15/03/2024

"Falcon" (Convenção POA/RS): FOTOS em Ação...

"Falcon", o boneco mais famoso do Brasil e que tem atravessado gerações... Ganhou uma convenção aqui em Porto Alegre no domingo passado (e eu compareci, naturalmente - hehe)! 

Nesta postagem especial e exclusiva, eu trouxe algumas FOTOS do evento (na última eu apareço junto aos demais participantes) e de muitos "Falcons" raríssimos, importados, e customizados! O "Super-Comando" está mais VIVO do que nunca, rs! 

Confira abaixo:

O "Falcon" foi lançado no Brasil em 1977... Inspirado no "G.I. Joe" americano (Comandos em Ação), que já existia nos EUA desde a década de 60. Por aqui, o boneco fez um sucesso avassalador em seu AUGE de produção (entre 1977-1982), tendo 17 modelos oficiais lançados pela Estrela e dezenas de cartelas com aventuras icônicas que marcaram época: "Safári na África" (que vinha com um gorila junto), O "Mergulhador" (de roupa laranja, que vinha com um tubarão e um arpão), "Missão Teleférico" (que trazia uma aranha gigante e sua teia), e muitas mais (as aventuras em cartelas não vinham com o boneco, mas eram completas com roupas e acessórios). A linha "Falcon" acabou em 1982 (foi cancelada pra dar lugar aos brinquedos originais dos "Comandos em Ação" - de escala menor). Em 1994/1995 houve uma tentativa de retomar o "Falcon", e mais 5 NOVOS modelos foram lançados (um deles era o vilão "TORAK" agora com um visual mais parecido com o "Destro" dos G.I. Joes e variações dos "Soldado", "Piloto", e 2 "NINJAS") só que fracassou e somente nos anos 2000 fizeram outra tentativa (mais fracassada ainda, com apenas 3 novos modelos)! Porém, desde 2017 o "Falcon" ressurgiu com tudo e de lá pra cá tivemos mais de 25 NOVOS lançamentos e uma FARTA produção paralela de customizadores e estilistas (que fabricam roupas e acessórios sem fim)!

Depois dessa breve apresentação e retrospectiva da trajetória do "Falcon" no Brasil... Devo ressaltar que acompanho o boneco desde 1977 (quando ganhei de natal meu 1º "Falcon" e que era - justamente - o 1º modelo lançado no Brasil: O "Ação Camuflada"). Eu tinha 5 anos de idade em 1977, e o "Falcon" logo se tornou o meu brinquedo favorito de infância (acompanhei ele até 1982, quando ele já estava em sua polêmica "Linha Futurista" - e que divide opiniões até hoje). Com o relançamento DEFINITIVO de 2017 (divulgado aqui no blog, inclusive) minha memória afetiva disparou de uma forma avassaladora e voltei a colecionar o boneco depois de 40 ANOS, rs! Logo, passei a ampliar meu leque de opções no colecionismo do boneco ao incentivar e apoiar o trabalho dos customizadores de roupas e acessórios (que chegam a superar de longe em qualidade e criatividade a própria Estrela), o que me levou a adquirir (com o tempo) cerca de 50 a 60 "Falcons" (e inúmeros veículos e acessórios - em escala 1:6)! 

Assim, comparei ao evento no domingo último... e foi disparado o MELHOR de todos os eventos que eu já participei (incluindo os de quadrinhos, hehe): Foi no salão de festas de um dos organizadores de um grupo de ZAP do qual eu participo: Teve um churrasco pra comemorar e diversas mesas com "Falcons" expostos pra compra/venda (ou apenas para apreciação de itens de colecionador - não negociáveis, rs). Uma galera TOP demais (só tiozões acima de 40/50 anos - o perfil de colecionador RAÍZ do boneco) e mais de 6 HORAS só falando de "Falcon" (não tinha espaço pra nenhum outro assunto e ainda parecia pouco)! Acima, selecionei apenas algumas das FOTOS que considerei as melhores figuras do evento (eram centenas de "Falcons"): Um "Falcon" dos pampas (o mascote do encontro, rs) ao lado de um soldado do velho oeste e um canadense; Um piloto clássico (importado); Um "Camuflado" (custom); Astronauta; Alpinista (de uniforme vinho/grená - modelo clássico de 1978); Soldado Alemão (roupa custom - já encomendei uma); "Menudo" (réplica de 1980 com jaqueta vermelha em vinil); Mergulhador Amarelo; Um Falcon do Hamas (custom); e abaixo: Uma FOTO com todos os participantes (mal posso esperar pela próxima - que deve rolar em breve)!  

