28/10/2017

"Batman - Lendas do Cav. das Trevas" Vol. 1-2 (de Don Newton)...

Mais uma coleção de "Lendas do Batman" chega às bancas... Trazendo agora a fase clássica de Don Newton (produzida entre o final dos anos 70 e início dos 80) em 2 edições!

Nesta matéria especial, escrita e pesquisada pelo Camus (em uma colaboração mais que bem-vinda pro "Submundo")... Veremos o conteúdo completo desta fase pouco conhecida no Brasil!

Confira abaixo (e ATENÇÃO: As capas abaixo são de artistas diversos, entre eles: Dick Giordano e Jim Aparo - A arte interna é do Don Newton):


Batman (Don Newton) Vol. 1:

Detective Comics 480 (Denny O'Neil): Batman enfrenta o "Dr. Moon"!
Detective Comics 483 (Denny O'Neil): Batman revive o assassinato de seus pais (Inspirou um episódio de: "Batman - Animated Series")!
Detective Comics 484 (Denny O'Neil): Batman Vs. "Maxie Zeus"!
Detective Comics 485 (Denny O'Neil): Batman contra o "Sensei" e o "Tigre de Bronze". História ligada à saga: "Contos do Demônio" - Já publicada em "Grandes Clássicos DC" pela Panini)!
Detective Comics 486 (Denny O'Neil): "Maxie Zeus" ataca novamente!
Detective Comics 487 (Denny O'Neil): Batman e a "Liga dos Assassinos"!
Detective Comics 488 (Cary Burkett): Sentença de Morte pro Batman!
Detective Comics 489 (Denny O'Neil): O "Sensei" e a "Liga dos Assassinos" (Mais uma HQ ligada à "Contos do Demônio")!
Batman 305 e 306 (Bob Rozakis): O misterioso assassinato da esposa (!) do Batman!
The Brave and the Bold 153 (Cary Burkett): Batman & Tornado Vermelho!
The Brave and the Bold 156 (Cary Burkett): Batman & Senhor Destino!


Batman (Don Newton) Vol. 2:

Detective Comics 490 (Denny O'Neil): Mais uma HQ interligada com os "Contos do Demônio"!
Detective Comics 491 (Denny O'Neil): O Retorno de Maxi Zeus!
Detective Comics 492 (Cary Burkett): História cujo final ocorre na HQ curta da "Batgirl" (Na época, a revista trazia no final histórias de 12 pág de vários personagens, incluindo: Batgirl, Robin, Arqueiro Verde, etc)!
Detective Comics 493 (Cary Burkett): Batman Vs. Charada!
Detective Comics 494 e 495 (Michel Fleisher): Batman e o "Dr. do Crime" (irmão do mafioso Rupert Thorne, famoso na fase Steve Englehart/Marshall Rogers)!
Detective Comics 496 (Michel Fleisher): Batman Vs. Cara-de-Barro!
Detective Comics 497 (Gerry Conway): Uma história do Batman em homenagem à Will Eisner, criador do "Spirit"!
Batman 328 (Marv Wolfman): História de mistério com Batman, Alfred, e o Comissário James Gordon!
The Brave and the Bold 165 (Martin Pasko): Batman & Morcego Humano!

Até+

147 comentários:

  1. Quando me voltei para os quadrinhos do Homem-Morcego dos anos 70 e 80, fiquei impressionado com a arte de Don Newton. Seu estilo combina muito bem com o Batman detetive, criando uma ambientação digna dos melhores thrillers.

    Por isso seu trabalho com Denny O’Neil é garantia de ótimas histórias (a criação do vilão Maxie Zeus é só uma das provas disso), e já valeria a pena ler esses dois volumes do Lendas do Cavaleiro das Trevas.

    Os roteiros de Gerry Conway, Marv Wolfman, Martin Pasko e Michel Fleisher também são muito interessantes. Foi uma ótima fase dos quadrinhos americanos.

    Mesmo as histórias mais fantasiosas (como a “Brave and the Bold” em que o Batman encontra o Senhor Destino), são interessantes de ler pelo traço de Newton e sua narrativa visual.

    (Pela lista que o Camus fez, percebi que tem algumas histórias do Newton nesses dois volumes que eu ainda preciso ler!)

    ResponderExcluir
  2. Anderson Fabiano Antunes28/10/2017, 12:43

    A Panini bem que podia publicar a Queda do Morcego nesse formato...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Camus e Leo. A postagem ficou sensacional, na minha opinião o melhor e mais esperado lançamento do ano.

    Está devidamente cofrado na comix, este primeiro volume e por pura vermisse o do coringa.

    Novamente parabéns e grande abraço.

    David

    ResponderExcluir
  4. Mais uma imprescindível matéria pros fãs do Morcego e da DC pré-Crse Obrigado, Léo! Compra obrigatória.

    ResponderExcluir
  5. excelente checklist!
    "Batman revive o assassinato de seus pais " essa e a esposa do batman parece do tipo que vai para os arquivos secretos de histórias bizarras.

    abç!

    ResponderExcluir
  6. Fala, Léo!
    O selo Lendas realmente me enche os olhos!
    Sinceramente, desconhecia esta fase pelo Don Newton.
    Cofre nos 2 volumes.
    Dick Giordano já conhecido Também como ótimo capista!). O Jim Aparo, nem se fala! O considero como uma referência para o morcego(assim como o Romita Sr para o Aranha).
    Fica um alívio, pois estes encadernadinhos (Lendas e CHM)parece que vão muito bem no mercado.Então, deverá sair muita coisa por ambos os selos.Material bom, há de sobra...

    abs

    ResponderExcluir
  7. Oi Leo!

    Agora que o conteúdo das edições foi "destrinchado", eu peguei
    a edição de "Contos do Demônio" e pude comprovar a arte de Don Newton. Para falar a verdade eu me lembrava deste nome, e sabia que esta edição do Batman tinha outro artista além do Neal Adams, mas como a memória anda meio falha e a falta de tempo para pegar a edição, fiquei na dúvida; mas a excelente matéria feita pelo Camus realmente tirou minha dúvida!

    Don Newton foi inegavelmente um grande artista de quadrinhos, aliás, um dos melhores de uma geração criativa e promissora!

    Os anos 60,70, e 80 são imbatíveis em matéria de artistas e escritores de HQs, e embora hoje ainda tenhamos vários grandes talentos, se comparados à estas décadas ainda são poucos!

    O mal que acabou causando um declínio nos quadrinhos foi a década de 90 (com a era Image) que influenciou negativamente os roteiros e artes, com traços absurdos como o de Rob Liefeld!

    Curioso estas histórias com Maxi Zeus, um personagem "obscuro" da galeria de vilões do herói, sendo considerado mais um "bucha" junto a vilões como "Matadouro", "Talião", etc.

    Este vilão não aparece há muito tempo nas histórias do herói!

    As histórias do Batman pré-Crise retratam ele apenas como um herói comum combatendo o crime, sendo mais ou menos um aventureiro com gadgets e aparelhos sofisticados!

    Eu sempre preferi a abordagem pós-Crise por causa do que o Miller fez com o herói sendo ele um vigilante, um pária da lei e uma "lenda urbana", ao contrário de como ele era retratado antes, interagindo com pessoas, andando nas ruas como um cidadão comum, etc.

    Por isso eu não gostava dele na infância; e fiquei espantado quando assisti ao filme nos cinemas em 1989 vendo um herói sombrio e violento. Quando eu entrei no cinema eu era uma pessoa e quando saí era outra!

    Quando eu saí do cinema, fui direto para a banca em busca de materiais da DC e comprei uma revista do herói "As Dez Noites da Besta" que achei excelente, e quando comprei "Ano Um" eu "pirei", me tornando "Bat Maníaco", e a partir daí comecei a me interessar pelo universo DC!

    Estou comentando isso porque resolvi falar como me tornei fã da DC além de ser da Marvel!

    Então este material como o selo "Lendas" é a oportunidade perfeita de conhecer fases do herói que não acompanhei na época pré-Crise por um motivo ou outro!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pessoal que elogiou! Responderei a todos aqui pra não lotar o blog com comentários meus.

      Martin:

      Concordo em tudo. O Cary Burkett também é bom. Espero que a história onde o final saiu na mini da Batgirl esteja nesse encadernado também. Foi produzida também por Burkett/Newton. Espero que esteja.

      Scant:

      Essa do Batman revive o assassinato dos pais é uma história sombria. É a The curse of Crime Alley, uma das clássicas da fase do ONeil. Se quiser pode ve-la também em desenho no episodio 26 "Encontro marcado no beco do crime" do desenho do Batman The animated series (lembrando que é uma adaptação).

      Elcio:

      Valeu Elcio! O Maxie Zeus foi uma tentativa do ONeil em emplacar mais um vilão nas hqs do Batman (como fez com o Ras Al Ghul). Mas não deu certo e o vilão foi basicamente esquecido com o tempo, e virou vilão b. Ele teve um ou dois episodios de destaque no desenho do Batman, mas não ajudou mesmo assim.

