16/07/2021

"Submundo-HQ" (Especial de Aniversário): 10 ANOS no AR...

O "Submundo-HQ" está comemorando 10 ANOS no AR... O tempo passa rápido, parece que foi ontem, em julho de 2011, que o blog foi criado em poucos minutos: De forma despretensiosa, apenas com o objetivo de compartilhar parte dos meus arquivos de HD com capas de gibis (seguidas de comentários e curiosidades sobre as mesmas). Logo, o pessoal começou a curtir algumas bobagens que eu postava (tipo a coluna: "Momentos Ridículos", com capas e personagens bizarros das HQs - foi o 1º sucesso do blog)!  

A repercussão maior, contudo, só viria no ano seguinte (em 2012) com 2 postagens que atingiram uma audiência monstruosa pelos temas em questão: A lista (que eu mesmo traduzi) da coleção Salvat no exterior E a lista das "Miniaturas Marvel e DC" (da Eaglemoss). A partir daí, o "Submundo" passou a ser conhecido de forma mais ampla e hoje conta com mais de 7 milhões de visitas, 1.155 matérias, e um grupo secreto (no face)!  

Meus sinceros agradecimentos à TODOS os leitores do "Submundo": Muito obrigado mesmo, pessoal! E pra comemorar (e não perder o hábito, hehe), confira abaixo uma saraivada de lançamentos atrasados, rs:

"Marvels X" + "Marvels: Retratos" + "Miracleman 2": Em "Marvels X" (capa-dura, 168 pág, R$ 62,90) David é o último garoto (e humano) da Terra e vive em um mundo de monstros, criaturas que o veem apenas como uma presa. Ele só tem uma esperança: chegar a Nova York e conseguir ajuda do "Cap. América" e dos outros heróis. Alex Ross e Jim Krueger combinam suas habilidades com o artista Well-Bee em uma incrível história (INÉDITA no Brasil) que precede a lendária trilogia "TERRA X" (comprei e gostei muito do material: recomendo)! Já "Marvels: Retratos" (capa-dura, 136 pág, R$ 52,90) traz de volta Kurt Busiek (Marvels) e uma equipe de vários artistas para uma série de histórias estrelando os super-heróis da Marvel pela visão de pessoas comuns. Neste 1º vol. (serão 2 ao todo) teremos: "Namor", "4F", "Cap. América" e "X-Men" (essa tá na mira, mas ainda não li)! E em "Miracleman 2" (de Alan Moore): A síndrome do "Rei Vermelho", as intenções de Gargunza para a mulher e o filho não nascido de "Miracleman" preparam o palco para o confronto épico entre criador e criatura. A edição da Panini foi muito criticada por ter alterado a "virada de pág" (o mesmo problema que ocorreu com "Lost Girls" da Mythos), mas a editora se defendeu alegando que o arquivo já vem assim da versão na Espanha (e não seria um caso pra recall). Ficou por isso mesmo, rs! 

A "Saga do Batman 2" + A "Saga do Superman 2" + "Titãs 14": COMBO TRIPLO de clássicos DC dos anos 80... Os graves ferimentos sofridos por "Robin" após um combate com o "Chapeleiro Louco" levam "Batman" a refletir sobre sua parceria com Jason Todd, o 2º garoto a usar a identidade de Robin. Histórias produzidas por: Mike W. Barr, Alan Davis, Ross Andru, e Dave Cockrum. Reúne: "Detective Comics" 572-574 e "Batman" 408-410 (aqui no Brasil, o material saiu recentemente em: "Lendas do Batman - Alan Davis" e "DC - Sagas Definitivas: Segundas Chances", da Eaglemoss)! E no Vol. 2 do "Super" do BYRNE: "Lex Luthor" usa todos os seus recursos para descobrir o que puder sobre o novo herói de Metrópolis, principalmente sua identidade secreta. E ainda: A ameaça de "Metallo" e "Darkseid". Reúne: "Superman" 1-3, "Action Comics" 584-585, e "Adventures of Superman" 424-425 (aqui no Brasil: em formatinhos da Abril de 1987-1988 e 1 história em "Lendas DC - Darkseid", da Panini)! As "Lendas dos Titãs" ganharam uma sobrevida após o término da fase Pérez, e continua agradando os leitores mais saudosistas (eu incluso, rs). Neste Vol. 14, vamos conferir a imperdível participação da equipe no maior evento DC de todos os tempos: A "CRISE nas Infinitas Terras" (em "The New Teen Titans" 12-16, "The New Teen Titans Annual" (1985) 1, e "Omega Men" 34)!
 
"O Fantasma 10" + "Lobo Solitário 27 - Noite de Véspera": O "Fantasma" é a única revista fininha com grampo que eu ainda coleciono (já que pelos meus critérios tenho preferido o formato de encadernados pra todos os meus gibis). Só que essa revista é tão boa (leitura leve, agradável, direto pra ação) que acaba sendo a exceção à regra. E neste nº 10 não é diferente: Um terrorista perigosíssimo, que atende pela alcunha de "O Python", plantou inúmeras bombas no Centro Governamental de Bangalla, ameaçando explodir o local. O Fantasma precisará usar toda sua sagacidade para enfrentar esse terrorista e salvar os reféns. E, após essa extenuante missão, o Espírito-Que-Anda irá tirar merecidas férias com Diana. Porém, não há folga para o herói (naturalmente)! E em "Lobo Solitário" 27 (penúltimo número): Itto Ogami finalmente descobre o paradeiro de seu inimigo mortal, Retsudo Yagyu. Daigoro monta guarda às margens do rio Hacho para proteger as espadas que indicam a batalha interrompida entre os dois samurais. O duelo final se aproxima (a edição 28 será fatídica, rs)! Por FIM... O "Ultraman" (imponente estátua de metal na FOTO abaixo) é o "Guardião do Submundo", hehe: Mantenho essa figura (de 30 cm) cuidando da bagunça que é a base de operações deste blog (uma pilha de papéis, contas, notas ficais, anotações, bilhetinhos, etc). Pra quem nunca viu, esse é o "Submundo" de verdade: Que funciona num PC antigo por madrugadas adentro, rs!
 

Até+

126 comentários:

  1. Aeeeewwww!!!! Espero que tudo corra bem e venham mais 10 anos de.blog.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão mesmo, L...

      Será q eu sobrevivo à mais umas MIL postagens pela próxima década? Sei não: é mta coisa, rs... Mas qq coisa eu já vou treinando meu filho pra me substituir e ser o próximo "Fantasma" na linha de sucessão aqui do blog, hehe!

      Abs!

      Excluir
    2. Sim. hhehehe. Parabéns pelo blog, Léo. A matéria ficou muito boa.

      Excluir
  2. Parabéns! Meu amigo Leo Radd pelo belo trabalho! Eu sempre gostei muito do Submundo HQ, desde o nome ao conteúdo, sie que sem ser tendencioso nas matérias,sem precisar ficar puxando saco de autores ou desenhistas, para se promover na onda dos mesmos...
    Sendo um site que concordo muito com as colocações e informações dos leitores, que em sua grande maioria debatem e enriquecem o nosso conhecimento para o hobby que tanto gostamos. Que venham mais 10 anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Carlos... blz?

      Pô, fico mto feliz com suas palavras, amigo... Muito obrigado mesmo por acompanhar e curtir este blog há tanto tempo. Nestes 10 anos eu nunca sequer aceitei colocar banners de propaganda no blog, justamente pra não "comercializar" este espaço e a minha opinião sobre este hobby q tanto apreciamos!

      Dinheiro é bom e sou bastante capitalista sim, hehe... Mas isso eu batalho com o meu trabalho (q nada tem a ver com quadrinhos). Aqui no blog, eu prefiro vir de coração limpo: SEM empurrar links de lojas virtuais pros leitores em troca de migalhas, MAS apenas vir aqui neste espaço pra falar do q eu gosto: q são GIBIS (e trocar ideias com outros leitores e colecionadores q tbm curtam o mesmo hobby q eu). E essa interação tem funcionado bem até aqui, graças a deus!

      Mais uma vez: Brigadão mesmo!

      Abs!

      Excluir
    2. Leo é com grande satisfação que frequento este espaço há 10 anos. Meus parabéns amigo. Vc merece muito mais reconhecimento! Abraços.

      Excluir

    3. Pô, brigadão mesmo por estar acompanhando o blog desde o começo então, brother... E espero q continues por aqui pelos próximos 10 anos tbm, rs!

      Abs!

      Excluir
    4. E aí, Wesley... blz?

      Pô, brigadão mesmo por estar acompanhando o blog desde o começo então, brother... E espero q continues por aqui pelos próximos 10 anos tbm, rs!

      Abs!

      Excluir
  3. E aí, Leo, beleza?

    Meus parabéns pela incrível marca de dez anos.
    Em um ramo cada vez mais visual, onde se sobressaem o pessoal fazendo Youtube, e a grande parte deles não sabendo nada do que fala, um blog raiz com texto e alto conhecimento é tudo que não teria mais como dar certo, mas segue e perdura.

    Siga sempre assim, fel ao seu gosto, e bora lá.
    Pretendo encerrar meus assuntos com a Panini em breve, eles têm coisa que ainda quero comprar, mas é nítido que a empresa está nichando e, mesmo assim, sem condições de manter o que já têm.
    O terceiro Miracleman e Top 10, talvez o terceiro volume de Mulher-Maravilha Terra Um, e era isso... partirei para desafios mais... independentes.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Lierson... blz?

      Muito obrigado mesmo, amigo... Te confesso q até eu me surpreendo qdo penso exatamente isso: No fato de estarmos num momento das redes sociais onde os blogs e sites escritos estão sucumbindo cada vez mais em prol das lives e vídeos de Youtube (o audiovisual se sobressaindo ao TEXTO escrito e às imagens de arquivo: CAPAS e desenhos q o leitor do blog pode salvar e armazenar se quiser)!

      Particularmente, sigo preferindo trabalhar com o TECLADO e o compartilhamento de imagens mesmo, rs... E "SE" algum dia eu criar um canal de Youtube tbm, será apenas como complemento aqui pro blog (sendo considerado basicamente um "DVD de EXTRAS" aqui do blog, hehe)!

      E boa pedida essa sua de partir pra esse lado mais "independente" do colecionismo, sem as amarras do mercado padrão!

      Abs!

      Excluir
  4. Oi Léo parabéns pelos 10 anos do blog eu só conheci esse blog em 2014 quando fazia uma pesquisa sobre a revista Marvel Max e acabei achando esse blog e desde então sou fã de você que venham mais 10 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Jaspion... blz?

