23/02/2022

O "Esquadrão Supremo": A "Liga da Justiça" da Marvel...

O "Esquadrão Supremo" da Marvel... Uma versão alternativa da "Liga da Justiça" da DC (com personagens genéricos inspirados em cada membro da "liga") ganha um encadernado deluxe pela Panini, com sua fase mais emblemática (anos 80) e parcialmente publicada no Brasil pela Editora Globo no "Gibi Marvel Force"!

Nesta matéria especial (e bem atrasada - porque demorei pra ler esse TIJOLO inteiro, rs), veremos um pouco das origens e trajetória do "esquadrão", pra melhor contextualizar este encadernado de material raríssimo e vintage!

Confira abaixo:

O "Esquadrão Supremo" é basicamente uma história do tipo: "O Que Aconteceria Se... A Liga da Justiça Dominasse o Mundo e Assumisse o Controle de Tudo"? Em um universo muito semelhante ao nosso, os "Maiores Heróis da Terra" se deparam com uma sociedade em ruínas. Diante desse cenário sombrio, eles tomam a difícil decisão de assumir o controle do planeta. Mas será que a equipe resistirá ao peso do poder absoluto sem se deixar corromper? Antes de "Watchmen" e "Authority", o roteirista Mark Gruenwald (Cap. América) imaginou este distópico cenário, em uma saga que muitos consideram seu melhor trabalho! A edição da Panini (Marvel Vintage) tem capa-dura, 368 pág (R$ 132,90), e reúne as histórias publicadas originalmente em: "Squadron Supreme" (1985) 1-12 e "Cap. America" 314 (material produzido entre 1985-1986)!

Criado por Roy Thomas & John Buscema na revista dos "Vingadores" (em 1971), o "Esquadrão Supremo" surgiu inicialmente com o nome de "Esquadrão Sinistro" (imagem abaixo) e a cada aparição nos quadrinhos (até ganhar sua própria série solo) ia sendo melhor desenvolvido com novos integrantes (sempre baseados nos personagens da DC). Os "Vingadores" conheceram o "esquadrão" durante uma viagem à realidade da Terra-712 (ou "Terra-S"), uma dimensão paralela à Terra-616 (lar dos heróis Marvel tradicionais). Sempre é bom lembrar que o "esquadrão" possui várias versões alternativas de diferentes realidades e existe pelo menos uma meia-dúzia delas circulando pela cronologia Marvel (até mesmo uma variante "zumbi" em uma mini-série inédita por aqui). Entre seus integrantes temos: "Hypérion" (Superman), "Falcão Noturno" (Batman), "Princesa do Poder" (Mulher-Maravilha), "Dr. Espectro" (Lanterna Verde), "Rouxinol" (Canário Negro), "Tufão" (Flash), e por aí vai (é divertido ir catando as "referências" em cada personagem, rs)!    

O encadernado da Panini (com bela capa de Alex Ross) traz a principal série da equipe, que foi parcialmente publicada no Brasil (somente os 5 primeiros números) na revista: "Gibi Marvel Force" nº 2, 4, 6, 8 (capa acima, com a "Rouxinol") e 10 - Pela Editora Globo no início dos anos 90. O resto da saga permanecia inédita por aqui e é um material muito bom pra quem curte HQs oitentistas com um nível mais adulto e fora dos padrões convencionais (a falta de caráter e atitudes questionáveis e nada altruístas de alguns integrantes da equipe, dão o tom certo pra isso). Pra quem se interessar em buscar MAIS histórias do "esquadrão", recomendo a "CHM - Vingadores 8" (capa acima, com a "Saga da Coroa da Serpente") e a participação deles nos nº 5-6 e "Anual 98" da fase dos "Vingadores" de Kurt Busiek & George Pérez (publicada na coleção Salvat em 3 Vol. que compilava essa fase completa). Além, é claro da versão 18+ que saía na revista "Marvel MAX" (que começou com o nome de: "Poder Supremo" e depois passou a se chamar: "Esquadrão Supremo" - capa acima)! Recomendo (pra fãs da Marvel E DC, rs)!
 
Até+

49 comentários:

  1. Vou ter de falar de algo aleatório ao tema, mas que tem a ver com quadrinhos. Assisti The Batman. Puta que pariu, que filme!!!!! A comparação com Seven não foi á toa, puta trama investigativa com uma história envolvente. O vampiro purpurinado vai calar a boca de muita gente. Todos os atores muito bons no papel. Várias referências a hqs em.um roteiro coeso e bem construído. Obrigado Matt Reeves e a todos os envolvidos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem tempo que o Pattison faz filme bom e tem boas performances como ator.

      Excluir
    2. Opa... Valeu mesmo pela análise, L:

      Vou assistir esse "Batman" qdo passar na HBO... É q no meu caso, já não vou mais à salas de cinema e só vejo filmes daqui pra frente na TV (regado à Doritos e cerveja na madruga, hehe)!