      Don Newton é um dos melhores desenhistas do Batman mesmo e é o que mais desenhou o personagem depois de Neal Adams e Norm Breyfogle (dos anos 90 pra baixo).

      E belo relato o seu sobre o filme do Batman e sua ida a banca dando de cara com Batman: Dez Noites da Besta (que a Panini ignora).

      Abraços!

      Excluir
  8. blz leo?

    sempre gostei mais de marvel que DC, não tenho nenhum vinculo afetivo com personagens da distinta concorrência de 1980 pra baixo, vou pular esta coleção, estou esperando mesmo as edições do norm breyfogle que já foram lançadas parcialmente pela abril nos anos 90.
    de qualquer forma a matéria ficou muito boa, "economizou" o serviço de bastante gente.

    abraço

    ResponderExcluir
  9. E aos poucos estamos tendo a oportunidade de preencher as lacunas de cerca de 200 edições de BT & DC que ficaram no limbo editorial entre a falência da Ebal e a 2ª série do Batman pela Abril...

    Maravilha de edição é essa Lendas Newtonianas!

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  10. "Quando me voltei para os quadrinhos do Homem-Morcego dos anos 70 e 80, fiquei impressionado com a arte de Don Newton."


    E aí, Martin... blz?

    Toda essa fase mais clássica do "Batman" é meio q novidade pra mim nos dias de hj... Digo, qdo moleque eu lia os gibis dele pela EBAL (em cores) e qdo estreou na Abril: Mas a grana era curta pra tanta coisa (eu vivia de mesada) e na hora de botar na balança eu acabava priorizando a Marvel e deixava os gibis da DC incompletos e descontinuados!

    Bem, sei q a fase Don Newton não é das mais conhecidas e familiares dos bat-fãs brasileiros... E terei a honra agora de redescobrir esse material junto com os demais leitores: Essa coleção de "Lendas" vai trazer uma fase rara de um grande artista e q (pelo menos pra mim) será totalmente INÉDITA (não tenho nem os "Grandes Clássicos DC - Contos do Demônio")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. "A Panini bem que podia publicar a Queda do Morcego nesse formato..."


    Oi, Anderson... A Panini andou sinalizando a possibilidade de republicar a "queda" há uns 2 anos atrás numa declaração pública de um editor (durante um evento de HQs): Mas o assunto foi caindo no esquecimento e ficou por isso mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. "Parabéns, Camus e Leo. A postagem ficou sensacional, na minha opinião o melhor e mais esperado lançamento do ano."


    E aí, David... blz?

    Brigadão mesmo por ter curtido a postagem... A colaboração do Camus foi mto bem-vinda, pois não conheço essa fase direito (nunca li) e vou cofrar certo essas "lendas" tbm, rs!

    Em breve teremos aqui mais 2 colaborações do Camus... Sobre os primeiros anos de carreira do "Batman" e sobre a fase do "Arqueiro Verde" de Mike Grell (espero q vc curta essas tbm)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "Mais uma imprescindível matéria pros fãs do Morcego e da DC pré-Crse"


    E aí, joao... blz?

    Valeu mesmo... Essa matéria do Camus ficou ótima (eu só selecionei as imagens, rs)!

    E aos poucos as fases do "Batman" Pré-Crise vão sendo redescobertas pelos leitores brasileiros através da coleção de "Lendas"... q na minha opinião foi a maior bola dentro q a panini já deu com a DC!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "Batman revive o assassinato de seus pais " essa e a esposa do batman parece do tipo que vai para os arquivos secretos de histórias bizarras."


    E aí, Scant... blz?

    Eu tbm só quero ver a explicação q vão dar pra essa tal "esposa" falecida do Batman, hehe... Repare q a última imagem q postei na matéria tem o batman em frente ao túmulo dela!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "O selo Lendas realmente me enche os olhos! Sinceramente, desconhecia esta fase pelo Don Newton."


    E aí, Victor... blz?

    Essa fase Don Newton será novidade total pra mim tbm (nunca li nenhuma dessas histórias, rs)!

    E sou outro q aprecia mto o selo de "Lendas" da panini... A "CHM" ainda tem suas falhas por apresentar histórias retalhadas demais e fora de ordem (tbm pulam capas por falta de espaço nas limitadas 164 pág fixas da CHM), mas as "Lendas" tem uma organização maior por separar as histórias por artista e por NÃO ter limite de pág (já teve ed. beirando as 200)!

    E com certeza as "lendas" terão vida longa ainda... Só do "Batman" vem por aí: Archie Goodwin, Len Wein, Norm Breyfogle, e MAIS Jim Aparo e Gene Colan (não necessariamente nessa ordem)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. Oi Leo!

    Um off topic: comprei a edição de capa vermelha da Salvat da Jena Grey e vi que ela traz a edição Origins que saiu por aqui em X-Men Extra #86.

    Eu comprei esta edição na época (2009) justamente por causa desta história com a fantástica arte de Michael Mayhen, pena que o papel é ruim!

    Bom é que agora eu comprei a edição vermelha com melhor papel e trazendo esta história ale´m do casamento dela com o Ciclope e aquela mini-série em que eles vão para o futuro na Lua de Mel.

    É uma das melhores edições da coleção sem sombra de dúvidas!

    Ao falar desta edição meu objetivo maior era reassaltar que o mike Mayhen usou a modelo e atriz Ashley Benson para ilustrar a a Jean Grey:

    https://br.pinterest.com/pin/159033430566522194/

    https://assets.teenvogue.com/photos/56a2b8567df8793e166ef75f/master/pass/ashley-benson-beauty-evo03.jpg

    Fica aí a curiosidade para quem não sabia deste fato!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. "As histórias do Batman pré-Crise retratam ele apenas como um herói comum combatendo o crime, sendo mais ou menos um aventureiro com gadgets e aparelhos sofisticados!"


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    Realmente, agora q o conteúdo das 2 ed. do Don Newton foi destrinchado... Fica mais fácil (até pra mim) visualizar melhor essa fase e o estilo das histórias (as capas acima já mostram q vale a pena uma boa conferida sim: Adoro essa pegada mais "detetivesca" do batman)!

    Eu não tenho a ed. dos "Contos do Demônio" (Grandes Clássicos DC)... Mas como já cofrei as "Lendas" do Neal Adams inteira (em 5 Vol) juntando com essas 2 do Newton acho q terei o conteúdo completo do encadernado dos "contos"!

    Sabe, eu tenho a mesma percepção q vc... Tbm considero as décadas de 60, 70, e 80 as melhores e mais produtivas (criativamente falando) pros gibis de super-heróis. Da mesma forma, tbm vejo a década de 90 como sendo o início da decadência tanto pra Marvel qto pra DC.

    Sim, antes q me atirem pedras em defesa dos anos 90: Reconheço q teve mta coisa boa sim (tanto é, q minha HQ favorita de todos os tempos é dos anos 90: "Preacher"), mas num "balanço geral" foi a pior década q já vivenciei pra quadrinhos (tão ruim, q mesmo o "MESTRE" Lifeld podia ser facilmente superado por outros artistas noventistas menos famosos porém ainda mais escrotos, rs)!

    Outra coincidência... é q eu TBM tive a minha visão alterada sobre o "Batman" após o FILME do Tim Burton, e empolgado com a sessão: Saí do cinema e fui direto pra banca tbm. Só q ao contrário de vc, a ed. q me chamou atenção na banca foi o formatinho: "As Várias Faces de Batman" (esse gibi aos poucos foi me trazendo de volta ao mundo das HQs - ao qual retornei com tudo em 95)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "Espero que a história onde o final saiu na mini da Batgirl esteja nesse encadernado também. Foi produzida também por Burkett/Newton. Espero que esteja."


    E aí, Camus... blz?

    Mais uma vez: Obrigado e parabéns pela colaboração e pesquisa dedicada pra fazer esta postagem (Veio em boa hora, já q o Vol. 1 do Newton tá prestes a ser lançado)!

    Só não entendi a sua preocupação com final dessa história... Afinal, se ela é desenhada pelo Newton vai ter q estar nessa coleção de "lendas", né? (digo, espero q esteja mesmo, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, Leo?

      Valeu! Foi um prazer. Espero contribuir mais no futuro.

      Sobre a preocupação. Sei lá cara, já vi algumas edições picotadas, bate mó medo kk Não a nada pior do que você ler uma história e não ver o final. Mas por ser da mesma dupla, eu espero que tenham mandado ela também.

      Sobre a história da noiva do Batman, eu nunca li essa. Curioso. Mas não acho que seja algo ao estilo exagerado dos anos 60 kk.

      Abraço!

      Excluir
    2. Pra você faltam ainda 5 edições, Leo, pra completar Contos do Demônio. Tem edições com desenhos do Irv Novick (3), Michael Golden (1), e Bob Brown (1).

      A Panini podia republicar essa edição em capa dura. Batman Contos do Demônio é uma saga muito grande. Dá pra ler e entender as partes da saga que não são desenhadas pelo Neal Adams, mas elas fazem referências a saga toda.

