27/12/2013

Retrospectiva 2013 (Parte 3): "O Reino do Amanhã", "A Nova Marvel", "Demolidor", "Sombra", e mais....

Nesta 3º e ÚLTIMA parte da "Retrospectiva 2013"..... Vamos relembrar mais alguns importantes lançamentos q marcaram o ano q se aproxima do FIM. De encadernados econômicos e baratinhos até os mais luxuosos possíveis, e de novos recomeços até miniaturas de super-heróis, esta matéria trará:

"O Reino do Amanhã", "Justiça" (de Alex Ross), "Companheiros do Crepúsculo", "Coleção Histórica Marvel: Homem-Aranha", "Demolidor" (de Mark Waid), "A Nova Marvel", "Kick-Ass 2", "X-Men - A Queda de Mutantes", "O Sombra", "Miniaturas DC".... e mais!!!

Confira abaixo esta última rodada de retrospectivas (e Feliz 2014 pra Todos)....

Pros colecionadores, 2013 foi um ano bastante fértil em lançamentos de encadernados pra todos os gostos e de vários formatos (econômicos ou luxuosos).... As editoras entupiram as livrarias com edições de luxo em capa-dura (q variavam de 50 à 150 reais) e abarrotaram as bancas com encadernados de capa-cartonada (na faixa dos 20 a 30 reais), adequando-se à todos os bolsos e orçamentos dos leitores!!!

Entre os mais luxuosos, 2 "Edições Definitivas" da DC mereceram destaque: "O Reino do Amanhã" e "Justiça" (de Alex Ross). Encadernados encorpados e com formato maior q o normal, ambos traziam grandes sagas da DC (recheadas de extras) com arte pintada de Alex Ross, q retrata de forma épica os super-heróis da DC (seja no futuro sombrio de "Reino do Amanhã" ou no presente q presta homenagem ao estilo clássico da Era de Prata em "Justiça")!!!  

Ainda nas edições de luxo.... Os "Companheiros do Crepúsculo" (de Bourgeon) foi disparado o lançamento mais importante da Editora Nemo este ano, sendo uma obra-prima de 1º grandeza e uma das melhores HQs de todos os tempos (com arte extremamente detalhista e feita com base em pesquisa histórica de época). A Nemo tbm iniciou uma nova coleção de Moebius: "O Mundo de Edena" (q teve 2 edições lançadas de um total de 6)!!!

"A Nova Marvel".... Foi o maior evento da editora em 2013, com uma reformulação (parcial) em toda a sua linha (com revistas zeradas e séries reiniciadas). A qualidade dos "novos" títulos era irregular e dividiu opiniões entre os leitores, sendo os de maior destaque: "Vingadores", "X-Men", "Cap. América", "Gavião Arqueiro", "O Indestrutível Hulk", "Thor", e o polêmico: "Superior Homem-Aranha" (no qual o "Dr. Octopus" troca de corpo com o "Aranha"). Mas o melhor título dessa nova safra é mesmo o "Demolidor" (de Mark Waid): HQ premiada com o Eisner e q resgata o estilo clássico das aventuras do herói cego (porém, sem abrir mão de roteiros mais adultos e inteligentes)!!!

A "Coleção Histórica do Aranha".... Repetiu o formato campeão de vendas já testado antes com uma coleção similar dos "Vingadores": São 4 edições temáticas e econômicas (22 reais) numa coleção fechada (q acompanha uma caixa pra guardar as edições). Os vilões q o Aranha enfrentou nessas 4 ed. foram: "Duende Verde", "Dr. Octopus", "Lagarto" e "Sexteto Sinistro" (sempre em histórias clássicas dos anos 60 e 70)!!! Já os "X-Men" tiveram a mega-saga: "A Queda de Mutantes" publicada na íntegra em 3 edições (além da republicação do "Massacre de Mutantes" q a antecedeu - todas essas sagas "X" produzidas nos anos 80)!!!

"O Sombra" (de Garth Ennis)... foi o 1º dos heróis de uma nova linha PULP (de personagens dos anos 30) a ser publicado pela Mythos (num encadernado de luxo q vinha com 9 cards de brinde). Enquanto "Kick-Ass 2" ganhava as telas de cinema e um encadernado com essa violenta e excelente HQ!!! Já as "Miniaturas DC" foram o maior destaque do colecionismo no Brasil em 2013: com figuras metálicas de grandes ícones da DC: "Batman", "Superman", "Coringa", "Lanterna Verde" e "Flash" (e q rivalizam com as - já consagradas - Miniaturas da Marvel!!! E é isso... sei q houveram muitos outros lançamentos importantes em 2013, mas procurei manter o foco nos mais comentados e q geraram maior repercussão entre os leitores. Um Feliz Ano-Novo pra todos, pois 2014 promete bem mais do q esta retrospectiva!!!

Até+
   
PS: E não percam A seguir aqui no "Submundo"..... Uma Super-Postagem com as Novidades pra 2014 (q irá ao ar na semana q vem - no 1º dia do novo-ano)!!!

84 comentários:

  1. Esse ano foi bem puxado (só em dezembro ja foi 500 R$ em hq :O) mas graças a Deus não vo precisar gastar muito por um bom tempo, ja tem a queda dos mutantes, sandman 1 e 2, os supremos, arma x, a queda de murdock, demolidor vol 2, batman ano um e o livro o hobbit pra ler, que venha 2014 e eu consiga passar o ano todo sem declarar falência rs.

    ResponderExcluir
  2. A nova marvel tá pegando aos poucos, batendo recordes de venda, principalmente na saga de ultron. Pelo menos da um banho nos novos 52, que eu ainda não engolir aquele uniforme do superman.

    ResponderExcluir
  3. Leo essses 6 encardenados dos Novos X-Men de Grant Morrison, são interligados né? Da pra comprar um sem comprometer muito a leitura? Esta fase é a que Jean Grey controla os poderes da Fênix e é morta por Xorn? Você recomenda muito a compra deles ou é melhor esperar os novos encardenados dos x-men que virão em 2014? São melhores que Massacre de Mutantes e Queda de Mutantes ou mesmo a Era do Apocalipse?

    ResponderExcluir
  4. Fala Leo !!
    Boas notícias, Planetary Vol.2 já disponível no site da Comix. Tomara que tenhamos mesmo a conclusão no Brasil em 2014!
    abs.

    ResponderExcluir
  5. É sempre bom rever os materiais clássicos da Marvel em um encadernado. Eu, particularmente, fico bastante contente com os X-Men, pois foram com eles que comecei minha leitura no mundo Marvel e tenho até hoje as 141 edições dos formatinhos da Abril. Mesmo assim, estou sempre disposto a comprar todos os encadernados clássicos dos mutantes! Tenho A Era do Apocalipse, Massacre e Queda de Mutantes, e ano q vem comprarei com ctza Programa de Extermínio, DOFP e o que mais vier pela frente. Pena que as sagas mutantes atuais não chegam aos pés dos grandes clássicos!

    ResponderExcluir
  6. e aí Leo, blza?
    O lado ruim dessa retrospectiva é ver q gastei uma fortuna em edições de luxo esse ano kkkkk
    mas na minha opiniao sempre vale a pena.
    um q nao achei de jeito nenhum em poa foi ultima caça de kraven da salvat..
    eu tenho ja aquela edção da abril, mas as capas chegam a estar amarelas já, desde qdo comprei.
    tu sabe por acaso onde acho essa hq? dizem q ela é uma das essenciais do aranha, tu q ja leu pode confirmar isso?
    valeu!

