08/04/2024

"O Que Aconteceria Se... A Coleção Clássica Marvel Tivesse Continuado no Brasil"?

A modinha agora são os inúmeros "Multiversos": Realidades alternativas paralelas à nossa, só que com acontecimentos e personagens diferentes daquilo que vivenciamos na "nossa" realidade! O conceito é bastante antigo nos quadrinhos (só é "novidade" pro cinema de super-heróis mesmo, rs) e já rendeu trocentas histórias narradas pelo "Vigia"!

Mas "E SE..." pudéssemos vislumbrar por alguns momentos (e através de algumas CAPAS) como teria sido se a já saudosa "Coleção Clássica Marvel" (CCM) tivesse continuado no Brasil? É isso que veremos nesta postagem alternativa do "Submundo", rs!

Confira abaixo:

A "Coleção Clássica Marvel" (CCM) foi cancelada pela Panini no Vol. 64 (em meados do ano passado no Brasil)... O cancelamento pegou muitos leitores de surpresa, pois a coleção era uma das queridas pela velha guarda dos colecionadores que apreciam um bom material clássico (EU incluso, é claro - hehe). A coleção trazia as principais séries da Era de Prata da Marvel (anos 60) em ordem cronológica e revezando personagens, tipo: "Aranha", "4F", "Vingadores", "X-Men", "Cap. América", "THOR", "Homem de Ferro", "Hulk", e "Demolidor". Uma característica interessante dessa coleção eram as CAPAS estilizadas que traziam um quadro ou arte interna em destaque (um belíssimo diferencial, que no começo causava certa estranheza, mas com o tempo se mostrou uma decisão estética muito genial e criativa). Lá fora (na Itália) a coleção já ultrapassou a impressionante marca de 350 Vol. lançados (e ainda continua sendo publicada - até sabe deus onde)! 

No Brasil... Ninguém acreditava que fosse TÃO longe assim, MAS eu chutaria que fosse estendida até o Vol. 100 ao menos (e não encerrada dessa forma: no nº 64). No entanto, em Portugal a "CCM" foi mais além, e é da coleção portuguesa que saíram as CAPAS acima (que ilustram esta matéria). Eu fiquei sabendo dessa continuidade em Portugal graças à um amigo e leitor aqui do blog (Optimus Prime), que me avisou sobre a extensão da "CCM" por lá. Cheguei, inclusive, a cogitar importar de lá algumas edições e completar a coleção através de Portugal. Infelizmente, o plano foi por água abaixo, já que até mesmo por lá a "CCM" encontrou seu FIM (só que no Vol. 90). Acima, selecionei algumas imagens do que poderíamos ter tido por aqui (entre os nº 65 e 90) se a "CCM" continuasse mais um pouco!
 
Entre as edições acima... Temos a formação dos "Novos Vingadores" diante de um plano diabólico do "Mandarim" (material INÉDITO no Brasil); O "Poderoso THOR" e seus amigos na batalha do "Ragnarok" (de Lee/Kirby); O "Aranha" enfrenta o "Dr. Octopus" e o "Rei do Crime" (em histórias que marcaram o início da revista: "A Teia do Aranha" da Abril); Os "X-Men" ORIGINAIS (em material publicado pela Editora GEP); O "4F" (de Lee/Kirby) com as sagas que iniciaram a revista dos "4 Fantásticos" da RGE (O "Pensador Louco", "Surfista", e "A Volta de Galactus" em sua 2º VINDA à Terra); "Demolidor X Dr. Destino" (recentemente publicada na "Ed. Definitiva" do demo); e Um Novo Começo pro "HULK" (material da BLOCH)! Ou seja: HQs clássicas da melhor qualidade e que a Panini poderia retomar do ponto onde pararam através da linha "EPIC" (mantendo, assim, o formato capa-cartão e o melhor custo-benefício pro leitor)! Descanse em Paz, "CCM"!

Até+

44 comentários:

  1. Eu colecionei alguns volumes do Homem Aranha, Hulk, Capitão América, Homem de Ferro, X-Men e do Quarteto Fantástico. Neste último caso tive que pular alguns volumes ou o orçamento não aguentaria e comprei novamente quando chegou a parte em que pela primeira vez surgiu Galactus.
    O bom que os primeiros anos dos X-Men consegui comprar os quatro volumes pois essa fase dos personagens ainda não tinha lido. Porém, tudo está guardado em uma pilha e só falta ler mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      A coleção da "CCM" eu acabei fechando todas as 64 edições lançadas aqui... Mas seu soubesse q ficaria pelo meio do caminho, eu teria deixado de comprar algumas edições e investido mais em séries tipo o "Aranha - Ed. Definitiva" (q só não comprei na época pq achei q a "CCM" duraria mais tempo)!

      Abs!

      Excluir
  2. Rapaz, é impressão minha ou os descontos tão cada vez mais escassos? Do jeito que a situação está, você futuramente vai poder fazer uma materia: o que aconteceria se os descontos da amazon e panini tivessem continuado bons?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, L... blz?

      Pois é, infelizmente os descontos andam mais escassos sim... Digo, ao menos tão demorando mais tempo pra surgirem aqueles de 30% (tá rolando agora na Panini, mas é um resquício da páscoa e daqui a poucos dias irá acabar e sabe deus qdo teremos outra formada de descontos bons)!