      Obrigado pelas felicitações, amigo... E tbm, por ter encontrado este blog durante as suas pesquisas!

      Por falar nisso, sabia q eu ainda tenho uma matéria sobre a revista "Marvel MAX" semi-finalizada e q um dia ainda postarei por aqui? Sim, escrevi essa matéria há uns 2 anos atrás, mas acabei não tendo a oportunidade de postar ainda. A matéria iria cobrir a trajetória da revista "MAX" da Panini e as principais séries publicadas na mesma. Além de abordar tbm algumas séries MAX q ficaram de fora e q nunca foram publicadas no Brasil. Eu ainda vou retomar e finalizar essa matéria, podes crer, rs!

      Abs!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Valeu mesmo, Roberto!

      E te agradeço por ter me indicado há anos atrás o mangá do "Lobo Solitário"... O melhor q já li até hj e q está na reta final (mês q vem termina, rs)!

      Abs!

      Excluir
    2. "E te agradeço por ter me indicado há anos atrás o mangá do "Lobo Solitário"..."

      E eu agradeço pela indicação de Tex. rs. Foi aqui no Submundo que despertou meu interesse. Hoje em dia é uma das minhas leituras favoritas. E a coleção do ranger só tem crescido.rs

      Excluir
    3. "E a coleção do ranger só tem crescido.rs"


      A quantidade de lançamentos dele TBM, hehe... Pra vc ter uma ideia, em breve estarei postando aqui MAIS uma matéria exclusiva SÓ pro "TEX" (será a 2º postagem este ano dedicada 100% pro ranger de camisa amarela, rs)!

      Abs!

      Excluir
  6. Parabéns e obrigado pelos 10 anos do blog, Léo!
    Melhor canal de comunicação sobre quadrinhos da web, sem nenhuma dúvida!
    Grato pelas postagens honestas, despretensiosas e abalizadas. Muito diferente de muitos youtubers da vida. Aqui, há vida inteligente e de qualidade tecendo comentários sobre a nona arte.
    Vida longa ao Submundo HQ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tadeu... blz?

      Eu é q agradeço pelas palavras, amigo... Mto obrigado mesmo por estar acompanhando e curtindo as postagens aqui do blog (espero q aprecie tbm as próximas q estou preparando: pra acelerar a cobertura dos lançamentos mais recentes do mercado, hehe)!

      Gostaria mto de ter mais tempo pra me dedicar SÓ ao blog... Mas qdo eu me aposentar do meu trampo da vida real (algo q planejo fazer antes do previsto), aí pode ser q eu consiga dar aquela "TURBINADA" no submundo (quem sabe até criando um canal de Youtube e aumentando a quantidade de atualizações aqui no blog). Vamos ver, sigo confiante nisso, hehe!

      Abs!

      Excluir
  7. Fala Léo, como já disse antes, descobri o Submundo HQ, fazendo uma pesquisa sobre, Homem de ferro " Crash " quando voltei a colecionar, depois de quase dez anos longe do mundo das HQs, e desde então " viciei " no submundo HQ, sempre venho visitar e ler as dúvidas e suas respostas sobre as matérias, enfim, seu trabalho é de extrema importância para todos,quando se é pai, todas as atenções são para os filhos, esse foi um dos motivos que fiquei tanto tempo sem colecionar, e todas as suas atenções são para o seu pequeno Victor, o meu Raul já esta com doze anos, e já esta me acompanhando nas hqs, logo será o seu Victor que vai te acompanhar, então longa vida ao Submundo. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Pô, eu lembro como se fosse ontem de ter escrito aquela matéria sobre o "Homem de Ferro - CRASH" (pra coluna: "HQ Memória" - q em breve será "reformulada" aqui pro blog)... Eu tava bem pilhado com essa HQ, pois tinha acabado de conseguir essa graphic novel em perfeito estado na loja daqui e fui correndo escrever a postagem, hehe. Ainda continua uma ótima HQ do ferroso, com um visual meio trash (pixelado) mas q é puro anos 80!

      Ah, e falando no vingador dourado... A próxima matéria aqui vai tratar da "Coleção Clássica" dele (acho q vc vai curtir, rs)!

      E parabéns pela dedicação ao jovem Raul: 12 anos é uma idade ótima em q ele já pode te acompanhar nas nerdices, hehe... Mal vejo a hora do meu pequeno Victor Von Doom (q tá com 3 anos) começar a assistir TODOS os filmes de super-heróis comigo (tô louco pra rever tudo isso com ele desde o 1º "Superman" do C. Reeve até o "Vingadores Ultimato" na ordem em q foram lançados de 1978 pra cá). E logo vou começar a apresentar à ele o mundo dos GIBIS (por enquanto ele tá só destruindo tudo q encontra pela frente, kkk - mas acredito q se torne um colecionador q nem eu assim q ficar maiorzinho)!

      Abs!

      Excluir
  8. parabéns cara!
    sigo por mais 100 anos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Scant!

      Daqui há 100 anos, só se eu transferir minha mente pra um organismo sintético (quem sabe? hehe)!

      Abs!

      Excluir
  9. "O "Ultraman" (imponente estátua de metal na FOTO abaixo) é o "Guardião do Submundo", hehe: Mantenho essa figura (de 30 cm) cuidando da bagunça que é a base de operações deste blog (uma pilha de papéis, contas, notas ficais, anotações, bilhetinhos, etc). Pra quem nunca viu, esse é o "Submundo" de verdade: Que funciona num PC antigo por madrugadas adentro, rs!"

    Percebe-se, Leo, que o Submundo HQ é também o seu grande hobby, já que vc não aufere nenhum ganho monetário com as matérias que posta nesse seu blog. É uma atividade motivada pela pura paixão por quadrinhos. Nada além disso.

    Indivíduos menos idealistas logo aproveitariam a oportunidade de um projeto que se consolidou ao longo do tempo pra almejarem outras pretensões - e, no seu caso, o êxito em extensões mais ambiciosas para além do seu simples hobby seria algo certamente garantido. Mas, parece que vc não se importa muito em procurar alçar vôos mais grandiosos do que apenas limitar-se a esse espaço despretencioso de onde brotam as matérias que fazem do seu blog um diferencial no meio de tanta hipocrisia por parte de quem só quer "se dar bem" às custas de qualquer coisa que apareça como fonte de lucratividade.
    Porém, é fácil reconhecer aquilo que não tem alma !

    Essa sua modéstia e simplicidade resumem o diferencial que este espaço chamado "Submundo HQ" ainda apresenta - onde um único cara, sem qualquer pretensão, apenas se dedica a escrever o que sente e divulgar aquilo que o interessa. E que eventualmente possa interessar a outros também.
    Aliás, outros que igualmente colaboram para manter bem viva a paixão pela magia dos quadrinhos.
    ESSE É O ESPÍRITO !!!

    Abraço !

    Tony

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tony... blz?

      Verdade, amigo... Eu considero o blog justamente um refúgio pros problemas da "vida real" (trabalho, contas pra pagar, dívidas intermináveis, etc): E sendo assim, eu venho aqui só pra "desestressar" mesmo, falando de gibis com outros leitores q tbm apreciem esse hobby (q é o meu favorito entre todos os hobbys q tenho, rs)!

      Eu podia ter me tornado um "mercenário" e botado aqui um banner da amazon (ou outros anunciantes) pra faturar uns trocados. E 7 milhões de visitas teriam rendido uma boa grana ao longo do tempo. Mas preferi NÃO comercializar e nem lucrar nada em cima de algo (HQs) q realmente me satisfaz e me tranquiliza no final de um dia cheio de problemas e preocupações. Sou "trouxa" por pensar assim (como alguns podem achar)? Não creio, pois foi uma opção minha - e mto pessoal - desde o início do blog (o fato de me recusar a botar banners de propagandas ou virar parceiro comercial de lojas e editoras). Dinheiro não é tudo na vida, às vezes a DIVERSÃO e ter um refúgio pra descansar a mente e trocar ideias com os amigos sobre quadrinhos é mais importante do q uns trocados sim, rs!

      Outra coisa é referente à audiência... O "Submundo" tem uma ótima audiência pra um blog tradicional (de 2 a 3 mil visitas por dia), MAS eu não divulgo o blog por aí e nunca gastei 1 centavo pra impulsionar no face ou no insta. Pra vc ter uma ideia, o grupo do "Submundo" no face (e pro qual vc está convidado a participar se um dia quiser) só tem 100 pessoas. Poderia ter milhares, mas eu mantenho o grupo com o status de "secreto" justamente pra ninguém encontrar e não ficar aqueles grupos com trocentos mil usuários onde ninguém se entende e nem conversa direito. Prefiro manter 100 usuários bem "seletos" e q passam o dia compartilhando coisas legais e engraçadas do q MIL trollando e brigando por bobagens. Espero q um dia vc tenha a oportunidade de conhecer o grupo secreto (a "deep web" aqui do blog, hahaha)!

      Valeu mesmo, amigo... e qdo criar uma conta no face, não se esqueça de me avisar pra eu te incluir lá no grupo, blz?

      Abs!

      Excluir
    2. Grande Leo!

      Fico muito honrado pelo seu convite para eu participar do grupo "deep web" do Submundo no fêisse.
      A proposição deste seu grupo secreto me fez lembrar dos "Cavaleiros da Tábula Redonda" - onde, de acordo com a lenda, o número de cavaleiros variava de 12 a 150.
      Porém, imagino que os assuntos abordados nesse grupo do Submundo não versem exatamente sobre as admiráveis virtudes de uma dama casta ou, ainda, sobre a valorosa busca pelo santo Graal. Não!
      Parafraseando Gertrude Stein, eu diria então que enganam-se quem pensa que a coisa "é amena é amena é amena é amena assim". Hahaha!!!

      Mas, o que eu realmente não sei é COMO vc, Leo, consegue arrumar tempo pra dar vazão a tantas atividades distintas e, apesar de tudo, continuar mantendo o "ritmo respiratório sem ficar ofegante". Conforme diversos depoimentos dos amigos aqui do blog, vc, sozinho, foi o único que se manteve incólume ante os inexoráveis tributos cobrados pela passagem do tempo. Os demais blogueiros, ao longo desses 10 anos, ou sucumbiram por diferentes razões ou resolveram abandonar a milenar e tradicional forma de expressão escrita e se converteram em mais alguma das tantas atrações bizarras do YouTube - cada qual buscando então os 15 minutinhos de fama a que Andy Warhol certa vez profetizou que, no futuro, todos teriam direito.
      Será que conseguiram?
      Eis a questão!

