26/11/2023

"Cap. América & Vingadores" (Especial): À Primeira Luz da Aurora...

O "Sentinela da Liberdade" é destaque numa série de lançamentos... que incluem: Uma edição da linha "EPIC" (com toda a fase BYRNE), uma "CCM" com HQs raríssimas do REI KIRBY (publicadas aqui pela EBAL), e a republicação do 1º arco de Ed Brubaker ("Tempo Esgotado"). Além de participação também nas 2 edições com os "Vingadores" enfrentando: "KANG - O Conquistador"! 

"Cap. América - À Primeira Luz da Aurora" (EPIC 5), "Cap. América - Tempo Esgotado" (Marvel Anos 2000 - Vol. 4), "A Saga dos Vingadores 3 - KANG VIVE", "Vingadores - Guerra Através do Tempo" (Especial), "Homem de Ferro - Os 5 Pesadelos" (Marvel Essencial), "Homem de Ferro - Extremis" (Marvel Anos 2000 - Vol. 6), e "Coleção Clássica Marvel" 61-63 ("Thor", "Vingadores", e "Cap. América")!

Confira abaixo:

"Cap. América - À Primeira Luz da Aurora" (EPIC 5) + "Cap. América - Tempo Esgotado" (Marvel Anos 2000 - Vol. 4): Uma edição realmente "ÉPICA"... O Vol. 5 da linha (capa-cartão, 496 pág, R$ 154,90) traz a fase BYRNE completa à frente das aventuras do capitão (produzidas entre 1980-1982), que envolvem: Uma batalha contra o robótico "Homem-Dragão", A volta de antigos vilões ("Mr. Hyde" e "Batroc"), A ameaça vampiresca do terrível "Barão-Sangue", O "Fantasma do Castelo Greymoor", e, é claro: O "Caveira Vermelha". Além de tudo isso, o capitão se candidata à presidência dos EUA (o que acaba se tornando o maior de todos os seus desafios até então). A edição reúne: "Cap. America" 247-266 e "Cap. America Annual 5" (No Brasil, a fase BYRNE - que ocupa menos da METADE desta "EPIC" - já foi compilada pela Panini em "Os Maiores Clássicos do Cap. América" Vol. 1 e pela Salvat Vermelha, enquanto as demais histórias ficaram apenas nos formatinhos da Abril e outras 4 ou 5 HQs permaneciam INÉDITAS por aqui)! A Coleção "Marvel Anos 2000" (aquela vendida inicialmente apenas em supermercados) continua chegando às bancas e lojas (depois de meses de setorização), e o Vol. 4 é do "Cap. América" (capa-cartão, 240 pág, R$ 39,90) e republica o 1º arco (em 6 partes) da fase Ed Brubaker: "Tempo Esgotado" (acima, a CAPA da edição da Salvat preta também - pra fins comparativos). A edição ainda traz um repetéco recente: O 1º arco da fase John Ney Rieber & John Cassaday (que a Panini acabou de lançar no selo "Essencial" - é a história dos terroristas pós-WTC) e uma HQ comemorativa de 70 anos: "Deve Haver um Cap. América"? (de Brubaker)!
 
"A Saga dos Vingadores 3" + "Vingadores - Guerra Através do Tempo" + "Homem de Ferro - Os 5 Pesadelos" +  "Homem de Ferro - Extremis" (Marvel Anos 2000 - Vol. 6): DOSE DUPLA com "KANG - O Conquistador" (vilão de excelência nas HQs e que foi totalmente desperdiçado no cinema)... A "Saga dos Vingadores 3" traz um arco espetacular com a equipe penando pra superar a tecnologia futurista do déspota temporal. Reúne: "Avengers" 263-268 (ótima fase de Jim Shooter, John Buscema, e Roger Stern)! E ainda falando em "KANG", o especial: "Guerra Através do Tempo" (capa-dura, 136 pág, R$ 69,90) é uma dessas HQs RETRÔ (produzidas nos dias de hoje, mas com sabor VINTAGE, rs) com arte de Alan Davis. Numa jornada de volta aos dias iniciais dos Vingadores, a formação clássica da equipe vai precisar enfrentar "Kang". Além de uma batalha contra o Hulk nas ruas de Nova York até uma invasão ao Edifício Baxter do 4F para enfrentar "anões asgardianos" (!) e outras bizarrices! Agora uma DOBRADINHA com o "ferroso": A edição "Essencial" (capa-dura, 192 pág, R$ 89,90) republica os "5 Pesadelos" (de Matt Fraction & Salvador Larroca), manifestados na forma de Ezekiel Stane (filho do falecido Obadiah - O "Monge de Ferro"). Fase bem aclamada por público e crítica! E a coleção "Anos 2000" também reserva uma edição pro ferroso: O Vol. 6 (capa-cartão, 244 pág, R$ 39,90), contendo 2 sagas completas: "Extremis" 1-6 (de Warren Ellis) e "Com Mão de Ferro" 1-4 (de Start Moore & Carlo Pagulayan)!
 
