08/04/2024

Bat-Lançamentos (Especial): "A Saga do Batman" (A Queda do Morcego), "Paul Dini" (OMNIBUS), e Mais...

Não demorou muito... e o "Batman" ganha outra "Bat-postagem" só pra ele aqui no "Submundo" (tamanha a quantidade de títulos anunciados com o morcego). O destaque, desta vez, fica por conta do FIM da 1º temporada da "Saga do Batman" e o INÍCIO da 2º (com a "Queda do Morcego"). E ainda temos: OMNIBUS, encadernados, e edições especiais com o Cruzado de Capa:    

"Batman & Robin" (Grandes Heróis DC 9 - Novos 52), A "Saga do Batman 36" (FINAL da 1º Temporada), "A Saga do Batman" Vol. 1/37 (A Queda do Morcego), "Batman - de Paul Dini" (OMNIBUS), "Batman - Trilogia do Demônio", "Batman - Caro Detetive" (de Lee Bermejo), "Batman - Jogos de Guerra" (Vol. 1), "Batman - Gótico" (de Grant Morrison), e "Charada - Ano 1"!

Confira abaixo:

"Batman & Robin" (Grandes Heróis DC 9) + A "Saga do Batman 36" + "A Saga do Batman" Vol. 1/37 (A Queda do Morcego): Na coleção dos "Novos 52"... Batman é obrigado a encarar uma situação inusitada: combater o crime ao lado de seu filho: O arrogante Damian. O Cavaleiro das Trevas agora percebe que a parte mais difícil vai ser tentar atuar em conjunto com seu primogênito, e enquanto a nova Dupla Dinâmica busca se ajustar à realidade, uma figura emerge do passado: O enigmático "Ninguém" (e ele está caçando todos os membros da Corporação Batman espalhados pelo mundo). Reúne: "Batman and Robin" (2011) 1-8! A "Saga do Batman" 36 (bela CAPA de Kelley Jones) encerra a 1º temporada da coleção, compilando uma história anual especial que possui ligação com um evento focado no vilão "Eclipso", que está causando o caos em todo o Universo DC. Em "Detective Comics", Chuck Dixon continua no roteiro e traz uma aventura estrelada pelo Robin, além de algumas histórias nas quais o Batman e a Caçadora atuam juntos. Reúne: "Batman 483"; "Detective Comics" 650-653; e "Detective Comics Annual" 5 (Aqui, temos 3 HQs INÉDITAS no Brasil - A edição custa R$ 49,90 por ter um pouco mais de pág)! E a coleção da "SAGA" recomeça do Vol. 1 (ou Vol. 37) com o início da "QUEDA". O retorno do "Máscara Negra". Roman Sionis deseja reaver sua antiga posição de prestígio como chefe da máfia de Gotham. E as gangues de rua se unem contra o Batman, mas o que ele não esperava é que elas estão sendo lideradas por um impiedoso gênio da estratégia militar adolescente. Reúne: "Batman" 484-487 e "Detective Comics" 654-655 (no Brasil, esse material foi publicado pela Abril em "LJA & Batman" nº 1-2 e "Superpowers 32" - Já as 2 edições de "Detective" são INÉDITAS por aqui)!
 