      Na verdade, essa questão de sucumbência é um assunto muito sério.
      Prova disso é que coloquei as cartas na távola, aliás na mesa, e "VOILÀ!" : abri o jogo pra minha namorada (de ascendência francesa).
      Falei pra ela que eu havia sido convidado a integrar um grupo secreto do Submundo, e que o convite partiu diretamente do chefe do grupo.

      Assustada, a pobrezinha então pediu para que eu pensasse nela, pois afinal, como disse Gertrude Stein : "Uma rosa é uma rosa é uma rosa é uma rosa".

      Hahahaha!!!

      Valeu, Leo!
      Vou pensar na proposta porque isso é coisa séria pra quem, com 27 anos na cara (completei este mês), ainda tem a cabeça fraca "comme moi"!
      Haha!

      Tony

      Excluir
    3. No início, eu escrevi "Cavaleiros da TÁBULA Redonda".
      Só que não!
      O correto é uma távola é uma távola é uma távola é uma távola.

      Abraço!

      Tony

      Excluir
    4. Oi, Tony... blz?

      De fato, o grupo do "Submundo" no fêisse não é o ambiente mais adequado pra uma moça de família frequentar, kkk!

      Mesmo, assim, modéstia à parte, eu diria q é um dos grupos mais divertidos q eu já vi no fêisse (só perde pros grupos de memes barra-pesada do "Dollynho", hehe). As risadas e o clima de descontração geral são garantidos, rs!

      Qto ao TEMPO (e suas variantes no dia-a-dia)... O meu segredo é relativamente simples: Eu sofro desde a infância de "insônia crônica" e nunca fiz nenhum tratamento. Ou seja: Enquanto uma pessoa "normal" dorme em média 8 horas por dia, eu durmo apenas 2 (hahaha, pior q é sério). Assim, tenho sempre 6 horas de vantagem sobre os demais. E 6 horas "extras" num dia é bastante coisa: consigo ver filmes, séries, e cuidar do blog enquanto o bebê tá dormindo (agora, por exemplo, é 1:20 da matina e eu ainda tenho até às 5 pra me divertir sozinho na internet e na TV antes de tirar um cochilo até as 7 da manhã e antes da patroa e o bebê acordarem. A partir daí, sigo meus afazeres de "gente grande": Trabalho, reuniões, e cuidar da casa e do pequeno Von Doom!

      Ademais... O convite pro grupinho infame fica valendo ad infinitum pra vc, hehe. Peça um "passe livre" pra sua namorada (pra ela deixar vc fazer pelo menos uma turnê de 1 dia pelo grupo, kkk)!

      Abs!

      Excluir
    5. "O meu segredo é relativamente simples: Eu sofro desde a infância de "insônia crônica" e nunca fiz nenhum tratamento."

      TÁ EXPLICADO ENTÃO!!!

      Embora em um outro comentário aqui vc tenha dito que depois de
      "virar um pai de família dedicado e trabalhador (nunca mais acordei depois do meio-dia, hahaha)"

      Brincadeiras à parte, esse é o grande Leo!
      E o seu caso é assombroso, pois tenho dúvidas se trata-se realmente de "insônia" ou de algo que, na verdade, é "tão somente" uma condição peculiar própria - como uma característica pessoal rara...

      Digo isto porque, caso fosse um quadro negativo, como se configura na insônia, vc também sofreria os efeitos ocasionados pela falta de sono - como fadiga crônica e outros distúrbios adversos. O que não parece nem um pouco ser o seu caso.
      Entretanto, essa condição parece ser, na verdade, um privilégio raro de alguns poucos mortais.

      Faz algum tempo, eu fiquei sabendo que um príncipe ou sheik árabe multibilionário dormia no máximo quatro horas por noite. Mas, como já tem tempos que eu soube disso, esqueci o nome do cara.
      Porém, ele se achava um privilegiado já que podia aproveitar bem melhor a vida, pois enquanto os demais indivíduos "normais" perdiam parte do espetáculo simplesmente porque estavam dormindo, o sortudo tinha um tempo extra adicional. E presumo que se o tal sheik considerasse isso um problema, já teria usado uma pequena fração dos seus bilhões pra resolver o eventual "transtorno".

      Enfim, esse papo envolvendo a tua impressionante disposição contém mais uma revelação da sua parte - sendo que a outra foi ter mencionado a origem da inspiração para o nome do blog.

      Finalizando, o seu relato me lembra uma aventura do Fantasma, intitulada "O Gladiador", em que após árdua luta com bandidos, o valente herói, exausto, chega a um vale sombrio e...dorme profundamente. Até que ele acorda abruptamente com os gritos desesperados de uma mulher aflita que estava perdida na selva dizendo que "uma coisa" havia atacado o seu marido.
      O que se segue a partir daí, até o final surpreendente e inesperado da aventura, constitui uma das mais extraordinárias histórias concebidas pela dupla Falk/Barry.

      Quanto a minha vaga ad infinitum no grupo do Submundo, deixa ela reservada, pois quando eu tiver mais tempo disponível, e a minha princesa estiver menos preocupada com os possíveis deslindes radicais de uma tal associação, irei então conferir como é fazer o chão tremer.
      Hahaha!!!

      Abraço!

      Tony

      Excluir
    6. Oi, Tony... Só pra explicar melhor:

      Eu acordava sim depois do meio-dia qdo eu era solteiro e sem namorada/filho... Pois eu vivia de ressaca 3 a 4 vezes por semana: Aí, meu chapa - não tem insônia q resista à 5 ou 6 latas de cerveja ou uma garrafa de vinho (destilados eu não gosto, mas cerveja e vinho eu mantenho até hj, só q em dosagens menores, q não me deixem de porre, já q preciso estar sóbrio pra manter o sustento da família, kkk)!

      "E presumo que se o tal sheik considerasse isso um problema, já teria usado uma pequena fração dos seus bilhões pra resolver o eventual "transtorno"

      Exatamente... Esse é o ponto. "SE" a minha insônia crônica (q eu tenho desde a adolescência) é um transtorno do sono ou algum problema a ser tratado, bem: nesse caso eu diria q é algo q eu considero sim uma "vantagem" e nem penso em buscar qq tipo de tratamento q seja, hehe (e cá estou eu de novo às 2 e meia da matina me divertindo na internet antes de mais uma jornada de trabalho após o amanhecer)!

      "Finalizando, o seu relato me lembra uma aventura do Fantasma, intitulada "O Gladiador"

      Eu achei mto interessante o seu relato dessa aventura q eu não conheço do "Fantasma"... e fui pesquisar pra ver onde saiu pela última vez (foi nessa ed. de 1994):

      http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/ShowImage.aspx?id=73587&path=fa08210405_73587.jpg

      Tomara q republiquem ela um dia... Tenho acompanhado a revista: "Crônicas do Fantasma" (q traz material clássico dos anos 30/40) e de repente tem chance de sair de novo ainda, rs!

      Abs!

      Excluir
    7. Olá, Leo !

      Essa edição que vc linkou, contendo a história do Gladiador, foi a última a ser lançada desde então por aqui na Terra Brasilis. Ela faz parte de uma coleção da editora Saber. Meu pai tem todo o material do Fantasma da RGE, e que eu não canso de reler sempre (desde que com as mãozinhas bem lavadas antes de folhear), e ele tem também essa coleção da Saber.
      Trata-se de uma coleção que eu qualifico de mediana pra fraca. As capas são simplesmente horríveis, e as histórias englobam principalmente as fases do Ray Moore e do Wilson McCoy (que completou 60 anos de morte agora no dia 20/07/2021).
      A publicação é em papel jornal bem vagabundo. Várias partes de algumas histórias dessa coleção foram descaradamente cortadas, e o material é todo em P&B.

      Enfim, no geral se trata de um LIXO, sem qualquer cronologia, e que somente quem não possui o material clássico da RGE (que é o mais completo sobre o Fantasma no Brasil) ficaria contente em possuir.

      Quanto à Coleção da Mythos, vale muito mesmo acompanhar.
      No meu caso, só estou fazendo o "Crônicas do Fantasma", depois da palhaçada criminosa que uma tal de Pixel fez em se envolver com quadrinhos quando não tinha nenhum interesse sério nesse empreendimento, fazendo inúmeros leitores de trouxa ao deixar ao léu tudo o que começava a publicar.
      Malditos sejam aqueles trastes!!!


      Tony

      Excluir
    8. Verdade, Tony...

      E#u q acompanhei a fase da RGE no "Fantasma" (durante os anos 70/80) sei bem q o trabalho q ela fazia era impecável: Capas bonitas e marcantes, mtos "almanaques" e "Superalmanaques", respeito pelo personagem e seu público, etc. Já a "Saber" não sabia de nada (desculpe pelo trocadilho infame, kkk)!

      A Mythos já começou bem e tem se encaminhado direitinho pra se tornar (quem sabe) a 2º melhor editora a trabalhar com o "Fantasma" no Brasil. Achei mto competente a forma como eles relançaram o fantasma nos dias de hj e já atraindo um público-alvo certeiro. Imagino q o segredo tenha sido utilizar as mesmas técnicas do "TEX", lançando pelo menos 3 linhas distintas com formatos, preços, e conteúdo variados. Assim, temos a revista fininha com grampo q custa 12 pila (bem acessível) e q traz material INÉDITO e relativamente atual. Temos a "Crônicas" q tbm tem um preço em conta e foca no material clássico dos anos 30/40 (e é a minha revista favorita do fantasma). E em paralelo, temos encadernados eventuais de luxo com sagas q variam entre o clássico e moderno (Peter David, Jim Aparo, etc). Fora isso, ainda tivemos um LIVRO do fantasma (q eu comprei mas ainda não li). Material pra agradar todos os tipos de fãs e bolsos, hehe!

      Qto à Pixexél... Sem comentários, rs!

      Abs!

      Excluir
  10. Parabéns pelos 10 anos do blog, vida longa e próspera.

    Eu acho que sou leitor assíduo desde o segundo ano, 2012, por causa da Salvat, que foi um dos motivos de voltar a colecionar gibis, depois de ter parado em 99.

    Eu comprava uma ou outra coisa antes, e depois vendia ou deixava guardado no fundo do armário de roupas, mas a partir da Salvat, eu comprei uma estante especial para exibir a lombada... kkkk Já fui um lombadeiro também.

    E acabei ampliando meu acervo de leitura por influência do Submundo. Eu só focava em gibis Americanos, mas graças à você, comecei a ler também Bonelli (principalmente Tex), Conan e tiras antigas (Fantasma, Príncipe Valente etc), que hoje são praticamente as únicas coisas que compro regularmente.

