31/01/2024

Marvel (Especial) DOSE TRIPLA: "Homem-Aranha" + "4F" + "Demolidor"...

COMBO TRIPLO marvetinho, rs... Mesclando materiais clássicos e modernos com a trinca: "Aranha-4F-Demo"! Destaque pro selo "Essencial" que faz uma dobradinha aracnídea ("Tormento" e "Azul"), A volta do "Novo 4F" (formado por: Aranha, Wolverine, Hulk, e Motóca), e o FIM da "Saga do Demolidor" (que continuará a partir de agora na linha "EPIC"):

"Homem-Aranha: Tormento", "Homem-Aranha: AZUL", "A Saga do Aranha" 8-9, "O Novo 4F" (Lendas Marvel), "4F: OMNIBUS" (de Jonathan Hickman), A "Saga do Demolidor" 16 (FINAL), e "Demolidor - de Mark Waid" (Vol. 1)! 

Confira abaixo:

"Homem-Aranha: Tormento" + "Homem-Aranha: AZUL" + "A Saga do Aranha" 8-9: Na tentativa de deter o Lagarto, o Aranha embarca em uma jornada perturbadora ao coração sombrio de Nova York. "Tormento" (capa-dura, 136 pág, R$ 69,90) é a saga que consagrou Todd McFarlane (Spawn) no ápice de sua representação gráfica do Aranha e reúne: "Spider-Man" (1990) 1-5 (Uma "BOA" HQ com estilo mais pesado e psicológico, bem na linha da "Última Caçada de Kraven", e já publicada várias vezes no Brasil pela: Abril, Panini, e Salvat)! A linha "Essencial" também retorna com o "Homem-Aranha: AZUL" (capa-dura, 168 pág, R$ 84,90), de Jeph Loeb & Tim Sale (Batman). A trama acompanha os primórdios de Peter Parker atuando como o Homem-Aranha e o início de seu relacionamento com a bela Gwen Stacy, além do surgimento de Mary Jane pra formar um triângulo amoroso com o herói. A HQ tem um tom nostálgico e revisita as histórias originais de Stan Lee & John Romita nos anos 60 (reúne as 6 edições da série, publicada originalmente em 2002)! E a "Saga do Aranha" continua em uma ótima fase dos anos 80 (mais conhecida dos leitores brasileiros pelos formatinhos da Abril e pouco republicada depois disso). No Vol. 8, o Aranha enfrenta o supervilão "Fraude", mas o derrota facilmente (até demais). Participações especiais nas demais histórias: "Cavaleiro da Lua", "Paladino", "Cristal", e "Homem de Ferro" (Reúne: "Peter Parker" 58; "Peter Parker Annual" 3; "Marvel Team-Up" 108-110; e "Amazing Spider-Man" 220-221)! E no Vol. 9: A Volta do "Homem-Lobo". A revenche do Aranha contra o "Corisco", e uma festa universitária é invadida pelo "Fantasma Vermelho" e sua horda de primatas mortíferos (Reúne: "Peter Parker" 59-60; "Amazing Spider-Man" 222-223; e "Peter Parker Annual 3")!
 
"O Novo 4F" (Lendas Marvel) + "4F: OMNIBUS" (de Jonathan Hickman) + "Mulher-Invisível" (Figura de Ação): "Homem-Aranha", "Wolverine", "Hulk", e "Motoqueiro Fantasma"... Quando esse grupo improvável se reuniu pela 1º vez para formar o "NOVO 4F" (em uma HQ dos anos 80 publicada pela Abril em: "Grandes Heróis Marvel" nº 45), eles fizeram história. Agora, essa formação retorna para investigar um surto de violência em Las Vegas. Com forças demoníacas perigosas por trás de tudo, eles vão precisar de bastante ajuda para enfrentar o que vem (inclusive de membros do Quarteto original). Mais uma série moderna com pegada "RETRÔ", pelo selo: "Lendas Marvel" (capa-cartão, 128 pág, R$ 34,90)! Jonathan Hickman renova e redefine a 1º Família da Marvel em uma saga épica e arrebatadora através do tempo, do espaço e da realidade. Um Franklin mais velho chega do futuro com um aviso ameaçador. Galactus surge e uma nova Onda de Aniquilação ameaça invadir a Zona Negativa. É quando uma tragédia acontece, e, de luto, os membros sobreviventes do 4F resolvem dissolver a equipe. Contudo, das cinzas surge: A "Fundação Futuro". A edição da Panini (capa-dura, 800 pág, R$ 324,90) reúne: "Dark Reign: Fantastic Four" (2009) 1-5, "Fantastic Four" 570-588, "FF" (2011) 1-5, e "Dark Reign: The Cabal" 1! Por FIM, a "Mulher-Invisível" ganha uma bela figura de ação (toda intangível) na FOTO abaixo (curiosamente, a 1º miniatura custom que eu tive - na escala Eaglemoss - foi justamente uma muito parecida com essa, rs)!

