24/06/2013

"Almanaque do Zé Carioca" Nº 14: Só Tem Clássicos de Renato Canini (Anos 70)....

O "Almanaque do Zé Carioca" nº 14 chega às bancas com uma seleção de histórias clássicas de Renato Canini (artista veterano responsável pela melhor fase do Zé Carioca em todos os tempos)!!!

A edição tem 84 pág, custa R$ 4,95.... E traz 10 histórias raras produzidas pelo artista durante os anos 70!!!

Confira abaixo algumas imagens desta saudosa coletânea de HQs:

Renato Canini é o desenhista mais prestigiado no universo do Zé.... Apesar de ter trabalhado com o personagem apenas durante os anos 70, seu traço marcante tornou-se uma referência pro Zé Carioca, o q lhe valeu até mesmo uma edição especial da coleção: "Mestres Disney" (capa acima) - em formato americano e q apresentava uma seleção de histórias do artista!!!

Agora, neste "Almanaque do ZC" nº 14.... mais uma compilação de HQs de Canini são reunidas numa mesma revista. São 10 histórias clássicas produzidas entre 1971 e 1975, cujos principais destaques são:

"O Mais Procurado da Cidade" (no ritmo dos filmes de Bang-Bang), "A Volta do Morcego Verde" (alter-ego heróico do Zé), "Que Rei Sou Eu ?", "O Comprador de Bondes", "Que Bolada", "O Monstro do Lago Neca", "O Detetive q Veio do Frio", "A Maior Corrida do Século", e mais!!!

Na fase Canini, uma das principais características eram os aspectos q aproximavam mais o Zé Carioca da realidade de pobreza de grande parte dos brasileiros, a começar pela miséria à sua volta: ele vivia num barracão/favela e usava roupas surradas/rasgadas: sem o glamour das versões anteriores e das q vieram depois (q amenizaram bastante esse lado favelado do Zé: Talvez pra afastarem o personagem de um problema social da vida real )!!!

O "Almanaque do ZC" que chega agora à sua 14º ed. é bimestral e cada ed. até agora tem sido temática... Já tivemos ed. dedicadas a: roteiristas (Ivan Saidenberg), artistas (Herrero), parentes (Primos do Zé), sub-séries (Os Agentes da Moleza), personagens específicos (Morcego Verde, Zé Galo), e até por períodos (Anos 90, etc)!!!

Demorou, mas agora é a vez de uma ed. dedicada ao Canini.... e pro leitor q sabe apreciar um bom clássico, esta revista é um verdadeiro tesouro nas bancas!!!

Até+

16 comentários:

  1. "Renato Canini é o desenhista mais prestigiado no universo do Zé"

    E com louvor, pois o trabalho do Canini é realístico e fantasioso ao mesmo tempo. Nas histórias do Canini a gente via esse Zé paupérrimo que vc menciona, e via o personagem em situações de fantasia com E.T.s, lugares esquisitos e etc...

    Gosto do Zé assim, puro (quase pelado), sem muita elaboração (aquele de tênis por exemplo, é esquisito).

    Claro que a atual fase do personagem, e suas hqs inéditas que começam a aparecer nas mensais, tem seus méritos, mas, Canini é o "cara do Zé", e sempre será...

    ResponderExcluir
  2. Este também eu não perco Leo!! :D

    Abçs, Xandro.

    http://blogdoxandro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Uma hora eu tenho que comprar esses especiais para minha mãe, pois ela sempre foi muito fã do personagem.

    ResponderExcluir
  4. E ai Leo, escrevi mais sobre Estranhos no Paraíso lá no meu blog, confira:

    http://cinemacemanosluz.blogspot.com.br/2013/06/cine-especialhq-estranhos-no-paraiso.html

    ResponderExcluir
  5. "Nas histórias do Canini a gente via esse Zé paupérrimo"


    Eu preferia assim, Paulo... mostrar o Zé numa favela (e morando num barracão) era mais condizente com o fato dele não trabalhar. Quero dizer, acho meio estranho um personagem q não trabalha morar numa casa razoavelmente bem mobiliada (como nas fases seguintes)!!!

    A fase do Canini é a melhor mesmo, pois é mais plausível... justamente por mostrar q até mesmo pra se alimentar, o Zé precisava filar a comida na casa dos amigos (e coisas do tipo).