    Então, muito obrigado por tudo, e que venham mais 10 anos de blog, e que ele se torne um legado para as gerações futuras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Mto obrigado mesmo pelas felicitações pro blog, e te agradeço tbm por estar há tanto tempo acompanhando as postagens aqui do "subs", rs!

      A Salvat foi um divisor de águas pro "submundo" se tornar mais popular mesmo (junto com a coleção de "miniaturas" da Eaglemoss), pois em 2012 a maioria dos blogs e sites vigentes parecia não dar mta bola pra essas coleções (ou ignoravam de propósito pelo fato da Salvat e Eaglemoss não manterem uma "linha direta" com o blogueiros e influencers de grandes sites). Assim, eu busquei informações sobre essas coleções nos demais países onde elas estavam em estágio mais avançado e cavei uma "fonte" entre os tradutores das revistas (tanto as da Salvat qto as revistas q acompanhavam as miniaturas da Eaglemoss), pois eu percebi q os caras q tavam traduzindo isso saberiam me informar as próximas edições e até planos pro futuro das coleções (foi aí q eu estreitei minha amizade com o "X-9" aqui do blog, q virou meu colaborador extra-oficial dali em diante, hehe)!

      E fico feliz q vc tenha se aventurado tbm por outras paragens dos quadrinhos graças às dicas e sugestões de leitura q eu venho compartilhando de lá pra cá... pois vejo q o FILÉ dos quadrinhos mesmo NÃO está propriamente só na Marvel e de DC ("TEX" é a minha leitura favorita de cabeceira, rs)!

      Abs!

      Excluir
  11. Superparabéns, Léo. Uma década de ouro. E obrigado pela generosidade de compartilhar conosco, seus leitores, a paixão genuína pelos quadrinhos.
    Grande abraço
    Alvaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Alvaro!

      Foi uma década mto boa pra mim tbm, pois o blog me fez pesquisar e conhecer mais um pouco sobre quadrinhos: Descobri todo um novo horizonte de HQs q eu nem imaginava q existissem!

      Abs!

      Excluir
  12. Parabéns pelo blog Léo, acompanho ele a bastante tempo e acho o mais completo em relação a notícias sobre o universo dos quadrinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão mesmo, beagle!

      Apesar das inúmeras crises econômicas e mercadológicas q tivemos nesses últimos 10 anos (e q culminaram até com a queda da Editora Abril e das grandes livrarias: Cultura, Saraiva, e FNAC)... ainda temos tantos lançamentos saindo por diversas editoras, q a gente se desdobra aqui pra tentar cobrir pelo menos os principais ou mais populares lançamentos do momento, rs!

      Abs!

      Excluir
  13. Pena que várias postagens antigas foram excluídas :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, não foram tantas assim... Talvez umas 25 ou 30 no máximo! Mas isso era inevitável, pois um vírus destruiu parte das postagens mais antigas e não tive backup pra salvá-las. Sem falar em umas 10 q eu mesmo apaguei pq foram feitas por um colaborador do blog q se mostrou ser um tremendo escroto e preferi riscar aquele infeliz daqui e das minhas amizades, rs!

      Abs!

      Excluir
  14. Leo, sua página pra mim é o melhor site disparado sobre quadrinhos. Nível altíssimo de informações, texto bem escrito e frequentado e produzido por pessoas que realmente sabem do que estão falando, que realmente conhecem HQs. Dá pra perceber pelo nível de quem posta aqui, me sinto em casa e me identifico com boa parte dos leitores do site. Sucesso pra vc e longa via ao Submundo HQ. Continue o excelente trabalho. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcos... blz?

      Muitíssimo obrigado pela confiança e por estar curtindo e participando deste espaço, q é feito pra leitores q gostam de falar sobre quadrinhos e trocar ideias q ajudem na formação coletiva de todos nós (a minha, inclusive: já q aprendo cada vez mais ao pesquisar e ler/ouvir a opinião da galera q participa dos comentários - Já perdi a conta de qtas HQs eu passei a conhecer por indicação dos leitores do blog, rs)!

      Espero q todos continuemos mantendo o movimento aqui neste pequeno "butéco virtual" de gibis, hehe!

      Abs!

      Excluir
  15. Simplesmente o MELHOR!!!...Conheci o Submundo pela matéria que vc citou da coleção da Salvat...Viciei e não parei mais. Uma verdadeira referência para quem curte quadrinhos!!! Vida longa ao Submundo...que venham mais 10 anos!! Parabéns, Léo!! William PVH-RO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, William... blz?

      Muito obrigado mesmo pelas palavras, amigo... A Salvat fez render assunto mesmo na época, hein? hehe. Foi um verdadeiro trampolim pra ajudar o "Submundo" a ficar no topo das pesquisas do google naquela ocasião. E como o tempo passa rápido, né? Em 2022 e 2023 já vai fazer 10 anos tbm em q as coleções da Salvat (2013) e Eaglemoss miniaturas (2012) aportaram por aqui e revolucionaram o mercado brasileiro de gibis e colecionáveis. Certo q farei matérias comemorativas pra essas 2 coleções tbm qdo for a hora!

      E vamo q vamo pelos próximos 10 anos tbm, rs...

      Abs!

      Excluir
  16. E aí Leo!? Parabéns.
    Eu recordo que acessei o Submundohq por volta de 2013 com pesquisas no Google, que ofereceu um monte de sites. Alguns já não existem e outros perderam a força, por motivos diversos.
    Lembro que fiquei muito receoso em acessar o site devido ao nome, Submundo, 🤔🤣🤣. Naquela época eu era mais cabreiro e "lento" quanto o que a Net oferecia, mas logo percebi que vc oferecia e oferece um excelente conteúdo em relação aos quadrinhos antigos e novos.
    Quanto aos quadrinhos da Panini, estou só com os clássicos (Saga e CCM) junto com o Fantasma da Mythos.
    Bem... Sei que vc de vez em quando diz planejar umas férias do site, espero que demore bastante, e vida longa pro Submundohq.
    Felicidades pra vc e sua família.🎉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra confirmar o que escrevi, que demore bastante o dia de vc entrar nestas férias e não a duração desta futura férias, 😅🤣👍

      Excluir
    2. E aí, Wesley... blz?

      Pois é, amigo... Em 2012 e 2013 foram os anos de maior explosão de views do "Submundo", pois na época eu tinha mais tempo livre e conseguia produzir até 3 ou 4 atualizações por semana e as buscas pelas coleções da Salvat e Eaglemoss no google redirecionavam os internautas direto pra cá, já q eu tinha arrancado na frente de outros sites nas postagens sobre as 2 coleções. Inclusive, as matérias q eu fazia sobre as "miniaturas" da Eaglemoss chegavam a ter alcance internacional devido ao fato da coleção ter sido lançada em vários países ao mesmo tempo e os colecionadores lá de fora acabam visitando o "subs" aqui pq eu postava bastante FOTOS da minha coleção e de peças customizadas (cheguei a participar por um tempo de um fórum da Inglaterra de miniaturas Marvel/DC)!

      Foram anos bem doidos e agitados aqui no blog, hehe...

      Qto ao NOME do blog... Essa eu nunca falei pra ninguém aqui, mas eu tirei o nome de um FILME q eu gostei mto: "SUBMUNDO" (de 2005). Saca só o cartaz:

      https://capas-m.imagemfilmes.com.br/104088_000_m.jpg

      Puta filmaço com o William Macy e a Mena Suvari... Qdo resolvi criar um blog, eu tinha acabado de assistir esse filme no Telecine (com 6 anos de atraso, rs) e pensei: "Putz, q nome legal pro blog" (sendo q eu vinha de madrugadas adentro tentando bolar nomes bacanas e nenhum me agradava, kkk)!

      Sobre as "férias" do blog... Bem, esse é um desejo q às vezes me ocorre apenas pela necessidade física e mental de descansar um pouco e tirar umas semanas na praia pra relaxar. Mas isso só seria possível mesmo qdo eu TBM me aposentasse do trabalho: Já q na correria do dia-a-dia não tem essa de "férias" não, hehe!

      Abs!

      Excluir
    3. "Qto ao NOME do blog... Essa eu nunca falei pra ninguém aqui, mas eu tirei o nome de um FILME q eu gostei mto: "SUBMUNDO" (de 2005). Saca só o cartaz:

      https://capas-m.imagemfilmes.com.br/104088_000_m.jpg "

      As melhores idéias vêm de onde menos se espera, rsrsrs.O Submundo HQ não é só diferenciado como tem um nome diferenciado também. Rsrsrs

      Vou conferir o filme

      Excluir
    4. Esse FILME do "Submundo" vale a pena uma conferida sim, L...

      É um filme bem "underground" mesmo (faz jus ao nome, hehe)... Mas tbm é "alternativo" (daqueles q passam em circuitos de "arte" por aí). Seja como for, essa inspiração pro NOME do blog é um segredo q eu só revelei agora: 10 anos depois, kkk!

      Abs!

      Excluir
  17. Fala, Léo!
    Em tempos de sub-informação com difusão superveloz,capilarizada e volátil, 10 anos é uma longa jornada! Tão longa, que classifica naturalmente o seu blog/espaço/trabalho/diversão/terapia em RAIZ!

    No melhor sentido da palavra.

    E felizmente frequento este espaço desde o início(2011).Confesso que não me recordo de como aterrisei nestas paragens.

    Nestes 10 anos você mudou até de filiação, entrando no "supergrupo" dos Papais!
    Muito bom o seu trabalho, assim como o nível das participações dos frequentadores e dos colaboradores.
    Que tenha bolsa escrotal,inspiração e saúde para mais alguns anos(quem sabe mais dez?) de produção por aqui!

    Parabéns e obrigado!

    Mas para não perder o costume, sempre vale comentar sobre as postagens...
    Como as capas do Ross (nesta fase Marvel) estão espetaculares!
    E sobre o Byrne, como ele fez um trabalho marcante com o Superman,
    mesmo após os clássicos Curt Swan, Neal Adams, JLG Lopez (incluo também o Gil Kane)!
    Aliás, as versões do Byrne, para muitos personagens, logo figuram dentre as melhores e mais marcantes dos mesmos.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      "blog/espaço/trabalho/diversão/terapia"... Gostei dessa definição, o "Submundo" é mesmo tudo isso junto e compactado pra mim, hehe!

      E meu muitíssimo obrigado por vc estar acompanhando o blog desde o seu início... Não sei se vc lembra, mas o começo aqui era bem capenga e eu escrevia tudo em "internetês" (fruto de anos postando em fóruns e chats - foi difícil me livrar desses vícios de escrita virtual, rs). Bem, tá certo q eu ainda uso bastante internetês, mas SÓ aqui na seção de "comentários" (no texto das matérias não: e ainda uso um revisor antes de botar as postagens no ar, kkk)!

