19/01/2024

Giro na Rede: "Star Wars - A Era Clássica", Walmir Amaral (R.I.P.) e Mais...

"Star Wars" é uma franquia que anda sendo massacrada por público e crítica depois de ter perdido o rumo no cinema e na TV... Mas pelo menos nas HQs (que é o assunto aqui) ela vai muito bem: Desde um OMNIBUS com sua fase CLÁSSICA (1977-1981) até uma NOVA Coleção ("Império") cobrindo material anos 90/2000! E ainda: A despedida de Walmir Amaral (Rei do bang-bang na HQ nacional), e mais edições inéditas de Ed Brubaker!    

"Star Wars - A Era Clássica" (OMNIBUS), "Star Wars - Império" 1-3 (Nova Coleção), "Walmir Amaral" (R.I.P.), O "Máscara de Prata", "Pele de Cobra", "A Bela Casa do Lago" 1-2, "Incógnito" (de Ed. Brubaker), e "Reckless 2 - Amigo do Demônio" (de Ed Brubaker)! 

Confira abaixo:

"Star Wars - A Era Clássica" (OMNIBUS) + "Star Wars - Império" 1-3 (Nova Coleção): A Marvel publicou as primeiras revistas em quadrinhos de SW a partir de 1977, o mesmo ano de lançamento do 1º FILME de "Guerra nas Estrelas". As HQs apresentaram trabalhos de nomes consagrados da Casa das Ideias: Roy Thomas, Archie Goodwin, Herb Trimpe, Walt Simonson, Carmine Infantino, e outros. Agora, esse material histórico é reeditado pela Panini num luxuoso OMNIBUS (capa-dura, 880 pág, R$ 359,90) contendo a adaptação dos dois filmes iniciais da franquia ("Guerra nas Estrelas" e "Império Contra-Ataca") seguidos de aventuras exclusivas dos quadrinhos complementando o universo da série. Os Rebeldes encaram o pirata "Barba Ruiva", o caçador de recompensas "Beilert Valance", e um surpreendentemente esbelto "Jabba" (já que numa cena deletada do 1º filme o vilão era retratado como sendo um "humano" normal - ao invés de uma lesma gigante - e a HQ reproduziu a cena excluída por George Lucas, rs). Reúne: "Star Wars" 1-44 e "Star Wars Annual 1" (no Brasil, saiu parte pela BLOCH, parte pela Abril - no mix do "HULK" - e na coleção da Planeta Deagostini)! A Panini lança também: "Império", uma nova coleção de material anos 90/2000. A trama se passa nos anos seguintes aos fatos narrados em "Episódio III - A Vingança dos Sith". Após o fim das Guerras Clônicas, a República caiu e o imperador Palpatine passou a exercer seu controle implacável sobre a galáxia. Agora, os poucos Jedi que restaram devem decidir se vão se manter fiéis à sua fé ou abandoná-la em face ao brutal expurgo comandado pelo Senhor Sombrio. O Vol. 1 (R$ 24,90) traz o início da saga "Expurgo" (de 2005), que continua no Vol. 2 (R$ 34,90). E o Vol. 3 (R$ 44,90) começa a longa saga: "Tempos Sombrios" (publicada pela Deagostini)!  

"Walmir Amaral" (R.I.P.) + O "Máscara de Prata" + "Pele de Cobra": Uma triste nota pro quadrinho nacional... Walmir Amaral faleceu no último dia 10 aos 84 anos. Desenhista e mestre da HQ nacional, Walmir também era conhecido como o "Rei do Faroeste", tendo produzido centenas de capas e histórias do gênero, tipo: O "Vingador" (que ganhou mais um álbum pela Editora Criativo - e que também lança a biografia de Walmir - CAPA acima), "Texas Kid", "Cavaleiro Negro", "Flecha Ligeira", "Águia Negra", entre vários outros. Que descanse em paz! E por falar na Criativo (vários lançamentos de HQs nacionais clássicas estão neste: "LINK"), O "Máscara de Prata" (R$ 49) reúne pela 1º vez as 4 aventuras do justiceiro mascarado (produzidas a partir de 1969) e mais um punhado de cowboys de Edmundo Rodrigues (outro mestre nacional do faroeste). Um prato cheio pra quem gosta de um bom bang-bang das antigas, rs (e raríssimo ainda por cima)! O "Pele de Cobra" (R$ 49) foi outra grata surpresa (peguei essa edição no ano passado e só li agora): A década de 60 foi marcada pela contracultura e os road-movies, filmes ambientados na estrada, com conteúdo maduro e questionamentos sócio-políticos e existenciais. Um ex-militar que larga tudo para viver na estrada, dormindo em pousadas decadentes  e tendo por companhia sua potente moto. Trajando uma vistosa jaqueta de couro de cobra, ele foi inspirado em Marlon Brando ("O Selvagem"  - inclusive sendo desenhado com o rosto do ator). Suas aventuras envolvem: drogas, violência explícita, e abuso sexual. Enfim, histórias com temáticas bem mais adultas que a maioria dos gibis da época (recomendo)!
 
