26/06/2013

Onda de Cancelamentos: Aumenta a Lista de Títulos Cancelados nas Bancas...

Apesar da significativa quantidade de novos títulos surgindo nas bancas e livrarias entre encadernados e a revistas mensais (tipo: "Juíz Dredd" e "X-O Manowar").... não se pode deixar de notar também uma crescente onda de cancelamentos q tem se alastrado pelo mercado nacional:

"Deadpool", "Grandes Heróis Marvel", "Frankenstein - Agente da S.H.A.D.E", "Sargento Rock", "Esquadrão Suicida", "Novos Titãs", "Flash", "Bibliotecas Marvel", e mais recentemente: "Gasparzinho", "Riquinho", "Brasinha", e pelo menos 6 "Almanaques Disney" (numa tacada só)!!!

Confira abaixo uma breve análise das prováveis causas dessa onda de cancelamentos....

Era inevitável.... O mercado nacional parecia estar numa expansão fora de controle: Com lançamentos incessantes entupindo as bancas e livrarias. Só q toda expansão acaba resultando (cedo ou tarde) numa retração: nem q seja apenas pro lado mais fraco (no caso: títulos com menor apelo comercial ou dirigidos à um público mais restrito)!!!

Some-se ao excesso de títulos (e ao alto custo de se manter uma grande quantidade de coleções simultâneas) a volta da inflação e o momento de crise pela qual o país está passando. E nessas horas de dúvidas e incertezas econômicas, a tendência é uma boa parte das pessoas (sensatas) economizarem dinheiro cortando gastos supérfulos (sendo q os gibis costumam estar sempre no topo dessas listas de cortes, rs)!!!       

Todos os títulos q eu citei acima estão oficialmente cancelados.... Alguns já tinham até rodado no começo do ano (Deadpool, GHM, Frankenstein, Sgt. Rock) e os demais foram confirmados recentemente. Só hj, a Pixel divulgou 3 cancelamentos de uma só vez: "Gasparzinho", "Riquinho" e "Brasinha" - q não chegaram a fechar 1 ano nas bancas!!!

A Panini costuma cancelar séries a todo instante e deixar coleções inacabadas (ou apenas iniciadas).... Estão aí coleções como: "Batman" (Neal Adams), "Batman - A Queda do Morcego", "Starman", "Perdedores", "Questão", "Deadpool", etc. E nos bastidores da editora sabe-se q as "Bibliotecas Marvel" são assunto encerrado tbm. Foram 17 encadernados lançados nas livrarias com a fase clássica da Marvel (Anos 60), mas o formato luxuoso (capa-dura) inviabilizou a coleção (q nos EUA já passa de 200 edições) pro leitor brasileiro!!!

A linha dos "Novos 52" tbm vem sofrendo várias baixas... as mais recentes foram: "Esquadrão Suicida", "Novos Titãs", e "Flash". As 2 primeiras faziam parte de um sistema fracassado de distribuição (exclusiva pra lojas de HQs), enquanto o gibi do "Flash" (q trazia no mix: "Arqueiro Verde" e "Exterminador") se encerrará na edição nº ZERO. Na Editora Abril, a onda de cancelamentos tbm pegou pesado. A linha Disney teve cerca de 15 títulos cancelados só este ano: 6 "Almanaques" (Peninha, Prof. Pardal, Margarida, Pateta, Pluto, Super-Heróis), além de 8 revistas baratinhas de menos de 2 Reais!!!

Quando um gibi é cancelado, as principais causas são: baixas vendas, distribuição pouco abrangente, alterações na linha editorial (visando outro público-alvo ou investimentos em outros formatos), questões burocráticas envolvendo direitos de publicação, e migração dos leitores pra outras HQs: afinal, com tantas opções nas bancas é natural q os leitores fiquem mais seletivos (abandonando determinadas coleções em prol de outras mais atrativas). Seja como for, essa onda de cancelamentos tbm pode ser um sinal de q as editoras e os leitores precisam se adaptar às novas turbulências econômicas do país!!!

Até+

78 comentários:

  1. Bibliotecas Marvel vai acabar?

    ResponderExcluir
  2. não acredito que irão cancelar as bibliotecas históricas!

    ResponderExcluir
  3. As "Bibliotecas" (infelizmente) já rodaram, amigos... Nos bastidores da Panini os editores já admitem q se continuarem a publicar material clássico da Marvel, será em outro formato (mais econômico)!!!

    bem, taí a "Coleção Histórica" do Aranha q vai sair em breve custando R$ 22,90 (e q deve trazer material clássico do Aranha: substituindo as Bibliotecas de capa-dura)!!!

    Daqui a pouco qdo eu concluir esta matéria (lá pela meia-noite) vou falar mais dessa situação no último parágrafo!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Não sei se vc já sabe, mas confirmaram no FB o Deadpool saíndo em encadernados e em periodicidade trimestral, q vai se revezando com o Demolidor do Waid e o Justiceiro do Rucka.

    São os encadernados se firmando como a tendência do momento!

    abs

    ResponderExcluir
  5. Um pena que a "Biblioteca Marvel" vai acabar. Uma pena mesmo. Gostava muito da dos X-Men e esperava muito que continuasse.

    Não tenho a nº1 e, pelo visto, vai ficar mais difícil ainda de conseguir comprar. Tá a peso de ouro no ML.