    ResponderExcluir
  7. Encontrei seu blog recentemente e está nos meus favoritos. Tem notícias em primeira mão! Continue assim!
    Este ano foi ótimo em relançamentos Marvel. Será que um dia teremos algo assim para a DC? A Panini lançou os 6 encadernados dos X-men - Era do Apocalipse e ainda A Queda e O Massacre, e porque abandonou A Queda do Morcego? Será que não vendeu, sendo uma das sagas mais famosas? O fato é que estou com ciúmes da Marvel.
    Colecionei quadrinhos DC entre 1994 e 2000 e voltei em 2012. Este ano que estou tendo contato com Vertigo (estou lendo sandman, terminei transmetropolitan) e Marvel (comecei com X-Men Vs Vingadores e prossegui adentrando na Nova Marvel).
    Tenho um canal no Youtube (Occolecionador). Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Continuação...
    Bem, torci o nariz para as coleções temáticas do Homem Aranha. O meu interesse é em histórias em ordem cronológica. Não sei em que planeta estava quando foi lançada a Biblioteca Histórica. Agora está difícil de conseguir, sendo vendidas a preços absurdos. Uma pena. Nem pra Panini republicar em capa cartão, se é assim que venderia mais....

    ResponderExcluir
  9. "Esse ano foi bem puxado (só em dezembro ja foi 500 R$ em hq :O) "


    Oi, Erick.... tdo bem?

    Os gastos aqui tbm acabaram sendo mto elevados pra mim durante todo o ano (mais por conta das miniaturas até).... Se bem q este mês (dezembro) foi fraquinho de gastos pra mim, pois não saiu quase nada q eu tava atrás (atrasou mta coisa)!!!

    Eu tbm gastei uns 500 em novembro.... mas foi na "Black Friday": aí apesar do valor alto, a minha economia e lucro com os descontos q consegui foram maiores ainda, hehe!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. "A nova marvel tá pegando aos poucos, batendo recordes de venda, principalmente na saga de ultron. Pelo menos da um banho nos novos 52, que eu ainda não engolir aquele uniforme do superman."


    Verdade.... embora eu tenha lido apenas o 1º arco de cada uma das séries da "Nova Marvel", passei a ler críticas mais positivas de lá pra cá: Acredito q tenham melhorado mesmo algumas séries mais problemáticas desse começo!!!

    Pretendo me atualizar mais sobre isso... até mesmo pra poder escrever mais sobre a fase atual da "Nova Marvel" (acabei de baixar a série do "Ultron" em scans pra ler nas férias)!!!

    A DC eu acho q pecou bastante por ter alterado demais os uniformes de seus principais ícones.... esse do superman tá ruim demais (nem se compara com o clássico). Mudaram apenas pra vender mais bonequinhos, mas espero q retornem ao visual clássico de novo!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. "Leo essses 6 encardenados dos Novos X-Men de Grant Morrison, são interligados né? Da pra comprar um sem comprometer muito a leitura?"


    E aí..... blz? Essa fase do Morrison é toda interligada sim, mas é possível ler como um arco fechado ao menos o 1º encadernado "E de Extinção" (q sairá agora pela Salvat tbm).... os demais não (se quiser ler algum entre o 2 e o 6 é melhor comprar a série toda)!!!

    A Fênix "morre" nessa fase mesmo.... mas pelo q eu me lembro (li na época) quem mata ela é o "Wolverine" (mas o "Xorn" tá envolvido na história tbm)!!!

    É uma fase mto boa sim (melhor q o "Apocalipse", mas ainda prefiro o "Massacre de Mutantes").... tem altos e baixos (alguns arcos BEM melhores q outros) mas no geral foi uma das melhores fases dos XM nos últimos anos. Se vc púder, eu acho q vale a pena sim ter as 6 ed!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz, pessoal?
      Corrigindo aqui: quem mata a Jean é o Xorn>Magneto>irmão do verdadeiro Xorn. Logan enfia as garras na Jean, mas só pra liberar a Fênix.
      E dando um pitaco: a fase Morrison, como um todo, é uma das melhores dos X-Men. Ele oxigenou a franquia e ainda inseriu a Emma, uma das melhores x-man da atualidade.

      Excluir
  12. "Boas notícias, Planetary Vol.2 já disponível no site da Comix. Tomara que tenhamos mesmo a conclusão no Brasil em 2014!"


    E aí, Ranniere..... blz?

    Valeu mesmo pelo aviso, brother.... tô louco pra ler essa edição (até agora só li o Vol. 1 dessa série)!!!

    e pelo q me disseram a ideia seria a Panini concluir "Planetary" ainda no 1º semestre de 2014 mesmo (vamos ver)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. É uma fase mto boa sim (melhor q o "Apocalipse", mas ainda prefiro o "Massacre de Mutantes").... tem altos e baixos (alguns arcos BEM melhores q outros) mas no geral foi uma das melhores fases dos XM nos últimos anos. Se vc púder, eu acho q vale a pena sim ter as 6 ed!!!
    ------------------
    Tô pensando em comprar as 6 ed por R$ 200,00, tá caro?

    ResponderExcluir
  14. Realmente Demolidor é o melhor título ultimamente publicado nas mensais, mas Demolidor ainda vai entrar na nova marvel em 2014 nos Eua com Demolidor: Road Warrior, pelo menos a Marvel foi inteligente e deixou o Mark Waid continuar a série, agora é só esperar as novas aventuras de Demolidor em San Francisco. rs' Espero que continue de qualidade.

    ResponderExcluir
  15. "Tenho A Era do Apocalipse, Massacre e Queda de Mutantes, e ano q vem comprarei com ctza Programa de Extermínio, DOFP e o que mais vier pela frente."


    Oi, Diego.... tdo bem?

    Eu tbm gosto de reler esses material e grandes sagas clássicas em encadernados.... pois mtas delas eu tbm tenho em formatinho, mas com texto reduzido/cortado e histórias publicadas fora de ordem no mix de diversas revistas. Te confesso q tem sido gratificante poder ler essas sagas (tipo "Queda de Mutantes") na ÍNTEGRA e numa tacada só: passei até a gostar mais de algumas dessas sagas agora do q na época em q as li em formatinho!!!

    Tbm tenho um respeito maior pelos "X-Men"..... pois foi graças ao desenho animado deles nos anos 90 q eu me entusiasmei de novo a colecionar quadrinhos (eu estava parada há 10 anos): se hj eu sou colecionador e leitor de HQs, foi graças ao desenho dos XM, rs!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. "O lado ruim dessa retrospectiva é ver q gastei uma fortuna em edições de luxo esse ano kkkkk"


    Oi, Adriano..... nem me fale, tbm tive essa sensação de ter gasto horrores com gibis enquanto escrevia essas retrospectivas, hehe!!!

    qto à "Ultima Caçada de Kraven"..... essa esgotou rápido na Livraria Cultura (Bourbon Country), e é apenas lá onde vc pode tentar conseguí-la (só q agora somente com reserva antecipada: mas é só chegar na parte da banca de revistas lá da Cultura e fazer a reserva com a galera q atende lá - com sorte, eles conseguem encomendar direto com a Salvat pra vc)!!!

    E vale mto a pena sim.... já comentei essa ed. no último "Review" q fiz aqui no blog (mês passado) e avaliei ela com nota máxima: eu diria q é uma saga obrigatória pra fãs do Aranha!!!

    Abs!

    PS: na PIOR das hipóteses... caso vc não consiga a da Salvat e tiver interesse, irei vender a minha ed. encadernada da Abril (em perfeito estado) por 10 reais!!!

    ResponderExcluir
  17. blz?

    reino do amanha no futuro pode ate rolar um flashback, justiça nao.
    tenho as duas da primeira vez que foram publicadas, justiça é bem legal, reino do amanha é foda!
    Companheiros do Crepúsculo ta na lista de prioridade.
    gosto muito do demolidor, achei o volume 1 bem melhor que o 2.
    nova marvel: pulo.
    do aranha comprei a do lagarto e provavelmente comprarei a dr. octopus as outra ja tenho na BHM HA.
    nao comprei as dos mutates, eles estao no final da lista de prioridade que nunca chega ao fim.
    que lembro, so ficou de fora as graphic MSP da turma da monica, chico bento e piteco, material de primeira gostei muito.

    ate quarta

    ResponderExcluir
  18. "Este ano foi ótimo em relançamentos Marvel. Será que um dia teremos algo assim para a DC? A Panini lançou os 6 encadernados dos X-men - Era do Apocalipse e ainda A Queda e O Massacre, e porque abandonou A Queda do Morcego? "


    Oi, Alexandro.... tdo bem?

