02/01/2019

"Retrospectiva 2018": Os Fatos e Lançamentos Que Marcaram o Ano...

Em 2018... A "BOLHA" estourou: As grandes livrarias (Cultura, Saraiva, Fnac) quebraram e hoje negociam dívidas milionárias pra voltarem à ativa, A gigante Abril caiu (deixando a linha Disney sem-teto), A distribuição pras bancas foi interrompida durante meses (forçando a Salvat a botar a coleção do "Conan" na geladeira), Os preços dos encadernados superfaturaram (quebrando a barreira dos 200 reais), e isso foi só uma pequena amostra da instabilidade que o mercado nacional vivenciou no ano que passou!

Mas nem tudo foi desgraça... Apesar do clima pesado dessas situações acima relatadas e seus efeitos práticos, ainda tivemos vários lançamentos importantes e até uns testes com novas coleções de grande porte ("Príncipe Valente" e "Batman" - da Eaglemoss). Nesta retrospectiva de 2018, utilizei apenas capas que eu ainda não havia publicado aqui no blog, e peço desculpas à todos pela minha ausência nos 3 últimos dias (passei o réveillon internado no hospital com cálculo renal: Ninguém merece, rs)!

Confira abaixo:

1) "Conan - O Bárbaro": De Volta à Marvel, os direitos de publicação do Cimério saem das mãos da Dark Horse!
2) "Vingadores Clássicos - Fact Files": A Eaglemoss lança uma coleção de estatuetas (14 cm de altura) com a formação original da equipe: "Cap. América", "Homem de Ferro", "Hulk", "Thor", "Gigante", e "Vespa"!
3) "Elektra Vive": A graphic Novel de Frank Miller ganha versão capa-dura pela Panini!
4) Mort Walker (R.I.P.): O Adeus ao criador do "Recruta Zero"!
5) "Caveira Vermelha": É o Vol. 1 da "Coleção de Vilões" da Eaglemoss (prevista pra 8 edições) que não vingou e teve apenas 2 edições lançadas (a 2º é do "Dr. Destino")!
6) "Visão - Pouco Pior Que um Homem": A Elogiada série de Tom King em 2 Vol. com o sintozóide!
7) O "Doutrinador": A HQ nacional do vigilante que mata políticos corruptos, estreia um FILME no cinema!
8) "Pantera Negra": O FILME do Rei de Wakanda quebra todos os recordes de bilheteria!
9) "THOR - de Walt Simonson": Coleção com a fase completa do escritor/artista em 3 Vol. pela Salvat!
10) Michael Fleisher (R.I.P.): Escritor de "Jonah Hex" nos anos 70 e 80!
11) "CHM do HULK": O Golias Esmeralda finalmente ganha sua própria "Coleção Histórica" com a fase que cobre o final da RGE e o início da revista da Editora Abril!
12) "CHM - Mestre do Kung Fu": Todas as HQs clássicas de Shang-Chi enfrentando seu pai: "Fu Manchu" em ordem cronológica!
13) "Marada - A Mulher-Lobo": De Chis Claremont & John Bolton, em edição de luxo da P&N!
14) "Antologia Deadpool": Um TIJOLÃO com HQs sortidas do Mercenário Falastrão!
15) "The Walking Dead Vol. 20 - Guerra Total": Mais um ponto divisor de águas na série com o confronto entre Rick X Negan!
16) "TEX - O Sinal de YAMA": Edição de luxo com o confronto final entre o Ranger e o "Filho de Mefisto"!
17) "Dylan Dog 1 - Horror Paradise": Depois de algumas edições publicadas pela Editora Lorentz, "Dylan Dog" retorna agora pela Mythos, que também traz a graphic novel: Mater Dolorosa"!
18) "O Melhor da Disney: 1950-1952": Edição Especial com algumas das primeiras HQs Disney publicadas pela Abril: Um dos últimos lançamentos da editora antes de encerrar suas atividades com a linha Disney!   
19) "VENOM": O FILME do simbionte alienígena faz mais sucesso do que o esperado nas telonas!
20) "O Que Aconteceria Se...": Edição de Capa-Preta da Salvat compila algumas das melhores histórias da série de Contos Alternativos narrada pelo "Vigia"!
21) "Superman (de Curt Swan): Edição única da Panini dedicada ao artista que desenhou o "Super" por mais de 30 anos, gera polêmica devido à impressão meia-boca (mas que é igual à matriz americana)!   
22) "Vingadores - Guerra Infinita": O FILME do ano, com todos os heróis enfrentando "THANOS" (e boa parte deles virando pó, rs)!
23) "Desafio Infinito": Encadernado Deluxe da Panini com a 1º parte da saga (de Jim Starlin)... Vieram as 2 sequências em seguida: "Guerra Infinita" e "Cruzada Infinita"! 
24) "Vingadores - A Saga de Korvac": Saga completa na coleção capa-preta da Salvat!
25) "Fábulas - Edição de Luxo" Vol. 1: O início da série agora em capa-dura!