      Mas bom saber q a sessão valerá a pena... afinal, são mtas horas de filme e tem q ser bom pra me manter na poltrona, rs!

      Abs!

      Excluir
    3. Pois é, estou louco para ver. Tem uma galera dizendo q o filme é muito sombrio, muito depre...pqp!!! O que esperar de um cara que tem os pais assassinados na sua frente quando garotinho, veste um traje de morcego e sai de noite para meter a porrada na bandidagem??? AH por favor, vão ver o Thor no Love and Thunder ou os Guardioes da Galáxia!!!

      Excluir
  2. Oi Leo!

    Demorou mas saiu completo este material!

    Quase 30 anos depois de publicado pela Globo (incompleto) este material ganha uma segunda chance no Brasil. É muito tempo para se pensar em ter em mãos uma publicação!
    É bom que as "lendas urbanas" que nunca chegaram ao Brasil, estão sendo resgatadas pelas Editoras aos poucos!

    A sacanagem que a Abril fez com a Globo deixou esta ferida aberta no colecionismo de HQs de super-heróis no Brasil. A Abril por capricho tomou os títulos da Globo, e os que ela não quis a editora publicou por mais um ano ainda!

    O pior de tudo é que o "esperto e inteligente" Chefe de Redação da Editora na época, dispensou só títulos bons como Esquadrão Supremo, Doutor Zero, Guardiões da Galáxia, e Cavaleiro da Lua!

    Não que os outros como Motoqueiro Fantasma, Excalibur, e Novos Guerreiros não fossem, mas já que tomaram de volta os direitos da Marvel, pegassem todos os títulos!

    É impressionante como a "versão genérica" da Liga da Justiça consegue ter histórias de alta qualidade, seja nesta versão mais tradicional de Mark Gruenwald, ou na versão reformulada de J.M. Straczynski.

    São personagens que dão certo na Marvel, mesmo sendo cópias dos da DC! Um caso raro, e duvido que o contrário poderia dar certo!

    Eu não gosto muito da fase do Gruenwald no Capitão América(prefiro a de J.M. Dematteis, e seus antecessores), até comentei que a fase do Capitão John Walker não é lá essas coisas, mas este Esquadrão Supremo dele é excelente, tanto que é considerado seu melhor trabalho!

    É impressionante como os Anos 60 a 80 foram criativos para as HQs, onde os escritores realmente tinham amor ao seu trabalho, e procuravam sempre inovar tentando novos conceitos.

    Creio que isto se deva à educação escolar rígida da época, o momento político sócio cultural, e as transformações da sociedade e do mundo!

    O pior é que era muito mais difícil fazer uma pesquisa do que hoje, sendo restrita aos livros que se podia conseguir comprando ou em bibliotecas. O pior de tudo é que nesta época HQs eram marginalizadas e os escritores tinham talento e criatividade, algo que hoje se perdeu mesmo com o acesso às informações na palma da mão!

    Enfim, parabéns à Panini por finalmente corrigir esta injustiça, e publicar na íntegra este material!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Nem me fale, amigo... esperei mtos anos pra ler esse material (eu tinha os scans baixados, mas acabei demorando pra ler e perdi tudo qdo pifou um HD no meu computador (perdi milhares de arquivos de scans, filmes, e putaria - na época eu era solteiro, kkk)!

      E 30 anos (e uns quebrados) é tempo demais mesmo pra republicarem um material de qualidade (fóda pra caralho) q nem este... Afinal, o TP gringo do "esquadrão" (com essa mesma capa do Ross) já tinha saído há mtos anos nos EUA!

      Eu "acho" (palpite) q a Panini SÓ publicou esse material agora devido à participação do "esquadrão" na saga dos "Heróis Renascem" (q tá nas bancas atualmente)... é a única explicação q imagino (já q nem filme ou série de TV fizeram com a equipe)!

      "O pior de tudo é que o "esperto e inteligente" Chefe de Redação da Editora na época, dispensou só títulos bons como Esquadrão Supremo, Doutor Zero, Guardiões da Galáxia, e Cavaleiro da Lua!"

      Verdade... q bola fora da Abril: deixaram as melhores séries q a Globo vinha publicando incompletas (podiam ter ao menos concluído elas em "almanaques", né)? Sem falar q o "esquadrão", "cav. da lua" e os "guardiões" combinariam perfeitamente com a proposta de uma revista q nem a "SAM" (teriam sido perfeitas no mix)!

      "É impressionante como os Anos 60 a 80 foram criativos para as HQs, onde os escritores realmente tinham amor ao seu trabalho, e procuravam sempre inovar tentando novos conceitos"

      Concordo tbm... e me entristece mto ver q hj em dia os autores já não conseguem chegar no nível e patamar criativo de 3 ou 4 décadas (ou mais) atrás. Atribuo isso às referências dos escritores modernos: A maioria criado à base de vídeo-games e filmes blockbuster (tanto é, q a estética de "Matrix" perdurou por anos nos gibis), enquanto escritores da estirpe de um Alan Moore foram criados com mta LITERATURA clássica (Conan Doyle, Júlio Verne, Alexandre Dumas, Lovecraft, etc)!