      Já na Amazon: Os principais descontos q vejo são na pré-venda de todas as editoras (MENOS a panini, q mantém preço cheio mesmo na pré). Nas de menor porte, tipo: P&N, Figura, etc... os 20 a 30% são de praxe na pré (depois sim: vira preço cheio por um bom tempo)!

      Abs!

      Excluir
  3. E aí, Léo. Tudo bem?

    Antes de mais nada quero lhe dizer que este que vos fala é a versão alternativa do Michel. O outro, semelhante à ele mas não idêntico, foi banido merecida e definitivamente para a Zona Negativa.

    Faltam palavras adequadas para expressar o que senti com o cancelamento da CCM. Mas uma frase curta seja uma síntese mais do que adequada. Covardia. Covardia com os leitores e colecionadores de todo o Brasil.

    Justo quando os "inocentes" anos sessenta se aproximavam do fim, e a fase em que a Marvel atingiria um esplendor artístico que jamais seria alcançado novamente, os anos 70, a coleção é cancelada.

    Capas lindas, aventuras fascinantes, uniformes clássicos belíssimos. Todos esses elementos elevaram a Marvel à um patamar inaudito.

    Interessante é o fato de que os Vingadores parecem que entraram em uma nova fase nessa primeira capa de CCM mostrada na matéria.

    Logo após essa fase, se não estiver enganado, entraram no grupo Espadachim, Mantis, Serpente da Lua, Cavaleiro Negro, Pantera Negra etc.

    Como já havia mencionado na matéria anterior, essa formação é a que mais aprecio na longa história do grupo. Merecíamos tê-la completa.

    Provavelmente há muitas histórias dessa formação dos Vingadores inéditas no Brasil.

    E, para o presente momento, não vou nem entrar no mérito das histórias inéditas do Quarteto Fantástico.

    Em pleno ano de 2024 os "Marvetes das Antigas" precisam suportar esse estado de coisas.

    Até a próxima, Léo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Michel... blz?

      Pô, meu sonho era conhecer uma versão alternativa minha e revezar algumas tarefas e funções do dia-a-dia com a minha variante, rs (preciso me MULTIPLICAR pra cuidar melhor do trabalho, família, e blog, kkk)!

      E a expressão está correta sim: "Covardia" (ou "falta de vontade")... é o q melhor define a atitude da Panini ao largar pelo caminho uma coleção do porte da "CCM". Na época, eu era amigo do Raveggi e conversava com ele em off: Apresentei de boa (sem cobrar nada) um plano pra SALVAR a linha "CCM" do cancelamento, e era um plano comercialmente viável (uma espécie de financiamento coletivo misturado com assinatura e pré-venda) e modéstia à parte bem estruturado (pois fiz visando a continuidade da coleção q era a minha favorita na ocasião). Mas deu azar do Raveggi já estar de saída e ele devia saber q o barco iria afundar qdo ele partisse. E foi o q aconteceu: Ele anunciou seu desligamento da panini, deletou suas redes sociais, e o plano q eu apresentei deve ter ido pra lata de lixo pela gestão BOSTA de cabelinho-roxo q ficou no comando, rs!

      O Raveggi tinha gostado mto do projeto q eu apresentei e eu disse q ele poderia ficar com todos os créditos pra ele: Eu só queria q a coleção tivesse continuado. Mas o casco do "TITANIC" já tinha raspado no iceberg e ele tratou apenas de arrumar um bote salva-vidas e escapar do naufrágio (não o culpo: só tive azar de tentar ajudar no momento errado e do Raveggi não ter sido substituído por editores à altura dele)!

      Qto aos "Vingadores"... Sim, eles tavam começando aí uma nova fase e prestes a terem mais uma nova mudança na equipe. Mas a fase q tava perto de vir e q tava se desenhando no horizonte, era a da dupla: "Thomas/Buscema" (com o "Nascimento do VISÃO"). Essa formação com a "Mantis" viria mais pra frente ainda (por volta do Vol. 20 e poucos da CCM dos "Vingadores"), com a extensa saga da "Madona Celestial" (q a Panini nunca publicou)!

      E vc teve uma ótima ideia tbm... A "CCM" poderia ao menos ter fechado a "Era de Prata" e encerrado antes de começar a "Era de Bronze" (a partir de 1972): q seria uma bela opção pra uma NOVA coleção a partir do BRONZE, já pensou?

      Abs!

      Excluir
    2. "E foi o q aconteceu: Ele anunciou seu desligamento da panini, deletou suas redes sociais, e o plano q eu apresentei deve ter ido pra lata de lixo pela gestão BOSTA de cabelinho-roxo q ficou no comando, rs!"

      Algo que me deixa indiginado é o fato do mercado de facsimiles oficiais estarem bombando nos EUA enquanto aqui, nada! DC republicou recentemente a edicao 1 de Titas do Perez, as 4 ediçoes de Ano Um e tem republicado vrios classicos do Batman do Neal adams em formato original. A Marvel fez o mesmo com as 2 ediçoes de Dias de Um Futuro esquecido, emtre outras. Enquanto isso, por aqui a panini vive atochando capa dura onde pode pra encarecer encadernado.

      Excluir
    3. "Algo que me deixa indiginado é o fato do mercado de facsimiles oficiais estarem bombando nos EUA enquanto aqui, nada!"


      Boa observação, L...

      Tenho notado q lá fora as grandes editoras já andam preocupadas em baratear os custos e tornar os gibis novamente acessíveis pros leitores... E por aqui recém essa mentalidade mais "econômica" vem aflorando nas editoras tupiniquins!

