Matéria especial aqui no "Submundo"... comemorando os 30 ANOS da saudosa revista: "Heavy Metal", que fez sua estreia no Brasil em 1995 (já com bastante atraso em relação à versão norte-americana, de 1977)! A "HM" brazuca teve vida curta por aqui, fechando a coleção com apenas 24 edições + 4 Especiais (da "Druuna"), e umas edições "extras" com sketches e artes! Porém, mesmo tendo durado poucos números, a revista nos agraciou com séries tipo:
"Drunna" (é claro), "Ranxerox", "Gullivera" (de Manara), "Black Deker - Lua Amarela", Material de bastidores do FILME: "F.A.K.K. 2" (sequência da animação "Heavy Metal - Universo em Fantasia")... e Muito Mais!
Confira abaixo:
Em 1995... Estreava no Brasil a revista: "Heavy Metal", uma publicação já bastante tradicional nos EUA (baseada na "Métal Hurlant" francesa), onde teve mais de 320 edições desde 1977 (aparentemente, a publicação foi encerrada em 2023)! Mesmo chegando com 18 ANOS de atraso por aqui, a revista (que a cada número apresenta uma coletânea de HQs e pin-ups diversos artistas e séries contínuas em capítulos) foi muito bem-vinda no mercado nacional, embora sua distribuição fosse bastante restrita (numa época com a internet em seus estágios iniciais e sem muitas lojas virtuais, a revista aparecia em pouquíssimas bancas normais e em lojas físicas especializadas em quadrinhos)! A "Heavy Metal" era publicada pela editora de mesmo nome (e que mais tarde viria a se chamar: "Metal Pesado") em formato magazine e papel jornal, lombada quadrada, e com média de 122 a 130 pág. Foram 24 números no total, de periodicidade bimestral, sendo 23 regulares MAIS um nº 0 (ZERO) de apenas 12 pág - que vinha encartado na "Revista General" n° 13 (da editora Acme/Sampa), uma espécie de aperitivo pra revista que viria pela frente! O preço da revista até não era tão caro pra época (R$ 5), mas a publicação era visivelmente destinada à um público mais "seleto" (com um nível cultural superior ao público-médio que ao mesmo tempo entrava de cabeça no hype da "Era Image" e em mega-sagas caça-níquel da Marvel/DC (dificilmente o leitor de "Spawn", "Gen 13", e "Saga do Clone" iria apreciar um material europeu mais refinado - com o perdão da "generalização", é claro, rs)!
O nº 1 de "Heavy Metal"... já começava com a 1º parte da "Saga dos Meta-Barões", de Jodorowsky (publicada recentemente pela P&N), além de algumas HQs nacionais curtinhas! O nº 2 (CAPA acima) apresentava o 5º álbum de "Druuna: Mandrágora" (de Serpieri), sendo que no ano seguinte a editora publicaria 4 "ESPECIAIS" com as primeiras aventurtas-eróticas (com sexo explícito) da voluptuosa "Druuna" ("Morbus Gravis" 1 e 2, "Criatura", e "Carnívora")! O nº 3 trazia uma equipe de peso pro mix da revista: Manara, Giger, Corben, "Lorna" (de Azpiri), e François Boucq! E as edições seguintes procuravam manter sempre elevado o nível dos escritores e artistas que faziam da revista uma constelação de ASTROS: Antonio Segura, José Ortiz, Simon Bisley (figurinha fácil no mix), Eduardo Risso, Enki Bilal, "Os Guardiões do Maser - A 2º Lua" (de Frezzato - que sairá na íntegra este ano pela Comix Zone), Jordi Bernet, e várias histórias de "Ranxerox" (que depois saiu completo num encadernado da Conrad e será republicado - de novo - pela Comix Zone ainda este ano)!
A revista publicou (em seu nº 8) uma história da série: "STORM: O Planeta-Vivo" (que tá saindo completa agora pela Tundra)... Além de uma PRÉVIA e muito material de bastidores e artes de "F.A.K.K. 2": Sequência (anos 90) do desenho animado de 1981 (Universo em Fantasia) baseado em personagens e histórias da "Heavy Metal"! Outro grande destaque foi no nº 11, com a "Gullivera" (de Manara - republicada, 10 anos depois, pela Pixel - em 2006)! O nº 12 foi bombástico também, com a volta de "Druuna" (em "Afrodisia") e "Ranx" na mesma edição (e mais "F.A.K.K. 2" na CAPA)! O "Hombre" (de Segura & Ortiz - recém publicado pela Figura) apareceu no nº 14, junto com o "Bone" (de Jeff Smith) e uma HQ de Dave Sim (Cerebus)! O nº 15 trazia: "Arzach" (de Moebius), e "Mulheres do Oeste" (de Serpieri)! Lá pelo nº 16 a revista sofreria uma redução drástica no nº de pág (caindo pra 52 pág e passando a ter lombada com grampo) para baratear o preço (que ficou em R$ 3,50)! Era o início do FIM pra revista, que se manteve assim até o seu derradeiro nº 23 (em 1999 - Sim, o espaçamento entre uma edição e outra foi se ampliando e levou 4 ANOS pra revista ter suas 24 edições)! Embora sua trajetória sendo meteórica, a "Heavy Metal" marcou época, e hoje, suas histórias podem ser relembradas em diversas edições individuais pelas mais variadas editoras! Saudades desse tempo de "Metaleiro", rs!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:
O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:
1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!
Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...
Até+