28/09/2021

"Esquadrão Suicida" (Vol. 1): A Hora da Restolhada na Estreia do Selo: "DC Vintage"...

O "Esquadrão Suicida" ganhou sua 2º chance nos cinemas (agora em uma versão mais cômica e violenta - que parece ter agradado ao público mais "zoeiro" dos filmes baseados em HQs)... Seja como for, o hype em torno da nova produção cinematográfica foi o estopim pra criação do novo selo da Panini: "DC Vintage" (que estreia justamente com o "Esquadrão" de John Ostrander - dos anos 80)!

Nesta matéria especial, veremos um pouco da trajetória da equipe nas HQs, desde sua reformulação pós-CRISE (que é a fase abordada neste Vol. 1 da Panini) até o material mais moderno dos "Novos 52" e "Renascimento"!

Confira abaixo:

O "Esquadrão Suicida"... Surgiu pela 1º vez na revista: "The Brave and The Bold" nº 25 (de 1959), sendo uma unidade paramilitar (sob o comando do capitão Richard Flag) que combatia ameaças superpoderosas de todo o tipo. As missões eram consideradas suicidas, e contavam com soldados desajustados que eram recrutados e aceitavam trabalhar pra escaparem de uma corte marcial. Na década de 80, após a "CRISE nas Infinitas Terras", o "Esquadrão Suicida" voltou reformulado (por John Ostrander), só que agora, ao invés de soldados do exército, a equipe (sob a direção de Amanda Waller) era formada por super-vilões e criminosos que cumpriam pena na prisão. É justamente essa fase de Ostrander (de 1987) que estreia pela Panini no selo "DC Vintage" (cujo único pecado parece ser apenas a escolha do formato mais luxuoso - que encarece a série, prevista pra 8 edições no total). Este 1º Vol. da Panini tem capa-dura e 232 pág (R$ 84,90), reunindo o material publicado em: "Secret Origins" 1 e "Suicide Squad" 1-8!
 
A série do "Esquadrão" oitentista teve 66 edições ao todo (acima, postei as CAPAS do nº 1 - com fundo preto - e do último, que encerra a série com: "A Missão Final", além de uma edição que traz o "Coringa" ameaçando Bárbara Gordon - logo depois da "Piada Mortal"). A equipe contava com: "Pistoleiro", "Cap. Bumerangue", "Magia", "Sombra da Noite", "Tigre de Bronze", "Rick Flag Jr.", "Verme Mental", entre outros (alguns morriam em combate e logo eram substituídos nas missões seguintes). Este começo da fase Ostrander é muito bom (ainda não comprei a edição da Panini, mas tenho o material em scans) e vai agradar em cheio os leitores das antigas que curtiam a série de TV: "Missão Impossível" (o remake dos anos 80) e filmes do tipo: "Os 12 Condenados" e "Cães de Guerra" (só continuo achando que deveriam ter lançado num formato mais econômico, sendo que a série já chegou a ser anunciada há anos atrás pra sair no selo: "Lendas")!

No Brasil... As histórias deste Vol. 1 da Panini já saíram pela Abril no mix de: "Superamigos", "Liga da Justiça", e "Super Powers" (acima, postei a capa do nº 25, um crossover com o "Batman")! O "Pacificador" (um dos astros do novo FILME e que inspirou o "Comediante" - de "Watchmen") também teve uma edição ESPECIAL pela Abril (capa acima), da mesma forma que o "Pistoleiro"! O reboot dos "Novos 52" (em 2012) trouxe uma nova reformulação do "Esquadrão" (acima, a capa do nº ZERO - com uma Amanda Waller bem magrinha, rs) com a "Arlequina" tendo maior destaque na série (a namorada do "Coringa" foi a única coisa que se salvou no 1º FILME de 2016), durando várias edições até chegar à (mais uma) nova roupagem com o "Renascimento" (mega-saga DC)! O 2º FILME reativou o interesse do público na equipe (eu ainda não vi, mas tenho certeza que irei curtir muito por ser +18 e pelo clima descontraído visto nos trailers, rs)!

Até+

57 comentários:

  1. " https://1.bp.blogspot.com/-y9YmSFQhRG0/YUxmqj0yc8I/AAAAAAAAkeg/JTcH4jSlblQN0OZaY9a-TgdfoZQJADkvQCLcBGAsYHQ/s990/Esq%2B48.jpg "

    Coringa, desde sempre ferrando com a pobre Bárbara


    " https://1.bp.blogspot.com/-qqdvHLYcbqM/YUxmMULUBjI/AAAAAAAAkeM/z6w4r35W8ZMzWxLAIuu5qLeJVGwDVLcVwCLcBGAsYHQ/s917/ESQUADRAO-SUICIDA.jpg "

    Em tempos de representitividade e mimimis, os novos 52 resolveu "desembarangar" a Waller e a deixaram com um visual genérico. Mais uma prova de que os novos52 foi mal planejado, mal costurado e mal executado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, L...

      Curioso notar tbm esse "engorda-emagrece" da Amanda nas adaptações live-action:

      A série de TV do "Arqueiro Verde", no arco em q aparece o "Esquadrão Suicida", preferiu seguir esse visual da Amanda jovem e magrinha (mas logo ela morre com um tiro na cabeça num episódio, rs)!

      Já o cinema preferiu seguir a versão anos 80 mesmo: com uma atriz mais velha e "gordinha" (a mesma atriz nos 2 filmes)!

