20/08/2013

"O Fantasma": As Capas Clássicas e as Origens do 1º Herói Fantasiado dos Quadrinhos....

O "Fantasma" (criado por Lee Falk & Ray Moore em 1936).... voltou às bancas brasileiras em um lançamento da Pixel com histórias clássicas: ganhando grande repercussão na mídia. Mas poucos leitores da nova geração conhecem este, q é oficialmente: o "1º Herói Fantasiado das HQs"!!!  

Assim, esta matéria especial irá apresentar o "Fantasma" pros novos leitores conhecerem melhor o "Espírito-que-Anda".... e tbm pros leitores veteranos matarem a saudade de capas clássicas de antigas edições da RGE (e outras editoras), além de curiosidades e a polêmica acerca do título de ser o precursor dos heróis uniformizados nos quadrinhos!!!

Confiram abaixo mais uma matéria "jurássica" aqui no blog....

O "Fantasma".... é o defensor mascarado conhecido pelos nativos das florestas como: O "Espírito-que-Anda". Mas ele não é uma entidade do além, e manteve essa fama de "espírito" pq várias gerações de tribos da selva relatavam seus feitos através dos séculos. Só q os "Fantasmas" são todos humanos comuns (sem poderes) q apenas herdam o legado de combatentes do crime de seus antecessores (mantendo uma falsa aura de imortalidade em torno do mito)!!!

O mais famoso dos "Fantasmas" é Kit Walker.... casado com a eterna mocinha Diana Palmer (as edições com o "Casamento" e "Lua-de-Mel" do Fantasma foram um imenso sucesso de vendas nos anos 70 e 80 e recentemente foram republicadas em formato gigante pela editora Kalaco). Entre seus principais inimigos estão: piratas, saqueadores, traficantes de escravos, e ladrões de diamantes (além de outros tipos de criminosos comuns). E no combate ao crime, o "Fantasma" usa além de 2 pistolas calibre 45: o "Anel da Caveira" (q deixa uma marca de caveira na cara dos bandidos)!!!

Originalmente publicado em tiras de jornal.... o "Fantasma" teve uma longa trajetória nas bancas do Brasil desde os anos 30 mesmo em periódicos como "A Gazeta" até se consagrar em revista própria pela RGE a partir de 1953 (veja acima a capa do clássico nº 1). Na RGE, o "Fantasma" atravessou décadas (sendo publicado até meados dos anos 80) tendo além de sua revista mensal, vários "Almanaques", "Superalmanaques", "Hiperalmanaques", edições "Extras", álbuns especiais, e mto mais (foi a fase de ouro do personagem no Brasil)!!!

Sobre o polêmico posto de ser o "1º Herói Fantasiado" dos quadrinhos (fato q vez ou outra gera controvérsia entre leitores).... pra mim, não existe a menor dúvida: Se o "Superman" é o 1º "SUPER-HERÓI" (com "superpoderes") das HQs, o "Fantasma" (surgido 2 anos antes) é mesmo o 1º "HERÓI" (sem poderes) a vestir um colante colorido e uma máscara pra combater o crime nas HQs. Lembrando tbm, q o 1º registro de um herói fantasiado é o "Pimpinela Escarlate" (1903) mas esse é oriundo da literatura PULP (e não dos gibis).... e à ele seguiram-se outros mascarados: "Sombra", "Zorro", "Besouro Verde", mas todos variando entre a literatura e os programas de rádio da época. O "Fantasma" é o 1º fantasiado dos QUADRINHOS!!!

E falando em fantasias colantes.... outra polêmica em torno do "Fantasma" é a cor de seu uniforme. Originalmente, afirma-se q Lee Falk queria a cor CINZA pra roupa, mas devido à problemas gráficos acabou sendo publicado com a cor ROXA (mantida até hj na versão original). Mas aí virou bagunça.... e no Brasil, a cor utilizada foi a VERMELHA, enquanto em outros países do jundo a cor do uniforme tbm variava: AZUL (na Escandinávia), MARROM (Nova Zelândia), e poraí vai, rs!!!

Após a fase da RGE, nenhuma editora (e ele passou por várias) conseguiu emplacar o "Fantasma" nas bancas.... ou lançavam material inédito em formatinho (com baixa qualidade gráfica) ou apostavam em álbuns gigantes de capa-dura caríssimos (custando acima de 80/100 reais). Mas agora a Pixel acertou em cheio ao investir num formato econômico (R$ 16) e graficamente impecável. Veja a capa deste novo lançamento neste LINK: "Fantasma - Piratas do Céu" !!! 

Até+

PS: E se vc gostou desta postagem e quiser pesquisar mais sobre o "Fantasma".... recomendo este LINK da "Eniclopédia HQ" (contendo TODAS as CAPAS do personagem já publicadas no Brasil): "Lista Completa de HQs do Fantasma"!!!