    Brigadão mesmo por estar curtindo o blog (vou conferir o Youtube então, mas sempre q quiser, pode mandar os links aqui tbm, blz)?

    E não se preocupe, pois a DC voltará ao centro das atenções com a aproximação do filme "Superman & Batman".... mesmo q ainda falte mais de 1 ano pro filme, fiquei sabendo q existe uma coleção do "super" em planejamento (aparentemente em 4 edições - o conteúdo ainda é um mistério, mas "chuto" q possa trazer material clássico essencial - nos mesmos moldes dessas da Marvel q andam saindo). O "Batman" tbm vai ter mto encadernado pra 2014 (principalmente republicações mto pedidas pelos leitores)!!!

    Infelizmente o lance da "Queda do Morcego" é uma mancha feia na trajetória da Panini (ando produzindo uma postagem pro ano q vem só com séries q ficaram inacabadas e essa é uma delas).... e o pior de tudo é q não parece ter vendido mal não (já q essa é uma ed. bem difícil de ser encontrada). E ainda perderam a chance de continuar essa saga na época do filme (q tinha como vilão justamente o "Bane")!!!

    E eu tbm acompanho freneticamente a linha Vertigo.... essa aliás, é a linha de HQs em q eu mais invisto atualmente!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "Bem, torci o nariz para as coleções temáticas do Homem Aranha. O meu interesse é em histórias em ordem cronológica. Não sei em que planeta estava quando foi lançada a Biblioteca Histórica. Agora está difícil de conseguir, sendo vendidas a preços absurdos."


    Continuando aqui tbm....

    Eu tbm preferiria mil vezes a continuidade das "Bibliotecas", pois dessa fase clássica da Marvel me interessaria ter TUDO, hehe!!!

    Mas agora a Panini já viu q o vende mesmo é esse formato mais econômico.... só q eles podiam ter seguido em ordem cronológica nesse formato (inclusive republicando as primeiras BHMs - q estão esgotadas)!!!

    Lá nos EUA já saíram cerca de 200 (duzentas) bibliotecas (masterworks).... mas mesmo nos EUA, a coleção tbm oferece uma opção em capa-cartonada (o q seria o ideal aqui pro Brasil)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "Tô pensando em comprar as 6 ed por R$ 200,00, tá caro?"


    Pros "Novos X-Men" do Morrison.... eu acho esse preço abusivo sim:

    Afinal, por melhor q seja essa fase, cada ed. custava na faixa de 20 reais.... eu não pagaria um preço desses não (melhor esperar uma oferta melhor, ou mesmo uma republicação (os 2 primeiros arcos sairão pela Salvat)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "Demolidor ainda vai entrar na nova marvel em 2014 nos Eua com Demolidor: Road Warrior, pelo menos a Marvel foi inteligente e deixou o Mark Waid continuar a série"


    Opa.... valeu pela informação: eu não sabia q o tema dessa nova fase seria esse, rs!!!

    mas sendo do Mark Waid eu confio q seja coisa boa.... e esperarei pra ver!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "Companheiros do Crepúsculo ta na lista de prioridade. gosto muito do demolidor, achei o volume 1 bem melhor que o 2. nova marvel: pulo."


    Oi, gustavo..... tdo bem?

    q pena q vc perdeu as barbadas da Black Friday.... pois essa do "Crepúsculo" chegou a aparecer por lá na faixa dos 40 reais (menos da metade do preço de capa)!!!

    o "Demolidor" vai melhorar nos próximos arcos (esse 2º teve interferência de um crossover envolvendo a revista do Aranha).... mas o Vol. 3 sai aqui em fevereiro. A "Nova Marvel" eu tbm pulo (mas leio alguma coisa em scan só pra me atualizar mesmo, rs)!!!

    e prepare-se q as próximas "Coleções Históricas" tbm trarão mto repetéco q já saiu nas BHMs, hehe.... (comentarei algumas delas na matéria de novidades pra 2014)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. Saga da Fênix Negra têm previsão de republicação pela panini?

    ResponderExcluir
  24. Leo acha que os mutantes vão pra geladeira, já que a marvel quer forçar a barra com os inumanos pro filme?

    ResponderExcluir
  25. Queria comprar a Revista Mega Disney de 800 páginas. Cheguei na banca e (visualmente falando) aquilo parecia tirado de uma sacola de lixo e acabei não levando. Acho que fiquei mal acostumado com os encadernados de luxo (Marvel e DC) que saíram esse ano. Me pareceu horrível o tratamento gráfico da Mega Disney.

    ResponderExcluir
  26. Muita coisa boa mesmo.........leo fabulas está no numero 15 sabe até que núnero vai?..........pena a comunidade do face RIP, pena mesmo..........obrigado abraços.

    ResponderExcluir
  27. O Sombra foi um dos melhores encadernados que li este ano!
    Garth Ennis incorporou de forma correta o espírito do personagem, criando um arco de histórias atípico em HQs de super-heróis, que geralmente tem a introdução, um vilão fodástico, que derrota o herói no fim do segundo ato, e no terceiro ato o herói se recupera e encontra um meio árduo de derrotar o vilão.
    Aqui não, o Sombra é mantido em sua essência de mistério, e só aparece para resolver a situação de forma cabal.
    Esta essência do personagem é algo que poucos escritores sabem trabalhar; Howard Chaykin, que escreveu histórias do personagem na década de 80 fugiu muito do contexto do personagem, admitindo isto posteriormente alegando que não conhecia bem o herói.
    O Sombra talvez seja o personagem mais enigmático dos quadrinhos, sabemos quem ele era, mas, não sabemos de fato como ele se tornou o que é; seu treinamento é um total mistério, maior até que o do Batman, sabe-se que ele é mestre em artes marciais, disfarces, fugas, invisibilidade e hipnotismo, além de excelente atirador, mas, pouco sobre isso até hoje foi de fato mostrado.
    Eu gostei desta linha de heróis pulp lançados pela Dynamite nos EUA e aqui no Brasil pela Mythos, pesquisei na internet e vi os próximos lançamentos da
    linha. Todos possuem excelente arte e parecem ser uma ótima opção para quem quer fugir do básico DC e Marvel com seus novos 52 e Nova Marvel.
    Eu não gostei deste novo reboot da DC, vejo-o como desnecessário, uma falta de criatividade extrema, o que as editoras hoje necessitam é de bons escritores e de liberdade para os mesmos, se não fosse pela chance dada e a liberdade criativa de Alan Moore e Frank Miller, as HQs hoje não seriam as mesmas.Pra mim o Superman morreu com o reboot, este publicado mensalmente é uma de suas versões das 52 terras.
    Esta Nova Marvel, apesar de não ser reboot, pouquíssimos títulos se salvam, as histórias decaíram muito de nível, e qualidade.Uma década atrás a Marvel estava no auge, com o Selo Max, Demolidor do Bendis, Justiceiro do Ennis, Capitão do Brubaker, Supremos, etc.
    E hoje? 500 equipes de Vingadores, ( e uma com a formação de cinema totalmente nonsense, para seguir a linha de sucesso do filme) histórias infantis,
    Aranhatopus, personagens descaracterizados em sua essência, dentre outros absurdos. É o chamado efeito Disney acontecendo.
    Por isso, cada vez mais eu ando buscando HQs alternativas, ou encadernados de clássicos.