Até+

17 comentários:

  1. Oi Leo!
    Nada como uma boa nostalgia para deixar nós tiozões felizes!
    Eu vi esta última foto da matéria no domingo quando você postou lá no Facebook e vi a expressão de felicidade no rosto de cada um, voltando a ser criança e reimaginando a infância e suas brincadeiras caso tivessem as facilidades de hoje em customizar e adquirir acessórios do personagem!
    Eu tive um Falcon na infância, que era caríssimo, e algumas aventuras dele! Não chego a dizer que foi meu brinquedo favorito da infância porque os super heróis (Gulliver) sempre preencheram este espaço na minha vida até porque com HQs, desenhos animados e séries que tinham aos montes na época era difícil não viver sonhando com os heróis!
    O Falcon eu via como uma coisa mais séria, um militar, um futuro "obrigatório" de qualquer garoto pelos costumes da época, e isso meio que ficava como uma coisa que eu "iria ter de fazer no futuro", e nesta visão errônea eu não via que o Falcon era um super herói como qualquer outro da Marvel ou DC com suas particularidades!
    Um erro muito grande da minha parte!
    Eu tenho muita nostalgia principalmente dos Anos 80, e na época que o Falcon começou a ser relançado eu até pensei em voltar a colecionar ou ter, mas algo desviou minha atenção e eu acabei deixando para lá, mas também não teria onde guardar tanto personagem e acessório!Ademais, nem tenho para quem deixar!!
    Acho bacana você que estão aí colecionando, respirando e revivendo outros tempos, isso é bom, é revigorante!
    Para não ser tão depressivo, confesso que meu sonho de action figure é o Batman de 1989 da Hot Toys!
    Sou louco para ter um, pena que custa caro demais, mas mesmo assim estou tentado a adquirir um este ano! Vamos ver se dá certo!!
    Ainda sou fascinado pelo filme de 89, a atmosfera, a fotografia, a Batcaverna, o Batmóvel, a sala de armaduras (armor hall), o traje do herói que ainda é o mais impactante de todos, o Coringa terrorista químico e genocida, e claro Kim Basinger (cuja Playboy era disputada a preço de ouro na época)! Incrível pensar que ela já está com 70 anos!!
    Parabéns pela matéria e traga para nós mais fotos das próximas convenções!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Nem me fale, amigo... O "Falcon" despertou de novo em mim toda uma teia de lembranças e sentimentos nostálgicos da infância (nos gloriosos anos 70 e 80): Tanto é, q HOJE eu sou mais fanático em colecionar o boneco do q eu era entre os 5 e 10 anos de idade!

      Todos os tiozões q tavam no evento eram quarentões e cinquentões q mantinham o mesmo saudosismo pelo boneco... A maioria era q nem eu: na faixa dos 50 e poucos e q tiveram o Falcon na infância. Os quarentões já vieram dos anos 90 (através do relançamento do Falcon em 1995 e/ou q migraram dos "GI Joe" de escala menor pro Falcon de 1/6)!

      O "Falcon" tem todo um contexto histórico e político no Brasil... Ele surgiu em 1977 (ainda no AUGE do Regime Militar) e eu venho de uma família de militares: Meu pai já era falecido na época, mas meu avô era tenente do exército e foi ele q me deu meu 1º "Falcon" (O "Ação Camuflada"). Era um boneco caro mesmo, mas toda a minha família sabia q era meu brinquedo favorito e sempre nas datas comemorativas eu ganhava "Falcons" ou "cartelas" de acessórios de presente (aniversário, dia da criança, natal, etc). Assim, eu consegui ter vários falcons mesmo com a minha família sendo de classe média (meu avô era tenente aposentado e sustentava a casa - minha mãe ainda estudava direito e não tinha começado na advocacia)!

