19/10/2015

"Barbarella": As Mulheres e a Nova Revolução Sexual nas HQs...

"Barbarella" (símbolo sexual e da liberação feminina nos anos 60) é relançada no Brasil.... E por ironia do destino, retorna às livrarias em meio à uma nova revolução sexual e polêmicas acirradas sobre feminismo, machismo, e a exposição da mulher nos quadrinhos!

Nesta matéria especial, veremos alguns dos recentes (e futuros) lançamentos tendo a mulher como foco principal. Além da "Barbarella", também temos: "Mulher-Invisível" (Salvat); As mudanças no visual de "Sonja - A Guerreira" e "Vampirella" (que ficaram mais recatadas); "Viva a Revolução" (de Crumb); "Manara" (em dose dupla); e "Michelle - A Vampira" (de Emir Ribeiro)!

Confira abaixo:

"Barbarella".... Foi criada nas HQs por Jean-Claude Forest e adaptada pro cinema em 1968, tornado a atriz Jane Fonda um símbolo sexual nesse período. A partir daí, surgiram várias outras personagens sexy nos quadrinhos (entre elas: "Vampirella") dando início à uma revolução sexual e cultural na mídia, tornando "Barbarella" um símbolo do movimento feminista e da contracultura na década de 60. É essa HQ clássica que está sendo relançada agora no Brasil pelo selo Jupati, com tradução de Pedro Bouça (o "Hunter") e prefácio de Gonçalo Júnior ("A Guerra dos Gibis"). A ed. tem 72 pág, capa-cartão, R$ 42 (com descontos em lojas virtuais)! Acima, uma pág. da história (com tons azulados)!  

E por falar em revolução.... 3 lançamentos da Veneta pra este mês: "Viva a Revolução" (de Robert Crumb) traz o humor e a crítica social ácida do artista sobre os movimentos feministas, racismo, política, violência policial, e consumismo (144 pág, capa-dura, R$ 89). A editora também lança 2 edições inéditas de Manara: "Quimeras" (120 pág, R$ 79) e "Câmera Indiscreta" (112 pág, R$ 69). Por coincidência, na 1º o artista faz sua versão de "Barbarella" - Ambas trazem histórias em que ele retrata seus ídolos da cultura pop e do cinema! Já a editora Atomic lança: "Michelle - A Vampira" (de Emir Ribeiro - Criador da "Velta"): Abaixo a capa e uma pág interna da edição (que enfatiza a "preferência nacional", rs)!   

Com menos apelo erótico, mas igualmente com foco numa personagem feminina: A "Mulher-Invisível" ganha uma edição sua na coleção vermelha da Salvat. Trata-se de um arco da fase BYRNE (anos 80) contendo as ed. originais de "4F" nº 280-284 (publicadas no Brasil em formatinho pela Abril - NÃO saiu pela Panini nos "Maiores Clássicos"). Aqui, a "Mulher-Invisível" se transforma na perigosa (e sensual) vilã: "Malícia - A Rainha do Ódio" (ao ser controlada mentalmente pelo "Homem-Psíquico"). Uma boa aventura de uma fase áurea da equipe!

Após todos esses lançamentos mencionados acima, chegamos às polêmicas envolvendo o papel e a representação da figura feminina nos quadrinhos: que tem gerado intensas e acirradas discussões nas redes sociais nos últimos meses: Entre os defensores da moral e dos bons costumes, grupos radicais de feministas, tarados e machistas de plantão, e oportunistas que aproveitam essas situações pra levantarem suas bandeiras e fazerem militância em defesa de suas ideologias (nem que pra isso precisem passar por cima dos direitos e gostos alheios)!

No Troféu "HQ Mix" deste ano, tivemos uma amostra da dimensão desses conflitos, quando numa péssima campanha publicitária tentaram fazer trocadilhos com a expressão: "Venha Bombar" (utilizando imagens de uma modelo semi-nua e gracinhas de duplo sentido). A repercussão foi pra lá de negativa e os organizadores foram massacrados por críticas (vendo-se forçados a pedirem desculpas públicas)! Em um novo round... As personagens "Sonja - A Guerreira" e "Vampirella" ganharam novos uniformes nos EUA (bem mais recatados do que suas tradicionais roupas sumárias - imagens acima)!

