29/05/2012

"Deadpool": A Origem, Curiosidades, e As Melhores Histórias do "Mercenário Tagarela".....

"Deadpool"..... tbm conhecido como: "Mercenário Tagarela" (por nunca calar a boca - sempre com piadinhas e comentários infames) parece ser um cara legal e gente-fina. Mas não se engane, ele é um assassino profissional  insano (e um dos + temidos do Universo Marvel)!!!

Com um fator de cura + eficiente q o do "Wolverine".... ele é um personagem polêmico q sempre dividiu opiniões entre os leitores: alguns o adoram e acham engraçadíssimo.... já outros o odeiam e desprezam por ele ter sido criado por um dos piores artistas de todos os tempos (Rob Liefeld) e ser considerado uma mistura entre "Homem-Aranha" e "Exterminador" (da DC)!!!

O fato é.... q "Deadpool" tem uma legião de fãs (entre os quais eu me incluo, rs) e q sua revista própria (publicada pela Panini) parece ter emplacado nas bancas!!! Assim, confira abaixo uma retrospectiva de sua carreira com a origem, curiosidades e melhores histórias.....

"Deadpool"..... apareceu pela 1º vez na revista americana "Novos Mutantes" nº 98 (em 1991), onde surgiu como vilão. Em suas primeiras aparições nessa revista, ele mantinha algumas de suas características atuais (falava sem parar e tinha um senso de humor doentio) mas era considerado um vilão mesmo capaz das maiores atrocidades: entre assassinatos encomendados até torturas e insinuações de q ele teria violentado "Dominó" - a namorada do herói "Cable" (seu maior inimigo e posteriormente aliado - onde dividiram até mesmo uma revista própria: "Cable & Deadpool")!!!    

Só q o personagem, mesmo sendo um psicótico sádico e cruel..... foi ganhando popularidade entre os leitores, e em seguida mini-séries próprias (algumas inéditas no Brasil) até finalmente estrelar sua revista mensal (publicada aqui no Brasil em "Marvel 99"). Já em seu título-solo, a frieza inicial do personagem foi levemente amenizada com um humor + non-sense : é claro q ele continuou sendo um assassino psicótico, só q a revista deixou de se levar a sério (q nem na fase de "Novos Mutantes") e passou a ser algo + "cômica" (quase uma sátira ao gênero de super-heróis)!!!

Deadpool agora ganhava divertidos personagens coadjuvantes: seu melhor amigo "Fuinha" (um nerd fracassado - q na adolescência foi levado ao alcoolismo e à decadência pelo próprio Deadpool: q viajou no tempo e destruiu uma possível carreira promissora de seu amigo por pura "diversão", rs) e a velha cega "Al" (q foi sequestrada e era mantida em cativeiro por Deadpool - q precisava de uma governanta pro seu moquifo, rs).... Tbm carismáticos eram os frequentadores de um bar pra assassinos profissionais, onde Deadpool ia sempre encher a cara e arrumar os trampos (mortes por encomenda) q o seu amigo barman lhe arrumava!!! Infelizmente essa fase (q pra mim foi o auge do personagem) teve somente algumas poucas edições publicadas no Brasil pelas editoras: Abril (em "Marvel 99") e Pandora (no "Almanaque Marvel" - q só teve 3 edições)!!!

Da mesma forma q "Wolverine"..... Deadpool tbm é um produto do projeto "Arma X": do governo canadense q visava criar assassinos super-poderosos pra missões secretas. Wade Wilson (nome verdadeiro de Deadpool) era apenas um matador profissional (q tinha câncer). O experimento "Arma X" curou a doença de Wilson através de um fator de cura artificial extraído de Wolverine, mas q deixou seu rosto e corpo desfigurados e sua mente instável (ficou maluco, rs)!!! Inimigo mortal de Wolverine, eles já tiveram lutas sangrentas e seus poderes se equivalem já q ambos desfrutam de um fator de cura q regenera ferimentos mortais!!!

No cinema, Deadpool foi um dos vilões principais do filme do "Wolverine"..... no qual foi interpretado pelo ator Ryan Reynolds (q tbm fez o "Lanterna Verde"). E ao q tudo indica terá em breve um filme-solo (q já está há anos em pré-produção)!!!

