21/02/2019

ERROS de REVISÃO: Todo Dia Um Erro Diferente nos Quadrinhos...

O mercado nacional de quadrinhos passa por uma série de CRISES em seus mais diversos setores e engrenagens do sistema... Preços e reajustes abusivos, distribuição caótica, livrarias e lojas (de grande e pequeno porte) quebrando por todo o país, títulos e revistas canceladas, e toda sorte (ou azar) dos mais variados problemas e percalços que afligem os leitores!

Mas um dos piores e mais preocupantes, tem sido os famigerados: "ERROS de REVISÃO"... que se proliferam a cada dia e transcorrem em praticamente todas as editoras (com maior destaque pra PANINI, de uns meses pra cá - onde o desleixo e a incompetência tão correndo soltos na - falta de - revisão)!

Confira abaixo (FOTOS e imagens tiradas da pág do face: "Todo Dia um Erro nos Quadrinhos Diferente"):

Já faz tempo aqui no "Submundo" que eu venho reclamando e alertando os leitores pra grande quantidade de erros de revisão encontrados nos gibis nacionais (e não importa se é formato econômico OU luxuoso: nenhuma publicação tá imune à esses erros) por pura falta de atenção e competência das editoras em resolverem de vez esse problema que vem virando "piada" (de mau gosto) desde que a Panini deixou passar mais de 25 erros na "Biblioteca do 4F" (em 2007) e a Salvat quebrou esse recorde com o "Cap. América" da Coleção Vermelha, e a Eaglemoss deu o tiro de misericórdia com a RIDÍCULA (e patética) tradução: "LIVROS ENGRAÇADOS" (pro original: "COMIC BOOKS", rs)!

Os anos se passaram... E depois de coisas tipo: "GATAS de Adamantium" (num encadernado de luxo dos "X-Men") que resultou até mesmo num RECALL por parte da Panini (que não fez mais qua a obrigação nesse caso), a situação se agravou tanto de uns meses pra cá (em especial durante 2018) que surgiu no face até mesmo uma comunidade especializada SÓ em ERROS de REVISÃO, e PASMEM (!!!): Tem atualizações praticamente TODOS os DIAS mesmo (fazendo jus ao nome): "Todo Dia um Erro nos Quadrinhos Diferente" (procurem e participem - recomendo)!

Acima, listei apenas alguns dos inúmeros erros (que me chamaram mais atenção) listados pela comunidade no face... Tem "Batman - Cavaleiro Branco" (imagem que abre esta postagem), "Lendas do Universo DC - Titãs" (um dos recordistas do grupo, com mais de 13 erros listados só no Vol. 2 da série - Olhem aí a "PATRULA do Destino"), "Star Wars" ("Equipamento de fazendo"), "ETRIGAN - O Demônio" (de Jack Kirby), "X-Men 24", "Homem-Aranha 28" ("Namora" - no lugar de "Namorada"), "Cav. do Zodíaco Vol. 8" ("Andromedra" e "Agora eu me MEMBRO" - kkk), e "Vagabond" da Panini  - com  lombada desnivelada no Vol. 9 (FOTO abaixo)! Na pág do grupo no face tem MUITO mais (acreditem). Enfim, uma "VERGONHA" (como diria o Boris Casoy)!

Até+

91 comentários:

  1. Oi Leo!

    Anos passam e as coisas continuam da mesma forma no mercado de HQs do país, nada muda, só piora!

    A culpa é nossa mesmo, que acabamos comprando o produto mesmo sabendo dos erros, porque se boicotarmos corremos o risco de perder e ficar sem!

    Na verdade, as editoras trabalham no ponto cego da lei, porque acreditam que nada vai lhes acontecer, por isso tomam atitudes arbritárias e sequer se preocupam em corrigir os erros de revisão!

    Eu acredito que não haja revisor, na certa para economizar ainda mais e ganhar mais ainda, a edição já sai basicamente "pronta" após o tradutor terminar seu trabalho indo direto para a gráfica!

    Como HQs ainda são consideradas literatura "marginal" nenhum professor de Língua Portuguesa veio a público comentando sobre os assassinatos da língua portuguesa em algum programa de massa, com receio na certa de ser ridicularizado!

    Então as editoras "pintam e bordam", e só fizeram recall na "Liga da Jusiça" porque a edição era muito cara na época que saiu e desta forma alguém poderia procurar o PROCON e uma ação contra editora poderia ser aberta, jás as mensais e edições de R$ 20,00 e poucos ela não está nem aí!

    Num país tido como um dos que menos se lê no mundo, cometer estes erros é um crime hediondo porque as HQS são a porta de entrada para uma criança ou adolescente aprender a ler ou criar o hábito de leitura, já que muitos pais se preocupam que seus filhos leiam bem e escrevam bem para quando estiver lá na frente prestando um ENEM ou vestibular não passem sufoco! Ademais, vai fazer um concurso para Magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública, e outros, que caem Língua Portuguesa e gramática, e erre para ver o que lhe acontece!

    Alguns anos atrás eu fiz um para delegado aqui na minha cidade e a prova de língua portuguesa e gramática estava fudida literalmente, a minha sorte é que eu sempre li bastante e fui bom de português, porque foi a parte mais foda literalmente da prova!

    Se as editoras soubessem da importância de uma HQ pode ter na vida de uma criança ou adolescente num país tão deficitário na educação ela entenderia que erros como esses não doem só nos olhos, porque uma HQ pode ser a porta de entrada como eu disse antes para o desenvolvimento do hábito da leitura, porque elas são visuais, uma vez que um livro contém somente texto e força o leitor a imaginar as situações ao contrário das HQs.Considero HQs o primeiro degrau de uma escada para depois irmos para um livro!

    Enfim, é Brasil! Tudo acaba em Pizza mesmo nas editoras de HQs!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boicote so presta em país com economia desenvolvida. Aqui é capaz do produto nunca mais aparecer.

      Excluir
    2. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Lamentavelmente, tenho q concordar com vc qto às coisas só piorarem com o passar dos anos (pelo menos no q se refere à falta de cuidados e profissionalismo das editoras nacionais e seus produtos):

      E eu (ingenuamente) cheguei a achar q a sucessão absurda de erros da Salvat e Eaglemoss fossem servir de ALERTA pra Panini (principalmente) e outras editoras a serem mais cuidadosas com suas publicações, pra evitar a má-fama e falta de credibilidade q essas editoras deixaram com seu relaxamento e incompetência na revisão de texto: Q nada, só PIOROU mesmo e ainda virou "rotina" na Panini do ano passado pra cá!

      Qto aos erros em encadernados de luxo... Bem, HOJE (durante a madrugada) fiquei sabendo e v c já deve ter visto tbm minha postagem no grupo do "Submundo" no face, q o TIJOLÃO "Definitivo" do Aranha (q custa 155 reais) TBM foi atingido por esses erros, e ficou com um balão de texto em BRANCO. Porra, estamos falando de um dos encadernados mais caros da última safra de lançamentos, e mesmo assim não escapou de pagar mico com uma cagada feia!

      E vc tem razão tbm qto à importância das HQs na formação educacional das crianças... EU mesmo, aprendi a ler através dos gibis (nos anos 70) e qto cheguei na escola, já tinha vantagem sobre meus colegas q não liam porra nenhuma e só assistiam TV!

      É uma questão cultural acima de tudo... As editoras não levam a sério a revisão dos quadrinhos pq pra elas ainda são "apenas gibis" sendo vendidos pra um bando de "nerds comedores de Doritos" (sim, é dessa forma q os leitores são "carinhosamente" apelidados pelos "profissionais" da Panini, rs)!

      Eu, sinceramente, já ando pensando em parar com a Panini e outras editoras cagadas... e passo a cogitar seriamente partir pras GRINGA (vamos ver)!

      Abs!

      Excluir
  2. Me lembro dos tempos da Ebal... onde um erro de revisão era tema da seção Carta do Editor no mês seguinte onde apontavam para si mesmos e pediam desculpas para o leitor. Hoje não fariam outra coisa nos expedientes das edições.
    Cesar Leal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Cesar...

      A EBAL era toda certinha e rebuscada nos textos: O q vemos HOJE seria inadmissível na época!

      Abs!

      Excluir
  3. E aí, Leo, beleza?