"Coleção Clássica Marvel" 61-63 ("Thor", "Vingadores", e "Cap. América"): Por FIM... A reta final da já saudosa "CCM" (que será cancelada no Vol. 64). No Vol. 61 (Thor), a dupla Lee/Kirby segue sua narrativa mitológica do Deus do Trovão. A bela Jane Foster se torna uma imortal (!), A chegada de "ULIK", O sumiço do Mjolnir, e os maravilhosos "Contos de Asgard". Reúne: "Thor" 136-139; "Thor King-Size Special 2"; e "Thor" 140-145 II (material raro, publicado aqui pela BLOCH)! O Vol. 62 (Vingadores) é marcado pela estreia de Roy Thomas nos roteiros (no lugar de Stan Lee), colocando os Heróis Mais Poderosos da Terra contra: O "Laser-Vivo", "Ultrana", e "Ares". Reúne: "Avengers" 35-39 (material INÉDITO no Brasil - HQs puladas na época pela EBAL e Bloch)! E o Vol. 63 (Cap. América) é assinado por Lee/Kirby, numa das fases mais frenéticas do capitão. Para salvar Manhattan da destruição, Steve Rogers se rende ao Caveira Vermelha e jura servi-lo. Depois, o Capitão decide abandonar sua carreira e anuncia ao mundo sua identidade secreta. A "Morte de Nick Fury" (?) Outra ameaça que ressurge das cinzas é "Zemo", mas o Sentinela da Liberdade contará com a ajuda do "Pantera Negra" para enfrentar mais este vilão do passado. Reúne: "Tales of Suspense" 89-99 e "Cap. America" 100 (material raro dos tempos da EBAL)! 
 
Até+

16 comentários:

  1. Fala, Léo!
    Excelente postagem, com a já rotineira seleção de materiais e capas/imagens espetaculares, à altura das edições selecionadas (e do Capitão!)!
    Acho que o Mike Zeck tem um "fator nostálgico" de peso (das edições da Abril, tenho quase todas do 01 ao 100, a maioria compradas em banca), mas o considero numa prateleira abaixo em relação aos desenhistas da fase inicial do Capitão, com a sequencia do Kirby, Steranko, Gene Colan, Romita Sr., Sal Buscema até o Byrne!
    Na verdade, imaginava e gostaria muito que o selo Epic, fosse publicar as fases de onde a CCM foi finalizada!

    Mas em relação à esta Epic, melhor que tenha saído(e por não haver amarras cronológicas, quem sabe, edições futuras com estes materiais anteriores!), mas por já ter a edição dos maiores clássicos, vou deixar passar, afinal a melhor parte deste volume é sem dúvida a fase curta e ótima Stren/Byrne.
    Vale muito a pena, para quem ainda não tem!
    A fase do Brubaker, já é um clássico, basta uma conferida nos volumes da Marvel Deluxe, dos 09 encadernados, os 07 primeiros são muito acima da média. Material "recente", que a passagem do tempo vai consagrar como um dos melhores!

    Mas a "cereja do bolo" desta postagem, são as derradeiras edições da CCM!
    Este último volume do Capitão, muito fod@, assim como o Thor!
    Espero que a Panini de seguimento nestas fases, que se mantém
    muito boa, por muitas edições.

    Esta capa da Epic, bem melhor que a utilizada no cartonado dos Maiores Clássicos, e esta ilustração que está na lombada do Omnibus Americano "Marvel Universe by John Byrne vol 01".
    Este saga dos Vingadores vol 03, foi parcialmente publicado nos Maiores Clássicos há tempos (com quase a mesma capa).