"Batman - de Paul Dini" (OMNIBUS) + "Batman - Trilogia do Demônio" + "Batman - Caro Detetive" (de Lee Bermejo): Paul Dini teve uma carreira magnífica e incrivelmente bem-sucedida escrevendo histórias do Batman, tanto para a TV quanto nas HQs. Agora, seu trabalho lendário é compilado pela 1º vez em versão OMNIBUS (capa-dura, 1.032 pág, R$ 414,90). "Mulher-Gato", "Pinguim", "Silêncio", "Ra's Al Ghul"… todos os maiores personagens do universo do Homem-Morcego marcam presença nesta edição, que reúne: "Batman" 685, "Batman Annual" (2016) 1, "Batman Black and White" 3, "Batman: Gotham Knights" 14, "Batman: Streets of Gotham" 1-4, 7, 10-14, 16-21, "DC Holiday Special" 1, "Detective Comics" 821-824, 826-828, 831, 833-834, 837-841, 843-850, 852, e 1000 (HQs já publicadas pela Panini nas revistas de linha entre 2007-2012 e pela Eaglemoss/Deagostini em diversas edições da "Lenda de Batman")! A "Trilogia do Demônio" (capa-dura, 304 pág, R$ 144,90) compila as 3 Graphic Novels dos anos 80 e 90 que revelam como "Ra's Al Ghul" se tornou um dos maiores vilões do Batman e a enigmática relação entre sua filha Talia e o morcego (que gerou frutos, rs). Das 3 HQs, a mais famosa é a 1º: O "Filho do Demônio" (de 1987), já publicado pela Abril em formato Graphic Novel (com grampo) e pela Panini (em capa-dura). A 2º se chama: A "Noiva do Demônio" (de 1990) e saiu uma única vez no Brasil pela Eaglemoss, junto com a 3º parte: O "Nascimento do Demônio" (de 1993)! E "Caro Detetive" (capa-dura, 64 pág, R$ 46,90), de Lee Bermejo, é uma coleção de artes de capa espetaculares, compiladas pela 1º vez em um formato grande e de luxo (para delírio dos apreciadores do artista)!
 
"Batman - Jogos de Guerra" (Vol. 1) + "Batman - Gótico" (de Grant Morrison) + "Charada - Ano 1": No 1º Vol. (serão 2 ao todo) de "Jogos de Guerra" (capa-cartão, 520 pág, R$ 159,90)... Batman acaba sendo arrastado para um conflito entre gangues rivais e uma guerra se instala em Gotham. O que faz o Homem-Morcego acionar seus aliados (Oráculo, Batgirl, Asa Noturna, Orfeu, Ônix e Tarântula) para conter o derramamento de sangue e o caos ao mesmo tempo em que investigam para descobrir quem começou tudo aquilo. Além disso, Tim Drake precisa abandonar seu trabalho como Robin, o que faz com que entre em seu lugar uma substituta inesperada: "Spoiler". Reúne: "Detective Comics" 790-797; "Robin" 126-129; "Batgirl" 53/55; "Solo" (2005) 10; "Batman: The 12cent Adventure" 1; "Batman: Legends Of The Dark Knight" 182; "Nightwing" 96; "Batman: Gotham Knights" 56; "Catwoman" 34, e "Batman" 631 (no Brasil, o material foi publicado nas revistas de linha da Panini em 2005 e republicado em partes pela Eaglemoss/Deagostini na "Lenda do Batman")! Em "Gótico" (capa-dura, 144 pág, R$ 69,90): Uma figura misteriosa persegue os senhores do crime mais notórios de Gotham, matando-os um por um. Com o submundo em caos, o Cruzado Encapuzado precisa desvendar quem está por trás desses ataques, mas logo descobrirá que seu algoz está envolvido no passado de ninguém menos que Bruce Wayne (reprint de encadernado já lançado pela Panini)! Por FIM: "Charada - Ano 1" (capa-cartão, 216 pág, R$ 69,90) traz o ator e roteirista Paul Dano (que interpretou o personagem no cinema) abordando as origens de Edward Nashton, o vilão conhecido como: "Charada". Nesta história, que se passa antes do filme: "The Batman", um conto sombrio sobre a sociedade moderna se desenrola com arte do grande ilustrador europeu Stevan Subic. Reúne: "The Riddler: Year One" (2023) 1-6!
 