    Sim, está surreal mesmo o volume absurdo de erros em coleções megaesperadas e sem outra chance de sair de novo. Cavaleiro Branco eu comprei o importado.

    O pior é quando as mesmas histórias são republicadas e contém os mesmos erros - a série do Hellblazer veio com páginas trocadas no Pisa e repetiram o erro no LWC.
    A Coleção Histórica do Quarteto repetiu os mesmos erros da BHM que usaram as histórias.
    E por aí vai.

    E isso está chegando na Turma da Mônica, que o Élcio comentou, é a maior porta de entrada para leitores novos.
    "Velicidade" em vez de 'velocidade" e "enrfentar" em vez de "enfrentar" só comprovam que o descaso chegou a outro nível.

    Mas eu por causa disso e de outros fatores,decidi fechar as coleções vigentes pela Panini e partir de vez para os importados, em muitos casos mais baratos e com melhor cuidado.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Lierson... blz?

      Pois é, ainda tem mais essa: A chance NULA de HQs q saíram com erro agora, serem relançadas futuramente corrigidas... O "ETRIGAN" (do Kirby), por exemplo, saiu com vários erros mas acho q NUNCA MAIS veremos esse material de novo no Brasil!

      E eu te dou a maior força e incentivo pra partir pras importadas... E já começo a pensar seriamente nisso TBM (não descarto a ideia de refazer TODA a minha coleção só com TPs importados - lá pro ano q vem, qdo ou "se" meus negócios estabilizarem)!

      Abs!

      Excluir
  4. Tenho de salientar que toda vez que alguém compra uma dessas hqs com erros, torna-se apoiador de tal descaso da Panini, quer queira ou não. Idem para a situação com os preços.

    Enfim é algo provavelmente esperado para uma empresa famosa por terceirizar seus serviços, que não tem gráfica própria, cujas coleções de encadernados aparentam ser sempre baseadas em similares estrangeiras. Ou seja, que parece não produzir NADA, além de copiar porcamente trabalho de outros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erros de revisão e não ter gráfica própria estão relacionados em que ponto? Me explica, por favor!

      Excluir
    2. Não estão diretamente relacionados, contudo são sintomas de uma empresa que não investir em nada, seja em revisores ou em uma gráfica.

      Excluir
    3. E aí, Kromak... blz?

      Acredito q mtos leitores só acabam percebendo alguns erros depois de terem comprado a edição (eu mesmo, raramente tenho tempo de ler na hora aquilo q compro e acabo, mtas vezes, sabendo dos erros pelos comentários de outros leitores)!

      Mas mtos leitores já estão boicotando a Panini (e outras editoras) de forma involuntária mesmo (já q o leitor brasileiro NÃO é organizado e nem atua em conjunto com outros - é individualista por natureza)... Mas a quantidade de ERROS aliada aos preços abusivos, acabaram afastando MTA gente dos quadrinhos (pelo q vejo nas redes sociais, falando com lojistas amigos meus, e por comentários de bastidores q chegam até mim)!

      Abs!

      Excluir
  5. Oi Leo, e aí tudo beleza?

    Eu mesmo parei de comprar as edições "LENDAS DO UNIVERSO DC: OS NOVOS TITÃS" por causas dos GROTESCOS ERROS GRAMATICAIS!

    Uma pena, pois eu estava animado em adquirir todos os volumes dessa coleção, mas... PAREI de comprar no volume 3.

    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, MARCIO... blz?

      Pois é, e pelo visto a coleção dos "TITÃS" possuía ainda mais erros do q a gente imaginava, hein? Afinal, só o Vol. 2 veio com mais de 13 erros (é mta coisa mesmo)!

      Abs!

      Excluir
  6. Olha...tá foda rs rs...os de digitação até dá pra relevar um pouco...mas trocas de balão...concordância (esses são os piores)...tradução ao pé da letra...esses me viram o estômago. Não vejo ninguém reclamando...mas acho a JBC fraca neste quesito...pelo menos o BLADE tem várias passagens com erros...só fechei a coleção pois acho o mangá muito bacana. É o que falaram...muitas vezes acabamos comprando pois nos sentimos reféns...mas a saída pra importados é cada vez mais uma solução interessante...visto o aumento gigantesco no preço das edições nacionais (que vem com o bônus de terem um trabalho de revisão porco).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Fábio... blz?

      Verdade, as "trocas de balão" e "concordância"... pra mim, tbm são as piores (embora os erros de digitação eu tbm ache irritantes o suficiente, rs)!

      Como eu leio poucos mangás (só o "Lobo Solitário" no momento), acabo não sabendo de mtos erros na JBC... Mas lembro q a New Pop foi NOJENTA na revisão de "Street Fighter" (uma verdadeira peneira de erros de todo o tipo: num dos servicinhos mais PORCOS q já vi na minha vida)!

      No mais... SIM, os TPs importados, de repente, passaram a ficar mais atrativos diante da imundice q tá sendo apresentada no mercado nacional, com erros de revisão e preços abusivos (a soma desses 2 fatores acaba pesando mto pra quem estiver pensando em partir pras GRINGA)!

      Abs!

      Excluir
  7. Caramba... Ter que conviver com esses erros e ainda pagar caro é de doer...
    Pra quem tem TOC, essa lombada de Vagabond deve dar agonia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa lombada "CERVERÓ" do "Vagabond" tá de dar nos nervos mesmo, kkk...

      Abs!

      Excluir
  8. A da lombada deve ser a que mais dá ataques cardíacos nos lombadeiros. Kkkkkkk
    Sei qud você não compra mangás, mas pra ter ideia de como as coisas tão, o mangá de Vinland Saga que em outubro do ano passado custava R$ 14,90, esse ano tá custando R$ 19,90. Torcer pra que a ptoposta da culturzma faça sucesso e dlz adquira os direitos da Marvel e DC, panini já passou dos limites.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viland Saga é muito massa, passei pra fente minha coleção por motivo de cortes, mas é uma série que recomendo muito.

      Excluir
    2. E aí, "L"... blz?

      Eu compro mangás sim: Tô fazendo a coleção do "Lobo Solitário" (o Clássico)... E vi q na próxima edição já vai ter um reajuste considerável (é fóda)!

      Gostaria até de ler mais mangás, mas desisti de alguns pelo formato mais caro: "Akira", "Ghost In The Shell", e "Éden"!

      Abs!

      Excluir
    3. Lobo Solitário é reverenciado, mas meu tempo e falta de $$$ fez eu nem começar essa coleção.

      Vou dar uma dica, se você curte filmes políciais como os do David Fincher, leia ou veja o anime de Death Note, tem a vantagem de não estar tão caro e ser curtinho.

      Excluir
    4. "Viland Saga é muito massa, passei pra fente minha coleção por motivo de cortes, mas é uma série que recomendo muito."

      Até hoje li ate o vol 10, mas continuei comprando pra depois não ficar chorando por ter perdido ediçao rsrsrs . Vou ver se tiro o atraso esse ano.

      Agora um mangá que tou cogitando largar é Berserk, já tou me abusando de tanto c*doce do Miura pra terminar a história.

      Excluir
    5. Opa... Valeu mesmo pela dica:

      "Death Note" já tinha sido me recomendado há um tempo atrás, e apesar do meu interesse (adoro histórias policiais e suspense): só me faltou verba pra encarar essa série mesmo, rs!

      Abs!

      Excluir
  9. E aí Leo, tudo bom??

    São erros e mais erros que não acabam mais!!! Sofremos com o impacto da mais pura incompetência de editoras como a Panini que está se mostrando ineficiente no que se refere a problemas de revisão(esses erros ficaram mais graves após a mudança dos revisores); preços elevadíssimos(descaso total com o consumidor) e uma distribuição cada vez mais caótica! Tempos difíceis para todo colecionador de quadrinhos no país!!

    Décadas atrás, esse "hobby" era acessível a todas as classes, o preço era justo; hoje,entretanto, as HQs passaram a atingir uma fatia de mercado bem seletiva, isso sem falar num novo público intitulado "lombadistas doentes" que compram edições de luxo APENAS para enfeitar estantes como objetos de adorno,rs. Totalmente sem noção isso aí!! As editoras alimentam a sua ganância por conta dessa parte de mercado que gosta de ostentar, e quem sofre com esses abusos somos nós, colecionadores, que consideramos as HQs um instrumento de leitura e cultura!!