    ResponderExcluir
  28. Os gastos elevados sao por que so comecei a colecionar la pra metade do ano, de lá pra ca 2013 se provou um ótimo ano para começar a colecionar

    ResponderExcluir
  29. "Saga da Fênix Negra têm previsão de republicação pela panini?"


    Pela Panini não..... mas pela Salvat sim!!!

    se bem q ainda se encontra por aí a versão da Panini (q saiu em "Maiores Clássicos dos XM 4)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  30. "acha que os mutantes vão pra geladeira, já que a marvel quer forçar a barra com os inumanos pro filme?"


    Os "Inumanos" com certeza ganharão um destaque BEM maior na Marvel daqui pra frente.... pois vão querer transformar essa série numa franquia lucrativa pro cinema e gibis!!!

    Mas não acho q irão jogar os X-Men pra escanteio.... pois mesmo q a Fox leve a maior fatia do bolo nos cinemas, a Marvel tbm lucra bastante com outros produtos dos X-Men (gibis, encadernados, games, bonecos) q acabam vendendo mais em decorrência dos filmes da Fox. A Marvel perde por um lado mas ganha por outros, rs!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. "Queria comprar a Revista Mega Disney de 800 páginas. Cheguei na banca e (visualmente falando) aquilo parecia tirado de uma sacola de lixo"


    Pois é, Alexandro..... a gente acaba se acostumando mesmo com a qualidade atual dos encadernados de luxo (ou mesmo os econômicos mais caprichados com papel LWC e tal):

    e assim, o formatinho vai se tornando uma coisa arcaica (de um passado onde éramos menos exigentes, rs).... Um exemplo disso foi o encadernado de "ARMA X" q saiu agora pela Panini: fui comparar com a versão em formatinho q eu tenho da Abril (em GHM 35) e o choque de qualidade é inevitável: o formatinho tornou a nossa infância mais feliz sem dúvida, mas hj tá defasado demais. Tenho guardado meus formatinhos da Abril, Bloch e RGE mais como relíquias mesmo!!!

    tbm não comprei nenhum desses gibis mais encorpados da Disney (nem "MEGA" - de 800 pág e nem "Jumbo" - de 500 pág).... o máximo da Disney q eu tenho são os de 300 pág ("BIG")!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. "fabulas está no numero 15 sabe até que núnero vai?..........pena a comunidade do face RIP, pena mesmo"


    Oi, Roni.... tdo bem?

    Agora q confirmaram o FIM de "Fábulas" no nº 150.... e já q o Vol. 15 traz a ed. 100, pelos meus cálculos a série deve ir até o Vol. 22 (ainda tem chão pela frente, rs)!!!

    E nem me fale... fiquei bastante chateado com o rumo q as coisas tomaram e q levaram à extinção do grupo no face. Eu já tava afastado há meses do grupo (e nem visitava mais por falta de tempo pro face em geral), mas era inevitável q tivesse esse fim (já q as regras não agradavam à maioria dos usuários e o descumprimento delas - q era constante - aumentava a carga de trabalho dos ADMs: era uma panela de pressão prestes a explodir: e foi o q aconteceu).... Seja como for, um novo grupo foi criado no lugar do antigo, e agora é bola pra frente!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  33. "O Sombra talvez seja o personagem mais enigmático dos quadrinhos, sabemos quem ele era, mas, não sabemos de fato como ele se tornou o que é; seu treinamento é um total mistério, maior até que o do Batman"


    Oi, Elcio.... tdo bem?

    Achei mto interessante a sua postagem, pois eu te confesso q não sabia q a origem do "Sombra" era tão misteriosa assim.... Eu li mto pouca coisa dele, basicamente só a Graphic Novel q saiu pela Abril nos anos 80 e esse encadernado do Ennis (fora isso, assisti aquele filme dos anos 90). Pesquisei sobre o "Sombra" pra poder escrever aquela matéria q fiz na época do lançamento desse gibi, mas agora q vc falou, percebei q realmente nada foi dito sobre a origem dele.... levantei informações sobre o surgimento dele no rádio e na literatura, mas sem referências à origem de fato (treinamento, motivações, etc)!!! Como a série dele é contínua (e acredito q um 2º Vol. deva sair pela Mythos, já q as vendas desse 1º parecem ter sido boas).... de repente temos aí um fértil terreno pra ser explorado nos próximos arcos (eu vou seguir acompanhando, é claro)!!!

    eu tbm gostei dessa linha pulp da Dynamite.... e embora eu não consiga comprar todas por restrições orçamentárias, rs (as do "Aranha", "Besouro Verde", e "Último Fantasma" eu vou pular): minha ideia é continuar com o "Sombra" e comprar tbm a de "Máscaras" (q reúne todos os personagens). O "Morcego Negro" eu ainda não decidi (esse eu tenho q ler os scans antes pra saber se vale a pena)!!!

    Já a fase atual da Marvel/DC.... não tem me agradado em quase nada, e tirando umas poucas séries q eu acompanho (Demolidor, etc) acredito q essas histórias pós-reboot não me fariam comprar encadernados delas num futuro. Estou cada vez mais inclinado a permanecer apenas com encadernados de fases mais clássicas e consagradas (de preferência anos 60 a 80 - ou HQs mais adultas da Vertigo ou MAX)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz, pessoal?
      Dando outro pitaco: agora que já tem um tempinho, posso dizer que o reboot da DC não foi lá essas coisas, talvez tenha sido desnecessário, mas trouxe séries ótimas. Leiam Batman do Snyder, Homem-Animal, Monstro do Pântano, Mulher- Maravilha, Flash, Aquaman e Arqueiro do Lemire: são todos, no mínimo, MUITO BONS.
      Quanto à Nova Marvel, ainda é meio cedo pra avaliar, mas começaram bem pra caramba: Novos Vingadores, Vingadores Arena, Vingadores Secretos, Novíssimos X-Men, Fabulosos X-Men e Thor. Gavião Arqueiro, apesar de ter começado junto, pelo menos, aqui no Brasil, não é Nova Marvel, assim como o Demolidor, porém, são muito bons também, no mínimo.

      Excluir
  34. "Os gastos elevados sao por que so comecei a colecionar la pra metade do ano, de lá pra ca 2013 se provou um ótimo ano para começar a colecionar"


    Isso é verdade, Erick.... realmente, 2013 foi um ótimo ano pra quem quisesse começar uma coleção de HQs:

    Devido principalmente à grande quantidade de republicações de materiais essenciais pra novos (e antigos) leitores.... teve MUITA coisa mesmo sendo lançada este ano (e olha q mesmo nessa extensa retrospectiva em 3 partes q fiz aqui, deixei mta coisa de fora tbm)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  35. 2013 foi o ano em que voltei de vez a comprar quadrinhos. Comprei quase todos os encadernados "essenciais", aqueles que não podem faltar em nenhuma coleção, como: Watchmen, Cavaleiro das Trevas, Reino do Amanhã, All-Star Superman, todos os Sandmans, quase tudo da Vertigo etc...

    Agora ano que vem pretendo dar mais oportunidades aos quadrinhos alternativos, e ler mais scans, principalmente os da Image Comics... por falar em Image, anda acompanhando o que anda saindo por essa editora Leo? Acho que a maioria delas andam superando em qualidade os gibis da dupla Marvel/DC ultimamente...

    E gostaria de desejar um feliz ano novo de muitas novas HQs ao Leo e a todos os participantes do Submundo HQ!!!

    ResponderExcluir
  36. E ainda teve coisa que não conseguir acompanhar como o reino do amanhã, mas vou conseguir o encadernado mais econômico e importado, não achei que extras compensassem os gastos (como o próprio nome ja diz são uma coisa extra que não deveriam aumentar tanto o valor do produto final)

    ResponderExcluir
  37. Fala Leo!

