18/10/2011

PREACHER (Parte 3): Todos os Pecadores Serão Punidos!!!

Nesta 3º e última parte de matérias sobre a polêmica, profana e insana série "PREACHER".... teremos mais algumas curiosidades e sandices na jornada do reverendo Jesse Custer e seus amigos (a assassina de aluguel Tulipa e o vampiro beberrão Cassidy) em busca do acerto de contas com Deus (o Todo-Poderoso)!!!

A série foi recentemente concluída pela Panini com o 9º encadernado ("O Álamo")..... mas a editora anunciou q pretende republicar o começo da série em breve (já q a publicação desse título no Brasil foi uma verdadeira Zona - conforme eu comentei nas matérias anteriores)!!!

Pra quem ainda tem dúvidas se vale a pena ou não acompanhar essa série (a minha favorita entre todos os títulos do selo "Vertigo")..... melhor conferir logo abaixo mais um pouco do q vai rolar no decorrer da trama:

Toda boa trama precisa de um bom vilão..... e "PREACHER" tem nada menos do q o MELHOR vilão surgido nos quadrinhos nos últimos 20 anos (ou mais): o maquiavélico e cruel "Herr Starr"!!!

Starr é um nazista sádico e principal soldado de uma poderosa organização secreta chamada o "Graal": q controla praticamente o mundo todo (eliminando até presidentes qdo necessário). O Graal tem por objetivo capturar o reverendo Custer pra usá-lo como o "novo" salvador da humanidade (sendo q essa sociedade já mantém em cativeiro os descendentes diretos de Jesus Cristo). Pra tarefa, é escalado o vilão Herr Starr, q a cada arco de histórias da série acaba mutilado ou sofrendo toda sorte de humilhações....

Logo q chega aos EUA pra liderar a caçada à Jesse Custer..... Herr Starr pede pra seu assistente contratar uma prostituta, pois precisa "aliviar as tensões" da viagem, rs. Mas o idiota do assistente não tinha a menor experiência no assunto, e sem querer marcou com um "Homem" ao invés de uma "Mulher", e Starr acabou indo à um beco escuro pro tal "encontro". Ao chegar lá, ficou surpreso ao constatar q tinha um homem esperando por ele.... e ao tentar desfazer o mal-entendido, viu q já era tarde demais: e q o "contratado" achou q a recusa do cliente era parte da "fantasia" e acabou "enrabando" Starr à força. Não bastasse isso.... o vilão ainda acaba perdendo uma orelha num tiroteio com Tulipa (a namorada do reverendo Custer), tem uma das pernas mutilada e devorada por canibais, e por fim: perde até o pênis ao ser mordido por um cachorro!!! Poucas vezes um vilão se deu tão mal assim, rs....

"Preacher" na verdade é uma longa saga em estilo "Road Movie": com os personagens viajando pelo interior dos Estados Unidos e conhecendo figuras bizarras e esquisitas ao longo do percurso. A cada edição o leitor se depara com o inesperado: pois nessa série tudo pode acontecer (tudo mesmo)!!!

No seu 1º encontro com Deus, por exemplo.... Jesse Custer lhe fala algumas verdades e lhe atribui a culpa pelos males da humanidade: acusando Deus de ter sido negligente com seus filhos. A discussão entre os 2 é violenta, ofensas e palavrões são trocados, Jesse cospe na cara do Todo-Poderoso e acaba tendo um olho arrancado à dentadas por Deus. Figura de linguagem ou surrealismo, o fato é q são cenas perturbadoras e q nos fazem pensar..... afinal, Deus estaria mesmo sendo negligente com a raça humana, ou nós é q deveríamos ter aprendido alguma coisa pra tornar nossa existência mais evoluída ao longo de todos os séculos em q tivemos pra aprender a respeitar o próximo???

Quem tem razão no final das contas?.... "Jesse Custer" (q busca as respostas pra tudo)?... "Deus" (q nos largou à própria sorte - talvez pra ver até onde podemos chegar caminhando sozinhos)?.... o "Santo dos Assassinos" (q vive apenas pela vingança)?.... ou quem sabe o vampiro Cassidy (q vive apenas pra beber e foder - aproveitando a vida ao máximo sem pensar nas consequências)? A resposta pra essas perguntas.... é o próprio leitor q deve buscar ao ler essa fantástica série. Pois apesar de toda insanidade e excessos: esse é o tipo do gibi q nos faz refletir!!!

Até+

5 comentários:

  1. Velhão, tem um post surpresa no meu blog, dá uma olhada lá depois.

    AbraçosHulks.

    ResponderExcluir
  2. Putz! Fiquei chocado com a narração, no bom sentido.

    ResponderExcluir
  3. é, fabiano...

    eu até evitei contar mta coisa pra não estragar as surpresas, mas acredite: a coisa vai bem + além do q eu comentei aqui, rs!!!

    só q é impossível falar mais sem tirar a graça de quem for ler essa série!!!

    tbm é impossível ler esse gibi... e ficar indiferente: alguma sensação (seja positiva ou negativa, de êxtase ou de repulsa) o leitor vai sentir ao longo da bizarra jornada do reverendo Custer!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Que tentação!!! Não sei quanto tempo vou ficar em segurando!

    ResponderExcluir
  5. a Panini pode demorar pra republicar tudo isso, Fabiano...

    de repente eu acho q valia a pena tu tentar descolar essa série pra ler no PC mesmo!!!

    é fácil encontrar poraí... até mesmo em português!!!


    PS: não costumo incentivar os "arquivos digitais", mas em certos casos (alto custo das ed. impressas ou demora na publicação de um título) eu acho q é a melhor saída (e mtas vezes a única alternativa) sim!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...