02/07/2016

Joe Satriani (LP): "Surfando Com o Alienígena"...


Olá pessoas queridas e não queridas, tudo bom com todos vocês? Aqui é o Clayton Franco, passando pelo "Submundo HQ" em uma rápida matéria a título de curiosidade. Há um tempo atrás, comentando com o Léo de um assunto que surgiu sobre o "Surfista Prateado", eu disse que tinha o disco de Vinil (LP) do Joe Satriani autografado!

Mas o leitor deve estar pensando: “O que um disco de música tem a ver com um blog de quadrinhos? ” Bem, eu lhes respondo. Como podem ter visto na foto que abre esta matéria (acima) a capa do álbum musical é um desenho do Surfista!

Bem, vamos direto ao material então:


Para quem não conhece, Joe Satriani (o cara da foto aí em cima) é um guitarrista estadunidense de rock instrumental, considerado um virtuoso em seu instrumento e que influenciou toda uma geração de guitarristas e grupos de rock em geral. Com mais de 10 milhões de discos vendidos, Satriani é o músico de rock instrumental que mais vendeu discos na história. De seus vários álbuns solo, dois chegaram à disco de platina e outros quatro à disco de ouro (com 15 indicações ao Grammy entre eles). Sua música é tão eclética que não se pode englobá-lo num só estilo musical. Às vezes, soa rock n' roll, às vezes blues, progressivo, pop. Por isso, o próprio Satriani definiu seu estilo como: "Joe Satriani Music".

Além de sua prolífera carreira solo, o cara já tocou em grupos de renome e fez participações especiais com um monte de gente bacana do mundo do rock. Entre as bandas que participou, posso citar o G3 (ao lado de outras lendas da guitarra como Steve Vai, John Petrucci do Dream Theater, Eric Johnson, Yngwie Malmsteen e Steve Morse do Deep Purple). A foto acima mostra uma dessas formações do G3 com o Steve Morse e Steve Vai. Atualmente, também faz parte do Chickenfoot: Um super grupo formado pelo vocalista Sammy Hagar (ex-Van Halen e Montrose), o baixista Michael Anthony (também ex-Van Halen), e o baterista Chad Smith (Red Hot Chili Peppers). Uma curiosidade que posso citar é que também foi professor de guitarra no início de carreira. Entre seus alunos temos o Steve Vai que se tornou tão famoso e virtuoso como seu professor. Inclusive, tendo tocado no G3 como citado acima. Suas participações especiais em discos variam desde Alice Cooper (no disco Hey Stoopid), ter feito um tour com o Deep Purple (quando Richie Blackmore deixou a banda depois da gravação do The Battle Rages On em 1993) e gravações no disco do Brian May (sim o cara do Queen)!!! Tive a oportunidade de conhecer esse cara quando veio ao Brasil em outubro de 2012 com o G3. Naquele ano a formação do grupo foi com o Steve Morse (Deep Purple) e John Petrucci (Dream Theater). Logo abaixo, verão a foto deste lindo, maravilhoso e modesto colaborador ao lado do Satriani!!!


O disco “Surfing With the Alien” é o seu segundo álbum de estúdio. Foi lançado em 1987. Em 2007, em comemoração aos 20 anos do álbum, houve um relançamento com as músicas remasterizadas. Foi eleito pela revista Guitar World como o 2º melhor álbum dos anos 80. Em 2011, os eleitores da revista já o haviam elegido como o melhor álbum de 1987. A arte da capa mostra o personagem “Surfista Prateado” da Marvel na frente, com a mão de "Galactus" na capa interna. A obra de arte é tirada diretamente da revista Silver Surfer nº 1 lançada em 1982. O artista, John Byrne, notou que a imagem foi usada sem sua permissão e disse que nunca recebeu o pagamento pelo seu uso. No entanto, a capa traseira do álbum enumera uma declaração de direitos autorais da Marvel Characters Inc. Infelizmente, meu disco é a versão nacional. Aqui, o LP não saiu em capa dupla, então não tenho essa imagem da parte interna do disco que mostra a mão do Galactus. Como podem ver na próxima foto, o disco que saiu no Brasil era capa simples, mas tinha um encarte com a foto do Joe em um lado e do outro os dados técnicos do disco (participações, instrumentos utilizados, gravações etc)!


Em uma entrevista dada a revista Guitar World, em 2009, Satriani comentou sobre o nome do disco e sua capa: "O nome do álbum já tinha sido escolhido e seria: "Lords Of Karma". Foi então que nós gravamos a canção: "Surfing With The Alien" contendo todos aqueles ruídos de avião a jato e percebemos que "surfing" foi a canção que resumiu bem o sentimento de todo o álbum. Sobre a capa com o Surfista Prateado, foi puramente por acidente. Ela surgiu porque o gerente de produto da Relativity Records, Jim Kozlowski, costumava ser chamado de "O Surfista Prateado", quando ele era um DJ em Boston. Quando eu entreguei o registro, ele disse: "Este é um grande título. Devemos colocar o Surfista Prateado na capa." Eu não tinha ideia do que ele estava falando. Eu literalmente não sabia nada sobre o personagem de quadrinhos. Para finalizar, a foto abaixo é o já comentado disco do Surfista ao lado de "The Extremist". Este é o quarto álbum do guitarrista. Foi lançado em 1992 e relançado em 97. Como eu tinha estes dois álbuns em vinil, acabei levando os dois para tentar um autógrafo. Como podem ver, acabei por conseguir! Espero que tenham gostado da curiosidade. E se alguém acabar encontrando a foto da capa interna do disco onde mostra a mão do Galactus, envia para o Leo que ele atualiza a matéria! Abraços a todos e até uma próxima!