26) "CRISE nas Infinitas Terras": É o Vol. 1 de uma NOVA coleção DC da Salvat com "Sagas Definitivas" - A "Crise" também foi republicada pela Panini recentemente!
27) "Demolidor - O Demônio do Pavilhão D": Tijolão Deluxe que marca o FIM da fase Bendis e o início da fase Brubaker com o demo!
28) "Superman" (de Gil Kane): Série de "Lendas" em 2 Vol. dedicada ao artista que marcou época nas HQs do super!
29) Harlan Ellison (R.I.P.): O adeus ao escritor de ficção científica criador da "Jarella" (namorada do "Hulk") e de episódios pra série de TV de "Jornada nas Estrelas"!
30) "Justiceiro MAX" (de Garth Ennis): A fase mais violenta do Matador de Criminosos estreia sua coleção de luxo!
31) "X-Men - Inferno": A "Divina Comédia Mutante" em coleção econômica de 6 Vol.  
32) Steve Ditko (R.I.P.): A despedida de um espetacular artista (co-criador do "Homem-Aranha")!
33) "Heavy Metal": Nova revista da Mythos com material da 2000 AD, trazendo: "Sláine - O Deus Guerreiro", "Mundo dos Labirintos", e "Guerreiros ABC"!
34) "Etrigan - O Demônio" (de Jack Kirby): Na coleção de "Lendas" em 2 Vol. com material quase todo INÉDITO no Brasil!
35) "Novos Titãs" (de George Pérez): a Jovem equipe ganha uma coleção de "Lendas" e uma série de TV!
36) Norm Breyfogle (R.I.P.): O adeus à uma lenda do "Batman"...
37) Carlos Ezquerra (R.I.P.): Artista famoso por só desenhar gibis estrelados por Machões da Pesada: "Juíz Dredd", "Hitman", "Brigada Rifle", "Santo dos Assassinos", "Apenas um Peregrino", etc...
38) "Príncipe Valente" (de Hal Foster): Em fase de testes pra uma mega-coleção de 80 Vol. pela Planeta Deagostini!
39) "Sláine - O Deus Guerreiro": Encadernado de luxo da Mythos com a saga completa que alçou o Deus Celta ao estrelato (e já publicada pela Pandora)!
40) "O Dia mais Claro": Também apelidado ("carinhosamente") de: "O Dia Mais CARO", quebra a barreira dos R$ 200 num encadernado!
41) "Biblioteca Histórica Marvel - Surfista Prateado 2": A coleção das "Bibliotecas" (extinta há anos) retorna pra um último Vol. dedicado ao "Peregrino das Estrelas"!
42) Stan Lee (R.I.P.): Mais uma triste perda no mundo das HQs, a Marvel perde seu maior marketeiro de todos os tempos: "Excelsior"!
43) Culturama: Editora é anunciada como sendo a nova casa da Disney no Brasil, mas não empolgou os leitores que esperavam pela continuidade dos encadernados!
44) "Poder Supremo": A "Liga da Justiça" genérica da Marvel em sua versão MAX (pra maiores de 18) num encadernado de luxo!
45) "Hellblazer - Amaldiçoado": O Vol. 1 da fase de Azzarello (que desagrada à muitos leitores pelo excesso de polêmicas gratuitas)! 
46) "Soldado Desconhecido" (de Garth Ennis): A aclamada série do soldado sem rosto (já publicada pela Metal Pesado nos anos 90) na visão realista e brutal de Ennis!
47) "Vingadores Vs. X-Men": Outro TIJOLÃO da Panini por R$ 200!
48) "Marvel Legado": Uma nova fase pra Marvel nas HQs, buscando recuperar seu legado perdido de super-heróis (desde que afastou boa parte dos leitores com mudanças indesejadas e sensacionalismo barato)!
49) "TEX Platinum 18": Traz a saga: "O Veneno do Cobra" (publicada aqui em mini-série pela Mythos). A edição teve sua capa alterada (não será mais essa que eu postei acima)!
50) "Action Comics Especial": Edição comemorativa (por vários artistas) pros 80 anos do "Homem de Aço"!

Até+

PS: Menção Honrosa pra mais alguns destaques de 2018: "Homem-Aranha - Nada Pode Deter o Fanático" (Salvat), "Superman & Batman - Gerações" (de John Byrne), O FILME do "Aquaman" (estreia nos cinemas com boas críticas), "DC - A Nova Fronteira" (Republicação), e "Cinema Purgatório" (de Alan Moore)! 

73 comentários:

  1. E aí, Leo, beleza?

    Não tinha terminado a postagem ainda quando eu digitei isso, mas melhoras do cálculo renal aí.

    Pode fazer um relato com as perspectivas em 2019. Embora estas sejam baixas para mim, devido à incerteza com os preços da Panini e o silêncio da Culturama sobre seus projetos.
    Veremos o que se avizinha.

    Hoje mais uma Saraiva fechou no RJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Lierson... blz?

      Brigadão mesmo: Eu tô me recuperando aos poucos (bem na manha, rs)!

      As "Perspectivas 2019" seriam mto parecidas com a coluna das "Visões de 2019" (q ainda deve rolar mais pra frente)... Mas vc tem razão qdo fala em "incertezas" tbm: Pois esses novos reajustes da Panini podem comprometer mtas coleções e/ou afastar mtos leitores por tabela!

      E a Saraiva... nem sei como conseguem manter 5 lojas aqui em POA (todas desatualizadas de lançamentos há meses)? Milagre não terem fechado nenhuma por aqui ainda!

      Abs!

      Excluir
  2. Olá Leo! Desejos melhoras.
    Carlos Ezquerra não conhecia foi após a morte dele que tomei conhecimento de sua importância. Peguei o encadernado "Apenas um peregrino" e está entre minhas melhores leituras de 2018.
    O ano que passou foi marcado por muitas perdas, falências e crises. A bolha estourou! Apesar disso grandes publicações vieram a luz. Esse ano de 2019 coloco o pé no freio. Esses aumentos prometem abalar mais um pouco a situação. Valeu! Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      Brigadão mesmo pelas estimas de melhoras (passei por um pós-cirúrgico meio complicado nos últimos dias, mas tô conseguindo me restabelecer)!

