23/09/2017

Relançamento DC: "Os Maiores Super-Heróis do Mundo" (de Alex Ross)...

Os "Maiores Super-Heróis do Mundo"... É um dos relançamentos mais esperados entre os encadernados de luxo da DC: Um álbum gigante em capa-dura que reúne as 6 edições especiais de Paul Dini & Alex Ross:

"Batman - Guerra ao Crime", "Superman - Paz na Terra", "Mulher-Maravilha - Espírito da Verdade", "Shazam - Poder da Esperança", "LJA - Origens Secretas", e "LJA - Liberdade e Justiça"...

Confira abaixo:

Com capa e arte de Alex Ross e roteiros de Paul Dini... Os "Maiores Super-Heróis do Mundo" reúne as 6 Graphic Novels da DC em formato gigante: "Batman - Guerra ao Crime", "Superman - Paz na Terra", "Mulher-Maravilha - Espírito da Verdade", "Shazam - Poder da Esperança", "LJA - Origens Secretas", e "LJA - Liberdade e Justiça"! Histórias em tom épico e emocionante, com os heróis da DC enfrentando problemas sociais e humanitários da vida real (o que também já gerou algumas críticas de leitores que veem nisso uma espécie de "panfletagem" a favor do "American way of life" - Ao mostrar os EUA como sendo uma nação mais altruísta e correta em relação às demais)! 

Já publicadas pela Editora Abril e Panini em edições avulsas (a Abril começou em 1999 e a Panini concluiu com as 2 últimas da "LJA" em 2003/2004)... As 6 histórias são belamente ilustradas por Alex Ross enaltecendo a grandiosidade dos maiores ícones da DC, que se deparam aqui com suas limitações diante de questões que estão além de seus poderes! O "Superman" tenta combater a fome no mundo (uma luta que se mostra desigual para o Homem de Aço), enquanto o "Batman" tenta amenizar o efeito que a violência urbana tem sobre as camadas mais pobres da sociedade, o "Shazam" leva esperança às crianças num hospital infantil, e a "Mulher-Maravilha" busca a paz mundial!

As 2 histórias da "LJA"... Apresentam as ORIGENS de: "Superman", "Batman", "MM", "Shazam", "Caçador de Marte", "Aquaman", "Lanterna Verde", "Arqueiro Verde", "Canário Negro", "Gavião Negro", "Mulher-Gavião", "Eléktron" e "Homem-Borracha". E por fim: A equipe se une pra impedir que um vírus destrua a humanidade! A ed. tem 400 pág (R$ 129) e a arte de Ross está mais deslumbrante do que nunca. Já as histórias, são bem escritas e despertam o lado humano e solidário do leitor (a não ser, é claro, para aqueles que se incomodarem com o estilo "Cartilha da UNICEF" que o material possui no geral - Eu, particularmente, gostei e recomendo esta edição)!

Até+

83 comentários:

  1. Tudo bem leo,
    essa e a Marvels foram muito marcantes na época, hoje mesmo já sendo bem conhecidas ainda impressionam.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leo! Essa edição vale muito a pena. Lindona! Pra ninguém colocar defeito. Agora falta apenas Marvels sair. Vou confessar que Marvels pra mim será uma aquisição a nível verme porque já tenho outras duas versões que são a capa cartonada da Panini e da Salvat. Mas considero a nova edição da Panini a versão "definitiva" desse material até o momento. Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
  3. Olá Leo!

    Em se tratando de histórias, a melhor é a do Shazam, em minha opinião. Ela é lindíssima sem parecer "piegas".

    Bacana que a Panini dá agora nova chance para quem perdeu antes.

    As minhas, tive a grande chance de comprar pela Abril no formato treasury edition, depois seguido pela Panini, que pecou no Origens da LJA.

    Como ele é bem mais fino, o excesso de cola na lombada deixou a edição ondulada. Pelo menos na leva que tive acesso na época.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  4. Fala, Léo!
    Já peguei este volume, ou álbum gigante (este termo é pra você, EBAL!), lindo realmente.
    Alex Ross trata os quadrinhos como arte!

    Sempre retratando os personagens em "painéis", nunca em simples quadros.
    Acho que cabe muito bem em volumes especiais, mas em séries regulares, vai melhor um "estilo arroz com feijão".

    Sobre o volume em si, bola dentro da Panini! Caprichadíssimo, com a guarda, ou contra capa, muito bonita.
    Acerto para a escolha do tamanho, valorizando merecidamente a arte do Ross!

    Mas fico com a impressão de que o Ross se "entrosa" melhor com o panteão da DC.

    Edições assim, justificam o tratamento de luxo, com tamanho diferenciado e capa dura!
    Muita coisa que sai em "formato luxo" atualmente, poderia sair em formato capa cartonada e papel LWC. pois ocuparia menos espaço, com custos mais baixos.

    De qualquer forma, estes 3 volumes da DC (MSH, Justiça e Reino do Amanhã), fecham uma brilhante trilogia!
    No aguardo da edição especial de Marvels (tenho o cartonado de anos atrás, mas devo pegar esta edição!).

    abs

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!!! Essa postagem e off topic:não sei se vc percebeu mas as coleções DC EAGLEMOSS GRAPHIC NOVELS e SALVAT CAPA PRETA sofreram alterações nas edições!!! Na da EAGLEMOSS por exemplo não consta mais as edições que iriam sair do BATMAN & filho; Batman capuz vermelho, SUPERMAN PELO AMANHÃ e muitas outras!! E a SALVAT CAPA PRETA, onde deveria vir o número 106 Ilha das aranhas parte 1 ( que rolou até vídeos seus comentando cada edição) veio uma no lugar chama SEM MEDO, continuação daquela saga horrível dos martelos!!! não consigo achar nenhuma explicação para essas trocas de edições em nenhum lugar!! Desde ja agradeço e continuo acompanhando vcs!!! Ass Vinicius Siqueira.

    ResponderExcluir
  6. Oi Leo!

    Numa época em que associar Super-heróis àaos problemas da vida real era um tabu surgiu estas memoráveis graphic novels!

