06/02/2015

Guia de Leitura dos "Vingadores": Da "Queda" Até o "Cerco"....

O "Submundo" apresenta.... Mais uma matéria Super-Especial produzida por um colaborador do blog: Um "Guia de Leitura" completo dos "Vingadores" assinado por... Nano Falcão!!!

Este "guia" cobrirá os principais eventos e sagas dos "Vingadores" e suas repercussões nos demais títulos da Marvel desde: "Vingadores - A Queda" até "O Cerco" (antes da reformulação da "Nova Marvel")!!!

Confira abaixo esta espetacular pesquisa cronológica:


GUIA DE LEITURA: O UNIVERSO MARVEL DA QUEDA DOS VINGADORES ATÉ A SAGA “CERCO”: Desde que Brian Michael Bendis assumiu a franquia dos Vingadores, o universo Marvel foi abalado por várias histórias épicas, que envolveram praticamente toda a “comunidade” de super-seres da editora. Para entender melhor cada uma dessas histórias, elaboramos uma lista de encadernados essenciais que já foram, estão, ou devem ser lançados pelas editoras Panini e Salvat no Brasil. A idéia de organizá-los por ordem de leitura veio de um amigo, confuso pelo fato das editoras não os lançarem na ordem que deveriam ser lidos. Então aqui vai o que é tanto um GUIA DE LEITURA quanto uma “lista de compras” para os leitores que deixaram escapar algum desses livros:

1) VINGADORES: A QUEDA – É aqui que Brian Michael Bendis coloca seu primeiro tijolo na construção da sua gestão como “arquiteto-mor” do Universo Marvel. Mostra o fim da equipe clássica como a conhecemos. (Avengers 500-503 e Avengers: Finale)
2) THOR: A BATALHA DO RAGNAROK – Mostra o fim de Asgard e a morte dos deuses nórdicos (inclusive do próprio Thor)! (Thor v2 80 a 85)
3) CAPITÃO AMÉRICA: TEMPO ESGOTADO/O SOLDADO INVERNAL – Esses dois arcos de histórias (reunidos num único volume pela Panini e em 2 partes pela Salvat) se passam pouco depois da “Queda” e antes de "Guerra Secreta". (Captain America v5 1 a 14)
4) SURPREENDENTES X-MEN: SUPERDOTADOS/PERIGO – A Panini reuniu em um único encadernado, mas elas também saíram de forma separada na Salvat. (Astonishing X-men 1 a 12)
5) WOLVERINE: INIMIGO DO ESTADO – Encadernado que reúne os arcos Inimigo de Estado / Agente da Shield. Mostra a ascensão de Elektra no comando do Tentáculo. (Wolverine v3 20 a 31)
6) HOMEM DE FERRO: EXTREMIS – Se passa pouco depois da “Queda” e mostra a nova armadura do Homem de Ferro e a ampliação das habilidades de Tony Stark com o “extremis”. (Iron Man v4 01 a 06)
7) GUERRA SECRETA – A queda de Nick Fury como diretor da SHIELD. (Secret War 2004 01 a 05)
8) OS NOVOS VINGADORES: MOTIM – A formação desta nova equipe formada por Capitão América, Homem de Ferro, Homem-Aranha, Wolverine, Mulher-Aranha, Luke Cage, Sentinela e o misterioso Ronin. (New Avengers v1 01 a 15)
9) DINASTIA M – Reunindo principalmente os novos vingadores e surpreendentes x-men, a história mostra o retorno da feiticeira escarlate, e tem como maiores consequências a “Dizimação M” e a volta do Gavião Arqueiro (que havia morrido em “A Queda”). (House of M 01 a 08)
10) CAPITÃO AMÉRICA: A AMEAÇA VERMELHA – Os planos do Caveira Vermelha ficam mais claros, e o Soldado Invernal (Bucky Barnes) tem que encarar o seu passado. (Captain America v5 16 a 22 e Captain America 65th Aniversary Special)
11) X-MEN: GÊNESE MORTAL – A dinastia M acabou, mas com sérias consequências para os x-men, principalmente o professor Xavier que está desaparecido. Qual é o grande segredo do seu passado que está prestes a vir a tona graças ao Dia M? (X-men Deadly Genesis 01 a 06)
12) PLANETA HULK: Passando-se ao mesmo tempo que Guerra Civil, o Hulk é exilado no espaço pelos “illuminati”, um conluio entre alguns super-heróis que tomaram para si a gestão da própria comunidade super-humana. (Incredible Hulk v3 92 a 105)
13) OS NOVOS VINGADORES: GUERRA CIVIL – O último arco dos novos vingadores antes da guerra civil, e um punhado de histórias que se passa durante o evento. (New Avengers 16 a 25 e Annual 01)
14) GUERRA CIVIL: A comunidade super-humana se divide entre os que são favoráveis as leis de registro e os que são contra. (Civil War 01 a 07)
15) CAPITÃO AMÉRICA: A MORTE DO SONHO – O encadernado da Panini traz também “Tambores de Guerra”, um arco que mostra seu envolvimento na Guerra Civil. A seguir, a morte do próprio herói: assassinado enquanto estava preso pela Shield. (Captain America v5 22 a 30 e Winter Soldier: Winter Kills)
16) OS PODEROSOS VINGADORES: A INICIATIVA – encadernado que traz as primeiras 11 edições de The Mighty Avengers além do especial “The Iniciative”, mostrando a reorganização dos heróis após a Guerra Civil. A Panini ainda está devendo este aqui no Brasil. (The Mighty Avengers 01 a 11 e The Iniciative 01)
17) OS NOVOS VINGADORES: REVOLUÇÃO – O grupo de Luke Cage continua contra o registro e agora é foragido da justiça, disposto a honrar o legado do Capitão América. Assim como o encadernado dos “Poderosos Vingadores” é essencial para entender a saga “Invasão Secreta”. (New Avengers 26 a 37 e Annual 02)
18) THOR: O RENASCER DOS DEUSES – O poderoso Thor, os deuses nórdicos e Asgard estão de volta. Mas em pleno território dos Estados Unidos. O que colocará o herói em confronto fatalmente contra o Homem de Ferro e a Shield. (Thor v3 01 a 06)
19) THUNDERBOLTS: FÉ EM MONSTROS – Uma das mais polêmicas ações da “Iniciativa” é o grupo de “reintegração” de Super-vilões, conhecido como Thunderbolts. Em assinaram a lei de registro e em troca do perdão de suas penas servem ao governo na caça de outros super-humanos, principalmente super-heróis, que não cumprem a nova legislação. Seu comandante é o maquiavélico Norman Osborn, o ex-duende verde. (Thunderbolts v1 110 a 121, Civil War: Choosing Sides, Thunderbolts: Desperates Measures e Thunderbolts: breaking point)
20) HOMEM-ARANHA: NOVAS FORMAS DE MORRER – Os Thunderbolts estão indo para Nova Iorque. Norman Osborn é um herói? O Aranha é um vilão? O mundo ficou louco? E como Eddie Brock, o ex-Venon, se encaixa em tudo isso? (Amazing Spiderman 568 a 577)
21) HULK CONTRA O MUNDO – O Hulk está de volta. E não está nada contente. Culpando os “illuminatis” (Homem de Ferro, Senhor Fantástico, Raio Negro, Charles Xavier) pela morte da sua esposa grávida, ele e seu exército vão literalmente abalar o mundo. (World War Hulk 01 a 05)
22) X-MEN: COMPLEXO DE MESSIAS – O nascimento de um novo mutante pode significar a salvação da raça mutante ou sua extinção, como creem alguns? (Messiah Complex One-Shot, Uncanny X-Men #492-494, New X-Men #44-46, X-Men #205-207, X-Factor #25-27)
23) CAPITÃO AMÉRICA: O HOMEM QUE COMPROU A AMÉRICA – Bucky assume o manto do Capitão América e enfrenta os malignos planos do Caveira Vermelha, o homem por trás do assassinato de Steve Rogers. (Captain America v5 31 a 42)
24) HOMEM DE FERRO: OS CINCO PESADELOS – O filho de um antigo inimigo quer vingança e as indústrias Stark estão para sofrer o maior ataque da sua história. O começo da fase de Matt Fraction à frente do personagem. Vencedora do prêmio Eisner de melhor nova série. (Iron Man v5 01 a 07)
25) HOMEM-ARANHA: DIA DE ELEIÇÃO – Quem será o novo prefeito de Nova Iorque? Não importa quem ganhe, quem perde é sempre o Homem-Aranha! E ainda: revelada a identidade do vilão Ameaça, e sua relação com Norman Osborn! (Amazing Spider-Man #583 (Obama story), #584-588, Amazing Spider-Man: Extra! 1 (prologue), Extra! 3 (epilogue), and "Gettysburg Distress" digital comic)
26) OS PODEROSOS VINGADORES: INVASÃO SECRETA – Por onde andava Nick Fury? Qual o motivo real do seu desaparecimento? Que grande conspiração ronda o universo Marvel? (The Mighty Avengers 12 a 20)
27) INVASÃO SECRETA – Os Skrulls se infiltraram na comunidade super-humana. Heróis e vilões que não suspeitávamos eram Skrulls infiltrados. Por anos eles planejaram o seu mais ousado e massivo plano de conquista da Terra. E estão prontos para o ataquei final agora. (Secret Invasion 01 a 08)
28) OS NOVOS VINGADORES: INVASÃO SECRETA – Tie-in com a mini-série principal mostra principalmente a atividade da equipe durante a invasão skrull. (New Avengers 38 a 48)
29) X-MEN: A GUERRA DO MESSIAS – Cable levou Hope para o futuro, com esperança de despistar aqueles que querem mata-la ou usá-la. Mas Bishop está no encalço dela, e não irá parar até ver a menina morta. Não se a X-Force, a equipe liderada por Wolverine, puder impedir! (X-Force/Cable: Messiah War, X-Force #14-16, Cable #13-15)
30) VINGADORES SOMBRIOS: REINADO SOMBRIO – Como consequência da invasão secreta, a iniciativa tem um novo diretor: NORMAN OSBORN, que monta uma equipe de vingadores com alguns dos maiores criminosos da terra, disfarçados de super-heróis: Ele próprio como o “Patriota de Ferro”; Miss Marvel (Rocha Lunar); Homem-Aranha (Venon); Gavião Arqueiro (Mercenário); Wolverine (Daken); além dos controversos Ares e Sentinela. (Dark Avengers 1-6, 9-12)
31) GUERREIROS SECRETOS: NICK FURY AGENTE RENEGADO – Reunindo as primeiras 10 edições da série, mostra a luta de Fury e seus novos pupilos contra a Iniciativa de Norman Osborn e a Hidra. (Secret Warriors 01 a 10 e Dark Reign The List: Secret Warriors)
32) THOR: EM NOME DO PAI – As maquinações de Loki acarretam no exílio de Thor do Reino de Asgard. (Thor 7 a 12 e 600)
33) OS NOVOS VINGADORES: REINADO SOMBRIO – A situação dos Novos Vingadores só piora com a ascensão de Norman Osborn, que também significa mais poder para seu pior inimigo: O Capuz. (New Avengers 49 a 60).
34) CAPITÃO AMÉRICA: O SONHO VIVE – Bucky é o novo Capitão América, mas seu passado como Soldado Invernal não deixa de assombrá-lo. (Captain America 43 a 50, 600 e 601)
35) HOMEM-ARANHA: FILHO AMERICANO – O que é pior do que ser considerado inimigo público numero 1 e J. Jonah Jameson ser prefeito de Nova Iorque? Simplesmente que Norman Osborn, seu maior inimigo, agora é o líder da força de segurança mundial! Só mais um capítulo típico na vida do Aranha! (Amazing Spider-Man #589-599)
36) OS PODEROSOS VINGADORES: REINADO SOMBRIO – Após a morte de Janet Van Dyne, a Vespa, Hank Pym monta uma nova equipe de Vingadores para executar missões a nível mundial. (The Mighty Avengers 21 a 31)
37) HOMEM DE FERRO: O HOMEM MAIS PROCURADO DO MUNDO – Tony Stark foi responsabilizado pela invasão secreta e é caçado por Norman Osborn por saber a identidade de cada super-humano, a única saída de Stark é apagar a sua própria mente! (Iron Man v5 08 a 19)
38) THUNDERBOLTS: REINADO SOMBRIO – Os Thunderbolts são agora uma equipe secreta de assassinos a serviço de Osborn. Se a equipe anterior era sombria, esta é muitas vezes pior, como a Viúva Negra e Soprano amargamente irão descobrir. (Thunderbolts 126 a 136)
39) X-MEN/VINGADORES SOMBRIOS: UTOPIA X – A lei de registro de super-poderes nunca foi aplicada à mutantes. Norman Osborn pretende mudar isso. Uma história que vai mudar tudo para os pupilos de Charles Xavier. (Uncanny X-Men 513-514, Dark Avengers 7-8, Dark Avengers/Uncanny X-Men: Utopia, and Utopia Finale)
40) THOR: EXILADO – A história que antecede o evento “Cerco” mostra as maquinações de Loki que levarão o reino de Asgard para um trágico desfecho. O último encadernado da fase de J. Michael Straczynski (Thor 601-603, e Thor: Defining Moments Giant-Size #1.)
41) CAPITÃO AMÉRICA: RENASCIMENTO – A volta de Steve Rogers! (Captain America Reborn 01 a 06 e captain america: Who will wield the shield?)
42) HOMEM DE FERRO: A QUEDA – Tony Stark é um vegetal. Osborn manda uma equipe de assassinos para dar cabo dele de uma vez, fazendo com que Thor e Steve Rogers superem as diferenças com seu antigo amigo, e apareçam pra ajudar. (Iron Man 20-24)
43) GUERREIROS SECRETOS: ACORDANDO A BESTA – Nick Fury prepara o ataque definitivo à Hidra, mas a luta não será sem pesadas baixas para o velho soldado. (Secret Warriors 11 a 16 e Siege: Secret Warriors)
44) O CERCO – Norman Osborn quer Asgard fora dos Estados Unidos. Para tanto, arma um incidente onde um asgardiano é culpado pela morte de milhares de pessoas. Agora os demais heróis da Marvel vão ter que superar suas diferenças e lutar juntos para defender o reino eterno das forças da Iniciativa. (Siege 01 a 04, Dark Avengers 13-16, New Avengers 61-64 e New Avengers: Finale)
45) X-MEN: A SEGUNDA VINDA – O fim da “trilogia do messias” com o retorno de Hope e de Cable para o presente, o fim de um período e o início de uma nova era para os mutantes. (Second Coming: Prepare, Second Coming #1-2, Uncanny X-Men #523-525; New Mutants #12-14, X-Men Legacy #235-237, X-Force #26-28)

LEITURA COMPLEMENTAR:
DINASTIA M: O HERDEIRO – O grande responsável pela Dinastia M, Mercúrio, perdeu seus poderes como consequência da dizimação. Mas ele não descansará enquanto não devolver os poderes aos mutantes. (son of M 01 a 06)
SURPREENDENTES X-MEN: DESTROÇADOS/INCONTROLÁVEL – Os X-men precisam deter, para variar, a destruição da Terra, além do ataque do novo Clube do Inferno. Mas tal luta não virá sem baixa, quando eles irão perder um dos seus membros mais populares de todos os tempos. (Astonishing X-men 13 a 24 e Giant-Size Astonishing x-men 01)
PANTERA NEGRA: O CASAMENTO DO SÉCULO – Em plena Guerra Civil, Pantera Negra e Tempestade celebram núpcias. A história completa de uma união que vai abalar as estruturas do universo Marvel. (Black Panther v4 14 a 25)
HOMEM-ARANHA: GUERRA CIVIL – Peter Parker revela sua identidade secreta. E sua vida se torna um pandemônio. O que terá sérias consequências... (Amazing Spiderman 529-538)
QUARTETO FANTÁSTICO: GUERRA CIVIL – A guerra civil divide os membros do Quarteto e ameaça até o casamento de Reed Richards e Susan Storm. (Fantastic Four 536-543 e She-Hulk 08)
X-MEN: GUERRA CIVIL – Enquanto os heróis discutem de que lado ficar na lei de registro... e quanto a Nuklo (o verdadeiro responsável pelas mortes em Stanford)? Wolverine não vai deixar barato e está disposto a ir a fundo para caçar o vilão... e ai de quem ficar no caminho! (Wolverine v2 42-48 e Civil War: X-men 01 a 04)
HOMEM-ARANHA: UM DIA A MAIS (incluindo o arco "Back to Black"): A controversa história que mudou a vida do Homem-Aranha para sempre. (Amazing Spiderman 539-545, Sensational Spider-Man 40 e Friendly Neighborhood Spider-Man 23)
QUARTETO FANTÁSTICO: RECONSTRUÇÃO – Enquanto Reed e Susan saem do quarteto para acertarem suas diferenças, a equipe tem dois novos membros: Pantera Negra e Tempestade! Entre ameaças cósmicas e caseiras, a equipe precisa encarar o mundo novo pós-guerra civil. (Fantastic Four 544 a 553)
VINGADORES: A INICIATIVA – Bem-vindo ao centro de treinamento da Iniciativa onde jovens heróis recebem treinamento para serem alistados num dos times que existem em cada um dos 50 estados dos EUA. (Avengers The Iniciative 1 a 12)
HOMEM-ARANHA: NOVÍSSIMO DIA (Vol. 1) – O retorno de Harry Osborn. Novíssimos vilões. Novíssimos amigos. Uma nova era para Peter Parker. (Amazing Spiderman 546 a 558)
HOMEM-ARANHA: NOVÍSSIMO DIA (Vol. 2) – O retorno de Harry Osborn. Novíssimos vilões. Novíssimos amigos. Uma nova era para Peter Parker. (Amazing Spiderman 559 a 567 e annual 35)
O INCRÍVEL HÉRCULES: HULK CONTRA O MUNDO – O Hulk está disposto a partir o mundo ao meio para se vingar. Mas Amadeus Cho acredita nele. E não está sozinho, como Hércules, Namora e Anjo parecem dispostos a provar. (The Incredible Hulk v3 106 a 111)
HOMEM DE FERRO: DIRETOR DA SHIELD - Comandar a Shield e a Iniciativa. Enfrentar o Hulk. Lidar com o retorno do Mandarim. Mais do que nunca Tony Stark precisará provar ao mundo que é um homem multi-tarefas! (Iron Man v4 17 a 28)
QUARTETO FANTÁSTICO: NOVOS MUNDOS – Mark Millar, Brian Hitch e Paul Neary, o time criativo de "Os Supremos" conta um novo capítulo na vida da primeira família da Marvel. (Fantastic Four 554 a 569)
X-MEN: DIVIDIDOS VENCEREMOS – (Incluindo o arco: "Destino Manifesto"). Após os acontecimentos bombásticos de Complexo de Messias, Ciclope decide debandar a equipe e eles abandonam Nova Iorque. Mas isso é apenas o começo de um novo capitulo na vida dos mutantes. (Uncanny X-men 495 a 503)