      "Apenas um Peregrino" é mto bom mesmo, hein? (ele tá no meu TOP 100, hehe)... Mas eu mantive as minhas 2 edições da Devir (embora tivesse ficado tentado a pegar o Vol. único da Mythos)!

      Abs!

      Excluir
  3. Boa retrospectiva, só faltou comentar do encadernado da Thor por quase 40 conto. Melhoras, e feliz ano novo, pra você e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, L... blz?

      Na hora eu não dei mta importância pra esse "Thor" de 40 pila mesmo, pois achei q fosse algo pontual (sendo q eu já tinha comentado sobre os aumentos abusivos da Panini na questão das ed. de 200 contos)... Mas parece q esse é o prenúncio de um perigoso reajuste q está por vir e q ficarei de olho daqui pra frente!

      Obrigado pelas melhoras e felicidades pra vc e sua família tbm!

      Abs!

      Excluir
  4. Plena recuperação pra vc Léo!esse aumento completamente descontextualizado dos capas cartão(rompendo a casa dos 40 reais)irá gerar sérias consequências no mercado geral de hqs!lembro-me da choradeira de mais ou menos 6 meses atrás quando a panini lançou o encadernado do Arqueiro verde por 51 reais!imagina o impacto de 45 reais numa revista de linha,SEM desconto online!a Amazom,a distribuiçao porca e a crise já nortearam o consumo pros albuns,capas dura e coleções de luxo(todas com desconto online!em maior ou menor grau!)!as bancas nas ruas,kda vez mais escassas e comic shops e gibiterias falindo!esse cenário deve se agravar,e acho que a médio prazo,a editora amadora voltará atrás na decisão de não enviar seus títulos de linha regular(mensais,especiais e mini capa cartão!)pra gigante do varejo!que cenário surgirá dessa circunstância(monopólio),só o tempo dirá!mesmo com má gestão e oscambaus sigo torcendo pela recuperação da Saraiva!é FUNDAMENTAL a competitividade nesse segmento de nicho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, sergio...

      E é preocupante sim essa situação do aumento abusivo pra 40 pila nos encadernados "econômicos" (agora essa expressão terá de vir com "aspas")... Pois isso afastará mtos leitores (EU incluso) de várias coleções ou edições q irão pra fila do "CORTE de gastos"!

      E tbm acho fundamental uma concorrência mínima q seja com a Amazon, pois o monopólio NUNCA é bom pro leitor/consumidor... e por essa razão, torço pela recuperação das grandes livrarias: pra q apenas 1 empresa não reine sozinha (ditando as regras e preços do mercado)!

      Abs!

      Excluir
  5. Incrível Retrospectiva, Leo!

    Mais incrível ainda é constatar que não consegui comprar NENHUM dos lançamentos e muito menos relançamentos listados por você. Muito triste isso.

    Mas não menos triste do que todos os falecimentos dos Mestres das HQs, dentre eles Norm Breyfogle por ser o mais novo de todos.

    Abraços e Muita Saúde em 2019.
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, VAM...

      Uma pena mesmo q a gente não tenha conseguido comprar tudo q gostaria entre as coisas boas q foram lançadas durante o ano (eu tbm tive q PULAR mta HQ q eu queria ter comprado)... Mas o processo de "seleção" de material tem feito parte do mundo do colecionismo mesmo (não tem jeito)!

      A se lamentar tbm... a quantidade de gente talentosa e lendas das HQs q nos deixaram no ano q passou: Mto triste mesmo!

      Felicidades e Tdo de bom pra ti em 2019 tbm, brother!

      Abs!

      Excluir
  6. Marvel Legado queria voltar as origens so que pisou no acelerador. Tem uma equipe do tempo das carvenas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, achei BIZARRA essa equipe das cavernas... nada a ver, kkk!

      Abs!

      Excluir
  7. Oi Leo!

    Primeiramente Feliz Ano Novo para você e sua família, neste mais que especial primeiro ano novo do Victor!

    Leo, você está sendo um verdadeiro super herói, de estar aqui fazendo uma matéria para o Blog logo após um crise de cálculo renal, que pelo que sei é uma das piores dores já sentidas pelo ser humano, dizem que para o homem é o equiparado à dor do parto que a mulher sente!

    Minha mãe tem este problema, inclusive teve uma crise em maio, mas ela se recuperou logo e bem do problema!

    Sua retrospectiva 2018 foi mais do que perfeita, e longe de mim dar pitacos, mas eu inluiria em sua matéria a Coleção Sagas Definitivas da Eaglemoss, e este reajuste absurdo nas edições em capa cartão da Panini (Thor e Os Nomes) como mencionado em outro comentário aqui no Blog, mas eu vou mais longe e busco o início deste reajuste absurdo nestas edições que começou em março de 2018 com Astro City- A Era das Trevas # 02 que chegou às bancas com o preço de R$ 34,90.

    A Panini só aproveitou e reajustou R$ 5,00 e R$ 10,00 respectivamente nestas duas edições para arrancar o couro dos leitores aproveitando o 13º salário.

    E outra coisa que eu mencionaria seria a adaptação do filme do Drácula de Bram Stoker feita pelo Mike Mignola publicado pela Editora Mino, sendo um material que ficou fora de catálogo por cerca de 20 anos e acabou saindo por aqui numa edição de luxo bem bacana!E Cinco Por Infinito, material do final dos Anos 60 do Esteban Maroto publicado somente uma vez no Brasil pela Ebal no início dos anos 70, e que ficou basicamente quase 50 anos sem ser republicado por aqui.Tem a história do encadernado da Ebal, mas não conta porque os colecionadores na época depois de completada as 19 edições podiam mandar para a editora que ela encadernava, então este não saiu comercialmente na época!

    Me desculpe por qualquer coisa em relação a estes meus comentários!

