01/09/2017

"HOWARD": O PATO Underground da Marvel...

"Howard - O Pato"... Finalmente é publicado pela 1º vez no Brasil pela Salvat (capa-preta) em sua fase clássica dos loucos e rebeldes anos 70!

Atravessando dimensões e realidades alternativas, o pato mau-humorado e beberrão vem parar no nosso mundo e enfrenta inimigos bizarros (ao lado de sua namorada humana) em suas primeiras aventuras!

Confira abaixo:

Nos anos 70, a Marvel resolveu criar sua própria versão do "Pato Donald". Mas o contexto sócio-político da época apresentava um quadro de Pós-Guerra do Vietnã, revoluções de todo tipo (sexual, cultural, movimentos sociais), e uma transição do psicodelismo dos anos 60 pra contra-cultura “Underground” (ou “Alternativa”) que se desenhava no meio artístico. Nesse cenário, surgia: "Howard - O Pato"! Criado por Steve Gerber em 1973 para ser coadjuvante em uma série de histórias apresentadas na revista do "Homem-Coisa", Howard é uma espécie de versão adulta e politicamente incorreta do "Pato Donald", vindo de outra realidade!

Sua passagem para a dimensão dos heróis Marvel ocorreu por um acidente de percurso. Recrutado pelo mago Dakimh para ajudá-lo a derrotar um inimigo, acabou caindo em um abismo interdimensional e foi parar no Universo Marvel. Inédito no Brasil, este encadernado da Salvat tem 208 pág e traz as histórias publicadas originalmente em: "Giant-Size Man-Thing" 4-5, "Howard the Duck" 1-8 e 16, e trechos de: "Adventure Into Fear" 19 e "Man-Thing" 1

O Pato já teve um FILME próprio nos anos 80 (clássico da "Sessão da Tarde") e recentemente apareceu nos 2 filmes dos "Guardiões da Galáxia" (o que despertou o interesse da mídia sobre o personagem). Sobre o material em si, alguns leitores acharão que envelheceu mal e que não foi uma tentativa tão ousada da Marvel quanto poderia ter sido em se aventurar pelo underground. Não esperem um gibi do CRUMB aqui, mas ainda assim: Vale pela curiosidade e diversão (pra quem conseguir embarcar na zoeira, rs)!    

Até+

55 comentários:

  1. O filme do Howard é guilty pleasure total. O que aumenta a curiosidade por essas histórias.

    No fim, a Salvat acabou publicando. Achei que fosse rolar substituição.

    ResponderExcluir
  2. WHAT THE FUCK??

    ResponderExcluir
  3. "O filme do Howard é guilty pleasure total."


    E aí, SEMI... blz?

    Esse filme foi uma das maiores tosquices dos anos 80 (e um dos maiores fracassos da década - diante do alto custo de produção e baixo retorno nas bilheterias)... Porém, até me deu vontade de assistir de novo (agora q tenho conhecido melhor o PATO nos gibis, rs)!

    Até pouco tempo atrás eu tbm achava q essa ed. pudesse ser substituída por outra coisa qq na coleção da Salvat... E acredito q só tenha sido mantida diante da repercussão do pato no filme dos "guardiões" (só um palpite, é claro)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é dirigido pelo praticamente desconhecido Eillard Huyck (roterista do Indiana Jones e o Templo da Perdicão). Foi produzido pela Lucas Filmes.

      Tenho o DVD... Bem tosco realmente. Mas assisti quando criança e tenho um carinho especial mesmo sabendo que é muito ruim.

      Excluir
    2. E aí, gustavo... blz?

      Chega a ser difícil de acreditar q os caras q já se envolveram com "Star Wars" E "Indiana Jones"... Tivessem se metido com o PATO naquele filme, rs!

      Aliás, gostei bem mais da versão atual:

      https://lebeauleblog.files.wordpress.com/2015/05/guardians-vs-howard.jpg

      Abs!

      Excluir
  4. Fala, Léo!
    Peguei esta, quando vi em banca.
    Nunca imaginei um encadernado do Howard por estas bandas...também fui vítima do filme nos anos 80, os efeitos especiais eram bons para a época.