    Apesar do selo Epic ter ido para um rumo de materiais que eu não curto (até agora vou pegar apenas a do Punho de Ferro) tomara que venda muito bem e tenha vida longa, abrangendo fases mais antigas, como os anos finais da década de 60, anos 70 e início dos 80.
    Caso publiquem: 1)Thor (J. Buscema/ NealAdams)
    2)Hulk (M. Severin, Herb Trimpe (tudo!) e o inicio do Sal Buscema, que ficou fora da CHM)
    3)Nova(Sal Buscema/ Carmine Infantino)
    4)Marvel Two in One (Gil Kane/ Rom Lim)
    5)Capitão(Kirby, Steranko/Gene Colan/ Romita/Sal Buscema)
    6)ROM (a edição "impossível", com Sal Buscema)
    7)Campeões(Tuska/Byrne), acho que fecharia minha coleção, somado ao que já tenho!

    É um privilégio involuntário fazer parte de um grupo seleto que acompanha o seu blog, com este trabalho tão maneiro!

    Comentar aqui, é uma forma de reconhecer o seu esforço e dedicação, para no meio de uma vida familiar e profissional, manter um "blog raiz" de pé!
    Valeu pela postagem!
    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Obrigado por ter curtido a postagem... pra quem gosta de vingadores, é um prato cheio mesmo essa fornada de lançamentos, hein?

      Essa EPIC do "Capitão" eu acabei pegando ontem (com desconto considerável da Black)... Apesar de já ter as histórias do BYRNE na edição de "Maiores Clássicos", a outra METADE da EPIC tá quase inédita pra mim: com mtas HQs q saíram em formatinhos da Abril q eu não tenho OU até umas 4 ou 5 histórias q nunca foram publicadas no Brasil. Acaba valendo a pena (ainda mais com o descontão de ontem no site da panini, rs)!

      A linha "EPIC" ainda tem chance de ser a continuação da "CCM"... Já q nos EUA a linha publica diversas fases de heróis fora de ordem mesmo (e já contemplou o material clássico, tipo: A Era de Prata q vinha saindo na "CCM"). Um provável indício dessa teoria, é a EPIC do "Punho de Ferro" (Vol. 7 da linha), q trará material de 1972 (bem diferente do q vinha sendo contemplado nas EPICs até então, com foco nos anos 80 e 90)!

      A fase Brubaker do "Capitão" eu não tenho, hehe... Por isso, acabei comprando essa "Marvel Anos 2000" dele: Q pega o 1º arco do Brubaker. Agora já posso dizer q ao menos o começo dessa fase consagrada eu possuo, rs!

      A "CCM" veio com essa TRINCA final (Thor, Vingadores, Capitão) mto boa mesmo... É um material raríssimo q eu tbm não tinha na coleção. Coisas bem raras da EBAL e Bloch, com destaque pra edição dos "Vingadores" (Vol. 62) q tá toda INÉDITA no Brasil (na época a equipe foi ignorada pela EBAL e na Bloch rendeu apenas 10 números - a RGE tbm desprezou os Vingadores e a Abril pulou direto pra fase Thomas/Buscema, pulando cerca de 50 histórias no Brasil)!

      A "Saga dos Vingadores 3"... é outra q saiu parcialmente nos "Maiores Clássicos" tbm, mas pelo menos fora apenas 2 histórias do "KANG" q repetem (as demais são novidade pra mim). Detalhe da CAPA, é q agora temos a versão mais próxima da original (diferente dos "MC", onde a imagem tem um tratamento de cores photoshopado, rs)!

      No mais... Adorei a sua seleção de sugestões pra EPIC, e endosso cada uma delas, rs. Só o "ROM" é q eu tô achando q pode sair aqui num OMNIBUS (tenho ouvido uns boatos a respeito e creio q seja o formato adotado "SE" a treta dos direitos permitir mesmo q o material seja lançado fora dos EUA - não sei ainda os detalhes burocráticos envolvidos)!

      E mto obrigado tbm pela consideração à este espaço, hehe... Agradeço mto à vc e outros leitores q ajudam a manter ainda VIVO um blog estilo RAÍZ (escrito e com imagens bacanas pra salvar no HD, rs). Tenho relutado em criar um canal de Youtube, justamente pra não deixar morrer este BLOG (da mesma forma q vi morrer vários outros q eu tinha como favoritos e q hj migraram pra grupos de face e canais de youtube - sofrendo a CENSURA e limitações q os antigos blogs NÃO tem). Da minha parte, vou continuar mantendo este espaço VIVO pelo maior tempo q eu puder (e graças à SUA ajuda e de outros leitores q aqui comentam e colaboram pra manutenção e longevidade do "Submundo"). Brigadão mesmo, amigo!

      Abs!