      Não digo a Panini (ainda)... mas deixo aqui meus parabéns pela postura de pequenas editoras tipo: Tundra, Saicã, Alta Geek, e JBraga (q declaradamente tem preferido apostar na capa-cartão e oferecer o melhor produto pelo menor preço possível pro leitor)!

      Abs!

      Excluir
    4. "Tundra, Saicã, Alta Geek, e JBraga (q declaradamente tem preferido apostar na capa-cartão e oferecer o melhor produto pelo menor preço possível pro leitor)!"

      Falando em JBraga, só tenho a agradecer ao dono ppr ter trazido Zorro do Toth pro Brasil a um preço acessivel. Quero pegar Torpedo dela, peguei o vol 1 da editora figura e achei bom demais.

      Excluir
    5. E aí, L... blz?

      A JBraga tem mandado bem demais sim em seu catálogo... Adorei o "Zorro" (q esgotou e será reimpresso), o "Torpedo 1972" (te recomendo completar os 3 da Figura antes), o "Spirit - 80 Anos", e agora: "Terry e os Piratas" (já é uma das minhas editoras favoritas da atualidade)!

      Abs!

      Excluir
  4. A pergunta é: teremos edições Definitivas de Capitão América, Hulk, Quarteto e Vingadores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alex... blz?

      Boa pergunta, amigo... Aliás, a resposta à essa pergunta seria justamente o destino FINAL da fase clássica da Marvel, com a linha q irá substituir a "CCM". Já temos 3 séries no formato "Definitivo": "Aranha", "XM", e "Demolidor" (falta o resto dos "medalhões")!

      Abs!

      Excluir
  5. Oi Leo!
    Parabéns pela matéria!
    No mês passado eu tinha procurado sobre esta coleção lá fora para ver onde ela estava e me surpreendi que ela já estava na "nata" da Marvel da virada dos anos 70 para 80, no Brasil:O Auge da Editora Abril no início dos Anos 80.
    Homem de Ferro do David Michelinie, Demolidor do Frank Miller, Thor do Buscema e Quarteto Fantástico do Byrne, A Morte de Sharon Carter, Vingadores do Roy Thomas, e Dr. Estranho do Steve Englehart.
    Fiquei pensando: "Será que esta coleção conseguiria chegar até aqui no Brasil?"
    "Se chegasse esse seria talvez o momento em que ela iria vender de fato bem pela memória afetiva dos colecionadores e por ser a fase áurea da Marvel!"
    Infelizmente, as respostas estão num mundo paralelo!
    Na nossa realidade ele só existe na Itália, que pelo que vi até agora foi o único país onde a coleção vingou, e foi estendida para 400 volumes (por lá está no nº 373)!
    https://www.comicsbox.it/serie/SUPEROICLA&limite=350
    O alto preço do Euro somado ao envio para meros trabalhadores e colecionadores inviabiliza muito adquirir tais publicações!
    Analisando o mercado e sendo sincero, esta coleção já saiu muito tarde, mesmo lá fora, se ela tivesse se iniciado por aqui pelo menos lá por 2010 até 2013 teria vingado, e esse espaço que ela poderia ter ocupado foi preenchido pela coleção da Salvat que vendeu muito bem até sua primeira extensão para a fase clássica, depois foi caindo em vendas vertiginosamente pela saturação do mercado, reajustes constantes, e claro a crise econômica de 2015 que afetou geral!
    A coleção de certa forma foi substituída por outra por aqui: A Epic Marvel Collection (no quesito custo benefício, excluindo as Definitivas e os omnibus que são bem mais caros), que embora mais cara preenche este vazio por trazer histórias clássicas (embora ainda não tenha trazido nenhuma dos Anos 60, mas fica a torcida pelo Thor do Buscema).
    Essa é uma das edições que mais anseio que saia por aqui:
    https://www.amazon.com.br/Avengers-Epic-Collection-Beachhead-Printing/dp/1302950525/ref=sr_1_19?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dib=eyJ2IjoiMSJ9.dmrrH_ZzeRtMhVy9CQ6WI_ZxszvJW3i9wzO85DHMBX7gjwqXFDjW05ms6FWK9jLob3nE6PQ29Hb1nNYNFkGQwfvgu7tTvw-a5fWoOOGphwmkhFQ2Vm_U5moqkY4sO8xmI5RFwC-gY4mYrxmdpNbBefvD8pj9ilhkeTPfNNPIo5uj2RrabJq9Ag9ey7UTqNffuBa-fpox5kzsoKYgdIJf-I-dmL-_n9EZKVLU5Y9KQWicyHzRakM_T6Q7ccnlhf18jJ6dK8rccLaRrIBJ2aX_n3T0oMvuYulBSg4TPRXWNJM.ue7c_ndcHmuuWsn5Y2YZ1xVAcQ0hLITWNu9ihfCOx18&dib_tag=se&keywords=epic+marvel+avengers&qid=1712296180&sr=8-19
    O mal é que a Panini não traz a coleção da forma como ela sai lá fora e pega alguns títulos para gourmetizar como o Justiceiro, Demolidor dos Anos 60, e até o Homem Aranha nestas edições Definitvas dele que lá fora saíram também no formato Epic!
    Pelo menos podemos imaginar um mundo perfeito onde nossas publicações favoritas permanecem vivas na continuidade!
    Sempre que puder faça matérias como essa!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Brigadão por ter curtido a postagem (pra dar um tempo no fluxo de lançamentos, rs)!