    ResponderExcluir
  6. "Não sei se vc já sabe, mas confirmaram no FB o Deadpool saíndo em encadernados"


    Sim, eu fiquei sabendo (até falei isso aqui no blog há uns 2 meses atrás qdo me perguntaram sobre o "Deadpool MAX")... mas muita coisa do "Deadpool" será pulada com o cancelamento do revista, pois vale lembrar q ele tinha até pouco tempo 3 séries mensais simultâneas nos EUA (e os encadernados não vão cobrir todas elas)!!!

    Alguns desses títulos cancelados da DC tbm serão remanejados pra encadernados ou entrarão no mix de outras revistas (o "Flash" deve ir parar em algum mix poraí)!!!

    E tbm prefiro mil vezes o formato encadernado... "Demolidor" (do Waid) ficou perfeito saindo assim em arcos fechados: q venham mais séries assim!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. "Gostava muito da dos X-Men e esperava muito que continuasse."


    Eu tava gostando de todas as BHM... e tbm esperava q fossem bem mais adiante aqui no Brasil (pelo menos q não ficassem só no começo)!!! Mas o cancelamento das bibliotecas não significa q o material clássico deixará de sair eventualmente... nada impede q novas coleções mais econômicas possam substituir as BHM!!!

    Essa dos X-Men foi longe lá fora... Foram 16 edições até agora: teve 8 edições da fase clássica (sendo q aqui no Brasil saíram só as 3 primeiras)... e mais 8 da fase anos 70 (com o Wolverine na equipe)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. von hohenstaufen27/06/2013, 05:10

    Pior que eu gostava do formato da BHM ! Eu só comprei dos X-men, então para min era mais tranquilo financeiramente.

    ResponderExcluir
  9. Era de se esperar. Ultimamente as bancas estão abarrotadas de opções, até a linha infantil está bem servida, e muito leitor tem optado pela compra de encadernados.

    Além disso, a situação econômica tb tem se complicado e corte nos gastos se fazem necessários.

    Abs

    Gustavo H

    Vou sentir falta do almanaque do Peninha...

    ResponderExcluir
  10. Oi Leo, fiquei triste com o cancelamento de 3 títulos clássicos da Pixel: Brasinha, Gasparzinho e Riquinho.

    Principalmente por Brasinha, que é um personagem totalmente diferente do "politicamente correto", e muito divertido.

    Realmente o fator econômico é determinante para as boas vendas de uma publicação.

    O paradoxo: gibis são cancelados, sem nunca terem chegado realmente a todas as praças e públicos, por causa da distribuição errática, ou vendas exclusivas em livrarias.

    ResponderExcluir
  11. o leo, não dá pra acreditar, retorno dos 'anos oitenta', é ?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk naquela época que a gente contava os mirréizinhos pra comprar uma sam, heróis da tv, esc, lembra ? e vem cá, será que a inflação está por aí mesmo ? que eu vejo os especialistas do governo dizendo que é tudo intriga da oposição !
    cara, e tava lendo os scans do coruja e não sei porque pensei que eu tava lendo um scan muito parecido do batman dos anos oitenta... aliás, até que é bem escrito e não é uma história tão ruim como você disse !

    abs
    BERNARDO

    ResponderExcluir
  12. Fala Léo, td tranquilo?

    Pela minha observação do mercado de HQs, acho normal que ocorra um reequilíbrio no mercado após anos em expansão. O mercado esta com excesso de produtos o que torna difícil (para o bolso) acompanhar, então é meio natural que o público passe a selecionar o material a ser comprado deixando então os lançamento com menor apelo sem o público necessário para se manter.

    Ao meu ver o mercado caminha para mais lançamentos no formato encardernado e cada vez menos de revistas mix. Sei que muita gente reclama disso alegando que séries de menor apelo não terão chance de serem publicadas por aqui, mas eu vejo a mesma quantidade de gente que pede um lançamento deste tipo, execrando os mesmos quando esses são lançados.. kkkk

    Enfim, apesar de minha opinião ser descaradamente tendenciosa para o lado dos encardernados, eu acho que realmente temos que selecionar melhor a qualidade do que é lançado por aqui, pq para material de qualidade, com certeza não faltará público.

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. Com relação aos 52 era inevitável pois até mesmo la nos EUA vários titulos foram cancelados devido a baixas vendas. Fora isso, sei que a editora Panini já anunciou mudanças para os próximos meses para o selo vertigo e espero que sejam boas pelo menos.

    ResponderExcluir
  14. Mario G. Junior27/06/2013, 10:18

    Leo,

    Acredito que o maior problema dos quadrinhos no Brasil é a enorme quantidade de títulos lançados.

    Não podemos esquecer que os títulos da Marvel e da DC são feitos originalmente para um público muito maior e, principalmente, com mais dinheiro que os Brasileiro.

    Basta entrar no site dessas editoras e verificar que elas devem possuir, juntas, mais de 50 títulos mensais além de mini-séries e especiais. Vale ressaltar que o consumidor norte-americano, depois de comprar os comic books ainda possui grana para as action figurines e cinema.

    Infelizmente a maioria dos consumidores brasileiro, estou incluso nessa lista, tem que fazer a seleção da seleção da seleção quando consegue destinar um pouco de dinheiro para esse tipo de entretenimento.

    Talvez um dia o Brasil consiga ter um mercado de entretenimento mais parecido com o norte-americano mas, até esse distante momento, nós teremos que conviver com cancelamentos e lançamentos com qualidade inferior ao original.

    Isso não é culpa da Panini nem de qualquer editora até porque acredito que muitos fãs trabalhem por lá e, tenho certeza, que eles devem fazer um tremendo esforço para lançar o máximo de material possível mas, infelizmente, vivemos uma realidade que não os ajuda.

