30/10/2022

"4 Fantástico" (Especial): "Ciclos" (de Alex Ross), "Coleção Clássica Marvel 39", e Mais...

O novo FILME do "4F" tá vindo aí... Ainda em produção, pouco se sabe a respeito do projeto (sem elenco definido até o presente momento), a não ser: Uma provável participação especial do "Dr. Destino" nos créditos finais de "Wakanda Forever"!

Contudo, o mercado de quadrinhos já se agita em torno da vindoura produção... e isso se torna perceptível em recentes lançamentos envolvendo a equipe. Dentro desse hype, vamos comentar aqui sobre 3 HQs do "4F" recém-chegadas às bancas e lojas: "4F - Ciclos" (de Alex Ross), "Coleção Clássica Marvel 39 - 4F", e "4F - História de Vida"!

Confira abaixo:

"4F - Ciclos" (de Alex Ross): Quando um intruso surge no interior do Edifício Baxter, o Quarteto Fantástico se encontra cercado por um enxame de parasitas invasores. Essas criaturas carniceiras, compostas por Energia Negativa, vêm à Terra usando um hospedeiro humano. Mas quem está por trás dessa invasão? Aos heróis não resta escolha senão viajar para a Zona Negativa, um universo formado por antimatéria, arriscando não só a própria vida como também o destino do cosmo. A história, ilustrada com cores vívidas por Alex Ross (Marvels, Reino do Amanhã), revisita uma trama clássica dos anos 60 assinada por Stan Lee & Jack Kirby. A edição da Panini tem formatão, capa-dura (com sobrecapa), 64 pág, e custa R$ 149,90 ("TÁ NA HORA DA PAULADA", rs). Apesar do preço desproporcional pro nº de pág (é equivalente à linha "Tesouros Marvel": De mesmo formato e sobrecapa), a HQ em si é um primor artístico (até pra quem não curte o estilo do Ross, aqui ele muda completamente seu padrão de traço e cores) e a trama remete o leitor ao AUGE da fase Lee/Kirby (que estamos acompanhando na "CCM"). Uma obra-prima (mas bem onerosa pro bolso do leitor médio, mesmo com eventuais promoções)!

"Coleção Clássica Marvel 39 - 4F": Neste 8º Vol. da CCM dedicado ao Quarteto Fantástico, veremos a incrível família enfrentando "Attuma", um dos mais poderosos adversários do "Príncipe Namor" e a ameaça do perigoso "Homem-Dragão". Além disso, o Sr. Fantástico, a Garota Invisível, o Tocha Humana, e o Coisa, terão de medir forças com o "Quarteto Terrível" (uma equipe de vilões formada por: "Mago", "Ardiloso", "Medusa", e "Homem-Areia"). Tudo isso em 128 pág reunindo: "Fantastic Four" 32-36 (de Stan Lee & Jack Kirby). E ainda: Os impagáveis extras revelando diversas curiosidades e os bastidores da Casa das ideias. Um material bastante raro (e EXCELENTE) do "4F" publicado no ÚLTIMO NÚMERO da revista deles pela EBAL (a edição 21) e a história com a 1º aparição do "4 Terrível" saiu faz pouco tempo na "CHM do 4F" Vol. 3. Abaixo, a CAPA da edição derradeira do "4F" pela EBAL (antes da equipe ser remanejada pro mix da revista do "Aranha", rs)!
 
"4F - História de Vida": Por FIM... Seguindo a linha de "Homem-Aranha: História de Vida", e em comemoração ao sexagésimo aniversário do Quarteto Fantástico, surge esta série que apresenta a vida do fabuloso grupo em tempo real ao longo dos anos. Em meio ao pano de fundo da Guerra Fria e da Corrida Espacial, um terrível acidente dá ao Quarteto poderes incríveis, um terrível segredo e os torna parte fundamental da história de seu planeta. A edição da Panini tem: Capa-dura, 192 pág, R$ 89,90! Não li esta HQ (nem em scans), MAS me interessei bastante pela proposta de se narrar a cronologia do grupo em tempo real, já que dos anos 60 pra cá, muitos eventos importantes ocorreram no contexto sócio-político e econômico do mundo: O que abriria um magnífico leque de possibilidades pra uma abordagem adulta e diferenciada pra uma HQ do "4F" (só espero que a Marvel não desperdice essa chance de OURO de produzir um gibi decente e inteligente nos dias de hoje - veremos, rs)!