A "Saga do Demolidor" 16 (FINAL) + "Demolidor - de Mark Waid" (Vol. 1): A batalha da Senhora do Medo e o Demolidor chega ao clímax e o herói terá de se esforçar ao máximo para sobreviver ao confronto, enquanto um inimigo que todos julgavam derrotado continua a trilhar seu retorno ao poder. Matt Murdock decide pegar o metrô de Nova York e descobre que os túneis subterrâneos da cidade apresentam diversos desafios, seja para um homem cego ou até mesmo para um super-herói à paisana. E uma sujeira inesperada aparece para o Homem Sem Medo limpar: O Demolidor se vê envolvido em uma disputa entre diversos vilões e, sem provas do imbróglio, eles podem sair limpos dessa. Este é o ÚLTIMO número da "Saga do Demo" (que a partir de agora continuará pelo selo "EPIC" - já estreando com a fase do "Uniforme Hi-Tech", rs). Reúne: "Daredevil" 315-318 e "Daredevil Annual 9" (Material INÉDITO no Brasil - Pulado pela Editora Abril na época)! E o selo "Marvel Saga" (que já teve uma coleção estrelada pelo "Aranha") traz agora a republicação da fase do Demo por Mark Waid (R$ 49,90). O demônio da Cozinha do Inferno está prestes a descobrir que é difícil recuperar amizades e alianças destruídas. Incapaz de exercer sua profissão como advogado, Murdock encontra outra maneira de ajudar inocentes em busca de justiça, e suas decisões farão com que seja testado de maneiras sem precedentes. Reúne as 6 primeiras edições da série de 2011 (já encadernada pela Panini em capa-cartão)!

Até+

19 comentários:

  1. Ã fase do Demolidor de Mark Waid não supera a fase de Frank Miller, mas é muito boa e dificilmente irei passar ela adiante.

    A Saga do Homem Aranha pretendo compra-la por enquanto, pois eu nasci em 1980, mas essa fase eu conheci somente de forma esporádica quando os meus pais compravam gibis pra mim quando pequeno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Acredito q a fase Miller no demo ainda seja insuperável entre todas q o personagem já teve... Em 2º lugar acho q eu botaria a fase Bendis (por trazer um tom mais "realista" ainda pras HQs). Mas essa do Waid é mto boa sim, e só passei a minha adiante pq tava incompleta!

      A "Saga do Aranha" eu tbm sigo fielmente... já q esse material qdo saiu pela Abril eu nunca li (só voltei a comprar o gibi do aranha qdo começou o hype em torno da fase McFarlane - eu tinha perdido quase tudo q veio antes e q é o q tá saindo na "saga" agora)!

      Abs!