      Ironicamente, enquanto o "Falcon" desfrutava de um sucesso avassalador aqui no Brasil... nos EUA a linha já definhava e ele havia deixado de ser um militar pra se tornar um aventureiro (devido à rejeição do povo americano com a Guerra do Vietnã nos anos 60 e início dos 70: O "GI Joe" precisou focar mais na aventura e menos em guerra: Um tema impopular perante a opinião pública)!

      Lá fora... Os "Joes" só voltaram a bombar na 2º metade dos anos 80, qdo o "RAMBO" impulsionou o gênero de AÇÃO e guerra novamente ao topo e o desenho animado dos "Comandos em Ação" foi um puta sucesso (até aqui no Brasil, na mesma época de "Transformers" e "He-Man")!

      Desculpe a "empolgação" demasiada com o assunto (se deixar eu falar sobre "Falcon" e o cenário q o envolve: eu só termino no dia seguinte, hehe!

      O "Batman" de 89 ainda me fascina tbm... E comprei pro meu filho um boneco do Michael Keaton (relançado ano passado por causa do FILME do "FLASH") além da "Bat-ASA" (q ficou mto bacana e devo comprar uma pra mim tbm antes q recolham o "encalhe" das lojas, kkk)!

      Abs!

      Excluir
    2. "... o Coringa terrorista químico e genocida, e claro Kim Basinger (cuja Playboy era disputada a preço de ouro na época)!"

      Kim Basinger delícia. Infelizmente, o tempo voa.

      Excluir
  2. E aí Léo!?
    Show, não tem como a galera não parar pra prestigiar um evento desse.
    Pode ser uma simples mesa com itens clássicos, sempre terá alguém pra admirar.
    Minha ligação com o Falcon também vem dos anos 70/80, mas meu pai não tinha grana pra isso, porém em um Natal o meu sobrinho ganhou um Falcon com helicóptero amarelo, meu irmão não poupou despesas,😅. Claro que aproveitei🤣.
    Quando foi relançado em 2017, aí foi aquilo que a maioria sentiu, "vamos comprar o que não conseguimos no passado, bonecos, aventuras e veículos".
    A estratégia da Estrela foi muito boa no início, preço era adequado, até a chegada dos "olhos de águia", partir daí os valores subiram, mas eram os olhos que mexem de verdade,👀, tá valendo 😅.
    O ruim foi atrelar os bonecos com as aventuras, acredito que cartelas separadas seriam mais em conta, assim encareceu o brinquedo. Depois, atrelou algumas vantagens pra determinadas pessoas, os chamados "parceirinhos", vc sabe que rolou na época.
    Os veículos no início foram show, até a chegada do Buggy super inflacionado, até hoje não entendi o motivo do valor, também tem o helicóptero, que inexplicávelmente pra mim, a Estrela se recusa a relançar.
    O fabricante se perdeu com sua equipe de acessores e aí foi bom que os amigos conseguiram costumizar e apresentar estes itens fantásticos conforme as fotos.
    Infelizmente não tenho condições de comprar todas as aventuras, algumas que deixei passar e me arrependo são, Tesouro Submarino, Agente Secreto e o Marinheiro.
    Como consegui adquirir o Natal em Patopolis hoje, talvez no tempo certo consiga estes itens por um valor acessível pra mim.
    Valeu meu amigo 👍.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Wesley... blz?

      Sobre admirar uma mesa com "Falcons"... Eu fiquei mais de 6 horas no evento olhando e apreciando cada uma das dezenas de mesas expostas, hehe! Nem vi o tempo passar, só percebi q tinha passado mais de 6 horas qdo a patroa ligou e me pediu pra procurar um supermercado aberto no domingo pra comprar coisas pro café e pra janta, rs). Não fosse isso, eu continuaria naquele espaço q parecia um LIMBO onde o tempo tinha parado!

