10/12/2011

Cap. América - 70 Anos (Parte 5): Encadernados e Mini-Séries!!!

Nesta 5º e última parte de matérias comemorativas dos 70 Anos do Cap. América.... Listei uma série de especiais e encadernados de várias editoras com sagas fechadas (perfeitas pra quem quiser conhecer melhor o personagem sem ter q embarcar em anos de cronologia e centenas de gibis mensais!!!

A "Biblioteca Histórica"; A mini-série: "Sentinela da Liberdade"; "A Escolha" (do mesmo criador de "Rambo"); "Os Maiores Clássicos" (de J. Byrne); "Homem Sem Pátria" (de Mark Waid & Ron Garney"); e "As Primeiras Histórias de 1941" (de Joe Simon & Jack Kirby).... e mto mais!!!

Confiram as capas, resenhas e curiosidades sobre todas essas edições.....

A "Biblioteca Histórica" (da Panini em capa-dura e acabamento luxuoso - na imagem q abre esta matéria) do Cap. América traz as primeiras histórias produzidas por Stan Lee & Jack Kirby nos anos 60: publicadas anteriormente aqui nas revistas da Ebal. São 22 histórias (de 10 pág. cada - já q na época elas eram curtinhas assim pq o Capitão dividia a mesma revista com o "Homem de Ferro" - q tbm aparece na capa desse encadernado, apesar de no miolo ter apenas as histórias solo do Cap. América). Esse encadernadão é perfeito pra quem quiser conhecer a gênese do herói, pois traz desde sua origem até os primeiros confrontos com o Caveira Vermelha, Barão Zemo, e a organização terrorista: Hidra!!! São histórias q se passam tanto na 2º Guerra Mundial (em flashbacks) qto na época atual (no caso os anos 60 - logo após o Cap. ter sido descongelado e despertado na Era Moderna)!!!

Já a mini-série em 4 ed: "Sentinela da Liberdade".... foi lançada pela Editora Abril nos anos 90 e mesmo sendo uma produção atual, se passa inteiramente na 2º Guerra Mundial, e reconta a origem e as aventuras do capitão durante esse período. A arte é tão espetacular e num ritmo alucinante de ação, q o leitor se sente como se estivesse assistindo uma super-produção do cinema (e das boas)!!! Curiosamente, nessa série o Cap. América não pensa 2 vezes antes de puxar uma arma de fogo e disparar pra matar alguns soldados nazistas (ao contrário dos gibis normais, onde não é comum ver uma cena assim). Altamente recomendada.... e nunca mais foi republicada (porém, garimpando em sebos é possível achá-la)!!!

O Capitão tbm teve uma única Ed. "Anual" pela Abril.... onde se depara com o "Renascimento da Hidra" (mais ameaçadora do q nunca, essa organização neo-nazista nunca é completamnete desmantelada ou destruída, pois novos seguidores estão sempre sendo recrutados). Só q dessa vez, o Capitão conta com um duplo reforço de peso: "Demolidor" e o matador de criminosos: "Justiceiro"!!!

A Abril tbm investiu num encadernado compilando "As Primeiras Histórias" (as primeironas mesmo, de 1941)..... Desenhadas tbm por Jack Kirby (o mesmo artista q 20 anos depois produziria o material contido na "Biblioteca História" - q faziam tbm um "remake" dessas primeiras histórias)!!! É um material bastante curioso, pois a arte de Kirby era algo mto à frente de seu tempo, e não se parecia com nada feito durante os anos 40 (os personagens não tinham uma proporção física e anatômica q pudesse ser considerada "normal", e isso devia ser meio perturbador pros leitores da época)!!! Essas histórias tbm assumiam um teor bastante "panfletário", até mesmo pelo fato de terem sido produzidas em plena 2º Guerra mundial - tanto é q na capa do nº 1 original o Cap. América aparece socando o próprio Adolf Hitler.... e nessa ed. da Abril, o ditador nazista é jogado (literalmente) no lixo!!!

Após ter descoberto um novo filão nas mini-séries em formato americano, a Abril lançou em 3 ed: "Cap. América & Justiceiro - Sangue e Glória", q mostra a união desses 2 soldados contra uma ameaça em comum. Os 2 são experientes em guerras bastante distintas: enquanto o Capitão combateu na 2º Guerra... o Justiceiro lutou no Vietnã!!!

Uma outra parceria inusitada.... foi com o "Motoqueiro Fantasma", na ed. especial: "Medo". Os 2 se unem pra enfrentar o vilão "Espantalho" (um psicótico doente q começa a espalhar terror e morte por onde passa). Uma edição violenta com um final violento... com direito até a gente sendo empalada viva em grades de ferro, rs!!! É o tipo de história com um clima mais propício pro Motoqueiro do q pro capitão... mas vale uma conferida assim mesmo (pra fãs de ambos os personagens)!!!