      Excluir
  2. Oi Leo!
    Eu sou suspeito para falar sobre esta fase do Capitão América publicada nesta edição da Epic Marvel justamente porque remete à minha infância, lá pelos meus 10 anos de idade aproximadamente!
    Eu cresci lendo a Marvel da Abril e RGE, e personagens como Capitão América, Homem Aranha, Demolidor, Mestre Kung fu, Surfista Prateado, Conan, Sonja, e Hulk basicamente "cresceram" junto comigo,e revisitar esta época é muito prazeroso!
    Esta fase do Capitão eu tenho inclusive em formatinho, gosto muito da fase J.M. De Mattheis, que pra mim é o auge do herói, e nçao curto a fase Mark Gruenwald que é querida por muitos, mas pra mim é a decadência do personagem. Se tudo der certo, no momento oportuno eu pretendo abordar 10 anos da cronologia do herói entre os anos 80 e 90 e a decadência absurda das histórias dele!
    Ed Brubaker que revitalizou o herói no início dos Anos 2000 bebeu muito das histórias do herói entre os Anos 60 e 80, a época de ouro do herói, por isso ele obteve êxito em sua empreitada reapresentando o herói para uma nova geração!
    Eu não comprei esta última edição da CCM do herói (a mais cara da coleção toda), porque esta sequência de histórias saiu numa edição da Epic Marvel lá fora, e creio que daqui alguns anos deva sair por aqui completa trazendo as três edições publicadas na CCM num só volume!
    Como eu considero a linha Epic o que há de melhor em matéria de republicação de material clássico Marvel no Brasil atualmente (e pretendo colecionar esta publicação, com raras exceções), creio que seja melhor esperar para não ter de desfazer depois destas edições como terei de fazer com as CHM do Punho de Ferro por exemplo, e futuramente com Luke Cage, Cavaleiro da Lua, Drácula, Demolidor, e possivelmente Mestre do Kung Fu!
    Quero atingir o ponto definitivo destas coleções clássicas sem ficar com material incompleto e picado, e acredito que isto irá acontecer com as publicações da linha Epic, e claro: Os omnibus!
    O Kang era um dos meus vilões preferidos da infância, ele dava um trabalho absurdo para os Vingadores, mas em Guerras Secretas virou um bucha de canhão descaracterizado, servindo só para morrer e dar impacto na saga, estando bem longe do que ele é de verdade!
    Eu estou na esperança da Panini republicar em breve a primeira fase do David Michelinie à frente do título do Homem de Ferro, já que este material precisa ser republicado já que ele redefiniu o herói e seu legaod permanece até hoje tanto nas HQs do herói como nos filmes que o personagem teve e apareceu!
    Extrimis é boa (apesar de fria) , mas já cansou, sai todos os anos basicamente, e ela já ficou obsoleta nas cronologia do herói, e ele teve outras histórias marcantes também e precisam serem redescobertas!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      De fato, amigo... Essa EPIC do "capitão" nos remete à fase de OURO da Abril, hein? O material do BYRNE eu tinha num almanacão especial (Ed. Comemorativa) q a Abril compilou anos depois da revista mensal. E tbm peguei o "Maiores Clássicos" da Panini (com toda a fase Byrne). O formatinho da Abril eu já tinha passado adiante, mas talvez eu mantenha o "MC" pro meu filho conhecer essa fase qdo estiver maiorzinho. A EPIC eu comprei ontem na Black (o desconto tava mto bom, mais de 45 reais de abate)!

      A fase Mark Gruenwald eu tbm não curto mto não... tenho algumas histórias aqui e ali, mas realmente: não me "fisgou", rs. O romance do capitão e a "Cascavel" eu achava bem desinteressante, apesar de "apimentarem" a relação com o fato dela ter sido namorada e depois abusada pelo "Ossos Cruzados": O q tornava mais "pessoal" a rixa entre todos os envolvidos. Mesmo assim, foi uma fase longa demais e cansativa pela falta de histórias mais impactantes (a reta final, então, foi mto decadente: com o capitão de "armadura" q saiu em "Marvel 97")!

      Depois do Gruenwald... Teve destaque tbm a fase do Mark Waid, q já melhorou bastante o nível narrativo das histórias. Não durou mto, e logo veio outra fase decadente (q culminou com a saga do "Protocida" sendo PULADA no meio pela Panini - de tão ruim q era). Assim, veio uma fase q eu gosto bastante: A do Cassaday (contra os terroristas depois do 11/9) e q eu peguei no "Marvel Essencial" q saiu este ano pela Panini). Só depois é q veio a do Brubaker, e q mandou mto bem pelos motivos q vc citou!