      Excluir
    3. EU já li essa da Noiva do Batman, uma das pouquíssimas do Newton publicadas pela Ebal, não tem nada do clima "Camp" da série, fiquem tranquilos.

      É uma história que faz parte dos "Arquivos de Casos Não Resolvidos" do morcego. É uma investigação de assassinato. Pelo pouco que lembro achei muito boa na época.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    4. Valeu, Vam!

      Acho que o estilo camp ficou mesmo nos anos 60 e um pouco nos Brave and the Bold. Saiu Lendas Batman do Gene Colan vol 2, vamos ver se a Panini traz.

      Abraço!

      Excluir
    5. "Saiu Lendas Batman do Gene Colan vol 2, vamos ver se a Panini traz."

      Não tenho dúvidas que trará Camus e acredito que o próximo "Tales of" a ser publicado pela DC será o volume 2 do Don Newton, pois os volumes 1 dos dois artistas saíram juntos em 2011.

      Abs!
      VAM!

      Excluir
    6. Camus e VAM...

      Brigadão mesmo pelas explicações... Os relatos de vcs me deixaram ainda mais ansioso pra ler essa ed. do Newton, rs!

      Putz, achei q já tivesse quase completo os "Contos do Demônio"... Mas imagino q o principal eu já tenha com as histórias do Adams e as q vão sair agora do Newton. Essas 5 q faltam, de repente republicam futuramente (umas "lendas" do Norvick e Golden pro Batman seriam mto bem-vindas)!

      E fiquem tranquilos... q uma eventual 2º leva de Gene Colan é certo q sai (as ed. dele venderam bem e já foi dito q tanto o Colan qto o Aparo retornarão)!

      Abs!

      Excluir
  19. "estou esperando mesmo as edições do norm breyfogle que já foram lançadas parcialmente pela abril nos anos 90."


    E aí, gustavo... blz?

    Eu tbm nasci marvetinho, rs... Mas de uns tempos pra cá, tenho curtido mto redescobrir a DC nessas republicações de clássicos!

    As "Lendas" do Norm Breyfogle devem sair lá pro ano q vem... Tbm no aguardo dessas, pois já ouvi falar mto bem desse material (publicado pela Abril em formato americano no final dos anos 80 e início dos 90)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa Lendas do Breyfogle pra nós brasileiros será imperdível, pois boa parte dela trará histórias puladas pela Abril.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Opa... Dessa eu não sabia, VAM:

      Pensei q a Abril tivesse publicado tudo, pois tinham uma revista mensal em formato americano junto com outros formatinhos e tal... Mesmo assim, tinham q meter a tesoura, né?

      Abs!

      Excluir
    3. "Pensei q a Abril tivesse publicado tudo..."

      Não publicou tudo não... Nem antes, nem depois da 3ª série ser cancelada.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  20. "E aos poucos estamos tendo a oportunidade de preencher as lacunas de cerca de 200 edições de BT & DC que ficaram no limbo editorial entre a falência da Ebal e a 2ª série do Batman pela Abril..."


    E aí, VAM... blz?

    É verdade... Ficou esse vácuo no ar: Não só por histórias clássicas ainda INÉDITAS (q recém estão sendo conhecidas pelos leitores brasileiros), qto por material raro já publicado pela EBAL e Abril e q hj são difíceis de se achar!

    Sendo assim... Vida longa e próspera ao selo "Lendas", rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "Um off topic: comprei a edição de capa vermelha da Salvat da Jena Grey e vi que ela traz a edição Origins que saiu por aqui em X-Men Extra #86."


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    Brigadão mesmo pelas dicas e informações sobre essa ed. vermelha da Jean Grey... Essa eu ainda não vi por aqui, mas acho q falta pouco pra aparecer (pela setorização estamos na ed. do "Noturno" ainda - acho q nº 58)!

    Pretendo comprar certo essa ed. da "Jean"... Aliás, vou comprar 2 até: Uma pra mim e outra pra minha mulher (q é fã da "Fênix" e a Jean é a heroína preferida dela)!

    Vai ser boa parte inédita pra mim... Pois não tenho a mini-série: "Cíclope & Fênix" e nem essa "origens" (bela arte mesmo)! A única história q eu tinha lido era a do "casamento" (q saiu num "Fabulosos XM") mas como não tenho mais essa ed. toda a ed. da Salvat será aproveitável!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. Pelo visto, a coleção de lendas vai tornar redundante a excelente "Contos do Demônio" (embora essa ainda tenha a vantagem da ordenação.

    Acho que até por isso eu preferia o formato dos "Grandes Clássicos". Nas Lendas sempre rola um buraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, SEMI... blz?

      Alguns dos meus maiores arrependimentos de colecionista foi ter perdido 3 ed. do "Batman" desse selo "Grandes Clássicos": O "Ano 1" (q tinha uma capa mto bonita), "O Messias" (nunca mais republicado), e os "Contos do Demo" (q pelo menos eu recuperei parte do conteúdo com as "lendas" do Neal Adams)!

      Eu rateei mto com essa linha... Perdi tbm a "MM" do Pérez qdo saiu, mas essa eu consegui suprir totalmente graças às "lendas" (atualmente o MELHOR selo/coleção DC do mercado nacional)!

      Abs!

      Excluir
  23. Porque Lendas do Cavaleiro das Trevas é boa? Porque somente prova o quanto é facil criar boas histórias com o personagem, por ser realmente humano, falho e do qual facilmente nos identifiquemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Verdade: O q eu mais gostava no "Batman" era o fato dele ser um humano comum (sem poderes) q combatia o crime usando agilidade, inteligência, e equipamentos diversos... ele tinha suas falhas e limitações (o q o tornava mais crível e próximo da realidade)!

      Não gosto daquilo q a DC deixou o "Batman" se tornar nas HQs de uns 20 anos pra cá... Um ser quase onipotente q se bobear derrotaria até o "Galactus", rs! Acho q exageram na dose e afastaram o morcego de um patamar de identificação q havia entre personagem e leitor!

      Abs!

      Excluir
    2. Não tinha uma velha máxima, que servia como granada em fóruns, que o Batman é o mais Marvel dos heróis da DC e por isso se destaca? rs

      Excluir
    3. O Bátema é popular e adorado até pelo mais ferrenho dos marvetinhos, rs...

      Abs!

      Excluir
  24. Muito bacana essa matéria. Agora torço para que um dia seja lançado um ou mais volumes de: "Lendas do Cavaleiro das Trevas - John Byrne".

    Caso esse mestre da nona arte tenha produzido material suficiente do Batman, é claro.

    Sua matéria ficou muito legal, Camus. Até a próxima, Léo.

    Michel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele produziu pouca coisa, Michael.

      Fez a 1ª das 03 partes de A Legenda de Batman/Ebal (que virá nas Lendas do Wein) escreveu uma história em três partes, ilustrada pelo Aparo (Batman-Abril 3ª Série #02-03) e escreveu/ilustrou Batman 3D (Ópera Gráfica) e Batman & Capitão América (Abril).

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. É muito pouco mesmo para alguém tão talentoso como ele. Gostaria que esse fantástico artista tivesse produzido, principalmente ilustrado, algumas sagas com o Batman.

      O traço ultra-detalhado e refinado dele casa, a meu ver, com um herói noturno como o Batman.

      Sem contar também que o Byrne, de vez em quando, sabia produzir histórias mais sombrias. Então, nesse caso, é perfeito para o Batman.

      Por acaso você lembra de uma aventura do Batman e do Superman onde eles enfrentam uma vampira? Acho que essa história saiu em uma edição de "Superpowers", nos já distantes anos 80.

      Cara, até hoje não esqueço a atuação dos dois - principalmente do Batman -, contra a monstrinha. Lembro-me de que li esse conto em um sábado chuvoso e à noite... ficou marcado.

      Pergunto isso porque gostaria muito de reler essa aventura em uma edição de "Lendas". Ou seja, na integra e trazendo a capa original.

      Muito obrigado, Vam, pela resposta (embora, de fato, não fosse exatamente isso que eu gostaria de ter ouvido (lido) sobre a trajetória do Byrne junto ao Batman, rsrsrs.

      Até a próxima,

      Michel

      Excluir
    3. E aí, Michel... blz?

      Embora seja inviável uma ed. de "Lendas do Batman" pelo BYRNE (são poucas histórias mesmo e o crossover com o "Cap. América" não pode ser republicado assim)... A boa notícia é q pelo menos o "SUPER" tá com tudo pra ganhar uma bela coleção de "lendas" pelo byrne, rs (e essa, ao contrário do morcego: VAI LONGE, hehe - uns 8 a 10 Vol. se não me engano)!

      Abs!

      Excluir
    4. Então, Léo, vamos de Superman mesmo. É o que há! rsrsrs

      Até a próxima,

      Michel

      Excluir
  25. Bom dia, Le, beleza?

    Off-topic: http://ovicio.com.br/salvat-anuncia-colecao-de-graphic-novels-focada-nos-viloes-da-marvel/

    8 volumes com os bandidos Marvel. A primeira edição é do Caveira, com duas histórias clássicas (uma da era do ouro, uma de Lee e Kirby que saiu na BHM do Capitão e a moderna é Vingadores Zona Vermelha de Geoff Johns e Oliver Coipel.