"Os Maiores Clássicos do Cap. América" (Panini)..... reúne num encadernado toda a fase de J. Byrne (produzida nos anos 80) e q reformulou o capitão pros novos tempos: explicando melhor o q até então eram considerados "furos" cronológicos (como a existência de um Capitão atuando em gibis dos anos 50 sendo q cronologicamente ele teria desaparecido durante a 2º Guerra - Na verdade os gibis dos anos 50 teriam sido protagonizados por um "impostor" se fazendo passar pelo capitão). Essas histórias são realmente excelentes, e entre seus principais destaques estão: a candidatura do Capitão pra presidente dos EUA e o confronto com o famigerado "Barão Sangue" (um vampiro q se parece com um morcego). Algumas dessas histórias tbm foram compiladas num especial da Abril em formatinho na comemoração de 50 anos do Cap. (confira a capa mais acima na 4º img desta matéria)!!!

A Panini tbm compilou numa ed. encadernada chamada: "Operação Renascimento".... as 2 primeiras sagas da consagrada fase de Mark Waid & Ron Garney (publicada na revista "Marvel 98"). Vale a pena uma conferida nesse material, q saiu numa versão econômica (capa-cartão e papel pisa-brite - igual ao das mensais). Numa das sagas ("Homem Sem Pátria"), o Cap. é obrigado a fugir dos EUA por ter sido acusado de "traição" pelo Presidente Clinton (em gestão na época em q a trama foi escrita). E utiliza até outra identidade e uniforme pra provar sua inocência e derrotar o vilão "Mecanus" (q articulou esse plano)!!!

Pra finalizar.... "A Escolha" é um encadernado em capa-dura q traz uma saga completa do Cap. escrita pelo mesmo autor q criou o "Rambo" (inicialmente um livro q foi adaptado pro cinema com o Stallone)!!! Ele se sai mto bem com o Cap. América tbm, numa história de guerra atual onde o capitão aparece como uma espécie de "espírito-guia" pra um soldado!!! A arte é um show à parte (bem realista). E uma curiosidade falando no "Rambo".... no livro original, o personagem se mata no final, e até existe um final alternativo pro 1º filme (disponível no YouTube) onde o Stallone filma essa cena da morte de Rambo (com um tiro), mas na versão final q foi às telas ele termina preso (dando margem às demais seqüências pra lá de lucrativas da série, rs)!!!

Até+

4 comentários:

  1. Legal..tenho quase todas essas da época da Abril ...Sabe que ando pensando em abandonar(de novo novamente mais uma vez) as revistas de linha e ficar comprando só encadernados?Principalmente tb começar a importar encadernados que nunca irão sair por aqui (tipo aqueles Omnibus,não sei se você conhece)Abraços o/

    ResponderExcluir
  2. "Sabe que ando pensando em abandonar as revistas de linha e ficar comprando só encadernados?"


    É exatamente isso q eu tenho feito nos últimos anos, Mac...

    até pouco tempo eu só comprava 2 mensais da Panini: "Demolidor" e "Marvel Max".... mas qdo a editora cancelou as 2, eu decidi jamais voltar a comprar revistas mixes e ficar só nos encadernados mesmo!!!

    e tem sido melhor assim... me sinto mais livre (sem a "dependência" de acompanhar uma série mensalmente)!!!

    sem falar q as melhores sagas vão acabar saindo encadernadas mesmo.... (é só ter paciência de esperar)!!!

    e sim, conheço os tais "omnibus": encadernadões com até 40 histórias (ou mais) numa ed. só!!! Eles até saem por um ótimo custo-benefício... só acho meio difícil de manuseá-los (são mto pesados, e chega a dar uma preguiça de tirar da estante pra reler depois, rs)!!!

    mas um amigo meu tem vários.... um deles vc ia gostar: a fase inteira do Ditko no Aranha (38 ed. + 2 Anuais)... show, né??

    é uma boa mesmo ficar só com encadernados.... fica bem + prático até pra guardar e organizar na estante!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom "o soldado invernal"... falta umas 30 pgs pra eu acabar, mas é uma "história" bem legal.

    ResponderExcluir
  4. e ainda vai ficar melhor, Sergio....

    o arco seguinte "Ameaça Vermelha" eu achei bem melhor!!!

    a psicótica "Pecado" (filha do nazista "Caveira Vermelha") é uma das melhores vilãs surgidas nos últimos anos!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...