Se for pra descaracterizar 2 heroínas que marcaram uma geração de leitores... melhor teria sido então criarem NOVAS personagens. Pois gostem ou não, elas são "produtos" da mídia e (falando como publicitário) não se muda um "produto" dessa forma pra direcioná-lo pra um outro público-alvo (elas sempre estarão atreladas ao apelo sexual que nasceram pra exercer para o público masculino - não adianta "vestirem" elas agora pra tentar atrair o público feminino). Pegar uma coisa e tentar transformar em outra: NÃO funciona (já tentaram isso com a "Mulher-Maravilha" e tiveram de voltar atrás)!

Até+

PS: E aproveitando que o assunto aqui foi o papel da MULHER nas HQs... Recomendo aos leitores do blog uma NOVA matéria do "Mundo de VAMP", com uma coleção FICTÍCIA só com super-heroínas Marvel: "Vingadoras - Belas e Poderosas". Confiram neste: "LINK"!!! 

49 comentários:

  1. Essa Vampirella tá parecendo mais uma mistura de Lara Croft com Buff. Sinceramente isso não é Vampirella.

    ResponderExcluir
  2. Aí eu vou discordar de você. Grupos feministas, para serem tachados de radicais, vão ter de fazer muito mais do que eu já os vi fazendo. Não é radicalismo lutar por seus direitos e por representações mais dignas, que não alimentem as violências diárias perpetradas por homens.
    As personagens femininas da primeira metade do século XX, já não tem espaço. Continuam caracterizadas lá nas obras históricas, agora se querem continuar vivas precisam evoluir. E não necessariamente para atrair público feminino. Sim, para atrair os homens que importam, e não reforçar para os que se estão formando, a ideia de que mulheres são objeto de fetiche masculino. É um longo caminho. Estamos dando os primeiros e claudicantes passos.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Leo! Abordou o tema sem apelar pro 'social justice sucker', algo que quase não se vê, a não ser em alguns sites 'malditos' (como o do Mauro).

    ResponderExcluir
  4. sandro marzo19/10/2015, 16:51

    Impressão minha ou esses materiais alternativos, estão com preços exorbitantes?
    A roupa da Sonja até passa ( é sem graça, mas parece uma capa e por baixo ter a roupa ( parecida ) que ela usa no GHM 13 da editora abril. Já a Vampirella é bizarro, sem legenda é uma personagem qualquer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso É uma capa, a roupa normal é a que ela usa por baixo. Mas até aí, embora pouca gente lembre, a Sonja já teve vários visuais ao longo da carreira - e o biquíni de cota de malha nem é o original!

      Já a Vampirella está irreconhecível.

      Excluir
  5. Rafael Machado19/10/2015, 18:29

    Ulálá....

    Mas ai Leo, como é que explica pra patroa?

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. E aí Leo? Gostei muito do artigo, enfatizando as diferenças entre o material de HOJE e o material de ONTEM, no quesito de representação feminina. Você comentou bem a respeito da polêmica envolvendo o HQMix, do qual eu vi acontecer tangencialmente.

    Isso tem se refletindo na propaganda em geral também (o comercial da Itaipava agora tem que mostrar os dois lados da moeda, não só a Verão indo e vindo). No entanto a patrulha do politicamente correto vai sempre se manifestar não importa o que se faça. Basta ver também as polêmicas das capas da Mulher-Gato e da Mulher-Aranha que sofreram reclamações.

    ResponderExcluir
  7. Olá Leo,

    Lendo sua matéria, lembrei de outra, sobre a censura imposta pela Marvel nos antigos quadrinhos do Drácula que estavam sendo republicados como Essentials.

    Todas as mulheres que apareciam seminuas, tiveram suas partes desnudas cobertas por diversos subterfúgios.

    E o "Politicamente Correto" deixou o mundo mais chato, mas nem por isso a humanidade está menos intolerante.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  8. "Essa Vampirella tá parecendo mais uma mistura de Lara Croft com Buff."


    Oi, Marcelo.... Pior q, se bobear, até o tom das histórias pode ter mudado: Pois pelo uniforme dela, fica parecendo q o gibi trará um foco mais na ação e aventura do q no terror propriamente dito!

    Seja como for, é algo q dificilmente sairia por aqui - já q mesmo as melhores fases da personagem costumam ser negligenciadas pelas editoras nacionais (a Mythos até lançou um encadernado dela, mas pelo montante q anda sobrando nas livrarias, não sei se terá continuidade)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. "As personagens femininas da primeira metade do século XX, já não tem espaço. "


    Oi, Leonardo.... Eu já considero uma mudança bastante radical a própria alteração de visual das personagens da forma q foi feita, pois redireciona o público-alvo pra um outro padrão de comportamento. Ou seja: é como se essa mudança estivesse dizendo pros antigos fãs das personagens: "Não queremos mais saber de leitores como vcs, agora queremos um outro tipo de público pras nossas revistas" (foi essa a mensagem direta q foi passada através da mudança)!