      Excluir
  2. Oi Leo!
    "Homem Aranha Azul" na minha opinião deveria se chamar de "Estelionato Azul", pelo "grande escritor" Jeph Loeb pegar várias histórias da era de ouro do Aranha com Stan Lee\John Romita e criar uma história nas pequenas brechas deixadas nelas!
    Trabalho mais sem-vergonha impossível!
    Não gosto de Jeph Loeb, considero ele um "engodo", "um fasante" que deve ter amizades na indústria que facilitaram seu acesso ao emprego dos sonhos de muitos fãs que possuem idéias muito melhores que ele caso tivessem esta oportunidade!
    Todd McFarlane é outro engodo!
    Me lembro no final da Década de 80 o hype absurdo em cima dele por parte da Abril, elogiando o artista e escritor bem como a sua fase no Homem Aranha como se fosse a "reinvenção da roda"!
    Em 1992 o Aranha dele estreou e eu pensei: "Isso aí?"
    Bem distante da qualidade de um John Romita, Ross Andru, Keith Pollard, Mick Zeck, e até de Al Milgron!
    O pior de tudo é que passados mais de 30 anos minha opinião sobre o McFarlane só piorou, e não consigo gostar de nada em HQs vindo dele!
    Quando vi esta surpreendente capa da "Saga do Aranha nº08', entendi o porquê dela não ter sido usada pela Abril na época: O tom sombrio, já que as HQs eram destinadas ao público "infanto-juvenil" e não poderia haver tom assustador ou traumatizante para as crianças!
    A capa de "A Saga do Aranha nº09" vai pelo mesmo caminho!
    Esta história foi publicada originalmente em Homem Aranha nº 24 da Editora Abril de junho de 1985, e foi uma das últimas que tive na época! Me lembro até do dia em que a comprei, uma sexta-feira à tarde, num dia nublado e poeirento devido aos grandes ventos na época, e me lembro também que neste dia eu dei uns trocados para um homem que vinha se arrastando na rua por causa de um ferimento no pé como se fosse uma aranha, onde ele descia a rua de costas mexendo os braços e a outra perna com a machucada suspensa para não tocar no chão onde todos ficavam parados olhando tal situação e nada faziam. Esta edição foi comprada antes de dois eventos marcantes de minha vida na época que foi o atropelamento que sofri no início de agosto e a perda do emprego de meu pai em outubro, onde parei de colecionar HQS por quatro anos!
    São memórias um tanto mórbidas, mas aconteceram de fato e esta edição me traz todas estas memórias!
    O mais intrigante é que cheguei em casa e comecei a ler a edição que trazia o retorno do Homem-Lobo (que havia desaparecido na queda da ponte em "Homem Aranha nº06, de dezembro de 1983') e eu queria ver o que tinha acontecido com ele, mas não tinha explicação na revista, já que a Abril pulou a saga que mostrava o que aconteceu com ele por aqui), e eu vi uma HQ mal desenhada, sem explicação alguma do que aconteceu ao vilão, e um desfecho pífio!
    Achei que era uma edição "falsificada" feita no Brasil pela própria editora, pois não acreditava que na época o herói com ótimas histórias e muito bem desenhadas tivesse tido uma história dessas sem explicação alguma do que aconteceu o filho de J.J. Jameson depois daquele desfecho tão emblemático, onde o herói foi perseguido por mais este acontecimento pelo editor ranzinza e pela polícia!
    "A Saga do Demolidor" tinha de acabar mesmo este primeira temporada porque o nível de decadência das histórias estava muito grande, o que justifica a Abril ter pulado muitas destas histórias depois da Queda do Rei do Crime!
    Este action figure da Mulher Invisível totalmente "Invisível" me fez lembrar da época de escola onde tinha um colega que tinha um primo que tinha uma versão da Gulliver da personagem trazida dos EUA que ficava invisível ao colocar na água!
    Era pura mentira, mas a gente ficava na dúvida!
    Anos depois saiu uma versão da personagem que realmente ficava invisível se colocasse na água, mas não era padrão Gulliver e nunca saiu por aqui!
    Curioso é que não tínhamos imaginação de que a personagem poderia ser feita num plástico transparente o que lhe daria o visual "invisível" e nem a empresa sequer cogitou na época em fazer isso, já que tivemos versões exclusivas de heróis Gulliver
    no Brasil e a Sue Storm poderia ser outra!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Eita... não sabia q o Loeb era tão picareta assim, rs: Sei q ele foi o roteirista do FILME "Comando Pra Matar" (q é tosco mas eu gosto), mas nas HQs li pouquíssima coisa dele. Esse "Aranha Azul" é um q nunca li inteiro (só folheei rapidamente na época em q saiu pela panini em mini-série e me pareceu uma espécie de REMAKE da 1º aparição da MJ - q tbm trazia junto a estreia do "RINO" nas histórias originais de Lee/Romita)!