    Essa retrospectiva de hqs foi muito boa. Comprei algumas, outras não e outras ainda vou comprar, caso do Fantasma que só chega por aqui na PB bem atrasado, assim como a Mega Disney e algumas da Panini. Na pior das hipóteses nunca chegam via banca, caso de Fábulas #1, e infelizmente tem que se pedir via net.
    Se esse ano foi assim, imagina a bomba do ano que vem. Preparemos nossos bolsos amigos leitores. Aguardo ansioso a postagem sobre as novidades de 2014.
    No demais, desejo um feliz ano novo com saúde e paz pra vc e família.

    ResponderExcluir
  38. Leo qual site você usa pra baixar as novas hqs da dc e marvel sem ser por torrent.

    ResponderExcluir
  39. e aí Leo!
    Consegui o Caçada de Kraven (Salvat) nos mercs do ML.
    Paguei mais caro mas acho q vale a pena ehehe
    Qto ao aranhã, tenho acompanhado no netflix o desenho Spectacular Spider-Man de 2008 e me surpreendi!
    E olha q nao gosto de desenho animado, mas cara, esse achei mto fiel e as cenas de ação ficaram mto bem feitas.
    Vc já viu algum episódio?
    Falou!

    ResponderExcluir
  40. Fala, Léo! Excelente trabalho novamente, mas incluo na retrospectiva 2013 o seu blog, referência na cultura pop! A qualidade do trabalho tem como termômetro a repercussão nos comentários, e aqui felizmente, o nível é alto com muita troca de informações/impressões.
    O ponto alto do ano sem dúvida foi o lançamento dos inúmeros encadernados da Panini e da Salvat. Tratamento de primeiro mundo para os fãs!
    Os formatos mais simples (capa cartão e preço mais em conta) impõe menos respeito na estante, mas são melhores de manusear e possíveis de ler deitado (relax total)! Os formatos de luxo trazem aquela sensação de aquisição de um tesouro permanente! Parabéns e feliz 2014!

    ResponderExcluir
  41. novidade 29/12/2013

    http://www.marvel616.com/2013/12/mutacao-em-debate-29-nova-marvel-na.html

    ResponderExcluir
  42. Leo, depois dos novos 52, como estar este lance de multiverso na DC? Porque depois da crise nas infinitas terras elas foram extintas não? Numa das atuais revistas vir que têm um titulo chamado earth 2, as multiplas terras voltaram? O universo da DC é muito complicado de entender têm que ser "nerd" esmo rs.

    ResponderExcluir
  43. OI Leo, fico pensando em quantos bons gibis lemos neste 2013, né? Graças ao amigo eu me aproximei de novo dos gibis de heróis. Com suas dicas certeiras pude conhecer coisas que nem imaginava, entre elas Kick Ass, que agora sou um grande fã. A Coleção Histórica Marvel do Aranha nos 4 volumes fez meu coração sorrir como criança, lembrando as belas aventuras do aracnídeo, meu herói favorito de todos os tempos. Eu nem vou ficar aqui falando, Leo, senão vou parecer um velho (estou quase lá...), e o que quero mesmo é continuar curtindo o Submundo em 2014, e acompanhando todo este maravilhoso mundo dos quadrinhos, do qual, você é um conhecedor e por generosidade compartilha conosco. Abraços.

    ResponderExcluir
  44. "Corrigindo aqui: quem mata a Jean é o Xorn>Magneto>irmão do verdadeiro Xorn. Logan enfia as garras na Jean, mas só pra liberar a Fênix."


    Valeu mesmo pelas explicações, Bruno.....

    minha memória já é mais a mesma e essa fase eu só li na época em q saiu nas mensais aqui (faz tempo, hehe)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  45. "Dando outro pitaco: agora que já tem um tempinho, posso dizer que o reboot da DC não foi lá essas coisas, talvez tenha sido desnecessário, mas trouxe séries ótimas."


    Oi, Bruno..... dessas q vc citou dos "Novos 52", a série do "Homem-Animal" era disparada a minha preferida (mas parece q já foi ou será cancelada lá fora). Eu tbm gostei do 1º arco de "Ressurreição" e "Esquadrão Suicida" (q decaíram nos arcos seguintes). Tbm gosto da "Batwoman" e "Batgirl".... ma sé aquela coisa, entre 52 títulos, peneirando muito se salvam poucos mesmo (particularmente eu acho q a DC estava melhor antes do reboot)!!!

    já a "Nova Marvel".... tbm acho cedo pra definirmos o andamento da linha (só o li o 1º arco de cada série). Acredito q seja preciso no mínimo 1 ano pra avaliarmos melhor essas mudanças (esse é o tempo mínimo pra um gibi dizer a q veio, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  46. "2013 foi o ano em que voltei de vez a comprar quadrinhos. Comprei quase todos os encadernados "essenciais", aqueles que não podem faltar em nenhuma coleção, como: Watchmen, Cavaleiro das Trevas, Reino do Amanhã, All-Star Superman, todos os Sandmans, quase tudo da Vertigo etc..."


    E aí, denis..... blz?

    Realmente, este foi um ótimo ano pra se iniciar uma nova coleção, hein? Vc conseguiu de fato algumas das HQs mais essenciais e obrigatórias em qq coleção (dessas aí q vc citou, só me faltam as do "Sandman": uma hora dessas eu consigo começar e terminar essa série, rs)!!!

    sobre a Image.... eu acompanho os "Mortos-Vivos" (pelos encadernados da HQM) e "Invencível" (por sacans). Mas estou de olho em algumas séries da Image anunciadas pela HQM (assim q saírem ficarei de olho)!!!

    E um Feliz 2014 pra vc tbm denis.... e q vc consiga ampliar ainda mais a sua coleção de HQs essenciais no ano q vem, rs!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  47. "E ainda teve coisa que não conseguir acompanhar como o reino do amanhã, mas vou conseguir o encadernado mais econômico e importado"


    Oi, Erick..... blz?

    Essa do "Reino" eu já tenho na versão anterior da Panini (em capa-cartonada) e pra mim já é o suficiente (tbm não faço questão de "extras": a não q sejam as capas originais ou cenas deletadas/censuradas da história... fora isso, acho esboços e rascunhos bem irrelevantes: pro meu gosto ao menos)!!!

    Mas antes de vc comprar o importado.... tem q ver se de repente ainda não sai mais barato pegar esse luxuoso mesmo com algum descontão por aí (às vezes acaba compensando, tem q pesquisar bem as ofertas)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  48. "Essa retrospectiva de hqs foi muito boa. Comprei algumas, outras não e outras ainda vou comprar, caso do Fantasma que só chega por aqui na PB bem atrasado"


    Oi, Josival.... tdo bem?

    Valeu mesmo por ter curtido essa retrospectiva.... e pra mim tbm ficou faltando algumas atrasadas q acabei perdendo e pretendo recuperar numa próxima "repescagem" nas livrarias, rs!!!

    Essa do "Fantasma" tá prevista pra chegar em janeiro nos estados q ainda não a receberam (inclusive aqui pro sul).... mas te garanto q essa ficou uma ed. primorosa: a qualidade gráfica é impressionante pra um gibi de 16 reais (torço pra q lancem mais do Fantasma nesse formato)!!!

    e a postagem sobre as "Novidades pra 2014" tá quase pronta.... (olha, vai ser tanta coisa q vou ter q dividir a postagem em partes tbm - tá sendo uma trabalheira, mas valerá a pena esperar te garanto, rs). Minha previsão é postar a 1º parte da matéria no 1º dia do ano-novo (assim me dará mais tempo de conseguir mais algumas capas e informações pra rechear a postagem, hehe)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  49. "Leo qual site você usa pra baixar as novas hqs da dc e marvel sem ser por torrent."


    Olha, sem ser por torrent eu não uso nenhum site de scans.... todos os gibis q eu baixo é pelo: http://kickass.to/

    tenho encontrado TODOS os gibis q procuro nesse site!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  50. "Qto ao aranhã, tenho acompanhado no netflix o desenho Spectacular Spider-Man de 2008 e me surpreendi!"