    Olhando a lombada de Vagabond, me recordei daquela sujeira que a Panini fez com a lombada totalmente desnivelada do Monstro do Pântano livro 5! Quatro anos depois, a editora corrigiu o problema, mas dessa vez, surgiu outro: ERROS NAS DIMENSÕES DO LIVRO 5!!! É revoltante!!
    Lobo Solitário teve 7 reais de reajuste; mas, pra ler ou folhear o mangá ainda temos certa dificuldade devido a excesso de cola nas páginas!!

    No mais, estou pensando seriamente em partir para alguns encadernados e mangás importados!! Sei que são caros, mas, em termos de qualidade, vale a pena,o papel couché das edições gringas é melhor que o da Panini(que tenho a impressão de ser um pouco mais fino do que o da Salvat e Eaglemoss) além de servir como uma bela prática para o inglês!

    Hoje, olhei um vídeo do Alexandro mostrando os encalhes de diversos encadernados da Panini! Seria o início da decadência da editora por persistir na ideia absurda de aumentar os preços!!

    Abração!
    Leonardo Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo Lopes, estou vendo vários encadernados da Panini retornando às bancas, encalhes mesmo.
      Quanto aos importados, não vou partir para essa por ver que no quesito economia será trocar 6 por meia dúzia. Peguei o ano passados alguns Omnibus e passei adiante. Mas cada um faz as escolhas que achar melhor, irei partir para os Scans antes de comprar muita coisa. A Panini está fazendo por merecer.rs

      Excluir
    2. Roberto Xavier,blz? Bom, caso eu decida comprar edições importadas, só vai com promoções mesmo,rs! Eu não pago preço cheio em edições caríssimas!!
      Faz três semanas que eu não vou às bancas! Fiquei curioso por saber se aqui em Slz-MA desovaram alguma coisa também,rs! Interessante que a Abril começou deste jeito quando as vendas não estavam nada boas e meses depois ela sucumbiu de vez!

      Abs!
      Leonardo Lopes

      Excluir
    3. E aí, Leo... blz?

      Realmente, eu não vejo desculpa convincente pra Panini não investir num REVISOR (ou equipe de revisores) decente... Afinal, a editora fatura pra caralho (não estamos falando de uma editora fundo de quintal q mal tem dinheiro pra impulsionar um anúncio no face) e poderia sim investir mais na revisão de seus produtos!

      Fora isso... Os preços e reajustes abusivos não ajudam em nada a tornar o mercado mais abrangente pra todos os públicos. Chegamos num ponto em q GIBI passou a ser hobby pra classe média alta pra cima (ou pra quem puder pagar mais de 100 pila num encadernado de luxo)!

      E q cagada foi esse erro de formato no "Monstro do Pântano 5", hein? A edição ficou "nanica" perto das outras (os caras são mto incompetentes, puta merda)!

      Abs!

      Excluir
    4. Serviço de utilidade pública esse video, Rsrs. Uma delícia de se ver, gostei kkkkk.

      https://youtu.be/N6pFtPaLvdU

      Excluir
    5. Eita... Tá encalhando tdo mesmo, rs!

      Abs!

      Excluir
  10. Olá, grande Leo !

    Bom...isso reflete a situação do país - e de grande parte do resto do mundo, cada vez mais acostumado com os efeitos da digitalização e das demais parafernálias imbecilizantes da sociedade, posto que o sistema está constituído da tal modo que conseguem degenerar qualquer conquista tecnológica em detrimento do uso consciente das mesmas. A proposta é vender cacarecos sofisticados para a escumalha se exibir. Apenas isto.

    Eu desabilito o corretor ortográfico de todo celular que possuo. E sou radicalmente contrário à reforma ortográfica perpetrada pelo governo anterior, que almejava a "unificação" da Língua Portuguesa com os demais países lusófonos, esquecendo-se (ou melhor, ignorando) que, aqui, o "Português" adquiriu uma identidade própria.
    REVOLTANTE !
    Mas ninguém se revoltou !

    Taí agora parte da consequência de todo um processo de corrupção educacional, cultural e moral advindo de longa data. Editoras sucumbindo, bancas de jornais agonizando, distribuição moribunda e HQs lançadas no mercado com toda espécie de defeitos gráficos.
    Numa sociedade decadente, praticamente terminal, um tal tipo de coisa, como mostram-se os erros de grafia, encontrados em algo que representa muitas vezes a porta de entrada para o universo das Letras, não é considerado um mal tão grande. Sim, porque há coisas muito piores.

    Trabalho no TJRJ e, diariamente, vejo estagiários formandos em Direito que sequer sabem formular algum texto com um único parágrafo. Vejo profissionais formados em Direito completamente ignorantes na utilização da sua ferramenta básica de trabalho - que é o domínio minimamente razoável do idioma.
    Pretender algo diferente num país mergulhado na mediocridade, é querer demais.

    Minha área é Desenho Industrial. Quando fiz concurso para o TJRJ, eu já sabia que o diferencial seria a Língua Portuguesa - o resto era mera habilidade em conseguir memorizar Leis, Regimentos, Estatutos e outras decorebas meramente "decorativas" (desculpe o trocadilho, mas é a realidade dos fatos).

    Cara, analisando bem o meu passado, era pra eu ser um NADA nessa vida. Há algumas décadas, eu era só um garoto pobre, largado por aí, que catava ferro velho na rua pra poder comer biscoito Maizena com café.
    Meus gibis foram meu refúgio de um mundo ruim e de um destino sem esperanças. Ali, nos meus gibis desgastados pelos muitos usos, aprendi a conhecer as palavras, vivi as aventuras dos meus heróis preferidos e desenvolvi meu prazer pela leitura. Os meus gibis realmente catapultaram-me daquela realidade sombria.
    Ver todo esse descaso e essa decadência sendo disseminada em um objeto repleto de boas recordações, como são, para mim, os quadrinhos, é de causar nojo e repulsa.

    Como não adianta mais nada questionar, protestar ou ter qualquer atitude nobre que possa ser correspondida com o mínimo de receptividade por parte de quem já perdeu a vergonha e o respeito, minha vontade é socar com toda força a cara de todos esses canalhas que permitiram que a situação chegasse a esse ponto. Socar-lhes a cara até destroçar todos os ossos que estiverem ali para serem quebrados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Antonio Jorge... blz?

      Sim, o povo não sabe utilizar adequadamente as vantagens tecnológicas ao seu alcance... O ZAP, por exemplo, é uma ferramenta mto mais rápida e eficaz q o e-mail, PORÉM: meus amigos e colegas de trabalho utilizam mais pra me mandarem MEMES e pegadinhas com o "Negão da Piróca" ou o "Gemidão do ZAP", kkk!

      O face então... Qdo não é uma enxurrada de mais MEMES, são aqueles textões de "desabafo" sobre política, problemas de auto-estima, ou liçõezinhas de moral (q ninguém pede). Pelo menos hj em dia pararam um pouco com aquele hábito ridículo de postarem FOTOS de pratos de comida em restaurantes (puta mania cretina e inútil q tava virando modinha até pouco tempo)!

      Falo isso, pq as "redes sociais" (a meu ver) acabaram contribuindo negativamente pra essa postura de "inércia cultural"... Eu sou dono de pré-vestibular, e os alunos q chegam ali pra estudar (e tentarem a sorte numa universidade) saem dos colégios SEM saber ler e escrever adequadamente. Usam o "internetês" como linguagem própria e mandam essas porras abreviadas numa REDAÇÃO: "vc", pq", "tdo", etc... Ou seja: assimilaram o jeito errado de escrever e repassam esses vícios na escrita!

      Eu entendo a raiva q vc sente, pois tbm me criei e aprendi a ler através das HQs... e tbm me embrulha o estômago ver esses editores "estrelões" tratando os quadrinhos com desleixo e falta de respeito (com o produto e com o leitor)!

      Abs!

      Excluir
    2. O negão broxudo é repugnante pra caralho. Já me mandaram essa imundície no WathsApp e eu simplesmente bloqueei todos os idiotas que fizeram isso. Não tenho tempo a perder com imbecis. O tal do "gemidão", felizmente, nem sei do que se trata.