      Abs!

      Excluir
  2. " https://1.bp.blogspot.com/-ckI7WcpXqvM/YUxmSIF8RTI/AAAAAAAAkeQ/SGlOkRsFkq8mFD4jWssBVVHWRZQsZF4LQCLcBGAsYHQ/s1650/Suicide%2BSquad%2B1.jpg "

    Provavelmente a melhor das capas postadas na matéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa ficou tão boa mesmo, q a Abril acabou usando tbm em "Superamigos 44" (saca só):

      http://3.bp.blogspot.com/-nqVJiesNxjY/T8NuQS2QJvI/AAAAAAAAByc/DkayCiUj4PI/s1600/digitalizar0001.jpg

      Abs!

      Excluir
    2. As capas com a Waller encarando o Batman e a Vovó Bondade também são impagáveis.

      Excluir
    3. Oi, Vitor... blz?

      Uma dessas capas q vc falou (com o Batman) será a de um dos próximos encadernados do "Esquadrão" (pois ela é a capa do Vol. 6 americano):

      https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/4302894.jpg

      Abs!

      Excluir
    4. "https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/4302894.jpg "


      Muito boa essa capa. Estou começando a ficar tentado a comprar. Embora ultimamente esteja focando em material do Batman. Tão dizendo que o tom Taylor também tem feito um bom trabalho com o Asa Noturna.

      Excluir
    5. Tbm ouvi falar bem desse "Asa Noturna", L...

      Vou ver se baixo um scan pra conferir melhor!

      Abs!

      Excluir
  3. Lembro que não conhecia nada dessa equipe, li em Superamigos, ainda tenho a última edição da revista com essa capa com fundo preto, e é bem isso, um filme estilo " Missão Impossível " lembro que na época gostei bastante, e ainda teve o Superalmanaque DC só com o ES, podiam lançar no mesmo modelo das sagas do Batman e Super-Homem, esse preço é proibitivo. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Vou te confessar q nunca tinha lido NADA de "Esquadrão Suicida" até a estreia da fase dos "Novos 52" (onde aqui no Brasil a série dividia uma revista mix com as "Aves de Rapina" - mais tarde eu comprei os encadernados q a panini ia lançando dessa fase 52 (q eu achava legal e com a "Arlequina" roubando a cena). O 1º FILME eu achei RUIM, e até me desmotivou a seguir adiante com os gibis!

      Da "Missão Impossível" eu adorava o seriado de TV clássico e mais ainda o remake dos anos 80... os FILMES com o Tom Cruise eu acho apenas medianos, pois ele é tão "estrelão" q faz tudo sozinho nos filmes (qdo a sacada legal da série de TV era focar numa EQUIPE trabalhando junta)!

      Abs!

      Excluir
  4. Se forem seguir os TPBs americanos, e tiverem só 5 volumes, e se mantiverem em 80 conto cada, acho que fica razoável. E pensar que uns anos atrás, eu achava o Preacher e o Transmetropolitian caros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ozymandias... blz?

      A coleção do "Esquadrão" vai ser baseada nesta série de TPs americanos (q teve 8 Vol. mesmo):

      https://www.mycomicshop.com/search?TID=21894551

      Ou seja: vai ficar "pauladinha" mesmo 8 edições nessa faixa de 80 pila cada, hehe (acho q essa é uma coleção pro cara ir fazendo sem mta pressa e ir peneirando os descontos q aparecerem)!

      Hahaha, o "Transmetropolitan" é uma q eu parei no Vol. 2 pq não consegui seguir adiante... Fóda, né?

      E parabéns pelo excelente blog: Eu acompanho regularmente as postagens e comentei anteontem lá sobre a série de TV do "Jack Bauer" (teu blog tá na minha barra de favoritos, rs)!

      Abs!

      Excluir
  5. Grande Leo, blz?

    Esse lançamento era o que eu mais aguardava da DC nos últimos tempos, mas contava em ser no formato Lendas... Esse preço ficou muito caro, fora que não temos certeza de que a Panini vai publicar a fase do Ostrander completa. Por isso, vou deixar passar.

    Pior que comprei na SARAIVA antes da falência deles duas edições gringas encadernadas do ES por uma pechincha, o volume 3 e o 5, que saíram por R$ 15,00 cada. Estava contando com pegar o resto no formato Lendas antes de começar a ler, mas vou ter que partir para o scan mesmo, infelizmente.

    E eu vi o filme e achei bem legal, vale a pena. Só acho que apelaram um pouco de mais para a violência gráfica, em alguns momentos aparece sem contexto algum, só está lá para chocar ou dar risadas (depende da pessoa...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Lamentável mesmo a escolha do formato, né? Eu mesmo, até queria fazer essa coleção, mas não é certo ainda q eu consiga (diante do alto custo - já pensando no resto das 8 edições do total)!

      Por exemplo, eu tenho uma FILA de prioridades na frente desse encadernado, a começar pelo "Cap. América" (tenho q pegar o Vol. 1 da saga do "Agente Americano"), As "Tiras do Aranha 2", "Miracleman 3", e as da Mythos (Juíz Dredd, Sláine, Fantasma, e Elric 2)... Isso só pra mencionar as mais caras (nem contei as "CCM" e "Sagas" em formato econômico, mas q juntas e somadas: tbm pesam no bolso). O "Esquadrão" tá na minha mira ainda, mas DEPOIS dessa listinha q eu citei, rs!

