05/10/2015

O "Colecionador Fantasma" Apresenta: "Histórias da Arca Perdida - O Detetive Bizarro"....

O "Colecionador Fantasma"está de volta.... E nos apresenta mais um gibi raríssimo - literalmente - do arco da velha (e direto de sua coleção pessoal):  

O "Detetive Bizarro" E outras histórias do "Mundo Bizarro": Uma versão do Planeta Terra (em formato quadrado) onde vive uma duplicada grotesca do "Superman"!

Confira abaixo este classicão dos tempos da Ebal:

O "Colecionador" tem verdadeiras preciosidades em sua (seleta) coleção.... E resolveu compartilhar aqui no "Submundo" mais uma das raridades exóticas de seu acervo pessoal: Uma seleção de trechos de histórias estreladas pelo "Bizarro" em antigos gibis do "Superman" da EBAL (publicados no início da década de 60). Sem dúvida, HQs muito cobiçadas entre colecionadores veteranos e que servem também de curiosidade pros mais novos (vejam esta postagem como uma espécie de: "escavação arqueológica" de gibis, rs)!

O "Bizarro" foi criado em 1958 por George Papp & Otto Binder.... Aparecendo pela 1º vez na revista do "Superboy" nº 68. Na trama, o jovem "super" é exposto aos efeitos de um "raio duplicador": Gerando uma versão às avessas de si próprio: O "Bizarro". Um ano depois, o personagem é reformulado, sendo criado agora por Lex Luthor a partir do "Superman" adulto e ganha novos elementos (incluindo um planeta de forma cúbica habitado por uma estranha civilização) um cotidiano similar ao da Terra - só que as coisas ocorrem ao inverso (comédias assustam as pessoas e filmes de terror fazem rir)!

Nas imagens acima (escaneadas de revistas da Ebal), vemos o "Detetive Bizarro" em ação (investigando crimes e delitos estapafúrdios), o modo de vida dos habitantes do "Mundo Bizarro", e até uma versão alternativa do "Mr. Mxyzptlk". Diversão simples e despretensiosa pros leitores da Era de Prata, mas que poderá ser considerada "datada" pelas novas gerações. De qualquer forma, é mais uma excelente e bem-vinda colaboração especial do "Colecionador Fantasma" (e seu magnífico acervo de HQs raras)!

Até+

30 comentários:

  1. Fala, Léo!
    Curto muito estas postagens relacionadas à paleontologia! O Colecionador, realmente possui um acervo valioso!
    Porém, sempre achei o Bizarro um personagem sub aproveitado! Ou pelo menos, desconheço alguma passagem memorável, que o inclua! Acho que suas melhores participações são nas animações da Liga (não nos "Superamigos").
    abs.

    ResponderExcluir
  2. Salve! Salve..! Meu meu estimado amigo Leonardo!!! :-)

    Leo muito enrriquecedora e EXCELENTE***** essa matéria do "COLECIONADOR FANTASMA"!!!! Adorei!!!

    Amigo gostaria de #compartilhar e elucidar uma "neura" minha com você! rsrs

    "...Eu Ammooo o arco de histórias BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS! Gosto tanto que já li cinco vezes, e já estou com vontade de lê-lo novamente!!!! rsrs
    O encadernado que eu tenho é esse último que a Panini lançou, cuja capa ilustra o Batman "saltando" num fundo azul em paralelo a um relâmpago caindo.
    Que para mim é a mais bela ilustração de capas entre todas as Edições Definitivas que já foram lançadas pela Panini até hoje!

    ...Agora é que vem a minha "NEURA":

    Pois essa edição definitiva que eu tenho também tráz esse LIXO chamado "Cavaleiro das Trevas 2 ".

    Por isso mesmo essa sendo uma das minhas HQs preferidas eu estava pensando em vendê-la, pois visto que das quase 500 páginas que este encadernado possui, eu aproveito somente exatas 200 páginas! (Que compilam "O Cavaleiro das Trevas 1") O excedente além de onerar um peso desgraçado na hora de ler, ainda faz com que o encadernado ocupe mais espaço na estante!

    ...então Leo vem a minha dúvida:
    Se eu vendê-lo, será que futuramente a Panini irá lançar um encadernado somente com Cavaleiro das Trevas 1 e sem esse lixo que é O Cavaleiro das Trevas 2 ?