    Valeu pelo ineditismo, e também acredito que o pato foi alavancado pelo filme dos GG.
    De um modo geral, a Salvat trouxe muito material bacana nesta extensão clássica. Pena que a possível "re-extensão" engloba muita m3rda, com predomínio de atualidades e repetecos!

    A edição é bem encorpada e a arte, boa.
    Complementando, peguei hj o volume "Império Secreto" do Caps!

    Sensacional! Uma confortável e segura viagem no tempo!
    Nesta época eu gostava demais do Sal Buscema, e estas edições saíram no recém adaptado "Almanaque" do Capitão.
    Nota 10 para este volume! Imperdível para os leitores dinossauros, como muitos daqui..

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Essa ed. do PATO ainda vai demorar pra chegar aqui com a setorização da Slavat (recém chegou por aqui o "Hulk - No Coração do Átomo" e "Marvel Horror")!

      Agora a re-extensão eu vou desconsiderar totalmente (por mim, podiam encerrar na fase de clássicos mesmo)... Mas acho q publicam sim: nem q seja pra fechar (até q enfim) a arte da lombada, q vai ser a "MURALHA DA CHINA" das coleções, rs!

      E valeu pelo aviso sobre a chegada do "Império Secreto"... Essa é outra q vai ser COFRE, até pq, não tenho essa saga impressa (nunca tive as ed. da BLOCH e desisti de ter na Abril devido às alterações escrotas feitas pelos editores da época!

      Abs!

      Excluir
    2. A Abril achava q era preciso "adaptar" os eventos dos anos 70 (caso Watergate, Nixon) pra realidade dos anos 80: aí a tesoura comeu solta mesmo: diálogos alterados, histórias e pág. cortadas!

      Nessa situação... acho q ainda é preferível a versão da BLOCH (apesar da tradução tosca cheia de gírias da época e das cores psicodélicas, é melhor do q uma versão adulterada e remontada por editores brasileiros)!

      Abs!

      Excluir
  5. Eu até entendo que os adultos podem não ter gostado do filme mas era um dos meus preferidos quando criança na sessão da tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "Howard" pra mim tava no mesmo patamar da "CARAVANA DA CORAGEM" (o filme de "Star Wars" q todos querem esquecer q existe, hahaha)!

      Abs!

      Excluir
    2. Eu curti quando era moleque (vi no cinema!), mas não deveria ter nenhum senso crítico na época...

      Excluir
    3. A falta de senso crítico nos tornava espectadores mais felizes: com certeza, rs...

      Eu, pelo menos, fui ficando cada vez mais chato pra filmes com o passar do tempo... a ponto d eme incomodar mais do q me divertir durante praticamente qq sessão, hehe!

      Abs!

      Excluir
  6. Oi Leo!

    Eu não conheço muito o Howard, foi uma grande surpresa saber que ele surgiu como coadjuvante em histórias do Homem Coisa. É claro que assisti ao filme de 1986, e até gostava dele na época ainda mais que tinha a Lea Thompson, uma das musas dos anos 80 e da molecada da época!

    Mesmo sabendo que ele era oriundo dos quadrinhos NUNCA tive a oportunidade de ler nenhum material solo dele. Minha torcida era a do Selo Max que infelizmente foi pulado por aqui, até baixei scans, mas só achei uma edição na época!

    Esta edição da Salvat foi uma das que mais despertou a atenção dos colecionadores brasileiros na expansão da Salvat, inclusive a minha por ser a oportunidade perfeita de conhecer o personagem em suas raízes, ou seja, na época de sua criação!

    Já vi vários comentários sobre esta edição, e muitos com ressalvas, mas isso não diminuiu meu interesse por ela, porém, vou sem esperar muita coisa, indo de cabeça aberta!

    O curioso é que eu tentei assistir ao filme pouco tempo atrás e não consegui, não porque envelheceu mal e sim, porque é muito ruim!

