17/01/2013

"Orquídea Negra": Uma Prévia da Obra-Prima de Neil Gaiman q Precedeu "Sandman"....

"Orquídea Negra".... Foi o 1º trabalho de Neil Gaiman pra DC (anterior à "Sandman") e q ajudou a pavimentar o caminho pra consolidar a linha Vertigo (sendo uma precursora desse selo de quadrinhos adultos - junto com "Monstro do Pântano" e "Livros da Magia")!!!

Esta magnífica e inovadora mini-série será republicada pela Panini em formato de luxo (capa-dura) mas com um preço bastante acessível: R$ 24,90 (com 180 pág. e recheada de extras)!!!

Confira abaixo uma PRÉVIA (com a belíssima arte de Dave McKean - q faz as capas de "Sandman")....

"Orquídea Negra".... foi uma mini-série publicada em 1988, e narra a trágica história da personagem-título: uma super-heroína secundária da DC (coadjuvante de histórias da "Supergirl" e "Legião dos Super-Heróis") q é assassinada por capangas de Lex Luthor. Após a morte, ela renasce como um ser híbrido de humano-vegetal (uma "Mulher-Planta" no sentido literal da expressão, rs)!!!

Com memórias confusas de sua vida anterior, "Orquídea Negra" parte em uma jornada na busca por respostas, encontrando pelo caminho figuras exóticas como: "Monstro do Pântano", "Hera Venenosa", e "Homem-Florônico" (todos personagens ligados aos elementais da natureza). Com belíssimas imagens a cada quadro, essa HQ é visualmente uma obra de arte e o texto é poesia e reflexão (uma amostra do q viria a ser o estilo narrativo de "Sandman")!!!

Já publicada no Brasil pela Editora Globo numa mini-série em 3 partes q depois foi encadernada (entre 89/90).... e republicada pela Ópera Graphica (com acabamento gráfico de baixa qualidade) em 2005, agora finalmente poderá ser apreciada em sua "Edição Definitiva" (imperdível: tanto pela qualidade e importãncia da obra, quanto pelo formato de luxo e o precinho camarada)!!!

Até+

21 comentários:

  1. Eu tenho esse clássico pela editora Globo numa edição especial também. Mas com capa dura, extra e um precinho legal, da vontade de comprar novamente.
    É interessante ler essa historia, mais as primeiras do Monstro do Pantano e de Sandman,pois é o período da transição desses personagens para o selo Vertigo, pois no principio, eles chegavam até mesmo a cruzar com os heróis tradicionais da DC na época.

    ResponderExcluir
  2. "é o período da transição desses personagens para o selo Vertigo"


    Pois é, eu gostava mto dessas primeiras histórias da Vertigo... pois traziam várias participações de personagens famosos (a "Orquídea" vai pra Gotham tbm, esta série serve até como um complemento pro "Monstro do pântano" do Alan Moore)!!!

    Eu só fui ler essa série agora (em scans)... mas adorei e devo comprar esse encadernado com certeza: ainda mais q não é sempre q um gibi de luxo em capa-dura aparece na faixa de 25 pila, né? Vale mto a pena mesmo!!!

    Ah, e pra este ano tbm teremos "Livros da Magia" do Gaiman sendo republicado (creio q nesses mesmos moldes: capa-dura e preço bom)... Espero q lancem tudo do "Monstro do pântano" (do Moore) tbm, pois só tenho aquele 1º encadernado da pixel!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  3. Opa...ai sim! Ótimo encadernado, e preço camarada, mesmo. Tomara que a distribuição setorizada não me ferre mais uma vez (tô até agora esperando o Sweet Tooth chegar aqui em Americana/SP). E poxa vida, "Livros da Magia"? Cara, não vejo a hora.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. "Opa...ai sim! Ótimo encadernado, e preço camarada, mesmo."


    Isso é o q eu chamaria de gibi perfeito: material consagrado, roteiro e arte de qualidade, acabamento luxuoso, e preço super em conta (tudo de bom, hehe)!!!

    pena q nem sempre é assim... e como nem tudo são flores (ou orquídeas), fiquei sabendo agora a pouco q o tão aguardado "Batman - Asilo Arkham" vai custar R$ 60 (mais do q eu esperava)!!!

    Qto aos "Livros da Magia"... eles foram prometidos numa palestra durante a Fest Comix do ano passado: até achei q sairiam antes da orquídea (q sequer tava na lista de lançamentos previstos)... mas é bom qdo rola algumas supresas mais q bem-vindas, rs!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Leo...

