01/11/2023

"Almanaque do Submundo" (Parte 1): "Batman - A Corte das Corujas" (Grandes Heróis DC), e Mais...

O "Almanaque do Submundo - 2023" (sempre com um COMBO TRIPLO desta coluna por ANO) é uma homenagem aos antigos "Almanacões" de quadrinhos E variedades do passado. É uma "salada" de tudo nesta coluna: Lançamentos presentes E futuros, curiosidades gerais do mundo das HQs, saudosismo com edições raras do passado, e muito mais... E nesta edição do "almanacão", teremos:

"Batman - A Corte das Corujas" (em "Grandes Heróis DC" Vol. 1: A NOVA Coleção dos "Novos 52"), "Batman - Asas E Devoção" (2 sagas completas), "Universo DC - de Mike Mignola", "Batman - Terra 1" (OMNIBUS), "Little Nemo" Vol. 2 (de 1910-1914), O "Nome da Rosa" (de Manara), "Viúva Negra" (Coleção: "Anos 2000 - O Renascimento da Marvel"), e "Rocketeer 2"!    

Confira abaixo:

"Batman - A Corte das Corujas" + "Batman - Asas E Devoção" + "Universo DC - de Mike Mignola" + "Batman - Terra 1" (OMNIBUS): Uma "NOVA" coleção chega às bancas, agora dedicada à fase dos "NOVOS 52" famigerada e não muito popular entre os leitores, rs)... é "Grandes Heróis DC", que estreia com o "Batman" (de Scott Snyder & Greg Capullo). Ao investigar uma série de assassinatos em Gotham, Batman se depara com uma sociedade secreta que controla toda a cidade: A "Corte das Corujas" (o Vol. 1 custa R$ 19,90 - O Vol. 2 trará a "Mulher-Maravilha" e o preço já passa pra R$ 29,90)! Agora, 2 sagas do início dos anos 90 na mesma edição (capa-dura, 168 pág, R$ 84,90): "Asas" e "Devoção" (ambas já publicadas pela Abril em: "Um Conto de Batman"). Na 1º (de Howard Chaykin & Gil Kane), o morcego enfrenta um inimigo que usa um traje de combate experimental. Na 2º (de Mike W. Barr & Bart Sears), um maluco drogado recruta jovens pra lutar contra o crime! O criador de "Hellboy" (Mike Mignola) ganha uma coletânea deluxe com seus trabalhos pra DC (capa-dura, 400 pág, R$ 174,90), reunindo: "Phantom Stranger" (1987) 1-4, "The World of Krypton" (1988) 1-4, "Action Comics" 600, "Superman" 18 e 23, "Action Comics Annual" 2, "Swamp Thing Annual" 5 (II), "Legends of the Dark Knight" 54, "Gotham Knights" 36 e "Batman Villains" 2005. A mini-série do "Vingador Fantasma" é INÉDITA no Brasil (o resto já saiu pela Abril, Mythos, e Panini)! Por FIM: "Terra 1" ganha um BUSÃO (capa-dura, 464 pág, R$ 219,90) com os 3 Vol. da série (e arte de Gary Frank). Obcecado em punir o assassino de seus pais e o policial corrupto que o deixou em liberdade, a sede de vingança de Bruce Wayne alimenta sua cruzada insana!
 
"Little Nemo" Vol. 2 + O "Nome da Rosa" (de Manara): A Editora Figura lança a 2º e ÚLTIMA edição do "Pequeno Nemo" (capa-dura, formatão, 216 pág, R$ 179 - eu peguei um COMBO no Catarse com o Vol. 1 junto e ficou por R$ 359 os 2 TIJOLOS), uma obra fundamental das HQs por Winsor McCay (com as pág dominicais de 1910-1914). O Pequeno Nemo pilota uma aeronave que viaja por cidades deste e de outros mundos em busca do desaparecido Dr. Pílula, mas sempre junto aos seus inseparáveis amigos: Imp, Flip e a Princesa de Slumberland. A criatividade surreal e onírica de McCay nos leva a passeios pela Lua povoada por terríveis gigantes, ao planeta Marte habitado por seres que flutuam no espaço, e passeios pela Terra, onde os personagens se envolverão com todo tipo de situações atípicas (e por muitas vezes bizarras e alegóricas). Uma obra-prima inigualável e que inspirou gerações de futuras HQs (incluindo: "Sandman" e vários trabalhos de Moebius)! Já "O Nome da Rosa" (livro de Umberto Eco e que já foi adaptado com grande sucesso pro cinema nos anos 80 - com Sean Connery), ganha agora uma versão pros quadrinhos pelo traço de Manara (capa-dura, 72 pág, R$ 89,90) e publicado pela Record (que interrompeu a republicação de "Asterix" este ano - espero que retomem um dia). Em 1327, o frade franciscano Guilherme de Baskerville acompanhado por Adso chega a uma abadia de monges  para investigar uma suspeita de heresia, mas se depara com uma série de assassinatos misteriosos. Enquanto Guilherme investiga e se aproxima da perigosa verdade, seu jovem aprendiz descobre os segredos de um mundo obscuro e repleto de sensualidade (serão 2 Vol. ao todo)!
 