    Valeu pela dica, Adriano.....

    eu nunca vi esse desenho novo do Aranha não (mas já anotei pra baixar uma hora dessas - assim q terminar de assistir umas séries de TV q tenho atrasadas pra ver)!!! pra mim, o melhor desenho do Aranha sempre será o dos anos 60 (saudosismo é fóda, rs).... mas assistirei esse sim, pois costumo ver todos do aranha!!!

    e q bom q vc conseguiu essa do "Kraven".... depois diz aí o q achou, blz? (mas tenho certeza q vc irá adorar, pois essa história é imbatível: uma das melhores q já li do aranha mesmo)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  51. "Os formatos mais simples (capa cartão e preço mais em conta) impõe menos respeito na estante, mas são melhores de manusear e possíveis de ler deitado (relax total)! Os formatos de luxo trazem aquela sensação de aquisição de um tesouro permanente! Parabéns e feliz 2014!"


    E aí, Victor.... blz?

    Brigadão mesmo por continuar acompanhando e curtindo este blog... e EU é q agradeço a sua participação e da galera q sempre comenta regularmente aqui (e olha q hj em dia é cada vez mais difícil um blog manter um público constante - devido à grande concorrência de outras redes sociais tipo o facebook). Pra mim tá mais do q ótimo poder contar com a participação sempre produtiva dos leitores do "Submundo" (valeu mesmo - à TODOS)!!!

    e o q vc falou sobre os encadernados mais simples e os luxuosos.... é uma grande verdade: Considero os 2 formatos excelentes, pois gosto de economizar uma grana e ocupar pouco espaço na estante (os de capa-cartão são ideais pra isso).... mas tbm gosto de ter algumas HQs mais essenciais em capa-dura (pois se conservam bem por mto mais tempo!!!

    O bom é q atualmente temos conseguido escolher à vontade entre os 2 modelos de encadernados.... tem pra todos os gostos e bolsos mesmo (e pelas novidades q ainda vem por aí, acredite: 2014 vai ser ainda mais fértil pro mercado nacional - espera só pra ver, rs)!!!

    Feliz Ano-Novo pra vc tbm, Victor (e tudo de bom)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  52. "http://www.marvel616.com/2013/12/mutacao-em-debate-29-nova-marvel-na.html"


    Valeu pelo link....

    vou ouvir esse podcast com calma hj de noite (promete ser imperdível mesmo pra fãs da marvel)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  53. "Leo, depois dos novos 52, como estar este lance de multiverso na DC? "


    Boa pergunta, brother..... Eu tbm acho a DC bem mais complicada de se entender nesse lance de cronologia.... O problema maior foi q depois da "Crise nas Infinitas Terras" (de 1985) era pra tudo ter ficado mais simples, só q com o passar dos anos a DC foi fazendo "ajustes" e "remendos" q acabaram bagunçando ainda mais a cronologia!!!

    Não sei se vc lembra.... mas de uns 20 anos pra cá tivemos: "Crise Infinita", "Contagem Regressiva", "Ponto de Ignição", até chegar nos "Novos 52": q foi um reboot criado mais pra corrigir os erros cronológicos gerados por essas sagas anteriores (e q deixavam várias séries com "furos" inexplicáveis)!!!

    Infelizmente eu não saberia te responder com mais precisão essas dúvidas.... simplesmente pq tbm não entendo direito esses lances interdimensionais e realidades paralelas: é mta coisa pra minha cabeça, hehe.... mas pelo q eu li da "Terra-2", acredito q em pouco tempo a DC volte a se enrolar novamente com esses paradoxos temporais e acabe precisando de mais uma "crise" pra arrumar as coisas, rs!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, pessoal!
      Deixa eu tentar esclarecer: na verdade, não é tão complicado. Com o reboor, não ficou claro como ficou a situação das 52 Terras... Eu acredito que o multiverso DC ainda tem todas elas...
      Temos a Terra principal ( que antes da Crise era a Terra 1, depois de Crise Infinita virou Nova Terra, e após a Crise Final, virou a Terra Zero, e atualmente não tem nome...heheh);
      a nova Terra 2, que foi radicalmente alterada pelo reboot, e é mostrada no gibi Terra 2.
      Temos a Terra 1 de "Superman Terra 1" e que deve ser a mesma de "Batman Terra 1"
      Tem a Terra do Super negão que aparecer numa história do Morrison em Action Comics
      E veremos a Terra 3 futuramente( onde os heróis são vilões e vice-versa) lar do Sindicato do Crime, versão maligna da Liga.

      Sabe-se que o Morrison vem preparando uma mini pra 2014 chamada Multidiversity que explorará outras Terras.

      Desanuviou aí??


      Abs! E feliz ano-novo!!!

      Excluir
  54. "OI Leo, fico pensando em quantos bons gibis lemos neste 2013, né? Graças ao amigo eu me aproximei de novo dos gibis de heróis."


    E aí, Paulo..... tdo bem?

    Fico feliz em saber q vc tem curtido mais essa linha de super-heróis (e até outros gêneros q acompanho vc comentar no seu blog tbm).... Pois pra mim o grande barato de se colecionar quadrinhos é poder passearmos pelos diversos gêneros e estilos de gibis disponíveis (indo da Marvel à DC, passando pela Disney, Tex, Vertigo, e o q mais vier pela frente, rs)!!!

    Essas "Coleções Históricas" pra mim são maravilhosas tbm.... pois me remetem direto à uma viagem pra um passado q vivi na infância (nos longínquos anos 70). Sou mto saudosista tbm.... e reler esse material hj é como embarcar numa máquina do tempo de volta à uma época mais inocente (e q dava asas à nossa imaginação). Hj as coisas são mais "cruas" e "sombrias", mas tbm me agradam à sua maneira (embora não tenham a magia das histórias mais antigas)!!!

    Tbm continuarei frequentando e participando ativamente do "Blog do Paulo Gibi" em 2014..... e de outros blogs amigos tbm (pois tbm preciso me manter informado, rs). Obrigado tbm pela consideração, Paulo, embora eu me sinta mais um "aprendiz" do q um "conhecedor" (já q tem tantas HQs novas e antigas q eu ainda desconheço e q ainda me surpreendo a cada nova leitura q compartilho aqui: todo mês me sinto como se tivesse recém chegando no mundo dos quadrinhos, rs)!!!

    Feliz 2014, Paulo.... com mta saúde, paz e prosperidade!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  55. Reino do Amanha já tenho pela Panini numa versão econômica. Eu já disse aqui e repito: se fossem colocar um ponto final nas historias da DC, Reino do Amanha fecharia com chave de ouro e gosto de enxergar aquele incrível final dessa forma.

    De historias inéditas, repito também que essa nova fase do Demolidor é a melhor HQ de super heróis da atualidade.

    ResponderExcluir
  56. o importado com capa cartonada e pouco menos de 30 R$ e o frete +/- 20, so que esse frete compensa porque eu também pretendo levar thor ragnarok (era pra panini ter republicado junto com thor 2)

    ResponderExcluir
  57. Olá Léo.

    Por acaso você sabia que o Surfista Prateado quase virou filme em 1980?.

    ABS.

    ResponderExcluir
  58. Oi, LEO, tudo bem?

    Sem dúvida nenhuma, o Sombra foi um dos grandes destaques de 2013 e também achei muito interessante a postagem do Elcio! Engraçado que, na época que li na revista do Batman, achava a visão do Chaykin excelente, e revendo hoje, vejo que não é a versão definitiva que eu achava que era. O Sombra ali perdeu toda a sua aura de mistério mesmo, e o que era nebuloso ficou meio banalizado. Daquele filme com Alec Baldwin, também não gostei.