    Outro exemplo de radicalismo ao qual me referi.... Foram as manifestações públicas em forma de guerrinhas e rixas de torcidas: Mas aí eu tbm citei no texto os exageros e agressões verbais (vistas em outras redes: Face e demais blogs/sites de HQs) de ambos os lados - inclusive dos machistas mais radicais tbm - q ao agirem e responderem de forma intolerante à quem defende as mudanças, acabam perdendo a razão e justificando quem os critica de possuírem baixo nível de argumentação)!

    Não sou contra q as mulheres defendam seus direitos nesses casos e exijam q as personagens femininas tenham representantes nas HQs q sejam mais de acordo com seus ideais.... Mas acho q o respeito precisa vir de ambos os lados e é preciso entender tbm q uma parcela do público masculino aprecia esses materiais mais eróticos e heroínas semi-nuas. Os 2 públicos precisam ser atendidos em suas necessidades e material pra consumo (é o princípio básico do mercado: Atender à TODOS)! Caso contrário, fica aquela coisa de uns querendo passar por cima do gosto alheio e ignorando o fato de q existe um público q pensa de forma oposta!

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. "Abordou o tema sem apelar pro 'social justice sucker', algo que quase não se vê, a não ser em alguns sites 'malditos' (como o do Mauro). "


    Valeu mesmo, Diego.... Eu sempre procuro expor o meu ponto de vista sem ficar em cima do muro, mas ao mesmo tempo tentando considerar e entender os 2 lados da moeda (pois respeito o fato de outras pessoas pensarem de forma diferente à minha - e possuírem gostos opostos tbm)!

    E o Mauro ("Caixa de Gibis") tbm fez uma postagem sobre o tema semana passada.... Eu adoro esses "blogs malditos", rs:

    https://supercaixadegibis.wordpress.com/2015/10/02/nerds-sao-machistas-ou-nescios/

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. "Impressão minha ou esses materiais alternativos, estão com preços exorbitantes?"


    E aí, sandro.... blz?

    Infelizmente, NÃO é impressão sua.... As 3 ed. da Veneta me interessavam bastante (especialmente a ed. do Crumb), mas esses valores acabaram pesando e sendo proibitivos na minha lista de compras. Eu tbm queria as 2 ed. do Manara, mas imagine a soma dessas 3 ed juntas? Acho q a Veneta devia ter considerado um formato mais econômico nesses casos (já q o valor médio de cada ed. ficou na faixa dos 70-90 reais - o q é mto em tempos de vacas magras na economia)!

    Dessas ed. acima.... Vou pegar certo mesmo a "Barbarella" (até pela importância e relevância da obra) e a "Mulher-Invisível". A "Michelle" já chegou na loja daqui (e custa na faixa de 25 pila) mas a verba q eu tinha na hora acabou sendo direcionada pra outras prioridades, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. "Mas ai Leo, como é que explica pra patroa?"


    Oi, Rafael.... Aí é q tá: NÃO tem explicação, hehe:

    E já tô me preparando pra surra com rolo de macarrão, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "Gostei muito do artigo, enfatizando as diferenças entre o material de HOJE e o material de ONTEM, no quesito de representação feminina."


    E aí, Lierson.... blz?

    Curiosamente.... Todas estas HQs citadas na postagem estavam na mesma pasta onde eu vou reunindo os lançamentos do mês pra matérias de notícias (Drops, Plantões, etc) e seriam jogadas no meio de colunas sobre lançamentos variados. Mas aí comecei a notar q entre os lançamentos mais recentes do mês, vários títulos tinham como foco a figura da mulher: E de quebra, havia o contraste entre material clássico e atual sobre o tema (a representação da mulher). Assim, achei melhor juntar tudo numa postagem só (mas foi um golpe de sorte e coincidência o fato de todos esses gibis e polêmicas estarem rolando ao mesmo tempo, rs)!