    Outro desta época que tentei assistir e não consegui é "Guerreiros de Fogo" (Red Sonja), que consegue o feito de ser ainda pior que o filme do Howard!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Na época do FILME (1986) fazia apenas 1 ano q eu tinha abandonado e vendido toda a minha coleção de gibis... e eu sabia pelas notícias de jornal q o "Howard" era baseado num gibi da Marvel, aí eu lembrei q ele já tinha aparecido num gibi da RGE: "Super-heróis Marvel" nº 2, numa história onde o "Coisa" vai pra Hollywood e encontra o PATO, rs!

      Mas ainda era algo quase q totalmente desconhecido pra mim... e o FILME me deixou uma péssima impressão sobre o pato tbm (o principal motivo pra assistir o filme era mais por causa da Lea, q era fetiche de Édipo em "De Volta p/ Futuro", rs)!

      Eu era um dos leitores mais chatos qdo a Panini publicava a revista "Marvel MAX": Vivia enchendo o saco dos editores no finado (e saudoso) "Fórum Panini" pra q publicassem o "Howard" na revista (e dezenas de outros leitores faziam o mesmo). Mas a editora conseguiu ignorar os pedidos até o FIM (preferindo publicar mta merda no lugar disso só pra não ter q dar o braço a torcer)!

      Na linha MAX, o "Howard" havia sido transformado num RATO... pois (se não me engano) a Marvel tinha tido problemas em usar a imagem do PATO (a Disney não gostava da ideia na época). Assim, pra continuar a "provocação" transformaram ele num RATO (pra zoar o "Mickey" ao invés do "Donald", rs):

      https://vignette1.wikia.nocookie.net/marveldatabase/images/5/5c/Howard_the_Duck_Vol_3_1.jpg/revision/latest?cb=20090830151341

      Qto aos "Guerreiros de Fogo"... Nem me fale, q filme bem RUIM: Difícil saber o q é pior naquilo tudo: O roteiro sem a menor inspiração, o molequinho chato e pentelho, os cenários e efeitos porcos, e o mico q o schwarza pagou ao ser um mero coadjuvante. A Brigite Nielsen era bonita na época, mas tbm tava longe de ser a "SONJA" q eu imaginava (tinha outras ruivas oitentistas q eu queria mais pro papel)!

      Eita... no geral eu tenho ótimas lembranças dos anos 80 (minha década preferida até hj, hehe): Mas cá pra nós, teve MUITO filme ruim nessa época tbm, pelamor (isso renderia uma matéria e tanto só com as tosqueiras de filmes, rs)!

      Abs!

      Excluir
    2. Outra série muito pedida na época do Fórum Panini, foi Maquina de Combate.

      http://ifanboy.com/wp-content/uploads/2013/02/War-Machine-Unbound.jpg

      Mas essa eu até entendo a ressalva, pois sendo originalmente em P&B e lembrando muito mangá os editores receavam que a mesma pudesse impactar negativamente nas vendas.

      https://worldofblackheroes.files.wordpress.com/2012/06/u-s-war-machine-1.jpg

      E eles tinham sua razão, lembrem que já teve gente torcendo o nariz pra SSC da Salvat por ser em P&B ao invés de Colorida.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. E aí, VAM... blz?

      Olha q coincidência: Faz poucos minutos q eu te respondi em outro tópico falando justamente da má-vontade q a panini tem com material em P&B, rs!

      No caso, foi no post em q vc comentou sobre a ed. P&B de "Cidade Castigada"... e eu respondi dizendo q as chances aqui seriam mínimas por ser em P&B! E pra vc ver como é bem nessas mesmo: A "Máq. de Combate" da linha MAX nem foi cogitada de sair aqui justamente por conta disso!

      Abs!

      Excluir
    4. Não é só a Panini que tem má vontade com p&b... os leitores também... já vi gente desistir de comprar muita coisa por isso.

      Excluir
    5. E aí, Lierson... blz?

      Com certeza, esses não são os leitores tradicionais de "TEX" e "Conan", rs... E o pior é q essa nova leva de leitores q preferem as cores (ao invés do P&B) acaba meio q "forçando" umas investidas das editoras nesse sentido (por exemplo: Eu não conseguiria ler "Tex" e "Conan" colorizados, depois de conhecer os originais em P&B)!

