16/09/2021

"Star Wars - LANDO": Uma BOA HQ de Volta Às Bancas...

Ultimamente, as distribuidoras tem "desovado" nas bancas uma infinidade de gibis lançados há não muito tempo atrás, e que podem ser "redescobertos" pelos leitores (ganhando uma espécie de "2º chance")...

É o caso desta pouco badalada e divulgada edição do "LANDO", uma BOA e despretensiosa HQ que eu "redescobri" por acaso numa banca (que havia acabado de receber este "encalhe", rs). Valeu a pena a compra e recomendo pra fãs RAÍZ de "Star Wars"!

Confira abaixo:

É uma sensação bastante agradável pra um leitor de quadrinhos quando ele "redescobre" um gibi bacana que havia passado batido anteriormente... Foi o que aconteceu com o "LANDO"! Lançado pela Panini em outubro de 2019, o encadernado de "Lando Calrissian" (o "amigo-da-onça" de Han Solo) tem 112 pág em capa-cartão (R$ 19,90) e reúne as 5 edições da mini-série original publicada nos EUA em 2015 e assinada por Charles Soule (Darth Vader) e Alex Maleev (Demolidor). Eu confesso que nem lembrava que esse gibi tinha saído no Brasil, e até sequer havia comentado aqui no blog sobre ele na época: Talvez pelo fato da edição não ter chegado direito nos pontos de venda que eu frequento (pra vocês terem uma ideia, esse gibi é tão obscuro, que nem mesmo no site oficial da Panini eu encontrei à venda de forma virtual - apenas na Amazon) OU por ter sido pouco badalado na época do lançamento mesmo!
 
Na trama, Antes de se unir à rebelião e governar a Cidade das Nuvens, "Lando Calrissian" era um dos maiores contrabandistas da galáxia e atravessou o universo aplicando golpes e pilantragens de todo tipo acompanhado por seu inseparável amigo "Lobot" (que também foi apresentado ao público no épico FILME: "O Império Contra-Ataca" - Até hoje, o MELHOR da franquia "Star Wars" em todos os tempos). Agora, a dupla se prepara para seu mais ambicioso roubo até então: O de uma valiosíssima nave, guardada até os dentes. Sem saber que se tratava de um veículo do Império, Lando passa a ser perseguido pela "Guarda Imperial de Elite" (enviada pelo Imperador Palaptine). Muita ação, aventura, e até um tempinho pro "Lando" se envolver (entre lençóis, hehe) com uma governadora imperial (FOTO abaixo)!
 
Assim, na semana passada, estava eu numa banca (procurando um gibi do "TEX"), quando me deparei com esta edição (misturada com outras de "Star Wars" que haviam sido desovadas num canto da banca). Há poucos dias eu havia escrito uma matéria aqui pro blog sobre as próximas séries de TV de "Star Wars" que estão por vir, e entre elas está uma série própria do "Lando" (Billy Dee Williams), e como o gibi era baratinho (20 pila) resolvi arriscar e não me arrependi: É uma grata surpresa, uma "BOA" HQ que diverte sendo despretensiosa e respeitando a mitologia dos personagens clássicos de "Guerra nas Estrelas". Gostei e recomendo, pois até a arte do Maleev tá bonita (com belos cenários e cenas de ação - Esta é a 1º HQ que tenho do Maleev desde sua passagem pelo "Demolidor" do Bendis). Entre as capas acima, selecionei uma do Alex Ross, que foi feita como capa variante pro nº 1 da mini-série! 

Até+

14 comentários:

  1. Grande Leo, blz?

    Aqui nas (poucas) bancas do RJ também está acontecendo isso de a Panini desolvar uns encadernados aleatoriamente, e, por coincidência, comprei também esse gibi do Lando deve fazer uns 4-5 meses dessa forma.

    Mês passado, comprei o do Chewbacca e também curti bastante.

    Bons tempos em que conseguíamos comprar em banca bons gibis, com histórias fechadas, por R$ 19,90...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Puxa, faz tempo q esse gibi do "Lando" chegou por aí então, hein? 4/5 meses? Aqui ele veio numa "desova" da semana passada mesmo!

      Esse do "Chewbacca" eu não vi por aqui ainda... Mas se é bom, ficarei de olho qdo vier o encalhe, rs!

      E q saudades mesmo dessa fase (recente) em q o COMUM nas bancas eram os encadernadinhos de 20 pila... Hj em dia, o "barato" 30 pra cima, hehe!

      Abs!

      Excluir
  2. Fala aí mestre Leo!