    E eu não sabia desse comercial da Itaipava estar sofrendo as ações do "politicamente correto" tbm (não tenho visto mta TV ultimamente, mas putz: nem os comerciais de cerveja terão folga? rs).... E essas capas q vc citou ("Batgirl" e "Mulher-Aranha") serão tema de uma futura postagem só de capas polêmicas e censuradas aqui no blog: É impressionante a quantidade de capas q andam sendo vetadas de uns tempos pra cá!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "lembrei de outra, sobre a censura imposta pela Marvel nos antigos quadrinhos do Drácula que estavam sendo republicados como Essentials."


    E aí, VAMP.... blz?

    Bem lembrado.... Realmente, a Marvel impôs essa censura nos "Essentials" do "Drácula": E ainda bem q a Panini tá publicando a série baseada em outra coleção (acho q das Espanha - se não me falha a memória) e q está livre desses "cortes", rs!

    Aliás, por falar nisso.... Não esqueça q a "COLEÇÃO MARVEL TERROR - MOTOQUEIRO FANTASMA" (com a fase clássica do J. Blaze) estará nas bancas em breve (já consta no checklist do mês)!

    E realmente.... Por mais politicamente corretas q as coisas estejam hj em dia (em tempos onde o programa dos "Trapalhões" dos anos 70/80 JAMAIS poderia ser exibido na TV atual), os níveis de intolerância parecem estar aumentando cada vez mais (algumas redes sociais q vemos por aí parecem potencializar o pior da humanidade, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. Barbarella e Michelle já tenho. As da Veneta são cofre certo. Deixo de comprar qualquer HQ da Marvel/DC por causa do Manara e Crumb.

    Fico triste pelo visual da Vampirella. Daqui a pouco vão querer que as mulheres parem de frequentar Bancos e repartições publicas vestidas como ela e também bares com biquinis e outros trajes sumarios. Aí o mundo vai ficar mais e mais chato.

    ResponderExcluir
  16. "Deixo de comprar qualquer HQ da Marvel/DC por causa do Manara e Crumb."


    Oi, gustavo.... Falta pouco mais de 1 mês pra Black Friday: De repente, a oportunidade ($$$) possa me fazer mudar de ideia nesse caso, rs! Eu tbm tenho q tentar pegar antes da "Revolução": A "Mente Suja de Crumb" (q eu perdi mas ainda se acha fácil nas livrarias)!

    E com a internet ao nosso alcance.... o mundo nunca vai ficar chato, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim a Black Friday pode ser uma boa nesse caso. O bom que essas HQs não são aquela loucura que outras como as da Abril que esgotam rapido e sem chance de reposição.

      A mente suja eu comprei barato um tempo desses. Só espero que o levante feminista não faça ser recolhido esses novos das livrarias. De qualquer forma acho que vou construir um bunker secreto pra guardar parte da coleção pra qualquer eventualidade.

      Excluir
  17. blz leo?

    nosso país é foda, hipocrisia tem de sobra, cabe a cada um decidir o que é ofensivo, vulgar, ou até mesmo somente de mal gosto.
    ver uma mulher pelada dentro do contexto da HQ não tem problema nenhum, de forma gratuita já não gosto, mas tem muita gente que adora, fazer o que?
    descaracterizar personagem atualmente é bastante comum, afinal de contas o que é mais importante: a carga cultural de qualquer coisa (inclusive personagens de HQs) ou o lucro infinito?

    abraço

    ResponderExcluir
  18. Gustavo Maycá20/10/2015, 08:02

    Léo, preciso da tua opinião numa questão, esta saga x-men massacre que está saindo pela Panini vale a pena? Já vi meio por cima do que se trata e quais os desdobramentos do que acontece, mas vi tbm que eh dos anos 90 onde dizem nada ter prestado praticamente hehe. Abs

    ResponderExcluir
  19. Os comics caíram num poço de feminismo e politicamente correto, que nós vamos implorar que os anos 90 voltem.

    ResponderExcluir
  20. "a Sonja já teve vários visuais ao longo da carreira - e o biquíni de cota de malha nem é o original!"


    Verdade, Hunter.... A 1º aparição da "Sonja" (nos gibis) saiu aqui em "HTV 36" e de fato, ela ainda não usava seu famoso bikíni de cota de malha (ou "moedinhas" como dizem alguns, rs). Abaixo tem a CAPA do 1º visual dela (pra quem quiser conferir):

    http://www.comicbookbrain.com/_imagery/2012-10-25/conan-barbarian-issue-24-cover.jpg

    Porém, vale ressaltar.... q o apelo sexual JÁ existia e pode ser comprovado na img abaixo (tbm dessa 1º aventura dela - com arte de Barry Smith):

    http://3.bp.blogspot.com/-HTverB4OJNw/UKQyq-BgpyI/AAAAAAAAJno/rDVJrEr6M0k/s1600/Conan24Uncensored.jpg

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "nosso país é foda, hipocrisia tem de sobra, cabe a cada um decidir o que é ofensivo, vulgar, ou até mesmo somente de mal gosto."