    Por isso que, quando vou fazer um brinde, ao invés de falar "saúde" muitas vezes eu falo "que não me falte para o supérfluo" para que, pelo menos eu consiga continuar comprando minha miniaturas.

    Tenho andado um pouco ausente nos comentários mas continuo acompanhando o blog.

    Abração.

    ResponderExcluir
  15. Vários títulos são lançados. Mas quando um ou outro é cancelado, a população se desespera, acha que vai abrir uma cratera no chão que engolirá todas as bancas de jornais e só as lojas on line é que sobreviverão. Gozado é ver que a mesma população que lamenta e chora, faz velório e leva até café e bolachas de maizena para aguentarem firmes até o enterro, é aquela que critica o fato de ter muita coisa sendo lançada e vendida nas bancas.

    Que fique claro que não me refiro a ninguém daqui, pois nem sei o que comentaram. Só expus o meu pensamento diante da matéria do blogue. Agora a gente precisa avisar, né?....

    ResponderExcluir
  16. Concordo com vc quando diz que era inevitável. Acho que até duraram muito tempo, muitos títulos.

    A Panini cancela bastante porque lida com muita coisa. E, como sabemos, as pessoas vêm perdendo interesse por mensais. Eu mesmo só dou mais chances a encadernados.

    Acho complicado é uma editora como a Abril, por exemplo; só editada uma dúzia de formatinhos e, mesmo assim, mete os pés pelas mãos e não conseguiu colocar pra frente Uffo, Garoto-Vivo e Gemini8.

    Acho que mais títulos sairão de circulação, em breve.

    ResponderExcluir
  17. Fala ai Leo meu Brother tudo blz?

    Car ajá faz tempo que não escrevo pra vc, então vamos lá as perguntas hahaha

    Cade a matéria sobre a coleção da DC que vai sair já no próximo mês? rsrs

    JUá está no site da http://www.eaglemoss.com.br/ para quem quiser fazer a assinatura, os Brides eu achei foda.

    O problema é que não sei como que o correio entrega,se a miniatura vinher com defeito como faz para trocar.

    Ligando no site da empresa, o pessoal não sabe dar nenhum tipo de informação mais concreta, a mulher parece um robô, irrita muito....

    então meu brother estou esperando essa matéria ai para ver e decidir o que eu faço, porque a opinião do pessoal ajuda na minha decisão ...um abraço....

    ResponderExcluir
  18. gente, o leo DESPARECEU, que eu já postei minha indagação há muitas horas e NADA ! Porra, caralho, como eu prometi pra ele que jamais voltaria a falar palavrão; acho que ele tem mais o que fazer que ficar respondendo nossas perguntas ! mas fui eu, eu que espantei o cara, bem que ele me disse que um dia ficaria brabo comigo !

    BERNARDO

    ResponderExcluir
  19. Putz Léo, fiquei até feliz qdo vi a capa da BHM nº1 do aranha.
    Pensei q vc ia dar uma boa notícia, tipo "enfim vão republicar", mas me enganei...rs

    Aliás, já estou um tempão atrás desta edição, mas com os preços que vemos no ML, acho que vou ficar sem viu!

    Abs

    ResponderExcluir
  20. "Pior que eu gostava do formato da BHM !"


    Eu tbm gostava... era caro sim, mas o acabamento era de 1º e as histórias saíam em ordem cronológica (e com todas as capas)!!!

    Das 17 q saíram, eu comprei 15.. só pulei: "X-Men 3" e "Vingadores 2" (pois fiquei desmotivado a continuar qdo essas séries q não eram das minhas preferidas percebi q justo as q eu mais queria não seriam continuadas: 4F, Surfista, Cap. América, e Thor)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "Era de se esperar. Ultimamente as bancas estão abarrotadas de opções"


    Verdade, Gustavo... eu mesmo, cheguei num ponto em q estou tendo q deixar de comprar HQs q eu sei q são BOAS, pois a verba q eu tenho pra gastar com lazer é limitada e acabo tendo q escolher todo mês entre os MELHORES gibis (deixando outros bons de fora)!!!

    Imagino q a grande maioria dos leitores tbm passem pela mesma situação... tem MUITA coisa boa sendo publicada e não podemos comprar TUDO q gostaríamos!!!

    e tbm vou sentir falta do "Almanaque do Peninha", rs... sério, pra mim era o melhor entre os 10 almanaques Disney (e dos quais só sobraram 4 agora)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "O paradoxo: gibis são cancelados, sem nunca terem chegado realmente a todas as praças e públicos"


    De fato, Paulo... eu não tinha pensado por esse lado. Estranho mesmo, né? Imaginar q uma revista seja cancelada sem ter tido sequer a chance de atingir um público maior!!!

    Eu até acreditei na longevidade dessas 3 da Pixel... Pois vira e mexe o "Gasparzinho" tá na mídia (em filmes, desenhos animados, e já teve até encadernados recentes pela Devir). O "Riquinho" tava tendo reforço de outras séries no mix. E o "Brasinha" tinha um tremendo potencial de despertar o interesse de uma nova geração de leitores justamente por fugir do padrão "tradicional" do gênero!!!

    Mas o mercado atual não sustentou esses 3 clássicos... o q me deixa pouco esperançoso agora de ver a linha de clássicos da Pixel se expandir com "Fantasma", "Flash Gordon", etc!!! Uma pena mesmo!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "e vem cá, será que a inflação está por aí mesmo ?"