SAGAS CÓSMICAS:
1) PRELÚDIO PARA A ANIQUILAÇÃO – Reunindo a mini-série: DRAX O DESTRUIDOR e Thanos (7 a 12), o encadernado abre terreno para o evento que ira abalar o universo cósmico da Marvel!
2) DIA DA ANIQUILAÇÃO – O exército do Aniquilador invade nosso universo, e extermina planetas inteiros. Agora resta a NOVA, SURFISTA PRATEADO, RONAN e SUPERSKRULL liderem com as consequências. (Annihalation Prologue; Annihilation: Nova 1-4, Annihilation: Silver Surfer 1-4, Annihilation: Super-Skrull 1-4, Annihilation: Ronan 1-4)
3) ANIQUILAÇÃO – É hora do confronto decisivo entre as forças da aniquilação e a resistência reunida formada pelos mais insuspeitos aliados. (Annihilation 1-6, Annihilation: Heralds of Galactus 1-2, Annihilation: Nova Corps Files)
4) NOVA: CAMPEÃO PRIMORDIAL – De volta à Terra, Richard Rider descobre que os "Novos Guerreiros" morreram e que uma lei o obriga a se registrar como super-herói. Ele decide então que seu lugar é realmente o espaço, onde se defronta com uma nova ameaça que o contaminará! (NOVA  v3 1 a 12 e Nova Annual #1)
5) ANIQUILAÇÃO: A AMEAÇA DA FALANGE – Uma nova ameaça, a Falange, invadiu o universo. (Annihilation: Conquest Prologue 1; Annihilation: Conquest - Star-Lord 1-4; Annihilation: Conquest - Quasar 1-4; Annihilation: Conquest - Wraith 1-4)
6) ANIQUILAÇÃO: CONQUISTA – É hora do universo novamente se unir, caso pretenda fazer frente à um inimigo comum. (Annihilation: Conquest 1-6; Annihilation Saga)
7) GUARDIÕES DA GALÁXIA: LEGADO – Após duas ameaças de extinção, o Senhor das Estrelas decide que é preciso uma equipe que previna tais ameaças. É hora dos Guardiões da Galaxia! (Guardians of the galaxy v2 01 a 12)
8) NOVA: A TROPA NOVA – O universo não pode mais ficar sem uma Tropa Nova. É hora de reconstruí-la. E Richard Rider quer fazer isso da forma certa. (Nova v3 13 a 22)
9) X-MEN: ASCENSÃO E QUEDA DO IMPÉRIO SHIAR – A continuação de Gênese Mortal! Vulcano contra o Império Shiar! Os X-men novamente no espaço! Acontecimentos que terão importância fundamental para as sagas cósmicas da Marvel! (Uncanny X-men 475-486)
10) GUERRA DE REIS – Os inumanos conquistam o Império Kree, que está na mira de Vulcan, o novo imperador Shiar. (Secret Invasion: War of Kings, X-Men: Kingbreaker #1-4, ; War of Kings 1-6, War of Kings: Who Will Rule?, Marvel Spotlight: War of Kings)
11) GUERRA DE REIS: FRENTE DE BATALHA – As terríveis consequências da "Guerra de Reis" para o resto da galáxia! (Collecting War of Kings: Darkhawk #1-2, War of Kings: Ascension #1-4, War of Kings: Savage Sword of Skaar, and War of Kings: Warriors #1-2)
12) DOMÍNIO DE REIS(realm of kings, realm of kings: inhumans 1-5, realm of kings: son of hulk 1-4, realm of kings: imperial guard 1-5)
13) GUARDIÕES DA GALÁXIA: ROTA PARA A DESTRUIÇÃO – Como consequência da guerra, Warlock se sacrificou e acabou se transformando novamente em Magus, o semi-deus louco. Será que para detê-lo Thanos terá que voltar da morte? (Guardians of the galaxy v2 13 a 25)
14) NOVA: DOMÍNIO DE REIS – Nova lida com as consequências da guerra Kree/Shiar enquanto resgata um antigo amor da morte. (23 a 36)
15) O IMPERATIVO THANOS – a Conclusão do ciclo espacial da dupla Dan Abnett e Andy Lanning. Agora o universo está a mercê de uma outra invasão extradimensional: o cancerverso! E Thanos pode ser a última esperança! (Thanos Imperativo Ignation, Thanos Imperative 01 a 06)

Até+

PS: Meus parabéns e agradecimentos ao Nano Falcão por esta colaboração especial no "Submundo".... E pela extensa pesquisa feita pra botar em ordem toda essa cronologia intrincada, rs: Valeu mesmo (e até a próxima)!!!

198 comentários:

  1. Um adendo, provavelmente o pessoal vai comentar, então... Bom na verdade é uma lista de leitura do universo marvel no geral... Eu sempre vi a Marvel como uma única história, e principalmente neste período tudo se interligou - de forma que elaborei uma sequencia além dos albums dos Vingadores, que coloca em ordem de leitura tudo (X-men, Homem-Aranha, etc), que é fundamental para a leitura. Elaborei uma "leitura adicional" do que não seria essencial pra leitura da trama geral acontecendo com a Marvel, mas ajuda a esclarecer diversos pontos.

    Não é por acaso que neste período a Marvel recuperou a liderança em vendas e a fortificou... Eles souberam "obrigar" os leitores a comprar quase todos os títulos diversas vezes, não dando deixa para os leitores mais "pobres" gastarem com a "Distinta concorrência". Também foi nessa fase que cada série virou uma franquia (ou seja, diversos gibis de um mesmo personagem ou equipe todos os meses).

    Apesar de Brian Bendis ter continuado a frente dos Vingadores ao final da saga "Cerco" lá ele começa a construir uma trama diferente. Também achei interessante que "A Segunda Vinda" que conclui todo o plot da dizimação m, acontece no mesmo período de Cerco. Se alguém resolvesse parar de ler a Marvel naquele momento teria um "final feliz" para tudo no geral - teria que continuar lendo Quarteto mais um tempo pra encerrar a fase do Hickman, mas no geral é isso. E haja visto que a qualidade caiu muito a partir da "Era Heróica" (que marca quando a Disney realmente assume a direção da editora), pra mim a saga do Universo Marvel, no que me cabe, termina em Cerco/Segunda Vinda mesmo. Voltei lá pro começo (1961), afinal há centenas de gibis que nunca foram publicados no Brasil, ou se foram publicados, foram publicados com cortes e traduções ruins, e pra mim a "história" do universo marvel de 1961-2010 já é leitura pra caramba! (ainda mais que leio as outras editoras também!).

    ResponderExcluir
  2. Não me admira com a chegada do filme bancas e livrarias estarão cheias de encadernados com relação a equipe. Só espero que sejam arcos que realmente valem a pena comprar.

    ResponderExcluir
  3. Caramba, Leo, sensacional esse guia, hein!

    Muito obrigado, Nano Falcão por essa grande ajuda na hora de acompanhar essa última década (ou um pouco mais talvez) de cronologia da Marvel. Vou até favoritar esse post para consultas futuras. Ficou muito bom mesmo, bem detalhado.

    Já li alguns desses materiais, mas estou pensando em relê-los nessa ordem agora para ter um entendimento melhor da cronologia e do planejamento da Marvel.

    Esse é um daqueles posts que serão consultados por meses ainda, pelo menos por mim. Então fica a minha sugestão de mais trabalho pra você, Leo: ir atualizando esse post à medida que a Panini lançar novos encadernados hahahaha

    Sério, ficou muito legal!
    Parabéns, Nano Falcão!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Guia de leitura (compra) muito bom!

    Confesso que em termos de marvel estou entre os perdidos na ordem cronológica de algumas sagas.
    Obrigado ao Nano Falcão e ao Léo por esse post,agora tenho uma "BÚSSOLA" para me guiar nas compras rsrsrs....
    Grande abraço!

    Rômulo.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Nano!!!! Ficou muito boa a lista! E bem esclarecedora. Falta agora as editoras relançarem os títulos, pq perdi vários da lista :/
    Será que existem planos reais para republicarem OS PODEROSOS VINGADORES? Já passou da hora.

    ResponderExcluir
  6. blz nano falcão?
    blz leo?

    vc deve ter perdido um tempão pra fazer esta matéria que ficou bem completa mesmo, é mais um colaborador pra aumentar a qualidade do blog.
    li pouquíssimo material de todos estes que vc citou, pra falar a verdade o bendis foi o cara que me fez voltar a ler vingadores (a queda) e tb foi culpa dele eu ter parado (durante a serie invasão secreta).
    eu curtia a fase do bendis no demolidor e resolvi voltar a ler vingadores, que no começo achei bem legal, mas foi so no começo mesmo, continuei lendo depois foi por vicio mesmo, ate não aguentar mais durante invasão secreta.
    ja a serie do capitão e do thor são mais interessantes, so que tb parei de ler quando parei de comprar a mensal dos vingadores (não leio scans, não por ética mas pelo formato digital, gosto de folhear a revista).
    resumindo, não sou a pessoa mais indicada pra fazer um comentário melhor sobre esta quantidade absurda de HQs, de qualquer forma é uma boa matéria!

    abraços

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente sem comentários. Você não acha isso em lugar algum. Muito foda!!!
    Parabéns ao Nano e a você, Leo por nos propiciar essa pérola.

    ResponderExcluir
  8. Leo e Nano Falcão
    Se esse site já era bom, agora com meu parceiro de traduções fica ainda mais destacado no meu leitor de feed!
    Grande matéria, parabéns pela cronologia! Afinal, esse assunto é uma das minhas obsessões!

    ResponderExcluir
  9. "Vou pular apenas a guerra secreta, as outras terei prazer em ler"


    Oi, luiz.... A "Guerra Secreta" até q é boa:

    Tenho ela em mini-série e além do visual bacana (é desenhada pelo cara q faz a lombada da Salvat).... a trama tbm é interessante (daria um bom filme)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com tantas guerras secretas que a Marvel faz (bem que poderia inventar titulos diferentes pras histórias) talvez os leitores confundam sobre qual estamos falando. Mas em relação a mini-série escrita pelo Bendis em 2005, concordo com o Leo.

      Eu gosto da trama, principalmente porque ela mostra com exatidão quem é o NIck Fury. Ele não tem escrupulos na hora de fazer o que acha que é o certo... Mesmo quando a merda que ele apronta volta com tudo pra chutar a bunda dos heróis anos depois.

      Seja como for, Guerra Secreta é um dos tijolos fundamentais da saga do universo marvel 2004-2010, mostra a queda de nick fury e a troca de comando da shield, o que teria consequencias bem drasticas pra todos os heróis no futuro.

      Excluir
    2. Mas isto é coisas da Marvel e da DC que sempre vêm nos seus catálogos Guerra alguma coisa com a Marvel e Crise alguma coisa com a DC.Assim como anos 0,1, 2 e por aí vai.è o que vende e o que faz sucesso.
      E concordo que algumas sagas do ano acabam cansando,pois todo ano sempre tem alguma saga,seja para arrumar alguma cagada ou para continuar vendendo vários títulos supérfluos e outros super legais.
      E sempre vemos aquela velha briga entre a minha editora é a melhor,ainda bem que aqui não existe isso.Temos as coisas boas de ambas e as porcarias de ambas sempre.
      E posso estar errado,mas ultimamente temos mais "marvetes" falando mal dos "decenautas" do que ao contrário,seja em filmes,seja em quadrinhos,com mais ênfase nos filmes.
      E Concordo com Nano falcão que: "E haja visto que a qualidade caiu muito a partir da "Era Heróica" (que marca quando a Disney realmente assume a direção da editora), pra mim a saga do Universo Marvel, no que me cabe, termina em Cerco/Segunda Vinda mesmo."(mesmo não gostando destas sagas).
      Também acho que a fase Vingadores sombrios foi muito boa,mesmo com o final chinfrim do Osborn ser pego pela loucura dele,por assim dizer).Aliás todo mundo sabe que ele é louco,nem sei como o povo(personagens e civis) da Marvel não percebem rsrs.

      Fernando

      Excluir
    3. E aliás temos muitos personagens "fdps" dos quadrinhos Marvel, Nick Fury e Tony Stark e os Iluminatis,que acham fazer o certo,quando fazem ao contrário,vide a saga da "vingança dos restolhos" - "Pecado Original."

      Fernando

      Excluir
    4. Também não acho Cerco uma boa história, Fernando. O Bendis em várias ocasioes mostra que até bola plots interessantes, mas na hora de fechá-los, mete os pés pelas mãos. É o caso de Reinado Sombrio, que é uma idéia interessante, mas no fim das contas, o Osborn perde o poder da forma mais burra possível. Pior do que isso só mesmo Invasão secreta, que era pra ser o fechamento do plot dele de conspiração/paranóia que estava construindo bem no universo marvel. Só que a invasão em si foi toda uma porcaria.

      Mas bem ou mal Cerco fecha um ciclo, a reunião dos vingadores originais, e o fim da lei de registro de super-heróis. Os vilões foram derrotados, os heróis podem agir livremente novamente, o bem venceu o mal, rsrs. Uma vez que essas histórias continuam "para sempre" se deixarmos, pode ser um bom ponto pra parar de ler a Marvel quanto qualquer outro.

      E Pra mim o Universo DC podia ter acabado com A Noite mais densa, quer final mais "feliz" do que um monte de gente voltando da morte?

      Não por acaso as fases seguintes da marvel e dc foram "a era heróica" e "o dia mais claro". O tédio de quando o bem vence. Por consequencia a dc teve uma queda de vendas tão feroz que levou ao reboot. Jà a marvel se salvou graças aos seus filmes, embora as vendas dela também tenham caído junto com a qualidade no geral.

      Excluir
  10. "Voltei lá pro começo (1961), afinal há centenas de gibis que nunca foram publicados no Brasil, ou se foram publicados, foram publicados com cortes e traduções ruins, e pra mim a "história" do universo marvel de 1961-2010 já é leitura pra caramba!"


    Só pra comentar esse trecho tbm....

    Dia desses eu tava conversando com uns camaradas meus exatamente sobre isso.... Cheguei à conclusão de q mesmo sendo marvetinho de carteirinha (desde os anos 70) eu diria q não li ainda nem 1/4 do Universo Marvel e em VIDA acho q não chegarei nem à metade disso!!!

    Levei em conta as milhares de histórias q eu pulei por não me interessarem.... e outras tantas centenas (ou milhares) q nunca foram publicadas aqui: É de assustar a quantidade de material clássico q ainda tá INÉDITO no Brasil (me surpreendo a cada vez q saiu uma "CHM" e constato q mta coisa ali eu nunca tinha lido)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente enquanto muitos medalhões tiveram a mesma história publicada diversas vezes (fruto da decisão obtusa da bloch em publicar tudo desde o começo, o que a ebal já tinha publicado, e a abril e a rge seguiram republicando de onde a bloch parou), eu sinto pena do material underground dos anos 70, que não foi publicado ou foi mal publicado por aqui.

      No caso as maravilhosas revistas de terror magazines em PB da marvel, a bloch publicou em formatinho, com cores berrantes, e tradução infantil (eram gibis que nos EUA tinham justamente viés mais maduro!). Séries como a do Killraven que "revelou ao mundo" o P. Craig Russel nunca sairam por aqui; Os Vingadores apesar de hoje ser "medalhão" sofreu um bocado, sendo ignorado pela ebal, a rge publicou o equivalente a 10 edições do seu jeito tosco, e a abril por conta do "atraso cronológico" pulou diversas ótimas histórias dos personagens. Defensores, gibi pra mim que é simbolo da "era de bronze da marvel" teve destino pior ainda. Howard the duck, um tremendo sucesso entre os universitários dos anos 70, a ponto de ser um dos primeiros personagens da marvel a ganhar filme (ainda que o mesmo nada tenha a ver com o espirito do gibi), jamais deu as caras por aqui também.

      Muitos leitores brasileiros não entendem porque principalmente os escritores britanicos como grant morrison, mike w. barr, peter milligan, neil gaiman, warren ellis, entre outros, amam o steve gerber e o don mcgregor, justamente porque grande parte da obra dos dois não saiu por aqui no Brasil. Se tivesse saído os brasileiros veriam ali a semente de muito do estilo e saidas criativas hoje tão habituais em escritores britanicos que vemos nos dias de hoje.

      Excluir
    2. Antes de tudo, parabéns pela pesquisa, Nano Falcão. Foi a exatamente a complexidade desses “grandes eventos” (não dos roteiros, mas das inúmeras ramificações entre os títulos, que exigem até um roteiro de leitura como você propôs) que fez grande parte dos leitores abandonarem as mensais (eu inclusive), o que ficou claro em vários comentários aqui do Submundo.

      O lado positivo é que isso também me fez voltar para o passado, descobrindo grandes clássicos perdidos da era de bronze. Li alguns números dos Defensores dessa época, e gostei bastante. Acompanhei pouca coisa do Dr. Estranho, mas estou vendo como foi um personagem interessante na abordagem da década de 1970.

      “Killraven: War of the Worlds” eu já tinha ouvido falar, mas ainda não li. Gosto dos heróis espaciais, e esse está na minha lista.

      Falou,

      Excluir
  11. "Não me admira com a chegada do filme bancas e livrarias estarão cheias de encadernados com relação a equipe."


    Oi, Marcelo..... blz?

    Por enquanto.... Os próximos encadernados dos "Vingadores" q tão pra vir aí são: A "CHM" com ed. temáticas ("HDF Vs. Dr. Destino", "Cap. América & Falcão", "Homem-Formiga", e "Esquadrão Supremo") e a estreia da NOVA coleção da Salvat (capa-vermelha) q tem os "Vingadores" do Pérez no Vol. 1 (e q já pode ser encomendada na Cultura - chega em março)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. "Esse é um daqueles posts que serão consultados por meses ainda, pelo menos por mim. Então fica a minha sugestão de mais trabalho pra você, Leo: ir atualizando esse post à medida que a Panini lançar novos encadernados hahahaha"


    Oi, vitor.... tdo bem?

    Brigadão mesmo por ter curtido a postagem (realmente, o Nano Falcão tá de parabéns pela excelente e trabalhosa pesquisa)....E valeu tbm pela sugestão: Embora eu ache melhor uma 2º postagem em separado a partir do "cerco" (pois aí já entraremos na fase da "Nova Marvel")!!!

    Se bem q pensando bem.... Podemos fazer até uma TRILOGIA de postagens desse "Guia dos Vingadores": Pois vc me deu a ideia de fazer algo assim com a fase clássica da equipe (dos anos 60 até antes da "queda") e uma 3º parte com a "Nova Marvel" em diante.... q tal? Seria uma trilogia e tanto de matérias sobre vingadores, hein? hehe!