      E tbm achei uma bela acertada da Panini a publicação desse material raro e inusitado por aqui... Pra ficar perfeito mesmo: só se fosse em formato econômico, hehe (mas tá valendo do mesmo jeito, é claro)!

      Abs!

      Excluir
  3. Muito legal Leo. Tinha visto a capa e imaginei que seria tipo uma antologia (formato que não me agrada muito) e nem dei bola. Mas depois dessa resenha vou ficar de olho pra ver se aparece alguma promoção.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Vinícius... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido a postagem... Deu um trabalhão (pois tive q ler essa edição às pressas), mas acho q valeu a pena pra ter tirado algumas dúvidas da galera (diante de uma HQ tão pouco falada e comentada no Brasil)!

      Abs!

      Excluir
  4. Fala Léo, ainda tenho a Marvel Saga da Abril, com a saga da " Coroa da Serpente " e é bem legal, essa versão do Gruenwald(infelizmente faleceu jovem aos 43 anos), tenho certeza que é aquele tipo hq "deliciosa" dos oitenta, com sinopse de futuro distópico, e como você citou na matéria, essa pegada sombria antes de
    Whatchmen, me lembra também um desenho da Liga da Justiça, onde os " Lordes da Justiça " tomam o poder, com certeza está nas minhas poucas prioridades, discordo do comentário do Elcio, acho o trabalho do Gruenwald com o Capitão muito bom, li na época e relendo agora que foi republicado, é ainda melhor, toda a trama política como pano de fundo, Steve Rogers se negando a se tornar um funcionário do governo, sabendo o tipo de coisa que teria que se submeter, assim como o próprio John Walker vai se tornando um personagem interessante, eu que fiquei muito empolgado com " Poder Supremo " assim que possível, vou pegar essa edição. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Por incrível q pareça, eu só fui ler a "Saga da Coroa da Serpente" qdo saiu na "CHM" (na capa q eu postei acima, hehe)... Cheguei a comprar esse "Marvel Saga" da Abril num sebo, mas demorei pra ler e perdi a revista pra umidade (q destruiu uma parte da minha coleção no final dos anos 90)!

      E puxa, q notícia triste essa... Eu sabia q o Gruenwald tinha morrido, mas nem imaginava q tivesse sido tão cedo (43 é novo demais): pensei q ele fosse mais velho. Lamentável mesmo!

      Sobre o "capitão" dele... Infelizmente, me faltou verba pra encarar os 2 Vol. do "Agente Americano" (se fosse 1 Vol. só eu teria me esforçado mais, mas eu sabia q não iria dar conta de 2 TIJOLOS de 100 reais cada naquele momento). Pior q eu tava bem empolgado pra ler essa fase, já q gostei mto da série de TV do "Falcão" (parcialmente baseado nessa HQ)!

      Mas é aquela coisa, né? Não se pode ter tudo...

      Abs!

      Excluir
  5. Muito obrigado pela análise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada... pra mim foi uma satisfação ter lido o material e pesquisado sobre a equipe pra escrever esta postagem: Eu é q agradeço por vc e outros leitores terem curtido!

      Abs!

      Excluir
  6. Parece ser interessante. Observar a capa do Alex Ross então, é como fazer uma viagem no tempo. O que ferra tudo é a Panini como sempre, publicar nesse formato caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande L, infelizmente, a Panini está trazendo muito material clássico bacana que eu gostaria de ler ou reler, mas esses precinhos estão impraticáveis.

      Excluir
    2. L e Guilherme...

      Sou obrigado a concordar com vcs, amigos!

      A linha Marvel Vintage tem trazido MTO material bom e interessante... PORÉM, acaba sendo uma linha CARA demais por ser toda em formato deluxe!

      Comprei essa edição do "Esquadrão", MAS tive q abrir mão dos "Vingadores do BYRNE" (q saiu logo em seguida com o 2º arco da "Costa Oeste"). Tive q abrir mão desse material por não conseguir dar conta desses preços. Tá fóda, rapaziada!

      E agradeço à vcs... q me inspiraram e me deram uma boa ideia pra próxima postagem aqui do blog, hehe (sobre "cortes de gastos")! Obrigado!

      Abs!

      Excluir
  7. Fala Léo tudo beleza? Cara que coincidência também pretendo falar sobre o Esquadrão Supremo lá no meu blog: O Canil do Beagle, mas só depois que ler esses encadernados, como tenho que conciliar as funções de pai de primeira viagem e professor o blog anda de lado em marcha lenta.
    Quando vi a panini anunciando o encadernado do Grundewald esperei uma promoção safada da loja deles e peguei junto com poder Supremo do Straczynski formando uma trinca com a minha CHM.
    É engraçado que tanto a Marvel quanto a DC possuem versões das equipes principais. Na DC temos os Avanteadores que apareciam nas histórias da liguinha pena que nunca foram aproveitados igual ao Esquadrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, beagle... blz?