      O novo FILME do esquadrão eu já espero q seja pura zueira mesmo, rs... Mas tbm vou demorar um pouco pra assistir, pois tenho q ver antes outros filmes atrasados da DC: "Liga do Snyder" e "MM 1984" (nem instalei a HBO MAX na TV ainda, kkk)!

      Abs!

      Excluir
    2. Cara, nem fala em TV e HBO MAX... Só descobri que a minha TV da sala não era compatível depois que assinei o serviço... Fiquei muito p@$o! Vc verificou a sua? Tem uma página do site deles com a listagem de compatibilidade, mas como assinei logo no início, acho que essa página ainda não existia.

      Só não cancelei para assistir aos filmes e desenhos da DC. Agora estou vendo o do Batman dos anos 90 e é sensacional.

      Minha solução é conectar o notebook na sala quando quero ver lá, mas, por preguiça, acabo vendo na maioria das vezes no celular mesmo.

      Excluir
    3. Oi, Guilherme... blz?

      Eu dei sorte nessa, pois a minha TV aparentemente é compatível com a HBO MAX sim, já q consegui instalar a plataforma (só me falta fazer o cadastro - e é isso q tá me complicando, pois tenho q fazer antes uma conta na Claro Vídeo - minha operadora - e tô me atrapalhando todo: eu sou mto burro pra essas coisas e já cadastrei uma senha errada q não consigo logar, kkk)!

      Até pouco tempo eu baixava tudo no torrent e ligava um pen drive na TV com os filmes e séries q eu ia assistir... mas depois q derrubaram meus sites favoritos de torrent e legendas, aderi às plataformas (aqui eu assino: Netflix, Amazon, Disney, Telecine, e HBO), pois fica mais fácil tbm pra minha mulher deixar rodando desenhos animados o dia todo pro meu filho assistir (enquanto eu tô trabalhando). Resumindo: fiquei mais preguiçoso pra sair catando filmes "de graça", rs!

      Abs!

      Excluir
    4. "Só não cancelei para assistir aos filmes e desenhos da DC. Agora estou vendo o do Batman dos anos 90 e é sensacional."

      Essa série é um tanto irregular, há episódios ruins. Mas quando são bons, é incrível como o roteiro e a qualidade da animação são afiados. Outra que curto é a The Batman (a do Coringa com cabelo rastafari), que muita gente não gosta por tervum traço estilizado. Mas que diverte bastante em suas 4 primeiras tempiradas, lembra o seriado de 66 por ser engraçado, mas sem tornar o Batman um paspalho.

      Excluir
    5. Grande L, eu fiquei sabendo desse The Batman na HBO MAX, mas nem dei bola por achar que era algo bobo justamente por causa do traço. Depois de sua dica, vou dar uma chance e assitir. Valeu.

      Um desenho que me surpreendeu e eu acabei vendo todo foi o da Arlequina. Tem muita lacração sim, principalmente o quê fizeram na segunda temporada que foi bem forçado, mas de resto a animação é de excelentes qualidade, algo que não vemos mais hoje em dia, e a história é bem divertida, chorei de rir em vários momentos.

      Excluir
    6. "Tem muita lacração sim, principalmente o quê fizeram na segunda temporada que foi bem forçado"


      Só por curiosidade... o q foi q fizeram? kkk

      Abs!

      Excluir
    7. Grande Leo,

      Uma das dinâmicas mais legais do desenho era a amizade verdadeira entre a Arlequina e a Hera Venenosa, onde cada uma ajudava a outra em várias coisas, principalmente na parte amorosa, com a Arlequina tentando superar o Coringa, e a Hera admitindo ser apaixonada pelo Homem Pipa (hehe) e aceitando casar com ele. Ou seja, as duas eram amigas hetero e nada mais, com uma dinâmica estilo sitcom.

      Mas do nada, na segunda temporada, a Arlequina descobriu que na verdade era lésbica e estava apaixonada pela Hera, e tudo na trama passou a girar em torno dessa "descoberta"... Daí acabou com essa elas virando um casal, para tristeza do Homem Pipa, que foi abandonado no altar, porque a Hera também se descobriu lésbica durante a cerimônia de casamento...

      Achei muito forçado isso, não tinha nada antes que levasse a mínima noção que elas tinham essa orientação sexual, ambas se comportavam como sendo heterossexuais, fora que estragou a própria mensagem de amizade que o desenho trazia. Deram a entender que as pessoas não podem ser amigos e tudo tem um fundo sexual...

      Esses caras preferem estragar a própria obra em nome da lacração e militância. E acho que fizeram isso com essa intenção mesmo, já que, apesar do sucesso do desenho, os produtores falaram que nem querem uma nova temporada.

      Excluir
    8. Oi, Guilherme... blz?

      É o mesmo caso do "Constantine" então... Q NUNCA havia demonstrado NENHUM indício de ser bissexual (inclusive, se apaixonou até pela mulher do melhor amigo), e do nada, a DC (na fase do Azzarello) resolve "readaptar" o personagem pros dias atuais e bota ele numa suruba com homens TBM (o q foi seguido na TV na medonha série "Lendas do Amanhã" - q só não consegue ser pior e mais chata do q a "Supergirl")!