    E vc tem razão, vitor.... Esta será uma daquelas matérias de "consulta" q acabam sendo compartilhadas em diversas redes (tipo as listas de "miniaturas" e a lista das 60 ed. da Salvat): Uma postagem e tanto (q ainda será espalhada pela internet afora)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "Obrigado ao Nano Falcão e ao Léo por esse post,agora tenho uma "BÚSSOLA" para me guiar nas compras rsrsrs...."


    Oi, Rômulo.... blz?

    Brigadão mesmo por ter curtido essa colaboração do Nano Falcão.... q só veio reforçar ainda mais a lista de excelentes colaboradores do blog (já composta pelo Zé Carlos, Cesar Leal, e o misterioso: "Colecionador Fantasma", rs)!!!

    Esse "guia de leitura" foi bastante útil pra mim tbm.... Pois te confesso q andei me perdendo no meio de encadernados avulsos q tenho comprado (qdo saem pela Panini ou Salvat): Acabo comprando e lendo tudo fora de ordem sem nem lembrar se a história veio antes ou depois de determinada saga! Uma "BÚSSOLA" q vai ajudar a orientar à nós e mtos outros leitores!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "Será que existem planos reais para republicarem OS PODEROSOS VINGADORES? Já passou da hora."


    E aí, Aarom..... blz?

    Tem mta saga dessa lista q já deviam ter republicado faz tempo mesmo.... A começar pela "Aniquilação" (pois teria sido perfeita se saísse durante o hype do filme dos "Guardiões da Galáxia")!!!

    Mas sobre os "Poderosos Vingadores".... Num grupo do face q eu participo postaram uma lista de futuros lançamentos onde constaria o 1º arco do Frank Cho na coleção "Deluxe". Ainda não verifiquei a veracidade dessa informação (tem mto lançamento "fake" q acaba aparecendo nessas listas q rolam pelo face), mas acho bem possível por trazer o "Ultron" (pegando embalo no filme dos vingadores)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "resumindo, não sou a pessoa mais indicada pra fazer um comentário melhor sobre esta quantidade absurda de HQs, de qualquer forma é uma boa matéria!"


    Oi, gustavo.... tdo bem?

    Olha, pra te falar a verdade, eu acho q devo ter lido apenas a metade das sagas nessa lista.... Pois algumas eu tava esperando sair encadernadas pra poder ler (não compro mais mensais e leio scans apenas pra séries q preciso saber se prestam ou pra poder comentar aqui no blog: tbm não curto ler gibis no formato digital - gosto do cheiro do papel e do ritual de ler e ajeitar o gibi na estante depois, rs - manias e vícios nerdísticos, hehe)!

    Qto ao Bendis.... Ele é mto irregular mesmo: Escreveu algumas verdadeiras obras-primas (Demolidor e Alias) e outras tantas porcarias descartáveis ou deploráveis! No entanto, acabo sempre atento aos gibis q ele escreve pra ver se ele voltará a acertar a mão de novo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. "Simplesmente sem comentários. Você não acha isso em lugar algum. Muito foda!!!
    Parabéns ao Nano e a você, Leo por nos propiciar essa pérola."


    Oi, Daniel.... blz?

    Valeu mesmo por ter curtido a postagem (tbm achei fodástica, rs).... E os méritos são todos do nano Falcão mesmo, pois o blog aqui tá sempre à disposição de novos colaboradores q tenham boas ideias e material de alta qualidade pra compartilharem aqui. Eu só tenho a agradecer pelas magníficas colaborações q o "submundo" vem recebendo (e ainda vem mais coisa boa pela frente: podes crer, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "Se esse site já era bom, agora com meu parceiro de traduções fica ainda mais destacado no meu leitor de feed!"


    E aí, Merh@j.... blz?

    Valeu mesmo por ter curtido essa postagem.... Afinal, de "CRONOLOGIA" vc entende bem, né? hehe!!!

    Tbm sou fissurado pelo tema e em breve (lá pra março) vou postar uma aqui q vc vai curtir tbm.... tô escrevendo sobre falhas cronológicas e reboots individuais q vem ocorrendo nos gibis da marvel desde aos anos 60. E pra quem adora tbm esse assunto de cronologia, nunca canso de recomendar o seu blog (o mais especializado no assunto):

    http://marvelcrono.blogspot.com.br/

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. Pô,muito bom,favoritei pra ficar vendo com o tempo

    ResponderExcluir
  19. Engraçado q na hora de organizar todas minha Marvel deluxe, eu tb buscava deixar elas na prateleira em uma ordem cronologica, pq adorei essa looooonga jornada que vinha sendo desenvolvida pela Marvel desde A Queda.

    Gosto muito dessa ideia de uma cadeia enorme de ventos; a Dc tava tendo uma ótima tipo Crise de Identidade - Contagem pra a C. infinita - Crise Infinita e depois toda a sequencia do Lanterna e as novas cores do espectro dos anéis q culminou no Dia Mais Claro.
    Só q pra variar, a DC cagou tudo e aquilo ja nao vale mais., FODA-SEEEE, PORRAAAAHHHHGHH. Deixei de vez qq tentativa de acompanhar Dc depois disso.

    Vendo esse post, refinei mais, mas a maioria da minha ordem de arrumação tava até certa..rs

    ResponderExcluir
  20. von Hohenstaufen06/02/2015, 23:03

    Parabéns ! Muito bom Roteiro !

    ResponderExcluir
  21. "Só q pra variar, a DC cagou tudo e aquilo ja nao vale mais., FODA-SEEEE, PORRAAAAHHHHGHH. Deixei de vez qq tentativa de acompanhar Dc depois disso."


    Oi, Adriano.... Pior q eu te entendo perfeitamente nesse caso:

    Dá raiva mesmo acompanhar uma série ou uma cronologia inteira por tanto tempo... e depois de uma hora pra outra a editora faz uma cagada feia e diz q nada daquilo vale mais nada e q uma "NOVA ERA" começará agora da estaca zero, hehe. Sei q essa foi uma das principais razões pelo descontentamento de vários leitores com esses reboots e reformulações (tanto na Marvel qto na DC)!!!

    Seja como for.... a DC parece q vai acabar com os "Novos 52" (segundo postaram num link acima), mas não sei o q farão no lugar disso. No mais, vou aproveitar uma folga nesse período de férias e tentar arrumar minhas estantes com um mínimo de organização cronológica (ou separadas por coleções)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. Sobre os "novos 52", a DC só está indo pra uma nova fase, não significa que está sendo desfeito o reboot de 2011. Só que agora não se chamam mais de "novos 52", assim como nesses cinco anos, a marvel já relançou todas as suas revistas umas três vezes, indo de Marvel Now pra All-New Marvel Now, e agora cancelando todas as suas revistas pro lançamento de Secret Wars.

    Os títulos mais vendidos da DC continuam com a mesma numeração de 2011, a mesma cronologia, com o relançamento de algumas séries que não estavam indo tão bem, no caso metade da linha da DC, que agora passará a ter 49 revistas mensais nesse primeiro mes (sem aquela obrigaçaõ de ter 52 mensais, podendo ter mais ou menos, segundo revelou o Dan Didio).

    Entre as várias novidades estão uma nova revista do john constantine, que se chamara "Constantine: Hellblazer". Ainda tenho que confirmar essa informação, mas me disseram que ela terá novamente o selo Vertigo, embora se passe na continuidade do universo DC atual.

    Uma das diferenças dessa nova fase da DC, é que ela estará MENOS PRESA A CRONOLOGIA, e talvez por isso tenham confundido com o reboot sendo desfeito (amigos, a DC já fez tres reboots: 1956, 1985, 2011, e em nenhuma ocasião VOLTOU ATRÁS, se conformem!). Várias novas séries e mini-séries se passaram em outras terras (fruto da maxi-série DIVERSITY, do morrison, em que foram apresentadas/reveladas a maioria das terras paralelas do atual universo DC). Pelo menos ficou claro pelo anúncio que a mini-série "Convergence" feita para homenagear Crise nas Infinitas Terras, não irá fazer novo reboot algum, embora estabeleça que de certa forma "vale tudo que aconteceu nos 80 anos de história da DC". Tipo Novos titãs do marv wolfman e george perez aconteceu. crise de identidade aconteceu. embora não seja obrigatoriamente na Terra 0 principal.

    ResponderExcluir
  23. Maravilha,sensacional,agora vou organizar as Marvel deluxe em ordem de leitura.E Leo, o seu agente tem como adiantar lançamentos desta lista pela Panini na coleçao Marvel deluxe?O Submundo-hq tinha que mandar esta lista para os editores da Panini ,quem sabe eles poderiam publicar estes maravilhosos encadernados essenciais,na coleçao Marvel deluxe.Valeu.

    ResponderExcluir
  24. BoM diA Leo, e aí tudo bem?!

    Brother curti muitooo esse post!!!!! Era tudo que eu queria saber dos Vingadores! EXCELENTE*****!!!!!!!!

    Leo eu fico pensando o quanto falta criatividade às editoras de quadrinhos... Pois por exemplo:
    Se a SALVAT tivesse colocado o título na lombada de cada volume de sua coleção de Graphic Novels e se cada edição viesse com uma sobre-capa na qual a lombada formaria essa arte, iria VENDER MUITO MAIS!!!

    Pois os colecionadores teria a opção de expor na estante com ou sem a arte.
    Pois eu vejo nas redes sociais uma enorme massa de colecionadores DESISTINDO DE CONTINUAREM COMPRANDO e ao mesmo se desfazendo do montante que adquiriram até o momento com o argumento de que já que NÃO irão comprar toda a coleção, não é interessante expor o que já possuem na estante e NEM COMPRAR MAIS alguns no futuro, mesmo que sejam edições que tange seus interesses. TUDO ISSO ESTÁ OCORRENDO em função dessa merda desse "desenhinho" que essas editoras (SALVAT, EAGLEMOSS, PLANETA) insistem em estampar nas lombadas e chamarem de arte em vez de ali estamparem o TÍTULO da obra.

    Eu particularmente PAREI de comprar encadernados que vem com "desenhinho" na lombada no lugar do TÍTULO. Pois sou um colecionador de HQs e NÃO um garotinho de 10 anos ávido por completar um "DESENHINHO" para expor na estante para mostra para os meu coleguinhas.(uma alusão aos albúns de figurinhas)

    Por isso de agora para frente optei por pagar mais caro nos da PANINE que respeitam os colecionadores e estampam o título da edição na lombada

    Leo eu estava "fuçando" na internet descobri um verdadeiro fetiche para nós colecionadores de quadrinhos! Pois eu descobri um canal no Youtube "CUSCUZ LITERÁRIO" onde uma garota chamada Bárbara faz comentários de quadrinhos.

    Eu assisti vários vídeos dela e achei muito divertido e interessante!

    Recomendo!!!!!!

    Abrçs!

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde LEO!!

    A propósito, quais dessas sagas vc recomenda pra ler q seja de mais fácil entendimento? (sem precisar de leituras paralelas/anteriores)

    Pq por exemplo, eu deixei de comprar Batman e Robin Ed. Definitiva pq vendo vídeos e comentários vi q precisaria ter lido Crise Final, O Retorno de Bruce Wayne e algumas outras coisas pra entender... Aí acabei desistindo mesmo.

    Eu li Guerra Civil (Salvat) sem NUNCA ter lido NADA da Marvel antes. Meu PRIMEIRO contato foi com Guerra Civil da Salvat e por aquele prefácio (explicando o pq da Guerra, a situação do Thor, o afastamento de Nick Fury etc) consegui entender o básico e gostar bastante da saga. Na verdade achei Guerra Civil BEM legal o q me despertou o interesse pra esse universo.

    Teria algo assim? (quero dizer, mais fácil/compreensível)

    E outra pergunta (desculpe rs), o Guerras Secretas da Salvat (o que foi feito pra vender bonecos): vai ter alguma coisa sobre eles aqui? É q eu qria comprar mas vi gente criticando feio a saga, ai nao queria gastar a toa... Grato!

    ResponderExcluir
  26. Parabéns mais uma vez ao Nano pela pesquisa e ao Leo por coloca-la em seu blog. Considero esta uma fase mágica da Marvel, que acompanhei atentamente. O maior motivo para isso foi a retomada das Sagas Cósmicas, que sempre me agradaram muito. Agora, tenho uma dúvida, GUARDIÕES DA GALÁXIA: ROTA PARA A DESTRUIÇÃO, NOVA: A TROPA NOVA e O IMPERATIVO THANOS foram publicados no Brasil? Parece que esse lindo trabalho que vinha desde Aniquilação ficou sem seu fim por aqui. Ou estou enganado? Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foram publicados não, infelizmente. A Panini parou mesmo em Guerra dos Reis. :(

      Excluir
    2. É uma pena Nano. Foi mais um caso de desrespeito com quem acompanhava tudo desde Aniquilação, como no meu caso. Vamos torcer para que saia algum encadernado... Valeu pela orientação!

      Excluir
  27. sandro marzo07/02/2015, 17:08

    A matéria podia ter a indicação de onde foi publicada a historia no Brasil. Encadernados e mensais.

    ResponderExcluir
  28. Excelente guia! Gostei muito da iniciativa e isso me animou a ler tudo na ordem na certa. Percebi que a maioria dessas revistas foram lançadas pela coleção Marvel Deluxe, mas não faço ideia de quantas existam. Leo, você saberia informar ou teria alguma lista com TODOS os lançamentos pela Marvel Deluxe?
    Abrçs

    ResponderExcluir
  29. Claudio Gustavo07/02/2015, 20:01

    Beleza Léo ?
    Parabéns a você e ao Nano pelo serviço de utilidade pública. Referência definitiva para esta fase, a meu ver. Excelência total. Admiro muito nesta fase a arte do Deodato. Para mim um dos melhores artistas atuais, junto com Ivan Reis, e o para mim, inigualável, J. H. Williams III. E o desenhista de O Herdeiro, creio que Roy Allan Martinez, também é muito bom em desenhar corpos
    Abraço

    ResponderExcluir
  30. Sobre o fim dos Novos 52, não é fim propriamente dito, mas a DC não ficarar mais presa ao reboot e de agora em diante poderar contar novas historias que "esquecerar" os acontecimos do reboot.

    ResponderExcluir
  31. Cara.. Que matéria legal!
    É por matérias assim que eu entro nesse blog todo dia e msm sem comentar muito, faço questão de ler todos os comentários.

    Tenho uma pergunta. Onde entra nessa cronologia aí aquela porcaria de fear itself (não lembro do nome dado aqui).. Eu considero ela uma tremenda porcaria mas talvez alguém pode se interessar ao ver o nome..

    Abraços!

    ResponderExcluir
  32. Oi, Leo.

    Vou mudar um pouco de assunto aqui pra fazer uma pergunta... Você gosta do universo do Tolkien? Dos livros/filmes do Senhor dos Anéis e O Hobbit?

    Embora eu tenha amado as adaptações do Senhor dos Anéis do Peter Jackson, fiquei bastante decepcionado com o resultado final dos 3 filmes do Hobbit. Achei o primeiro bom, o segundo terrível e o terceiro fraco. Além de achar que houve bastante enrolação pra eles conseguirem dividir um livro de 200 páginas em 3 filmes.

    Daí, depois de sair do cinema após o terceiro filme do Hobbit em dezembro, resolvi que ia tentar editar esses três filmes pra caber em um filme só. E essa semana terminei de editar. Peguei os 3 filmes e consegui editar em um filme de cerca de 4 horas (contando com uns 15 minutos de créditos). Achei que o resultado ficou bastante bom. Retirei algumas das coisas que achei mais agressivas aos fãs dos livros (como um romance entre a elfa e o anão, a participação excessiva do Legolas - que nem tem no livro, e uma perseguição estilo Scooby-Doo entre o Smaug e os anões).

    Se você, como eu, também não ficou satisfeito com as 3 adaptações do Hobbit, e tiver interesse em ver como ficou essa edição que fiz, posso te passar um arquivo .torrent por e-mail pra você dar uma conferida. Sincronizei uma legenda em inglês também.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  33. Excelente Leo...

    Sempre nos falta organizações cronológicas como essa para nos ajudar.

    Parabéns à você pela iniciativa. Vou usar muito!

    Abc.

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  34. E ai Leo,voce sabe se A Batalha do Ragnarok,ja foi publicado pela Panini ou se vai sair nas coleções da Salvat e na coleção Marvel deluxe?Para mim esta saga é inedita.Não faltou a Era Heroica neste Guia de Leitura?Parabens a todos por este Guia .Valeu.

    ResponderExcluir
  35. "Foi a exatamente a complexidade desses “grandes eventos” (não dos roteiros, mas das inúmeras ramificações entre os títulos, que exigem até um roteiro de leitura como você propôs) que fez grande parte dos leitores abandonarem as mensais (eu inclusive), o que ficou claro em vários comentários aqui do Submundo."


    Oi, Martin..... tdo bem?

    Sim, é sabido q uma parcela considerável dos leitores vem abandonado as mensais de linha (de forma gradual ou imediata).... Os motivos são vários (o q renderia até uma bela matéria especial sobre o assunto), mas entre os principais está a dificuldade em se acompanhar a cronologia das grandes editoras: Reféns de mega-sagas e grandes eventos q se espalham por dezenas de títulos!!!

    O leitor q quiser acompanhar uma saga inteira (em todos os seus lances e repercussões) teria q estar disposto a comprar a mini-série principal (geralmente com 6 a 8 partes no mínimo) e todas as revistas de linha interligadas à ela durante esse período de 6 a 8 meses. Aí o cara esbarra em títulos com numeração avançada e q ele só irá comprar por ter relação com a série central (e ainda levará de "brinde" alguma porcaria no mix q não tem nada a ver com o q procura)!

    Há quem ainda goste desse sistema de se vender gibis - e mesmo sabendo q está embarcando num caça-níquel, acaba curtindo a ideia de entrar no embalo de uma grande saga (esse é o leitor q geralmente já coleciona várias mensais regulares).... Há tbm quem prefira esperar futuros encadernados só com a saga principal - ficando sem entender parte da história q saiu em outras revistas (esse é o leitor ocasional: o perfil de público q tem ganhado mais adeptos a cada mês)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  36. "Agora assino embaixo nesta trilogia hein, principalmente com a fase clássica, seria uma matéria ainda mais espetacular."


    E aí, Guilherme.... blz?

    Pois é, essa ideia de mais "Guias de Leitura" (cobrindo fases clássicas dos "Vingadores" e outros personagens) passou a ganhar força até em outras redes onde andei divulgando esta postagem: Principalmente devido à quantidade crescente de novos encadernados e coleções q trarão clássicos dos "Vingadores": A "Coleção Histórica", os encadernados futuros da Salvat (e sua extensão), etc.... Se o Nano quiser, o convite está de pé pra ajudar nas pesquisas ou produzir esses próximos "guias" (material cronológico é o q não faltará pra isso, hehe)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  37. "Apoio a ideia da trilogia de postagens! Como estou me voltando mais para o passado, principalmente a era de bronze, seria muito útil um roteiro de leitura da década de 1960 até antes de A Queda."