    E vc ainda pergunta? rs... basta ir às compras do mês no supermercado pra constatar (é o melhor termômetro pra verificar a inflação)!!!

    qto ao "Coruja"... q bom q vc gostou: é como eu sempre digo aqui: opiniões são apenas indicadores (pra gente ter uma idéia do q esperar). A minha não tem peso maior nem menor q a de ninguém. É apenas mais uma opinião e o q é ruim pra mim pode ser bom pros demais leitores (e vice-versa)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "Ao meu ver o mercado caminha para mais lançamentos no formato encardernado e cada vez menos de revistas mix."


    Bem observado, Rafael... Hoje em dia os próprios editores admitem q o formato de encadernados é mais atrativo pros leitores e é o q tem gerado maiores lucros (a margem de lucro é menor nas mensais, segundo me explicaram certa vez)!!!

    E acho q as revistas mix ainda existem apenas pra "empurrar" aquelas séries restolhas q não venderiam se saíssem em encadernados individuais. Tem coisas q pela cronologia precisam ser publicadas (por piores q sejam, rs). E as revistas mix acabam se tornando praticamente um depósito de lixo pra essas séries. Geralmente 1 único título BOM empurra umas 2 ou 3 tranqueiras na mesma edição!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. "Com relação aos 52 era inevitável pois até mesmo la nos EUA vários titulos foram cancelados"


    A situação tá bem feia pra essa linha lá fora (e aqui tbm pelo visto)... Várias das séries publicadas aqui atualmente, já foram canceladas nos EUA: e qdo começarem a rodar por aqui, vai gerar mais uma Dança das cadeiras" no mix das revistas mensais, rs!!!

    E entre as novidades Vertigo q serão anunciadas... posso te adiantar algumas previstas pra este ano:

    Sandman 4, Preacher 4, Livros da Magia, Hellblazer - Origens 6 e 7, Vertigo Especial 2, e a série q irá substituir "100 Balas" (e q tão fazendo segredinho, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. "Talvez um dia o Brasil consiga ter um mercado de entretenimento mais parecido com o norte-americano"


    Bem nessas, Mario... o mercado norte-americano é imenso e comporta uma quantidade absurda de gibis todo mês. Só de encadernados, por exemplo: a Marvel costuma lançar entre 2 e 3 "Bibliotecas" (com material clássico em capa-dura) por mês - incluindo material dos anos 40 tbm. Sendo q aqui, essa linha das "Bibliotecas" não foi adiante nesse formato!!!

    É um mercado completamente diferente... e tbm fico feliz q pelo menos de uns tempos pra cá, pudemos experimentar essa sensação de ter um excesso de títulos pra escolher na hora de selecionarmos nossos gastos!!!

    Como eu falei num dos comentários logo acima... tbm acho q essa quantidade de títulos andou dispersando os leitores q precisam selecionar o material a ser comprado (tbm faço essa seleção todos os meses, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "Só expus o meu pensamento diante da matéria do blogue. Agora a gente precisa avisar, né?"


    Tranquilo, Fabiano... rs!!!

    sei q vc se refere mais à situações q ocorrem em outras redes sociais com um outro tipo de público... onde leitores reclamam de forma sistemática e sem parar: mesmo q o mercado esteja bom ou ruim: sempre arrumam motivo pra reclamarem e entrarem em desespero!!! O exemplo mais gritante q vi disso... foram leitores de gibis Disney q até pouco tempo viviam reclamando da falta de material inédito nas bancas... e q agora vivem reclamando da quantidade de almanaques com histórias inéditas.

    Por serem as MESMAS pessoas reclamando (ontem e hoje)... fica ridículo mesmo vê-las reclamando SEMPRE: ou da falta ou do excesso de gibis Disney!!! Esses, nunca estarão satisfeitos com NADA mesmo, rs!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. "e não conseguiu colocar pra frente Uffo, Garoto-Vivo e Gemini8."


    Pois é, Kleiton... e olha o tamanho da Editora Abril (veterana há mais de 60 anos) pra Panini (novata no ramo): A Abril faz mto MENOS do q era pra se esperar de uma empresa de tamanho porte em comparação com as outras!!!

    e PIOR... mesmo com 1 dezena de gibis Disney por mês, mal consegue distribuir essas revistas com a mesma abrangência q a Panini distribui as suas (em nº bem maior). E nem vou entrar na questão do relaxamento gráfico, pois a Abril hj é a editora q tem o PIOR acabamento gráfico e a PIOR impressão (e olha q estou comparando com a MYTHOS incluída na conta, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. "Cade a matéria sobre a coleção da DC que vai sair já no próximo mês? rsrs"


    E aí, Frevo... blz?

    Bem, eu não sei mais o q escrever sobre as "Miniaturas DC" q eu já não tenha falado aqui no blog, rs!!! Não sei se vc perdeu alguma das últimas postagens q eu fiz, mas já postei aqui a "Lista Completa da DC", "Miniaturas Customizadas" (onde colecionadores amadores alteraram algumas figuras da Marvel e DC) e as 4 postagens q fiz ano passado com imagens de algumas figuras da DC!!!

    O q eu sei agora, é q a coleção da DC vai sair mesmo oficialmente aqui em AGOSTO (por enquanto só tão vendendo assinaturas e distribuindo em algumas cidades-teste)... Mas nem se preocupe, brother: q assim q sair o nº 1 do "Batman" nas bancas: eu volto a noticiar poraqui. E assim q eu receber as primeiras figuras, tbm vou fazer uma série de postagens com FOTOS das peças q eu receber, blz?

