos do ano (claro que teve muito mais coisas além disso, mas elaborei a lista com base nos assuntos mais comentados aqui no "Submundo" e em outras redes)!

Confira abaixo, e Feliz 2022 pra todos os leitores do "Submundo":

1) "TOP 10 - Contra o Crime" (de Alan Moore): A "Ed. Definitiva" de uma das melhores HQs de Moore!
2) "TEX" tem vários títulos CANCELADOS: "Tex Ouro", "Ed. Histórica", "Platinum", "Tex em Cores", e "Tex Especial Colorido" tiveram suas publicações encerradas. Porém, NOVAS coleções surgiram no lugar: "Tex OMNIBUS" (que teve 2 Vol. este ano), "Tex Bis", e "Tex Especial"!
3) "Conan - O Bárbaro" OMNIBUS Vol. 3-4: Republicam a gigantesca: "A Saga da Rainha da Costa Negra"!
4) "Batman - Acossado": Encadernado deluxe que se passa no início da carreira do vigilante noturno em seu 1º grande desafio contra o nefasto "Dr. Hugo Strange"!
5) O "Esquadrão Supremo" da Marvel: Uma versão alternativa da "Liga da Justiça" da DC (com personagens genéricos inspirados em cada membro da "liga") ganha um encadernado com sua fase mais emblemática (anos 80)!
6) A "Mulher-Hulk": Ganha um OMNIBUS com a fase BYRNE (anos 80) e uma série de TV bastante controversa (que teve inúmeras críticas negativas pelos efeitos ruins, roteiro fraco, e feminismo panfletário, MAS que trouxe uma aguardada volta do "Demolidor" nas produções da Marvel)!
7) "X-Men - Lendas": Teve 3 Vol. com a proposta de retomar a fase anos 90 com artistas da época (Fabian Nicieza, Walt Simonson, entre outros)!
8) "Dr. Estranho - No Multiverso da Loucura": O 2º FILME do Mago Supremo é sucesso de bilheteria e faz render uma série de encadernados nas bancas: "Dr. Estranho - Antologia", "Dr. Estranho Vs. Drácula" (Marvel Vintage), "Dr. Estranho - Shamballa", etc!
9) "The Batman" estrela um polêmico filme que divide a fanbase do morcego (alguns - EU incluso - odiaram a escolha do ator principal: Sojado pra caramba e inadequado pra representar um "Batman" nas telas, enquanto outros gostaram do clima mais sombrio e realista do filme)!
10) Os "Melhores do Mundo - A Era de Prata": 2 TIJOLOS da Panini que resgatam HQs antigas e ingênuas estreladas por "Super" e "Batman"!
11) A "Era de Ouro" (Mythos): Uma magnífica antologia mostrando os personagens que marcaram A Era de Ouro dos quadrinhos (anos 30 e 40): "O Fantasma", "Mandrake", "O Reizinho", "Flash Gordon", "Agente Secreto X-9", "Jim das Selvas", "Recruta Zero", "Krazy Kat", "Príncipe Valente", "Os Sobrinhos do Capitão", "Popeye", e muitos outros!
12) "Marvel" + "Marvels" 1-2: Kurt Busiek & Alex Ross (com outros artistas nos desenhos) revisitam o "Mundo das Maravilhas" em HQs INÉDITAS no Brasil!
13) "XERXES" (de Frank Miller) é o prequel de "300": Xerxes assiste a derrota de seu pai no campo de batalha e decide conquistar o mundo para vingá-lo e criar um império nunca antes visto. Em seu caminho, entretanto, está Alexandre o Grande!
14) "BRZRKR":  Keanu Reeves faz sua estreia como escritor em uma nova série brutalmente violenta!
15) "A Saga do Demolidor": Coleção que reúne toda a fase de Ann Nocenti & John Romita Jr. (que estreia na arte a partir do Vol. 3). As histórias de Nocenti começam logo depois da "Queda de Murdock"!
16) "Darth Vader - OMNIBUS": A ascensão de "Darth Vader" logo após os dramáticos eventos do filme "Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith", em eventos que o transformaram no maior vilão da galáxia!
17) "HULK - Batismo de Fogo" (BYRNE): Depois de muitos ANOS com os leitores pedindo a republicação desta fase clássica, a Panini finalmente traz a HQ pelo selo "Marvel Vintage"!
18) "Tarzan": O Rei das Selvas em DOSE TRIPLA... Com um encadernado deluxe de Roy Thomas & John Buscema (P&N), Um encadernado capa-cartão de Russ Manning, e um PACK com as 3 edições da Devir desenhadas por Joe Kubert!
19) "CRISE nas Infinitas Terras": É relançada em uma NOVA coleção deluxe: "Grandes Eventos DC" !
20) "George Pérez" e "Neal Adams": R.I.P... O Adeus à 2 dos maiores nomes das HQs em todos os tempos!
21) "Star Wars - Made in UK" (de Alan Moore): O mito de "Star Wars" vem sendo construído há décadas e em diferentes partes do mundo. As histórias deste encadernado foram produzidas para o mercado inglês na década de 80!
22) "Kamandi" (de Jack KIRBY): O Último Rapaz na Terra... Teve 6 Vol. este ano cobrindo todo o material produzido pelo REI nos anos 70!
23) "Zorro" (de Alex Toth): O "Zorro" voltou à luta em uma bela edição da JBraga com o material CLÁSSICO baseado na série de TV estrelada por Guy Williams (e publicada no Brasil nas revistas Disney da Abril)!
24) "Asterix" (O Gaulês): É republicado pela Record... Os Irredutíveis Gauleses resistem ao poder romano (agora de volta desde o Vol. 1)!