    E aí, gustavo.... blz?

    Além da hipocrisia q vemos diariamente por aí.... O q mais pesa nesse sistema do "politicamente correto" é qdo os "patrulheiros da moral e dos bons costumes" resolvem coibir ou criticar o gosto alheio: Como se fossem completamente incapazes de mudar de canal na hora em q aparece putaria na TV ou mesmo nos gibis (tbm como se não houvessem outros títulos no mercado de acordo com os gostos e preferências de cada um)!

    O legal pra certas pessoas é justamente IMPOR sua vontade aos demais.... e tentar PROIBIR o q não está de acordo com seus ideais. Esquecem q sempre TEM QUEM GOSTE daquilo q pra nós pode ser ruim ou inapropriado!

    Me lembram aquelas pessoas (provavelmente desocupadas) q passam o dia inteiro no Facebook criticando a baixaria de programas tipo: "Big Brother", "A Fazenda", "Pânico", e "Teste de Fidelidade".... Como se fossem "obrigadas" a assistir isso. "Não gostou? É só mudar de canal, porra" (costumo dizer eu qdo tentam "patrulhar" o q eu assisto)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "esta saga x-men massacre que está saindo pela Panini vale a pena? "


    E aí, Gustavo.... blz?

    Não, eu (particularmente) acho essa saga um LIXO completo.... Disparada uma das PIORES merdas q eu já li nos anos 90 (e olha q a concorrência era forte na época)! Se possível, fuja disso como o diabo da cruz, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sonho é um box contendo a saga do clone, massacre e herois renascem. Ia ser lindo.

      Excluir
    2. "Massacre" é guilty pleasure para mim (rs).

      Excluir
  23. "Os comics caíram num poço de feminismo e politicamente correto, que nós vamos implorar que os anos 90 voltem."


    Começo a não duvidar mais disso....

    Ainda mais depois do recente anúncio de q até a PLAYBOY americana irá parar de publicar fotos de mulher pelada em suas pág.... Nunca pensei q fosse estar vivo no dia em q isso acontecesse (qdo me falaram, parecia aquelas pegadinhas idiotas de 1º de abril, rs). Imagine o q sobrará pros gibis daqui pra frente então!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. Fala Leo,blz?

    Mt boa a matéria,desses citados eu cofrei o da Mulher Invisível,é uma pena msm que hj em dia além de não criarem personagens femininas marcantes as editoras apelem pra essas descaracterizações bizarras.

    No mais Promethea do Moore já esta em pré-venda na Saraiva por 115,00 pila no preço de capa,essa eu pretendo pegar com desconto de preferência rs

    Até mais!

    ResponderExcluir
  25. "No mais Promethea do Moore já esta em pré-venda na Saraiva por 115,00 pila"


    Opa, valeu mesmo pela dica, Bruno....

    Taí a "Promethea" mesmo q não me deixa mentir qdo falo q é melhor CRIAREM personagens NOVAS ao invés de descaracterizarem as já consagradas.... Essa é uma HQ q agradaria em cheio as mulheres q buscam quadrinhos DE QUALIDADE em matéria de representação da figura feminina! Altamente recomendável!

    E a "Mulher-Invisível" da SALVAT tbm.... Um belo exemplo de como se produzir uma ótima HQ estrelada por uma personagem feminina sem apelo sexual exagerado (tirando a sensualidade natural da vilã em q ela se torna: "Malícia")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. "O bom que essas HQs não são aquela loucura que outras como as da Abril que esgotam rapido e sem chance de reposição."


    Oi, gustavo.... A "Mente Suja" se encontra bem fácil por aí (tem aos montes na Fnac, por exemplo)!

    Esse é o típico encadernado q certamente estará à disposição no dia da "Black Friday".... E a ideia do bunker é boa mesmo (minha coleção seria uma séria candidata à ser queimada em praça pública, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, vamos tomar cuidado com a juventude feminista pós hitliana

      Excluir
  27. "Meu sonho é um box contendo a saga do clone, massacre e herois renascem. Ia ser lindo."