Até+

23 comentários:

  1. Bom, então não irei comprar essa segunda temporada da Saga do Batman pois a Queda do Morcego eu tenho toda ela em formatinho dos tempos da Abril. Quanto a essa temporada eu achei uma ´´ótima oportunidade eu ter colecionado, pois tinha muito material que não tinha lido e pelo que eu lia era muita coisa que nem sequer foi publicado no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Pois é, amigo... No fim das contas a Panini até q optou por uma solução interessante pra continuar a "Saga do Batman" (q é um sucesso absoluto de vendas) e ao mesmo tempo SEPARAR a "Queda do Morcego" do resto da série: Dividir por "Temporadas" foi uma solução q creio q vá agradar à todos: já q fecha uma coleção completa em 36 Vol. (1º temporada) e pra quem já tem a "QUEDA" em outras versões, poderá ignorar essa 2º temporada!

      E realmente... A "Saga do Batman" entra pra História como sendo uma das melhores e mais importantes coleções do morcego em todos os tempos no Brasil!

      Abs!

      Excluir
  2. Oi Leo!
    Sua matéria me fez lembrar do "Visões de 1994" que está em hiato por "forças maiores"!
    Está quase pronto, falta alguns ajustes, revisão, e vai passar por uma pequena mudança em relação a uma saga que neste ano completa 40 anos de publicação lá fora, pois vou mudar um pouco o resumo dela, e farei de forma bem mais abrangente, num daqueles resumos monográficos!
    O bom é que este atraso fará a saga ir atualizada, desde o seu prefácio que passou por mudanças, e a principal saga daquele ano está bem esmiuçada em todos os sentidos!
    Tem muita coisa bacana, e domingo eu vou retomá-la para terminá-la em definitivo, pois compromissos profissionais me fizeram deixá-la em hiato por um tempo além daqueles contratempos que já conversamos; e agora terei um pequeno respiro por pelo menos um mês!
    Aguarde até final de maio que lhe enviarei ela de forma integral!!
    "A Trilogia do Demônio" eu tenho pela Eaglemoss, e é um bom material, embora "O Filho do Demônio" seja a melhor obra entre as três, pois a "A Noiva do Demônio" e "O Nascimento do Demônio" são mais fracas! A curiosidade é que esta duas últimas foram totalmente ignoradas pela Abril na época de suas publicações no Início dos Anos 90, e se não fosse pela Eaglemoss, estariam inéditas até hoje no Brasil, momento em que a Panini resolve republicar este material!
    "Jogos de Guerra", é uma saga meia-boca pertencente à primeira Década do Ano 2000, uma época introspectiva para o herói com histórias muito fracas!
    Este omnibus do Paul Dini eu achei surreal o preço, ainda mais por não trazer histórias consagradas do herói! muito hypado por ser de um dos responsáveis pelo aclamado desenho animado do herói da Década de 90!!
    "Gothic", eu não gosto e nem tenho na coleção, pois acho muito fora da casinha!
    Este omnibus dos Novos 52 pertence à uma fase controversa que acrescenta elementos à saga "Justiça Cega" no que diz respeito ao treinamento de Bruce Wayne com Henri Ducard, acrescentando o filho dele à cronologia que depois se torna um vilão vingativo! Desnecessário!!
    Estas publicações que pegam carona no filme do Robert Pattinson eu dispenso, e nem considero que existam!!
    Li ontem, "Batman-The First Knight 02", e agora calei minha boca, porque achei a primeira edição apenas "ok", mas agora a coisa mudou, e achei este volume uma obra-prima, e a arte do Steve Epting melhorou ainda mais (como se isso fosse possível), e fiquei boquiaberto com a edição!
    Dá uma olhada:
    https://readcomiconline.li/Comic/The-Bat-Man-First-Knight/Issue-2?id=228553&s=&readType=1
    Detalhe para a homenagem ao filme do Batman de 89!
    Cofre certo e absoluto quando sair por aqui!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Li ontem, "Batman-The First Knight 02", e agora calei minha boca, porque achei a primeira edição apenas "ok", mas agora a coisa mudou, e achei este volume uma obra-prima, e a arte do Steve Epting melhorou ainda mais (como se isso fosse possível), e fiquei boquiaberto com a edição!
      Dá uma olhada:
      https://readcomiconline.li/Comic/The-Bat-Man-First-Knight/Issue-2?id=228553&s=&readType=1 "

      Elcio, só uma correção: a arte é do Mike Perkins.
      Link alternativo para a edição:
      https://readallcomics.com/the-bat-man-first-knight-002-2024/

      Meu receio é o roteiro ser do Dan Jurgens, mas a arte tá muito boa mesmo.