      Facebook, na minha opinião, é o fundo do poço da mediocridade. Não é à toa que essa merda atrai o povaréu por aí. Adolescentes "Vasp", casaizinhos caretas e a coroada brega fazem a festa nessa coisa ridícula.
      Eu meço o caráter de alguém pelo gosto musical e se é usuário do "face". Se o/a infeliz curte pag*d* (me recuso a citar o nome dessa merda), fu*k (outra imundície) e sert*nojo (podridão tanto quanto) ou pede pra me adicionar no face, arrumou um inimigo mortal.

      Coincidência ou não, essa profusão de erros gramaticais ficou mais sintomática com o advento das tais "redes sociais". E observa-se que não se trata de uma exclusividade de algumas HQs. Já vi artigos em veículos de notícias na internet infectados com esses erros. Parece que os caras que escrevem desabilitaram o corretor ortográfico do que utilizam para digitar confiando que têm capacidade, fibra e moral pra encarar uma proeza dessas. Sim, porque se tornou uma proeza saber escrever (e calcular) sem o auxílio de máquinas. Ninguém mais pensa. Ou melhor, a maioria só pensa em merda (como as mencionadas acima).

      Hahaha !!!
      Não é à toa que só se fodem na vida !

      Excluir
    3. Bem, o meu gosto musical se restringe mais até meados dos anos 80 e início dos 90... A partir daí, eu meio q abandonei o q hj se chama de "música" e vivo apenas de mp3 de clássicos (graças a deus existem milhares de boas músicas antigas e q recheiam meus CDs e pendrives)!

      Abs!

      Excluir
  11. .Pagamos cara e o produto ainda vem com erros de português besta, tem que ter um boicote ou uma reclamação pesada pra panini ficar esperta .

    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boicote já tá rolando de qq jeito, Ivan...

      Pois mtos leitores abandonaram o barco depois dos últimos reajustes de preço (sem contar esse monte de erros q estamos vendo e q tbm afastam cada vez mais leitores - vide alguns dos comentários acima)!

      Abs!

      Excluir
  12. Taí a "qualidade" para justificar o aumento com a inflação acumulada dos 10 últimos anos. Todo inicio de ano faço uma lista dos lançamentos para comprar durante o ano, para esse 2019 as prioridades são Y: O último Homem volume 5 e A Saga do Monstro do Pântano volume 6 (lwc). Os demais serão se o preço for atraente, se notar que não vai rolar vou desfazer das edições que falta completar. Novas coleções estão fora de cogitação. Estamos indo ladeira abaixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      É verdade... Mtos leitores (eu incluso) já estão evitando entrarem em novas coleções e devem priorizar apenas a continuidade das vigentes (e olhe lá: mtos já pularam fora e abandonaram suas coleções de modo geral)!

      A audiência aqui do blog despencou pela metade em poucos meses, e isso tbm vem acontecendo com outros sites e canais de youtube: Num claro reflexo do ABANDONO de vários leitores por suas coleções (e por tabela: dos canais de informação do gênero - q agora não lhes servem mais pra nada)!

      É a ladeira abaixo sim...

      Abs!

      Excluir
    2. Eu sou um dos qud diminuiu drasticamente os views no youtube, o único canal que ainda vejo de vez em quando, é o do Central hqs, e só. Quero que a Panini se exploda, já abusaram demais da paciência e boa vontade dos leitores.

      Excluir
  13. Quase tudo nesse país é mal feito
    Viva a qualidade dos scans!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q os scans vão ter mais procura do q nunca agora, hein? (com essa zona toda q tá rolando com os gibis impressos, rs)!

      Abs!

      Excluir
  14. O nome dos letristas estão nos créditos. Se pararem de falar 'A Panini errou' e começarem a falar 'O fulano de Tal errou. Fulano de Tal é analfabeto' com certeza os erros diminuem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não só do letrista, afinal tem o revisor e até o editor. O Erro acaba passando por mais de uma pessoa!!! Fora quando o erro ocorreu na própria tradução.

      Excluir
    2. Embora a responsabilidade geral por QQ erro seja da editora em si (q TBM responde pelos erros da gráfica)... Sim, vcs tem razão: Dar nome aos bois (revisores) sempre ajuda a acertar melhor o alvo em cheio, rs!

      Abs!

      Excluir
  15. Leo vai ter materia sobre os lançamentos Disney pela Culturama?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Acho q sim, mas só depois q eu ver ao vivo essas revistas da Culturama (q por enquanto, nem apareceram nas bancas ainda)... Devo fazer aqui q nem eu fazia com as da Abril: comentar e avaliar os principais lançamentos (não todos)!

      Abs!

      Excluir
  16. Vou dizer que quando eu cometo algum erro na tradução, em muitas editoras ele vai direto para a versão impressa.

    Por outro lado, a editora com que eu trabalhei que melhor revisou texto, a Jupati, a única que me mostrou a versão final das HQs para eu verificar antes de ir para a impressão, não vende nada enquanto a tão criticada Panini vende pacas. É essa a mensagem que O PÚBLICO está passando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe qual é o problema Hunter...é que se não vender culpam o público consumidor e não lançam mais porque falam que tal material não vende...aí o colecionador fica sem o material que tanto queria. A Panini vai sempre vender mais pois ela trabalha com os personagens ocidentais mais famosos...pelo menos nas Américas...mas concordo com você plenamente sobre nossa conivência com esses erros...a vontade de ter o material acaba falando mais alto e acabamos por fazer papel de bobos.

      Excluir
    2. E aí, Hunter... blz?

      A Jupati parecia mto promissora no começo, logo q lançou "Lanfeust de Troy" e "Barbarella"... Além dos excelentes "Mestres Modernos" (dos quais peguei só o do Byrne - por enquanto)!

      Eu cheguei a achar q a editora iria suprir a falta da NEMO (q abandonou as HQs europeias)... Uma pena q parece ter sumido com a crise q se alastrou pelo setor (espero q volte à ativa um dia)!

      Abs!

      Excluir
    3. A Maruspial é um braço editorial da Jupati, realmente a crise desacelerou os lançamentos mas ele ainda estão na ativa...
      Cesar Leal

      Excluir
  17. Falai Leo, blz? Esses dias vi uma postagem feita no RECLAME AQUI onde o consumidor fez uma reclamação em relação à edicao de luxo da Morte da Fenix que apresentava os mesmos problemas apresapresen neste tópico e parece q eles resolveram dando-uma edicao corrigida. Será que esse nao seria o caminho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Wagner... blz?

      Sim, o leitor tem q reclamar SEMPRE q constatar algum tipo de defeito no produto pelo qual PAGOU pra adquirir... Pois se ficar quietinho e deixar rolar pra ver "SE" a Panini se mexe pra botar ordem no galinheiro, aí não vai rolar nada mesmo, pois a editora só fará alguma coisa se houver MTA reclamação E (principalmente) queda nas vendas (pra eles sentirem no bolso o resultado do desleixo)!

      Abs!

      Excluir
  18. Já aceitei, há muito tempo, que nosso país é uma merda para se consumir ou colecionar cultura, e isso tem me confortado bastante. Olhando por esse lado, até que estamos em um lucro razoável e vejo que chegamos longe, mas acho que já é hora de parar. Eu parei e, de alguns meses até hoje, só fechei a coleção do MKF até a fase do Paul Gulacy e comprei o Crossed, que, por incrível que pareça, não apresenta grotescas abominações gramaticais, excetuando-se por um deslize de troca de sexo em um dos balões, onde "ele" deveria ser "ela". Sendo só isso, ainda é passável...

    Eu dei um basta nessa cafetinagem de sustentar essas editoras porcas e arrogantes, que acham que fazem um grande favor aos leitores. Somem-se esses erros imperdoáveis com mentiras, sarcasmo, prepotência, preços oníricos, etc etc. Enquanto existir uma parcela de leitores que diz amém para arroto em latim e se declara "putinha de editora", esses mequetrefes ainda vão deitar e rolar muito. Da minha parte, não verão mais um centavo!

    Já boicotava a InDevirDa, a Myjhos, a Enrolanós e agora a Leviana Panini. Bom, quanto a esta última, pelo menos, poucos podem ter o orgulho de dizer que seu nome se tornou um adjetivo... :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Já aceitei, há muito tempo, que nosso país é uma merda para se consumir ou colecionar cultura, e isso tem me confortado bastante." - cara, é complicado mesmo colecionar por aqui.