Até+

24 comentários:

  1. Essa edição do Alex Ross é mesmo uma grande homenagem ao Quarteto Fantástico. Pena o valor ser tão alto.
    "História de Vida" se for tão boa quanto a do Aranha, vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Roberto...

      Uma pena mesmo q essa edição tenha vindo num formato tão caro e q (com isso) acabe sendo apreciada por poucos, qdo o correto seria q fosse uma HQ mais abrangente e economicamente viável, q a grande maioria dos leitores pudesse adquirir sem onerar tanto o bolso!

      Abs!

      Excluir
  2. Olá, Léo!
    Gosto muito do Quarteto da primeira fase (Lee/Kirby) e que durou vários anos. Tenho, inclusive, as Epic Collections dedicadas ao grupo. Era o início da Marvel; "velhos tempos, belos dias".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tadeu... blz?

      O "4F" foi a série mais extensa na qual a dupla Lee/Kirby trabalhou junta... Foram 102 edições mensais + 6 "ANUAIS" + 1 "história perdida" (e recuperada décadas depois). Ou seja: Ainda tem mta lenha pra queimar na "Coleção Clássica" do quarteto, rs!

      Abs!

      Excluir
  3. Caro Leo,
    Quantas histórias ótimas, inclusive esta do Alex Ross. Agora, quando a Marvel se perdeu com Quarteto Fantástico? Houve um pequeno vazio entre a fase do Buscema e Byrne. Os personagens do grupo estão irreconhecíveis, principalmente, Reed Richards se transformou um cara arrogante. Ainda bem, que temos agora Coleção Clássica Marvel.
    Um abraço
    Celso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Celso... Tdo bem?

      Verdade, amigo... A Marvel perdeu a mão com o "4F" ao longo do tempo. A meu ver, acredito q o bolo desandou MESMO logo após a saída do Kirby (no início dos anos 70), o q resultou numa queda de qualidade considerável e num tom mais "sério" (aquela aura de gibi "leve" e "despretensioso" foi deixada de lado e o bom humor deu lugar ao DRAMA familiar e questionamentos meio depressivos do "Coisa" - justo quem era o "alívio cômico" da equipe)!

      O "Reed" se tornou mais do q um babaca arrogante... ele se tornou um CANALHA, a ponto de deixar sua FAMÍLIA em 2º plano em prol do trabalho e da ciência. Essa foi uma das razões q mais me deu raiva da "Guerra Civil": Uma saga q mtos leitores adoram e eu detesto por ter descaracterizado todos os personagens tradicionais da editora!

      Abs!

      Excluir
  4. Tive um vislumbre dessa Hq do Quarteto pelo Alex Ross num vídeo curto do 2quadrinhos no You Tube, e fiquei de cara, porque o visual remete a Kirby, e traz uma exuberância que atrai bastante. Vou ficar de olho pra ver se baixa um pouco (um muito!), porque parece valer a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Rodrigo... blz?

      O Ross sempre foi um fã dos mais hardcore do Kirby... Aliás, entre os artistas, acredito q seja o maior fã e o q sofreu mais influência do REI em seu trabalho. Eu sigo o Ross, e vou te dizer q eu acho q ele já fez remake de boa parte das CAPAS de gibis do Kirby, rs!

      Abs!

