13/08/2011

CURIOSIDADE: O Cap. América "Genérico" dos anos 50....


Em 1941 (em plena 2º Guerra Mundial) surgia nos quadrinhos o "Cap. América".... q todo mundo conhece e q tá emplacando agora um filme de sucesso nas telas do cinema. Mas pouca gente conhece tbm o "Fighting American" (Combatente Americano) surgido em 1954 após o cancelamento da revista do Cap. América!!! 

Com o término da 2º Guerra... as vendas do gibi do Capitão começaram a cair, não só pelo gibi ter perdido fôlego depois da derrota dos nazistas na guerra (e q deixou o personagem meio sem rumo na época) mas tbm pela crise q se abateu no mercado editorial (e econômico de uma forma geral, já q um pós-guerra sempre afeta a economia e os gibis deixam de serem ítens essenciais ou prioritários em tempos de crise).

Assim, os próprios criadores do Cap. América (Joe Simon e Jack Kirby) q haviam levado um calote da Marvel (na época chamada Timely).... resolveram criar essa versão genérica do personagem pra outra editora, utilizando nele idéias q haviam preparado pro Cap. América original!!! Confira mais detalhes abaixo:




O "Fighting American" é mto parecido visualmente com o Capitão.... e tem tbm um parceiro-mirim chamado "Speedboy" q o ajuda no combate ao crime (da mesma forma q o Capitão tbm tinha o seu amigo Bucky). A única diferença é q ele não usa escudo nem arma nenhuma (contando apenas com sua força e habilidade frutos de experiências militares. As tramas giravam em torno de espionagem e conspirações governamentais.... e os vilões eram quase todos comunistas querendo derrubar o governo americano ou espalhar o terror agora em tempos de Guerra-Fria em q o mundo vivia (anos 50). Só q o título durou apenas 7 ed.... sendo cancelado em seguida (talvez em decorrência do declínio q os super-heróis em geral estavam passando nessa época - q vale lembrar, é anterior à "explosão" da Marvel durante os anos 60)!!!

Décadas depois, o personagem voltaria a ser publicado até pela DC (q adquiriu os direitos qdo o criador Jack Kirby foi trabalhar lá depois de abandonar a Marvel).... e tbm por outras editoras menores, mas nunca emplacando um sucesso de vendas!!! Em 1997 criou polêmcia ao ser produzida uma nova série pra ele q foi considerada "plágio" do Cap. América.... pois o novo artista Rob Liefeld (considerado um picareta q copia tudo q os outros fazem) adicionou ao Fighting American elementos q o tornaram ainda + parecido com o Capitão: inclusive um escudo e um vilão nazista cujo rosto era uma caveira prateada (em referência ao vilão "Caveira vermelha")!!!

Depois disso.... nunca mais se ouviu falar do personagem.... q nunca emplacou um título com mais de 10 ed. em toda sua carreira, e sempre viveu à sombra do Cap. América (mesmo sendo fruto dos mesmos criadores)!!! Abaixo... as capas clássicas dos anos 50.... sendo q a última imagem é da versão anos 90 do personagem!!!


Até+

10 comentários:

  1. De uns tempos para cá diversos projetos de editoras grandes e pequenas buscam resgatar personagens esquecidos dos quadrinhos. Alex Ross tem várias obras nessas linha. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  2. valew!!!

    tbm notei uma grande quantidade de gibis nessa linha....

    a marvel tá sempre revisitando seu passado.... como no recente encadernado: "PROJETO MARVELS"!!!

    e a devir lançou agora o tal "superpowers" (com capas do Alex Ross)!!

    mas meu gibi "retrô" favorito é "Astro City" (q infelizmente tá meio q sem futuro aqui no brasil)!!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  3. cara, nunca vi tanta tosquice ... deu até náusea, que que isso NUNCA ouvi falar dessa versão do cap.america, teu blog já tá virando 'serviço de utilidade publica do reino dos gibis'

    senão ia viver mais 34 anos e nunca ia saber, mas e o tal rob liefeld ? não sabia que ele era picareta, me diz aí mais coisas que ele copiou !

    HUGO

    ResponderExcluir
  4. "senão ia viver mais 34 anos e nunca ia saber, mas e o tal rob liefeld ? não sabia que ele era picareta, me diz aí mais coisas que ele copiou !"