"Viúva Negra" (Anos 2000 - O Renascimento da Marvel) + "Rocketeer 2": Depois dos 2 primeiros Vol. ("Vingadores" e "Pantera Negra" - já comentados aqui no blog)... A "Viúva Negra" é o 3º encadernado da coleção do "Renascimento da Marvel" (que teve 10 Vol. distribuídos inicialmente apenas numa rede de supermercados e que somente agora passa a chegas às bancas normais). Em capa-cartão, 240 pág, e custando R$ 39,90 (diferente do preço promocional das 2 primeiras edições), este 3º Vol. da viúva não foge à regra dessa coleção e apresenta uma sequência de repetécos recentes da própria Panini. Aqui, temos 3 sagas completas: A "Guerra Biológica" (de 1999, com arte de J.G. Jones), "A Outra Face" (de 2001), e "Origem Fatal" (de 2010). As 2 primeiras saíram num encadernado deluxe no ano passado pela Panini (capa acima) e a 3º (Origem Fatal) saiu no mix da revista do "Homem de Ferro" da Panini (a partir do nº 1, em 2010). Natasha Romanoff já foi uma espiã a serviço da União Soviética e, posteriormente, se tornou uma Vingadora e uma agente da SHIELD. Mas seus dias de "Viúva-Negra" estão prestes a acabar, quando Yelena Belova é a primeira aluna da Sala Vermelha a superar as notas de Natasha e está pronta para tomar seu titulo (um BOM material da viúva)! E "Rocketeer" ganha o 2º Vol de suas "Novas Aventuras" (além do Especial intitulado: "Carga Mortal") pela Editora Heróica (capa-cartão, 128 pág, R$ 50). São 12 HQs INÉDITAS (e curtinhas) assinadas por grandes nomes dos quadrinhos: Peter David, Bill Sienkiewicz ("5 e 20" - hehe), Paul Dini, Stan Sakai, Walt Simonson, John Paul Leon, Matt Wagner, e John Byrne (entre vários outros)!
 
Até+

16 comentários:

  1. Oi Leo!
    Este "Um Conto de Batman" só vale por Devoção que é uma história policial muito boa, bem " pé no chão" diga-se de passagem. Nesta HQ o Batman está fisicamente igual ao Ben Affleck nos filmes, contrariando aqueles que dizem que no começo de carreira ele não era tão imponente fisicamente, e que o Batman do cinema que " usa saia" tinha o físico " perfeito" para o papel! Eu ia colocar este comentário na minha matéria contrariando os "sabe tudo" da nova geração, mas deixei quieto porque os ânimos estavam muito acirrados na época mas agora resolvi comentar!
    "Asas" é muito ruim, só indicado para fãs de Gil Kane, ressaltando que a arte dele já estava em declínio na época, sendo este seu penúltimo trabalho!
    Lamentávelmente ele voltou na época da Saga do Clone e logo faleceu!
    Sendo assim o encadernado vale apenas 50% dependendo do gosto do leitor é claro!
    "A Corte das Corujas" é o que há de melhor na minha opinião nesta Coleção dos Novos 52, que aparentemente terá só os medalhões, ficando Monstro do Pântano e Homem Animal para uma possível extensão!
    Esta Mulher Maravilha eu comprei na época, mas não curto porque ela vai muito para o lado mitológico, e não me agradou muito, prefiro a versão do George Pérez, que aliás tem um omnibus lançado pela Panini na Itália com 640 páginas que logo deve sair por aqui!
    https://www.panini.it/shp_ita_it/wonder-woman-di-george-p-rez-1-m1omni041isbn-it08.html#description