    Caso tenha perdido a postagem com a lista completa, o LINK é este:

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2013/05/miniaturas-dc-lista-completa-da-colecao.html

    Abs!! (e vâmo encarar mais essa coleção tbm, hein? rs)!!!

    ResponderExcluir
  30. "acho que ele tem mais o que fazer que ficar respondendo nossas perguntas !"


    Mta calma nessa hora, né Bernardo?

    eu tenho mais o q fazer sim (levo uma vida super-ativa) mas nunca vou DESAPARECER aqui do blog e nem deixar de responder TODOS os comentários (a não ser, é claro: aqueles q forem trollagem excessiva)!!!

    só q eu não fico o dia todo na frente da internet... aliás, só faço login 1 única vez por dia (porém em horários sempre variados)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. "Pensei q vc ia dar uma boa notícia, tipo "enfim vão republicar", mas me enganei...rs"


    Nem me fale, Murilo... eu queria mto estar postando agora uma matéria falando da seleção de histórias de uma nova "Biblioteca", rs!!! É triste... mas em 2 ANOS de vida deste blog, só tive 1 única oportunidade de fazer uma postagem sobre uma biblioteca marvel, sabia? Foi a "BHM do Aranha" Vol. 4 (q saiu ano passado)!!!

    Porém, te aconselho a NÃO pagar os preços abusivos do ml... pois mesmo q as BHM tenham rodado, ainda existe a possibilidade desse material ser reimpresso um dia (até mesmo em capa cartonada - q nem a nova série de "Masterworks" econômicos q tem saído lá nos EUA)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. carácoles, o leo voltou........ eu tô fuxicando na internet- hoje saí mais cedo do trabalho por causa das greves- desde as 17:00

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK só cultura tipo história, mitos que eu gosto muito, red tubeops-passa e sempre por aqui

    viva a democracia !

    BERNARDO

    ResponderExcluir
  33. Aaaaahhhhh!!! Não!!!
    Que peninha!!!
    Puxa, mesmo tendo que fazer a seleção da seleção, gosto de chegar na livraria e ver a vasta gama de opções..., que mundo!!!!
    Mas fazer o que...

    E eu queria tirar outras dúvidas Leo,
    to desatualizado sobre as BHM, so vi 4 títulos la no site da panini, não aparece os outros do homem-aranha nem dos X-men...

    Queria tbm uma sugestão sobre onde guardar os gibis, eles ficam mais conservados em caixas ou sacos plásticos? Não gosto de usar naftalina..., não rola.

    E cara, voltando para o assunto do post, vou tratar de pegar o último almanaque da Margarida, pena que foram cancelados o do Peninha, do Pardal e até o do Pateta!!! Deixaram muitas saudades!!! Mesmo quando não posso comprar a grande maioria, leio todos lá mesmo na livraria, hehe! Que pena...

    Bruno...

    ResponderExcluir
  34. "Queria tbm uma sugestão sobre onde guardar os gibis, eles ficam mais conservados em caixas ou sacos plásticos?"


    Oi, Bruno... tdo bem?

    Melhor do q uma simples sugestão, fiz aqui uma matéria completa só com dicas de conservação e com FOTOS da minha coleção e como armazeno ela nas 3 estantes q tenho. Vale a pena conferir neste LINK:

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2011/09/fotos-e-dicas-de-armazenamento-e.html

    Sobre as "Bibliotecas"... a última q saiu foi a do "Aranha" Vol. 4 (no ano passado). A dos X-Men parou na 3. E as demais não passaram do nº 1 ou 2!!!

    Tbm tenho repúdio ao uso de naftalina, rs...

    Abs!

    ResponderExcluir
  35. Por mim, a panini poderia cancelar outros mensais no lugar da BHM.
    Eu não deixo de comprar nenhum encadernado Marvel, DC e outros pra comprar mensais, pelo menos as mensais de hoje, com algumas poucas exceções como a do Demolidor do Mark Waid em relação a Marvel. Essa vale a pena.

    ResponderExcluir
  36. "Por mim, a panini poderia cancelar outros mensais no lugar da BHM."


    Bem, da minha parte... te confesso q eu deixaria de comprar qq outra HQ em prol das BHM!!!

    A Marvel q VALE (na minha opinião pessoal)... é a dos anos 60 até meados dos 80 (o q veio depois é supérfulo pra mim). Então, é claro q vou priorizar sempre uma BHM diante de qq tranqueira atual q a marvel produza!!!

    Demolidor do Waid é uma exceção mesmo... uma das raras HQs atuais q valem a pena serem lidas!!!

    Abs!

    PS: Não coleciono mais revistas mensais (a não ser: "Juíz Dredd" e "X-O Manowar" e SÓ)!!!

    ResponderExcluir
  37. E aí Leo tudo blz meu velho?
    E a coleção Salvat-Marvel após os testes será que irão lança-lá? Ou vão sacanear a Gurizada?
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  38. Sandman 4, Preacher 4, Livros da Magia, Hellblazer - Origens 6 e 7, Vertigo Especial 2, e a série q irá substituir "100 Balas" (e q tão fazendo segredinho, rs)!!!

    O que irei comprar será Hellblazer - Origens 6 e 7, Vertigo Especial 2, e a série q irá substituir "100 Balas, sendo que minhas apostas ficam para Os Invisíveis ou até mesmo Os Perdedores, muito embora ache improvável.