25) A Panini relança "1602" (de Neil Gaiman) em formato de Bíblia (R$ 349,90 - que pecado, rs). Mas parece que a coleção não deu muito certo por aqui (foram vários vol. no mesmo formato lá fora)!
26) "Juíz Dredd - OMNIBUS: Os Casos Completos" (Vol. 1): Pela 1º vez no Brasil, uma coleção que traz em ordem cronológica as HQs clássicas do "Dredd"!
27) "Frank Miller - OMNIBUS": Um TIJOLO com todas as histórias de Frank Miller pra Marvel (SEM contar as do"Demolidor")!
28) "HITMAN - Ed. de Luxo" (Vol. 1): "Fúria no Arkham" e "10.000 Balas"... Uma das melhores séries assinadas por Garth Ennis ganha 2 encadernados este ano (a coleção terá 4 edições ao todo)!
29) "Starman - Ed. de Luxo" (Vol. 1): Uma das séries mais aclamadas dos anos 90, o clássico absoluto de James Robinson está de volta em uma nova coleção (tivemos 2 Vol. lançados este ano)!
30) "Wakanda Forever": O 2º FILME do "Pantera Negra" estreia com grande sucesso e apresenta "SHURI" (a irmã do pantera) assumindo o manto do herói e enfrentando o "Namor Globeleza" (sofrível adaptação carnavalesca do "Príncipe Submarino", rs)! 
31) "Zé Carioca" (Essencial): Comemorando os 80 anos do papagaio (encadernadinho da Culturama)!
32) "Justiceiro" Vol. 1 (de Garth Ennis): Bem-Vindo de Volta, Frank... Republicação do material de Ennis com o "matador de criminosos" pelo selo "Marvel Knights" (pré-MAX)! 
33) A "Saga dos X-Men": NOVA coleção mutante cobrindo a fase anos 80 dos "Filhos do Átomo"!
34) A "Saga da LJA": A "Liga" do Morrison (anos 90) ganha uma coleção nos mesmos moldes das sagas de "Batman" e "Superman"!  
35) O "Fantasma - OMNIBUS": As primeiras tiras do "Espírito-Que-Anda" na Era de Ouro (Foram 2 Vol. lançados este ano)! 
36) "Nausicaä - Do Vale do Vento": O mangá de Hayao Miyazaki, pela JBC. O título já teve 5 Vol. publicados no Brasil pela Conrad, mas ficou incompleto (são 7 ao todo)!
37) "Marvel Ultimate" (Salvat): Uma NOVA Coleção com Lombada nas Bancas!
38) O "Pato Donald - As Tiras de Jornal" (de 1938-1940): O pato ganha uma NOVA coleção reunindo as "Tiras de Jornal" de Al Taliaferro (gags em P&B nunca publicadas de forma completa no Brasil)!
39) "RANX": "Ranxerox" (precursor do movimento cyberpunk e uma HQ cult dos anos 80) em edição definitiva pela Comix Zone!
40) "Creepy": Retorna da tumba em um especial da Devir dedicado à Bernie Wrightson!
41) "Adão Negro": O FILME com o "The Rock" fracassou nas bilheterias (mesmo com a presença de Henry Cavill na cena pós-créditos) e sepultou de vez o atual universo compartilhado da DC nas telonas (será necessário um reboot total nos próximos anos). Mas, o hype em torno do personagem trouxe 2 edições estreladas por ele nas bancas: "A Era das Trevas" e "Arquivos da SJA" (CAPA acima)!
42) "Tropa Alfa - OMNIBUS" (de BYRNE): De coadjuvantes de luxo à astros de sua série própria nos anos 80, a "Tropa" era formada por: "Guardião" (que logo teve uma das mortes mais estúpidas da História dos quadrinhos, rs), "Sasquatch", "Pigmeu", "Pássaro da Neve", "Estrela Polar", "Aurora", e "Shaman"!
43) "4F - Ciclos" (de Alex Ross): A história, ilustrada com cores vívidas por Alex Ross revisita uma trama clássica dos anos 60 assinada por Stan Lee & Jack Kirby. A edição da Panini tem formatão, capa-dura (com sobrecapa), 64 pág, e custa R$ 149,90 ("TÁ NA HORA DA PAULADA", rs)! 
44) Os "X-Men" (Made In Brasil): Em 1969, a editora GEP lançava no Brasil o 1º gibi dos "X-Men", com as clássicas HQs de Stan Lee & Jack Kirby. A revista foi cancelada no nº 10. Só que ela trazia em suas pág um tesouro escondido: HQs inéditas e exclusivas produzidas no Brasil. Um lançamento da Editora Criativo!
45) "THOR - OMNIBUS" (de Walt Simonson): Considerada por muitos como sendo a melhor fase do "Deus do Trovão" (anos 80), TODA a fase Simonson à frente do herói asgardiano é compilada neste BUSÃO!
46) As "Tiras de Conan - O Bárbaro" (Vol. 1): Um material raríssimo com as tiras de jornal do Cimério (serão 2 Vol. ao todo)!
47) "Little Nemo" (de 1905-1909): Uma verdadeira OBRA-PRIMA das HQs (no sentido mais literal possível do termo). O "Pequeno Nemo" (de Winsor McCay) é lançado pela Editora Figura em 2 Vol. deluxe!
48) "LJA de George Pérez" + "Titãs - Jogos": 2 encadernados dedicados ao já saudoso Pérez (esse dos "Titãs" é a última HQ desenhada por ele com a jovem equipe)!
49) "Lobisomem da Noite": Um ESPECIAL de terror da Marvel feito pra TV (em P&B e com participação especial do "Homem-Coisa"). Acabou se tornando uma das melhores produções da Marvel na péssima e malfadada "Fase 4" das telonas e telinhas!
50) "Superman - OMNIBUS" (A Morte e o Retorno do Superman): Os anos 90 foram marcados pela "MORTE do Superman". Agora, os principais arcos da saga são reunidos neste OMNIBUS (capa-dura, 1.184 pág, R$ 599 - RECORDE de gibi MAIS CARO de todos os tempos no Brasil, rs)!
 