    Nas histórias dos anos 90 pra cá, eu vejo o Zé com TV Wide e até vídeo-game pros sobrinhos dele... mas não vejo explicações de como ele consegue comprar essas coisas (q sabemos q custam caras - ainda mais pra um eterno desempregado sem renda)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. "Este também eu não perco Leo!! :D"


    Essa ed. eu terminei de ler agora mesmo... e é disparado o gibi + divertido do mês (e o melhor do Zé Carioca este ano)!!!

    Vc não vai se arrepender, Xandro...

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. "Uma hora eu tenho que comprar esses especiais para minha mãe"


    Melhor oportunidade q esta não terá tão cedo, Marcelo...

    veja bem: esse é um almanaque 100% aproveitável (só com o filé das histórias do Zé) e ainda com um precinho bem em conta: R$ 4,95!!!

    se achar essa ed. nas bancas... e se sua mãe for mesmo fã do personagem, então nem pense 2 vezes: a diversão aqui é garantida (e barata, rs)!!

    ResponderExcluir
  8. "E ai Leo, escrevi mais sobre Estranhos no Paraíso"


    Por falar nisso, Marcelo...

    o camarada Gabriel postou um LINK nos comentários de outra postagem aqui no blog, com as próximas novidades da HQM... tem uma delas q será um lançamento do Terry Moore (outra série dele). Confira:

    http://oglobo.globo.com/cultura/sucesso-do-gibi-the-walking-dead-nas-bancas-reanima-mercado-de-hqs-no-pais-consagra-nova-editora-de-sao-paulo-8790612

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. Oi Léo!

    Li o post e desci pra comprar o meu exemplar ali na banca, rs! Nunca compraria se não fosse você. Muito BOM o almanaque!!! Valeu!

    Ronnie.

    ResponderExcluir
  10. "Muito BOM o almanaque!!!"


    Bacana mesmo, né? Gibi bom e barato, rs!

    o problema desses almanaques Disney é q pelas capas não se tem idéia do conteúdo... não tem sequer uma chamada divulgando do q se trata!!! Podiam pelo menos ter usado uma capa do Canini, mas nem isso!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. Passando pra contar que peguei minha edição hoje..Leo,kkk!! :D

    Agora é só ler e se divertir com as HQs do Zé do Canini!! ;)

    Falou,abçs! :p

    ResponderExcluir
  12. "peguei minha edição hoje"


    E eu perdi a viagem hj... esse almanaque eu já tinha comprado, mas fui ao centro hj crente q já tinha saído a mensal do zé (com a briga dos 2 morcegos: verde e vermelho)... e nécas, rs!

    mas q bom q pelo visto a setorização acabou mesmo aí, hein?

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. ´´Nas histórias dos anos 90 pra cá, eu vejo o Zé com TV Wide e até vídeo-game pros sobrinhos dele... mas não vejo explicações de como ele consegue comprar essas coisas (q sabemos q custam caras - ainda mais pra um eterno desempregado sem renda)!!!´´. Ele é sustentado pela namorada. Ele deve ser bom de cama.Hehehe



    ResponderExcluir
  14. "Ele é sustentado pela namorada. Ele deve ser bom de cama.Hehehe"


    Zé Carioca gigolô... era só o q faltava, hahaha!!!

    se bem q a Rosinha tbm é a personagem Disney + bonita e sexy... isso deve facilitar pro papagaio, rs!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. Adorei esse gibi.

    Sobre: "sem o glamour das versões anteriores". Ok. Mas é bom destacar que, no início, o Zé era MUITO miserável. Nunca vi um barraco tão imundo. Talvez pela visão que os americanos tinham de nossas favelas! rs

    ResponderExcluir
  16. "Mas é bom destacar que, no início, o Zé era MUITO miserável."


    Durante toda essa fase do Canini foi assim mesmo, né? o Zé vivia na mais absoluta falta de condições sociais... bem diferente das fases posteriores onde até vídeo-game e forno micro-ondas tem (e mesmo q esses aparelhos não existissem nos anos 70, seria inimaginável ele ter qq coisa do tipo no barracão em q vivia)!!! porém, a miséria até q combina bem com uma figura q passa quase o dia dormindo, rs!

    Uma pena é q falando com o Canini (pessoalmente na Comic-Con), ele me disse q mtas das hqs q desenhou foram PERDIDAS com o tempo... e parte de sua obra ficará restrita apenas à antigos colecionadores q tenham a coleção completa!!!

    Abs!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...