      Eu tenho acompanhado a "CCM" lá fora tbm... e a fase atual da coleção (acima do Vol. 350) já engloba os "Novos X-Men" e o AUGE da Era de Bronze (a partir de 1972), com todos esses q vc citou. Teria sido um sonho se a "CCM" se mantivesse assim por aqui tbm!

      Sobre a longevidade da coleção na Itália... Parece q lá ela tem o apoio tático de um jornal periódico bancando a extensão contínua: O q deve cobrir parte dos custos gráficos e de distribuição (um tipo de parceria - e financiamento - q faltou por aqui)!

      Com as atuais taxações de importações no Brasil (q vieram de "brinde" com a mudança de governo no ano passado)... Eu desisti de comprar qq coisa de fora: E olha q eu comprava direto algumas HQs dos EUA e bonecos/acessórios de "Falcon" (GI Joe, Action Man, Geyperman, e similares de mesma escala) via E-bay. Mas agora fodeu o esquema todo e se o cara der azar de ser taxado, vai acabar pagando extra quase o preço do produto só em taxas (inviável)!

      A dificuldade de importações devidos às taxas abusivas ALIADA ao fato da "CCM" ter sido cancelada em Portugal no Vol. 90: Foram um banho de água-fria nos meus planos de pedir q um camarada meu q mora lá me mandasse as edições restantes!

      A linha "EPIC" tem tudo pra ser a substituta perfeita da "CCM" do ponto onde parou (ou republicando a fase anos 60 desde o início se for o caso)... E tenho uma esperança de q o selo se estabeleça por aqui até chegar à esse ponto da curva (a "EPIC" ainda dá umas "balançadas" nas vendas e algumas edições tem desempenho pior q outras, mas vamos indo aos poucos - Parece q a do "Cap. América" do BYRNE foi uma das menos vendidas até agora e na loja física daqui, dos 20 exemplares recebidos: vendeu apenas 5 em 3 meses: Os 15 q sobraram foram devolvidos pela loja pra Panini)! Mas o "Punho de Ferro" foi BEM melhor pelo q me disseram!

      E belas edições vc linkou acima... seria COFRE nelas pra mim tbm, rs!

      Mais matérias "alternativas" q nem esta virão sim... direto do LIMBO multiversal, kkk!

      Abs!

      Excluir
  6. E aí comandante Leo!

    Taí uma pauta que adoro discorrer, que são essas coleções de material clássico. Acompanhei e fiz algumas completas da "Coleção Histórica Marvel" peguei as caixas do Hulk, Paladinos Marvel e Mestre do Kung Fu. Que hoje considero como verdadeiros tesouros da minha coleção. Fiz também completa algumas "Lendas do Universo DC" que foram a do "Arqueiro Verde de Denny O"Neil & Neal Adams", as do "Batman do Alan Davis, Marshal Rogers, Neal Adams e a do Archie Goodwin". As do "Superman de José Luis Garcia Lopes, e a do Gil Kane". Todas são aquisições que me renovaram a satisfação e prazer de consumir, ler e possuir obras de uma qualidade que a mudança e evolução da sociedade tornaram impossíveis de se ter atualmente.

    Quando do anúncio de que seria trazido pro "Brasa" uma coleção que disponibilizava o melhor do Universo Marvel desde o seu início e em ordem cronológica, pensei deve ser pegadinha de internet, aqueles memes de zoeira só pra curtir com a cara do nerdão das antigas. Mas eis que o sonho se realizou e chegou nas bancas, e aqui vai um adendo. Quem ainda tem acesso a banca de jornal em sua cidade na minha opinião deveria fazer o esforço de adquirir esse tipo de publicação nesses estabelecimentos. Ainda que saia um pouco mais caro e dispendioso, mas em compensação a pessoa terá de volta aquela sensação da infância e adolescência de visitar semanal ou diariamente sua banca preferida e ver exposta aquela edição que vc estava esperando, lá com todo o explendor de sua capa e estado de nova. Isso comandante pra mim não tem preço.

    Mas falando da "Coleção Clássica Marvel" em si, foi uma oportunidade única por assim dizer. Tivemos o retorno de publicação que só haviam saído por aqui a mais de 50 anos, caso das primeiras histórias do Thor, Quarteto Fantástico, Vingadores, Homem Aranha. E muito material inédito como no caso do Demolidor e X-Men. Cofrei todos os 64 números sem exceção, e como não poderia deixar de ser pegos nas bancas que frequento aqui em Gyn. Nutria a esperança de ver a coleção avançar e adentrar nos anos 70 onde os maiores artistas de todos os tempos desfilavam seu talento nos personagens. Como seria incrível e prazeroso cofrar edições do Thor do John Buscema ou do Neal Adams", o "Capitão América do Jim Steranko", o "Hulk do Herb Trimpe" e o "Aranha do John Romitta Sr. ou Ross Andru".

    Infelizmente ficou só na vontadade. Alguns personagens seguiram com suas "Coleções Definitivas" como X-Men, Aranha e Demolidor. O ruim é que se trata de um formato luxuoso e elitista, limitando o acesso a nerds endinheirados, excluindo o leitor médio. Existe ainda a esperança das fases "setentistas" saírem na "Epic Collection" que também é mais luxuosa e mais cara pra aquisição. Diante do quadro final fica um misto de satisfação e tristeza. Ficar satisfeito por ter em mãos uma coleção que parecia um sonho irrealizável e triste por ficar com aquele gosto de quero mais sem ser saciado.