    Cuidado com o q vc deseja, hehe.... (quem avisa: amigo é)!

    O "Massacre" já tá vindo aí no mês q vem.... e tenha medo do q ainda pode aparecer nas bancas, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk. Podem lançar. É até um alivio sair edições que não me darão vontade alguma de comprar.

      Excluir
  28. Com a ilustração do Wieringo, nem imaginava que o capa vermelha da Mulher-Invisível traria esse arco do John Byrne. Lá vou eu adicionar mais uma pecinha do Quarteto do Byrne à coleção. Será que um dia consigo completar essa fase a prestação?

    Red Sonja pra mim sempre foi e sempre será a do mago das pinups Frank Thorne. De modo que achei esse banho de loja extremamente desnecessário, quando não moralista e carola. Se a intenção foi dar mais "dignidade à figura feminina", o tiro saiu pela culatra. Aquilo ali é uma burca, fala sério.

    Não conheço tanto a Vampirella pra opinar de acordo, mas pelo "uniforme" e background (vampira de outro planeta?) sempre achei que a tocada era entre o kitsch (Barbarella, lógico) e a cultura B trash (dos filmes de Russ Meyer, Jess Franco e Ed Wood). Sem isso, é uma nova personagem para um novo público. E que tem o mesmo gosto pra roupas da Elsa Bloodstone, ex-Nova Onda. Até o rabo-de-cavalo tá lá.

    O certo é que esse terreno é cinzento e a linha do bom-senso é muito fina. Por exemplo, achava legal e espirituoso o Grunge do GEN13 zoar a Fairchild por ela sempre terminar os combates com um fiapinho de pano no corpo (mas ele também ficava, então elas por eles!). Em contrapartida, aquela fase noventista da Mulher-Maravilha desenhada pelo Deodato coraria até o Jece Valadão. Aí sim dou razão às partes ofendidas - apesar de, pessoalmente, ler a HQ (ruim) na boa... fazer o quê, né!

    Mas acho que a patrulhinha iria surtar mesmo se soubesse como é que o Reed "consertou" a Sue-Malícia...

    ResponderExcluir
  29. leo , em partes concordo com você
    o politicamente correto é um porre, mas se querem "direitos iguais" então deviriam primeiro dá uma bela olhada nas propagandas nas tvs e programas , porque aí que está(ria) maior parte do apelo desnecessário da imagem da mulher.

    sobre mudanças de aparências nos hqs, concordo que muitos devem acontecer pois os "figurinos" das heroínas em muitos casos são sem sentido.(mas não confundir figurino com "jeito" de desenhar a personagem)
    eu curti a mudanças da mulher aranha e até mesmo da vampirella , a sonja honestamente nem vi diferença(sem falar que para mim o visual não tem muita "lógica", acho que porque bikini armor não funciona tão bem contra porradas hehe)
    mas é claro que os escritores devem levar em conta a aparência mas principalmente a PERSONALIDADE se quizerem fazer uma boa representação das mesmas.


    Ivan

    ResponderExcluir
  30. http://www.jagodibuja.com/wp-content/uploads/2015/04/85english-1024x459.jpg

    Tentando ser o mais objetivo possível: sexo vende! E como o público de quadrinhos ainda é predominantemente masculino... Ninguém reclamou quando fizeram um uniforme decotado para a Mulher Invisível ou quando a Psylocke deixou de usar uma armadura para se "vestir" de ninja.

    Mas foi só botar roupa na Vampirella... (rs)

    De qualquer maneira, eu nunca me incomodei quando via representações masculinas super musculosas (todo mundo é bombado no desenho do He-Man). Por que as mulheres se incomodam com o decote da Poderosa?

    E será que se incomodam mesmo ou são apenas uma meia-dúzia de mal comidas barulhentas?

    ResponderExcluir
  31. "Com a ilustração do Wieringo, nem imaginava que o capa vermelha da Mulher-Invisível traria esse arco do John Byrne."


    E aí, doggma..... blz?

    Essas capas da Salvat Vermelha são "Pegadinha do malandro" mesmo, rs.... Vai ter várias dessas capas "falsas" daqui pra frente (com arte q nada tem a ver com o conteúdo). Mas acho difícil completarmos a fase BYRNE mesmo à conta-gotas "SE" algum dia não retomarem a publicação na ordem de onde havia parada pela Panini. Pois ainda faltaria mta coisa pra completas, já q a Panini lançou 4 encadernados de uma coleção prevista pra 10 (e essa da Salvat traz apenas 5 histórias)!