      Abs!

      Excluir
  7. Saudações, LEO!
    Olha, nunca pensei que a MARVEL fosse se prestar a isso: copiar um personagem Disney! Pela capa dessa edição não tem como não pensar no Donald! Menos mal que a Disney já abocanhou a Marvel!
    Agora, falando sério, eu assinei uma declaração de que sou um OTÁRIO quando comprei a edição da MARVEL TERROR DA SALVAT! Se arrependimento matasse eu já teria ido pro beleléu! Essa MARVEL TERROR DA SALVAT É UM TERROR! É pura picaretagem! Fizeram salada muito mal feita com histórias que começam e não terminam! Até o HOMEM-ARANHA DE SEIS BRAÇOS tá lá, em meio a outras tramas pinçadas cá e acolá! Essa edição da MARVEL TERROR DA SALVAT é só para quem tá querendo formar o desenho da lombada! Obrigado pelas ótimas postagens! Ronilson Teles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ronilson... blz?

      Agora q a Disney virou dona da Marvel, acho q a ideia do PATO passou a ser mais simpática pra eles, rs (sendo q já foi motivo de desavença no passado)... Tanto, q desde q a Disney comprou a Marvel, o "Howard" teve sua participação ampliada em vários gibis e sem contar a presença nos 2 FILMES dos "guardiões" (não duvido q uma hora dessas acabe ganhando outro filme próprio tbm, hehe)!

      E a "Marvel Horror" da Salvat é (na minha opinião) uma das ed. mais bizarras e mal-elaboradas da coleção (pelos motivos q vc citou acima)... Eu pulei essa (compro avulso mesmo: só as ed. q me interessam), até pq: Já tenho as principais histórias pela Panini (nas "CHM - Marvel Terror")!

      E brigadão mesmo por estar curtindo as postagens do blog... A seguir, vem aí uma matéria sobre o "Deadpool Clássico 5" e MAIS notícias variadas (Papo de Gibi) durante a semana!

      Abs!

      Excluir
    2. Oi Leo!

      Respeito a opinião de vocês quanto a esta edição, porém, eu vejo a concepção dela desta forma já no prefácio da edição,quando é explicado que com o relaxamento do "Comic Code Authority" a Marvel tentou ousar introduzindo elementos de histórias de terror em suas publicações de heróis, criando alguns como o Motoqueiro Fantasma, Homem Coisa, Irmão Vodu, etc; e usando alguns personagens clássicos como Frankenstein, Drácula, Múmia, Lobisomen, desde que eles fossem utilizados nas histórias conforme sua concepção original na literatura, sendo esse o acordo na época!

      A história do Aranha parece meio bola fora, mas eu vejo como um exemplo de incorporar o lado horror nas histórias do herói, algo talvez ousado na época ainda mais que o Aranha era muito adorado principalmente por crianças e adolescentes, algo que não mudou até hoje, mas a geração sim!

      Esta edição esgotou, sendo relançada! Eu a comprei dois meses atrás, e de fato eu gostei muito dela, por trazer a primeira história do Homem Coisa que eu nunca tinha lido ou visto, bem como as do Frankenstein, e Simon Garth- A Múmia Viva.

      Como eu não comprei a CHM do Motoqueiro Fantasma, fiquei feliz em ter novamente estas histórias onde ele enfrenta o demônio no corpo de uma linda jovem e indo literalmente para o inferno.

      Quando criança eu fiquei muito impressionado com estas histórias, principalmente pela jovem possúida com aqueles trajes...

      É bom ver opiniões diversas sobre aquela publicação que você acha que será de certa forma unanimidade entre os leitores!

      Abraços!

      Excluir
    3. E aí, Elcio... blz?

      Bem, diante desse prefácio q vc relatou, a seleção de histórias passa a fazer mais sentido (se o objetivo era mostrar uma palhinha das incursões da Marvel pelo gênero do terror)!

      De qq forma, a quantidade de repetécos é grande pra quem estiver acompanhando a "CHM - Marvel Terror" da Panini... Tem 2 histórias do "Motóca", a "Tumba de Drácula", "Lobisomem", e a do "Morbius" (q saiu na "CHM do Aranha")!