    Dependendo pego algumas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possivelmente uma coleção campeã de repetecos. Magneto e Venom devem chegar a 100%.

      E curioso pra ver como será a edição do Apocalipse. O personagem é ótimo em teoria, mas não lembro de nenhuma história realmente boa com ele.

      Excluir
    2. Lierson e SEMI...

      Eu me atrasei com várias postagens aqui no blog nos últimos dias (devido à reformas aqui em casa)... e não finalizei ainda 3 matérias q tô preparando (ao mesmo tempo) sobre as COLEÇÕES: "TEX Gold", "Aranha" (da Salvat - q tem a lista completa de histórias agora) e essa dos VILÕES (q tô em busca de capas e imagens originais pra ilustrar o post, rs)!

      Infelizmente, achei bem fraquinho o conteúdo dessas 8 ed. de VILÕES... Digo, as melhorzinhas são repetéco sim de edições q já saíram pela panini não faz mto tempo!

      E a ed. do "Apocalipse" vai trazer a 1º aparição dele (em "X-Factor" 5-6) e a mini-série: "A Ascensão do Apocalipse" (q saiu pela Abril nos anos 90)!

      Abs!

      Excluir
    3. Eu sempre esperei um super confronto dos X-Men ou do Cable (destinado ingratamente a matar o cara) contra o Apocalipse. Mas nunca houve. Pelo menos não de grande qualidade.

      Acho que o melhor mesmo foi essa Leo, contra o X-Factor formado pelos X-Men antigos, que são super chatos kk Não gosto deles e nem de suas historias. Minha equipe favorita é a segunda equipe (com Wolverine) e a dos anos 90 fase Clarement/Lee.

      Eu sempre esperei ver o Cable caindo na porrada com o Apocalipse lembro até hoje. Mas o que me deram foi uma porrada entre eles em Massacre Marvel, aquela maravilhosa saga kk

      E creio que a sua pergunta sobre o Sr.Sinistro e o Apocalipse lá embaixo seja na série Cyclope e Fênix mesmo. Que é muito boa, apesar de eu não gostar deles.

      Abraço!

      Excluir
    4. Ps: Anos 90 dos X-Men alem da equipe da fase Claremont/Lee curto também a que veio pouco depois.

      Excluir
    5. Valeu mesmo pelas explicações, Camus...

      E vc tem razão, eu lembro q nos anos 90 tinha aquela expectativa do "Cable" ter um confronto final com o "Apocalipse"... Nem sei dizer se houve ou não, pois nessa época eu já tava de saco cheio de gibis mutantes (com "X" na capa) e acompanhava algumas coisas só pelas notícias em sites!

      De qq forma, tbm tenho como preferida a 2º equipe de XM: com "Wolverine" e cia... Os originais pra mim, valem mais como curiosidade de "como tudo começou", rs! A fase Jim Lee eu tenho nas 2 ed. da Panini (mas só curto pelos desenhos, não pelas histórias)!

      Abs!

      Excluir
    6. A "Batalha Final" com o Apocalipse foi na "Saga dos Doze" que finalmente resolveu costurar as pontas soltas, mas deu um nó na cachola que sempre que tento lembrar toca Chico Buarque (num tempo... página infeliz da nossa história... passagem desbotada na memória... das nossas novas gerações).

      Excluir
    7. Eu lembro dessa saga SEMI. Embora minha memória me traia, eu lembro que achei fraca essa saga. Uma grande bagunça. Lembro do Wolverine sendo transformado em Cavaleiro do Apocalipse. Essa saga começou a ser desenvolvida na hq do Cable. Mas o roteirista Joe Casey (que tava fazendo um trabalho muito bom) saiu (não sei porque). E a saga caiu nas mãos de vários outros.

      E Leo, eu na época também após um tempo tava meio de saco cheio dos X nas capas kk Mas cara na boa, hoje em dia é até triste isso. Vendo o que fizeram com os X-Men (minha equipe favorita das hqs junto com a Liga da Justiça). Eu preferia que tivesse X hoje em dia nas capas do que eles terem sido bombardeados em prol dos Vingadores (que nunca tiveram 5% do carisma dos X-Men, na minha opinião).

      Excluir
    8. Valeu mesmo, SEMI e Camus...

      Agora lembrei (vagamente, graças a deus) dessa "Saga dos 12"... Digo, passei longe da saga, mas lembro do pessoal detonando ela nos fóruns q eu participava. E convenhamos: "Wolverine" virar cavaleiro do apocalipse foi dose, rs!

      Abs!

      Excluir
  26. E ai Leo, tudo tranquilo?

    Off topic: Saiu a lista completa da salvat do Aranha no face, pelo menos cinco repetécos, que consegui identificar.

    Não sou um grande fã do aranha; mas gostaria de saber aonde estão os clássicos nesta lista? Aguardo sua análise do conteúdo.

    Parece que estaremos livres da saga do clone.

    Abs,
    David

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, David... blz?

      Eu tô preparando pra semana q vem aqui no blog uma matéria especial sobre a "Coleção do Aranha"... com uma análise geral das 60 edições: Tenho certeza q todas as suas dúvidas estarão respondidas nessa postagem (q eu tô escrevendo ao mesmo tempo q outras 2: Sobre "Tex Gold" e os "Vilões Marvel" - vai ser um COMBO TRIPLO de matérias sobre coleções completas da Salvat, rs)!

      Mas já posso te adiantar logo de cara q de clássicos do Aranha... a ed. de "ORIGENS" vai ser imperdível, pois trará as 6 primeiras aventuras do aranha (Lee/Ditko) além da ed. "Anual 1" (onde ele enfrenta o "Sexteto Sinistro" pela 1º vez)! Essa é imperdível pra quem perdeu a "Biblioteca" da Panini!

      Abs!

      Excluir
  27. leo pretende fazer algum post da lista da coleção do aranha da salvat que foi divulgada a pouco tempo ou dos super vilões marvel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Sim, sem dúvida... Já tô escrevendo a matéria (q vai ao ar na semana q vem: Depois das postagens sobre os "Vilões Marvel" e o "Tex Gold" - vai ser a "semana salvat" aqui no blog, rs)!

      Abs!

      Excluir
  28. Renato França31/10/2017, 13:06

    Se não me engano, o Shazam feito por ele é inédito aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renato... blz?

      Saiu alguma coisa do "Shazam" do Don Newton pela EBAL (entre 1978 e 1983): Não sei se completo, é claro!

      Abs!

      Excluir
  29. Leo, aconteceu hj algo sinistro : estava no centro no hoario de almoço quando passei próximo de uma livraria e vi umas edições da Marvel Salvat, coisa que nunca vende lá. O preço estava de 25 temers, e peguei Vingadores a queda, que não tinha. Olhando na loja, haviam pilhas de Salvats e Eaglemosss. Mas o melhor achei depois : Rocketeer da HQM por 12 golpes e Flash Gordon 1 da Pixel por 30 escravos !!!!! catei na hora !!! É mole ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, BOND... blz?

      Eita, isso é sorte demais, hein? Se tivesse acontecido comigo algo assim eu teria corrido nesse mesmo dia pra uma lotérica arriscar mais um pouco dessa sorte, hehe!

      A HQM tá fechando as portas de vez pelo visto... E esse "Flash Gordon" por quase 1/3 do preço de capa é inacreditável (já q essa edição esgotou nas livrarias aqui do sul - é um item raro e ainda bem procurado por aqui, ainda mais por um precinho "brother" desses, rs)!

      Já esses encalhes da Salvat tem aparecido em várias cidades por aí... Ainda não vieram pra cá, mas tenho lido relatos de q até uma "Queda de Murdock" se consegue por 25 pila nesses encalhes (fique atento, podem aparecer outras barbadas assim aí na sua região)!

      Abs!

      Excluir
    2. Esses encalhes da Salvat já estão pipocando aqui em São Paulo. Na avenida Paulista tem uma banca em frente ao Shopping Cidade com edições a 27 golpes. Coisas como a queda de Murdock e Marvels. Peguei em outra ocasião A Queda dos Vingadores a 20 golpes no Shopping Eldorado em um daqueles estandes de livros montados nos corredores. Tinha na ocasião as quatro primeiras edições. É questão de tempo para surgir os encalhes dessas coleções. Estou aguardando os da Eaglemoss que uma hora vai aparecer. Rsrs. Roberto Xavier.

      Excluir
    3. Tinha uma pilha de Flash Gordon !!!!

      Excluir
    4. Bond, só faltou dizer onde fica a livraria.Também estou atrás do Flash Gordon.
      Fico no Aguardo...
      Abraços,
      Celso - S.Gonçalo/RJ

      Excluir
  30. SEMI:

    Na verdade ainda faltam 5 edições pra completar, e duvido que a Panini lance. Então Contos do demônio ainda é muito válida. Segure fortemente a sua se tiver kk

    Marcelo:

    Verdade. Esse lance de identificação sempre foi bom pra mim também. Um exemplo são os X-Men, hoje em dia eu não me identifico mais com nenhum deles. Foram demolidos pela Disney.