      E por falar em "tempo parado"... o boneco q mais passava essa sensação de estar novamente nos anos 70, foi o "Alpinista" clássico (de roupa vinho/grená): Esse boneco te transporta pelo tempo de uma maneira indescritível (do "Alpinista" eu tenho só a versão moderna do relançamento de 2019 (afro e com a roupa vermelha - q tbm é espetacular)!

      Sobre o relançamento da Estrela em 2017... Eu acho q a empresa errou desde o início em algumas ações: Por exemplo, no começo, evitaram a todo custo botar "armas de fogo" nos Falcons (o 1º q veio ARMADO foi o "Soldado de Elite" (q era aquele com tiragem bem reduzida de apenas 400 peças). Levou 2 ANOS pra Estrela cair na real e perceber q o público do "Falcon" não era mais as crianças e sim: os tiozões q queriam o boneco armado até os dentes. Qdo a Estrela percebeu a cagada de ter sido tão SOJADA no início: aí partiu pros armamentos pesados SÓ Q passou a cagar em outras coisas (alterações nos relançamentos q não agradavam a todos e geravam hates e polarização nas redes sociais)!

      Hj a Estrela erra mais do q acerta em cada lançamento... Mas ainda consegue surpreender com coisas boas ("CONDOR". "Águia Selvagem", "Marinheiro") e CAGAR com algumas porcarias ("Samurai", "Bombeiro", e o recente "Lixo Atômico", kkk)!

      Dos veículos eu tenho todos agora... consegui os 2 helicópteros clássicos em perfeito estado e na caixa ainda por cima (amarelo e preto)! O tanque de guerra e o JIPE militar eu peguei no relançamento em 2020! Consegui um Jipe BEGE de 1995 com um colecionador e por um bom preço! E o BUGGY eu peguei o preto MAS vou mandar pintar de azul (vai ficar idêntico ao antigo)!

      Uma DICA pra vc, amigo: O "Agente Secreto" eu te sugiro q faça q nem eu e customize um: Vai sair mais barato q comprar o do Estrela e vai ficar BEM melhor, acredite. O meu "Agente" é um boneco moreno com barba (reflocado pra ficar RUIVO); A roupa é do Giovanni (mas a do Shima tbm é perfeita); e a maleta 007 é réplica da Gajigaji (com menos de 300 pila vc monta um assim - mais barato q os 400 da Estrela e q ficou PIOR: roupa feia, maleta sem divisória, etc)!

      Abs!

      Excluir
  3. Pois é, no meu caso eu não cheguei a pegar essa fase, pois eu nasci em 1980 e o boneco veio a sair de circulação em 1982. Eu fui da fase Comandos em Ação, Transformers e Barbie para as meninas. Foi um tempo que era sempre anunciado esses brinquedos na tv e nem preciso dizer que quando chegava dia das crianças ou natal era propaganda direto. Bons tempos dourados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Vc nasceu em 80... De fato, o "Falcon" tinha saído de linha em 82, MAS foi relançado em 1994/95: Só q aí vc tinha 14/15 anos e nessa idade de adolescência imagino q tivesse passado o hype pra brinquedos, hein? hehe!

      Foi assim comigo tbm... Qdo o "Falcon" saiu de linha em 82, eu fiquei mto triste, mas logo passei a curtir outras coisas mais da minha idade na ocasião (fiquei viciado em vídeo-games e fliperamas, kkk)! Tanto, q nem me liguei no relançamento de 1995 (q acabou flopando mesmo e teve apenas 5 bonecos lançados)!

      Abs!