 Até+

40 comentários:

  1. Olá, Léo!
    Feliz Natal pra você e aos amigos do "Submundo".
    Mesmo com a crise financeira e a inflação no preço dos quadrinhos, o ano foi de grandes lançamentos.
    A triagem nas aquisições foi inevitável.
    O Ano Novo parece promissor em lançamentos.
    Temos que torcer por uma estabilidade financeira, senão, a escolha do que comprar será mais seletiva ainda.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tadeu... blz?

      Feliz Natal e Boas Festas pra vc tbm, amigo!

      E, de fato... Apesar de todos os problemas econômicos do país e de cada leitor em particular: Tivemos um 2022 bastante fértil na quantidade E qualidade dos lançamentos (digno de parabéns pra algumas editoras, tipo a Panini e a Devir - a Mythos eu já acho q foi um ponto negativo do ano )!

      Tenho certeza q 2023 virá na mesma pegada (a julgar pela extensa lista de lançamentos previstos)... E tbm torço pra uma estabilidade financeira (pro país E pra nós: leitores) satisfatória pra q possamos seguir em frente nas nossas coleções!

      Abs!

      Excluir
  2. Feliz Natal Leo e para toda familia....e todo pessoal do blog...........apesar de ter parado de comprar gibis (menos o tex) sempre estou lendo o blog............já virou rotina todo dia entro no blog e olho se tem conteudo novo....abraços Ronny TA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ronny... Tdo bem?

      Feliz Natal e Boas Festas pra vc e sua família tbm, amigo... Obrigado por continuar acompanhando o blog: Eu tenho comprado cada vez MENOS gibis (por falta de verba), mas sigo em frente com o blog e tenho mantido uma média de 1 a 2 atualizações por semana (fora os dias em q eu paro só pra responder os comentários - espaço onde rola até mais informações do q nas matérias propriamente ditas, kkk)!

      Eu sigo acompanhando suas postagens no fêisse tbm... E algumas eu acabo compartilhando aqui no blog tbm, como foi o caso do "THANOSCÓPTERO", rs. Tbm tenho adorado suas fotos da coleção de "Street Fighter" (q infelizmente eu não consegui fazer)!

      Abs!

      Excluir
  3. "20) "George Pérez" e "Neal Adams": R.I.P... O Adeus à 2 dos maiores nomes das HQs em todos os tempos!"

    Um adendo, faltou o falecimento do Kevin o neil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, L... Mas faltou mto mais gente q morreu tbm no meio das HQs: Listei apenas 2 dos q mais me marcaram em termos de perdas (até pq, achei q Pérez e Adams se foram mto cedo e ambos ainda estavam ativos em eventos e convenções: o Adams, inclusive, recém tinha publicado um gibi do "4F - Antítese")!

      Abs!

      Excluir
    2. Rapaz, verdade. Esse.ano foi triste, muitabgente que fazia um trabalho bom na dublagem e nos quadrinhos se foram.

      Mas deixando de lado a tristeza. Desejo um feliz natal pra você e a sua família. E muitos anos de vida. Abraço.👍

      Excluir
    3. Obrigado, L...

      Um Feliz Natal pra vc e sua família tbm... E Boas Festas, amigo!

      Abs!

      Excluir
  4. Bom dia, Comandante Léo. Feliz Natal.

    Esse Top Ten do Moore foi o melhor relançamento do ano. Apesar de evitar comprar gibis, esse não deu para passar.

    Starman também não deixei passar, mas peguei a edição gringa, por menos de 200 pilas, e que correspondia a metade da série. O osso agora vai ser comprar a continuação, que finaliza a série, que foi publicada este mês, mas está caríssima.

    Achei o filme do Adão Negro muito ruim, mereceu ser o fracasso de bilheteria que foi. Até o seriado da Mulher-Hulk achei menos pior, para ver o nível.

    Uma grata surpresa de seriados nerds para mim foi Andor, do universo Star Wars, que achei muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Feliz Natal e Boas Festas pra vc e sua família tbm, amigo... Mto obrigado!

      "TOP 10" tá espetacular mesmo... Adoro essa série, pois o Moore captou bem o clima e ritmo dos filmes e séries policiais da TV dos anos 70 e 80 (e q eu adoro: "Kojak", "Shaft", "Starsky & Hutch", etc), misturando ainda com o gênero de super-heróis (genial e inovador)!

      "Starman" eu já acabei perdendo mesmo... Teve q ir pro corte de gastos (priorizei o "Hitman" no lugar dessa)!

      E, puxa... Ainda não vi o filme do "Adão", mas pensei q fosse ser no mínimo um "BOM" filme (é a impressão q o trailer me passou, rs). Seja como for, ainda pretendo assistir na virada do ano (depois de botar outras séries e filmes em dia), mas não teremos mais uma continuidade nem pra ele, nem pro confronto com o Cavill, e nem pra "SJA"!

      O "Andor" eu só tenho ouvido falar bem mesmo... É outro q não consegui assistir ainda, mas verei (logo depois do "Obi-Wan", q eu já sei q ficou devendo e mto, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  5. Até agora comprei toda a coleção a Saga do Batman e Fabulosos X-men. Uma pena que tive que sacrificar a Saga do Superman

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Eu já tive q sacrificar as sagas de "Batman" e "Super" no Vol. 12 cada... Pra poder fazer as do "Demolidor" e "Kamandi"! Já a dos "X-Men" eu sigo em frente (peguei o Vol. 6 na sexta)!

      Abs!

      Excluir
  6. Queria aproveitar o espaço para resumir a situação da Marvel e DC no cinema. A Disney/Marvel estão começando entrar em declínio, pois a pressa em lançar filmes ou séries faz com que o resultado final fique duvidoso e sendo que estão sendo acusadas de trabalho escravo, já que os técnicos de efeitos visuais precisam entregar o produto ainda inacabado para ontem. Se não se controlarem irão se destruir devido a sua própria ambição.