    Michel:

    Valeu! Infelizmente o Byrne desenhou muito pouco o Batman.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops! Você já tinha listado as edições acima, Camus.
      É que leio do final pro início.... :P

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Tristeza das tristeza no que diz respeito ao mundo dos quadrinhos, não é mesmo?

      Poxa, Camus, como seria bom se houvesse mais material do Byrne, pelo menos o suficiente para três ou quatro volumes de "Lendas".

      Cara, eu compraria todos os volumes e depois levaria em alguma gráfica para por em capa dura.

      Batman, COM CERTEZA, era merecedor - e ainda é - de alguém como o Byrne.

      No mais, valeu pela matéria que, na verdade, me fez ficar viajando lá pelo início dos anos 80. Eu via, à época, muitas edições da EBAL dos anos 70 em sebos - quando eles eram muitos. As edições do Batman fervilhavam.

      Até a próxima,

      Michel

      Excluir
  31. "faltam 5 edições pra completar, e duvido que a Panini lance."

    Eu não, pois dessas cinco 3 são desenhadas pelo Novick e uma arte-finalizada por ele. É só a DC encadernar um Legends of Novick que vem pra cá.

    Somente a ilustrada pelo Michael Golden, que periga não ser republicada, Camus.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, VAM... blz?

      Será q o Golden não tem algum TP estilo "Lendas" lá fora? Se não tiver, é uma pena: nem sei se ele produziu tanta coisa com o "Batman", mas gosto mto do estilo de traço dele!

      Abs!

      Excluir
    2. Ainda não tem não, Leo.

      Mas tenho esperança (e não é de hoje, na época da Abril cheguei a sugerir um Batman Especial só dele - falarei mais pra frente na Batdeira), que algum dia reúnam suas histórias.

      São menos de 10 edições, que caberiam num único volume de Lendas.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. Bah, cabendo numa ed. única de "lendas" ficaria melhor ainda, VAM...

      Infelizmente, a Panini depende mto de sair lá fora uma versão de "lendas" pra publicar aqui... Fiquemos na torcida então por essa do Golden!

      Abs!

      Excluir
  32. Histórias sensacional com o Apocalipse e a Origem do Senhor Sinistro ... Já li ela umas quatro vezes ... talvez nem arcou tanto porque foi a primeira HQ que li logo após a morte de minha primeira esposa e o que tem lá pegou fundo e pesado, quando sabemos o porquê do codinome de Natanael Essex ser o de Senhor Sinistro . E a participação do Apocalipse e arrepiante ... chega a incomodar . Acabei de ver que o Walking Dead sai pela Panini já em dezembro ( vão republicar também os outros volumes em formato americano ) .
    Do HÁ fiquei com vontade de pegar o casamento por causa da GN inédita . O Fanático sai na edição 37 se não me engano.
    torço pra que no meio tenham as histórias do JM de Matteis, como o da origem do Ratus ( sensacional, angustiante é perturbadora ) e a saga do Lápide.
    Abraços a todos e felicidades
    Luiz Henrique Trompczynski
    Terra Rica/PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Luiz Henrique... blz?

      Onde saiu essa história do "Sr. Sinistro" q vc falou? Sei q tenho essa HQ em algum lugar, mas não lembro em q revista...

      E "Walking Dead" eu achei decepcionante sair pela Panini com alteração de formato... Putz, ferrou de vez com a minha coleção agora (nem sei se continuarei adiante: perdi o ânimo com essa, rs)!

      E no final das contas... Até q peneirando um pouco, se salvam algumas ed. da "Coleção do Aranha" (pelo começo, achei q toda ela seria dispensável). Essa do "Casamento" será a 1º q irei comprar (tbm por causa da GN)!

      E aquela saga do "Lápide" era boa mesmo... bem q ele renderia uma ed. temática de respeito sim!

      Abs!

      Excluir
    2. Também achei que não teria nada de bom nessa coleção Salvat do aranha, mas acabei pegando as três primeiras, tormento e "o casamento" e pela lista que vi ainda dará pra encarar mais umas seis. Tem muitos títulos ali que desconheço. Será que não rola depois uma matéria sobre os demais títulos aqui no submundo? Bom feriado a todos. Roberto Xavier.

      Excluir
    3. E aí, Roberto... blz?

      Sim, com certeza... Tem uma matéria aqui no blog em andamento sobre essa coleção do "Aranha" (q vai ao ar na semana q vem - depois da matéria sobre o "TEX Gold", rs)!

      Abs!

      Excluir
    4. "E "Walking Dead" eu achei decepcionante sair pela Panini com alteração de formato... Putz, ferrou de vez com a minha coleção agora (nem sei se continuarei adiante: perdi o ânimo com essa, rs)!"

      Comercialmente falando, ela fez o correto. Vai pegar pelo completismo...

      Mas para quê comprar tudo novamente? Pergunto.

      Minhas coleções de 100 Balas e Preacher tiveram "N" formatos diferentes...

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    5. A origem do Sr. Sinistro saiu nas Novas Aventuras de Ciclope e Fênix (Milligan). Queria reler, mas os vermes comeram.

      Excluir
    6. Valeu, SEMI...

      Não tenho essa série então, acho q me enganei achando q tinha, rs!

      Abs!

      Excluir
  33. Blog não me permitiu responder embaixo. Deu ruim não sei pq.

    VAM:

    Tomara que sai um vol 2 pro Newton também! Pois é nas proximas edições com desenhos do Newton é que começam a vir mais histórias com os vilões mais famosos do Batman!

    E fazendo um levantamento da vol 2 do Colan, percebi que parece ser bem completa (sem aquelas faltas de fim de história como na Batman vampiro).

    Se a DC lançar uma coleção pro Novick é capaz sim, pois essas edições são famosas.

    Abraço!


    Michel:

    É uma pena mesmo, pois o Byrne é um ótimo desenhista. Se ele tivesse feito uma fase pro Batman seria demais mesmo. Acho que me contentaria até com uma fase breve como foi a desenhada pelo Marshall Rogers com roteiro do Steve Englehart, que foi genial, mesmo sendo breve. Valeu por ter curtido!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "...parece ser bem completa (sem aquelas faltas de fim de história como na Batman vampiro)..."

      Tanto essa como do Pistoleiro e outras, são continuadas pelo Newton.

      Eles dividiam os titulos como "Aparo & Breyfogle" fizeram por um tempo depois.

      Essas historias do Newton alternadas c/ o Colan deverão sair no volume 2 de Tales of Newton.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Lembro. Aquela história da fase Grant/Breyfogle "Projeto Pinguim", que tem a estreia do Harold (o cara que começa a trabalhar nos carros do Batman) é dividida com o Aparo nos desenhos e o Marv Wolfman no roteiro. Essa eu tenho pela Ed Abril em Batman formato americano e é uma que eu nunca iria me desfazer, porque provavelmente não deve sair em nenhuma lendas, já que tem tantos artistas.

      Essa historia é boa. E o Pinguim foi revolucionado pela primeira vez pelo Grant mesmo quando o trouxe pela primeira vez em sua fase na historia "Neve e Gelo" Batman formato americano 10 Ed.Abril. Ele tornou o Pinguim num vilão violento e manipulador, apagando aquela imagem de circense bobinho que ele tinha.

      Tomara que saia essa continuação do Batman vampiro num possivel vol 2 do Newton. Eu comprei só o vol 1 do Colan. Mas se for o caso não é dificil achar o vol 2 do Colan.

      Abraço!

      Excluir
    3. "Mas se for o caso não é dificil achar o vol 2 do Colan."

      Não é, agora Camus...

      Mas como o volume 2 de Tales of Newton nem foi lançado pela DC ainda, (talvez seja no fim do ano que vem) ele não deve aparecer nas Lendas da Panini, antes de 2020.

      Eu não arriscaria...

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  34. Fala Leo blz?
    Cara vc pretende fazer uma analise da lista que saiu da coleção do homem aranha com as demais edições?

    Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Sim, eu já tô trabalhando na matéria sobre a coleção do "Aranha"... ao mesmo tempo em q tô pra finalizar uma geral sobre a coleção "Tex Gold" tbm. Se tudo der certo, as 2 postagens vão ao ar na semana q vem (tô relendo mta coisa do aranha às pressas só pra poder escrever sobre as futuras edições da coleção, rs)!

      Abs!

      Excluir
  35. Leo, será que não vale a pena elaborar posts fixos com as listas das coleções Salvat/Eaglemoss? Serviço de utilidade pública que ainda poderia atrair paraquedistas do Google. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, SEMI... blz?

      Brigadão mesmo pela sugestão... é mto boa sim!

      O único problema é q sou incompetente demais pra isso e nem faço ideia como fixar um tópico no blog, hahaha! Mas anotei a ideia e vou ver se descubro (nem q seja qdo eu reformular o blog agregando novas ferramentas e recursos)!

      Abs!