    Valeu demais pela matéria comandante. Material clássico dos quadrinhos de super-heróis é um assunto que sempre é bem vindo. Um abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Material CLÁSSICO é o meu assunto favorito em termos de quadrinhos tbm, amigo... E da mesma forma q vc, tbm tive imensa satisfação em adquirir todas essas HQs q vc citou das linhas "CHM" e "Lendas DC" (as quais lamento o cancelamento e acho q poderiam continuar coexistindo no mercado atual e se revezando com as "EPICS" e "SAGAS" - já q abordam outras épocas e fases distintas dos personagens)!

      Por exemplo, ficou faltando MAIS lendas do "Batman" pra fechar as fases de Gil Kane e Don Newton... e podia ter rolado o "Batman" do Carmine Infantino tbm (q ficou sem espaço nos selos atuais da DC)!

      Concordo plenamente com vc tbm no 2º parágrafo... Eu sempre apoiei e continuo apoiando os locais FÍSICOS pra comprar meus gibis, pois pra mim é uma espécie de "terapia" poder tirar uma folga do trampo e ir numa banca ou loja de HQs pra vivenciar aquele momento de estar lá folheando ou escolhendo o q comprar. É todo um ambiente q vem junto: as revistas expostas na prateleira, os leitores q vão lá tbm e com quem eu converso por vários minutos sobre as histórias e fases preferidas. Isso não tem preço (é uma experiência SENSORIAL, rs)!

      Na internet eu deixo pra comprar apenas aquelas edições mais caras (OMNIBUS e TIJOLOS deluxe) q eu precise dos 30% de desconto pra poder encarar... E tbm os projetos do Catarse (pq não irão pras bancas e lojas mesmo - ao menos em sua maioria). Mas de resto, o q for capa-cartão eu pego nas lojas e bancas favoritas q eu frequento!

      No mais... não é segredo pra ninguém o qto o cancelamento da "CCM" me afetou (a ponto de eu chegar a pensar em largar tudo de Marvel/DC e ficar só com outros gêneros de HQs), mas ainda tenho a esperança de uma retomada dessas fases clássicas em formatos mais acessíveis. Vou manter as 64 edições da "CCM" e continuar a partir daí se algum dia vier uma "EPIC" dessas fases primordiais da Marvel, rs!

      Abs!

      Excluir
  7. Grande Leo, blz?

    Ainda bem que não fiz essa coleção, se não iria ficar muito p%#o com o cancelamento. Custava manter até o nº 100 ou algo mais redondo? Enfim, colecionador BR sofre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Verdade, amigo... O colecionador brasileiro sempre SOFRE na pele e no bolso as consequências das más-gestões editoriais e das coleções abandonadas pelo caminho (depois de mto investimento e dedicação do leitor em acompanhar seus gibis favoritos)!

      Abs!

      Excluir
  8. blz Leo?

    realmente é uma pena esta coleção ser descontinuada, provavelmente colaborei para isso, comprei somente as edições do quarteto fantástico que era o que me interessava.
    formato e preço justo, talvez isso tenha sido um dos principais motivos do cancelamento, minha impressão é que o "leitor" que compra HQ acha que gibi bom custa caro e tem capa dura.
    infelizmente meu lado pessimista está em evidencia ha um bom tempo.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, gustavo... blz?

      Segundo o Raveggi mesmo me falou (na época em q ele mantinha contato nas suas redes)... O principal motivo do cancelamento da "CCM" foi exatamente esse q vc citou: A venda IRREGULAR de determinados personagens, hehe!

      Não se culpe por isso... MAS é fato q alguns vendiam mais q outros e boa parte dos leitores escolhiam os seus heróis favoritos e deixavam os demais de lado (o q ocasionava variações constantes nos gráficos de vendas mês a mês). Porém, isso é uma consequência da própria estrutura da coleção, q possibilitava e facilitava pro leitor colecionar dessa forma (já q cada personagem tinha uma COR diferente na lombada e poderia ser comprado à parte sem precisar seguir a numeração da coleção num todo)!

      O problema dessa estrutura gráfica... é q ela só funcionava bem lá fora, por sair associada à um jornal periódico (o q ajudava justamente a manter as vendas e tiragens constantes - sem variações nas vendas)!

      Abs!

      Excluir
  9. Fala Léo, embora não eu não estivesse acompanhando essa coleção, só tenho alguns números, é uma pena, uma chance única de acompanhar os primórdios da Marvel moderna, ter tudo em ordem cronológica, vários leitores indignados com toda razão, duvido que na Itália tenha mais leitores de quadrinhos do que aqui, como dito na matéria lá com impressionantes 350 edições, poderia até bater o recorde de maior coleção da editora, mas desde o Raveggi saiu e os " moderninhos " assumiram, está diferente, o italiano tinha paixão por quadrinhos clássicos. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Pois é, amigo... É uma pena mesmo, mas a gestão do Raveggi tá fazendo uma falta danada na Panini "moderninha". Veja bem, perdemos a "CCM" e no lugar entrou uma similar pros "Novos 52" da DC (é mole? kkk)! Depois não querem q o leitor faça comparações entre as gestões, né? Mas é igualzinho ao meme: "Expectativa X Realidade" (tomamos um 7x1 com a saída do Raveggi)!