"A Bela Casa do Lago" 1-2 + "Incógnito" + "Reckless 2 - Amigo do Demônio": As inquietudes e ansiedades do século 21 assumem uma nova e aterrorizante face (e que pode ser a face da pessoa em que você mais confiava)... Essa é a premissa da "Casa do Lago" (capa-dura, 192 pág, R$ 89,90), um lançamento recente da Panini (saiu no final do ano passado e já tem um Vol. 2 na área). Walter é um sujeito meio estranho, que convida algumas pessoas que tiveram problemas em suas vidas pra sua casa na floresta. O resto já podemos imaginar, tirando algumas surpresas e reviravoltas nessa intrigante trama de suspense e terror pelo selo DC Black Label (ex-Vertigo)! E uma DOBRADINHA de Ed Brubaker pela Editora Mino: "Incógnito" (capa-dura, 368 pág, R$ 197) é a saga brutal de um "Super-Vilão na Proteção de Testemunhas", compilando a série principal que dá nome à edição e sua sequência: "MÁS INFLUÊNCIAS" (junto com extras de bastidores, ilustrações inéditas e artigos). As 2 obras foram publicadas nos EUA em 2008-2011 (pelo selo ICON, da Marvel)! E por FIM: "Reckless 2" (capa-dura, 144 pág, R$ 89,90). Ethan é parte cobrador e parte detetive particular. Em 1985, as coisas na vida dele estão indo muito bem, até que uma mulher desaparecida surge no fundo de uma cena de um antigo filme B, e Ethan é atraído para os bastidores secretos e obscuros de Hollywood, enquanto imerge na busca por entre os destroços dos anos 70 (material INÉDITO no Brasil, produzido em 2020)!
 
Até+

16 comentários:

  1. Oi Leo, sou Carl J. Smith, mas é um pseudônimo, eu gosto de MUITO de mangá, música antiga, futebol antigo e cozinhar, eu vinha vendo seu blog e o do Arquivos Turma da Mônica e eu sempre gosto de recomendar coisas que eu vi e security e estava pensando se eu pudesse te recomendar muitas das músicas, quadrinhos, receitas e falar de times clássicos de futebol, mesmo sabendo que esse é um blog de HQs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Carl... blz?

      Seja bem-vindo ao "Submundo", amigo... Os assuntos abordados por aqui são mais sobre cultura pop mesmo: Quadrinhos, filmes, séries de TV, bonequinhos e colecionáveis em geral. Música tbm é tranquilo de rolar nos comentários, MAS futebol e receitas já foge demais à proposta e no passado (não tão distante) tivemos problemas com temas q destoaram mto da ideia do blog (política, futebol, e religião são 3 temas q evitamos por aqui pra evitar maiores conflitos entre os participantes, hehe). Mas te convido pra fazer parte do nosso GRUPO de ZAP, onde lá tem uma maior variedade de assuntos (desde q bem-aceitos e se houver reciprocidade entre todos, naturalmente). Se vc tiver interesse, me confirme com um "SIM" e eu te add ao grupo, blz?

      Abs!