      A "CCM" eu vou até o FIM... A última q eu peguei foi a dos "Vingadores", agora falta só a do "capitão" e "aranha". Já a linha EPIC eu tbm pretendo ir fazendo bem na manha (pulando apenas aquilo q eu considerar ruim demais). Até o momento, tenho as 5 primeiras (4F, Tempestade Galática, Novos Mutantes, 4F de novo, e a do "capitão" - q eu peguei ontem e tenho q esperar pelo correio). Vou pular a 6 do "aranha" (pq detesto essa fase q antecedeu a "Saga do Clone"). Mas vou certo na 7 (Punho de Ferro) e 8 (Thor do Deodato)!

      O "KANG" era um vilão com um puta potencial pra apavorar até os "Vingadores" e foi mto bem trabalhado pelo Busiek na saga: "Vingadores Eternamente" (q eu acho mto boa)... É lamentável q no cinema tenham CAGADO completamente com ele, e fazendo com q fosse humilhado até pelo "Homem-Formiga" (essa fase "lacrate" da Marvel tá pavorosa de tão ruim: Espero q o fracasso - MERECIDO - de "Marvel" soterre esse lixo de fase 4 e 5 de uma vez por todas, rs)!

      Qto ao "ferroso"... Tbm torço pra q a fase Micheline seja a próxima contemplada na linha "EPIC" (o formato ideal pra uma fase tão extensa). Fico na torcida, pois dessa fase só tenho os encadernados do "Demônio na Garrafa" e "Guerra dos Armaduras")!

      "Extremis" eu passo... não tenho esse arco e não curto mto tbm, apesar de reconhecer o sucesso de público e crítica q teve. Dessa coleção "Anos 2000", fiquei só com: 'Vingadores", "Pantera", "Capitão", "Deadpool" e "Fênix" (os 2 últimos em breve serão abordados por aqui, rs)!

      Abs!

      Excluir
  3. Olá, Léo!

    A lamentar, mais uma vez, o fim da Coleção Clássica Marvel.
    Material inédito no Brasil não será publicado. A invejar os italianos e portugueses que tiveram a continuidade da CCM.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tadeu... blz?

      É lamentável mesmo, amigo... Até sugeri pra Panini (falando diretamente com o Raveggi) sobre a possibilidade de continuarem com a "CCM" através de um sistema parecido com o "financiamento coletivo" (estilo Catarse). É um modelo de publicação q eu peguei de uma editora francesa e q eu acho q teria garantido uma sobrevida à "CCM". O italiano gostou da ideia, mas ele já tava de saída da Panini e largou de mão (a atual gestão não tem o alcance "intelectual" - digamos assim - e a sagacidade editorial pra tentar uma manobra mais ousada afim de salvar uma coleção do cancelamento: Preferiram o caminho mais fácil, q é cancelar a "CCM" e lançar os "Novos 52" da DC, kkk)!

      Enfim... Ponto pros italianos e portugueses nessa (meteram outro 7x1 no Brasil)!

      Abs!

      Excluir
  4. E aí Léo!?
    Eu peguei todos CCMs número 1 e até três edições do Homem Aranha, Quarteto, Hulk e Thor. Este último, foi o único que peguei até a edição 9, porque eu tenho nada dele e sei que o mundo Thor foi mudando conforme as décadas foram passando.
    Realmente é uma das melhores edições com custo e benefício, que a Panini tem lançado.
    Eu gosto muito dos quadrinhos em que o "Banderoso" aparece, menos aquele último do clone da Hidra ou sei lá o que, já que não acompanhei a história.
    Este Epic vou salvar pro melhor momento $$,🤔😂.
    Valeu 👍.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Wesley... blz?

      A "CCM", mesmo com seu fim decretado agora, foi uma coleção bastante proveitosa por ter publicado em ordem cronológica boa parte da fase EBAL da Marvel (em edições q na maioria das vezes nunca foram republicadas por outras editoras depois)... O "THOR" é um bom exemplo: A "CCM" dele cobriu tudo q saiu pela EBAL e ainda entrou no começo da revista dele pela BLOCH (e o mesmo vale pro "Cap. América" e "4F", q fecharam tudo q havia saído deles pela EBAL)!

      O lance do "Capitão-Hydra" eu tbm não li (e dispenso, kkk)... Mas sei q é tipo uma "releitura" de uma história clássica, onde o herói teria sido substituído por um impostor nazista (esse plot já tinha sido usado umas 2 vezes antes, na fase Stan Lee e numa posterior tbm - a diferença era q duraram pouco e agora esticaram mais a "ideia reciclada", rs)!