      Na Itália, a "CCM" tá rumando pro Vol. 400 (tá no 370 e poucos atualmente)... Mas diferente daqui, lá ela é bem amparada por um jornal periódico (q deve cobrir os custos gráficos e ajudar na longevidade da coleção)!

      Abs!

      Excluir
  10. A Panini mata as coleções publicando em 2 formatos. Homem aranha tinha uma elevada quantidade de números na coleção clássica mas já estava saindo as Definitivas. O Público se dividiu ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amigo Alex, também acho que a Panini canibalizou a própria coleção com as definitivas.

      E acho que se alguns títulos vendiam mais do que outros eles podiam ter diminuído a periodicidade e continuado só com as que vendessem melhor. Ou pelo menos podiam ter anunciado quais vendiam bem e prometido seguir esses em outros formatos tipo a Epic.

      Excluir
    2. Alex e Vinícius...

      Concordo com vcs, amigos... Não adianta, com a quantidade de repetécos: Uma coleção acaba sim "canibalizando" a outra, pois são poucos os leitores q vão comprar a mesma coisa 2 vezes!

      A "CCM" do aranha, por exemplo... Tava saindo ao mesmo tempo q as "DEFINITIVAS" do aracnídeo, o q fazia mtos leitores pularem as edições do aranha na "CCM" (gerando a tal "instabilidade" nas vendas q a Panini falava q foi a causa do cancelamento). Não satisfeitos, ainda lançaram as "DEFINITIVAS" dos "X-Men" e "Demolidor" (pra botar mais lenha na fogueira)!

      O público se dividiu sim... nem tinha como ser diferente!

      Abs!

      Excluir
  11. Oi Leo, a minha expectativa para a CCM era a de seguir até pelo menos umas 200 edições. Ainda não consegui completar todas as que sairam, mas faltam poucas. Decepção que a gente sente de ver interrompido um trabalho tão legal. Outra coleção que preciso e gostaria de completar é Tex Gold que me faltam as ultimas 20 edições. Dureza quem coleciona e busca aquela sensação de completar algo e vê seus objetivos destruídos pela vontade alheia de editoras,etc... O jeito é curtir bastante a parte que publicaram e desconfiar sempre desses projetos longos que começam bem e não são cumpridos até o fim. Abraço. Paulo Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Paulo... blz?

      O meu sonho era q a "CCM" chegasse ao menos no Vol. 200 ou 300 tbm, hehe... Mas eu tinha um "palpite" (chute) de q pelo menos fosse até o 100 (q é mais ou menos a quantidade q dura uma coleção desse porte no Brasil: A exemplo da Salvat preta q teve 135 Vol. e da Salvat Vermelha q teve 100)! Só q, infelizmente, esse sonho foi abreviado pro Vol. 64, rs!

      Contudo, mesmo tendo ficado pelo meio do caminho... a "CCM" continua sendo uma belíssima coleção e vale a pena manter as 64 edições na estante. Um dia, acredito q ela seja retomada a partir daí em outro formato (quem sabe na linha "EPIC")? É uma possibilidade (q eu saiba o assunto segue em estudos pela Panini)!

      E realmente... coleções mto extensas o leitor já desconfia: Atualmente, tô fazendo a "História do Oeste" (pela Saicã) e o editor fez mto bem em aumentar o nº de pág e reduzir a coleção de 37 pra 25 Vol. (já ajuda, rs)!

      Abs!

      Excluir
  12. Fala, Léo!
    Taí um "What if?", que caso prosseguisse por mais números, teria um final feliz!
    Desde o início essas capa estilo "Pop Art" me chamaram muito a atenção, sendo um diferencial valioso na coleção. Creio que estas capas serviram para "aflorar" muito mais a sensação nostálgica das publicações.
    Com o importante detalhe, de conter as capas originais em seu interior!
    Acho que qualquer editorial que entenda de quadrinhos, sabe o "valor" que as capas originais tem para os leitores.
    Sinceramente, imaginava como "caminho natural", a sequência de muitos personagens, lançados na Epic, assim que o selo foi anunciado.
    Portanto a ducha de água fria foi dupla, pois a CCM foi cancelada, e as Epics foram lançadas com material (para o meu gosto) muito abaixo, até em relação à tudo que saiu nos EUA.
    Até agora, peguei apenas o Punho de Ferro. O volume do Capitão, passei, por já ter o capa cartão dos Maiores Clássicos (Stern / Byrne), lançado há anos.
    E com todo respeito, o restante do material do volume é bem fraco. Mas aqui, fica a preferência alheia.
    Uma pequena crítica à CCM, fica por conta da qualidade gráfica, quando se compara com os volumes da extinta (e muito boa!) CHM! Tenho quase todas, e gosto bastante!
    No caso das Sagas, também acho que a qualidade gráfica é um pouco inferior ao selo anterior "Lendas do UDC", que comprei várias e também curto bastante.
    Parece impopular, mas prefiro tudo que saiu do Batman no selo Lendas, do que nas Sagas (mas isso deve ser a idade...).
    Além dos Titãs, Superman, Etrigan 4 Mundo, Kamandi, Lanterna e Arqueiro, e por aí vai.