    "O Nome da Rosa"eu já cofrei, afinal é do Manara, fora que o livro é excelente e o filme também, sendo um dos que marcaram minha adolescência! 1988 bons tempos!!
    Este " Universo do Mike Mignola" está na lista de futuras aquisições, e pelo preço pegarei este do Rockteer!
    Viúva Negra eu peguei na época que a Panini republicou, e na certa as duas Epic Marvels dela devem sair por aqui em breve, trazendo as histórias solo clássicas dela ( Anos 60), e também a aclamada mini- série dela feita pelo George Pérez, publicada em SAM 40 anos atrás!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      No fim das contas, segui sua sugestão e desisti de comprar essa edição de "Asas"... Pois nessa reta final de ano as contas apertaram de novo e ainda tô me recuperando dos gastos mais recentes q tive com o OMNIBUS do "Warlock" e brinquedos pro meu filho no Dia das Crianças (vários bonecos de Marvel/DC na escala de 1/6). Assim, tive q sacrificar outras coisas pra priorizar agora o OMNIBUS do "KULL" (q vai fechar o ano com chave de ouro)!

      Sobre o "Batman"... sempre deixei claro o meu desprezo e repulsa pela escolha do "purpurinado" pro papel: Um ator emasculado demais e sem testosterona nenhuma (q o papel exige). Quem gostou, blz: mas isso não muda o fato de q o fator foi escalado APENAS pra seguir uma agenda de "desconstrução" de heróis masculinizados e patriarcais. Vimos ali um "Batman" frágil e BURRO pra caralho (foi zuado pelos 2 vilões do filme - Pinguim e Charada - por não ter descoberto NADA sozinho: o q é vergonhoso pra um "detetive" do porte do morcego. Sem falar naquela pataquada de "vilanizar" os pais do batman, já q um pai de família não pode ser rico e trabalhador/empresário de forma "honesta", né? É preciso desconstruir esse ideal e tornar o Thomas Wayne e sua mulher um casal problemático e disfuncional). Ou seja, pra mim, pelo menos, foi um LIXO de filme, um LIXO de escalação de atores, e um LIXO de roteiro (q inclusive tá sendo acusado de ter sido ROUBADO de outro escritor - o qual tá processando a Warner por plágio de roteiro). Entendo quem tenha gostado, mas os meus motivos pra ter detestado esse filme estão todos bem explicitados acima, rs (eu até veria a série de TV do "Pinguim", mas um 2º filme desse "batman" eu dispenso e não perderia mais meu tempo com uma sequência - já basta ter visto o 1º, mesmo q acelerando com imagens pra acabar logo, kkk)!

      Sou fanzasso do Gil Kane... mas me contento com sua fase ÁUREA mesmo: apesar de ter esse gibi do "aranha" da "saga do clone" (q comprei APENAS por trazer o último trabalho do Kane). "Novos 52" é uma coleção q eu devo comprar mto esporadicamente: Dos próximos anunciados, vou pular essa "MM" (não gostei dos desenhos e não curto mto o Azarello tbm), mas pretendo encarar a "LJA" e o "Aquaman" (vou pular tbm o "Super" e o "Flash")!

      Por fim... eu tbm apostaria numa EPIC da "Viúva Negra" (ainda mais agora q a linha tá com periodicidade mensal)!

      Abs!

      Excluir
    2. Eu gosto muito dessa fase da Mulher Maravilha dos Novos 52 . Acho tão interessante quanto Fim de Jogo.

      Excluir
    3. E aí, Renato... blz?

      Eu não li essa fase 52 da "MM"... mas mesmo sendo boa, vou ter q cortar gastos de qq forma e ela vai ter q ficar de fora, rs!

      Abs!

      Excluir
  2. Fala, Léo!
    Muito boa a postagem no estilo Almanaque, afinal é uma palavra que remete aos tempos da infância de gibis muito aguardados!
    Aqui, na expectativa de descontos para Universo DC do Mignola.

    Em relação ao Rockteer, pretendo pegar as 03 edições, e aproveito para destacar o excelente trabalho feito pela editora Heróica, do Manoel de Souza, que faz um precioso trabalho(vide o livro da Editora Abril, os Dossiês e Cards) e é um editor que entende e certamente gosta muito do que faz!