      O McFarlane eu caí na época no hype em torno da fase dele no aranha... Mas mesmo acompanhando essa fase na época, tava longe de ser das minhas histórias favoritas do aranha, pois eu percebia ali um tom mais "enfadonho" do q em épocas anteriores (afinal, o Peter tava BEM casado com a MJ e não havia mais aqueles conflitos românticos entre as várias namoradinhas q giravam em torno dele - Ou seja: As histórias estavam tão "CHATAS" qto um casamento comum da vida real, kkk)!

      Mesmo assim... te confesso q vou pegar a coleção do "SPAWN" q vai ser republicada pela Panini, pois meu filho gostou do FILME e pode ser uma brecha pra fazer ele abraçar a LEITURA de gibis (algo q ele tem sido resistente e ainda quero tentar q ele pegue gosto pelos quadrinhos - mesmo q seja utilizando o "spawn" se for preciso: Claro, eu guardaria os gibis até ele ter a idade certa pra isso, rs)!

      E é triste mesmo as lembranças q algumas HQs nos trazem, né? Lendo o seu relato acima, me lembrei q a última edição q comprei do aranha pela abril foi a nº 8 (q trazia a Tia May morta na capa). Foi justo no momento em q a minha família acabou falindo diante da crise econômica de 1985 e recebi a notícia de q não poderia mais continuar comprando gibis (logo a seguir, ainda me vi na situação de ter q vender TODA a minha coleção pra um sebo pra pagar as contas)! Pra vc ver: nem só de boas lembranças e memória afetiva vive a nossa mente qdo se trata de gibis!

      A "Saga do Demo" terminou num clima AMARGO... Li essa última edição meio por alto (tem um exemplar aberto na loja da panini daqui) e é RUIM demais, tá lôco! Desenhos medonhos (parecem rabiscos feitos nas coxas e com mta pressa) e um roteiro chato pra caralho (a gente tem q ler acelerando os balões de tão cansativa a leitura). A Abril fez bem em ter pulado isso!

      E a Sue Transparente é uma das minhas miniaturas favoritas da coleção... só q eu tenho ela custom (mto igual à da FOTO acima) na escala eaglemoss e considero melhor q a versão oficial, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. "Não gosto de Jeph Loeb, considero ele um "engodo", "um fasante" que deve ter amizades na indústria que facilitaram seu acesso ao emprego dos sonhos de muitos fãs que possuem idéias muito melhores que ele caso tivessem esta oportunidade!"

      Não sou muito fã do Loeb e concordo que a arte do Tim Sale dá uma alavancada nas tranqueoras dele. mas tem muito roteirista pior por aí, Tom King é um ótimo exemplo que se enquadraria melhor no que você falou kkkkkk

      Excluir
    3. "Esse "Aranha Azul" é um q nunca li inteiro (só folheei rapidamente na época em q saiu pela panini em mini-série e me pareceu uma espécie de REMAKE da 1º aparição da MJ - q tbm trazia junto a estreia do "RINO" nas histórias originais de Lee/Romita)!"

      Sim, mas é um remake muito bem feito na minha opinião. Pra quem gosta da arte do Tim Sale que remete aos anos 80 é muito bom. Homem-Araha Azul e Homem-Aranha Nunca Mais se complementam bem.

      Excluir
    4. Oi, L... blz?

      Tbm não me enquadro entre os fãs do Tom King, hehe... Acho ele mto superestimado e mediano (embora tenha gostado - mais ou menos - de "Visão" e "Sr. Milagre")!

      Abs!

      Excluir
  3. Saudações comandante Leo!

    Trinca de personagens de respeito nessa matéria, são na minha opinião os pilares do Universo Marvel. O Aranha durante muitos anos foi meu super-herói favorito, acabou perdendo o posto graças a verdadeira recriação promovida por Frank Miller no Demolidor. A partir da fase Miller & Janson do "Homem Sem Medo", o Demolidor assumiu a primeira colocação de preferência nos super-heróis. E o Quarteto sempre teve uma forte memória afetiva principalmente graças a animação onde por incrível que pareça não tinha o Tocha Humana na formação e sim o simpático robozinho "Herbie" que fez tanto sucesso que acabou incorporado as HQs.