      E realmente... nesses últimos 10 anos: Eu saí de um estilo de vida boêmio (festas e beberagens com os amigos) pra virar um pai de família dedicado e trabalhador (nunca mais acordei depois do meio-dia, hahaha). Meu filho JÁ é fã de super-heróis (tá no sangue mesmo) e embora ainda não tenha idade pra ler gibis, tenho certeza de q vai adorar os FILMES e quadrinhos q apresentarei pra ele em breve (por enquanto ele curte só os brinquedos e clipes com cenas dos filmes da Marvel e DC)!

      Qto aos GIBIS comentados aqui... Já COFREI todos, menos o "Marvels Retratos" (esse eu acho q vai entrar pra lista de "cortes no orçamento"). Mas todos os demais foram ótimas aquisições e dignas de figurarem nesta postagem especial de 10 anos do blog. Tô adorando o "Super" do BYRNE, q eu nunca tinha lido além do 1º arco!

      Abs!

      Excluir
  18. Parabéns Leo e gostei dos bastidores bagunçados! :-]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Fabiano!

      A mesa do PC onde funciona o "Submundo" é sempre essa zona do caralho aí: PILHAS de papéis e agora até GIBIS empilhados atrás do computador (por falta de espaço nas estantes, rs)!

      Abs!

      Excluir
  19. Parabéns, Leo. O Highlander e Último dos Moicanos numa persona só. Acompanho desde o comecinho esse blog e, de todos os q existiram é o único q ainda acompanho e que ainda existe! Parabéns e q venham muitos outros 10 anos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão mesmo, marcos!

      Tamo sobrevivendo aqui na medida do possível diante da derrocada GERAL dos blogs e sites escritos, hehe... Mas sigo resistindo e serei um dos últimos a apagar a luz qdo o blogger encerrar suas atividades e eu tiver q migrar pra outro formato (será q um dia ainda vou virar "gibituber")? Quem sabe? hahaha!

      Abs!

      Excluir
    2. "eu tiver q migrar pra outro formato (será q um dia ainda vou virar "gibituber")? Quem sabe? hahaha!"

      Se o padrão de qualidade do canal for o mesmo do blog, a concorrência que se cuide. Rsrss

      Mas falando sério, vejo muito você e algumas pessoas daqui reclamarem de lacração no meio. Pelo que eu lembre, não cheguei a ver nada que fosse passível de acusaçao. Mas ás vezes pode chegar o dia em que você estará com os ânimos exaltados e comentar isso num canal do youtube geraria consequências catastróficas.
      Eu, no passado com mrus 15, 16 anos cheguei a colocar memes no facebook que renderiam um belo de um processo. Para minha sorte, nao sou famoso e ninguém deu valor. Assim que esfriei a cabeça , tratei de remover o perfil e de criar um novo por causa de casos como esse.

      Excluir
    3. OBS: nao pense que quero desestimulá-lo da idéia de criar um canal. Foi só um conselho para um amigo. 👍

      Excluir
    4. Tranquilo, L... Eu já me liguei q num eventual canal de youtube, eu teria q consultar meu advogado a cada nova postagem q eu fizesse, hahaha!

      Isso, se o próprio "Youtube" não tirasse meus vídeos do ar (vejo eles censurarem cada coisa, q pelamôr - são mais puritanos e sensíveis q os moderadores do fêisse, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  20. Oi Leo!

    Parabéns a você e ao Submundo HQ pelos 10 anos de vida!

    Eu conheci o Blog na época do lançamento da coleção da Salvat, que saiu de forma misteriosa somente em algumas cidades do país, causando um alvoroço gigantesco entre os colecionadores que queriam saber se ela de fato existia, quais títulos teriam, e quando iríamos poder adquirí-la!

    A partir deste dia eu comecei a frequentar o Blog regularmente, e graças a você Leo, eu ganhei uma coluna anual nele:O "Visões"!

    O Submundo HQ pode ser considerado um dos únicos sites\Blogs que ainda existem dedicado à HQs, resenhas, e demais assuntos da cultura pop relacionados; os demais foram tombando ao longo dos anos, ou foram transformados em canais de vídeo!

    É difícil crer que a internet que revolucionou tanto, também se transformou tanto (nem sempre de forma boa), ao ponto de grandes sites que surgiram no início dela terem desaparecido ao longo dos anos!

    Creio que daqui 10 anos teremos muito a discutir ainda sobre as transformações do mercado de HQs, pois acredito que infelizmente daqui uma década não existirão mais bancas de revistas, encerrando o fim de uma era tão antiga e que formou nossa vida de colecionador!

    Leo, que tal daqui a dois anos uma matéria aqui no Submundo comentando os dez anos do surgimento da coleção da Salvat no Brasil, e a revolução que esta coleção trouxe para o mercado brasileiro?

    Acho que seria interessante revisitarmos este período e tudo o que aconteceu depois desta revolução!

    É impressionante como o Superman do Byrne ainda continua excelente após mais de 30 anos, e curiosamente esta semana eu escrevi sobre esta fase dele pro "Visões de 1992", e descobri que ele NUNCA gostou do seu trabalho no herói (mais detalhes na matéria no ano que vem).

    John Byrne pode ser considerado o segundo Alan Moore dos quadrinhos, sendo que os dois possuem muita semelhança no temperamento e nas brigas com editores e editoras!

    Falando no Mago Barbudo, Miracleman entra no seu ponto central nesta edição, sendo uma pena este problema nas páginas! Eu ainda conservo a mini-série e tão cedo não irei trocá-la por um encadernado, a não ser claro que saia em edição única e sem este problema das páginas!

    O Fantasma eu continuo comprando religiosamente, e já comprei a edição de nº 11, e só estou esperando a edição chegar!

    Assim como você eu só compro esta edição neste formato, justamente porser a única que compensa, e com poucas chances de sair encadernada no futuro!

    Eu torço para que a Mythos resgate mais materiais clássicos do personagem!

    Marvels X eu não gostei! Achei muito gratuita e bem longe da qualidade de Terra X, mas tudo bem é um prequel e vale como complemento à magnífica obra!

    Essa Retratos não me interessou por causa da arte que achei muito ruim!

    Novos Titãs continua sendo uma excelente coleção, que felizmente deu certo neste formato!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Brigadão mesmo pelas felicitações ao "Submundo"... 10 anos é uma jornada e tanto mesmo, hein? Não só pra mim, mas pra vc tbm e outros usuários q participam deste espaço e q são responsáveis pelo q o blog é hj: Um local mais "remoto" das redes sociais onde amigos e entusiastas de quadrinhos se reúnem pra conversar sobre seus hobbys favoritos (gibis e colecionáveis relacionados, rs)!

      O surgimento da Salvat no Brasil era envolto em mistérios mesmo... A editora não tinha nenhuma linha direta com a imprensa em geral (e mto menos com os blogs e sites de HQs) e as dúvidas dos leitores eram mtas. Eu tenho q admitir e reconhecer q só conheci me destacar com algumas informações privilegiadas na época graças ao "X-9" (q tinha mtos contatos entre tradutores e editores da panini - a qual prestava auxílio editorial pra Salvat: outra coisa q dava um nó na cabeça da galera, hehe. Mas eram editoras RIVAIS sim, embora houvesse colaboração e acordos mútuos na parte editorial e de tradução e arquivos digitais). O "X-9" nunca poderá ter sua identidade revelada aqui (me comprometi com ele em relação à isso, pois mesmo q ele esteja afastado das editoras atualmente, não posso comprometer o NOME dele se caso ele queira retornar ao ramo um dia, hehe) mas é um amigo q me ajudou mto tbm ao longo desses 10 anos e sem ele eu não teria conseguido as informações q consegui em 1º mão (e ele sempre acertava pq tava diretamente envolvido com os futuros lançamentos, hahaha)!

      "A partir deste dia eu comecei a frequentar o Blog regularmente, e graças a você Leo, eu ganhei uma coluna anual nele:O "Visões"!

      Nesse ponto, EU é q agradeço, amigo... Pois a coluna de "VISÕES" já chegou ao "Submundo" com o status de ser a minha favorita de todas, rs. É sempre a mais extensa em texto (e eu adoro ler bastante, ainda mais qdo o assunto me agrada, hehe) e a mais bem pesquisada (a pesquisa q vc faz pra essa coluna é do tipo q eu não consigo mais fazer por falta de tempo). Estou ansioso pela próxima (Visões de 1992): Essa promete!

      "É difícil crer que a internet que revolucionou tanto, também se transformou tanto (nem sempre de forma boa), ao ponto de grandes sites que surgiram no início dela terem desaparecido ao longo dos anos!"

      Bah, nem me fale... Isso eu acho mto ruim tbm, Elcio: Pois antes de ser blogueiro, eu TBM sou leitor de outros blogs (ou ERA, já q mtos dos meus preferidos tombaram pelo caminho mesmo ou mudaram demais pro meu gosto - passaram a investir mais em vídeos, lives, e podcasts OU abraçaram ideias e militâncias com as quais eu não simpatizo, rs - lamentável mesmo)!

      Sobre o futuro... Podemos até ensaiar aqui um "Visões de 2031", hein? Como será o mundo daqui há 10 anos? Bem, infelizmente eu tbm aposto no FIM das bancas tradicionais (tal qual pudemos observar na QUEDA das grandes livrarias físicas: Cultura, Saraiva, e FNAC - hj apenas espectros falidos do q já foram um dia). Tbm aposto q as editoras focarão em nichos próprios de venda: fortalecendo seus próprios sites e se desvinculando aos poucos da "Amazon" (como a panini tem feito) e na evolução das plataformas de financiamento coletivo! Estou otimista qto à existência dos gibis impressos ainda (embora cada vez mais restritos à um público reduzido e q NÃO se renova)!

      Qto à sua ideia pra Salvat daqui há 2 anos... SIM, é uma ótima ideia e pretendo fazer sim uma retrospectiva de seus efeitos no mercado nacional. Da mesma forma, no ano q vem farei o mesmo pela Eaglemoss, q mudou a cara do colecionismo por aqui tbm (e q em 22 completa 10 anos no Brasil das coleções de miniaturas Marvel/DC)!

      O "Fantasma "da Mythos vai ter novidades em breve... Sei q mais um encadernado de fase clássica e rara estaria em produção ainda pra este ano. E amanhã devo pegar na loja daqui o "Crônicas 6" (outra bela coleção nas bancas)!

      Abs!

      Excluir
    2. Oi Leo!