      Excluir
    2. Colecionar QQ coisa aqui no Brasil... é só pros fortes mesmo, rs!

      Pois aqui, as empresas simplesmente abandonam as coleções pela metade se assim desejarem, não entregam o produto bem revisado ou em perfeito estado (no caso das "miniaturas") e praticam preços e reajustes abusivos em pleno andamento das coleções!

      Abs!

      Excluir
  19. Ao contrário do que publicam as editoras nacionais, o texto do caro Leo sobre a porcalhada gramatical apresentada ao sofrido público consumidor de cultura não apresentou um único erro !
    Trata-se ele de um empresário, chefe de família, recentemente internado por problema de saúde e, ainda, blogueiro. Se fosse por excesso de trabalho, estresse, pressão emocional, falta de tempo e outras dificuldades, os seus textos deveriam estar recheados de erros.
    Mas, nosso caro Leo é um sujeito zeloso e dá o exemplo.

    O que ocorre com as editoras é justamente a falta de zelo com os produtos que oferecem, e falta de respeito com quem consome os seus produtos. E no grupo dos que consomem qualquer tipo de literatura contaminada com erros gramaticais também há aqueles que amam o seu gênero em questão. Compramos então esses gibis com tal tipo de "podridão" embutida porque não há opções e alternativas no mercado. Nestes casos, o amor por uma HQ fala mais alto.

    James, esses erros me fazem lembrar o antigo Mobral. As editoras deveriam seguir aquele exemplo e investirem na formação de revisores dentro do seu quadro de funcionários, pois, do contrário, cairão na vala comum do descaso com estes mesmos consumidores - e arcarão com as consequências.
    Algumas têm esse descaso no que concerne a falta de comprometimento com o consumidor colecionador (caso da famigerada Pixel); outras, na falta de sensibilidade para as condições financeiras de seu consumidor (caso de todas), e outras, ainda, no desleixo com a apresentação gráfica final do seu produto (caso de boa parte das editoras). E como a maioria dos consumidores não sabem ler em inglês e são desfavorecidos financeiramente, tornam-se presas fáceis e conformadas para esses conglomerados.

    James, acho que está na hora de vc aprender inglês, porque revisão salarial, no momento, está mais difícil do que encontrar um gibi sem erros e barato !

    Ignácius,
    Ignácius Stainbosh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ignácius... blz?

      De vez em qdo eu tbm acabo me passando em algumas vírgulas e crases, hehe... Mas diferentemente dos revisores em questão, eu não sou pago pra essa função E tbm não cobro pra ninguém ler aquilo q eu escrevo: Ou seja, escrevo de graça pra um blog q é de graça tbm (nem anunciantes eu aceito por aqui, rs). Já a Panini VENDE (e CARO) seus produtos pra estes apresentarem erros inadmissíveis, enquanto paga (ou deveria pagar) revisores decentes pra fazerem a tarefa de entregar um produto SEM erros!

      Seja como for, eu sempre dou uma revisadinha básica nos textos q escrevo: Pq não é por ser de graça q eu vou fazer algo tão nas coxas e na má-vontade, né? Da mesma forma, eu (na condição de consumidor) tbm esperaria q no mínimo a editora tivesse o mesmo empenho pra evitar esses erros: e verdade seja dita, a Panini não faz porra nenhuma pra evitar nada (se fizesse, já tinha resolvido o problema há MESES atrás, qdo começou essa putaria de erros com maior frequência)!

      E realmente... Saber inglês é cada vez mais fundamental pra TUDO (tanto na vida profissional qto pra um simples lazer como colecionar gibis - e poder partir pra importações se precisar). Em tempo, meu inglês tá enferrujado pela falta de prática (a última prova q fiz pra testar meu nível, apontou 75% - já foi melhor, embora eu nunca fosse fluente: essa média é SÓ pra leitura, no caso)!

      Abs!

      Excluir
  20. Gibi é emoção, aventura, distração, etc, etc...e também CULTURA.

    Aprendi o significado da palavra "supérfluo" através de uma antiga história do personagem Franjinha, do não muito "gente boa", Maurício de Sousa, na qual armou-se uma tremenda confusão devido a mal entendidos oriundos de quem repassou o fato ocorrido originalmente com o Franjinha.

    E nessa história em particular, um só erro envolvendo a grafia de qualquer palavra fora do contexto que se queria passar ali, teria um efeito completamente negativo. Mas, naquela época a relação entre editoras e leitores eram bem mais civilizadas e as histórias em quadrinhos quase nunca traziam erros.

    Pois bem, nessa história (cujo título esqueci) o Franjinha passa por um sujeito que estava sentado num banco de praça junto com o filho e tentava explicar para este o significado da palavra "supérfluo" (que o menino viu no livro que estava lendo) exemplificando o caso através daquele garoto que passava por ali, cuja barriga era supérflua.
    O Franjinha, que não ouviu a explicação, se sentiu muito lisonjeado e logo começou a divulgar que possuía uma barriga muito supérflua. Logo a informação se espalhou, mas sendo divulgada de maneira cada vez mais distorcida - e então o Franjinha começou a ser procurado por cientistas achando que ele tinha engolido o "superflúor", enquanto que o Cebolinha foi contar para a mãe do moleque que ele estava com um "super fulo (furo)" na barriga.
    Armou-se então uma confusão hilária generalizada até tudo se acalmar e ser definitivamente esclarecido.
    E no fim, qualquer um que lesse aquela história acabaria entendendo perfeitamente o significado da palavra "supérfluo".

    Essa é uma pequena obra-prima de uma época em que as HQs tinham o seu devido valor. Era raro, muito raro, encontrar algum erro ortográfico nos quadrinhos.
    Ironicamente, a MSP deliberadamente adotou como regra grafar errado todas as falas dos caipiras nas histórias do Chico Bento. E desde então, a coisa ficou tão poluída com aquele linguajar cheio de erros intencionais que eu nunca mais me interessei em ler nada daquele personagem.

    Abs !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Jorge,

      acho que as histórias de hoje ainda continuam marcando as pessoas. A diferença é que para nós leitores com mais bagagem se impressionar com material novo é raro, depois de tantas leituras é normal sentir que os novos materiais são frato e menos originais, e na verdade são mesmo. Por exemplo, li As histórias do Alan Moore do Superman antes do reboot pós-crise nas infinitas terras e ao ler "Grandes Astros Superman" do Grant Morrison achei aqui bem raso em comparação a história do Moore, raso e sem originalidade, mas tem muitos que curtiram mais a história do Morrison, talvez por terem lido antes ou por não terem vivido na mesma época que li. Logo, material marcante sempre terá e dos mais diversos e irrelevantes para nós poderá ser o contrário para outros. Estou na fase de ouvir Jazz, músicas produzidas antes dos anos 2000, filmes e séries idem. Quanto as HQs também vou pelo mesmo caminho, mas admito que algumas coisas novas foram boas leituras apesar de preferir o material clásssico pré-Efeito Rob Liefeld. rs. Valeu.

      Excluir
    2. Olá, Roberto Xavier !

      Verificando agora o meu comentário anterior, após ter sido digitado em meu pequeno smartphone, percebo a quantidade grotesca de erros gramaticais que cometi ali. Mas, paciência. Agora já era !

      Concordo com vc que ainda existam coisas de qualidade muito boa sendo produzidas atualmente em matéria de quadrinhos. Mas, acredito que não sejam tantas em termos de quantidade. Quando uma HQ qualquer atual não traz personagens superchatos, apresentam personagens clássicos e já consagrados, porém com uma outra "roupagem", isto é, bastante descaracterizados, pra dizer o mínimo. E isso acontece sob a alegação de que é necessário adaptar-se aos novos tempos, com as suas novas tendências. Daí, inventam esse papo de atender às novas exigências e resolvem transformar personagens em gays, em ativistas políticos ou então assumindo qualquer outra característica completamente fora da realidade com que eles foram originalmente concebidos.
      A própria "Turma da Mônica", atualmente, com aquelas histórinhas bem vagabundas, ou seja, curtas e descartáveis (pelo menos as que eu tentei ler há alguns anos estavam assim) tornou-se uma pálida imagem daquilo que era produzido na década de 70.
      Também não acredito que quanto mais antigo um material, melhor ele era e será. Eu, particularmente, não aprecio muito as primeiras fases do Recruta Zero ou as do Fantasma quando este era desenhado pelo Ray Moore. Neste último caso, prefiro especialmente a fase posterior, aquela do Sy Barry.