    Apesar de não me considerar o público alvo, muito boa a iniciativa da nova coleção DC, da Panini (que me parece, tem um acabamento bem superior, em relação aos produtos com preço equivalente).
    Alguma coisa dos N52, peguei na época. Este do Batman (02 volumes) é muito bom (ótima história e arte).

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Eu sempre adorei o termo "Almanaque"... e o nome desta coluna (q tem todo ano desde 2020) foi inspirado no "Almanaque Disney" e no "Hyperalmanaque do Fantasma", q eu catei umas edições clássicas na loja daqui e me atraiu a diversidade de assuntos abordados nos extras: q iam desde curiosidades gerais, jogos e passatempos, até dicas de sobrevivência na selva, rs!

      O "Rocketeer" eu tô interessado nessa edição tbm, pois peguei apenas a 1º das "Novas Aventuras" (e pulei a da "Carga Mortal"). Da Heróica eu tenho ainda: O LIVRO do "Império dos Gibis" e os 3 primeiros DOSSIÊS ("Cap. América", "HTV", e "SAM")!

      Os "Novos 52" eu tbm NÃO sou o público-alvo... Porém, devo pegar edições esporádicas q sejam do meu interesse (serão poucas, caso o foco seja apenas os "medalhões" - como parece ser - já q pro MEU gosto, o q eu acharia mais legal dessa fase seria justamente o material mais obscuro, a começar pelo "Ressurreição" e "OMAC", rs!

      Abs!

      Excluir
  3. sobre o "O Nome da Rosa" - o livro de Umberto Eco é historicamente impreciso e inventa muita coisa sobre a igreja catolica

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Scant... blz?

      O "Nome da Rosa" eu só vi o filme mesmo... não li o livro e nem comprarei a HQ (até me interessa, nem q seja pela arte do Manara, mas foi pra lista de "cortes de orçamento", do mês, rs)!

      Abs!

      Excluir
  4. O tempo passa e podemos concluir que "Batman - A Corte das Corujas" é uma das poucas coisas realmente boas da fase 52. O resto está ficando pelo caminho, pois o tempo é implacável e grande juiz com relação aos filmes e leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Verdade, de tudo q eu pesquisei dos "Novos 52" (antes de decidir pegar esse 1º Vol. das "corujas")... todas as recomendações apontavam apenas pra esses 2 primeiros arcos do "Batman" e pouca coisa a mais (Aquaman, Lanterna, Homem-Animal, etc): não chegava a 10 títulos indicados. De fato, o TEMPO é sempre o "Sr. da Razão", como dizem, rs!

      Abs!

      Excluir
  5. Fala aí comandante Leo!

    A produção do SubmundoHQ depois de uma breve pausa, agora está frenética e hiperativa. Mais uma postagem recheada de lançamentos dos mais variados gêneros das HQ's. Dessa primeira parte dedicada a DC, do relançamento dos "Novos 52", só me interessa o "Superman" e a "Liga". Por se tratar de publicações "econômicas" por assim dizer dá pra arriscar já que não peguei quando do lançamento em mensais. Vou botar na fila das promoções esse encadernado do "Batman" pois sou muito fã dessa dupla Howard Chaykin & Gil Kane e gosto bastante também dos desenhos de Bart Sears, então vale a pena a cofrada. Agora quanto ao especial "Universo DC - de Mike Mignola" esse é um objeto de desejo. Já pequei o especial da DC do Alan Moore e o MIgnola é dos artistas mais influentes do meio quadrinhístico e merece uma edição como essa. Aproveitando o ensejo num vídeo do canal de Youtube que também é editora o "Comix Zone" o youtuber sugeriu e eu assino embaixo que a Panini trouxesse pro Brasil um especial "Universo DC - por Alcatena" que já foi lançado nos EUA pela DC. Cara se sai isso por aqui eu pego na pré-venda, coisa que não costumo fazer, seria a chance de ver republicado a mini-série do "Gavião Negro" e um "Elseworld" do Batman que é show de bola. Tudo com a arte simplesmente espetacular desse genial artista argentino Enrique Alcatena.

    Já "Little Nemo" Vol. 2 + O "Nome da Rosa" (de Manara), infelizmente vão ficar só na admiração e na vontade. O orçamento está cada dia mais apertado e o mainstream está disponibilizando bastante coisa que cai ficando na frente, apesar de reconhecer o nível de excelência dessas obras. E a "Viúva Negra" (Anos 2000 - O Renascimento da Marvel), deixei passar quando saiu no supermercado "Carrefour", então não tenho interesse em pegar dessa vez. E o "Rocketeer" apoiei no Catarse e já recebi meu exemplar.