A origem de Deadpool foi sendo construída aos poucos pela Marvel..... no começo, pouco se sabia sobre o personagem, mas no decorrer de sua série mensal e reformulações pelas quais passou, novos dados e informações eram acrescentados ao seu misterioso passado. Sabe-se q ele passou um tempo internado num hospício após matar um colega de equipe da "Arma X", q seu pai foi morto durante uma briga de bar provocada por ele.... e q durante um tempo Deadpool foi dado como morto e confundido com o "Agente X" (um desmemoriado q acreditava ser Wade Wilson, mas q na verdade era um capanga do vilão "Cisne Negro" q foi ferido durante uma explosão na qual os 3 aparentemente haviam morrido e tiveram suas mentes meio q "interligadas" - "Agente X" foi uma revista publicada pela Panini e durou cerca de 1 ano)!!!   

Atualmente parece existir uma "febre" em torno do personagem nos EUA..... q tem sempre garantidas pelo menos umas 3 revistas próprias todo mês, sempre se revezando (qdo termina uma, começa outra ou entra alguma mini-série ou especial). Entre seus mais recentes títulos temos: "Deadpool" (série mensal), "Mercenário Tagarela" (q foi o 1º arco de histórias escolhido pela Panini ano passado pra estrear a nova revista dele aqui no Brasil), "Deadpool MAX" (série adulta censura 18 anos - ainda inédita no Brasil), "Tropa Deadpool" (tbm inédita aqui), "Deadpool Pulp" (mini-série em 4 partes), e em breve teremos o especial: "Deadpool Massacra a Marvel"!!!

Veja tbm uma bizarra e insólita FUSÃO/Amálgama entre "Deadpool" e o "Ursinho PUF" neste LINK: "DEAD-PUF"!!! 

Enfim.... gostem ou não.... Deadpool ainda vai marcar presença por bastante tempo nas bancas pelo visto (ainda mais com tanto material inédito pra ser publicado por aqui)!!! 

Até+

PS: A capa acima (Deadpool rodeado de mulheres) foi "censurada" pela Marvel nos anos 90.... mas a imagem vazou na internet e eu a usei de avatar nas redes sociais e em fóruns durante 10 anos (isso q é ser fanzasso do personagem, rs)!!!   

37 comentários:

  1. Interessante o universo do personagem. E eu, que nem dava nada pra ele, agora fiquei interessado em alguma coisa. Mas eu to querendo me afastar um pouco de revistas que tem arcos de três edições ou mais porque eu fico sem entender as coisas. Vou olhar nas bancas, se tiver algo tipo história fechada, ou no máximo um arco em duas edições, eu levo.

    ResponderExcluir
  2. "Vou olhar nas bancas, se tiver algo tipo história fechada, ou no máximo um arco em duas edições, eu levo."


    Essa "Deadpool Pulp" pode ser uma boa qdo sair aqui, Fabiano...

    pois ela é uma mini fechada em 4 partes (q pode sair em 2 ed. de 50 pág cada - "chuto")!!!

    outra boa é ficar de olho nos especiais tipo esse do "Ursinho PUF" ou do especial onde o Deadpool irá massacrar todos os heróis Marvel!!!

    vale a pena.... Deadpool é sempre uma diversão despretensiosa e inusitada!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria Leo. Gosto do Deadpool desde que ele começo a ser publicado na citada Marvel 99.Acho que o que me atraiu no personagem foi exatamente essa tagarelice dele e por lembrar o Aranha nos bons tempos. Hoje em dia apesar de ter parado com as drogas a única revista mensal que continuo comprando é a do Deadpool. Afinal, se não dá mais pra levar a sério o que a Marvel anda produzindo, ao menos fico com uma revista que não se leva a sério mesmo...

    ResponderExcluir
  4. "Hoje em dia apesar de ter parado com as drogas a única revista mensal que continuo comprando é a do Deadpool. Afinal, se não dá mais pra levar a sério o que a Marvel anda produzindo, ao menos fico com uma revista que não se leva a sério mesmo..."


    hahaha, é bem o q eu penso tbm....

    desde q a Panini cancelou as mensais "Marvel MAX" e "Demolidor", eu parei com tudo relacionado à cronologia atual:

    mas coleciono a do "Deadpool" (q é a única mensal Marvel q ainda compro)!!!

    de resto... fico só com encadernados de material clássico q saem de vez em qdo!!!