    ResponderExcluir
  39. "E a coleção Salvat-Marvel após os testes será que irão lança-lá?"


    E aí, Carlos... tdo tranquilo?

    Bem, diferente da Panini... eu não conheço ninguém na Salvat q possa me repassar informações (nenhuma fonte ou contato)... portanto, com relação à Salvat, eu tô na mesma situação q todo mundo: esperando pra ver, rs!!!

    Mas acredito q as chances sejam boas sim... pois o q se sabe até agora é q vendeu bem nas bancas-teste e q a repercussão da mídia e procura pelo público foi acima do esperado (aqui memso no blog, as matérias sobre a Salvat quebraram recordes de visitas)!!! O jeito é aguardarmos agora, mas qq novidade q eu souber, eu posto aqui, blz?

    Abs!

    ResponderExcluir
  40. "minhas apostas ficam para Os Invisíveis ou até mesmo Os Perdedores"


    A última vez q ouvi falarem dos "Invisíveis", tudo indicava q ("Se" fosse lançada) seria uma coleção em capa-dura pras livrarias... Não se algo mudou em relação à essa idéia, mas sei q um editor andou declarando publicamente q foi um "Erro" terem lançado algumas coleções em capa-dura (Transmet e ZDM)!!!

    A situação dos "Perdedores" tá difícil... q eu saiba, foi o maior fracasso da linha Vertigo pela Panini. Vai ser um milagre se retomarem essa coleção um dia!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  41. Não se algo mudou em relação à essa idéia, mas sei q um editor andou declarando publicamente q foi um "Erro" terem lançado algumas coleções em capa-dura (Transmet e ZDM)!!!

    Puxa ZDM eu curto bastante, seria uma pena não continuarem com a série.

    ResponderExcluir
  42. "Puxa ZDM eu curto bastante, seria uma pena não continuarem com a série."


    Pela declaração q deram... o futuro dessas 2 séries parece estar incerto!!!

    Transmet ainda faltariam 3 encadernados pra ser concluída (e o 3º já tava na faixa de 80 reais)... e ZDM precisaria de mais 4 pra chegar ao fim!!!

    Se ambas já estão patinando agora q tão na metade... vai da sorte mesmo continuarem com elas!!!

    ResponderExcluir
  43. A VERTIGO, com certeza, terá um destino parecido com FLASH que saiu do mix de assinaturas para ser cancelada logo depois. A assinatura foi suspensa, é o primeiro sinal. As séries mais relevantes podem ir parar em encadernados fechados como HELLBLAZER. Agora, FLASH foi parar em UNIVERSO DC, um tiro n´água da Panini, o ideal seria até ter reduzido o número de páginas da UNIVERSO DC e deixar somente as mais famosas: AQUAMAN, FLASH, MULHER-MARAVILHA e descartar algumas como GAVIÃO-NEGRO, NUCLEAR, OMAC e etc.... Bom, vamos ver no que vai dar.

    ResponderExcluir
  44. ZDM precisaria de mais 4 pra chegar ao fim!!!

    Mas o ultimo encadernado que eu comprei já valiam por dois, sendo que eles fizeram dessa forma para agilizar, a não ser que cada um desses quatro encadernados já valem por dois cada um.

    ResponderExcluir
  45. Leo, estou sentindo um cheiro de merda no ar vindo ds Eaglemoss: vc não está estranhando a quantidade de reclamações sobre as assinaturas, o boneco do Coisa estar atrasado há 2 semanas e os tels de atendimentos simplesmente não atenderem mais ? Se vc visitar o ReclameAqui, dá pra começar a ter medo. E eu assinei os da DC...

    ResponderExcluir


  46. http://www.universohq.com/noticias/saga-a-queda-dos-mutantes-e-um-dos-destaques-da-panini-em-agosto/

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. "A VERTIGO, com certeza, terá um destino parecido com FLASH que saiu do mix de assinaturas para ser cancelada logo depois."


    Pois é, a Vertigo tá com a corda no pescoço mesmo... e isso vem desde o começo do ano qdo decidiram acelerar logo o "Hellblazer" (lançando fases inteiras em encadernados). Nos corredores da Panini, há quem diga q a ideia será manter a revista pelo menos até o nº 60 (qdo tá previsto o fim de "Escalpo").

    O público da linha Vertigo tem rejeitado revistas mix, pois é sabido q esse segmento de leitores prima mais pelos encadernados (Taí o fracasso do "João das Fábulas" em formato de mini-série e a mudança pro formato de encadernado: q emplacou a série agora)!!!

    e fraquíssima a ideia de jogar o "Flash" no mix da Universo DC... eu desconfiava disso, mas ainda não tinha certeza. Valeu pela informação!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  49. "Mas o ultimo encadernado que eu comprei já valiam por dois"


    Sim... eu tbm comprei esse ZDM 4 (q era 2 em 1)!!!

    mas ainda assim, continuam faltando mais 4 encadernados (vai até o 8 - mesmo com o dobro de pág daqui pra frente)!!!

    ZDM foi concluída lá fora na ed. 72!!!

    ResponderExcluir
  50. "estou sentindo um cheiro de merda no ar vindo da Eaglemoss"


    Eu tenho notado sim, Bond... pois lá no grupo do face a galera tem postado mtos links do "Reclame Aqui" (com as queixas individuais de cada um)!!!