    Por outro lado eu fico com receio em me desfazer dessa edição definitiva que eu tenho em função de uma possível futura SUPERVALORIZAÇÃO quando o filme Batman X Superman for lançado!

    O que vc me sugere?

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Para mim a melhor versão sobre Bizarro foi mesmo em Super Astros Superman.

    ResponderExcluir
  4. E aí, Leo
    Que diferente. Meu primeiro contato com o planeta bizarro foi nos Grandes Astros Superman (Uma das minhas favoritas). Acho quase impossível ver uma republicação pela panini. Até pq a Dc fez uma mensal do Bizarro recentemente e essa será o alvo da panini. Mas seria um deleite ter essas edições raras em uma acabamento melhor, estilo Batman: arquivos de casos inexplicáveis. Como colecionador novo, tenho curiosidades desses materiais antigos que aparecem de vez em quando no Submundo.
    Falando em Era de Prata, lembrei do seu livro que no futuro não tão distante irei adquirir (que espero que continue firme e forte) rs.

    ResponderExcluir
  5. Mesmo sem a memória afetiva, eu adoro essas tosqueiras da Era de Prata. (rs)

    ResponderExcluir
  6. Beleza Leo e sub-worlders ?
    A minha mini do Fanático veio quebrada ao meio e a do Batroc veio com uma falange de um dedo faltando (bem o que está levantado). Vou pensar várias vezes antes de comprar do site. A do gladiador é uma das melhores da Marvel, em minha opinião, o uniforme dele é muito bem feito, desenhado pelo Romita que criou vários uniformes muito bons. Várias peças da chess realmente tem fisionomias voltadas ao público infantil, e também estilizadas demais,além de uniformes modernos. Mas será que podem estar mudando para resina por as metálicas terem menor capacidade segurar a tinta a médio e longo prazo ? As de resina parecem não sujeitas a descascamento. Será que a pressa da Eaglemoss não é por medo de as metálicas descascarem antes de terem uma que não descasca vendida ?
    A Abril parece que acordou. E o bom é que serão coleções por artista/personagem/sagas/temas, com qualidade editorial e seleção de histórias excelentes.
    Mestre do Kung Fu Omnibus espero que seja real,mas para não sofrer, só vou acreditar vendo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá Léo!

    "Que Bizarro" é a melhor coisa a ser dita sobre esse personagem.
    Suas aventuras que datam da era de ouro(?!) estão em pé de igualdade com a Legião dos Super Mascotes e Ace o Bat-Cão.

    Abs!
    VAM!

    ResponderExcluir
  8. "Porém, sempre achei o Bizarro um personagem sub aproveitado!"


    E aí, Victor.... blz?

    Eu tbm me amarro nessas expedições arqueológicas de gibis, rs.... E o acervo do "colecionador" é respeitável: Tem coisa aí q jamais veremos republicada de novo um dia (e entre um classicão e outro, tem verdadeiras preciosidades pelo caminho)!

    Qto ao "Bizarro".... Eu gostava mto qdo ele aparecia nos desenhos animados q eu via na infância ("superamigos", etc) e tbm nos gibis da época: Eu já tive várias ed. com ele pela Ebal (na revista em formatinho colorida do "super"). Mas a DC aproveita ele mal, e a última participação relevante (digo, q preste) q li com ele foi em "Grandes Astros" (Morrison)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. "Se eu vendê-lo, será que futuramente a Panini irá lançar um encadernado somente com Cavaleiro das Trevas 1 e sem esse lixo que é O Cavaleiro das Trevas 2 ?"


    E aí, Marcio.... blz?

    Essa "NEURA".... Eu, vc, e vários outros leitores tbm tem, hehe. Afinal, a maioria da galera q eu conheço, teria vontade de arrancar essas pág do "DK2" e deixar o encadernado só com o q VALE!

    No meu caso, nem posso reclamar mto.... Pois eu tenho em PERFEITO ESTADO o 1º encadernado da Abril só com a mini original q presta. Era uma ed. em capa-cartão com a imagem q trazia apenas a silhueta do "Batman X Super" prestes a se enfrentarem. Mesmo assim, eu gostaria de ter essa saga numa nova versão, mas SÓ ela (sem o LIXO junto)!