    Que bom que vc está dando essa atenção ao universo da franquia de Guerra nas Estrelas como nos bons tempos ou Star Wars na nomenclatura imposta pela dona da marca. E que boa sensação é essa de encontrar por acaso um gibi legal, sem grande badalação e com custo acessível.

    E se o assunto é HQ, isto me leva a comentar da fase clássica dos quadrinhos de Guerra nas Estrelas por acaso publicado pela Marvel como agora. Consegui adquirir no acervo da internet, a primeira fase da saga dos jedis produzida por alguns dos principais escritores e artistas da casa da idéias, entre eles Roy Thomas nos roteiros, Howard Chaykin e Carmine Infantino nos desenhos, Tom Palmer, Terry Austin e Paul Kuperberg entre outros na arte final.

    Todo esse material, já está sendo preparado pra virar encadernados produzidos, impressos e encadernados por este que vos fala. Gostaria muito de ter acesso a fase posterior que tem os desenhos do mestre Walt "Thor" Simonson, que chegou a sair no Brasil nos formatinhos do Incrível Hulk da Abril. E já a Coleção Clásssica Marvel e sucesso absoluto, a dona Panini podia aproveitar e publicar os Epic Collection lançados no mercado americano aqui por essas bandas. Mas aí acho que já é querer demais.

    Então é isso. O SubmundoHQ sempre está antenado e ativo pra informar e entreter o seu público, é isso não é surpresa pra nínguem.

    Um abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Eu sempre fui fanzaço do Universo de "Guerra nas Estrelas" (tbm não gosto de falar "SW", mas acabo usando essa nomenclatura por ser a mais conhecida do público moderno mesmo, rs)... Só andei bastante desiludido depois dos PÉSSIMOS filmes da última trilogia nos cinemas (assisti, mas desconsiderei todos e jamais irei revê-los novamente). Isso me fez parar tbm com os GIBIS de SW, pois a sensação q eu tinha era a de q uma chama havia se apagado em mim relativo à franquia!

      Porém, a magnífica série de TV do "Mandaloriano" (desde já, uma das minhas favoritas de todos os tempos) me fez reativar o interesse novamente nos GIBIS desse universo... Digo, pelo menos aqueles q forem baseados nos filmes clássicos (nada dessas tranqueiras de "Rey", "Kylo", "Poe", "Finn", e outras nabas do tipo, kkk)!

      "Roy Thomas nos roteiros, Howard Chaykin e Carmine Infantino nos desenhos, Tom Palmer, Terry Austin e Paul Kuperberg entre outros na arte final"

      Nessa fase clássica dos GIBIS da Marvel, a galera acima citada, do cast da editora na época, produziu um material mto bacana mesmo... e q eu conheci inicialmente no mix do "HULK" da Abril e depois na 1º fase da coleção (com lombada) da Deagostini (a qual eu fiz uma cobertura completa aqui no blog na ocasião do lançamento há alguns anos atrás - com direito até à um "Guia de Leitura" - qdo eu tinha mais tempo pra essas "extravagâncias" aqui no "Submundo", hehe)!

      Ah, lá fora saiu tbm um encadernado com as "Tiras de Jornal" de SW (isso seria mto FÓDA se saísse por aqui um dia, hein)?

      E depois mostra aí as FOTOS dos encadernados q farás com essa fase clássica... Precisando de alguma ajuda ou dica em relação ao conteúdo (no q eu puder ajudar) é só chamar, blz?

      Abs!

      Excluir
  3. Oi Leo!

    Me lembro desta HQ mas não me lembrava que ela tinha saído em 2019!O Tempo passou muito rápido!!

    Bacana esta desova de materiais antigos a preços "módicos" se comprados aos de hoje!

    Infelizmente eu não vou mais à bancas, desde que no mês passado eu fui a uma banca na qual eu estava comprando rotineiramente a ESC, e A Lenda do Superman.Aí chego nel no dia em que chegou a Lenda de Superman e a "única" edição que veio já tinha sido vendida!

    Aí me deu raiva, e mandei buscar pela Panini, e agora só compro via internet as hQs que eu quero! Aqui na minha cidade tem poucas bancas, em lugares distantes e chega pouco material para muito colecionador, então se é pra ir para passar raiva, aguentar grosseria,porque não passa cartão, etc, eu desisto!!

    Como dizia a Revista MAD:O (Ma)Land(r)o Calrissian é um personagem interessante, e muito odiado, ao ponto do Billy Dee Williams ter sofrido agressões e xingamentos ao longo de décadas por "ter traído" o seu amigo Han Solo em O Império Contra-Ataca e tê-lo entregue ao Império congelado em carbonita!