    Oi, Martin.... tdo bem?

    Pois é, desde q eu postei esta matéria no ar (e espalhei ela no face) a quantidade de pedidos só aumenta pra q esse "guia" seja estendido pra uma "trilogia". Eu gostei da ideia tbm, e a fase clássica dos "Vingadores" foi bastante confusa no Brasil (pularam mtos anos de histórias e sagas importantes foram mutiladas e reeditadas com cortes pela Abril).... Mas claro, não seria uma postagem pra ser produzida em curto tempo, pois a pesquisa em torno disso seria bastante complexa e trabalhosa: Porém, é algo q certamente vai acabar rolando sim (e vou conversar com o Nano sobre isso pra ver se ele topa ajudar na empreitada, hehe)!

    E sobre os "Vingadores da Costa Oeste".... eu tbm tô de olho nessa série, pois até hj só li o 1º arco do Byrne q saiu nos "Maiores Clássicos 2" (Panini). Sei q foi longe, e gostei da ideia tbm de uma matéria em estilo "resumão" (narrando o q aconteceu depois desse 1º arco - já q dificilmente veremos esse material completo por aqui)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  38. "por isso indico ler o universo hq, que em geral é mais jornalístico do que a maioria dos sites sobre quadrinhos (também vi muita asneira sendo dita por blogs e afins!!!)"


    Oi, Nano.... blz?

    Concordo com vc, e já andei excluindo da minha lista de favoritos vários blogs, sites, e grupos do face.... q postavam notícias sensacionalistas e mentirosas (boatos) sem o menor controle e como se fossem verdades absolutas!!!

    Ao contrário do q dizem em certos fóruns (onde tenho inúmeros desafetos q não perdem a chance de me denegrirem com calúnias e mentiras).... Eu me preocupo sim com a CREDIBILIDADE das informações q repasso aqui no blog. Até hj me orgulho de NUNCA ter postado aqui nenhuma informação ou notícia fajuta (e sempre consulto minhas fontes antes de postar qq matéria no ar). Assim, tbm respeito os sites tipo: "Universo HQ" e "HQM" (por tbm valorizarem a credibilidade do conteúdo q postam). Temos fontes diferentes, mas todas ligadas diretamente ao mercado editorial e à produção gráfica (e sendo assim: com credibilidade pra sustentarem suas informações)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  39. "E Leo, o seu agente tem como adiantar lançamentos desta lista pela Panini na coleçao Marvel deluxe?O Submundo-hq tinha que mandar esta lista para os editores da Panini"


    E aí, brother.... blz?

    Valeu por ter curtido a postagem.... Pena q eu não tenha (por enquanto) nenhuma confirmação exata sobre os próximos lançamentos da linha Deluxe: Quer dizer, vazou uma lista por aí onde consta: "Os Poderosos Vingadores" (do Frank Cho) entre os futuros lançamentos Deluxe. Sei q teremos um Vol. 5 do "Cap. América" (Brubaker) e a republicação da "Guerra Civil".... Mas o cronograma de novidades pro decorrer do ano ainda não tá finalizado e podemos esperar qq coisa dessa linha!

    Seja como for.... Pela Salvat teremos mta coisa dessa lista (agora em março eu devo postar aqui a lista completa da extensão da Salvat - tô esperando sair mais algumas capas lá fora). E no mais, pode deixar q este "guia de leitura" chegará aos editores da panini sim (já foi postado o link no face deles e mandado tbm in box pros editores, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também ouvi falar que vai sair finalmente o primeiro deluxe dos Poderosos Vingadores - talvez porque o primeiro arco mostra a equipe contra Ultron, o vilão do novo filme. Não sei se a panini por conta disse vai chamar o encadernado de "A Iniciativa Ultron" (nome do primeiro arco), ou simplesmente como "Os poderosos vingadores: a iniciativa" como foi chamado o encadernado deluxe lá fora com 11 histórias dessa fase antes de Invasão Secreta. Seja como for, ele corresponderá ao número 16 de nosso "guia de leitura".

      Esse volume 5 do Brubacker é o que antecede a mini-série "capitain america: reborn". Ele deverá republicar captain america 43 a 50 e as edições 600 e 601... Estou curioso pra saber como a Panini batizará ele, já que ele tem vários arcos e one-shots... eu chamei de "fantasmas do passado", em relação aos dois arcos maiores (de tres partes cada), mas vi que lá fora já foi chamado de "Estrada para o Renascimento", que eu acho um nome que traz muito spoiler em si, rsrs.

      Excluir
  40. "Se a SALVAT tivesse colocado o título na lombada de cada volume de sua coleção de Graphic Novels e se cada edição viesse com uma sobre-capa na qual a lombada formaria essa arte, iria VENDER MUITO MAIS!!!"


    Oi, Marcio.... tdo bem?

    Vc tem toda a razão, amigo.... A Salvat deveria ter disponibilizado as "sobrecapas" junto com as próprias ed. (dentro do plástico): Assim, quem quisesse montar a lombada com desenho ou manter o título da obra na lombada: poderia simplesmente escolher na hora usar (ou não) a sobrecapa!

    Cara.... Isso faria a coleção vender os tubos mesmo: Pois agradaria em cheio à todos q quisessem fazer a coleção inteira ou comprar avulso apenas as sagas principais (todos sairiam ganhando: Inclusive a própria editora)!!!

    Mas é preciso tomar cuidado com um detalhe: Nem tudo q essas editoras (Salvat, Eaglemoss, Deagostini) vão publicar.... sairá depois pela Panini (e tem coisa boa ali q não podemos deixar passar: com ou sem lombada, rs)! Ah, e obrigado mesmo pela dica do Youtube (já tô cansado de ver apenas "cueca" nesses vídeos, hahaha).... Se tiver o LINK, e puder me mandar (pelo face mesmo ou aqui) eu te agradeço (mas vou procurar assim mesmo - é só pra caso de eu não achar)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o objetivo da salvat e outras editoras é justamente fazer o leitor "comprar tudo" por causa das lombadas, pra fazer a ilustração. Afinal vários encadernados já haviam sido lançados pela panini, e mais de uma vez (como o material do universo ultimate, por exemplo). Então não haveria motivo pra um leitor veterano comprar de novo um encadernado que já tinha, a não ser o motivo completista de formar a ilustração.

      Eu não acho que tenha gente deixando de comprar por causa da lombada, mas justamente o contrário, tem gente sim comprando repetido (encadernados que já tem) pelo motivo ridículo da lombada, que como o Márcio já disse é meio infantil...

      Eu pessoalmente prefiro os de luxe da panini porque apesar de mais caros, são mais completos, e eu prefiro uma edição única por exemplo de planeta hulk do que ver tudo dividido em duas edições... fora que em vários casos eles são mais completos.

      Até o recente Dinastia M da Panini deluxe tem duas histórias a mais que a versão da Salvat. Os dos Novos Vingadores tem nove histórias a mais. Planeta Hulk igualmente tem duas histórias a mais. E se a Panini lançar o Hulk contra o mUndo provavelmente sairá com a edição do prólogo que a Salvat não incluiu.

      O problema é que pra poder praticar esses preços, a Salvat tem um limite X de páginas, então é publicada o realmente básico. Legal que outra editora publique encadernados e de forma barata aqui no Brasil, mas pra leitores veteranos e com algum poder aquisitivo, não são tantos encadernados assim a se adquirir, a não ser pelos motivos completistas da ilustração da dobra. O que dá pra consertar com gambiarras como das sobrecapas que a gente encontra no mercado livre. Pra mim que vou comprar no máximo uns 20, 25 volumes dos 60 lançados pela coleçaõ, a sobrecapas até que valem a pena. Melhor do que comprar várias hqs que já tenho, só pra ter uma ilustração na estante, rsrs.

      Excluir
  41. "A propósito, quais dessas sagas vc recomenda pra ler q seja de mais fácil entendimento? (sem precisar de leituras paralelas/anteriores)"


    Oi, Paulo..... tdo bem?

    Boa pergunta essa, rs.... Eu listaria então entre as melhores sagas acima (e q ao mesmo tempo sejam de fácil entendimento sem precisarem de nenhuma leitura complementar) as seguintes:

    -Vingadores: A Queda (Salvat)
    -Wolverine: Inimigo do Estado
    -Guerra Secreta (do Bendis)
    -Novos Vingadores - Motim
    -Vingadores Sombrio - Reinado Sombrio

    E acho q só... Todo o resto precisaria de alguma leitura a mais pra um melhor entendimento (procurei listar acima apenas sagas q já se encontrem compiladas em encadernados - pra facilitar)!

    Sobre as "Guerras Secretas" (q vão sair agora em 2 partes pela Salvat).... Sim, farei uma postagem sobre elas aqui no blog (mas acho q vou esperar a divulgação da capa ou data de lançamento do Vol. 2: Só saiu o a parte 1 por enquanto). Não se preocupe tanto com críticas negativas sobre essa saga clássica.... ela pode não ser nenhuma maravilha, mas é (no mínimo) uma "BOA" saga: divertida pra caramba e com bastante ação. Claro, é um material bem comercial feito nos anos 80 (pra vender bonecos mesmo), mas garante boas sequências de lutas e ação entre vários heróis e vilões. Eu gostei, mas tem q ver se curte esse estilo mais "anos 80" da marvel!

    Abs!

    ResponderExcluir
  42. "Agora, tenho uma dúvida, GUARDIÕES DA GALÁXIA: ROTA PARA A DESTRUIÇÃO, NOVA: A TROPA NOVA e O IMPERATIVO THANOS foram publicados no Brasil? "


    Oi, "Golden Age".... blz?

    Infelizmente, aqui no Brasil a Panini pulou boa parte da série anterior dos "Guardiões da Galáxia" (antes dessa fase atual da "Nova Marvel")..... Lá fora foram 25 ed. da série dos "guardiões" (cujo 1º arco - q tinha saído num "Marvel Apresenta" - a Panini republicou ano passado com capa metalizada), mas aqui ficou faltando quase todo o resto (pularam direto pra "Nova Marvel" depois)!

    Já o "NOVA" teve melhor sorte... e lançaram 3 ed. de "Marvel Apresenta" dedicadas à ele (embora elas cobrissem apenas 18 das 36 ed. q a série teve nos EUA - antes da "Nova Marvel" tbm). O "NOVA" tbm teve uma mini-série própria e participação ativa na saga "Aniquilação". Já o arco: "Thanos Imperativo" rolou nas 2 últimas ed. do título dos "guardiões" (nº 24 e 25) q foi pulado por aqui (se a Panini seguir publicando encadernados dessa fase, pode ser q um dia esse material apareça por aí)!

    Resumindo: Posso estar enganado (e perdido alguma ed. da Panini), mas ao q me consta, esse material todo ficou inédito por aqui mesmo (se o Nano ou outro leitor souber de algo, agradeço a ajuda)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  43. "A matéria podia ter a indicação de onde foi publicada a historia no Brasil. Encadernados e mensais."


    Oi, sandro.... Pois é, isso já foi sugerido num dos comentários acima, e pode ser q essa postagem seja editada em breve com a adição dessas informações (ficando mais completa ainda)! Valeu mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  44. "Leo, você saberia informar ou teria alguma lista com TODOS os lançamentos pela Marvel Deluxe?"


    Oi, Leandro.... tdo bem?

    Sim, segue abaixo a LISTA completa de todas as ed. da coleção Marvel Deluxe:

    -Cap. América: O Soldado Invernal
    -Cap. América: A Ameaça Vermelha
    -Cap. América: A Morte do Sonho
    -Cap. América: O Homem Q Comprou a América
    -Dinastia M
    -Guerra Civil
    -HF: Extremis
    -Planeta Hulk
    -Invasão Secreta
    -Vingadores Sombrios - Reinado Sombrio
    -Thor: Renascer dos Deuses
    -Thor: Em Nome do Pai
    -Novos Vingadores: Motim
    -Novos Vingadores: Guerra Civil
    -Novos Vingadores: Revolução
    -Novos Vingadores: Invasão Secreta

    Abs!

    ResponderExcluir
  45. "Admiro muito nesta fase a arte do Deodato. Para mim um dos melhores artistas atuais, junto com Ivan Reis, e o para mim, inigualável, J. H. Williams III"


    Oi, Claudio.... tdo bem?

    Brigadão mesmo por ter curtido esta postagem (e realmente: o Nano Falcão fez um trabalho exemplar na ordenação deste "guia de leitura").....

    Qto aos artistas q vc citou.... Tbm acho q o Deodato amadureceu mto seu traço dos anos 90 pra cá: Inclusive, comprei a ed. Deluxe dos "Vingadores Sombrios" somente pela arte dele (nem me importei com a qualidade da história em si nesse caso). E ainda espero q encadernem mais material q ele tenha desenhado pros "Vingadores" e "Thunderbolts" (q na minha opinião são o auge de seu trabalho). O J.H. Williams tbm é excelente e ainda pretendo comprar importada a "Batwoman" dele (antes e depois dos "52"), já q esse material vai ser difícil de relançarem aqui. Ah, e "O Herdeiro" é um dos encadernados q eu mais aguardo sair pela Salvat (perdi essa qdo saiu em mini-série pela Panini)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lamento muito, mas muito mesmo que a Panini cancelou o lançamento do encadernado deluxe dos Thunderbolts. Comprei o da Salvatt, mas como vocês sabem, ali é só metade da fase do Ellis e o Deodato, que mereceria ser republicada de forma completa. Não só porque é um bom trabalho de roteiro e arte, mas o Osborn é tão importante dentro dessa fase da Marvel entre Queda e Cerco, que as histórias do Ellis são fundamentais no entendimento dessa trajetória.

      Excluir
    2. Realmente melhorou mesmo.Pois antes o desenho dele era muito da linha Image de ser.Talvez por não ter uma arte final muito boa.Nos anos 90 não eram muito legais na minha opinião,
      E recomendo Batwoman,é muito boa.Tenho as 4 (acho que são 4 com o J.H. Williams

      Fernando

      Excluir
  46. "Tenho uma pergunta. Onde entra nessa cronologia aí aquela porcaria de fear itself (não lembro do nome dado aqui).. "


    Oi, Hugo.... tdo bem?

    Brigadão mesmo por ter curtido esta matéria e tbm por estar acompanhando o blog regularmente (de fato, os comentários da galera são a "alma" deste blog, rs)....

    E sobre a sua dúvida: A saga q vc fala é a "Essência do Medo" (uma das coisas mais abomináveis q eu já tive o desprazer de ler tbm, hehe).... Ela foi a mega-saga (de 2012) q surgiu pouco depois do "Cerco" (q rolou em 2011): Assim, a "essência" (q é uma porcaria mesmo) ficou de fora dessa lista!

    Abs!

    ResponderExcluir
  47. "Você gosta do universo do Tolkien? Dos livros/filmes do Senhor dos Anéis e O Hobbit?"


    Oi, vitor.... tdo bem?

    Sim, eu sou fanzaço desse universo do Tolkien.... e adorei os livros e filmes até agora. Porém, ainda não assisti o 3º "Hobbit" (pois vou esperar sair em DVD). Li críticas bem divididas a respeito desse filme, mas terei q ver antes pra poder opinar!

    Seja como for.... nunca neguei q mesmo sendo fã, achei um exagero terem "esticado" o menor dos livros da série em 3 longos filmes (acho q num filme único ou no máximo em 2 já teria sido suficiente). Contudo, achei interessante a sua versão.... e se vc quiser, pode me mandar o LINK por e-mail (ou postar aqui no blog mesmo - como vc preferir): Lembra q eu comentei q já fiz algo assim com o "Retorno de Jedi"? (sim, cortei todas as cenas com os "Ewoks", hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não me lembrava que vc tinha editado o Retorno de Jedi. Deve ter dado um bom trabalho tirar os Ewoks. Fiquei curioso pra ver essa edição também.

      Por falar em edições de fãs de Star Wars, tem um cara (ou um grupo, não tenho certeza) que lançou uma edição do Episódio IV com pequenas alterações. Principalmente desfazendo as mudanças feitas pelo George Lucas (de 1997 em diante) ou com pequenas correções de cor e atualizando os efeitos especiais. Ficou muito boa a edição. Eles tão pra lançar também o Império (desde 2011, acho, mas parece que esse ano vai), fazendo essas edições. Sugiro que você procure, o nome dele é Adywan.

      Quanto à minha edição, não tenho como hospedar o arquivo em nenhum local (já que o filme ficou com mais 3,5gb). Mas posso te mandar um arquivo de torrent por e-mail pra você ir baixando. Deve demorar, já que eu sou o único que vai enviá-lo, mas um dia termina... rs

      Abraço!

      Excluir
  48. "Sempre nos falta organizações cronológicas como essa para nos ajudar."


    Oi, Marcelo.... tdo bem?

    Valeu mesmo por ter apreciado a lista.... Tbm tenho apanhado mto ultimamente pra organizar minha coleção (hj com mais de 3.000 gibis) pois tenho comprado encadernados de forma mto esporádica e mesclando fases clássicas e atuais. Esse "guias de leitura" do Nano Falcão foi uma mão na roda e novas postagens nesse estilo devem aparecer com mais frequência por aqui!

    Abs!

    ResponderExcluir
  49. Bom roteiro, poderiam acrescentar a saga Guerra Silenciosa que da continuação ao oque acontece em dinastia m o herdeiro, e é uma historia bem legal dos inumanos

    ResponderExcluir
  50. "voce sabe se A Batalha do Ragnarok,ja foi publicado pela Panini ou se vai sair nas coleções da Salvat e na coleção Marvel deluxe?"


    E aí.... blz?

    Tem um "Ragnarok" q vai sair na extensão da Salvat, mas pela descrição NÃO será esse arco mais atual (e sim, um arco clássico do Kirby).... A Panini nunca encadernou esse material atual q rolou junto com "Vingadores - A Queda" (e nem tem previsão disso)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é que há vários arcos do Thor chamados de "Ragnarok". Esse do Kirby que o Leo citou, um do Roy Thomas e John Buscema (que saiu por aqui em Heróis da TV!), e o do Mike Avon Oeming em seis edições que fez parte do evento "Vingadores: A Queda", que tem sido chamado justamente de "A Batalha do Ragnarok", pra diferenciar do outro "Ragnarok" (aquele do Kirby que vai sair na coleção da Salvat!).

      Também para evitar confusão, lá fora esse arco que foi publicado originalmente em Thor v2 nºs 80 a 85 foi republicado num encadernado simplesmente chamado de "Avengers Disassembled: Thor". Foram igualmente lançados encadernados com os arcos de "Avengers Disassembled: Captain America", e "Avengers Disassembled: Iron Man", mas o mais importante é sem dúvida o de Thor, afinal lá é mostrada a destruição de Asgard, a morte dos deuses nórdicos e a do próprio Thor!