    Acredito que essas 02 coleções, serão mais valorizadas, em relação à qualidade do material, com o distanciamento do tempo.
    Em aspectos financeiros, ainda dá pra achar muitas edições bem em conta.
    Grande postagem!
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      De fato, amigo... Essas capas estilosas (e mto criativas) até causavam certa estranheza no início, pois ficava parecendo q o gibi tava sem capa e começando direto na história, rs. Mas logo a gente se acostumou à esse diferencial da coleção e as capas acabaram se tornando um SHOW à parte!

      As capas originais nunca podem faltar no miolo de um encadernado (na minha opinião de colecionador chato e exigente, kkk)... e se tinha uma coisa q me irritava nos primórdios da Panini, era qdo botavam as capas "reduzidas" no miolo (chegando a botar 4 capas miniaturizadas numa mesma folha - prática cretina q era mto adotada na linha "Coleção Histórica Marvel", devido ao limite máximo de 164 pág por edição)!

      Qto às "EPICS"... Te confesso q pra mim elas tbm seriam o "caminho natural" pra continuar a "CCM" do ponto onde parou, já q todo o conteúdo clássico JÁ saiu lá fora nas EPICs (mesmo fora de ordem). Ou seja, ainda dá tempo da Panini rever essa possibilidade e estrear uma fase de clássicos (anos 60) na linha EPIC. Aliás, tenho a impressão de q a editora já vem testando retroceder no tempo cronológico das EPICS ao publicar o "Punho de Ferro" (de 1972) e anunciar o "Motóca" (tbm do início dos anos 70): Diferente dos materiais anos 80 e 90 q vinham sendo publicados!

      Até agora, eu peguei todas as "EPICs"... com exceção do Vol. 6 (do "Aranha" - pq detesto essa fase pré-CLONE) e do já anunciado: "Demolidor - Caindo em Desgraça" (outra fase q eu tbm abomino, q é a do demo com uniforme "hi-tech"). De resto, peguei até a do "Thor" (Deodato) e a do "Cap. América" (mesmo já tenho os "Maiores Clássicos" do BYRNE)!

      "Além dos Titãs, Superman, Etrigan 4 Mundo, Kamandi, Lanterna e Arqueiro, e por aí vai."

      Todas essas "Lendas" foram maravilhosas mesmo... e TBM prefiro o "Batman" das LENDAS (especialmente: Don Newton, Gene Colan, Neal Adams, Marshall Rogers, e Archie Goodwin) do q o da "SAGA" (q comprei até o Vol. 12 e parei)! O "Super" é a mesma coisa: Eu tava adorando as LENDAS q apareciam (Gil Kane, e a fase KIRBY q saiu junto com o "4º Mundo")!

      Valeu mesmo por ter curtido a postagem!

      Abs!

      Excluir
    2. "Todas essas "Lendas" foram maravilhosas mesmo... e TBM prefiro o "Batman" das LENDAS (especialmente: Don Newton, Gene Colan, Neal Adams, Marshall Rogers, e Archie Goodwin) do q o da "SAGA" (q comprei até o Vol. 12 e parei)! O "Super" é a mesma coisa: Eu tava adorando as LENDAS q apareciam (Gil Kane, e a fase KIRBY q saiu junto com o "4º Mundo")!"

      Saga do Batman comprei mais do que devia. Vou vender alguns numeros. Melhor fase do Batman e o das lendas mesmo, depois disso, acho que só o Paul Dini e o Peter Tomasi tiveram passagens com qualidade consistente do começo ao fim nas revistas do Morcego.

      Excluir
    3. "As capas originais nunca podem faltar no miolo de um encadernado (na minha opinião de colecionador chato e exigente, kkk)... e se tinha uma coisa q me irritava nos primórdios da Panini, era qdo botavam as capas "reduzidas" no miolo (chegando a botar 4 capas miniaturizadas numa mesma folha - prática cretina q era mto adotada na linha "Coleção Histórica Marvel", devido ao limite máximo de 164 pág por edição)!"

      Assino embaixo

      Excluir
    4. E aí, L... blz?

      A "Saga do Batman" eu comprei só as 12 primeiras edições e parei... Até queria ter seguido mais além, mas faltou verba e tive q encerrar a coleção (minha ideia era ter ido até por volta do Vol. 20 e poucos)!

      O Paul Dini vai ganhar um OMNIBUS em breve... Vou falar disso na próxima postagem aqui do blog, q será outra dedicada exclusivamente ao "BATMAN", rs!

      Abs!

      Excluir
  13. Repito aqui a pergunta que já fiz várias vezes: Será que a CCM vendia menos do que vende uma avalanche de mensais, com histórias toscas e que a Panini insiste em publicar? Por trás disso há, certamente, contratos exigindo a publicação de materiais inéditos e de qualidade, pra lá de duvidosa.
    Uma pena, porém, acho que uma coleção espetacular como a CCM nunca mais será publicada por essas bandas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tadeu... blz?

      Ótimo questionamento, amigo... Duvido mto q a "CCM" vendesse menos do q essas mensais q já não interessam mais nem ao público "novo" e mto menos ao leitor veterano mais "tradicionalista"!

      Mas tem algumas cláusulas contratuais q talvez possam explicar esse fenômeno: Afinal, as revistas de linha (mensais) mtas delas são publicadas por "obrigação contratual" (mesmo fracassando em vendas, elas são o preço q a editora paga pra poder publicar outras coisas mais vendáveis das linhas Marvel/DC, rs)!