    Melhoras!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. "... eu inluiria em sua matéria a Coleção Sagas Definitivas da Eaglemoss..."

      Ele citou, Elcio.
      Item 26.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. "... começou em março de 2018 com Astro City- A Era das Trevas # 02 que chegou às bancas com o preço de R$ 34,90..."

      Bem lembrado, Elcio.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    4. Oi VAM!

      Valeu pelo aviso!

      Peço desculpas ao Leo, pelo meu lapso!

      Abraços!

      Excluir
    5. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Um Feliz 2019 pra vc e sua família tbm, amigo... Mtas Felicidades e tdo de bom pra vcs!

      Aqui em casa foi mais complicado: Passei a virada do ano internado no hospital, mas pedi q minha mulher e minha mãe fossem pra casa comemorar o 1º ano-novo do Victor (pelo menos consegui passar o 1º natal com ele, rs)!

      Eu fiz uma cirurgia pra retirada da pedra nos rins (era só uma pedrinha filha da puta de tamanho médio, mas ela parecia um porco-espinho cheia de pontas e me arrebentou todo por dentro, kkk - Tive hemorragia e mto sangramento, e na semana q vem devo passar por outro procedimento pra retirada do catéter)! E de fato, essa foi a 2º pior dor q já senti na vida (só perde ou se equipara à dor de uma apendicite - q já operei tbm)!

      Essa "Coleção Definitiva" da DC eu mencionai qdo falei da "CRISE" (q acabou saindo pela Panini E Eaglemoss quase ao mesmo tempo), mas te confesso q tenho achado essa coleção da Eaglemoss pouco carismática e impactante, pois a maior parte do material publicado já saiu ou sairá ainda pela Panini (é o caso tbm da "Crise de Identidade": q em breve será relançada pela Panini)!

      Qto aos aumentos abusivos da Panini... Isso ainda vai dar o q falar durante o ano, pois tbm achei exagerado o reajuste pras edições capa-cartão ou capa-mole. Só espero q isso não influencie tão negativamente o mercado a ponto de estourar uma outra BOLHA este ano, hein?

      No mais... Fixei em 50 itens no máximo nessa "retrospectiva" (pra não deixar mto extensa): E infelizmente, mta coisa boa acabou ficando de fora mesmo (o "Drácula", "Astro City - Era das Trevas 2", entre várias outras edições legais e importantes q tivemos no ano passado). Mas toda "retrospectiva" é assim (mesmo as gerais q a gente vê na TV) é só uma "pincelada" em algumas coisas q rolaram durante o ano q passou, kkk!

      Abs!

      Excluir
    6. "... mas te confesso q tenho achado essa coleção da Eaglemoss pouco carismática e impactante..."

      A pérola escondida dessa coleção é SOLO.

      Antologia com 12 grandes nomes dos quadrinhos contemporâneos criando histórias com os personagens da DC.

      Olha a seleção:

      https://d2svrcwl6l7hz1.cloudfront.net/content/B00D7X9POO/resources/4?mime=image/jpg

      São dois patacos de 300 páginas cada!
      Esses eu pego na próxima Black Friday com certeza.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    7. Verdade, VAM...

      Essas me interessam tbm, mas só pego com desconto considerável, rs!

      Abs!

      Excluir
  8. "(Passei o réveillon internado no hospital com cálculo renal: Ninguém merece, rs)!"

    O famigerado 2018 (culminância final de um período de extrema decadência, particularmente aqui no Brasil) teve que cobrar o seu quinhão com vc também, Leo !
    O ano de 2018, havia reservado uma pedra no meio do caminho pra todos nós. A sua veio na forma de cálculos renais.

    Um ano bem ruim de modo geral, cheio de instabilidades e derrocadas, embora tenha apresentado alguns bons lançamentos para os admiradores da 9° Arte.
    Que em 2019, possamos chutar essas pedras nefastas (e nefrológicas) pra bem longe !!!

    Melhoras, camarada ! Beba bastante água quando puder. Farei isso também pois de uns tempos pra cá parei de tomar o 1,5 litro de água que eu bebia diariamente. E nesse calorão, é fundamental !

    Abs !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Antonio Jorge... blz?

      Pois é, fechei o ano com "chave de ouro" (ou "pedra de ouro", kkk)... E ainda tô em fase de recuperação (bem lenta, pois tive hemorragia interna): Só espero e torço q todos nós (frequentadores deste espaço) tenhamos um ano melhor em 2019!

      Pelo menos, diante desta "retrospectiva" q fiz, podemos notar q 2018 até q foi um ano bem produtivo em matéria de lançamentos de HQs: Apesar, é claro, dos inúmeros problemas q assolaram o mercado (distribuição caótica, quebra das grandes livrarias, aumentos abusivos, queda da Editora Abril, erros de revisão q não terminam mais, etc)!

      Q 2019 seja melhor pra todos nós, pelamôr de deus... E sim, meu médico receitou MTA água e descanso nos próximos dias (só não poderei obedecê-lo qto ao descanso, pois tenho q cuidar de uma empresa q tá em pleno período de matrículas e reformas, rs)!

      Abs!

      Excluir
  9. Oi Léo! Estimo melhoras,companheiro!


    Não foi fácil o ano que passou! Tivemos turbulências no mercado ao ponto de editoras,livrarias entrarem em recuperação judicial e as bancas sofrerem com os problemas de uma distribuidora "sucateada". Várias bancas daqui de Slz-MA estão sem receber revistas,algumas já fecharam as portas como consequência disso! Outras,estão alugando o ponto! É uma pena que esteja nessa situação,né? Muitos de nós aqui começaram suas coleções em bancas. Hoje em dia, ir á banca está se tornando cada vez mais difícil tanto pelo preço como pela falha de distribuição!E sem falar na distância que se tem de percorrer para encontrar uma!Triste realidade!