      Excluir
  4. Fala Leo, tudo bem? Tempão que não apareço aqui. Quando conheci o seu canal, ele havia sido criado há pouco tempo.
    Não tinha nem um ano de existência. O tempo está passando rápido...
    Mas essa matéria me remeteu ao passado de uma forma avassaladora. Em 1979, com quatro anos de idade, ganhei um "FALCON" da primeira série da Estrela. Ele vinha com o uniforme básico verde do Exército. É tudo o que me lembro. Agora, uma pergunta. Por acaso você já viu algum "FALCON" customizado como soldado de Infantaria da F.E.B.? Com apetrechos de combate e tudo mais?
    Não sei por que essa ideia me veio à mente, mas acho que ficaria muito legal um modelo desses.
    Então é isso, até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michel... Tdo bem?

      Bem-vindo de volta, amigo... O tempo tá passando rápido demais mesmo, hein? Parece ontem q eu criei o blog pra compensar q o Fórum Panini tinha sido deletado e eu não tinha mais onde comentar sobre gibis, hehe: Mas lá se foram mais de 12 anos!

      O "Falcon" q vc ganhou na infância provavelmente deva ter sido este do LINK abaixo, né? O "Combate" (tenho ele em réplica perfeita desse uniforme):

      https://falcon80.com.br/uploads/photosW/616059637242d.jpg

      Agora, sobre um "Falcon - Soldado da F.E.B."... Encontrei este aqui customizado no LINK abaixo (seria mais ou menos assim)?

      https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_793414-MLB52624624492_112022-O.webp

      Abs!

      Excluir
    2. Rapaz, ficou legal esse Falcon infante da F.E.B.
      Só não entro nessa onda de colecionar Falcons porque ela é muito cara.

      Excluir
    3. Oi, Michel... ficou bacana mesmo esse Falcon da F.E.B. né? E ele é todo custom (um serviço artesanal q bota a Estrela no chinelo, rs)!

      Abs!

      Excluir
  5. Diz aí comandante Leo!

    Muito boa essa postagem trazendo um item colecionável tão rico e cheio de possibilidades como o do "Falcon". Quebra um pouco a uniformidade de matérias sempre sobre HQs, embora particularmente não tenha conhecimento nem familiaridade com o tema, pois na infância não tive contado com os produtos da linha "Falcon" esse era um brinquedo que a condição financeira familiar não comportava adquirir. Aqui no centro-oeste apenas crianças de famílias com uma melhor renda tinha acesso a tal produto.

    Contudo sempre gostei dos comerciais do brinquedo que eram verdadeiras "produções cinematográficas" por assim dizer onde nosso herói atuava nas mãos da garotada em ações pra lá de criativas. Dá pra ver pelo texto e principalmente pela foto do evento noticiado pelo comandante a sua satisfação e alegria com o colecionismo do nosso "super comando" de brinquedo. Parabéns pela matéria, pelo evento e por colecionar algo que mantém vivo o lado inocente e pueril de uma infância que foi bem mais intensa, verdadeira e sem patrulhas como a dos dias atuais.

    Valeu comandante, um abraço e até a próxima matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Às vezes o pessoal me cobra mesmo q eu faça mais postagens sobre colecionismo em geral, q nem eu fazia nos primórdios do blog (onde eu comentava mto as miniaturas da Eaglemoss e os Marvel Legends), mas sempre q eu posso eu trarei umas postagens assim de volta (justamente pra variar um pouco e não ficar só na uniformidade dos gibis, hehe): Ano passado eu trouxe até aquela postagem com as raríssimas tampas de margarina da marvel/DC, lembra? rs!

      Agora foi a vez do "Falcon", até pq, é mto difícil eu comparecer em eventos (sejam de quadrinhos ou de figuras de ação) e precisei registrar aqui esse raro momento em q participei ativamente de uma convenção, rs. De uns 3 anos pra cá eu tenho me especializado em revender peças e acessórios de "Falcon", q é uma coleção "auto-sustentável" pra mim (eu não gasto nada do meu orçamento REAL com "Falcon": os q eu compro hj são fruto do lucro q tenho revendendo os bonecos em grupos fechados de colecionadores de "Falcon" - Claro q é um lucro pequeno, mas já cobre ao menos os meus gastos com o próprio falcon, rs)! Já com os GIBIS, não tem jeito: Esses acabam saindo do meu orçamento do mês mesmo (não consegui fazer um esquema "auto-sustentável" com as HQs, kkk)!