      Eu vou aproveitar a oportunidade para informar que o "Visões de 1992" irá atrasar um pouco! Por questão de estratégia, eu irei lhe enviar a matéria lá por meados de dezembro justamente para que ela não chegue desatualizada, pois até lá já saberei o que será lançado no mês que a matéria for pubicada aqui no Submundo HQ, caso alguma publicação clássica contida na matéria até lá seja republicada!

      Ademais, precisarei de algumas informações do filme do Flash, e torço para que até lá já tenha mais notícias, fotos e até trailer! No momento certo você entenderá o motivo disso!!

      Posso adiantar que a nostalgia será em doses fortes num ano que teve grandes transformações no mercado, marcando o fim de uma era!

      Eu pretendo terminar a matéria em no máximo dois meses! No momento estou fazendo a matéria sobre um título que ficou esquecido com o passar do tempo, embora ele tenha influenciado e muito um filme da Marvel!

      Visões de 2031? Pode ter certeza que sim! Enquanto você estiver por aqui, você permitir, e minha matéria estiver agradando, o "Visões" continuará!

      Aliás, a partir de 2024, a viagem ao passado será ainda mais intensa, que será quando de fato entraremos com força nos Anos 90, e o número de publicações aumentará de forma vertiginosa!

      Eu estou preparando uma matéria bem intensa para o "Visões de 2024" (que coincidirá com o ano em que farei 50 anos), e pode ter certeza que ela será histórica em todos os sentidos!

      Gostei de saber que você fará uma matéria ano que vem sobre os 10 anos da coleção da Eaglemoss, que realmente mudou o mercado de colecionismo de action figures no Brasil!

      Eu ainda estou enrolado com a coleção, terminando aos poucos as da Marvel (da DC tenho todos) faltam poucas peças e eu estou indo bem devagar, mas acho que até 2022 eu termino!!

      Abraços!

      Excluir
    3. E aí, Elcio... blz?

      Tranquilo, fique à vontade pra trabalhar com calma nas "visões"... pois a exemplo deste ano, pudemos confirmar q a melhor época pra se postar a coluna é em MARÇO: q é qdo a audiência e movimentação do blog volta a estabilizar depois das férias, rs (janeiro e fevereiro costumam ser meses "fracos" pro blog, por assim dizer)!

      O bom tbm, é q até lá eu já consigo te informar sobre os próximos lançamentos de 2022... geralmente eu recebo o LISTÃO do 1º semestre lá por dezembro e janeiro (aí eu te aviso na hora pra vc fazer os ajustes necessários no texto - conforme o q a Panini deverá lançar de clássicos na ocasião)!

      Do filme do FLASH, eu vi um boato semana passada de q o Nicolas Cage poderia estar no filme no papel do "Superman", rs (em 1990 ele chegou a fazer testes pra uma bizarríssima versão do Tim Burton). Tomara q seja verdade, apesar de q boato é boato, né?

      Se aguentarmos todos até 2031 (mais 10 anos na área), pode ter certeza q a coluna de "visões" continuará sendo mto bem recebida aqui no "Submundo", tanto por mim (q é a minha coluna favorita do blog), qto pelos demais leitores (q sempre garantiram a ótima audiência da coluna e mtas participações nos comentários)!

      Sem dúvida, foi uma aquisição e tanto pro "Submundo" (e veio na hora certa, qdo o saudosismo dos leitores nos fez voltar os olhares até mesmo pra produção dos anos 90 - uma década q sempre gerou controvérsias, mas q diante dos rumos q a Marvel e DC tomaram nos dias de hj, passou a ser reconsiderada como sendo mais uma grande década pras HQs)!

      Já tô ansioso desde já pelas "visões de 1994" tbm... e pela de "1995" (q foi o ano em q eu voltei a colecionar HQs - essa vai ser pessoalmente ÉPICA pra mim, rs)!

      E boa sorte com as miniaturas... E fique ligado nas promoções, pois faz pouco tempo andei vendo elas por menos da metade do preço no site da eaglemoss (não recomendo mais q ninguém compre de atravessadores). Atualmente eu tô só financiando projetos de miniaturas customizadas (a última q eu encomendei foi aquele "Juíz Dredd" q eu postei aqui há uns 2 meses atrás)!

      Abs!

      Excluir
    4. "Do filme do FLASH, eu vi um boato semana passada de q o Nicolas Cage poderia estar no filme no papel do "Superman", rs (em 1990 ele chegou a fazer testes pra uma bizarríssima versão do Tim Burton). Tomara q seja verdade, apesar de q boato é boato, né?"

      Tomara que isso seja verdade kkkkk

      Engraçodo que o filme é do Flash, mas o que tem menos se falado é sobre o próprio Flash.

      Por mim, aparecia o Nicolas Cage e todos os Batmen, até o do George Clooney.

      Excluir
    5. Essa é a síndrome de "Cap. América 3 - Guerra Civil"... O filme era do capítão, mas só se falava no "Aranha", kkk!

      Abs!

      Excluir
  21. Parabéns Leo,
    Desde que descobri o Submundo uns 4 anos atrás entro quase todo dia, mesmo comentando bem pouco acho o blog imperdível e minha melhor referência para quadrinhos, leio sempre as matérias e os comentários, também sempre interessantes.
    Que você tenha força para continuar por muito tempo ainda, de novo parabéns!

    Abraço, Luigi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Luigi... blz?

      Obrigado mesmo por estar curtindo este espaço e tbm pelo voto de confiança no meu trabalho por aqui... Atualmente tô trabalhando na próxima matéria (q será sobre a CCM do "Homem de Ferro"): espero q vc goste dessa postagem tbm, rs!

      E apesar de ter feito 49 anos recentemente... ainda me sinto no AUGE da disposição física e mental pra seguir mandando brasa por aqui no blog e nos meus trampos do dia-a-dia, hehe!

      Abs!

      Excluir
  22. Leo, parabéns pela data e a nós resta agradecermos por tão maravilhoso trabalho desenvolvido por você. Muito obrigado, mesmo, e toda a felicidade do mundo para vc e para a sua família. Um grande abraço desse seu amigo e fã de Cuiabá. Eduardo Mendes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Eduardo... blz?

      Muitíssimo obrigado mesmo, amigo... Eu é q agradeço de coração pelas palavras. E pode apostar q ainda vem mta coisa boa pela frente aqui no blog: Nesses últimos dias tenho trabalhado em várias matérias simultâneas e uma delas marcará a volta dos "CLASSIFICADOS" aqui no "Submundo": Uma mega-postagem onde vou anunciar trocentos gibis da minha coleção e deixar o espaço livre pros leitores TBM anunciarem suas HQs (como se fosse um FEIRÃO virtual, hehe - já fiz isso aqui há anos atrás e funcionou bem na época)!

      Um grande abraço pra vc e sua família tbm, brother!

      Abs!

      Excluir
  23. Parabéns Leo!

    Fico feliz e emocionado!Estou aqui desde 2011. Não sou de postar, mas sempre leio as publicações.

    Espero que os submundo continue.Obrigado por tudo amigo.

    Felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão mesmo, amigo!

      E eu é q fico mto feliz em ver q mtos leitores do blog são os mesmos q estavam aqui desde a época da criação do "subs" há 1 década atrás. Meus sinceros agradecimentos por vc estar acompanhando o blog desde então e espero q continue por aqui enquanto o "submundo" existir, hehe!

      Abs!

      Excluir
  24. Parabéns Leo! Eu conheci o blog no ano 2012 com a matéria Miniaturas Marvel e DC. Muito bom o conteúdo. Vida longa e prospera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão mesmo pelas felicitações, amigo!

      No ano q vem, não perca a matéria q farei sobre os 10 ANOS da coleção de "Miniaturas Marvel/DC" da Eaglemoss. Além dessa matéria especial, eu tbm irei repostar as FOTOS da minha coleção de miniaturas (q eu acabei parando de fazer pq tive q empacotar todas as minhas miniaturas após uma reforma aqui em casa, rs)!

      Abs!

      Excluir
  25. Parabéns Léo. Acompanho o submundohq há uns 7 ou 8 anos e sempre admirei seu trabalho aqui. Obrigado por manter esse canto da internet onde realmente se fala de quadrinhos. E que venham mais dez anos de Submundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Zarko... blz?

      Eu é q agradeço, amigo... Por vc já estar acompanhando e curtindo este espaço há tanto tempo e ajudando a fazer do "Submundo" um lugar pra se falar e trocar ideias de verdade sobre quadrinhos. Da minha parte, farei o possível pra q daqui há 10 anos estejamos comemorando os "20 ANOS do subs", hehe!

      Abs!

      Excluir
  26. Que postagem especial essa!

    Primeiramente transmito os meus parabéns ao nosso comandante Leo pelo feito tão expressivo. Ainda mais nos dias atuais onde a mídia escrita é tida como fora de moda, superada, obsoleta e usando o termo da moda "cringe".

    Mas o zelo, a atenção, a seriedade e a entrega com que o nosso anfitrião conduz esse espaço fez com que seu empreendimento conquistasse uma legião de fiéis leitores e consumidores do conteúdo por ele gerado.

    Particularmente não sou de interagir com os veículos da internet que frequento. Mas o ambiente de respeito, cordialidade e o conhecimento demonstrado tanto pelo criador quanto pelos frequentadores do blog me deixaram a vontade para interagir com todos. Conheço o SubmundoHQ praticamente desde seu início, mas só recentemente passei a publicar comentários. Espero que esse espaço de troca de ideias e informação siga por mais décadas à frente. Usando a frase batida "o blog faz aniversário, mas quem ganha presente somos nós seguidores". Obrigado Leo por manter esse veículo informativo tão atuante e de qualidade. Pra finalizar meu presente ao nosso blog já foi enviado que são as edições customizadas da Saga da Ninhada e a Saga de Proteus, ambas dos tempos áureos dos X-Men.

    Mais uma vez obrigado e um abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Valeu mesmo por ter curtido esta postagem E tbm pelas felicitações aos 10 anos do "Submundo"... Eu é q te agradeço por estar curtindo e acompanhando as postagens daqui e participando sempre de forma produtiva e ajudando a manter o bom nível dos debates por aqui (a seção de comentários sempre foi a melhor parte do blog pra mim, hehe)!

      E acho q o segredo da boa manutenção deste espaço... é bastante simples: Eu largo a matéria no ar e nos comentários eu tento responder à TODOS os leitores de forma individual e personalizada. Por exemplo, eu não volto a comentar num blog ou site onde eu deixo uma dúvida ou observação sobre o tema proposto e NINGUÉM aparece pra responder. Acredito q um bom debate (sobre qq q seja o tema) deve sempre ser alimentado entre o emissor e o receptor da informação, rs!