    Apesar dos pesares,rsrs, em termos de lançamentos, até que teve muito material bom e que valeu o investimento, como as CHM Hulk, MKF,Paladinos,Lendas do UDC Novos Titãs,Homem de Aço, além de termos reedições honrosas como A Saga do Monstro do Pântano(material que eu ainda não tinha na estante).

    No mais, espero que esses tempos sombrios passem! E que esse monopólio chamado Panini analise suas políticas de preços, mas acho que aí é pedir demais,não,rsrs?

    Abração!
    Leonardo Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Léo... Já estou melhorando aos poucos e tô retomando o ritmo do blog (hj postarei 2 novas atualizações, rs)!

      2018 foi um ano complicado mesmo (em todos os sentidos e aspectos)... Mas o mercado de HQs parece ter sobrevivido bem às turbulências q vc citou, e aos poucos a distribuição vem se ajustando nas bancas (embora as grandes livrarias ainda estejam desatualizadas de reposição de estoque)!

      Pra 2019... O grande desafio q se desenha pela frente é o tal reajuste da Panini, q finalmente atingiu em cheio as edições econômicas. E qto à isso, espero q a editora volte atrás e tente manter preços mais acessíveis, já q mesmo tendo o monopólio quase total do mercado, afastar leitores e consumidores NUNCA é um bom negócio (mesmo q ela reine dominante no ramo)!

      Abs!

      Excluir
  10. Putz, cálculo renal é f....Não tem posição q melhore, sentado, deitado, em pé, nada melhora essa dor, só Tramal. Força aí e continue com esse trabalho que muito nos ajuda! Feliz 2019! Será q Conan ainda sai???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, alexandre... blz?

      Hahaha, já vi q vc conhece bem esse problema de pedra nos rins, hein? É bem isso aí mesmo q vc descreveu, inclusive com o remédio "Tramal" (q eu tô tomando ainda pra dor, junto com o "Buscopan", rs)!

      Qto ao "Conan"... Olha, agora q a Salvat acertou a distribuição pras bancas, acredito q o "Conan" volte à prancheta de estudos pra futuros lançamentos sim (já q o problema era só a distribuição nesse caso)!

      Abs!

      Excluir
  11. E aí Léo,

    Melhoras aí na recuperação, um otimo 2019 e muito boa a retrospectiva,

    Abraço, Luigi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... Valeu mesmo, Luigi!

      Q vc tbm tenha um ótimo 2019... Felicidades!

      Abs!

      Excluir
  12. Salve, Léo! Como está o grande Victor Von Doom? Que 2019 traga saúde e muitas alegrias à vc e sua família! E que proporcione à todos nós melhores leituras com preços mais baixos. Que encadernados sejam mais selecionados, )em capa cartão pelamor!). 2018 parece que tivemos o auge dos lançamentos, das coleções - algumas inacabadas - das editoras lançando de td para todos os gostos. Caiu Abril. Caíram FNAC, Saraiva e Cultura indo para o mesmo buraco... Haverá luz no fim do túnel? Como anda a distribuição da Salvat e Eagle Moss por aí? A EM lançará Novos Deuses, Gavião Negro, Gerações... Já a Panini parece não ter pressa e não temer a concorrência.

    Feliz Ano Novo para todos: Antonio Jorge, VAM!, Camus, Semi, Kromac, Élcio Holsback, Roberto Xavier, Lierson, Léo, e tantos outros que não listo aqui, assíduos do blog que fazem a diferença.

    Abraço à todos!

    CAL ZILLIG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Ano Novo CAL ZILLIG! Um abraço!

      Excluir
    2. Opa, agradeço, Cal, pra você também, e continue postando! Boas perspectivas e opiniões diferentes sempre são bem-vindas!

      Excluir
    3. Muito obrigado pela consideração, Cal Zillig !
      Que 2019 seja um excelente ano para todos nós !

      Abs !

      Excluir
    4. Igualmente na mesma proporção, Zillig!

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    5. E aí, Cal... blz?

      Brigadão mesmo pelas felicitações, e q vc e sua família tbm tenham um Feliz 2019, com mta paz, saúde, e prosperidade!

      O pequeno Victor já comemorou seus 9 meses de idade (nossa, como o tempo passa rápido mesmo)... E em breve será apresentado ao mundo dos quadrinhos, games, desenhos e filmes na TV (vou rever com ele agora tudo q eu via na infância, rs)!

      Eu gostaria mto q os seus votos pra 2019 (pro mercado de HQs) se concretizassem, especialmente no q se refere à preços mais baixos... Mas infelizmente, o ano já começa mal nesse sentido (com o tal reajuste abusivo da panini). Só posso esperar q a editora volte atrás com isso e q continue mantendo preços mais amigáveis pelo resto do ano (vamos ver)!

      A distribuição da Salvat e Eaglemoss aqui pro sul se normalizou... e recebi um comunicado da Salvat, inclusive, dizendo q suas coleções passarão a ser SEMANAIS agora (até alcançarem o ponto em q tinham chegado nos lançamentos virtuais)!

      Abs!