    Se o Superman é poderoso e invulnerável porque ele nunca pode impedir as mazelas que assolam o mundo como a fome e o terrorismo? E o Batman com todas as suas habilidades e recursos como não consegue impedir que o crime avance em sua cidade??

    Talvez estes belíssimos álbuns aqui reunidos esclareçam algumas perguntas que muitos leitores fazem em relação aos heróis e às causas em que se dedicam e que de certa forma suas missões acabam sendo sempre falhas sempre perdendo para os problemas culturais, sociais, políticas e humanos!

    Sempre achei que estes álbuns deveriam ser apresentados para crianças e adolescentes como uma forma de conhecimento e reflexão sobre o mundo e seus problemas, onde os heróis são apenas metáforas, onde se pode chegar a conclusão de que não podemos mudar o mundo, apenas fazer a nossa parte já que existem coisas maiores que impede que isso seja feito.Infelizmente, o preconceito contra as HQs ainda é grande pela grande parte dos educadores brasileiros!!

    No filme "Batman Begins", na cena em que Bruce Wayne acorda e se levanta da cama depois de sua primeira aparição como Batman, Christian Bale está usando uma calça de pijama idêntica à de Bruce Wayne em "Guerra Ao Crime", na parte em que ele acorda e vai se exercitar!Uma clara homenagem à esta edição!!

    No vindouro filme da Liga da Justiça, tem uma cena no trailer em que a Mulher Maravilha está detendo um assalto a banco, creio que seja uma homenagem à sua edição "Espírito da Verdade"

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. leo aquele história do batman com etrigan (tragédia) chegou a ser republicada pela panini? outra coisa, já pensou em fazer uns TOP sobre histórias de realidades alternativas de super heróis?

    Ivan

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Leo!

    Amigo eu particularmente achei esse álbum o MELHOR material lançado pela Panini nesse ano de 2017!!!!

    Leo com "quantas estrelas" você avalia esse encadernado "OS MAIORES SUPER HÉROIS DO MUNDO"?

    ResponderExcluir
  9. "essa e a Marvels foram muito marcantes na época"


    E aí, Colecionador... blz?

    É verdade... Visualmente, ambas as séries ainda impressionam: Até pq, dentro do seu estilo, o Ross ainda não foi superado (não q eu saiba ao menos, hehe)!

    E por coincidência... "Marvels" tbm será relançada em breve pela Panini (e - creio eu - com a capa do "Gigante", q foi a vencedora numa enquete patrocinada pela Panini)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. "Vou confessar que Marvels pra mim será uma aquisição a nível verme porque já tenho outras duas versões que são a capa cartonada da Panini e da Salvat."


    E aí, Roberto... blz?

    Pois saiba q vc não será o único VERME nesse caso, hehe... Eu tbm vou bancar o "vermezão" com "MARVELS":

    Eu tinha a mini-série em 4 partes com capa de acetato da Abril, mas vendi qdo saiu o 1º encadernado capa-cartão da Panini (na época eu recebi uma oferta irrecusável pela mini e eu queria mesmo era ter a versão encadernada). Tempos depois saiu uma ed. de luxo em capa-dura da Panini (q eu perdi por ter esgotado rápido). A da Salvat eu não quis comprar pq não gostei da capa (sim, sou meio chato pra essas coisas às vezes). Mas agora não deixarei escapar esse relançamento de "Marvels" (q deve sair ainda este ano)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mini em acetato é imbatível, até hoje. Não vendo nem compro outra versão encadernada por nada.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Bem, esqueci de mencionar acima q me ARREPENDI amargamente de ter vendido a minha mini com capas de acetato... Eu tenho esse "problema", VAM: Em geral, me arrependo de quase tudo q vendo ou passo adiante depois, rs!

      Abs!

      Excluir
    3. Esse arrependimento, sempre acaba batendo, é meio que inevitável, Leo.

      Mas no meu caso, é mais por não comprar, do que por vender...

      Exemplo, me arrependo de não comprar o 3° Ponto de Ignição Especial, c/ a história Cavaleiro da Vingança de Azzarello e Risso. Achei que poderia ser republicada separado da historia que acompanhava o especial e que hoje é dificílimo de encontrar... mas como parece que farão uma animação, quem sabe a Panini Brasil me surpreende?

      Ou então Gen Pés Descalços, não acreditei que a combalida Conrad, fosse concluir as 10 edições. Pois já tinha abandonado Vagabond e Sanctuary antes... agora é caro comprar as 10 juntas e não me arrisco de comprar aos poucos.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    4. E aí, VAM... blz?

      Isso acontece direto comigo tbm: Arrependimento por ter deixado de comprar certos gibis, rs...

      Um dos meus maiores arrependimentos nisso, foi qdo deixei passar batido vários especiais em capa-cartão da Panini com coletâneas de clássicos da DC em coleções tipo: "Batman 70 Anos" (4 Vol) e "DC 70 Anos" (6 Vol. e aind avinha com uns bottons)... Tbm perdi um especial q hj é raríssimo: "A História do Universo DC" (com capa do Ross)!

      Cara, q raiva q me dá qdo lembro q perdi todas essas de bobeira...

      Abs!

      Excluir
  11. "Em se tratando de histórias, a melhor é a do Shazam, em minha opinião. Ela é lindíssima sem parecer "piegas"


    E aí, VAM... blz?

    Entre as histórias, a minha favorita é a da "MM" mesmo... Achei ela linda no traço do Ross (q captou bem a essência física q eu sempre imaginei dela - quase uma Lynda Carter mais "parruda", rs). Sem falar q curti mais a trama tbm!

    Mas a do "Shazam" tbm é ótima... No fim das contas, acho q todas mantiveram o mesmo nível: Ficou uma obra bem linear!

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. "De qualquer forma, estes 3 volumes da DC (MSH, Justiça e Reino do Amanhã), fecham uma brilhante trilogia!"


    E aí, Victor... blz?

    Vc falou tudo agora... Essas 3 séries do Ross foram uma bela e indispensável trinca de HQs da DC, hein?