      Excluir
    2. Boa tarde, rapaziada

      A Panini precisa publicar um encadernado desse do Ragnarok, onde o Thor "morre", é muito importante nessa cronologia.
      Querendo ou não Thor não participa das melhores histórias (Queda e Guerra Civil) porque estaria "morto" e muitos leitores que começam a ler por causa dessa ótima lista, repito ótima lista, acima ficam perdidos tipo: "ah o Thor morreu, como?"
      Panini por favor façam um encadernado dessa história, é uma das melhores do Thor sem dúvida e muito importante para essa cronologia e para nossas estantes rsrsrs

      Abraços
      Rubens Malossi Jr.

      Excluir
  51. "Também ouvi falar que vai sair finalmente o primeiro deluxe dos Poderosos Vingadores - talvez porque o primeiro arco mostra a equipe contra Ultron"


    Pois é, Nano.... essa informação eu não consegui confirmar ainda (e na dúvida, preferi não divulgar nas matérias de notícias aqui no blog):

    Esse arco do Frank Cho apareceu numa lista de reservas pra lojistas (divulgada em vários grupos do face).... mas essas listas não são mto precisas e já rolaram mtos lançamentos "fakes" no meio delas (nunca as utilizo como base confiável pra informações), porém: Acho bastante possível q seja verdade justamente pq entraria bem no embalo do FILME (tem "Vingadores" e tem "Ultron", rs). Seja como for, acho q eu pularia essa por já ter o TP importado desse arco!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não digo nem lançamentos "fakes" Leo, mas cancelados pela Editora, como a Biblioteca Histórica Marvel volume 2 do Quarteto Fantástico. Um passarinho me disse que ela foi até traduzida e diagramada, só não foi publicada.Não duvide de ver parte desse material (Fantastic Four 11 a 20 e Annual 01) na coleção histórica marvel do quarteto, caso esta seja lançada.

      Excluir
  52. "Pra mim que vou comprar no máximo uns 20, 25 volumes dos 60 lançados pela coleçaõ, a sobrecapas até que valem a pena. Melhor do que comprar várias hqs que já tenho, só pra ter uma ilustração na estante, rsrs. "


    Oi, Nano.... Eu vou ficar com até bem menos ed. q isso da Salvat: Calculo umas 12 no máximo (entre as 60 da 1º fase):

    Tem mta coisa q eu já tinha em versões anteriores mesmo (e outras tantas q não me interessam).... No meu caso, as sobrecapas do Vítor acabam saindo bem em conta e valendo a pena (pois serão poucas edições). Acho q vou gastar mais é com a coleção da capa-vermelha (cujas 30 primeiras ed. anunciadas já me interessa metade) e a extensão da Salvat (q trará mais clássicos q eu nunca tive encadernados). Mas tenho amigos q andam colecionando só pelo vício mesmo, hehe: querem a todo custo formar a lombada na estante (mesmo com quase tudo repetido, rs)!!!

    Ah, e esqueci de comentar acima sobre a tradução do Vol. 5 do "Capitão" (Brubaker).... Tbm acho q evitarão um título-spoiler (embora nessas alturas todo mundo já saiba da "ressurreição"), e "Fantasmas do Passado" é um título q soa bem (seria uma boa escolha)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  53. "Como fã d Thor, não queria perder Ragnarok. Vc sabe se este já saiu nas bancas ou ainda não? "


    Oi, Celso.... tdo bem?

    Não, o "Ragnarok" nunca foi encadernado aqui.... e saiu apenas no mix das revistas mensais na época!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  54. "Eu lamento muito, mas muito mesmo que a Panini cancelou o lançamento do encadernado deluxe dos Thunderbolts."


    Pois é, Nano.... Eu acabei tendo q comprar a versão da Salvat mesmo (apesar de ser só a metade da fase Ellis):

    Eu preferia ter a série completa, mas como eu vi q esse Deluxe não ia rolar mesmo.... achei melhor ficar ao menos com uma parte (só pra ter mais um pouco da arte do Deodato - q tá ótima nessa edição)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  55. "A Era Heróica é outro momento da Marvel, e obviamente fica fora da lista, porque esse é outro ciclo de histórias."


    Aproveitando a deixa, Nano:

    Eu queria explicar tbm q selecionei uma capa da "Era Heróica" nessa postagem por fins meramente ilustrativos (achei uma capa mto bonita e q reunia vários "Vingadores" - tentei escolher capas com vários personagens juntos).... Sei q ela tava de fora do momento cronológico q vc escolheu abordar e acho q vou substituir ela pra evitar confusão e dúvidas entre os leitores (de repente até incluo mais umas capas pra tornar a postagem ainda mais "chamativa", já q vou aproveitar esta madrugada pra seguir divulgando este post no face, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, tem uma capa ali da revista brasileira dos vingadores que também é dessa fase da era heróica e destoa da lista... Talvez fosse legal tirar as duas. Eu recomendaria a capa do especial "The Iniciative" porque é bem importante pra essa fase do universo Marvel, e se for pra colocar vingador versus vingadores, tem a capa da edição especial do "dia do gibi grátis" dos vingadores que mostra os novos vingadores pós-guerra civil contra os vingadores sombrios da fase reinado sombrio.

      Excluir
  56. "Olha, não me lembrava que vc tinha editado o Retorno de Jedi. Deve ter dado um bom trabalho tirar os Ewoks. Fiquei curioso pra ver essa edição também."


    Oi, vitor.... blz?

    Esse assunto sobre a edição q eu fiz do "Retorno de Jedi".... acabou rolando no meio dos comentários de uma postagem da semana retrasada (mas não me lembro qual agora, rs):

    Só sei q acabei revelando essa versão q eu fiz excluindo todas as cenas em q apareciam "Ewoks".... Infelizmente (ou "felizmente" dependendo do ponto de vista, rs) vc jamais assistirá essa versão editada por mim: Pois eu fiz na época do VHS (qdo eu era dono de locadora) e a fita onde gravei já foi pra lixeira, rs. Até comentei no tal tópico, q se eu ainda tivesse o vídeo e largasse no Youtube, perigava até ser um campeão de visitações e curtidas, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  57. "Bom roteiro, poderiam acrescentar a saga Guerra Silenciosa que da continuação ao oque acontece em dinastia m o herdeiro, e é uma historia bem legal dos inumanos"


    Valeu mesmo pela dica.... Não li essa "Guerra Silenciosa", mas se for uma história dos "Inumanos" (sem "vingadores") talvez coubesse melhor num "guia de leitura" dos Inumanos mesmo (algo q deve ser produzido aqui no blog mais pra frente: Pois a busca por informações sobre os inumanos tem aumentado bastante com o destaque q a equipe vem tendo ultimamente)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto dessa mini-série, mas tive que deixar ela fora da lista porque o próprio Bendis que pelo visto não liga pros demais gibis da editora, ignorou completamente os acontecimentos dele como vimos em "Invasão Secreta" e posteriormente também em "Hulk contra o Mundo".

      Em "dominio dos reis" fazem uma gambiarra onde o maximus está lá, mas o rei é raio negro. Nunca foi explicado como ele saiu da prisão nem como voltou ao poder. Tudo isso parece que foi simplesmente ignorado na saga geral do universo marvel (embora eu possa simplesmente ter os gibis onde isso foi mostrado, embora nesse período 2004-2010 foi o ultimo periodo em que eu lia absolutamente todas as revistas da Marvel).

      Excluir
    2. Eu sempre fiquei encucado com isso, realmente no especial dos inumanos da invasão secreta, em hulk contra o mundo e na guerea dos reis não ha menção ao o que acontece nessa saga, nem mostra como se resolveram as coisas. Achei que havia perdido alguma historia nesse meio...
      E não me recordo se ao final da historia eles recuperam as terrigeneses, senão seria um furo tambem ja que elas apareceram em infinito

      Excluir
  58. "O pior é que há vários arcos do Thor chamados de "Ragnarok"


    O "Ragnarok" já virou rotina nos gibis do "Thor" mesmo, hein?

    E olha q nem mencionamos os arcos q não usam esse NOME mas q tratam do mesmo tema, como "A Saga de Surtur" (Walt Simonson). De qq forma, fico feliz pelo "Ragnarok" da Salvat ser a versão do Kirby (q eu não tenho nem em formatinho na coleção)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  59. "E sempre vemos aquela velha briga entre a minha editora é a melhor,ainda bem que aqui não existe isso.Temos as coisas boas de ambas e as porcarias de ambas sempre."


    Oi, Fernando.... blz?

    Essas briguinhas de "Torcidas Organizadas" (Marvel X DC) são um pé-no-saco mesmo.... Ainda bem q aqui no blog essas turminhas bitoladas das ideias não aparecem (acho q esses pentelhos ficam meio intimidados de postarem aqui, pq veem q o nível de comentários e de participantes não lhes daria margem nenhuma pra fomentarem essas bobagens: Afinal, é preciso um grupo de trolls e babacas pra alimentarem seus "semelhantes" - Nenhum "troll" sobrevive sem "atenção")!!!

    Eu sou marvetinho (nunca neguei), mas sou imparcial em relação à isso e admito q a DC tem mtas sagas espetaculares tbm: Várias delas (clássicas) q só comecei a redescobrir de uns tempos pra cá (graças às republicações).... As 2 editoras tem seus pontos altos e baixos (tanto em suas fases clássicas qto nas atuais). É bobeira mesmo discriminar uma endeusando a outra: O ideal é saber ser SELETIVO com aquilo se lê!

    Sobre os filmes.... Em alguns grupos do face em q eu participo (ou participava - abandonei aqueles q não rendiam bons debates): Acho q é "meio-a-meio" os comentários depreciativos das "torcidas". Os radicais da Marvel se gabam do sucesso e da bilheteria dos filmes.... e os radicais da DC se gabam de possuírem filmes mais "sérios" e melhor cotados pela crítica (tipo o "Batman" do Nolan). Claro q uns torcem pelo fracasso dos próximos filmes dos outros, rs (e por aí vai). Eu já gosto de bons filmes (independente de serem Marvel ou DC) e torço pra q as 2 façam filmes cada vez melhores!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  60. "E aliás temos muitos personagens "fdps" dos quadrinhos Marvel, Nick Fury e Tony Stark e os Iluminatis,que acham fazer o certo,quando fazem ao contrário,vide a saga da "vingança dos restolhos" - "Pecado Original."


    Pior q esses personagens nunca foram assim.....

    Passaram a agir como canalhas e filhos da puta à partir de descaracterizações recentes (o caso se agravou na "Guerra Civil", q distorceu a personalidade de alguns heróis pra justificar as ações dos demais). Tem heróis agora cujas ações são irreconhecíveis se comparadas com fases do passado!

    Abs!

    ResponderExcluir
  61. "E mesma coisa com os Vingadores Vs. X-men,que para mim pareceu mais com,até esqueci a saga,mas é uma em que heróis lutam contra heróis e no final o vencedor vai lutar com o vencedor de outro título,eu acho que era uma da Dc,Ou era uma em que teve crossover da DC com a Marvel."


    Não sei de qual saga exatamente vc tá falando.....

    Pois desses crossovers da "Marvel X DC" eu só li o 1º q rolou (em mini-série da Abril).... e depois o da "Liga X Vingadores" (com arte do Pérez)!!!

    Teve uns 2 crossovers (tbm pela Abril) q eu pulei.... num deles a "Mulher-Maravilha" espancava (no braço) o "Fanático" (isso foi demais pra mim, e parei por aí, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  62. "Sem querer ser desrespeitoso, então eu não entendo porque amam o Steve gerber e o don mcgregor, pois eu sou um deles que não gosta de Howard o pato,"


    Oi, Fernando.... Esse material com certeza divide opiniões e não irá agradar à todos qdo sair pela Salvat:

    Eu achei o "Howard" (do Gerber) um bom material, mas admito q envelheceu mal: Ele deve ser lido apenas considerando-se o contexto sócio-político da época (anos 70): Pois era uma crítica da sociedade e dos costumes desse período!

    Nada tem a ver com aquele filme medonho do George Lucas, rs.... Mas mesmo assim, é um gibi q vai gerar polêmica entre os leitores qdo for lançado (é inédito no Brasil). Eu (falando por mim) já tô acostumado com personagens antropomórficos (por ler gibis da Disney tbm, hehe), e o "Howard" nada mais é do q um "Pato Donald" DUMAL (fumante, fala palavrão, é escroto, e tem tara por mulheres humanas)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  63. "Poderosos Vingadores 22 a 24 e mudou o nome para Novos Vingadores 25 e 26 (2005)."


    Opa.... Brigadão mesmo pela ajuda, Alex:

    Em matéria de revistas mensais e mixes eu sou uma negação total mesmo, rs.... E caramba, agora q vc falou é q eu me lembrei q essa revista mudou mesmo de nome e manteve a numeração, hein? (eu cheguei a comprar o nº 25 na época, com a 1º história do "Motim" - mas parei por aí e anos depois comprei o encadernado da Salvat)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  64. "Realmente melhorou mesmo.Pois antes o desenho dele era muito da linha Image de ser.Talvez por não ter uma arte final muito boa.Nos anos 90 não eram muito legais na minha opinião"


    Oi, Fernando.... Pior q nos anos 90 eu comprava o gibi do "Shazam" só pra ver a "Mulher-Maravilha" do Deodato, rs:

    Mas com o tempo (ainda nos anos 90) a gente foi percebendo q aquele tipo de traço (estilo "Image") não era tão legal mesmo.... e o leitor foi "amadurecendo" aos poucos (até q esse padrão foi desaparecendo a partir dos anos 2000). O Deodato ainda teve a manha de saber evoluir o traço e adaptá-lo aos novos padrões (hj é um dos meus artistas brasileiros favoritos)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  65. "esta edição ja foi publicada no brasil pela editora landscape (2008) so que com outro título: "Fell" (provavelmente o título original americano) e bem mais em conta(R$ 33), so que não era capa dura."


    Opa.... Valeu mesmo pela dica, gustavo:

    Não sabia q esse material já tinha saído aqui (ainda mais com outro nome).... Tô tentando achar pra baixar (um camarada ficou de me mandar um arquivo pra eu ver se presta)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho essa primeira edição. O título é Fell vol.1 Cidade Brutal que compilava as 8 primeiras edições do título (pelo que eu vi nos EUA só chegou ao número 9 - esse último eu li em scan, baixei pelo site do Vertigem HQ - http://vertigemhq.blogspot.com.br/search/label/Fell). As histórias são muito boas e a arte é fabulosa, quem conseguir peneirar um bom desconto, vale a pena pegar.

      Excluir
  66. "acho este arco do wolverine superestimado, e o mesmo vale pro millar (é claro que não é pra toda HQ dele)."


    Tbm não acho esse "Inimigo do Estado" essa coca-cola toda q falam....

    É uma boa história (tem bastante ação, porrada, arte bacana do Romitinha), mas longe de figurar entre as melhores do "Wolverine". Qdo saiu em capa-dura, deixei de lado pq tbm considerei exagero um formato de luxo pra esse material (se fosse em capa-cartão e bem baratinho, eu até encarava: mas pra 60 reais não era)!

    Já a "Elektra" do Miller.... eu acho uma obra-prima (pau a pau com a "Queda de Murdock")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  67. "Eu não digo nem lançamentos "fakes" Leo, mas cancelados pela Editora, como a Biblioteca Histórica Marvel volume 2 do Quarteto Fantástico. Um passarinho me disse que ela foi até traduzida e diagramada, só não foi publicada.Não duvide de ver parte desse material (Fantastic Four 11 a 20 e Annual 01) na coleção histórica marvel do quarteto, caso esta seja lançada. "


    Oi, Nano.... Foi traduzida mesmo, e chegou até a aparecer num antigo "Boletim Panini" (com capa oficial divulgada e tudo). Depois tiraram do ar esse boletim (se eu soubesse q iam tirar do ar, eu teria copiado um "screen" da tela - pois até hj tem gente q duvida q essa "Biblioteca" já esteve prestes a sair)!

    A "CHM do 4F" vai rolar sim.... eu até achei q sairia antes dessa dos "Vingadores" (q deve ter sido feita mto às pressas pra aproveitar o filme - tanto, q foi uma surpresa pra todo mundo esse lançamento). E realmente, não duvido q reaproveitem esse material q já tá pronto do 4F... pelo q eu soube a "CHM" trará material do Kirby e Byrne (e lá vai repetéco dos "Maiores Clássicos" tbm, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  68. "Eu tenho essa primeira edição. O título é Fell vol.1 Cidade Brutal que compilava as 8 primeiras edições do título "


    Valeu mesmo pela dica, guilherme....

    Bom saber q esse gibi vale a pena (vou procurar nesse site "vertigem" mesmo pra ver se encontro toda ela - pois derrubaram hj o único site q eu usava pra scans: o "Kickass", rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  69. Tex gigante em cores em promoção https://www.mythoseditora.com.br/catalogo/default.asp?acao=LISTA_PROMOCAO

    ResponderExcluir
  70. Bom dia Leo o site Kickass, foi bloqueado, mas ouvi dizer que ele voltara com outro endereço. Tomara né?
    Gostei da pesquisa, valeu Nano Falcão.
    Beijos Leo, boa semaan

    ResponderExcluir
  71. Leo,
    Saiu la no facebook da Salvat as próximas edições da coleção:
    - Quarteto Fantástico: Inconcebível
    - Guerras Secretas - Parte 2
    - Dinastia M
    - O Espetacular Homem-Aranha: Revelações & Até que as estrelas esfriem

    Sabe me dizer se esse volume do Aranha é bom?
    Abs

    ResponderExcluir
  72. Leo,
    Foi mal, esqueci de dizer:
    - Vingadores Eternamente – Parte I

    Esse ai ta anunciado pra depois do Homem-Aranha: revelações e...
    Abs
    Cara da outra mensagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E Capitão Bretanha do Alan Moore nada,para variar.

      Fernando

      Excluir
  73. Bem,para quem queria Homem Aranha de volta a Marvel conseguiu. Mas bem,acho que nem muda muita coisa,pois até vai aparecer direito,com personalidade igual aos quadrinhos e tal,Mas a Sony ainda vai dar as cartas,portanto senão gostarem da cara do que tentarem fazer,vão vetar e ainda vai ter mi mi mi de fãs revoltados com o filme,provalvelmente.

    ResponderExcluir
  74. "O próprio Gerber notou e apontou as semelhantes gritantes entre o seu pato Howard e o anti-herói Spider Jerusalem, da série Transmetropolitan de Warren Ellis, como ele mostrou na última mini-série que fez pro pato pelo selo Max."


    Oi, Nano.... eu não tinha reparado nisso:

    Mas é interessante saber dessa semelhança/influência entre o pato e o Jerusalém (ainda mais sendo notada pelo próprio Gerber).... Eu tenho a mini do pato pelo selo MAX em scans, e fui dos leitores q mais pentelhou e encheu o saco da Panini (no finado fórum) pra q incluíssem a mini no mix da (tbm finada) revista mensal na época, rs!