    Quanto a Warner/DC dificilmente irão se acertar tão cedo, já que no passado se prejudicaram em imitar a concorrente e agora querem zerar tudo de novo e escolhendo novos atores. Ao meu ver eles deveriam pensar cada vez menos em criar um universo interligado e fazer mais cinema que seria mais saudável.

    Ao meu ver, parece que estamos finalmente diante do declínio do gênero.de super heróis no cinema. As adaptações de HQ irão continuar, mas os heróis em si talvez comecem a atrair cada vez menos público e os estúdios terão que se reinventar de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelo... Verdade, amigo:

      Tbm li sobre esses excessos da Marvel na cobrança pela demanda por mais e mais efeitos em CGI... li uma declaração de um funcionário de uma empresa terceirizada de efeitos especiais q disse q nem valia a pena trabalhar no ritmo imposto pela Marvel, pois o dinheiro não compensava o acúmulo de trabalho E a pressão de tempo pra q o mesmo fosse realizado antes das estreias dos filmes e séries!

      Vale ressaltar, contudo... q esse problema piorou justamente pq a "Fase 4" da Marvel (pós-Ultimato) foi a q teve MAIS produções pra cinema e as séries de TV pra Disney+ (q tbm exigem mtos efeitos). A demanda aumentou e as empresas de efeitos não deram conta!

      Uma solução pra essa questão (a meu ver) seria reduzir a quantidade de filmes e séries da Marvel (até pq, a qualidade piorou proporcionalmente ao aumento dessas produções). Agora eu te pergunto: PQ fazerem uma série de TV pra "AGATHA"? (sendo q nem gibi próprio ela tem)? Aposto q será uma série q necessite de mtos efeitos visuais tbm pras cenas de magia e afins! Totalmente desnecessário, né?

      Outra solução seria focar as séries de TV nos personagens mais URBANOS da Marvel e q necessitassem do mínimo de efeitos: "Demolidor", "Justiceiro", "Cav. da Lua", e a própria "ECHO" tbm (q já vai ter série ano q vem). Isso iria desafogar um pouco as empresas de CGI, melhorando até os efeitos nos FILMES!

      Concordo tbm com a sua ideia sobre a DC... Acho q deviam desistir OU empurrar lá pra frente a ideia de um universo compartilhado, já q poderiam perfeitamente seguir com franquias individuaios MAS com personagens q se interligassem de vez em qdo. Por exemplo: O "Adão Negro" podia fechar uma trilogia SOLO, enfrentar o Cavill num 2º filme, o q não impediria TBM o Cavill de estrelar um "Superman 2" (q já tinha roteiro pronto contra o "Brainiac"). Aí sim: Futuramente e com calma, a DC poderia planejar um reboot total depois de filmar uma "CRISE" e recomeçar do zero (sem precisar MATAR agora e abruptamente tudo q já foi feito e construído até o momento)!

      Abs!

      Excluir
  7. Valeu Léo!👍
    Obrigado por seu trabalho e cuidado em fornecer um bom conteúdo sobre "nerdices", que ainda vive num grupo persistente.
    Confesso que peguei pouquíssimas edições este ano. Foquei nas promoções de 50% da Mythos e algumas CCMs.
    Quanto ao nosso "herói de verdade", estou tomando coragem pra pegar o Condor no próximo lote, ou guardarei espaço ($$$) pra um possível relançamento do helicóptero, será?🤔
    Feliz 2023🎉🎉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Wesley... blz?

      Eu é q agradeço por vc estar curtindo e acompanhando o blog, amigo... E em 23 eu sigo com a corda toda por aqui (e SEM recessos ou férias, hehe)!

      O "CONDOR" eu consegui pegar logo q foi pro ar (e esgotou esse 1º lote em menos de 1 hora, hahaha)... Mas só consegui pegar 1 e no boleto, já q o site tava travando todo e não consegui passar o cartão (eu ia pegar 3: Um pra mim, outro pro meu filho, e um 3º pra revender ou trocar mais pra frente)!

      Qto ao "Helicóptero"... Ainda estamos numa incógnita se será lançado ou não. Sei q até pouco tempo faltavam moldes de peças, mas tbm sei q tinham resolvido esse problema e recuperado os moldes q faltavam (um deles era o pára-brisa). Seja como for, a galera da customização já começou a montar helicópteros com peças em 3D (o trabalho ainda pode evoluir mais, embora já seja um bom começo). Só sei q o "FALCON" segue firme e forte pro ano q vem, rs!

      Feliz 2023 e Boas Festas pra vc tbm!

      Abs!