    Deadpool é uma comédia... q satiriza inclusive os próprios clichês da Marvel!!!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  5. Gustavo (TheDoctor)29/05/2012, 13:52

    "mas coleciono a do "Deadpool" (q é a única mensal Marvel q ainda compro)!!!"

    Voltou atrás, Leo? Hehehe...
    Tens desde a #1? É bom?

    ResponderExcluir
  6. E ai Léo td blz???

    Consegui ontem o meu Octopus!!! Finalmente ... <o/ Achei no centro da minha cidade aqui em Santo André, sabia q lá teria. So tinha duas edições "3" ... haha, edição 1 como disse antes e como em outra bancas tinha de monte!
    Alias o Octopus veio bem protegido na caixinha, e é o mais pesado do q o Aranha e o Wolverine! Show de Bola! Sexta já sai o Coisa!! Um dos meus preferidos, até pq sou fã do Quarteto!

    Abrassssss

    ResponderExcluir
  7. "Voltou atrás, Leo? Hehehe...
    Tens desde a #1? É bom? "


    Ae, Doctor... blz??

    sim, como a revista é baratinha resolvi encarar desde o início mesmo, ainda mais q os arcos são relativamente curtos e podemos parar ou interromper a qq momento se ficar ruim!!!

    a revista é divertida sim... não é tão boa qto era essa fase q saía em "Marvel 99" (o melhor momento do Deadpool): mas diverte mais do q mta revista famosinha poraí, rs!!

    acho q tu vai gostar da "Tropa Deadpool" qdo sair aqui (é uma sátira da Tropa dos Lanternas, rs)!!!

    tbm acabei baixando tudo q pularam dele aqui no Brasil... (mta coisa bacana foi pulada, hein?? chega a dar pena de ver os cortes q fizeram)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. "Alias o Octopus veio bem protegido na caixinha, e é o mais pesado do q o Aranha e o Wolverine! Show de Bola! Sexta já sai o Coisa!! Um dos meus preferidos, até pq sou fã do Quarteto!"


    E ae, Jones.... blz???

    q bom q tu conseguiste essa do Octopus, hein??? vai dizer.... mto show mesmo, não achou???

    já tirei fotos de todas as 3.... e vou postar aqui no blog no findi (quero tirar fotos das 3 revistas tbm)!!!

    e se tu achou o Octopus pesadão... qto será q não deve pesar o "Coisa"?? haha, esse será o maior (até o momento)!!!

    eu tbm sou fanzasso do 4F.... sabia q o gibi + antigo de toda a minha coleção é o "Quarteto" nº 1 da Ebal?? (é de 1971 - 1 ano antes de eu nascer: comprei de um colecionador é claro, rs)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. É o único gibi mensal que compro ultimamente, dei várias risadas no primeiro arco de historias. Diversão garantida

    ResponderExcluir
  10. "É o único gibi mensal que compro ultimamente, dei várias risadas no primeiro arco de historias. Diversão garantida"


    da linha de super-heróis tbm é o único q compro atualmente (de resto, já faz um tempo q abandonei as revistas mensais)!!!

    agora com o reboot da DC devo arriscar mais alguns títulos... mas não muitos, pois pretendo continuar priorizando os encadernados!!!

    qto ao Deadpool... espero q a "cabeça-zumbi" volte a aparecer em futuras históiras (os comentários ácidos e maldosos dela fazem falta no gibi, rs)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  11. então Leo, sobre o reboot da DC e bem provavel que irei pegar alguns títulos tb, só para ver em quem "pé" esta hahahahahahah

    ResponderExcluir
  12. "só para ver em quem "pé" esta hahahahahahah "


    só te adianto pra não ir esperando muito....

    vá com o mínimo de expectativas possível (pra não se DCpcionar, rs)!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Leo, não conhecia o Deadpool e aprendi a gostar do personagem com você. E Deadpool faz sucesso nas postagens do blog, muita gente gosta. Também é verdade que nos sebos de Osasco tenho visto alguns gibis rejeitados pela galera. Como você disse, muitos gostam e muitos acham sem graça. Eu estou na turma dos fãs... Abs.