      Show de bola, brother... O "esquadrão" tá carecendo de mais análises e matérias sobre a equipe (eu penei pra encontrar postagens nacionais a respeito e tive mais sorte em sites gringos)!

      Assim, sua matéria será mais q bem-vinda e te convido a compartilhar o LINK aqui com a gente (mesmo q seja nas próximas postagens daqui)... Afinal, esta edição me despertou novamente o interesse no "esquadrão" e quero ler mais conteúdo a respeito desses anti-heróis de caráter duvidoso, hehe!

      E nem me fale, amigo... Tô apanhando feio pra conciliar meu tempo tbm: Afinal, este ano meu filho começou as aulas e tem sido uma correria diária pra comprar material, etiquetar as roupas, levar e buscar no horário, reunião com os professores, etc e etc (a gente acaba inserido nesse universo escolar junto com a criança, hahaha)!

      Falo isso, pq esta matéria do "esquadrão" me tomou mto tempo... Já q só consigo ler gibis na madrugada agora (qdo o moleque a patroa tão dormindo) e estamos falando de um TIJOLO de quase 400 pág e MTO texto (ao estilo anos 80). Não é um gibi pra se ler no BUSÃO de forma despretenciosa, kkk!

      Abs!

      Excluir
  8. cara, esquadrao supremo é um achado da panini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, ajota...

      E é um material q eu jamais esperaria ver por aqui (ainda bem q eu não gastei comprando importado)!

      Abs!

      Excluir
  9. a panini anda acertando de vez em quando, com essas hqs antigas...coleçao classica tambem ta demais...dos materiais mais recentes muita coisa to deixando passar por causa do preço elevado...cara, a maioria nem precisava de capa dura...estrategia sem vergonha pra encarecer o produto...no fim o que resta sao essas preciosidades que saem as vezes...no mais vou encerrando algumas coleçoes que comecei e vou migrando pra devir, bonelli e outras editoras...terminei a bomba do lanterna do morrison...e nunca mais chego perto do personagem...hulk vou encerrando no volume 10 tambem, antes que alguma personalidade dele vire bi, pansexual, nao binario ou seilaoque...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, amigo...

      A Panini publica mta porcaria todo mês... MAS, peneirando bem, acabamos encontrando verdadeiras pérolas q nem este encadernado do "esquadrão" (desde já, uma das melhores edições do ano)!

      A "coleção clássica" então, nem se fala... Peguei ontem o Vol. 22 com os "X-Men" e tá espetacular tbm: Com a 1º aparição do "Ka-Zar" e confrontos irados dos mutantes contra "Namor" e "Vingadores" (e tudo com traço do KIRBY - showzão)!

      Minha próxima postagem aqui no blog (se tudo der certo ainda neste findi) será justamente sobre séries e edições q tive q abandonar por causa do preço elevado... selecionei 10 HQs q eu queria mto ter, mas q tive q deixar de lado por não caberem no orçamento (tá mto puxado esses preços, tá lôco)!

      O "HULK" eu encerro a fase "imortal" no Vol. 10 tbm (e chega: não vou seguir adiante com as reformulações q fizerem - justamente pra não ver essas "lacrações" q podem vir pela frente, rs)... E no mesmo mês ainda tem o "HULK do BYRNE" (essa eu vou tentar fazer o possível pra comprar, mas é outra q vai beirar os 100 conto)!

      Abs!

      Excluir
  10. Grande Leo, blz? Esse é um material clássico que sempre quis ler. Na época, não peguei nada lançado pela Globo, nem lembro de ter visto nos jornaleiros que frequentava (será que rolou uma sabotagem? hehe), e quando fiquei sabendo, não comprei por causa de estar incompleto.

    Poder Supremo é um dos meus gibis modernos favoritos (inclusive, foi o último capa dura parrudo da Panini que comprei), o que só me deu mais vontade ainda para ler o clássico.

    Não vou pegar por causa do preço, mas vou acionar o site de scans para ler hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Eu tbm não tenho nenhum gibi da Globo dessa fase anos 90 (quase comprei em sebo uma vez esses "Marvel Force", mas o cara tava louco e jogou o preço da coleção completa lá em cima - e em formatinho eu tenho por norma nunca pagar preços elevados)!

      Sem falar q vários títulos da revista ficaram incompletos (o q já inviabilizaria - ao menos pra mim - um investimento alto na coleção)!

      O "Poder Supremo" eu não consegui comprar o TIJOLO deluxe... vou ter q ficar com minhas "Marvel MAX" mesmo, hehe!