    Hehe... essa do "Fighting American" é do arco da velha mesmo, hein???

    e o pior é q foi um plágio feito pelos MESMOS criadores (Simon/Kirby) do Cap. América original (isso é q é o + incrível)!!!

    o Liefeld até q foi esperto nessa... comprou os direitos sobre o "Fighting", assim ninguém pôde acusá-lo judicialmente de estar fazendo um plágio do capitão... pois os direitos eram de um personagem criado pelos mesmos criadores do capitão ("plagiada" de mestre essa, rs)!!!

    porém, o plágio + famoso do Liefeld... é o "DEADPOOL":

    ele criou o deadpool copiando e mesclando 2 personagens básicos: "Homem-Aranha" (no visual e nas piadinhas infames) e o "Exterminador" da DC (q inclusive tem quase o mesmo nome: "Slade Wilson", sendo q o nome do Deadpool é "Wade Wilson" - nem isso o cara foi capaz de mudar mto, hehe)!!!

    mas teve mto mais cópias.... vc me deu até a idéia de fazer uma matéria sobre os heróis "genéricos" do Liefeld. q acha? vou começar a juntar umas capas e imagens pra ver se tiro uma matéria legal daí!!!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  5. era só o que faltava --------- heroi remendado no outro------ vem cá, isso é crime, hem ?

    esse cara devia ser senador em brasilia pra tanta falcatrua..mas se render materia, faz


    HUGO

    ResponderExcluir
  6. "era só o que faltava --------- heroi remendado no outro------ vem cá, isso é crime, hem ?"


    Uma outra malandragem comum é:

    misturar elementos de vários personagens pra fazer um plágio MISTO, hehe!!!

    exemplo:

    o "SPAWN" na verdade é uma mistura de: Motoqueiro Fantasma, Venom, e Gatuno (vilão do Aranha - de quem foi copiada a maioria das características físicas)!!!

    qdo um picareta não quiser fazer uma cópia tão evidente... ele reúne elementos de 2 ou 3 outros heróis pra montar 1 só, hehe!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Saudações, LEO! Que história é essa?! É demais, totalmente demais!Eu iria pro beleléu sem nunca saber disso! O SUBMUNDO HQ já deve ser considerado uma obra de referência sobre HQs no Brasil! Muito obrigado por essa postagem de primeira linha! Força sempre! Ronilson Teles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ronilson... blz?

      Brigadão mesmo pelo trabalho arqueológico de ter desenterrado essa relíquia de postagem lá dos primórdios do "Submundo", hehe!

      É engraçado pq eu nem me lembrava mais q eu tinha escrito esta matéria, e vc me deu a ideia de fazer um "remake" dela (reescrevendo o texto com mais informações) pra reapresentar esse personagem pra nova geração de leitores do blog (repare q nesse começo do blog as postagens mal chegam a 3 ou 4 comentários, rs - a audiência deste post deve ter sido baixíssima)!

      Mas é interessante relembrar essas esquisitices do passado (e por incrível q pareça é de autoria do próprio KIRBY, hehe)... Até me deu vontade de incluir esse TP numa próxima leva de importações q eu faça!

      Valeu mesmo!

      Abs!

      Excluir
    2. Boa noite, LEO! Eu estou vasculhando os primórdios do SUBMUNDO HQ! E tenho realmente observado como o público do SUBMUNDO HQ só tem aumentado desde então! A interatividade é uma das marcas registradas do SUBMUNDO HQ! Tenho observado como os leitores do blog estão cada vez mais participativos e tenho observado também o quanto os comentários dos leitores, somados às suas respostas sempre pertinentes, enriquecem suas postagens! Se não me engano foi o VAM quem disse que costuma ler os comentários do final para o começo... Eu sempre faço o mesmo! E sobre o remake desse post, eu aprovo 100% essa ideia, porque ele é bombástico ao revelar que os criadores do CAPITÃO plagiaram a si mesmos! Que coisa! Isso nos faz pensar como a vida sempre vai além da nossa imaginação! Obrigado por ampliar meus horizontes nesse universo (ou multiverso) insuperável dos quadrinhos! Ronilson Teles

      Excluir
    3. Valeu mesmo, Ronilson...

      Qdo eu criei o "Submundo" em 2011, eu só queria escrever um pouco sobre gibis e compartilhar com um pequeno grupo de leitores algumas imagens e curiosidades legais do meu acervo particular. Eu me contentava com a meia-dúzia de leitores q frequentava o blog e continuei escrevendo assim mesmo: sem nunca esperar mto mais do q eu já tinha!

      O resto foi consequência da persistência... mesmo com baixa audiência e mtos tópicos sem nenhum comentário, eu continuei postando sem parar e de repente foi se formando um público mto bacana e participativo (logo a partir do 2º ano de vida do blog). A galera foi se renovando aos poucos, alguns bons amigos se afastaram (principalmente por abandonarem suas coleções e partirem pra outros hobbies ou a realidade da vida cotidiana - sem gibis, rs) e novos colecionadores e leitores do blog foram surgindo. Hj em dia eu só tenho a agradecer pelo público formado neste espaço (um oásis raro de camaradagem e participação sadia - sem brigas e trollagens - nas redes sociais ligadas à HQs, hehe)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...