    Sobre a "SONJA".... Eu tbm sou mais a versão do Frank Thorne (é a definitiva pra mim). E por falar nele, vc sabia q após a saída dele da Marvel ele partiu pra HQs de sexo explícito? Sim, e na maioria delas usava SÓSIAS da "SONJA" em cenas tórridas de sexo. Essas HQs são: "Ghita of Alizzar" e "Iron Devil" (entre as q eu me lembro)!

    E realmente.... O final da saga da "Sue/Malícia" iria botar ainda mais lenha na fogueira das polêmicas atuais, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. "o politicamente correto é um porre, mas se querem "direitos iguais" então deviriam primeiro dá uma bela olhada nas propagandas nas tvs e programas , porque aí que está(ria) maior parte do apelo desnecessário da imagem da mulher."


    Oi, Ivan.... blz?

    Mas já existem grupos de "patrulheiros da moral" na TV.... Q passam o dia fazendo exatamente isso (um desses é o "amanhã dos nossos filhos": q querem uma programação "censura livre" 24 horas por dia - como se só as crianças assistissem TV). Continuo achando q essas pessoas são incompetentes q não conseguem educar e patrulhar os próprios filhos e acham mais fácil tentar "proibir" e "censurar" a programação inteira da TV!

    Sobre "exposição do corpo da mulher".... Isso é uma hipocrisia tremenda da mídia, pois tanto homens qto mulheres tem os corpos expostos: Não vejo ninguém reclamando dos homens sem camisa q aparecem nas novelinhas da Globo ou em reality shows (tipo Big Brother): Só o corpo da mulher é explorado na mídia por acaso?

    Falam em mulheres sensuais expostas demais nos gibis.... Mas e os super-heróis masculinos? Tbm não aparecem o tempo todo exibindo músculos e bíceps? Pois é, nunca vi manifestações pedindo pro "Hulk" passar a usar terno e gravata, ou pro "Conan" passar a usar armadura tbm!

    E concordo com vc q a melhor representatividade pra mulher nas HQs é a personalidade (independente da roupa - ou falta dela).... E pra isso, só precisa ter um bom roteirista (homem ou mulher) escrevendo BOAS histórias!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ver o St. tira Teima foi um ensaio para isso... Teoria da conspiração

      Excluir
  33. "Tentando ser o mais objetivo possível: sexo vende! E como o público de quadrinhos ainda é predominantemente masculino... "


    Essa foi a 1º lição q eu aprendi na faculdade de publicidade.... O SEXO vende sim (E MUITO): Tanto pra homens qto pra mulheres (sim, elas consomem sexo e erotismo tanto qto nós: taí o LIVRO e o FILME dos "50 Tons de Cinza" q não me deixa mentir: um romance entre uma moça jovem e inexperiente com um sado-masoquista ricaço q tem um quarto só pra "torturas sexuais" - esse livro foi best-seller de vendas pra um público predominantemente feminino)!

    E não estou criticando as mulheres por conta disso, mto pelo contrário: SEXO é bom e vende pra TODO MUNDO (pra nós e pra elas). Há quem não goste, é claro (ou "finge" q não gosta), mas é comprovado matematicamente (e NÚMEROS nunca mentem) q o SEXO, digo: a sensualidade e erotismo em geral é o q movimenta as engrenagens da mídia (literatura, cinema, TV, e GIBIS)!

    E na boa: Isso SEMPRE vai existir.... por mais manifestações e reclamações q façam, o SEXO sempre vai ser predominante na mídia. Negar isso é negar a lógica comercial q move TUDO q consumimos (desde o simples comercial de cerveja até o livro soft-pornô q vira o maior sucesso de vendas nas livrarias)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  34. "Kkk. Podem lançar. É até um alivio sair edições que não me darão vontade alguma de comprar. "


    Mas e o desperdício de papel?

    A "Saga do Clone" teria cerca de 10 encadernados.... Imagine q injustiça seria derrubarem tantas árvores pra relançarem isso? A menos q os leitores q comparem reutilizem depois as ed. como papel-higiênico, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que aprendi como se faz um palito de dentes no desenho do Pica Pau não tenho mais ilusões quanto a se salvar as arvores.

      Excluir
  35. Sim, fiquei sabendo. Até baixei "Ghita" no DC++. Só "Iron Devil" que não achei na época. Já está na hora de dar uma nova vasculhada!