      Abs!

      Excluir
  11. Fala aí comandante!!

    Cara que satisfação ver tanto clássico sendo publicado, e entre esses o Esquadrão Supremo de Mark Gruenwald. Que diz a lenda deixou expresso o desejo de após sua morte deveria ser cremado e suas cinzas misturadas as tintas da colorização das revistas Marvel, tamahno era o seu amor pelos quadrinhos. Mas curiosidades a parte, esse encadernado era algo que confesso jamais imaginei ver disponibilizado completo e nesse formato de luxo.

    Ainda tenho guardado os formatinhos da revista GIBI da Globo, fiquei frustrado por ter sido trazido apenas parte da saga da liga da justiça da Marvel. Hoje depois de ter lido os cultuados Authority, Supremos e Whatchmen, pude perceber como o Esquadrão Supremo era visiónario já abordando essa temática de super-seres tomando o controle da sociedade para trazer uma "paz" imposta e sem espaço para a liberdade individual.

    Graças a esse tipo de material, o consumo e a leitura de quadrinhos de super-heróis tem valido a pena. O leitor pode simplesmente ignorar essa onda de chorume atual e se deliciar com os clássicos que é o caso de Esquadrão Supremo, um baita gibizão massa véio, divertido e com uma história redondinha e bem contada.

    Muito boa sua resenha Léo, que bela coletânea de capas para ilustrar a ação e dinamismo da serie. Obrigado por nos brindar com a essa bela matéria. E parabéns a Panini por colocar ao alcance do leitor brasileiro essa pérola da Marvel "raiz". E como não poderia deixar de ser já devidamente cofrado.

    Um abraço e até a próxima postagem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Nem me fale, amigo... estamos vivendo uma época TÃO fértil de clássicos, q nem conseguimos dar conta de tudo q é bom nas bancas, hehe!

      Aliás, tenho dito e repetido seguidamente q podemos abandonar completamente os materiais modernos (se quisermos) e viver APENAS de gibis clássicos daqui pra frente, q ainda assim não vamos conseguir ler e comprar tudo q queremos! senão vejamos (só alguns dos materiais clássicos q temos lançados neste começo de ano):

      -Esquadrão Supremo
      -Kamandi
      -Hulk do BYRNE
      -Vingadores da Costa Oeste(BYRNE)!
      -Dr. Estranho X Drácula
      -Starman
      -TEX OMNIBUS (em julho)!
      -Elric (P&N)!
      -Tarzan (Thomas/Buscema)!
      -Titãs (Graphic Novel clássica)!
      -Batman: Acossado
      -Pato Donald do Barks Vol. 22
      -Storm 2
      -A Era de Ouro (Mythos)!

      E a coleção clássica, é claro... Ou seja: Mesmo q o cara tenha grana pra encarar tudo isso, duvido q tenha TEMPO pra ler tanta coisa clássica no ritmo em q está sendo lançada!

      E é incrível mesmo como esse "esquadrão" foi visionário, hein? Ele saiu um pouco antes de "Watchmen" e já tinha uma temática adulta bem similar (questionando e desconstruindo o mito do super-herói)!

      No mais... Muitíssimo obrigado por ter curtido esta postagem , q fiz com bastante entusiasmo e carinho, hehe. Afinal, como relatei num comentário mais acima, este tipo de matéria não se produz em apenas 1 dia, pois eu tive q LER todo esse TIJOLO pra poder comentar aqui e como são quase 400 pág, e só tenho as madrugadas livres agora pra ler gibis, foi uma matéria q levei quase 2 semanas pra produzir, kkk. Mas valeu mto a pena, pois é um gibizão RAÍZ dos bons (recomendo mto)!

      Abs!

      Excluir
    2. De material atual, só tenho comprado Batman e raramente tenho aberto algumas exceções.

      Já tão falando que o Ennis vai escrever outra hq do Justiceiro no Vietnã. Mas depois de ler "o pelotão" e "o soviético" constatei que o cara não vaj mais atingir o nível na fase max. O Jason Aaron tamvém vai escrever o personagem novamente, ele jura que vai ficar muito bom... depois de ver o que ele fez com Thor e com Justiceiro max, acho difícil acreditar

      X-men, não me interesso por nada que nao ser a do Byrne, Claremont e Lee (e clones da épica) (que ja tenho)

      Immortal Hulk pareceu interessante, mas não peguei porvter outras prioridades

      Thor, só abri uma exevçao pra uma minisserie do Bill Raio Beta desenhada e ecrita pelo Daniel Warren

      Homem-Aranha, desisti do personagem, povo reclama da DC e suas crises, mas o Mefisto já tem feito esse papel de bagunçar a vida do personagem, já ressucitaram o Harry, já desfizeram Gwen puta, casmento e o caralho á quatro. Depois de ver esse video, https://youtu.be/Kd_4MdvjTQE

      Vi que não dá mais pra entender nada

      Demolidor, deve ser bom de acompanhar, mas tem a questão dos gastos, se me pedirem pra escolher entre ele e o Batman, vocês já sabem a resposta.
      Aliás, vai sair Melhores dk Mundo do Mark waid lá fora, tou cogitando acompanhar quando chegar aqui.