    Creio que as HQs de Star Wars estavam vendendo muito mal ao ponto da Panini interromper a publicação do Selo por um tempo!

    "Esta é a 1º HQ que tenho do Maleev desde sua passagem pelo "Demolidor" do Bendis)". Você não comprou o Cavaleiro da Lua do Bendis? A arte é do Alex Maleev! Tem Também Demolidor -Fim dos Dias!

    Dele eu ainda tenho algumas histórias do Batman, Cavaleiro da Lua, e a HQ Halo, Homem de Ferro, e Mulher Aranha da Salvat vermelha, outros títulos que ele também fez com parceria do Bendis, e "N" de Stephen King!

    Alex Maleev eu considero um dos melhores artistas da atualidade!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Passou rápido mesmo o tempo, hein? Essa HQ saiu pouco antes de estourar a pandemia (no início do ano seguinte)... E realmente, só prestei atenção nesse gibi agora qdo me deparei com o encalhe nas bancas, rs!

      Boa tbm essa iniciativa de se "desovar" material recente nas bancas SEM reajustar o preço... Eu tava com 20 pila dando sopa na carteira, e só assim pra eu "arriscar" sem conhecer o material direito (comprei esse "LANDO" sem ter lido nenhuma crítica ou resenha e me baseando apenas no nome do Maleev nos desenhos e no fato de q o visual da HQ seria inspirado nos filmes clássicos)!

      Eu lembro do seu relato sobre as "desventuras" em bancas aí na sua cidade... e te digo q aqui em POA a situação não é mto melhor: os gibis aqui chegam em pouca quantidade e variedade (é quase impossível de se acompanhar uma coleção direto num único ponto de venda - pois fatalmente terão edições puladas ou q outro leitor passará na frente pra pegar). O q salva aqui é a LOJA de gibis (Tutatis), onde ainda é possível se fazer uma reserva ou contar com reposições de estoque)!

      No caso do "LANDO". essa "desova" de encalhe q eu falei, ocorreu numa banca de shopping (Rei Midas - no Iguatemi), onde eu vou toda semana (revezando com a Tutatis). É uma banca bem pequena (a gente mal consegue se mexer lá dentro, kkk) mas é boa pra pegar gibis q acabam rápido na Tutatis (gosto de comprar meus "TEX" lá na banca, pois na loja vem poucos exemplares e são mto disputados entre os clientes "texianos", hehe)!

      "Como dizia a Revista MAD:O (Ma)Land(r)o Calrissian"

      Q saudades dos nomes zuados q a "MAD" botava nos personagens de filmes, rs (a falta q essa revista faz nas bancas, é fóda - estamos carentes de uma BOA revista de humor no Brasil)!

      Sempre achei injusto o RANÇO do público em relação ao Billy Dee Williams... Do meu ponto de vista, a "traição" q ele cometeu foi pra proteger seus aliados de um destino pior. Tanto, q ele fez de tudo depois pra ajudar a salvar o Solo. Mas entendo o público por esperar sempre o ato mais nobre por parte do "herói" (mesmo q seja suicídio "bancar o herói" sem pensar numa estratégia MAIOR por trás de seus atos). Acho q o "Lando" agiu corretamente no filme, apesar de sua ação ter sido bastante IMPOPULAR entre o público!

      "Creio que as HQs de Star Wars estavam vendendo muito mal ao ponto da Panini interromper a publicação do Selo por um tempo!"

      Sim... Houve uma QUEDA visível nas vendas dos GIBIS, e eu atribuo à isso o péssimo resultado e engajamento dos fãs diante do DESASTRE q foi a última trilogia nos cinemas. Tenho mtos amigos fãs de SW, mas não conheço NINGUÉM q tenha gostado ou aplaudido essas MERDAS de filmes. Isso afastou o fã da franquia (EU mesmo, perdi o tesão em acompanhar o Universo SW após essa desgraça nos cinemas)!

      No entanto, a série de TV do "Mandaloriano" me resgatou do LIMBO de ódio, ranço, e desprezo em q eu me encontrava com a franquia, rs... Agora eu voltei a não ter mais VERGONHA de ser fã de SW, hehe!

      Assim, acredito q a série de TV do "mando" TBM reativou os demais fãs a voltarem os olhos pras HQs de SW... Tanto, q a panini se animou até a lançar um "OMNIBUS do Darth Vader" e os gibis novos q tão saindo voltaram a ter grande procura (esses eu tenho q reservar na loja pra conseguir pegar, pois acabam rápido agora)!