      Já fui chamado de "homofóbico" em outras redes (do fêisse) por expor minha opinião no caso do "Constantine"... Mas ressalto q NÃO sou nem homofóbico e nem preconceituoso. Sou 100% hétero (só gosto de mulheres - legítimas de nascença, rs) e quero apenas ser respeitado pela minha opção (q é um direito meu, diga-se de passagem) e tbm gosto q meus personagens preferidos de GIBIS sejam igualmente respeitados tal qual foram CRIADOS originalmente)!

      Mas eu não vejo essa turminha da lacração CRIAR nada novo... Só vejo tentarem destruir o q já foi criado por outras pessoas. Pegam personagens clássicos e mudam a orientação sexual como se fosse apenas pra fazer "desaforo" pros fãs mais tradicionais. Não tenho nada contra personagens gays ou lésbicas, DESDE Q tenham sido ou sejam criados originalmente assim (tipo o "Estrela Polar" e o "Authority").

      Mas enfim, não ligo se quiserem me "cancelar" pela minha opinião (continuo achando q se quiserem mais personagens LGBT nos gibis, q CRIEM novos ao invés de pegar algo já existente e "distorcer" em prol de uma agenda própria e com fins políticos)!

      Abs!

      Excluir
    9. Com o desenho focado na Arlequina, eu imaginava que iam aprontar uma dessas. Ainda mais tendo em vista os abusos que ela sofreu nas mãos do Coringa, "o macho tóxico" . Sobre o lesbianismo da Hera, acho que escolheram a personagem certa pra isso acontecer. Nos gibis do zsereias de Gotham e na série classica ela já ficava cuidando da Harley, era retratada como militantezinha ambiental em alguns momentos, pelo menos o perfil se encaixa... então foi só questão de tempo pra ela fazer praticamente a mesma coisa que qualquer homem faria com uma mulher carente que se cansou do namorado abusivo, só tavam esperando o momento certo pra dar o bote.

      Falando nisso, esses dias eu tava me pergutando se o Alfred também é gay. Se não for, queria ver uma hq dele indo no escondido do patrão Bruce pra encontrar alguma velhinha ou pra algum puteiro.

      Excluir
    10. Sobre o meu comemtário anterior, o Alfred deve não se interessar por sexo mesmo.

      Outro dia vi uma interpretação errônea sobre o Rorschach, curiosamente o cara é lacrador. De que o personagem reprimia a homossexualidade. Mas conversando com um amigo psicólogo, ele percebeu a grande sacada. O personagem é assexuado, e isso possivelmente se deve á infância traumática dele. Ou seja, o mago barbudo já estava muito á frente dessa discussão sobre sexualidade, muito antes de virar modinha.

      Excluir
    11. "Sobre o meu comemtário anterior, o Alfred deve não se interessar por sexo mesmo."


      Eu tbm acho... rs!

      O Alfred deve ser aqueles caras q vivem SÓ pro trabalho e realmente não se interessam mais por sexo (de nenhum tipo)... Não deixa de ser uma opção tbm, né? (não sei q nome dão pra isso hj em dia: "Incel"? sei lá, rs)!

      E o Alan Moore é fóda mesmo, né? Já pescou mta coisa lá no passado e q estamos vivenciando HOJE!

      Abs!

      Excluir
    12. "Ainda mais tendo em vista os abusos que ela sofreu nas mãos do Coringa, "o macho tóxico"


      No FILME das "Aves de Rapina"... a palhacinha ainda chora pelo "Coringa", mas logo segue a vida (SEM nenhum indício de novos interesses românticos)!

      Engraçado q já vi num desenho animado (e acho q num gibi tbm) a "Arlequina" toda caidinha pelo "Batimão", kkk!

      Abs!

      Excluir
    13. "Incel", antigamente era conhecido como virjão, esse termo vem do inglês involuntary celibate.

      Engraçado q já vi num desenho animado (e acho q num gibi tbm) a "Arlequina" toda caidinha pelo "Batimão", kkk!

      essa inconstância é um dos motivos pela qual eu não gosto da personagem. A retrataram como aliada do Coringa por tempo demais. Por isso nao aconsigo a aceitar como anti-heroina. É tipo a mesma merda que fizeram com o Dentes-de-Sabre naquela fase do Eixo.

      Excluir
    14. Oi, L... Vou aproveitar e citar um outro exemplo parecido com esse da "Arlequina" q vc falou:

      O "Deadpool"... Em uma de suas primeiras aparições ANTES de ganhar série própria e ficar famoso como "anti-herói", ele enfrentou o "CABLE" na revista "X-Force" (numa HQ q foi publicada aqui no "XM" formatinho da Abril). Pois na referida história, o "Deadpool" sequestra a "Dominó" e aparentemente comete uma violência sexual contra ela (isso fica implícito, mas sugestivamente mto evidente pra "bom entendedor"). O fato foi meio q "suprimido" pela Marvel depois (e sequer republicaram essa história na coleção de clássicos do "Deadpool"). Ou seja: o cara era um BANDIDO dos mais canalhas mesmo, MAS foi "amenizado" a partir do sucesso q teve em sua revista solo!

      Abs!

      Excluir
    15. "O "Deadpool"... Em uma de suas primeiras aparições ANTES de ganhar série própria e ficar famoso como "anti-herói", ele enfrentou o "CABLE" na revista "X-Force" (numa HQ q foi publicada aqui no "XM" formatinho da Abril). Pois na referida história, o "Deadpool" sequestra a "Dominó" e aparentemente comete uma violência sexual contra ela (isso fica implícito, mas sugestivamente mto evidente pra "bom entendedor"). O fato foi meio q "suprimido" pela Marvel depois (e sequer republicaram essa história na coleção de clássicos do "Deadpool"). Ou seja: o cara era um BANDIDO dos mais canalhas mesmo, MAS foi "amenizado" a partir do sucesso q teve em sua revista solo!"