    Infelizmente, não posso garantir q uma dia a Panini (ou até a Eaglemoss) publiquem APENAS a série original num encadernado.... Mas acho "PROVÁVEL" (palpite/achismo/chute) q SIM: Acredito q cedo ou tarde alguém republique só o "DK 1" encadernado, pois esse é o tipo da HQ q sempre vai estar sendo relançada (em um formato ou outro). Mas enquanto isso não acontece, te sugiro manter essa ed. atual OU (quem sabe) procurar alguém q tenha o encadernado da Abril pra vender (não é tão difícil qto parece e já vi no face uma ed. antiga em bom estado e por um bom preço)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala aí!

      Eu já acho mais fácil a Panini lançar um encadernadão com DKR I, II e III, um ano após publicarem a terceira como minissérie.
      Mas talvez a Eagleamoss o faça, como dos volumes da Coleção DC.

      E Leo, o encadernado da Abril ao qual você refere é na verdade a 2ª impressão, companheiro. A 1ª saiu com capa de DKR#1: http://www.guiadosquadrinhos.com/capas/batman-o-cavaleiro-das-trevas/bct0302

      Eu tenho a primeira impressão da minissérie, aquela com as capas criadas pela Redação da Abril. Cheguei a pensar em comprar novamente quando ela republicou usando as capas originais, mas depois desisti.

      Abs,
      Vam!

      Excluir
  10. "Para mim a melhor versão sobre Bizarro foi mesmo em Super Astros Superman."


    Essa foi boa mesmo, Marcelo.... Embora eu ainda prefira a versão clássica, rs!

    E por falar no "Bizarro", vc já assistiu a cena deletada do FILME "Superman 4" onde ele aparecia? Era tosco pra caramba, mas vale pela curiosidade (tem no youtube)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. "Mas seria um deleite ter essas edições raras em uma acabamento melhor, estilo Batman: arquivos de casos inexplicáveis."


    E aí, ALFREDO.... blz?

    Seria uma ótima pedida mesmo uma ed. do "Super" nos moldes dos "Casos Inexplicáveis" e q trouxesse tbm algumas dessas "bizarrices" do "bizarro", rs!

    Acho q falta pro "Superman" uma coleção econômica ao estilo da "CHM" (baratinha e com seleções temáticas de clássicos) q servisse de LAR pra "Era de Prata" da DC. Acho q o "Bizarro" só teria chance de algo assim "SE" ele aparecesse num FILME (e q fizesse sucesso na mídia - só assim mesmo, rs)!

    Qto ao meu livro.... Tá complicado eu arrumar tempo pra me dedicar à isso: Ultimamente, o dia mal começa e logo termina pra mim, rs (pra acelerar um livro eu precisaria dos poderes de congelar o tempo ou de me multiplicar em 2, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. "Mesmo sem a memória afetiva, eu adoro essas tosqueiras da Era de Prata. (rs)"


    Nem me fale, SEMI.....

    Eu tenho verdadeiro fascínio pela "Era de Prata".... Q época pra se viver, meu deus: Q época, rs! Até as coisas mais toscas e escrotas pareciam divertidas e simpáticas aos olhos do leitor (hoje em dia o ruim é apenas ruim - e só)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "A minha mini do Fanático veio quebrada ao meio e a do Batroc veio com uma falange de um dedo faltando"


    E aí, Shen Kuei.... blz?

    Esse problema do "Fanático" cortado ao meio tem sido algo recorrente no grupo de miniaturas do face.... Já vi diversas fotos q apresentavam esse defeito (q deve ser de fábrica pelo visto): Esse é um caso pra mandar trocar a peça mesmo! Já o "Batroc".... O meu veio apenas com uma pequena falha de sincronia (entre os dedos da mão e o bigode) mas achei uma falha "aceitável". Não adianta: Comprar pela loja virtual da Eaglemoss é sempre uma LOTERIA (vai da sorte das peças chegarem inteiras, sem falhas, e com a pintura perfeita)!

    Sobre mudarem as peças metálicas pra resina.... O motivo deles não é tão nobre assim (como a preocupação com a pintura): E envolve apenas os baixos custos de produção q o uso da resina traz. Pra empresa, sai mais barato usar a resina na fabricação das peças (sem falar q tbm economizam no envio/transporte pra outros países - já q pesam bem menos). O problema todo, é q a Eaglemoss não repassa essas economias de produção pro consumidor: Mto pelo contrário: Até aumentou o preço das primeiras peças de resina nos especiais da DC (qdo deveriam era ter baixado bastante, rs)!