    ResponderExcluir
  14. "Como você disse, muitos gostam e muitos acham sem graça. Eu estou na turma dos fãs... Abs. "


    eu tbm tô na turma dos fãs, hehe....

    q bom q vc tem curtido as desventuras do personagem, Paulo (pra mim é uma das melhores revistas atuais - pelo teor descompromissado de diversão)!!!

    e o legal é q os editores da Panini confirmaram agora q a revista é um SUCESSO de vendas e q vai longe pelo visto!!!

    valeu mesmo!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  15. AH Ah Ah Ah Ah Ah

    Eu já tinha lido essa matéria, mas reli e gostaria de conhecer aquela linha inédita no Brasil para maiores de 18 anos.

    Então, diante de tudo oque você escreveu da história do personagem e obre Wolverine, pode supor que ele é uma espécie de mutante também? Então agora está explicado o fato dele vencer um inimigo (na revista que tenho) com um braço quebrado e também quando ele diz que deixou de ser humano faz tempo. Esse pessoal "mutante" normalmente fala essas coisas em algumas situações.

    Legal reler. Até vi meu comentário aqui....rsrsrs... E minha curiosidade me levou mesmo a romper as barreiras do preconceito com o formato dessas revistas de heróis sobre os arcos. rsrsrs...

    Até a próxima!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  16. "Eu já tinha lido essa matéria, mas reli e gostaria de conhecer aquela linha inédita no Brasil para maiores de 18 anos. "


    Pô, eu sou um q tô louco pra q publiquem essa fase 18 anos do deadpool aqui no brasil, rs....

    é pesadona mesmo. Mas por enquanto nem sinal de sair isso aqui!!

    o deadpool não era mutante... mas fizeram experiências nele misturando o DNA do Wolverine: o q deixou ele com o "fator de cura" (q regenera qq ferimento e reconstitui partes do corpo mutiladas)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  17. Nhá.. E pensar que cancelaram a publicação de Deadpool =/ Pararam no vol 16 D:
    Sabe dizer o motivo exato, Leo?

    ResponderExcluir
  18. "Nhá.. E pensar que cancelaram a publicação de Deadpool =/ Pararam no vol 16 D: Sabe dizer o motivo exato, Leo?"


    Sacanagem mesmo, hein? essa revista eu tava colecionando e gostando tbm... o motivo, pelo q me disseram nem foi baixas vendas, pois a revista vendia dentro do previsto. Mas teria sido pra dar espaço pros "Novos 52" da DC:

    a quantidade de títulos publicados pela panini aumentou com os "52"... e pra conseguirem dar conta do recado tiveram q cancelar alguns títulos: "Deadpool", "Grandes Heróis Marvel", e "DC + Aventura" foram 3 escolhidas pra serem "cortadas" pra publicarem as tranqueiras dos "52", rs!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  19. É Leo, não estou tão atrasada.. Conheci o DeadPool jogando Marvel vs Capcom 3 e fiquei muito curiosa quando ele começou a mandar beijos e corações.. Tive que pesquisar! Adorei sua matéria, acho que já li milhares em dois dias, e a sua está realmente muito boa. Você sabe alguma coisa sobre os vários "amores" dele na história? Ou pelo menos do envolvimento dele com a Morte. Obrigada :D

    ResponderExcluir
  20. A propósito, meu nome é Jéssica..

    ResponderExcluir
  21. "Você sabe alguma coisa sobre os vários "amores" dele na história? Ou pelo menos do envolvimento dele com a Morte. Obrigada :D "


    Oi, Jéssica... tdo bem? Brigadão por ter curtido esta matéria, tbm sou fanzaço do Deadpool e do humor nonsense das histórias dele, rs!!!

    a grande paixão da vida dele foi a "Syrin" (filha do mutante "Banshee" dos X-men), mas foi um amor não correspondido. Mas como a desilusão amorosa não combina com uma figura tão extrovertida q nem o Wade Wilson... em seguida ele teve envolvimentos com a psicótica "Mary Tyfoid" (ex-amante do "Demolidor" e uma assassina maluca), e tbm com uma pistoleira de aluguel (q tbm era sua secretária e q se vestia q nem uma vaqueira do velho oeste)!!!

    sobre a "Morte"... ele tentou ter um caso com ela qdo esteve à beira de morrer: a "Morte" no Universo Marvel é uam figura feminina e amante do vilão "Thanos" (aquele q aparece no final dos créditos do filme dos "Vingadores). Esse encontro com a "Morte" rolou num especial anual de 1998 ("Deadpool & Morte" - inédito no Brasil)!!!