      A do "Homem-Coisa" estará numa futura ed. da Panini (assim como - provavelmente - a "Múmia-Viva": Ambas prometidas entre as próximas ed. da "CHM")!

      Fora isso, a ed. da Salvat me interessaria mais por: "Filho de Satã", "Frankentein", e "Irmão Vudu" (sem previsão de sairem pela Panini)... mas pegar a ed. por apenas 3 histórias ficaria inviável pra mim!

      Mas (a meu ver) a ed. da Salvat valeria a pena só pra quem não tiver as ed. da Panini (e nem pretender adquiri-las)!

      Abs!

      Excluir
    4. Bom dia, LEO! Não vá me levar a mal, mas se você aceitar, essa edição da MARVEL HORROR DA SALVAT é sua! Não é enrolação, não é sacanagem... eu não quero essa edição e ELA VAI SER SUA, se você quiser, é claro! (SEM NENHUM ÔNUS) Só não fique pensando: "Esse cara deve tá pensando que eu sou lata de lixo ou latrina pra receber o que não presta!" Se você quiser, me envie seu endereço via e-mail. O meu é: ronilsonteles@bol.com.br (Pode deixar que a taxa de envio eu pago) Até mais! E, aproveitando, ao ÉLCIO HOLSBACK minhas considerações! Ronilson Teles

      Excluir
    5. Oi, Ronilson... Tdo bem?

      Vou te mandar um mail então, brother... E mto obrigado mesmo, pois como falei acima: tem 3 histórias nessa ed. q me interessam mto!

      E não se preocupe, pois eu não penso dessa forma qdo alguém quer se livrar de uma HQ: Eu mesmo, tô sempre passando adiante alguma ed. ou outra e não é pq acho ruim aquilo q eu boto à venda ou faço doação, afinal: O q passa a ser dispensável pra mim, pode ser o sonho de consumo pra outros leitores (e vice-versa)!

      Mais uma vez: Brigadão mesmo!

      Abs!

      Excluir
    6. Concordo plenamente como Elcio na análise da edição, ela foi para pincelar uma época mais do que para mostrar sagas fechadas. Mas os repetecos são de doer mesmo, ao menos fechou a história do Motoca que a CHM dele deixou em aberto e até o momento nada no horizonte com relação a um segundo número... Mas só te digo uma coisa, mesmo sem uma CHM do filho de Satã a história de estreia dele deve dar repeteco na Panini. O que ocorre é que aventura que ele aparece é continuação direta da história do Motoqueiro e se a CHM sair o segundo número deve ter essa história e a do motoqueiro que tb saiu na Salvat... Ficando inédita na edição o Homem Coisa (até a Panini desencantar a CHM dele), a da Múmia Viva, Frankenstein e Irmão Vodo. Mas verdade seja dita que a Salvat mudou a edição ao incluir a estreia do Morbius no lugar de uma das histórias do Motoqueiro que saíram na Panini. Talvez uma bola fora, já que a aventura ficou sem finalização, poderia ter sido mais interessante ter incluído a sua estréea em histórias solo...
      Cersar Leal

      Excluir
    7. E aí, Cesar... blz?

      O conteúdo original de "Marvel Horror" lá fora é: "Ghost Rider #1-2, Marvel Spotlight #2 + #11-12, Savage Tales #1, Tomb of Dracula #1, Monster of Frankenstein #1, Supernatural Thrillers #5, e Strange Tales #169"... Pelo visto a versão da Salvat sofreu alterações, né?

      No mais... O "Motóca" deve ter um Vol. 2 na CHM sim (só q o ritmo da linha "Terror" na Panini é aquela coisa: devagar quase parando, rs - O "Lobisomem 2" é outro q o "X-9" falou q tá garantido, mas pra "sabe deus qdo")!

      Abs!