    Mas acho q ainda tá equivalente ao q era na Panini.... claro, q MUITO abaixo do padrão de qualidade q se espera de uma empresa, porém, o teor das reclamações ainda é o mesmo: atrasos nas entregas, problemas nas assinaturas, distribuição caótica, e atendimento a desejar (com mta enrolação e pouca objetividade na hora de atenderem o consumidor)!!!

    Vamos ver como fica daqui pra frente... eu só tô esperando o lançamento oficial da linha DC pra fazer uma matéria com um apanhado geral dessa mudança na nova fase da Eaglemoss!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  51. "http://www.universohq.com/noticias/saga-a-queda-dos-mutantes-e-um-dos-destaques-da-panini-em-agosto/"


    Valeu pelo Link da notícia... esse encadernado é compra certa pra mim!!!

    "XM - A Queda de Mutantes"... já havia sido anunciado pela Panini há 3 ANOS atrás. Chegou a aparecer em listas pra lojistas e até em pré-venda em alguns sites. Mas foi arquivado e só voltou agora, rs!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  52. "Eu estava aguardando o relançamento da número 1 do Homem-Aranha"


    E aí, João... blz? Valeu por ter curtido o post!!! e não perca as esperanças ainda... a minha fonte mais confiável (e q nunca errou nenhuma das informações q me passou até hj) garante q existem planos pra republicarem esse começo do Aranha!!!

    Só não se sabe o formato... podem simplesmente relançar essa BHM do q jeito q saiu antes (mesmo q a coleção tenha sido descontinuada)... ou podem até investir num novo formato mais econômico!!!

    mesmo q demore mais um tempo... eu acredito q esse material retorne sim. As BHM não venderam tão mal (essa do Arnaha até ESGOTOU), o problema foi o alto custo delas (q reduziu o potencial e o alcance q poderiam ter tido: o q seria solucionado por uma mudança de formato)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  53. Oi Leo, vendo os comentários acima resolvi mencionar aqui, só pra ilustrar, que fiz a assinatura das Miniaturas da DC por volta do dia 10/06.
    Hoje (28.06) já recebi a primeira caixa com o Batman.
    Fiquei mais tranquilo, diante das incertezas que rondam em torno do assunto,rs. Abraço.

    ResponderExcluir
  54. "Hoje (28.06) já recebi a primeira caixa com o Batman."


    Valeu pelo aviso, Paulo....

    bom saber q mesmo com a demora e os demais problemas, aos poucos alguns assinantes já vão recebendo as peças!!!

    Já reservei essa do "Batman" pra mim tbm... mas a minha só virá em agosto (desta vez os assinantes terão prioridade em relação às bancas pelo visto)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  55. Diego Mendonça28/06/2013, 22:49

    Leo, lá na comunidade oficial do Face HQs Clássicos Ediouro, eles anunciaram que o cancelamento foi temporário:

    "O cancelamento temporário é por divergências com a licença dos gibis, infelizmente. Mas esperamos voltar a publicá-los em breve."

    ResponderExcluir
  56. Leo nao sei se vc ta sabendo mas ta pipocando pra todo lado uma bomba a respeito da Panini. Parece que a editora Panini sera vendida.
    Dê uma pesquisada sobre isso.
    Abs

    ResponderExcluir
  57. "eles anunciaram que o cancelamento foi temporário"


    Valeu pela informação, Diego...

    Se for temporário mesmo, menos mal. Mas particularmente falando, desconfio ("achismo" meu) q essa desculpa deles tbm pode ser uma forma de minimizar a credibilidade da editora (é a técnica q a Panini usa pra não admitir cancelamentos nas revistas: chegaram a enrolar ano passado dizendo q as Bibliotecas só iriam diminuir o ritmo)!!!

    enfim... tomara q voltem com essas revistas mesmo!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  58. "Parece que a editora Panini sera vendida."


    Pois é, eu fiquei sabendo disso sim.... mas pesquisando sobre o assunto ontem, não achei nada de tão concreto a respeito q pudesse nos indicar se a venda da Panini (na Itália) teria algum efeito direto aqui pra gente.

    a princípio, a Panini seria posta à venda lá fora... e a Marvel estaria entre as empresas às quais seriam oferecidas as propostas de venda. Ou seja: ainda é mto cedo pra termos maiores detalhes a respeito das negociações (q nem começaram na prática)!!!

    Porém... se a Marvel comprasse a Panini, 3 possibilidades poderiam rolar aqui: a própria Marvel assumiria as publicações (o q seria ÓTIMO pra nós), outras editoras nacionais assumiriam os gibis q a Panini publica aqui (o q seria preocupante), e poderíamos ter novamente a separação de Marvel e DC (com o fim do monopólio da Panini aqui)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  59. Oi Leo...

    Algumas eu fico sentido, outras no entanto não farão falta para mim.

    Caso por exemplo de Flash e Lanterna Verde. Tinham um mix muito ruim. As próprias histórias dos personagens título eram ruins.

    Espero que essa instabilidade não comprometa muito mais coisa.

    Abc!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  60. "Espero que essa instabilidade não comprometa muito mais coisa."


    Esse é o meu único receio pra te falar a verdade...

    pois das canceladas acima, só as "Bibliotecas" e o "Deadpool" me farão falta!!!

    mas é o "Efeito Dominó" desses cancelamentos q me preocupa... pois pode chegar até alguma série do meu interesse!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  62. "Homem-Aranha Ultimate é algo pontual?"