    Aliás, foi uma boa série da MAX.... e mto acima da qualidade média geral das porcarias q usavam pra encher linguiça na revista ("Wisom", "Terror Inc", etc). Era bizarro tbm ver o PATO transformado num RATO quase q durante a mini inteira (pra zoarem com o Mickey tbm, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também "pentelhei" muito a Panini pra publicar essa mini na Marvel Max, infelizmente não nos deram ouvido Leo, rsrs.

      Marvel Max começou bem, mas com o tempo se tornou uma decepção pra mim, pois o que menos se publicava ali era material do selo Max. sei que a produção do selo nos EUA era pouca, mas nem isso eles traziam pra cá. Lá pela edição 40 e tantos deixei de comprar, apesar do Justiceiro do Ennis (me contentei só com os scans). Não é a toa que acabou cancelada, uma hora o pessoal cansou dos mix mal-selecionados!

      Excluir
  75. "mas a idéia do Morrison era justamente apontar pra essa característica fundamental da DC, a diversidade, que inclusive é a tonica dessa nova fase da editora a começar depois de convergence)."


    Por sinal.... Eu gostei dessa proposta da DC pra essa "nova" fase:

    Apostar na diversidade de estilos e autores: Talvez isso faça render histórias melhores e mais interessantes do q a mesmice atual. Eu tô botando fé nessa mudança agora!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos erros do relançamento da DC com os novos 52 foi justamente seguir uma fórmula mais parecida com a da Marvel de uma cronologia fortemente interligada, com vários tie-ins entre as revistas. Está certo que foi essa sempre foi a principal estratégia da Marvel e que lhe garantiu a liderança do mercado (vincular todos os gibis entre si, fazendo os leitores comprar o máximo possível deles, sem ter grana pra comprar os da concorrencia), mas a DC não é a Marvel! O que dá certo pra uma necessariamente não dá certo pra outra!

      Da mesma forma que a Marvel deu com os burros na água quando tentou criar algo como a Vertigo (com os selos Max e Icons), o universo DC sempre foi mais diversificado e naturalmente fragmentado. O universo dc em si não é tão atraente quanto o da marvel, seus personagens é que o são. Colocar o Bob Harras de editor chefe pra implantar a "fórmula marvel" na DC foi um erro tremendo.

      Vamos ver se a DC se aceita mais em ser a DC, e volta aos trilhos desta vez. Quanto a Marvel eles estão fazendo sua própria Crise nas infinitas terras, rsrs.

      Excluir
  76. "Eu sempre fiquei encucado com isso, realmente no especial dos inumanos da invasão secreta, em hulk contra o mundo e na guerea dos reis não ha menção ao o que acontece nessa saga, nem mostra como se resolveram as coisas. Achei que havia perdido alguma historia nesse meio..."


    Oi, Alvaro.... blz?

    Hj em dia a Marvel não se importa mais em fazer uns "ajustes" meio abruptos na cronologia mesmo.... Sempre é bom a gente conferir tbm os "pulos" da Panini nessas sagas q se espalham, por diversos títulos (pois algumas explicações acabam rolando em gibis q não são publicados aqui): Não foi o caso nessa questão dos "Inumanos" pelo visto!

    Abs!

    ResponderExcluir
  77. "Tex gigante em cores em promoção"

    Opa.... Pára tudo:

    Excelente dica essa, gustavo.... Vou arrematar os Vol. 2 e 3 q me faltam então (40 pila por cabeça tá um excelente desconto pra esses tijolões de luxo). Recomendo tbm à todos q ainda não compraram tem desde o 1º nesse LINK com desconto)! Valeu mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  78. "Bom dia Leo o site Kickass, foi bloqueado, mas ouvi dizer que ele voltara com outro endereço. Tomara né?"


    Oi, Rute.... tdo bem?

    Pois é, hj eu tava conversando com um amigo meu (q faz restauração de filmes antigos e larga um monte deles pra baixar nesses sites de torrent).... E ele me disse q o "Kickass" deve voltar sim: E q nos próximos dias estarão migrando o conteúdo pra antigo servidor (essas coisas devem ser meio demoradas mesmo, rs)!

    Tomara q volte logo.... pois até meus scans de gibis eu pegava tudo por esse site, hehe (era bom pq tinha uma vasta variedade de filmes e gibis bem raros - q são difíceis de se achar em outros lugares)!

    Beijão, Rute.... e uma ótima semana (e feriadão de carnaval) pra ti tbm!

    ResponderExcluir
  79. "Será q isso é uma boa notícia? Meu medo é pq a Marvel terá q mexer nos seus filmes pra adequarem o Aranha."


    Oi, ZÉ Carlos.... Eu acho q essa foi uma boa notícia sim:

    Embora eu seja um dos defensores da última franquia da Sony (sendo q achei o 1º filme bom e o 2º apenas razoável).... Acho q o "Aranha" é um dos pilares de sustentação do Universo Marvel e prefiro q ele esteja melhor assessorado e inserido no contexto desse universo (junto com os demais heróis). Só fico chateado de terem q mudar o ator, pois o Garfield tava bom no papel e foi o mais próximo q já vimos em tela do Peter Parker clássico dos gibis!

    O cronograma dos outros filmes se ajusta depois.... tbm acho chato ter q esperar mais pelos "Inumanos", mas é importante q o "Aranha" volte aos eixos no cinema!

    Abs!

    ResponderExcluir
  80. "O Espetacular Homem-Aranha: Revelações & Até que as estrelas esfriem"


    E aí..... blz?

    Brigadão mesmo, brother.... pela lista dos próximos lançamentos da Salvat (ainda não tinha visto, e fiquei sabendo graças à vc: valeu mesmo)!!!

    Sobre essa ed. do "Aranha".... É um bom arco de histórias sim, e continua a fase do Straczynski & Romitinha (de onde parou o Vol. 1 da Salvat). É nessa ed. q tem a história onde a Tia May descobre a identidade do Aranha!

    Abs!

    ResponderExcluir
  81. "Vingadores Eternamente – Parte I"


    Opa.... Brigadão por essa dica tbm, brother:

    Aliás, de todos esses próximos lançamentos da Salvat, esse dos "Vingadores Eternamente" é o q mais me interessa.... Essa saga é excelente e altamente recomendável (um verdadeiro passeio turístico pela cronologia dos vingadores)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  82. "Mas a Sony ainda vai dar as cartas,portanto senão gostarem da cara do que tentarem fazer,vão vetar e ainda vai ter mi mi mi de fãs revoltados com o filme,provalvelmente."


    Esses mimimis vão acabar rolando de qq jeito, rs....

    Por melhor q seja um filme da Marvel ou DC.... nunca vi nenhum desses filmes ter a bênção total dos fãs. Eles podem até acertar com o "Aranha" (mesmo com o controle da Sony, acredito q agora haja uma assessoria da Marvel pra corrigir as falhas anteriores - resta saber se os engravatados da Sony terão a humildade de aceitarem críticas e sugestões)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  83. "kkk eu também comprava shazam por isso."


    Oi, Helder.... Todo mundo q eu conheço comprava o gibi do "Shazam" só por causa disso, rs!

    Afinal, não era sempre q uma heroína conhecida ganhava curvas tão generosas (e um uniforme minúsculo). A gente era moleque naquele tempo, então tamos perdoados, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  84. Falaram ai em cima de uma cena ambigua do Maximus e a Medusa e me lembrei de uma que nunca entendi completamente. ou melhor, eu acho q entendi, mas fiquei na duvida se era safadinha asism mesmo na época! kkk

    Numa edição formatinho do Cap America, na fase do John Byrne nos Vingadores Cota oeste, a Wanda tava maligna junto com o Magneto, etc.

    Tem uma cena q ela rasga o peito do Magnum comas unhas e pelo q me lembro, ele meio q olha pra baixo, como se ela estivesse fazendo algo com a rola dele, e ele grita q naoooooo

    Alguem lembra? O q acharam dessa cena? To aqui lendo por cima e acabei de ver q o Byrne teria sido até DEMITIDO do titulo p causa dela!!

    http://4.bp.blogspot.com/-romeanemQ7g/UafB2u_t4PI/AAAAAAAAHgA/000V7djYckE/s1600/wandascratchessimon1.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriano.... blz?

      Nossa, q cena sem-vergonha mesmo, rs.... Eu não sabia dessa cena (devo ter perdido esse formatinho qdo saiu) mas pelo visual da Wanda essa história deve estar (creio eu) no Vol. 2 ou 3 dos "Vingadores da Costa Oeste" (a Panini publicou aqui só o Vol. 1 dessa fase do Byrne)!!!

      Olha só como a Wanda parece "mauzona" na capa do 2º encadernado, rs:

      http://static.comicvine.com/uploads/scale_large/0/1867/1075945-awc_001.jpg

      Abs!

      Excluir
    2. Não, as historias q sairam no encadernado foram da mesma fase, mas anteriores. Esta q falei nunca saiu pela Panini.

      Bom, lendo mais sobre a cena, ela REALMENTE fez sexo oral no Magnum!
      Só q como seria muito chocante, incluiram as marcas de unhas nele (quando ela estava apenas rasgando a roupa dele), incluiram parte do cabelo da Wanda na altura do ombro do Simon (quando na verdade, ja tava era na pica dele...kkk) e em outra página, incluíram uma mão dela com sangue...o q levou aguns leitores a pensarem q ela tinha CASTRADO o Simon..kkkk

      Excluir


  85. É um trabalho competente do Bendis, e incorpora a fase Miller e Bendis e todos os acontecimentos e personagens destas fases. Só não gostei da "situação" da Elektra, já que eu jamais conseguiria ver a personagem neste tipo de vida.

    A aparente "lembrança' de Murdock para com todas as suas ex namoradas também é intrigante! (Isso é ironia minha para não entregar spoilers, quando você ler a revista entenderá do que estou falando!!)

    Gostei muito da última história narrada em forma de texto e com um o acontecimento surpreendente, com uma personagem desconhecida dos leitores.

    No geral dou uma nota 9,0 para este primeiro volume.

    Leo, assisti ao Protetor com Denzel Washington e recomendo! Um puta filme de ação à la anos 80, extremamente violento!

    Depois de 40 anos de quando ele fez Desejo de Matar com Charles Bronson, ele consegue o seu próprio só que agora como protagonista e não coadjuvante!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  86. "Não, as historias q sairam no encadernado foram da mesma fase, mas anteriores. Esta q falei nunca saiu pela Panini."


    Oi, Adriano.... Eu acho q me expressei mal:

    Eu quis dizer q o q saiu aqui foi o 1º arco dessa fase (em "Maiores Clássicos dos Vingadores 2- A Busca pelo Visão).... E q o Vol. 2 (na capa q eu postei no LINK) só importado mesmo (é nesse TP importado q eu "acho" q deve estar essa história da Wanda "acariciando" o Magnum)!

    Seja como for.... ainda tenho esperança de q encadernem o resto dessa fase por aqui (ainda mais com a popularidade q a Wanda deve ter daqui pra frente por causa do 2º filme dos vingadores)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  87. "Leo, assisti ao Protetor com Denzel Washington e recomendo! Um puta filme de ação à la anos 80, extremamente violento!"


    Oi, Elcio..... tdo bem?

    Acho q no seu comentário acima vc esqueceu de mencionar de q gibi estava falando, rs... Mas não se preocupe, cheguei à brilhante dedução de q vc estava falando de "Demolidor - Fim dos Dias" (espero estar certo nessa "dedução", hehe). Seja como for, tenho q acelerar a leitura dessa ed. (assim q chegar nas bancas daqui), pois pretendo postar uma PRÉVIA dela aqui no blog. Bom saber q vc gostou (tô botando fé nessa HQ tbm)!

    Ah, e brigadão mesmo pela dica do filme (Protetor).... Anotei ele na minha lista e vou mandar vir no próximo lote q eu baixar. Parece ser bem o estilo de filme q eu gosto. Aliás, não vá perder aqui no blog a próxima coluna de "Cinema em Casa" (q vai ao ar em pleno carnaval): Selecionei mais uns 10 filmes legais q vi recentemente!

    Abs!

    ResponderExcluir
  88. Oi Leo!

    Metade do texto foi deletado por acidente, e eu nem vi quando enviei a postagem, mas,sua brilhante dedução está correta eu estava falando é de Demolidor Fim dos Dias mesmo que chegou nas bancas de minha cidade ontem, e me surpreendeu por ter chegado "tão cedo" bem antes do programado na Comix por exemplo, que está programado para o dia 28 de fevereiro, e sem uma menção sequer no site da Panini, no caso na seção checklist!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  89. "Metade do texto foi deletado por acidente,"


    Nem me fale Elcio.... Pior fui eu q já deletei uma matéria inteira por acidente aqui no blog, rs:

    Mas te agradeço tbm pelo AVISO de q essa ed. já chegou nas bancas daí.... Pois eu tbm tava me baseando na data de entrega da Comix nesse caso: E agora ficarei mais atento pra qdo aparecer nas bancas daqui. E por falar em lançamentos hj chegou aqui no sul (junto com o "Justiceiro MAX" 2): "Cripta 4" e "Vampirella" (essas eu devo comprar amanhã) - Todas de surpresa tbm (já q eu achava q fossem demorar mais)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  90. Boa Leo,ja tinha feito uma lista assim em casa mas ... Tem muita hq que nao estava nela
    Obg,espero uma proxima lista depois do cerco (nao faço a minima ideia do que ler)
    Ps:A Hq do Homem Aranha Back in Black nao encaixa ai tambem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João. Na leitura complementar, você vai ver que inclui o encadernado "De luxe" de Um Dia a Mais, que inclui Back to Black. Como são dois arcos curtos (um dia a mais tem quatro partes, back to black 5 partes) a marvel lançou os dois num volume só também (além das opções em capa mole com os arcos separados). Na lista eu procurei sempre preferir as edições de luxe já que a panini parece mais inclinada a publicar dessa forma no Brasil.

      Excluir
  91. Acho essas coleções históricas da MArvel um deserviço a este material tão clássico. Tudo picotado...nem estou falando tanto do formato que até acho bacana por ser acessível...mas os cortes...pulos...aleatoriedade.... a única coisa que me vem na cabeça é que a Panini faz isto pra depois vender o mesmo material completo e fazer o leitor comprar duas, três vezes o mesmo material...só pode pois é sucesso na certa

    ResponderExcluir
  92. Sei que muita gente nem gosta muito do Morrison.Mas comprei a importada do "Zenith" dele que saia na 2000 AD e fiquei impressionado com o tamanho e a qualidade do TP.Dá até vergonha de ter os quadrinhos lançados pela editora aqui no Brasil que não recordo o nome agora.A qualidade impressiona,mesmo sendo em Preto e Branco,com pouca colorização em algumas páginas.E ainda vai ser lançado a quarta parte que nem saiu aqui no Brasil.E lembro que tinha alguma coisa que o Morrison,para variar tinha brigado com a 2000AD pelo relançamento.Mas muita coisa que ele experimenta em outras histórias dele,tiveram o embrião na saga de Zenith.

    Fernando

    ResponderExcluir
  93. "E Capitão Bretanha do Alan Moore nada,para variar."


    Oi, Fernando.... Ainda tem tempo de sair, a coleção acaba só em dezembro:

    Mas te confesso q a cada vez q anunciam novos encadernados da Salvat, fico com menos esperanças de q o "Cap. Britânia" do Moore esteja entre eles!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  94. "Marvel Max começou bem, mas com o tempo se tornou uma decepção pra mim, pois o que menos se publicava ali era material do selo Max."


    A Panini não dava ouvidos à nenhum leitor qdo o assunto era "Marvel MAX", rs....

    Ainda lembro q nas enquetes do finado "Fórum Panini" a galera votava bastante e as séries REALMENTE do selo MAX ("Howard", "Eternos", "Billy Blue", etc) nunca eram selecionadas (por mais pedidos q tivessem até nas seções de cartas da revista).... Preferiam publicar séries menos "polêmicas" e/ou de outros selos (Viúva Negra, Tiros na Noite, Heróis Sem Poderes, 1985, etc). Chato mesmo foi qdo começaram a sobrecarregar a revista com "ZUMBIS": Eles ganhavam quase todas as capas e seguiam publicando à exaustão mesmo qdo a "piada" já tinha perdido a graça. Tbm não adiantava NADA a enxurrada de reclamações de gente pedindo q dessem ao menos "um tempo" com os zumbis... Acabou q os leitores mesmo encham o saco e abandonavam a revista por conta própria!

    Eu ainda segui até o fim (nº 81).... mas era só por causa do "Justiceiro" do Ennis mesmo (e pelo "Esquadrão Supremo" - se bem q esse já tinha sido abandonado pela própria Marvel). Eu tinha um plano de parar com a revista assim q acabasse a fase Ennis no justiceiro: Mas a Panini deve ter sacado q mta gente faria o mesmo e cancelou a revista com a última história do Ennis, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  95. "mas a DC não é a Marvel! O que dá certo pra uma necessariamente não dá certo pra outra!"


    Bem nessas.... É incrível como as 2 editoras ERRAM feio justamente tentando imitar uma à outra:

    O melhor exemplo é esse q vc citou: "MAX Vs. Vertigo".... A Marvel fracassou miseravelmente tentando criar sua própria "Vertigo" e na época ainda se gabava por usar seus principais personagens no selo (ao contrário da rival): E até isso foi "propaganda enganosa", pois a gente esperava ver histórias "adultas" com o "Aranha", "Cap. América", "Vingadores", etc... e tirando raros exemplos ("Justiceiro" e "Thor - Vikings") a maioria eram personagens de 3º escalão pra baixo. E mesmo assim, não tinham peito de ir mto além mesmo com a "restolhada": A "Shanna" (do Frank Cho) q teria cenas de nudez e tal, no fim das contas foi rebaixada do selo MAX pra um mais "light" (sem nudez)!

    Enfim.... parece q as 2 editoras não sabem aproveitar direito o q cada uma possui de melhor: acabam metendo os pés pelas mãos ao tentarem seguir os passos uma da outra!

    Abs!

    ResponderExcluir
  96. "Obg,espero uma proxima lista depois do cerco (nao faço a minima ideia do que ler) Ps:A Hq do Homem Aranha Back in Black nao encaixa ai tambem ? "


    E aí, Joao Victor.... blz?

    Sim, eu vou falar com o Nano Falcão sobre a possibilidade de se fazer uma lista assim tbm com a fase clássica dos vingadores.... e outra com a fase posterior ao "Cerco" (se bem q pra isso, eu acho q seria bom esperarmos primeiro pra ver as repercussões da nova "Secret Wars": Pra poder incluí-la na postagem - caso essa saga seja um "encerramento" da fase pós "Nova Marvel")!

    Qto à sua dúvida do "Aranha".... Sim, essa série "Back in Black" (esqueci a tradução no Brasil) foi incluída na lista acima como "Leitura Complementar" (tá junta com "Um Dia a Mais")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  97. "Acho essas coleções históricas da MArvel um deserviço a este material tão clássico. Tudo picotado..."