      Excluir
    2. "Este omnibus dos Novos 52 pertence à uma fase controversa que acrescenta elementos à saga "Justiça Cega" no que diz respeito ao treinamento de Bruce Wayne com Henri Ducard, acrescentando o filho dele à cronologia que depois se torna um vilão vingativo! Desnecessário!!"

      Embora ache o encadernado bom (vou ate reler pra ver se continuo com essa opinião) eu concordo. Até saga do Batman me desfiz de algumas edições por ter achado que a fase do Grant foi ficando manjada com o tempo.

      Excluir
    3. "Este omnibus do Paul Dini eu achei surreal o preço, ainda mais por não trazer histórias consagradas do herói! muito hypado por ser de um dos responsáveis pelo aclamado desenho animado do herói da Década de 90!!
      "Gothic", eu não gosto e nem tenho na coleção, pois acho muito fora da casinha!"

      Paul Dini (especificamente entre os escritores de quadrinhos) não tem a fama de um Morrison, Scott Snyder e outros, mas na mknha opinião, teve uma passagem com qualidade bem mais constante do que os que citei anteriormente. Ele trabalhou o Silêncio e o Charada muito bem na minha opinião.

      Excluir
    4. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Fique tranquilo, amigo... Pode trabalhar com calma nas "VISÕES de 1994", q eu tenho certeza q será a melhor e mais aguardada postagem do ano aqui no blog (Tô ansioso pra ver como ficará, já q reiniciei minha coleção em 1995 e o mercado do ano anterior ao meu retorno ao mundo do colecionismo preencherá essa lacuna de informações q tenho desse período)!

      Sei, tbm, q a sua decisão foi a correta... já q atrasar a postagem em alguns meses foi o tempo necessário pra termos algumas respostas importantes de dúvidas de mercado q influenciariam no conteúdo das "VISÕES de 94" (a começar pelo mistério do q a Panini faria em relação à "QUEDA do Morcego", q até o mês passado não sabíamos ao certo se a "SAGA" continuaria até chegar nela, ou se seria pulada e republicada em outro formato)? Acho até q a Panini fez bem em dividir numa "temporada" à parte (continuando, assim, a coleção da "Saga do Batman", q ainda é a mais vendida da linha)!

      Ficamos no aguardo então... blz?

      Da "Trilogia do Demônio" eu tenho só a 1º parte mesmo (em capa-dura pela Panini)... não vou comprar essa versão integral com as 3 partes, pois gostei da forma emblemática q terminou o "Filho do Demônio" e fico satisfeito com aquele final (não acho necessária uma continuação dessa trama). Mesmo assim, achei um erro a Abril ter pulado as partes 2 e 3 no Brasil!

      Das demais edições... devo pular: "Jogos de Guerra", "Paul Dini" (por causa do preço - principalmente), "Gótico" (tbm não gosto do Morrison escrevendo Batman), e os "Novos 52" (dessa coleção, ficarei só com os 2 arcos das "CORUJAS" - realmente, a fase "Novos 52" não tem me agradado mto e devo pegar edições cada vez mais esporádicas da linha: As últimas q peguei foram a do "Sinestro" e o "Super" do Pérez)!

      O "Charada" eu até tô cogitando, rs... Digo, vc sabe q eu DETESTEI aquele filme do purpurina (e nem considero válido): Tirando apenas os 2 vilões (Pinguim e Charada) q achei interessante a abordagem e visual diferenciado de ambos. Assim, da mesma forma q pretendo assistir a série de TV solo do "Pinguim", tbm considero essa HQ do "Charada" por me parecer uma trama isolada e do gênero policial/suspense (meu problema maior com aquele filme foi o péssimo ator q escalaram pra batman: Se eu não precisar mais ver o Pattinson pela frente, não tenho nada conta o "Pinguim" e o "Charada", kkk)!