    E numa escala de favoritismo, eu boto o "Reino" em 1º lugar... Seguido de "MSH" e "Justiça"! Por sinal, dessas 3 o "reino" é a única q eu tenho em capa-cartão (essa merecia uma ed. de luxo na minha estante uma hora dessas, rs)!

    E acho q não é impressão sua... Tenho uma leve impressão de q o Ross tem uma maior desenvoltura artística pela DC do q pela Marvel (embora tenha feito um trabalho excelente em "Marvels" tbm)!

    E por falar nisso... Sou outro q tbm tá na espera do relançamento de "Marvels": Vou comprar a ed. de luxo q virá em seguida, e tentarei passar adiante meu encadernado capa-cartão!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "...uma maior desenvoltura artística pela DC do q pela Marvel..."

      Leo, com certeza a DC teve mais interesse em valorizar o trabalho além dos comics, tanto é que ele já ganhou dois livros (belíssimos, por sinal) de arte focados somente em seu trabalho na editora:

      - Mythology : The Dc Comics Art of Alex Ross;

      - Rough Justice: The DC Comics Sketches of Alex Ross;

      Enquanto que pela Marvel não teve nenhum, só é possível encontrar algumas minguadas reproduções do seu trabalho em publicações mistas:

      - Wizard Millennium Edition Alex Ross (que já teve umas 3 edições revistas e ampliadas);

      - The Art of Marvel (Coletânea com vários ilustradores);

      - The Dynamite Art of Alex Ross (que incluiu as capas do crossovers entre os Invasores e Vingadores);

      Além das três edições promocionais da Wizard Americana focadas nos esboços dele para a Trilogia "Earth X";

      E tem ainda um "Marvel Ross Art Book", que pelo que entendi foi bancado pelo próprio Ross e somente vendido no site dele. Mesmo assim com 48 páginas apenas, não contemplará toda a contribuição dele na editora.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Opa, valeu mesmo por essa listagem, VAM...

      Tenho alguns desses TPs do ROSS com artes e esboços dele q eu consegui baixar em scans (antes de me expulsarem do DC++ por - sem querer - eu ter infringindo as regras do bagulho):

      E infelizmente, fora o DC++ eu não tenho conseguido esse tipo de scan em outros lugares agora... Mas cheguei a compartilhar aqui no blog uma PRÉVIA do "Dynamite art" do Ross:

      http://submundo-hq.blogspot.com.br/2014/01/a-explosiva-arte-de-alex-ross-previa.html

      Eu adoro esse tipo de edição: compilando o trabalho de vários artistas... e acho q esse tipo de publicaçlão faz mta falta no mercado brasileiro!

      Abs!

      Excluir
    3. Dessas lista, tive a oportunidade de adquirir todos os dedicados somente ao Ross, menos o último, vendido pelo site dele, pois o frete é impraticável... mas um dia ainda compro no Ebay.

      O da Dynamite, a Mythos traduziu, acho que ainda pode ser encontrado na loja do site.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    4. Esse da Mythos eu perdi... mas foi só por causa do preço e de motivos de contenção de despesas (faltou verba, rs)!

      E é fóda deixar pra "depois"... Já q sempre aparecem coisas novas pra virarem prioridade (tá cada vez mais difícil eu fazer "repescagens" de coisas q deixei passar)!

      Abs!

      Excluir
  13. "E a SALVAT CAPA PRETA, onde deveria vir o número 106 Ilha das aranhas parte 1 ( que rolou até vídeos seus comentando cada edição) veio uma no lugar chama SEM MEDO, continuação daquela saga horrível dos martelos!!!"


    E aí, Vinicius... blz?

    Sim, eu tenho notado há tempos essas mudanças nas coleções da Salvat e Eaglemoss... Mas isso é normal no resto do mundo tbm: Em nenhum país a coleção foi exatamente igual à de outro (em todos q eu tenha visto, sempre houveram alterações de uma ou outra edição)!

    Por exemplo... Só na França é q parece ter saído o "Desafio Infinito" na coleção capa-preta (essa é uma q todo mundo queria, rs)!

    No mais... Vc deve ter me confundido com algum youtuber por aí, pois NUNCA gravei nenhum vídeo sobre assunto nenhum, hehe (pelo menos AINDA, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentando um pouco atrasado, mas vamos lá.

      Já tem informações, incluindo cadastro na ISBN, sobre uma coleção do Batman e também da extensão da coleção DC da Eaglemoss. Possíveis remanejamentos não me surpreenderiam.

      E antea do 'Sem Medo' já tinha aparecido o 'Surpreendente Thor'. Todos apostando que a Ilha Aranha foi remanejada para a coleção do teioso pela Salvat.

      Excluir
    2. E aí, SEMI... blz?

      A coleção do "Bátema" e a "extensão da DC" já foram comentadas aqui em outros tópicos, mas com certeza AINDA renderão MTO pano pra manga daqui pra frente aqui no blog, hehe... Afinal, qdo estiverem mais próximas de serem lançadas, terei q fazer matérias especiais pra cada uma delas!

      Ah, e não pense q a coisa vai parar por aí... VEM AÍ: UMA "COLEÇÃO DE VILÕES MARVEL" (SALVAT) - recém lançada na Argentina!

      é LOMBADA q não acaba mais, SEMI... rs!

      Abs!

      Excluir
  14. "Se o Superman é poderoso e invulnerável porque ele nunca pode impedir as mazelas que assolam o mundo como a fome e o terrorismo?"


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    Sim, uma das principais características dessa série de álbuns é justamente nos fazer refletir sobre algumas dessas questões sociais e o papel dos super-heróis diante delas!

    A história do "Superman" contra a FOME, acabou sendo (na minha opinião) a mais realista e plausível de todas, pois mostra claramente as limitações do herói contra um inimigo INVENCÍVEL... A trama explica bem o pq do "super" não conseguir resolver o problema da fome no mundo. A própria humanidade se encarrega de atrapalhar o serviço do Homem de Aço (graças à ganância daqueles q vivem de explorar a desgraça alheia)!