      Excluir
  5. Oi Leo!
    Estava esperando sua matéria sobre a Graphic Novel "Ciclos"!
    Apesar do preço, eu considero esta HQ mais um tesouro de Alex Ross, mostrando que ele ainda consegue surpreender mudando totalmente o estilo de arte que o consagrou! O cara é fera mesmo!!
    Eu só fui conhecer esta HQ quando você a publicou lá no Facebook, e quando vi a arte do Alex Ross reformulada meu queixo caiu, além das cores chapadas e psicodélicas que remetem bem aos Anos 60!
    Alex Ross é o artistas\escritor raiz, já que ele gosta muito de trabalhar HQs tanto da Marvel e DC nos Anos 60 e 70, talvez porque remeta à sua infância!
    Eu ainda não peguei esta HQ, estou deixando ela pro Black Friday, pra ver se a pego num preço razoável!
    Vou pegar esta primeiro para depois pegar a do Surfista Prateado que consegue a façanha de custar ainda mais caro!!
    "Quarteto Fantástico-História de Vida", entrou na minha lista de cortes, apesar da proposta ser interessante!
    Talvez eu seja o único que não gostou de fato da edição do Homem Aranha, não achei ruim, mas achei bem aquém da proposta da história. Creio que eu esperei muito deste material, e criei muita expectativa, mas esqueci que não estamos mais era dos escritores de ouro como Roy Thomas, Len Wein, Bill Mantlo, dentre outros!
    Este Chip Zidarsky eu considero um escritor superestimado assim como Tom King, e ainda deram para ele escrever uma mini-série em 10 partes que conta o treinamento de Bruce Wayne ao redor do mundo!
    Li por scans e achei fraco, incluindo a polêmica cena do 'bi-curious", e o herói treinando com Ra's Al Ghul igual a Batman Begins (sendo esta a parte final de seu treinamento igual no filme), isso sem contar que Ra's impala Bruce Wayne com uma espada durante o treino igual ele fez com Oliver Queen em Arrow!
    O grande escritor da atualidade precisou copiar o enredo de um filme e de uma série para fazer sua história. Cadê a critividade?
    Mestres como Denny O'Neil deixaram um legado inestimável no personagem, bastava o cara trabalhar por ali, mas o cara prefere copiar a cópia das HQs ( o filme e a série) para fazer sua história! Sinceramente...
    Voltando aos tempos áureos, esta CCM do Quarteto trazenso a primeira aparição do Quarteto Terrível é sensacional.Apesar de eu achar o grupo uns restolhos disfuncionais, sempre foi divertido vê-los em ação, pois eles dão trabalho para serem derrotados!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Este Chip Zidarsky eu considero um escritor superestimado assim como Tom King, e ainda deram para ele escrever uma mini-série em 10 partes que conta o treinamento de Bruce Wayne ao redor do mundo!
      Li por scans e achei fraco, incluindo a polêmica cena do 'bi-curious", e o herói treinando com Ra's Al Ghul igual a Batman Begins (sendo esta a parte final de seu treinamento igual no filme), isso sem contar que Ra's impala Bruce Wayne com uma espada durante o treino igual ele fez com Oliver Queen em Arrow!"

      Embora não tenha lido, a premissa batida, os desenhos nem tão bons e a polêmica já me fizeram nem ter interesse. Folheando a 1a edição, achei uma pagina interessante, é uma cena onde o subconsciente (eu acho) do Bruce Wayne entra em uma aramadura. É notório que até o Batman tá saturado nas hqs, as minisséries de luxo, salvo uma exceção ou outra, só tão vendendo mais pelos desenhistas do que pela qualidade do roteiro.

      Excluir
    2. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Eu demorei um pouco pra postar sobre "Ciclos" aqui no blog, pq eu tava esperando ter essa edição em mãos... E com a BAGUNÇA q anda o site da panini, foi uma tremenda surpresa pra mim qdo essa HQ apareceu na loja daqui (sem eu saber q sequer tinha sido lançada - a última vez q eu tinha visto no tal site ainda tava em pré-venda). Nem pensei 2 vezes: COFREI na hora (aproveitando um crédito q eu tinha)!

      E q edição exuberante mesmo... Além da história ser FÓDA (uma releitura de um clássico do Kirby), a arte do Ross tá mto bonita num estilo q eu nunca tinha visto: Desenhando como se fosse um gibi normal (sem pintura por cima do traço)!