      Manter o respeito mútuo no espaço tbm é fundamental... E isso é fácil, pois é só limar os trolls/babacas ou pessoas mal-intencionadas q só queiram puxar briga comigo ou demais usuários (pra isso eu já deixei um aviso nos comentários). Num ambiente tóxico de rixas e desavenças pessoais (onde a hostilidade prolifera), nenhum debate saudável vai vingar (isso é fato e experiência própria dos tempos em q fui moderador de 2 fóruns de HQs, hehe)!

      Espero q vc sempre se sinta à vontade pra comentar e interagir com a galera daqui: q já é quase uma grande família, rs!

      E muitíssimo obrigado pelo presente... Te aviso assim q receber esse presentaço, blz? Por coincid~encia, estava dia desses comentando no grupo do "subs" no face sobre o desenho animado dos XM anos 90 (q entrou completo na plataforma da Disney) e um dos arcos era a saga da "Ninhada" (q será tbm o próximo "XM - Grandes Sagas" da panini). O assunto rendeu por lá amigo, pena q vc não tá no face (mas se algum dia resolver ativar uma conta por lá, não se esqueça de me avisar pra eu te add no grupo - tenho certeza q vc vai curtir bastante o clima de zueira E informação por lá, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  27. Boa Leo parabéns ...e que venha os 20 anos.....ultraman show ...junto com ultra seven e spectreman era trindade dos herois japoneses não perdia um na minha infancia.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão mesmo, Ronny!

      Espero q um dia possamos comemorar sim os 20 anos por aqui, farei o possível pra isso, rs!

      E ficou ducaraleo esse "Ultraman" mesmo, hein? Ele é mto pesado tbm (parece de aço)... Mas eu tenho em miniatura tbm (escala Eaglemoss): "Ultraman", "Ulraseven", "Spectreman", "Dr. Gori", "Goldar", e "National Kid"!

      Abs!

      Excluir
  28. Parabéns Leo, excelente trabalho. 10 anos não é brincadeira, ainda mais quando nem parece tanto. O Submundo HQ é dinâmico e interessante. Parabéns pela coragem, porque você enfrentou tempos complicados e não esmoreceu. Que Deus continue a te fortalecer. Um abraço à família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Colecionador... blz?

      Q saudades das suas postagens e colaborações especiais com relíquias da sua coleção, rs... Pô, as matérias com CAPAS de gibis até dos anos 40 q vc me mandava marcaram época e fazem parte da História do "Submundo" tbm!

      Meu muitíssimo obrigado pela sua ajuda e colaboração nesses 10 anos de "subs"... E mtas felicidades pra vc e sua família!

      Abs!

      Excluir
  29. Parabéns, Leo! Acompanho já há alguns anos e espero que continue por muitos ainda! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Felipe!

      Obrigado por acompanhar o blog e no q depender de mim, ainda aguentaremos mais 1 década ou mais por aqui, hehe!

      Abs!

      Excluir
  30. Parabéns. Excelente trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Sandro!

      E espero q vc curta as próximas postagens q estão em andamento por aqui e q em breve estarão no ar, rs!

      Abs!

      Excluir
  31. Parabéns pelos 10 anos do Blog Léo. Dedicação e fidelidade ao mundo das HQ's. O único veículo da internet onde podemos ler resenhas e comentários sérios sobre o que realmente nos interessa. Que venham mais 10 anos!

    Diego Souza Alves - Manhuaçu/MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Diego... blz?

      Pô, brigadão mesmo pelas felicitações ao blog e por estar curtindo este espaço e confiando no trabalho feito por aqui! Enquanto a plataforma do blogger existir, estarei mantendo o "subs" no ar, pode ficar tranquilo, rs!

      Abs!

      Excluir
  32. Parabéns leo pelos dez anos do seu blog, você faz um excelente trabalho com matérias e as capas clássicas e até atuais do melhor das histórias em quadrinhos, gostei muito do que vi, parabéns e que seu blog tenha mais dez anos de vida ou atividade e além se possível, eu leio quadrinhos desde pequeno e até hoje leio um pouco mais velho he he he, bem muito sucesso para o seu blog, parabéns, abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado mesmo, amigo!

      Eu sempre procuro as melhores CAPAS e imagens pra postar aqui e ilustrar as matérias (digo, capas e imagens com a melhor resolução possível)! Mais uns 10 anos de blog eu ainda acho aceitável, mas mto além disso já complica, pois estarei com 60 anos de idade e talvez jogando paciência no computador, kkk!

      Abs!

      Excluir
  33. Fala Leo tudo blz? Cara sensacional! Eu conheci o blog pela materia da Salvat e adorei logo d cara. Serio, o visual, o ritimo das publicaçoes e o tom das materias sempre me fizeram sentir como se estivesses conversando com um amigo. Parabéns pelo trabalho!

    Sobre os gibis, estou acompanhando a saga do batman e do super e, meu, fiquei muito feliz por terem lançado essa coleçao. Pra mim ela eh d mais. Sou de 92, porem começei a ler gibi com a coleção do meu tio, ai meio q vivi os anos 80 e 90 quando crianla rsrs Poder te-las agora eh muito nostálgico. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Anderson... blz?

      Valeu mesmo, amigo: A ideia é justamente essa... Fazer o leitor do blog se sentir como se estivesse numa mesa de butéco com os amigos e todos com os mesmos gostos e hobbys por quadrinhos em comum, rs!

      Assim, seja sempre bem-vindo ao "Submundo" e fique à vontade pra participar e deixar sua opinião aqui sobre suas leituras e observações do mercado atual de HQs!

      E eu tbm tô mto satisfeito com essas 2 coleções das sagas do "super" e "Batman"... Eu nunca li esses materiais na época (pois eu estava afastado dos quadrinhos nesse período) e tô adorando poder conhecer essas fases agora, nessas coleções econômicas q não pesam tanto no bolso!

      Abs!

      Excluir
  34. 10 anos atrás, o começo da Salvat e Eaglemoss. Era o auge do colecionismo. rs. Parabéns Leo. Manter um blog escrito hoje em dia, com audiência é difícil. Bom que o seu público é de maioria que cresceu lendo as HQ que tinham balões com textos enormes e tem o prazer de ler no seu DNA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, André... blz?

      Verdade, amigo... Eu meio q dei SORTE mesmo em ter criado o blog naquele momento de EXPLOSÃO de 2 grandes coleções no mercado brasileiro: Salvat e Eaglemoss. Foi o momento CERTO pro "Submundo" ter surgido, pois os blogs em geral já estavam meio q "saindo de moda" (perdendo espaço pros grupos de fêisse e logo depois pros canais de Youtube). Se eu tivesse criado o blog DEPOIS do auge da Salvat e Eaglemoss, é certo q o subs teria passado despercebido e caído no esquecimento!

      Bom saber tbm q ainda HÁ um público q sabe apreciar a boa e velha escrita, hehe!

      Abs!

      Excluir
  35. PARABÉNS, amigão! VIDA LONGA E PRÓSPERA ao Submundo! Lembro de conhecer o blog através da lista das "Miniaturas Marvel e DC" (da Eaglemoss) que foi publicada... Parece que foi ONTEM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Márcio!

      Se deus quiser, estamos aí pera mais uns 10 ANOS no mínimo, rs!

      E aquelas listas de miniaturas foram antológicas mesmo, hein? Lembro q fui o 1º a postar um listão com quase todas as figuras da Marvel (q nem tinham sido concluídas lá fora na época)... Essa foi, tbm, a minha 1º coleção de miniaturas/bonequinhos (até então, eu só colecionava GIBIS, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  36. Parabéns. Muito legal esta marca. Seu blog me ajudou a gastar (gastar BEM) muita grana, eheh. Grande abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, brother!

      Continue gastando sempre com moderação e parcimônia, hehe... Tem mta tranqueira e repetécos por aí q não merecem nosso sofrido capital, rs!

      Abs!

      Excluir
  37. blz Leo?

    primeiramente parabéns e vida longa ao submundo!
    meu primeiro contato com o blog foi justamente com a lista da salvat, gostei do blog e acabei criando uma conta no google só pra interagir com os frequentadores do submundo.

    grande abraço amigo Leo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, gustavo... blz?

      Brigadão mesmo pelas felicitações ao blog... e por estar conosco desde os primórdios com as listas da Salvat, rs!

      Te agradeço tbm por ter criado uma conta só pra interagir nos comentários... e fico feliz em saber, q pelo visto, não se arrependeu disso, hehe! Obrigado, brother!

      Abs!

      Excluir
  38. PARABÉNS LÉO (Mentor, criador e oráculo) do Submundo quadrinistico (& etcs). Teu trabalho torna nossa jornada mais agradável nesse mundo real carente de cores e imaginação. Descobri o Submundo em 2013, lá no fim do mundo (Hermenegildo, Sta Vitória do Palmar. Na praia Internet era luxo e para acessar tínhamos que ir até a avenida central (se é que se pode chamar aquela ruazinha de avenida kkk). Era época mais ou menos de lançamento da capa preta Salvat Marvel e descobri tua página ao "acaso" e desde aquele dia sempre venho aqui seja para me informar, ver as capas, ver os lançamentos que gostaria de comprar e os q sei que não vou comprar, pois tu sempre fez o serviço de utilidade pública nos livrando das bombas mercadologicas...Enfim, LONGA VIDA AO SUBMUNDO E QUE ESSA ECONOMIA MELHORE PARA Q TODOS POSSAM ACESSAR A CULTURA NÃO SÓ DAS HQS, MAS DO CINEMA, MUSICA, TEATRO...ABRAÇOS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, marco antonio!

      Mto obrigado pelas palavras e por estar acompanhando e curtindo o blog há tanto tempo... E fico feliz tbm em saber q o "Submundo" pode atingir qq cidade ou localidade do país graças à internet (talvez a melhor e mais controversa criação dos últimos 100 anos, hehe)!

      Sabe, eu já morei por 5 anos na praia do Cassino aqui no RGS... minha família tinha casa lá e foi numa época em q eu tava desempregado e nem sabia o q fazer na faculdade. Eu passava os dias deitado na rede, na varanda de casa, ou passeando de bike pela praia. Tinha um grande fliperama lá (maior q os da capital na época) e eu era ratazana de fliper (gastava mta ficha jogando "street" e "out run", rs)!

      Bons tempos... era uma vidinha simples, mas boa!

      E q a economia do país melhore mesmo... ainda tenho esperança de q a situação volte a melhorar pra todos após o fim da pandemia e o reaquecimento dos mercados internos. Vamos ver!

      Abs!