      De resto, é isso aí. Também curto jazz, mas também aprecio músicas étnicas, além do bom e atemporal Rock britânico (ontem, escutei "Good Things", "Burn", " Lights" e "1969" do Sisters of Mercy, enquanto fazia cálculos judiciais). Além disso, não vivo sem meus desenhos animados pré-década de 90, sem meus seriados pré-década de 90 e sem meus filmes pré-década de 90. Afinal, quase tudo o que surgiu culturalmente dos anos 90 pra cá (inclusive a "moda" de publicarem gibis repletos de erros e defeitos) quase sempre é digno de merecer uma boa bala e uma bela cova.
      Já comecei a investir no material estrangeiro com o pé direito, através do Prince Valiant. E este foi só o primeiro passo.

      Abs !

      Excluir
  21. Vou dar minha opinião , assim como eu , muitos dos colecionadores pesados estão estocados de quadrinhos , minha pilha de leitura tem centenas de HQs , um armário inteiro , a partir do momento que os preços sobem, optei por reduzir minhas compras , repensar do q gosta e ler o q ja tenho , tenho um monte mesmo ,assim como eu mtos colecionadores estão fazendo isto é somos nós q sustentamos a Panini, assim as vendas vão começar a decair , vender menos na Amazon, a Amazon pedir menos é assassim por diante

    ResponderExcluir
  22. E o Levi ainda deu entrevista dizendo que o "responsável" já foi mandado embora, mas os erros continuam... na Edição Definitiva do Aranha, além de sair com páginas trocadas, há um balão em branco onde o Tocha Humana devia estar dizendo "Em Chamas".

    Panini não dá mais. Como o Hunter disse, procurem outras alternativas.

    ResponderExcluir
  23. Oi Léo,

    Falando em erros, e eu que ano passado depois de ver o filme do pantera negra (razoável para bom) resolvi ler a edição da Salvat vermelha do pantera e.... a mini série simplesmente veio sem o ultimo capitulo, o terceiro está repetido no encadernado!!
    E aí? Compensa reclamar com a Salvat, pois a edição saiu faz tempo e só li ano passado (como muitos também não leio tudo que compro na hora), ou só vai ser perda de tempo e estresse?!!

    Abraço, Luigi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Luigi... blz?

      Olha, eu reclamaria e exigiria a troca sim... Nem q seja por outra coisa, caso já não tenham mais a edição em estoque!

      Te confesso q tbm corro esse risco... Pois tenho mtas edições compradas de uns 2 anos pra cá, q ainda nem tirei dos plásticos originais, rs!

      Abs!

      Excluir
  24. E aí, Fabiano... blz?

    Se fosse uma editora de pequeno porte, até seria compreensível q algo assim acontecesse e não houvesse pessoal suficiente pra corrigir o problema... Mas a Panini fatura mta grana por mês (e ainda tem superfaturado os preços): Ou seja, trata-se de uma editora de grande porte q poderia (se quisesse e tivesse boa-vontade) contratar MAIS gente pra fazer uma revisão decente!

    Por exemplo: Passar o mesmo gibi pra 3 pessoas lerem e revisarem... com certeza já evitaria q mtos desses erros banais tivessem passado. Duvido q a editora não tivesse condições de contratar mais gente pra um servicinho barbada desses (q é passar o dia inteiro lendo gibis, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. Tbm dui vítima de mais uma "paninada"! Essa edição definitiva do Homem-Aranha vem com erros grotescos! Pelo valor absurdo que eles pedem, o mínimo q se espera é que seja uma edição decente. lamentável!

    ResponderExcluir
  26. Segue imagens do erro na Edição Definitiva do Homem-Aranha:

    https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/hq-de-luxo-do-homem-aranha-e-lancada-no-brasil-com-balao-sem-texto/

    O pior é que dificilmente haverá um Recall por um erro tão insignificante, no ponto de vista da Panini é claro.

    ResponderExcluir
  27. Olha...pra quadrinhos...o francês e o italiano me parecem ser tão fundamentais quanto o inglês...o espanhol dá pra se virar bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade !
      No caso francês, cito, por exemplo, o roteirista e artista Manu Larcenet.

      Essa de ficar só no circuito DC/ Marvel é algo que satisfaz apenas ao público "nerd comedores de doritos" e colecionadores de lombadas da Panini.

      No caso da Marvel, só o que me interessa agora é completar as duas coleções que estou fazendo da CHM do Mestre do Kung Fu (duas porque NUNCA MAIS isso verá a luz de novo neste século). A Edição Definitiva do Homem Aranha também me interessava (principalmente a fase Romita senior). Mas, VOILÀ! Quem acredita que os erros ortográficos e demais cagadas da Panini irão terminar ?

      Excluir
    2. Antonio Jorge,

      Eu tbm acho q essa CHM é a ÚLTIMA chance do leitor brasileiro em ter acesso às HQs do "MKF"... Tenho uma leve impressão de q a Marvel não irá segurar mto tempo os direitos sobre o "Fu Manchu" novamente (até nos EUA a coleção de OMNIBUS foi acelerada pra garantir q a série fosse publicada até o fim)!

      No mais... Eu sou mais o Cebolitos do q o Doritos, rs!

      Abs!

      Excluir
  28. Fala, Léo
    Acompanho o blog há mais de dois anos mas nunca participei das discussões. Quanto à dúvida do Luigi, isto aconteceu comigo na edição do Homem de Gelo e a Salvat trocou sem problemas. Aliás, nunca tive problemas nas trocas de mercadoria da Salvat e da Eaglemoss (talvez uma vez com esta última, mas que melhorou bastante neste aspecto. Só não joguem fora a caixa “externa” das miniaturas antes de conferir se estão danificadas. Fica a dica). Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, fernando... tdo bem?

      Valeu mesmo pela participação aqui no blog: E esteja convidado desde já a participar mais vezes tbm, rs!

      Qto às trocas... Comprei poucas vezes na Salvat e nunca precisei efetuar nenhuma troca. MAS, na Eaglemoss eu já comprei várias vezes e apenas em 3 ocasiões eu precisei trocar miniaturas q vieram com defeito:

      Nas 2 primeiras, a Eaglemoss trocou as peças sem problema e ainda deixou eu ficar com as defeituosas (eles me mandaram reposições em perfeito estado e não me cobraram q eu reenviasse as peças q vieram quebradas ou com falha na pintura). Só q na 3º vez eles complicaram um pouco mais e pediram até fotos da peça defeituosa (era um "punho de ferro" q veio com o braço quebrado). Eu ia mandar as fotos, mas na hora eu desisti e preferi usar a peça quebrada pra mandar fazer um custom (do "Tarântula") e o artista q vai fazer a customização já arruma o o braço quebrado)!

      Abs!

      Excluir
  29. Olá, Leo!

    Rapaz, eu ia comprar esse Aranha Definitivo, mas ainda bem que vi a nojeira que a escrota Panini fez com esse clássico! Se comprasse, iria passar raiva e depois, não conseguiria passar, a não ser em sebos, e mesmo assim, nunca iria recuperar a grana jogada fora nessa merda... Comprar HQs aqui se tornou uma roleta-russa e para mim, já deu. Não tenho mais idade para aturar molecagem desse nível. E ver essa corja de canais vendidos vendendeo peixe podre também me deixa doente; patifaria total! Por isso, a integridade do seu blog é algo a se reverenciar.

    Aliás, não só em gibis passamos por esses constrangimentos. DVDs também saíam aqui com cortes grotescos (Desejo de Matar 3, da Flashstar, saiu com apenas uma hora de filme e cortaram até a morte do Risadinha) e legendas nauseabundas (no Videodrome, da Universal, traduziram "snuff films" como "filmes para cheirar". Filmes para cheirar, PQP).