Até+

PS: O "Submundo" agradece à mais esta colaboração especial do Clayton... Particularmente, adorei a matéria por ser FÃ do "Surfista" (a ponto de ter roubado e adotado seu sobrenome - "Radd", rs)! E em breve, teremos novas colaborações por aqui: Colecionador Fantasma, Cesar Leal, Camus, VAM, e mais!

22 comentários:

  1. blz clayton?

    tinha um amigo (marcio vilela que já faleceu) que mandava bem na guitarra, ele adorava tocar esta música "surfing with the alien" e outras do santriani e tb músicas do steve vai.

    abraços pra vc, pro leo e pro saudoso marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, gustavo...

      Outro abraço pra vc e pro seu amigo (q descanse em paz): Essa música é ótima pra ser reproduzida quem manja de guitarra!

      Abs!

      Excluir
  2. Taí a imagem completa: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRywFREWLNUNJHDFoKN_a7X4XAGBlLiTqH4l3BC6KLIXhgiyvZtf0YvGmU40Q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão mesmo, LUIZ...

      Essa cena do surfista "nascendo" pelas mãos de Galactus já é um ícone da cultura pop, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. Ae Leo, seja um bom menino e atualiza o final da materia com essa foto. Igual eu falei no texto que vc faria rsrsrs :)

      Excluir
  3. Reportagem muito bacana, que sintetiza a minha maior paixão (rock/metal) com outra igualmente querida (HQ).
    Esse disco é muito bom, e estão falando que o Satriani voltará ao Brasil em dezembro!
    Vida longa as HQs, ao Surfista, ao rock e ao Submundo!

    Abraço,

    Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Gabriel... Vida longa à vc tbm, brother!

      Tbm gosto mto de rock/metal (já tive coleções de camisetas do Iron Maiden, Black Sabbath, e Led Zeppelin - só pra ficar nos meus favoritos)!

      Abs!

      Excluir
    2. Só para ficar entre seus favoritos... Tenho foto e autografo com todos do Maiden, autografo do ozzy (sem foto) e autografo e foto com o Page!!! abraços

      Excluir
  4. Mario G. Junior02/07/2016 15:29

    Recomendo ouvir esse quando estiver dirigindo na estrada, de preferência com sol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mario... O problema só é q essa música dá uma tremenda vontade de meter o pé no acelerador, rs (me lembra algumas trilhas do clássico: "Corrida Contra o Destino")!

      Abs!

      Excluir
  5. Seria essa a imagem interna, Clayton?
    http://65.media.tumblr.com/16edd2c0ff32036caf7be008e9691b89/tumblr_n1wqy4k4k61tukxjho1_r1_1280.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É essa mesmo, brother...

      Uma imagem interna da mini-série do Byrne: E q, pra quem tiver curiosidade em ler a HQ, saiu aqui em "Heróis da TV" nº 70!

      Abs!

      Excluir
    2. Na verdade foi um one-shot, não uma mini. E o Byrne só desenhou, já que a história foi escrita por ninguém menos do que Stan Lee!

      Excluir
    3. Opa, valeu mesmo pela correção, Hunter...

      Vc tem razão: É uma ed. única sim... Não sei de onde tirei q seria uma mini em 2 partes? rs!

      Abs!

      Excluir
  6. "Ae Leo, seja um bom menino e atualiza o final da materia com essa foto. Igual eu falei no texto que vc faria rsrsrs :)"


    E aí, Clayton... blz?

    Na verdade, não é tão simples qto parece... Da mesma forma q esta plataforma (arcaica) do blog não comporta mais de 200 comentários por matéria (me forçando a deletar alguns pra caberem outros qdo passa de 200), tbm não consigo editar matérias depois de uns dias (às vezes vai, outras vezes não)!

    Qdo eu falo q este blog tá uma "carroça"... não é exagero, hehe! Mas se tudo der certo, ainda este ano teremos o "Submundo 2.0" no ar, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. "Tenho foto e autografo com todos do Maiden, autografo do ozzy (sem foto) e autografo e foto com o Page!!!"


    O quê? não tiraste foto com o Ozzy? Isso é imperdoável... Tinha q ter tirado e comido morcegos junto com ele ainda por cima, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Valeu mesmo, Scant...

      Eu curto mto essas postagens qdo fogem do lugar-comum (nem eu esperaria por aqui um post sobre um LP - e q tivesse relação com quadrinhos tbm, rs)!

      Abs!

      Excluir
  9. O ex-guitarrista do Ozzy,Jake E.Lee já fez cover dessa música. Mudando de assunto, vale a pena comprar a "Última Fronteira" do Tex?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Renato... blz?

      Eu ainda não li essa ed. do "Tex", pq me desmotivou um pouco esse lance de venda exclusiva pelo site... Mas parece q a loja daqui vai receber essa edição assim mesmo e se vier pra cá eu vou arriscar e comprar! Mesmo sem ter lido, me interessei por ter arte do Goran Parlov, q desenhou várias HQs do "Justiceiro MAX" (fase Garth Ennis)!

      Abs!

      Excluir
    2. Boa história, boa arte, embora não sei como ficou colorida.

      Não está entre os melhores Tex Gigantes, mas não é nem de longe um dos piores. Na média.

      Excluir
    3. Valeu mesmo, Hunter...

      Acho q vou arriscar essa ed. sim, pois até agora nunca li uma ed. de "Tex Gigante" q ficasse abaixo de "BOM" (essa coleção tem sido garantia de qualidade)!

      As minhas ed. favoritas eu vou manter nas versões P&B E coloridas (a diferença é gritante, mas acho q compensa manter as 2 versões ao menos nas melhores histórias)!

      Abs!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...