    Ótima noticia! Tenho essa em encadernado, ainda pelo sêlo da Editora Globo se não me engano. Essa é uma HQ que ainda que vc tenha eu acho que vale a pena re-compra-la, pois além da historia em sí há extras.

    Agora... A demora entre os anúncios e a chegada em banca tem sido grande, a republicação de "Asilo Arkhan" por exemplo ainda não chegou.

    Valeu!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  6. ótimo lançamento! como um leitor novo(leio hqs a uns 4 anos)estou sempre lendo e descobrindo materiais interessantes. e que hora boa pra começar a ler essa minha, acho que nunca antes o selo vertigo foi tão bem tratado no brasil.

    espero mesmo por esse lançamento do tão bem falado monstro do pantano, nunca li, mas pelos outros trabalhos de alan moore e a critica altamente positiva, sem dúvidas é um trabalho incrível e um dos que estou mais aguardando ser publicado.

    ResponderExcluir
  7. Grande HQ!

    Tenho a brochura da Globo! Mas - como venho fazendo há algum tempo - não trocarei minha edição pela nova. Esse vício precisa ser deixado de lado!

    ResponderExcluir
  8. "Agora... A demora entre os anúncios e a chegada em banca tem sido grande, a republicação de "Asilo Arkhan" por exemplo ainda não chegou."


    Verdade, Marcelo...

    Tem mta coisa anunciada no ano passado q até agora não chegou ("Cripta 3", "Holy Terror", etc)!!! E essa do "Asilo Arkham" recém entrou na pré-venda (vi o preço de R$ 60 numa lista de reservas pra livrarias)!!!

    Já a "Orquídea"... a promessa é pra q saia no 1º trimestre (segundo a panini) mas claro: sempre pode atrasar, rs!!! Tive sorte nessa, pois não tenho as versões anteriores (só fui ler o scan agora pra poder postar esta prévia)... e pra mim valerá mto a pena cofrar essa nova versão (essa merece ir pra estante sim)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  9. "espero mesmo por esse lançamento do tão bem falado monstro do pantano"


    Eu tbm espero, Mauricio....

    pois do "Monstro do Pântano" eu só li o 1º encadernado (q saiu pela pixel)... e a coleção é composta de 6 encadernados ao todo (com a fase completa do Alan Moore)!!

    só por esse 1º arco do Moore... já vi q a série é realmente magnífica e vale a pena ser acompanhada. Certamente a panini deverá publicar esse material, pois é uma das séries + pedidas pelos leitores da vertigo!!!

    e de fato... a linha vertigo tá no seu auge aqui no Brasil (nunca tivemos tantos lançamentos e investimentos nessa linha pelas editoras anteriores)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  10. "não trocarei minha edição pela nova. Esse vício precisa ser deixado de lado!"


    Eu tbm costumo adotar essa política de não ficar comprando material repetido....

    a única exceção é "Preacher" q apesar de eu já ter por outras editoras, tenho comprado as ed. da panini tbm (mas só pq essa é minha série favorita entre todas e quero tê-la em formato de luxo)!!!

    mas no caso da "Orquídea"... eu não tenho as versões anteiores, e sendo assim: será uma compra 100% aproveitável pra mim, hehe!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  11. "Eita, outro caixa hahaha"


    E essa veio de surpresa, Doug...

    não estava prevista em nenhuma das listas de futuros lançamnetos e previsões q eu tivesse visto poraí (nem as minhas "fontes" tavam sabendo dessa, rs)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  12. "essa HQ é visualmente uma obra de arte e o texto é poesia e reflexão"


    Quando o roteiro é tão bom quanto as imagens, há uma obra de arte com certeza!

    Ao que parece, 2013 está começando muito bem com grandes lançamentos.

    Muito bom!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  13. "Quando o roteiro é tão bom quanto as imagens, há uma obra de arte com certeza!"


    Verdade...

    a verdadeira obra-de-arte é sempre uma junção de todos esses elementos!!!

    e esta HQ tem tudo isso, podes crer... e pra melhorar ainda mais a coisa toda: o preço tá bem em conta pra um gibi de luxo (capa-dura)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  14. Comprei as edições da Globo e depois o seu encalhernado, que tenho até hoje. Mas vou comprar esta ediçaõ definitva da Panini.
    E a Pixel e a Opera Graphica foram as poiores editoras para o selo Vertigo no Brasil! Espero que o pessoal qu7e etsava a frente destas editoras nunca mais ponhma as mãos no material Vertigo!