      Abs!

      Excluir
  5. E aí Léo, tudo bem?

    Esse post foi um “achado” para mim. Por conta dele já “cofrei” esta edição da “Epic Collection – Capitão América vol. 9” com a fase do Byrne completa!
    Há tempos estava aguardando que fosse publicada completinha e só soube por conta de sua publicação aqui no blog. Obrigado mesmo! Volta e meia eu dou uma olhadela no site da Panini, mas nenhuma das edições já lançadas da linha Epic me chamou a tenção por conta das capas (acho as capas deste selo fraquíssimas em comparação com as capas da já saudosa CCM que eram bastante retrôs e chamavam a atenção com cores vibrantes e fortes, bem ao estilo da referida época) Até as capas das “SAGAS” são mais legais que as da linha Epic.
    Por conta disso – como não sou muito afeto em abrir e ler o conteúdo das publicações que consta no site da Panini – acabou passando batido este volume (ninguém mandou eu só prestar atenção nas capas e não ler o conteúdo, rsrsrs....) e se não fosse pelas suas informações acredito que não ia nem ficar sabendo.

    Trata-se de uma época em que eu, ainda garotinho, comprava nas bancas as edições do “Almanaque do Capitão América” da Ed. Abril em meados de 1983/85 já por conta das capas que eu achava o máximo. Isso sem falar nas edições que traziam brindes como chaveiro e pôster. Que época boa pra se comprar e ler gibis...

    Espero que a Panini também comece a lançar a linha Epic dando continuidade às histórias da CCM, bem como publique sob este selo as histórias dos anos 70 e 80 (fases excelentes da Casa das Idéias) e não foque tanto nas fases pós anos 80!!!!

    Ainda tenho sonho de ver publicada aqui no Brasil uma (ou duas) Epic do Incrível Hulk que traga toda a fase de Marie Severin e Herb Trimpe, uma (ou duas) que tragam FINALMENTE COMPLETA toda a saga de A Tumba de Drácula do Gene Colan (que ficou incompleta em duas ocasiões – Pela Ed. Abril em 1981 e pela própria Panini sob o famigerado selo Marvel terror), bem como do Capitão América dos anos 70 e da continuidade do Quarteto Fantástico com Stan Lee e Jack Kirby.

    Uma dúvida: sabe se lá nos EUA teve continuidade a publicação das Tiras do Homem Aranha após o Volume 5? E será que houve uma publicação parecida com as Tiras do Incrível Hulk (que saiu na mesma época por conta dos seriados na TV, mas que teve vida curta nos jornais)???

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris... Tdo bem?

      Obrigado por ter curtido a postagem... Essa "EPIC" do capitão tá imperdível mesmo e peguei ela com desconto na Black da Panini na sexta (saiu por menos de 100 pila - uns 50 reais de desconto)!

      Te agradeço tbm por ler as matérias aqui do blog, rs... Só pra vc saber, parte do trabalho q faço aqui é justamente pesquisar o conteúdo de cada edição lançada e comparar com publicações anteriores (informando onde determinada história já foi publicada e tal), além de trazer curiosidades extras sobre o conteúdo das edições (pra q mtos leitores evitem os famigerados "repetécos" de histórias entre um lançamento e outro, hehe)!

      Essa do "capitão" tá excelente mesmo... METADE dela traz a fase BYRNE completinha, e a outra metade traz histórias raras q só saíram nos formatinhos da Abril e ainda tem umas 4 ou 5 q tavam INÉDITAS no Brasil (q a Abril pulou na época). Assim, acaba sendo uma bela edição do "bandeiroso"!

      A linha EPIC tá só começando por aqui... e fico na torcida tbm pra q ela dê certo e tenha vida LONGA no mercado brasileiro, da mesma forma q teve nos EUA (onde já conta com CENTENAS de edições). O problema apenas, é q a "EPIC" chegou ao Brasil com um atraso de 10 ANOS: Com isso, o selo já ficou bem adiantado lá fora (enquanto aqui ainda tá engatinhando). O lado bom é q sabemos o q saiu lá fora e tem chance do mesmo sair aqui tbm (o q inclui a continuidade das "CCM")! Outro ponto positivo é q a Panini já confirmou q a EPIC por aqui terá periodicidade MENSAL!