      E obrigado pela dica do "Batman-The First Knight 02"... Tbm foi bem do meu agrado as imagens do LINK (esperando sair por aqui, rs)!

      Abs!

      Excluir
    5. Oi L.!
      Obrigado pela correção em relação aos desenhistas, já que eu confundi o Steve Epting com o Mike Perkins!
      Os dois possuem estilo de arte semelhante, e revezavam na época do Ed Brubaker no título do Capitão América, e sempre eu confundo os dois, e comentei de cabeça, sem ver o nome do artista, e sim pela arte!
      Paul Dini tem seu mérito entre os fãs do Batman, tendo trabalhos bem elogiados, embora não tenha alcançado ainda um status bem elevado como escritor de HQs do herói, sendo mais lembrado mesmo pela série animada dos Anos 90, que é excelente!
      Embora eu tenha achado surreal o valor do omnibus, preciso acrescentar que sei que tal material neste formato é para colecionador que pode realmente dispor de um alto valor para ter a publicação em sua coleção, e aPanini deve saber (ou não) o que está fazendo!
      Deve ter uma tiragem inicial bem baixa, e se vender bem talvez tenha reimpressões no futuro!
      Deve estar no mesmo patamar de risco do omnibus da SHIELD, sendo um tiro no escuro da editora!
      Grant Morrisson é um escritor irregular, e não serve para escrever personagens tradicionais, ele se dá bem com personagens obcuros de quinto escalão, onde ele tem total liberdade criativa!
      Porém, tenho de admitir que à vezes ele acerta, como foi na maxi-série 52 (que a Panini deve republicar em breve em formato omnibus por aqui), e no Lanterna Verde. Mas para o Batman ele não serve como escritor!
      Abraços!

      Excluir
    6. E aí, Elcio... blz?

      O BUSÃO da "Shield" veio no embalo da série de TV da "Invasão Secreta"... no mesmo balaio q outras HQs estreladas pelo "FURY" (A fase Ennis "MAX", A "Conexão Scorpio" - com o Wolverine, etc), mas a série de TV acabou se mostrando um tremendo fracasso e decepção no final das contas (só serviu pra fazer a panini lançar esse monte de HQs legais do agente)!

      Já o "Batman" do Paul Dini não tem errada... e apesar do preço elevado, tá dentro dos cálculos pras baixas tiragens desses TIJOLOS (e a compilação dessa fase Dini numa tacada só parece estar entusiasmando os bat-fãs, já q eu soube q tem até lista de reserva pra esse BUSÃO nas lojas daqui, rs)!

      Abs!

      Excluir
  3. Grande Leo, blz?

    Santos lançamentos, Batman. Nunca vi tanta coisa do Morcegão anunciada de uma só vez. Realmente, a galera que manda na Panini deve ser fão dele (e do Byrne também).

    Enfim, não pegarei nada por ter dado uma freada na coleção de gibis. Mas tenho curiosidade em ler essa tal Queda do Morcego, quando saiu aqui na Abril, eu já tinha parado de acompanhar os gibis do Batman. Quem sabe na 17ª republicação? hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Pois é, o "Batman" (nesse ritmo de lançamentos) vai acabar virando uma coluna-fixa mensal aqui no blog, hehe!

      É mta coisa mesmo, e por coincidência: Li semana passada um artigo falando q a DC publica mais gibis do "Batman" do q é publicado com qq outro personagem da Marvel e da própria DC. Ou seja: proporcionalmente tem MAIS "Batman" do q os demais heróis nas bancas, rs!

      Abs!