30 comentários:

  1. Eu tenho um ou dois Almanaques do Fantasma, que na verdade meu irmão comprou quando era adolescente e colecionava HQs. Nunca me interessei muito por este tipo de revistinha, mas encontrei um dos Almanaques esses tempos e dei uma olhada (novamente não cheguei a ler).
    Não sabia da história do personagem, achei muito legal tu escrever sobre ele... nem imaginava que ele era simplesmente um humano fantasiado e defensor dos "frascos e comprimidos", como dizia o Chapolim (outro herói sem poderes reais...rsrs).
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu me lembro que meu pai comprou umas edições para mim quando pequeno, mas o personagem realmente me pegou quando eu assistia ele no clássico desenho Os Defensores da terra, onde ficava sempre na torcida para o herói falar a famosa frase: "PELA LEI DA SELVA, O ESPIRITO QUE ANDA AGORA INVOCA A FORÇA DOS DEZ TIGRES".

    Com certeza irei comprar essa edição que vale ouro.

    ResponderExcluir
  3. Leonardo Neto20/08/2013, 10:25

    Xará, essa hq do Fantasma, as edições são em ordem cronológica de lançamento? Ou reuniram um arco completo de histórias? Qual o formato (papel, capa, tamanho, etc)?
    Até hoje só ouvi falar msm do nome "Fantasma", mas nunca li nada sobre.
    Assim como os nativos, eu achava tbm que ele era "uma entidade do além", rsrs.
    Mas agora depois de ler sua review, me interessei pra saber mais a respeito do personagem.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Ei Leo, sua matéria ficou show. Tá tudo bem explicado para quem não conhece o personagem. Gostei muito.
    Abraços, saúde e paz.

    ResponderExcluir
  5. Oi Leo, que coisa boa. Vou colecionar. A capa de estreia é muito bonita, bem escolhida. Parabéns pela matéria.

    Aí na sua região já chegou? Por aqui não apareceu. Abs,

    ResponderExcluir
  6. Fantástica matéria Leo. Agradeço pela referência mais uma vez.

    ResponderExcluir
  7. Bela matéria Leo, realmente um grande herói que reinou muito tempo nas bancas brasileiras e que hoje como o grande Mandrake não conseguiu mais seu espaço. Quem sabe não é agora com essa bela iniciativa da Pixel, com um formato bom e um preço razoável. Espero claro que dê certo e que o grande Mandrake também possa voltar. Abraços amigo.

    ResponderExcluir
  8. Que bom a volta do fantasma mesmo já tendo lido essas histórias comprei, tomara que tenha vida longa essa publicação.....lembrando que o fantasma tem o anel da caveira como relatado na matéria e o anel da proteção (aqueles que tem essa marca estão aos cuidados do fantasma, e como isso abre portas para quem tem a marca)

    ResponderExcluir
  9. Peço desculpas e se me permite um pequeno complemento são dois anéis...
    (a outra postagem seria depois dessa)....abraços.

    ResponderExcluir
  10. Novamente desculpas, como escrito na matéria para combater o crime ele usa o anel da caveira,o outro não é para combate ao crime.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela matéria, ficou excelente e está tudo bem explicado para quem não conhece o personagem. Agora é só espera chegar nas bancas aqui(Fortaleza-CE) e que não fique só neste numero e que possibilite outras historias clássicas desse personagem e de outros!

    ResponderExcluir
  12. "nem imaginava que ele era simplesmente um humano fantasiado e defensor dos "frascos e comprimidos"


    Oi, Nanda... pois é, essa fantasia q ele usa é mais um "style" pessoal mesmo... Se ele tomar um tiro, aí sim q ele vira um "Fantasma" de verdade, rs. Mas é preciso manter a pose pra alimentar as superstições das tribos da selva (q acreditam q ele é uma entidade sobrenatural)!!!

    Na época da RGE, eu te confesso q eu só colecionava os almanaques, superalmanaques, e o Hyperalmanaque do Fantasma... a mensal eu achava com mto pouca pág. pro meu gosto. Com a Disney era mesma coisa: meu foco era o "Disney Especial" (desde aquela época - anos 70/80 - q eu já preferia os "Almanacões" com histórias completas)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "eu assistia ele no clássico desenho Os Defensores da terra"


    Oi, Marcelo... pois eu me lembro desse desenho (passava no sbt - se não me falha a memória). Aliás, foi através desse desenho q eu fiquei sabendo q a cor verdadeira do uniforme dele era roxo (sem internet na época a gente demorava mais pra descobrir as coisas, rs)!!!

    o "Fantasma" tbm teve um desenho com uma versão futurista dele (esse eu vi lá pelos anos 90)... e há poucos anos atrás fizeram um novo seriado dele pra TV (mas parece q ficou TOSCO - pelas imagens q eu vi). Ele tbm teve um péssimo filme pro cinema na década passada!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "Xará, essa hq do Fantasma, as edições são em ordem cronológica de lançamento? Ou reuniram um arco completo de histórias? Qual o formato (papel, capa, tamanho, etc)?"