      Sobre a sua dúvida... Infelizmente, as "Tiras do Aranha" só tiveram esses 5 Vol. mesmo (acho até q essa coleção é da Itália: não tenho certeza). Porém, o ritmo de publicação lá era lento mesmo e nada impede q a coleção tenha prosseguimento tanto lá fora qto aqui (a Panini atingiu o ponto em q tinha chegado a coleção, q era o Vol. 5 - mas nada se falou ainda sobre um cancelamento definitivo: vamos torcer pra q siga adiante, pois eu queria mto ver o CASAMENTO do aranha, q aconteceu 1º nas tiras e só depois nas revistas de linha)! Já as "Tiras do HULK" eu nunca vi compiladas: Mas seria uma ótima, pois aqui só saíram pela RGE (nos "Almanaques do HULK" nº 3-6)!

      Abs!

      Excluir

  6. E aí comandante Leo!

    Postagem com a Marvel na veia, e só os medalhões. A coleção "Epic" é um desejo antigo dos colecionadores que a dona Panini acertadamente atendeu, já cofrei duas edições. Infelizmente não vai dar pra pegar tudo pelo fato de uma ou outra não ser tão boa e o orçamento não permitir. Fui de "Quarteto de Walt Simonson - 1ª edição" e "Vingadores - Tempestade Galáctica". E essa do Capitão é a próxima pra cofrar, tenho a edição da Salvat com a fase de John "God" Byrne, mas me interessa muito o run do DeMatteis com arte do Mike Zeck. Cheguei a nutrir esperança de ver essa fase sair numa hipotética "Saga do Capitão", mas parece que vai vir de Epic mesmo, fazer o quê!

    E a edição de "supermercado" do Capitão catei numa loja do Carrefour aqui de Gyn. Como vc observou consegui sobreviver a visita a loja e ainda saí com meu exemplar da coleção rsrsrs!! Mas curiosidades a parte foi uma ação interessante essa "Coleção anos 2000", permitiu aos leitores acesso a um material com excelente acabamento gráfico, boa quantidade de páginas e uma curadoria que resgatou tramas de qualidade, anterior a derrocada das merdas atuais e com um preço acessível. Parabéns pra dona Panini, esse foi um dos cada vez mais esporádicos acertos da editora.

    As "Sagas" são todas cofre, com exceção da dos "Titãs" dos anos 2000. Tô no aguardo desse número 3 dos Vingadores, pena que está demorando pra sair as edições. Esse especial "vintage" produzido atualmente parece interessante, se fosse em capa cartão era cofre certo mas capa dura eu passo, direciono os recursos pra outros itens na fila. Aqui vai um adendo parece que os próprios editores e roteiristas já viram que o clássico é o que salva. E essa linha de "revisitar" períodos e fases antigas tá se alastrando por todos núcleos das editoras. Já tem material dos "Xis-Mein", do Arannha e agora dos "Vingadores", logo deve pintar coisa do Hulk, Capitão, Thor e por aí vai.

    E finalizando, semana passada cofrei a edição 61 da CCM. É com o coração apertado que vamos vendo o fim dessa coleção indispensável chegar ao fim. Lamento demais nosso mercado doméstico não ser capaz de sustentar uma publicação tão nostálgica e de qualidade. Mas a realidade sempre se impõe já deu pra ver que essa mídia que amamos está com os dias contados, a nossa geração é que vai fechar a tampa do caixão junto com o nosso próprio enterro. Então vamos aproveitando o que pudermos e tivermos a disposição pois não vai ter mais depois.

    Valeu pela matéria comandante. Um abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Tá indo bem a linha EPIC mesmo, hein? Digo: Tão lançando material bem variado cobrindo os anos 70-90... Peguei todas as 5 lançadas até aqui, sendo q essa do "capitão" eu só consegui pegar com o desconto da Black na sexta (saiu por menos de 100 pila). A 3 dos "Novos Mutantes" eu gostei bastante tbm, pois foi quase toda inédita pra mim (tirando umas 3 histórias q já tinham saído na "CHM dos XM" 7-8 por fazerem parte do arco da "Ninhada"). O Vol. 4 (a 2º EPIC dedicada ao "4F") tbm me trouxe uma nostalgia dos tempos da "SAM", pois trouxe o arco do "NOVO 4F" (q saiu apenas numa "GHM" da Abril q eu não tenho) e já começa a fase da "Sue Tiazona/Piriguéte" (q vai meter aquele maiozão sexy q causou polêmica e furor nos anos 90, kkk)!