      Excluir
    8. A Spotlight 11 saiu para dar entrada a do Aranha incluindo o Morbius na edição, a Salvat quis dar mais amplitude nos monstros Marvel mas apesar de achar a atitude louvável ter uma história "quebrada" não ajudou muito... Além do fato de que internamente não consta no expediente de apresentação a história do Aranha. Mas se CHM do Motoca aparecer vai ter a spotlight 12 com a estreia do Filho de Satã com certeza... Essa fase Terror Marvel foi prolifera a edição não mostrou alguns como o Zumbi, O Exorcista, Satanna, Lilith ou o Monstro da Lagoa... Na coleção original poderiam ter saído dois números e talvez ainda ficasse assombrações de fora...
      Cesar Leal

      Excluir
    9. E aí, Cesar... blz?

      A "CHM de Terror" da Panini veio na esteira de um revival do gênero q tem se estabelecido aos poucos no mercado brasileiro atual... A "CRIPTA" da Mythos, A "Creepy" da Devir, "Vampirella - Grandes Clássicos", "A Tumba de Drácula", "Frankenstein" (do Bernie Wrightson), "Lobisomem", a ressurreição da "Calafrio" e mto mais!

      Isso sem falar na redescoberta da obra de Lovecraft nas livrarias (só no mês passado a L&PM já lançou mais 2 pockets dele: "O Chamado de Chtulhu" e "O Habitante da Escuridão"... e sua farta influência nas HQs ("Providence" de Alan Moore e uma ed. recente da Editora Draco)!

      Diante desse quadro q se observa... o terror parece ainda ser um considerável filão nas bancas!

      Abs!

      Excluir
    10. Muito bom saber que as CHM do Lobisomem e Motoca podem ter continuação. Há uns meses um editor da Panini disse num canal do YT que elas venderam mal e foram engavetadas.

      Acho incrível esse cenário num mercado onde as HQs de terror já foram superpopulares. Bons tempos em as bancas viviam abastecidas de Kripta, Calafrio, Drácula, Spektro, Histórias Reais de Lobisomem, Mestres do Terror Apresenta, Aventuras Macabras, etc, etc. Eram títulos pra caramba saindo ao mesmo tempo e muitos com produção nacional...

      Essa molecada atual não tá com nada, rs.

      Excluir
    11. E aí, doggma... blz?

      É no mínimo estranha essa declaração do tal editor... sendo q a "CHM do Motóca" esgotou rapidamente na época em q saiu (o q denota q não devia ter vendido tão mal). Já o "Lobisomem" até pode ser (essa ainda tem na loja daqui, por exemplo)!

      Mesmo assim... Eu acredito q pelo menos mais um Vol. de cada deva sair (embora a panini não tenha pressa com essas CHMs de terror - q possuem uma periodicidade de umas 2 ed. por ano no máximo)!

      Já o TERROR em geral... Parece estar indo relativamente bem, pois tivemos recentemente: "Vampirella Clássicos", "Frankenstein" (nesse novo encadernado da Mythos), a volta da "Creepy 4" (Devir), a "Calfrio" tá seguindo em frente, e tivemos tbm as ed. nacionais da Editora Draco (O "Rei Amarelo" e uma HQ baseada em "Cthulhu")!

      Abs!

      Excluir
    12. Então, Leo, relativamente bem para os padrões dos últimos cinco/dez anos. Mas ainda está um mercado de terror gourmetizado e de periodicidade arrastadíssima em comparação com os áureos tempos (anos 70 e 80), quando o gênero tinha vários títulos mensais e era muito mais ace$$ível.

      E os autores? Flavio Colin, Mozart Couto, Eugênio Colonnese, Júlio Shimamoto, Watson Portela, Rodolfo Zalla... nossassenhora.

      A informação sobre as baixas vendas de Motoca/Lobisomem rolou num dos vídeos do P&N - o editor é um dos youtubers. Mas há tempos já desisti de entender a lógica interna da Panini, rs.

      Abraços!

      Excluir
    13. Oi, doggma... blz?

      O terror já teve sua fase mais glamourosa no Brasil mesmo... e pior q eu lembro dessa época (final dos anos 70 e início dos 80), só q eu era moleque e minha mãe não deixava eu comprar essas revistas de teor mais "pesado", rs!