    E aí, blz?... não tenho certeza absoluta (pois ainda não tenho a revista em mãos) mas parece q não tá em ordem cronológica não: e o conteúdo dessa ed. seria a 2º aventura do "Fantasma" e sua sequência (publicados nas tiras de jornal dos anos 30). De qq forma, pelo menos é uma saga completa e da fase clássica inicial do personagem!!!

    A capa é cartonada, O formato é 17 x 24 cm (maior q o formatinho, mas menor q o fmto americano... e segundo relatos de leitores q já compraram essa ed, ela tá caprichadíssima (graficamente falando): com papel couché e tudo mais (o mesmo dos encadernados de luxo da panini)!!!

    Essa ed. ainda não chegou nas bancas daqui (procurei hj)... mas assim q eu comprar, farei uma avaliação completa na próxima coluna de "Review" aqui no blog (mas desde já, acho q será uma excelente aquisição pra quem curte um bom classicão da "Era de Ouro" dos gibis, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "Tá tudo bem explicado para quem não conhece o personagem. Gostei muito."


    E aí, Milton... tdo bem? Brigadão mesmo por ter curtido a matéria (eu com certeza adorei pesquisar e escrevê-la, rs - achei mtas informações interessantes sobre o personagem lendo artigos e baixando HQs clássicas dele)!!!

    Por falar nisso... houve uma tremenda coincidência: eu já vinha pesquisando e lendo gibis antigos do "Fantasma" preparando esta postagem desde março deste ano (sim, algumas matérias eu levo MESES pra publicar aqui, rs). Qdo eu (finalmente) estava prestes a finalizar a matéria, veio a notícia desse lançamento da Pixel... e sendo assim, reescrevi alguns parágrafos comentando o lançamento!!!

    Valeu mesmo!!

    Abs (saúde, paz, e tudo de bom pra vc tbm, Milton)!!!

    ResponderExcluir
  16. "Aí na sua região já chegou? Por aqui não apareceu. Abs"


    Oi, Paulo... tdo bem? Infelizmente, aqui no sul ainda não chegou (procurei hj junto com o "X-O Manowar" nº 3: e nada dessas 2 edições (tentarei de novo na quinta)!! mas sei q já saiu nas bancas de SP (capital)... e tbm vou colecionar com certeza: vamos torcer pra q essa ed. venda bem e q continuem lançando + clássicos do Fantasma!!!

    Eu ficaria feliz tbm com ed. nesses moldes (e preço) trazendo outros clássicos tipo: "Flash Gordon", "John Carter & A Princesa de Marte", "Jim das Selvas", "Agente X-9", etc... seria mto show!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "Fantástica matéria Leo. Agradeço pela referência mais uma vez."


    Brigadão mesmo.... mas EU (e os demais colecioandores) é q só temos de agradecer ao seu excelente trabalho de disponibilizar TODAS as capas do "Fantasma" já publicadas no Brasil: Um trabalho e resgate histórico de respeito absoluto mesmo!!

    O site "Enciclopedia HQ" merece todas as referências e recomendações... continue com o ótimo trabalho por lá!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "realmente um grande herói que reinou muito tempo nas bancas brasileiras"


    Valeu, Marcilio... e de fato, o "Fantasma" foi um tremendo sucesso nas bancas por mto tempo... sua revista mensal da RGE durou nada menos q 371 edições (sem contar os vários almanaques e especiais)!!!

    são números respeitáveis... pois só pra fins comparativos: NENHUM herói Marvel ou DC conseguiu marcas sequer próximas disso (ao menos em termos de longevidade numa revista mensal - "zerar" numeração não conta, rs)!!!

    e tbm torço pela volta do "Mandrake".... e do "Flash Gordon" e "Jim das Selvas"(outros contemporâneos do "Fantasma" q tbm mereciam uma volta triunfal às bancas)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  19. "lembrando que o fantasma tem o anel da caveira como relatado na matéria e o anel da proteção (aqueles que tem essa marca estão aos cuidados do fantasma, e como isso abre portas para quem tem a marca)"


    Valeu mesmo pela explicação, Roni... pois eu me lembrava q eram 2 anéis, mas esqueci a função exata do 2º, rs (apesar de ter visto uma foto dos 2 anéis numa réplica q fizeram pra colecionadores!!

    Inclusive... eu cheguei a ter 2 cópias desses anéis q vieram de brinde junto com 2 almanaques do fantasma (da RGE). Mas o + conhecido mesmo é do caveira (q é marca registrada do personagem)!!!