    Curiosamente, essas histórias começaram a ser contadas a partir de 1999 - ANTES doa atentados do 11/9. E terminaram após a queda do WTC. Ou seja: nesse meio-tempo, outras HQs tbm abordaram essa pegada mais "realista" de questionar o papel dos super-heróis diante das tragédias REAIS do nosso mundo!

    A realidade da vida é cruel... e sempre faz questão de nos lembrar a todo momento q super-heróis não existem fora das pág dos GIBIS: não tem um "superman" na vida real q possa impedir os atentados terroristas, q possa reconstruir uma cidade após um terremoto ou um furacão, ou q possa nos livrar de políticos corruptos e da violência urbana em geral!

    Nesse ponto, as histórias de "MSH" pelo menos se esforçam em tentar justificar as razões do fracasso dos heróis diante desses problemas reais... Da mesma forma q alguns gibis da Marvel tbm tentaram explicar pq os "Vingadores" e o "4F" deixaram o WTC cair em 2001 (eles estavam numa "missão" fora da Terra - ou algo do tipo, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "leo aquele história do batman com etrigan (tragédia) chegou a ser republicada pela panini?"


    E aí, Ivan... blz?

    Não, essa história só saiu aqui pela Mythos... Num especial e depois num encadernado de "encalhe" (junto com outras HQs)!

    E sim, eu tô preparando uma postagem especial sobre a série: "O Q Aconteceria Se..." (em colaboração com o VAM)! Mas tô esperando sair a ed. da Salvat pra botar no ar!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual dessas duas tem a qualidade (papel e cores melhor)?e qual o nome desse segundo encadernado?

      Excluir
    2. As 2 são a mesma coisa: O encadernado é ENCALHE da ed. especial q sobrou nas bancas (e q a mythos juntou com outras revistas encalhadas tbm)! O nome do encalhe parece q é: "Batman - Viajante do Tempo"!

      Abs!

      Excluir
  16. "Leo com "quantas estrelas" você avalia esse encadernado "OS MAIORES SUPER HÉROIS DO MUNDO"?"


    E aí, Marcio... blz?

    Boa pergunta, amigo... Mas eu acho q avaliaria essa ed. com 4 estrelas (MUITO BOM)!

    Só não leva nota máxima (na minha opinião pessoal) pq eu questiono um pouco algumas ações dos heróis: Digo, com tanto poder q possuem, eles poderiam tentar atacar mais as causas dos problemas q enfrentam, ao invés de perderem tempo com as consequências. Mas é claro, q isso pode ter sido tbm resultado de uma visão mais "simplista" do roteirista (quem sabe)?

    De qq forma, continuo achando essa ed. impecável graficamente (só a arte do Ross já é motivo mais do q suficiente pra fazer valer a pena) e realmente: Um dos melhores e mais bonitos relançamentos do ano!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São americanos. Atacar as causas seria uma interferência na "liberdade" dos causadores...

      Excluir
    2. Daria nota máxima pelas histórias conseguirem resgatar a essência dos personagens e colocá-los em situações do cotidiano onde os poderes não são suficientes para resolvê-las. Mostram o lado humano dos personagens e escancaram a maldade do cidadão comum que faz das suas ações por si só problemas impossíveis de se solucionar definitivamente até pelos maiores super heróis do mundo. Roberto Xavier.

      Excluir
    3. E aí, Hunter... blz?

      Exato, pelo visto vc tbm deve ter notado q nessa série de histórias as ações dos EUA acabaram sendo bastante "poupadas" de algumas críticas sociais da HQ feitas à outros países... Não q as críticas da HQ estejam erradas qto ás atrocidades cometidas e denunciadas em outros países, mas (na minha opinião) ganhariam ainda MAIS força se não tivessem poupado os EUA tbm!

      Tipo... é a mesma coisa q apontar o dedo na cara dos outros e não ter moral/caráter pra fazer melhor, né? (bem aquela história sobre se ter "telhado de vidro", rs)!

      Abs!

      Excluir
    4. "Daria nota máxima pelas histórias conseguirem resgatar a essência dos personagens e colocá-los em situações do cotidiano onde os poderes não são suficientes para resolvê-las."


      E aí, Roberto... blz?

      Vc resumiu bem o ponto exato q mais me agradou nessa série... Tirando algumas questões políticas de lado (q eu mencionei acima), concordo q as histórias são emocionantes por nos fazerem refletir sobre problemas q realmente afetam as camadas sociais mais desamparadas (só quem já visitou um hospital infantil entenderia melhor e se sensibilizaria com a história do "Shazam", por exemplo)!

      E por incrível q pareça, mostrar a fraqueza dos super-heróis (impotentes diante dos desafios q enfrentam)... os torna ainda mais heróicos (ainda mais no traço do Ross - um dos meus artistas favoritos)!

      Abs!

      Excluir
  17. Li algumas histórias dessa edição neste final de semana. É a do Super achei a melhor até o momento. De forma poética fica claríssimo como água de bica porque o kriptoniano apesar do poder de um deus não consegue erradicar a fome..o ser humano parece um caso perdido mesmo. Lastimável. Achei a história muito bonita apesar da conclusão triste. São histórias como essa que nos faz lembrar do Super que sempre admiramos e que está quase irreconhecível nos dias atuais. Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      É por essas e outras q eu não consigo gostar desse "Superman" atual do cinema... Eu não vejo nele nenhuma bondade e altruísmo pra ao menos "tentar" ajudar as pessoas. Vejo apenas um personagem FRIO e interpretado por alguém sem carisma pro papel. Já o saudoso C. Reeve eu veria no papel do "Superman" de "Paz na Terra" (ainda defendo a ideia de q deviam tentar reviver o Reeve por computação gráfica pros próximos filmes da DC, rs)!

      Mas do ser humano (em geral) eu já nem espero mais nada pra te falar a verdade... Eu abro os jornais e me deparo com: Marchas do Ódio, preconceito e racismo mais fortes do q NUNCA, políticos corruptos e réus em diversos processos com chances reais de serem reeleitos, terroristas explodindo pessoas pelos 4 cantos do mundo, assalto aos cofres públicos seguido de impunidade pros ladrões, uma ameaça constante de 3º Guerra pairando sob nossas cabeças todos os dias... Enfim, nem um exército de "supermans" daria conta de resolver tudo isso, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. E aí, Leo!