    Oi, Fábio.... blz?

    Sim, eu sou contra tbm essas "seleções" de material clássico fora de ordem e com cortes e pulos (pra espremerem sagas grandes em um limite de apenas 164 pág)!

    O ideal seria manterem um formato econômico mas uma ordem cronológica (ou o mais perto disso possível).... Porém, o futuro é incerto e nada garante q um dia esse material seja republicado na ordem (na dúvida, eu prefiro não arriscar)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  98. "Sei que muita gente nem gosta muito do Morrison.Mas comprei a importada do "Zenith" dele que saia na 2000 AD e fiquei impressionado com o tamanho e a qualidade do TP."


    E aí, Fernando.... blz?

    A editora q lançou o "Zenith" aqui era a Pandora (e deixei de comprar na época pq a impressão era mto xexelênta mesmo, rs - pág. esbranquiçadas e nem completaram a série)!

    Se um dia a Mythos relançar esse material no Brasil (de forma decente).... Sem dúvida q comprarei sem pestanejar, pois já li os scans e achei um dos melhores trabalhos do Morrison. Eu gosto desse escritor, só acho ele meio irregular (acerta bonito e erra feio nas mesmas proporções): Mas "Zenith" é um de seus melhores trabalhos (junto com os igualmente excelentes: "Invisíveis", "Marvel Boy", "Homem-Animal", etc)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  99. "Nossa cara a sua idéia era ótima,nem pensei nesta possibilidade.Bem que a Marvel podia ter feito isso mesmo.Eu também não engulo a ressurreição do Duende verde também"


    Pois é, Fernando....

    Qdo a Marvel anunciou q a proposta da "invasão" seria arrumar as maiores cagadas da cronologia.... Eu jurava q a iriam aproveitar a deixa pra desfazer toda a merda relacionada à "Saga do Clone" (incluindo a ressurreição do Norman)!

    Infelizmente, foi tudo fogo de palha.... e no fim das contas a "invasão" não teve mta serventia (e nem agradou tanto qdo se esperava)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  100. Parabéns pelo ótimo guia!
    Estou usando ele para me guiar. Atualmente estou fazendo esta coleção da Salvat, mas já adquiri alguns encadernados para completar alguns pontos que a coleção não cobre e me interessaram.
    Pintou uma pequena dúvida: No guia fala que X-Men: Superdotados/Perigoso e o HF: Extremis são pós Vingadores: Queda, mas nestas duas histórias os Vingadores são citados, na do HF inclusive ele fala que se acontecer algo com ele os Vingadores deveriam ser chamados. Será que cronologicamente estas histórias entram de fato pós Queda dos Vingadores?

    Obrigado pela atenção e mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dan.... Tdo bem?

      Valeu mesmo por ter curtido esse "guia".... Espero q vc aprecie tbm outras postagens desse tipo q estão em desenvolvimento no momento, rs!

      Sobre a sua dúvida.... Sim, o "guia" está correto e foi minuciosamente organizado em ordem cronológica. O q acontece, é q essa "queda" não durou mto tempo e logo em seguida a equipe q "tombou" foi substituída por outra: Os "Novos Vingadores"!

      Abs!

      Excluir
  101. "A Batalha do Ragnarok" é de 2004 e é prólogo de "A Queda". Por que a leitura do primeiro vem depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "Ragnarok" é um Tie-in da "Queda".... Só a 1º ed. do "ragnarok" é um "prólogo" (feito como chamariz pra "queda"): As 2 séries transcorreram ao mesmo tempo depois disso, sendo a "queda" o "prato principal"!

      Se vc fosse ler as histórias em separado (por fascículos) o melhor seria começar pelo nº 1 do "ragnarok" (q é o prólogo).... Mas a divisão do "guia" foi feita por arcos fechados (como se fossem encadernados) e sendo assim: O melhor é começar pela "queda" mesmo!

      Abs!

      Excluir
  102. Olá Léo! Antes de mais nada, parabens pelo site! Léo, eu leio Hq a muitos anos, sou da época do formatinho da editora abril rs, Ultimamente eu retomei as leituras via scans, acompanho em diversos blogs.. porém acho um pouco complicado leitores novatos começarem a ler em certo ponto, pois os blogs postam os arcos, porém não postam qual arco vem depois de qual. Eu consegui me organizar 100% com essa lista que vc fez. E se não for pedir muito, onde eu consigo a ordem das sagas após o Cerco? eu li algumas sagas recentes, como Eixo, O Vortice Negro e Pecado original, porém ainda estou meio perdido.. grande abraço e muito obrigado pelo site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Rishis.... blz?

      Valeu mesmo por ter curtido a matéria.... E obrigado tbm por estar acompanhando o blog!

      Fico feliz q este "guia" tenha te ajudado a organizar melhor suas leituras dos "Vingadores".... Mas qto ao q veio após o "Cerco", podemos citar entre as sagas mais relevantes (envolvendo a equipe): "A Essência do Medo" e o crossover: "Vingadores Vs. X-Men". Em seguida a Marvel fez esse pseudo-reboot chamado: "Nova Marvel" (e uma nova fase se reiniciou pros "Vingadores". Futuramente, deverão rolar outros "Guias de Leitura" aqui no blog (de outras HQs e até uma sequência deste - justamente com essas sagas q vieram depois do "Cerco")!

      Abs!

      Excluir
  103. Bom dia Leo!
    Comecei a ler hqs recentemente. Comprei aleatoriamente a Os Novos Vingadores: Revolução e curti bastante. Fui atrás da Guerra Civil, comprei, li e também gostei muito. Em busca da ordem cronológica, encontrei seu blog aqui. Já comprei as edições:
    Vingadores - A Queda
    Capitão América - Soldado Invernal
    Surpreendentes X-men - Surpedotados
    Wolverine - Inimigo do Estado
    Homem de Ferro - Extremis
    Guerras Secretas
    Os Novos Vingadores - Motim
    Dinastia M
    [FALTA] Capitão América - A Ameaça Vermelha
    X-Men Genesis Mortal
    Conforme a ordem cronológica daqui, estou apenas aguardando-as chegarem para começar a ler. Gostaria de saber, só uma confirmação, se estou fazendo o certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniel.... Tdo bem?

      Fico feliz por vc ter encontrado o blog a partir dessa postagem.... Seja bem-vindo, e participe mais vezes tbm!

      Qto à sua coleção.... Sim, acho q vc tá certo em buscar uma certa sequência cronológica: Assim, vc irá apreciar melhor a leitura de cada novo arco ou saga q adquirir (ainda mais q boa parte desses eventos se emendam e fazem referências uns aos outros). Sorte sua tbm estar encontrando essas ed. à venda (mtas delas já são difíceis de achar por aí, rs)!

      Abs!

      Excluir
  104. Parabens pelo guia, e pelo site em si! faz tempo que estava procurando um guia assim pra eu poder ler tudo certinho e tal. muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos com a gnt. eu gostaria de fazer algumas perguntas se puder me ajudar a tirar algumas duvidas.

    1° depois que eu terminar esse guia eu pretendo ler vingadores vs x-men e depois começar a nova marvel. esta certo essa ordem que pretendo?

    2°poderia me passar algo parecido com esse guia, sobre os novos 52? pq to meio perdido como é a cronologia nova da dc. se puder me ajudar ficarei muito grato.

    3° poderia me indicar um guia, ou revistas que sejam necessarias para entender e começar a ler, guardioes da galaxia e inumanos


    desde ja agradeço fico no aguardo se puder me ajudar. e novamente parabens pelo site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, gee stark.... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido o guia e tbm o blog em si.... Seja sempre bem-vindo! Vou tentar responder suas dúvidas então:

      1) Sim, essa ordem tá certa.... 1º vem o crossover das 2 equipes e em seguida começa a "Nova Marvel!!!

      2) Sobre os "Novos 52".... Eu posso te indicar sim um guia bastante útil da própria Wikipédia (q lista as principais séries relacionadas com cada núcleo da DC). O LINK é este: http://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Novos_52

      3) E dos "Guardiões da Galáxia".... Te recomendo uma matéria q eu fiz aqui pro blog na época do FILME (contando a trajetória da equipe e as principais fases nas HQs) neste LINK: http://submundo-hq.blogspot.com.br/2014/08/guardioes-da-galaxia-materia-especial-o.html

      Só vou ficar te devendo a dos "Inumanos" (mas anotei a sugestão e pretendo produzir algo sobre eles tbm)....

      Abs!

      Excluir
  105. Bom dia Leo!
    Sabe me dizer em quais edições brasileiras (que eu possa comprar) eu encontro a Batalha do Ragnarok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Daniel.... blz?

      Sim, anote aí: "Poderosos Vingadores" (Panini) nº 22 a 26.... Boa sorte nas buscas!

      Abs!

      Excluir
  106. Boa tarde Leo

    Muito top mesmo essa sua relação fera, parabéns mesmo pelo trabalho feito aqui...
    Bom vamos ao que interessa rsrsrs
    Já li todas essas sagas, depois delas li O Cerco, A Essência do Medo, Vingadores VS X-Men que foi a última saga que li, já estou buscando novos conteúdos para ficar atualizado e já comprei:

    * Era de Ultron (encadernado, historia fora da dimensão 616)
    * Assenção de Thanos (Thanos Rising, encadernado que já li)
    * Infinito (06 edições)
    * Inumanidade (achei somente 02 edições)
    * Pecado Original que vai começar a ser publicada no Brasil a partir desse mês de junho (09 edições)

    Gostaria de saber de você se está cronologia está correta a se seguir.
    Obvio tirando o encadernado de A Era de Ultron e Thanos Rising que são historias a parte.
    Obrigado desde já, fico no aguardo de sua reposta
    Atenciosamente Rubens Malossi Jr
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rubens.... Tdo bem?

      Brigadão mesmo por ter curtido esse "guia" (cortesia do Nano Falcão).... Espero q vc aprecie tbm outras listas nos moldes desta q estão sendo produzidas aqui pra irem ao ar em breve (tem "4F" e "Demolidor" na fila, rs)!

      E sim.... a ordem q vc postou acima tá correta, e inclusive: "Pecado Original" já começa este mês com uma ed. especial (e depois dessa, é só esperar a NOVA "Guerra Secreta" - q vai mudar/zerar a cronologia da Marvel)!

      Abs!

      Excluir
  107. Vou seguir esse guia, de certa forma parece um guia do universo marvel como um todo.
    Obrigado, ótimo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ricardo.... Tdo bem?

      Eu é q agradeço por vc ter curtido esta postagem e o blog em geral.... Apareça e participe mais vezes qdo puder, blz?

      Abs!

      Excluir
  108. Boa tarde Leo

    Não canso de falar que este guia é muito top mesmo...
    Minha questão dessa vez é a seguinte:

    Vigadores / A Era Heróica começou a ser publicada no Brasil na edição de n°91, você sabe até qual numeração ela chegou ao seu fim?

    Obrigado desde já, fico no aguardo de sua reposta
    Atenciosamente Rubens Malossi Jr
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Rubens.... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido este "Guia" (tô preparando um do "4F" pra breve - espero q vc curta tbm).... Sobre a sua dúvida: A "Era Heróica" foi até o nº 96 dos "Vingadores", mas se espalhou por várias outras revistas tbm. No LINK abaixo tem as capas de todas elas (vale a pena uma conferida):

      http://www.guiadosquadrinhos.com/gibis-com-arco/a-era-heroica/1910

      Abs!

      Excluir
  109. Gente uma dúvida. Tudo que está nesta cronologia tem um encadernado que ja saiu ou esta pra sair ou eu tenho que correr atrás das HQS? E minha outra dúvida é: Os Encadernados são nada mais nada menos que a saga completa? Tenho essa dúvida pq comprei Dinastia M da Salvat e o encadernado não conta a saga em si, mas, o Mercúrio tentando resgatar seus poderes, sou novo e estou bem em dúvida... Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno.... Tdo bem?

      Eu diria q metade de todas as sagas listadas aí já saíram encadernadas (entre Panini e Salvat).... Mas o resto, só peneirando nas mensais (em sebos e lojas virtuais)!

      Pra saber exatamente em q revistas foram publicadas essas sagas (e as q já foram encadernadas) te recomendo a pesquisa (por título e nome das sagas) neste site: www.guiadosquadrinhos.com

      Sobre uma saga ser "COMPLETA".... Isso é relativo, pois todas elas deixam ganchos q continuam em outras revistas ou sagas: Toda a cronologia marvel é interligada de alguma forma e se espalha por diversas revistas (isso não tem jeito, rs)!

      Abs!

      Excluir
    2. Olá Bruno,

      Segue abaixo a lista na qual eu segui para chegar onde estão as publicações atuais da Marvel / PANINI no Brasil, se baseando fortemente na equipe dos Vingadores, por que o restante você vai se interessando conforme o seu gosto e ai sim vai procurar especificações mais detalhadas de cada herói, vilão ou equipe:

      OS VINGADORES - QUEDA (ENCADERNADO)
      GUERRA SECRETA (ENCADERNADO)
      OS NOVOS VINGADORES - MOTIM (ENCADERNADO)
      DINASTIA M (ENCADERNADO)
      OS NOVOS VINGADORES - GUERRA CIVIL (ENCADERNADO)
      GUERRA CIVIL (ENCADERNADO)
      OS NOVOS VINGADORES - REVOLUÇÃO (ENCADERNADO)
      INVASÃO SECRETA (ENCADERNADO)
      OS NOVOS VINGADORES - INVASÃO SECRETA (ENCADERNADO)
      VINGADORES SOMBRIOS - REINADO SOMBRIO (ENCADERNADO)
      O CERCO (05 EDIÇÕES)
      A ESSENCIA DO MEDO (13 EDIÇÕES)
      VINGADORES VS X-MEN (08 EDIÇÕES)
      ERA DE ULTRON (ENCADERNADO)
      ASSENÇÃO DE THANOS (ENCADERNADO)
      INFINITO (06 EDIÇÕES / LER JUNTO VINGADORA N°8 AO N°15)
      INUMANIDADE (02 EDIÇÕES / UNIVERSO MARVEL 17 E 18)
      PECADO ORIGINAL (ESTÁ SAINDO AGORA NO BRASIL EM 05 EDIÇÕES)
      EIXO
      GUERRAS SECRETAS (SAINDO NOS EUA, ONDE IRÁ ZERAR O UNIVERSO MARVEL)

      Eu comecei a ler na realidade por causa do terceiro filme que vai sair do Capitão América - Guerra Civil (encadernado de qualidade fina, fodástico) no início desse ano, mas como eu leio todo dia e devoro informações já estou por dentro de varias histórias sem contar que desde o começo do ano compro todas as mensais e tudo que sai, mas pra você ficar bem situado no universo Marvel é somente ler praticamente essa lista que já vai te ajudar muito.
      Grande abraço, espero ter ajudado um pouco...

      Rubens Malossi Jr

      Excluir
  110. Léo e Mano Falcão, parabéns pelo trabalho excelente nesse post!!!

    Brothers, será q vcs podem fazer mais guias assim?!?! Gostaria mto de ver uma com as fases pôs cerco até pecado original ou guerras secretas, ainda mais porque a Panini está começando a publicar os encadernados da Nova Marvel e um guia assim iria ajudar mto os leitores!

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Daniel.... blz?

      Valeu por ter curtido a postagem.... E sim, a ideia é termos maios "guias" q nem esse aqui no blog: Mas com outros personagens e equipes tbm!

      Já fiz um assim pra "Star Wars" e outro pro" Demolidor" (fase Bendis).... E a partir do ano q vem, os "guias" serão mais frequentes por aqui (embora a demora pra produção deles seja devido ao extenso tempo de pesquisa pra cronologia de cada série)!

      Abs!

      Excluir
  111. Leo, bom dia!

    Estou bem e você?

    Lhe agradeço mto pela resposta!

    Queria saber se vc pode me indicar as leituras q devem ser feito pro hulk entre a queda e o planeta hulk? E dos inumanos pra esse fase até o cerco o podemos ler?

    Outra coisa q gostaria de saber é qual a sua expectativa da panini lançar mais encardenados deluxe desse periodo, o q vc acha ou espera que vem por ai?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniel.... blz?

      Do "Hulk" eu recomendaria só o "Planeta" mesmo e o q veio depois: "Hulk Contra o Mundo".... Pois essas vc encontra fácil pela Salvat. O resto q veio antes só vale a pena se vc realmente já acompanhava a revista de linha (pois é material mto interligado e q só saiu em revistas mix por aqui)!

      Os "Inumanos" não tiveram mta coisa publicada aqui nesse período.... E o destaque ficaria mesmo com a saga "Guerra dos Reis" (q saiu num "Marvel Apresenta"!

      Sobre futuros lançamentos Deluxe... Sim, pro ano q vem teremos mais coisa, e cada novo lançamento ou relançamento eu estarei divulgando e comentando nas colunas tradicionais de notícias aqui do blog (por enquanto só sei da conclusão do "capitão" do Brubaker e de mais "Vingadores")!

      Abs!

      Excluir
    2. Na verdade, foi "Guerra Silenciosa" que saiu num Marvel Apresenta, e segue os eventos de Dinastia M.

      "Guerra dos Reis" é continuação de "Imperador Vulcano" e saiu em minissérie. Perdi, não li e até cogito correr atrás dos números atrasados.

      Excluir
    3. Isso.... Valeu mesmo pela correção, SEMI:

      Vc tem razão... Não sei pq, mas sempre acabo confundindo os nomes dessas 2 sagas ("Guerra de Reis" e "Guerra Silenciosa"): Deve ser a senilidade chegando, rs!

      Abs!

      Excluir
  112. onde posso encaixar vingadores vs. x men pois acho que talvez seja importante na historia do x men onde posso encaixa -lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eduardo... blz?

      Essa dos "Vingadores Vs. X-Men" foi publicada pouco tempo depois do "Cerco" (tipo uns 2 anos depois) só q não é tão importante assim, pois em seguida a Marvel fez um reboot (chamado: "Nova Marvel" - q é a cronologia atual) e zerou todas as revistas!

      Já os "Supremos"... não se encaixam em parte nenhuma da cronologia oficial, pois eles pertencem ao universo "Ultimate"!

      Abs!

      Excluir
    2. entao me explica uma coisa eu posso pegar estas da nova marvel e começar a ler que eu irei intender? e tipo existem os deluxe da panini como por exemplo era de ultron eles eu posso ler tipo qualquer um sem ssi precupar com a cronologia?

      Excluir
    3. Sim, todos os encadernados da "Nova Marvel" foram feitos pra serem lidos sem precisar de nada q veio antes (a Marvel já fez esse reboot pensando nos novos leitores)!

      Mas os encadernados com o selo "Deluxe" ainda fazem parte da cronologia "antiga" e esse do "Ultron" eu não recomendaria por conta disso: é mto interligado com a cronologia anterior da Marvel (e a leitura poderá ser bastante confusa - ainda mais q o encadernado pega só a mini-série principal e deixou de fora várias histórias das revistas mensais q ajudavam a entender melhor)!