      Excluir
  13. Giulianno Liberalli04/01/2019, 09:28

    Oi, Léo, Feliz 2019.
    Cara, cálculo renal é muito chato mesmo, um amigo meu tem esse problema e já passou por crises horríveis, dói e incomoda bastante. Espero que tenha conseguido passar bem por essa, mas que ela escolheu uma hora péssima, ah foi.
    Foi um ano bem movimentado para os colecionadores de HQs, tantos lançamentos e relançamentos de peso, complicado de escolher e acompanhar, acho que quem mais ganhou foram os saudosistas com tanto material clássico relançado: Hulk, Mestre do Kung Fu, Titãs, Etrigan, X-Men: Inferno e por aí foi.
    Mas os pontos altos, na minha opinião, foram as crises das gigantes Saraiva, Cultura e Fnac e a queda da titânica Abril, sinal de que mudanças sempre são necessárias para se adaptar aos novos tempos e acredito que o crescimento do comércio e da mídia de leitura on line colaborou em boa parte com isso.
    O adeus aos mestres Steve Dikto, Stan Lee, Norm Breyfogle, Carlos Ezquerra e tantos outros, estamos vendo uma grande virada na página da história, meu amigo.
    E o ano já começa polêmico com a Panini reajustando de maneira surreal um encadernado capa cartão de 21,90 para 39,90. Mais insatisfação por parte dos leitores, a Panini deveria começar a pensar com mais carinho naqueles que a sustentam, continuar assim só vou comprar em Black Friday, Bienal, Amazon e aonde der para conseguir descontos.
    Então desejo um novo ano próspero para você e para todos os leitores do blog. Vamos que vamos, galera.
    Excelsior!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Giulianno... blz?

      Feliz 2019 pra vc tbm, brother... Pra mim, lamentavelmente, começou mal: com essa crise de pedra nos rins (ser operado na noite de ano-novo é bucha mesmo, mas foi melhor do q continuar agonizando de dor, rs)!

      Qto ao ano q passou pros gibis... Concordo contigo, os colecionadores saudosistas (q nem eu) acho q se deram melhor, com lançamentos mais interessantes tanto pra Marvel (CHM, Biblioteca do Surfista) qto pra DC (Lendas). E chamou atenção mesmo a crise quase total do mercado nacional com a queda da Abril e das grandes livrarias, além do congelamento da distribuição por vários meses pelo país todo!

      Q 2019 seja um ano melhor pra todos nós (individualmente) e TBM pros nossos queridos gibis (q superem todos os obstáculos ao colecionismo, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  14. Fala, Léo!
    Que retrospectiva!
    Poderia, muito bem, abranger uma década, tal a ordem dos acontecimentos e o impacto dos mesmos!

    Embora relacionado intimamente aos gibis, mesmo não sendo notícias sobre nenhuma edição específica, considero a morte de Stan Lee, o lançamento e a repercussão do filme Guerra Infinita(praticamente coroando os 10 anos da Marvel Studios) e o debacle da Abril e das megastores os episódios mais impactantes do ano!

    Inclusive com o passar dos anos, teremos efemérides sobre o ano da morte do velho Stan!

    Sobre os (muitos) gibis, a bipolaridade/esquizofrenia do mercado salta os olhos, pois é tanto material, que um desavisado não perceberia que foi um ano dramático em relação aos "pontos de venda", como as quase finadas bancas e as mega stores.

    Para quem vive em cidades menores, o processo de extinção das bancas é muito grave.

    Contudo, desanuviando a situação, há lançamentos para todo o tipo de público.

    Pessoalmente fico muito satisfeito com o seguimento dos selos CHM e Lendas DC.
    E parabenizo o trabalho de quilate que o pessoal do Pipoca & Nanquim tem apresentado.

    Valeu pela retrospectiva,Léo!

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Retrospectiva "nervosa" mesmo, hein? E olha q tive q deixar coisas de fora pra manter a estrutura básica de 50 eventos importantes do ano (teve mais, mas selecionai os q achei mais impactantes)!

      E concordo com vc qto ao Stan Lee... O ano q passou sempre será lembrado pela despedida dele (um dos fatos listados acima q mais repercutiu na mídia, junto com o sucesso estrondoso de filmes como: "Pantera Negra" e "Vingadores" (q quebraram barreiras e recordes no gênero)!

      E realmente... fica até surreal analisarmos essa vasta quantidade de lançamentos diante da situação de crise q se alastrou pelas bancas e pelas grandes livrarias durante o ano q passou (teve momentos em q eu achei q iria tudo ruir, falando sério)!

      Abs!

      Excluir
  15. Melhoras cara!

    Ve se cuida da alimentação e faz academia

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, brother...

      Serei obrigado a controlar alimentação e fazer exercícios sim (tão logo saia do "repouso", rs)!

      Abs!

      Excluir
  16. Noticia fresca proxima Lendas Batman Archie Goodwin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha!

      A Saga de Paul Kirk - O Caçador finalmente em formato americano!

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Opa! Que massa! Ansioso por mais essa coleção Lendas do Cruzado Encapuzado!! Só me preocupo com o preço... Pois o ano mal começou e já tivemos aumentos abusivos nos encadernados capa cartão!

      Abraços!
      Leonardo Lopes

      Excluir
    3. Camus,

      Finalmente teremos a resposta sobre o impasse que tem nos atormentado por mais de um ano aqui no SubHQ.

      A Panini praticará ou não REPETECOS na coleção LENDAS?

      Afinal desse encadernado, metade já foi publicada nas Lendas do Rogers (TLDK #132-136) e nas Lendas do Aparo (DC #437-438).