      Aqui no sul, eu lembro q pra comprar "falcon" na infância tbm era difícil, tanto: q eu meio q só ganhava eles nas datas de presentes (níver, dia das crianças, e natal), mas lembro tbm q minha família aproveitava os SALDÕES das lojas Americanas e da Mesbla (esta última nem existe mais) e sempre tinha uns falcons e cartelas de aventuras com ótimos descontos em balaios de encalhe nessas lojas (acho q a Estrela produzia demais o boneco e acabava sobrando essas queimas de estoque)!

      Obrigado por ter curtido a matéria... Não podemos reclamar das nossas infâncias diante dos tempos atuais. Vejo pelo meu filho, q passa mais tempo trancado em casa do q eu (q brincava na rua com a molecada do bairro até de noite). Hj, tá tudo mais perigoso e tem mto mais trânsito nas ruas tbm (o q complica até pra criançada andar de bicicleta). Assim, meu filho (q vai fazer 6 anos mês q vem) tá tendo uma infância bem diferente da minha e tem poucos amigos (devido ao distanciamento social dos dias de hj, onde a maioria das crianças fica mais isolada com jogos virtuais e redes sociais do q vivendo o dia-a-dia como a gente viveu naquela época)!

      Abs!

      Excluir
  6. Fala comandante, não cheguei a pegar os Falcons. Nasci no meio da década de 80 e lembro somente desse relançamento lá por 94 onde, na ocasião, só o vilão e o robô, amigo do Falcon, que me interessavam um pouquinho mais mas o custo benefício não me pegava. Preferia ficar com os comandos em ação, que eu chuto que era mais baratos que um Falcon, na época (embora não fosse troco de pão também).

    Depois cheguei a ter uns de uma coleção bootleg chamada "Magnificient Team", que pra mim, eram uma cópia "do paraguai" do Falcon, esses sim, bem mais baratos. Conhece essa coleção?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Vinícius... blz?

      Os "Comandos" (em escala menor) eram bem mais baratos q o Falcon sim... e fizeram enorme sucesso tbm pq pegaram bem o AUGE do desenho animado da 2º metade dos anos 80 (qdo o Falcon já tinha saído de linha)!

      Hj, contudo... esses pequenos "Comandos" valem uma fortuna (tem figuras raras q são vendidas a peso de OURO nos grupos q frequento, hehe)! Já essa coleção q vc falou (Magnificient) eu não conheço não: Aliás, o "falcon" e os "comandos" geraram toda uma infinidade de cópias e brinquedos similares (a maioria eu não conheço mesmo, pois nos grupos de "Falcon" q eu participo, os ADM proíbem a divulgação e venda de outras coleções q não sejam "falcons" e "joes", rs)!

      Abs!

      Excluir
  7. Fala, Leo. Blz. Como nasci no finalzinho dos anos 80, Falcon para mim era igual aquela música "nunca vi, só ouço falar", só mesmo com o relançamento que pude ver um ao vivo, que foi (e ainda é) nas lojas de brinquedos, porque nunca comprei e nem conheço alguém que tenha.

    Essa questão do público ser os tiozões é a mais pura verdade, tenho filho pequeno e nunca comprei para ele, porque nunca me pediu um, e nunca vi outras crianças com esse boneco. Chutaria que 99,9% das vendas são para vocês mesmo... hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Verdade pura, amigo... A própria Estrela já se deu conta de q o Falcon NÃO atrai nenhuma criança nos dias de hj e acaba se tornando um boneco pra "tiozões" saudosistas, hehe!

      Tanto, q a Estrela hj vende o "Falcon" apenas on-line (numa seção específica de seu site)... ele parou de ser lançado pras lojas físicas (salvo um lote ou outro de encalhe q acabam aparecendo no varejo de vez em qdo)!

      O meu filho (q vai fazer 6 anos semana q vem) tbm não se interessa pelos meus falcons e nem tem vontade de brincar com eles, kkk... o negócio dele é jogos de celular e Hot Wheels!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...