      Acho que nem o melhor CGI que o dinheiro pode comprar conseguiria fazer o que o Reeve fazia com o Clark/Superman. O homem era mesmo um mágico:

      https://www.polygon.com/2017/9/4/16252100/superman-christopher-reeve-clark-kent-transformation

      Excluir
    3. E aí, doggma... blz?

      É verdade: Esse é um dos casos mais evidentes de ator q realmente VESTIU a roupa do personagem em todas as esferas possíveis... não vai ter outro "superman" assim!

      Abs!

      Excluir
    4. Sem alongar muito o assunto, pois já fizemos isso em posts passados, como é que um herói que deixa o próprio Pai morrer, pode gerar empatia com o público?

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    5. Quanto ao Reeves e o Superman, é dos casos que personagem e ator se tornaram indissociáveis.

      Não tem como algum garoto da nossa geração que cresceu com esse mito, em algum momento da vida, não ter inspirado em concretizar atos, mesmo que pequenos e rotineiros, que não fossem edificantes para a humanidade.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    6. Quanto ao Paz na Terra, não só você como o próprio Ross imaginou o Reeves ao ilustrar o álbum, Leo.

      Veja a imagem selecionada por vc mesmo nessa matéria, ela remete imediatamente ao final dos 2 primeiros filmes, com ele observando o Planeta Terra, segundos antes de olhar pra gente (p/ câmera lógico) sorrir e os créditos subirem.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    7. Tens toda razão, VAM...

      O "Superman" atual dos filmes da Warner é uma coisa fria e sem sentimentos (falta "humanidade" nele, q foi uma das principais características q o personagem adquiriu nos gibis e nos filmes clássicos do Reeves - resultado da boa educação e valores q recebeu de seus pais adotivos)!

      Não sou daqueles q ficam implicando gratuitamente com os FILMES da DC, até pq: sou fanzaço dos 2 primeiros "Supers" (com o Reeve), os 2 "Batmans" do Tim Burton, e o 2º Batman do Nolan... Até de "Watchmen" (filme) eu gostei! Mas convenhamos, a DC/Warner não parece ter ENTENDIDO a essência do "super" nessa nova franquia (com esse ator novo não adianta seguir tentando)!

      E vc me deu uma puta ideia, VAM... elaborar uma matéria sobre atores q se tornaram realmente os personagens do gibi: começando pelo Reeves, acho q rolaria um belo "TOP 10" aí, q tal?

      E o Ross manja desse lance de essência... putz, captou de forma magistral em sua arte o verdadeiro espírito do "Super" e da "MM"!

      Abs!

      Excluir
  18. Olá submundistas! Mais um off-topic Leo: o conteúdo de "A Saga do Tio Patinhas" terá alguma repetição denrro da Coleção Don Rosa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Andrécio... blz?

      Sim, com certeza... Vai ter REPETÉCO da "Saga do TP" na coleção do Don Rosa sim, rs! E ainda vai ser dividida em 2 partes, entre os Vol. 4 e 5 da coleção (saca só as capas importadas):

      https://inducks.org/hr.php?image=https://outducks.org/webusers/webusers/2016/01/us_drl_004a_001.png

      https://inducks.org/hr.php?image=https://outducks.org/webusers/webusers/2016/12/us_drl_005a_001.jpg

      Abs!

      Excluir
  19. Edição linda não é mesmo, Léo? Ficaria ainda mais vistosa se viesse com sobre-capa, como naquela edição de luxo de Marvels lançada há alguns anos.

    Antigamente a Panini ainda acrescentava uns posters nessas edições mais luxuosas. Lembra daquele poster lindíssimo no já citado volume de luxo de Marvels? E o que dizer então do poster de Crise nas Infinitas Terras? Agora não há mais nada encartado...

    Gostaria muito de que esse artista tivesse continuado com essa série. Colecionei todos da Abril à época de lançamento e me lembro de ter ficado na esperança de que Aquaman, Lanterna Verde e Flash também iriam receber suas "versões magníficas".

    Outro ponto que me veio a memória é que o trabalho desse artista é um tanto quanto escasso. Gostaria muito que houvesse mais minisséries totalmente ilustradas por ele. Bem do tipo de "Justiça".

    E sim, a arte monumental dele por algum motivo, embora não saiba exatamente qual seja ele, combina perfeitamente com as lendas da DC.

    Léo, comprei na Livraria Cultura "A Espada Selvagem de Conan", da Salvat. Agora só me resta torcer para que não cancelem, alegando que o volume se encontra esgotado.

    E foi justamente isso que fizeram com dois filmes do Alfred Hitchcok que havia comprado. Esperaram o pagamento ser efetuado (boleto bancário) e, dois ou três dias depois, me avisaram que o produto estava esgotado junto ao fornecedor. Pô, fiquei "bolado"...

    Então é isso, até a próxima companheiro.

    Michel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Michel... blz?

      Hj chegou a reedição de "MARVELS" na loja daqui, e infelizmente constatei q não havia mesmo a tal sobrecapa q a versão anterior trazia... Lamentável mesmo q essas "economias" bestas estejam acontecendo (duvido q aumentasse mto o preço final se tivesse botado uma sobrecapa na edição)!

      E q engraçado: Eu tbm ficava imaginando como seria se o Ross tivesse continuado essa série, hehe... Eu imagina os seguintes temas: "Lanterna Verde" (de volta ao combate às drogas - ao lado do "Arqueiro"), "Aquaman" (contra a poluição nos mares), "Flash" (ajudando velhinhos a aceitarem a passagem do tempo num asilo), "Titãs" (e o bullying nas escolas), "Mulher-Gato" (e as fantasias sexuais doentias, rs)... E por aí vai!

      E parabéns pela aquisição da "Espada Selvagem de Conan"... Aqui pro sul ela vai ser setorizada mesmo e vou acabar esperando (mas q eu tô ansioso, isso eu tô, hehe)! Só achei sacanagem isso da Cultura em cancelar compras já efetuadas (puta palhaçada isso)!