      Mas vc tem razão... Hj em dia as editoras (Mythos e Devir principalmente) erraram a mão ao lançarem ed. mto luxuosas de material q deveria sair com preço BEM mais acessível!

      Abs!

      Excluir
  8. Leo , o encadernado do dreadstar (mythos) têm todas as edições na época em que foi publicado pela globo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Não, o 1º encadernado do "Dread" traz as 12 primeiras histórias dele... publicadas em "Epic Marvel" 1-6 e nos 3 ou 4 primeiros nº da mensal da Globo!

      E o 2º encadernado da Mythos traz as Graphic Novels dele (uma da Devir e outras 2 da Globo)!

      Abs!

      Excluir
    2. mas esse segundo da mythos termina de cobrir tudo que foi publicado nos da globo?

      Excluir
    3. Não... precisaria mais um 3º encadernado pra cobrir a revista mensal da Globo!

      Abs!

      Excluir
  9. Blz Leo,
    Historias em quadrinhos como essas ajudam apresentar grandes autores,artistas como Steve Gerber, Mike Ploog,Steve Englehart, Frank Brunner,Gene Colan , Gil kane e ai a fora em dias de escritores/marqueteiros e ideólogos do politicamente correto.Muitos dos ditos "quadrinhos seminais" são derivativos diretos dos trabalhos da marvel dos anos 70 so que com linguagem rebuscada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Julio... blz?

      É bem nessas, tem grandes autores e artistas do passado q ainda são (injustamente) pouco conhecidos pelo público brasileiro... Não apenas por culpa do leitor médio (e pouco informado) mas principalmente por culpa das editoras nacionais q negligenciaram esses materiais durante anos por aqui (e/ou deixaram de republicar pras novas gerações)!

      Parece até brincadeira, mas alguém como Rob Liefeld acaba sendo MUITO mais conhecido pelos leitores mais novos do q todos esses (de talento infinitamente maior) q vc citou acima!

      Bem, nunca é tarde pra se corrigir erros do passado... e ainda há tempo de se publicar material mais raro e q permanecia INÉDITO por aqui (a exemplo do "Howard" - e tantos mais)!

      Abs!

      Excluir
  10. LEO, você disse tudo! Pretendo lhe enviar a edição MARVEL HORROR DA SALVAT no próximo dia 15/09! Até a próxima! Ronilson Teles

    ResponderExcluir
  11. Dessa edição é totalmente non sense para os padrões Marvel. Acho o Homem Coisa o personagem restolho master. O Howard consegue com toda sua imprevisivilidade dar algum sentido a esse personagem.rs. Roberto Xaviers.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      O "Homem-Coisa" consegue uma façanha impressionante... A de ser coadjuvante em praticamente TODAS as suas histórias, rs!

      Pois ao contrário do "pantanoso" da DC... O "Elemental da Marvel" entra mudo e sai calado em cena, hehe!

      Abs!

      Excluir
    2. O que é uma fórmula muito boa para uma série de horror, incidentalmente.

      Excluir
    3. Sim, fica q nem o "Jason" em "Sexta-Feira 13"...

      O problema só é qdo os "personagens principais" são insossos e sem carisma (o q acontece na maioria dos casos)... Mas até aí, os "adolescentes" dos filmes do Jason tbm sofrem desse mesmo mal, rs!

      Abs!

      Excluir
  12. Oi amigo leo achei legal essa postagem de Howard o pato eu já
    Assisti ao filme desse personagem há muito tempo atrás e sem querer ser chato concordo com os comentários das pessoas aí em cima o filme era ruim mesmo, mas eu assisti quando era criança
    Não sabia que esse personagem era de HQs muito legal amigo como eu disse estou dando uma olhadinha nas suas postagens!
    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Vc já deve ter visto os 2 filmes dos "Guardiões da Galáxia" tbm, né? Se viu, esse é o mesmo pato q tbm aparece na cena final pós-créditos do 1º filme e faz uma participação na metade do 2º filme dos "guardiões"!

      Abs!