      Fiquei curioso pra ler essa história. Conheço pouco sobre o Deadpool. Mas acho menos forçada a mudança dele, até porque se na época ele era inimigo dos 2 (cable e dominó), pelo menos esse tipo de atitude tem um mínimo de coerência . Até onde sei a Arlequina nunca questionou as atitudes do Coringa para com outras pessoas aleatórias e inicentes, só começou a mudar quando ela começou a ser vítima desses abusos. Por isso acho forçado alguns heróis a tratarem simplesmente como "a menina que sofreu abusos do Coringa e que mudou".

      Eu gosto de ver como certos heróis são amenizados ao longo do tempo. O Macgyver se não me engano no ep piloto usou uma arma. Deadpool estuprador. É por isso que curto Batman Ano 2. É uma idéia muito ruim, mas que foi bem escrita.

      Excluir
    16. Um exemplo de vilão que se redimiu e que ficou bem construída foi o caso do Vegeta. A rendenção do Fanático também rendeu alguns momentos bons. O Coringa também vez ou outra, inventam de torná-lo bonzinho como fizeram no "De Volta á Sanidade" e "Cavaleiro Branco". Tudo depende do escritor construir bem isso.

      Excluir
    17. Grandes L e Leo,

      Às vezes parecemos chatos por reclamar dessas militâncias, mas acho que estamos certos.

      Tipo, sou vascaino desde sempre, nunca torci por time nenhum e só sacaneio os torcedores de outros times (mesmo meu Vasco estando numa péssima fase e eu que acabo sendo o alvo das zoações... hehe), imagina a reação de todo mundo se do nada eu começar hoje a falar que sou flamenguista? Tem até gente que vira a casaca, muda de time, geralmente quando é criança, mas isso tem um contexto, não acontece com um velho como eu sem ter explicações. Sem contar que é quase impossível um vascaino virar flamenguista e vice-versa em razão das rivalidades entre torcedores.

      Então, é quase a mesma coisa que estão fazendo com os personagens... Fora que os próprios roteiros em si (e os desenhos) também estão indo ladeira abaixo...

      Excluir
    18. "Fiquei curioso pra ler essa história. Conheço pouco sobre o Deadpool"


      A edição da abril q eu tenho é esta aqui:

      http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/ShowImage.aspx?id=8930&path=abril/x/xmn0303088.jpg

      originalmente saiu na "X-Force 14"... é uma boa história, mas com um "Deadpool" mais vilanesco em início de carreira, rs!

      Abs!

      Excluir
    19. Pois é, Guilherme...

      Até entendo cada um querer e buscar seu espaço e representatividade na sociedade... Mas da forma como tão fazendo, só tão seguindo uma cartilha panfletária q não tem trazido nada q preste pro cinema, pra TV, e pros GIBIS em termos de qualidade e nível criativo (não conseguem CRIAR nada, só destruir as criações dos outros). Fica só aquela necessidade forçada de lacrar à todo custo (achando q com isso vai haver uma simpatia maior de todas as pessoas por essas causas - qdo, na verdade, o efeito é exatamente o oposto)!

      Abs!

      Excluir
    20. "A edição da abril q eu tenho é esta aqui:

      http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/ShowImage.aspx?id=8930&path=abril/x/xmn0303088.jpg"

      Grato pela informação

      Excluir
  6. Leo a Saga Superman está sensacional. Tenho a impressão de que as próximas podem ser Aquaman do Peter David e Flash do Waid...E gostaria muito que saísse Gavião Negro, Xeque Mate, Demônio Azul, Nuclear, Mulher Maravilha do Byrne...rsrs Mas me fala amigo, o que você acha que deve vir nessa coleção futuramente? Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu chutaria que essa fase do Aquaman vai encalhar. Caso seja lançado. A do Flash, talvez venda bem.

      Excluir
    2. E aí... blz?

      O próximo "DC Vintage" vai ser com o "FLASH" (de Grant Morrison e Mark Millar)... Esse já tá até em pré-venda!

      Mas na linha mais econômica no formato de "Sagas" ou "Lendas" (capa-cartão)... Eu "chutaria" (aposta mesmo, hehe) no "SHAZAM" de Jerry Ordway (pois o 2º FILME vem aí, junto com o filme do "Adão Negro")!

      Tbm sei q o "STARMAN" (de James Robinson) tá nos planos futuros... mas esse eu nem imagino o formato q sairia (tô desconfiado q possa vir até num OMNIBUS)!

      Opções boas não faltam mesmo, amigo... A DC produziu MTA coisa boa entre os anos 80 e 90, e q podem servir fartamente as linhas "DC Vintage" e "Sagas/Lendas" por um bom tempo, rs!

      Abs!

      Excluir
    3. "Eu chutaria que essa fase do Aquaman vai encalhar. Caso seja lançado"


      Olha, eu tbm não boto mta fé nas vendas dessa fase do "Aquaman", L (nem mesmo com um 2º FILME vindo aí - O 1º eu achei o MELHOR filme da DC pós-Batman Cav. das Trevas - do Nolan)!