      - - -

      https://d2svrcwl6l7hz1.cloudfront.net/content/B00M0YAAYK/resources/4?mime=image/jpg

      https://d2svrcwl6l7hz1.cloudfront.net/content/B00M0YAAYK/resources/5?mime=image/jpg

      - - -

      E Leo,

      Sobre a publicação da GN BATMAN: NIGHT CRIES / GRITOS NA NOITE, (que a Abril imprimiu em papel da VEJA em duas partes, ficou super fininha e frágil essas edições) por ser em formato magazine originalmente e toda pintada em aquarela pelo Scott Hampton, melhor seria SE a Panini fizesse como Elektra Vive e Demolidor Amor em Guerra, mantivesse o formato original, separando-a desse formato americano.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    4. E Leo, pra finalizar, dependendo dessa "nova precificação" SE a Panini reunir toda a Saga do Caçador (afinal não tem sentido "quebrar" o ritmo da história) em um único volume de Lendas do Goodwin eu pego somente ela mesmo.

      Uma medida "extrema" que aconselho a todos os que se encontram na mesma dificuldade monetária, a tomar.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    5. Bom ano novo VAM. Teremos então o Caçador Paul Kirk em Lendas DC, tipo Etrigan?

      Excluir
    6. VAM

      A saga toda do Batman com o Manhunter vai vir sim nesse volume (pelo menos foi o que disse o Levi num video novo). E segundo ele serão apenas 2 volumes!

      Verdade Vam, vai vir de Siege de repeteco. Eu to torcendo pra sair a saga Batman/Manhunter no vol 1, pois ai só compro ele. Siege achei no maximo legal, e não compro mais hqs que acho no maximo legal, pelo curto espaço util q disponho hj.

      Night Cries que é uma boa historia, eu tenho na versão luxuoso da Ed.Abril, novinha, e não pretendo abrir mão dela. Essa edição hoje em dia é rara e voce paga no minimo uns 50 reais pra te-la.

      Leonardo e Lierson

      Preparem-se, pois se for mesmo 2 edições como disse o Levi, teremos cerca de muito mais de 200 paginas em cada volume (o que pode ser a jogada da Panini em justificar um grande aumento no valor). Essas edições podem chegar a ser 40 reais cada uma. Vamos ver.

      Abraço!

      Excluir
    7. "A Panini praticará ou não REPETECOS na coleção LENDAS?"


      Boa pergunta, VAM...

      Segundo um editor da panini mesmo me falou há uns 2 anos atrás, a resposta seria: "NÃO"... Não haverá repetições de histórias dentro do mesmo selo de "LENDAS". Porém, a panini já mudou de ideia antes e não duvido de mais nada!

      Qto ao Archie Goodwin... Serão 2 Vol. mesmo até onde sei (inclusive, pq o TP americano tem 480 pág)!

      Abs!

      Excluir
    8. "... Qto ao Archie Goodwin... Serão 2 Vol. mesmo até onde sei (inclusive, pq o TP americano tem 480 pág)!..."

      Então ela pode muito bem RETIRAR o material repetido, Leo.

      A Matemática Nerd explica, veja:

      Lendas do Rogers #2 tem 172 páginas. Publicando TLDK #132-136 em 140 páginas + 02 histórias que juntas tem 32 páginas.

      Somando então as 140 páginas de TLDK com as 24 páginas das 02 histórias de Lendas do Aparo #7, o total é quase o mesmo 164 páginas.

      Diminuindo isso dessas 480 do TP, sobrariam 316 páginas a serem divididas em 2 volumes de 158 páginas aproximadamente.

      - - -

      AGORA, se a Panini resolver publicar BATMAN: NIGHT CRIES como uma GN em separado (que eu acho que deveria aliás),
      descontaríamos ainda outras 96 páginas. O total cairá para 220 páginas em dois volumes de 110 páginas aproximadamente.

      - - -

      Poxa! Se o X-9 pudesse confirmar esses cálculos seria um "furo jornalístico!"

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    9. "... Teremos então o Caçador Paul Kirk em Lendas DC, tipo Etrigan?..."

      É oque tudo indica, companheiro. Mas veja, o Caçador aparece na capa mas não é nomeado, pois provavelmente a ilustração erá essa:

      https://d2svrcwl6l7hz1.cloudfront.net/content/B00M0YAAYK/resources/0?mime=image/*

      A diagramação é que muda, sendo adotada a padrão da coleção.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    10. "... Ed.Abril, novinha, e não pretendo abrir mão dela..."

      Nem eu, Camus!

      Essa edição foi cara na época, lançada nem plena Crise Econômica do Collor, nem preço na capa tem somente o código referencial, que a gente tinha que pedir ao jornaleiro pra olhar na tabelinha.

      - - -

      "... Verdade Vam, vai vir de Siege de repeteco..."

      Olha o Leo acabou de falar que ainda não acredita nisso. Mas tudo é possível.

      - - -

      "... Eu to torcendo pra sair a saga Batman/Manhunter no vol 1, pois ai só compro ele..."

      Tanto faz se for volume 01 ou 02, mas tem que num só.

      - - -

      "... Preparem-se, pois se for mesmo 2 edições como disse o Levi, teremos cerca de muito mais de 200 paginas em cada volume..."

      Ainda tem esperança, vai passar de 200 somente se vierem os repetecos!

      Leo, ACIONA O X-9!!!

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    11. Vou falar com o "X-9" agora só qdo ele voltar de férias, VAM, rs...

      Mas já te adianto q não acredito em edições de "Lendas" com apenas 110 pág. (sou péssimo em matemática, e tenho um depoimento de um EDITOR falando q não vai repetir histórias nas "Lendas", PORÉM: as contas não batem pra termos todas essas informações devidamente alinhadas, hehe)!

      Abs!