      Excluir
  2. Você que gosta muito de música boa, eu tenho dois CDs muito peculiares chamados A Tribute The Best Of que são covers de vários artists mas o que chama atenção é a ordem de músicas que escutando você vai ver que a ordem combina muito quando Uma música acaba e começa outra, tem muitas do Mercado Livre e são meio caras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Música pra mim, hj em dia, só no spotify... rs! Nem tenho mais player q toque CDs e DVDs (os tempos são outros, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  3. Eu tive uma do Queen que sumiu que a decima dizia Who Wants to Live Forever mas na verdade era Crazy Little Thing Called Love e que os creditos da música dizia F. Mercury mas foi Brian May que compôs Who Wants to Live Forever mas Crazy Little Thing Called Love foi Freddie Mercury, e eu vi que outros bandas também tem Esse erro mas não sei porque não tenho Como os Beatles a decima Segundo dizia Till There Was You mas estava Lennon/McCartney mas é um cover e dos Rolling Stones a decima terceira tinha It's All Over Now mas está Jagger/Richards

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ironicamente, depois q eu passei dos 40 (e hj tô com 52)... Meu gosto musical entrou numa bolha q envolve basicamente: MPB (clássica - anos 60 a 80), Rock anos 50 e 60 (Paul Anka, Valens, Roy Orb, etc), Música LATINA (de várias épocas, até chegar nos anos 2000), e Sertanejo (só Maiara & Maraísa)!

      Já gostei dessas q vc citou... mas foi numa época em q eu era mais jovem, rs!

      Abs!

      Excluir
  4. Eu sei que não tem nada a ver com quadrinhos mas eu queria compartilhar isso com você, e eu vi no Mercado Livre que tem U2, Ozzy Osbourne, Metallica, Iron Maiden, Pink Floyd, Queen, Celine Dion, Madonna, Led Zeppelin, The Carpenters, Bee Gees, ABBA, Rod Stewart (eu tenho), Elvis Presley (também tenho), UB40, e as que tinham mas sumiram mas eu memorizei a ordem era do Elton John, A-ha, Pet Shop Boys

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durante mtos anos... "Pink Floyd - The Wall" era um dos meus FILMES preferidos e o meu álbum preferido (eu tinha um LP duplo q eu ouvia todo dia). Com o tempo, ficou apenas uma boa e agradável lembrança da música do pink (faz uma cara q não escuto, embora eu tenha o FILME em DVD e o álbum em CD)!

      Os demais... Eu ouço mto de vez em qdo no carro, qdo a patroa faz a seleção via spotfy. Mas desses q vc citou, os q a gente ouve (de vez em qdo ) é: Queen (foi mais durante o hype do FILME da "Rapsódia"), The Carpenters, Bee Gees, ABBA, Elvis Presley (tbm por causa do FILME biográfico do ano passado), Elton John (outro q a gente ouvia durante o hype do FILME: "Rocketman"), e A-ha (por causa da trilha do "007" - q meu filho adora)!

      Abs!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Bem lembrado...

      Do "Air Supply" a gente gosta e ouve bastante aqui (eu e a patroa)... "Making Love", "All Out of Love", e "Goodbye", por exemplo: Foram temas do meu casamento e tá na minha playlist do spot no carro, rs! Aliás, fiquei PUTO qdo perdi o SHOW deles aqui em Porto Alegre no ano passado ou retrasado (na época eu tava atarefado demais e não estaria na cidade no dia do show): Mto azar!

      Abs!

      Excluir
  6. Oi Leo!
    Este omnibus da fase clássica de Star Wars me interessa muito, ainda mais que não pude fazer a coleção da Planeta DeAgostini dez anos atrás pelo menos dessa fase, por causa de outras coleções, inclusive a das miniaturas!
    Vou colocar este omnibus na lista e torcer para um daquelas promoções generosas da Panini em alguma data especial para assim poder adquirí-la num preço mais acessível!
    Essa nova coleção Star Wars, se eu estivesse mais folgado faria completa, mas vou ter de deixar passar!
    Lamentávelmente Walmir Amaral nos deixou para se juntar a outros mestres já falecidos. Fico feliz que tenha saído esta biografia dele, porque é o mínimo que ele merecia por tantos trabalhos em HQs no Brasil.
    Ele no meu ponto de vista foi um artista que merecia mais reconhecimento pelo seu trabalho, e estava praticamente esquecido. Outro na mesma situação é Watson Portella, que merecia um reconhecimento maior pelo seu trabalho!
    "Incógnito", à primeira vista parece o restolho "Capuz" da Marvel (o novo Motoqueiro Fantama da Marvel na atualidade), mas é uma HQ espetacular que saiu originariamente pelo Selo Marvel Icon, e foi ignorado pela Panini na época, saindo agora pela Editora Mino!
    O próximo título dele que a Editora irá lançar é "Fatale", que pretendo adquirir na pré-venda porque é muito bom mesmo!
    Na outra postagem falamos de séries, e eu esqueci de mencionar Uma que está valendo muito a pena ver que é "Reacher", cuja primeira temporada foi ótima e a segunda excelente!
    É série pra homem tóxico, testosterona pura e trama à la Anos 80, sem lacração e mimimi, com porradaria, tiro, explosões, e sexo sem compromisso!
    Nessa segunda temporada ele enfrenta o Robert Patrick(T-1000) como o vilão FDP da vez!
    Pra quem sente falta dos filmes de adrenalina antigos Reacher é um ótima opção!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Essa fase clássica de "SW" eu te confesso q achei apenas "BOA"... e vou passar esse BUSÃO justamente por já ter na coleção deagostini. Se vc for mesmo encarar, te sugiro q espere pelo melhor desconto possível (garantindo o maior custo-benefício q puder)! Acho q botando na balança, a melhor parte desse material são as adaptações dos FILMES ("Guerra nas Estrelas" e "Império Contra-Ataca") e a arte de alguns figurões da Marvel na época (especialmente: Trimpe, Simonson, e Infantino)!