      Excluir
  4. Oi Leo, eu havia desistido de usar celular por uns 6 meses e me arrependi pois eu precisava falar com meus pais e fazer pesquisas, eu nem tenho rede social e estou muito preocupado com o futuro do Mundo, mas eu vi que há países que não são muito consumistas como os países mais desconhecidos da Europa, eu tenho um pouco o sonho de me tornar desenhista e músico após assistir aos filmes do Studio Ghibli, Makoto Shinkai, Mamoru Hosoda, Avatar The Last Airbender, mas a infantilidade do público está me deixando com medo de eu virar piada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Carl... blz?

      Eu costumo dizer q: "O Meteoro demorou demais", rs... E essa demora tem nos dado tempo de ver (e vivenciar) o PIOR da humanidade em toda a sua essência (basta apenas ver as notícias diárias sobre política, guerras, cultura pop, e a rotina violenta do nosso dia-a-dia pra percebermos já vivemos numa espécie de purgatório)!

      Mas nem por isso devemos desistir dos nossos sonhos e de tentarmos seguir em frente assim mesmo... Vc pode ter um futuro brilhante pela frente (independente dos rumos q o mundo tem tomado), basta se dedicar e fazer o q gosta em termos de trabalho e lazer (unir os 2 então, conforme vc pretende, é o ideal pra uma vida satisfatória - pessoal e profissional)!

      Abs!

      Excluir
    2. "eu tenho um pouco o sonho de me tornar desenhista e músico após assistir aos filmes do Studio Ghibli, Makoto Shinkai, Mamoru Hosoda, Avatar The Last Airbender, mas a infantilidade do público está me deixando com medo de eu virar piada"

      Mesmo que você seja bom, se você não tiver uma boa equipe pra te fazer decolar, o maximo que você vai conseguir, vai ser músico de bar. Ainda mais na carreira musical, que depende de agente, marketing, midia , puxa-saco do governo pra conseguir uma rouanet...

      Sonho de desenhista é mais plausível. O canal do Tiago Spyked dá umas dicas boas sobre o trabalho de desenhista.

      Excluir
    3. Eu dei uma olhada no canal do spyked e eu posso dizer que ele virou uma vítima da bosta da internet pois ele anda fazendo conteúdos horríveis e ele é inscrito em canais horríveis como o markiplier, que é um.esgoto da internet

      Excluir
  5. E depois de escutar as músicas do pink Floyd, Led Zeppelin, Velvet underground, Queen, AC/DC, Nick Drake, Chico Buarque e Quinteto Violado, mas.a situação terrível da música atual me impede de realizar esse sonho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A situação da música atualmente eu acho q é a PIOR mesmo entre todos os segmentos culturais e artísticos... Mas até aí, a decadência criativa afeta tbm o cinema, a TV, e os quadrinhos (tá tudo indo ladeira abaixo, hehe)!

      Porém, sempre haverá espaço para aquilo q é bom... e um exemplo q tenho pra demonstrar isso é o JAZZ: q mtos achavam q tinha sido enterrado de vez depois da morte precoce da Amy. Mas eis q surge agora no cenário musical a voz lindíssima de Angelina Jordan (q até parecia a Amy cantando qdo ouvi a 1º vez). Uma bela voz e uma das melhores cantoras da atualidade e num estilo q parecia acabado: O JAZZ! Ou seja: pra quem tem talento, sempre haverá espaço e o respeito dos fãs!

      Abs!

      Excluir
  6. Fala Léo, beleza?

    Essas postagens de anúncios me fazem retornar no tempo. Um tempo em que frequentava uma gibiteria aqui no R.J. e havia catálogos à disposição para consulta e que nos mantinha informados acerca das novidades.

    Para mim quase tudo é saudade agora, Léo.

    Entre todos os bat-títulos anunciados, me chamaram atenção o Omnibus e a continuação de "A Saga do Batman".

    O Omnibus, embora o deseje, para mim está proibitivo; mas a continuação da "SAGA" acho que dá para encarar (com algum desconto).

    Mas o que eu queria mesmo era o material completo do Batman dos anos setenta. Será que um dia a Panini olhará para esse período no âmbito da coleção
    "SAGA" ?

    Até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Michel... blz?