    Oi, João... esse encadernado é único mesmo (não acho q vá ter um vol. 2 e mto menos a continuidade total da série)!!!

    ele é o 4º título misterioso da coleção (sem numeração) do Aranha q começou com "Jean DeWolff", "Tormento", e "HA 2099"!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  63. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. "Mas, se for isso mesmo, acho que eles estão perdendo uma oportunidade e tanto."


    Puxa, valeu mesmo por essa lista acima, João... eu não sabia q tinha saído tantos TPs do aranha com essa padronização!!!

    me interessam especialmente o do "Duende Macabro" e do "Kraven"!!!

    espero q venham outros dessa linha... pois até onde me disseram seriam apenas 4 (mas com chance de ir além dependendo das vendas)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  66. OI LÈO gostaria de se possivel,vc conseguisse mais informações da PIXEL,para saber se realmente,eles irão voltar com os titulos Brasinha,Gasparzinho e Riquinho.Na verdade ,se eles alegam que as vendas não estavam satisfatórias,a culpa é da péssima distribuição.Um exemplo,eu moro no interior de Pernambuco e sofria para conseguir alguns números destas HQs.Até hoje não consegui alguns números.

    ResponderExcluir
  67. "OI LÈO gostaria de se possivel,vc conseguisse mais informações da PIXEL"


    E aí, blz?

    Infelizmente, na Pixel eu não tenho nenhum conhecido q trabalhe lá e q possa me repassar informações assim (só tenho contatos na Panini). Mas tenho amigos na distribuidora daqui (q repartem os gibis pras bancas) e falando com eles, fiquei sabendo q os gibis da Pixel vendem mal mesmo (pelo menos aqui em POA)!!!

    Até o "Recruta Zero" (meu gibi favorito da Pixel) costuma encalhar: a ponto de já ter gerado aqueles encadernadinhos com 2 revistas juntas. É uma pena mesmo, mas parece q essa linha de clássicos da Pixel não atingiu seu público-alvo!!!

    Li q a Pixel anda com a desculpa de problemas nos direitos autorais e tal... mas creio eu q isso seja mentira (pra não perderem os leitores dos títulos q sobraram). A real mesmo, é q esses 3 gibis cancelados vendiam mal (segundo o pessoal da distribuidora) e dificilmente voltarão (a não ser em algum novo formato quem sabe: tipo uma revista mix com os 3 personagens ou algo assim)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. "Authority e Planetary pela Panini?"


    Olha, até pouco tempo se falava sim sobre relançarem "Planetary" ao menos... chegaram a afirmar publicamente q sairia o último nº da série (q tá inédito no Brasil). Depois a ideia parece q passou a ser relançar tudo encadernado desde o começo!!!

    mas agora com a notícia da venda da panini lá fora... não se sabe mais nada, pois essa negociação pode até acabar com a DC pela panini aqui no brasil!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  71. "essa questão da venda é algo concreto e só falta escolher o novo dono da Panini?"


    Concreto é, pois a informação divulgada oficialmente é q a panini estaria sendo "preparada" pra ser posta à venda...

    mas ainda é mto cedo pra qq tipo de especulação, já q nem sabemos ainda quem será o comprador (a Marvel/Disney é apenas uma das empresas interessadas)!!!

    porém, mesmo sendo cedo pra saber o futuro da negociação... é mto provável q essa venda tenha reflexos no mercado brasileiro tbm!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  72. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  73. "Você saberia a ordem cronológica de publicação dessas séries?"


    Sim, o q eu sei é q a Devir lançou os 2 primeiros arcos do Authority encadernados (q é o mesmo material q tinha saído pela pandora). A Pixel continuou a partir daí em ed. avuslas q depois foram reunidas em encadernados de "encalhe"!!!

    e o Planetary... os 2 primeiros são da Devir, e o 3º é da Pixel (o 4º q iria concluir a série nunca saiu aqui)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  74. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  75. Outro dia fui ao fórum do hotsite da Panini e me deparei com uma enxurrada de pedidos de relançamento dos números 1 das BHM. Em especial a do Homem Aranha e dos X-Men.

    Uma boa alma da Panini, de nome Rodrigo Guerrino (que deve ser o responsável por aquela área), muito solicitamente, responde a todos.

    Pois bem. Reforcei o pedido de republicação das nº1 das BHM e perguntei a ele o seguinte se era verdade que as Bibliotecas Históricas deixarão de ser publicadas. A resposta:

    "A linha não foi cancelada, mas os lançamentos diminuíram bastante. Abraço!"

    Enquanto há vida, há esperança. Se não, vejamos.

    ResponderExcluir
  76. "A linha não foi cancelada, mas os lançamentos diminuíram bastante. Abraço!"


    Eu gostaria de ser mais otimista qto a isso tbm... mas "diminuíram bastante" é até bondade afirmar, pois já se foram 6 ANOS desde q saiu a 1º BHM do 4F (e essa, nunca teve um Vol. 2)!!!

    enfim... se eu tenho alguma esperança, é de um dia começar a comprar as BHMs importadas no formato econômico, hehe!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  77. Opa. Me ajuda numa dúvida: Vi que a Panini lançaou um monte de "Número 0" de edições dos Novos 52.

    Vc fala no texto que o Flash irá acabar nesse Número 0. Todos os que receberam o tal "Número 0" irão acabar?

    Abs

    ResponderExcluir
  78. "Todos os que receberam o tal "Número 0" irão acabar?"


    Não se preocupe... as demais revistas continuam na boa: foi só o "Flash" q cancelaram mesmo nesse nº 0!!!

    porém... mês q vem estréia revista nova nas bancas: "Arqueiro Verde" nº 1!!!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...