    Bom, a época dos DVDs se foi e acho que a dos gibis também parece estar perto do fim. Assim espero, pois gostaria muito de ver essas editoras de merda amargando por seus próprios erros e nefastos devaneios megalomaníacos... E em outra encarnação, quero gostar de funk e novela da Globosta: sai mais barato, não dá aporrinhação, se acha em qualquer boteco e não exige cultura do consumidor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Pior q eu tbm cheguei a cogitar comprar esse TIJOLO do "Aranha" e passar minhas 4 "Bibliotecas" dele adiante... MAS, com essa cagada do balão sem texto eu não compro: Isso é INADMISSÍVEL num gibi de 155 reais!

      E putz, não sabia desses cortes em "Desejo de Matar 3"... Pois eu tenho o filme baixado (na ÍNTEGRA) e gravado em DVD junto com as partes 2 e 4 (do 1º eu não gosto mto e nem do 5º e deixei eles de fora do meu DVD particular, rs)!

      E "Filmes pra Cheirar" é fóda, kkk... Tá cheio de erros de revisão nas legendas de DVDs nacionais tbm. Um exemplo (q me irrita mto): No DVD de "Independence Day", um dos codinomes da resistência (q seria "Raposa") é grifado de forma errada: "Rapoza" (com "Z"). Legendado por um analfabeto do caralho, rs!

      E infelizmente... A Era dos gibis parece estar com os dias contados mesmo. Mtos leitores já debandaram e abandonaram suas coleções diante não só dos erros constantes, mas TBM pelos preços abusivos e abandono de coleções pelas próprias editoras (vide as séries de capa-dura da Abril e as edições da Pixel: Q ficaram inacabadas)!

      O leitor médio tá pulando fora desse barco, e até nas redes sociais isso se torna latente... A audiência aqui do blog caiu pela metade (pra baixo) e o mesmo tbm ocorre com outros sites e canais de youtube. Isso é reflexo do abandono dos leitores e falta de interesse em continuarem suas coleções. Eu já prevejo o FIM do "Submundo" como parte do processo natural das coisas tbm: Pois não terei como manter este espaço se o público for desaparecendo nesse ritmo (seria como escrever um diário pessoal q ninguém vai ler, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  30. Oi Léo e Fernando,

    Depois do carnaval vamos ver qual vai ser a resposta/tratamento da Salvat em relação ao volume todo errado do pantera e mantenho vocês atualizados aqui, provavelmente em algum post beeeem mais para frente....

    Abraços, Luigi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Luigi... blz?

      Por favor, avise aí sobre o desenrolar desse problema com o pantera, ok? Sempre é bom a gente compartilhar publicamente relatos q possam servir de referência e altera pros demais leitores sobre edições defeituosas!

      Abs!

      Excluir
  31. Visão do inferno. Perspectivas da Educação no Brasil:

    https://m.youtube.com/watch?v=W45loTix3ck


    Apesar do verniz ideológico no final, este vídeo retrata a tenebrosa realidade Educacional/Cultural no país - e que atinge todas as áreas. Um quadro tão terminal quanto um paciente com câncer.
    Cuidem de seus filhos para que não cheguem a esse ponto sem retorno.

    Ignácius
    Ignácius Stainbosh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu convivo com isso diariamente sendo dono de curso pré-vestibular...

      Abs!

      Excluir
  32. Léo Blz?

    Vamos lá,muito já foi dito da editora vagabunda!acho que,por coincidência ou não,quando os editores do PN saíram de lá a poha desandou!existiam erros!mas eram pontuais!hoje viraram regra!TUDO é mal editado!erros de digitação,que pra muitos são toleraveis, só mostram o descaso com seus consumidores!sem falar na política escrota de preços e a ETERNA incompetência em resolver a distribuição de seus produtos! agora,quanta gente arrogante nos comentários! não gosto de músicas ruins!ouço grunge,jazz fusiom,rock..
    e nem por isso,vivo destilando odió e desprezo a quem não gosta do quê eu gosto!depois ninguém entende o perigoso rumo político que o país tomou!com esse flerte descarado com o militarismo e o ódio as minorias e as instituições democráticas!a arrogancia SEMPRE será a outra face da moeda!a face oposta a estupidez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, se vc tá se referindo ao vídeo que mencionei, se fixou justamente no ponto que não devia.
      "Perigoso rumo que o país tomou" é o que se observa ali naquelas cenas nas salas de aula. Como o vídeo não é meu, não pude editá-lo pra extrair exatamente as partes fora daquele execrável contexto. Ou você concorda com aquilo? Porque o objetivo foi mostrar aquilo.

      Democracia não é o que eu ou você pensamos que seja, e sim o que se observa na prática. Para os destruidores de salas de aula "dimenor", que também roubam e matam à vontade, a democracia é válida. Mas para quem aponta o dedo na ferida (mesmo que o dedo esteja contaminado com ela também) não existe direito à essa mesma democracia!

      O objetivo do vídeo foi assinalar o rumo que o país tomou em termos de EDUCAÇÃO, algo que está de acordo com os debates desenvolvidos em torno da temática do post. Ninguém precisa mais se preocupar com eleições ou eleitos quando isso já se definiu desde o ano passado.
      "Ódio e desprezo" é o que se vê ali naquelas cenas deploráveis; no caso, ódio e desprezo dos "dimenor" por tudo que envolva a ordem, a moral e, acima de tudo à Educação. O "amor" deles é dedicado para outras coisas, que são vistas claramente ali. Afinal, é por causa do fator Educação que eles estão lá nas salas de aula. Ou não ?
      A mordaça agora é geral só porque A ou B perderam uma eleição e C ganhou? Não se pode mais se manifestar dentro do contexto de um assunto porque fulano perdeu uma eleição?

      Menos, muito menos, porque ainda estamos numa Democracia. Ou não?
      Você vê o perigoso rumo que o país tomou. Eu já não vejo assim. Quem está errado, eu ou você ?

      No fim, aqueles "alunos" é que estão certos, a Panini é que está certa e quem aponta os erros é que sempre está errado.
      Fica MUITO DIFÍCIL viver num país assim. Muito mesmo.


      Ignácius
      Ignácius Stainbosh

      Excluir
    2. Mas não foram só eles que sairam, e a coisa já desandava, agora só piorou.

      Excluir
    3. E aí, sergio... blz?

      A Panini desandou pra valer mesmo... Ela é um barco à deriva SEM um comandante de respeito à bordo. Falta pulso firme e HONESTIDADE por parte dos editores, haja visto a quantidade de mentiras e absurdos proferidos pelo Levi Trindade em entrevista, onde arruma trocentas desculpas esfarrapadas pra justificar as cagadas e deslizes da editora ("Sr. DOS Milagres", etc). E os erros continuaram mesmo após as promessas de q as coisas iriam melhorar (eu duvido mto, infelizmente)!

      Qto aos comentários do blog... Mtas vezes eu fico com a ingrata tarefa de ter q censurar ou liberar comentários q possam (ou não) ser ofensivos à outros leitores e determinados grupos sociais. Sou a favor da DEMOCRACIA, mas sei q (ironicamente) ela é uma linha tênue q não tem como ser garantida e mantida em sua totalidade (já q a "liberdade de expressão" - por assim dizer - TBM é outra linha tênue e bastante limitada)!

      Particularmente, sempre evito expor meu voto e minhas ideias políticas nas redes sociais (aqui e no face): Acho isso mto particular de cada um (já q trata-se de um estado de espírito e percepção da realidade q pode ser diferente e contrária à da maioria) e vejo q ainda vivemos uma polarização ideológica num país dividido em 2 extremos!

      Abs!

      Excluir
    4. E aí, Ignácius... blz?

      Apesar do cunho ideológico do vídeo q vc postou (e q vc bem avisou q teria e q deveria ser desconsiderado)... Entendi q foi pra contextualizar a questão de educação nas escolas: e q (lamentavelmente) tem a ver com parte do debate q se desenrolou aqui qto aos erros de revisão e q são uma das consequências de uma educação falha e de uma cultura q deixa margem pro descaso com a escrita e o cuidado gramatical!

      Porém, não foi ao seu comentário q estavam se referindo...

      Qto aos "rumos do país", eu acredito q vivemos no "perigo" há mto tempo... E q NUNCA estivemos de fato numa democracia (a CENSURA nunca nos abandonou e desde q eu me conheço por gente q convivo com filmes, revistas, e jornais censurados - é uma ilusão acharmos q somos livres pra expor nossas opiniões: O face e o youtube q o digam: cada vez temos mais perfis, pág, e canais excluídos e censurados por aí)!