      Qdo estive no Rio (lá por 2012)... Lembro de uma gibiteria bem bacana, acho q o nome era "Point HQ" (ou algo assim). Saí de lá com uma mochila cheia de formatinhos e umas "Aventura & Ficção" da Abril em perfeito estado de conservação. Eles eram sebo, mas tbm tinham os lançamentos do momento: Gostei mto dessa loja e fui mto bem atendido (só não sei se existe ainda)?

      Os "Bat-gibis" acima... Tbm me interessei pelo BUSÃO, mas tá fora de cogitação pra mim (tô tentando juntar uma grana pra qdo sair o "Arqueiro" do Mike Grell e o "KULL 2" - q serão os principais OMNIBUS q comprarei este ano)! Já as "SAGAS" eu tbm passo (da linha, só tô fazendo as "sagas" do: "Super", "LJA" do Ed Benes, "Aranha", e "Vingadores")!

      Qto aos anos 70... Bem, eu acho q uma hora ou outra deva rolar sim uma nova coleção q cubra essa fase setentista do morcego (já q os anos 80 e 90 foram bem explorados de uns anos pra cá, e qdo a panini tiver q buscar material interessante e raro do morcego, terá de voltar o olhar pros anos 60 e 70)!

      Abs!

      Excluir
    2. Fala, Léo. A muito tempo que não vou para os lados da Tijuca, mas dando uma conferida aqui na net a loja parece que ainda existe.

      Era ou ainda é uma boa loja sim.

      Mas a gibiteria que eu frequentava mesmo lá pelos anos 90, início dos anos 2000, era a "Metrópolis", no bairro da Taquara.

      Comecei a ir lá em 1994/1995. Foi logo na abertura e a loja ainda era muito nova.

      Vivia-se o início da febre "MAGIC". Lembra desse jogo? Só comprei um deck uma vez para nunca mais.

      Sempre dei preferência no investimento em quadrinhos.

      Lá, na Metrópolis, chegava muito material bom. Desde as novidades do momento até material importado. Passando por actions figures e coleções de cards (outra febre do momento).

      Vi muita preciosidade, Léo.

      Em um dos meus arroubos de nolstagia peguei um ônibus e fui visitá-la. A coisa de três anos atrás.

      Amigo, ela se localizava em um tipo de galeria bastante ampla, e, até
      certo ponto movimentada. Dado que no local havia salões de beleza e outros comércios.

      No entanto, quando cheguei no local, me senti um dos personagens da série "The Walking Dead".

      O lugar todo vazio, penumbroso e silencioso.

      Vi que havia um guarda com olhar soturno e expressão mal-humorada parado em um canto, me dirigi até ele e fiz a seguinte pergunta:

      - Guarda, boa tarde (ele não desejou o mesmo para mim) o que aconteceu com uma loja especializada em revista em quadrinhos que havia ali?(apontei o local escuro e silencioso onde antes se encontrava a loja).

      A resposta do sujeito foi curta e grossa:

      - ela não existe mais.

      Léo, foi muito estranho. Mais do que uma sensação de vazio, a resposta carrancuda trouxe o amargo sabor da perda.

      Nunca mais passei naquele lugar.

      Excluir
    3. Opa... Valeu mesmo, Michel:

      Fui pesquisar agora e achei a "Point" q eu falei no face... Ainda existe mesmo e já tô seguindo a pág deles (tem atualizações constantes com os lançamentos mais recentes)!

      A "Metrópolis" eu lembro tbm nos meus tempos de fóruns e Orkut: Era uma loja mto citada na época (junto com a finada "Banca 2000")... Mas não cheguei a conhecer ao vivo, infelizmente (estive no RJ apenas 2 vezes e com pouquíssimo tempo pra passeios)!