      Abs!

      Excluir
    2. Vocês tem certeza que essa edição de Marvels c/ sobrecapa é mesmo da Panini? Não seria da Marvel não?!

      Pergunto pois na época da 1° impressão nada foi comentado a esse respeito e seria a 1° e única edição da Panini dessa forma.

      Não tenho informação que tenha acontecido em outro título.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. E aí, VAM... blz?

      Sim, nesse caso tenho certeza absoluta... pq um camarada meu tem a edição: Ela tinha uma sobrecapa em papel couché (com a imagem do "Gigante") e por baixo a capa era toda preta)!

      Agora, nessa republicação... A Panini manteve a mesma imagem direto na capa-dura (sem sobrecapa)!

      Abs!

      Excluir
  20. Olá, Leo, tudo bem? Não tem a ver com o assunto da postagem mas queria comentar sobre minha última experiência "quadrinística", semana retrasada eu li o meu primeiro quadrinho italiano: os números 30 e 31 de Júlia Kendall, Aventuras de Uma Criminóloga.
    Gostei da leitura, ela é fácil mas ao mesmo tempo envolvente, e todos os personagens são carismáticos (até o gato da Júlia). A arte também é muito bonita, a edição 30 as vezes até parece o clipe da música "Take On Me" do A-ha.
    Os únicos problemas que eu tive foram com o modo que os casos foram resolvidos, principalmente o primeiro, mas deve ser porque eu entrei na história esperando que a Júlia seria um tipo de Sherlock ou CSI, e estilo de investigação lá é bem mais "policial", digo, com interrogatórios e tocaias. O outro problema foi que alguns enredos menores da edição 30 foram completamente ignorados na 31, dando a impressão de que não há uma progressão nas tramas dos personagens, e temo que o final da edição 31 não afete a edição 32.
    De qualquer forma, gostei da revista e irei acompanhar de tempos em tempos. Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Gerson... blz?

      Eu já li umas 2 ou 3 ed. da "Júlia" na época em q tava mais no começo... e gostei mto da leitura tbm: Achei o texto e a narrativa envolventes e é uma série q eu gostaria de ter acompanhando com maior regularidade!

      Mas há uns 10 anos atrás eu tava desempregado e com mais dificuldades de comprar gibis e acabei desistindo da ideia de seguir colecionando... Foi a mesma coisa com outros 3 fumettis: "Zagor", "Mágico Vento" e "Dylan Dog" (q me interessavam, mas não cabiam no bolso, rs)! Diante dessa situação, acabei priorizando o "TEX" (até pq, a quantidade de títulos do ranger me deixava sem verba pro resto)!

      Porém, se fosse HOJE (com a revista começando da estaca zero)... com certeza, eu daria mais uma chance pra "Júlia"!

      Abs!

      Excluir
  21. Boa tarde Leo, Beleza?

    Conheço teu blog a pouco tempo, muito bom, parabéns!

    Conheces bons sebos em porto alegre? Sou de são leopoldo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Régis... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido o blog... Seja sempre bem-vindo e participe mais vezes, rs! E sim, conheço um sebo aqui em POA (bem no centro) q tem mta coisa boa e rara (escrevi 2 matérias sobre a loja com mtas fotos):

      http://submundo-hq.blogspot.com.br/2016/04/rarities-parte-1-o-maior-sebo-de-gibis.html

      http://submundo-hq.blogspot.com.br/2016/04/rarities-parte-2-o-maior-sebo-de-gibis.html

      Fora essa, tem mais 2 redes de sebos no centro: O "Beco dos Livros" e a "Só Ler"... Fora a nossa loja especializada em HQs q vale a pena conhecer tbm: A "Tutatis" (na Assis Brasil, 650)!

      Abs!

      Excluir
  22. Olá, Leo.
    Sei que não é relacionado a postagem, mas se me permite perguntar... Você sabe/acha se a Panini tem pretensão de lançar algum dos encadernados completos das sagas : Nekrosha, Utopia, Segundo Advento e Complexo de Messias ? Estou tentando ir comprando e lendo tudo dos X-Men cronologicamente, mas se não tiver qualquer luz no horizonte, só resta scan mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Sim, existe uma chance pra algumas dessas sagas futuramente: O "2º Advento" e "Complexo de Messias" são 2 nomes q já ouvi em listas de "possíveis" lançamentos futuros... Claro, nada confirmado, mas eu acredito q agora q a Panini tá quase encerrando as fases clássicas dos "XM", partir pra essas mais novas seria um caminho natural!

      Abs!

      Excluir
    2. Me surpreendi negativamente por terem ignorado tanto o Complexo de Messias quanto o Segundo Advento. São duas das melhores sagas dos X-Men das últimas décadas e com relevância cronológica. O capítulo intermediário (Guerra Messiânica) é bem inferior, porém melhor que Utopia e Necrosha que são bem fracos.

      Na torcida, embora pouco esperançoso, que seja republicado.

      Excluir
    3. Oi, SEMI... eu já acho q essas sagas vão acabar saindo mais pra frente sim:

      Ainda mais agora q a Panini tá quase esgotando as possibilidades pra encadernados de clássicos (faltou só o "Inferno" - q deve sair mais pra frente)... O jeito vai ser focar no melhor da fase pós-Morrison, rs!

      Abs!

      Excluir
  23. Vi um comentário seu sobre desemprego (que te impediu de comprar Julia Kendall) e isso aconteceu comigo na época que essas histórias saíram por aqui, por isso perdi os albuns fantasticos da Abril (impossiveia de comprar hoje).

    Graças a Deus tenho emprego hoje e pude comprar esse novo encadernado (agora falta tempo para ler... hehe).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Hahaha: Aconteceu a mesma coisa comigo tbm... Agora eu tenho uma renda melhor do q na época de desemprego e grana pra comprar meus gibis (não tanta ainda, pois minhas despesas ainda são imensas todos os meses): Mas aí me falta TEMPO pra ler aquilo q compro (e q vou jogando num canto do quarto até conseguir ler um dia)!