    Mas esse redirecionamento da carreira não surpreende. O Thorne se cercava de inspiração:

    http://bronzeageofblogs.blogspot.com.br/2009/06/frank-thorne.html

    O mago é antes de tudo um bon-vivant!

    Tem razão sobre o Quarteto do Byrne. Acho praticamente impossível retomarem de onde a MC do Quarteto parou, até porque a série MC foi aparentemente descontinuada, mas fica dúvida... teria essa fase pouco apelo no Brasil ou terá sido resultado de um momento menos favorável do mercado interno de HQs? Se fosse relançada hoje daria certo? Dúvidas...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  36. "Até baixei "Ghita" no DC++. Só "Iron Devil" que não achei na época."


    E aí, doggma.... blz?

    Eu peguei o "Iron Devil" pelo DC++ mesmo (antes de algum moderador filho da puta me expulsar de lá por uma regrinha besta q eu nem percebi q tinha infringido, rs).... Mas isso já faz alguns anos, acho q vc encontrará esse arquivo por lá ainda!

    E obrigado por esse link sobre o Thorne.... Fiquei espantado em como algumas cosplayers de antigamente se pareciam mto com a imagem q q eu tinha da "Sonja" na mente. Digo, essa q tá na capa das 2 ed. da "ghita" é a própria "sonja" (até pq, as 2 personagens são basicamente a mesma coisa, rs)! E realmente, o Thorne parecia viver em meio à uma suruba por essas fotos, rs!

    Sobre o "4F" do Byrne.... A informação q eu tenho (de um editor da Panini mesmo) é q os "Maiores Clássicos" foram um fracasso de vendas e a matriz italiana não quer nem saber de tentar de novo esse material por aqui. Mas claro, isso faz tempo tbm q me disseram, só acho q não devem ter mudado de ideia de lá pra cá (se essa bosta de filme da Fox ainda tivesse sido um sucesso nível "Vingadores", até seria plausível uma nova tentativa na fase Byrne - só q infelizmente não deve rolar de novo - não tão cedo, creio eu)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  37. "Depois que aprendi como se faz um palito de dentes no desenho do Pica Pau não tenho mais ilusões quanto a se salvar as arvores."


    Verdade, rs... Eu lembro dessa:

    Uma árvore inteira é transformada num único palito de dentes, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  38. Que pena saber, Leo. O Quarteto do Byrne merecia prioridade na fila de reedições, independente do meu gosto pessoal, mas pela qualidade e representatividade mesmo. Nem pra isso aquela joça fantástica de filme serviu!

    Thorne é o Marv Wolfman Bizarro: ele trazia a ficção pra realidade... Aliás, ótima a imagem que você evocou aí, da "suruba de Sonjas". Uau.

    (será que o Manara e o Serpieri também adotam esse método de trabalho?)

    Sobre o DC++... toda semana sou banido de algum hub lá, rs. É só trocar o nick, dar uma resetadinha no modem e voilá: I'm back in the game. Se bem que ultimamente uma rápida googlada já resolve... tem torrent de gibis aos montes por aí. No site Kick Ass, por exemplo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, doggma.... blz?

      Eu acho q esses caras q vivem trabalhando com gibis eróticos... devem mesmo fazer algum tipo de laboratório pra isso: Nem q seja pela própria "inspiração" pro trabalho (digo, idas frequentes à puteiros ou coisas do tipo). Falo isso, pq o artista de verdade sempre "vive" à fundo os universos q retrata em sua obra, rs!

      E uma pena mesmo q a fase Byrne não tenha tido uma nova chance durante o hype do novo filme.... Mas pelo menos a "CHM" acabou rolando (e espero q tenha continuidade - só q agora, depende só das boas vendas, pois o filme não servirá mais pra "promover" os gibis da equipe)!

      Qto ao DC++... Já fazem uns 3 anos q fui expulso, mas te confesso q não tem me feito a menor falta mesmo (nem tentei voltar mais). Já estou bem servido com o kick tbm, rs!

      Abs!

      Excluir
  39. "Não queremos mais saber de leitores como vcs, agora queremos um outro tipo de público pras nossas revistas" (foi essa a mensagem direta q foi passada através da mudança)! Perfeita e precisa sua linha de raciocínio, Leo! Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Foi essa a sensação q eu tive após tantos anos acompanhando essas séries: Essa mudança foi um chute pra escanteio no público q elas tinham!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...