    Então é isso comandante, obrigado pela overdose de informção e até a próxima!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Nem me fale, amigo... tô correndo pra adiantar agora as postagens de final de ano: q exigem datas específicas pra irem ao ar, tipo: "Retrospectiva 2023", "Melhores e Piores CAPAS", e botar as DEZENAS de lançamentos atrasados em dia (vem aí: A "EPIC do Cap. América", OMNIBUS do "KULL", as últimas edições da "CCM", e manter em dia os comentários sobre as "SAGAS" (Batman, Aranha, LJA, Flash, Titãs, X-Men, e Vingadores). O trampo é pesado por aqui nessa reta final de ano, rs!

      Da coleção dos "Novos 52"... Por enquanto peguei só a 1º do "Batman" e vou pular a da "MM". Devo ir direto pra 3º depois, q será com a "LJA" (do Jim Lee). O "Super" eu acho q vou pular (mas não tenho certeza ainda: vou esperar o lançamento pra decidir). "Aquaman" vai CERTO (ainda mais q é a trama q inspirou o 1º FILME - q eu adoro)!

      "Universo DC - de Mike Mignola" é outro q tá na lista do "vamos ver, quem sabe"? Interesse eu tenho bastante, pois gosto mto da arte do Mignola e dos personagens mais obscuros q aparecerão nessa edição. Imagino q uma das tramas seja a "Sina Macabra" (com o "Batman" - q saiu pela Mythos e parece ser a CAPA do encadernado): essa me foi bem recomendada. Só vai depender de caber no orçamento ou não, rs!

      "Universo DC - por Alcatena"... é uma EXCELENTE dica do Tiago da Comix Zone, e eu nem sabia q esse material tinha sido compilado lá fora: Seria mto bem-vindo se saísse por aqui sim, e acho importante q todos os leitores interessados tbm enviem msg à panini pedindo isso (já ajuda no processo de trazerem essa edição pra cá um dia). E falando na Comix Zone, recebi há poucos dias os 2 álbuns do Juan Giménez: "Eu, Dragão" e "Segmentos" (ambos via Amazon) e recomendo: são 2 das HQs mais bonitas lançadas este ano (graficamente e artisticamente falando - cada pág é de encher os olhos)!

      O "Little Nemo 2" eu consegui pegar num pacotão junto com a reimpressão do Vol. 1 (parcelei os 2 no cartão e era isso: se não fosse o parcelamento em 10x eu não teria conseguido encarar, e é um material q eu sempre quis ler e nunca tive a oportunidade). Já o "Nome da Rosa" eu vou pular mesmo, não por falta de interesse, mas pelo mesmo motivo q vc: Fim de ano chegando aí e começa a apertar os cálculos orçamentários de casa, principalmente com filho de 5 anos: o q amplia BASTANTE a margem de gastos natalinos, kkk!

      Valeu mesmo, amigo... e até a próxima (a parte 2 desta matéria deve ir ao ar ainda hj e a 3 mais pro final da semana)!

      Abs!

      Excluir
  6. Achei esse "Grandes Heróis DC" um logo péssimo, cobre boa parte da capa em um local onde poderia ter simplesmente o nome Batman e pronto. Ou então poderiam voltar pra o modelo que usavam antes com uma lista preta vertical no canto esquerdo da capa com o nome "Grandes Heróis DC". Mais um descaso, entre tantos, da Panini com os leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ozymandias... blz?

      Verdade... Tbm achei o logo mto mal-feito e ocupando um espaço desnecessário q ofusca a arte. Sendo publicitário, eu acabo me tornando mais chato pra esses detalhes e achei tbm esse logo feito nas coxas, rs!

      Abs!

      Excluir
  7. Olá.

    Pessoal, esse arco "A Corte das Corujas" é tão bom quanto dizem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rodrigo... blz?

      Eu achei um "BOM" arco (levaria 3 estrelas de 1-5 numa avaliação pessoal minha)... A história ficou marcante por trazer um conceito interessante sobre Gotham ser dominada por uma sociedade secreta. Mas vale lembrar q a trama continua mais pra frente no Vol. 11 da coleção (A Cidade das Corujas)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...