      Não se pode ter tudo mesmo, hehe...

      Abs!

      Excluir
  24. E aí Leo, beleza? Parabéns pelo Victor.

    A Panini fe de novo: saiu hoje o Cavaleiro da Lua 5 (Nova Marvel), e eles republicaram uma história que lançaram na Coleção Histórica Paladinos Marvel. Então a própria Panini se encarrega dos repetecos, não precisam se preocupar com Salvat vs Panini. Hahah

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Lierson... blz?

      Valeu mesmo, brother... Eu vou ser pai do "Dr. Destino", rs (eu q escolhi esse nome: sou fanzaço do DOOM)!

      E putz... A Panini tá gostando dessa modinha dos "repetécos", hein? A 1º aparição do "Justiceiro" tbm já deve ser a 3º ou 4º vez q republicam num curto espaço de tempo (já tinha saído nos "Grandes Desafios" do Aranha e no Vol. do "Justiceiro" do Rucka - q eu me lembre)!

      Abs!

      Excluir
    2. Na verdade é a sexta vez que esse material é reprisado desde 2007.

      Excluir
  25. Faltam 7 dias pra sair o jogo do battle chasers (junto com a hq) mas até agora não saiu nem um preview de como está a revista e acho isso uma falta de respeito muito grande pra quem leu e espera o final até hoje. Parece que ele só se importa com o jogo (é isso que o jogo começou a ser produzido dês de 2015!!!)
    O que você acha Leo? Que ele vai fazer a hq nas coxas e migrar a história de vez pros jogos?
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ivan... blz?

      Olha, te confesso q eu não tô acompanhando esse lance do "Battle Chasers" (a não ser por notícias rápidas em sites gringos - já q por aqui pouco se fala no assunto)!

      Mas sempre achei um absurdo essa HQ ter demorado quase uma GERAÇÃO inteira pra ser concluída e AINDA continuar numa enrolação dessas... não duvido q role uma migração total pros jogos!

      Abs!

      Excluir
  26. Boa noite, LEO, tranquilo?

    Pegando um gancho do SR. Lierson, a série atual do cavaleiro da lua vale a pena?

    Abs
    David

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, David... Tdo bem?

      Olha, eu vou te dizer q das séries novas da Marvel essa do "Cav. da Lua" é uma das mais interessantes sim... Embora não tenha me entusiasmado tanto qto os arcos anteriores do Bendis e Warren Ellis!

      De qq forma, é uma série criativa q tem sabido aproveitar bem o estado de loucura do personagem... Ainda não li esse último Vol. q tá chegando às bancas, mas gostei do anterior (onde ele tá com camisa de força na capa)!

      Abs!

      Excluir
    2. Valeu pela dica Leo, e parabéns pelo Victor, filho realmente é uma grande benção.(Tenho quatro bençãos).

      Abs!
      David

      Excluir
    3. Opa, valeu mesmo, David... Brigadão pelas felicitações, rs!

      Ah, e quer dizer então q eu sou pai do "Dr. Destino"... E vc do "Quarteto Fantástico"? hehe (parabéns tbm, brother)!

      Abs!

      Excluir
    4. Opa, parabéns pelo filhote!

      Excluir
    5. Brigadão mesmo, Hunter...

      A chegada do "Von Doom" vai atrasar um pouco a minha ida aí pra Portugal (q tava sendo planejada pras férias)... Mas a ideia ainda tá de pé (tô devendo esse passeio pra patroa faz tempo, rs)!

      Abs!

      Excluir
  27. Oi Leo!

    Parabéns pelo Victor!

    Não sei se um dia ainda constituirei família ou serei pai, mas sempre pensei no nome que gostaria caso viesse a ter uma filhi:
    Tália!

    Tive a preferência poreste nome depois de ter lido "O Filho do Demônio" em 1990. É um nome grego (deusa da poesia), e seria também uma homenagem aos quadrinhos e a uma das personagens mais lindas da DC.

    O duro sempre é convencer as mães a aceitarem a sugestão já que sempre elas tem um nome em mente e não aceitam nossas sugestões!Parabéns também por sua esposa ter aceitado a homenagem ao Dr.Destino!!

    Tália ,assim como Victor são nomes que não causam constrangimento ou bullying; pior foi um amigo que colocou o nome do filho de Kal-El, algo que jamais faria por causa do bullying que esta pessoa passa a sofrer por causa do nome, e se ele pensa que fazendo isso o filho irá gostar das hqs e continuar o seu legado, ele passa a odiar em muitos casos!


    Felicidades para você e sua esposa!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Brigadão mesmo pelas felicitações, rs... Esse lance de constituir família é meio novidade pra mim, q aos 45 anos ainda vivia sem mtas perspectivas qto à isso. Eu tô há 9 anos casado, mas eu sempre dizia pra patroa esperar a situação financeira se estabilizar pra gente pensar em ter filhos. Não se estabilizou: Eu sou dono de cursinho pré-vestibular agora e tenho uma renda incerta (além de mta despesa todos os meses pagando contas e funcionários) só q essas coisas acontecem às vezes qdo menos se espera e a gente acaba tendo q se adaptar ao momento (com ou sem planejamento financeiro para tal, hehe)!

      A escolha do nome é um passo bastante complicado tbm... Mas cheguei a um acordo com a minha mulher: Eu escolheria o nome se for menino e ela escolheria se fosse menina (fica mais democrático assim, embora dependa mais da sorte). Acabei ganhando essa e parti pra escolha do nome:

      "Victor" sempre foi minha 1º opção (entre outras alternativas q pensei)... Pois eu queria um nome forte q me lembrasse um personagem forte das HQs. Ao mesmo tempo, tbm considerei o ridículo de algumas situações já imaginando possíveis zoações na escola e pra evitar tbm mta "estranheza" pra sociedade e familiares. Com isso em mente, evitei coisas do tipo: "Norrin", "Magnus", "Adam" (Warlock), "Kit Carson", "Jesse Custer", etc... E "Victor" passa como um nome "normal" (embora seja legitimamente em homenagem ao monarca da Latvéria, hehe)!