      Excluir
  36. Quais serão os próximos da coleção Lendas??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Batman" (Archie Goodwin, Len Wein), "Titãs" (Pérez), e "Esquadrão Suicida"!

      Abs!

      Excluir
  37. Leo! Camus! Foi liberado a capa de Lendas do Newton vol 2! Ficou lindona, com destaque para o panejamento do manto do morcego:

    http://hotsitepanini.com.br/dc/wp-content/uploads/2017/11/LENDAS_DON_NEWTON_VOL1_capa-450x688.jpg

    Provavelmente uma splash-page de uma das histórias, pois ele raramente ilustrou capas em sua passagem pelo título do personagem.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... Show de bola mesmo essa capa, VAM:

      Aliás, uma das mais bonitas do ano em linhas gerais... E parece q finalmente saiu o Vol. 1 nas bancas (aqui pro sul ainda não, mas tô no bico: ando seco pra ler essa fase do morcego, rs)!

      Abs!

      Excluir
  38. "ando seco pra ler essa fase do morcego"

    Leo, Detective Comics 480 (Denny O'Neil): Batman enfrenta o "Dr. Moon", acabei de ler, sensacional, um deleite para fãs do Batman.

    Pra dar uma pontinha de inveja em você, rs.

    Abraço.
    David.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, David... blz?

      Só pra aumentar minha ansiedade vermística, hein? hehe...

      Mas vou tentar a sorte no lote de gibis q a loja daqui deve receber hj (se não vier o Don Newton no pacote, aí só semana q vem pra mim, rs)!

      Abs!

      Excluir
  39. Aqui não chegou também.

    Como essa edição foi pulada pela Ebal/Abril, o Dr. Moon só veio aparecer no Brasil em uma história do Batman na 2ª série #12 da Abril/Lendas do Alan Davis #01.

    É ele quem faz lavagem cerebral na Selina a mando do Coringa, para sacanear o relacionamento com o Homem-Morcego.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, VAM... blz?

      Aqui em POA me avisaram q a loja daqui deve receber as "lendas" na semana q vem (antes das bancas normais)... Ficarei de olho então (mas já me disseram q pularam as capas: até entendo NESSE caso, já q não são do Newton)!

      Abs!

      Excluir
  40. Eu já disse antes aqui, que pular as capas é infinitamente o menor dos males, considerando que são histórias inéditas no Brasil há mais de 30 Anos.

    No caso do Newton, contando com essa que ilustra o volume #1 de Lendas/DC#526, ele não chegou a desenhar nem cinco capas, Leo.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, VAM...

      Diante da raridade em si e da importância em se publicar essa fase do Newton (pouco conhecida no Brasil)... A falta das capas não é um problema tão relevante assim (vale só como curiosidade sobre a edição propriamente dita)!

      E qdo pesquisei as capas pra ilustrar esta postagem... notei q as produzidas pelo Newton eram em nº insignificante!

      Abs!

      Excluir
    2. Beleza Vam e Leo?

      Essa capa do vol 2 do Newton ficou demais mesmo! Eu nunca a tinha visto, será inédito no mundo? Se for, que bacana!

      Quanto ao Dr.Moon, ele já teve alguma importancia nas hqs do Batman como vilão, como bem lembrou o Vam. Mas acabou caindo no limbo de vilões com o tempo. Curiosidade/lembrança: ele aparece brevemente na Crise de Identidade, quando o Exterminador está analisando os outros elementos em volta na base de vilões, ele diz sobre o Dr.Moon e a Fobia: "...um mais aterrador que o outro. Uma vez por mês eles aparecem e alguém some..." kkk O Brad Meltzer claro só colocou o Dr.Moon ali como uma pequena homenagem ao vilão esquecido dos anos 70 provavelmente.

      E concordo com o lance das capas. Eu também não ligo, pois o material apresentado é extremamente raro. As edições encorpadas de Lendas DC estão excelentes assim. Tomara que a Panini passe a adotar o mesmo número de páginas também pra Coleção Histórica Marvel. Já pensou eles mandam Justiceiro os clássicos com 180 páginas por edição?

      Abraço!

      Excluir
    3. E aí, Camus... blz?

      Eu tbm não conhecia essa capa do Vol. 2... Imagino q a tenham tirado de alguma ed. especial ou TP gringo (de repente até um pin-up) com algum desenho exclusivo do Newton. A capa do Vol. 1 é de uma ed. comemorativa com arte dele na capa!

      E pode esquecer, pois o lance das "CHM" é mais complicado... não sei explicar direito, mas a panini não pretende aumentar o nº de pág (vai ficar nas 164 por um bom tempo)!

      Abs!

      Excluir
  41. Como eu disse, o mais provável é ser uma splash-page retirada de de uma das histórias do Newton, contidas nas edições.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  42. Acho que Ernie "Chua" Chan deveria ter uma edição dessas "Lendas do Cavaleiro das Trevas".Era um desenhista excelente( e pouco lembrado),e que teve muitas histórias do Batman publicadas em Batman formatinho da saudosa EBAL(mas é só um sonho...),enquanto isso,me fico com o Newton( que é ótimo...)Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Eu gostava desse artista no "Conan"... e nunca li uma HQ dele desenhando o batman. Não sei se saiu lá fora uma compilação de "lendas" dele, mas seria legal se tivesse um TP gringo dessa fase q pudessem publicar por aqui!

      Abs!

      Excluir
    2. O Ernie Chan é um ótimo desenhista mesmo. Acho ele um ótimo arte finalista tambem. Ele e o Alfredo Alcala eram mesmo nivel. Quando finalizavam o Conan do John Buscema, deixavam sua marca registrada (impossivel não saber que são eles) e mesmo assim não tomavam o desenho do desenhista (acho isso bacana). Veja por exemplo Um conto de Batman Veneno onde o José Garcia Lopez toma o desenho do desenhista kkk

      O Ernie desenhou/arte finalizou vários números pro Batman, mas não existe mesmo compilação dele. Mas provavelmente tem hqs com trabalho dele nas Lendas já existentes que não chegaram aqui ainda.

      Abraço!

      Excluir
    3. E aí, Camus... blz?

      Infelizmente, eu tenho pouca coisa do Ernie Chan na coleção (basicamente só o q ele fez pro "conan" mesmo)... Isso é pra vc ver: o qto ainda falta de fases boas do "batman" pra panini publicar em futuras ed. de "lendas", hein?

      E "Veneno" é outra q eu não tenho... e mais uma q a panini podia publicar no mesmo formato do "Xamã"!

      Abs!

      Excluir
    4. Eu tenho pouca coisa do Ernie Chan também fora das hqs do Conan. E realmente ainda tem muito material pra DC compilar de Lendas do Batman, pois a rotatividade de escritores bons nas hqs dele é grande. A maioria escrevia no maximo umas 15 ou 20 edições. O Doug Moench, o Alan Grant e o Chuck Dixon são os que ficaram mais tempo escrevendo o Batman. E quando decidirem compilar a fase dos anos 80 do Moench e a do Dixon meu amigo, vai dar muito encadernado. Só o Moench tem uma fase grande nos anos 80 e 90 com o Batman (lá fora foi compilado parte da dos anos 90). E a fase dele nos anos 80 é quase toda inédita aqui.
      Fora a fase escrita pelo Denny ONeil que tem saido parte aqui e parte ali, mas ele merece uma compilação propria.

      Quanto ao Batman Veneno, é uma pena mesmo, aliais é um dos maiores mistérios da Panini porque eles pararam a republicação de Contos de Batman? Coisa estranha. Dá pra você conseguir ela pela net Leo, uma das melhores do Batman! Abraço!

      Excluir
    5. Opa, valeu mesmo pela informação, Camus...

      Não sabia q essas fases do Grant, Moench, e Dixon foram as mais extensas do Batman... Mas em matéria de desenhistas será q alguém bate o Jim Aparo entre os q ficaram mais tempo desenhando o morcego?

      E nem me fale... até hj não entendi pq a panini parou com essa coleção de contos, sendo q "Xamã" é considerado um puta sucesso (esgotado e ainda mto procurado por colecionadores)!

      Abs!

      Excluir
    6. "será q alguém bate o Jim Aparo"

      Acho que o Dick Sprang ou Sheldon Moldoff, mas teria que pesquisar pra ter certeza.

      Se bem que quantidade não significa qualidade, o traço setentista do Aparo em Bravo & Bold e mais algumas exceções como essa "Batman Assassino" escrita pelo Wein é infinitamente superior ao visto a partir dos Anos 80.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    7. Opa, valeu mesmo, VAM...

      Era só por curiosidade mesmo... tipo, pra saber se no "Batman" tinha algum desenhista com histórico semelhante ao Curt Swan no "Super" (q passou uns 30 anos à frente do título e chegando ao ponto de inviabilizar uma coleção de "lendas" baseada nele pelo excesso de edições q precisaria ter, hehe)!

      Abs!

      Excluir
    8. É complicado mesmo saber qual o desenhista mais trabalhou nas hqs Batman. O Aparo fez muitas capas né, não desenhou o conteudo interno em muitas Detective comics e Batman. Teria que fazer uma pesquisa bem extensa pra contabilizar. Acho que ele ganharia como capista.