    E o "Mestre do Kung Fu".... Pra mim, foi uma das melhores notícias do ano: E foi anunciada oficialmente: mas mesmo assim, tbm acho prudente esperar mais um pouco antes de comemorar, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "Que Bizarro" é a melhor coisa a ser dita sobre esse personagem."


    E aí, VAMP..... blz?

    Taí um personagem q tem exatamente o nome q merece, rs.... O "Bizarro" é a melhor representação da Era de Prata (iniciada a partir de 1956 com o "Flash - Barry Allen")!

    E fica aí a dica pra uma futura ed. "bizarra" no "Mundo de Vamp" tbm....

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu achando que era coisa da Era de Ouro, mais afeita a
      essas extrapolações criativas da DC.

      Leo, por acaso você tem as duas Coletâneas Bizarras lançadas
      pela Ópera Graphica? Material de excelente qualidade.

      E valeu pela dica bizarra.

      Abs!
      VAM!

      Excluir
  15. Oi Leo!

    A década de 50 realmente foi "bizarra' para os quadrinhos!

    Me perdoe o trocadilho, mas isso de fato foi verdade, devido aos preconceito de estudiosos da época como o Dr.Fredric Wertham, Nils Bejerot, dentre outros; os quadrinhos adquiriram uma conotação "nonsense' em suas histórias, que não beiram, são ridículas!

    não curto esta época, e apesar de ter lido materiais desta época, sei da importância dela para o bem ou para o mal da História da publicação de quadrinhos no mundo!

    Me lembro que teve um episódio do desenho do "Superamigos" que se passou inteiramente no "Mundo Bizarro", onde tudo é "ao contrário'! Na certa os produtores do desenho se basearam nestas histórias para darem vida a este episódio tão singular!!

    Leo, "Odisséia Cósmica" já está em pré-venda na Comix com data de lançamento para o dia 15 de outubro:http://www.comix.com.br/product_info.php?cPath=417&products_id=25052

    Vou ver se acho este material indispensável para a coleção com um bom desconto por aí!

    Fiquei feliz em saber que você gostou de "Gotham - DPGC: No Cumprimento do Dever", até porque eu lhe recomendei este material!

    Outro dia eu lhe enviei uma postagem criticando o Scott Snyder e seu trabalho no Batman, e embora eu não esteja me retratando, acho muito estranho seu paradoxo de trabalhos na revista mensal do herói e na série "Batman Eterno".

    Na revista mensal ele faz umas coisas bizarras, e cria um clima "mais descontraído e mais light', já na série "Batman Eterno' ele faz um trabalho mais sério e contundente, (apesar de alguns detalhes na trama desncessários!)

    Até o Batman é diferente nas duas séries, numa ele é mais heróico e na outra um vigilante durão e taciturno!

    Dá para comparar esta diferença como se o Batman da mensal fosse o Val Kilmer, e o de "Batman Eterno" o Michael Keaton (o Batman mais sombrio do cinema até hoje!).

    Miracleman está no seu top 100?

    Cara, a cada mês eu me surpreendo com esta série. Simplesmente fantástica!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  16. "E Leo, o encadernado da Abril ao qual você refere é na verdade a 2ª impressão, companheiro. A 1ª saiu com capa de DKR#1: "


    E aí, VAMP.... blz?

    Eu não lembrava q tinha já saído pela Abril com essa capa de fundo azul com o raio (igual à atual da panini).... O q eu tenho mesmo é a 2º versão então:

    http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/ShowImage.aspx?id=19000&path=abril/b/bct030301.jpg

    E não podemos descartar mesmo a ideia da panini relançar tudo num tijolão incluindo a 3º parte tbm.... Mas tem outro fator tbm: Há "RUMORES" (ainda não confirmados) de q uma coleção SÓ do batman (nos moldes da Eaglemoss) ainda pode sair por aqui (é uma q já andou saindo na europa e q forma desenho na lombada tbm): Seria mais uma chance do DK 1 sair sozinho!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "por acaso você tem as duas Coletâneas Bizarras lançadas pela Ópera Graphica? Material de excelente qualidade."