      A NOVA coleção "SW" eu já acho até mais interessante... Só não vou pegar toda, pq tbm já tenho o material em outras versões (Deagostini e nas mensais da Editora On-Line), mas são sagas bem legais e q renderiam ótimas séries live-action. Minha preferida é "Tempos Sombrios" (q se estende por várias edições e relata de forma bem dramática o "Expurgo" comandado por "Vader" contra os poucos jedis sobreviventes ao massacre visto no "Episódio III". Temos aqui um "Vader" bastante cruel e impiedoso, fazendo jus à fama de maior vilão da História do cinema (recomendo: Pelo menos os Vol. 1 e 2 - q fecham o 1º arco)!

      O Walmir já foi a 1º grande baixa do ano no mundo das HQs... As histórias dele eram mto boas e pretendo comprar essa biografia tbm (tenho alguns bang-bangs assinados por ele e são mto bons: O cara era FERA mesmo em matéria de faroeste)! O mercado brasileiro não é mto bom em reconhecer seus verdadeiros MESTRES das HQs: Walmir e Portella mereciam mais reconhecimento sim, e ainda bem q existem editoras como a "Criativo" q tem feito um belo trabalho de resgate dessas obras clássicas!

      O "Capuz" parece q vai deixar de ser TÃO restolho assim, afinal: Ele será o principal vilão da série de TV da "Coração de Ferro". Ok, eu sei q a série tá com cara de ser um tremendo FLOP, hehe: Mas parece q ela trará elementos q despertarão a curiosidade em mtos espectadores, pois além do "CAPUZ", teremos tbm (finalmente) o "MEFISTO" (q dizem os rumores de q será interpretado pelo "BORAT", kkk)!

      Ah, obrigado pela dica: "REACHER" já tava na minha lista... e assim q eu voltar a assinar o Prime, essa série tá no topo da fila pra eu ver (devo matar as 2 temporadas numa tacada só)! O ator principal ainda tá no páreo pra ser o próximo "Batman" do cinema (junto com o cara do "Supernatural")!

      Sim... Já chega de filmes pra afrescalhados e sojados! Tá na hora da TESTOSTERONA voltar pro cinema e pra TV. Ninguém quer saber desse monte de merda "woke" flopada, e creio q os grandes estúdios finalmente parecem estar entendendo isso (a Disney teve q ir literalmente pra LONA até o recado do público ficar CLARO, hehe)!

      Abs!

      Excluir
    2. "Eu lembro de ter te avisado sobre os primeiros números da Deagostini assim q bati o olho nelas lá no grupo de classificados, rs... pois sabia q poucos dias antes vc tinha mencionado interesse nesse material e num passe de mágica apareceu no grupo (por um preço bem convidativo, se não me falha a memória, rs)."

      Exatamente comandante. Foi justamente esse material que cofrei do colega lá do grupo de classificados. Infelizmente nessas edições ainda não estão aquele run que foi publicado no mix do Hulk. Por isso estou tentado a pegar esse "busão". Aproveitando te agradeço pela dica!

      Excluir
    3. Oi, LEPM... blz?

      Fui pesquisar agora e vi q o run q vc menciona q saiu no "HULK" da Abril (a partir do nº 25) se inicia justamente no Vol. 4 da Coleção Deagostini... se estendendo até o Vol. 12, q encerra de vez a fase clássica da Marvel (lembrando q a Abril publicou apenas uma parte da saga no gibi do "Hulk" e pulou MTA coisa tbm, tornando boa parte da fase clássica inédita no Brasil - até a deagostini encadernar tudo nos 12 Vol, iniciais da coleção q teve 70 edições!

      http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/ShowImage.aspx?id=6744&path=abril/h/hk00301025.jpg

      Abs!