      Excluir
    2. Oi Leo!
      Parabéns pela retrospectiva do ano com os principais fatos relacionados às HQs no Brasil!
      Um ano conturbado e triste com perda de várias lendas das HQs como Neal Adams, Alan Davis, Tim Sale, e George Pérez!
      Literalmente este ano "o dinheiro sumiu", e não pude comprar tudo que me interessava, mas sou brasileiro e não desisto nunca, é só ter paciência e fazer trabalho de "formigunhia"!
      Este Tarzan do Russ Manning eu quase peguei na Black Friday, mas "Fade Out" do Brubaker entrou e promoção e peguei ele, mas não desiti ainda e pretendo pegá-lo ainda, bem como os do Starman!
      Embora tenha comprado pouco material se comparado aos anos anteriores, fico "satisfeito" com o que pude comprar!
      Finalmente consegui ler completo o Demolidor da Ann Nocenti, que não é uma grande fase, mas tem seu valor cronológico; e pude ter "Wolverine e Kitty Pride" em formato decente, além do encadernado do Miller na Marvel, e do Alan Moore na DC, além das CHM, e "BRZRKR'!
      Com uma lista extensa de publicações que não pude adquirir em 2022, entro 2023 com mais algumas na lista como "Velvet" (abril),e "Fatale" (dezembro) ambas de Ed Brubaker; porém as únicas que estão certas mesmo em matéria de compra são "A Saga do Homem Aranha", além de continuar a do Demolidor que virou bimestral e vai dar um alívio para o bolso, e claro algumas CHM, e a última edição de "BRZRKR"!
      Isso fora as demais edições de "A Casta dos Meta-Barões" e a última de Alac Sinner"!
      E claro, vamos aguardar para ver o que vai sair na linha "Epic Marvel" e o preço das edições!
      E pensar que há exatos 04 anos atrás saía o encadernado mais caro publicado no Brasil na época: "Vingadores vs. X-Men", custando R$ 200,00, e hoje temos um encadernado custando o triplo deste valor em "A Morte do Superman"!
      Nada contra, é bonito e fica bonito na estante, mas assim como "Vingadores vs. X-Men" é uma história duvidosa, e vale mais pelo hype em si!
      Será que daqui 04 anos, já estaremos com edições custando mais de R$ 1.000,00?
      Creio que infelizmente sim!
      Abraços!

      Excluir
    3. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Brigadão por ter curtido a postagem... A seguir, aqui no "subs", vai ter aquela dupla tradicional aqui do blog: As "PIORES" e as "Melhores" CAPAS do ano, kkk!

      Mas no geral foi um ano mto triste sim (concordo plenamente contigo): E não falo só das perdas de celebridades e amigos próximos (perdi um grande amigo logo no começo do ano e q participava regularmente aqui do blog: O "Lucas Jones" - q se foi cedo demais, com 50 e poucos anos), mas falo TBM de perdas financeiras: Minhas despesas aumentaram drasticamente com empréstimos q não consigo pagar e gastos necessários mas q eu não tinha até então (tipo o colégio do meu filho). Tudo isso me fez reduzir bastante meus gastos com gibis e outras nerdices, rs!

      "Tarzan do Russ Manning"... Não desista dessa edição: Foi uma excelente aquisição e considero este o MELHOR tarzan dos gibis (superior até ao do Buscema e do Kubert)!

      O "Demolidor" da Ann Nocenti... Tão cedo eu não conseguirei formar uma opinião definitiva a respeito, pois tô atrasadíssimo nas leituras e botei outras prioridades na frente: Só li os 3 primeiros Vol. da nocenti, rs!

      "BRZRKR" foi outra grata surpresa: achei um bom gibi de ação (coisa rara nos dias de hj)... E acabei de comprar o TIJOLO: "HITMAN 3" (do Ennis), mas faltou grana pras "Tiras do Aranha 4" (q chegou junto na loja daqui)! Ontem, usando o cartão de crédito da patroa, COFREI na Amazon: "Metabarões", "Salomão Kane", "ELRIC - Stormbringer", e "Escória" (aproveitando q é do mesmo artista dos barões)!

      Qto aos preços mais extorsivos... Eu acredito q a marca dos MILÃO (R$ 1.000) esteja BEM próxima e não dou 4 anos pra q isso aconteça, hehe. Falo isso, pq em pouco tempo a Panini vem quebrando todos esses recordes, e faz pouco q tivemos o "SJA - OMNIBUS" por 500 conto e logo já veio esse "Super" por 600!

      Abs!

      Excluir
    4. Grande Elcio, me assustei com a notícia do falecimento do Alan Davis. Procurei na Internet e não achei nada.

      Excluir
    5. E aí, Guilherme... blz?

      Acho q o ALAN q morreu foi outro: O Alan Grant (falecido no meio do ano), escritor de "LOBO" e "Juíz Dredd"!

      Abs!

      Excluir
  8. Um feliz Natal a todos os leitores desse blog e a você e a sua família Léo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Jaspion!

      Um Feliz Natal pra vc e sua família tbm, amigo... Com mta saúde e prosperidade pra vcs em 2023!

      Abs!

      Excluir
  9. Fala Léo, das hqs listadas, "Batman Acossado" é uma das melhores histórias do Batman que li ultimamente, não li na época do lança e tanto em roteiro e arte é espetacular, dei sorte de pegar na Comix com 50% de desconto, Esquadrão Supremo ganhei de presente da minha mulher, e terminei de ler recentemente, outra surpresa, uma pegada bem corajosa pra época, hq raiz dos anos oitenta, Conan por enquanto, peguei o volume 3, esperando uma boa promoção pro 4, algumas da lista estão no radar, é bom ver que as "Sagas" estão indo bem, pelo visto vem mais material clássico vindo por aí, eu gostei do Batman, fui ver sem expectativa nenhuma e gostei bastante, até meu filho gostou, visualmente, lembra muito a hq "Gritos na noite", esse Doutor Estranho achei fraco, num âmbito geral, os melhores filmes que vi esse foram "O Homem do Norte" tem uma pegada como o Conan, até o enredo, " Elvis " sou fã e gostei, "Top Gun" e o meu filme favorito de todos a versão remasterizada do " Poderoso Chefão " em comemoração aos 50 anos do lançamento, todos o meu filho assistiu comigo. Espero que 2023, todos nós estejamos bem e com saúde e com muita hq boa. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      O "Acossado" eu só tinha lido por scan... Mas adorei essa história do início da carreira do morcego e finalmente consegui a edição da panini (q tbm traz a sequência da HQ q só tinha saído pela Mythos)!

      "Esquadrão Supremo" é mto bom mesmo... foi uma grata surpresa a publicação desse material por aqui: Nunca tinha lido e achei espetacular (bem oitentista sim, rs)!