    Infelizmente não.... Mas me arrependo até hj de não ter comprado na época: Foram 2 encadernados com histórias do "Bizarro" (só q era material atual por artistas variados)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "Leo, "Odisséia Cósmica" já está em pré-venda na Comix com data de lançamento para o dia 15 de outubro"


    Oi, Elcio.... Tdo bem?

    Valeu mesmo: Essa é mais uma notícia q eu havia postado há meses atrás por aqui e q só agora vai ser lançada.... Tem tanta coisa atrasada este ano, né? Um amigo meu sugeriu até q eu fizesse uma lista de coisas atrasadas entre as ed. já confirmadas e q ainda não saíram: Farei isso sim, e agora de cabeça tbm lembrei do "Homem-Máquina" (Herb Trimpe/Barry Smith) q tbm foi prometido lá no começo do ano! Seja como for, a "Odisséia Cósmica" eu pretendo comprar agora (já q não tenho ela na coleção)!

    E vc tem razão.... Aquelas palhaçadas do Dr. Wertham (Sedução do Inocente) foram extremamente prejudiciais pras HQs do s anos 50, pois empurraram o processo criativo pra uma linha mais "bobinha" (devido ao excesso de restrições e censura). Demorou um bom tempo até as editoras começarem a burlar algumas das restrições mais fortes do código de ética imposto!

    E eu lembro desse episódio dos "Superamigos", rs.... Era um dos meus favoritos, pois eu gostava da ideia desse "Mundo Bizarro" (q eu já conhecia pelos gibis da Ebal - em formatinho a cores)!

    No mais.... Te agradeço mesmo pela dica de "Gotham": Ainda não comprei o encadernado, mas baixei em scans, li, e gostei mto da série. Assim q aparecer um bom desconto (nas lojas físicas) irei comprar esse Vol. 1 (com sorte, na próxima "Black Friday"). E eu tbm já havia notado essa versatilidade do Scott Snyder nas séries do batman, pois a diferença é visível na saga das "corujas" e no "eterno"!

    E SIM: "Miracleman" não poderia faltar no meu "TOP 100", hehe.... Só q ele vai aparecer lá pra frente, já q está num patamar mais alto da lista (é uma HQ espetacular mesmo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. Olá Leo, tudo bem?
    Para você que é fã de Star Wars, tem umas peças interessantes na FNAC, não sei se você viu:
    http://www.fnac.com.br/star-wars-bust-bank-darth-maul/p/677152
    http://www.fnac.com.br/sw-clone-trooper-bust-bank/p/607138?sci=607138&scn=Product%20-%20BuyAlsoSimilars&rec_id=2bf3d9306175747627472900
    Pelo preço/dimensões/peso parecem peças bem interessantes. Até outro dia tinha também o R2-D2 e o Yoda.
    Recebi ontem Manto e Adaga que adquiri após a reposição da Eaglemoss, e a peça me surpreendeu. O Manto é preenchido com um plástico preto (seria resina?), que dá a impressão que a Adaga está atravessando um portal. Muito show. E a Eaglemoss também teve o cuidado de preencher a caixa com saquinhos inflados com ar, muito melhor que o mísero plástico bolha. Espero que eles adotem esse procedimento para todas as remessas.

    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Carlos.... blz?

      Valeu mesmo, esses bustos de SW eu ainda não tinha visto.... Mas na Fnac daqui tem um do "Lanterna Verde" mto perfeito (só q custa mais de 3.000 reais, rs). É este aqui:

      https://www.bigbadtoystore.com/images/products/out/large/SSC11208.jpg

      Porém, eu tenho mantido o foco apenas em miniaturas mesmo, e ainda assim, não consigo dar conta de tantas, rs. Sobre o "Manto": Acabei pulando esse especial (da mesma forma q pulei o "Lobo") por falta de verba $$$ (não por falta de vontade, hehe)! Mas é bom saber q a Eaglemoss anda se preocupando em proteger melhor as remessas (vamos ver se os "packs" 3 e 4 q eu pedi virão bem protegidos assim)!

      Abs!

      Excluir
  20. Fala Leo,blz?

    Legal demais essa do Bizarro,agora vendo aqui essa arte é até melhor do que algumas atuais como a do Romita Jr.,cara o Superman dele é mais feio que o próprio bizarro rs.