      Excluir
  13. Oi leo não assisti aos filmes dos guardiões da galáxia nem sabia que fizeram filmes para eles! Estou sabendo agora por você será que já tem na internet pra assistir online? Ah eu vou pesquisar! Obrigado pela informação amigo filmes de aventura. Ficção científica. Ação e terror! Me interessam muito ah e queria dizer que eu gosto muito de star wars guerra nas estrelas! Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sim... deve se encontrar fácil os filmes dos "guardiões" pra baixar. Nos 2 LINKS a seguir tem matérias q eu fiz pra cada filme (vale uma conferida pq tem várias imagens dos gibis antigos deles tbm):

      http://submundo-hq.blogspot.com.br/2014/08/guardioes-da-galaxia-materia-especial-o.html

      http://submundo-hq.blogspot.com.br/2017/05/guardioes-da-galaxia-2-space-opera-da.html

      Abs!

      Excluir
  14. Oi amigo obrigado pelos links! Eu vou dar uma olhada sabe eu não conhecia muito os guardiões da galáxia, mas recentemente li algumas histórias deles e vi que o senhor das estrelas faz
    Parte da equipe eu já conhecia o senhor das estrelas! Também vi dois personagens engraçados um guaxinim falante e um outro personagem bem esquisito que só fala eu sou Groot! Será que foram fieis aos quadrinhos e colocaram esses personagens nos filmes dos guardiões da galáxia? Eu vou ver isso! Que a força esteja com você amigo leo! abs!

    ResponderExcluir
  15. Oi sou eu de novo eu disse que a força esteja com você em referência à Luke Skywalker de star wars guerra nas estrelas!
    Eu já assisti a todos os filmes de star wars como o império contra-ataca. O retorno de jedi. A ameaça fantasma. O ataque dos clones e a vingança dos sith e o despertar da força! Não
    Sei se vão fazer outras sequências depois que a Carrie Fisher que fazia o papel da princesa Lea morreu! amigo leo abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Sim, o "guaxinim" e o "groot" fazem parte de uma formação mais moderna dos "guardiões"... E são personagens clássicos da Marvel. Inclusive, o "Groot" era um dos monstros da Marvel nos gibis dos anos 50 (ele é anterior até ao universo de super-heróis da Marvel idealizado por Lee/Kirby nos anos 60)!

      E "Star Wars" continua sim... no fim do ano tem mais um filme (e ainda tem outros 2 ou 3 em produção)!

      Abs!

      Excluir
  16. Oi leo obrigado pelas informações sobre esses dois personagens dos guardiões da galáxia e sobre os filmes de star wars! Eu li
    Algumas histórias dos guardiões da galáxia porque encontrei gibis digitais deles em um site de HQs está num daqueles links que eu
    Te dei quem quiser é só pesquisar! abs!

    ResponderExcluir
  17. Oi eu só queria corrigir um erro escrevi errado o nome da princesa leia é com i no meio não é? Será que tem acento? Sabe eu errei porque faz tempo que não assisto os filmes mais antigos de star wars então eu esqueci é assim mesmo não é? Ah
    Até que eu acho esse personagem engraçado, mas sempre gostei do pato Donald! Amigo leo abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Não se preocupe com pequenos erros (de digitação ou revisão de postagem) pois eu mesmo cometo vários por aqui, rs (principalmente qdo respondo pelo teclado do celular)...

      Mas o nome da princesa é "Leia" (sem acento)... Porém, eu costumo escrever COM acento mesmo (pra não parecer "leia" de leitura)!

      Abs!

      Excluir
  18. Obrigado leo agora sei por você que leia é sem acento eu quis corrigir porque também errei o nome da feiticeira escarlate quando perguntei se ela e o irmão dela o mercúrio eram filhos do magneto sim ou não? Não gosto de escrever errado não sei o acontece parece que quando eu estou digitando não sei se fico meio distraído. Não sei se fico com o pensamento longe parece que estou com a cabeça na lua porque eu erro ou esqueço algumas palavras para completar as frases acontece sem querer preciso prestar mais atenção, e também tentar não me preocupar muito com isso realmente não gosto de errar será que isso é ser perfeccionista? Sei lá! Obrigado amigo você é muito legal abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...