      Excluir
  7. Diz aí comandante Léo!

    Excelentes opções nesse Giro na Rede me interessei principalmente nesse lançamento do busão de "Guerra nas Estrelas" sinto muito desconforto de usar "Star Wars", essas exigências de uso do nome original nas franquias é uma verdadeira babaquice dos tempos atuais. Mas não vem ao caso a indignação de nomenclatura. Acho que não tem mais cura essa minha aversão a material atual em se tratando de HQs, e como tenho a tal da memória afetiva ligada ao que foi publicado no mix do "Hulk" da Abril, cresci o olho nesse anúncio de material clássico.

    As feras da Marvel estão todas ali como vc citou: "Roy Thomas, Archie Goodwin, Herb Trimpe, Walt Simonson, Carmine Infantino, e outros." Peguei os primeiros números da coleção da DeAgostini no grupo de classificados do SubmundoHQ no Zap, mas a parte que foi publicada pela Abril ficou de fora e vai estar inclusa nesse omnibus, então tá na lista de espera das promoções. Essa nova coleção atual vai rodar apesar de já ter visto na gibisfera comentários positivos a respeito mas como as janjas tão escassas no bolso e no banco não tem como cofrá-la.

    E vale observar e cumprimentar o belo trabalho da editora Mino com o seu "Bruebaker-verso" são edições bem caprichadas e selecionadas do material autoral desse que é um dos melhores roteiristas em atividade na indústria. De resto ficam as homenagens ao ícone do quadrinho brasileiro Walmir Amaral que sem dúvida também é um dos responsáveis pela existência de um mercado e de um público leitor e colecionador de quadrinhos, graças ao seu talento nas páginas de "western" e sobretudo como o principal ilustrador brasileiro do "Espírito que Anda". São inesquecíveis as sagas e capas desenhadas por ele nas revistas do "Fantasma" da RGE.

    É isso comandante valeu pela matéria e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Eu tive o privilégio de ter assistido o 1º "Guerra nas Estrelas" (tbm não gosto de nomenclaturas em inglês qdo temos a versão em português com ótima sonoridade) nos cinemas logo q foi lançado (eu tinha 5 anos em 1977)... E virei fã de forma instantânea daquele universo (mesmo sequer imaginando q teria várias sequências depois - sendo q na década de 70 o público ainda não estava habituado à grandes franquias cinematográficas e continuações de filmes)!

      Cheguei a fazer o álbum de figurinhas do filme (trocando as repetidas com meus amigos da vizinhança - eu morava numa rua sem saída e era amigo de todos os moleques do bairro, q tbm estavam entusiasmados com a magia do 1º filme)... e logo em 81 já veio o "Império", seguido pelo "Retorno de Jedi" (1983): Nesse ponto, a franquia já era uma FEBRE, se espalhando por inúmeros brinquedos E os gibis (no mix do "Hulk" da Abril)!

      Eu lembro de ter te avisado sobre os primeiros números da Deagostini assim q bati o olho nelas lá no grupo de classificados, rs... pois sabia q poucos dias antes vc tinha mencionado interesse nesse material e num passe de mágica apareceu no grupo (por um preço bem convidativo, se não me falha a memória, rs). Ainda assim, é importante ter a fase seguinte (ligada ao "Império Contra-Ataca": q foi o ponto q a Abril escolheu pra jogar no mix do "Hulk")!

      Uma pena q estamos na mesma situação em termos de cortes no orçamento... e eu TBM terei de abrir mão da coleção "Império" (peguei o nº 1, e devo pular lá pro 8 agora, q terá uma história do Ennis q nunca li)! É uma boa fase sim, e tenho ela parcialmente na revista "SW" da Editora On-line e em edições esporádicas da Deagostini!

      O "Brubaker-verso" (adorei o nome, rs)... Tá indo mto bem mesmo, hein? até já perdi a conta de qtos encadernados já saíram pela Mino, mas parece q teremos mais um ainda este ano: "Fatale" (q o Elcio mencionou logo acima)! Haja fôlego pro escritor manter tantas HQs num ritmo alucinado desses (tá loco)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...