      A influência do Ross é bem clara: Ele curte mesmo a Marvel RAÍZ dos anos 60 e 70... E isso fica evidente nas redes sociais do artista, onde ele vive recriando CAPAS e artes de clássicos do Kirby (o Ross é um fã quase "psicótico" do REI e isso fica evidente pra quem segue o Ross nas redes, kkk)!

      E eu te entendo perfeitamente em relação à "História de Vida"... A edição do aranha tinha um puta potencial pra se tornar um ÉPICO das HQs pela ideia sensacional de se passar em tempo real. Mas foi uma grande ideia desperdiçada: Até achei uma "BOA" HQ, mas poderia ter sido MUITO melhor do q foi. Tenho mto interesse nessa edição do "4F" tbm, mas por esse preço eu não "arriscaria" comprar sem ver um scan antes!

      "isso sem contar que Ra's impala Bruce Wayne com uma espada durante o treino igual ele fez com Oliver Queen em Arrow!"

      Putz... q ideia de merda, hein? Realmente, o nível dos escritores médios da atualidade tá mto abaixo do medíocre q tínhamos há alguns anos atrás. Q época desgraçada pros quadrinhos, tá lôco!

      Abs!

      Excluir
    3. "É notório que até o Batman tá saturado nas hqs"


      De fato, L...

      Isso é perceptível desde q o "Comissário Gordon" virou uma espécie de "Robocop" com armadura, kkk. O "Batman" hj é um personagem q vive apenas das boas HQs do passado (taí o mega-sucesso da coleção da "Saga de Batman")!

      Abs!

      Excluir
  6. Quarteto Fantástico quase morreu na praia ao longo desses anos. Adaptações para o cinema fracas e HQ que não fazem jus aos personagens. Com a chegada do filme talvez revitalize os personagens que tanto estão precisando. Agora, errar de novo o alvo dai precisam de reza forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Verdade, amigo... O "4F" conseguiu a façanha de errar em 4 FILMES (!) pro cinema: O 1º foi aquele refugo do Roger Corman q sequer foi lançado nos cinemas de tão ruim (e q hj só é conhecido por curiosidade mórbida na internet); Depois, vieram as 2 BOMBAS da FOX (com uma equipe medonha e mal escalada, um "Destino" canastrão, um "surfista" monossilábico, e um "galactus" de fumaça: UM LIXO); E pra coroar o bolo: Outra cagada ainda pior da FOX: Aquele "4F" adolescente e com elenco todo zoado e disfuncional (nem consegui assistir esse filme)!

      Vamos ver o q vai sair da NOVA versão q vem por aí, né? Mas te confesso q tô pouco esperançoso... Afinal, a Marvel atual tá numa fase mto rui, onde mais erra do q acerta e as chances de sair coisa boa daí são mínimas!

      Abs!

      Excluir
  7. Fala, Léo!
    que postagem certeira, com o maior e mais importante grupo da m
    Marvel!
    Falar isso atualmente pode parecer muito estranho, exagerado e parcial, mas contextualizando de forma cronológica, em relação à editora(nos EUA e no Brasil), quanto à formação de uma geração de leitores (eu incluso!), que iniciou na RGE, com o protagonismo do Aranha, Hulk e do 4F!

    Estes, ao lado do Nova e dos X men (do Almanaque Marvel, que pegou inicialmente a fase do Neal Adams e depois Cockrum), formavam o meu top 5 de personagens!
    Algum tempo depois, o DD entrou no Top 5 pessoal (e nunca mais saiu), substituindo o Nova ,que infelizmente caiu no ostracismo , após uma ótima largada com o Sal Buscema (muita porradaria) e o Carmine Infantino.
    Havia ainda o ótimo "gibi do Coisa" (Marvel Two in One), que saia na revista Super Heróis Marvel e em algumas edições do Almanaque do Hulk.