    Dito isso, está bem sortida a oferta de publicações desses personagens. Do Aranha cofre certo é a "Saga", inclusive já estou de posse dos números 8 e 9 e no aguardo do 10. Quanto a "Tormento", tenho a versão da Salvat e me dou por satisfeito. Vou ficar no aguardo de uma promoção pra pegar essa edição de "Homem-Aranha: AZUL", não adquiri quando de outros lançamentos e taí uma nova chance.

    Do Quarteto resolvi arriscar pegar esse volume dessa série "Lendas" que aliás é a Marvel se rendendo ao óbvio são os "clássicos" que interessam ao leitor. E a melhor maneira de produzir material "atual' de qualidade é trazer novas histórias emulando o estilo de arte e roteiro de fases consagradas. Peguei a "Lendas" do Surfista e achei bem bacana então decidi pagar pra ver esse revival do antigo "Novo Quarteto Fantástico. Estão devidamente cofrados os "busões" do QF do mestre John "God" Byrne, e tenho interesse nos dois últimos lançados o do Jonathan Hickman e o do Mark Millar e Bryan Hitch. Este último me interessa mais pela arte cinematográfica do Bryan Hitch, talvez um dos poucos artistas mais contemporâneos a ombrear com os grandes ícones do passado.

    Pra finalizar do Demolidor vou fechar a coleção da "Saga" com este último número. Já o encadernado da fase do Mark Waid vou passar pois tenho todo o run lançado em capa cartão e pra mim é o melhor formato, não faço questão de edição de luxo, a não ser pra obras realmente marcantes e acima da média.

    É isso comandante obrigado pelas informações, um abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      O "Aranha" foi (de fato) o 1º super-herói do qual eu fui FÃ... Desde mto pequeno (antes dos 5 anos de idade) q eu adorava o desenho animado dele q passava na TV (o classicão mesmo) e qdo comecei a ler os GIBIS dele (aos 7 anos) virei mais fã ainda. Ele nunca saiu da minha lista de TOP 5 de heróis favoritos, enquanto o resto da lista oscilava entre: "Surfista", "Justiceiro", "4F", e "NOVA". Anos depois, no AUGE de "HTV" e SAM", a lista variava com: "Conan" e "Warlock" (substituindo "Nova" e "4F") e depois o "Demolidor" do Miller entrando no lugar de "Warlock", kkk!

      O desenho do "4F" com o Herbie... era com roteiros de Stan Lee em alguns episódios (meu favorito é qdo a equipe enfrenta o "Magneto" e o vilão tem dificuldade em impor respeito diante da população q zoa até as roupas dele, hehe). A rivalidade entre "Coisa X Herbie" nos remete tbm à "Dr. Smith X o Robô" (de "Perdidos no Espaço"), e era mto engraçada ("sua lata de sardinhas", kkk)!

      A "Saga do Aranha" eu sigo adiante... Tô adorando essa coleção e tem sido quase toda novidade pra mim (já q pulei quase toda essa fase na época e a própria Abril pulou várias histórias tbm)! Tbm já cofrei o "Tormento" (pela memória afetiva) e vou de "AZUL" tbm (q nunca li)!

      "Do Quarteto resolvi arriscar pegar esse volume dessa série "Lendas" que aliás é a Marvel se rendendo ao óbvio são os "clássicos" que interessam ao leitor"

      Bah, nem me fale... chaga a ser GRITANTE até o qto a Marvel tá se rendendo aos clássicos com a proliferação dessa linha de "LENDAS" (q logo trará tbm: "X-Treme X-Men", "Tempestade-PUNK", "Warlock e a Guarda do Infinito", e a volta de "Genis-Vell"). Ninguém quer saber da fase atual pelo visto, hehe!

      O "Demolidor" eu já te adianto q li parcialmente essa última edição e achei mto RUIM... pense bem se vale a pena fechar mesmo a coleção ou encerrar logo na 15 (fica a dica, rs)!

      Abs!

      Excluir
  4. Olá Léo!

    O festival de incessantes reedições continua. Enquanto isso, materiais raros e inéditos continuam no limbo. Parei com a Panini.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tadeu... blz?

      Por enquanto... nem sinal mesmo de retomarem o material clássico q vinha saindo na "CCM". Bem q podiam continuar a linha no formato "EPIC", né?