      Mas é triste e lamentável de qq forma, né? qdo vemos nas bancas verdadeiros LIXOS tipo: "Venom", "Novos Mutantes" (com "linguagem neutra" - Blérgh), e agora até uma tal de "Gata de Ferro" (anunciada pra este mês, kkk)... e logo sentimos a ausência da já saudosa "CCM"!

      Abs!

      Excluir
    2. "Mas é triste e lamentável de qq forma, né? qdo vemos nas bancas verdadeiros LIXOS tipo: "Venom", "Novos Mutantes" (com "linguagem neutra" - Blérgh), e agora até uma tal de "Gata de Ferro" (anunciada pra este mês, kkk)... e logo sentimos a ausência da já saudosa "CCM"!"

      Tem um canal gringo chamado thinking critical. Ele comentou esses dias: "alguém se tocou que já faz dez anos que não lançam um quadrinho bom do homem-aranha?" Isso porque ele foi bonzinho, tirando um especial aqui e ali, a Marvel só tem lancado material mediocre.

      Excluir
    3. E bota "bonzinho" nisso, L...

      Não vejo um gibi bom do aranha há uns 30 ANOS pelo menos, kkk!

      Abs!

      Excluir
  14. E aí Léo beleza? E eu pensando que veria o restante da fase Lee e kirby do quarteto, o Thor do John Buscema , o homem de ferro do George Tuska , o Capitão América do sal Buscema entre outros. Vamos torcer para voltarem com a coleção, mesmo que seja uma por mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Wander... blz?

      Pois é... infelizmente, ficamos com todas essas fases q vc citou incompletas mais uma vez (parece a sina do leitor brasileiro nunca vê-las finalizadas numa mesma coleção)! Mas ainda tenho a esperança de q sejam retomadas sim, nem q seja em outro formato (só nos resta torcer por isso)!

      Abs!

      Excluir
  15. E aí Leo beleza? Eu queria falar que eu não gosto de hqs de super heroes, e eu vi que você gosta de mangás e viu o Nausicaa do Hayao Miyazaki, você poderia falar dos mangás do Makoto Shinkai, Mamoru Hosoda Tipo Your name, wolf children por favor, até porque eu também desenho e gosto deles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Carl... blz?

      Aos poucos eu tenho trazido mais notícias de mangás aqui pro blog (inclusive, tenho pensado em criar uma coluna específica só pra isso por aqui)... Porém, o q me falta é tempo pra ler E capital pra investir em mais um gênero de quadrinhos, rs (ainda mais q mangás são mtos q saem todos os meses). Mas vamos indo bem na manha: Tô esperando uma promoção pra comprar o box da "Borboleta Assassina" por exemplo, e devo iniciar a coleção de "Berzerk" tbm (q tá sendo republicada)! Tbm anotei todos esses q vc recomendou: Obrigado pela sugestão e fique ligado q logo teremos mais atualizações de mangás por aqui, blz?

      Abs!

      Excluir
  16. Eu também queria saber sua opinião no triste rumo da humanidade em não querer mais ler e escrever e fazer atividades longas por causa das redes sociais, eu não gosto nada de redes e me preocupo com futuro da humanidade dessa geração de idiotas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Carl... blz?

      É lamentável mesmo, mas a FALTA de leitura tem sido um dos principais males da geração atual... Lembro q qdo a internet começou a bombar (no final dos anos 90), o povo lia mais artigos e matérias com TEXTO em diversos sites e blogs: Hj, essa prática tá se extinguindo. Aliás, qdo comecei com o "Submundo" em 2011, boa parte dos blogs q eu seguia já estavam encerrando suas atividades e acabei meio q sendo um dos últimos "blogueiros" a continuar insistindo neste formato enquanto a maioria preferiu migrar pra outros meios (Canais de Youtube, grupos no face e zap, TikTok, Twitter/X, etc)!

      Eu participo de redes sociais (até pq, preciso delas pra trabalho e negócios), mas o uso geral q vejo sendo feito delas é lastimável: Um monte de bobagens e mentiras sendo propagadas sem freio e q acabam se tornando "verdades" de tantos compartilhamentos de forma irresponsável! A falta de leitura de LIVROS é outro problema tbm, pois tem afetado até a qualidade narrativa e cultural dos atuais escritores de HQs e FILMES (cada vez piores e menos criativos do q já foram um dia: por falta de uma BASE literária como referência)!

      E não vai melhorar... É triste dizer isso, mas: "Daqui pra frente, é só pra trás", rs!

      Abs!

      Excluir
  17. Boa tarde, Leo. Parabéns pelo blog, informativo e divertido! Você saberia dizer se há alguma chance, ainda que mínima, de O Homem de Ferro do George Tuska e do Hulk do Herb Trimpe serem republicados no Brasil, nem que seja só alguma coisa? Obrigado, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz... Tdo bem?

      Obrigado por estar curtindo o blog, amigo... Tento manter uma média de 2 atualizações por semana (devido à grande quantidade de lançamentos no mercado atual) e ainda hj deve ter matéria nova no ar, rs!

      Qto ao Ferroso do Tuska e o Hulk do Trimpe... Sim, com certeza eles serão retomados por aqui. Sei q a Panini anda estudando a melhor forma de continuar o material clássico q ficou no "VÁCUO" desde o cancelamento da "Coleção Clássica Marvel", e o provável é q seja adotado um NOVO formato ("Ed. Definitivas" OU "EPICs"). Minha aposta seria na linha "EPIC" mesmo, já q lá fora saiu pelo selo tbm: Tô na espera e na torcida tbm, rs!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...