    Espanando a naftalina e fazendo um link nostálgico, este especial do Alex Ross é uma edição espetacular (é caro, mas reconheço a "bola dentro" da Panini em lançá-lo tão próximo ao equivalente americano).
    Uma das mais belas homenagens ao Kirby e ao próprio histórico do 4F!
    Em relação à edição História de Vida, a premissa é muito boa, vou aguardar... Quanto às edições da CCM, cofre!
    Valeu pela postagem!
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Brigadão por ter curtido a postagem, amigo... O "4F" sempre foi a minha equipe favorita da Marvel, sabia? A razão disso é memória afetiva pura, já q eu adorava o desenho animado dos "4 Fantásticos" da Hanna-Barbera e o gibi deles da RGE (q pegava o final da fase Lee/Kirby)!

      Puxa, a nossa geração tinha basicamente os mesmos gostos, hein? Se o meu herói favorito era o "Aranha" (junto com o "Surfista") e a minha equipe favorita era o "4F", os "X-Men" e o "NOVA" vinham logo em seguida tbm pelas suas excelentes histórias no "Almanaque Marvel" da RGE. Aliás, um dos meus sonhos de consumo é ver a fase clássica do" NOVA " republicada por aqui (quem sabe com o vindouro FILME dele vindo aí, a panini não se coça em publicar? Fico na torcida, rs)!

      O gibi do "COISA" era divertido pra caramba mesmo... A maior parte das histórias saía na revista: "Super-Heróis Marvel" (da RGE), q era bem fininha (50 pág) e trazia no mix as 2 revistas estreladas por aranha e coisa ("Team-Up" e "Two-In-One")!

      Abs!

      Excluir
  8. opa..quarteto...pra mim, sempre foi uma incógnita a qualidade de uma fase pra outra...a exceçao da fase lee/kirby as historias sempre oscilavam entre o bom e o ruim...gostava da fase do byrne, mas detestei a fase do tom de falco..a do simonson foi ate legalzinha...aquelas historias do claremont que saiu no ghm premium tambem eram muito ruim, na minha opiniao...gostei da fase do aguirre, jogado aos lobos, e do hickman,consertar tudo...teve a fase medonha dos herois renascem e aquela bem mais ou menos que saiu no 4 e capitao marvel da panini...e estou acompanhando a fase do slott, que começou bem legal e desandou do 4 volume em diante..enfim, uma loteria...mas essas 3 aí vou acabar pegando de certeza...ross como sempre é um luxo...a ja que estamos falando de quarteto, aquele especial, antitese, vale a pena? no mais, outra postagem certeira do submundo...grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, ajota... blz?

      Bem nessas, mesmo... A qualidade das histórias do "4F" oscila mto sim ao longo de sua trajetória. Apesar de ainda hj ser a minha equipe favorita, admito q tenho relativamente pouca coisa do grupo na coleção, já q mesmo sendo FÃ eu tbm sou mto exigente e não aceito gibi RUIM na coleção (ainda mais se for de um personagem ou equipe q eu goste mto)!

      Dito isso... Minhas fases e edições favoritas do "4F" são:

      1) Fase Lee/Kirby (q estamos acompanhando agora nas "CCM" e eu tenho o resto pela RGE) !

      2) Fase Byrne (q eu tenho só até a metade em "Maiores Clássicos" Vol. 1-4)!

      3) "4F" Grand Design (adorei essa retrospectiva de TUDO q já rolou com a equipe!

      4) "4F 1,2,3, e 4" (de Grant Morrison & Jae Lee - Achei q captaram com perfeição o estilo q deveria ter um FILME da equipe)!

      As demais q vc citou... Eu cheguei a ler algumas, tipo a do Claremont e a do Pacheco (mas achei bem fraquinhas e passei adiante)! Qto ao "Antítese", eu li por scan e achei mediana (acabei não investindo no gibi impresso - é legal, mas não vale um capa-dura: se fosse capa-cartão custando 20 pila eu pegava SÓ pela arte do Neal Adams)!

      Abs!

      Excluir
  9. Grande Leo, blz? A primeira família está bombando com esses lançamentos. É e sempre foi meu super grupo favorito.

    Queria pegar esse do Alex Ross, mas estatuto caro. Vou esperar uma promoção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Opa, bem-vindo ao clube então, amigo... TBM sou fanzasso e tenho o "4F" como sendo minha equipe favorita de todos os tempos (seguida de: "X-Men", "Vingadores", "Titãs", e "The Boys", rs)!