      O formato "SAGA" foi um baita acerto mesmo, hein? Tanto, q logo no começo de 2023 já teremos mais 2 coleções dessa linha: "Aranha" e "Flash"... Além da continuidade de todas as demais em andamento: "Batman", "Super", "LJA", "X-Men", e "Demolidor"!

      Dos filmes q vc citou... Falta eu ver ainda o "Homem do Norte" e "Top Gun 2" (ambos na fila de espera, rs)! Assisti pouca coisa este ano de filmes e séries, mas os q eu gostei foram: "Aranha 3", "Duna", "Anônimo", "Esquadrão Suicida 2" (puta filmasso DC), "Dr. Estranho 2", "Lobisomem da Noite", "O Livro de Boba Fett" (injustiçado nas críticas), e "Cav. da Lua" (legalzinho)!

      Já os filmes e séries q eu DETESTEI foram: "The Batman", "Viúva Negra", "Gavião Arqueiro", "Mestre do Kung Fu", "Eternos", "Morbius", "Venom 2", e "Snake Eyes"... Todos horríveis e q eu me arrependi mto de ter visto, rs!

      Abs!

      Excluir
  10. Fala, Léo!
    Valeu por organizar uma retrospectiva tão ampla, com muita coisa boa e interessante. Por outro lado, alguns tópicos tristes, como os grandes nomes que partiram, Pérez, Neal Adams, O Neil , dentre outros.
    E ainda, uma cortina de fumaça com esta coleção Ultimate da Salvat, sinalizando seu retorno ao mercado(?!)

    Mas em linhas gerais, 02 pontos me chamaram a atenção:
    a saturação do mercado cinematográfico e de séries baseadas em HQs (Marvel/DC), com muitos(e banais) lançamentos e a inevitável queda de qualidade dos produtos.
    E a confirmação da viabilidade do lançamento de materiais mais antigos (nem todos clássicos) em formatos tão distintos como as "Sagas" e os Omnibus, sugerindo a dificuldade na renovação do público leitor e apostando no "investimento nostálgico/saudosista" do espólio da RGE/Ebal/Bloch e Abril!

    A maioria dos materiais citados eu pulei, mas tive a maior satisfação com o Omnibus do Miller, assim como a continuidade das Definitivas do Aranha!
    Excelente o 4F do Ross!

    Não dá pra deixar passar a criação do grupo Submundo no zap, que está proporcionando ótimas oportunidades de contato e de negócios!
    boas festas!




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido essa "retrospectiva", amigo (deu um trabalhão danado revisitar mês a mês os lançamentos de um ano com tantos lançamentos - levei dias pra fazer esta postagem só na parte da triagem desses 50 tópicos, rs)!

      A SALVAT veio se chegando bem na manha... 1º lançou uma coleção de Clássicos Disney do cinema (em livros ilustrados), saca só:

      https://www.assinesalvat.com.br/colecoes/ContosdeOuro/imagens/share.png

      e depois veio com esses "Ultimate" da Marvel... Mas é uma editora q eu duvido mto q volte a se estabelecer por aqui: Ficou mto queimada no mercado nacional e mesmo essas 2 coleções q eu citei são dificílimas de se achar em bancas ou na internet (não vai "render", rs)!

      Sobre os 2 pontos q te chamaram a atenção:

      Eu acho q a Era dos FILMES de HQs tá se encaminhando pro FIM... Apesar de alguns filmes ainda renderem bastante dinheiro (alguns quase batendo a casa do BILHÃO de dólares - mas não ultrapassando mais essa marca, como antigamente), é inegável q o gênero vem enfraquecendo e perdendo público cada vez mais: Seja pela LACRAÇÃO excessiva (q desagrada à maioria esmagadora dos espectadores) ou pela falta de criatividade nos roteiros (q não conseguem mais escapar de uma fórmula desgastada). O gênero do bang-bang e dos filmes de kung fu dos anos 70 terminou da mesma forma: Saturado com uma grande quantidade de filmes, seguido da queda de qualidade dos mesmos e falta de interesse do público!

      E nos gibis... Cada vez fica mais evidenciado q o público consumidor É (em suma-maioria) o tiozão conservador q NÃO gosta e não consome mais o material ATUAL, preferindo somente os clássicos. Os jovens leitores, em contrapartida, não são em nº expressivo pra sustentarem os gibis moderninhos e não fazem o mercado girar. O leitor veterano é o último foco de resistência na manutenção do colecionismo de HQs (somos a última geração, depois: ACABOU)!

      E, de fato, o grupo do "SUBMUNDO" no zap já é praticamente um mercado paralelo de quadrinhos, hehe... quem ainda não entrou pro grupo, por favor: não perca mais tempo pra vender e comprar gibis pelas melhores ofertas, rs!

      Abs!

      Excluir
  11. Eu não sei o que as pessoas vêem nessa morte e retorno do Superman, é um completo desserviço aos quadrinhos, história idiota, trama besta e um apogeu dos mais previsível possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Helder... blz?