      Em arte interna eu sei que o Neil Adams, O Norm Breyfogle, e o Don Newton são 3 campeões em desenhar o Batman. Eles desenharam muitas edições. Talvez o Sprang e o Moldoff também estejam entre os campeões, o que formaria um top 5. Agora, o que mais desenhou o Batman em arte interna entre esses 5 artistas é tarefa dificil descobrir Leo e Vam. Quem foi o Curt Swan do Batman, como disse o Leo? kkk

      Abraço!

      Excluir
    9. E aí, Camus... blz?

      Bem, as coleções de "lendas" podem nos ajudar a ter uma ideia melhor dessas quantidades de HQs desenhadas... O Neal Adams, por exemplo, teve toda a sua fase reunida em apenas 5 encadernados (teria um 6º se considerarmos tbm a INÉDITA: "Odissey", q deve sair pela Eagelmoss na extensão e q traz um traço mais modernos do Adams)!

      Agora vejamos o Aparo... Ele já teve 7 Vol. de "lendas" e parece q vai longe ainda, hehe: Nem estamos perto da "Morte em Família" (ano q vem a Panini deve lançar mais uma fornada de Aparo)!

      Abs!

      Excluir
    10. Beleza Leo?

      Ainda falta bastante material do Neal Adams desenhando o Batman em Lendas. O material que saiu ali nos 5 encadernados são alguns dos mais essenciais, mas não todos. Ainda faltam algumas histórias clássicas e outras várias. Acredito que se a DC reunir o que faltou algum dia, daria mais uns 3 encadernados de Lendas do Batman do Neal Adams (na divisão da Panini).

      Essa Odissey nunca li queria saber se é bom.

      Quanto ao Aparo ele é um dos que mais desenharam o morcego (mais em Brave and the bold), mas é dificil saber quem desenhou mais o Batman. Tem esse top 5 ai de desenhistas que citei acima. Esses artistas são os que mais desenharam arte interna de hqs Batman. Só contando mesmo hq por hq pra chegar ao número 1.

      Abraço!

      Excluir
    11. Odyssey parece ter sido escrita sob efeito de drogas pesadas. Você vai entender quando tiver lido...

      Acho que o Aparo foi quem mais desenhou o Batman. Dos anos 70 aos 90 ele nunca parou de desenhar o morcegão! Mas só o material dos 70 era decente...

      Excluir
    12. Drogas pesadas, hein?

      Periga eu gostar então, hehe... Quer dizer, até hj eu gostei de quase todos os gibis q li e q pareciam ter sido produzidos por artistas sob efeitos alucinógenos, rs!

      Abs!

      Excluir
    13. Dei uma olhada nas paginas dessa Odissey e parece bem estranha mesmo kk Não é meu tipo de história pro Batman. Sou fã do Neal Adams, mas o desenho tá bem diferente na arte interna, lembrando muito pouco o Adams dos anos 70/80.

      Po eu curto o desenho do Aparo nos anos 90 Hunter, claro que não batia de frente com o do Graham Nolan nessa época (que era o desenhista principal das hqs do Batman) mas achava bom. Abraço!

      Excluir
  43. "...Acho que Ernie "Chua" Chan deveria ter uma edição dessas..."

    Uma não, pelo menos duas ou três, talvez até quatro se considerarem colocar as histórias do García-López onde ele fez a arte-final, no bolo.

    É questão de tempo a DC reunir um "Tales of" ou "Legends" dele e na sequência a Panini lançar suas Lendas.

    Mas até esse dia chegar, como aperitivo você pode querer conferir as Lendas do Coringa, onde ele ilustra "O Último Ha Ha" um embate do Palhaço do Crime contra o Rastejante.

    E ano que vem nas Lendas de Len Wein, a Saga "Batman Assassino" terá duas de suas cinco histórias ilustradas por ele. E mais uma de bônus onde ele confronta o "sinaleiro". Todas já publicadas pela Ebal, mas em P&B.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... Valeu mesmo, VAM:

      Essa "lendas" do Len Wein promete mesmo, né?

      Será mais um material raro e pouco conhecido no Brasil q servirá pra consagrar mais ainda a série "lendas" como sendo a MELHOR coleção do "Batman" no Brasil nos últimos 20 anos!

      Abs!

      Excluir
    2. Tenho as Lendas do Wein em inglês e recomendo!

      Excluir
    3. Valeu mesmo, Hunter...

      Eu já iria pegar essa fase só por ser do Wein (sempre fui fã do estilo dele)... E agora ela tbm foi a mais votada numa enquete da panini pra ser lançada ano q vem (claro, q infelizmente, o resultado da enquete deva ter sido influenciado pela triste perda do escritor - mesmo assim, tá valendo e vai ser COFRE qdo sair aqui)!

      Abs!

      Excluir
    4. "tá valendo e vai ser COFRE"

      Já valeria muito se ele apenas trouxesse The Untold Legend of the Batman/"A Legenda de Batman". Com "Batman Assassino" e tudo o mais, se torna indispensável.

      Essa Untold eu inclusive considero como sendo um divisor de águas no trabalho do Aparo. Depois dessa mini série eu passei a achar tudo muito bruto o traço perdeu a sofisticação e detalhes, que fizeram sua fama nos Anos 70.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    5. Como assim, VAM?

      Essa "untold" era escrita pelo Wein e desenhada pelo Aparo? Se foi isso q eu entendi, em qual coleção de "lendas" será q ela sairia?

      Abs!

      Excluir
    6. O mais lógico seria nas Lendas do Wein...

      MAS pode ser que a Panini opte por colocar numa futura leva do Lendas do Aparo.

      Essa flexibilidade os editores daqui possuem.

      Até porque a DC repete histórias entre os Legends e Tales e a Panini, aqui evita esses repetecos.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    7. Pelo que lembro é desenhada pelo Aparo sim Leo. Vai sair ela toda em Lendas Len Wein. Eu ainda gostava da arte do Aparo nos anos 90 Vam. Claro que seu auge foi nos anos 70, mas eu gostava.

      Excluir
  44. "...como sendo a MELHOR coleção do "Batman" no Brasil nos últimos 20 anos!"

    Arrisco dizer que vai continuar sendo pelo menos, por mais uma década, com tantos outros volumes para serem lançados.

    Principalmente se a Panini, não ficarse basear apenas nos Tales & Legends já lançados. Tanto o é, que maginei mais duas coletâneas bacanas, que vou publicar na Batdeira pra fechar o ano.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo. Só tá faltando a Panini retomar a republicação de Contos de Batman, que é um misterio terem parado.

      Quanto a materia nova, não esqueça de nos avisar quando ficar pronto! Sempre muito bacana! Abraço!

      Excluir
    2. É isso aí, VAM... Posta aí o LINK qdo a matéria tiver pronta, blz?

      Eu tbm acho q o potencial de "Lendas" poderia ser ainda mais amplo do q já é... e podia trazer até uma coletânea de clássicos do "Bob Kane" (por exemplo): já q pararam com a coleção de "crônicas" mesmo, né?

      Abs!

      Excluir
    3. "coletânea de clássicos do "Bob Kane"

      Essa era mole, já está prontinha.

      É montar o remake de Crônicas Volume 1. Mas somente ele mesmo, pois nas edições 2 e 3 as histórias são sofríveis.

      Mas eu queria mesmo um Lendas do Dick Sprang, considero ele um dos ilustradores TOP FIVE do Morcego.

      Mas se do Carmine Infantino eu já acho difícil da Panini publicar, imagine esse que é muito mais ingênuo.

      Levando em consideração que a DC teria que compilar um Tales ou Legends antes, é claro.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    4. Sei q é sonhar alto demais, VAM... Mas vá q essa sugestão chegue até a Panini e alguma boa alma por lá resolva levar a questão pra uma pauta de reuniões, né? nunca se sabe, hehe!

      E só pelo visual encrementado dessa bat-caverna... o Dick Sprang já merecia meu respeito:

      https://dyn1.heritagestatic.com/lf?set=path%5B1%2F5%2F6%2F0%2F0%2F15600020%5D%2Csizedata%5B850x600%5D&call=url%5Bfile%3Aproduct.chain%5D

      Abs!

      Excluir
    5. O problema nesse caso imagino estar na falta de originais digitalizados disponíveis. Por falta de uma coletânea específica o Sprang tem várias histórias espalhadas por diversos encadernados do morcego.

      Não sei se é possível licenciar cada uma separadamente, pra montar aqui uma Lendas só dele. Pois além do trabalho extra, talvez fique mais caro, portanto a Panini prefira optar por TPBs prontinhos como Legends e Tales.

      "...já merecia meu respeito..."