      E acredito q essa edição do Ross logo deva aparecer em promoção... já q o site da panini parece ter voltado à ativa com alguns descontos de 20% - recomendo ficar de olho nas ofertas)!

      Abs!

      Excluir
  10. Leo . Já pensou em fazer um top 10 com as piores estórias dos seus personagens preferidos? Por acaso, o Conan do Joe Bennett estaria na lista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Renato... blz?

      Eu já pensei em fazer um TOP 10 de PIORES HQs dos meus autores favoritos (Alan Moore, Garth Ennis, e Frank Miller), mas ainda não tive tempo pra fazer as "seleções", rs!

      Qto ao "Conan"... Gosto mto do trabalho do Bennet, mas o conan dele foi realmente hediondo. Sim, acho q estaria entre as 10 piores do conan: Junto com toda a lixarada q a Marvel fez recentemente e o Conan EMO da Dark Horse!

      Abs!

      Excluir
  11. E aí comandante Léo!!

    Postagem em homenagem a primeira família da Marvel é qualidade garantida. Excelentes lançamentos esses, cofre certo é essa CCM # 39 já que essa coleção vou pegar tudo que for lançado. Da fase Lee/Kirby li muito pouco porque só fui acompanhar o quarteto nos quadrinhos na fase da Abril e nessa época já haviam se passado várias equipes criativas.

    Pra falar a verdade conheci o Quarteto primeiro através de uma animação onde o Tocha Humana era substituído pelo simpático robozinho chamado "Herbie", a equipe foi batizada de "Os Quatro Fantásticos". Era um desenho muito divertido tinha uma pegada bem aventuresca e diversão pra família. Mas em se tratando de HQs pra mim o "Quarteto" definitivo é a fase do gênio John Byrne, ali o mestre estava no seu auge criativo tanto no roteiro quanto na arte, por isso cofrei e estou de posse dos dois "busões" lançados pela Panini.

    Esses dois lançamentos "4F - Ciclos" (de Alex Ross) e "4F - História de Vida", me despertam interesse o primeiro devido ao alto custo e a esse formato desconfortável será adquirido se e somente se pintar uma promoção daquelas de 30 ou 40%. Já o segundo dá pra cofrar numa promoção mais normal. Como disse o colega Roberto Xavier: ""História de Vida" se for tão boa quanto a do Aranha, vale a pena." Concordo e assino em baixo.

    Valeu comandante, um abraço e até a próxima!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Realmente, amigo... pro fã do quarteto q passou anos na míngua (sem nada q prestasse da equipe em bancas), esta postagem traz um verdadeiro deleite de bons lançamentos, hein?

      A fase Lee/Kirby é a minha favorita até hj... E eu conhecia ela pela EBAL e RGE, mas mesmo juntando as 2 editoras: mta coisa ainda havia sido pulada (pelos meus cálculos, ao menos umas 20 histórias foram limadas antes da Abril assumir o bonde)!

      "Pra falar a verdade conheci o Quarteto primeiro através de uma animação onde o Tocha Humana era substituído pelo simpático robozinho chamado "Herbie"

      Pô, esse desenho eu adorava tbm... Embora eu já fosse fã dos "4 Fantásticos" pelo desenho anterior da Hanna-Barbera (q adaptava as HQs do Kirby), esse do "Herbie" era mto divertido mesmo, pois a relação de rivalidade e brigas entre o Coisa e o robozinho lembrava a relação entre o "Dr. Smith" e a "Lata de Sardinhas" (de "Perdidos no Espaço", kkk)! Aliás, vale lembrar q esse desenho do Herbie tinha roteiros assinados pelo próprio Stan Lee (q misturava até o "Magneto" pra enfrentar o quarteto)!

      Qto à fase BYRNE... Eu acho mto boa tbm, mas fiquei só com METADE dela, q foi o q saiu nos "Maiores Clássicos" 1-4 (não consegui encarar os 2 busões, hehe)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...