      Abs!

      Excluir
    2. "O festival de incessantes reedições continua. Enquanto isso, materiais raros e inéditos continuam no limbo. Parei com a Panini."

      Em defesa da Panini, eles provavelmente não devem ter pessoal o suficiente pra fazer tanta tradução e os leitores (salvo raras exceções) não teriam grana pra comprar tanta coisa.

      Excluir
    3. É verdade, L...

      Pra editora, a vantagem de tantos repetécos é justamente a economia q eles tem em não precisar traduzir de novo e diagramar o material. Assim, os repetécos são um bom negócio pra qq editora!

      Abs!

      Excluir
  5. Saudações Leo!

    Grato pela postagem.
    Aqui você rezenhou minhas duas preferidas do Teioso Tormento e Azul , interessante serem abordagens tão diferentes do personagem.
    As sagas são ótimas resgatam de forma "Econômica" milhares de páginas o que seria impossível em outros formatos, poucas histórias merecem formatos maiores.
    Ainda acredito que a Panini poderia ter uma linha para as edições cuja arte primorosa valorizaria em um formato como Storm da Editora Tundra. Porém sei que não é o gosto de alguns que define os produtos e sim o mercado e a lucratividade.

    Honestamente me desanimei com 4F e X-Man , a atitude da Editora Marvel nos períodos em que os personagens estiveram em outros estúdios foi péssima.

    Mando um abraço a você e aos seus , que venha um belo 2024.

    PS . O verme está enlouquecendo com a vinda do Arqueiro Verde do Mike Grill.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alexandre... blz?

      Obrigado por ter curtido a postagem... Já tô preparando a próxima pra HJ (com lançamentos "carnavalescos", rs)!

      O "Tormento" eu tenho a versão da Abril em 2 partes, mas não resisti e comprei esse "Essencial" tbm (pelo bom gosto de terem mantido essa icônica CAPA)... Tbm vou comprar o "AZUL", q nunca li: mas gosto de abordagens (mesmo sendo remakes) de material clássico!

      Sou fanzasso do formato "SAGA"... e pelo visto não somos os únicos, já q o selo parece ter caído no gosto popular tbm. Tanto é, q logo teremos as 2º temporadas de "Superman", "Batman", e "LJA", além das estreias de: "Wolverine" e "Mulher-Maravilha" (do BYRNE)! Vida loga às "SAGAS", rs!

      Abração pra vc e sua família tbm, amigo... e teremos SIM um 2024 bastante INTENSO em matéria de HQs: Só de BUSÕES, por exemplo, tô ansioso com: "Arqueiro Verde" e "KULL 2" (COFRASSOS totais e absolutos este ano, kkk)!

      Abs!

      Excluir
    2. "Tbm vou comprar o "AZUL", q nunca li: mas gosto de abordagens (mesmo sendo remakes) de material clássico!"

      Tenho a versao da salvat pra vender custando R$ 30 lularápios, quer nao?

      Excluir
    3. Kull desisti de pegar, só pego se rolar promoção de 50% , qualidade da arte desse omnibus é muito variável, só tinha interesse nele pelas partes desenhadas pelo E. R. Cruz que é menos de 50 % do encadernado

      Excluir
    4. E aí, L... blz?

      Valeu mesmo, mas minha ideia é fechar a trilogia das cores no mesmo formato... a linha "Essencial" deve publicar depois o "Demo Amarelo" e o "Hulk Cinza" tbm!

      Qto ao "Kull"... acho q não é impossível aparecer um desconto de 50%, pois na última Black Friday tiveram vários encadernados nessa faixa (de 30 a 50%). Mas não pode ter pressa, rs!

      Abs!

      Excluir
  6. Fala, Leo. Blz?

    Tormento é um tormento. Foi o único gibi do Aranha pré-Saga do Clone que achei ruim na minha vida.

    Apesar da galera falar mal do Jeph Loeb, eu acho um escritor excelente quando faz dobradinha com o Tim Sale. Curto muito Aranha Azul e também Super: as Quatro Estações e Batman: Longo Halloween. Nunca li nada dele com outros desenhistas, então, na minha cronologia pessoal, Loeb é um dos melhores escritores.

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...