      Excluir
    12. O que me causou surpresa esses dias foi o anuncio de uma edição em capa dura do Batman A Tumba do Rei Tut, com a versão em quadrinhos do personagem da série de TV que saiu em Batman Confidential e está inédita por aqui. Os desenhos são do Garcia Lopez e o encadernado tem 3 outras edições desenhadas por ele que não tem nada a ver com o personagem Tut. Me parece que seria um perfil de Lendas Garcia Lopez e não de uma edição separada e de formato luxuoso... Mas enfim...
      Cesar Leal

      Excluir
    13. "... Me parece que seria um perfil de Lendas Garcia Lopez..."

      Com certeza Cesar, inclusive cheguei a imaginar exatamente isso na Batdeira:

      http://vamilustrador.wixsite.com/batdeira/single-post/2017/01/08/LEYENDAS-DEL-CABALLERO-OSCURO

      Sinal de que algumas ideias parecem ser óbvias demais, só a Panini é que não percebe.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    14. Oi, Cesar... Tdo bem?

      Interessante mesmo esse lançamento do "Rei Tut"... Particularmente, eu gostava mto dele no seriado clássico de TV (o ator era excelente - Victor Buono, também vilão do seriado: "O Homem do Fundo do Mar")!

      A última vez q eu vi o "Tut" no gibi foi na capa do Vol. 2 de "Batman 66"!

      Abs!

      Excluir
  17. Ótima matéria (como sempre)!!!

    ResponderExcluir
  18. Feliz ano novo para todos e melhoras pra você Léo. Já acompanho blog a algum tempo mas é a primeira vez que escrevo. Em questão de notícias de quadrinhos acho que aqui é o melhor lugar da net. Alguém sabe se essa notícia procede :
    https://diversao.r7.com/prisma/apuracao-hq/quarto-mundo-de-jack-kirby-sera-relancado-em-2019-17122018?amp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já esta anunciado na Coleção da Eaglemoss faz tempo.

      E já foi ventilado através do X-9 que existe a possibilidade da Panini também fazer o mesmo.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Obrigado pelas felicitações e melhoras, amigo...

      E seja bem-vindo ao "Submundo", rs! Um Feliz 2019 pra vc!

      Qto à sua dúvida: SIM, o "4º Mundo" de Kirby deve ser lançado pela Panini no 2º semestre (na coleção de "Lendas") em 4 Vol. neste ano (e o restante pra 2020)!

      Abs!

      Excluir
  19. "passei o réveillon internado no hospital com cálculo renal"

    Melhoras, Léo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rodrigo...

      Ainda estou em recuperação, mas já consigo retomar minhas atividades aqui no blog, rs!

      Abs!

      Excluir
  20. Pessoal uma dúvida sobre Conan nos quadrinhos: qual editora tinha as melhores histórias (roteiro/adaptação) a Marvel com a (antiga) espada selvagem ou a dark horse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Marvel: SEM DÚVIDA nenhuma, rs...

      Abs!

      Excluir
    2. "... A Marvel: SEM DÚVIDA nenhuma, rs..."

      Essa é dúvida que somente quem tem 20 anos ou menos possuí.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  21. Obrigado, Fabiano... tô me recuperando bem, sim (apesar de complicações pós-cirúrgicas q tive)!

    E sim, olhando pra trás, vemos q 2028 foi um ano em q bombou pros quadrinhos mesmo (apesar dos pesares)! Um Feliz 2019 pra vc tbm!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. E aí Leo...Feliz 2019, para você e família. E que tu possas se restabelecer em brevidade, e com muita saúde. E te cuida. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... Mto obrigado mesmo, artêmio:

      Um Feliz 2019 pra vc e sua família tbm, brother... Mta saúde, paz, e tdo de bom!

      Abração!

      Excluir
  23. Nossa, viajei num Delorean agora, kkk...

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. Exatamente VAM... Vc disse tudo, algumas idéias parecem ser óbvias demais... De qualquer forma vou "morrer" nesse encadernado da Panini por ter interesse no material, até uma das duas Brave and the Bold que vão estar lá me interessa por trazer o Escalpador no traço do Garcia López. Mas que seria muito mais producente no formato Lendas não há dúvidas.
    Cesar Leal

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. E aí, Calvin... blz?

    Em 3919 já teremos um planeta totalmente dominado pelas máquinas ou pelos macacos, kkk (zueira, hehe)!

    Mas concordo com vc, no sentido de q 2018 foi um ótimo ano pro mercado nacional APESAR da quantidade de problemas significativos e assustadores q tivemos: Embora eu esteja mais otimista pra este ano, já q a economia parece estar "reagindo" aos poucos (falando como empresário agora, senti uma melhora nos negócios neste começo de 2019 q não vislumbrei no ano passado)!

    O mercado de HQs acabou superando alguns empecilhos do ano passado (a começar pela distribuição), sendo q (lamentavelmente) não parece estar superando a alta dos preços nos GIBIS (e olha q até a gasolina tem baixado de preço: não era pra Panini se "perfazer" neste momento - sacanagem esse reajuste)!

    Qto ao cenário político-econômico em geral... Tbm prefiro não comentar aqui, pois já tivemos brigas o bastante por causa disso: numa das maiores decepções q tive no ano passado (nunca pensei em ver desavenças por causa de política neste espaço, agraciado com o bom-convívio entre todos durante anos e q desandou por causa do racha político q dividiu o país e tornou todas as discussões sobre o assunto num nível rasteiro de "torcidas organizadas" (não dá mais pra discutir política, futebol, e religião em nenhuma rede social atualmente, rs)!

    Engraçado... No meu círculo social de amigos, tenho camaradas tanto de esquerda-radical, qto de direita-radical, e centro. E nunca tive problemas com nenhum deles ao vivo (já nas redes - tipo o face - esses mesmos amigos declararam guerra uns aos outros por não aceitarem opiniões diversas. Isso é algo q nunca vou entender: mas fazer o q, né?

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...