      Excluir
    3. para mim é como se fosse um sonho, uma realidade alternativa, ter tantos materiais clássicos sendo lançados! As edições definitivas do Aranha que já passaram do número 100 americano e ainda vem mais por aí, a coleção da ESC completa em 75 volumes, os diversos Omnibus (Quarteto, Conan o Bárbaro, Capitão América), várias edições excelentes da linha Vintage, CCM e as Sagas do Batman e Superman! meu Deus, que coisa mais linda! Estou simplesmente amando esta fase atual de publicações no Brasil, que continuem por muitos anos ainda!

      eu já estava muito feliz com as Salvats capa preta na época dos clássicos, com as Coleções Históricas Marvel e com as Lendas da DC - Batman, mas elas vinham esporadicamente e nem sempre em ordem cronológica, mas hoje em dia é simplesmente a realização de um sonho, que glória!

      adilson

      Excluir
    4. "já estava muito feliz com as Salvats capa preta na época dos clássicos, com as Coleções Históricas Marvel e com as Lendas da DC - Batman, mas elas vinham esporadicamente e nem sempre em ordem cronológica, mas hoje em dia é simplesmente a realização de um sonho, que glória!"

      Concordo contigo, estou fazendo a coleção da Saga do Batman e tenho curtido bastante, Adilson.

      Excluir
    5. "Já tão falando que o Ennis vai escrever outra hq do Justiceiro no Vietnã. Mas depois de ler "o pelotão" e "o soviético" constatei que o cara não vaj mais atingir o nível na fase max. O Jason Aaron tamvém vai escrever o personagem novamente, ele jura que vai ficar muito bom... depois de ver o que ele fez com Thor e com Justiceiro max, acho difícil acreditar"


      Tbm acho bastante difícil de acreditar, L...

      Sempre fui fanzasso do ENNIS, mas vejo q suas melhores histórias ficaram no passado mesmo (infelizmente)... Digo, até gostei de "Pelotão" e "Soviético", mas são HQs menores q no máximo se equiparam à fase "Marvel Knights" do justiceiro (q o ennis escreveu antes da fase MAX)!

      A última HQ do Ennis q li foi o "Dick Vigarista"... e embora seja levemente "divertidinha", nem parece um gibi escrito pelo mesmo cara q nos deu: "Preacher", "Hitman", e "Hellblazer - Infernal"!

      Qto ao Jason Aaron... Ele sempre tentou ser o q o ENNIS era em seu auge, mas nunca conseguiu e não acredito q consiga mais, hehe!

      Abs!

      Excluir
    6. "para mim é como se fosse um sonho, uma realidade alternativa, ter tantos materiais clássicos sendo lançados!"


      Penso da mesma forma q vc, Adilson...

      Sou colecionador de gibis desde os anos 70 e nunca vi TANTA oferta de material bom ao nosso dispor qto agora... A única coisa q eu lamento são os preços cada vez mais elevados e q tem afastado leitores desse hobby q ainda é o meu favorito, hehe!

      Mas independente das questões financeiras... Eu vivo hj (na condição de colecionador e leitor) uma realidade q eu nunca imaginaria em décadas passadas, por exemplo. E uma coleção do porte de "Clássicos Marvel" (com o melhor da Marvel em ordem cronológica) e raridades do tipo: "Esquadrão Supremo" e "Tiras do Aranha", é algo a se comemorar mesmo!

      Abs!

      Excluir
  12. Rapaz... comprei Wolverine Preto, Branco e Sangue. Que palhaçada foi essa? Papel offset de baixa gramatura e ainda cobram R$ 100 por ela, eles estão doidos? Vou devolver imediatamente. Não recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. L,
      você confirmou minhas suspeitas de que esse "Wolverine: Preto, Branco e, Sangue" fosse uma bomba. Comentei que materiais recentes e curiosidades tenho cortado da lista de compras e pelo visto faço bem. Tanto pelo preço quanto qualidade no geral.

      Excluir
    2. "você confirmou minhas suspeitas de que esse "Wolverine: Preto, Branco e, Sangue" fosse uma bomba. Comentei que materiais recentes e curiosidades tenho cortado da lista de compras e pelo visto faço bem. Tanto pelo preço quanto qualidade no geral."

      Antes de saber o tratamento porco que a Panini deu, eu já tava me sentindo prejuízo. Eu só comprei porque tava com 25% de desconto e "receberia" mais R$ 20 de cashback do picPay, não sei s efiz algonerrado, mas.nao recebi o cashback. A surpesa mesmo foi ver o negócio impresso em papel offset de baixa gramatura. Fora o fato de que só comprei por causa da arte do Adam Kubert, que não desenhiu nem 15 páginas.