      Explico: O "Aquaman" do Peter David é uma fase mto longa e me pareceu q "envelheceu mal" (tá mto "anos 90" se revista hj em dia): Posso estar errado, mas foi a impressão q tive folheando alguns scans!

      O melhor dessa fase é um especial q tá INÉDITO no Brasil: "Crônicas da Atlântida" (com arte do Esteban Maroto)... Esse eu compraria certo se saísse em separado!

      Abs!

      Excluir
    4. "O "Aquaman" do Peter David é uma fase mto longa e me pareceu q "envelheceu mal" (tá mto "anos 90" se revista hj em dia): Posso estar errado, mas foi a impressão q tive folheando alguns scans!"

      Até nos EUA foi um parto pra essa fase sair

      https://www.peterdavid.net/2014/10/13/on-writing-aquaman/

      É bem mais lucro lançar a fase do Geoff Johns e Ivan Reis. E até lançaram box especial na época do 1o filme do Aquamomoa

      O Peter David até tem ideias boas. Mas nao consegue usá-las pra fazer um quadrinho divertido de ler, como o Mark Millar faz em seus melhores momentos

      Excluir
    5. "O 1º eu achei o MELHOR filme da DC pós-Batman Cav. das Trevas - do Nolan)!"

      Concordo 101% com essa afirmação. O filme tem seus momentos bobinhos, mas é melhor fazer isso do que ficar prometendo trama complexa e densa pra entregar um filme maçante e cheio de furos no roteiro como o Zack Snyder fez. Fora que as cenas de luta e os efeitos especiais ficaram espetaculares, o James wan até ficou frustrado, não lembro se foi por não ter ganho ou se foi por nao ter sido indicado ao oscar por isso. Eu lembro que uma menina quando saiu do filme comentou que nunca gostou do Aquaman, mas ao ver o filme se apaixonou por ele rsrsrrsss.

      Excluir
    6. O "Aquaman" eu achei um filme simplesmente fodástico...

      As sequências de ação ficaram mto espetaculares, em especial aquela briga nos telhados e a batalha final com o "Mestre dos Oceanos" (aliás, um ótimo vilão)... Os efeitos especiais e cenários de Atlântida tbm impressionam!

      Curiosidade: Numa cena embaixo d'água aparece a boneca "Anabelle" (q é do mesmo diretor e ficou de referência no filme, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  7. Oi Leo!

    Anos e anos de especulação e finalmente este material sai num momento economicamente difícil e em versão de luxo, algo totalmente desnecessário!Bola fora da Panini!!

    Eu ainda não comprei esta edição porque priorizei os lançamentos da Marvel (Demolidor:Eco, As Tiras do Aranha-Parte 2, e a segunda parte do Marvel Vintage do Capitão América), e como este material também saiu pela Eaglemoss, não preciso ter pressa!

    É uma fase boa essa do grupo, o auge realmente da DC no pós-Crise e antes de Zero Hora!Inclusive esta edição de "Superpowers #25" que você colocou a capa na matéria estará no "Visões de 1992"!!

    Quem sabe no futuro saia Checkmate e Caçador (Mark Shaw), que servem como complemento às histórias do grupo, principalmente quando chegar na saga "Conspiração Janus"!

    É uma pena que você ainda não assistiu ao filme e nem ao Snyder Cut, mas espero que até final do ano você já os tenha assistido para podermos discutir melhor tanto os filmes como as HQs em que estão presentes algum elemento do filme sem entregar spoilers!!

    Marinheiros de primeira viagem vão estranhar nesta HQ a formação do grupo sem a Arlequina, Sanguinário, Caça-Ratos, etc. Esta formação é bem diferente, e daí só tem o Rick Flagg, Capitão Bumerangue, e O Pacificador.

    O Tigre de Bronze é uma grande ausência, apesar dele ter aparecido em Arrow sendo muito bem representado pelo ator Michael Jay White que é especialista em artes marciais; no cinema ele também ia ser um personagem de peso, afinal, ele é um dos personagens principais do grupo na época áurea!

    E olha que se o diretor quisesse o Idris Elba poderia ter sido ele ao invés do Sanguinário, afinal o ator é lutador de artes marciais na vida real, inclusive com lutas profissionais! No Youtube tem algumas lutas dele!!

    Eu acredito que a Panini deva republicar este encadernado do Pacificador que saiu pela Abril em "DC Especial #06" até o começo do ano de 2022 quando a série solo dele irá estrear no HBO MAX!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Sou obrigado a concordar 100% contigo nessa opinião sobre o formato escolhido pro "Esquadrão"... Tbm achei desnecessário e fora de propósito meterem um capa-dura numa coleção q terá 8 Vol. (custando em média 80 pila cada). Eu até tenho interesse no material, mas confesso q tá difícil encarar pelo preço (sem falar q tenho uma FILA de prioridades de gibis pra atender ANTES do "Esquadrão")!

      Bah, num comentário mais acima até listei algumas dessas minhas prioridades ("Capitão América" Vintage, "Tiras do Aranha 2", "Miracleman 3", "Dredd", "Sláine", "Fantasma", "TEX", "Elric 2", "Heavy Metal e 2000 AD" - especiais da Mythos, etc)... Mas esqueci o "Demolidor - ECO" (q TBM passa na frente do "Esquadrão", hehe)!