      E Tália será um belo nome tbm pra uma filha mulher... Mto bem sacado!

      Abs!

      Excluir
    2. Poxa Leo, que ótima noitícia, menos tempo para o papai claro... rs... Felicitações minhas e do meu filho, o pequeno Arthur, para o os papais do Victor...
      Cesar Leal

      Excluir
    3. E aí, Cesar... blz?

      Pô, valeu mesmo pelas felicitações... Mande um abração tbm pro pequeno Arthur (outro REI no pedaço, rs)!

      E já me liguei q o meu tempo (já escasso) vai ficar ainda mais impossível de ser administrado, hehe... Pelo menos agora o blog vai ter um HERDEIRO no futuro, rs!

      Abs!

      Excluir
    4. Faz como eu fiz, iniciei o programa N.E.T. (Nerd Em Treinamento)e ele já curte os "pereróis"...
      Cesar leal

      Excluir
    5. Bem pensado, Cesar...

      Com esse "treinamento" eu posso unir o útil ao agradável com o passar do tempo... e levar o padawan nas minhas peregrinações pelas bancas, rs!

      Abs!

      Excluir
    6. Risos... Pois é... eu já cheguei no nível de levar ele com um cosplay do Calvin na ultima CCXP, já eu estava de pai do Calvin (que é como me visto todos os dias no trabalho)...
      Cesar leal

      Excluir
    7. Verdade... A sua roupa de cosplay (pai do Calvin) é uma das mais barbadas de se adotar, rs!

      Mais fácil e barato q isso... Só pras mulheres: a fantasia de "Druuna", hehe!

      Abs!

      Excluir
  28. Na contra mão da maioria, eu não gosto muito da arte do Ross. Acho que não funciona para qualquer quadrinho.

    Em Marvels ficou sensacional. Mas no Reino do Amanhã me reservo o direito de achar que ficaria melhor com um traço tradicional.

    Mas no caso do encadernado em questão, acho que casa bem com a proposta aparentemente mais reflexiva da série. Faz um tempinho que aguardo essa republicação e agora finalmente vou poder ler.

    Agradeço a Saraiva e seus descontos pela graça alcançada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, SEMI... blz?

      Tbm tenho amigos q não gostam da arte do Ross... Um deles, fala sobre a arte dele ser mto "estática" (com pouco movimento/ação): Mas eu já gosto do tom "épico" q ele consegue agregar à alguns personagens (retratando-os quase como se fossem "divindades")!

      Mas vai do gosto do freguês mesmo, hehe...

      Abs!

      Excluir
  29. Bom, posso dizer por experiência própria que Victor é um excelente nome, para um menino.

    Parabéns,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, valeu mesmo, VAM...

      Sempre achei esse nome forte e com ar de nobreza... e melhor q o "Darth Vaderson da Silva", rs (sim, já batizaram alguém assim, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  30. "Mas vai do gosto do freguês mesmo, hehe..."

    Talvez por isso, o ROSS agora se dedique exclusivamente a criação de capas e conceitos.

    Ou porque, ele ganha muito mais assim também.

    Acredito que a última história de supers completa que ele ilustrou foi essa aqui:

    https://vignette3.wikia.nocookie.net/marvel_dc/images/8/8b/Justice_Society_of_America_Kingdom_Come_Special_Superman_Vol_1_1.jpg/revision/latest?cb=20081116205001

    Mas nesse caso ele não a pintou, foi o Alex Sinclair:

    https://img.purch.com/o/aHR0cDovL3d3dy5uZXdzYXJhbWEuY29tL2ltYWdlcy9pLzAwMC8wMDUvNDA1L29yaWdpbmFsL0pTQV9LQ1NfUy00LmpwZw==

    Além desse one-shot o ROSS ilustrou e pintou todos os momentos de flash-back do Superman Kingdom Come, na saga da SJA.

    É por isso que sendo fãs do seu trabalho e conceitos propostos, que mandei pra Panini a sugestão de publicarem um encadernadão dessa.

    Abs,
    VAN!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, VAM...

      Eu não tenho essas histórias acima relacionadas ao "Reino do Amanhã"... Mas lembro da sua proposta de se fazer uma coleção com esse material: Seria um belíssimo encadernado, sem dúvida!

      E tbm acho q o Ross deve ter chegado em outro patamar de sua carreira... a ponto de (talvez) não valer mais a pena ilustrar uma HQ completa (qdo pode ganhar a mesma coisa trabalhando menos e participando de eventos e convenções)!

      Abs!

      Excluir
  31. Léo, tudo bem.

    Recentemente no site da Livraria Cultura apareceu a venda a edição CRISE DE IDENTIDADE (capar dura) da PANINI e na descrição consta como ano da edição 2007.

    https://www.livrariacultura.com.br/p/livros/hqs/crise-de-identidade-edicao-especial-encadernada-9020535

    Achei estranho, pois além desta edição várias outras edições fora de catálogo e antigas também passaram a ser ofertada neste mesmo site. Exemplos: Crise de Identidade (capa cartonada), Batman - O messias (Coleção Grandes Clássicos DC), etc.

    Alerto aos demais colecionadores de HQs que esses anúncios aparentam ser uma verdadeira propaganda enganosa, visto que são sabidamente itens fora de catálogo a bastante tempo e os quais a PANINI em nenhum momento especulou relançar.

    A poucas semanas compre as edições de V DE VINGANÇA (capa dura) e PLANETA HULK também ofertada no mesmo site da Livraria Cultura e poucos dias depois do pagamento fui informado que os itens estavam indisponíveis no fornecedor.

    Fica o aviso.

    Parabéns pelo excelente trabalho no site/blog.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Obrigado pelo aviso, brother... Realmente, tá mto estranho esse anúncio da cultura:

      Pois trata-se de uma ed. já esgotada há anos e q deve ser relançada somente lá pro ano q vem (ou além) com a versão recente e comemorativa q saiu nos EUA... É estranho tbm o fato de a ed. estar com o aviso de "produto sob encomenda"!

      Enfim, vale o aviso mesmo de q é uma negociação q pode gerar dor de cabeça pra quem for encarar, rs!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...