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito do preview do que acontece na história e a arte, com certeza vou comprar pq só tem pontos à favor dessa HQ, desde roteiro, arte, roteirista, selo, temática, etc.

    ResponderExcluir
  16. "E a Pixel e a Opera Graphica foram as piores editoras para o selo Vertigo no Brasil!"


    Horríveis mesmo essas 2, né?

    A Pixel não tinha respeito nenhum pelo leitor, na série "Preacher" separou os especiais dos encadenrados (publicando à parte num formato diferente: total incompetência editorial)!!! Já a Ópera errou feio ao extrapolar demais nos preços: foi uma das editoras + careiras do mercado brasileiro e ainda fazia um trabalho porco (cheio de erros e falta de revisão ortográfica)... gibis caríssimos e cheios de erros ainda por cima (não deixou saudades em ninguém)!!!

    mas vou te dizer... mesmo essas 2 aí tendo sido uma bosta pra linha Vertigo, acho q a pior de todas ainda foi a "Atitude" (lembra dela? não durou 3 meses no mercado e tentou publicar tudo da vertigo nuam tacada só, haha - claro q não tinha como dar certo)!!!

    a Brainstore tbm foi péssima.... publicou mta coisa é verdade, mas a impressão era horrível (pág. embaçadas, fora de foco, escuras demais) e pra piorar: deixou várias séries inacabadas qdo faliu (e nem se dignou a deixar uma nota pros leitores explicando os motivos: numa demonstração de total desprezo e incompetência: bem coisa de editor sem caráter e recalcado)!!!

    e tbm não vamos poupar a Abril nessa.... já q a Abril "amenizava" os textos de séries tipo "Hellblazer" (cortando palavrões e frases profanas). Acho q a Abril tinha rabo-preso com alguma instituição a ponto de censurar o conteúdo da linha Vertigo, hehe!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  17. "com certeza vou comprar pq só tem pontos à favor dessa HQ, desde roteiro, arte, roteirista, selo, temática, etc."


    Sem falar q essa série foi um dos "embriões" da linha Vertigo... e um marco pros quadrinhos adultos em geral (numa época onde os gibis ainda eram tratados como leitura "pra crianças" - pela maioria da mídia)!!!

    por esse preço, com certeza será uma boa aquisição pra enfeitar qq coleção...

    Abs!!

    ResponderExcluir
  18. Olá. Eu comprei a versão importada para o meu projeto de doutorado. Mas gostaria de comprar essa versão traduzida para manuseio. Alguém sabe me dizer se a tradução foi revisada e se as cores da primeira história foram renovadas? A versão em 3 edições que tenho está um lixo. Há uma parte da narrativa que as falas da Orquídea aparecem em rosa e a coloração de sua pele também (sendo que ela é púrpura). Isso influi na minha análise.

    ResponderExcluir
  19. Só pra constar: as 3 edições que tenho foram publicadas pela maldita Opera. Uma tradução ridícula e com falhas gravíssimas nas cores, em relação à cor original.

    ResponderExcluir
  20. "Alguém sabe me dizer se a tradução foi revisada e se as cores da primeira história foram renovadas?"


    Oi, Lucas... tdo bem?

    Pode ficar tranquilo com relação à isso, pois a nova versão da panini é baseada no HC Deluxe (de 2012) lançado nos EUA. No link abaixo tem os detalhes dessa versão importada (pra vc comparar e ver se é a mesma q vc tem):

    http://www.mycomicshop.com/search?TID=22653585

    A Panini usou os arquivos digitais dessa nova versão de luxo do link acima (inclusive com a mesma capa)!!!

    Qto à versão da Ópera... bem, era lamentavelmente "comum" o desleixo daquela editora com o material publicado, a impressão era péssima e as traduções num nível abaixo da crítica. Recomendo q vc leia a resenha do link abaixo feita pelo site "Universo HQ" na época do lançamento da versão da ópera:

    http://www.universohq.com/quadrinhos/2009/review_OrquidiaNegra.cfm

    Repare q no final eles comentam todos os defeitos técnicos da edição...

    espero ter ajudado, e boa sorte na sua tese (tbm tô tentando emplacar um projeto de doutorado este ano, mas tô entre o cinema e as hqs)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...