      E, putz... Vc falou do Maleev: Eu comprei sim o "Cav. da Lua" dele, só q ainda não li (tá na PILHA até hj, hahaha). Tbm tenho o "DD - Fim dos Dias" (mas esse eu considerei junto com a "fase bendis"). As demais HQs q vc citou do Maleev eu não tenho nenhuma! Gosto mto do Maleev tbm e acho q o traço dele combinou perfeitamente pro clima sombrio do "demo". Ele foi bem tbm nessa do "LANDO", pois ele é bom pra retratar rostos de atores de filmes em gibi (ele caprichou nos cenários de "LANDO")!

      Abs!

      Excluir
    2. Vai ter mais do Billy dee William nas bancas futuramente. Nos EUA tá saindo a minisserie do Batman '89 que dá continuidade aos filmes do Burton. E com o Richard Drake (o oersonagem é uma junçao do Dick Grayson com Tim Drake) negro, que infelizmente não saiu do papel, ele seria interpretado pelo Marlon Wayans, mais conhecido como o Shorty do Todo Mundo em Pânico rsrs.

      Excluir
    3. "Vai ter mais do Billy dee William nas bancas futuramente. Nos EUA tá saindo a minisserie do Batman '89 que dá continuidade aos filmes do Burton"


      Bem lembrado, L...

      Tbm vi uma prévia desse "Batman 89" já com o Billy Dee Williams retratado como "Duas-Caras" (pra quem não lembra, o ator fazia o papel de Harvey Dent no 1º filme do Burton). Aqui vai uma capa do gibi:

      https://media.comicbook.com/2021/07/bm89-cv1-var-1275876.jpeg?auto=webp&width=1280&height=1969&crop=1280:1969,smart

      E pô, ia ser engraçado esse Robin-Marlon, kkk...

      Abs!

      Excluir
    4. https://cdn.shopify.com/s/files/1/0058/2932/8967/products/Batman89A_740x.jpg?v=1626976545

      Se essa capa variante chegar no aqui, faço questao de comprar 2 cópias. É muita gostosura pra uma capa só

      Excluir
    5. Essa é a "Mulher-Gato" Q VALE mesmo, hein?

      Michele ETERNA!

      Abs!

      Excluir
  4. E aí, Leo, beleza?

    Infelizmente isso tem sido prática comum da Panini, em que nem todos os lançamentos aparecem em todas as praças, ou se aparece é um ou dois exemplares, vai de acordo com o fluxo de cada banca.
    Então, sim, certos gibis a gente até fica surpreso quando aparecem pois não esperava.

    Que bom que gostou do gibi, não leio Star Wars há muitos anos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Lierson... blz?

      Pois é, o cenário de distribuição nas bancas tem sido cada vez mais caótico sob esse aspecto: de um determinado gibi chegar nas bancas de um estado e somente meses depois em outras praças. Ainda bem q eu não acompanho mais revistas mensais (tirando o "Fantasma"), pois deve ser um inferno hj em dia pra quem "tenta" acompanhar o ritmo das bancas e a disputa maior até na fila de reserva das lojas (já q a quantidade de estoque diminuiu pra todo mundo e nem todos os leitores conseguem aquilo q querem na hora)!

      Um exemplo disso foi a "A Saga do Batman 6"... Q eu peguei durante a semana na Tutatis: Cheguei na loja na hora q tavam abrindo as caixas. Vieram uns 10 exemplares. Peguei um na hora, 4 foram pra prateleira e o resto já foi pra RESERVA. Aliás, a fila da reserva nesse caso só não foi maior, pq nem todos os leitores ficaram sabendo q o gibi tinha chegado, rs!

      O mesmo acontece SEMPRE com a coleção dos PATOS do BARKS... é uma BRIGA pra conseguir um exemplar (de forma "tranquila" não rola mais)!

      Abs!

      Excluir
  5. Me descobri um não fã das HQs de Star Wars. Penso em vender meus 70 volumes da planeta de Agostini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alex... blz?

      Hahaha, isso acontece... Aliás, aconteceu comigo agora em relação ao" Sandman": Realmente, o gibi é mto bonito e tal, mas definitivamente, não é a minha praia (mesmo assim, vou seguir com a coleção, q tá acabando e logo terá um Vol. 11 vindo aí)!

      Qto aos teus 70 Vol. da Deagostini... Meu conselho (de amigo e espectador do seu canal) é vc tentar vender TUDO numa tacada só (às vezes pode dar sorte e aparecer um louco com grana pra bancar a FESTA num tiro só, hehe). Mas caso vc venda separado, por favor: me avise antes pra ver se de repente eu pego contigo alguma edição q me falte, pode ser?

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...