      Merece o respeito de todo mundo, até daqueles que acham que o Batman só é importante a partir do Adams:

      http://68.media.tumblr.com/3a7e133a526d1c45fb79379147033c87/tumblr_mz55w5aGsY1rur0aro1_500.jpg

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    6. Caras eu não duvido muito que saia Batman do Infantino não. Numa enquete feita pela Panini a pouco tempo eles a colocaram. E se o fizeram é porque eles pensam nisso. Deixaram de colocar fases infinitamente superiores de Lendas pra colocar essa. Não duvido que tragam alguma hora não. Se sair não comprarei a do Infantino, acho ele um bom desenhista da época, mas em nada me agrada as histórias, bem estilo série do Batman fanfarrona dos anos 60, que detesto kk

      Espero que a proxima Lendas do Batman seja do Len Wein!

      Essa batcaverna feita pelo Dick Sprang é fenomenal mesmo Leo!

      Falando me Lendas do Superman, provavelmente vai ser a do Gil Kane, pelo que me disseram. Do John Byrne acredito que vai ser uma enrolação pra sair (se sair), pois é muito grande e a Panini não curte se arriscar assim, só se for do Batman (e to ate duvidando ultimamente também pois Queda do Morcego já virou lenda).

      Abraço!

      Excluir
    7. Pô, show de bola essa imagem do Sprang, VAM...

      Só é uma pena q não tenha tanta coisa digitalizada dele, mas acredito q a restauração desse material seja feita um dia. Li num site gringo certa vez q o processo de restauração de HQs clássicas é lento e complicado por diversos motivos (a matéria q li era sobre as "Bibliotecas" da Marvel, mas deve valer pra DC tbm). Sei q tem MTA coisa ainda q tá sendo restaurada e aos poucos vão sendo lançadas em TPs!

      Qto ao "Batman" do Infantino... Mesmo cobrindo a fase "fanfarrona" (rs) q eu tbm não curto tanto pro morcego, eu compraria só pela arte: já q eu era fã do Infantino nos tempos da "Mulher-Aranha" da RGE, hehe!

      Abs!

      Excluir
  45. "...Só tá faltando a Panini retomar a republicação de Contos de Batman..."

    Olha essa eu acho que não volta tão cedo, penso que as vendas não foram tão boas quanto queriam. Talvez pelo fato da Panini já possuir uma série que republica material antigo como Lendas, o Comercial esperasse por números similares.

    "...Quanto a materia nova, não esqueça de nos avisar..."

    Assina o blog, que você passa a receber as atualizações automaticamente, Camus.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, VAM... até onde sei, o "Xamã" vendeu bem e é considerado um sucesso comercial (sendo mto procurado até hj)!

      Só q às vezes pro ponto de vista da empresa (no caso a panini) mesmo um sucesso comercial pode não ser suficiente pra dar continuidade à um projeto (tenho aprendido mto isso no meu ramo, q embora nada tenha a ver com gibis, tem me feito entender melhor a forma como algumas empresas precisam agir mesmo q não pareça compreensível pro público)!

      Abs!

      Excluir
    2. Será que consideraram que essa coleção junto com as Lendas poderiam canibalizar mais ainda as edições N52 do Morcego?

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. Não sei, VAM...

      Mas pode ter a ver com a própria coleção de "Lendas" tbm... Pra não conflitar 2 séries distintas de material clássico (mesmo q os "contos" não sejam parte da proposta das "lendas")!

      Falo isso, pq segundo o X-9... A panini teria cancelado ou pisado no freio daquela coleção econômica de capa-preta da Marvel (Morte de Jean DeWolff, Homem-Formiga: Mundo Pequeno, Hulk - Futuro Imperfeito) pra não se sobrepor às "CHM" (e isso teria sido dito por um editor após uma CCXP do ano passado ou retrasado)!

      Abs!

      Excluir
    4. Vou tentar assinar sua pagina Vam, se eu descobrir como. Sou ruim nisso.

      Eu acho que passou da hora Leo, de a Panini relançar algo do Batman pelo Bob Kane e Bill Finger. Parece má vontade. Eu perdi as cronicas quando sairam, eu tava na época acompanhando pouco hqs. Tinha dado uma parada.

      Pelo que sou Batman Xamã tambem foi sucesso. Aqui no RJ essa edição desapareceu. Quando perguntei a meses atrás no site da Panini, me foi dito que tem possibilidade da coleção voltar, mas não deram certeza de nada. Uma pena, pois Contos de Batman é uma das melhores hqs que já foi feita do personagem. Aquela vibe adulta era muito demais, e tinha um charme diferenciado pois nos mostrava os primeiros anos dele agindo (apesar de nenhuma ter datas pra sabermos em qual ano foi cada uma a partir de Ano Um kk). Tenho quase todas que sairam pela Editora Abril (que era considerado formato luxuoso na época). Se a Panini prometesse relançar todas eu compraria tudo, pois ficou faltando várias aqui no brasil, nunca vimos (só pra quem não sabe, saiu outras em Batman Extra da Panini) mas tá incompleto ainda.

      Abraço!


      Excluir
    5. E aí, Camus... blz?

      Pois eu tbm perdi as "Crônicas" (do Batman e do Super) qdo saíram... Pois na época eu tava desempregado e meus gastos com gibis tinham q ser mais reduzidos do q são hj, hehe!

      E convenhamos, pra época (uns 10 anos atrás) o preço dessas ed. capa-dura eram caras demais (razão pela qual as "Bibliotecas" tbm naufragaram)... Hj em dia, "talvez" o resultado fosse melhor pra Panini, mas falta boa-vontade em arriscarem um relançamento!

      Abs!

      Excluir
  46. Oi amigo boa postagem essa do Batman ele também é um dos meus heróis preferidos das HQs. Sabe quando eu era bem pequeno eu ainda não sabia ler, mas eu tive a edição n° 2 da revista em formatinho do Batman pela editora abril a minha mãe comprou pra mim há tempo atrás. E eu gostei da história em que ele enfrenta um lobisomem eu até achei um site onde encontrei essa mesma edição e baixei em PDF só para matar a saudade dessa história. Eu também já li a graphic novel Batman o filho do demônio e a a morte de robin o Jason Todd que foi o segundo robin e li outras histórias como a saga a queda do morcego e também jogos de guerra todas elas completas felizmente boa postagem amigo leo gostei muito. abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, brigadão mesmo por ter curtido a postagem...

      Eu tbm tenho e gosto mto dessas histórias mais clássicas q vc citou (especialmente: "Filho do Demo" e "Morte de Robin")... Só não curto mto essas mais recentes ("queda" e "jogos") pq fogem do estilo de histórias do "Batman" q me agradam!

      Mas essa ed. do Don Newton tá mto boa... recomendo!

      Abs!

      Excluir
  47. Oi amigo desculpe alguns erros eu quis dizer que a minha mãe comprou pra mim há muito tempo atrás e eu li essas duas sagas que citei do Batman como a queda do morcego e jogos de guerra porque eu não resisto gosto muito de quadrinhos. Bom amigo leo. abs!

    ResponderExcluir
  48. Oi amigo sou eu de novo eu queria dizer que eu gosto do Batman. Não é só dos heróis da Marvel como capitão América. Homem-aranha. Hulk. X-men
    Ou wolverine que eu gosto. também gosto do cavaleiro das trevas do superman e muitos outros heróis da DC. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Eu tbm gosto de todos esses... qdo moleque eu era mais marvetinho, mas agora tenho redescoberto a DC e tô curtindo mto tbm!

      Abs!

      Excluir
  49. E aí amigo tudo bem? Você tem lido o renascimento da DC? Eu não
    Eu estou meio que afastado de histórias atuais da DC. Eu prefiro procurar por clássicos que eu ainda não li ou reler histórias que já li há muito tempo atrás para baixar. Como a reformulação da origem do super-homem por John Byrne e a saga da morte do super-homem e outros clássicos também! Tô tentando não ler muita coisa atual na Marvel também só pra não me decepcionar.
    Melhor mesmo é ler os clássicos. bem melhor né? abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Não tenho lido nada atual, pois não tenho interesse nessas fases novas da Marvel e DC... Só clássicos pra mim daqui pra frente!

      Abs!

      Excluir
  50. Você faz bem em não ler histórias atuais da Marvel e da DC.
    para não se decepcionar como eu que li algumas histórias recentemente e só me decepcionei agora só vou ler de vez em
    Quando alguns clássicos que é bem melhor assim. abs!

    ResponderExcluir
  51. Ótima a idéia de Lendas do Cavaleiro das Trevas, com as primeiras histórias do Bob Kane, nos moldes do Batman Crônicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Eduardo... blz?

      Seria legal ver mais da fase clássica de Kane/Finger num formato mais econômico (q nem "lendas")... Pois eu perdi as "crônicas" na época, justamente pq o preço era caro demais pro meu bolso há 10 anos atrás!

      Abs!

      Excluir
    2. E digo qual seria a ilustração perfeita para as Lendas do Bob Kane:

      http://vamilustrador.wixsite.com/batdeira/single-post/2015/09/19/AS-NOVAS-LENDAS-DE-BATMAN

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. Para mim seria esta:
      http://comicsalliance.com/files/2013/07/Slapranko.gif

      Jim Steranko esbofeteando Bob Kane...

      Excluir
    4. Hahahaha... Steranko é fóda, rs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...