      Eu tenho até receio de adquirir a versão grandes tesouros marvel de Arma X ou do justiceiro, caso lancem, depois disso. O bom é que R$ 75 vão retornar pra minha carteira, apesar da perda de tempo.

      Excluir
    3. "você confirmou minhas suspeitas de que esse "Wolverine: Preto, Branco e, Sangue" fosse uma bomba"

      E mais, poucos artistas fizeram.o trabalho com esmero.na hq. Colocaram até história desenhada pelo Greg Land!! Por um valor desse, deveria ser só a nata que participaria desse trabalho.

      Excluir
    4. "E mais, poucos artistas fizeram.o trabalho com esmero.na hq. Colocaram até história desenhada pelo Greg Land!! Por um valor desse, deveria ser só a nata que participaria desse trabalho."
      Eu não curto trabalho assim onde todo mundo coloca a mão e vira uma cortina de retalhos. No site da Comix essa HQ estaca com 45% de desconto e mesmo assim a8nda cara. Mas, leia primeiro antes de devolver pelo menos terá convicção de que não vale a pena. Boa semana.

      Excluir
    5. curioso, eu gostei dessa edição do Wolverine Preto, Branco e Sangue, mas realmente é cara... comprei na banca por impulso, mas até que gostei

      adilson

      Excluir
    6. "Eu não curto trabalho assim onde todo mundo coloca a mão e vira uma cortina de retalhos. No site da Comix essa HQ estaca com 45% de desconto e mesmo assim a8nda cara. Mas, leia primeiro antes de devolver pelo menos terá convicção de que não vale a pena. Boa semana."

      Eita, eu que já devolvi kkkkk. Vou dar uma conferida, caso alguma alma caridosa traduza os scans, mas duvido muito que em 10 ou 12 pgs (media de cada historia do encadernado) possa ser desenvolvido algo impactante, ou que já não tenha sido explorado no passado sobre o Wolverine.

      Quanto a escolha do papel offset, foi algo que realmente me deixou enfurecido. Pelo que vi em canais gringos como esse:

      https://youtu.be/CIggtx64Gk0

      A versão gringa foi impressa em couche, o offset na minha opinião estragou a arte do kubert e de outros artistas. E pra piorar o papel é de baixa gramatura. Os caras do Pipoca e Nanquim falam muita abobrinhas, mas em algonem concordo com o Bruno Zago: eles cobram caro, mas pelo menos nunca entregaram trabalho gráfico porco ou diminuíram gramatura do papel nos quadrinhos deles.

      Excluir
    7. "Os caras do Pipoca e Nanquim falam muita abobrinhas, mas em algonem concordo com o Bruno Zago: eles cobram caro, mas pelo menos nunca entregaram trabalho gráfico porco ou diminuíram gramatura do papel nos quadrinhos deles."

      Na reimpressão de MoonShadow baixaram a gramatura do papel devido à situação atual de falta de insumos. Mas, realmente os caras entregam edições bem caprichadas até quando a história não é aquelas coisas. Gosto da qualidade do P&N e após a publicação de Druuna ganharam minha admiração. Gosto ainda mais do fato de que compro pouco coisa deles. rs...mas quando pego os materiais está raramente me arrependo.
      Outro fato curioso é que a P&N soltou essa reimpressão de MoonShadow por 100 reais quando a Panini atualmente está cobrando mais de 200 reais em algo com qualidade inferior mas nos mesmos moldes de capa dura e quantidade de páginas. A Panini mesmo na situação atual mostra que exagera nos preços.

      Excluir
    8. "Rapaz... comprei Wolverine Preto, Branco e Sangue. Que palhaçada foi essa? Papel offset de baixa gramatura e ainda cobram R$ 100 por ela, eles estão doidos? Vou devolver imediatamente. Não recomendo"


      Putz... pelo preço q tão cobrando nessa, eu esperava algo minimamente decente (pelo menos na parte gráfica)!

      Ainda bem q eu cheguei a cogitar essa, mas desisti (por questões orçamentárias e por não ver nenhum "medalhão" dos q eu curto entre os artistas)!

      Agora vem uma do "Carnificina" por aí... no mesmo estilo e preço elevado: Já viu, né? hahaha!

      Abs!

      Excluir
    9. Oi, Roberto... blz?

      Eu não simpatizo mto com os caras da P&N, mas reconheço tbm o trabalho e acabamento gráfico das publicações deles... Sendo q de todas q eu tenho deles, a minha favorita é o "Lone Sloane" (do Druillet): com belíssima capa metalizada!

      Tbm gostei mto dos LIVROS do "Conan" e "Baran Mak Morn"... com capas do Frazetta e sobre-capas de acetato!