      Tbm não sei... Eu sequer tenho essa HQ na minha coleção (e nem falo questão): Mas bem ou mal ela teve um hype lá nos anos 90 e deve causar alguma memória afetiva em quem se impressionou com essa "morte" na época, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. Oi Leo!
      O pior é que "A Morte do Superman" é uma idéia reciclada, e cheia de falhas, mas o hype é muito grande e vende igual água no deserto!
      Qualquer HQ que tenha muito hype seja pela história ou pelo nome do autor vende muito, sendo elas o que mantém as editoras!
      Falta um mega omnibus de "A Queda do Morcego", outra saga cheia de falhas!
      O pessoal pediu tanto ela que quando saiu republicada parece que ninguém se animou a comentar, vi repercussão "zero" em relação a ela em seu relançamento!
      Nos Anos 90, os escritores e artistas criaram a idéia de que se você comprasse uma HQ da época, ela valeria uma fortuna no futuro, como se fosse um investimento!
      A coisa não aconteceu deste jeito, e ninguém ficou rico vendendo uma HQ original desta época!
      É o tal "efeito Image", uma era muito controversa, uma idéia "revolucionária" que acabou no final absorvida pelas maiores editoras do mercado e jogada no fundo da gaveta delas!
      Spawn foi a única exceção, mas também não vai pra frente!
      O pior é que serão relançados os encontros dele com o Batman no Brasil, incluindo o terceiro que é inédito e vai vender muito, mas muito mesmo para a alegria da Panini!
      Quanto aos filmes, assisti poucos neste ano e o pior foi o super hypado "The Batman" pelos motivos que já discutimos várias vezes, e boicotei vários outros, inclusive seriados Marvel\DC.
      De série, elejo "Andor" como a melhor, por ser um "Star Wars" para adultos;"Reacher" em segundo lugar, e em 3º "Kobra Kai', que ainda é bacana, mas está virando "Malhação de artes marciais", e está ficando desgastada!
      Filmes, eu gostei de "O Homem do Norte" e "Top Gun 2", que reassisti recentemente e continua bom, e a nostalgia sempre fica melhor com as músicas do primeiro filme neste segundo!
      Ultimamente assisto mais a filmes repetidos que eu gosto do que inéditos!
      Pelo menos ano que vem tem "John Wick 4", "Aquaman 2', "The Flash", "Rebel Moon", "Eco", "Mandaloriano em sua terceira temporada"! E tomara que "Invasão Secreta' preste!
      Abraços!

      Excluir
    3. Verdade, Elcio...

      A "Queda do Morcego" o povo vivia pentelhando a panini pra publicar: Era todo dia essa ladainha no finado "fórum panini", lembra? (não sei se vc fazia parte do fórum)! Mas seja como for, qdo finalmente saiu (em 3 TIJOLOS), a recepção do público foi bem fria (nem sei se vendeu bem ou não, mas foram raros os comentários nas redes sociais mesmo - inclusive aqui no blog, onde poucos comentaram q haviam comprado)!

      Tbm concordo contigo em relação à "Era Image"... Engraçado, q na época eu já previa a falência do modelo "image": Pois se o tempo de colecionador me ensinou alguma coisa, foi de q GIBI RUIM não gera memória afetiva e os gibis da Image eram RUINS pra caralho (eu não conseguia visualizar aquelas merdas sendo lembradas e procuradas pelos leitores das gerações seguintes, hahaha)!

      "Spawn" foi uma exceção mesmo... embora ele já não tenha mais conseguido emplacar de novo com o público (a HQM tentou e quebrou a cara, depois uma outra editora - esqueci o nome - resolveu lançar uma fase nova e acho q ficou só na 1º edição)! Eu te confesso q vou comprar uns encadernados piratas do "Spawn", q um cara tá fazendo com as edições gringas PULADAS pela Abril, tipo o nº 10 - q trazia um crossover com o "Cerebus"!

      Dos filmes e séries q vc citou... "The Batman" eu achei um LIXO (personagem burro, não resolve NENHUM dos casos e ainda é zoado pelos 2 vilões do filme: nem vou entrar no mérito do ator ser uma BOSTA em todos os aspectos e q nada tem a ver com o q se espera de um "Batman": Falta TESTOSTERONA, preparo físico, e sagacidade pra ser um detetive)! "Andor", "Reacher", "Cobra Kai 4", "Homem do Norte", e "Top Gun 2" tão na FILA pra serem vistos, rs!

      Abs!

      Excluir
    4. Onde você consegui ver estas edições piratas do Spawn Léo? Me passa o contato, se tiver.

      Excluir
    5. E aí, André... blz?

      Os caras q fazem esses fac-símiles não gostam de ser expostos publicamente (alguns até me pediram pra não publicar o contato aqui no blog). Mas me chama no ZAP ou no face, q eu te passo os contatos (são uns 2 ou 3 q eu tenho)! No aguardo então, amigo!

      Abs!

      Excluir
  12. A melhor publicação deste ano foram as sagas. Cara, eu até já tenho a maioria das publicações em formatinho mas ler x-men, demolidor, super e batman no formato americano, na ordem cronológica e sem cortes me fez gastar meu dinheiro novamente. Junto com a Coleção Clássica Marvel é supra sumo da leitura. Estas duas coleções me fazem sempre lembrar do porquê de eu ler quadrinhos por mais de 40 anos.
    e.t - tem uma ou outra publicação recente que eu ainda tenho prazer em ler, mas é tanta lacração que eu, uma hora ou outra, vou deixar de comprar revistas com histórias recentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, André... blz?

      Sem dúvida, amigo... As "Sagas" junto com a "CCM" foram as melhores do ano (na minha opinião pessoal TBM, rs)!

      E concordo igualmente com vc... É outra coisa ler o material original na ordem correta e com o texto integral (sem os cortes e redução de balões de texto na salada q a Abril fazia). Mas nem reclamo tanto disso, pois pra mim tá sendo um prazer reler todo esse material clássico de novo, hehe!

      Qto às publicações recentes... Eu já tenho sido mais radical e simplesmente ABANDONEI toda e qq HQ moderna da Marvel e DC q contenham indícios de militância e panfletagem política e ideológica. NÃO sou o público-alvo q essas editoras almejam: Compro gibis pra me divertir OU, de vez em qdo, pra refletir sobre assuntos sérios (não pra ver escritores medíocres tentarem me empurrar uma agenda militante rasteira). Só compro clássicos daqui pra frente e materiais de autores q eu sei q não se renderam à "Nova Ordem", rs!

      Abs!

      Excluir
  13. Saudações comandante Leo!