      Excluir
  39. Parabéns Leo!
    Apesar de não comentar quase nunca, acompanho o Submundo desde 2012.
    A cada ano que passa esse espaço está cada vez melhor!
    Abs!
    Adailton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Adailton!

      Meu muitíssimo obrigado por vc estar com a gente desde os primórdios do blog e ainda estar curtindo este espaço! Participe mais vezes, vc sempre será bem-vindo e bem recebido nos comentários tbm, rs!

      Abs!

      Excluir
  40. Congratulações friend
    Graças a vc comecei ler Tex.
    Acompanho o blog desde 2013.
    Desejo vida longa ao blog!
    Assinado;
    Canal do colecionador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alex!

      Um dos meus TOP 3 de canais favoritos do Youtube, rs: Acompanho sempre o seu canal pq vc é um dos q recebe 1º as edições e folheia elas pra gente ver como ficou (uma baita sacada)!

      E seja bem-vindo ao mundo de "TEX", hehe... Fico contente em saber q ajudei a formar mais um leitor desse gibi q é a minha leitura favorita de cabeceira!

      Abs!

      Excluir
  41. Caro Leo
    Parabéns por 10 e ser 10. Continue por mais 10 sendo 10.
    E não se esqueça das 10 mais do blog.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Celso!

      Obrigado por ser um usuário 10 por aqui tbm, rs! E te agradeço tbm pela sugestão: Logo teremos mais listas "TOP 10" por aqui (aguardem e confiem)!

      Abs!

      Excluir
  42. Muitos parabéns Leo,
    Aqui a panini parece estar vapor de 10 lançamentos mensais já vai para 8 só falta voltarem as 3s revistinhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão mesmo, Optimus!

      Aqui no Brasil descobri q a panini pretende manter uma média de 1 OMNIBUS por mês daqui pra frente... Se empolgaram com esses TIJOLÕES, hehe!

      Abs!

      Excluir
  43. Parabéns, Leo!!
    Acompanho o blog desde o início. Voltei a comprar quadrinhos depois de conhecer o "Submundo"(não sou de comentar, mas todo dia dou uma passada por aqui para saber as novidades). Continue o bom trabalho! Saúde e paz!!
    Abraço
    Claudiotg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Claudio... blz?

      Mto obrigado mesmo por estar acompanhando o blog desde o início... E obrigado tbm pela confiança e consideração ao ter voltado ao mundo dos quadrinhos através do "Submundo": Fico mto feliz mesmo em saber disso. Valeu mesmo, amigo! E amanhã já deve ter atualização nova na área (mais novidades e lançamentos, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  44. Olá amigo, quando falei que o seu blog tenha mais dez anos e além falei por carinho e apreço pelo seu blog e sua pessoa também, sei que tudo um dia acaba, mas te respeito muito e gostei da sua resposta ao meu comentário, foi engraçado, você é um gentleman, conheci seu blog em 2016 se me lembro exatamente, um grande abraço amigo leo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo!

      Tudo acaba um dia mesmo... e no caso do blog, é possível até q a própria plataforma do blogger no google seja extinta nos próximos 10 anos e eu seja forçado a migrar pra outra coisa q inventarem (é uma possibilidade). Mas a gente vai sobrevivendo por aqui como e enquanto pode, hehe!

      Abs!

      Excluir
  45. Saudações, LEO. Não vou chover no molhado. Já elogiei demais seu trabalho de altíssimo nível com o SUBMUNDO HQ. Seu trabalho deveria ser patrocinado pelas principais editoras de HQs do nosso país. Que falta de visão dessa galera. Que o SUBMUNDO HQ continue firme e forte por muitos e muitos anos. Meus parabéns e força sempre! Ronilson Teles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ronilson... blz?

      Brigadão mesmo pelo voto de confiança no meu trabalho, amigo... Valeu de verdade, brother!

      Mas se alguma editora graúda um dia patrocinasse o blog, eu ia acabar me prostituindo no meio tbm (q nem tantos blogs e canais q vemos por aí, hahaha). Melhor deixar como tá mesmo, kkk!

      Mais uma vez, meus sinceros agradecimentos e vâmo q vâmo rumo à comemoração de 20 ANOS, rs!

      Abs!

      Excluir
  46. Parabéns atrasado Leo! Vida longa e próspera para o Submundo HQ!Esse é o único blog da net que não é " vendido " como os que tem por aí. Onde os caras recebem " mimos " das Editoras para falarem bem de qualquer porcaria que elas lançam. Seu esforço é visível, você dá tudo de si pelo Blog. Melhor blog da net. O resto é o resto. Eu fazia parte do seu grupo lá no Facebook, mas fui expulso depois de uma pequena discussão com você. Mas isso em nada tira o seu mérito e esforço para dá informações à nós fãs de hqs. Admiro seu trabalho. Mais uma vez, parabéns pelo blog e pelo excelente trabalho. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos parabéns, amigo... E pela consideração com o blog e o trabalho executado ao longo desses 10 anos!

      Não sei o q rolou no fêisse... Só q nunca expulsei ninguém do grupo do "subs" (q tem menos de 100 pessoas no total). O q "pode" ter acontecido é eu ter te bloqueado por algum motivo (ou vc ter me bloqueado) e o grupo ficado inacessível pra vc (já q o grupo tá interligado com o meu perfil pessoal e até pra entrar no grupo o cara tem q me enviar um pedido de amizade pra ser encaminhado pra lá). Desculpe qq coisa, então: Mais uma vez, não sei qual foi o motivo, mas no fêisse eu costumo ter uma postura de evitar brigas e discussões, sendo q a maneira q eu tenho pra isso é bloquear ou deixar de seguir alguém ANTES q aconteça uma treta, rs. Nada pessoal, acredite: só não posso me envolver em confusão ou brigas pq no meu perfil tem até o meu sócio e clientes no meu ramo de negócios (assim, nem sobre política eu comento por lá, hehe)!

      Abs!

      Excluir
    2. Boa tarde Leo! Acho que você me Bloqueou e com isso perdi acesso ao submundo hq no Facebook. Eu também evito discussões nas redes sociais. No nosso caso, não foi uma " treta ", foi um caso de ânimos exaltados, rsrs. Se não me falha a memória era algo relacionado a assistir o Batman de Pattinson. Não quis ofender. Não sabia que isso poderia lhe prejudicar no Facebook com seus sócios e clientes. Desculpa aí. Meu nome no Facebook é Marcelo Rider. Abs.

      Excluir
    3. Opa, tranquilo, Marcelo... Sem problemas, não levei pro lado pessoal, acredite: mas tbm não quis estender o assunto de forma q chamasse maior atenção de familiares, amigos, e clientes q fazem parte do meu grupo de amigos no face!

      Meu erro lá foi ter criado apenas 1 perfil pra TUDO... qdo eu deveria ter criado um só pra falar de gibis/filmes e outro só pra trabalho/negócios (e talvez um 3º só pra parentes e família, hehe)!

      Abs!

      Excluir
    4. Entendi Léo. Tranquilo também. Gostaria,se for possível, que você me colocasse de volta ao Submundohq. Por que os outros grupos que eu participei são péssimos! Acho que você sabe. Abs!

      Excluir
    5. Oi, Marcelo... Tdo bem?

      Pode deixar: Vou reverter a situação e te add ao grupo, sem problemas... Ainda não sei como fazer isso pq nunca fiz, hehe: mas vou descobrir, não se preocupe. Devo fazer login no face até segunda e resolvo a situação, blz?

      Abs!

      Excluir
    6. Boa tarde Léo! Tudo joia. Obrigado por me aceitar.Ok fico no aguardo para voltar à esse seu grupo de verdadeiros leitores e fãs. Diferente dos grupo Nutella que se vê hoje em dia. Grande abraço!

      Excluir
    7. Oi, Marcelo... Já te mandei uma solicitação no fêisse, assim q vc aceitar eu consigo te add no grupo, blz?

      Abs!

      Excluir
    8. Boa noite Léo! Acabei de aceitar a solicitação. Obrigado. Grande abraço!

      Excluir
  47. Meus parabens! Acompanho seu blog há muitos anos, desde 2014 acho, e graças à ele tenho me mantido a par dos materiais, principalmente clássicos, seja Marvel, DC, Bonelli, etc, podemos não dividir os mesmos gostos e opiniões sobre várias obras mas acho sempre bom conhecer vários pontos de vistas sobre elas, enfim, que venha mais 10 anos, valeu, falou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, brigadão mesmo, André... Pelo apoio e por estar acompanhando e curtindo o blog há tanto tempo!

      Tento ser o mais eclético q posso na abordagem dos conteúdos tratados aqui (já q tbm tenho preferências bem variadas e distintas pra quadrinhos), e mesmo q eu não consiga cobrir toda a vasta dimensão do mercado nacional, continuarei fazendo o possível pra manter os lançamentos e curiosidades gerais mais relevantes!

      Obrigado por fazer parte deste micro-universo q é o blog, rs... E bora pra mais 10 ANOS no ar, kkk!

      Abs!

      Excluir
  48. Peguei só o Miracleman, que fui saber do problema depois, fui dar uma olhada e sim tá lá a virada de página ignorada, não vou reclamar nem devolver, para mim como aspirante a desenhista e escritor alterarem a ordem dessa forma me dói, mas eu nunca li essa tão elogiada obra, por isso quero ler em um formato decente, espero um dia ter em outro versão, já aquele caso de Lost Girls não peguei pois o preço era muito alto, e por mais que já tenha lido e gostado da obra, vou esperar outro momento ou tentar achar as edições antigas, que são bem decentes ou, talvez até gringo, e queria muito estar com meus 28 volumes do Lobo Solitário, mas infelizmente estou parado no volume 11, por diversos motivos, espero no futuro conseguir uma talvez republicação, pois conseguir os volumes atrasados atualmente é digamos impossível para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, André... Infelizmente, eu tbm descobri mto tarde esse problema na paginação do "Miracleman" (demorei pra comprar a edição e mais ainda pra lê-la, não deu tempo nem de avisar direito do problema aqui no blog: q eu fiquei sabendo justamente através dos comentários da galera aqui e em outras redes)!

      Seja como for, isso tbm não teria me desmotivado a comprar a edição, já q deixei passar a coleção com grampo q saiu e sempre quis ter esse material encadernado (era a única coisa do Alan Moore q me faltava ter impressa na coleção - entre o material dele q me interessa, é claro)!

      Depois disso, entrei em contato com um editor da panini... e a desculpa dele é q a editora apenas replicou aqui a edição conforme o arquivo original (q se não me engano foi tirado de uma versão da Espanha - não tenho certeza). Assim, a panini Brasil assume q houve uma cagada: mas q não foi dela, rs!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...