      "É uma pena que você ainda não assistiu ao filme e nem ao Snyder Cut, mas espero que até final do ano você já os tenha assistido para podermos discutir melhor tanto os filmes como as HQs em que estão presentes algum elemento do filme sem entregar spoilers!!"

      Ah, com certeza em verei todos esses filmes em breve... é uma questão de poucos dias até eu instalar a HBO MAX na TV e maratonar esses filmes todos da DC e outros q tão pendentes pra eu ver: "Liga do Snyder", "MM 1984", "Esquadrão Suicida", "Mortal Kombat", "Godzilla X Kong", etc!

      Só q antes eu ainda quero maratonar as temporadas 9 e 10 de "Walking Dead" (q tão atrasadas e começo neste findi, hehe)!

      "O Tigre de Bronze é uma grande ausência, apesar dele ter aparecido em Arrow sendo muito bem representado pelo ator Michael Jay White"

      Eu tbm gostei mto desse ator (o "SPAWN") no papel do "Tigre de Bronze" na série do "arqueiro"... Pô, o cara tá em forma ainda e devia ser melhor reaproveitado na DC (se bem q a Warner não gosta de misturar atores de cinema com TV, né? Diferente da Marvel, q faz questão de misturar tudo e acho melhor assim: Tem q misturar mesmo, se o ator é bom tem fazer o mesmo papel tanto na TV qto no cinema)!

      E tbm tô no aguardo da série de TV do "PACIFICADOR"... e do GIBI dele (q tem tudo pra ser um dos próximos DC Vintage tbm, rs)!

      Abs!

      Excluir
  8. Infelizmente com esse preço salgado dificilmente comprarei um dia. Panini marcou bobeira, principalmente muitos assistiram ao filme e queriam ler essa fase. A não ser pelo fato dessa fase não ter Arlequina e não deram bola se fosse vender bem ou não.

    É triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado mesmo, Marcelo...

      Tbm achei esse preço do "Esquadrão" bastante salgado pra uma coleção tão extensa (de 8 Vol)... Tinha q ter saído em capa-cartão (as chances de emplacar seriam mto maiores)!

      Mas bem observado: Essa fase anos 80 não tinha a "Arlequina" (uma das mais populares do FILME)... Aliás, a formação tão diferente da equipe poderia causar estranheza em quem saísse direto do cinema pra arriscar um gibi na banca, hehe!

      Abs!

      Excluir
  9. Também achei uma pena esse material sair nesse formato luxuoso pois só conheço de nome. Essas edições de luxo tem que ler antes para ver se vale a pena. O formato da "Lendas" e das finadas CHM ainda dava pra comprar "no escuro"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Vinícius... blz?

      Pois é, eu tbm não me arrisco assim sem conhecer um material se for no formato capa-dura e quase beirando os 100 contos!

      No caso do "Esquadrão"... eu tenho tudo em scan e reli às pressas pra poder escrever esta postagem (eu já tinha baixado os scans na época do 1º filme, rs). Achei um material mto bom, mas não pra esse luxo todo (o ideal seria em capa-cartão mesmo, custando metade do preço)!

      Abs!

      Excluir
  10. E aí, Leo, beleza?

    Lembro do editor geral da Panini na America Latina (o tal do Raveggi, que escreve tudo enrolado) dizer em uma live que não achava que essa fase se bancaria, por isso completar essa fase toda (que consta com muito material inédito; mesmo nesse primeiro volume, a origem do Esquadrão havia sido pulada pela Abril) iria ser caso os volumes anteriores vendessem.

    Então, infelizmente isso terá que ser a conta-gotas mesmo. No entanto, essa fase tem um ar bem "oitentista", com Guerra Fria a rodo. Precisa-se "entrar no contexto" da época para curtir.
    Eu quando li isso no formatinho achava espetacular.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Lierson... blz?

      Não assisti essa live... Mas pelo visto, então, a panini não dá nada por esse material e acha q seria um "risco alto" (mesmo com o 2º filme tendo agradado ao público em geral - embora alguns não tenham curtido, a maioria das críticas e avaliações é bastante positiva). Com a editora achando isso, tá explicado ~pq optaram pelo capa-dura: Deve ter tido uma tiragem bem reduzida e nesse formato aguenta mais tempo em estoque até vender tudo (a gente sabe q gibi em capa-cartãop é produto pra venda rápida em bancas e lojas: sem ficar mto tempo mofando nos estoques, enquanto os capa-dura já podem ficar na espera "sem pressa")!

      É uma explicação compreensível sob o ponto de vista da editora correr o "menor risco" (comercialmente falando), MAS continua sendo ruim pro leitor médio um formato caro e desnecessário pra esse tipo de material (q é mto bom, só q dispensaria perfeitamente o luxo excessivo)!

      No mais... Eu adoro o contexto da "Guerra Fria" nos anos 80: Dia desses eu revi o "Invasão USA" (com Chuck Norris), q é um dos ápices desse conflito "velado" no cinema. Clima de paranóia e MEDO dos "invasores estrangeiros" (mas o Chuck Norris matou todos sozinho, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  11. E aí comandante Leo!

    Cara o negócio é a onda clássica, retrô, vintage, histórica. Mais um material de qualidade inigualável pelo material atual. Sei que já está soando repetitivo e insistente, principalmente nos comentários que escrevo. Mas não tem como quando vc põe lado a lado, a diferença de qualidade é gritante.