      Aqui não é mto diferente... e cada vez mais seguido, me vejo obrigado a excluir comentários mal-educados ou ofensivos (com xingamentos e provocações à mim e à outros usuários do blog). Em casos assim, eu mesmo (q sou contra a censura) me vejo obrigado a agir como um CENSOR, pois se eu deixar passar comentários onde me xingam eu iria acabar revidando e baixaria mto o nível por aqui (sendo q este ambiente não é pra brigas e barracos - o dia em q chegar nesse ponto, eu fecho o blog e me aposento, rs)!

      Abs!

      Excluir
  33. Eu fui embora da Cidade do Rio de Janeiro, de onde vendi a minha casa por um terço do seu valor, e vim morar numa área rural simplesmente por causa dos bailes funks e dos pagodes que não deixavam ninguém em paz.
    Então eu pergunto: onde está a respeito aí por parte dos baderneiros, tidos como minorias ?
    Outra coisa: falar palavrão pode, mas xingar político ou partido político, não.

    Que importa se, no meio de um debate sobre gibis ou seja lá o que for, alguém falar mal do lanche do McDonald's, do trânsito congestionado, do tempo quente, do canal do YouTube, do barulho do baile funk ou de qualquer porra de político ?
    São tudo a mesma merda !
    E como merda, é fácil de tratar: não gostou, passa por cima, dá a volta ou sai de perto.
    Só que, para algumas pessoas, é mais correto olhar pra merda apontada e ficar xingando quem a apontou.

    Esse tipo de policiamento extremado e obsessivamente voltado para a formalidade politicamente correta fica ruim num ambiente em que já prevalece o respeito mútuo. Desde que não comecemos a nos xingar uns aos outros, qual o problema ?
    Se tem algum problema quando, por exemplo, alguém curte os X-Men mas eu não, então, a queixa sejá lá de quem for também não passa de um problema muito mal resolvido !
    E neste caso, é melhor eu seguir o conselho e tratar de cair fora já que em nenhum ambiente se está livre de encontrar uma boa merda para ser xingada.

    Essa de ter que vestir smoking e controlar cada frase pra comentar num blog sobre gibis não é comigo mesmo.

    ResponderExcluir
  34. Cultura e Educação é o que interessa. Matéria fenomenal sobre Paul Gulacy, desenhista da melhor fase do Mestre do Kung Fu, no blog "Bruce Lee in Focus":

    https://bruceleeinfocus.blogspot.com/2019/03/paul-gulacy-e-bruce-lee-quadrinhos-e.html?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima matéria mesmo... Valeu pelo link!

      Só fiquei triste em ver q tenho mto pouca coisa do Paul Gulacy na minha coleção e q pularam mto da obra dele aqui no Brasil! Mas o cara é fera demais, show de bola a arte do Gulacy!

      Abs!

      Excluir
  35. Nem vou "polemizar"!não era essa a ideia!vigilância a excessos anti-democráticos é o que eu espero!principalmente a um governo confuso,baseado em ódio!até pelo fato de,na democracia,o voto não ser um fim!e sim um meio!eleição NÃO encerra processo democrático algum!os 45 MILHÕES de almas brasileiras seguirão VIGILANTES a todo esse pensamento elitista,segregador,autoritário,do "eu dei sorte na vida!estudei!me graduei!vc é um FUDIDO escutador de funk e pagode!cacete pra vc!"não vi vídeo algum!nem passou pela cabeça ver!apenas vi alguns comentários que iam nessa direção complicada!tão complicada como uma ministro da educação forcar crianças a cantar hino nacional engatado em jingle de campanha...meu whiskey e meu jazz não me fazem melhor que ninguém!infelizmente,muitos ainda não entendem o escopo da palavra respeito!e seguem vociferando o fim do "politicamente correto"como algo profundo!no fim,algo raso!só não mais raso do quê o anacronismo político até hoje levado a sério por essa maioria assustada com uma "invasão daltônica invertida"....

    ResponderExcluir
  36. "Ótima matéria mesmo... Valeu pelo link!"

    Esse sempre foi o propósito primordial aqui, grande Leo !

    Entretanto, dado o meu temperamento particular, que quase sempre extravaso naquilo que comento motivado pelo ambiente descontraído do blog, acabo dizendo várias coisas fora do propósito e que não agradam muita gente. Neste caso, é absolutamente natural que tal desagrado aconteça. Afinal, qualquer comentário num blog é sempre público.

    Sendo esta a forma como algumas vezes acabo procedendo, visando então poupar a imagem do "Submundo HQ" de eventuais críticas desnecessárias ocasionadas pela minha presença, acho melhor eu parar por aqui e deixar de comentar. Fica realmente difícil pra mim separar certas coisas. E, neste caso, melhor é não continuar mesmo.
    Agradeço muito a sua receptividade, sempre cordial, e a sua tolerância. Também sou muito grato por tudo o que acumulei de informações e de dicas graças ao seu magnífico blog.
    Mas, já é a hora de eu parar por aqui, pois imaginei que quem se sentisse incomodado com determinados comentários, desde que não lhe fosse diretamente dirigido, faria aquilo que seria o mais sensato fazer: ignorar. Pelo menos, de minha parte sempre foi assim que procedi.
    Em todo caso, não é sempre assim que as coisas realmente funcionam.
    Aliás, o vídeo mencionado pelo Ignácius Stainbosh ilustra muito bem não só a situação como um todo, mas também exemplifica aquele comentário que fiz aqui ao afirmar que "Não é à toa que (certas pessoas) sempre se fodem na vida !" Portanto, após assistir ao mencionado vídeo, concluo que eu não estava tão errado assim !

    Ao que parece, determinadas pessoas, além de ignorarem alguns princípios elementares que naturalmente estabelecem um diálogo informal entre dois interlocutores - mesmo que tal coisa aconteça no âmbito de um contexto que é intrinsicamente público -, se sentem também muito incomodadas com o fracasso ou o sucesso de outras.
    Mas, deixa pra lá.

    Quanto a matéria do link, eu também não tenho praticamente nada do Paul Gulacy além de uma antiga revistinha da Bloch em que Shang Chi enfrenta "O Gato", e, agora, essa CHM do Mestre do Kung Fu.
    Mas, também curti muito a matéria, por saber de várias coisas que desconhecia do Paul Gulacy - artista que sempre me fascinou por sua incrível perícia técnica. Fato este que é possível de ser observado em toda a extensão da sua obra.

    Mais uma vez obrigado e tudo de bom pra vc e sua família. Agradeço também aos camaradas aqui do blog pelas muitas informações que sempre são disponibilizadas.

    Grande abraço !

    ResponderExcluir
  37. Antonio Jorge,

    Em qq ambiente social sempre vai valer a premissa de que ao expormos uma opinião forte, polêmica, contundente, ou q possa incomodar outras pessoas... devemos estar preparados pra reações e contra-argumentos nas mesmas proporções. Isso aconteceu aqui e poderia acontecer em qq outro blog, grupo de face, ou whatsszap. Da mesma forma, EU tbm me exponho mto aqui sempre q falo mal de uma editora, editor, revisor, ou escritor/artista de HQ: recebo algumas críticas contrárias à minha opinião e é claro q os comentários mal-educados feitos por trolls retardados e anônimos (geralmente uns fracassados na vida q não tem mais o q fazer) eu nem boto no ar pra não me ver obrigado a mandar esse tipo de imbecil tomar no meio do cú. Ou seja, este blog é um dos espaços mais democráticos q vcs irão encontrar pela internet, PORÉM: costumo primar por uma certa "higienização" de comentários pra evitar um clima de animosidade entre os usuários!

    Dito isso... Sim, eu já barrei aqui várias ofensas dirigidas à VC e à outros participantes, pois não é do meu interesse manter um ambiente de "Clube da Luta" por aqui. Enfim, sei q promover a PAZ em qq rede social é uma tarefa ingrata e sei tbm q já fracassei várias vezes em tentar isso por aqui. Mas a decisão de continuar participando ou não aqui do blog é sua. Da minha parte, sempre vou tratar à todos de forma cordial e educada (desde q venham aqui em PAZ, é claro)!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...