      Já o Vol. 6 do "aranha" eu vou pular... pois acho mto ruim essa fase pré-clone (com vilõezinhos furrécas tipo: O "Cardíaco" e outros restolhos q o tempo esqueceu)! Mas a EPIC 7 já vai valer a pena de novo, por trazer a fase clássica do "Punho de Ferro" COMPLETA (de 1972). E o Vol. 8 é o "THOR" do Deodato (q eu vou pegar só por causa da "Encantor" - linda e malvada, rs)!

      Sobre a coleção "Anos 2000"... Parabéns por ter sobrevivido ao Carrefour, kkk (aqui no sul, é só TRETA com esse supermercado - notícia frequente no "Balanço Geral", hehe). Eu só tive acesso à essa coleção qdo abriu a loja da Panini aqui em Porto Alegre: Já q a loja disponibilizou as 10 edições numa tacada só. Acabei pegando: "Vingadores" (Vol. 1), "Pantera" (Vol. 2), "Capitão" (Vol. 4), "Deadpool" (Vol. 5), e "Fênix" (Vol. 9). Realmente, mto boa a proposta da coleção (atrair novos leitores com um formato econômico e sagas boas em cada edição), pena q foram só 10 Vol. ao todo (vou cobrir os demais nas próximas postagens aqui no blog tbm)!

      E, de fato... Já não tem mais como negarem q o q vende mesmo e sustenta o mercado são os CLÁSSICOS. Prova maior disso é a quantidade de HQs modernas q bebem de fontes mais antigas: Basta ver essas edições recentes de "Aranha - A Caçada Perdida" (sequência do "Kraven"), "XM Lendas" (a próxima é do "Gambit"), "Surfista Renascimento" (bem legal, com arte do Rom Lim), e agora vem uma do "NOVO 4F". A onda do momento é ser RETRÔ, rs!

      Por FIM... O FIM, propriamente dito: Nos aproximamos do final da "CCM" (aqui no "Submundo" o velório da coleção virá numa matéria ESPECIAL SÓ com lançamentos do "Aranha" q eu tô preparando, e uma delas será a fatídica edição 64 da "CCM")!

      Abs!

      Excluir
  7. "E finalizando, semana passada cofrei a edição 61 da CCM. É com o coração apertado que vamos vendo o fim dessa coleção indispensável chegar ao fim. Lamento demais nosso mercado doméstico não ser capaz de sustentar uma publicação tão nostálgica e de qualidade. Mas a realidade sempre se impõe já deu pra ver que essa mídia que amamos está com os dias contados, a nossa geração é que vai fechar a tampa do caixão junto com o nosso próprio enterro. Então vamos aproveitando o que pudermos e tivermos a disposição pois não vai ter mais depois."

    Triste cara, mas a pura verdade, muito triste mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Adilson... blz?

      É lamentável... mas seremos mesmo a última geração a colecionar gibis impressos. Já somos um nicho de leitores bastante segmentado e o hábito da leitura em si tá ficando cada vez mais pra trás: Vide os próprios jornais impressos, as pessoas já não tem mais o hábito de assinar e ler um jornal pra se informar das notícias. As revistas periódicas é a mesma coisa. Imagina o futuro dos gibis então?

      Abs!

      Excluir
  8. Fala Léo, essa Epic do Capitão, é muito boa, li nos formatinhos, e agora ter a oportunidade de ler na íntegra, vamos ver se na Black aparece uma boa promoção, estive organizando minha coleção e pra minha surpresa, tenho mais edições do Capitão, do que Batman, Demolidor, entre outros, só perde pro Conan, nem eu sabia que era tão fã do Capitão, nunca li essa fase pós 11/9, dizem ser muito boa, como meu orçamento está curto, vou deixar pra outra oportunidade, a fase Brubaker tenho quase completa, essa fase nasceu clássica. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Pois não é q a EPIC do "Capitão" realmente apareceu com um bom desconto na Black? Peguei ela por menos de 100 pila (foi uns 50 reais de abate)... Aproveitei e cofrei tbm o OMNIBUS do "KULL" (esse saiu por uns 200 e pouco) e mais algumas coisas (foi uma bela Black Fraude na panini, hehe)!

      Eu tenho bastante coisa do "capitão" na coleção tbm... Mas ainda me faltam fases e histórias importantes dele. Sem dúvida, essa "EPIC" e a "CCM" do capitão já cobrem mtas das HQs raras q eu nunca tive: METADE dessa "EPIC" é toda inédita pra mim e a "CCM" é 100% novidade pra mim (material do Kirby q só saiu na EBAL)!

      A fase pós 11/9 é mto boa sim... e tem a mesma pegada mais "realista" da fase Brubaker (com ação e narrativas mais "cinematográficas"). Recomendo!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...