    Se bobear, eu acabo comprando novamente uma réplica do anel da caveira (q eu vi pra vender na última comic-con). Só pra ter como ítem de colecionador mesmo!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "Parabéns pela matéria, ficou excelente e está tudo bem explicado para quem não conhece o personagem."


    Valeu mesmo, Alberto... sei q a matéria pode ter ficado bem superficial pra quem já é fã de longa data do "Fantasma", mas o objetivo era mesmo somente repassar o básico da trajetória do fantasma pros novos leitores. O texto foi direcionado pros novos leitores, mas pros veteranos o atrativo são algumas das capas acima (selecionei algumas das q eu achei entre as melhores)!!

    mas tinha tanta coisa pra ser comentada... afinal, são + de 75 ANOS de cronologia pra caber numa única postagem (não descarto a ideia de retomar o "Fantasma" numa 2º postagem futuramente)!!!

    e tbm espero q essa ed. venda bem... acredito q sim, pois foi um dos assuntos + comentados na mídia (ligada à gibis, é claro) durante a semana: o q já é no mínimo um bom começo pra qq novo lançamento!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. espero que chegue às bancas, pois nas lojas virtuais ainda nada, estive em BH segunda e nada, e aqui em Divinópolis também não

    ResponderExcluir
  22. Nunca li histórias do Fantasma, apesar de conhecê-lo um pouco. Mas, quero começar agora, com essa publicação da Pixel. As capas da postagem são muito bonitas, e a da edição recente é linda. Valeu amigo!

    ResponderExcluir
  23. "estive em BH segunda e nada, e aqui em Divinópolis também não"


    Aqui na capital do sul (POA) tbm não chegou ainda... apesar de já constar no sistema da Livraria Cultura q "está a caminho" (deve aparecer nos próximos dias pelo q me disseram)!!!

    de qq forma, amanhã vou nas bancas de novo (pra ver se compro o "X-O Manowar" 3)... e se por acaso essa do "fantasma" aparecer, eu posto aqui nos comentários de noite, blz?

    por enquanto todo mundo q comprou e comentou essa ed... é de SP (capital)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "As capas da postagem são muito bonitas, e a da edição recente é linda. Valeu amigo!"


    E aí, Heri... blz?

    eu sou meio fanático por capas de gibis, sabia? tenho vários cds gravados com milhares de capas clássicas (nacionais e gringas): Marvel, DC, e até umas 5.000 da Disney, rs!! mas do "Fantasma" eu comecei a salvar as capas agora a pouco (enquanto produzia esta matéria)... as capas produzidas pela RGE nos anos 70 pra mim são as melhores.

    Por falar nisso, as capas q a Abril produzia pra Disney nesse mesmo período tbm eram magníficas: pena q hj em dia o nível de qualidade das capas da Disney decaiu mto em comparação ao q era. E dizer q as capas brasileiras já foram infinitamente superiores às originais, hein?

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. Bom saber que em Sampa já chegou "O Fantasma". Estarei na cidade no sábado e vou comprar a minha edição sem falta.

    ResponderExcluir
  26. "Bom saber que em Sampa já chegou "O Fantasma"


    Pois é, uma pena q ainda não foi pros outros estados: ou mesmo pro interior de SP (um camarada da região metropolitana de SP tbm não achou nas bancas)!!!

    mas às vezes demora uns dias mesmo até a distribuição se acertar... ainda mais q o lançamento foi recente (e no "Mercado das Pulgas")!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. Em meados de 1978, tive o prazer dd ldr o prmeiro gibi do fantasma, lembro-me do titulo que se chamava a 49 esposa. Muito bkm! Ai ñ parei mais, pois nessa época eu tinha 12 anos e a cada estória era gratificante.

    ResponderExcluir
  28. "Em meados de 1978, tive o prazer dd ldr o prmeiro gibi do fantasma"


    Nessa época (e até meados dos anos 80) eu tbm colecionava o "Fantasma"... mas ao invés de comprar a mensal, eu priorizava os almanaques ("Super", "Hyper", etc) da RGE!!!

    hj em dia eu torço pra q a Pixel não fique só nessa 1º ed. q saiu agora e continue trazendo mais material clássico e atual do "Fantasma"!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. E ai Léo beleza

    Bacana demais esta matéria do Fantasma, só achei que faltou uma menção ao Capeto e ao Héroi. Afinal sempre fui fã do cachorrão bravo.


    Abs

    ResponderExcluir
  30. "só achei que faltou uma menção ao Capeto e ao Héroi."


    E aí, Wellington.... tdo bem? Tens toda razão.... faltou mesmo uma menção à eles no texto (falha minha)!!!

    Valeu por ter lembrado... na próxima matéria q eu fizer do "Fantasma" pode deixar q eles não ficarão de fora, blz? (Qdo sair um 2º Vol. da Pixel, com certeza voltarei a falar mais do "Fantasma")!!!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...