      Abs!

      Excluir
  113. Olá, amigos! Excelente guia vocês fizeram. Uma dúvida, porém. THOR: A BATALHA DO RAGNAROK citada no começo da postagem saiu no Brasil? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo por ter curtido o guia, João Paulo...

      Qto à sua dúvida: Sim, essa saga do "Ragnarok" saiu na mensal dos "Vingadores" (na época da "queda") e será republicada agora em 2016 pela Salvat (na coleção de capa-vermelha)!

      Abs!

      Excluir
  114. Boa tarde Leo
    Os encadernados:
    * Os Poderosos Vingadores - A Iniciativa Ultron
    * Os Novos Vingadores - A Busca Pelo Mago Supremo
    Se encaixam onde nessa linha cronológica acima?
    Grato desde já.
    Rubens Malossi Jr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rubens... blz?

      Os "Poderosos Vingadores" (A Iniciativa Ultron) se passa logo APÓS a "Guerra Civil" e ANTES de "Hulk Contra o Mundo" e "Invasão Secreta"!

      Já "A Busca Pelo Mago Supremo"... Se passa logo APÓS a "Invasão Secreta" e DURANTE o "Reinado Sombrio"!

      Abs!

      Excluir
  115. Muito bom sua lista, to começando agora e tava montando a cronologia pra ler direito, claro que a partir de 2000, tudo não da!!
    Me tira uma duvida, sempre achei que guerra secreta era antes da queda, é isso mesmo? a queda vem antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Xand... Obrigado por ter curtido essa listagem de sagas e arcos dos "Vingadores"!

      E respondendo a sua dúvida: Sim, a "Guerra Secreta" (do Bendis) vem depois da "Queda"... O "Guia de Leitura" foi elaborado em sequência cronológica dos eventos!

      Abs!

      Excluir
  116. po seria muito bom se pudesse fazer um guia desses da nova marvel, até o fim de guerras secretas, po seria fantasticos, descobri sagas aqui que eu nem sabia que existia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia é boa, Xand...

      E teremos outros "guias" desse tipo aqui no blog tbm (q já estão em fase de produção). Só q um "guia" desse porte é um trabalho q exige mta pesquisa (durante madrugadas a fio) e leitura incessante de sagas inteiras (pra serem catalogadas e listadas em ordem cronológica): Leva uns bons meses pra se produzir algo assim, rs (atualmente tô fazendo um pro "4F" e outros pros "X-Men" e "Deadpool")!

      Abs!

      Excluir
  117. Tenho uma dúvida, tem algumas sagas na lista que o autor do post colocou apenas os titulos principais, exemplo: guerra civil (7 edições só). Minha duvida é quanto a isso, vale a pena ler todas as mais de 50 edições de Dinastia M ou só o arco principal de 7 edições? A iniciativa que envolve 90 hq's e invasão secreta são muitas também, vale a pena ler todos os arcos completos ou só as hqs principais de cada arco??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jasser... blz?

      Se vc gostar MUITO da saga eu acho q vale a pena ler todas as edições interligadas, pois nessas mega-sagas a trama principal não desenvolve direito todos os plots. Mas pro entendimento básico da história a saga principal já basta!

      Por exemplo: Se vc ler o encadernado da "Guerra Civil", vai entender tudo q rolar ali... Porém, em determinada cena o "Aranha" tira a máscara e revela sua identidade em público (os efeitos disso na vida do herói e a repercussão entre seus amigos e parentes, vc só verá nas ed. interligadas)!

      Abs!

      Excluir
  118. Gostei muito da publicação, me ajudou bastante! Umas das últimas hqs que li foi A Cruzada das Crianças, além de ser ótima tem dois dos meus personagens preferidos da Marvel, Wiccano e Feiticeira Escarlate. Seria legal se você conseguisse adicioná-la à essa lista. Valeu! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo por ter curtido a postagem, Vinicius... Mas a "Cruzada" é uma saga q se passa cronologicamente após o "Cerco", e portanto: não teria como encaixar neste guia (q vai só até o cerco)!

      Mas futuramente pode ser q este "guia" tenha uma sequência cobrindo fases posteriores ao cerco (aí sim, a "cruzada" entraria na lista)!

      Abs!

      Excluir
  119. Cara parabéns pelo post.
    Fiquei cerca de 15 anos sem ler Marvel e comecei a ler pela coleção da Salvat, mas ela deixou muitos buracos.
    Estou relendo tudo, seguindo esse guia, e estou tendo um entendimento muito melhor.
    por favor, seria possível fazer um guia desses partindo de "O Cerco" e indo até "Vingadores Vs. Xmen", quando começa a nova Marvel?
    Desde já deixo meu agradecimento e meu abraço a todos que participaram dessa lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo... Tdo bem?

      Brigadão mesmo por ter curtido esta postagem... Fico feliz q ela tenha servido pra te ajudar na leitura ou releitura da cronologia dos "Vingadores"!

      E te agradeço tbm pela sugestão de uma sequência desta matéria... No momento, estou trabalhando na elaboração de "Guias de Leitura" pra outras séries (X-Men, 4F, e Deadpool): Mas gostei da sua ideia e acho q seria válido tbm (de repente) uma matéria prequel desta: com um guia de tudo q rolou com os "Vingadores" antes da "queda"! Valeu mesmo!

      Abs!

      Excluir
  120. Bom Dia Pessoal,

    Quero começar a ler as HQ's da Marvel (Vingadores, homem-aranha, capitão américa,etc..)
    Alguém teria como me dar uma ajuda?
    Como posso começar?
    Onde posso comprar?
    Estou perdidinho, estou fazendo uma grande pesquisa antes de começar a comprar, pois tenho medo de começar a ler em uma cronologia errada.

    Esse gui de leitura dos vingadores postado aqui, se eu começar a ler pela sequência dada, eu fico perdido?
    Estou bastante confuso em relação a isso tudo.

    Agradeço a ajuda!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ruan... Tdo bem?

      Acho q antes de começar a investir em HQs, é preciso vc definir q estilo te agradaria mais na própria Marvel: Histórias mais clássicas (anos 60 a 80) ou mais recentes (de 2000 pra cá)? Ou q tipos de personagens te agradam mais na editora? Essas questões são importantes até pra eu poder te indicar alguma coisa boa pra ler, já q o estilo de história muda mto conforme a época em q foi produzida e se eu te indicar um material mto antigo ou mto atual vc poderá não curtir tanto!

      Mas tenho uma certeza em tudo isso: Os encadernados ainda são a melhor alternativa pra quem estiver começando... Sagas completas numa mesma edição (e de preferência por um valor mais econômico) são a melhor forma de começar qq coleção!

      As "Coleções Históricas" (os "Vingadores" já tiveram 8 Vol. delas) e edições da Salvat (capa-preta e capa-vermelha) tem trazido alguma sdas melhores sagas e histórias da equipe em edições fechadas (completas). Vale a pena acompanhar as postagens recentes q tenho feito sobre os últimos lançamentos (sempre indico as melhores opções no mercado) e posso ir te orientando sobre as edições q mais valem a pena serem lidas!

      Seguir uma ordem correta é mto difícil, pois nem todas as sagas listadas neste "guia" estão disponíveis (mtas já estão esgotadas e aguardando republicação)... O ideal é ir procurando aos poucos o q tem de melhor nas bancas. Vc poderia começar, por exemplo, com a própria saga: "Vingadores - A Queda" ou "Guerra Civil" (ambas saíram na Salvat capa-preta)!

      Onde comprar? Te recomendo o site da Amazon ou Livraria Cultura (a cultura tem boa parte do acervo da Salvat)!

      Espero ter ajudado, e te convido a participar tbm de debates em outras postagens (pode perguntar e tirar qq dúvida q eu sempre ajudarei no q puder, blz)?

      Abs!

      Excluir
  121. Boa tarde amigo.
    Sei que esse post é bem antigo, mas estou entrando na vida quadrinho comprando os livros e estou usando essa lista como base pra comprar os livros... reparei que tem alguns livros novos que não estão nessa lista e vários que não consigo achar mais.
    Então como é um dos post mais acessados do seu blog, gostaria de pedir se for possível, fazer uma atualização, talvez informando quais tem encarnações de capa-dura e qual editora, pois reparei que tem alguns que não tem em capa-dura, principalmente os dos X-MEN.
    Desde já agradeço se for possível... acho que muita gente vai gostar, principalmente a galera que está começando agora como eu.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcus... tdo bem?

      Esta matéria é de 2015 e foi feita por um colaborador do blog q não aparece mais faz tempo (nem sei por onde ele anda)... O q eu posso fazer é reescrever um dia uma nova postagem baseada nesta e com atualizações de informações (tipo o formato das sagas e arcos listados na postagem)!

      Vamos ver... pois ando pensando mesmo em retomar os "guias de leitura" aqui no blog abrangendo outros personagens e atualizando este dos vingadores tbm: mas seria uma NOVA matéria!

      Abs!

      Excluir
    2. Se serve de consolo, no que diz respeito aos X-Men muita coisa mudou.

      Além de Novos (Morrison) e Surpreendentes (Whedon), acho que nada mais foi encadernado. Só a partir da Nova Marvel mesmo (Bendis).

      E tem coisa boa... Complexo de Messias e Segundo Advento são excelentes!

      Excluir
  122. Boa tarde, passo aqui para parabenizar pelo blog e reforçar o pedido de atualização dessa fantástica lista. Muito material Deluxe e Salvate no mercado. Se fosse possível discriminar onde achar determinados títulos seria muito interessante. Sem dúvida você teria uma atualização de novos acessos.

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Allan... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido esta postagem... e mto obrigado tbm pela sugestão de atualização!

      Este "guia" foi elaborado há anos atrás por um colaborador do blog q anda sumido... Mas vou pensar seriamente mesmo em fazer um upgrade nesta postagem, já q ela continua sendo bastante visualizada e como vc mesmo disse: Mtos encadernados novos surgiram de lá pra cá (e q merecem ser incluídos nessa lista)!

      Valeu mesmo...

      Abs!

      Excluir
  123. Nunca li HQs da marvel,estava afim de começar, n sei por onde começar,seria uma boa a começar ler por esses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, lucas... blz?

      Bem, começar em um novo universo ou gênero de HQs é sempre uma parte complicada, pois exige q se comece de um ponto inicial q seja de simples entendimento (sem mtos vínculos ou complexidades com a cronologia) e ao mesmo tempo q seja um material de boa qualidade (q incentive o leitor a continuar lendo)!

      Assim, eu recomendaria antes algo mais clássico e tradicional da Marvel... De "Vingadores", por exemplo, temos nas lojas atualmente: "Desafio Infinito" (q tem contra si o preço de capa acima de 100 reais, mas é uma boa saga q envolve TODOS os heróis Marvel) e "A Saga de Korvac" (este pela Salvat q custa 40 pila e traz uma saga completa e fechada mto boa com os "Vingadores")!

      Acho q é melhor e mais recomendável vc começar por essas sagas mais famosas e tradicionais e sempre selecionando histórias completas (fica mais fácil pra absorver e entender as tramas)! Te recomendo uma pesquisa na minha lista de "TOP 100 HQs de Todos os Tempos" (onde listei minhas 100 favoritas de diversos gêneros: foi uma série de 10 postagens aqui no blog)!

      Abs!

      Excluir
  124. Boa Tarde Léo..
    Parabéns pelo blog, informação de alta qualidade.
    Pode me ajudar com o guia da nova marvel?
    A ordem das publicações da Panini acompanha a ordem cronológica das histórias?
    Aqui tem um guia das publicações

    https://www.planetagibi.com.br/2016/06/guia-planeta-gibi-colecao-nova-marvel.html

    No caso dos x-men (Fabulosos, Novissimos e XMen) já tenho todas.
    Dos Vingadores e Novos Vingadores faltam pelo menos 4
    Pretendo adquirir as publicações dos Guardiões da Galaxia também.
    Resumindo, posso ler conforme a ordem de publicação?
    abrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde... Tdo bem?

      Obrigado por estar curtindo o blog e seja sempre bem-vindo, blz?

      Qto aos guias de leitura... A Panini tem lançado a fase Nova Marvel na ordem sim, mas por cada série individual: Ou seja, se vc pegar uma série tipo "X-Men", as edições DESSA série estarão na ordem ("X-Men" Vol. 1, Vol. 2, Vol. 3, etc). Porém, não significa q na cronologia geral os "X-men" da Nova Marvel tenham saído antes dos "Guardiões da Galáxia", por exemplo!

      Assim, o ideal é vc escolher uma série principal do seu agrado e ler ela desde o Vol. 1 (sem se importar com as outras séries - q podem ter surgido antes ou depois). Cada série tá sendo tratada pela Panini como algo individual na ordem de lançamentos de encadernados!

      Abs!

      Excluir
    2. Só atenção que as duas séries de X-Men (Novíssimos e Fabulosos) são publicadas em conjunto em "A Batalha do Átomo" e depois seguem novamente separadas.

      Também tem um cross dos X-Novinhos com os Guardiões da Galáxia publicados numa edição conjunta (O Julgamento de Jean Grey).

      Excluir
  125. cara,quem fez isso merece o mundo, na moral. muito obrigado. essa lista serve até os dias de hj?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Essa lista é bastante providencial mesmo, até pra mim, rs... E sim, ainda serve pros dias de hj (talvez com alguns pequenos ajustes pra incluir mais uma coisa ou outra q tenha sido encadernada de lá pra cá)!

      Abs!

      Excluir
  126. Boa tarde!
    Por acaso o ítem "11) X-MEN: GÊNESE MORTAL" seria o "SALVAT Livro Graphic Novels Marvel Ed. 111 - Os Fabulosos X-Men - Segunda Gênese"?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, DANIEL... tdo bem?

      Não, a "Gênese Mortal" é uma saga moderna q saiu apenas nas mensais de linha da Panini... A ed. da Salvat q chama-se "2º Gênese" traz material clássico dos anos 70!

      Abs!

      Excluir
  127. Puxa Léo, esta matéria é tão boa, mas tão boa que merecia um update nela... é uma ótima oportunidade porque a Panini esta finalizando esta linha de Marvel Deluxe e este post seria uma espécie de guia definitivo de toda essa geração anos 2000 de quadrinhos Marvel. Abraços e torço para que você consiga tempo para atualizar este post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Rafael... blz?

      Puxa, brigadão mesmo por ter curtido esta postagem... Ela ainda permanece como sendo uma das mais vistas de todos os tempos aqui no blog, rs!

      E pode deixar, q assim q eu tiver um tempo sobrando (se tudo der certo, pretendo me aposentar em breve)... Tenho a ideia sim de fazer um update nesta matéria, até pq: já saiu mta coisa da linha Deluxe posterior à ela e tenho certeza q vale um "remake", hehe!

      Abs!

      Excluir
  128. Olá Leo

    Esse post tem sido a minha "bússola", o meu "mapa de viagem" nesta estrada tão cheia de títulos e publicações. Graças a ele tenho conseguido me orientar e alcançado tantas histórias boas e criativas.

    Mas concordo que mereceria um update.

    Mas independente desse update, muitíssimo obrigado pela pesquisa e esforço empregados aqui.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, paulo... tdo bem?

      Mto obrigado mesmo por ter curtido este "guia" dos vingadores... E sem dúvida q tá precisando de um "upgrade" mesmo, até pq, esta postagem é de 2015 (e MUITA coisa foi lançada depois disso nas coleções "Marvel Deluxe" e afins)!

      O autor deste "guia" já colaborou com algumas matérias e artigos aqui pro blog (todas excelentes e ricamente informativas), mas hj tá sumido e não tenho o contato dele. Porém, assim q me sobrar um tempo maior (atualmente ando sempre na correria com trabalho) de repente eu mesmo faço um "upgrade" neste post (esticando a cronologia até um pouco mais além do "Cerco" - quem sabe)!

      Abs!

      Excluir
  129. Léo, sem palavras. Só venho agradecer esse post, pois me ajudou e muito, muito mesmo. Quem me indicou foi um amigo do Novo Multiverso HQs, eu já li A Queda, estou partindo pro Thor, e sequencialmente. Consegui depois de vários anos completar minha coleção da Salvat com seus 135 gibis. Abraço e que Deus te ilumine hoje e sempre. Valeuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cadu... Tdo bem?

      Brigadão mesmo por ter curtido esta postagem (uma colaboração especial aqui pro "Submundo")... E fico feliz em saber q até hj, esta postagem tem servido pra auxiliar novos e antigos leitores a se situarem melhor nesse período específico dos "Vingadores"!

      Seja mto bem-vindo ao "Submundo", e participe mais vezes, rs... Mto obrigado e q deus te ilumine tbm, amigo!

      Abs!

      Excluir
  130. Parabéns pelo excelente trabalho feito no blog e principalmente nesse post. Está me ajudando bastante! Estou com dificuldades em achar o livro do Thor Ragnarok, pelo menos não tenho encontrado com esse título nas livrarias, teria uma luz pra me ajudar? rsrs

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas... Tdo bem?

      Brigadão por estar curtindo o blog... Valeu mesmo!

      Sobre a sua dúvida: O arco "RAGNAROK" saiu completo e encadernado somente pela Salvat capa-vermelha (a panini ainda não encadernou esse arco, q saiu há mto anos atrás nas revistas mensais de linha). No LINK abaioxo tem a CAPA da edição da Salvat q vc deve procurar (tente no mercado livre, pois as ed. da salvat não vão pras livrarias e nem pra amazon):

      http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/ShowImage.aspx?id=125788&path=he105410041_125788.jpg

      Abs!

      Excluir
    2. Muito obrigado Léo! Me tire uma outra dúvida, qual a diferença entre a coleção de capa vermelha com a coleção de capa preta?

      O “Capitão América Soldado Invernal” também tem que ser o de capa vermelha ou pode ser o de capa preta?

      Excluir
    3. E aí, Lucas... blz?

      As coleções da Salvat de capa-preta e vermelha tem propostas diferentes... A Capa-preta traz sagas e arcos fechados ao longo de décadas da cronologia Marvel. Enquanto a coleção de capa-vermelha foca cada edição num personagem específico (foram 60 Vol. com 60 heróis diferentes pra cada um)!

      O "Soldado Invernal", por exemplo... Na coleção capa-preta traz oa rco q deu origem ao soldado e publicado na revista do "Cap. América" (fase Brubaker). Já a ed. vermelha do "Sioldado Invernal" traz um arco fechado SÓ do Bucky de uma série q ele protagonizou anos depois! A melhor, nesse caso, é a capa-preta!

      Abs!

      Excluir
  131. Só descobri agora este guia, obrigado mesmo com atraso, muito útil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mto obrigado, amigo!

      Este guia foi feito por um ex-colaborador do blog, mas ficou tão bom q precisa de uma atualização uma hora dessas, rs!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...