      Só q o lance na P&N é comprar tudo em pré-venda pra garantir os melhores preços: Geralmente eu pago uns 70 e poucos pila em algo q depois ficará por 120 qdo sair da pré!

      Abs!

      Excluir
  13. eita...peguei esse wolverine numa promoçao da comix...pelo jeito me lasquei...

    ResponderExcluir
  14. por falar nisso, acabei de ler o volume 3 da gata negra e tenho de dizer....hqs atuais só derrota ultimamente...ver ela dar um cacete no stark com a propria tecnologia dele que ela acabou de ter acesso é forçar demais na lacraçao...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da Marvel não espero mais nada, até quando dão uma dentro, acabam dando com os n'água. Criaram uma princesa indígena gostosa pra essas histórias novas do Conan e deram um dos nomes utilizados pela Pocahantas (não a personagem da Disney, mas a pessoa real) e grupos nativo-americanos caíram matando em cima do Jason Aaron.

      No cinema, só tão ganhando dinheiro na base do fan service , vide o fato de que os filmes realmente badalados que saíram após Ultimato, foram Sem Volta pra Casa e Multiverso da Loucura.

      O Ennis vai escrever uma nova minisserie do Justiceiro no Vietnâ, mas depois de ter lido Pelotão e Soviético não espero algo que seja lá essas coisas.

      Excluir
    2. "ver ela dar um cacete no stark com a propria tecnologia dele que ela acabou de ter acesso é forçar demais na lacraçao..."


      PQP... aí é forçar MTO a barra mesmo, kkk!

      Enfim, de HQs atuais eu andei me arriscando com:

      -Imortal Hulk (mto boa)!
      -Marvel (não li ainda)!
      -Rorschach (só li o vol. 1 e achei apenas mediano)!
      -Star Wars: Thrawn (gostei)!
      -Deadpool 30 Anos (A Praça é Nossa, rs)!

      Não adianta, a verdade é q não se fazem mais gibis BONS como antigamente... a melhor coisa do mercado atual são as republicações de clássicos!

      Abs!

      Excluir
    3. Eita... não sabia dessa "Pocahontas" no Conan: O bárbaro não perdoa nem as personalidades da vida real, kkk!

      Abs!

      Excluir
  15. E aí Léo, nessa quinta fui com o meu moleque ver o filme do Batman, e queimei a língua, não tinha expectativa nenhuma, e fiquei surpreso, só acho que deveriam ter ousado mais, ser mais sanguinolento, passei na Comix, e peguei " Acossado " com um ótimo desconto, e uma constatação, como a arte final faz a diferença, enquanto o Austin reforça o traço realista do Gulacy na história principal, o tal do Palmmiot, deixa totalmente cartunesco na segunda história, fora isso, hq excelente, vi esse Wolverine que os colegas estavam comentando, chama a atenção pelo tamanho e arte da capa, estava com um bom desconto, mas material novo, e mesmo que seja de um dos meus personagen favoritos, não encaro, há, vi uma notícia que essa semana a Panini vai fazer um saldão de hqs, com muitas do Conan,com até 50% de desconto no Cine Belas Artes, aqui em São Paulo, pelo que li, vai até o dia 13.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Pois é, amigo: Ainda não assisti o "Bátema", mas vejo q mta gente tem gostado e elogiado... Verei qdo passar na NET (deve ir pra HBO), antes disso ainda tenho q ver a "Liga do Snyder" (q eu tô atrasado pra maratonar, hehe)!

      Já o "Acossado" é excelente mesmo... e é bem como vc falou: a arte-final faz mta diferença (ainda mais qdo lemos um gibi em q muda o arte-finalista de uma história pra outra). Mesmo assim, é uma das grandes bat-edições de 2022!

      E ótima essa dica do "saldão" em SP... pena q não coincidiu com uma viagem de negócios q farei praí no mês q vem, rs!

      Abs!

      Excluir
  16. cara, essa do aaron espero que ele nao se ajoelhe e peça perdao pra galera...é um nome, pelamordedeus....daqui a pouco ninguem mais escreve nada sem ser taxado de racista ou sei la...e o ennis na marvel de hoje nao da pra esperar muita coisa...e por falar no homem, esse formato da coleçao classica era uma boa pra continuarem com crossed...comprei os 4 volumes e to a ver navios ate hoje...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "Crossed" já era mesmo, infelizmente...

      Eu tava curtindo a série pra caramba e na época até falei aqui no blog q o formato ideal teria sido o mesmo de "Walking Dead" (capa-cartão), já q é um material q se destina basicamente pro mesmo público... Mas a panini cagou mesmo em começar "Crossed" em capa-dura (sendo uma coleção de 17 Vol. no total)!

      Qto aos "cancelamentos" de autores... é reflexo dos novos tempos, onde tudo ofende e magoa (palavras machucam) e a gente tem q pisar em ovos pra falar ou escrever qq coisa!

      q tempos pra se viver...

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...