      E q triste relato da situação acima, hein? Ironicamente, tenho a mesma sensação de perda/derrota qdo passo na frente de locais no centro da cidade onde eu frequentava estabelecimentos q hj já não existem mais e q deram lugar à salas abandonadas (q há ANOS estão com cartazes de "VENDE" ou "ALUGA") OU outros negócios q não tem mais nada a ver com o q eram: De Locadoras de vídeo/DVD, Fliperamas, e Sebos de quadrinhos... Hj viraram lojinhas de R$ 1,99 ou briks de roupas usadas. Meu passado de alegria e diversão nesses locais, hj só existe na lembrança mesmo!

      Tempos deprimentes em q vivemos... Todo o brilho do passado se perdeu!

      Abs!

      Excluir
  7. E aí comandante Leo!

    Bat-postagens são inevitáveis mesmo, parece que a onipresença do morcegão só aumenta cada vez mais. Agora até uma publicação no estilo "Epic Collection" tá disponivel pro bat-fã, que é essa "Batman - Jogos de Guerra" em capa cartão com 520 páginas. No meu entender a Panini devia apostar mais nesse formato, capa cartão, papel couchê e um maior número de páginas, variando de 400 a 600. Mas falando das publicações em si, devido ao grande volume e por consequência o alto custo de tentar acompanhar tudo. Cofre mesmo é só a "Saga" que aliás acabei de pegar a o número 36 e paro por aqui. Não vou fazer a "Queda" nesse formato por já ter em mãos os encadernados estilo "Epic" lançados tempos atrás.

    De resto é muito privilegiado o fã do "Cavaleiro das Trevas" é tanto Ombinus, Mini-Series, Graphic Novel e encadernados em geral. Como a quebradeira das finanças não tá permitindo mais do que as cofradas obrigatórias como as Sagas e afins, fico com o desejo posterior dessa "Trilogia do Demônio" que traz momentos importantes da trajetória do morcegão que é o embate contra um dos seus maiores e mais impactantes adversários o imortal "Ra's Al Ghul" e o advento da chegada da sua prole "Damian Wayne". De resto vou lamentar de novo o fato da dona Panini cometer a "paninice" de não distribuir nacionalmente essa coleção econômica dos "Novos 52". Por causa disso ficarei sem edições que me interessam como essa do "Batman & Robin" (Grandes Heróis DC 9) que junto das do Super Homem e da Liga da Justiça são as que me interessam. E como tenho por política a aquisição de publicações "econômicas" somente em banca dessa minha grana a editora abriu mão.

    É isso comandante valeu demais pela matéria. Um abraço e até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      De fato, amigo... O fluxo de "Bat-Gibis" é tão intenso, q esta coluna de "Bat-Lançamentos" vai acabar se tornando fixa e mensal aqui no blog, hehe!

      E bem observado da sua parte... Não tinha reparado na hora, mas esse "Jogos de Guerra" é praticamente uma "EPIC" do morcegão, hein? Aliás, é um formato q deveria ser adotado com mais frequência no geral (pois tem me agradado bastante o custo-benefício e esses TIJOLOS em capa-cartão são mais fáceis e práticos pra guardar)!

      Vc faz bem em pular a "SAGA" nesse caso... já q possui os 3 encadernados q saíram há um tempo atrás (eu tbm pularia se já tivesse os TIJOLOS anteriores - Ok, sei q agora terão mais histórias e tal, mas penso q os 3 TPs já cobrem o melhor da "QUEDA" e eu já estaria satisfeito com eles)!

      No mais... Tá sendo um ótimo momento pra ser um Bat-fã por aqui, hein? Digo, são tantos lançamentos, q o leitor pode escolher entre diversas fases e histórias distintas do "Batman" OU selecionar as edições q melhor couberem no seu bolso (eu tbm preferiria as no formato "SAGA" - ou até esse "Jogos de Guerra", q tá num custo-benefício bom por ser em capa-cartão). Mas no fim das contas, a ÚNICA edição desta postagem q tá numa "lista de espera" pra eu comprar é o "CHARADA", rs (mas SÓ se rolar um descontinho bacana mais pra frente: não é uma HQ essencial pra mim, mas me interessei pela arte e pela pegada mais violenta e psicológica)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...