    Abração, e participe mais vezes aqui do blog, Jéssica... qq dúvida pode mandar aí, blz?

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. É possível acompanhar Deadpool a partir dos encadernados que estão sendo lançados? Pois que eu saiba é continuação dos 16 volumes lançados anteriormente. É porque despertei certo interesse sobre o personagem depois de ler essa matéria. rsrs'

    ResponderExcluir
  23. "É possível acompanhar Deadpool a partir dos encadernados que estão sendo lançados?"


    Sim.... é possível sim, pois os arcos são fechados e o "Deadpool" não possui uma cronologia tão complexa q nem outros personagens (o "Wolverine" é mto mais difícil achar um encadernado q não faça referência à sua complicadíssima trajetória, rs)!!!

    o "Deadpool", por ser mais voltado à comédia.... pode ser entendido numa boa com esses novos encadernados (sem precisar dos gibis avulsos q tinham saído antes)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. Nossa o Deadpool é foda.
    Além da edição épica do casamento do Deadpool.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm sou fanzaço do "Deadpool" e acompanho suas publicações e encadernados aqui (menos em revistas mix).... mas essa do casamento eu ainda não li (tenho q baixar ela pra conferir: deve ser épica mesmo, rs)!

      Abs!

      Excluir
  25. depois que o deadpool "vira" o agente X qdo ele volta a vida como deadpool?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não era o "Agente X".... esse era outra pessoa (um capanga) q teve as memórias do "Deadpool" parcialmente absorvidas durante um confronto entre o "Deadpool" e o "Cisne Negro". O "Deadpool" tava vivo só q desmemoriado!!!

      Abs!

      Excluir
  26. Leo, se puder... me responda uma duvida, a origem do deadpool, que é mostrada no filme do Wolverine é verdadeira? Ou tem outra que é mais correta? Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, a origem "verdadeira" pra mim, é sempre a 1º (no caso, a origem q eu expliquei no texto desta matéria: q é a versão q saiu no gibi). A do filme é parecida, mas como veio depois, o q vale é a do gibi!

      Abs!

      Excluir
  27. Fala Leo, muito legal sua matéria!
    Eu acompanho Deadpool faz 1 ano, li muitas Hq's onlie mesmo, pois não existem mais...
    Atualmente a Panini esta lançando "Nova Marvel", onde tem a Hq do Deadpool, que conta com uma história relacionado a uma treta com a Shield, estou pensando em comprar, sabe me dizer algo a respeito?

    Att,

    Jonathan Andrade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Jonathan.... blz?

      Valeu mesmo por ter curtido esta postagem.... A revista q vc fala é a nova série mensal do "Deadpool" pela Panini: Tem sido uma boa e divertida fase do personagem e pode ser lida e compreendida começando do nº 1 da Nova Marvel (q tem a treta da Shield na capa)!

      Fica aí a recomendação então, blz?

      Abs!

      Excluir
  28. Com o filme vindo ae vc tem ideia de uma matéria nova pro Deadpool ? Seria interessante uma cronologia de histórias essenciais pra entender o universo do personagem ou algo do tipo sla, rs. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Ótima ideia essa sua, amigo... Muito obrigado mesmo pela sugestão!

      Sim, eu posso tentar elaborar um "Guia de Leitura" pro "Deadpool" no embalo do filme... Vai ser trabalhoso, mas valerá a pena me dedicar à uma postagem assim (acho q a receptividade será mto boa)! Valeu mesmo!

      Abs!

      Excluir
  29. Eu adoro e deadpool ele é top e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm sou fanzaço do deadpool... e ele tá numa boa fase de revistas e encadernados hj em dia!

      Abs!

      Excluir
    2. Alguém pede me ajudar, será q já saiu a continuação do Deadpool"caçador de almas"

      Excluir
    3. Oi, jackson... blz?

      Pode ficar tranquilo, pois ainda não saiu o 3º encadernado dessa fase do "Deadpool", q começou com: "Meus Queridos Presidentes" e continuou com "Caçador de Almas"! O 3º deve sair ao longo do ano (avisarei entre as notícias do blog)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...