    Eu fiquei um bom tempo afastado dos quadrinhos. Foi uma época que eu achava que não saía mais nada do meu gosto pessoal, e a Marvel e a DC estavam muito maçantes para mim. De um tempo para cá que andei comprando alguns encadernados de luxo (Ranxerox, Incal) e coisas tipo Vertigo, mas perdi muita coisa, estava totalmente por fora de tudo. Comprei nesse finalzinho de ano A QUEDA DE MURDOCK, da Salvat, e nem sabia que tinha saído pela Panini! Tinha lido na SAM já e vejo que é a melhor saga do Demolidor que já li: sombria, violenta, enfim uma hq adulta com lances totalmente cinematográficos! 2013 foi um ano excelente nesse ponto e 2014 tá prometendo ser ainda melhor, vamos ver e aguardar... Me senti resgatado, rs!

    LEO, um feliz 2014 com muita saúde, sossego e $$ (pros lançamentos que estão por vir) pra você e pros colegas do Submundo!

    Abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  59. "se fossem colocar um ponto final nas historias da DC, Reino do Amanha fecharia com chave de ouro e gosto de enxergar aquele incrível final dessa forma."


    Concordo plenamente, Marcelo.... na minha coleção tbm prefiro "fazer de conta" q o "Reino do Amanhã" é o FINAL da DC.... e da mesma forma, tbm considero "Terra X" o FIM da Marvel!!!

    tecnicamente, elas não valem pra fins de cronologia.... mas como eu prefiro fazer uma cronologia própria (e pessoal) pra minha coleção, faço com q ao menos pra MIM elas tenham valor definitivo sim, rs!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  60. "o importado com capa cartonada e pouco menos de 30 R$ e o frete +/- 20"


    Pois é, assim passa a valer a pena o importado mesmo, Erick....

    tá um ótimo preço sim (já faz uns 2 anos q mandei importar gibis pela última vez, mas pretendo voltar a comprar uns encadernados gringos uma hora dessas)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  61. "Por acaso você sabia que o Surfista Prateado quase virou filme em 1980?."


    Oi, Renato.... eu sabia sim, li isso numa Wizard importada há tempos atrás!!!

    mas ainda bem q não fizeram.... os anos 80 ainda não eram mto propícios pra adaptações de gibis!

    Abs!

    ResponderExcluir
  62. "Eu fiquei um bom tempo afastado dos quadrinhos. Foi uma época que eu achava que não saía mais nada do meu gosto pessoal, e a Marvel e a DC estavam muito maçantes para mim."


    E aí, Alexandre..... blz?

    Sei bem como é isso.... pois tbm passei uns 10 anos afastado dos gibis (entre 84 e 94): no meu caso foi pela crise financeira da época, q me fez vender toda a minha coleção (o q me desmotivou a continuar colecionado qq coisa)!!!

    Pra minha sorte, nos anos 90 apareceu um sebo aqui em POA (q ficava num mesmo prédio comercial onde tinha uns "inferninhos" no mesmo andar, rs).... onde encontrei milhares de gibis em perfeitíssimo estado de conservação (tinha tudo da Ebal até Abril), aí como a minha situação ($$$) já estava melhor, consegui recuperar quase tudo q perdi na época (e tbm o q eu havia deixado de ler durante os 10 anos 1 fiquei afastado): de lá pra cá não parei mais com os gibis, rs!!

    "A QUEDA DE MURDOCK" eu tenho pela Panini mesmo (saiu em capa-dura faz alguns anos).... mas era o DOBRO do preço q essa da Salvat, hehe. Seja como for, é uma obra indispensável em qq coleção (nível "Cavaleiro das Trevas")!!!

    e um Feliz 2014 pra vc tbm, Alexandre..... com mta felicidade, saúde, e prosperidade (Boas Festas)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  63. "Sabe-se que o Morrison vem preparando uma mini pra 2014 chamada Multidiversity que explorará outras Terras. Desanuviou aí??"


    Valeu pelas explicações, Bruno.....

    Resumindo assim até não parece tão complicado mesmo.... mas qdo lemos uma dessas histórias e qdo elas começam a se cruzar entre si: é aí q começam os problemas, rs!!!

    A Marvel tem milhares de terras paralelas tbm (o universo tradicional deles é o nº 616)..... e depois de décadas, a editora finalmente começou a sentir a necessidade de rebootar algumas séries tbm (pois fica difícil explicar as ações de alguns heróis ocorridas nos anos 60 e 70: e fazê-las valer até os dias de hj)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Leo!
      A Marvel nesse quesito ganha disparada da DC. Em praticamente todos os gibs já foi mostrada uma Terra paralela, e quase todo roteirista já criou a sua mostrando um futuro alternativo... Quer mais confusão que isso??!!! Hehehe
      Fora as linhas editorias que tem/tiveram suas próprias Terras: Ultimate, 2099, MC2, Novo Universo, novo Novo Universo...
      Enfim, o que confunde os nerds na DC são os reboots...

      Excluir
  64. "Fora as linhas editorias que tem/tiveram suas próprias Terras: Ultimate, 2099, MC2, Novo Universo, novo Novo Universo..."


    Não esqueça tbm da "Marvel MAX", hehe....

    mas na marvel essa onda pegou mesmo a partir dos anos 70.... com o sucesso da série: "O Que Aconteceria Se"... um verdadeiro clássico do gênero (pra mim foi a melhor revista marvel dessa época: considero essa série um verdadeiro: "Além da Imaginação" pra marvetinhos, rs!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  65. Olhando esta retrospectiva aqui no blog deu pra perceber o quanto o ano de 2013 foi proveitoso com relação ao lançamento e relançamento de quadrinhos (que pena que não relançaram Terra X, nem BHM: X-men 1).
    Quando olho essas revistas dá pra imaginar um pouco o quanto foi investido em gibis este ano. Mas por outro lado fico bastante contente, pois é uma coisa que eu me divirto e que pra mim vale muito a pena!
    Em um podcast do Marvel616, Rogério Saladino parece deixar bem claro que em 2014 o ritmo frenético de lançamentos irá continuar, pois o Brasil está passando por ótimos momentos com relação as HQS. Imagina só o que teremos daqui pra frente?!
    Leo, você saberia dizer se a Panini pretende também lançar uma Coleção Histórica DC? Seria muito bom! Ou talvez uma coleção de Graphic Novels da Salvat com histórias da DC, será que é sonhar muito? Ouvi de dizer que em Portugal existe uma coleção da DC nesses moldes...
    Bom final de ano pra você e que possamos trocar bastante ideias em 2014!

    ResponderExcluir
  66. Oi Leo, realmente foi muito lançamento bom em 2013 e quase arruinou as minhas finanças. rs rs rs . Mas passo por aqui para desejar a vc e sua família um ano novo repleto de realizações e muita paz e que o Submundo continue sendo esse grande blog de informações. Abraços amigo.

    ResponderExcluir
  67. ALFREDO WILLIAMS31/12/2013, 17:47

    E ai Leo,
    Cara, queria tirar uma dúvida. Fiquei afastado das redes sociais nesse mês e vi no meu email que tinham mudado a privacidade do grupo do facebook. Quanto entrei no meu face, não estava mais no grupo. Ele foi excluido? Ou os moderadores de lá me excluiram sem nenhum motivo aparente? Fiquei afastado porque esse ano decidi mudar de curso e passei o ano conciliando os estudos para o vestibular de medicina da estadual e os quadrinhos. Porém, como a prova é em dezembro, tive que focar.

    ResponderExcluir
  68. ola !!!
    venho acompanhando seu site a algum tempo, desde que vc falou da velha revistaria tutatis do qual ja sou comprador a alguns anos, e de titulos da DC e MARVEL, que acompanho desde os anos 80. Ano que foi um dos melhores, com historias que ficaram entre as melhores, tipo ( piada mortal, a ultima caçada de Kraven...entre outras ).

    cara um bom ano novo e continue sempre assim !!!

    Eduardo !!