    Agora chegou a vez do selo vintage da DC, e a escolha não poderia ter sido melhor. O Esquadrão Suicida é o melhor exemplo de uma boa ideia bem executada, as tramas roteirizadas pelo roteirista John Ostrander eram recheadas de ação e humor na medida certa. Na minha memória não me vem nenhum artista que tenha se destacado, o forte era mesmo o roteiro. Só lamento que a Panini tenha resolvido optar pelo formato mais luxuoso em capa dura.

    Acho que essa publicação cairia melhor no formato econômico, já que a ideia de juntar tantos personagens disfuncionais em histórias em que nenhum deles está livre de ser trucidado nas missões que executavam, não teriam um apelo épico pra ser "gafique novelizado". Penso eu que estaria mais prum arroz com feijão bem temperado.

    Já a porteira foi aberta, bem que a Panini poderia trazer toda a fase clássica do Esquadrão e emendar com outras publicações da Abril na mesma época em edições de Super Powers e na mensal DC2000. Que seriam o Starman Will Payton e o Xeque-Mate que era show de bola.

    Muito boa essa matéria, parabéns por esse ritmo frenético de publicação nós frequentadores do Submundo só temos a agradecer.

    Valeu, um abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      De fato, amigo... Eu tbm me sinto bastante repetitivo às vezes, mas não tem como deixar de comparar a qualidade dos materiais clássicos q vemos em coleções q se sobressaem cada vez mais nas bancas e lojas E os gibis atuais (q ninguém mais parece dar bola pra qual a mega-saga q tá rolando no momento ou quaisquer reboots e retcons q a Marvel/DC façam em seus universos)!

      Uma vez um amigo meu (colecionador mais velho e sábio) disse q "A História se escreve sozinha"... E acho q ele tem razão, pois é o q observamos no mercado de HQs nos dias de hj: As republicações de clássicos ganhando mais destaque e a simpatia do público e o abandono e esquecimento do material moderno (q perde fôlego seja pela falta de criatividade e talento dos escritores/artistas atuais OU pela insistência em tentar empurrar agendas ideológicas impopulares pro leitor q não liga a mínima pra essas coisas). O resultado tá aí: As mensais de linha praticamente mortas e reestruturadas, e a migração de leitores de super-heróis pra outros gêneros (tipo os mangás e a linha Bonelli)!

      No mais... Concordo contigo sobre o "Esquadrão": É um material mto bom q teve apenas o azar de ser relançado por aqui num formato desnecessariamente luxuoso pra uma série em 8 Vol (a capa-cartão e um preço mais em conta seriam o ideal pro leitor poder apreciar melhor essa boa HQ de ação)!

      E o "Starman" parece q terá uma nova chance futuramente, mas será a versão do James Robinson (cujo Vol. 1 lançado pela panini há anos atrás foi considerado um dos maiores fracassos da editora no Brasil - mas se releva o fato de q eram outros tempos e outro momento do colecionismo): O q já foi rejeitado ONTEM, pode ser bem aceito HJ, rs!

      E obrigado por ter curtido esta postagem e o ritmo mais acelerado do blog, hehe... Até amanhã já deveremos ter NOVA atualização (tô redigindo agora aquela matéria do "CONÃN", rs)! Um bom domingo pra vc (e durante a semana eu pretendo tirar um dia de folga e vou nos correios te mandar aquele pacote, blz)?

      Abs!

      Excluir
    2. O Starman Will Payton a Dc nem reeditou o 1 apesar de ele ter participado na LJA, fosse Marvel e tinha sido reeditado.

      Excluir
    3. Oi, Optimus... Esse "Starman" eu até tinha curiosidade em conhecer tbm, já q gostei mto da versão do James Robinson!

      Abs!

      Excluir
  12. Esse volume saiu aqui na época do 1 filme pela levoir numa colecção com jornais,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Optimus... blz?

      Pois é, eu lembro de ter visto as imagens dessa coleção da levoir na época... e cheguei a invejar a iniciativa (sendo q os jornais daqui tavam indo ladeira abaixo e nem coleções de DVD ou livros traziam mais)!

      Abs!

      Excluir
    2. E ainda editam hoje em dia mais Fb da Asa tipo Rio,Peter Pan ou a mais recente «LONG JOHN SILVER» em 4 volumes mas a muito fb com ou sem jornais,A Levoir é que parou de editar Dc,e a G.floy pouca Marvel edita tirando o Wolverine e Carnificina a 3 cores e New X-men.

      Excluir
  13. Foi uma boa a Panini trazer esse material na época do lançamento do filme mais novo, que eu já vi (e curti pacas) e tem muito dessa série do Ostrander, essa é uma daquelas séries clássicas que eu queria bancar, mas infelizmente os preços não tão ajudando, se viesse em formato Lendas eu já teria pego, mas paciência, não é como se esse material nunca fosse voltar em outros formatos ou preços.
    obrigado pela matéria, como sempre bem completa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, André... blz?

      O novo FILME eu ainda não vi (tenho q assinar a HBO MAX, rs)... Mas tenho certeza q vou curtir tbm pq é bem a pegada q eu gosto nos filmes (18 anos, com bastante violência e sem frescuras)!

      Qto ao GIBI... Fiquei na mesma situação q vc: Mta vontade de comprar e conhecer melhor essa fase do Ostrander, mas o preço foi um impeditivo pra mim e me vi obrigado a desistir da aquisição. O ideal teria sido o formato "lendas" mesmo, q é o melhor e mais acessível diante da situação econômica atual!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...