    Pra fechar o ano nada melhor que uma lista de publicações tão extensa e eclética dos nossos amados quadrinhos. Devo dizer que é surpreendente uma quantidade tão grande de lançamentos num ano marcado por crises de toda sorte, crise econômica (pra variar), política, social, de saúde pública (pandemia), de costumes (lacrações, mitadas, etc...) e outras mais que tiveram.

    Ainda assim as HQs tem a capacidade de se manter e até se expandir num mercado cada vez mais nichado. O grande senão foram os preços altos e formatos muito luxuosos, que por consequente tornam o produto final pouco acessível. Sendo disponibilizado para aqueles mais afortunados financeiramente.

    Dessa compilação mostrada, pra mim o grande destaque como não poderia deixar de ser foi o resgate dos clássicos, tanto de super-heróis, quanto de personagens de fantasia e aventura. A consolidação de formatos até então pouco usuais no mercado como os "Omnibus", "Edições definitivas" e sedimentação de vez das "Sagas". Esta última a meu ver a melhor maneira de disponibilizar material clássico de super-heróis.

    Também foi positiva a atuação de editoras "alternativas" lançando material fora do mainstream através da plataforma de financiamento "catarse", apesar de uma ou outra picaretagem pelo caminho, muito material sem espaço nas grandes "players" editoriais viram a luz do dia. Casos de "Zorro" (de Alex Toth), "Tor" de (Joe Kubert), "Little Nemo" e algumas outras.

    Destaque também ao resgate do gênio John Byrne com vários omnibus como os do "Quarteto", "Mulher-Hulk" e "Tropa Alfa", reconhecimento mais que merecido. Ainda no quesito "busão" lance certeiro a publicação da fase Marvel dos anos 70, cofrei os três primeiros e no aguardo de pegar o quarto pra fechar a fase hiboriana que vale Roy Thomas, Barry Smith e John Buscema com a saga a "Rainha da Costa Negra". E por fim da parte omnibus vieram os do "Fantasma" e de "Tex", estes vou deixar passar pois essa histórias muito do início dos personagens, apesar do valor histórico a meu ver não são suas melhores edições.

    Vou encerrando pois falar sobre todos os tópicos daria uma lauda de TCC. Só enfatizo que apenas no SubmundoHQ nós frequentadores temos a disposição tamanha fonte de informação e conhecimento, e ainda por cima gratuitamente. Obrigado comandante Leo e um abraço a todos e feliz 2023 com muitos quadrinhos.

    Valeu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      O nosso mercado de quadrinhos é praticamente uma alegoria surreal (q nem aqueles filmes do Fellini, rs)... Pois sobrevive de forma inexplicável diante de tantas adversidades (como as q vc citou no 1º parágrafo). Eu vejo e noto isso nitidamente, qdo entro na loja de gibis daqui: A maioria do público são tiozões q nem eu (média de 40 a 60 anos) e q qdo entram na loja, parece q atravessam um PORTAL pra uma espécie de LIMBO, onde nenhum dos problemas externos do país e do mundo passam a ter qq relevância q seja. SÓ o q importa ali são os GIBIS e o mundo mágico q eles contém. Foda-se a política, as guerras, a economia: Nada disso importa qdo estamos na LOJA, o papo ali são os GIBIS (imagino q pelo fato da loja servir pros demais clientes como a mesma válvula de escape q serve pra mim, kkk)!

      E o MERCADO em geral parece pensar na mesma frequência... Haja visto o movimento altíssimo na CCXP: Em plena crise econômica e instabilidade nas instituições q nos regem, o tal evento trouxe o anúncio de mais uma porrada de gibis e OMNIBUS pro ano q vem. A "Retrospectiva" q eu fiz aqui cobre apenas uma parcela do q realmente foi o ano de 22!

      Qto aos formatos... "Omnibus", "Edições definitivas" e "Sagas": É importante ressaltarmos q em 2023 poderemos ter mais uma importante consolidação: O formato "EPIC" (TIJOLOS de 500 pág em média em capa-cartão). A linha "EPIC" vinha sendo pedida há mto tempo pelos leitores brasileiros, resta ver agora se o formato vai mesmo "pegar" por aqui, rs (eu espero q SIM)!

      "Vou encerrando pois falar sobre todos os tópicos daria uma lauda de TCC."

      Hahaha... Pior: imagina se a gente fosse debater cada um dos 50 itens da "retrospectiva" e MAIS ainda aqueles q ficaram de fora? kkk!

      Mto obrigado por ter curtido esta postagem, amigo... O "submundo" é desmonetizado, mas é limpinho: hahaha! Não perca as próximas: As tradicionais postagens de "MELHORES" e "PIORES" capas do ano, rs! No mais, Um Feliz 2023 pra vc e Boas Festas!

      Abs!

      Excluir
  14. Oi Leo,

    Discordo que Lacranda Forever foi um grande sucesso. Está penando para passar de 800 milhões de doletas (mundial) e isso porque ficou sem concorrência real por algumas semanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Fabiano... blz?

      Sério isso? Eu tinha visto apenas a bilheteria da 1º semana de "wakanda" e achei q fosse se manter por mais tempo faturando alto (pelo visto, foi só na arrancada então, hein)?

      Abs!

      Excluir
    2. Oi Leo,

      Sim, foi isso mesmo. Passou só agora lentamente de 800 milhões USD mas já com Avatar 2 atropelando. (Fora que o filme não tem um boca boca tão forte por ser mais um filme M-SHE-U)

      Excluir
    3. Valeu, Fabiano...

      Tenho notado q nenhum filme recente da Marvel tem ultrapassado a marca do BILHÃO... Tirando o "Aranha 3", é claro (só q este é compartilhado com a SONY e tem divisão de lucro pros 2 estúdios)! O "Dr. Estranho 2" passou perto (U$ 955 milhões), mas teve uma ajudinha de "FAKE NEWS" pra isso (mta gente acreditou na farsa das trocentas "participações especiais" q a internet vinha prometendo e não teve nada disso)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...