    ResponderExcluir
  69. "Leo, você saberia dizer se a Panini pretende também lançar uma Coleção Histórica DC? Seria muito bom! Ou talvez uma coleção de Graphic Novels da Salvat com histórias da DC, será que é sonhar muito? Ouvi de dizer que em Portugal existe uma coleção da DC nesses moldes..."


    E aí, Sensui.... tdo bem?

    Eu tbm tive uma impressão mais ampla da quantidade de lançamentos à medida em q eu ia selecionando os títulos pra fazer estas 3 postagens: Eu deixei mta coisa de fora, mas retrospectivas são assim mesmo: são pra ser um "resumão" do ano q passou.... e mesmo nesse resumo, podemos notar q teve quadrinhos demais nas bancas e livrarias, hein?

    sobre "Terra X".... eu acho q essa edição tem boas chances de ser republicada mais pra frente. Já as BHM eu acho mais difícil, porém: uma das ed. da "Coleção Histórica dos X-Men" (q será lançada em 2014) republicará algumas das principais histórias da 1º BHM dos XM!!!

    qto à uma "Coleção Histórica" da DC.... na verdade a Panini já lançou várias alguns anos atrás em comemoração aos 70 anos da DC, do "Super" e do "Batman" (cada um teve coleções de clássicos em 4 edições - uma delas tinha capas de Alex Ross e vinha com bottons de brinde). Mas não se preocupe, q acredito q novas coleções q nem essas possam vir pra DC tbm (rolam boatos por aí de uma assim pro "super" novamente - vamos ver)!!!

    e realmente.... na Europa tem mtas coleções nos moldes da Salvat: e uma delas é só com o "Batman" (cuja lombada tbm forma uma imagem com o símbolo do morcego). Se a Salvat conseguir negociar os direitos, com certeza poderá trazer pra cá novas coleções assim futuramente!!!

    E um Feliz 2014 pra vc tbm (Boas Festas, e esteja aqui no ano q vem tbm, rs - amanhã mesmo já tem postagem com as novidades pro ano aqui no blog)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  70. "Oi Leo, realmente foi muito lançamento bom em 2013 e quase arruinou as minhas finanças. rs rs rs ."


    Oi, Marcilio.... tdo bem?

    Nem me fale, pois eu fui um dos mtos colecionadores q passou o ano todo de 2013 com a "corda no pescoço", rs.... Minha conta bancária não saiu do vermelho em nenhum mês deste ano e ainda tive q abrir mão de mtos encadernados e miniaturas q me interessavam por não conseguir dar conta de tanta coisa, hehe. Mas vamos ver se pro ano q vem a situação melhora pra todos nós, né?

    Da minha parte, pode apostar q continuarei mantendo o blog sempre bem informado (andei fazendo novas amizades nos bastidores de algumas editoras - o q me garantirá mais notícias e informações exclusivas aqui pro "Submundo"). Tbm conto com a presença sua e de outros leitores e amigos q participam e colaboram com este espaço de forma produtiva!!!

    Um Feliz 2014 pra vc tbm, Marcilio.... com mta paz, felicidade, saúde, e prosperidade (Boas Festas)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  71. "Fiquei afastado das redes sociais nesse mês e vi no meu email que tinham mudado a privacidade do grupo do facebook. Quanto entrei no meu face, não estava mais no grupo. Ele foi excluido?"


    Oi, Alfredo..... tdo bem?

    Sim, o grupo foi excluído do face.... Eu já estava afastado do grupo há meses qdo passei o comando do grupo adiante e eu já não fazia mais parte nem como usuário e nem como ADM/moderador. Porém, entendo as razões pra exclusão do grupo: tinha mta briga. confusão e pessoas desrespeitando regras diariamente (o q aumentava a carga de trabalho dos ADMs). Tudo isso levou à exclusão o grupo, e apesar de eu ter ficado bastante chateado com o rumo das coisas tomaram, entendo e respeito a decisão, pois não tenho o direito de exigir q outras pessoas assumam uma responsabilidade da qual eu mesmo havia abdicado há tempos!!!

    porém, 2 novos grupos foram criados no lugar desse.... Peço q vc me mande algum recado pelo face q eu tento te add aos 2 grupos, blz?

    Abs!

    ResponderExcluir
  72. "venho acompanhando seu site a algum tempo, desde que vc falou da velha revistaria tutatis do qual ja sou comprador a alguns anos, e de titulos da DC e MARVEL, que acompanho desde os anos 80."


    E aí, Eduardo..... blz?

    Valeu mesmo por estar curtindo e acompanhando o blog.... Tbm sou um cliente das antigas na Tutatis (fui um dos primeiros até, rs) e estou sempre por lá toda semana: costumo ir lá entre quinta e sexta (q são os dias em q costuma chegar novidades na loja): e sempre q vou, fico algumas horas lá batendo um papo com a galera (tem mta gente-fina q frequenta a loja tbm nesses dias de lançamentos). Uma hora dessas a gente se esbarra por lá tbm!!!

    Um Feliz 2014 pra vc tbm.... com mta paz, felicidade, saúde, e prosperidade (Boas Festas)!!! E continue aqui no blog ano q vem.... pois amanhã mesmo já tem a postagem com as novidades pra 2014!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  73. ALFREDO WILLIAMS01/01/2014, 10:57

    E ai Leo,
    Mandei a solicitação para você no face, depois me add nos grupos. Uma situação chata essa. Infelizmente, em quase todo grupo grande ocorre isso. Tudo por causa da falta de paciência de uns e principalmente da falta de leitura, pois se todos dessem uma lida nas regras tudo seria melhor. Mas agora são águas passadas. Experiências desse tipo ajudam no amadurecimento. Desejo para você e para todos os leitores do SUBMUNDO HQ um feliz 2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Alfredo... Feliz 2014 pra vc tbm, brother!!!

      Mais tarde eu entro no face e te add então, blz?

      Abs!

      Excluir
  74. Por sua dica peguei os "O Reino do Amanhã" e "Justiça" que achei ótimas aquisições, sobre o "O Reino do Amanhã" pelo que lí na revista Mundo dos Super Heróis foi interessante até para quem tinha as versões anteriores por estar mais completa e pelos extras dela.
    Pra mim que estou voltando a leitura dessas maravilhas, este tipo de lançamento é perfeito.

    ResponderExcluir
  75. "Por sua dica peguei os "O Reino do Amanhã" e "Justiça" que achei ótimas aquisições"


    Sensacionais mesmo essas 2, hein?

    comprei a "Justiça" na black friday (paguei 70 pila nela).... e é bem melhor ler ela ao vivo do q nos scans q eu tinha (até deletei eles, rs). Lendo essa HQ, tbm me empolguei em pegar umas miniaturas de personagens da DC q eu não iria comprar (mas q mudei de ideia agora)!!!

    essa do "Reino" eu vou ficar com o meu encadernado anterior (capa-cartão), pois ando apanhando feio pra colecionar esses gibis e tbm as miniaturas: ainda mais agora q preciso separar uma verba pros "Especiais" da marvel!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  76. Alô, LEO! Desejo um ano fera em 2014, cheio de felicidade e conquistas! :-)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  77. Eu tenho uma rápida questão: Massacre de Mutantes consta apenas no encadernado que vou mostrar na imagem a seguir ou também foi dividido em partes como A Queda dos Mutantes? Eu quase comprei quando vi em uma livraria da minha cidade, mas desisti por causa dessa dúvida.

    Até!

    http://contraversao.com/wp-content/uploads/2013/07/PANINI-DC-_X-MEN-MASSACRE-DE-MUTANTES-516x800.jpg

    ResponderExcluir
  78. "Eu quase comprei quando vi em uma livraria da minha cidade, mas desisti por causa dessa dúvida. "


    Oi, silas..... um Feliz 2014 pra vc tbm, brother!!!

    qto à sua dúvida.... pode comprar essa ed. sem medo: a saga do "massacre" tá completa aí nesse Vol. único!!!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...