    E falando em arte estou lendo o volume da Mulher Invisível da Salvat vermelha pelo Byrne,pra mim valeu a pena demais e espero que a Panini venha a publicar essa fase completa dele no 4F,agora estou no dilema se pego a CHM do Quarteto
    pela Panini ou aguardo os volumes da extensão da Salvat,vai rolar histórias repetidas mas como ninguém sabe quanto vai custar os da Salvat qd forem lançados estou bem inclinado a pegar esses da Panini agora.

    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Bruno.... blz?

      É verdade, o romitinha consegue fazer um "super" mais bizarro q o "bizarro" original mesmo, rs.... E infelizmente, acho difícil a panini dar continuidade ao "4F" do BYRNE. Até é possível (quem sabe um dia), mas acho difícil tendo em vista q o último filme não deve ter ajudado em nada a alavancar a reputação da equipe na mídia. Digo, a coleção anterior foi cancelada antes de chegar à metade (saíram 4 Vol. de uma coleção prevista pra 10) por falta de interesse dos leitores e baixas vendas (difícil acreditar q o resultado fosse diferente hj em dia, né)?

      Qto à "CHM do 4F".... Bem, eu vou garantir as da Panini mesmo, pois me disseram q a extensão da Salvat sofrerá "alterações" tbm (e não sei quais ed. seriam "puladas" e substituídas por outras): Não vou me arriscar a perder essas histórias do KIRBY, e se for o caso de um futuro repetéco, eu passo adiante o material repetido. Até pq, nem tudo será repetido pela Salvat depois!

      Abs!

      Excluir
  21. Ola Leo, tudo bem?

    Duca o busto do Lanterna, mas totalmente fora da minha realidade.
    Encontrei no youtube a "entrevista" com o Levi Trindade naquele evento que teve em São Paulo com os video-blogueiros em set/2015.
    https://www.youtube.com/watch?v=aJmOyNsk-iQ
    Ele comenta Raizes 2 do MdP e também explica o problema que teve com o encadernado "Em busca do mago supremo".
    Vale a pena conferir.

    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas peças de 3.000 reais pra cima são fora da minha realidade tbm, rs.... Eu posso gastar no máximo 500 reais por mês em gibis E miniaturas (e olhe lá: o ideal - e normal - é eu ficar bem abaixo dessa meta)!

      Assisti esse vídeo na época, mas achei mais fraco q aquele anterior onde foram reveladas mais novidades.... De qq forma, não tenho pressa pra esse "Raízes 2" (pois acho q vai demorar mto pra sair da geladeira ainda, rs)!

      Abs!

      Excluir
  22. Realmente, dá muita saudade do Bizarro original. Acho que esse é um personagem que definitivamente não conseguiram igualar com as versões "modernizadas". Mais uma vez obrigado ao Colecionador Fantasma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assino embaixo....

      Realmente, o "Bizarro" original funcionava melhor q os seus sucessores.... Talvez por ter uma identidade própria mais marcante e com mais elementos (tipo o mundo bizarro e seus habitantes): Em versões recentes, por exemplo, ele nada mais é do q um monstro criado em laboratório (e não vai mto além diss)!

      Abs!

      Excluir
  23. Engraçado é o Bizarro falar em português impecável nessas traduções "sessentistas": "Vou lê-la" em vez de "Mim vai ler". Creio que havia uma lei naquela época obrigando as publicações a escrever sem erros intencionais. Isso acontecia com as primeiras histórias do Chico Bento, onde não havia nem sinal de caipirês em seus balões. Tal lei deve ter sido derrubada lá pelo final dos anos 70, já que tenho algumas revistas de 1977/78 e o Chico já falava em seu modo característico de hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... O "Hulk" tbm falava um português mais culto nos antigos gibis da EBAL. E o "Coisa" tbm, sendo q este no original usava mtas gírias e uma linguagem "das ruas" (nada a ver com os diálogos rebuscados q traduziam pra ele)!

      Não sei dizer se havia de fato tal lei q obrigasse os gibis a escrever textos sem erros propositais... ou se os próprios tradutores da época não entendiam a proposta dos personagens e tomavam a liberdade de "arrumar" dos diálogos errados (sei lá, é uma possibilidade tbm)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...